Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4"

Transcrição

1 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi marcado na coluna: ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4 ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6 ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 ( ) vacúolo (D) 6, 4, 3, 5, 1, 2 ( ) carioteca (E) 1, 2, 3, 4, 5, 6 ( ) mitocôndria 22. A estrutura celular que permite reconhecer ao microscópio óptico comum se uma célula pertence a um animal ou a um vegetal superior é: (A) a parede celular. (B) o nucléolo.

2 (C) o cromossomo. (D) o ribossomo. (E) a membrana plasmática. 23. Um organismo eucariótico, multicelular, autotrófico, pode pertencer ao grupo: (A) dos fungos. (B) das bactérias. (C) dos moluscos. (D) dos ciliados. (E) das leguminosas. 24. Assinale a opção que contém apenas seres procariontes: (A) vegetais e bactérias; (B) cianofíceas e bactérias; (C) algas e fungos; (D) protozoários e fungos; (E) algas e cianofíceas. 25. Uma célula bacteriana não possui: (A) material hereditário. (D) ribossomos. (B) membrana plasmática. (E) parede celular. 26. A expressão "metabolismo celular" significa: (C) núcleo. (A) o conjunto das reações que permitem que a célula obtenha energia.

3 permitem que a célula obtenha energia. (B) o conjunto das reações que permitem que a célula cresça. (C) a produção de mais matéria viva pelos ribossomos. (D) a digestão de moléculas grandes e sua desmontagem em moléculas menores. (E) todas as reações químicas, qualquer que seja o tipo, que ocorrem numa célula viva. 27. Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características: (A) não possuem material genético. (B) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados. (C) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma. (D) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos. (E) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos. 28. Observe os desenhos das células A e B e assinale a alternativa correta:

4 (A) A célula A é de um protista, tal como uma bactéria, e a B é de um organismo incluído no reino monera, tal como um vírus. (B) A célula A é de um vegetal, enquanto a B é de um animal. (C) A célula A é de uma alga; a B é de uma planta superior, tal como um milho. (D) A célula A é típica de um parasita, enquanto a B, mais complexa, é de um ser de vida livre. (E) A célula A é de um procarionte, tal como uma bactéria; a B é de um eucarionte, podendo representar uma célula humana. 29. Os seres vivos, exceto os vírus, apresentam estrutura celular. Entretanto, não há nada que corresponda a uma célula típica, pois, tanto os organismos unicelulares como as células dos vários tecidos dos pluricelulares são muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as células vivas apresentam o seguinte componente: (A) retículo endoplasmático; (B) membrana plasmática; (C) aparelho de Golgi; (D) mitocôndria; (E) cloroplasto. 30. O desenho a seguir representa a concepção idealizada de uma célula. Pelas estruturas representadas, assinale se o diagrama:

5 (A) aplica-se indiscriminadamente a qualquer tipo de célula, eucariótica ou procariótica. (B) aplica-se igualmente a todas as células superiores, vegetais ou animais. (C) representa célula vegetal capaz de função clorofiliana. (D) representa célula animal dotada de atividade fagocitária. (E) representa célula animal desprovida de pigmentos. 31. Nas experiências de merotomia da ameba e da Acetabularia (alga verde, unicelular e grande), podemos esperar que: (A) ambas as partes cortadas da ameba e da Acetabularia se desenvolvam normalmente. (B) só a parte da ameba que apresenta núcleo se desenvolva. (C) ambas as partes nucleadas da ameba e da Acetabularia se desenvolvam normalmente, enquanto as anucleadas morrem. (D) a parte da ameba que possui núcleo se desenvolva normalmente e a da Acetabularia que possui núcleo se desenvolva anormalmente. (E) cortando parte do citoplasma de ambos os organismos, nenhum dos fragmentos se desenvolva, tanto na ameba quanto na Acetabularia. 32. É característica de cromossomo telocêntrico:

6 (A) ausência de centrômero; (B) centrômero subterminal; (C) centrômero mediano; (D) centrômero terminal; (E) presença de dois centrômeros. 33. Após observar atentamente os esquemas a seguir, poderíamos dizer que a célula I é haplóide em relação à II, porque tem: (A) número ímpar de cromossomos. (B) pelo menos um par de cromossomos. (C) cromossomos homólogos. (D) um representante de cada par de homólogos. (E) pareamento de cromossomos homólogos. 34. A caracterização dos cromossomos como constituintes do núcleo celular revelou as seguintes propriedades: I - Cromossomos são estruturas lineares, situadas no interior do núcleo celular, mais facilmente detectáveis durante o processo de divisão celular, e que contêm uma zona circular, pequena e mais clara, chamada centrômero, que desempenha papel importante na movimentação dos cromossomas durante a divisão celular. II - Cada célula de uma determinada espécie contém um número constante e característico de cromossomas; este número varia enormemente entre os seres vivos, e cada espécie tem um determinado número de cromossomos, que é suficiente para distingui-las de outras. III - Os cromossomas ocorrem em pares, sendo que os genes de pares de cromossomas homólogos estão dispostos em ordem semelhante: certas características genéticas se apresentam sob formas alternativas (alelos) e os vários cromossomas de uma espécie podem ser distinguidos entre si pelas suas propriedades morfológicas, bioquímicas ou funcionais.

7 Assinale: (A) se somente I for correta. (B) se somente I e II forem corretas. (C) se somente I e III forem corretas. (D) se somente II e III forem corretas. (A) se I, II e III forem corretas. 35. A análise citogenética realizada em várias células de um mamífero permitiu elaborar o seguinte esquema: Ele representa: (A) o fenótipo do organismo. (B) o genoma de uma célula haplóide. (C) o genoma de uma célula diplóide. (D) os cromossomos de uma célula haplóide. (E) os cromossomos de uma célula diplóide. 36. A ilustração a seguir representa tipos de cromossomos indicados por A, B e C, denominados, respectivamente: (A) metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico. (B) acrocêntrico, submetacêntrico, metacêntrico. (C) acrocêntrico, metacêntrico, submetacêntrico.

8 (D) metacêntrico, acrocêntrico, submetacêntrico. (E) submetacêntrico, acrocêntrico, metacêntrico. 37. Podemos afirmar que o nucléolo é uma estrutura: (A) intranuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico, em células em anáfase. (B) intranuclear, rica em RNA mensageiro, presente em alguns vírus. (C) intranuclear, rica em RNA ribossômico, presente em células eucariotas. (D) citoplasmática, presente em alguns protozoários. (E) citoplasmática, rica em RNA ribossômico, com função de sintetizar enzimas do ciclo respiratório. 38. A cromatina, sob o aspecto morfológico, é classificada em eucromatina e heterocromatina. Elas se distinguem porque: (A) a eucromatina se apresenta condensada durante a mitose e a heterocromatina já se encontra condensada na intérfase. (B) a eucromatina se apresenta condensada na intérfase e a heterocromatina, durante a mitose. (C) só a heterocromatina se condensa, a eucromatina não. (D) a eucromatina só apresenta DNA, e a heterocromatina apresenta DNA associado a histonas. (E) a eucromatina é a que ocorre no núcleo e a heterocromatina é a que ocorre no citoplasma. 39. A qual dos componentes celulares a seguir mencionados associa-se a substância designada como cromatina? (A) membrana nuclear; (B) cromossomo; (C) ribossomo; (D) vacúolo;

9 (E) centríolo. 40. Os nucléolos originam-se: (A) de invaginações da membrana nuclear. (B) da divisão de outros nucléolos. (C) da solidificação do suco celular. (D) da concentração de ribossomos. (E) de cromossomos especiais.

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) videos\a

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas.

Ribossomos: Grânulos encontrados geralmente no retículo endoplasmático rugoso. Têm a função de produzir proteínas. A CÉLULA A célula é a menor parte funcional dos seres vivos multicelulares e ainda pode ser um ser vivo como um todo, por exemplo, uma bactéria, que é uma única célula (ser vivo unicelular). As células

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Fred. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Fred DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 36 MEIOSE Ploidia 2n n 4 3 2 interfase meiose I meiose II 4x 3x 2x x M M 1 Como pode cair no enem A meiose e a fecundação na reprodução sexuada são processos complementares,

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. CITOLOGIA A CÉLULA é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos

Leia mais

Organização Geral das Células

Organização Geral das Células Faculdade Vértice Univértix Cursos: Medicina Veterinária Organização Geral das Células Aula Revisão Professor, Enfº. Laudineide de Carvalho Gomes Matipó, fevereiro de 2015. e-mail: laudineic.gomes@hotmail.com

Leia mais

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula O que são? Tipos? Estrutura? São unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos Há muitos tipos diferentes de células, que variam enormemente em

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 47 Citologia Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 47 Citologia PROCARIONTES Todos são classificados dentro do Reino Monera ser vivo com núcleo primitivo e unicelulares. Não formam tecidos e nem órgãos. Formados

Leia mais

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34

Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 Núcleo celular: O centro de comando. Unidade 4 Pág 34 NÚCLEO O núcleo é o centro de coordenação das atividades da célula. Em geral há um núcleo por célula; células sem núcleo são apenas uma fase da vida;

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

NÚCLEO INTERFÁSICO. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS NÚCLEO INTERFÁSICO Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS INTÉRFASE É o período em que as células não estão se dividindo É o período de maior metabolismo das células Células jovens = intérfase curta Células

Leia mais

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO Portador dos fatores hereditários (DNA) e coordenador das atividades metabólicas. CICLO CELULAR Fonte: https://netnature.wordpress.com/2016/05/25/o-ciclo-celular-e-a-mitose-e-meiose/

Leia mais

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto

1º ano. Professora Priscila Franco Binatto 1º ano Professora Priscila Franco Binatto Onde encontramos os seres vivos? Níveis de organização da vida POPULAÇÕES conjunto de indivíduos de uma mesma espécie. COMUNIDADE conjunto de populações de certa

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme NÚCLEO CELULAR Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme A presença do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucariótica da procariótica. No núcleo está

Leia mais

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula

CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa. Introdução à Célula CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Biologia Celular e Molecular PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Introdução à Célula robsonbarbieri.blogspot.com O que é CÉLULA? Célula é a

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1º EM Biologia Professor João NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é a organela responsável pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes o núcleo é separado do citoplasma por uma

Leia mais

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde).

Citoplasma. Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Citoplasma Compreende a região entre a membrana plasmática e o núcleo. Do grego kytos (célula) e plasma (molde). Neste local ocorrem diversas reações químicas do metabolismo celular. Citoplasma Organelas

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

BIOLOGIA. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são: Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que:

BIOLOGIA. Os principais carboidratos de reserva nos vegetais e animais são: Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que: BIOLOGIA Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi marcado

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

BÁSICA EM IMAGENS. Introdução à Bioquímica

BÁSICA EM IMAGENS. Introdução à Bioquímica Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica 01 BÁSICA EM IMAGENS - um guia para a sala de aula Introdução à Bioquímica 1. Introdução O Que é Bioquímica?

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA AVALIAÇÃO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Aluno: Ano:2016 Série: 1ºAno Data : Matéria: Biologia Turno:

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO DESAFIO N 01 2017 / 1 BIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS NOME DO PROFESSOR (A): FRANCISCO JARDEL Data da entrega: 24/02/2017. Aluno(a): 8 Ano: CÉLULA, UNIDADE BÁSICA DOS SERES VIVOS. Todos os

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCARIONTES, EUCARIONTES E VÍRUS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCARIONTES, EUCARIONTES E VÍRUS EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROCARIONTES, EUCARIONTES E VÍRUS 1) Em uma aula de Biologia, um aluno observava uma célula ao microscópio. Nessa célula, era possível verificar uma região mais corada na lâmina,

Leia mais

Descoberta da célula

Descoberta da célula A Célula Definição A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. A célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular Plano de Aulas Biologia Módulo 6 Núcleo e divisão celular Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 d Nos nucléolos, ocorre a produção dos ribossomos. Os cromossomos só são

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS COLÉGIO ALEXANDER FLEMING CÉLULAS Professora: Fernanda Toledo Campo Grande/MS 2010 Estrutura dos Seres Vivos Característica típica dos seres vivos: Presença de substâncias orgânicas Presença de metabolismo

Leia mais

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX Núcleo celular Robert Brown (1773-1858) Componente fundamental para a célula Nux Compreensão da importância Séc. XX Componentes do núcleo celular Núcleo celular Eucariontes (+ 1 núcleo) Presença de cromossomos

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos quais

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos

Disciplina de Biologia Celular. Profª Larissa dos Santos Universidade Salgado de Oliveira Disciplina de Biologia Celular Organização Geral e Evolução das Células Profª Larissa dos Santos Evolução do conceito celular 1663 célula seria pequena cela (físico inglês

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

A CÉLULA EUCARIÓTICA

A CÉLULA EUCARIÓTICA A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrómetros e formas variadas De acordo com a estrutura

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

A BASE CELULAR DA VIDA

A BASE CELULAR DA VIDA A BASE CELULAR DA VIDA Célula: unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam. Seres unicelulares: constituídos por uma só célula Seres pluricelulares ou multicelulares: constituídos por

Leia mais

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício

Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício Tarefas 05, 06, 07 e 08 Professor Fabrício LISTA 01 01. As células apresentam estruturas e funções diferenciadas de acordo com o organismo ou tecido em que se encontram. a) Desenhe uma célula que contenha

Leia mais

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M.

Ano: 7º Turma: Entrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. Aluno: Ano: 7º Turma: ntrega: / / Devolução: / / Disciplina: Ciências Recuperação: 1º trimestre Ass. Professor: Nome do Professor: Silvia M. G Chiarello Ass. Resp./Aluno: TARFA D RCUPRAÇÃO 1) Complete

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva

Princípio da Fisiologia Animal. Profª Talita Silva Princípio da Fisiologia Animal Profª Talita Silva O que é Fisiologia A fisiologia (do grego physis = fundamento da natureza, e logos = estudo) O que a Fisiologia estuda: As múltiplas funções mecânicas,

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulos 1 e 2: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos,

Leia mais

1.2.1.Biodiversidade e a Célula

1.2.1.Biodiversidade e a Célula 1.2.1.iodiversidade e a élula 1. Ponto: biodiversidade... é a diversidade de espécies de seres vivos existentes no nosso Planeta. é a enorme quantidade de seres vivos que existe no nosso Planeta. manifesta-se

Leia mais

Histofisiologia Animal

Histofisiologia Animal Histofisiologia Animal Aula 1 Introdução à Histologia Prof. Leandro Parussolo Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

8º Ano/Turma: Data / /2014

8º Ano/Turma: Data / /2014 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 8º Ano/Turma: Data / /2014 C.Curricular: Ciências Naturais 1. Abaixo está esquematizada uma célula vegetal. Sabendo-se que a estrutura 1 corresponde ao cloroplasto e

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele:

Questão 2: O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é INCORRETO afirmar que ele: QUESTÕES OBJETIVAS Questão 1: Antibióticos do grupo das penicilinas têm sido usados no combate às doenças bacterianas. Sobre as bactérias, é CORRETO afirmar que são classificadas como: a) procariontes,

Leia mais

Citohistologia Animal

Citohistologia Animal Citohistologia Animal Aula 1 Introdução Profa. Melissa Kayser Visão Geral Corpo humano organizado em 4 básicos: tecidos Epitelial Muscular Nervoso Conjuntivo Visão Geral - Tecidos consistem em celúlas

Leia mais

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos.

a) heterótrofos anaeróbicos autótrofos heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos heterótrofos aeróbicos autótrofos. EXERCÍCIO 1. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos.

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Núcleo Celular Interfásico; Em divisão. Aula 03: Núcleo Interfásico 1. Funções do Núcleo Interfásico Carioteca: proteção; Controle do transporte de informações

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Considere as três afirmações:

Questão 1. Questão 2. Questão 3. Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Considere as três afirmações: Lista exercicios 1 ano Bio Prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 Considere as três afirmações: I. Somos constituídos por células mais semelhantes às amebas do que às algas unicelulares.

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

Nucléolo, cromatina e cromossomos

Nucléolo, cromatina e cromossomos Nucléolo, cromatina e cromossomos NUCLÉOLO Tem aspecto de grânulo, mas não é limitado por membrana. É o centro de produção de ribossomos. O DNA origina os RNAr que são conjugados com proteínas vindas

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células;

Origem e Evolução da Célula. Todos os seres vivos são formados por células; Todos os seres vivos são formados por células; A origem da célula Prof. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim Engenheiro Agrônomo, D. Sc. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE eucromatina heterocromatina 1 cromossomo duplicado 1 cromossomo simples 2 cromátides 2 cromossomos simples Metacêntrico Centrômero localizado

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Células. Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição Células Capitulo 1: Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição O que é uma célula? Pequenas unidades envolvidas por membranas e preenchidas por uma solução aquosa contendo agentes químicos, dotadas

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da mitose II Etapas da mitose Ciclo celular Fonte: Google. I Visão geral da mitose: Processo conservativo

Leia mais

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares

CITOLOGIA. Núcleo celular. Córtex Vestibulares - Livro Córtex Vestibulares Córtex Vestibulares - Livro 4 CITOLOGIA Núcleo celular Componentes do núcleo interfásico: A) carioteca ou membrana nuclear ou cariolema B) suco nuclear ou cariolinfa ou carioplasma C) nucléolo D) cromatina

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares

APÊNDICE. Ciências. Moleculares. Ciências Moleculares. e Celulares APÊNDICE UNIDADE 1 Ciências Moleculares Ciências e Celulares Moleculares Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão Ciências Moleculares e Celulares: UNIDADE 1 1. RESPOSTA: Célula é a unidade fundamental

Leia mais

Microbiologia de Alimentos

Microbiologia de Alimentos Microbiologia de Alimentos 1) Introdução à Microbiologia de Alimentos A Microbiologia de Alimentos é um ramo da biologia que estuda os microrganismos e suas atividades, envolvendo a análise das características

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista P2 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período Engenharia de alimentos Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Células Procarióticas e eucarióticas

Células Procarióticas e eucarióticas Células Procarióticas e eucarióticas Estrutura As células são envolvidas por uma membrana celular e preenchidas com um tipo de solução aquosa concentrada formada por substâncias químicas e físicas. Dependendo

Leia mais

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6

Leia mais