PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 46 TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO PARTE 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 46 TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO PARTE 2"

Transcrição

1 PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 46 TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO PARTE 2

2

3 Como pode cair no enem (UFF) O papel semântico do aposto em destaque está incorretamente determinado em: a) a mulher explora formas de crescer e ser vista, ouvida e valorizada, palavra-mãe na qual está embutido um pacotaço de frustrações. (retificar); b) Do tripé tradicional que a compõe mulher, filhos, marido, os dois primeiros vão andando mais depressa. (enumerar); c) diz o historiador francês Georges Duby, organizador da História da Vida Privada. (identificar); d) Desde a compra ou aluguel da casa até a administração do orçamento doméstico, (..) tudo se discute mais conjuntamente. (resumir); e) Já os meninos, representação mirim do modelo paterno, acham mais acertado a mãe ficar em casa. (explicar).

4 Fixação Vida Eterna. (Tradução Manuel Bandeira) Oração a São Francisco de Assis Oh Senhor, fazei de mim um instrumento da tua paz: Onde há ódio, fazei que eu leve Amor; Onde há ofensa, que eu leve o Perdão; Onde há discórdia, que eu leve União; Onde há dúvida, que eu leve a Fé; Onde há erro, que eu leve a Verdade; Onde há desespero que eu leve a Alegria; Onde há trevas, que eu leve a Luz. 1) Marque o item que apresenta análise incorreta do termo destacado: a) Oh Senhor, fazei de mim um instrumento da tua paz: Vocativo; b) É morrendo que se vive para a Vida Eterna. Adjunto Adnominal c) Onde há discórdia que eu leve a União. Objeto Direto; d) Oh Mestre, fazei que eu procure menos. Adjunto Adverbial; e) Porquanto / É dando que se recebe Adjunto Adverbial. Oh Mestre, fazei que eu procure menos Ser consolado do que consolar; Ser compreendido do que compreender; Ser amado do que amar. Porquanto É dando que se recebe; É perdoando que se é perdoado; É morrendo que se ressuscita para a

5 Fixação 2) Nas frases abaixo, a função sintática dos termos sublinhados é a mesma? Caso contrário, indique quais seriam essas funções. A fumaça de Londres é fétida. A cidade de Londres é fétida.

6 ixação ) De que forma o acréscimo de uma vírgula poderia trazer mudança sintática e/ou semântica o enunciado abaixo? Justifique a sua resposta. Rapunzel joga as tranças.

7 Fixação 4) Há ambiguidade na frase abaixo? Justifique. Minha melhor amiga, Maria, veio aqui ontem.

8 ixação ) Classifique os apostos presentes nas frases abaixo: ) Comprei frutas: morangos, peras e uvas. ) Lápis, borrachas, canetas; tudo se perdeu na confusão. ) Brasil, país de dimensões continentais, é ainda subdesenvolvido. ) O poeta Vinícius de Moraes encanta-me.

9 Fixação 6) Ache a opção em que o termo em destaque é um adjunto adnominal: a) Voltaremos cedo para casa. b) Coragem, amigos, não desanimem! c) Onde estão os alunos? d) Encontrei-o muito animado ontem. e) Ele parece ter ódio do rapaz.

10 ixação ) (ALERJ) O candidato possui uma vontade de ferro. Na frase acima, a locução sublinhada, por admitir sua substituição pelo adjetivo férrea, unciona como: ) adjunto adnominal; ) adjunto adverbial; ) predicativo; ) vocativo; ) aposto.

11 Fixação 8) Analise o termo em destaque: A Avenida Paulista é uma avenida famosa. a) adjunto adnominal; b) núcleo do sujeito; c) aposto; d) vocativo; e) complemento nominal.

12 Governai. Oração para os aviadores Santa Clara, clareai Estes ares. Dai-nos ventos regulares, De feição. Estes mares, estes ares Clareai. Santa Clara, dai-nos sol. Se baixar a cerração, Alumiai Meus olhos na cerração. Estes montes e horizontes Clareai. Santa Clara, clareai. Afastai Todo risco. Por amor de S. Francisco, Vosso mestre, nosso pai, Santa Clara, todo risco Dissipai. Santa Clara, clareai. (BANDEIRA, Manuel. Poesia completa & prosa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, p ) 1) Qual a função do termo sublinhado no texto? Santa Clara, no mau tempo Sustentai Nossas asas. A salvo de árvores, casas E penedos, nossas asas

13 2) Pode-se dizer que em textos desse gênero (orações) há constância dessa função sintática? Por quê?

14 3) Há relação de cunho semântico/morfológico entre o nome da santa e o pedido do eu lírico? Justifique.

15 4) Há recursos fonéticos no texto, tais como repetições sonoras? Justifique.

16 P 5) Identifique os apostos presentes no texto. 6 a

17 roposto ) O vocativo presente no texto a seguir originou-se do desmembramento de uma expressão largamente usada. Qual é expressão? Qual é o vocativo?

18 7) (CMRJ) Em (...) a administração por Herbert de Souza, o Betinho, o termo em destaque exerce a função de: a) aposto; b) adjunto adverbial; c) vocativo; d) predicativo; e) adjunto adnominal.

19 8) Em que oração o termo destacado não está analisado corretamente? a) É necessário que você tenha coragem. (objeto direto) b) Nossos bosques têm mais vida. (predicado) c) O poeta está melancólico. (predicativo do sujeito) d) Estou certo de sua lealdade. (complemento nominal de um adjetivo) e) Após a notícia, ficara calado, sinal de sua preocupação. (aposto)

20 9) (PUC) Indique a opção que apresenta, respectivamente, as funções sintáticas das expressões destacadas nos versos: Amo-te, ó rude e doloroso idioma. És, a um tempo, esplendor e sepultura. a) objeto direto, objeto direto; b) sujeito, vocativo; c) aposto, sujeito; d) vocativo, predicativo do sujeito; e) predicativo do sujeito, predicativo do sujeito. (Olavo Bilac)

21 10) De resto não é bem greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno. Muitas vezes, lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer. E, às vezes, me julgava importante. Identifique a opção em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática: a) predicativo, sujeito, objeto direto; b) aposto, agente da passiva, predicativo; c) objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial; d) complemento nominal, adjunto adverbial, aposto; e) vocativo, adjunto adnominal, predicativo.

22 11) Em: eu era enfim, senhores, uma graça de alienado, os termos em destaque são, respectivamente: a) adjunto adnominal, vocativo, predicativo do sujeito; b) adjunto adverbial, aposto, predicativo do sujeito; c) adjunto adverbial, vocativo, predicativo do sujeito; d) adjunto adverbial, vocativo, objeto direto; e) adjunto adnominal, aposto, predicativo do sujeito.

23 12) (CMRJ) Eu sei, agora, que o seu voto apenas... o termo em destaque exerce, no trecho, a função de: a) predicativo; b) sujeito; c) aposto; d) vocativo; e) adjunto adverbial.

24 P 13) Beijou-lhe as mãos com respeito. Função sintática do pronome lhe: a) objeto direto; b) objeto indireto; c) adjunto adnominal; d) complemento nominal; e) adjunto adverbial.

25 roposto Canção e calendário Sol de montanha Sol esquivo de montanha Felicidade Teu nome é Maria Antonieta d Alkmin No fundo do poço No cimo do monte No poço sem fundo Na ponte quebrada No rego da fonte Na ponta da lança No monte profundo Nevada Entre os crimes contra mim Maria Antonieta D Alkmin Felicidade forjada nas trevas Entre os crimes contra mim Sol de montanha Maria Antonieta D Alkmin Não quero mais as Não quero mais as namoradas Do senhor poeta Alberto d Oliveira Quero você Não quero mais Crucificadas em meus cabelos Quero você Não quero mais A inglesa Elena Não quero mais A irmã da Nena Não quero mais A bela Elena Anabela [moreninhas de Macedo Ana Bolena Quero você Toma conta do céu Toma conta da terra Toma conta do mar Toma conta de mim Maria Antonieta D Alkmin E se ele vier Defenderei E se ela vier Defenderei E se eles vierem Defenderei E se elas vierem todas Numa guirlanda de flechas Defenderei Defenderei Defenderei Cais de minha vida Partida sete vezes Cais de minha vida quebrada Nas prisões Suada nas ruas Modelada Na aurora indecisa dos hospitais Bonançosa bonança. (ANDRADE, O. Cântico dos Cânticos para flauta e violão) 14) (UNIRIO) A incidência de vários vocativos e o uso do pronome de tratamento caracterizam: a) interlocução; b) função emotiva; c) discurso direto; d) função poética; e) metalinguagem.

26 15) (UNIRIO) Entre os vocativos empregados nesse poema, destaca-se o termo Felicidade (verso 3), que não é pessoa, o que constitui uma figura de retórica denominada: a) paradoxo; b) prosopopeia; c) apóstrofe; d) ironia; e) perífrase.

27 16) (UERJ) Leia: Onde que andou minha missão de poeta, carnaval? O trecho acima contém uma figura de linguagem chamada apóstrofe. Reescreva esse verso, começando-o pela apóstrofe e colocando o sujeito na ordem direta.

28 17) (UERJ) Cite a função sintática que corresponde à apóstrofe e explique, em uma frase completa, por que ela é empregada no verso.

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.

Leia mais

Recuperação do 1º Semestre- 2015

Recuperação do 1º Semestre- 2015 Recuperação do 1º Semestre- 2015 Disciplina: Língua Portuguesa Série: 8.ano Professor: Giovana Nome do aluno: Orientações: Para a realização da avaliação de Recuperação Semestral o aluno deverá estudar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS.

SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS. ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS. AGRADECER-TE PELO DOM DE NOSSAS VIDAS, EXISTÊNCIA DE NOSSOS PAIS,

Leia mais

Termos Acessórios da Oração

Termos Acessórios da Oração PORTUGUÊS Termos Acessórios da Oração 1- Adjunto Adnominal: É composto por adjetivos, artigos, numerais e pronomes quando acompanham os substantivos. Eles têm a função de qualificar, caracterizar os substantivos.

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

Adjunto adnominal Complemento nominal

Adjunto adnominal Complemento nominal PORTUGUÊS aula Adjunto adnominal Complemento nominal Complemento COMPLEMENTO NOMINAL nominal TERMO QUE COMPLETA O SENTIDO DE UM SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO OU ADVÉRBIO. SEMPRE INICIADO POR UMA PREPOSIÇÃO.

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!!

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE. Ano: 8º Fund. II. Professora: HELOISA ORIENTAÇÕES BONS ESTUDOS!!! LISTA DE EXERCÍCIOS 1º TRIMESTRE Ano: 8º Fund. II Professora: HELOISA Estude também pelos: ORIENTAÇÕES resumos do caderno; anotações do caderno; conteúdos da apostila; anotações da apostila. Dúvidas estou

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

Evangelho no Lar semanal com Irmãos Menores

Evangelho no Lar semanal com Irmãos Menores Evangelho no Lar semanal com Irmãos Menores Colocar uma garrafinha de água para você para ser fluidificada. Colocar uma garrafinha para seu tutelado tão amado. Prece de Abertura: Fazer a prece de Francisco

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

REVISÃO. Profª Fernanda Machado

REVISÃO. Profª Fernanda Machado REVISÃO Profª Fernanda Machado O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este f

Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este f Comunicação em Cuidados Paliativos Ana Valeria de Melo Mendes Comunicação Definição: A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:

Leia mais

REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS

REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS REFLEXÕES PARA PEQUENOS GRUPOS ABERTURA DO ENCONTRO: Compartilhem individualmente no seu Pequeno Grupo. Sou facilmente amoroso, acolhedor e generoso? Mostre fatos que evidencie isto. CÂNTICOS: SER IGREJA

Leia mais

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicativo do sujeito e predicativo do objeto

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Termos acessórios da oração Apesar de prescindíveis são necessários para

Leia mais

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa.

Aluno: Nº: 1) Os termos destacados da fábula a seguir são adjuntos adverbiais. Identifique as circunstâncias que cada um deles expressa. TER 7ºAno 4º Bimestre 2014 Aluno: Nº: Vamos rever Adjunto Adverbial Adjunto Adverbial é o termo que exprime circunstâncias de modo, lugar, tempo, intensidade... modificando o verbo e, mais raramente, o

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ)

AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Aluno(a) Turma N o 8 o ano Ensino Fundamental II Data 25 / 04 / 12 AVALIAÇÃO 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Prof es : ÉRICA, FRANCIS, HERVANA E MARCELO PAES INSTRUÇÕES: I. sua avaliação possui

Leia mais

Material de Palestra Religiões e Preces Palestra 016

Material de Palestra Religiões e Preces Palestra 016 Material de Palestra Religiões e Preces Palestra 016 RELIGIÕES E PRECES 016 WILSON DA CUNHA 1 Todas as religiões recomendam o exercício e a prática em torno da prece. Mas os séculos passam e nós permanecemos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

Língua Portuguesa Oficial da Marinha

Língua Portuguesa Oficial da Marinha Língua Portuguesa Oficial da Marinha PROFº Jean Aquino www.concursovirtual.com.br 1 SINTAXE AULA 1: Frase, oração e período; introdução à análise sintática: o sujeito e suas classificações; o vocativo;

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela

Leia mais

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos.

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos. Dê a Função Sintática do Pronome Relativo [ que ] (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial): 01. Desapareceu a dor de

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

Admissão de alunos 2016

Admissão de alunos 2016 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim?

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? 01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? ( A ) objeto indireto ( D ) complemento nominal ( B ) sujeito ( E ) Agente da passiva 02) (EPUSP)

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Formação para fraternidade: Artigo 4 da Regra - Observar o Evangelho de Jesus Cristo

Formação para fraternidade: Artigo 4 da Regra - Observar o Evangelho de Jesus Cristo Formação para fraternidade: Artigo 4 da Regra - Observar o Evangelho de Jesus Cristo Oração Inicial Autora: Ana Carolina Miranda, OFS OBSERVAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO 4º Artigo da Regra da OFS Onipotente,

Leia mais

Funções sintáticas. Porto Editora

Funções sintáticas. Porto Editora Funções sintáticas Funções sintáticas ao nível da frase Sujeito Função sintática desempenhada por grupos nominais ou por alguns tipos de orações. O sujeito pode ser classificado como: sujeito simples sujeito

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 43 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 4 Rio Grande do Sul FCC 2015... 19 3.2. TRF 1 FCC (prova aplicada em 2014)... 20 3.3. RECEITA

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROF. MARCUS NOME N o 9 a ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

21º Domingo do Tempo Comum

21º Domingo do Tempo Comum 21º Domingo do Tempo Comum Entrada 1: Te Amarei 1. Me chamaste para caminhar Na vida contigo Decidi para sempre seguir-te Não voltar atrás Me puseste uma brasa no peito E uma flecha na alma É difícil agora

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA ACENTUAÇÃO... 31

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA ACENTUAÇÃO... 31 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. INTRODUÇÃO... 19 2 ENTENDA AS BANCAS... 19 3. EDITAIS... 19 3.1. TRE RJ - CONSULPLAN (2017)... 19 3.2. TRE PR - FCC (2017)... 20 3.3. TRT SC FGV (2017)... 20

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

ENTRADA. Deus precisa de nós G A D A7 Muito mais que possas imaginar (bis) D7 G Gm Precisa de nós muito mais que das estrelas

ENTRADA. Deus precisa de nós G A D A7 Muito mais que possas imaginar (bis) D7 G Gm Precisa de nós muito mais que das estrelas ENTRAA 1. Me chamaste para caminhar na vida contigo E7 A ecidi para sempre seguir-te, não voltar atrás Me puseste uma brasa no peito A/# E uma flecha na alma É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti

Leia mais

2) Quando nos propomos a jogar um jogo que não conhecemos, o que geralmente procuramos saber a respeito dele antes de começar a jogar?

2) Quando nos propomos a jogar um jogo que não conhecemos, o que geralmente procuramos saber a respeito dele antes de começar a jogar? ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 2ª Série EM REVISÃO Leia este texto: Jogo de damas Objetivo: Capturar todas as pedras adversárias ou impedir

Leia mais

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 33 e 35 Apostila 5; pág. 81 Pontuação 1 Virgulação na Oração Casos Gerais 2 1ª Regra termos naturalmente ligados Termos naturalmente ligados não se separam por qualquer sinal de pausa.

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Professor: Daniel Disciplina: Gramática Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

Correção do exercício para o III Simulado 2017.

Correção do exercício para o III Simulado 2017. Correção do exercício para o III Simulado 2017. Dos dois pontos neste simulado rumo à futura aprovação no ENEM! Danúzia Aranha Caro aluno, Neste material, você terá acesso a esquemas e observações que

Leia mais

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião

Carta do leitor e carta de reclamação Artigo de opinião 1 Leia as manchetes. a) Chuva provoca alagamentos e falta de energia em São Paulo. (Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 28 de setembro de 2009) a) Identifique o verbo. b) Quais são as palavras que

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado:

7.Atenha-se às orações a seguir no intuito de destacar o complemento nominal por elas representado: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Data da prova: 1. (CESCEM-SP) Os pássaros voam na mata. a) verbo de ligação; b) verbo transitivo

Leia mais

Questão 1 Julgue as afirmações a seguir com relação aos conceitos de adjunto adnominal e adjunto adverbial:

Questão 1 Julgue as afirmações a seguir com relação aos conceitos de adjunto adnominal e adjunto adverbial: 1º BIM P1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 45

Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS PARTE II ACENTUAÇÃO ORTOGRAFIA E SEMÂNTICA... 45 Sumário PARTE I ENTENDA AS BANCAS... 19 1. Introdução... 19 2. Entenda as bancas... 19 3. Editais... 19 3.1. TRT 20 - FCC (2016)... 19 3.2. TRE SP - FCC (2016)... 20 3.3. TRE PE - CESPE (2016)... 20 3.4.

Leia mais

Jornal lápis de escola

Jornal lápis de escola 1 2 Jornal lápis de escola 3 copyright Todos os direitos reservados 4 Autor Jorge Luiz de Moraes 5 6 Edição de agosto de 2012 Relógio Marca as horas e os compromissos. 7 O jornal mais antigo O Acta Diurna

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Abril Gramática 2ª Série

Abril Gramática 2ª Série Abril Gramática 2ª Série Querido (a) aluno (a), Nossa segunda dica mensal do ano de 2014 foi elaborada com base nas dúvidas que surgiram ao longo do mês de março. Aproveite para estudar com afinco e solucionar

Leia mais

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato Emprego dos pronomes oblíquos átonos Professor Guilherme Medeiros Honorato Para que pronomes oblíquos? Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são utilizados para fazer

Leia mais