LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 37/2013 ÁREA DE DIREITO CIVIL / PRÁTICA CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 37/2013 ÁREA DE DIREITO CIVIL / PRÁTICA CIVIL"

Transcrição

1 ÁREA DE DIREITO CIVIL / PRÁTICA CIVIL 1. Juizados especiais cíveis. 2. Petição inicial e respostas do réu. 3. Cumprimento de sentença. 4. Mediação e arbitragem. 5. Boa-fé de negociabilidade. 6. Novas modalidades de família. 7. Direitos da criança, alienação parental e poder familiar. 8. Ordem de sucessão hereditária. 9. Relação jurídica de consumo. 10. Responsabilidade civil nas relações de consumo.

2 ÁREA DE DIREITO DO TRABALHO / PROCESSO DO TRABALHO / PRÁTICA TRABALHISTA 1. Trabalho e direitos humanos. 2. Participação do empregado na empresa. 3. Duração do trabalho. 4. Salário e remuneração. 5. Extinção do contrato de emprego. 6. Proteção jurídica do empregado doméstico. 7. Negociação coletiva e greve. 8. Princípios do direito processual do trabalho. 9. Recursos no direito processual do trabalho. 10. Competência da justiça do trabalho.

3 ÁREA DE DIREITO TRIBUTÁRIO / PRÁTICA TRIBUTÁRIA 1. Princípios e limitações constitucionais ao poder de tributar. 2. Repartição de competência e de receita tributária. 3. Conceito de tributo e suas espécies. 4. Formalização do crédito tributário. 5. Causas extintivas do crédito tributário. 6. Responsabilidade tributária. 7. Elisão e evasão. 8. Execução fiscal. 9. Procedimento administrativo tributário. 10. Aspectos tributários das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico.

4 ÁREA DE TEORIA DO DIREITO 1. Teoria da norma jurídica. 2. Teoria do ordenamento jurídico. 3. Positivismo e não-positivismo. 4. Teorias da justiça contemporâneas. 5. Relação entre direito e moral. 6. Contribuições teórico-metodológicas da História para Ciência do Direito. 7. Universalismo, relativismo e fundamentação dos direitos humanos. 8. Transformações sociais e Direito. 9. Argumentação jurídica e moral. 10. Hermenêutica e jurisdição constitucional.

5 ÁREA DE DIREITO PENAL 1. Criminologia e Política Criminal. 2. Prisão, Estado e Direitos Humanos. 3. Garantismo penal. 4. Teoria da norma penal. 5. Teoria do crime. 6. Concurso de pessoas. 7. Penas. 8. Ação penal. 9. Prescrição. 10. Medidas de segurança.

6 ÁREA DE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO HUMANO APLICADO AO ESPORTE 1. Métodos de avaliação motora e a intervenção no esporte; 2. Conhecimentos sobre fases e estágios do desenvolvimento motor aplicados à pedagogia do esporte; 3. Estudo dos fatores que potencializam a aprendizagem motora e o ensino da técnica esportiva; 4. Princípios pedagógicos e a intervenção no esporte adaptado para deficientes; 5. Métodos de iniciação esportiva geral; 6. Iniciação aos esportes coletivos: a importância do desenvolvimento da inteligência de jogo; 7. Projetos esportivos de caráter sócio-educacional; 8. Tipos de pesquisa em Educação Física e Esporte; 9. Aspectos do crescimento e desenvolvimento humano e a especialização esportiva precoce; 10. Formação profissional em Educação Física e Esporte.

7 ÁREA DE NUTRIÇÃO SOCIAL: POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, GESTÃO EM SAÚDE, ÉTICA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 1. Transição nutricional e os desafios da saúde coletiva: aspectos epidemiológicos e intervenções nutricionais nos distúrbios nutricionais de relevância epidemiológica (desnutrição, obesidade, anemia ferropriva, hipovitaminose A); 2. Segurança alimentar e nutricional: princípios, diretrizes, realidade, indicadores e estratégias governamentais para superá-la; 3. O Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes, mecanismos de funcionamento e a inserção do nutricionista; 4. Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN): histórico, princípios, avaliação e perspectivas; 5. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): trajetória histórica, funcionamento e atuais mudanças de paradigmas; 6. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) sob a perspectiva da Vigilância em Saúde: alcances e limites; 7. A atuação do nutricionista na atenção básica à saúde; 8. Política de educação alimentar e nutricional frente ao perfil epidemiológico da população brasileira; 9. Relação da bioética com a vida contemporânea; 10. Ética profissional em nutrição.

8 ÁREA DE NUTRIÇÃO CLÍNICA: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL, NUTRIÇÃO E METABOLISMO E NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL 1. Avaliação nutricional em casos especiais (portadores de síndrome de down, portadores de transtornos alimentares); 2. Avaliação nutricional da criança e do adolescente; 3. Avaliação nutricional do recém-nascido; 4. Avaliação nutricional do atleta; 5. Avaliação nutricional do adulto e do idoso; 6. Digestão, absorção e metabolismo de carboidratos; 7. Digestão, absorção e metabolismo de lipídios; 8. Digestão, absorção e metabolismo de proteínas; 9. Avaliação da qualidade proteica da dieta; 10. Dietas para animais experimentais.

9 ÁREA DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: NUTRIÇÃO NAS FASES DA VIDA E COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS 1. Nutrição da gestante; 2. Nutrição da nutriz; 3. Nutrição do lactente; 4. Nutrição em situações especiais envolvendo crianças: obesidade infantil e desordens relacionadas; desnutrição e anemia; 5. Nutrição no pré-escolar; 6. Nutrição do escolar; 7. Nutrição do adolescente; 8. Composição química e valor nutritivo dos alimentos reguladores; 9. Composição química e valor nutritivo dos alimentos construtores; 10. Composição química e valor nutritivo dos alimentos energéticos;

10 ÁREA DE NUTRIÇÃO CLÍNICA: DIETOTERAPIA 1. Processos patológicos e dietoterapia em doenças consuptivas; 2. Dietoterapia nos trasnportes alimentares; 3. Processos patológicos e dietoterapia nas doenças neurológicas; 4. Processos patológicos e dietoterapia nas doenças renais; 5. Processos patológicos e dietoterapia nas doenças endócrinas; 6. Processos patológicos e dietoterapia nas enfermidades intestinais; 7. Processos patológicos e dietoterapia no estresse fisiológico; 8. Processos patológicos e dietoterapia nas doenças dos órgãos anexos do sistema digestório; 9. Processos patológicos e dietoterapia nas doenças cardiovasculares; 10. Nutrição enteral e parenteral.

11 ÁREA DE PRODUÇÃO/SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO: GESTÃO E PLANEJAMENTO FÍSICO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO E TÉCNICA DIETÉTICA 1. Gestão de unidades de alimentação e nutrição; 2. Sistemas de distribuição de refeições e suas particularidades; 3. Programa de alimentação do trabalhador; 4. Planejamento físico-funcional de unidades de alimentação e nutrição; 5. Administração, controle de materiais e cálculo de custos em serviços de alimentação; 6. Fatores determinantes para o planejamento de cardápios e previsão quantitativa de gêneros alimentícios; 7. Evolução histórica da gastronomia, cenário atual e sua aplicabilidade em unidades de alimentação e nutrição; 8. Métodos diretos e indiretos de conservação dos alimentos; 9. Seleção, pré-preparo, preparo, conservação, distribuição e armazenamento dos alimentos; 10. Propriedades e mudanças químicas produzidas nos alimentos de acordo com o método de cocção empregado.

12 ÁREA DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: NUTRIÇÃO NAS FASES DA VIDA E NUTRIÇÃO NO DESPORTO 1. Necessidades e recomendações nutricionais (energia, macronutrientes e micronutrientes) de acordo com a ingestão dietética de referência (DRI); 2. Alterações fisiopatológicas que interferem na nutrição do idoso; 3. Planejamento alimentar do idoso; 4. Planejamento alimentar do adulto; 5. Dietas da moda: características, benefícios e possíveis riscos à saúde; 6. Planejamento alimentar do atleta; 7. Recursos ergogênicos nutricionais; 8. Proteínas no esporte: metabolismo, recomendações e suplementação; 9. Hidratação no esporte; 10. Carboidratos no esporte: metabolismo, recomendações e suplementação.

13 LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDITAL 37/2013 retificado pelo Edital 41/2013 ÁREA DE PRODUÇÃO ANIMAL: BOVINOCULTURA DE CORTE 1. Inter-relações entre nutrição e reprodução de novilhas e vacas de corte. 2. Efeitos da programação fetal e neonatal sobre os aspectos produtivos e a qualidade da carne da prole. 3. Estratégias de suplementação de cria, recria e terminação de bovinos de corte em pastagens. 4. Inter-relação de planta-animal-suplemento em sistemas de produção de bovinos de corte sob pastejo. 5. Adaptação de bovinos de corte para a terminação em confinamento com dietas de alto grão ou sem volumoso: aspectos fisiológicos, produtivos e econômicos. 6. Métodos de determinação da eficiência alimentar de bovinos de corte e sua relação com os aspectos econômicos da atividade e ambientais. 7. Manipulação de dietas para melhorar a qualidade da carne bovina. 8. Mecanismos fisiológicos envolvidos no crescimento animal, com ênfase no desenvolvimento dos tecidos musculares, ósseo e adiposo. 9. Cruzamento em bovinos de corte: aspectos relacionados à reprodução, crescimento e características de carcaça. 10. Precocidade sexual, de crescimento e de terminação: como estas características afetam os novos programas de melhoramento genético de bovinos de corte.

14 LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDITAL 37/2013 retificado pelo Edital 44/2013 ÁREA DE GEOMÁTICA 1. Métodos de levantamento topográfico; 2. Equipamentos para topografia; 3. Métodos de posicionamento por satélite GPS/GNSS; 4. Legislação e normas técnicas aplicadas a topografia; 5. Sistemas de Coordenadas e referenciais geodésicos; 6. Formas de representação do relevo/cálculo de volumes; 7. Locação de projetos; 8. Topografias de estradas; 9. Desenho topográfico; 10. Noções de sistema de informação geográfica. Bibliografia: MCCORMAC. J. C. Topografia. 5ed. Rio de janeiro: LTC xv. 391p. LOCH, C. & CORDINI, J. Topografia contemporânea - planimetria. Editora da UFSC, Florianópolis, 1995 GARCIA, G.J. & PIEDADE, G.G.R. Topografia Aplicada às Ciências Agrárias. Livraria Nobel. São Paulo COMASTRI, J. A. Topografia-Altimetria. 2.ed. Viçosa-MG: Imprensa Universitária-UFV, p. BORGES, A. C. Exercícios DE Topografia. 3ed rev. e ampl. São Paulo: E. Blücher C p. MONICO, J. F. G. Posicionamento pelo GNSS: descrição, fundamentos e aplicações. São Paulo, Editora Unesp, 2007, 433 p. IBGE. Noções básicas de cartografia.

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno.

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno. Curso presencial Curso presencial preparatório para concursos públicos e residências em nutrição, abordagem completa de todas as disciplinas especificas e disponibilização de materiais completos, esquematizados

Leia mais

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social EXIN Nutrição 2016.2 SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada Nutriçao Social Módulo Integrado de analise em Tecnologia de Aliemntos I Desnutrição e suas consequências DCNT (diabetes e HAS)

Leia mais

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação MÓDULO I NUTRIÇÃO CLÍNICA 1. Nutrientes 2. Metabolismo dos Macronutrientes 3. Vitaminas 4. Função Fisiológica e Deficiência de Minerais 5. Biodisponibilidade de Minerais 6. Metabolismo de Água e Eletrólitos

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM - Docência do Ensino Superior 30h A docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas

Leia mais

1ª Retificação Processo Seletivo - Edital nº 01/2014

1ª Retificação Processo Seletivo - Edital nº 01/2014 1ª Retificação - Edital de Abertura de Processo Seletivo Nº /24 1ª Retificação Processo Seletivo - Edital nº /24 A Prefeitura Municipal de Guarda-Mor/MG no uso de suas atribuições legais torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º NEF0006- ANATOMIA HUMANA OBRIG 30 60 90 4.0 Fórmula: BIOL0001 OU NEN0003 OU NUTR0001 BIOL0001- ANATOMIA HUMANA NEN0003- ANATOMIA HUMANA NUTR0001- ANATOMIA INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS ANATÔMICOS,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs -PNAN - Portaria 1.010 - Estatuto da criança e do adolescente -PCNs Alimentação Escolar Aline Guimarães Nutricionista - CECANE UnB PNAN Política Nacional de Alimentação e Nutrição Alimentação escolar PNAN

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 20 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 22 6. Improbidade

Leia mais

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Alterações do EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2018/1, NO CURSO DE NUTRIÇÃO DATA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA. A prova Didática para o Processo Seletivo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus Experimental de Dracena PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA PROGRAMA DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM: ZOOTECNIA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA/OPTATIVA BOVINOCULTURA DE CORTE DEPARTAMENTO: ZOOTECNIA PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL(IS): CRISTIANA ANDRIGHETTO OBRIGATÓRIA ANUAL/SEMESTRAL

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO...

DIREITO ADMINISTRATIVO... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 21 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 23 6. Improbidade

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 19

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 19 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 19 4. Contratos Administrativos... 20 5. Improbidade Administrativa... 21 6. Intervenção

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP ADMINISTRAÇÃO 1N/N1

HORÁRIO DE DP/ADP ADMINISTRAÇÃO 1N/N1 ADMINISTRAÇÃO 1N/N1 Direito aplicado a administração Matemática aplicada a administração Desafios sociais contemporâneos Fundamentos da administração Ética e cidadania Comportamento organizacional ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Valor Semestral (6x) R$ Unidade Universitária/Loc al. Valor Semestral (3x) R$ Valor Semestral R$

Valor Semestral (6x) R$ Unidade Universitária/Loc al. Valor Semestral (3x) R$ Valor Semestral R$ Unidade Universitária/Loc al Curso de Graduação em que está ofertada a Disciplina Especial ou Unidade de Aprendizagem Especial Nº da Turma Disciplina Especial ou Unidade de Aprendizagem Especial Vagas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ ª SÉRIE 2.ª SÉRIE 3.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ ª SÉRIE 2.ª SÉRIE 3.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: NUTRIÇÃO BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 06

Leia mais

EDITAL 027/2017 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO. R$ 4.085,04 (quatro mil oitenta e cinco reais e quatro centavos)

EDITAL 027/2017 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO. R$ 4.085,04 (quatro mil oitenta e cinco reais e quatro centavos) EDITAL 027/2017 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO A Faculdade Maria Milza FAMAM, através do Diretor Geral, Senhor Weliton Antonio Bastos de Almeida, usando de suas atribuições legais, faz

Leia mais

Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp

Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp ALIMENTAR e NUTRIR, É A MESMA COISA? NUTRIÇÃO x ALIMENTAÇÃO ALIMENTOS e NUTRIENTES ALIMENTOS: Função primária (capacidade de nutrir) Toda a substância

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO NOTURNO

ADMINISTRAÇÃO NOTURNO MERCADOLÓGICA INSTITUIÇÕES DE PÚBLICO E PRIVADO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS APLICADA À TRABALHISTA CONTABILIDADE GERAL I 3 INSTITUIÇÕES DE PÚBLICO E PRIVADO MERCADOLÓGICA APLICADA À TRABALHISTA

Leia mais

Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria

Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria. Natureza - Obrigatoria 1 de 11 Nível:Graduação Início: 20062 Título: Atividade Pedagógica 01 CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa desde: 19/12/2007 CCS221 - SOCIEDADE E ALIMENTAÇÃO -

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVOS DO CURSO O curso de Especialização em Fisiologia do exercício, Nutrição e Treinamento Personalizado oportuniza

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34 1 de 9 Título: 01 - - CCS001 - BIOLOGIA - Ativa desde: 02/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa desde: 19/12/2007 CCS221 - SOCIEDADE E ALIMENTAÇÃO - Ativa desde: 21/12/2007 CCS305 - BIOQUÍMICA APLICADA

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho 194 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 195 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

Relação de Disciplinas por Currículo

Relação de Disciplinas por Currículo Série: 1-1ª SERIE 1000616 Ciência Política e Teoria do Estado Sim 1000618 Economia Política Sim 1000617 Filosofia Geral Sim 1000615 Introdução ao Estudo do Direito Sim 1000619 Sociologia Geral Sim Série:

Leia mais

2015 MATRIZ CURRICULAR 1º

2015 MATRIZ CURRICULAR 1º MATRIZ CURRICULAR 1º Período 01 Metodologia Científica I 40H Não há 2 02 História do Direito e do Pensamento Jurídico 40H Não há 2 03 Introdução ao Estudo do Direito 60H Não há 3 04 Linguagem e Comunicação

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2017 CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 03.07.17 19horas Fundamentos Filosóficos da Educação 03.07.17 21horas Didática I 04.07.17 19horas Aspectos Sócio-Antropológicos

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP E 2ª CHAMADA BIOMEDICINA 1N

HORÁRIO DE DP/ADP E 2ª CHAMADA BIOMEDICINA 1N BIOMEDICINA 1N Anatomia humana Química geral e orgânica Biologia celular Biofísica INTERVALO Introdução a biomedicina e biossegurança Fundamentos das ciências sociais BIOMEDICINA 3N Microbiologia Patologia

Leia mais

Currículo do Curso de Nutrição

Currículo do Curso de Nutrição Currículo do Curso de Nutrição Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação

Leia mais

Nutrição e Dietética DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5

Nutrição e Dietética DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5 Nutrição e Dietética CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL DIS05032

Leia mais

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB!

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB! Coordenador Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País wander.garcia@uol.com.br COMO passar na OAB! 1500 QUESTÕES COMENTADAS OAB/CESPE 3 a edição revista, atualizada e ampliada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia

Leia mais

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin

Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin Terminologias e conceitos básicos em alimentação e Nutrição. Profª Patrícia Ceolin NUTRIÇÃO??? A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo,

Leia mais

J - ÁREA PROFISSIONAL NUTRIÇÃO. NUTRIÇÃO HOSPITALAR EM CARDIOLOGIA Titulação: Aprimoramento e Especialização Supervisora: Drª Mitsue Isosaki

J - ÁREA PROFISSIONAL NUTRIÇÃO. NUTRIÇÃO HOSPITALAR EM CARDIOLOGIA Titulação: Aprimoramento e Especialização Supervisora: Drª Mitsue Isosaki J - ÁREA PROFISSIONAL NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO HOSPITALAR EM CARDIOLOGIA Titulação: Aprimoramento e Especialização Supervisora: Drª Mitsue Isosaki Características: (duração 12 meses) Destinado ao nutricionista,

Leia mais

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD SERVIÇO DE NUTRIÇÃO DO CRATOD Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Nutricionista Maria Sueli Hilário Serviço de Nutrição Início 2003 INÍCIO FUNCIONÁRIOS: 01 Nutricionista e 02 frente de trabalho

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Silvia Eloiza Priore

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Silvia Eloiza Priore 164 NUTRIÇÃO COORDENADORA Silvia Eloiza Priore sepriore@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 165 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar,

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Áreas de investigação Edital Normativo 03/2014 A Comissão de Pós-Graduação da Escola de Educação Física, conforme disposto no subitem VIII.11 do Regulamento da Comissão Coordenadora do Programa, baixado

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho UFV Catálogo de Graduação 2015 191 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 192 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal

Leia mais

Toda essa organização curricular está demonstrada no Desenho Curricular como segue: EIXO DE INTERESSE: Reflexão: Sociedade e Direito

Toda essa organização curricular está demonstrada no Desenho Curricular como segue: EIXO DE INTERESSE: Reflexão: Sociedade e Direito Toda essa organização curricular está demonstrada no Desenho Curricular como segue: EIXO DE INTERESSE: Reflexão: Sociedade e Direito Filosofia Jurídica 51 17 68 Teoria Geral do Estado 51 17 68 História

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

Introdução à Nutrição

Introdução à Nutrição Introdução à Nutrição Professora: Rafaela Rosa Nutricionista CRN3 28448 Profissional de Educação Física CREF 2193 G/MS Pós- graduada em Fisiologia do Exercício Pós Graduanda em Alimentos Funcionas aplicados

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

Procuradoria Geral do Estado Raio X - Analista de Procuradoria

Procuradoria Geral do Estado Raio X - Analista de Procuradoria Procuradoria Geral do Estado Raio X - Analista de Procuradoria Raio X - Direito Administrativo Matéria: Banca Direito Administrativo CESPE/Cebraspe Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA

Leia mais

ANEXO VI. Demonstrativo das Atividades Curriculares por Competência e Habilidades

ANEXO VI. Demonstrativo das Atividades Curriculares por Competência e Habilidades ANEXO VI. Demonstrativo das Atividades Curriculares por Competência e Habilidades ATIVIDADES CURRICULARES 1º período Das moléculas aos sistemas Direitos Humanos e Segurança Alimentar Fundamentos da Ciência

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2018 RETIFICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2018 RETIFICAÇÃO RETIFICAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO GRANDE DA SERRA, no uso de suas atribuições legais, torna pública a RETIFICAÇÃO do Edital nº 01/2018, do Concurso Público. II. DAS INSCRIÇÕES: QUADRO DE S, REQUISITOS,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia 2-40

Leia mais

PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 5 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 247, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP BIOMEDICINA 1N

HORÁRIO DE DP/ADP BIOMEDICINA 1N BIOMEDICINA 1N Anatomia humana Introdução a biomedicina e biossegurança Biologia celular Química geral e orgânica Biofísica Fundamentos das ciências sociais BIOMEDICINA 3N Físico-química Patologia Epidemiologia

Leia mais

Concurso Público para Docente do Magistério Superior - Edital nº 06/2008 Pontos para Concurso

Concurso Público para Docente do Magistério Superior - Edital nº 06/2008 Pontos para Concurso Concurso Público para Docente do Magistério Superior - Edital nº 06/2008 Pontos para Concurso FARMACOLOGIA, FARMACODINÂMICA E TOXICOLOGIA 1 - Farmacocinética. Farmacodinâmica: mecanismos de ação dos fármacos

Leia mais

Carga Horária. Total Semanal. Carga Horária Total. Carga Horária. Total Semanal. 9 Direito e Literatura II 40 2 Direito e Literatura I

Carga Horária. Total Semanal. Carga Horária Total. Carga Horária. Total Semanal. 9 Direito e Literatura II 40 2 Direito e Literatura I Bloco 1 1 Direito e Literatura I 40 2 Não 2 Fundamentos Filosóficos 40 2 Não 3 Introducao à Ciência Politica 80 4 Não 4 Introducao à Economia 40 2 Não 5 Introducao ao Estudo do Direito 80 4 Não 6 Metodologia

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA N PROFISSÃO/PROGRAMA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 01 Para todas as categorias profissionais e Programas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código: VET244 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 7 p Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência a partir

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado * O Poder Constituinte * Processo Legislativo

Leia mais

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público

Direito Empresarial: teoria da empresa Direito Internacional Público DISCIPLINAS C.H. T P CRÉDITO 1º 2º 3º Ciência Política/Teoria Geral do Estado Direito Civil: introdução e pessoas Direito Penal: da aplicação da lei penal e teoria do crime 80 0 4 Língua Portuguesa História

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA Didática I 02.07.18 19horas Psicologia da Educação I 02.07.18 21horas Aspectos Sócio-Antropológicos da Educação 03.07.18 19horas Fundamentos da

Leia mais

ANEXO I CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUBARÃO QUADRO DE DISCIPLINAS ESPECIAIS OU UNIDADES DE APRENDIZAGEM ESPECIAIS PRESENCIAIS SEMESTRE 2017/1

ANEXO I CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUBARÃO QUADRO DE DISCIPLINAS ESPECIAIS OU UNIDADES DE APRENDIZAGEM ESPECIAIS PRESENCIAIS SEMESTRE 2017/1 ANEXO I CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUBARÃO QUADRO DE DISCIPLINAS ESPECIAIS OU UNIDADES DE APRENDIZAGEM ESPECIAIS PRESENCIAIS SEMESTRE 2017/1 Unidade Universitária/ Local Curso de Graduação em que está ofertada

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção I Administração de Produção II Administração de Recursos Humanos I Administração de Recursos Materiais Administração Financeira e Orçamentária I Administração

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435

TOTAL DA CARGA HORÁRIA 435 Ciclo Unidade de Aprendizagem C/H Pré- Req Estrut Curr Base Notas 1 05292 - Direito Administrativo Aplicado I 15 CET 7,0 1 05293 - Direito Administrativo Aplicado II 30 CET 7,0 Subtotal 45 2 05294 - Direito

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Coordenação do em Ciência Animal em Ciência Animal Disciplinas (em ordem alfabética) CA906 - ATUALIZAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA Carga Horária: 30 Créditos: 2 A disciplina possibilita que o pós-graduando

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CÓDIGO FUNÇÃO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CAP01 Cirurgião Dentista CAP02 Enfermeiro NOÇÕES DE NOÇÕES DE 1 CAP03 Farmacêutico Bioquímico CAP04 Técnico em Enfermagem CAP05 Agente

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAIS DE JUSTIÇA - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ESPECIALIDADE: NUTRIÇÃO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAIS DE JUSTIÇA - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ESPECIALIDADE: NUTRIÇÃO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAIS DE JUSTIÇA - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ESPECIALIDADE: NUTRIÇÃO 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4

Leia mais

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana

NUTRIÇÃO DO IDOSO. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Nutrição e Metabolismo Nutrição Humana NUTRIÇÃO DO IDOSO Prof. Dr. Jacqueline Pontes Monteiro Aluna PAE Camila Mira Sandy Definição Países

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2016/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2016/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Unidade de Ensino Cursos Modalidade Administração de Sistemas de Administração de Unidades de Alimentação e Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Análise de Custos Administração/ Ciências Contábeis

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO EDITAL SISTEMATIZADO Leonardo de Garcia Medeiros Garcia Roberval Rocha MPE MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA edital sistematizado 4500 questões para treinar: 4200 objetivas e 300

Leia mais

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: NUTRIÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Métodos de estudo da célula animal e vegetal, composição química e estrutural, estudo da morfologia, funções exercidas

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO483 Nutrição e Alimentação de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 05/06/2017 11:44 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: NUTRIÇÃO SANTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/02/2014 Currículo de Cursos Hora: 10:12:37

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/02/2014 Currículo de Cursos Hora: 10:12:37 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/02/2014 Currículo de Cursos Hora: 10:12:37 Curso: Nutricao - Alegre Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Nutricionista Turno: Integral Tipo: Curso Modalidade:

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Produção Administração Administração de Sistemas Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Análise das Demonstrações Financeiras Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Análise

Leia mais

DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR

DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 27/09/2018 07:43 DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: NUTRIÇÃO SANTO

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2019/1 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2019/1 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2019/1 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Unidade de Ensino Cursos Modalidade Algoritmos e Estrutura de Dados Engenharia de Produção

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Ao fim do curso, o aluno terá desenvolvido e aprofundado seus conhecimentos

Leia mais

ANEXO IV PONTOS DAS PROVAS

ANEXO IV PONTOS DAS PROVAS UPE - CAMPUS CARUARU GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR

Leia mais

EMENTARIO CURSO DE NUTRIÇÃO

EMENTARIO CURSO DE NUTRIÇÃO EMENTARIO CURSO DE NUTRIÇÃO ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO I: Fundamentos da administração geral. Gerenciamento e administração de serviços de refeições coletivas. Modalidades de Serviços de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016 (Nutricionista)

PROCESSO SELETIVO 2016 (Nutricionista) Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 1ª Série 6MOR017 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com movimento humano culturalmente construído. 6SOC108 ANTROPOLOGIA A Construção social

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE OUTUBRO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 24 DE OUTUBRO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.338, DE 24 DE OUTUBRO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

1ª Série. 6DES134 BASQUETEBOL Histórico e evolução. Estudo teórico e prático dos fundamentos. Noções básicas dos sistemas. Regras básicas.

1ª Série. 6DES134 BASQUETEBOL Histórico e evolução. Estudo teórico e prático dos fundamentos. Noções básicas dos sistemas. Regras básicas. 1ª Série 6MOR026 ANATOMIA HUMANA SISTÊMICA Anatomia dos sistemas: ósseo, muscular, articular, tegumentar, digestivo, respiratório, circulatório, cardiovascular, urogenital, nervoso e endócrino. 6DES133

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Sistemas de Adm. em Serviços de Enfermagem Hospitalar Enfermagem Administração Mercadológica I / Marketing Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO DE PROVA NPC II DIREITO DIREITO DO TRABALHO II DIREITO EMPRESARIAL III - TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_ 2009 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_2014 DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 9:00 308 DIREITO

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : DIREITO - TRÊS RIOS. CRÉDITOS Obrigatórios: 188 Optativos: 12. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:32:54 Curso : DIREITO -

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE DIREITO * 1º PERÍODO* Ciência Política e Teoria do Estado -------- 30 Introdução ao Direito -------- Sociologia Geral e Antropologia -------- Interpretação e Redação de Textos -------- Metodologia da Pesquisa

Leia mais

AGROPECUÁRIA/AGRONOMIA COM ÊNFASE EM AGRICULTURA

AGROPECUÁRIA/AGRONOMIA COM ÊNFASE EM AGRICULTURA AGROPECUÁRIA/AGRONOMIA COM ÊNFASE EM AGRICULTURA 1 - PROPAGAÇÃO E MANEJO DE PLANTAS HORTÍCOLAS 2 - AGRICULTURA FAMILIAR: IMPORTÂNCIA, INSERÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA FAMILIAR 3 - CLIMA, SOLO, ADUBAÇÃO

Leia mais

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em ANEXO I MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 1 Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em MATRIZ CURRICULAR POR PERÍODO 1º SEMESTRE 1. Introdução ao Estudo

Leia mais