Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis"

Transcrição

1 Os recentes Provimentos do CNJ relativos ao Registro de Imóveis Vander Zambeli Vale Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Betim

2 Compete ao CNJ : CRIAÇÃO DO CNJ PELA EMENDA 45/2004 COMPETÊNCIA REGULAMENTAR Art. 103-B, 4º, I e III. I - zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências; III - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público (...)

3 PROVIMENTO Nº 47, DE 19 DE JUNHO DE 2015 Estabelece diretrizes gerais para o sistema de registro eletrônico de imóveis.

4 PROVIMENTO Nº 47, DE 19 DE JUNHO DE 2015 O sistema de registro eletrônico de imóveis deverá ser implantado e integrado por todos os oficiais de registro de imóveis de cada Estado e do Distrito Federal e dos Territórios (Art. 2º)

5 CENTRAIS DE SERVIÇOS ELETRÔNICOS COMPARTILHADOS O intercâmbio de documentos eletrônicos e de informações entre os ofícios de registro de imóveis, o Poder Judiciário, a Administração Pública e o público em geral estará a cargo de centrais de serviços eletrônicos compartilhados que se criarão em cada um dos Estados e no Distrito Federal (Art. 3º) As centrais de serviços eletrônicos compartilhados serão criadas pelos respectivos oficiais de registro de imóveis, mediante ato normativo da Corregedoria Geral de Justiça local ( 1º, Art. 3º)

6 FUNCIONAMENTO DAS CENTRAIS As centrais de serviços eletrônicos compartilhados conterão indicadores somente para os ofícios de registro de imóveis que as integrem ( 4º, Art. 3º) As centrais de cada Estado e DF coordenar-se-ão entre si para que se universalize o acesso ao tráfego eletrônico e se prestem os mesmos serviços em todo o País ( 5º, Art. 3º).

7 FUNCIONAMENTO DAS CENTRAIS Todas as solicitações feitas por meio das centrais serão enviadas ao ofício de registro de imóveis competente, que será o único responsável pelo processamento e atendimento (Art. 4º) Os documentos eletrônicos apresentados aos ofícios de registro de imóveis, ou por eles expedidos, serão assinados com uso de certificado digital (art. 5º). Os livros do registro de imóveis serão escriturados e mantidos segundo a Lei n , de 31 de dezembro de 1973, sem prejuízo da escrituração eletrônica em repositórios registrais eletrônicos (art. 6º)

8 VEDAÇÕES AOS REGISTROS DE IMÓVEIS - recepcionar ou expedir documentos eletrônicos por ou serviços postais ou de entrega; - postar ou baixar (download) de documentos eletrônicos e informações em sites que não sejam os das respectivas centrais de serviços eletrônicos compartilhados; e - prestar os serviços eletrônicos diretamente ou por terceiros, em concorrência com as centrais de serviços eletrônicos compartilhados, ou fora delas( Art. 8º)

9 Prazos Os serviços eletrônicos compartilhados passarão a ser prestados a partir de 19/06/2016. A partir da data acima todos os cartórios de Registro de Imóveis deverão estar aptos para receber documentos eletrônicos.

10 PROVIMENTO Nº 45, DE 13 DE MAIO DE 2015 Trata dos novos Livros obrigatórios para notários e registradores.

11 Novos Livros Obrigatórios para os Serviços Notariais e de Registros: a) Visitas e Correições; b) Diário Auxiliar da Receita e da Despesa; c) Controle de Depósito Prévio,

12 RESPONSABILIDADE DO DELEGATÁRIO Com exceção do Livro de Visitas e Correições, a responsabilidade pela escrituração dos demais livros é de responsabilidade direta do delegatário, ainda quando escriturado por um seu preposto. (Art. 3º) LIVRO DE VISITAS E CORREIÇÕES O Livro de Visitas e Correições será escriturado pelas competentes autoridades judiciárias fiscalizadoras e conterá 100 páginas, respondendo o delegatário pela guarda e integridade do conjunto de atos nele praticados (Art. 3º, Parágrafo único).

13 LIVRO DE CONTROLE DE DEPÓSITO PRÉVIO Os delegatários manterão Livro de Controle de Depósito Prévio, no qual deverão ser lançados o número do protocolo, a data do depósito, o valor depositado, a data de sua conversão em emolumentos, ou a data da devolução do valor depositado, quando o ato não for praticado (art. 4º) Poderá ser escriturado apenas eletronicamente, a critério do delegatário, mas será impresso sempre que a autoridade judiciária competente assim o determinar, sem prejuízo da manutenção de cópia atualizada em sistema de backup ou outro método hábil para sua preservação (art. 4º, parágrafo único).

14 LIVRO DIÁRIO AUXILIAR Deve ser adotado o modelo usual para a forma contábil e terá suas folhas divididas em colunas para anotação da data, da discriminação da receita e da despesa, do valor respectivo, devendo, quando impresso em folhas soltas, encadernar-se tão logo encerrado(art. 5º) A receita deve ser lançada no dia da prática do ato, discriminando-se sucintamente, de modo a possibilitar-lhe identificação com a indicação do número do protocolo(art. 6º).

15 DIA DA PRÁTICA DO ATO Para os serviços de registros de imóveis, o dia da prática do ato para fins de lançamento da receita é o dia do registro ( 1º, art. 6º)

16 RECEITAS A SEREM LANÇADAS Apenas os emolumentos dos atos efetivamente praticados devem ser lançados na coluna das receitas. Não são lançados o RECOMPE e a TFJ ( 3, art. 6 )

17 VEDAÇÃO DE COBRANÇA PARCIAL E DE NÃO COBRANÇA É vedada a prática de cobrança parcial ou de não cobrança de emolumentos, ressalvadas as hipóteses de isenção, não incidência ou diferimento previstas na legislação específica (Art. 7º) DATA BASE E NATUREZA DAS DESPESAS As despesas serão lançadas no dia em que se efetivarem e sempre deverão resultar da prestação do serviço delegado, sendo passíveis de lançamento no Livro Diário Auxiliar todas as relativas a investimentos, custeio e pessoal (Art. 8º)

18 TIPOS DE DESPESAS 1. locação de bens móveis e imóveis utilizados para a prestação do serviço, incluídos os destinados à guarda de livros, equipamentos e restante do acervo da serventia; 2. contratação de obras e serviços para a conservação, ampliação ou melhoria dos prédios utilizados para a prestação do serviço público; 3. contratação de serviços, os terceirizados inclusive, de limpeza e de segurança; 4. aquisição de móveis, utensílios, eletrodomésticos e equipamentos mantidos no local da prestação do serviço, incluídos os destinados ao entretenimento dos usuários que aguardem a prestação do serviço e os de manutenção de refeitório; 5. aquisição ou locação de equipamentos (hardware), de programas (software) e de serviços de informática, incluídos os de manutenção prestados de forma terceirizada;

19 TIPOS DE DESPESAS 6. formação e manutenção de arquivo de segurança; 7. aquisição de materiais utilizados na prestação do serviço, incluídos os utilizados na manutenção das instalações; 8. Plano de saúde individual ou coletivo em favor dos prepostos e seus dependentes legais, assim como do titular da delegação e seus dependentes legais, caso se trate de plano coletivo em que também incluídos os prepostos do delegatário; 9. despesas trabalhistas com prepostos, incluídos FGTS, vale alimentação, vale transporte e quaisquer outros valores que lhes integrem a remuneração, além das contribuições previdenciárias;

20 TIPOS DE DESPESAS 10. custeio de cursos de aperfeiçoamento técnico ou formação jurídica fornecidos aos prepostos ou em que regularmente inscrito o titular da delegação, desde que voltados exclusivamente ao aprimoramento dos conhecimentos jurídicos, ou, em relação aos prepostos, à melhoria dos conhecimentos em sua área de atuação; 11. o valor que for recolhido a título de Imposto Sobre Serviço ISS devido pela prestação do serviço extrajudicial, quando incidente sobre os emolumentos percebidos pelo delegatário; 12. o valor de despesas com assessoria jurídica para a prestação do serviço extrajudicial; 13. o valor de despesas com assessoria de engenharia para a regularização fundiária e a retificação de registro.

21 PRAZO DE ARQUIVAMENTO DOS DOCUMENTOS 5 anos ou prazo maior previsto em legislação específica (parágrafo único, art. 8º)

22 BALANÇO ANUAL Ao final de cada exercício será feito o balanço anual, com a indicação da receita, da despesa e do líquido mês a mês, e apuração do saldo positivo ou negativo do período (Art. 10). VISTO DO DIRETOR DO FORO Anualmente, até o décimo dia útil do mês de fevereiro, o Livro Diário Auxiliar será visado pela autoridade judiciária competente, que determinará, sendo o caso, as glosas necessárias, podendo, ainda, ordenar sua apresentação sempre que entender conveniente (Art. 11).

23 TETO PARA OS INTERINOS As normas deste Provimento 45 aplicam-se aos designados para responder interinamente por serventias vagas (Art. 13) Os interinos lançarão no Livro Diário Auxiliar o valor da renda líquida excedente a 90,25% dos subsídios de Ministro do Supremo Tribunal Federal que depositarem à disposição do Tribunal de Justiça correspondente, indicando a data do depósito e a conta em que realizado, observadas as normas editadas para esse depósito pelo respectivo Tribunal (inciso I, art. 13)

24 VEDAÇÕES AOS INTERINOS Aos interinos é defeso contratar novos prepostos, aumentar salários dos prepostos já existentes na unidade, ou contratar novas locações de móveis, imóveis, equipamentos ou de serviços, que possam onerar a renda da unidade vaga de modo continuado, sem a prévia autorização do Tribunal a que estiver afeta a unidade do serviço (inciso II, art. 13) Todos os investimentos que comprometam a renda da serventia vaga deverão ser objeto de projeto a ser encaminhado para a aprovação do Tribunal de Justiça competente (inciso III, art. 13)

25 INFORMAÇÕES AO CNJ Os responsáveis interinamente pelas unidades vagas lançarão no sistema "Justiça Aberta", em campos específicos criados para essa finalidade, a soma semestral dos valores que depositarem mensalmente na conta indicada pelo respectivo Tribunal de Justiça.

26 PROVIMENTO Nº 43, DE 17 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre o arrendamento de imóvel rural por estrangeiro.

27 NECESSIDADE DE ESCRITURA PÚBLICA Os contratos de arrendamento de imóvel rural serão necessariamente formalizados por escritura pública, quando celebrados por: I - pessoa física estrangeira residente no Brasil; II - pessoa jurídica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil; III - pessoa jurídica brasileira da qual participe, a qualquer título, pessoa estrangeira física ou jurídica que resida ou tenha sede no exterior e possua a maioria do capital social. ( Art. 1º)

28 REQUISITOS DA ESCRITURA PÚBLICA Na lavratura de escritura pública relativa a arrendamento de imóvel rural por estrangeiro, os Tabeliães observarão as exigências e os limites previstos no art. 23 da Lei nº 8.629/1993, na Lei 5709/71, bem como os requisitos formais previstos nos artigos 92 e seguintes do Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964, regulamentada pelo Decreto nº /1966), e os requisitos gerais previstos art. 215 do Código Civil ( 1º, art. 1º).

29 AUTORIZAÇÃO DO INCRA Será exigida a autorização do INCRA-, mediante requerimento do interessado em arrendar imóvel rural, nas hipóteses previstas no Decreto /74. (Art. 2º) O prazo de validade da autorização do INCRA é de 30 (trinta) dias, período em que deverá ser lavrada a escritura pública, seguindo-se o registro obrigatório na Circunscrição da situação do imóvel, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da lavratura do instrumento público. ( 1º, Art. 2º)

30 REGISTRO DO CONTRATO NO RI Os Cartórios de Registro de Imóveis registrarão os contratos de arrendamento de imóvel rural celebrados por estrangeiros e equiparados no Livro de Registro de Aquisição de Imóveis Rurais por Estrangeiros, nos termos do art. 15 do Decreto nº /1974 (Art. 3º). Deve haver o registro também na matrícula do imóvel. Os registros relativos a imóveis situados em comarcas ou circunscrições limítrofes serão feitos em todas elas, devendo constar dos registros esta circunstância ( 1º, Art. 3º)

31 INFORMAÇÕES TRIMESTRAIS AO INCRA E Á CORREGEDORIA Trimestralmente, os Oficiais de Registro de Imóveis deverão remeter à Corregedoria e ao INCRA informações sobre os atos praticados relativos ao arrendamento de imóvel rural por pessoa estrangeira ou equiparada (Art. 4º)

32 Considerações finais. OBRIGADO!

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA!

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! Por Daniel Lago Rodrigues Curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias Escola Nacional de Registradores - IRIB 15 de maio de 2017 EMOLUMENTOS O QUE SÃO COMPOSIÇÃO

Leia mais

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA!

LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! LIVRO DIÁRIO &! LIVRO CAIXA! Por Daniel Lago Rodrigues Curso de Iniciação nas Atividades Registrais Imobiliárias Escola Nacional de Registradores - IRIB 03 de junho ee 2017 EMOLUMENTOS O QUE SÃO COMPOSIÇÃO

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ

PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ PROVIMENTO Nº. 30/2013-CGJ Disciplina a manutenção e escrituração de Livro Diário Auxiliar pelos titulares de delegações e pelos responsáveis interinamente por delegações vagas do serviço extrajudicial

Leia mais

Destinatário: Notarial Editor. Advogado Militante(s): Rogério Nahas Grijó OAB/SP 225.096. Objeto: Parecer sobre o Provimento 34/2013 do Conselho Nacional de Justiça e suas implicações nas rotinas dos Notários

Leia mais

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS XV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO NATAL - RN O SISTEMA TRIBUTÁRIO APLICÁVEL AOS SERVIÇOS DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS PAINEL TRIBUTÁRIO Rubens Harumy Kamoi rubens@gruposerac.com.br

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 22/2008 EMENTA. Disciplina a investidura nos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Pernambuco e dá outras providências.

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC

REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC REGISTRO DE IMÓVEIS COMARCA DE XAXIM - SC MANUAL DO USUÁRIO INOVAÇÕES E MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PUBLICIDADE AUTENTICIDADE SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 172,23 54,17 226,40. 2 Ata notarial 57,38 18,04 75,42 Tabela de Emolumentos / 2010 Anexo da Portaria nº1009 /CGJ/2009 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro

REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Modernização do REGISTRO DE IMÓVEIS brasileiro Sérgio Jacomino Modernização do Registro de Imóveis brasileiro e-folivm comissão especial para a gestão documental do Foro Extrajudicial e-ri - Registro Eletrônico

Leia mais

Caxias do Sul, novembro de 2016

Caxias do Sul, novembro de 2016 www.cri-rs.com.br Caxias do Sul, novembro de 2016 Comissão de Registro Eletrônico Colégio Registral Dr. Adriano Damásio - Herval; Dr. Cassiano Teló de Lima - Soledade; Dr. Cláudio Nunes Grecco - Bom Retiro

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 175,32 55,14 230,46. 2 Ata notarial 58,41 18,36 76,77 Tabela de Emolumentos / 2009 Anexo da Portaria nº 639/CGJ/2008 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul, integrada pelo

Leia mais

TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS

TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS TRIBUTAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS Vander Zambeli Vale Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Betim Fiscalização Autuações da Receita Federal Cruzamento de dados Cobrança dos últimos

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição:

Leia mais

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018.

CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. CNJ - Prov. n. 72/18 - Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas protestadas PROVIMENTO N. 72, DE 27 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre medidas de incentivo à quitação ou à

Leia mais

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável:

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição: Horário da

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015.

Edição nº 174/2015 Brasília - DF, terça-feira, 29 de setembro de Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Corregedoria PORTARIA Nº 19, DE 28 DE SETEMBRO DE 2015. Designação da Juíza Soníria Rocha Campos D?Assunção, para exercer a Coordenação do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais,

Leia mais

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 157 Alteram-se os procedimentos para os registros dos atos nos Serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Tabelionato de Notas. O Desembargador LEONARDO LUSTOSA, Corregedor- Geral

Leia mais

PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017

PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017 PROVIMENTO 45/2017 PROVIMENTO CGJ Nº 45/2017 Institui e regulamenta a implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) no Estado do Rio de Janeiro. O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

A regulamentação do registro eletrônico pelo Poder Judiciário

A regulamentação do registro eletrônico pelo Poder Judiciário 1º Seminário Nacional Elvino Silva Filho Tema II A regulamentação do registro eletrônico pelo Poder Judiciário Sérgio Jacomino Josué Modesto Passos 11/09/2015 As diretrizes da diretriz Eixos do Prov. 47/2015

Leia mais

PROVIMENTO Nº 34. O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA em substituição, no uso de suas atribuições legais e constitucionais;

PROVIMENTO Nº 34. O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA em substituição, no uso de suas atribuições legais e constitucionais; PROVIMENTO Nº 34 Disciplina a manutenção e escrituração de Livro Diário Auxiliar pelos titulares de delegações e pelos responsáveis interinamente por delegações vagas do serviço extrajudicial de notas

Leia mais

Coordenação Nacional. Introdução

Coordenação Nacional. Introdução REGISTRO DE IMÓVEIS Coordenação Nacional Introdução DEFINIÇÃO. Registro de imóveis é a atividade de organização técnica e administrativa destinado a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia

Leia mais

REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS

REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS REGISTRO ELETRÔNICO DE IMÓVEIS FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS 1º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, capital. Presidente da ARISP Diretor de Informática e Tecnologia do IRIB Membro da Academia Brasileira

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário

Leia mais

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia:

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DE DÍVIDA Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição:

Leia mais

1. Retirada de pró-labore: Escrituração no livro-diário e GFIP com comprovação de sua transmissão.

1. Retirada de pró-labore: Escrituração no livro-diário e GFIP com comprovação de sua transmissão. ANEXO II RESOLUÇÃO CFC N.º 1.364/2011 RELAÇÃO RESTRITA DOS DOCUMENTOS QUE SERVEM PARA FUNDAMENTAÇÃO DA EMISSÃO DA DECORE, DE ACORDO COM A NATUREZA DE CADA RENDIMENTO Quando o rendimento for proveniente

Leia mais

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA

REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA REGISTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS PARA PROTESTO Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição:

Leia mais

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF - cuja finalidade é gerenciar banco de dados com informações

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, Belo Horizonte 2015 No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula,

Leia mais

PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO

PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DO REGISTRO CIVIL BRASILEIRO Tel.:(51)3029-9909 - http://www.arpenbrasil.org.br - Página 1 As propostas de sustentabilidade foram apresentadas e discutidas em reunião

Leia mais

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA NÚCLEO IV - SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA NÚCLEO IV - SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS RELATÓRIO DE CORREIÇÃO Ordinária Geral Comarca de São Carlos São Carlos - REGISTRO DE IMOVEIS EDMUNDO DOS SANTOS NETO Período da inspeção - Data inicial:13/04/2016 - Data final:15/04/2016 Equipe Correicional

Leia mais

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS

REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2019 (Dos Srs. Denis Bezerra e Rogério Peninha Mendonça) Susta os efeitos do Provimento nº 77, de 07 de novembro de 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que

Leia mais

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva

GESTÃO Dr. João Pedro Lamana Paiva GESTÃO 2018-2019 Dr. João Pedro Lamana Paiva PLANO DE TRABALHO Continuidade e aprimoramento das gestões anteriores; Proposta transcendente que não se limita ao universo dos Registradores Gaúchos, harmônicos

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos.

ATA NOTARIAL. Ata notarial. Fato = gerar fé-pública, com a ata notarial pode-se relatar os fatos. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 21/06/2018 ATA NOTARIAL. Notariado latino função social prevenção de litigio (notarial/ registral). Segurança Jurídica = Autenticação (Paz Social)

Leia mais

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS

O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O ISS NOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS O QUE SÃO SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS PÚBLICOS? Art. 236 - CF/88 - Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DO REGISTRO ELETRÔNICO

TERMO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DO REGISTRO ELETRÔNICO TERMO DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO DO REGISTRO ELETRÔNICO Termo de Cooperação que entre si celebram o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e Associação dos Registradores

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário

PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quinta-feira, 10 de maio de 2012. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 108/2012 Poder Judiciário Desmembra, anexa e cria serviços extrajudiciais em diversas comarcas.

Leia mais

REGISTRO DE IMÓVEIS. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto:

REGISTRO DE IMÓVEIS. Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: REGISTRO DE IMÓVEIS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: CABEÇALHO Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL Impostos Municipais: Noções Essenciais Professor Instrutor: JANETE PROBST MUNHOZ Receita e renuncia de Receita RECEITA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS Dispõe sobre a alteração na avaliação das provas de títulos do concurso

Leia mais

Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, DA SEDE E DAS FINALIDADES

Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, DA SEDE E DAS FINALIDADES Regimento Interno da ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ENORES, instituída pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo SINOREG-ES, Associação dos Notários e Registradores

Leia mais

PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ

PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ Processo nº 0010-13/000964-1 PROVIMENTO Nº 017/2014-CGJ Dispõe sobre a emissão de Certidão Eletrônica pela a Central de Buscas e informações do Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul CRC

Leia mais

Valor da Faixa E: do valor de: R$ ,01 até o valor de: R$ ,00 ao Oficial: R$ 240,94. ao Estado: R$ 68,48. ao Ipesp: R$ 46,87. ao Registro C

Valor da Faixa E: do valor de: R$ ,01 até o valor de: R$ ,00 ao Oficial: R$ 240,94. ao Estado: R$ 68,48. ao Ipesp: R$ 46,87. ao Registro C TABELA 3. DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS. Tabela elaborada sob responsabilidade do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoa

Leia mais

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos.

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS EDITAL No- 1, TJDFT/PR/REM, DE 20 DE JUNHO DE 2008 CONCURSO PÚBLICO PARA REMOÇÃO DA TITULARIDADE DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87

TABELA 1 (R$) 1 Aprovação de testamento cerrado 200,66 63,11 263,77. 2 Ata notarial 66,85 21,02 87,87 Tabela de Emolumentos / 2012 Anexo da Portaria nº 1.856/CGJ/2011 (a que se refere o 1º do artigo 2º da Lei n.º 15.424, de 30 de dezembro de 2004, atualizado nos termos do artigo 50 da referida Lei Estadual)

Leia mais

ESNOR Aula:19/01/2018

ESNOR Aula:19/01/2018 ESNOR Aula:19/01/2018 Juliana Mendonça Alvarenga Doutoranda em Direito Privado pela PUC-MG Mestre em Direito Privado pela PUC-MG Pós-graduada em Direito Notarial e Registral pela Univ. Anhanguera Oficial

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA PROVIMENTO Nº 27/2012 Dispõe sobre a instituição, gestão e funcionamento da Central de Interdições e Tutela. O Desembargador CARLOS HENRIQUE RIOS DO AMARAL, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas

Leia mais

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ

Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ Ofício Colégio Registral - Convenção da Apostila Belo Horizonte, 23/09/2016 Srs. Usuários dos Serviços Notariais e de Registro de Minas Gerais REF: CONVENÇÃO DA APOSTILA E RESOLUÇÃO Nº 228/CNJ O Colégio

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Resolução OAB/MS n 20/2010 ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Regulamenta o uso das salas da OAB/MS e o atendimento aos advogados, estagiários e acadêmicos de Direito. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS

Leia mais

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Periodos Formulários Edição de formulário REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado

Leia mais

Parágrafo único - Os serviços notariais e de registro manterão a tabela de emolumentos de seus atos afixada à vista do público.

Parágrafo único - Os serviços notariais e de registro manterão a tabela de emolumentos de seus atos afixada à vista do público. Dispõe sobre os emolumentos dos serviços notariais e de registro, cria o Selo Digital de Fiscalização Notarial e Registral, institui o Fundo Notarial e Registral e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA ADMINISTRATIVA TRANSIÇÃO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS RELATÓRIO DE RECEBIMENTO DE ACERVO PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS ENCAMINHAMENTO DO TÍTULO DE OUTORGA Certificação JCP e envio para CGJ no prazo de 10 dias item

Leia mais

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS

TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS TABELA IV DOS TABELIONATOS DE PROTESTO DE TÍTULOS Tabela elaborada sob responsabilidade do IEPTB-SP. Lei 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicada no DOE-SP em 27 de dezembro de 2002. Decreto 47.589,

Leia mais

BRASÍLIA/DF. CRC Nacional Central Nacional de Informações do Registro Civil

BRASÍLIA/DF. CRC Nacional Central Nacional de Informações do Registro Civil BRASÍLIA/DF www.crcnacional.org.br Central de Serviços dos Cartórios de Registro Civil do Brasil Provimento nº 46/2015 do Conselho Nacional de Justiça * * * * * * * * * * * * Estados integrantes da Central

Leia mais

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância

Esta serventia encontra-se regularmente provida por Titular? ATENÇÃO: No caso de serventia vaga, conferir se consta da Lista Geral de Vacância REGISTRO DE IMÓVEIS Comarca: Entrância: Juiz(a) Diretor(a) do Foro: Município/Distrito: Serventia: Titular/Responsável: Substituto: Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização

Leia mais

* COMUM A TODAS AS ATRIBUiÇÕES *

* COMUM A TODAS AS ATRIBUiÇÕES * 106 Sexta-Feira 16 de março de 2012 ESTADO DO EspfRITO SANTO D.I. ESPÍRITO SANTO ~ÇQE ;\~... MODELO DE RELATÓRIO DE INSPEÇÃO NOS SERViÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO * COMUM A TODAS AS ATRIBUiÇÕES * Comarca/Entrância

Leia mais

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ

PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROVIMENTO Nº 024/2014-CGJ PROCESSO Nº 0010-13/002888-3 DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 5.437, PÁG.01, DE 03/11/2014 Dispõe sobre a implantação e normatização da Central de Registro de Imóveis, Indisponibilidade

Leia mais

Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, DA SEDE E DAS FINALIDADES

Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, DA SEDE E DAS FINALIDADES Regimento Interno da ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ENORES, instituída pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo SINOREG-ES, Associação dos Notários e Registradores

Leia mais

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO.

ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO. ATA NOTARIAL e ESCRITURA DECLARATÓRIA DE USUCAPIÃO angelo@volpi.not.br www.volpi.not.br Ata Notarial Previsão Legal: art.236 C.F. Lei 8935/94 arts. 6 e 7 incisos III. CPC art. 364. Provimento 59 Corregedoria

Leia mais

Distribuição, Cumprimento e Devolução dos Mandados

Distribuição, Cumprimento e Devolução dos Mandados Distribuição, Cumprimento e Devolução dos Mandados Os mandados serão distribuídos diariamente, observada a setorização e a equidade entre os oficiais de justiça, bem como a proximidade da data do ato processual

Leia mais

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa. Antonio Herance Filho

Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa. Antonio Herance Filho Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa Antonio Herance Filho herance@inr.com.br www.inr.com.br LIVRO DIÁRIO AUXILIAR e Livros que cumprem objetivos próprios Livro Diário Auxiliar Saúde financeira

Leia mais

Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa

Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa Escrituração de Receitas e Despesas em Livro Caixa Antonio Herance Filho herance@inr.com.br www.inr.com.br LIVRO DIÁRIO AUXILIAR e Livros que cumprem objetivos próprios Livro Diário Auxiliar Saúde financeira

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

SENTENÇA. O 3º Tabelião de Notas apresentou as informações de fls. 21/28, juntando os documentos de fls. 29/44.

SENTENÇA. O 3º Tabelião de Notas apresentou as informações de fls. 21/28, juntando os documentos de fls. 29/44. fls. 54 SENTENÇA Processo Digital nº: 0011010-52.2018.8.26.0344 Classe - Assunto Pedido de Providências - Tabelionato de Notas Requerente: Primeiro Tabelião de Notas e Protestos de Titulos e Letras de

Leia mais

Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho está correto?

Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho está correto? Periodos Formulários Edição de formulário REGISTRO DE IMÓVEIS Data da correição: Horário da correição: Auxiliar(es) da fiscalização (informar nome e matrícula): O Titular/Responsável visualizado no cabeçalho

Leia mais

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas,

No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, No Cartório de Registro de Imóveis são praticados três atos principais envolvendo bens imóveis (casas, prédios, lotes, apartamentos, lojas, fazendas, terrenos), quais sejam, a matrícula, o registro e a

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 ANO XXVII - 2016-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA IRPF - COMUNICAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS - 2016 - NORMAS GERAIS... Pág. 360 IMPOSTO DE RENDA

Leia mais

Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Amazonas (Lei Complementar 17, de 23.01.97 Republicada no DO 15.04.97) DISPÕE sobre a Divisão e a Organização judiciária do Estado do Amazonas, bem

Leia mais

DECRETO Nº , DE 28 DE JUNHO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 28 DE JUNHO DE 2013. DECRETO Nº 18.334, DE 28 DE JUNHO DE 2013. Regulamenta a Lei Complementar nº 687, de 1º de fevereiro de 2012, no que diz respeito à implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSE); inclui inc.

Leia mais

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 *****

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Ementa: Determina aos Conselhos Regionais de Medicina que criem Departamentos de Fiscalização da profissão de médico

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO Nº DE 27 DE ABRIL DE O PREFEITO MUNICIPAL DE CUBATÃO, no uso das atribuições legais;

ESTADO DE SÃO PAULO DECRETO Nº DE 27 DE ABRIL DE O PREFEITO MUNICIPAL DE CUBATÃO, no uso das atribuições legais; DECRETO Nº. 10.342 DE 27 DE ABRIL DE 2015 REGULAMENTA, NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, O DISPOSTO NO ARTIGO 13 DA LEI FEDERAL Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992, INSTITUI A SINDICÂNCIA PATRIMONIAL

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil LEI Nº 17.480, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011. Cria o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, Medida Provisória nº 619, de

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, Medida Provisória nº 619, de Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, 07.06.2013. Medida Provisória nº 619, de 06.06.2013 Autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento a contratar o Banco do Brasil S.A. ou suas

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS RESOLUÇÃO N.º 08/2014

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS RESOLUÇÃO N.º 08/2014 APROVA o texto de Anteprojeto de Lei dispondo sobre a modificação do Fundo Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas FUNETJ, objeto da Lei n.º 2.620, de 04 de dezembro de 2000. O, à vista do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal DECRETO Nº 4.986, DE 19 DE JULHO DE 2.007, com as alterações do Decreto Nº 5.027, DE 25 DE OUTUBRO DE 2007. Disposições relativas às Declarações Eletrônicas de serviços prestados e tomados CAPÍTULO IV

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE. Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria

AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE. Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria AS NOVAS TECNOLOGIAS E O REGISTRO PREDIAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PUBLICIDADE X PRIVACIDADE Madalena Teixeira Bianca Castellar de Faria PUBLICIDADE REGISTRAL NO BRASIL PUBLICIDADE REGISTRAL: Constituição

Leia mais

B D anco ados. Recepção de Boas Vindas aos aprovados no 9º Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações no Estado de São Paulo

B D anco ados. Recepção de Boas Vindas aos aprovados no 9º Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações no Estado de São Paulo Recepção de Boas Vindas aos aprovados no 9º Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações no Estado de São Paulo C R A - S P Ce nt ral de Re me ssa de Arquivos Ce nt ral de Re me ssa de Arquivos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 Altera dispositivos da Lei Complementar n. 221, de 31 de dezembro de 2010, que Dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972

LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 LEI FEDERAL N.º 5868, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1972 Cria o Sistema Nacional de Cadastro Rural, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97

Registro. r íõ de Imóveis. Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei Complementar 156/97 Registro r íõ de Imóveis 1 Joinville REGIMENTO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Lei Complementar 156/97 LEI COMPLEMENTAR nº 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.764, DE 10 DE MAIO DE 2016 Institui o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais e regulamenta o disposto

Leia mais

DESPACHO SEJUR Nº 092/2014

DESPACHO SEJUR Nº 092/2014 DESPACHO SEJUR Nº 092/2014 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 27/03/2014) Expediente nº 1739/2014 Ementa: É obrigatória a apresentação de declaração de bens e renda para o exercício em cargo, emprego

Leia mais

PORTARIA Nº 017 /2017

PORTARIA Nº 017 /2017 PORTARIA Nº 017 /2017 De 30 de novembro de 2017 Dispõe sobre critérios para avaliação e concessão do benefício de isenção de anuidades no âmbito da Jurisdição do CRQ-III e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF

PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF SENADO FEDERAL PARECER Nº 169, DE 2018 PLEN/SF Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 73, de 2018 (nº 9.327, de 2017, na Casa de origem). A Comissão Diretora, em Plenário, apresenta a redação final

Leia mais

*PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013

*PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 *PORTARIA N.º 1.883/2013-TJ, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 Dispõe sobre a emissão da carteira de identidade funcional dos magistrados e servidores e regulamenta a utilização dos crachás de credenciamento de

Leia mais

CNJ PUBLICA O PROVIMENTO Nº 62/2017 DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA O APOSTILAMENTO DE DOCUMENTOS

CNJ PUBLICA O PROVIMENTO Nº 62/2017 DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA O APOSTILAMENTO DE DOCUMENTOS CNJ PUBLICA O PROVIMENTO Nº 62/2017 DE UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA O APOSTILAMENTO DE DOCUMENTOS PROVIMENTO N. 62, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017. Dispõe sobre a uniformização dos procedimentos para

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS 2016 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TABELA DE EMOLUMENTOS 2016 CARTÓRIOS DE PROTESTO DO ESTADO DE SÃO PAULO ATENÇÃO: AOS EMOLUMENTOS DA TABELA ACRESCER OS VALORES REFERENTES AO IMPOSTO MUNICIPAL, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO, BEM COMO ACRESCER O VALOR RELATIVO ÀS INTIMAÇÕES Item 1: Item Pelo acolhimento

Leia mais

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000.

Dispõe sobre o valor dos emolumentos nos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, na forma da Lei federal n!! , de 2000. LEI COMPLEMENTAR n º 219, de 31 de dezembro de 2001 (Alterada pela Lei Complementar n. 242, de 30 de dezembro de 2002, Lei Complementar n. 279, de 27 de dezembro de 2004, Lei Complementar n. 411, de 25

Leia mais

TABELA 2008 Registro de Imóveis

TABELA 2008 Registro de Imóveis TABELA 2008 Registro de Imóveis Lei Estadual 11.331/02 2008 - Ufesp = R$ 14,88 1. Registro com valor declarado a Mais de até 893,00 60,44 17,19 12,72 3,18 3,18 96,71 b 893,00 até 2.231,00 96,99 27,58 20,42

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais