RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. Acadêmico: Rafael Marques Nascimento. Curso de Engenharia Florestal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. Acadêmico: Rafael Marques Nascimento. Curso de Engenharia Florestal"

Transcrição

1 RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO ESTIMATIVA DE VOLUME DE ÁGUA EM AÇUDES PARA IRRIGAÇÃO DA CULTURA ORIZÍCOLA EM SANTA MARGARIDA DO SUL Acadêmico: Rafael Marques Nascimento Curso de Engenharia Florestal São Gabriel, RS, Brasil. Novembro de 2012.

2 ESTIMATIVA DE VOLUME DE ÁGUA EM AÇUDES PARA IRRIGAÇÃO DA CULTURA ORIZÍCOLA EM SANTA MARGARIDA DO SUL Por: Rafael Marques Nascimento Relatório de estágio final apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Florestal, Área de Topografia, da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Florestal. Orientador: Prof º. Ms. Adriano Luís Schunemann São Gabriel, RS, Brasil. Novembro de 2012.

3 Rafael Marques Nascimento ESTIMATIVA DE VOLUME DE ÁGUA EM AÇUDES PARA IRRIGAÇÃO DA CULTURA ORIZÍCOLA EM SANTA MARGARIDA DO SUL Elaborado por Rafael Marques Nascimento como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Florestal COMISSÃO EXAMINADORA: Profº. Me. Adriano Luís Schunemann/Unipampa Profº. Me. Diogo Belmonte Lippert Profª. Dra. Mirla Andrade Weber São Gabriel, Novembro de 2012.

4 Dedico este Trabalho a meus pais, Robson da Silva Nascimento e Cristiane Marques Nascimento, meus irmãos Eduardo Marques Nascimento, Gabriel Marques Nascimento e a minha namorada Susane Formanowicz Lemos.

5 AGRADECIMENTOS Primeiramente agradeço aos meus familiares, pela força, compreensão, amor e carinho concedido durante essa longa caminhada. Agradeço ao Engenheiro Agrícola Luciano Corrêa Hanemann instrutor chefe do IRGA - 1º NATE São Gabriel, pela oportunidade do estágio. Ao meu orientador Prof º Ms Adriano Luís Schunemann, por ter acreditado na ideia, pelo auxílio, orientação, confiança e compreensão. Aos colegas que de alguma forma contribuíram para a realização do estágio, em especial a Luís Augusto Goi Rott e Ícaro Taborda, pela ajuda na realização de atividades e pelos momentos de amizade, o meu muito obrigado. E a todos que, de uma forma ou de outra, ajudaram na realização deste trabalho.

6 RESUMO O presente estágio foi realizado no IRGA - 1 Nate São Gabriel, localizado na Rua Duque de Caxias, N º 6050, Bairro Centro, em São Gabriel, no estado do RS, no período entre 14 de março a 13 de setembro de O trabalho teve por objetivo realizar levantamentos topográficos e nivelamentos de sete açudes localizados no município de Santa Margarida do Sul, estimar a área de alague, volume máximo d água e capacidade de irrigação de cada um dos reservatórios para o cultivo de arroz. O primeiro reservatório teve área de alague estimada em m², o volume máximo ficou em torno de m³ d água, com capacidade de irrigar 44.2 hectares de arroz; O segundo reservatório a área de alague ficou estimada em m²,e com volume máximo de m³ d água com capacidade de irrigar 20,5 hectares de arroz; O terceiro reservatório a área de alague é estimada em m², volume máximo é de m³ d água com capacidade de irrigar 29,7 hectares de arroz; O quarto reservatório a área de alague é estimada em m², volume máximo é de m³ d água com capacidade de irrigar 30,1 hectares de arroz; O quinto reservatório a área de alague é estimada em m², volume máximo é de m³ d água com capacidade de irrigar 80 hectares de arroz; O sexto reservatório a área de alague foi estimada em m², volume máximo é de m³ d água com capacidade de irrigar 31 hectares de arroz; O sétimo e último reservatório obteve área de alague estimada em m², com volume máximo de m³ d água e com capacidade para irrigar 29,7 hectares de arroz. Palavras-chaves: reservatório; área de alague.

7 LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Partes Componentes de um Reservatório Figura 2 - Tripé e nível à esquerda. Marcação das curvas de nível com auxílio da mira falante à direita Figura 3 - Pontos trilhas retirados do GPS Figura 4 - Curvas de nível Figura 5 - Print screen do Microsoft Excel para demonstrar valores da barragem Figura 6 - Curvas de nível do açude Figura 7 - Print scren do Track Maker para mostrar as curvas de nível e valores do açude Figura 8 - Altura da lâmina d'água, onde indica-se o levantamento Figura 9 - Print screen do Microsoft Excel para demonstrar valores do açude Figura 10 - Área de Algue em m² de Cada Reservatório Figura 11 - Volume máximo d'água de cada reservatório Figura 12 - Print sreen do Microsoft Excel para demonstrar valores do açude

8 LISTA DE QUADROS Quadro 1 - Área máxima de alague, altura, volume máximo, área que cada reservatório pode irrigar Quadro 2 - Comparação dos dados do reservatório 1 e

9 Sumário ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Hidráulica e Irrigação Armazenamento de água Conceituação e importância Barragem Reserva de disponibilidade hídrica Partes componentes de um reservatório: Bacia de acumulação Dimensionamento do volume de água Sistema de Posicionamento Global (GPS) Métodos de Posicionamento GPS Precisões e finalidades dos métodos Atividades Desenvolvidas Primeira Etapa do Estágio Segunda Etapa do Estágio Terceira Etapa do Estágio Quarta Etapa do Estágio Quinta Etapa do Estágio Sexta Etapa do Estágio Setima Etapa do Estágio Resultados e Discussão... 28

10 5 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 31

11 ORGANIZAÇÃO A história do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) tem início com a iniciativa do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, que para dinamizar a cultura no Estado, resolveu transformar o sindicato no Instituto do Arroz do Rio Grande, no dia 31 de maio de 1930, em Cachoeirinha, sendo oficializado pelo Decreto nº Seu principal objetivo era a defesa dos segmentos da orizicultura, o desenvolvimento de pesquisa e assistências técnicas aos lavoureiros. No dia 20 de junho de 1940, o Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA foi criado como entidade pública, através do Decreto-Lei nº 20, tendo como finalidade principal incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado. Em 31 de dezembro de 1948 o IRGA foi institucionalizado através da Lei nº 533, que vigora até os dias atuais. Diz o artigo 1º: O Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA, criado e oficializado pelo Decreto-Lei nº 20, de 20 de junho de 1940, é uma entidade pública, com autarquia administrativa, subordinada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura (apud. IRGA, 2012). O presente estágio foi realizado no IRGA 1º NATE, São Gabriel fundado em 25 de junho de 1970, como primeira Zona de Assistência Orizícola, hoje composto por um Engenheiro Agrícola (responsável técnico), um Engenheiro Agrônomo, uma agente executiva, dois estagiários (alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Florestal, UNIPAMPA-SG)

12 12 1 INTRODUÇÃO Após a inventarem o aspersor de impacto (divide o jorro d água em gotículas e molha suavemente o solo), a área de produtos voltados para irrigação agrícola começaram a ter um maior desenvolvimento. Ocorrendo um disparo na evolução de desenvolvimento de novos produtos para atender as necessidades dos mais variados tipos de atividades agrícolas, satisfazendo as necessidades d água. Assim, a irrigação dividiu-se em dois métodos: por Aspersão, Irrigação Localizada (processo de aplicação de água em alta freqüência e baixo volume, sobre ou abaixo da superfície do solo, mantendo com alto grau de umidade um pequeno volume de solo que contém o sistema radicular das plantas) e a Irrigação por Superfície (é considerada por alguns como a forma menos complexa de irrigação. Basicamente, nada é feito para impedir que os campos se alaguem naturalmente. De forma geral, ela só é apropriada em situações nas quais a plantação tem pouco valor ou nas quais o campo será utilizado somente para o pasto ou até mesmo para recreação). Em 1926, desenvolveu-se o primeiro aspersor ( segundo Bernardo et. Al. aspergi a água sobre o solo, ficando semelhante a uma chuva, pois a água passa por pequenos orifícios no bocal) que girava com a ajuda de engrenagens, utilizado na irrigação de jardins, as indústrias de bombeamento e tubulações também foram evoluindo. A fabricação do PVC que se deu em 1960 foi de extrema importância na indústria de irrigação, que antes só utilizava canos galvanizados, assim, tornando a irrigação um negócio mais lucrativo. Na década de 80, introduziu-se programas de computador para controlar a irrigação, assim, evoluindo até chegarmos ao sistema totalmente automatizado. Açude é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é principalmente para abastecimento de água em zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal. Segundo SILVA (2007), importância da irrigação é vital de tal forma que vem sendo desenvolvida desde 6000 A.C. no rio Nilo. As chuvas de setembro/outubro

13 13 que caem nas cabeceiras, se espalhavam pelo Egito, quando baixavam deixavam uma camada de húmus muito fértil, onde plantavam trigo e os animais pastavam. Quando as chuvas eram fracas as áreas para plantio eram reduzidas a tal forma que a água fosse o suficiente para o plantio, e se fosse chuva em excesso ocorriam devastações. Sob o comando do faraó Ramsés I, os egípcios construíram diques que prensaram o rio em um vale estreito, elevando suas águas e represando-as em grandes reservatórios, de onde desciam aos campos através de canais e comportas, na quantidade desejada. O trabalho teve como objetivo estimar a capacidade de armazenamento máximo d água em cada um dos sete açudes encontrados no município de Santa Margarida do Sul, através de levantamentos topográficos e nivelamentos, e assim, calcular a área orizícola que poderá ser irrigada.

14 14 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 Hidráulica e Irrigação A água é um elemento fundamental ao metabolismo vegetal, pois participa ativamente do processo de absorção radicular e da reação de fotossíntese. A planta, contudo, transfere para atmosfera aproximadamente 98% da quantidade de água que retira do solo (FERNADEZ, ARAUJO e ITO, 1998). Segundo Bernardo et.al (2006), a irrigação é uma técnica milenar que com o passar dos anos tem se desenvolvido cada vez mais, onde desenvolveu-se equipamentos e sistemas para as mais distintas condições, e assim, continuaram sendo desenvolvidos cada vez mais. A humanidade começou a se desenvolver em regiões húmidas onde a irrigação não era uma questão de sobrevivência. Mas com a expansão da população, ocorreu a exploração de áreas mais secas que representam 55% da área continental, assim ocorrendo grande exploração da irrigação. No Brasil o primeiro projeto implantado foi pelos padres jesuítas por volta de No passado a irrigação era vista com função única quer era de combater a seca, e hoje é vista como uma função de elevar a rentabilidade da propriedade agrícola por meio da produção, segundo Bernardo, soares Mantovani (2006). Principais funções da irrigação: criação de empregos diretos, aumento da renda per capita, crescimento considerável da demeada de bens de consumo e serviços, diminuição do êxodo rural, melhoria nas condições de saúde, educação, habitação, e lazer dos irrigantes segundo. 2.2 Armazenamento de água Conceituação e importância O escoamento de uma microbacia ou ravina, é o mais perfeito aproveitamento de águas, nos grandes períodos chuvosos aproveita-se para armazenar a água,

15 15 utilizando-a em períodos de estiagem, como é o caso do arroz irrigado, comum na parte sul do Brasil (PUGATCH, 1991) Barragem Segundo Lopes (2005) barragem de terra é uma estrutura construída em sentido geralmente transversal ao fluxo d água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Esse reservatório terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso d água. Quando apenas as águas das chuvas serão acumuladas no reservatório, ele é denominado de açude, já os reservatórios que tem um regime normal de abastecimento são denominados de represas. As barragens, sejam elas de terra ou de concreto, são construções artificiais; os materiais que as constituem podem ser especificados e, portanto, conhecidos e controlados pelo projetista. O mesmo não ocorre com o terreno de função, que não foi posto por mão humana e sobre o qual tem-se pouco controle. Como regra geral, é necessário conviver com os problemas, sendo permitido, no máximo, submeter as funções a um tratamento, para melhorar as suas características de percolação (MASSAD, 2003) Reserva de disponibilidade hídrica Para Lopes (2005), reserva de disponibilidade hídrica é uma estrutura construída com finalidade de acumular água, ou seja, um reservatório artificial, com finalidade de acumular água, visando diversas situações, tais como: permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento por gravidade, a sistemas de irrigação, pisciculturas e criatórios de animais; possibilitar a instalação de rodas d água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanquesrede, entre outras.

16 Partes componentes de um reservatório: Na Figura 1 teremos as principais partes componentes de um reservetório: Figura 1 - Partes Componentes de um Reservatório Fonte: Autor: (2012). CRISTA: é a largura total do maciço (taipa) na parte superior do mesmo. Normalmente essa largura é uniforme no desenvolvimento do mesmo; BASE DA BARRAGEM: parte inferior do maciço de terra que ficará assentada sobre o terreno onde a barragem será construída, a qual deverá ter, praticamente, o mesmo comprimento da barragem; TALUDE A MONTANTE: inclinação dada na lateral do maciço para suportar a pressão proveniente da água, evitando assim o colapso da estrutura. A inclinação dos taludes é dada em função da altura do maciço. O talude a montante se posicionam na lateral do maciço em que ocorre contato com a água; TALUDE A JUSANTE: inclinação dada na lateral do maciço para suportar a pressão proveniente da água, evitando assim o colapso da estrutura, porém se posicionando na lateral do maciço onde não ocorre contato com a água. O talude a jusante pode possuir uma inclinação menor do que o talude a montante, ou pode possuir a mesma inclinação; ALTURA NORMAL (Hn): nível normal da água, durante os períodos de ausência de chuvas, ou seja, em condições normais de abastecimento da represa; ALTURA DE ENCHENTE (He): elevação do nível da água da represa, além do nível normal, nas ocasiões de enchentes, sem ocorrer transbordamento; ALTURA DE FOLGA (Hf): margem de segurança, caso ocorra uma enchente superior aquela considerada no projeto da barragem.

17 Bacia de acumulação A escolha da área para ser construída uma bacia de acumulação é feita através de levantamentos topográficos tradicionais, cartas do exército, imagens de satélite, fotogrametria, etc. A área dela é obtida através de levantamento planialtimétrico, onde são geradas curvas de nível da área, nesse processo deve-se deixar pontos de apoio para a posterior locação da obra, em locais estratégicos, fora da área da bacia, materializados por piquetes,. Essa área irá auxiliar no cálculo da máxima contribuição anual que a bacia poderá ter para com o cultivo de determinada cultura. Segundo a análise feita no Laboratório de Solos da UFSM o Assentamento Novo Horizonte é composto nas partes mais altas de 30,5% de argila, 17,7%% de areia e 51,8% de silte, sendo classificado como um solo franco argiloso siltosa, e na várzea é composto 39,9% de argila, 48,7% de areia e 11,4% de silte, sendo classificado como um solo argila arenoso. Em 1973 foi classificado como um planossolo textura média, e em 1999(atual) classificou-se pela EMBRAPA CNPS como planossolo hidromórfico eutrófico arênico Sge 1. Segundo Streck et al. esse tipo de solo tem os horizontes A ou A+E de textura arenosa com espessura de 50 a 100cm até o início do B Dimensionamento do volume de água Após escolhermos o local, realiza-se o reconhecimento topográfico, onde o técnico fará a primeira avaliação real do potencial do reservatório, a partir de determinados pontos avalia-se a distância até a taipa e a altura, utilizando-se a fórmula: V = 4/9 SH, em que: S = superfície estimada; H = altura máxima d água; V = volume acumulado na bacia hidráulica. Obtendo-se o ponto de partida que a altura de alague irá atingir. Essa técnica oscila em 10% de erro (KIELING,1991).

18 Sistema de Posicionamento Global (GPS) Segundo MONICO (2008), atribuir coordenadas nada mais é do que posicionar o GPS, onde um dos primeiros problemas que o ser humano tentou solucionar foi o de determinar posições. Todas as atividades que necessitam de posicionamento são facilitadas com a ajuda do GPS, e em qualquer lugar da terra tem no mínimo quatro satélites a serem rastreados por ele. O GPS e-trex possui uma precisão horizontal da ordem de 100m, no nível de probabilidade de 95%. Nesse trabalho foi utilizado o método de posicionamento absoluto. Neste método as coordenadas estão ligadas diretamente ao geocentro e é usado somente um receptor para determinar as coordenadas. 2.4 Métodos de Posicionamento GPS Segundo Monico (2008), posicionamento diz respeito à determinação da posição de objetos com relação a um referencial específico, sendo classificado em posicionamento absoluto, quando as coordenadas estão associadas diretamente ao geocentro, e relativo, no caso em que as coordenadas são determinadas em relação a um referencial materializado por um ou mais vértices com coordenadas conhecidas, o objeto a ser posicionado pode estar em repouso ou em movimento, o que gera um complemento à classificação com respeito ao referencial adotado. 2.5 Precisões e finalidades dos métodos Segundo Monico (2008) métodos rápidos de posicionamento relativo: enquanto está se deslocando o receptor coleta dados, permitindo estimar coordenadas de sua própria trajetória. Se durante o deslocamento o receptor se desliga trata-se do método estático rápido. O método semicinemático trata-se de quando o receptor mantém sintonia com os satélites durante o deslocamento, e não necessita estar armazenando observações. Na maioria dos receptores a coleta de dados é permitida no método cinemático, semicinemático e estático. O posicionamento por ponto simples, método em que se baseou a concepção do GPS e do GLONASS, e do DGPS, desenvolvido para reduzir os efeitos da S.A.

19 19 Atualmente esses métodos proporcionam acurácia da ordem de 10m e de 0,5 a 1m, respectivamente, e fazem uso apenas de pseudodistâncias (MONICO, 2008). 3 Atividades Desenvolvidas No presente estágio foram desenvolvidas as atividades de levantamento topográfico dos sistemas de irrigação das lavouras de arroz, planejamento e elaboração do plano de gestão dos recursos hídricos para irrigação, dimensionamento e acompanhamento em estruturas de recalque de água para a irrigação de arroz. 3.1 Primeira Etapa do Estágio A primeira atividade desenvolvida ocorreu na data de 15 de março de 2012, realizada no município de Santa Margarida do Sul e teve como objetivo mensurar o volume máximo de água de sete açudes presentes na região. Esses açudes foram escolhidos porque estão localizados no Assentamento Novo Horizonte, onde uma das principais atividades desenvolvidas é a cultura orizícola. No local determinou-se o ritmo de trabalho, sendo orientada a forma de condução do levantamento de dados. Para tanto utilizou-se o GPS de navegação da marca Garmin que possui precisão em torno de 5 à 15m. Para determinação da primeira curva de nível, instalou-se um nível de forma a coincidir a leitura de seu fio médio com o valor de 4 m, no nível da água. Realizou-se a marcação dos pontos que possuíam a mesma cota do ponto tomado inicialmente como referência. Em cada ponto, para determinar as abscissas e ordenadas (Latitudes e Longitudes), de cada ponto marcado com a mira, utilizou-se o equipamento do GPS. A segunda curva de nível foi marcada 1 metro acima da primeira curva tomada como referência. A partir daí, determinaram-se as coordenadas horizontais da mesma forma que na primeira curva, demarcando os pontos que possuíam o mesmo nível com o auxílio da mira falante e nível, como descrito anteriormente (Figura 2).

20 20 Figura 2 - Tripé e nível à esquerda. Marcação das curvas de nível com auxílio da mira falante à direita. Fonte: Autor: (2012). O restante das curvas foram marcadas da mesma forma que as anteriores, até atingir os 10 metros de altura, o que correspondia a parte da soleira do vertedor. As coordenadas obtidas com o GPS de navegação, foram utilizadas para determinar a área ocupada por cada curva de nível e posteriormente calcular o volume de água entre as curvas de nível. Ao final foi possível estimar o volume total de água do reservatório e os seus volumes parciais, entre cada curva de nível. A partir do trabalho de campo, realizaram-se reuniões em escritório a fim de obter esclarecimentos básicos de como manusear o programa computacional, GPS TrackMaker Pro, de forma que fosse possível calcular o volume de água máximo do açude 1, que seria utilizado para irrigar lavouras de arroz. Os pontos atribuídos pelo GPS de navegação foram transferidos via cabo para um computador portátil, a partir daí começou-se a conectar os pontos da 1ª curva de nível com uso de linhas, por ordem numérica, que corresponde ao intervalo de pontos entre os pontos 122 ao 129. Como mostra na Figura 3.

21 21 Figura 3 - Pontos trilhas retirados do GPS. Fonte: Autor: (2012). As curvas de nível realizadas com os dados levantados a campo com o GPS foram criadas ligando-se os pontos em ordem crescente, com diferença de 1m de altura entre cada uma no programa Track Maker Pro, sendo as mesmas, do açude 1, apresentadas na Figura 4. Figura 4 - Curvas de nível. Fonte: Autor: (2012). Após a realização do desenho das 10 curvas de nível no software, realizou-se o cálculo da capacidade de água existente entre as curvas de nível (CN). Para tanto, inicialmente determinou-se a área média entre as duas curvas de referência, através da soma da área da 1ª curva com a área da 2ª, e dividindo-se o seu resultado por 2. De posse da área média, multiplicou-se a mesma pela altura entre as duas, que foi determinada em 1m, pois foi a distância vertical tomada entre as curvas de nível.

22 22 Com esse resultado, obteve-se o primeiro volume, correspondente ao volume de água estimado entre a lâmina de água existente e a curva de nível posicionada 1 metro acima da mesma. Esse cálculo foi realizado com o auxílio do programa computacional Microsoft Excel, onde criou-se uma equação para a primeira linha e depois copiou-se a mesma para as linha abaixo. As fórmulas utilizadas foram as seguintes, e seus resultados são apresentados na Figura 5: 1ª curva de nível: =((0+C3)/2)*E3 equivalente a célula F3 2ª curva de nível: =((C3+C4)/2)*E4 equivalente a célula F4 3ª curva de nível: =((C4+C5)/2)*E5 equivalente a célula F5 E assim sucessivamente até a 10ª curva. Volume Acumulado: m³ Figura 5 - Print screen do Microsoft Excel para demonstrar valores da barragem. Fonte: Autor: (2012). Posteriormente ao cálculo da estimativa do volume de armazenamento máximo do reservatório, identificou-se a capacidade de irrigação do mesmo para a cultura do arroz (Oryza sativa). Para a cultura do arroz, utiliza-se de à m³ d água para irrigar um hectare (SOSBAI, 2012), que correspondem a m² de área. Segundo Bernardo et al. (2006) a cultura orizícola pode variar entre e m³ por hectare,então para determinar a capacidade utiliza-se o volume total armazenado, dividindo o mesmo por , para se estimar o tamanho da área capaz de ser irrigada, sendo nesse caso: / = 44.2 ha.

23 23 A partir do levantamento realizado, é possível dizer que o 1º açude levantado, terá capacidade de irrigar uma área 44,2 hectares por safra se estiver com sua capacidade máxima. 3.2 Segunda Etapa do Estágio Na realização do segundo levantamento, não foi possível iniciar as curvas de nível da parte mais baixa do açude, e sim da parte mais baixa sem água, porque a qual estava com pouca água, mas não totalmente vazio como o anterior. A 1ª cota, que está em azul na Figura 5 abaixo, foi calculada de maneira diferente da anterior citada, justamente por estar parcialmente vazia (e não totalmente), então utilizou-se o método dos 4/9, conforme descrito a seguir. Com algumas de fios estadimétricos, avaliando prováveis distâncias máximas dos locais da taipa, associadas a uma altura arbitrária, utilizando a fórmula: V= 4 / 9 * S * H, em que: S = superfície estimada (m²) -> Lâmina D água; H = altura máxima da água (m); V = volume acumulado na bacia hidráulica (m³); Calculou-se a altura da 1ª cota, onde através da subtração do montante e jusante, obteve-se altura de 3,58m. Utilizando-se essa fórmula, foi calculado a área da lâmina d água, onde obteve-se m², na sequencia esse valor foi aplicado na fórmula: V = 4 / 9 * * 3,58 V = (4 * * 3,58) * 9 V = ( ,16) / 9 V = , m³ No Microsoft Excel a fórmula é representada da seguinte maneira: =(4/9*F2)*C2. Nas cotas do segundo açude adotou-se o mesmo procedimento da primeira etapa, obtendo-se diferença de 1m de altura entre as quais, onde, a última obteve 0,75m de altura, mostrado na Figura 6.

24 24 Figura 6 - Curvas de nível do açude 2. Fonte: Autor: (2012). 3.3 Terceira Etapa do Estágio Para o levantamento do terceiro açude, os seus pontos já haviam sido marcados anteriormente, então a marcação foi utilizada para medir a capacidade máxima de água do reservatório, onde realizou-se os cálculos da mesma maneira que na primeira etapa. Para o cálculo, identificou-se que este possui uma curva de nível a menos e sua capacidade de irrigação é de aproximadamente 1/3 menor que do açude levantado na primeira etapa, totalizando litros d água de diferença entre os dois, e apresentando 3,3504 hectares a menos que o primeiro, em relação a sua capacidade de irrigação. Obteve-se uma área de alague de m² e um volume de m³. Seguem abaixo (Figura 7) os dados levantados e calculados do presente açude com seus respectivos valores estimados.

25 25 Figura 7 - Print scren do Track Maker para mostrar as curvas de nível e valores do açude 3. Fonte: Autor: (2012). 3.4 Quarta Etapa do Estágio No quarto levantamento iniciamos com uma altura de 1,695m, devido esse açude estar desativado a bastante tempo e diante disso, possuia uma vegetação muito alta dificultando o trabalho, onde 1,695m foi a altura mínima que conseguiu-se enxergar a mira falante através do nível. O obteve-se uma altura total de 8,645m, uma área de alague 72,589m² e um volume estimado em m³ capaz de irrigar aproximadamente m² de arroz. 3.5 Quinta Etapa do Estágio Nesta etapa, por se tratar de um reservatório de água com dimensões inferiores aos anteriores, foi possível a realização do levantamento de forma mais rápida, sendo a primeira curva de nível realizada à altura de 0,75m do seu fundo, e as próximas 3 curvas foram realizadas com 1m de diferença entre as mesma, sendo a 5ª e última realizada a 1,2m de altura, o que agilizaria o levantamento e não prejudicaria a realização da estimativa. O volume máximo de captação foi estimado em m³ d água, assim, com capacidade para irrigar 8 hectares de cultivos de arroz.

26 Sexta Etapa do Estágio Nesta etapa utilizou-se a fórmula dos quatro nonos, como citada anteriormente no levantamento da segunda etapa, sento que a altura mais baixa considerada foi a da lâmina d água, como mostra na Figura 8: Figura 8 - Altura da lâmina d'água, onde indica-se o levantamento. Fonte: Autor: (2012). Esse reservatório, comparando com os demais levantados durante o período de estágio, é o segundo maior em área alagável, sendo que a partir do nivelamento obteve-se em sua primeira curva de nível a 3,38m de distância vertical em relação ao seu ponto mais baixo, assim, utilizando-se o mesmo método de cálculo do segundo açude e o anterior citado pode-se estimar o volume de água. Figura 9 - Print screen do Microsoft Excel para demonstrar valores do açude 6. Fonte: Autor: (2012).

27 27 Como pode ser observado na Figura 9, esse não é o açude com maior capacidade de armazenamento d água estimado, mas possui a maior área de alague em sua última curva de nível com 103,440 m² e uma capacidade para irrigar 31 hectares da cultura orizícola. 3.7 Setima Etapa do Estágio Nesta etapa, realizou-se o último levantamento e estimativa do volume de reservatórios sendo utilizada a mesma metodologia da primeira etapa, estimou-se o volume em 46,238m³ d água, capaz de irrigar aproximadamente 4,6 hectares de arroz.

28 28 4 Resultados e Discussão É possível observar na Figura 10 (abaixo) que o açude sete tem a menor área de alague, e o açude seis com a maior área de alague entre os levantados. Figura 10 - Área de Algue em m² de Cada Reservatório Fonte: Autor: (2012). Já na Figura 11 (abaixo) podemos observar que o açude seis apesar de ter a maior área de alague não possui o maior volume d água entre os levantados, pois o reservatório um possui a maior capacidade de armazenamento d água entre os sete, sendo capaz de irrigar aproximadamente 44,2 hectares de arroz, e o sétimo levantado continua sendo o menor entre eles e irrigando apenas 4,6 hectares. Figura 11 - Volume máximo d'água de cada reservatório. Fonte: Autor: (2012).

29 29 Através dos dados abaixo, podemos analisar que para obter uma maior quantidade d água captada sem ter uma área de alague muito expressiva, é necessário que o reservatório seja o mais profundo possível, como podemos observar o reservatório um possui uma área de alague menor que o sexto, e é capaz de irrigar 13,2 hectares de arroz a mais. Reservat ório Área Máxima de Alague (m²) Altura (m) Volume máximo (m³) , , , , , , , , , , , ,6 Área a ser irrigada (hec) Quadro 1 - Área máxima de alague, altura, volume máximo, área que cada reservatório pode irrigar. Fonte: Autor: (2012). Observou-se que o presente reservatório possui a menos área alagada, dentre os levantados no município de Santa Margarida do Sul, possuindo o volume estimado de 46,238m³ d água, possivelmente por possuir a menor altura do maciço entre todos, com apenas 3,9m e a segunda menor área de abrangência (Figura 12), sendo capaz de irrigar aproximadamente 4,6 hectares e arroz. Figura 12 - Print sreen do Microsoft Excel para demonstrar valores do açude 7. Fonte: Autor (2012).

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal. Capítulo Controle de Enchentes e Inundações 10 1. DEFINIÇÃO Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE FOSSA SÉPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA A participação da Comunidade é fundamental Na preservação do Meio Ambiente COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado

Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado Parecer sobre a Salinidade do Rio Araranguá e suas Implicações para a Cultura do Arroz Irrigado Introdução A bacia hidrográfica do rio Araranguá está inserida na Região Hidrográfica Catarinense do Extremo

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 17/02/ 2012. Nome do Aluno: Gabriela Nobre Pedreira da Costa 1 INFORMAÇÕES GERAIS Estagiário

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W

Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W Análise de Percolação em Barragem de Terra Utilizando o Programa SEEP/W José Waldomiro Jiménez Rojas, Anderson Fonini. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS GEOMETRIA DE VIAS Elementos geométricos de uma estrada (Fonte: PONTES FILHO, 1998) 1. INTRODUÇÃO: Após traçados o perfil longitudinal e transversal, já

Leia mais

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 8ª A/B 1. Se toda a espécie humana atual fosse formada por apenas 100 famílias, 7 dessas famílias estariam consumindo 80% de toda a energia gerada no planeta. a) Quanto por cento,

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

CAPÍTULO 10 BALANÇO HÍDRICO SEGUNDO THORNTHWAITE E MATHER, 1955

CAPÍTULO 10 BALANÇO HÍDRICO SEGUNDO THORNTHWAITE E MATHER, 1955 CAPÍTULO 10 BALANÇO HÍDRICO SEGUNDO THORNTHWAITE E MATHER, 1955 1. Introdução A avaliação das condições de disponibilidade de água no espaço de solo ocupado pelas raízes das plantas fornece informações

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil cristian sippel Diogo Angelo Stradioto Rio Grande Energia SA APS Engenharia de Energia

Leia mais

AHE SIMPLÍCIO QUEDA ÚNICA* Luiz Antônio Buonomo de PINHO Gerente / Engenheiro Civil Furnas Centrais Elétricas S. A.

AHE SIMPLÍCIO QUEDA ÚNICA* Luiz Antônio Buonomo de PINHO Gerente / Engenheiro Civil Furnas Centrais Elétricas S. A. AHE SIMPLÍCIO QUEDA ÚNICA* Luiz Antônio Buonomo de PINHO Gerente / Engenheiro Civil Furnas Centrais Elétricas S. A. Rogério Sales GÓZ Gerente / Engenheiro Civil Furnas Centrais Elétricas S. A. Brasil RESUMO

Leia mais

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA BOMBEAMENTO DE ÁGUA COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Eng. Carlos Alberto Alvarenga Solenerg Engenharia e Comércio Ltda. Rua dos Inconfidentes, 1075/ 502 Funcionários - CEP: 30.140-120 - Belo Horizonte -

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior

Aterro Sanitário. Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Gersina N. da R. Carmo Junior Aterro Sanitário Rotina de operação do aterro Descarga do lixo O caminhão deve depositar o lixo na frente de serviço mediante presença do fiscal, para controle

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim (1) Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 640 Saneamento Urbano

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 640 Saneamento Urbano Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 640 Saneamento Urbano Reservatórios e Redes de Distribuição de Água Universidade Federal de Ouro Preto Escola de

Leia mais

Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA

Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA 413 Eixo Temático ET-08-011 - Recursos Hídricos NOVAS TECNOLOGIAS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DE CHUVA Maria Isabel Cacimiro Xavier Estudante de Graduação em Gestão Ambiental, IFPB,

Leia mais

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir.

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. 1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. Nessa trajetória, a altura máxima, em metros, atingida pelo corpo foi de a) 0,52m. b) 0,64m.

Leia mais

Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio

Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio Detecção de vazamentos na rede urbana de água com rede de sensores sem fio Igo Romero Costa de Souza 1, Icaro Ramires Costa de Souza 1, Mailson Sousa Couto 1 1 Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus

Leia mais

1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA?

1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA? 1. Para o levantamento Georrreferenciado, será adotado o padrão INCRA? Sim 2. Qual precisão poderemos adotar para o levantamento das coordenadas horizontais e das coordenadas verticais? Submétrica para

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG

IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA COMBATE A INCÊNDIO, IRRIGAÇÃO E LAVAGEM COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC AZUL JACUTINGA - MG AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel

Leia mais

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO METODOLOGIA DE EXECUÇÃO - PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO Segurança Antes do início de qualquer serviço, verificar a existência e condições dos equipamentos de segurança

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind.

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind. RESUMO DO CASE A utilização da água pelo homem depende da captação, tratamento, distribuição e também quando necessário da depuração da água utilizada. No quadro abaixo, podemos analisar um panorama da

Leia mais

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Resumo: Uma detalhada análise dos custos incorridos num processo produtivo é de fundamental

Leia mais

LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK

LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK Douglas Luiz Grando 1 ; Valdemir Land 2, Anderson Clayton Rhoden 3 Palavras-chave: Topografia; Geodésia; GPS de Precisão. INTRODUÇÃO Com a evolução das

Leia mais

REÚSO DE ÁGUA NO SISTEMA DE PRÉ-TRATAMENTO E CATAFORESE NO PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA

REÚSO DE ÁGUA NO SISTEMA DE PRÉ-TRATAMENTO E CATAFORESE NO PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA REÚSO DE ÁGUA NO SISTEMA DE PRÉ-TRATAMENTO E CATAFORESE NO PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA Ricardo Lamounier, Marcelo Pereira, Fábio Belasco, Mariana Lanza, Edson Freitas e Cassimiro Marques CNH Industrial

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA LINHA DE BALANÇO EM UMA OBRA INDUSTRIAL

IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA LINHA DE BALANÇO EM UMA OBRA INDUSTRIAL IMPLANTAÇÃO DA FERRAMENTA LINHA DE BALANÇO EM UMA OBRA INDUSTRIAL Vanessa Lira Angelim (1); Luiz Fernando Mählmann Heineck (2) (1) Integral Engenharia e-mail: angelim.vanessa@gmail.com (2) Departamento

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Calha Parshall MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Setembro / 2004 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (0xx11)

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Barragens de concreto em abóbada com dupla curvatura.

Barragens de concreto em abóbada com dupla curvatura. ANÁLISE DIMENSIONAL Modelos Reduzidos Prof. Manuel Rocha - LNEC Prof. Eduardo C. S. Thomaz Notas de aula Barragens de concreto em abóbada com dupla curvatura. Na década de 60, época do projeto e da construção

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA

ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA ELIPSE E3 REDUZ AS DESPESAS DA COGERH COM MANUTENÇÃO E CONSUMO DE ÁGUA Controle disponibilizado pela solução da Elipse Software contribuiu para que a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH

Leia mais

Física. Questão 1. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Física. Questão 1. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Física Questão 1 No setor de testes de velocidade de uma fábrica de automóveis, obteve-se o seguinte gráfico para o desempenho de um modelo novo: Com relação

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque

Relatório de Estágio Curricular. Rafael Menezes Albuquerque Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Rafael Menezes Albuquerque São José dos Campos Novembro2005 Relatório de Estágio

Leia mais

Sistema GNSS. (Global Navigation Satellite System)

Sistema GNSS. (Global Navigation Satellite System) Sistema GNSS (Global Navigation Satellite System) POSICIONAR UM OBJETO NADA MAIS É DO QUE LHE ATRIBUIR COORDENADAS O Sol, os planetas e as estrelas foram excelentes fontes de orientação, por muito tempo.

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná.

PALAVRAS-CHAVE Indicadores sócio-econômicos. Campos Gerais. Paraná. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( x ) TRABALHO

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 PANORAMA GERAL Os movimentos de transição da população ocupada entre as

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 13 Gerência de Memória Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso Sumário

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA

TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA TÍTULO: SISTEMA KANBAN DE ESTOQUE APLICADO À PRODUÇÃO DE ESTACAS MEGA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHAGUERA DE JUNDIAÍ AUTOR(ES): JEANNE

Leia mais

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água www.tsga.ufsc.br O QUE É E COMO FUNCIONA? Trata-se de um sistema desenvolvido para captar e armazenar

Leia mais

ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO PROPOSTA DE SOFTWARE PARA DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE VÃOS DE PIVÔ CENTRAL Izabelly Martines Labegalini 1, Vitor Hugo Bastida Fadel 2, Renato Maravalhas de Carvalho Barros 3, Rogério Marinke 4 1 Aluna

Leia mais

Projeto PLADE (JICA) Foz do Rio Itajaí-Açu. Por: Dr. João Luiz Baptista de Carvalho

Projeto PLADE (JICA) Foz do Rio Itajaí-Açu. Por: Dr. João Luiz Baptista de Carvalho Projeto PLADE (JICA) Foz do Rio Itajaí-Açu Por: Dr. João Luiz Baptista de Carvalho Para a região da foz do Itajaí-Açu Melhoramento fluvial ao longo do rio Itajaí; Canal extravasor; Melhoramento fluvial

Leia mais

os projetos de urbanização de favelas 221

os projetos de urbanização de favelas 221 5.15 Favela Jardim Floresta. Vielas e padrão de construção existente. 5.16 Favela Jardim Floresta. Plano geral de urbanização e paisagismo. 5.17 Favela Jardim Floresta. Seção transversal. 5.18 Favela Jardim

Leia mais

CLIPPING De 05 de maio de 2015

CLIPPING De 05 de maio de 2015 CLIPPING De 05 de maio de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 2 3 VEÍCULO DATA 04/05/2015 Cultivares do IPA contam com proteção de direitos de propriedade intelectual A Tomate Ferraz IPA 8 será a primeira cultivar,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE FUNDAÇÕES Todo projeto de fundações

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

VENTOSAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA HIDRÁULICA APLICADA AD 0195 Prof.: Raimundo Nonato Távora Costa

VENTOSAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA HIDRÁULICA APLICADA AD 0195 Prof.: Raimundo Nonato Távora Costa NIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA HIDRÁLICA APLICADA AD 0195 Prof.: Raimundo Nonato Távora Costa VENTOSAS 01. INTRODÇÃO: As ventosas são aparelhos automáticos destinados

Leia mais

AULA PRÁTICA 9 CARNEIRO HIDRÁULICO

AULA PRÁTICA 9 CARNEIRO HIDRÁULICO 1!" AULA PRÁTICA 9 CARNEIRO HIDRÁULICO I - INTRODUÇÃO O carneiro hidráulico, também chamado bomba de aríete hidráulico, balão de ar, burrinho, etc., foi inventado em 1796 pelo cientista francês Jacques

Leia mais

GNSS: CONCEITOS, MODELAGEM E PERSPECTIVAS FUTURAS DO POSICIONAMENTO POR SATÉLITE

GNSS: CONCEITOS, MODELAGEM E PERSPECTIVAS FUTURAS DO POSICIONAMENTO POR SATÉLITE GNSS: CONCEITOS, MODELAGEM E PERSPECTIVAS FUTURAS DO POSICIONAMENTO POR SATÉLITE Prof. Dra. Daniele Barroca Marra Alves Departamento de Cartografia SUMÁRIO Posicionamento Sistemas de Posicionamento GPS,

Leia mais

guia de instalação cisterna vertical

guia de instalação cisterna vertical guia de instalação cisterna vertical FORTLEV CARACTERÍSTICAS FUNÇÃO Armazenar água pluvial ou água potável à temperatura ambiente. APLICAÇÃO Residências, instalações comerciais, fazendas, escolas ou qualquer

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO GABARITO DA UNIDADE 3 (PDF) Página 8 Como diferenciar essas três formas de abastecimento de água para consumo humano? Vamos exercitar?

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado

Sistema Laminar Alto. Ecotelhado Sistema Laminar Alto Sistema Laminar Alto Objetivo O Sistema Laminar Alto tem como objetivo proporcionar a laje plana, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT

CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT ISSN 2177-9139 CÁLCULO DO VOLUME DE UM SÓLIDO DE REVOLUÇÃO: UMA ATIVIDADE USANDO OS SOFTWARES GRAPH E WINPLOT Adriana Rosélia Kraisig maryshelei@yahoo.com.br Universidade Regional do Noroeste do Estado

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA CÁLCULO DA PROJEÇÃO DE SOMBRAS DE OBJETOS ILUMINADOS PELO SOL 1

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA CÁLCULO DA PROJEÇÃO DE SOMBRAS DE OBJETOS ILUMINADOS PELO SOL 1 SOFTWARE EDUCACIONAL PARA CÁLCULO DA PROJEÇÃO DE SOMBRAS DE OBJETOS ILUMINADOS PELO SOL 1 Guilherme Cândido 2 ; Letícia Gabriela de Campos 3 ; Angelo Augusto Frozza 4 INTRODUÇÃO Atualmente, diversas cidades

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA

A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA Odívio da S. Rezende Neto (1); Ubiraci E. L. de Souza (2); Carla A. Sautchúk (3) (1) Dep. de Construção Civil, Escola Politécnica da USP, odivio.rezende@poli.usp.br

Leia mais

RBMC-IP. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real. Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED

RBMC-IP. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real. Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED RBMC-IP Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED 06 de Maio de 2009 Sumário Sistema GPS Técnica de Posicionamento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CLAUDINEIA PEREIRA DE ABREU RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ARQUIVO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório apresentado a Disciplina Estagio Supervisionado, do Curso de Biblioteconomia

Leia mais

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK

SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA - 3P TECHNIK INSTALAÇÃO: Figura 1 Para instalação e montagem das conexões, siga os seguintes passos: 1) Os tubos que descem das calhas são conectados nas entradas

Leia mais

Sistema Hidromodular. Ecotelhado

Sistema Hidromodular. Ecotelhado Sistema Hidromodular Sistema Hidromodular Objetivo O Sistema Hidromodular tem como objetivo proporcionar a laje, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a

Leia mais

Protocolo de Instalação de Parcelas Terrestres

Protocolo de Instalação de Parcelas Terrestres MATERIAL NECESSÁRIO GPS Clinômetro Barbante plástico Vara para suporte do clinômetro e vara alvo (Figura 1) Cano para apoiar bússola Jogo de marcador alfa-numérico Trena de 10 metros Tubos de PVC ½ marrom

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 06 - LOCAÇÃO DE OBRAS Introdução: A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes,

Leia mais

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]:

O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: 4 Tornado de Projeto O tornado de projeto é admitido, para fins quantitativos, com as seguintes características [15]: Tornado do tipo F3-médio; Velocidade máxima de 233km/h = 64,72m/s; Velocidade translacional

Leia mais

SISTEMA DE CONTENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

SISTEMA DE CONTENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS SISTEMA DE CONTENÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS Com a crescente urbanização e expansão das cidades os problemas resultantes das chuvas tem se tornado cada vez mais frequentes e mais graves devido a diversos fatores:

Leia mais

PREVISÃO DO TEMPO PARA O MUNICÍPIO DE RIO DO SUL-SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O MUNICÍPIO DE RIO DO SUL-SC PREVISÃO DO TEMPO PARA O MUNICÍPIO DE RIO DO SUL-SC Gean Carlos CANAL 1 ; Leonardo de Oliveira NEVES 2 ; Isaac Weber PITZ 3 ; Gustavo SANGUANINI 4 1 Bolsista interno IFC; 2 Orientador; 3 Graduando Agronomia;

Leia mais

ABC da Agricultura Familiar. Barragens, cacimbas e poços amazonas

ABC da Agricultura Familiar. Barragens, cacimbas e poços amazonas ABC da Agricultura Familiar Formas de garantir água nas secas 2 Barragens, cacimbas e poços amazonas Barragens, cacimbas e poços 2004 FL- 15651 1111111//111//111//11/111/111111111111///1111111//11//111//111//1/111/111/1

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

ÁGUA: COMO ECONOMIZAR PARA NÃO MORRER DE SEDE!

ÁGUA: COMO ECONOMIZAR PARA NÃO MORRER DE SEDE! ÁGUA: COMO ECONOMIZAR PARA NÃO MORRER DE SEDE! Prof. Dr. Adilson Roque dos Santos Doutor em Ecologia UERJ Email: adilsonroquesantos@gmail.com adilson.roque@uol.com.br CARACTERÍSTICAS A Água Água e História

Leia mais

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 006/2015 PROJETO DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA ALTEAMENTO DO NIVEL NOMAL DO RESERVATÓRIO DO CIPÓ E AMPLIAÇÃO DAS USINAS BORTOLAN E VÉU DAS NOIVAS 1 - INTRODUÇÃO Esta

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL.

A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. A METODOLOGIA DE.ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: INTERDISCIPLINARIDADE E O USO DA MATEMÁTICA FUNCIONAL. Wagner José Bolzan 1. Resumo Em minha dissertação de mestrado

Leia mais

Plano de Aulas AutoCAD 2011

Plano de Aulas AutoCAD 2011 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD 2011. Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

2010-2014 NUVEM TECNOLOGIA LTDA. WWW.NUVEM.NET

2010-2014 NUVEM TECNOLOGIA LTDA. WWW.NUVEM.NET Sediada em Cuiabá, Mato Grosso, a Nuvem Tecnologia Ltda desenvolve softwares para empresas de médio e grande porte no centro-oeste do país. A partir do know-how adquirido sobre rastreabilidade, lançou

Leia mais

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA.

ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. ADENSAMENTO DE PLANTIO: ESTRATÉGIA PARA A PRODUTIVIDADE E LUCRATIVIDADE NA CITRICULTURA. Eduardo Sanches Stuchi Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical Diretor Científico da Estação Experimental

Leia mais

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado

2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado 2. Função Produção/Operação/Valor Adicionado Conteúdo 1. Função Produção 3. Administração da Produção 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Introdução à Administração Eunice Lacava Kwasnicka - Editora

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais