7ª SÉRIE RETOMADA DE CONTEÚDOS PARA O SIMULADO E RECUPERAÇÃO COM GABARITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7ª SÉRIE RETOMADA DE CONTEÚDOS PARA O SIMULADO E RECUPERAÇÃO COM GABARITO"

Transcrição

1 7ª SÉRIE RETOMADA DE CONTEÚDOS PARA O SIMULADO E RECUPERAÇÃO COM GABARITO

2 Vozes do verbo 1. Passe para a voz passiva analítica as frases a seguir: a. Meu irmão comprou aquela casa. b. O fogo consumia, aos poucos, toda a floresta. c. Amanhã eles trarão os discos antigos.

3 Vozes do verbo 1. Passe para a voz passiva analítica as frases a seguir: a. Meu irmão comprou aquela casa. Aquela casa foi comprada por meu irmão. b. O fogo consumia, aos poucos, toda a floresta. Toda floresta era consumida, aos poucos, pelo fogo. c. Amanhã eles trarão os discos antigos. Os discos antigos serão trazidos por eles amanhã.

4 Vozes do verbo 2. Passe os verbos da voz passiva analítica para a passiva sintética: a. Foram encerradas as matrículas. b. É exigida toda a documentação atualizada. c. Foi programada uma excursão à Europa.

5 Vozes do verbo 2. Passe os verbos da voz passiva analítica para a passiva sintética: a. Foram encerradas as matrículas. Encerraram-se as matrículas. b. É exigida toda a documentação atualizada. Exige-se toda a documentação atualizada. c. Foi programada uma excursão à Europa. Programou-se uma excursão à Europa.

6 Modo imperativo 1. Forme o imperativo afirmativo e negativo dos verbos amar, entender, discutir.

7 Modo imperativo Ama tu Ame você (ele) Amemos nós Amai vós Amam vocês (eles) Não ames tu Não ame você Não amemos nós Não ameis vós Não amem vocês

8 Modo imperativo Entende tu Entenda você Entendamos nós Entendei vós Entendam vocês Não entendas tu Não entenda você Não entendamos nós Não entendais vós Não entendam vocês

9 Modo imperativo Discute tu Discuta você Discutamos nós Discuti vós Discutam vocês Não discutas tu Não discuta você Não discutamos nós Não discutais vós Não discutam vocês

10 Figuras de linguagem 1. Nos exercícios abaixo, faça a associação de acordo com os seguintes códigos: a) metáfora b) comparação c) prosopopéia d) eufemismo e) metonímia f) hipérbole a. ( ) O administrador José Ferreira vestia a mais branca limpeza. (João Cabral de Melo Neto) b. ( ) O céu está mostrando sua face mais bela. c. ( ) Esse senhor é desprovido de altura.

11 Figuras de linguagem 1. Nos exercícios abaixo, faça a associação de acordo com os seguintes códigos: a) metáfora b) comparação c) prosopopéia d) eufemismo e) metonímia f) hipérbole a. ( A ) O administrador José Ferreira vestia a mais branca limpeza. (João Cabral de Melo Neto) b. ( C ) O céu está mostrando sua face mais bela. c. ( D ) Esse senhor é desprovido de altura.

12 Figuras de linguagem d. ( ) O Forte ergue seus braços para o céu de estrelas e de paz. ( Adonias Filho) e. ( ) Lá fora a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) f. ( ) O meu abraço te informará de mim. (Alcântara Machado) g. ( ) Não há criação nem morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático / Não aquece, nem ilumina (Carlos Drummond de Andrade.)

13 Figuras de linguagem d. ( A ) O Forte ergue seus braços para o céu de estrelas e de paz. ( Adonias Filho) e. ( C ) Lá fora a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) f. ( A ) O meu abraço te informará de mim. (Alcântara Machado) g. ( B ) Não há criação nem morte perante a poesia / Diante dela, a vida é um sol estático / Não aquece, nem ilumina (Carlos Drummond de Andrade.)

14 Figuras de linguagem h. ( ) O arco-íris saltou como serpente multicolor nessa piscina de desenhos delicados. (Cecília Meireles) i. ( ) Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. j. ( ) Estamos morrendo de fome. k. ( ) Vocês enriqueceram por meios ilícitos.

15 Figuras de linguagem h. ( B ) O arco-íris saltou como serpente multicolor nessa piscina de desenhos delicados. (Cecília Meireles) i. ( D ) Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. j. ( F ) Estamos morrendo de fome. k. ( D ) Vocês enriqueceram por meios ilícitos.

16 Pontuação 1. Pontue corretamente as frases a seguir: a. As nuvens as folhas os ventos não são deste mundo (A. Mayer) b. A música toca uma valsa lenta o desânimo aumenta os minutos passam a orquestra se cala o vento está mais forte (Érico Veríssimo) c. Quem chegou Diga-me quem chegou d. Eu lhe responderia a vida é ilusão (A. PEIXOTO)

17 Pontuação 1. Pontue corretamente as frases a seguir: a. As nuvens, as folhas, os ventos não são deste mundo. (A. Mayer) b. A música toca uma valsa lenta. O desânimo aumenta. Os minutos passam. A orquestra se cala. O vento está mais forte. (Érico Veríssimo) c. Quem chegou? Diga-me quem chegou. d. Eu lhe responderia: a vida é ilusão... (A. PEIXOTO)

18 Pontuação e. Chamo-me Inácio ele Benedito (Machado de Assis) f. Ela tem sua claridade seus caminhos suas escadas seus andaimes (Cecília Meireles) g. Sabe você de uma novidade (A. PEIXOTO) h. Muito bom dia meu compadre Por que não apeia compadre Vitorino Estou com pressa (José Lindo do Rego) i. Deus ó Deus onde estás que não respondes (Castro Alves)

19 Pontuação e. Chamo-me Inácio; ele, Benedito. (Machado de Assis) f. Ela tem sua claridade, seus caminhos, suas escadas, seus andaimes. (Cecília Meireles) g. Sabe você de uma novidade? (A. PEIXOTO) h. Muito bom dia, meu compadre. Por que não apeia, compadre Vitorino? Estou com pressa. (José Lindo do Rego) i. Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? (Castro Alves)

20 Pontuação j. Art. 1º A educação nacional inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana tem por fim a) a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana do cidadão do Estado da família e dos demais grupos que compõem a comunidade b) o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem c) o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional

21 Pontuação j. Art. 1º A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim: a) a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade; b) o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem; c) o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional.

22 Pontuação 2. Do texto de Paulo Mendes Campos, foram suprimidos sinais de pontuação e maiúsculas. Devolva ao texto seu ritmo original. Era uma vez um menino triste magro e barrigudinho do sertão de Pernambuco Na soalheira danada do meio dia ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem quando passou um gordo vigário a cavalo Você aí menino para onde vai essa estrada

23 Pontuação 2. Do texto de Paulo Mendes Campos, foram suprimidos sinais de pontuação e maiúsculas. Devolva ao texto seu ritmo original. Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo. Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

24 Pontuação Ela não vai não nós é que vamos nela Engraçadinho duma figa como você se chama Eu não me chamo não os outros é que me chamam de Zé

25 Pontuação Ela não vai não, nós é que vamos nela. Engraçadinho duma figa! Como você se chama? Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.

26 Pontuação 3. É necessário pontuar o texto a seguir com: vírgulas, travessão, ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação e dois pontos. Reescreva o texto dividindo os períodos. Naquele instante quando ninguém mais esperava de longe avistamos uma figura estranha que se aproximava quando chegou bem perto ele perguntou o que fazem aqui neste fim-de-mundo e nós respondemos graças a Deus o senhor apareceu estamos perdidos nesta mata há dias

27 Pontuação 3. É necessário pontuar o texto a seguir com: vírgulas, travessão, ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação e dois pontos. Reescreva o texto dividindo os períodos. Naquele instante, quando ninguém mais esperava, de longe avistamos uma figura estranha que se aproximava. Quando chegou bem perto, ele perguntou: O que fazem aqui neste fim-de-mundo? E nós respondemos: Graças a Deus o senhor apareceu! Estamos perdidos nesta mata há dias.

28 Pontuação 4. Transforme as interrogações diretas em interrogações indiretas. a. Você comprou isso apenas para se exibir? b. Para onde você vai? c. Onde está a lista de presentes?

29 Pontuação 4. Transforme as interrogações diretas em interrogações indiretas. a. Você comprou isso apenas para se exibir? Eu quero saber se você comprou isso apenas para se exibir. b. Para onde você vai? Preciso saber para onde você vai. c. Onde está a lista de presentes? Eu gostaria de saber para onde você vai.

30 Conjunções 1. Leia a tirinha.

31 Conjunções a. Na tirinha, há uma oração em que aparece uma conjunção subordinativa. Identifique a oração e a conjunção. b. Classifique essa conjunção.

32 Conjunções a. Na tirinha, há uma oração em que aparece uma conjunção subordinativa. Identifique a oração e a conjunção. Se quiserem passar... conjunção se. b. Classifique essa conjunção. Conjunção subordinativa condicional.

33 Conjunções 2. Algumas conjunções das frases a seguir foram suprimidas. Complete os espaços com as conjunções do quadro e indique a relação que elas estabelecem entre as orações. embora quando se à medida que a fim de que que tal qual como

34 Conjunções a. entram no bairro, porém, ele vê os milhares de faixas coloridas que Schnel espalhou por todas as ruas. (Marcos Bagno) b. O homem é tão necessariamente louco não ser louco representaria uma outra forma de loucura. (Pascal) c. [...] quero assobiar aprendi nas histórias [...] (Lygia Fagundes Telles)

35 Conjunções a. Quando (temporalidade) entram no bairro, porém, ele vê os milhares de faixas coloridas que Schnel espalhou por todas as ruas. (Marcos Bagno) b. O homem é tão necessariamente louco que (consequência) não ser louco representaria uma outra forma de loucura. (Pascal) c. [...] quero assobiar como (conformidade) aprendi nas histórias [...] (Lygia Fagundes Telles)

36 Conjunções d. Quando subi no noturno, o chefe veio me avisar que minha companheira de cabine, uma senhora muito distinta, ficaria com o leitor inferior, eu não fizesse questão. (Lygia Fagundes Telles) e. A atitude de maneira diante da situação era à da mãe, quando se irritava. f. Reuni todos os funcionários da empresa pudessem discutir as novas estratégias de venda.

37 Conjunções d. Quando subi no noturno, o chefe veio me avisar que minha companheira de cabine, uma senhora muito distinta, ficaria com o leitor inferior, se (condição) eu não fizesse questão. (Lygia Fagundes Telles) e. A atitude de maneira diante da situação era tal que (comparação) à da mãe, quando se irritava. f. Reuni todos os funcionários da empresa a fim de que (finalidade) pudessem discutir as novas estratégias de venda.

38 Conjunções g. caminhava naquele parque, relembrava os momentos felizes que vivera com a filha, antes de ela viajar. h. Não respondeu ao chamado do chefe, tivesse disponibilidade.

39 Conjunções g. À medida que (proporcionalidade) caminhava naquele parque, relembrava os momentos felizes que vivera com a filha, antes de ela viajar. h. Não respondeu ao chamado do chefe, embora (concessão) tivesse disponibilidade.

40 A palavra porque 1. Preencha as lacunas, usando as palavras: por que, por quê, porquê e porque a. Quer dizer que você não vai mesmo conosco,? b. Não entendo o de suas atitudes. c. Você sabe ela não passou no concurso. d. Não fuja, toda fuga é fraqueza. e. Os maus momentos passaste serão inesquecíveis.

41 A palavra porque 1. Preencha as lacunas, usando as palavras: por que, por quê, porquê e porque a. Quer dizer que você não vai mesmo conosco, por quê? b. Não entendo o porquê de suas atitudes. c. Você sabe por que ela não passou no concurso. d. Não fuja, porque toda fuga é fraqueza. e. Os maus momentos por que passaste serão inesquecíveis.

42 A palavra porque f. Os amigos, não sei, foram sumindo um a um. g. Agora entendo votaste no homem... h. Menina apaixonada chora sem saber. i. não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo. j. Qual seria a razão concordaram tão facilmente?

43 A palavra porque f. Os amigos, não sei por quê, foram sumindo um a um. g. Agora entendo por que votaste no homem... h. Menina apaixonada chora sem saber por quê. i. Porque não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo. j. Qual seria a razão por que concordaram tão facilmente?

44 A palavra porque 2. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do diálogo apresentado: me tratas tão mal? não gosto de você. E não gostas de mim,? Nem eu sei o? a) Por que Porque por que - por quê. b) Por que Porque por quê porquê. c) Porque Por que porque por quê.

45 A palavra porque 3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do diálogo apresentado: Por que me tratas tão mal? Porque não gosto de você. E não gostas de mim, por quê? Nem eu sei o porquê? a) Por que Porque por que - por quê. b) Por que Porque por quê porquê. c) Porque Por que porque por quê.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho- A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE INGRESSO INSTRUÇÕES MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome e número de inscrição no cartão-resposta. Se houver algum erro, chame o fiscal de sala. Assine o cartão-resposta no

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.1 Conteúdos

Leia mais

Jean-Yves Garneau. O rações da noite. antes de dormir EDITORA AVE-MARIA

Jean-Yves Garneau. O rações da noite. antes de dormir EDITORA AVE-MARIA Jean-Yves Garneau O rações da noite antes de dormir EDITORA AVE-MARIA As orações contidas neste livro são para você que começa a aprender a ler. Verá que há muitas orações. Com o tempo, aprenderá a escolher

Leia mais

Processo Seletivo Salesiano

Processo Seletivo Salesiano COLÉGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Processo Seletivo Salesiano Concurso de Bolsas de Estudos Nome do(a) aluno(a): Número de Inscrição: Série: 5º Ano Ensino Fundamental I ORIENTAÇÕES Ao receber

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B. Um alarme bom pra cachorro

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B. Um alarme bom pra cachorro Nome: n.º 3º Ano Barueri, / / 2009 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 3ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º S ANOS A e B Um alarme bom pra cachorro Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos

Leia mais

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER.

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER. Ensino Fundamental 8º Ano 3º Bimestre 2017 Anápolis, 06/09/2017 Tarefa de Feriado de LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA Nome do Aluno(a): GRAMÁTICA Leia esta tira e responda às questões de 1 a 4. 1. Tantra

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROF. MARCUS NOME N o 8 a ANO Caro aluno, ou cara aluna. Nunca se esqueça: Sua letra deve ser artesanal, e sempre, sempre a caneta... Suas respostas devem

Leia mais

Pai Nosso, que estás nos céus

Pai Nosso, que estás nos céus Pai Nosso, que estás nos céus I Quando Jesus começou a prece dominical, satisfazendo ao pedido dos companheiros que desejavam aprender a orar, iniciou a rogativa, dizendo assim: Pai Nosso, que estás nos

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Nome: nº Data: Professora: Maria Cecilia 7º ano Ficha de trabalho nº 1-7º ano 1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. a) perguntei f) comprar l) público q) rouxinol

Leia mais

OS AMIGOS E O URSO. 01- Qual o título da história? R.: 02- O que apareceu enquanto os dois amigos caminhavam? R.:

OS AMIGOS E O URSO. 01- Qual o título da história? R.: 02- O que apareceu enquanto os dois amigos caminhavam? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== OS AMIGOS E O URSO Esopo Recontada

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 8º Ano 3º/4º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Márcio Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Língua Portuguesa Resultado

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que?

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que? NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ANIMAIS E A PESTE Em certo ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um macaco

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios

Leia mais

Reflexão sobre o uso da pontuação

Reflexão sobre o uso da pontuação EBI da Charneca de Caparica L.P. FICHA INFORMATIVA - 7 º ANO Língua Portuguesa Reflexão sobre o uso da pontuação Texto do vídeo disponível em: http://bookcrossingebi.ning.com/video/1504036:video:17557

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

Língua Portuguesa 5º ano. Escola: Aluno: A questão de número 1 baseia-se no texto abaixo: Continho

Língua Portuguesa 5º ano. Escola: Aluno: A questão de número 1 baseia-se no texto abaixo: Continho Língua Portuguesa 5º ano Escola: no/turma: ata: luno: questão de número 1 baseia-se no texto abaixo: ontinho Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora...

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora... Anáfora Metáfora Antítese Hipérbole Aliteração Assonância Quiasmo Polissíndeto Eufemismo Prosopopéia Comparação Metonímia Ironia Elipse Assíndeto Onomatopeia Paradoxo Figuras de Linguagem Anáfora Repetição

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Assinale a alternativa que traz o nome das palavras cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a antepenúltima. a) Proparoxítona. b) Paroxítona.

Leia mais

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto.

RETOMADA 01. Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. RETOMADA 01 Caligrama é um texto (geralmente um poema) cujas linhas ou caracteres formam uma figura relacionada com o conteúdo ou mensagem do texto. 1. Na sala, você produziu um poema visual chamado caligrama.

Leia mais

Indica pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. Indica uma pergunta; usado no final de frase interrogativa direta.

Indica pausa prolongada; usado no final de frases declarativas e imperativas. Indica uma pergunta; usado no final de frase interrogativa direta. Objetivos: Empregar a pontuação adequadamente; Definir o uso correto da pontuação nas frases; Reconhecer os sinais de pontuação; Identificar as regras da pontuação em contextos diversos; Aplicar o conteúdo

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 9º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre 1- Enquanto mas aparece sempre no início de uma oração,

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

COLÉGIO ARNALDO 2014

COLÉGIO ARNALDO 2014 COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES REDAÇÃO Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Construção de frases Unidade 2 Convite Unidade 3 Tirinha

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROF. MARCUS NOME N o 9 a ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou

Leia mais

UM OLHAR ENTRE DOIS POETAS

UM OLHAR ENTRE DOIS POETAS UM OLHAR ENTRE DOIS POETAS 1 2 CARLA DETOMI RODRIGO PICON UM OLHAR ENTRE DOIS POETAS 3 Título UM OLHAR ENTRE DOIS POETAS É proibida a reprodução desta obra, em parte ou totalmente, por meio eletrônico,

Leia mais

CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR

CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR 2ªf (28 set) CONHECE DEUS NA SUA ESSÊNCIA O AMOR Guia Bom Dia! Jesus, numa das suas Parábolas, compara Deus a um pastor. Ao apresentar esta parábola, Jesus quis mostrar o tamanho do amor de Deus pelas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 05 / 06 / 2018 1) LEIA os textos com bastante atenção. LEMBRE-SE que a Língua Portuguesa depende

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

Prof. André Moraes A PALAVRA SE

Prof. André Moraes A PALAVRA SE Prof. André Moraes A PALAVRA SE 1) Pronome apassivador ou partícula apassivadora aparece com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, constituindo a voz passiva sintética ou pronominal.

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.

Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Texto 1 A Porta Eu sou feita de madeira

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

Vídeo

Vídeo 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Dom Bosco queria ajudar que todos os rapazes fossem bons cristãos e honestos

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO/2009 PROCESSO SELETIVO/2009 Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO. A DURAÇÃO DAS PROVAS DE LÍNGUA

Leia mais

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA JUlHO/2017 CONCEITO Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza

Page 1 of 5. Amor & Sociologia Cultural - Caetano Veloso & Cazuza Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Sociologia Cultural Educador: João Nascimento Borges Filho Amor & Sociologia

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nome: Português UMA DAS MARIAS Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O que foi? perguntou a mãe de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi

Leia mais

Título: Autor: 02- O que o pintor do texto parecia estar pintando? R.: 03- Como era o arco-íris dele? R.:

Título: Autor: 02- O que o pintor do texto parecia estar pintando? R.: 03- Como era o arco-íris dele? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== Texto 1 QUAL O CAMINHO DO SOL?...Tínhamos

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS EXERCÍCIOS 2 ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS 1- Classifique as Orações Subordinadas Adverbiais em destaque abaixo: a) À medida que crescia, mais bobo ficava. b) Choveu tanto que ficamos assustados. c)

Leia mais

HINOS DE CONCENTRAÇÃO

HINOS DE CONCENTRAÇÃO HINOS DE CONCENTRAÇÃO 73 1. FIRMEZA (Padrinho Sebastião - 03) Firmeza firmeza no amor Firmeza firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou firme nesta luz Aonde estou Firmeza firmeza no amor

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Fico feliz quando faço a paz!

Fico feliz quando faço a paz! Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem comigo. Os meus companheiros não me falavam.

Leia mais

Hinos. Concentração. 11/ Pág. 1

Hinos. Concentração.  11/ Pág. 1 Hinos Concentração www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1 01 FIRMEZA Marcha - Padrinho Sebastião - 03 Firmeza, firmeza no amor Firmeza, firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou

Leia mais

Olá queridos leitores!

Olá queridos leitores! Poesias de amor Olá queridos leitores! Meu nome é Nagila da Silva ferreira tenho 15 anos e escrevi este livro para vocês que não sabem expressar seus sentimentos facilmente então sempre que puder leia

Leia mais

Professor: Ana Christina Disciplina: Língua Portuguesa 9º ano. Aluno: Nº: Turma:

Professor: Ana Christina Disciplina: Língua Portuguesa 9º ano. Aluno: Nº: Turma: I P L Carrescia BEC Nº _3 Professor: Ana Christina Disciplina: Língua Portuguesa 9º ano Aluno: Nº: Turma: DESCOBERTA DA LITERATURA No dia-a-dia do engenho/ toda a semana, durante/ cochichavam-me em segredo:

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

2 Reescreva o texto acima na variedade padrão.

2 Reescreva o texto acima na variedade padrão. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO REDAÇÃO 1º SEMESTRE NOME: PROFESSORA: VIVIANE MARQUES PARTE 1 ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS ESTUDADOS 1 Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:

Leia mais

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas.

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas. PROVA DE LÍNGUA PORT. E INTERP. DE TEXTOS GRADUAÇÃO FEV/2005 PG 1 ATENÇÃO: EM SUAS RESPOSTAS, RECOMENDAMOS NÃO INICIAR PERÍODO COM A CONJUNÇÃO POIS. NÃO CONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO.

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3

MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 MEDITAÇÃO Kids 2 e 3 SEMANA 2 A CRIAÇÃO (Parte 2) Nome: Professor: / Turma: ( ) 2A ( ) 2B ( ) 2C ( ) 3A ( ) 3B ( ) 3C Sessão: ( ) 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova

Leia mais

A CIGARRA E A FORMIGA

A CIGARRA E A FORMIGA COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS/ HISTÓRIA - 2 ano Semana de 17 a 21 de junho de 2013. Troca do livro 2º ano A, B, C e D terça-feira Segunda-feira Curitiba, 17 de junho de 2013. Leia a

Leia mais

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE Nome: Nº.: Ano: 6 T.: Profª: Fabiana Almeida Data: 01/09/2015 EXERCÍCIOS REVISIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º BIMESTRE 1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz 2 Autor: Vanessa Sueroz Publicação: Novembro/2013 Edição: 1 ISBN: 0 Categoria: Livro nacional Romance Juvenil Designer: Rodrigo Vilela Leitora Crítica: Ka Alencar Disponível para Prévia do livro Contato:

Leia mais

OXUM PONTOS DE LINHA. 2. Olha o barquinho de Cinda > Cinda é quem vem trabalhar >2x Cinda é mamãe Oxum, aieiêo > Cinda é a cobra coral >2x

OXUM PONTOS DE LINHA. 2. Olha o barquinho de Cinda > Cinda é quem vem trabalhar >2x Cinda é mamãe Oxum, aieiêo > Cinda é a cobra coral >2x OXUM PONTOS DE LINHA 1. Eu vi mamãe Oxum na cachoeira > Sentada na beira do rio >2x Colhendo lírios, lírio ê Colhendo lírios, lírio a Colhendo lírios Pra enfeitar nosso Congá 2. Olha o barquinho de Cinda

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. A seguir veremos os principais empregos de alguns

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. É necessário que você se apresente ao serviço amanhã. Foi anunciado que

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais