REQUISITOS PARA A DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A COLETA, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REQUISITOS PARA A DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A COLETA, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS"

Transcrição

1 REQUISITOS PARA A DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A COLETA, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DANIEL FARIA-CORRÊA Procurador do Município de São Leopoldo; 1ª edição: São Leopoldo (RS) 25/05/2009 EMENTA: Direito Administrativo. Licitações. Direito Ambiental. Resíduos Sólidos. Dispensa de Licitação na contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis. Requisitos. I Hodiernamente, questão relevante surge a respeito da possibilidade de dispensa de licitação para a coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis realizada por determinadas associações ou cooperativas. II. Passemos à análise do tema. II.1 Conceito de Licitação: Licitação pode ser conceituada como processo administrativo tendente a efetuar contratação de particular para aquisição de produto ou realização de serviços para a Administração, em atenção aos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência /1993): Conforme define o artigo 3º da Lei de Licitações (Lei Federal nº Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. II.2 Inexigibilidade de licitação: A inexigibilidade de licitação se dá quando houver inviabilidade de competição, consoante leitura do artigo 25 da Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/1993). II.3 Dispensa de licitação: Na dispensa, embora possa ocorrer licitação, esta é desaconselhável, seja por motivos econômicos (artigo 24 da Lei de Licitações, incisos I e II), em situações excepcionais (guerra, calamidade pública, emergência), em razão do objeto, em razão da pessoa (ex. artigo 24 da Lei de Licitações, incisos XXIV, XXV, ou quando a lei a considerar inconveniente ou inoportuna.

2 2 Em algumas dessas situações, a realização de licitação compromete a eficiência da Administração, seja pelo custo ou pela demora. Conforme Marçal 1, há hipóteses em que a licitação frustaria a realização adequada das funções estatais. O procedimento licitatório normal conduziria ao sacrifício dos fins buscados pelo Estado e não asseguraria a contratação mais vantajosa. Frise-se que a dispensa, quando cabível, é mera faculdade do Administrador, o qual pode fazer uso do processo de licitação, se possível no caso. Marçal 2 conceitua dispensa de licitação: A dispensa de licitação verifica-se em situações em que, embora viável a competição entre particulares, a licitação afigura-se objetivamente inconveniente com os valores norteadores da atividade administrativa. Nesse sentido, Marçal 3 afirma: II.4 Em qualquer hipótese, deverá haver a devida motivação do ato. Merece destaque a necessidade de motivação do ato decisório da Administração. II.5 A Lei Federal nº /2007 alterou o inciso XXVII do artigo 24 da Lei de Licitações, passando a possuir a seguinte redação: XXVII - na contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. II.6 Portanto, em se tratando de contratação da coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, efetuados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública temos hipótese de dispensa de licitação. 1 JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Dialética, 2005, 11ª Ed., p JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Dialética, 2005, 11ª Ed., p. 231.

3 3 II.7 A hipótese de dispensa de licitação acima mencionada se dá em razão da pessoa contratada: associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis. A norma autorizativa da dispensa em apreço é de cunho social. do inciso XXVII do artigo 24 da Lei de Licitações: II.8 Portanto, são requisitos para a dispensa da licitação para a hipótese a) tratar-se de contratação de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis; b) tratar-se de áreas com sistema de coleta seletiva de lixo; c) tratar-se de coleta efetuada por associações ou cooperativas, as quais deverão ser exclusivamente formadas por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo Poder Público como catadores de materiais recicláveis; d) uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. II.8.1 Contratação de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis: Conforme conceitua o artigo 10 do Código Municipal Leopoldense de Meio Ambiente (Lei Leopoldense nº 6463, de 17 de dezembro de 2007), são resíduos sólidos: XCV - resíduos sólidos como todos aqueles que resultam das atividades humanas em sociedade, aí inclusos os de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de limpeza pública, e que estão no estado sólido, semi-sólido ou líquido, não possuindo, neste último caso, forma de tratamento convencional; No caso, a contratação não é para a coleta, processamento e comercialização de todo e qualquer resíduo sólido, mas apenas os resíduos urbanos (o que exclui os resíduos rurais e agrícolas) que sejam recicláveis ou reutilizáveis. Toda norma de dispensa deve ser interpretada de forma restritiva. Dessarte, excluídos da dispensa os resíduos rurais e os urbanos não-recicláveis ou nãoreutilizáveis. II.8.2 Áreas com sistema de coleta seletiva de lixo: Coleta seletiva pode ser definida como o processo de coleta do lixo urbano 3 JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Dialética, 2005, 11ª Ed., p. 233.

4 4 reciclável ou não utilizável, em separado dos demais tipos de lixo. Para a dispensa de licitação para as associações e cooperativas acima mencionadas, deve existir sistema de coleta seletiva de lixo. Não quis o legislador permitir a dispensa quando não há tal sistema, uma vez que seria muito difícil de estes catadores exercerem seu mister com a utilização de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública em se tratando de coleta não-seletiva de lixo. II.8.3 Coleta efetuada por associações ou cooperativas: II Para a dispensa de licitação, a coleta deverá ser efetuada por associações ou cooperativas, as quais deverão ser exclusivamente formadas por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo Poder Público como catadores de materiais recicláveis. II Estabelece o Código Civil: Art. 53. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. Maria Helena Diniz 4 conceitua associação como sendo: É uma pessoa jurídica de direito privado voltada à realização de finalidade não lucrativas, ou seja, culturais, sociais, pias, religiosas, recreativas, etc., cuja existência legal surge com a inscrição do estatuto social, que a disciplina, no registro competente. II Maria Helena Diniz 5 assim define cooperativa: É uma associação sob forma de sociedade simples, com número aberto de membros, que tem por escopo estimular a poupança, a aquisição de bens e a economia de seus sócios, mediante atividade econômica comum. É uma modalidade especial de sociedade simples (CC, art. 982, parágrafo único, in fine ) sujeita a inscrição na Junta Comercial (Enunciado nº 69, aprovado pela Jornada de Direito Civil [...]). É uma forma de organização de atividade econômica, tendo por finalidadea produção agrícola ou industrial de bens ou serviços, voltada ao atendimento de seus sócios. Pode ser constituída até mesmo sem capital e apenas com serviços, não tendo objetivo de lucro. II Simone Zanotello 6 anota: 4 DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2005, 12ª Ed., p DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2005, 12ª Ed., p ZANOTELLO, Simone. Licitação Dispensável - 4ª parte. Disponível no site Acesso em 13/05/2009.

5 5 Com essas exigências, verifica-se nitidamente o intuito de se concretizar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico das forças de trabalho menos favorecidas, e que cada vez mais fazem parte de nossa realidade. Ao lado desse objetivo, também se verifica a busca do desenvolvimento ecologicamente sustentável, visto que essas ações também visam à preservação do meio ambiente. ambientais e de saúde pública: II.8.4 Uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, II Para a observância dos requisitos e normas ambientais, importa haver licenciamento ambiental por parte do órgão ambiental competente: licenças prévia, de instalação e de operação. II Ademais, deverá haver fiscalização do Ministério do Trabalho quanto às condições de saúde do trabalhador, mormente porque haverá manipulação com lixo, o que pode colocar em risco à saúde dos catadores. II Quando da fiscalização das operações, o Poder Público concedente deverá exercer severa fiscalização, observando se os catadores estão exercendo seu mister com proteção à sua saúde, bem como se o meio ambiente está sendo preservado, observando quanto à destinação dada ao lixo não aproveitado. II Simone Zanotello 7 assevera: Por fim, salientamos que a legislação também se preocupou em preservar a idoneidade dos trabalhadores envolvidos nessa atividade, ao exigir o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas ambientais e de saúde pública, fato esse que deverá ser fiscalizado pelo poder público, por ocasião da execução do contrato, como forma de proteção a essas pessoas. II.9 Irrefragavelmente, a hipótese de dispensa em apreço é mera faculdade do Administrador, o qual pode fazer uso do processo de licitação. III. EX POSITIS, obtempere-se: (i) temos possibilidade de dispensa de licitação para a coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis realizada por determinadas associações ou cooperativas;

6 6 XXVII do artigo 24 da Lei de Licitações: (ii) são requisitos para a dispensa da licitação para a hipótese do inciso (ii.a) tratar-se de contratação de coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis; (ii.b) tratar-se de áreas com sistema de coleta seletiva de lixo; (ii.c) tratar-se de coleta efetuada por associações ou cooperativas, as quais deverão ser exclusivamente formadas por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo Poder Público como catadores de materiais recicláveis; (ii.d) uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. fazer uso do processo de licitação. (iii) a dispensa em apreço é mera faculdade do Administrador, o qual pode da pessoa contratada. (iv) a hipótese de dispensa de licitação acima mencionada se dá em razão CURRÍCULO RESUMIDO DANIEL BARBOSA LIMA FARIA CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo-RS (1º colocado no concurso); Autor do livro PREQUESTIONAMENTO NO RECURSO ESPECIAL, Editora Núria Fabris; Autor do livro RECURSOS EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL: REFLEXOS DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45/2004, em co-autoria com a Drª. Letícia Barbosa Lima de Souza, Editora Núria Fabris; Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar (UNP); Especialista em Direito Tributário pela Universidade Potiguar (UNP); Bacharel em Direito pela PUC-RS; Página pessoal: Professor de Direito Constitucional do Curso ADMI (Porto Alegre-RS) 7 ZANOTELLO, Simone. Licitação Dispensável - 4ª parte. Disponível no site Acesso em 13/05/2009.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº de 2010 Parte 3

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº de 2010 Parte 3 DIREITO AMBIENTAL Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais - Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305 de 2010 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita Art.3º, VIII - disposição final ambientalmente

Leia mais

Dispensa de Licitação 013/16

Dispensa de Licitação 013/16 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Rua Marquês do Herval, 150, 7º andar Santo Antônio Recife-PE Dispensa de Licitação 013/16 PROCESSO N 19/2016 OBJETIVO: Aquisição de cartuchos de toner s para impressora

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM

RESÍDUOS SÓLIDOS. Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM RESÍDUOS SÓLIDOS Conselheiro Julio Pinheiro TCE/AM OS TCEs E A PROTEÇÃO DO MEIO-AMBIENTE Constituição Federal de 1988 Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader

DIREITO AMBIENTAL. Princípios do direito ambiental. Princípio da Ubiquidade. Professora Eliana Khader DIREITO AMBIENTAL Princípios do direito ambiental Professora Eliana Khader Objetivos desta aula Entender o conceito do princípio da ubiquidade Analisar textos legislativos e documentos internacionais que

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR.

O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR. O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR. O que legislação vigente faz é trazer um reconhecimento ao catador, aplicando de forma inequívoca a sociologia jurídica. A vida imita a arte...

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico.

É o sucinto relatório. Segue o exame jurídico. Parecer Jurídico n. 17/2012 Interessado: CAU/DF. Assunto: Consulta. Dispensa de licitação. Possibilidade. Ementa: Consulta formulada pelo Conselho Federal de Farmácia. Dispensa de Licitação. Subsunção

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL IMPUGNAÇÃO Ao CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO Ilmo. Sra. Martha Helena Pimentel Zappala Borges Presidente da CPL compras@crmdf.org.br Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO 004/2016 Processo

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. (Lei nº de 2009)- Parte 4. A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. (Lei nº de 2009)- Parte 4. A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade A sustentabilidade na Política Nacional de Mudança do Clima (Lei - Parte 4 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 6o São instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3024 Prefeitura Municipal de publica: Decisão Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº 036/2018 Objeto: contratação de empresa especializada na prestação de serviços de

Leia mais

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA

IMPUGNAÇÃO ADMINISTRATIVA COBRA TECNOLOGIA S.A Sr. Pregoeiro e demais membros da Comissão de Licitação. Referência: PREGÃO ELETRÔNICO- 20-2016-03-04 OBJETO: Registro de preços para aquisição de gaveteiros, armários, e mesas de

Leia mais

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor.

Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Parecer Jurídico nº 03/2014 Interessado: CAU/DF. Assunto: Dispensa de Licitação. Renovação do seguro de veículo automotor. Ementa: Renovação de seguro para veículos. Verificação de legitimidade. Subsunção

Leia mais

DANIEL BARBOSA LIMA FARIA-CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo (RS); 1ª edição: São Leopoldo (RS) 04/06/2009

DANIEL BARBOSA LIMA FARIA-CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo (RS); 1ª edição: São Leopoldo (RS) 04/06/2009 OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: Definição e características. DANIEL BARBOSA LIMA FARIA-CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo (RS); 1ª edição: São Leopoldo (RS) 04/06/2009 EMENTA: DIREITO TRIBUTÁRIO.

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 ASSEMBLÉIA GERAL. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ACIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. IMPRENSA OFICIAL.

Leia mais

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB Ao Exmo. Sr. Zenaldo Coutinho DD. Prefeito de Belém do Pará - PA Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB A empresa KOWAL ENGENHARIA AMBIENTAL ME, inscrita no CNPJ 27.409.076/0001-21,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de Amargosa 1 Sexta-feira Ano V Nº 1983 Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Decisão Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº 036/2017/SRP - Impugnante: ALS Desinsetizadora e

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO SPPE

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO SPPE REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO SPPE Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego Consórcio Social da Juventude do Distrito

Leia mais

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO

0c D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO 0c29.0.2.D-1 ILMA. SENHORA CORDENADORA DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS (CFN) CFN PROTOCOLOS- DATA5J..J25.JZI$ RESPONSAVEL REF.: CONCORRÊNCIA CFN N 1/2015 SANTA CLARA ENGENHARIA

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica:

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa 1 Sexta-feira Ano IX Nº 1647 Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa publica: Portaria SEMED Nº 002/2017 - Regulamenta os Critérios para a Distribuição da Carga

Leia mais

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica:

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto 1 Segunda-feira Ano X Nº 1237 Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Decisão da Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº064/2017- Objeto:Contratação

Leia mais

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO 1 RELATÓRIO DE JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO N.º 4101-3320/ /2014 1 2 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO REFERENTE AO CERTAME LICITATÓRIO, MODALIDADE CONCORRÊNCIA, DE Nº º. -02/2014,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ /

Prefeitura Municipal de Birigui Estado de São Paulo CNPJ / MANIFESTAÇÃO À RECURSO PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2013 De Acordo: Pedro Felício Estrada Bernabé Prefeito Municipal Birigui, 04 de julho de 2.013. OBJETO: Registro de preços para aquisição de baterias automotivas

Leia mais

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo Sumário Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo 1.1. O Direito Administrativo 1 1.1.1. Histórico e fontes 1 1.1.2. Conceito 6 1.1.3. A função administrativa 8 1.2. Regime Jurídico-Administrativo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA

PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA PRINCÍPIOS LICITATÓRIOS E A ECONOMICIDADE PUBLICA Maikon Jhonata Eugenio RESUMO :De forma objetiva o presente Resumo busca demonstrar de forma eficiente e objetiva os princípios basilares das licitações,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DECISÃO DO RECURSO ADMINISTRATIVO IMPETRADO CONTRA JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS. REFÊRENCIA: Processo nº 352/2017 Pregão SRP 033/2017 OBJETO: Registro de Preços para

Leia mais

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO

AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR JOSÉ MARIA BARBOSA FERREIRA PREGOEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO OESTE - RO PROCESSO Nº 909/2014 EDITAL Nº 12 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 06 DATA DO PREGÃO: 02/03/2015 ÁS

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010

DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 DECISÃO DE RECURSO AO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 02/2010 Recurso apresentado contra a classificação da empresa TEXAS INFORMÁTICA LTDA., como vencedora do LOTE 1/ITEM1, proposto

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

Prefeitura Municipal de Araci publica:

Prefeitura Municipal de Araci publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3514 Prefeitura Municipal de publica: Recurso Administrativo Pregão Presencial por Sistema de Registro de Preço nº 028/2018-OKEY MED Distribuidora de Medicamentos Hospitalares

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Política Nacional de Mudança do Clima- Lei nº 12.187 de 2009- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 1o Esta Lei institui a Política

Leia mais

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição

Prof. Gustavo Knoplock Manual de Direito Administrativo - 9ª edição TRECHO RETIRADO DO LIVRO MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO 9ª EDIÇÃO 2015 EDITORA GEN PROF. GUSTAVO KNOPLOCK 2.7.6. Organizações da Sociedade Civil OSC Em 2014 foi editada a Lei nº 13.019 (publicada no

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 2 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 3 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Leia mais

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis

O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE. Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis O GESTOR E AS COMPRAS PÚBLICAS PELA SUSTENTABILIDADE Conceitos e arcabouço jurídico das compras públicas sustentáveis Cenário Século passado com 1,5 bilhões de pessoas atividade agrícola, voltada basicamente

Leia mais

Procuradoria Municipal. Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013

Procuradoria Municipal. Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013 1 PARECER JURÍDICO Parecer nº. 6/2013 Requerente: Prefeito Municipal Objeto: Impugnação ao Edital Processo de Licitação Nº 40/2013, Pregão Presencial Nº 26/2013 Impugnante(a): Sociedade Desenvolvimento

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO - 2017/PMJ. PROCESSO Nº 8180/2017 - PMJ. 1.CONSULTA INTERESSADO: Secretaria Municipal de Urbanização, Transporte e Limpeza Urbana. ASSUNTO: Contratação por inexigibilidade de licitação

Leia mais

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO: 01.100.208/2016 MODALIDADE: CONVITE Nº 01.100.208/2016 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de coquetel para a Câmara Municipal, pelo período

Leia mais

Programa de Consolidação em Aprendizagem. - Licitações Sustentáveis - Discussão

Programa de Consolidação em Aprendizagem. - Licitações Sustentáveis - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Licitações Sustentáveis - Discussão Conceito de sustentabilidade, suas dimensões e diretrizes O conceito de sustentabilidade (desenvolvimento sustentável) O desenvolvimento

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE Rua Homero Alves, s/n, Vila do Príncipe, Caicó/RN, CEP: CNPJ(MF):

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE Rua Homero Alves, s/n, Vila do Príncipe, Caicó/RN, CEP: CNPJ(MF): Ref. Processo Licitatório SMSC/RN nº 1806060005 PREGÃO PRESENCIAL Nº 044/2018 Assunto: Contratação de serviços de castração com procedimentos cirúrgico em caninos e felinos, em machos e fêmeas, incluindo

Leia mais

PEÇA RECURSAL REFERENTE AO PREGÃO 024/2018.

PEÇA RECURSAL REFERENTE AO PREGÃO 024/2018. Rua 438, 401, Sl 01 Morretes Itapema/SC licitaaf@gmailcom FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) Avenida Tancredo Neves, 6731, Parque Tecnológico Itaipu, CEP 85867-900, Foz do Iguaçu, Estado

Leia mais

Obrigação Tributária: definição e características

Obrigação Tributária: definição e características Obrigação Tributária: definição e características Enviado por Daniel Barbosa Lima Faria Corrêia de Souza* Universo Tributário EMENTA: Direito Tributário. Obrigação Tributária. Conceito. Características.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO. Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO Curso: Engenharia Civil Campus: Osasco Disciplina: Gestão Econômica e Obras Públicas Versão: 2011 Notas de Aula 1 do Prof. Samir Tanios Hamzo 2 A Constituição Federal

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DE MINUTA DE DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 8. Art. 20, 4º, da Lei nº 10.973/2004, incluído pela Lei nº 13.243/2016

Leia mais

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N Caderno I

Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N Caderno I Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I 2 Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018 Edição N 1.213 Caderno I 3 Segunda-feira,

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SEMAD COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL Rua Siqueira Mendes no. 1359, Bairro: Centro 1 fone: 3751-2022 - MANIFESTAÇÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PREGÃO PRESENCIAL N 029/2016 PROCESSO: 12812016 PREGOEIRA: ERICKA FABIOLAA. DE DEUS. EMPRESA RECORRENTE:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de Mutuípe 1 Segunda-feira Ano Nº 2092 Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Extrato de Resultado de Licitação Pregão Presencial - Nº. 062-2017 - Objeto: Contratação de Pessoa Jurídica

Leia mais

RECURSO ADMINISTRATIVO

RECURSO ADMINISTRATIVO Desde 1996 ILMª SRA. PREGOEIRA DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC AR\RN COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO PRESIDENTE DA COMISSÃO.: SRª MARÍLIA PAIVA DE SOUZA CONCORRÊNCIA SESC AR\RN Nº 17\00013 - CC A EMPRESA

Leia mais

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País.

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. MEDIDA PROVISÓRIA N 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. Altera as

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIRU CNPJ Nº / EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 017/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2018

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIRU CNPJ Nº / EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 017/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2018 EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 017/2018 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO N O 113/2018 RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Ementa: Pedido de esclarecimentos. Requisitos legais e editalícios.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 1 ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 Davi Walter Musskopff 1 A eficiência na gestão dos recursos públicos sempre tem sido questão de ampla preocupação

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 04/2019

NOTA TÉCNICA nº 04/2019 NOTA TÉCNICA nº 04/2019 Brasília, 16 de janeiro de 2019. ÁREA: TÍTULO: AUTORA: Consórcios Públicos As aquisições de bens e serviços no âmbito dos consórcios públicos Joanni Aparecida Henrichs REFERÊNCIAS:

Leia mais

ATA DE ANÁLISE E JULGAMENTO A IMPUGNAÇÃO APRESENTADA PELA EMPRESA TELEFÔNICA BRASIL S/A, CHEGADA AO PREGÃO ELETRÔNICO 80/ PROCESSO 7.

ATA DE ANÁLISE E JULGAMENTO A IMPUGNAÇÃO APRESENTADA PELA EMPRESA TELEFÔNICA BRASIL S/A, CHEGADA AO PREGÃO ELETRÔNICO 80/ PROCESSO 7. ATA DE ANÁLISE E JULGAMENTO A IMPUGNAÇÃO APRESENTADA PELA EMPRESA TELEFÔNICA BRASIL S/A, CHEGADA AO PREGÃO ELETRÔNICO 80/2013 - PROCESSO 7.930/2013-SAAE DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: Diário Oficial do Município de Guanambi - Bahia Poder Executivo Ano VII Nº 938 26 de Maio de 2015 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: PORTARIAS PORTARIA Nº 028 DE 14 DE MAIO

Leia mais

Autor: DANIEL BARBOSA LIMA FARIA CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo; 1ª edição: São Leopoldo (RS) 13/05/2009

Autor: DANIEL BARBOSA LIMA FARIA CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo; 1ª edição: São Leopoldo (RS) 13/05/2009 1 DIREITO DE CERTIDÃO Autor: DANIEL BARBOSA LIMA FARIA CORRÊA DE SOUZA Procurador do Município de São Leopoldo; 1ª edição: São Leopoldo (RS) 13/05/2009 EMENTA: DIREITO CONSTITUCIONAL. Direito de certidão.

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Consumação Mínima: Incidência de ISS Daniel Barbosa Lima Faria Corrêa de Souza* 1. Hodiernamente, indaga-se a respeito da incidência ou não de ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Diário oficial da União Seção 1 - Nº 214, terça-feira, 8 de novembro de 2011 ATOS PODER EXECUTIVO DECRETO Nº 7.601, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011 Estabelece a aplicação de margem de preferência nas licitações

Leia mais

FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018

FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018 ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR LENOIR VARGAS FERREIRA CHAPECÓ ESTADO DE SANTA CATARINA CONVÊNIO Nº 2018TR000811 COTAÇÃO DE PREÇOS Nº 02/2018 PHILIPS MEDICAL SYSTEMS LTDA., empresa

Leia mais

ATA Nº EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS

ATA Nº EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS ATA Nº 1.670 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM- REGISTRO DE PREÇOS Ata de recebimento e abertura dos envelopes 01 contendo a proposta de preços e 02 contendo os documentos

Leia mais

Estado como Provedor de TI

Estado como Provedor de TI Aspectos controversos da participação do Estado como Provedor de TI Patrocínio Diamante Mediador: Cláudio Cruz Debatedores: Cristiano Heckert (SLTI/MPOG) Rodrigo Assumpção (Dataprev) Raul Colcher (ASSESPRO)

Leia mais

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB

Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB Ao Exmo. Sr. Zenaldo Coutinho DD. Prefeito de Belém do Pará - PA Ref.: Pedido de IMPUGNAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO 044/2018/SESAN/PMB A empresa KOWAL ENGENHARIA AMBIENTAL ME, inscrita no CNPJ 27.409.076/0001-21,

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO ASSUNTO: IMPUGNAÇÃO AO EDITAL MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2018 IMPUGNANTE: LOC-MAQ LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. A empresa LOC-MAQ LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Leia mais

IMPOSSIBILIDADE DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DE ENTIDADES DE ENSINO VISANDO À REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS

IMPOSSIBILIDADE DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DE ENTIDADES DE ENSINO VISANDO À REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS IMPOSSIBILIDADE DE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DE ENTIDADES DE ENSINO VISANDO À REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS Sávio de Faria Caram Zuquim(') Torna-se procedimento cada vez mais comum na

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2816 Prefeitura Municipal de publica: Resposta ao Pedido de Esclarecimento Edital de Licitação Nº 058/2018 Pregão Presencial Nº 021/2018 Processo Administrativo NO 328/2018

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ref.: Pedido de Recurso pela inabilitação técnica no Pregão Eletrônico n o 70/2012 Autor: 3A Marques e Nunes Comércio e Serviço de Instalações e Projetos Ltda. Em: 19/12/2012 Do Recurso ao Pregão: 1. Amparada

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Guilherme Hamada Direito Administrativo Aula 7 Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) II 1) Previsão constitucional XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços,

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 1. Objetivo O presente documento tem como objetivo regulamentar a execução da Política de Compras e Contratações da Confederação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.349, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010. Conversão da Medida Provisória nº 495, de 2010 Altera as Leis n os 8.666, de 21 de junho

Leia mais

Sustentabilidade e Direitos Humanos

Sustentabilidade e Direitos Humanos Sustentabilidade e Direitos Humanos Art. 3º, Lei nº 8.66693 e Decreto nº 7.74612 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade e Direitos Humanos LEI Nº 8.666/93 ART. 3º E O

Leia mais

ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL ANÁLISE À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Ref. PROCESSO Nº 23113.021201/2016-44 - Edital de Concorrência Pública nº 003/2017, divulgado no Diário Oficial da União nº. 104, seção 03, p. 45, em 01/06/2017 (fls. 870)

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

COMISSÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DA UFSC GT 3 FORMALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DE CATADORES

COMISSÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DA UFSC GT 3 FORMALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DE CATADORES COMISSÃO PARA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DA UFSC GT 3 FORMALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DE CATADORES Objetivo 4: Formalizar a atuação de cooperativas e associações Objetivo 4: Formalizar a atuação de cooperativas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA Art. 24. É dispensável a licitação: I para obras e serviços

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL/RS PREGÃO ELETRÔNICO: N 335/2017 ABERTURA: 08/11/2017 às 08:55 OBJETO: AQUISIÇÃO DE VEÍCULO ZERO KM, TIPO SEDAN PARA

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS

REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS REGULAMENTO DE COMPRAS E DE CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS A ASSOCIAÇÃO PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS PARA O SEMIÁRIDO (AP1MC), entidade sem finalidade econômica, fundada em 09 de maio de 2002 e qualificada

Leia mais

ATA N 03 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ATA N 03 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO ATA N 03 JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO: TOMADA DE PREÇOS Nº 0001006/2017 TIPO: Menor Preço DATA DO EDITAL: 26.12.2017 Errata de 03.01.2018 DATA ABERTURA HABILITAÇÃO: 18.01.2018, às 14h00min.

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0118004/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE PROFISSIONAL PARA PRESTAÇÃO

Leia mais