CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA CHAMADA INTERNA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS CAPES A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância, torna pública a chamada interna para seleção de professores para atuarem nas componentes curriculares do Curso de Bacharelado em Administração Pública à distância do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), que ocorre em parceria com a Universidade Federal do Amapá. 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 As vagas existentes são destinadas para docentes da UNIFAP; 1.2 As componentes curriculares que os professores ministrarão são: 1º MÓDULO C/H VAGAS Introdução à Economia Psicologia Organizacional Seminário Integrador º MÓDULO C/H VAGAS Ciência Política Macroeconomia Contabilidade Geral Matemática para Administradores Seminário Temático I Redação Oficial (optativa) O professor aprovado receberá uma cota de bolsa da CAPES a cada 15 (quinze) horas-aulas de carga horária;

2 2 2. DAS ATRIBUIÇÕES 2.1 Elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado; 2.2 Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizadas para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade à distância; 2.3 Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade à distância; 2.4 Adequar e disponibilizar, para o coordenador do curso, o material didático nas diversas mídias; 2.5 Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino; 2.6 Desenvolver as atividades docentes da disciplina em oferta na modalidade a distância mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no projeto pedagógico do curso; 2.7 Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação; 2.8 Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso; 2.9 Elaborar as avaliações previstas para a disciplina nos prazos determinados, assim como coordenar a correção das mesmas; 2.10 Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina; 2.11 Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia e materiais didáticos para a modalidade a distância; 2.12 Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso; 2.13 Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno; 2.14 Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade à distância; 2.15 Elaborar relatórios sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/MEC, ou quando solicitado; 2.16 Conhecer o projeto pedagógico dos cursos de atuação e o material didático da disciplina ou do componente curricular sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área; 2.17 Realizar as viagens previamente agendadas aos polos de apoio presencial, preferencialmente aos finais de semana.

3 3 3. DOS REQUISITOS 3.1 Ser docente do quadro da UNIFAP; 3.2 Possuir experiência e cursos na componente curricular pleiteada. 4. DA REMUNERAÇÃO 4.1 As bolsas serão concedidas e pagas pela CAPES diretamente aos beneficiários, por meio de crédito em conta benefício, aberta em agência do Banco do Brasil S/A, indicada especificamente para esse fim e mediante assinatura pelo bolsista de Termo de Compromisso, referente aos direitos e obrigações do bolsista vinculado ao Programa O quantitativo de bolsas a serem pagas será calculado de acordo com a carga horária da(s) disciplina(s) a que estiver vinculado. Cada 15 horas-aula equivale a um mês de bolsa. 4.2 Conforme disposto na Resolução CN/FNDE nº 8, de 30 de abril de 2010, os candidatos selecionados farão jus às bolsas de pesquisa nas seguintes categorias, enquanto exercerem a função: a. Professor/Pesquisador I - O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) por mês de vinculação. b. Professor/Pesquisador II - O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) por mês de vinculação. 4.3 É vedada a acumulação com bolsa de estudo ou pesquisa de agências de fomento federais. A única exceção a essa regra é o caso disposto pela portaria conjunta CAPES CNPq de 12 de dezembro de 2007 que diz: "Os bolsistas da CAPES e do CNPq, matriculados em programas de pós-graduação no país, selecionados para atuar nas instituições públicas de ensino superior como TUTORES do Sistema UAB, terão as respectivas bolsas de estudo preservadas pelas duas agências, pelo prazo da sua duração regular." 5. DA DOCUMENTAÇÃO 5.1 O candidato deverá apresentar, na inscrição, a seguinte documentação: - Ficha de inscrição (ANEXO I), devidamente preenchida. - Link do Currículo Lattes atualizado, o qual deverá ser inserido na ficha de inscrição.

4 4 6. DA INSCRIÇÃO 6.1 As inscrições serão realizadas no período de 11 de março a 15 de março de CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO CLASSIFICAÇÃO 7.1 A seleção e a classificação dos professores serão realizadas por uma Comissão de Seleção, indicada pela Diretoria de Educação a Distância e a Coordenação do Curso. 7.2 O processo seletivo será constituído de três etapas: a. Análise de Currículo Lattes, no valor de 100 pontos; b. Entrevista, no valor de 100 pontos, e c. Curso de Capacitação. 7.3 A convocação para as etapas do processo será divulgada em com antecedência mínima de 24 horas. 7.4 A análise do Currículo Lattes terá caráter classificatório e eliminatório e serão computados apenas os títulos constantes na TABELA DO ANEXO II deste Edital. 7.5 A entrevista terá caráter classificatório. 7.6 Serão classificados para o Curso de Capacitação, candidatos equivalentes a duas vezes o número de vagas para a disciplina, após o resultado final, que se dará pela média aritmética entre as notas obtidas na análise de currículos e na entrevista. 7.7 O curso de capacitação será composto dos seguintes módulos: a. Utilização da plataforma Moodle (4 horas de duração); b. Elaboração de materiais didáticos para a Educação a Distância (2 horas de duração); c. Metodologias aplicadas a Educação a distância (2 horas de duração). 7.8 O professor que não participar de algum dos módulos do item 7.6 será automaticamente substituído e desclassificado. 8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL 8.1 A ordem de classificação dos candidatos aprovados, condicionada à participação no Curso de Capacitação. 8.2 Em caso de empate serão considerados os seguintes critérios:

5 5 i. Maior pontuação considerando a soma dos itens descritos na tabela do Anexo II em Experiência e Atualização Profissional; ii. Maior pontuação na entrevista, e iii. Maior tempo de exercício na docência no magistério superior. 8.3 O professor que não comparecer em qualquer uma das etapas de seleção será automaticamente eliminado do processo. 9. DOS RECURSOS 9.1 Caberá recurso quanto à pontuação atribuída ao candidato ou por razões de ilegalidade e de mérito. 9.2 O recurso deve ser interposto ao Diretor de Educação Aberta e a Distância da UNIFAP, exclusivamente pelo candidato, no prazo de 24 horas a contar da publicação dos resultados. 9.3 Os recursos deverão: a) conter o nome e o número do CPF do candidato; b) ser fundamentados. 9.4 Os recursos que não estiverem de acordo com o disposto no item 10.3 ou que forem apresentados fora do prazo estabelecido serão liminarmente indeferidos. 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10.1 A inscrição do professor no processo seletivo implica o conhecimento e a aceitação irrestrita das normas estabelecidas neste Edital A qualquer tempo serão anuladas inscrição, provas e admissão do candidato, se verificada a falsidade das declarações prestadas ou qualquer irregularidade em documentos apresentados A interpretação deste Edital e casos omissos serão resolvidos pela Direção de Educação Aberta e a Distância - DEAD/UNIFAP.

6 6 Macapá/AP, 04 de março de Profª. Dra. Adelma Barros Mendes Pró-Reitora de Ensino e Graduação Portaria nº XXX/2011 UNIFAP Profª Margareth Guerra dos Santos Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil/UNIFAP Diretora do Deptº. Educação à Distância Portaria nº 655/2012 UNIFAP Kelly Huany de Melo Braga Coordenadora Adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil/UNIFAP Portaria nº 800 / UNIFAP Mário Teixeira de Mendonça Neto Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública Portaria nº 028/2013 UNIFAP

7 7 ANEXO I DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE PROFESSOR BOLSISTA UAB/CAPES FICHA DE INSCRIÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Unidade/Departamento/Curso: Endereço Completo: SIAPE: Documento de Identidade: Órgão Emissor: CPF: Link Currículo Lattes: 2. DISCIPLINA EM QUE PRETENDE ATUAR: 3. Principais Atividades Docentes (priorizar aquelas descritas na TABELA do anexo II) Atividade Nível de Ensino Instituição Período (início/fim)

8 8 ANEXO II TABELA Critérios e respectiva pontuação para a análise de títulos para fins de classificação para seleção de professores bolsistas nos cursos de graduação, modalidade a distância da UNIFAP. FORMAÇÃO ACADÊMICA Discriminação Pontuação Limite de pontos Pós-graduação stricto sensu (Doutorado) 10,0 10,0 Pós-graduação stricto sensu (Mestrado) 8,0 8,0 Pós-graduação lato sensu (Especialização) 6,0 6,0 Graduação na área de atuação 5,0 5,0 EXPERIÊNCIA E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL Discriminação Pontuação Limite de pontos Curso de aperfeiçoamento/extensão na área de EAD (2,0 pontos a cada 15 horas). 2,0 16,0 Publicação na área de EAD (livro, capítulo de livro, artigo) (4,0 pontos para cada publicação). Produção de material didático para EAD (4,0 pontos por material). Experiência docente em cursos de graduação e/ou pósgraduação (por período letivo) em EAD (4,0 pontos semestre letivo). Experiência docente em cursos de graduação e/ou pósgraduação na área pretendida (1,0 ponto por semestre letivo). Experiência no exercício da tutoria em cursos a distância (1,0 ponto por semestre letivo). Experiência em revisão de material didático na área ou em EaD em empresa ou como autônomo (2,0 pontos por ano de atuação). 4,0 12,0 4,0 8,0 4,0 28,0 1,0 12,0 1,0 4,0 2,0 10,0

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA BOLSISTA UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Coordenação de Educação a Distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 01/DEAD/2017

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 01/DEAD/2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 01/DEAD/2017 O Diretor de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA PROFESSOR FORMADOR UAB/CAPES

CHAMADA INTERNA PARA PROFESSOR FORMADOR UAB/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-3772 EDITAL N

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil Edital nº 01/2012 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

Leia mais

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE

EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE EDITAL N 006/2011/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE O Coordenador do curso de Letras Inglês, modalidade a distância, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura

Leia mais

TITULAÇÃO REQUERIDA PARA PROFESSOR-PESQUISADOR

TITULAÇÃO REQUERIDA PARA PROFESSOR-PESQUISADOR CHAMADA INTERNA PARA TUTOR/ORIENORTAD DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MODALIDADE À DISTÂNCIA A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 001/2017-NEaD/UFRR Boa Vista-RR, 25 de janeiro de 2017. O Coordenador Geral do Núcleo

Leia mais

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI

EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI EDITAL Nº 129/2017 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL - POLO UAB ITAQUI O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício da Reitoria, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO BOLSISTA DO SISTEMA UAB/CAPES CHAMAMENTO EXTERNO EDITAL N 010/2013 A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação PROGRAD, através do Departamento de Educação à Distância, torna público

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 02/DEAD/2016

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 02/DEAD/2016 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 02/DEAD/2016 O Diretor de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 19 DEAD/2015

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 19 DEAD/2015 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 19 DEAD/2015 O Diretor de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Leia mais

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 67/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade educação a distância,

Leia mais

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES

EDITAL N 002/2017/PNAP/EaDADM/CAD/UFSC PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS PNAP/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CAMPUS PROF. JOÃO DAVID FERREIRA LIMA TRINDADE CAIXA POSTAL 5025 CEP 88040 900 FLORIANÓPOLIS SANTA

Leia mais

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA

EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA EDITAL Nº 46/2017 SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA UAB/UNIPAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa

Leia mais

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa reeditar as vagas não preenchidas na Chamada

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 03 DEAD/2017

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 03 DEAD/2017 PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES EDITAL 03 DEAD/2017 O Diretor de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 01/2017 Edital de seleção de Tutor para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESIGN INSTRUCIONAL PARA EaD VIRTUAL: TECNOLOGIAS,

Leia mais

EDITAL Nº 17 DE 24 DE JANEIRO DE 2017.

EDITAL Nº 17 DE 24 DE JANEIRO DE 2017. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 17 DE 24 DE JANEIRO DE 2017. SELEÇÃO SIMPLIFICADA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 59/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO DA SAÚDE A Universidade Federal do Paraná

Leia mais

Edital UAB-UFABC 006/2016

Edital UAB-UFABC 006/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL EDITAL Nº 30/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Administração

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R I O G R A N D E D O S U L SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO DE FÍSICA Edital 02/2014 Edital de Seleção de Tutores-Bolsistas A Secretaria de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR NA MODALIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE 2017.

EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE 2017. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 133 DE 05 DE MAIO DE 2017. SELEÇÃO SIMPLIFICADA

Leia mais

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 06/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

3.2. Alunos matriculados no curso objeto deste edital não poderão inscrever-se.

3.2. Alunos matriculados no curso objeto deste edital não poderão inscrever-se. EDITAL PREG Nº 81(*), DE 23 DE MAIO DE 2016. A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais e conforme a Lei nº 11.273, de

Leia mais

EDITAL Nº 18/2012/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 28 DE AGOSTO DE 2012

EDITAL Nº 18/2012/CAMPUS GURUPI/IFTO, DE 28 DE AGOSTO DE 2012 EDITAL Nº 18/2012//IFTO, DE 28 DE AGOSTO DE 2012 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INTERNO PARA BOLSISTAS QUE ATUARÃO COMO PROFISSIONAIS NO PRONATEC O DIRETOR-GERAL PRO-TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 04/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Tecnologias, Formação de Professores e

Leia mais

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Professores

Leia mais

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas)

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas) EDITAL Nº 006/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado.

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Núcleo de Educação a Distância EDITAL 02/2017 Edital de seleção de Tutor para o curso de especialização em Gestão Educacional, turma 2017 A coordenadora

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL INSTITUTO DE LINGUAGENS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) EDITAL 02/2017 RETIFICAÇÃO 02 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia EAD Edital 06/2017

Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do Brasil Curso de Licenciatura em Filosofia EAD Edital 06/2017 Edital nº 06, de 26 de setembro de 2017, da UFPEL, referente ao processo seletivo para a função temporária de TUTOR A DISTÂNCIA para atuar no Curso de Licenciatura em Filosofia na modalidade a distância,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Leia mais

EDITAL N 021/2012/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB

EDITAL N 021/2012/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB EDITAL N 021/2012/LETRAS-INGLÊS-EAD/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB O Coordenador do curso de Letras Inglês, modalidade a distância, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora através do Centro de Educação a Distância CEAD, torna público o Edital de Seleção de Tutores para atuar no

Leia mais

EDITAL Nº 054/2017 SELEÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORES VIRTUAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO

EDITAL Nº 054/2017 SELEÇÃO PARA CADASTRO DE RESERVA DE TUTORES VIRTUAIS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTANCIA (PARFOR): PEDAGOGIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 16.825, de 04.07.2016 Educação a Distância EAD / UESB Fone: (77) 3425-9308 uesbvirtual@uesb.edu EDITAL Nº 054/2017

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- BACHARELADO A Universidade Federal de Juiz de Fora através do Centro de Educação a Distância CEAD, torna público o Edital de Seleção de Tutores para

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos:

Os candidatos devem atender os seguintes requisitos: EDITAL Nº 15/2017 DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES - POLO DE CURITIBA - PR CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A Coordenação Geral de Educação a Distância abre inscrições para o processo de seleção de professores autores

Leia mais

a) Licenciatura e ou bacharelado em Filosofia e áreas de humanas e sociais.

a) Licenciatura e ou bacharelado em Filosofia e áreas de humanas e sociais. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA DE TUTORIA A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DO SISTEMA UAB - N 002/2017 A - UnB,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL DE SELEÇÃO EaD Nº 005 /FaE/UEMG/2013 PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR DIRETORIA DO CAMPUS PINHAIS EDITAL N º 6/2015

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR DIRETORIA DO CAMPUS PINHAIS EDITAL N º 6/2015 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR DIRETORIA DO CAMPUS PINHAIS EDITAL N º 6/2015 PROCESSO SELETIVOSERVIDORES DA REDE FEDERAL DE ENSINO PARA A COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA -

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR. CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA BOLSISTA DE TUTORIA A DISTÂNCIA NO ÂMBITO DO SISTEMA UAB -

Leia mais

EDITAL N.º 002/2016/UAB/DIRED/REITORIA

EDITAL N.º 002/2016/UAB/DIRED/REITORIA EDITAL N.º 002/2016/UAB/DIRED/REITORIA A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, por meio da Diretoria de Educação a Distância - DIRED, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura

Leia mais

CHAMADA INTERNA - Nº 01/2016 UAB/UEMG

CHAMADA INTERNA - Nº 01/2016 UAB/UEMG CHAMADA INTERNA - Nº 01/2016 UAB/UEMG A Coordenação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), comunica aos Servidores da UEMG, lotados nas Unidades

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE TUTORIA

EDITAL Nº 03/2014 SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE TUTORIA EDITAL Nº 03/2014 SELEÇÃO PARA COORDENADOR DE TUTORIA A DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO abre inscrições para o processo de seleção de Coordenador de Tutoria para o Curso de Licenciatura em

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 01/017 PPGEPT Torna Público

Leia mais

ANEXO I MANUAL DE ATRIBUIÇOES DOS BOLSISTAS

ANEXO I MANUAL DE ATRIBUIÇOES DOS BOLSISTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES DIRETORIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB ANEXO I MANUAL DE ATRIBUIÇOES DOS BOLSISTAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Leia mais

1. Perfil do candidato (a) à tutoria de polo

1. Perfil do candidato (a) à tutoria de polo 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA NÚCLEO DE TUTORIA SELEÇÃO DE TUTOR (A) DE POLO EDITAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 26/02/2016 08:59:26 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 18, DE 16 DE JUNHO DE 2010 Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2017/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017 SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR - 27/2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/27 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

EDITAL N 06/2013/UAB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES

EDITAL N 06/2013/UAB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenadoria de Educação a Distância Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48)

Leia mais

1.2. Áreas de atuação: Tutoria Presencial, para atuar no curso de Licenciatura em Pedagogia, da UAB/UNIR, na modalidade à distância.

1.2. Áreas de atuação: Tutoria Presencial, para atuar no curso de Licenciatura em Pedagogia, da UAB/UNIR, na modalidade à distância. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB EDITAL N.º 001/2017/UAB/DIRED/REITORIA A Fundação Universidade Federal de

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA www.ufvjm.edu.br/ead PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

UNIVERSIDADAFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADAFEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUCAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO)EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO MODALIDADE A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA N.º 01/2013/UFMT CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

Leia mais

1) DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1) DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL Nº 06/2016 CAMPUS PALMAS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INTERNO CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA PARA COMPOR O NUTEAD NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / REDE E-TEC BRASIL CAMPUS PALMAS APRESENTAÇÃO

Leia mais

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES (Portaria Capes nº 86/2013) EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Seleção de Projetos de Pesquisa de Pós-doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas

Leia mais

EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 14/2016 CAMPUS COLOMBO CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CAPES / UAB / MÍDIAS EDITAL - Nº 009/2014 SELEÇÃO PARA TUTOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS DA EDUCAÇÂO

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 03/2016 Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa de Extensão Educação para a Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS para o

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES

CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL MARABÁ, CAMETÁ E BREVES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EAD/UAB/CAPES CONVOCAÇÃO PARA TUTORIA PRESENCIAL

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB)

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB) SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO (TICEB) A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a

Leia mais

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES A Coordenação do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES. (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017)

2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES. (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017) 2ª CHAMADA PÚBLICA CONVITE VAGAS REMANESCENTES (Pós EDITAL Nº 138, DE 08 DE MAIO DE 2017) O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS por intermédio da, torna pública

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 007/2017-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

EDITAL N. 02/2011. Inscrição para tutoria do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Mídias na Educação, na modalidade à Distância

EDITAL N. 02/2011. Inscrição para tutoria do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Mídias na Educação, na modalidade à Distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EDITAL N. 02/2011 Inscrição para tutoria

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N.º 198, de 22 de Setembro de 2017

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N.º 198, de 22 de Setembro de 2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N.º 198, de 22 de Setembro de 2017 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 019/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 019/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 019/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR O Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES QUÍMICA Licenciatura 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 20, DE 16 DE JULHO DE 22 22/MDS, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CURSO DE TUTORIA À DISTÃNCIA N.3 O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 02/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 02/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 02/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

EDITAL 08/2015: SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA

EDITAL 08/2015: SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA EDITAL 08/2015: SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância Cead, torna público o Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA SEB/MEC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC EDITAL Nº 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PROGRAMA SEB/ MEC PACTO

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO A COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE UAB/UFPE convid a os interessados a se inscreverem no processo de seleção simplificada para Cadastro de Reserva de Bolsistas CAPES como Tutor para

Leia mais

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS

SELEÇÃO PARA ORIENTADORES DE APRENDIZAGEM TUTORIA PRESENCIAL POLO PARAUAPEBAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO PARA ORIENTADORES

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS Rodovia Machado Paraguaçu Km 03, Bairro Santo Antônio - Machado-MG-37.750-000 Fone: (35) 32959700 e-mail: extensao.machado@ifsuldeminas.edu.br PROCESSO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB

EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB EDITAL Nº 04/2017 CLMD/IFM/UFPel/UAB A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga para BOLSISTA

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL.

EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES E TUTORES PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UFAL. A Pró-Reitoria de Extensão e o Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTE EDITAL N. 01RH/2015 A Direção Geral da Faculdade de Caldas Novas informa que estão abertas as inscrições para seleção e contratação de profissionais para cargo de Docente.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2016/CAPES) A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília - UNIMAR torna pública a abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL PROEN - Nº 41/2015 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSOR-PESQUISADOR CONTEUDISTA Programa e-tec Idiomas

EDITAL PROEN - Nº 41/2015 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSOR-PESQUISADOR CONTEUDISTA Programa e-tec Idiomas EDITAL PROEN - Nº 41/2015 SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSOR-PESQUISADOR CONTEUDISTA Programa e-tec Idiomas O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL- RIOGRANDENSE (IFSUL) torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015. EDITAL Nº 33, DE 18 DE MARÇO DE 2015. O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o Edital de Abertura

Leia mais

08 às 17h, de segunda a sexta-feira

08 às 17h, de segunda a sexta-feira MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) EDITAL DEAAD 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CADASTRO DE RESERVA DOS CURSOS DO PNAP, MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais