CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2016/PROCEA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2016/PROCEA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2016/PROCEA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC 1 O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC A Bolsa Permanência, criada através da Portaria do Ministério da Educação nº 389, de 9/5/2013, é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a, no mínimo, o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal. Ademais, os estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores também farão jus a bolsa de permanência durante os períodos de atividades pedagógicas formativas na IFES, a bolsa de permanência até o limite máximo de seis meses. 2 OBJETIVOS DO PROGRAMA I Viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; II Reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; III Promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico. 3 INSCRIÇÃO A inscrição será de fluxo contínuo e os alunos interessados deverão realizar o cadastro no Sistema de Gerenciamento de Bolsas, endereço: Após realizar o cadastro, os alunos do Campus de Porto Velho deverão entregar a documentação exigida na sala da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis PROCEA e os alunos do interior, nas Diretorias dos Campi.

2 4 DISCENTES QUE PODERÃO SE INSCREVER 4.1 Discentes matriculados em cursos graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições: I Possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio; II Não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar; III Ter assinado Termo de Compromisso; IV Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa Documentação necessária para comprovação do atendimento dos requisitos do Programa de Bolsa Permanência apresentar original e entregar cópia de toda a documentação exigida I Documentos de identificação (para fins de comprovação de identificação será aceito 01 (um) dos seguintes documentos): a) Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação; OU b) Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade; OU c) Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto; OU d) Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes; OU e) Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso; OU f) Passaporte emitido no Brasil; OU g) Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS); II Comprovantes de rendimentos (alunos de cursos integrais, exceto indígenas ou quilombolas). Deverão ser entregues os comprovantes de rendimentos do candidato e dos integrantes de seu grupo familiar. Para comprovação da renda devem ser apresentados documentos conforme o tipo de atividade. 1. Trabalhadores assalariados: a) Três últimos contracheques; b) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; c) Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS registrada e atualizada; d) CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica; e) Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS; f) Extratos bancários dos últimos três meses.

3 2. Atividade rural: a) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; b) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ, quando for o caso; c) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso; d) Extratos bancários dos últimos três meses da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; e) Notas fiscais de vendas. 3. Aposentados e pensionista: a) Extrato mais recente do pagamento de benefício; b) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; c) Extratos bancários dos últimos três meses. 4. Autônomos e profissionais liberais: a) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; b) Guias de Recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, quando for o caso; c) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso; d) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mesmo que não esteja assinada; e) Declaração de Comprovação de trabalhador autônomo, conforme modelo (Anexo I); f) Extratos bancários dos últimos três meses. 5. Sócios e dirigentes de empresas: a) Contracheques dos últimos três meses; b) Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição; c) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ; d) Extratos bancários dos últimos três meses da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas. 6. Rendimentos de aluguel: a) Quando houver, declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição; b) Extratos bancários dos últimos três meses; c) Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de Recebimentos. 7. Comprovante de pagamento ou recebimento de pensão alimentícia:

4 a) Decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia. 8. Declaração de não exercício de atividade remunerada: a) Declaração de não exercício de atividade remunerada (Anexo II) com firma reconhecida em cartório. III Comprovante de escolaridade Apresentar original e entregar cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio e, quando for o caso, também do comprovante de recebimento de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos referentes ao ensino médio cursados em instituição privada, emitido pela respectiva instituição. 4.2 Discentes Indígenas e Quilombolas que cumpram as seguintes condições: I - Ter assinado Termo de Compromisso; II - Ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa Documentação comprobatória da condição de estudante indígena e quilombola. I Documentação específica para o público indígena e quilombola: I. Autodeclaração do candidato; II. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 03 (três) lideranças reconhecidas; III. Declaração da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; e IV. Declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola. 5 OS DISCENTES CONTEMPLADOS COM A BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC DEVERÃO I. Entrar no endereço e inserir o CPF; II. Imprimir a tela que informa o n do benefício e o n do convênio BB. Se preferir, o aluno poderá somente anotar os números mencionados anteriormente; III. Dirigir-se à agência do Banco do Brasil que o mesmo indicou ao fazer seu cadastro no sistema, munido do número do benefício e do número do convênio BB, além da documentação básica exigida pelo banco (Carteira de Identidade e CPF); IV. Solicitar o saque da primeira parcela da bolsa e a emissão do cartão que será utilizado nos saques subsequentes.

5 6 RECURSOS 6.1 O recurso contra resultado preliminar da seleção será interposto em requerimento próprio (Anexo III), sendo obrigatória a identificação do candidato, número de matrícula, nome completo e CPF e as razões que fundamentam o referido recurso, devendo ser encaminhado ao assuntosestudantis@unir.br. 6.2 Julgado procedente o recurso, o candidato terá sua inclusão no Programa Bolsa Permanência do MEC em conformidade com a presente Chamada Pública. 7 DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1 O recebimento do benefício está condicionado à existência de dotação orçamentária anualmente consignada ao FNDE, devendo o Poder Executivo compatibilizar a quantidade de beneficiários com as dotações orçamentárias existentes, observados os limites de movimentação e empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira. 7.2 O recurso financeiro da Bolsa Permanência será pago diretamente pelo FNDE ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício. 7.3 O estudante beneficiado receberá um cartão magnético pessoal com o qual receberá os valores creditados mensalmente em seu favor, emitido pelo Banco do Brasil mediante solicitação do FNDE O Cartão deverá ser retirado pelo bolsista na agência por ele indicada no momento de seu cadastramento. 7.4 A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação poderá ser acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas, a exemplo da bolsa do Programa de Educação Tutorial PET, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, como também com os auxílios Moradia, Creche, Transporte e Alimentação da Assistência Estudantil existentes na UNIR, exceto o Auxílio Acadêmico (permanência da UNIR). 7.5 A PROCEA é a responsável pela análise da documentação e por homologar ou reprovar o cadastro do aluno no sistema de gerenciamento do Programa Bolsa Permanência do MEC. 7.6 Após a homologação da inscrição do aluno, a PROCEA aguardará o prazo de 15 dias para autorizar o pagamento da bolsa no sistema; 7.7 O sistema abre-se para autorização de pagamento de bolsas na segunda quinzena de cada mês, fechando-se no 26 dia do mesmo mês. 7.8 O pagamento da bolsa ocorre até o 20 dia do mês subsequente. 7.9 Para maiores esclarecimentos ou sanar dúvidas, contatar a PROCEA através do assuntosestudantis@unir.br ou pelos telefones (69) ou O discente também poderá obter mais informações acessando o endereço eletrônico do Programa Bolsa Permanência do MEC: permanencia.mec.gov.br O discente que omitir informações e/ou fraudar e/ou falsificar documentação terá sua solicitação indeferida ou será rescindido o Termo de Compromisso, se já contemplado, assegurada a ampla defesa, sem prejuízo das sanções administrativas e penais cabíveis O discente deverá comunicar imediatamente à PROCEA qualquer alteração ocorrida em sua situação socioeconômica e de seu grupo familiar.

6 7.13 Todas as informações referentes a esta Chamada Pública serão divulgadas no sítio oficial da PROCEA ( Os casos omissos ou excepcionais nesta Chamada Pública mediante requerimento escrito encaminhado à PROCEA, serão julgados por esta Pró-Reitoria. Porto Velho, 23 de março de Prof. Ms. Rubens Vaz Cavalcante Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis/PROCEA Port. N 394/GR de

7 ANEXO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS DECLARAÇÃO DE RENDA PARA TRABALHADORES AUTÔNOMOS Eu,, CPF nº RG, residente à Nº Bairro na cidade de declaro sob responsabilidade e penas da lei, que a RENDA MÉDIA MENSAL dos últimos três meses, é de R$ mensais, referente aos ganhos obtidos com meu trabalho autônomo em atividades (o que faz e onde). Estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes implicam, a qualquer tempo, no cancelamento do Programa Bolsa Permanência do MEC, se concedido, e obrigam a imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, além das medidas judiciais cabíveis. O Declarante acima é o: ( ) próprio candidato ( ) pai do candidato ( ) mãe do candidato ( ) irmã(o) do candidato ( ) cônjuge do candidato ( ) outro, identifique-o:, de de Assinatura do Declarante

8 ANEXO II MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA Eu,, CPF nº RG, residente à Nº Bairro, cidade. Declaro que não exerço nenhuma atividade remunerada e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes implicam, a qualquer tempo, no cancelamento do Auxílio ou Programa, se concedido, e obrigam a imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, além das medidas judiciais cabíveis., de de Assinatura do Declarante

9 ANEXO III MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS RECURSO CONTRA RESULTADO PRELIMINAR IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome: Campus: Matrícula: Nº de Inscrição do Formulário Eletrônico: Telefone: SOLICITAÇÃO Como candidato ao benefício Bolsa Permanência do MEC, venho requerer, em grau de recurso, revisão do meu processo de seleção pela(s) seguinte(s) justificativa(s):, de de Assinatura do candidato Obs: O preenchimento de todos os campos é obrigatório.

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS DOS ALUNOS QUE RECEBERÃO BOLSAS DE EXTENSÃO/CULTURA NA MODALIDADE AÇÃO AFIRMATIVA

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS DOS ALUNOS QUE RECEBERÃO BOLSAS DE EXTENSÃO/CULTURA NA MODALIDADE AÇÃO AFIRMATIVA ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA FINS COMPROBATÓRIOS DOS ALUNOS QUE RECEBERÃO BOLSAS DE EXTENSÃO/CULTURA NA MODALIDADE AÇÃO AFIRMATIVA I. DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO: Para fins de comprovação

Leia mais

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 006/2016

EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 006/2016 Av. Itália, Km 8, Cep. 96201-900-Fone (53)32935084/3233.6930 EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 006/2016 PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA/MEC EDITAL FURG/PRAE A Universidade Federal do Rio Grande - FURG, através

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL DE FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA AUXÍLIO-FORMAÇÃO Nº 02/2018 O diretor-geral do campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL DE FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA AUXÍLIO FORMAÇÃO Nº 02/2017 O Diretor do Campus Fortaleza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2016/PROCEA

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2016/PROCEA CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2016/PROCEA AUXÍLIO FINANCEIRO PARA PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM EVENTOS 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida,

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 O candidato que concluir a inscrição para bolsa remanescente deverá entregar

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR Processo seletivo PROUNI 2017.1 2ª Chamada Quando: 20 a 24 de fevereiro de 2017 Onde: Central de Atendimento da UNDB Quem: Alessandra e Denis Horário de Atendimento: Somente de Segunda a Sexta 09h às 18h

Leia mais

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

Documentação PROUNI 2018

Documentação PROUNI 2018 Documentação PROUNI 2018 Documentação a ser apresentada pelo candidato e TODOS os membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. TRAZER ORIGINAIS E COPIAS DOS TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni solicitar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR O coordenador do Prouni deve pedir, salvo em caso de dúvida, somente um dos seguintes comprovantes de identificação: Carteira

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

ProUni - UniCarioca Julho/2013

ProUni - UniCarioca Julho/2013 ProUni - UniCarioca Julho/2013 DOCUMENTOS Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador

Leia mais

05 a 13 de julho de 2012.

05 a 13 de julho de 2012. COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES, 1ª CHAMADA DO PROUNI 2012/2: 05 a 13 de julho de 2012. Documentação: Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL AUXÍLIO ÓCULOS ANO 2018 O auxílio óculos destina-se a custear as despesas dos estudantes com óculos

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni pedir

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL PROEXT Nº 06/2013

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL PROEXT Nº 06/2013 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL PROEXT Nº 06/2013 Edital de abertura do processo para a concessão de bolsas de permanência a estudantes da graduação

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA!

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA! RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Documentação Os documentos devem ser enviados pelos pré-selecionados, após a inscrição para a FAEL, no prazo definido no Cronograma do Processo Seletivo do ProUni 1º Semestre/2013

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2017 - Período para manifestação de interesse em lista de espera: dias 07 e 08 de março/17,

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI 2018.1 Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador

Leia mais

FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES.

FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES. FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES. ATENÇÃO: Deverão ser apresentados os documentos originais munido de cópias simples ou copias autenticada em cartório. A documentação

Leia mais

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC)

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC) ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) FACULDADE - IES 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 EDITAL DRG/PTB Nº17/2017, 25 DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a abertura de CHAMADA PÚBLICA para preenchimento da vaga remanescente L1 do processo seletivo do 2º semestre 2017 para o curso superior de

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM Edital Nº 02 2013 SEGUNDO SEMESTRE Processo Seletivo do PROBEM - Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino

Leia mais

PROGRAMA CARTAS DO RIO A RUA. CHAMADA n.01/2018- Seleção de Bolsistas de Extensão

PROGRAMA CARTAS DO RIO A RUA. CHAMADA n.01/2018- Seleção de Bolsistas de Extensão FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRO-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA PIBEC NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE

Leia mais

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 A DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS, no uso das suas atribuições regimentais. Conforme Ministério da Educação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2017 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO AUXÍLIO ÓCULOS

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO AUXÍLIO ÓCULOS PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO AUXÍLIO ÓCULOS O diretor de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus de Fortaleza, torna público que estão abertas

Leia mais

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar,

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar, No processo de comprovação das informações o estudante deverá apresentar, a critério do coordenador do Prouni, original e fotocópia dos seguintes documentos: I - documento de identificação próprio e dos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos em lista de espera - ProUni 2018 - Nos dias 21 e 22 de março/18, TODOS os candidatos que manifestaram interesse na lista

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos 1. Documentos de Identificação e Comprovantes Os documentos abaixo relacionados podem

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos Sumá rio 1. Documentos de Identificação e Comprovantes... 2 2. Documentos do Ensino Médio...

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni

DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER ENTREGUE NA FASE DE COMPROVAÇÃO: ProUni Comparecer no Setor de Apoio ao Aluno (SAA) da unidade em que foi pré-selecionado na data e horário agendado, com todas as cópias e originais

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 1) DOCUMENTOS GERAIS (para todos os candidatos) Na Confirmação de Vaga, o candidato deverá entregar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS São Paulo, 22 de agosto de Edital nº 015/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A Associação Brasileira de Educação e Cultura - ABEC, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA Para preenchimento do ingressante/discente Nome: CPF: Matrícula: Inscrição: Câmpus: Turno: Curso: Solicito análise das informações prestadas

Leia mais

COMUNICADO PROAE PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA PBP

COMUNICADO PROAE PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA PBP COMUNICADO PROAE PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA PBP Informamos que a PROAE constatou a existência, na Universidade Federal da Bahia, de mais 26 (vinte e seis) cursos com carga horária igual ou superior a 5

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira abaixo

Leia mais

3ª Chamada da Lista de Espera - SiSU

3ª Chamada da Lista de Espera - SiSU ATENÇÃO: O cadastro/matrícula para os cursos dos Campi I (João Pessoa), II (Areia), III (Bananeiras) e IV (Mamanguape e Rio Tinto), será realizado em João Pessoa- PB, no hall da CODESC. SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES Campus Baturité EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor do campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo;

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo; ANEXO II Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o responsável legal/financeiro deverá apresentar

Leia mais

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR I - PARA O CANDIDATO (XÉROX E ORIGINAL) II - I - Comprovação de conclusão de todo Ensino Médio em escola da rede pública. Histórico Escolar; Declaração

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS Jaraguá do Sul, 22 de agosto de 2017 Edital nº 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A UNIÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Portaria Nº 389, de 09 de maio de 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Portaria Nº 389, de 09 de maio de 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Portaria Nº 389, de 09 de maio de 2013 Cria o Programa de Bolsa Permanência e dá outras providências; O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, considerando

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016.

ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016. ERRATA DO EDITAL Nº 04/2016, DE 27 DE JUNHO DE 2016. A DIRETORIA- GERAL DO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, torna pública a presente retificação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2019

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2019 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Rua Jorge Dumar, 1703 - Bairro Jardim América - CEP 60410-426 - Fortaleza - CE - www.ifce.edu.br EDITAL Nº 1/2019 DG-ACO/ACOPIARA-IFCE EDITAL

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS Nº 03/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS Nº 03/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS ESTUDANTIS Nº 03/2017 O Diretor do Campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga, pelo

Leia mais

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA)

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA) ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA MENSAL PER CAPITA IGUAL OU INFERIOR A 1,5 SALÁRIO-MÍNIMO (TERMO DE COMPROVAÇÃO DE RENDA) Eu,, portador(a) do CPF:, aprovado(a) dentro das vagas reservadas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 O Diretor Geral do Campus de Fortaleza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

EDITAL Nº 16/2019 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-MORADIA AOS ESTUDANTES ANEXO I

EDITAL Nº 16/2019 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-MORADIA AOS ESTUDANTES ANEXO I EDITAL Nº 16/2019 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO-MORADIA AOS ESTUDANTES ANEXO I DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DA SITUAÇÃO DE EMPREGO E RENDA OBSERVAÇÃO: Deverão ser

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

7ª Chamada do PSS 2013; 5ª Chamada da Reopção de Curso PSS 2013; 3ª Chamada Reopção de Curso Gastronomia PSS 2013

7ª Chamada do PSS 2013; 5ª Chamada da Reopção de Curso PSS 2013; 3ª Chamada Reopção de Curso Gastronomia PSS 2013 ATENÇÃO: O cadastro/matrícula para os cursos dos Campi I (João Pessoa), II (Areia), III (Bananeiras) e IV (Mamanguape e Rio Tinto), será realizado em João Pessoa- PB, no hall da CODESC. SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO ATENÇÃO: O cadastro/matrícula para os cursos dos Campi I (João Pessoa), II (Areia), III (Bananeiras) e IV (Mamanguape e Rio Tinto), será realizado em João Pessoa- PB, no auditório da Reitoria. SERVIÇO

Leia mais

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA

REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA REQUERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR BRUTA PER CAPITA (Para preenchimento do candidato) Eu, CPF, inscrição (para candidato aprovado) matrícula nº, turno do curso, câmpus, solicito análise das

Leia mais

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015 CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS DO CAMPUS MANAUS CENTRO 2º SEMESTRE 2015 EDITAL/CURSO/FORMA/MODALIDADE DATA HORÁRIO LOCAL EDITAL 05/2015 CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE 20,21 e 22 de JULHO (1ª Chamada) 8h às 17h SALA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CAMPUS DE ACOPIARA EDITAL N /DI

PROCESSO SELETIVO CAMPUS DE ACOPIARA EDITAL N /DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSOS PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017, DE 22 DE MARÇO DE Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso de Licenciatura em Química.

EDITAL Nº 04/2017, DE 22 DE MARÇO DE Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso de Licenciatura em Química. EDITAL Nº 04/2017, DE 22 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso de Licenciatura em Química. O Diretor Geral do Campus Paulistana do Instituto Federal de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 O Diretor do Campus de Paracuru, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD FEAD Faculdade de Estudos Administrativos de MG FEAD Faculdade de Estudos Superiores de MG CANDIDATOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 18, 23 de novembro de 2015. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis substituta, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor Geral do campus de Maracanaú, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas *A instituição optou por manter as ações afirmativas próprias na lista de espera. OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER APRESENTADOS

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 003/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 003/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 003/2017 O Diretor do Campus Jaguaribe, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

Para os cursos Técnico Subsequente além dos documentos listados no item 3.1. é necessária a apresentação do certificado e histórico do ensino médio.

Para os cursos Técnico Subsequente além dos documentos listados no item 3.1. é necessária a apresentação do certificado e histórico do ensino médio. 1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA: 1.1 Vagas Ampla Concorrência a. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente; b. Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente

Leia mais

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR

PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PROUNI DOCUMENTOS DO CANDIDATO E DO GRUPO FAMILIAR PARA O CANDIDATO (XEROX e Original) I - Comprovação de conclusão de todo Ensino Médio em escola da rede pública. Histórico Escolar; Declaração escolar

Leia mais

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5.1 - Ampla concorrência: Documentos para matrícula Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte

Leia mais

4. DAS MODALIDADES DE AUXÍLIOS

4. DAS MODALIDADES DE AUXÍLIOS PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXILIO MORADIA/ PORTO VELHO EDITAL Nº 06/ 2012 / PROCEA

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXILIO MORADIA/ PORTO VELHO EDITAL Nº 06/ 2012 / PROCEA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCEA DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE Campus UNIR, BR-364, KM

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR RELAÇÃO DOCUMENTAL PARA REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR o Cópia da Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos

Leia mais

ANEXO 01 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A CONFIRMAÇÃO DA VAGA/MATRÍCULA

ANEXO 01 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A CONFIRMAÇÃO DA VAGA/MATRÍCULA ANEXO 01 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A CONFIRMAÇÃO DA VAGA/MATRÍCULA A) Ampla Concorrência: DOCUMENTOS (ORIGINAL E CÓPIA) Carteira de identidade Título de eleitor ;. Duas fotografias 3x4, iguais e recentes;

Leia mais

Lista dos pré-selecionados para 2º CHAMADA - KENNEDY PROUNI Programa Universidade Para Todos 2_2016

Lista dos pré-selecionados para 2º CHAMADA - KENNEDY PROUNI Programa Universidade Para Todos 2_2016 Lista dos pré-selecionados para 2º CHAMADA - KENNEDY PROUNI Programa Universidade Para Todos 2_2016 O candidato pré-selecionado deverá comparecer munido das Originais e Cópias (XEROX) da documentação abaixo

Leia mais

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: ANEXO VI - DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA: 1. AMPLA CONCORRÊNCIA E VAGAS RESERVADAS ENSINO TÉCNICO CONCOMITANTE a) Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Fundamental e atestado de matrícula

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS EDTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS EDTUDANTIS EDITAL Nº 22, 22 de novembro de 2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A Pró-Reitora adjunta de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais, estatutárias

Leia mais

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO-IFCE/PBP 1. INFORMAÇÕES DO DISCENTE: Nome: Identidade: Endereço: CPF: Fones: Cel: Bairro: Cidade: CEP: Estado: Data Nascimen

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO-IFCE/PBP 1. INFORMAÇÕES DO DISCENTE: Nome: Identidade: Endereço: CPF: Fones: Cel: Bairro: Cidade: CEP: Estado: Data Nascimen Instruções sobre o Programa Bolsa Permanência (PBP) Definição do Programa: É um auxílio financeiro do Governo Federal que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, etnorraciais e contribuir

Leia mais

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI. 1 - Documentos de Escolaridade do Candidato (exclusivo para o candidato):

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI. 1 - Documentos de Escolaridade do Candidato (exclusivo para o candidato): Atenção Candidato! DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI Na Fase de Comprovação você deverá apresentar cópia, acompanhada dos documentos originais abaixo solicitados. Para

Leia mais

LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP IFSP CÂMPUS CAPIVARI LISTA DE ESPERA SISU DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018 CURSO AMPLA L1 L2 L3 L4 L5 L6 L7 L8 L9 L10 L11 L12 L13 L14 TOTAL

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os estudantes selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA(Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) do UniFOA para validação das informações,

Leia mais

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 031 / 2016

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 031 / 2016 PORTARIA DE CREDENCIAMENTO Nº 717 DE 29/05/2012 (PUBLICADA EM 30/05/2012) PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 031 / 2016 A DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS,

Leia mais

ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I- DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS)

ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS) ANEXO IV DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (PARA TODOS OS CANDIDATOS) a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; c) Certidão de nascimento

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA ANEXO III DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA PARA TODOS OS CANDIDATOS a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente; c) Certidão de nascimento ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO Projeto de Extensão Hortas Escolares Promovendo a Educação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS EDTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDDE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS EDTUDANTIS EDITAL Nº 10, 18 de junho de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais,

Leia mais

Documentos para calouros cotistas

Documentos para calouros cotistas Documentos para calouros cotistas O estudante que optou por reserva de vagas (Lei de Cotas) deverá além da apresentação dos documentos acima descritos, apresentar documentação comprovatória de renda e/ou

Leia mais

Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula.

Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula. Os candidatos aprovados devem comparecer para a matrícula respeitando o cronograma e a documentação exigida para matrícula. DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA (TODOS OS CANDIDATOS): a) Certificado de Conclusão

Leia mais