Gestão da Qualidade. Aula 19. Prof. Pablo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão da Qualidade. Aula 19. Prof. Pablo"

Transcrição

1 Gestão da Qualidade Aula 19 Prof. Pablo

2 Proposito da Aula 1. Gestão da Qualidade no Serviço Público Fontes utilizadas: Livro Gestão da Qualidade, Teoria e Prática Edson Paladini. Livro Gestão da Qualidade, Teoria e Casos Marly Monteiro.

3 Gestão da qualidade no Serviço Público

4 Gestão da qualidade no serviço público Grande parte da população possui um conceito negativo sobre a qualidade dos serviços prestados pelos Órgãos Públicos. Esta imagem que se criou é fruto de anos de serviços prestados à deriva.

5 Gestão da qualidade no serviço público Na iniciativa privada a qualidade é uma das fontes de conquistar mercado e atrair clientes. Diferente das repartições públicas, que não há um mercado a ser conquistado, e os clientes de certa maneira não necessitam ser cativados.

6 Gestão da qualidade no serviço público Neste cenário a qualidade acabou não sendo algo de suma importância. Logo coube ao Governo Federal alterar o conceito de qualidade vista pelas repartições públicas.

7 Gestão da qualidade no serviço público O primeiro passo foi a elaboração de um novo conceito de qualidade para o Serviço Público, este conceito foi instituído pelo Instituto de Pesquisa Econônica Aplicada (IPEA), isto em 1991.

8 Gestão da qualidade no serviço público Segundo o IPEA: Qualidade do serviço público é antes de tudo, qualidade de um serviço sem distinção de ser prestado por instituição de caráter público ou privado; busca-se a otimização dos resultados pela aplicação de certa quantidade de recursos e esforços, incluída no resultado a ser otimizado, primordialmente a satisfação proporcionada ao consumidor, cliente ou usuário. Outra característica básica da qualidade total é a melhoria permanente, ou seja, no dia seguinte a qualidade será ainda melhor.

9 Gestão da qualidade no serviço público Em 1995, no governo do Fernando Henrique, foi instituído o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, que segundo alguns especialistas, definiu objetivos e diretrizes para a reforma da administração publica brasileira. Dentre as diretrizes está o fortalecimento do Estado como agente regulador e compromisso com a agenda de cunho social.

10 Gestão da qualidade no serviço público Outro fator foi a emenda constitucional 19/1998 da constituição federal: Art 37 A Adminstração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

11 Gestão da qualidade no serviço público 3 A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços.

12 Gestão da qualidade no serviço público Um pouco antes desses apresentados, especificamente em 1986 foi lançado o Programa da Qualidade e Produtividade ProQP. Este programa sofreu algumas ramificações chegando ao Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública QPAP.

13 Gestão da qualidade no serviço público O QPAP foi lançado com a função de agente de mudança da cultura burocrática vigente para uma cultura gerencial. Que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, mediante melhoria contínua da gestão.

14 Dificuldade para a Gestão da Qualidade no Serviço Público

15 Dificuldade para a Gestão da Qualidade no Serviço Público Um trabalho realizado por professores da UFSC e UFSM, com o título: Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade: O caso do GesPública, relatou algumas das dificuldades para a gestão da qualidade no serviço público.

16 Dificuldade para a Gestão da Qualidade no Serviço Público Antes é importante conhecer o que é o GesPública. Segundo mesmo trabalho, o GesPública foi desenvolvido para incentivar órgãos públicos a aprimorarem a qualidade de seus serviços ao implementarem novos sistemas de gestão, participando de um processo de autoavaliação com premiações para as melhores práticas gerenciais voltadas á qualidade dos serviços aos cidadãos.

17 Dificuldade para a Gestão da Qualidade no Serviço Público A maior dificuldade nas organizações públicas está na falta de envolvimento da alta direção com a implantação de programas, a falta de determinação do governo federal na aplicação de ferramenta e a constante mudança de lideranças.

18 Dificuldade para a Gestão da Qualidade no Serviço Público No trabalho realizado um dos entrevistados relatou sua percepção: Da mesma forma que não existe comprometimento e cobrança por parte do Gestor, o mesmo ocorre com algumas pessoas que são concursadas, pois tem estabilidade e não vão sofrer nenhuma consequência. Também existem os que desistiram, pois já tentaram melhorar alguma coisa e não conseguiram levar adiante por falta de patrocínio da Alta Administração. E ainda tem os que já cansaram de ver gestores levando novidades e depois não dar em nada, pois não existe um conceito da Excelência fundamental, que é a constância de propósitos....

19 Melhoria na qualidade do serviço público

20 Melhoria na qualidade do serviço público Juntamente com os programas, foi criado o Prêmio Qualidade do Governo Federal, em 1998, posteriormente denominado de Prêmio Nacional da Gestão Pública (2002), com a finalidade de reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem, mediante avaliação feita por uma banca examinadora, desempenho institucional compatível com as faixas de reconhecimento e premiação.

21 Melhoria na qualidade do serviço público O Prêmio Nacional da Gestão Pública procura reconhecer o esforço institucional em direção a excelência da gestão empreendida pela organização.

22 Melhoria na qualidade do serviço público Ao mesmo tempo, recebem destaque do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) as organizações candidatas em cada ciclo do Prêmio que demonstrarem práticas criativas e inovadoras de gestão, no ramo de atividade ou na área da organização em que é aplicada, de modo a instituir nas organizações uma cultura de inovação.

23 Melhoria na qualidade do serviço público As práticas das organizações que são consideradas inovadoras buscam desenvolver, continuamente, ideias originais e incorporá-las aos seus processos, produtos, serviços e relacionamentos, associada ao rompimento das barreiras do serviço público burocrático, de forma a aperfeiçoar o uso dos recursos públicos e a produzir resultados mais eficientes para a sociedade.

24 Melhoria na qualidade do serviço público Os objetivos da premiação são: reconhecer formalmente os resultados alcançados pelas organizações com a implementação da excelência em gestão; estimular órgãos e entidades da Administração Pública Brasileira a priorizarem ações voltadas para a melhoria da gestão e do desempenho institucional; alavancar setores estratégicos do governo para a excelência na gestão pública; dar visibilidade ao tema gestão pública, investindo na sua melhoria; e disseminar para o setor público brasileiro informações sobre sistemas de gestão bem-sucedidos.

25 Melhoria na qualidade do serviço público Uma ponte para a melhoria na qualidade do serviço público são as ouvidorias. Elas são importantes na melhoria da humanização e personalização do atendimento, na eficiência da prestação dos serviços e até mesmo não auxilio às tomadas de decisões estratégicas. A ouvidoria é um instrumento de interação entre a gestão pública e o ambiente, colaborando com os programas de qualidade dos serviços públicos.

26 Melhoria na qualidade do serviço público Para o gestor público a ouvidoria e um eficiente termômetro para aferir a qualidade dos serviços prestados. Além de ser uma forma mais ágil do cidadão resolver suas necessidades, reforçando e contribuindo para uma administração eficiente e transparente.

27 Melhoria na qualidade do serviço público Sua utilização reforça a necessidade do desenvolvimento cuidadoso e adaptado à realidade e às características locais, de ações efetivas, com a participação e envolvimento de toda a estrutura administrativa do poder público, utilizando ferramentas tecnológicas que viabilizem o fluxo das manifestações para os órgãos competentes e, consequentemente, produza a agilidade e presteza no retorno.

28 Atingimos o objetivo Alguma dúvida. Até a próxima aula.

Gestão Pública Orientada para Resultados

Gestão Pública Orientada para Resultados Gestão Pública Orientada para Brasília, 24 de novembro de 2009. Paulo Daniel Barreto Lima Consultor em desenvolvimento gerencial p Estado: Estado: Estado: o o o campo campo campo da da da gestão gestão

Leia mais

PROGRAMA PERMANENTE DE QUALIDADE PRODUTIVIDADE DA USP

PROGRAMA PERMANENTE DE QUALIDADE PRODUTIVIDADE DA USP Universidade de São Paulo Comissão de Gestão de Qualidade e Produtividade PROGRAMA PERMANENTE DE QUALIDADE PRODUTIVIDADE DA USP Profa. Dra. Maria de Lourdes Pires Bianchi Presidente da Comissão de Gestão

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO 1 REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional Apresentação Análise Estratégica Mapeamento Estratégico 2015-2016 São Luís MA Fevereiro 2015 2 Apresentação Neste Plano de Trabalho, estão presentes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência O QUE É PQA? O Programa Qualidade Amazonas - PQA em seus 28 anos de atividades ininterruptas, visa estimular a competitividade dos bens e serviços do Estado do Amazonas, através de instrumentos que venham

Leia mais

Modelo de excelência GesPública

Modelo de excelência GesPública Modelo de excelência GesPública Uma discussão dos fundamentos do modelo PQGF 2007 1 Os fundamentos do modelo em questão Baldridge Prêmio Deming Prêmio Nacional da Qualidade Ambiente privado PQGF Entes

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Seminário de Desenvolvimento de Gestores de Programas e Projetos. Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS

Seminário de Desenvolvimento de Gestores de Programas e Projetos. Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS Seminário de Desenvolvimento de Gestores de Programas e Projetos Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS CNQA - Comitê Nacional de Qualidade da ABES Existe uma crise de água no mundo hoje. Mas

Leia mais

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência

MISSÃO. VALORES Ética Parceria Inovação Excelência MISSÃO Incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para gerenciamento de processos e gestão organizacional, através da sensibilização, capacitação e reconhecendo os melhores desempenhos do Estado

Leia mais

QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1

QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1 QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1 Elisete Batista Da Silva Medeiros 2, Sérgio Luís Allebrandt 3. 1

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S.

II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais. Palestra. Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro. Prof. Dr. Fernando S. II Encontro Paulista de Escolas de Governos Municipais Palestra Gestão Pública Contemporânea e o caso Brasileiro Prof. Dr. Fernando S. COELHO Jundiaí, 27 de novembro de 2014 1 O que abordarei nesta exposição?

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Excelência na Gestão

Excelência na Gestão Mapa Estratégico 2012-2014 Visão Até 2014, ser referência no atendimento ao público, na fiscalização e na valorização das profissões tecnológicas, reconhecido pelos profissionais, empresas, instituições

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO REITORIA PLANO DE TRABALHO Ouvidoria Institucional- Apresentação, Análise Estratégica e Mapeamento Estratégico de sua Implantação. 2013-2014

Leia mais

1.0 DESCRIÇÃO DOS CARGOS... 7

1.0 DESCRIÇÃO DOS CARGOS... 7 MANUAL DE CARGOS E FUNÇÕES DS. 06 06 1 / 138 SUMÁRIO 1.0 DESCRIÇÃO DOS CARGOS... 7 1.1 Cargo: Auxiliar Operacional... 8 1.1.1 Missão do Cargo... 8 1.1.2 Competência Necessária... 9 a. Item excluído...

Leia mais

Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018

Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018 Relatório do Ouvidor 1º Semestre de 2018 APRESENTAÇÃO No Brasil, a função do Ouvidor baseia-se nos princípios constitucionais estabelecidos no art. 37, quais sejam: legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL

DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL DEMONSTRATIVO ANUAL RELACIONAMENTO, RESPONSABILIDADE E CONTROLE SOCIAL Primeira Ouvidoria do Sistema Confea/Crea nossa função precípua é ampliar o nível de comunicação com os diversos públicos com os quais

Leia mais

GESPÚBLICA - FMVZ/USP

GESPÚBLICA - FMVZ/USP Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia GESPÚBLICA - FMVZ/USP Desburocratização & Excelência 2008 O que é GESPÚBLICA? É o programa do Ministério do Planejamento, Orçamento

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Alcance de resultados harmonizados para todas as partes

Leia mais

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário.

Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis. Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. Produtividade com Qualidade nos Serviços Contábeis Valdir Massucatti. Contador. Advogado. Msc. em Administração e Empresário. DESAFIOS Competitividade Clientes Exigentes Legislação Tecnologia Inovação

Leia mais

Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor Procon/SP Seminário de Atualização e implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Importância da Atuação da Ouvidoria

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30

XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 XI CONGRESSO DE GESTÃO, ESTRATÉGIAS E PESSOAS 18/05 08:30 às 18:30 Nós, da Edenred, customizamos e gerenciamos soluções que geram eficiência para as organizações e poder de compra para os trabalhadores.

Leia mais

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores

ASSOCIADOS MANTENEDORES. Associados Mantenedores ASSOCIADOS MANTENEDORES Associados Mantenedores 3 MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO Depoimentos É preciso enxergar o Estado de forma sistêmica, auxiliando e assessorando na governança pública. Esse é um trabalho

Leia mais

2. DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES...46

2. DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES...46 1 / 131 SÚMARIO 1.1 Cargo: Auxiliar Operacional...7 1.1.1 Missão do Cargo...7 1.1.2 Competência Necessária...8 a. Educação...8 b. Conhecimento/ Experiência...8 1.1.1 Fonte de recrutamento e seleção para

Leia mais

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Contextualização Problemas Estruturas focadas na rotina, hierarquizadas

Leia mais

DADOS ABERTOS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA. - Brasília - 30 de setembro de 2015

DADOS ABERTOS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA. - Brasília - 30 de setembro de 2015 DADOS ABERTOS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA - Brasília - 30 de setembro de 2015 POR QUE DADOS ABERTOS? Transparência de informações Para que o cidadão entenda o funcionamento de seu governo

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Haley Almeida. Brasília - DF Março de 2011

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Haley Almeida. Brasília - DF Março de 2011 Haley Almeida Brasília - DF Março de 2011 Agenda Alinhamento conceitual Processo de elaboração Ação de monitoramento O que é Carta de Serviços ao Cidadão? A Carta de Serviços é um documento elaborado por

Leia mais

RELATÓRIO DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2018

RELATÓRIO DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2018 RELATÓRIO DE OUVIDORIA 2º SEMESTRE 2018 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO NOSSA EMPRESA MENSAGEM DA OUVIDORIA MISSÃO CLIENTE FELIZ PESQUISA DE SATISFAÇÃO ANÁLISE DOS NOSSOS NÚMEROS OUVIDORIA 0800 DISTRIBUIÇÃO DE MANIFESTAÇÃO

Leia mais

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho

CURSO GESTÃO DA QUALIDADE. Disciplina Indicadores de Desempenho 1 CURSO GESTÃO DA QUALIDADE Disciplina Indicadores de Desempenho 2 Visão estratégica, Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso. (Aula 6) 3 Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que

Leia mais

Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União. Dezembro/2018

Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União. Dezembro/2018 Tratamento de documentos da execução orçamentária e financeira experiência da União Dezembro/2018 Cenário Fiscal 2 Cenário Fiscal 3 Cenário Fiscal 4 Cenário Fiscal 5 Cenário Fiscal 6 Cenário Fiscal 2016

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA Portaria nº 4117 de 27 de setembro de 2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando:

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DO PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO - GESPÚBLICA 1

ASPECTOS GERAIS DO PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO - GESPÚBLICA 1 ASPECTOS GERAIS DO PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO - GESPÚBLICA 1 Elisângela Tânia de Almeida 2 Luís Maurício Bessa Scartezini 3 RESUMO: As necessidades da sociedade brasileira

Leia mais

Anderson Barbosa / Eleni Gentil / Telefone: /3878

Anderson Barbosa / Eleni Gentil   / Telefone: /3878 P-34 Desenvolvimento da Liderança para a Cultura da Excelência ML - Sabesp Anderson Barbosa / Eleni Gentil E-mail: andersonab@sabesp.com.br / egentil@sabesp.com.br Telefone: 2681.3796 /3878 PERFIL ML Características

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução Em cumprimento à Resolução CMN 4.327 a FOCO DTVM desenvolveu uma Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA em acordo com as melhores práticas

Leia mais

IV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, México, D.F., Oct. 1999

IV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, México, D.F., Oct. 1999 O Modelo de Gestão Pública Empreendedora Gilberto Tristão 1. A Modernização da Administração Pública A partir da década de 80, e mais intensivamente nos anos 90, a reforma do Estado passou a ser um tema

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROJETO

TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 1 Nome do Projeto 2 Código SISTEMA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO SEG CD 0151 3 Coordenador(a) 4 Tipo de Projeto Eng. Mec. Vinício Duarte Ferreira ESTRATÉGICO 5 Gestor(a) 6 Programa Eng. Agr. Carlos Alonso Alencar

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

Missão, Visão e Valores. Canais de Atendimento. Relacionamento com o Cliente. Atuação da Ouvidoria

Missão, Visão e Valores. Canais de Atendimento. Relacionamento com o Cliente. Atuação da Ouvidoria Apresentação Premiações Missão, Visão e Valores Produtos Canais de Atendimento Ouvidoria Relacionamento com o Cliente Resultados Atuação da Ouvidoria O Relatório da Ouvidoria tem como objetivo atender

Leia mais

ESTRATÉGICO

ESTRATÉGICO 2019 2021 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DO CREA-RJ Missão Fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, e da Meteorologia,

Leia mais

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO Garantir a sustentabilidade financeira Assegurar a eficiência

Leia mais

Reflexões e Perspectivas dos Regimes Próprios de Previdência Social

Reflexões e Perspectivas dos Regimes Próprios de Previdência Social Reflexões e Perspectivas dos Regimes Próprios de Previdência Social 10º Congresso Brasileiro & Ibero-Americano de Atuária Rio de Janeiro/RJ 13 Agosto 2014 Benedito Leite Sobrinho Auditor Fiscal da Receita

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO REQUISITO PARA ELEVAR O PADRÃO E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SETOR PÚBLICO

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO REQUISITO PARA ELEVAR O PADRÃO E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SETOR PÚBLICO POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO REQUISITO PARA ELEVAR O PADRÃO E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SETOR PÚBLICO Graziela Maria Fernandes das Neves Painel 42/149 Atendimento ao cidadão: instrumentos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização AGENDA O GESPÚBLICA hoje; Funcionamento das ferramentas; Como funcionam os critérios; Inove ou Morra um resultado do modelo A gestão pública a serviço

Leia mais

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República.

Ouvidoria - Geral da União. Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Ouvidoria - Geral da União Objetivo 6. Produzir informações estratégicas para subsidiar as tomadas de decisões do Presidente da República. Produzir dados quantitativos e qualitativos acerca da satisfação

Leia mais

SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO

SEMINÁRIO:  O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO SEMINÁRIO: " O SETOR DE SAÚDE COMO MODELO PRODUTIVO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO " Painel 1: Acesso à saúde com qualidade - Implantação de uma agenda de longo prazo para o sistema de saúde do país Instituto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Modelo Conceitual PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR 1 DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS - PPR Instrumento estratégico de alavancagem dos resultados setoriais e global

Leia mais

CHAPA 1. Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul

CHAPA 1. Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul Proposta Bienal de Trabalho Diretoria do Gemar Marques do Herval - 139 Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul CHAPA 1 Diretor Presidente: Ângelo Gamba (Chefe Fá) Diretor Administrativo: Vanderlei Cesca

Leia mais

Desafios para a Qualidade de Serviços Públicos no Brasil. Prof. Dr. Kleber Nóbrega, PPGA-UnP Academia Brasileira da Qualidade 21 de junho de 2018

Desafios para a Qualidade de Serviços Públicos no Brasil. Prof. Dr. Kleber Nóbrega, PPGA-UnP Academia Brasileira da Qualidade 21 de junho de 2018 Desafios para a Qualidade de Serviços Públicos no Brasil Prof. Dr. Kleber Nóbrega, PPGA-UnP Academia Brasileira da Qualidade 21 de junho de 2018 1 Missão: C ontribuir para o desenvolvimento do conhecimento

Leia mais

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos

Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL PRODUTOS INOVAÇÃO PGQP Mensagem das lideranças Gestão e Inovação são os dois motores da organização moderna. No percurso de competição estes motores devem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO CHAMADA PROPPI PARA PRÊMIOS UFF DE EXCELÊNCIA / 01/11/2017 A PROPPI - Pró-reitoria

Leia mais

Livro Texto: Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira

Livro Texto: Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira Disciplina: Gestão do Conhecimento Livro Texto: Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira 1 I. ANTECEDENTES 1. O que antecedeu o livro? 2002 Início dos estudos sobre Gestão

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ.

RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. RESOLUÇÃO CRCCE Nº 0703/2018 DISPÕE SOBRE A OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ. O CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, no exercício de suas atribuições legais e regimentais.

Leia mais

VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 2012

VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 2012 VIII PRÊMIO QUALIDADE TOTAL ANOREG BR PQTA 1 / 6 APRESENTAÇÃO ANOREG-BR Associação dos Notários e Registradores do Brasil SRTVS Quadra 701, Lote 5, Bloco A, Salas 601/607 Centro Empresarial Brasilia- Brasilia/DF

Leia mais

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014:

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 08/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3206/2014: OS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL E O CONTROLE DO CUMPRIMENTO DO ART. 5º DA LEI 8.666/93: ORDEM NOS PAGAMENTOS

Leia mais

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Excelência no Serviço Público. Professor Rafael Ravazolo. Administração Excelência no Serviço Público Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO Na administração tradicional (burocrática) o paradigma

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA NOVO IAGP 250 PONTOS

GESTÃO PÚBLICA NOVO IAGP 250 PONTOS AUTOAVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA ACORDOS Respeitar os Manter o celular no modo silencioso Utilizar os intervalos para contatos externos 03/06/2016 2 ACORDOS OBJETIVOS DO CURSO Apresentar o novo IAGP 250

Leia mais

Proposta para a Ouvidoria no Instituto de Física de São Carlos

Proposta para a Ouvidoria no Instituto de Física de São Carlos Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Proposta para a Ouvidoria no Equipe: Isabel A. Possatto de Oliveira isabelp@if.sc.usp.br Ramal 9876 Isabel Rosani Constantino isabelrc@if.sc.usp.br

Leia mais

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública

22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública 22. É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e administração pública gerencial. A administração

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento

OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento OUVIDORIA COREN/PR: Organização e Funcionamento Ouvidor Nelson Luiz da Silva Pinto (2015 a 2016) Ouvidor Paulo Cesar Walter Souza (2017) Curitiba Paraná, 2017 APRESENTAÇÃO O Conselho Regional de Enfermagem

Leia mais

CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE INFORMÁTICA BIOMÉDICA

CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE INFORMÁTICA BIOMÉDICA CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE INFORMÁTICA BIOMÉDICA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

OUVIDORIA: Controle Social e Cidadania Brasília DF 29 e 30 de outubro de 2012

OUVIDORIA: Controle Social e Cidadania Brasília DF 29 e 30 de outubro de 2012 OUVIDORIA: Controle Social e Cidadania Brasília DF 29 e 30 de outubro de 2012 CREA-RJ NOVO PERFIL INSTITUCIONAL PROGRAMA PRÓ-EQUIDADE 12/09 Adesão à 3ª Edição do Programa Pró-Equidade Cartazes Cartilha

Leia mais

O ICOM constrói pontes entre pessoas e organizações para promover desenvolvimento, sempre trazendo inovação

O ICOM constrói pontes entre pessoas e organizações para promover desenvolvimento, sempre trazendo inovação O ICOM constrói pontes entre pessoas e organizações para promover desenvolvimento, sempre trazendo inovação Maristela Truppel Conselho Comunitário Ponte do Imaruim Marco Regulatório das OSCs: como a transparência

Leia mais

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier.

Ficha 03 MEGP Prof. Carlos Xavier. Ficha 03 MEGP 2014. Os fundamentos gerais estão mantidos com base nos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Apesar disso, foram incluídos os seguintes princípios:

Leia mais

AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA

AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA AGENDA COMUM DE GESTÃO PÚBLICA Assinada na I Primeira Jornada Internacional de Gestão Pública Brasília, março de 2013 União: MPOG e SRI/PR Estados: CONSAD e CONSEPLAN Estruturada em 10 Eixos prioritários

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO AVALPORTUGAL. Plano Estratégico

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO AVALPORTUGAL. Plano Estratégico ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AVALIAÇÃO AVALPORTUGAL Plano Estratégico 1 Mais Valia da AvalPortugal Desenvolver e aplicar modelos de avaliação Promovendo a inovação e a investigação aplicada, via aproximação

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 5. Contextualização. Referenciais para a Avaliação da Qualidade. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 5 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider Referenciais para a Avaliação da Qualidade A competitividade dos sistemas de avaliação existentes tende a limitar

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

INSCRIÇÕES: Ficha de Inscrição devidamente preenchida através do site do programa www.pqa.org.br/premio-qualidade-amazonas-2018 Comprovante de pagamento de inscrição; UMA cópia gravada em CD-ROM do Relatório

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

(Tele)Comunicações 2015 Contribuições para o Aperfeiçoamento do Modelo

(Tele)Comunicações 2015 Contribuições para o Aperfeiçoamento do Modelo Credibilidade e Experiência em Telecomunicações (Tele)Comunicações 2015 Contribuições para o Aperfeiçoamento do Modelo Relatório Fonte Capítulo 4 Propostas para aperfeiçoamento do Modelo Novembro de 2005

Leia mais

Ouvidoria-Geral da União. Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção

Ouvidoria-Geral da União. Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção Ouvidoria-Geral da União Transparência na Gestão, Prevenção e Combate à Corrupção OUVIDORIA PÚBLICA CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS Cidadão gestão controle Trabalho em 3

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO Funcionário público é todo

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet)

MODELO DE GESTÃO PMPA. Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) MODELO DE GESTÃO PMPA Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) AGENDA IMPLEMENTAÇÃO; PRINCÍPIOS; EVOLUÇÃO; ESTRUTURA; MAPA ESTRATÉGICO e PROGRAMAS DE GOVERNO 2014-2017; DESDOBRAMENTO DA ESTRATÉGIA;

Leia mais

A BUSCA PELO PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE ATRAVÉS DA LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL EM AUTARQUIAS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO.

A BUSCA PELO PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE ATRAVÉS DA LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL EM AUTARQUIAS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO. A BUSCA PELO PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE ATRAVÉS DA LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL EM AUTARQUIAS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO. Alcimara Souza de Menezes Contadora (UEFS), Diretora Administrativa,

Leia mais

Minas Gerais. Desafios e aprendizagens na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TJMG quebra de paradigmas e mudança de cultura

Minas Gerais. Desafios e aprendizagens na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TJMG quebra de paradigmas e mudança de cultura edoc Minas Gerais Desafios e aprendizagens na implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TJMG quebra de paradigmas e mudança de cultura ORGANOGRAMA - SECRETARIA DO TJMG MAPA DA DISPOSIÇÃO

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE

POLÍTICA DA QUALIDADE RESP. TÉC. SANDECH CONSULTORIA EM ENGENHARIA E GESTÃO LTDA SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE GUSTAVO N. SALVATO INICIAIS GNS CREA 2007113522 Digitally signed by Gustavo Nascimento Salvato Location: Rio de

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS...

ÍNDICE ÍNDICE PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG-BR PQTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PREMIAÇÃO RESULTADOS... PRÊMIO DE QUALIDADE TOTAL ANOREG BR 9ª EDIÇÃO ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 ANOREG-BR Associação dos Notários e Registradores do Brasil... 3 Missão... 3 Visão... 3 Política da Qualidade... 3

Leia mais

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA

PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA 2017 PLANO ANUAL DE TRABALHO DA OUVIDORIA Instituto Federal Farroupilha 10/03/2017 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. A OUVIDORIA DO... 3 2.1. Relacionamento com a Sociedade... 3 3. OBJETIVO DO PLANO DE TRABALHO...

Leia mais

MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas. Ciclo 2009

MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas. Ciclo 2009 MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas empresas Ciclo 2009 MPE Brasil O MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas objetiva o reconhecimento estadual e nacional

Leia mais

1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO SOROCABA 2014

1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO SOROCABA 2014 1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO SOROCABA 2014 PESQUISA CEPAM Prefeitos Eleitos 2013-2016 Instrumento: questionário Municípios: 57% (368) Objetivo: Retratar a gestão municipal do Estado

Leia mais

1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO DA REGIÃO DE SOROCABA

1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO DA REGIÃO DE SOROCABA 1º ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE ESCOLAS DE GOVERNO DA REGIÃO DE SOROCABA A Avaliação de Desempenho em municípios paulistas, com destaque para o município de Tarumã Maria do Carmo M. T. Cruz Gestão de Pessoas

Leia mais

Política de Atendimento CART

Política de Atendimento CART Política de Atendimento CART 1. Objetivos A política de atendimento tem como objetivo promover a melhoria contínua no atendimento e na satisfação do cliente através do respeito, ética e transparência em

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SESDEC- RJ NO PERÍODO 2007/2010

A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SESDEC- RJ NO PERÍODO 2007/2010 ISSN 1984-9354 A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SESDEC- RJ NO PERÍODO 2007/2010 Jacqueline Toledo Hosken (LATEC/UFF) Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar

Leia mais

TEMA: TRANSPARÊNCIA COM CIDADANIA OBJETIVOS

TEMA: TRANSPARÊNCIA COM CIDADANIA OBJETIVOS TEMA: TRANSPARÊNCIA COM CIDADANIA OBJETIVOS I. Identificar, reconhecer e estimular práticas inovadoras que, fundamentadas em princípios democráticos, geram avanços na realização do interesse público; I.

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais