Constituição Federal:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Constituição Federal:"

Transcrição

1

2

3 Constituição Federal: "Art Constituem monopólio da União:... III - a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores IV - o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no País, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e gás natural de qualquer origem. 1º - A União poderá contratar (...) observadas as condições estabelecidas em lei.

4 2º - A lei a que se refere o 1º disporá sobre: I a garantia do fornecimento de derivados do petróleo em todo território nacional....

5 A lei a que o parágrafo segundo se refere é a Lei nº 9478 de 06 de agosto de 1997 que: Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo e dá outras providências.

6 Art. 7º Fica instituída a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves - ANP, entidade integrante da Administração Federal Indireta, submetida ao regime autárquico especial, como órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

7 Art. 8º A ANP terá como finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, cabendo-lhe: I - implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de petróleo, gás natural e biocombustíveis, contida na política energética nacional, nos termos do Capítulo I desta Lei, com ênfase na garantia do suprimento de derivados de petróleo, gás natural e seus derivados, e de biocombustíveis, em todo o território nacional, e na proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;

8 LEI 9.478, de 6 de AGOSTO de 1997 Art. 1º As políticas nacionais para o aproveitamento racional das fontes de energia visarão aos seguintes objetivos: IV - proteger o meio ambiente e promover a conservação de energia; V - garantir o fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional, nos termos do 2º do art. 177 da Constituição Federal; VIII - utilizar fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis e das tecnologias aplicáveis;

9 O atendimento à Resolução Conama 362/2005 remetendo o óleo lubrificante usado ao rerrefino, cumpre a todos os incisos da Lei do Petróleo. IV protege(r) o meio ambiente e promove(r) a conservação de energia; V garante(ir) o fornecimento de derivados de petróleo em todo o território nacional, nos termos do 2º do art. 177 da Constituição Federal; VIII utiliza(r) fontes alternativas de energia, mediante o aproveitamento econômico dos insumos disponíveis (óleo usado) e (emprega a melhor) das tecnologias aplicáveis;

10 Sobre a proteção do Meio Ambiente Artigo 225 da Constituição Federal, temos a LEI 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

11 A Agência Nacional do Petróleo regula as atividades de Coleta de Óleo Lubrificante usado ou contaminado e o Rerrefino dessa substância, mediante inúmeras normas, todas com vistas ao abastecimento nacional do petróleo e seus derivados, embora possuam também, conotação ambiental.

12 O CONAMA no limite da sua Atribuição Ambiental também deliberou sobre o mesmo tema através da Resolução CONAMA 362/2005, cujos atos se completam e interligam dada a competência concorrente ai incidente.

13 A Agência Nacional do Petróleo regulou também a atividade de Transportador Revendedor Retalhista TRR de Combustíveis. Fez mais. Fixou as especificações técnicas dos Combustíveis a serem comercializados em todo território nacional. São seus atos regulatórios sobre o assunto: PORTARIA ANP nº de Abril de 1999 REGULAMENTO TÉCNICO 3/99 PORTARIA ANP nº de dezembro de 1999.

14 PORTARIA ANP nº 201 de 30 de dezembro de Estabelece os requisitos a serem cumpridos para acesso a atividade - TRR. A autorização para o exercício da atividade de TRR é concedida pela ANP Agência Nacional do Petróleo, desde que atendidas as condições do artigo 10.

15 PORTARIA ANP nº 80 de 30 de Abril de 1999 Art. 1º Fica estabelecida a especificação dos óleos combustíveis a serem comercializados no País, através do Regulamento Técnico ANP 3/99 e respectivas Tabelas que acompanham esta Portaria.

16 Portanto, quem comercializa óleo lubrificante usado como combustível, além de vulnerar a Resolução Conama 362/2005, atenta contra a PORTARIA ANP nº 201 de 30 de dezembro de 1999, porque não cumpre os requisitos de acesso a atividade. Engana o Consumidor Final quanto à qualidade do Produto. Concorre ou Provoca dano ambiental pela emissão de particulados. Mas não é só. Responde por vários Delitos.

17 a Lei 10446/02, estabelece em seu art.1 que... quando houver repercussão interestadual ou internacional, que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos demais órgãos de segurança pública... proceder à investigação.... No parágrafo único do mesmo artigo abre exceção à regra aos crimes pré-definidos, permitindo a atuação em outros crimes, além do caput desde que tal providência seja autorizada ou determinada pelo Ministro da Justiça.

18 PETROBRÁS - TERMINAL REDUC Comercializa óleo combustível. Fraudes no descaminho de combustível e Misturas Indevidas. Operação ilegal. Empresas 1. Transporta o óleo do Terminal REDUC/GEGUA/GEBIG até os navios estrangeiros. 2. Descaminha parte do óleo para outras empresas Óleo lubrificante usado coletado por Coletores clandestinos e resíduos oleosos diversos. Empresas recebem óleo combustível desviado, óleos de fundo de navio (sludge) e óleo usado de clandestinos Operação legal. Receptadores e Adquirentes - Óleo pesado- para uso em caldeira, fornos de aquecimento. Olarias. Fundições etc. NAVIOS ESTRANGEIROS 1. Recebem o óleo transportado 2. No abastecimento, o fluxo de combustível é interrompido prematura e intencionalmente, pela tripulação do transportador. Óleo Sludge Produtos que não atendem às especificações para combustíveis. Poluição Ambiental.

19 O clima de terror imposto pela Máfia. Vanilson foi assassinado 4 dias após revelar o esquema.

20 Um dos possíveis chefes da organização criminosa é assassinado cruelmente

21 Operação Ouro Negro Objetivo: desarticular o desvio de óleo nos Portos brasileiros

22 Os efeitos devastadores do mercado negro

23 DOS CRIMES RELACIONADOS A Lei 8176/91, define os crimes contra a ordem econômica: Art. 1o, Constitui crime contra a ordem econômica: I: adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei Pena: detenção, de 1 a 5

24 OUTROS DELITOS RELACIONADOS LEI 9.605, de Fevereiro de Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

25 OUTROS DELITOS RELACIONADOS LEI 9.605, de Fevereiro de Art. 56. Produzir, processar, embalar, importar, fornecer, transportar, exportar, comercializar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

26 Por outro lado, está associado à irregularidade administrativa e penal outro delito, de âmbito Tributário. Federal e Estadual. Os óleos lubrificantes usados são comercializados como combustível, sem documento fiscal e respectivo pagamento de tributos. IR (Federal) ICMS (Estadual).

27 Na ausência de dispositivo na lei, quanto a competência para conhecer e julgar ações penais relacionadas aos crimes contra a ordem econômica, genericamente considerada, alguns entendem que falece competência à Justiça Federal Comum.

28 Contudo, em determinadas hipóteses incide a regra geral do art. 109, IV, da CF, vale dizer: se a infração à ordem econômica for praticada em detrimento de bens, serviços e interesses da União, de suas entidades autárquicas ou de empresas públicas federais, a competência para a causa será da Justiça Federal Comum".

29 Não obstante, nem sendo entendimento pacífico, a competência para o processo e julgamento dos crimes definidos nessa lei é da Justiça Federal, porquanto sua prática se dá em detrimento de relevantes interesses da União e da ANP - Agência Nacional do Petróleo, autarquia federal instituída pela Lei nº 9.478/1997.

30 A Lei 8.176/91 em foco, definiu como crimes contra a ordem econômica, em resumo, a produção, a exploração, a comercialização e o uso de matéria-prima e de combustíveis derivados de petróleo em desacordo com as normas legais. Ora, compete privativamente à União legislar sobre energia (CF, art. 22, IV) e, portanto, sobre combustíveis e a matéria-prima para a sua fabricação.

31 Referido dispositivo constitucional versa sobre o monopólio da União em matéria de petróleo e seus derivados combustíveis: Ainda em outro ponto, estabelece a necessidade de garantia de seu fornecimento em todo o território nacional, Prevê a criação de um órgão regulador; e, Financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo.

32 Tudo na Lei nº 8.176/1991, inclusive o crime de usurpação de bens ou serviços da União, previsto no art. 2º, e o Sistema Nacional de Estoques de Combustíveis, instituído no seu art. 4º, está afeto à ÓRBITA FEDERAL.

33 Outros tipos penais relevantes que nos levam ao entendimento da competência federal no apuratório e que estão presentes no cotidiano de nossa atuação de repressão aos crimes relacionados a combustíveis seriam:

34 Tratamento legal específico: Lei n o 8.137, de Crime contra as Relações de Consumo Art. 7 o : Constitui Crime contra as Relações de Consumo: VII: induzir o consumidor ou usuário a erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade de bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculação ou divulgação publicitária; Pena: detenção, de 2 a 5 anos, ou multa.

35 TIPOS PENAIS Tratamento legal específico: Lei n o 8.078, de Crime contra o Consumidor Art. 66: Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena: detenção, de 3 meses a um ano e multa.

36 Cláudio Nogueira Delegado da Polícia Federal

CANA & ENERGIA. Estoques Estratégicos de Combustíveis. Carlos Valois Maciel Braga

CANA & ENERGIA. Estoques Estratégicos de Combustíveis. Carlos Valois Maciel Braga CANA & ENERGIA Estoques Estratégicos de Combustíveis Carlos Valois Maciel Braga Superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo e seus Derivados Agência Nacional do Petróleo - ANP Coordenador

Leia mais

LEI DE PENALIDADES: O PODER SANCIONADOR ULTRAPASSANDO OS OBJETIVOS EDUCATIVOS.

LEI DE PENALIDADES: O PODER SANCIONADOR ULTRAPASSANDO OS OBJETIVOS EDUCATIVOS. LEI DE PENALIDADES: O PODER SANCIONADOR ULTRAPASSANDO OS OBJETIVOS EDUCATIVOS. OBJETIVOS DA SANÇÃO ADMINISTRATIVA AS SANÇÕES SÃO UM MEIO E NÃO UMA FINALIDADE. O ADMINISTRADOR DEVE CONSIDERAR O INTERESSE

Leia mais

SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DO OLUC AÇÕES PARA COMBATE A DESTINAÇÃO ILEGAL. 22/08/2016 Ministério do Meio Ambiente

SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DO OLUC AÇÕES PARA COMBATE A DESTINAÇÃO ILEGAL. 22/08/2016 Ministério do Meio Ambiente SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA DO OLUC AÇÕES PARA COMBATE A DESTINAÇÃO ILEGAL 22/08/2016 Ministério do Meio Ambiente Fornecimento de Dados Sistema Existente Conama 362/05 ANP 18, 19 e 20/09 Política Nacional

Leia mais

ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP)

ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP) AVM Faculdade Integrada MBA em Regulação Pedro Henrique de Moraes Papastawridis ESTUDO DESCRITIVO AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP) Rio de Janeiro 2016 AVM Faculdade Integrada

Leia mais

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 13 Maio 2014

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 13 Maio 2014 LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 13 Maio 2014 Como se formam os Lubrificantes 90,0 % Óleo básico de Petróleo: Neutro Leve Médio ou Pesado. Especificados pela ANP (*) 10,0 % Aditivos

Leia mais

LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI DO PETRÓLEO - Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997 Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídicos Dispõe sobre a política energética nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo,

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO Sorocaba / São Paulo Resolução Conama 362 / 2005

OFICINA DE CAPACITAÇÃO Sorocaba / São Paulo Resolução Conama 362 / 2005 OFICINA DE CAPACITAÇÃO Sorocaba / São Paulo Resolução Conama 362 / 2005 Lei 12.305/2010 - Logística Reversa = Art. 3º - XII instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado (...) um conjunto

Leia mais

Parágrafo único. O óleo diesel para a aplicação mencionada no caput será denominado óleo diesel S10.

Parágrafo único. O óleo diesel para a aplicação mencionada no caput será denominado óleo diesel S10. RESOLUÇÃO Nº 31, DE 14 DE OUTUBRO DE 2009 O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto nos incisos I e XVIII,

Leia mais

Desafios Regulatórios na Distribuição de Combustíveis

Desafios Regulatórios na Distribuição de Combustíveis Desafios Regulatórios na Distribuição de Combustíveis O ABASTECIMENTO NO BRASIL Considerado de importância estratégica, o abastecimento nacional de combustíveis é declarado como de utilidade pública pela

Leia mais

LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964

LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964 LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964 Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências. CAPÍTULO IV DAS INSTITUIÇÕES

Leia mais

Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados

Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados Logística Reversa para Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (SFI) São Paulo, 18/05/2017

Leia mais

A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS

A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS A REGULAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS Montevideo, 12 de novembro de 2009. Cenário do Brasil o Área - 8.5 milhões de km 2 o 2007: População

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES PÓS CONSUMO E O O RERREFINO. Modelos e Logística Reversa em cadeia já implantados no Brasil

LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES PÓS CONSUMO E O O RERREFINO. Modelos e Logística Reversa em cadeia já implantados no Brasil LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES PÓS CONSUMO E O O RERREFINO. Modelos e Logística Reversa em cadeia já implantados no Brasil Como se formam os Lubrificantes 90,0 % Óleo básico de Petróleo: Neutro

Leia mais

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei. LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014 LOGÍSTICA REVERSA DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES E O RERREFINO. 12 março 2014 Como se formam os Lubrificantes 90,0 % Óleo básico de Petróleo: Neutro Leve Médio ou Pesado. Especificados pela ANP (*) 10,0 % Aditivos

Leia mais

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial Riscos Penais no Ambiente Empresarial RISCOS PENAIS no ambiente empresarial RESPONSABILIDADE PENAL SANÇÃO PENAL: pena (prisão/penas alternativas) - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES Aspectos da Regulamentação do setor de GLP Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública

Leia mais

Art. 2º Para os efeitos desta lei são adotadas as seguintes definições:

Art. 2º Para os efeitos desta lei são adotadas as seguintes definições: LEI Nº 14.802, DE 26 DE JUNHO DE 2008. (Projeto de Lei nº 757/05, do Vereador Goulart -PMDB) Dispõe sobre proteção ao meio ambiente através de controle de destino de óleos lubrificantes servidos, no âmbito

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA de Óleo lubrificante usado ou Contaminado - OLUC O L U C. RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 Pioneirismo

LOGÍSTICA REVERSA de Óleo lubrificante usado ou Contaminado - OLUC O L U C. RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 Pioneirismo WORKSHOP Política Nacional de Residuos Sólidos O L U C LOGÍSTICA REVERSA de Óleo lubrificante usado ou Contaminado - OLUC RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 Pioneirismo Como se formam os Lubrificantes 90,0 % Óleo

Leia mais

Distribuição Missão e Valores

Distribuição Missão e Valores EBDQUIM 2016 Abastecimento de Derivados e Biocombustíveis Distribuição Missão e Valores Antonio José Valleriote Superintendência de Abastecimento 11 de Março de 2016 Atividades da ANP ANP A Agência Nacional

Leia mais

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei

Dê ao Óleo Usado o destino previsto em lei ENCONTRO ESTADUAL LOGÍSTICA REVERSA Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados - OLUC Resolução Conama 362/2005. PNRS R E R R E F I N O O petróleo ainda é a principal fonte de energia no mundo Lubrificante

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 4.957, DE 2009 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 4.957, DE 2009 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 4.957, DE 2009 Acrescenta artigo à Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990... 1 TÍTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR... 1 Capítulo I Disposições gerais... 1 Capítulo II Da política nacional de relações

Leia mais

ENCONTRO TÉCNICO - CURITIBA Logística Reversa dos Óleos Lubrificantes

ENCONTRO TÉCNICO - CURITIBA Logística Reversa dos Óleos Lubrificantes ENCONTRO TÉCNICO - CURITIBA Logística Reversa dos Óleos Lubrificantes PNRS - Resolução Conama 362/2005 R E R R E F I N O O petróleo ainda é a principal fonte de energia no mundo Lubrificante = É FRAÇÃO

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.336, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001. Institui Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e

Leia mais

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante ENCONTRO TÉCNICO - LOGÍSTICA REVERSA Óleos lubrificantes Responsabilidade Pós-consumo Lei Federal 12.305/2010 PNRS Resolução Conama 362/2005 Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas

Leia mais

Ano CLI Nº 249 Brasília DF, quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 págs. 88 e 89 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Ano CLI Nº 249 Brasília DF, quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 págs. 88 e 89 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Ano CLI Nº 249 Brasília DF, quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 págs. 88 e 89 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO Nº 69, DE 23 DE DEZEMBRO

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado dados de 2014 Relatório para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), conforme exigência do Artigo 9 da Resolução CONAMA

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria. Brasília, 23 de abril de 2018.

Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria. Brasília, 23 de abril de 2018. Painel: Gás Natural e a Competitividade da Indústria Brasília, 23 de abril de 2018. 92 associados de diferentes vocações Missão de desenvolver o mercado livre Promover o desenvolvimento e o crescimento

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES 15 de MAIO DE 2013 ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DOS LUBRIFICANTES E A RESOLUÇÃO CONAMA N 362/05 CAXIAS DO SUL/RS Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural

Leia mais

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 469/2015 465/2014 452/2012 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Dispõe sobre os requisitos

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP Superintendência de Abastecimento - SAB

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP Superintendência de Abastecimento - SAB REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES 05 de MARÇO DE 2013 OFICINA TÉCNICA LOGÍSTICA REVERSA DOS LUBRIFICANTES CURITIBA/PR Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP Superintendência

Leia mais

Resolução ANP Nº 30 DE 29/06/2015

Resolução ANP Nº 30 DE 29/06/2015 Resolução ANP Nº 30 DE 29/06/2015 Publicado no DO em 30 jun 2015 Altera a Resolução ANP nº 40 de 2013, que regula as especificações das gasolinas de uso automotivo, consoante as disposições contidas no

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 849, DE 2011 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 849, DE 2011 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 849, DE 2011 Cria o Programa Nacional de Apoio às Microdestilarias de Álcool Pronama estabelece critérios para a produção e a comercialização de álcool hidratado

Leia mais

Operação Webcida - Agrotóxicos

Operação Webcida - Agrotóxicos Operação Webcida - Agrotóxicos XIX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente Curitiba 26/04/2019 Marcelo Bressan Auditor Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Fiscalização de Insumos

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre o Estatuto do Índio... 21 LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

FÓRUM BRASIL DE GESTÃO AMBIENTAL (FBGA).

FÓRUM BRASIL DE GESTÃO AMBIENTAL (FBGA). FÓRUM BRASIL DE GESTÃO AMBIENTAL (FBGA). ENCONTRO NACIONAL DA ANAMMA CAMPINAS, SP Oportunidade de negócios com sustentabilidade Manoel Browne de Paula mpaula@lwart.com.br Política Nacional de Resíduos

Leia mais

PORTARIA Nº 125, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99)

PORTARIA Nº 125, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99) PORTARIA Nº 125, DE 30 DE JULHO DE 1999 (*) (D.O.U. DE 30/09/99) O DIRETOR da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO ANP, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria ANP nº 118, de 14 de julho de

Leia mais

A Atividade de Rerrefino e os constantes desafios. Dê ao óleo lubrificante usado ou contaminado o destino previsto em lei

A Atividade de Rerrefino e os constantes desafios. Dê ao óleo lubrificante usado ou contaminado o destino previsto em lei A Atividade de Rerrefino e os constantes desafios. Dê ao óleo lubrificante usado ou contaminado o Constituição Federal art. 225 Art. 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 696, DE 31 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 696, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 696, DE 31 DE AGOSTO DE 2017 Altera a regulamentação vigente para incluir o metanol na definição de solvente e tornar mais efetivo o controle da ANP sobre esse produto. O DIRETOR-GERAL da

Leia mais

IV - a evolução do consumo nacional de combustíveis e das importações;

IV - a evolução do consumo nacional de combustíveis e das importações; DECRETO N o 9.308, DE 15 DE MARÇO DE 2018 Dispõe sobre a definição das metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis de que

Leia mais

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos"

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos" Tema: Energia Legislação Federal INCIDÊNCIA FRENTE ÀS Decreto-Lei nº 4.295, de 13.05.1942, que estabelece

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

DA COMPETÊNCIA DO PROCON

DA COMPETÊNCIA DO PROCON DA COMPETÊNCIA DO PROCON Os PROCONs são órgãos oficiais locais, podendo ser estaduais, distrital e municipais de defesa do consumidor. Foram criados especificamente para este fim, com competências no âmbito

Leia mais

ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES. Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante

ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES. Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Lei Federal 12.305/2010 PNRS e Resolução Conama 362/2005 Cuiabá MT 27.ago.2014 Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Controle de Lacre ANP

Orientações Consultoria de Segmentos Controle de Lacre ANP Controle de Lacre ANP 26/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 6

Leia mais

6º Congresso Nacional Simepetro. Superintendência de Fiscalização

6º Congresso Nacional Simepetro. Superintendência de Fiscalização 6º Congresso Nacional Simepetro Superintendência de Fiscalização Rio de Janeiro, 04/10/2013 Fundamentos Legais Constituição Federal (art. 174) Como agente normativo e regulador da atividade econômica,

Leia mais

Política Nacional de Biogás

Política Nacional de Biogás Ministério de Minas e Energia Política Nacional de Biogás Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis Diretor Substituto ricardo.gomide@mme.gov.br São Paulo, 4 de setembro de 2014 Regras

Leia mais

ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES

ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Lei Federal N. 12.305/2010 PNRS Resolução CONAMA Nº. 362/2005 Belém PA 30 de Janeiro de 2015 Engª. Quím. Carmem L.V. Níque Lei Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 67, DE DOU RETIFICADA DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 67, DE DOU RETIFICADA DOU Page 1 of 5 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 67, DE 9.12.2011 - DOU 13.12.2011 RETIFICADA DOU 16.12.2011 O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser dividida em três partes: - Sistema de combate ao uso de drogas - Crimes - Procedimento

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS Prof. Rodrigo Capobianco A Lei 11.343/06 substituiu a antiga lei de drogas (Lei 6368/76) A mencionada lei pode ser dividida

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser

Leia mais

PORTARIA Nº 128, DE 30 DE JULHO DE 1999 (D.O.U. DE 02/08/99)

PORTARIA Nº 128, DE 30 DE JULHO DE 1999 (D.O.U. DE 02/08/99) PORTARIA Nº 128, DE 30 DE JULHO DE 1999 (D.O.U. DE 02/08/99) Regulamenta a atividade industrial de rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado a ser exercida por pessoa jurídica sediada no País,

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina DOS CRIMES E DAS PENAS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Registro de Documento Fiscal pelo contribuinte substituído no recebimento de mercadorias retidas com ICMS-ST

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Registro de Documento Fiscal pelo contribuinte substituído no recebimento de mercadorias retidas com ICMS-ST Segmentos Registro de Documento Fiscal pelo contribuinte substituído no recebimento de mercadorias retidas com ICMS-ST nos produtos combustíveis e lubrificantes previstas pelo Convênio ICMS nº. 110/2007

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 16, DE 18.6.2009 - DOU 19.6.2009 O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Infrações Penais Prof. Francisco Saint Clair Neto O Código de Defesa do Consumidor tipificou como infração penal contra as relações de consumo os Artigos 63 a 74, sendo certo que

Leia mais

PRÉ-SAL NA USP Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural USP IEA

PRÉ-SAL NA USP Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural USP IEA PRÉ-SAL NA USP Modelos de Organização Industrial e Contratos em Petróleo e Gás Natural USP IEA 23.4.2010 OBSERVAÇÕES CONSTITUCIONAIS Art. 3º CF/1988 - Objetivos Fundamentais da República Federativa do

Leia mais

Produtos Químicos Controlados Implicações Jurídicas e Responsabilidades

Produtos Químicos Controlados Implicações Jurídicas e Responsabilidades Produtos Químicos Controlados Implicações Jurídicas e Responsabilidades Emerenciano, Baggio e Associados Advogados Todos os direitos reservados Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno Objeto Polícia Federal

Leia mais

Susta o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o ensino a distância na educação básica e no nível superior.

Susta o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o ensino a distância na educação básica e no nível superior. Nº 75 19 de junho 000 de 2018 INFRAESTRUTURA SOCIAL EDUCAÇÃO Sustação de decreto que regulamenta a educação a distância PDC 961/2018, do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), que Susta o Decreto nº 9.057,

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP RESOLUÇÃO N 46, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2012 A DIRETORAGERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP, no uso de suas

Leia mais

Das Definições. Art. 2º Para efeitos desta Resolução define-se:

Das Definições. Art. 2º Para efeitos desta Resolução define-se: RESOLUÇÃO ANP Nº 23, de 06/07/2010 "Estabelece as especificações do álcool etílico combustível ou etanol combustível, de referência, para ensaios de avaliação de consumo de combustível e emissões veiculares

Leia mais

O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil

O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil Clube de Engenharia Associação dos Engenheiros da Petrobrás Aepet O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil 5 de junho de 2018 Paulo César Ribeiro Lima Constituição

Leia mais

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS

2º SIMPÓSIO DE LUBRIFICANTES E ADITIVOS Rosângela Moreira de Araujo Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos Atribuições da ANP Lei 9.478, de 06 de agosto de 1997 - implementar a política nacional de petróleo e gás g natural,

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente

Ministério do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado dados de 2015 Relatório para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), conforme exigência do Artigo 9 da Resoluções CONAMA

Leia mais

Coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado 2018 (ano base 2017)

Coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado 2018 (ano base 2017) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA Coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado 2018 (ano base 2017) Relatório para o Conselho

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 Índice 1. Impostos incidentes sobre o valor agregado...3 1.1 Fato gerador... 3 1.2 Contribuintes... 4 1.3 Competência... 4 1.4 Princípios constitucionais... 4 1.5 Base

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 FISCALIZAÇÃO, COLETA E RERREFINO

RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 FISCALIZAÇÃO, COLETA E RERREFINO SEMINÁRIO ÓLEO LUBRIFICANTE USADO E O MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 FISCALIZAÇÃO, COLETA E RERREFINO BERTOLDO SILVA COSTA Conselheiro do CONAMA Presidente da CT SSAGR TEMAS DESTE PAINEL HISTÓRICO

Leia mais

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União e permanecerá em vigor até 30 de abril de 2011.

Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União e permanecerá em vigor até 30 de abril de 2011. Resolução ANP Nº 18 DE 24/03/2011 (Federal) Data D.O.: 25/03/2011 O Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto

Leia mais

Lei da Transparência nº /2012

Lei da Transparência nº /2012 PERGUNTE À CPA 3ª FEIRA 11 DE JUNHO DE 2013 Lei da Transparência nº 12.741/2012 Apresentação: Fernanda Silva LEI Nº 12.741, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2012 - DOU de 10.12.2012 Dispõe sobre as medidas de esclarecimento

Leia mais

A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS

A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS Aplicação de leis destinadas a proteger os bens naturais abre caminho para a preservação.virgílio Nogueira Diniz O Meio Ambiente é considerado, juridicamente, como um

Leia mais

Flávio Luis A. Bragante

Flávio Luis A. Bragante Diretor de Novos Negócios FAEX Sol. Ambientais. Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Pós Graduado em Gestão Ambiental Membro da Comissão Técnica de Meio Ambiente CRQ 4a Região A 17 trabalhando

Leia mais

Logística Reversa dos óleos lubrificantes pós-consumo. Cadeia Regulamentada e em Operação. Rerrefino.

Logística Reversa dos óleos lubrificantes pós-consumo. Cadeia Regulamentada e em Operação. Rerrefino. Logística Reversa dos óleos lubrificantes pós-consumo. Cadeia Regulamentada e em Operação. Rerrefino. Responsabilidade Compartilhada definida na norma do SISNAMMA Dê ao óleo lubrificante usado ou contaminado

Leia mais

Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis

Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis Propostas da Petrobras Data de Realização: 16.02.2017 Ambiente Regulatório Requisitos para autorização para o

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES 01de AGOSTO de 2013 ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DOS LUBRIFICANTES E A RESOLUÇÃO CONAMA N 362/05 FORTALEZA/CE Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SUMÁRIO CÓDIGOS CÓDIGO PENAL MILITAR... 22 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR... 88 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO... 192 ESTATUTOS LEI Nº 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA E RELAÇÃO DE CONSUMO A Lei 8.137/90 trata dos Crimes Contra a ordem Tributária Econômica e as Relações de Consumo Art. 1 Constitui crime

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 59, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 59, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 59, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014 A DIRETORA-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 9º, inciso III,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 24/11/2008 13:06 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.213, DE 27 DE MARÇO DE 2001. Define normas de regulação para o setor de medicamentos, institui a

Leia mais

Legislação e Licenciamento Ambiental

Legislação e Licenciamento Ambiental CONCURSO PETROBRAS PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR PROFISSIONAL JÚNIOR - ENG. DE MEIO AMBIENTE Legislação e Licenciamento Ambiental Questões Resolvidas QUESTÕES

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO LUBRIFICANTE USADO O QUE É E COMO SE FAZ?

LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO LUBRIFICANTE USADO O QUE É E COMO SE FAZ? LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO LUBRIFICANTE USADO O QUE É E COMO SE FAZ? 1- OLUC o que é? 2- Logística Reversa 3- Alguns cuidados necessários 4- Processo de Rerrefino 5- Desafios 1- OLUC o que é? E de onde

Leia mais

Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização. Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli

Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização. Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli SINDICOM Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes

Leia mais

GÁS NATURAL GÁS CANALIZADO

GÁS NATURAL GÁS CANALIZADO Desmistificando e Desmitificando o Mercado de Gás Natural Diferenças Jurídico-regulatórias GÁS NATURAL GÁS CANALIZADO Introdução A presente apresentação tem o escopo de desmistificar e desmitificar temas

Leia mais

Das Definições para Fins de Aquisição de Etanol Anidro Combustível

Das Definições para Fins de Aquisição de Etanol Anidro Combustível AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 67, DE 9.12.2011 - DOU 13.12.2011 RETIFICADA DOU 16.12.2011 ALTERADA PELA RESOLUÇÃO ANP Nº 05, DE 24.01.2013 - DOU 25.01.2013

Leia mais

Art. 3º Para os fins desta Resolução, ficam estabelecidas as seguintes definições:

Art. 3º Para os fins desta Resolução, ficam estabelecidas as seguintes definições: RESOLUÇÃO ANP Nº 4, DE 8.2.2006 DOU 9.2.2006 O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS ANP, no uso de suas atribuições, tendo em vista as disposições da Lei nº 9.478,

Leia mais

Conjugando Esforços para Gestão do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado - OLUC

Conjugando Esforços para Gestão do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado - OLUC Conjugando Esforços para Gestão do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado - OLUC 1. O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado e a Resolução 2 O OLUC e a Resolução Lubrificante deterioração contaminação

Leia mais

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos (30.11.2010) Fernando Tabet Pegada Ecológica A Ideia de Sustentabilidade Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que atende

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS Lei nº 12.305/2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos Definição de áreas contaminadas: local onde há contaminação causada pela disposição,

Leia mais

CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio

CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio Campinas, 18 de agosto de 2017 SINDICOM Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes Fundado em 1941 Fórum para discussão

Leia mais

Carga Tributária dos Combustíveis por Estado. Referência: Julho/2017

Carga Tributária dos Combustíveis por Estado. Referência: Julho/2017 Carga Tributária dos Combustíveis por Estado Referência: Julho/2017 Pontos importantes da Lei 12.741/2012 para a revenda de combustíveis Art. 1º Emitidos por ocasião da venda ao consumidor de mercadorias

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS

PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS PROGRAMA DO CURSO EM DIREITO DA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE 100 HORAS Módulo I Geopolítica, Evolução do Direito Constitucional e Agências Reguladoras do Setor de Energia (10 horas) II - Aspectos geopolíticos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VII. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VII. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VII Monofásico ou concentrado Circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços O regime monofásico, também conhecido como tributação monofásica

Leia mais