Movimentos Celulares ATP. ADP + Pi + Energia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Movimentos Celulares ATP. ADP + Pi + Energia."

Transcrição

1 Movimentos Celulares 1 Conceito movimento é o estado em que um corpo muda continuamente de posição com relação a um ponto fixo. 2 Movimento e Vida: 2.1 A vida depende de movimento. 2.2 O movimento depende de energia. 2.3 A Energia depende de ATP. ATP ATPase ADP + Pi + Energia. 3 Estruturas Celulares Relacionadas com Movimento: 3.1 Microtúbulos: Conceito são estruturas submicroscópicas formadas por feixes ordenados de cilindros muito delgados e longos, com diâmetro de 20 a 30 nanômetros Ocorrência os microtúbulos foram encontrados na maioria das células estudadas. São numerosos em células vegetais, em certos epitélios e neurônios. Constituem também os microtúbulos do fuso e do aparelho centrossômico, além de existirem em células pigmentares (melanóforos de peixes e anfíbios), células embrionárias e protozoários Morfologia quanto à morfologia neuronal deve se levar em consideração dois tipos de microscopia: óptica e eletrônica Na Microscopia Óptica neste tipo de microscopia, os microtúbulos só são vistos quando aglutinados em feixes, formando as fibrilas, existindo em: A Epitélios estes possuem as tonofibrilas que constituem uma trama que percorre o citoplasma em todas as direções. Entram na estrutura do desmosoma e zona de adesão. Formam também a tela ou trama terminal dos epitélios prismáticos, acumulando se nos ápices das células. B Neurônios formado pelas neurofibrilas que são constituídas pela aglutinação dos neurotúbulos (microtúbulos) e neurofilamentos (microfilamentos), percorrendo todo o citoplasma celular (inclusive dendritos e axônios). São evidenciáveis pela coloração de prata metálica.

2 2 C Células e Divisão existem dois elementos fundamentais: a astrosfera e o fuso acromático. As fibrilas do aparelho centrossômico irradiam se a partir de um corpúsculo conhecido como centríolo Na Microscopia Eletrônica os microtúbulos são delgadíssimos cilindros longos e retos, possuindo uma parede em volta de uma cavidade central, conforme indica o nome Composição Química os microtúbulos são formados por uma glicoproteína denominada tubulina, formando duas subunidades idênticas A e B, cada uma com Peso Molecular em torno de A porção glicídica da glicoproteína é formada por uma cadeia complexa de seis ou mais tipos diferentes de açúcares. Cortando se transversalmente um microtúbulo, observa se que o mesmo é formado por 13 filamentos que se distribuem radialmente contornando uma luz central. Esses filamentos são na verdade, as proteínas tubulinas, mas é provável que existam também outras proteínas desconhecidas. A espessura da parede varia entre 4,5 e 7 nanômetros (nm) e corresponde as subunidades protéicas que se polimerizam para formar o microtúbulo. É possível que a espessura da parede corresponda ao volume de uma tubulina Origem é possível que se origina de proteínas da matriz citoplasmática Funções: A Sustentação (mecânica) os microtúbulos e os microfilamentos formam uma trama intracitoplasmática de sustentação chamada citoesqueleto e desta forma contribuem também para manter a morfologia celular. B Diferenciação Celular os microtúbulos são responsáveis pelas mudanças que ocorrem nas células durante a fase de diferenciação. Deste modo, o alongamento das células do placódio do cristalino acompanha o aparecimento de numerosos microtúbulos. Outro caso interessante é o alongamento do núcleo da espermátide que ocorre simultaneamente da produção de microtúbulos. C Motilidade os microtúbulos estão relacionados com o movimento ciliar e flagelar, conforme veremos adiante. D Deslocamento dos Cromossomos na Anáfase será discutido adiante. E Transporte Intracelular de Partículas idem. F Extrusão dos Grânulos de Secreção idem Despolimerização existem dois alcalóides que possuem a capacidade de afetar os microtúbulos de maneira diferente: a colchicina impede a polimerização das tubulinas que vão

3 3 formar os microtúbulos, enquanto que a vimblastina atua no microtúbulo formado causando a sua despolimerização. 3.2 Microfilamentos: Conceito são estruturas submicroscópicas formadas por feixes de fibrilas, possuindo um diâmetro de 1 a 10 nm Ocorrência é a mesma que foi relatada para os microtúbulos Morfologia: A Na Microscopia Óptica é a mesma que foi dita para os microtúbulos. B Na Microscopia Eletrônica os microfilamentos são finíssimos filamentos sólidos, sem cavidade, com monômeros protéicos que se organizam em 3 ou mais fios, enrolando se para constituir uma estrutura muito fina e compacta Composição Química os microfilamentos são formados por actina e miosina ou proteínas semelhantes Origem os microfilamentos também se originam de proteínas na matriz citoplasmática Funções aqui falar se á apenas citando as respectivas funções. Adiante discutir se á em pormenores cada função. São elas: A Sustentação semelhante os microtúbulos. B Contração Celular. C Movimento Muscular. D Citodiérese (Citocinese). E Contração dos Microvilos do Epitélio Intestinal. F Movimentos Morfogenéticos. G Ciclose. H Deslocamento dos Cromossomos na Anáfase. I Transporte Intracelular de Partículas. J Extrusão dos Grânulos de Secreção. K Ameboidismo. 3.3 Centro Celular: Conceito é uma organela citoplasmática de dimensão menor que 1.um, e relacionado com a divisão celular e movimentos celulares Localização é encontrado em todas as células, fazendo se exceção ao grupo dos organismos procariontes e de vegetais superiores (Angiospermas). Na célula, se localiza

4 4 geralmente nas proximidades do núcleo, ou seja, próximo ao centro da célula, daí sua denominação Estrutura é variável, possuindo duas fases: Fase de Não Divisão Celular (Interfase) observe o que ocorre com o centro celular, bem como a sua constituição na microscopia óptica: A Arcoplasma é a esfera que forma o centro celular, formada por uma porção citoplasmática concentrada. Apresenta duas regiões distintas que são: Zona Central ou Medular menos opaca e localizada mais no centro; Zona Cortical ou Superficial localizada mais na periferia, sendo mais opaca (escura). B Microcentro ou Centrossomo é um nódulo encontrado no interior do centro celular, encerrando no seu interior o centríolo. C Esfera Atrativa ou Centrosfera corresponde à zona mais escura (cortical) do conjunto arcoplasma. D Centríolo é um corpúsculo que se encontra localizado no interior do centrossoma, sendo a mais importante estrutura do centro celular. O centríolo geralmente é duplo e por isto recebe o nome de Diplossomo. A união existente entre os dois centríolos recebe a denominação de centrodesmose Fase de Divisão Celular a única diferença entre esta fase a interfase é que na divisão celular, além de todas as estruturas descritas, o centro celular apresenta a astrosfera. Portanto: I Astrosfera é o conjunto de filamentos que se formam em torno do centro celular. II Áster é apenas cada filamento de natureza protéica do conjunto astrosfera. Adiante ver se á como se forma cada áster Funções: A Auxilia a Divisão Celular embora o centro celular não seja um orgânulo essencial à reprodução celular dos seres vivos, sabe se que ele é importante nos seres que o possui, orientando a sua divisão celular. B Movimentos Celulares os centríolos participam diretamente da formação dos corpúsculos basais que por sua vez origina os cílios e flagelos que são elementos responsáveis pelos movimentos celulares C Induz a Síntese e Organização dos Microtúbulos os microtúbulos estão relacionados com o estrangulamento do citoplasma na divisão celular, além de outras funções dentro do contexto celular que se verá adiante.

5 5 3.4 Estudo dos Centríolos: Ultra Estrutura do Centríolo na microscopia eletrônica, os centríolos se apresentam formados por um conjunto de nove grupos de três túbulos (microtúbulos). Possui uma estrutura com aspecto de cilindro, apresentando um diâmetro de 150 m e um comprimento de 400 m. Como foi visto anteriormente, quando o centríolo é duplo recebe a denominação de diplossomo e geralmente se apresentam dispostos perpendicularmente um ao outro. Os três túbulos estão ligados uns aos outros através de pontes de natureza protéica. Outras pontes comunicam os microtúbulos com as chamadas Coroas ou Másulas que provavelmente se prolongariam formando a astrosfera. Em torno das Másulas podem se encontrar estruturas com aspecto denso conhecido como Zona Pericentriolar ou Zona Satélite Composição Química o isolamento dos centríolos foi possível, através da chamada centrifugação fracionada de células que possuíam muitas destas estruturas. A análise química revelou um conteúdo de 97% de proteínas e 3% de ácidos nucléicos (DNA e RNA). Foram encontradas também pequenas frações glicídicas e lipídicas Origem a síntese de um centríolo ocorre por indução, isto é, um centríolo mãe induz a formação de um centríolo filho (pró centríolo). Esta estrutura forma se e cresce no interior de cada centríolo mãe ao se preparar a divisão celular. Origina se em ângulo reto da parede do centríolo mãe e ao completar sua formação, dele se destaca. Observações: 1 O conjunto de centros celulares recebe a denominação de Cinetossoma. 2 Durante a divisão celular, os centríolos são responsáveis pela formação do fuso acromático ou mitótico (Aparelho Mitótico), ajudando e orientando a divisão celular. 3 A presença de DNA evidenciada nos centríolos isolados, confere a estas estruturas o poder de auto reprodução (autoduplicação) e isto foi comprovado isolando se cinetossoma, incorporando se timidina tritiada e em seguida aplicando se desoxirribonuclease. Neste isolamento, constatou se a presença de RNA e também a capacidade de síntese de proteínas nestas organelas. 3.5 Cílios e Flagelos: Conceito são estruturas filamentosas, citoplasmáticas e autoduplicáveis, encontradas em muitos seres unicelulares e em algumas células de metazoários Estrutura tanto os cílios como os flagelos são formados a partir dos corpúsculos basais. Estes por sua vez, são originados dos centríolos, uma vez que possui uma estrutura semelhante, ou seja, nove grupos de 3 túbulos. Vale salientar que estruturalmente falando existe

6 6 uma certa diferença entre a estrutura ciliar e flagelar com relação aos corpúsculos basais. Tanto os cílios como os flagelos são formados por um conjunto de nove pares de microtúbulos dispostos de maneira circular, envolvendo um par central. Cada par de microtúbulo periférico é unido entre si através de pequenas pontes. O que se sabe é que existe pequenos braços que são constituídos por uma proteína com atividade ATPásica chamada, dineína, prendendo os microtúbulos emparelhados. Já as pontes, ligam cada par de microtúbulo periférico entre si. Estas pontes ou ligações laterais é constituída por uma proteína chamada nexina. Cada par periférico está unido ao par central. Os pares periféricos são ligados ao par central através de formações protéicas conhecidas como pedúnculos radiais. Estas estruturas dão aos cílios e flagelos uma certa rigidez sem prejudicar os seus movimentos Funções as principais funções são: Movimentos Celulares a locomoção celular se faz através de vários tipos de movimentos. No caso em questão existem dois tipos de movimentos: Movimento Ciliar alguns seres unicelulares possuem cílios vibráteis que favorecem o seu deslocamento na onda líquida. Como exemplo pode se citar o Paramecium e o Balantidium coli Movimento Ciliar Movimento Flagelar existem células de organismos pluricelulares que se locomovem graças ao movimento flagelar. É o caso dos espermatozóides Funções de Transportes destacando se as seguintes: A Excreção de Substâncias nos seres metazoários encontra se células ciliadas responsáveis pelo transporte de substâncias estranhas ao organismo. Isto acontece, por exemplo, com a remoção do muco juntamente com partículas estranhas através do epitélio ciliado da traquéia. B Transporte do Óvulo as células ciliadas das trompas de Falópio, através de movimentos ciliares, conduzem o óvulo que foi eliminado pelo ovário, até a cavidade uterina. 3.6 Diferenças entre Cílios e Flagelos: Quanto ao Tamanho os flagelos são maiores que os cílios Quanto ao Número os cílios são mais numerosos que os flagelos Quanto ao Tipo de Movimento: A No Cílio o movimento do cílio é do tipo pendular. B No Flagelo o movimento flagelar é do tipo ondulante. Observação adiante ver se á isto com mais detalhes

7 7 3.7 Origem conforme foi visto anteriormente, os cílios e os flagelos se originam dos chamados corpúsculos basais. Observações: 1 Os movimentos ciliares e flagelares não são os únicos movimentos celulares que se conhece. Adiante falar se á nos demais tipos de movimentos das células. 2 Foi evidenciada a presença de muitas mitocôndrias em torno dos cílios e flagelos, provando desta maneira que os processos relacionados com os movimentos celulares consomem energia. 3.8 Tipos de Movimentos Celulares: Movimentos que Alteram a Morfologia Celular: Contração Celular ocorre em células com capacidade contrátil como, por exemplo: células musculares, células mioepiteliais presentes em certas glândulas exócrinas, células mióides dos túbulos seminíferos e células endoteliais dos capilares Movimento Amebóide ou Ameboidismo é o processo pelo qual uma célula emite pseudópodes, conduzindo a um verdadeiro deslocamento celular Divisão Celular na mitose e meiose, as células ao se dividirem modificam a sua morfologia Movimentos que não Alteram a Morfologia Celular: Ciclose ou Corrente Citoplasmática Transporte Intracelular de Partículas Extrusão dos Grânulos de Secreção. Observação esses três tipos de movimento citados acima, serão vistos detalhadamente mais adiante. 3.9 Movimentos Exercidos por Microtúbulos: Movimento Ciliar: Conceito é o movimento exercido pelos cílios Mecanismo Fisiológico os cílios contraem se em forma de gancho, fazendo um movimento ondulatório em direção ao meio exterior. Este mecanismo ocorre devido ao deslizamento de microtúbulos entre si, com energia fornecida pelo ATP Ocorrência: A Protozoários os cílios são responsáveis pela locomoção de animais tais como: Paramecium, Balantidium coli, entre outros.

8 8 B Metazoários várias larvas de invertebrados se locomovem por meio de cílios vibráteis. Nos vertebrados superiores, existe uma movimentação de correntes líquidas no trato respiratório e reprodutor, com finalidade de transportar partículas de um local para outro Movimento Flagelar: Conceito é o movimento executado pelo flagelo Mecanismo Fisiológico o batimento flagelar é uma ondulação simétrica que se propaga ao longo do seu comprimento e origina uma força na água Ocorrência: A Protozoários alguns protozoários se locomovem através de flagelos. B Algas Unicelulares se locomovem através de flagelos. C Metazoários locomoção dos gametas masculinos. D Metáfitos locomoção de alguns gametas masculinos (anterozóides). Observação em muitos organismos aquáticos fixos, como esponjas e mexilhões, flagelos e cílios criam uma constante corrente de água imprescindível para a nutrição, respiração e excreção desses animais Movimentos Exercidos por Microfilamentos: Contração Celular: A Conceito é a diminuição do volume celular. B Mecanismo Fisiológico ocorre devido o deslizamento de actina e miosina. C Unidade de Contração é o sarcômero. Ocorrência células musculares, mioepiteliais, mióides e endoteliais Ciclose: A Conceito é um tipo de movimento intracelular que afeta o endoplasma de células vivas, especialmente nos vegetais. B Mecanismo Fisiológico está relacionado com os microfilamentos que produzem movimentos nas organelas celulares. C Ocorrência em todas as células, especialmente nas células vegetais. D Ativadores alguns tipos de auxinas, que são hormônios ou substâncias naturais ou sintéticas que promovem o crescimento das plantas.. E Inibidores lesões mecânicas, anestésicos, choques elétricos, fatores que diminuem a viscosidade celular, entre outros Ameboidismo:

9 Conceito é o processo pelo qual uma célula emite pseudópode que conduz a um verdadeiro deslocamento celular Mecanismo Fisiológico ocorre devido a transformação do ectoplasma em plasmasol, do endoplasma em plasmagel e vice versa Propriedades: A É ativado pelo ATP. B Depende da aderência celular a um substrato (suporte sólido) para sua locomoção Ocorrência ocorrem em amebas, leucócitos, macrófagos, epitélios (as células se liberam e deslizam ativamente para o fundo da ferida), mixomicetos, etc. Em mixomicetos existem vários pseudópodes que se movimentam às vezes em várias direções Funções: A Locomoção Celular em amebas, mixomicetos, e outros. B Defesa (fagocitose) leucócitos, macrófagos, entre outros Inibidores lesões mecânicas, choques, radiações, entre outros Citodiérese (Citocinese): Conceito é a divisão do citoplasma de uma célula, ocorrendo consequentemente a separação das células filhas no fim da divisão celular Ocorrência em células no momento da divisão Mecanismo Fisiológico ocorre devido a contração dos microfilamentos na região equatorial da célula, provocando o seu estrangulamento Movimentos Morfogenéticos: Conceito são movimentos que ocorrem com os tecidos durante o desenvolvimento embrionário Ocorrência estes movimentos ocorrem no embrião Função formação das partes constituintes do novo ser Contração dos Microvilos do Epitélio Intestinal: A Conceito é a capacidade que possui os microvilos do intestino de se encurtar e alongar. B Mecanismo Fisiológico deslizamento dos filamentos de actina e miosina. Foi encontrado recentemente através da microscopia eletrônica e de imunofluorescência, a presença de actina, miosina e alfa actina, no pólo apical das células absortivas intestinais. C Função absorção de alimentos que foram digeridos pelo intestino Movimentos Exercidos Por Microtúbulos e Microfilamentos:

10 Transporte Intracelular de Partículas: A Conceito é o deslocamento de material sob a forma de partículas de uma região para outra da célula. B Ocorrência células em geral, melanóforos, neurônios, e outras Extrusão dos Grânulos de Secreção: A Conceito é o processo pela qual o material produzido pelas células secretoras é eliminado para o meio exterior, através de um fenômeno conhecido como exocitose. B Ocorrência em células secretoras que produzem material exportável, ou seja, substâncias que vão atuar fora da célula Deslocamento dos Cromossomos na Anáfase: A Conceito é o processo pelo qual os cromossomos atingem os pólos no final da telófase. B Mecanismo Fisiológico ainda é desconhecido. C Ocorrência em células que estão em divisão. Observação percorrendo a maior parte da literatura, observa se que os microtúbulos e os microfilamentos são a sede das transduções quimiomecânicas responsáveis pela maioria dos movimentos celulares conhecidos, sugerindo ao mesmo tempo em que compostos fosforilados fornecem energia para estas transduções. Os movimentos celulares resultam, pois na sua grande maioria da interação entre macromoléculas. Nota este texto é, na realidade, uma breve introdução, por isso queremos esclarecer aos interessados no assunto, que para obter o texto na íntegra (total), basta solicitá-lo, que atenderemos todos os pedidos e enviaremos os mesmos pelos Correios e Telégrafos; portanto, entre em contato conosco através dos nossos telefones ou . À Direção. Maceió, Janeiro de Autor: Mário Jorge Martins. Prof. Adjunto de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médico da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

23/02/2014. Vera Andrade

23/02/2014. Vera Andrade Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ O que são células? Quais os tamanhos, as formas e as funções das células? Como se classificam? Algumas características celulares Organelas celulares

Leia mais

CITOSQUELETO. Microfilamentos de actina. Microtúbulos. Filamentos intermédios

CITOSQUELETO. Microfilamentos de actina. Microtúbulos. Filamentos intermédios CITOSQUELETO Microfilamentos de actina Microtúbulos Filamentos intermédios O citosqueleto é composto por 3 elementos principais de filamentos proteicos: Microfilamentos (Filamentos de actina) Microtúbulos

Leia mais

Citoesqueleto e Matriz extracelular

Citoesqueleto e Matriz extracelular Citoesqueleto e Matriz extracelular OBJETIVOS da aula os estudantes deverão ser capazes de Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções

Leia mais

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Orgânulos do citoplasma Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Como estudar a célula? Na década de 50 microscópio eletrônico 1milímetro = 1m/1000 = 0,1 cm 1micrômetro = 1m/1.000.000 = 0,0001 cm 1 nanômetro

Leia mais

Citoesqueleto e movimento celular

Citoesqueleto e movimento celular Citoesqueleto e movimento celular Prof. Dr. Vinicius Farias Campos GBIOTEC - PPGB fariascampos@gmail.com Abordagens... O que é e qual é a constituição do citoesqueleto Quais funções o citoesqueleto desempenha

Leia mais

CITOESQUELETO 4/10/2012 TRÊS TIPOS DE FILAMENTOS PRESENTES NO CITOESQUELETO. Diâmetros: 10nm, 25nm, 7nm MICROTÚBULOS FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS

CITOESQUELETO 4/10/2012 TRÊS TIPOS DE FILAMENTOS PRESENTES NO CITOESQUELETO. Diâmetros: 10nm, 25nm, 7nm MICROTÚBULOS FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS CITOESQUELETO TRÊS TIPOS DE FILAMENTOS PRESENTES NO CITOESQUELETO FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS MICROTÚBULOS FILAMENTOS DE ACTINA Diâmetros: 10nm, 25nm, 7nm 1 MICROTÚBULOS Introdução Geral Diâmetro de 25nm

Leia mais

Transcrição da informação genética

Transcrição da informação genética Transcrição da informação genética A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Citoplasma e organelas citoplasmáticas CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Ribossomos - Realiza a síntese de proteínas; Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR

IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR Cerca de 30 minutos Divisão Celular IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO CELULAR Reprodução dos seres unicelulares Multiplicação /crescimento celular dos organismos pluricelulares Renovação e Regeneração de tecidos

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

Citoesqueleto e movimento celular

Citoesqueleto e movimento celular Citoesqueleto e movimento celular Prof. Vinicius Farias Campos, BSc., MSc. fariascampos@gmail.com Abordagens... O que é e qual é a constituição do citoesqueleto Quais funções o citoesqueleto desempenha

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental

Leia mais

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar Citoplasma Células procarióticas Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2012. Células eucarióticas Preenchido pelo hialoplasma ou citosol Possui

Leia mais

Características gerais Composição Filamentos de Actina Filamentos Intermediários Microtúbulos Proteínas Motoras

Características gerais Composição Filamentos de Actina Filamentos Intermediários Microtúbulos Proteínas Motoras Características gerais Composição Filamentos de Actina Filamentos Intermediários Microtúbulos Proteínas Motoras Rede tridimensional localizada no citoplasma que forma o arcabouço celular. Formado de proteínas.

Leia mais

Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro

Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro Cromatina material genético distendido Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro Cromossoma material genético condensado Centrómero

Leia mais

O que é um ciclo celular?

O que é um ciclo celular? O que é um ciclo celular? Divisão celular PORQUE É QUE OCORRE DIVISÃO CELULAR? 1- Para que todos os seres pluricelulares possam crescer. Se não vejamos... Todos nós começamos por ser uma única célula.

Leia mais

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. Analise as figuras: Observando-se a figura acima, é correto afirmar que: a) 1 representa uma anáfase da mitose de uma

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª. Gardênia CITOPLASMA Há uma imensa diversidade de células: células nervosas, musculares... Partes fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

Prof. Tiago Collares, Dr.

Prof. Tiago Collares, Dr. Biologia Celular organelas Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (E-mail) Introdução à Biologia Celular Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV MED049 - BIOLOGIA E BIOQUIMICA. Citoesqueleto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV MED049 - BIOLOGIA E BIOQUIMICA. Citoesqueleto UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV MED049 - BIOLOGIA E BIOQUIMICA Citoesqueleto Profª MsC. Polyanna Carôzo de Oliveira Salvador - BA 2017 FUNÇÕES Definição de diversas

Leia mais

Gláucia Rios dos Santos

Gláucia Rios dos Santos Gláucia Rios dos Santos Instruções Use o mouse para mudar os slides. Clique sempre nas ou botões. Não clique fora,pois os slides sairão da seqüência certa. Clique sobre as palavras em vermelho,para obter

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA.

31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. PASES 1 a ETAPA TRIÊNIO 2004-2006 1 o DIA GABARITO 1 19 BIOLOGIA QUESTÕES DE 31 A 40 31. Com relação aos principais componentes orgânicos celulares, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Proteínas, quando

Leia mais

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL - 3

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL - 3 Junções intercelulares HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL - 3 Vera Regina Andrade, 2015 São estruturas da membrana plasmática que contribuem para a adesão e comunicação entre as células Também podem ser vedantes,

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

Citoesqueleto. Organização dos componentes celulares Interação mecânica com o ambiente Movimentos coordenados. Ações dependentes do citoesqueleto

Citoesqueleto. Organização dos componentes celulares Interação mecânica com o ambiente Movimentos coordenados. Ações dependentes do citoesqueleto Citoesqueleto Citoesqueleto Organização dos componentes celulares Interação mecânica com o ambiente Movimentos coordenados Ações dependentes do citoesqueleto ossos e músculos celulares Micrografia de fluorescência

Leia mais

4/10/2012 CITOESQUELETO. Citoesqueleto. Rede intrincada de filamentos protéicos que se estendem por todo o citoplasma

4/10/2012 CITOESQUELETO. Citoesqueleto. Rede intrincada de filamentos protéicos que se estendem por todo o citoplasma CITOESQUELETO Citoesqueleto Rede intrincada de filamentos protéicos que se estendem por todo o citoplasma 1 Citoesqueleto Garante a estrutura da célula e de suas organelas; Ajuda a organizar a atividade

Leia mais

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017 O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA Biologia Celular e Molecular Profª Joana Da Mata ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: Apesar da diversidade, algumas células compartilham

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela CITOPLASMA Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental Citoesqueleto Organelas citoplasmáticas

Leia mais

Gabi Rabelo facebook whatsapp

Gabi Rabelo facebook whatsapp Gabi Rabelo facebook whatsapp 35 9 99087226 e-mail: s.gabiv@hotmail.com Organismos vivos Células Formas: simples unicelulares (se multiplicam por bipartição) e complexas pluricelulares (grupo de células

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF CITOPLASMA 1 2 5 6 7 8 9 10 3 11 4 12 SUSTENTAÇÃO INTERNA DA CÉLULA E MOVIMENTOS CELULARES CITOESQUELETO: Conjunto de filamentos;

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular as células originam-se de outras células preexistentes Virchow, 1858, médico alemão. 1 Divisão Celular - Base da continuidade e perpetuação das células

Leia mais

Citohistologia Animal

Citohistologia Animal Citohistologia Animal Aula 1 Introdução Profa. Melissa Kayser Visão Geral Corpo humano organizado em 4 básicos: tecidos Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem em celúlas

Leia mais

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas Prof. Valdiran Wanderley de Souza Bio-Soletrando 2017 Organelas E U C A R I O N T E A N I M A L CARACTERÍSTICAS Possui núcleo. L I S O S S O M O S Responsáveis pela digestão celular. Enzima Hidrólase ácida

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Ciclo celular Divisão celular Interfase Mitose Meiose Crescimento e desenvolvimento Divisão celular Processo pelo qual uma célula se transforma em duas

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

CITOESQUELETO. Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CITOESQUELETO

CITOESQUELETO. Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CITOESQUELETO Prof: Dr. Cleverson Agner Ramos Adesões Celulares Transporte Vesicular Manutenção da Forma Movimentos Celulares Coordenados Contração Muscular Transporte de substâncias em massa Divisão Celular Actina

Leia mais

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 APOPTOSE Do grego declínio Citado em poema grego clássico referindose a folhas caindo da árvore. APOPTOSE Morte

Leia mais

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Ciclo Celular Fase Mitótica Fase Interfase MITOSE CITOCINESE Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se

Leia mais

Histologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Histologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Histologia. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Histologia Ramo da Biologia que estuda os tecidos; Tecido - é um conjunto de células, separadas ou não por substâncias intercelulares e que realizam determinada

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde).

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Citoplasma Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Neste local ocorrem diversas reações químicas do metabolismo celular. Citoplasma Organelas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Médico Veterinário Há pessoas

Leia mais

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã.

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã. Divisão celular Principais eventos do ciclo celular eucarioto Cromátidesirmã Célulasfilha Condensação dos cromossomos, envelope nuclear se desfaz, segregação. Descondensação dos cromossomos, formação do

Leia mais

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR Profa MSc. Luanna Fernandes DEFINIÇÃO: Células Filhas Consiste em uma cadeia de eventos que envolve a duplicação do conteúdo intracelular e culmina a sua divisão, gerando

Leia mais

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. CITOLOGIA A CÉLULA é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto CITOESQUELETO Funções: - Estabilização da forma celular - Estruturação e organização do citoplasma - Locomoção - Transporte intracelular Suas

Leia mais

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO REVISÃO: A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO 2 O que são Células? São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos; Envolvidas por membranas preenchidas por solução aquosa, onde estão presentes biomoléculas

Leia mais

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Divisão Reducional Divisão Equacional Divisão Equacional DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Prof. Leonardo F. Stahnke CICLO CELULAR E SUAS FASES Em organismos unicelulares a divisão da célula é considerada

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE MEDICINA VETERINÁRIA O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução. Genética Animal

Leia mais

Histofisiologia Animal

Histofisiologia Animal Histofisiologia Animal Aula 1 Introdução à Histologia Prof. Leandro Parussolo Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE Professor: Altemar Santos. Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE 1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

INTRODUÇÃO Conjunto de elementos que, em sintonia, são responsáveis pela integridade estrutural das células e por uma ampla variedade de processos din

INTRODUÇÃO Conjunto de elementos que, em sintonia, são responsáveis pela integridade estrutural das células e por uma ampla variedade de processos din CITOESQUELETO INTRODUÇÃO Conjunto de elementos que, em sintonia, são responsáveis pela integridade estrutural das células e por uma ampla variedade de processos dinâmicos CITOESQUELETO Contrariamente ao

Leia mais

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva

Biologia Celular. Profa Cristina L S Petrarolha Silva Biologia Celular Visão Geral das Células Profa Cristina L S Petrarolha Silva Vírus não são células: partículas intracelulares obrigatórias Propagação dos vírus com lise da célula hospedeira. Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/virus.htm

Leia mais

Profa. MSc. Monyke Lucena

Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Núcleo Interfásico - Intérfase 1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas

Leia mais

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Membranas Biológicas. Professor Enrico Blota. Biologia Membranas Biológicas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARTE 1 Todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes apresentam um revestimento

Leia mais

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE LUCIANA ARAUJO DUPLICAÇÃO DE DNA DIVISÃO CELULAR MITOSE 04/04/2018 9º ANO - BIOLOGIA 2 ESTRUTURA DO GENE Segmentos (pedaços) da molécula de DNA,

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas 1 xx/xx CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO O CICLO CELULAR Eventos ordenados crescimento, duplicação dos genes, divisão propriamente dita - que ocorrem com a célula

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra,

Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra, De que modo as células asseguram a sua continuidade? Divisão celular Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra, origina duas células-filhas geneticamente iguais à célula-mãe. As células

Leia mais

Conceitos fundamentais de Biologia Celular

Conceitos fundamentais de Biologia Celular Conceitos fundamentais de Biologia Celular Principais estruturas da célula eucariótica O NÚCLEO Contém nos cromossomos todo o genoma (DNA) das células; Responsável pela síntese e processamento dos RNAs

Leia mais

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA A Célula ( menor porção de um ser vivo) B - Tecido( Conjunto de células com funções semelhantes) C - Órgão ( Conjuntos de tecidos

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Divisão Celular Ciclo Celular e Mitose; Meiose. 1. Aspectos Mantidos na Divisão Celular Constância do volume celular; Relação área x volume. Lei de Driesch

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE:

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE: Genética Animal Divisão celular 1 DIVISÃO CELULAR A célula eucaritótica pode reproduzir-se por dois processos: mitose e meiose. O ciclo celular corresponde ao tempo de geração da célula, isto é, ao período

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Moléculas, células e tecidos - Membranas biológicas Prof. Enrico Blota Biologia Moléculas, células e tecidos - Membranas Biológicas Todas as células, sejam elas procariontes

Leia mais

TECIDO EPITELIAL. Professora Melissa Kayser

TECIDO EPITELIAL. Professora Melissa Kayser TECIDO EPITELIAL Professora Melissa Kayser Tecido Epitelial Introdução Tecido que reveste a superfície externa do corpo e as cavidades internas. Desempenha várias funções: Proteção do corpo (pele) Percepção

Leia mais

I DEFINIÇÃO

I DEFINIÇÃO CITOPLASMA I DEFINIÇÃO MOVIMENTOS CITOPLASMÁTICOS: A) Ciclose: corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais. Proporciona

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais