Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profº Enf. Diógenes Trevizan Especialista em Docência COREN/SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profº Enf. Diógenes Trevizan Especialista em Docência COREN/SP"

Transcrição

1 Procedimentos Complexos de Enfermagem Profº Enf. Diógenes Trevizan Especialista em Docência COREN/SP

2 Aula 1- Introdução A equipe de enfermagem é um dos pilares para a diferenciação do atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde, e para tanto se faz necessário à busca contínua pela excelência técnica que permita uma prática consistente e segura para o profissional e cliente/usuário. O ato de cuidar tem como objetivo reduzir ou eliminar o sofrimento do cliente enquanto passa por um tratamento, e embora haja evolução na tecnologia e na ciência, a assistência à saúde ainda possui o potencial de causar danos. É de responsabilidade da Enfermagem diminuição da incidência desses erros.

3 Procedimentos de Enfermagem no Sistema Digestório Sondagem Nasogástrica (SNG) Definição: É a introdução de uma sonda no estômago através da boca ou nariz. Indicações: Alimentação e medicação para pacientes impossibilitados de deglutir. Drenar conteúdo gástrico para evitar distensão. Lavagem gástrica para drenagem de substâncias tóxicas e nos casos de hemorragia. Preparo pré-operatório para determinadas cirurgias.

4

5 Material Bandeja contendo: Sonda nasogástrica de Levine n.º 14 a 16 para mulheres e n.º 16 a 18 para homens.( Existem sondas de 10 a 22) Lubrificante: xylocaína gel. Seringa de 20 ml com bico. Esparadrapo ou micropore. Gaze. Estetoscópio. Copo com água. Luva de procedimento. Toalha de rosto.

6 Procedimento Orientar o paciente e preparar o ambiente. Lavar as mãos. Separar o material e lavá-lo ao quarto. Colocar o paciente em posição de Fowler ou decúbito dorsal. Proteger o tórax com a toalha. Calçar as luvas. Medir o comprimento da sonda: da ponta do nariz ao lóbulo da orelha e daí até o apêndice xifóide. Marcar com uma pequena tira de esparadrapo. Lubrificar a sonda com xilocaína (10 cm). Introduzir a sonda por uma das narinas, sem forçar para não ferir. Parar quando sentir obstáculo (em torno de 10 cm), a partir daí flexionar a cabeça e pedir para o paciente deglutir. Pode oferecer um pouco de água. Introduzir a sonda até a marca do esparadrapo. Testar a localização da sonda: Adaptar uma seringa vazia na sonda e aspirar, se retornar suco gástrico, é indicativo da localidade correta. Injetar ar em torno de 10 ml pela sonda, com auxílio de uma seringa (quantidade de ar varia de acordo com a idade) e auscultar com estetoscópio posicionado sobre a região epigástrica, se ouvir um som borbulhante, significa que está no estômago. Retirar a oleosidade do nariz e fixar a sonda com esparadrapo ou micropore. Retirar as luvas. Organizar o material. Lavar as mãos. Anotar o procedimento no prontuário.

7

8 Ausculta Epigástrica

9

10 Observações Se a finalidade da sonda for alimentação, deixá-la fechada e abri-la somente na gavagem. Se a finalidade for drenagem, deixá-la aberta, adaptada a uma extensão de borracha e esta a um frasco coletor. Deve também observar e anotar o volume e a característica do líquido drenado. Manter o paciente na posição de Fowler após a sondagem, se for possível.

11 Retirada da SNG: Calçar luvas Fechar a sonda Envolver a sonda com gaze e puxá-la firmemente Desprezar a sonda em um saco plástico, não deixar no lixo do paciente.

12 Lavagem Gástrica Definição: É a introdução de líquido (soro fisiológico principalmente) através de SNG para lavagem gástrica. Indicações: Eliminar do estômago substâncias tóxicas ou irritantes. Estancar hemorragia gástrica ou esofágica através da introdução de soro gelado.

13 Material: Seringa de 50 ml ou equipo de soro. Frasco de solução prescrita (se for fazer lavagem com frasco de soro) Suporte de soro. Cuba rim com solução (se for utilizar lavagem com seringa) Gazes. Toalha. Balde. Luva de procedimento. Extensão de borracha. Saco plástico para lixo.

14 Procedimento: Procurar acalmar o paciente explicando-lhe o procedimento. Proteger o tórax com toalha. Calçar as luvas. Colocar a extensão de borracha na sonda. Adaptar à extremidade da borracha, a seringa ou o equipo conectado à solução. Introduzir a solução devagar fazendo pequena pressão no frasco de soro quando parar o gotejamento. Deixar refluir o líquido por sifonagem. Virar a extremidade da sonda dentro do balde ou deixar o frasco de soro conectado ao equipo, em nível mais baixo (retirar todo o ar do frasco para permitir melhor sucção). Repetir o procedimento quantas vezes for necessário. Medir o volume introduzido e o volume drenado, observando o aspecto, cor e odor. Retirar a sonda e desprezá-la em saco plástico. Retirar as luvas. Organizar o material. Lavar as mãos Anotar o procedimento e as observações no prontuário.

15 SONDA DE SENGSTAKEN BLAKEMORE Indicada em casos de hemorragias de varizes do esôfago, hemorragias de fundo varicoso, combinação de hemorragias de varizes do esôfago e do fundo varicoso.

16 Aula 2

17 Alimentação por Sonda Definição: É o método empregado para introduzir alimentos no trato gastrintestinal, por meio de sonda nasogástrica, nasoentérica e gastrostomia. Indicações: Após cirurgias da boca, esôfago, estômago e outras; Para pacientes inconscientes; Para pacientes debilitados e com impossibilidade de deglutir.

18 Alimentação por gavagem (por sonda nasogástrica) Suporte de soro; Frasco de alimentação com equipo próprio na cor azul; Seringa de 20 ml com bico ou seringa azul; Copo com água filtrada.

19 Procedimento(SNG) Preparar o paciente, o material e o ambiente; Elevar a cabeceira da cama, se não houver contraindicação; Dobrar a extremidade da sonda antes de adaptar a seringa ou equipo. Se o alimento vier em copo, introduzi-lo pela seringa desconectando a seringa do êmbolo de tal forma que faça uma espécie de funil; Introduzir o alimento vagarosamente, evitando deixar entrar ar na sonda; Desconectar a seringa da sonda; Introduzir água pela seringa o suficiente para lavar a sonda (10 a 20ml) dependendo da idade do paciente; Fechar a sonda; Deixar o paciente confortável, em Fowler ou decúbito lateral esquerdo; Lavar as mãos; Anotar o cuidado prestado.

20 Alimentação por gastrostomia: Definição: É a introdução de alimentos líquidos ou pastosos diretamente no estômago por meio de tubo de silicone introduzido através da parede abdominal.

21 Material: Recipiente com alimento Seringa de 20 ou 50 ml Copo com água Luva de procedimento

22 Gastrostomia

23 Procedimento: Lavar as mãos Explicar ao paciente o que será feito Preparar o material Elevar a cabeceira da cama Calçar as luvas de procedimentos Comprimir a sonda com os dedos polegar e indicador da mão não dominante e retirar o tampão com a mão dominante Adaptar o corpo da seringa como funil, e introduzir o alimento vagarosamente Introduzir água (20 a 30 ml) para lavar a sonda após o término da introdução do alimento Fechar a sonda com o tampão próprio Retirar as luvas Deixar o paciente confortável Lavar as mãos Anotar no prontuário

24 Quais os cuidados com a gastrostomia ou a jejunostomia? A sonda é presa à parede do abdômen, mas é útil fixá-la com fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo para evitar trações e deslocamentos acidentais. Seguir as orientações do enfermeiro quanto ao curativo. Em caso de deslocamento, vazamento ao redor da sonda ou dor no momento da administração da dieta, comunicar o Enfermeiro.

25 Alimentação por sonda nasoenteral (SNE) Definição: É a administração de alimentos por uma sonda especial (DOBBHOFF) que passa pelo estômago e chega ao duodeno. A introdução desta sonda é atribuição exclusiva do enfermeiro. A sonda nasoenteral tem comprimento variável de 50 a 150 cm, e diâmetro médio interno de 1,6mm e externo de 4 mm, com marcas numéricas ao longo de sua extensão, facilitando posicionamentos, maleáveis, com fio-guia metálico e flexível, radiopaca. RX-4 hs

26

27 Material: Frasco com alimento (que pode ser preparado no próprio hospital ou comprado já contendo os requisitos básicos) Equipo próprio ou de bomba de infusão Frasco contendo água limpa (filtrada) Bomba de infusão (de preferência)

28 Procedimento: Lavar as mãos Preparar o material Elevar a cabeceira da cama, senão houver contraindicação, ou colocar o paciente em decúbito lateral direito Conectar o equipo a sonda e controlar o gotejamento manualmente se não houver bomba de infusão Regular o fluxo para 60 a 100 ml/hora, ou conforme padronização da instituição, pois se for infundido rapidamente, pode ocorrer diarréia e cólica Infundir água filtrada para lavar a sonda após a introdução da dieta (+ 2 horas) Fechar a sonda Lavar as mãos Anotar no prontuário

29 Observações observar rigorosamente o gotejamento, pois a sonda pode obstruir facilmente, dependendo do tipo de dieta utilizada. Ao terminar a dieta, desconectar o equipo e lavar a sonda imediatamente para evitar obstrução. Observações Gerais: Testar o posicionamento da sonda nasogástrica e nasoenteral antes de administrar a dieta. Observar a fixação correta da sonda. Realizar higiene oral freqüente. Oferecer pequena porção da dieta por via oral, se não houver contraindicação, para que o paciente possa sentir o sabor, e ministrar o restante pela sonda (este procedimento é recomendado nas dietas para sondas nasogástricas e gastrostomias). Oferecer a dieta à temperatura ambiente, o aquecimento prévio deve ser cuidadoso. Verificar o tipo de dieta, o volume, o aspecto, o odor, antes de administrála. Verificar se há estase gástrica antes da gavagem ou da alimentação por gastrostomia.

30 Como evitar obstrução da sonda nasoenteral? Como evitar obstrução da sonda nasoenteral? Por ser muito fina, a sonda pode entupir-se facilmente, impossibilitando a administração da dieta enteral. Para evitar este problema: Em adultos injetar, com uma seringa, 20 ml de água filtrada, fervida e fria na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento;

31 Continuação... Em crianças menores de 1 ano que não possuam restrição hídrica lavar a sonda com 5ml de água filtrada, fervida e fria antes e após a administração de dieta ou medicação; Crianças maiores de 1 ano que não possuam restrição hídrica lavar a sonda com 10ml de água filtrada, fervida e fria antes e após a administração de dieta ou medicação; Em caso de obstrução, injetar lentamente 20 ml de água filtrada ou fervida, morna até desobstrução da sonda.

32 Que tipo de dieta pode passar pela sonda? Existem dois tipos de dieta enteral: Dieta caseira: é uma dieta que você prepara na sua casa com alimentos em sua forma natural (leite, mel, açúcar, óleos vegetais, caldo de carne, farinhas, ovo, etc.) O volume a ser administrado deve ser liquidificada e passado na peneira, coada de 5 a 7 vezes, devido ao risco de obstrução da sonda. É necessária uma adequada combinação de alimentos para que a dieta esteja completa e equilibrada. Portanto, siga a receita fornecida e orientada pelo (a) nutricionista. Dieta industrializada: é uma dieta pronta, balanceada, possuindo todos os nutrientes necessários. Pode ser apresentada sob a forma de pó, que deverá ser diluído com água, ou sob a forma líquida, pronta para ser administrada. O nutricionista indicará a dieta mais adequada à sua situação.

33

34 Nutrição Parenteral Entende-se por nutrição parenteral (NP) a administração, por via endovenosa, de nutrientes como glicose e proteínas, bem como água, eletrólitos, sais minerais e vitaminas, possibilitando, deste modo, a manutenção da homeostase, uma vez que as calorias e os aminoácidos são supridos. Esta forma de nutrição tem como finalidade complementar ou substituir a alimentação oral ou enteral.

35 As vias de administração da NP podem ser duas: Periférica: utilizam-se somente soluções hipoosmolares, hipoconcentradas e lipídeos. Central: esta é a via mais utilizada, na qual é feita a infusões de soluções hipertônicas de glicose e proteínas, vitaminas, dentre outros. Geralmente realiza-se a canulação da veia subclávia, por via infraclavicular, para se ter acesso à veia cava superior, devendo posicionar o cateter no átrio direito.

36 Indicações... Utiliza-se a NP em casos de terapia de apoio, complementando as necessidades nutricionais de pacientes nos quais a via enteral não é capaz de suprir, bem como em pacientes que estão sob terapia exclusiva, nos quais o uso da via enteral é proibida. Alguns exemplos de pacientes que são submetidos a NP são: Recém-nascidos prematuros, que possuem ainda um sistema digestivo imaturo, incapaz de processar o leite materno que modo que o mesmo atenda às suas necessidades; Pacientes que passaram por cirurgias gastrointestinais de grande porte

37 Indicações... Fístulas enterocutâneas; Insuficiência hepática; Insuficiência renal aguda; Pancreatite aguda; Indivíduos com a síndrome do intestino curto; Enteropatias inflamatórias Traumas, que geralmente resultam em estados hipermetabólicos;

38

39

40 Jejunostomia Jejustomia: É um procedimento cirúrgico que permite o acesso direto ao jejuno.(intestino). Este método pode ser usado quando é preciso evitar a passagem do alimento pelo estomago. Alimentação: Mesmo procedimento que a gastrostomia.

41 Aula 3

42 Enema Parecer Coren/SP 032/2010 Definição: É a introdução de líquido no intestino através do ânus ou boca de colostomia. Finalidades: Aliviar a constipação facilitando a eliminação das fezes. Remover o sangue no caso de melena. Preparar para cirurgia e exames. Administrar medicamentos.

43 Tipos: Lavagem intestinal: também chamada de enteróclise ou enteroclisma. É a introdução de grande volume de líquido, geralmente 1000 a 2000 ml, utilizando para isto um irrigador. Clister: é a introdução de líquido de 150 a 500 ml feita com material industrializado, utilizando o próprio frasco ou conectando a sonda. Protóclise: também chamada de Murphy, é a lavagem feita gota a gota, ou seja, o frasco de solução é conectado ao equipo e este à sonda. Soluções mais usadas (para 1000 ml) - Soro fisiológico ou água morna acrescidos de: Glicerina: 20 ml Vaselina: 20 ml Ou solução pronta

44

45 Procedimento Explicar ao paciente o que será feito Lavar as mãos Preparar o material (no posto): Frasco de solução pronta ( Clister 500 ml ou 1000 ml) Equipo de soro e sonda retal nº 18 ou 20 Lubrificante para sonda Papel higiênico Gazes. Saco plástico. Luvas de procedimento Máscara Lençol (forro) Comadre Colocar o biombo se necessário. Colocar a bandeja na mesa de cabeceira e a comadre na cadeira. Colocar o forro sob o paciente. Colocar o paciente em posição de Sims (DLE), conforme o desenho. Montar o equipo de soro à sonda retal, retirar o ar do circuito. Pendurar o frasco no suporte de soro. Calçar as luvas. Lubrificar a 5 cm da ponta da sonda, utilizando uma gaze. Pegar a sonda com a gaze, afastar a prega interglútea e introduzir 6 a 10 cm, no caso de adulto. Abrir a pinça do equipo e deixar correr a solução. Fechar a pinçar, quando a solução estiver acabando, impedindo a entrada de ar. Retirar a sonda e desprezá-la no saco plástico. Colocar a comadre ou encaminhá-lo para o banheiro. Oferecer papel higiênico. Desprezar o conteúdo fecal no vaso sanitário, observando o volume e o aspecto. Retirar as luvas. Organizar o material. Fazer higiene íntima para o paciente acamado. Lavar as mãos. Anotar o procedimento e as observações no prontuário.

46 Observação: Nunca forçar a introdução da sonda, pois pode estar dobrada ou ocorrer contratura muscular do reto. Orientar para que a solução fique pelo menos 10 minutos antes de oferecer a comadre. A posição Genupeitoral tem sido mais eficiente que a Sims, pois o líquido chega ao cólon. Se o paciente for ao sanitário sozinho, pedir para não dar descarga antes do efeito da lavagem ser verificado. Observar o estado geral do paciente, principalmente aqueles que recebem lavagem com freqüência. No caso de refluxo do líquido pelo ânus ao infundir a solução, tentar introduzir um pouco mais a sonda, se o problema persistir, o reto pode conter fezes endurecidas (fecalomas) sendo necessário à retirada manual

47

48

49 Termos Técnicos Afagia: incapacidade para deglutir. Disfagia: dificuldade para deglutir. Polifagia: aumento do apetite. Anorexia ou inapetência: falta de apetite. Polidipsia: aumento da necessidade de beber água. Língua saburrosa: esbranquiçada com pontos brancos. Língua hiperemiada: muito vermelha. Sialorréia: aumento da secreção salivar. Halitose: mau hálito. Êmese: vômito. Náuseas: enjôo, vontade vomitar. Regurgitação: volta do alimento digerido à boca, pouco depois de deglutido. Eructação: arroto.

50 Termos Técnicos Dispepsia: digestão difícil. Azia ou pirose: sensação de ardor estomacal e azedume na garganta. Hematêmese: vômito com sangue. Melena: fezes escuras como borra de café decorrente de hemorragia alta. Abdômen timpânico: distensão do intestino por gases com sonoridade exagerada à percussão. Flatos: saída de gases pelo ânus. Flatulência: distensão abdominal devido acúmulo de gases no intestino. Fecaloma: fezes endurecidas. Diarréia: evacuação líquida e abundante. Disenteria: evacuação líquida e constante, com muco ou sangue acompanhada de cólicas e dores abdominais. Constipação ou obstipação intestinal: prisão de ventre. Enterorragia: hemorragia intestinal (sangue vivo nas fezes). Tenesmo: sensação dolorosa na região anal devido esforço para evacuar.

51 Aula 4

52 Procedimentos de Enfermagem no Sistema Urinário

53 Procedimentos de Enfermagem no Sistema Urinário Cateterismo ou Sondagem Vesical Definição: Consiste na introdução de uma sonda estéril na bexiga, através da uretra, a fim de drenar a urina. É um procedimento que exige técnica ASSÉPTICA.

54 Finalidades: Esvaziar a bexiga devido retenção urinária. Obter amostra estéril de urina para pacientes com incontinência urinária. Controlar o volume urinário para pacientes graves ou incontinentes. Preparar para grandes cirurgias, principalmente as abdominais. Fazer diagnóstico diferencial entre retenção ou supressão da urina.

55 Indicações Especiais: Para retenção urinária, antes de passar uma sonda, devem ser feitos os seguintes procedimentos: Abrir uma torneira próxima do paciente. Colocar uma bolsa de água quente na região hipogástrica. Colocar a comadre ou papagaio e elevar a cabeceira da cama, se não houver contra-indicação. Despejar água morna na região perineal. Proporcionar privacidade. Para incontinência urinária, antes de fazer uma sondagem, verificar a possibilidade de usar: Calças plásticas e fralda descartável para adulto, mais indicado para mulheres. Para homem, usar dispositivo urinário externo (URIPEN), tipo condon ligado a um intermediário e este a um coletor urinário. Este sistema não é estéril. Deve ser retirado todos os dias para fazer a higiene íntima.

56

57 Resolução COFEN nº 450/2013 A Sondagem Vesical é um procedimento invasivo e que envolve riscos ao paciente, que está sujeito a infecções do trato urinário e/ou trauma uretral ou vesical. Requer cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica, conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas e, por essas razões, no âmbito da equipe de Enfermagem, a inserção de cateter vesical é privativa do Enfermeiro, que deve imprimir rigor técnico-científico ao procedimento.

58 Cateterismo vesical feminino de demora: Material: Pacote esterilizado contendo: Pinça Pean ou Kocher ou Kelly Cúpula pequena Cuba rim 5 gazes ou bolas de algodão Campo fenestrado Solução antisséptica: PVP-I tópico Sonda Folley n.º 14 a 18 estéril Coletor de urina sistema fechado Esparadrapo ou micropore Ampola com 10 ml de água destilada Agulha 30x8ou maior Seringa 10 ml com bico 1 par de luva estéril Xilocaína gel (frasco novo) Saco plástico para lixo Biombo se necessário Material para lavagem externa se necessário.

59

60

61 Procedimento Explicar à paciente o que será feito. Lavar as mãos. Preparar todo o material e levá-lo ao quarto. Cercar a cama com biombo. Fazer ou encaminhar a paciente para higiene íntima. Colocar o material sobre a mesa de cabeceira e prender o saco plástico. Colocar em posição ginecológica. Abrir o pacote sobre a cama, entre as pernas da paciente, e abri-lo usando o campo do pacote com o forro. Abrir a bolsa coletora dentro do campo estéril. Colocar solução antisséptica na cúpula, desprezando a 1ª porção. Abrir a sonda sobre o campo. Colocar xilocaína na cuba, desprezando a 1ª porção. Abrir a seringa e a agulha dentro do campo. Calçar as luvas. Adaptar a seringa na agulha e aspirar o conteúdo da ampola com auxílio de outra pessoa (isto se a ampola não vier junto no pacote de cateterismo) Retirar a agulha e com o bico da seringa, introduzir no orifício da sonda referente ao balonete. Verificar a capacidade do balonete e injetar o conteúdo líquido. Desconectar a seringa para testar a válvula.

62 Procedimento Aspirar novamente e deixar a seringa do campo (o teste do balonete também pode ser feito injetando ar pela seringa). Conectar a bolsa coletora na sonda. Com a pinça montada com a gaze, fazer a antissepsia com movimento único no sentido anteroposterior, seguindo a ordem: Região supra púbica Grandes lábios Pequenos lábios, com a ajuda da mão esquerda Vestíbulo vaginal Meato uretral Desprezar as gazes no saco plástico. Desprezar a pinça em um local afastado, mas dentro do campo Manter a mão esquerda na posição, ou seja, abrindo a genitália Colocar o campo fenestrado sobre a região perineal, permanecendo a mão esquerda sob o campo. Lubrificar a ponta da sonda com a mão direita e enrolá-la entre os dedos, de tal forma que a parte distal fique dentro da cuba rim. Introduzir cuidadosamente a sonda no meato urinário até iniciar a drenagem (em torno de 5 a 8 cm) Injetar água destilada pelo orifício do balonete. Tracionar a sonda levemente. Retirar o campo fenestrado. Fixar a sonda com esparadrapo ou micropore na coxa da paciente. Fechar o campo, colocando o material na cuba. Observar o aspecto da urina. Retirar as luvas. Organizar o material. Lavar as mãos. Anotar o procedimento no prontuário.

63 Cateterismo vesical masculino de demora: Material: Seguir os mesmos para o cateterismo feminino acrescido de: seringa de 10ml com bico para injetar xilocaína pela uretra.

64 Procedimento: Seguir a técnica para o cateterismo feminino com as seguintes diferenças: Paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas. Colocar xilocaína gel na seringa (em torno de 5 a 10ml), com auxílio de outra pessoa. Fazer antissepsia afastando o prepúcio com a mão esquerda. Colocar o campo fenestrado mantendo a mão esquerda fixa no local. Com a mão direita, injetar a xilocaína no meato uretral. Pressionar a glande por 2 a 3 minutos para evitar o refluxo. Segurar o pênis perpendicularmente com a mão esquerda e com a direita, introduzir a sonda até a extremidade (cerca de 18 a 20cm). Recobrir a glande com o prepúcio. Proceder à tração, e fixação da sonda. Conectá-la ao sistema de drenagem fechado. Fixar a sonda externamente na coxa de forma lateralizada para evitar a formação de fístulas uretrais.

65 Irrigação vesical: Definição: É a irrigação contínua a fim de lavar a bexiga principalmente após RTU (ressecção transuretral da próstata). Material: Sonda de 3 vias (sonda de Owens), que é passada pelo médico no centro cirúrgico ou na unidade de internação se o procedimento não necessitar de cirurgia. Frascos de soro fisiológico de 1000 ml. Equipo de soro.

66

67 Procedimento: Conectar o equipo ao soro. Ligar o equipo à 3ª via da sonda. Controlar o gotejamento: 30 a 60 gts/min. Verificar se o líquido está sendo drenado pela sonda, caso contrário é indicativo de obstrução. Controlar rigorosamente, em impresso próprio, o volume de entrada e o de saída para fazer o balanço. Observar a anotar o aspecto do líquido drenado, que normalmente é bem hematúrico no início. Trocar o frasco de soro antes do término, para evitar obstrução.

68

69 Coleta para exames

70 Retirada da sonda: Material: Seringa de 10ml com bico. Luva de procedimento. Saco plástico para lixo. Procedimento: Calçar as luvas. Retirar o esparadrapo com cuidado. Adaptar a seringa à válvula e deixar refluir o líquido. Retirar a sonda e desprezá-la no saco de lixo junto com o coletor, esvaziado previamente. Retirar as luvas. Lavar as mãos. Anotar o procedimento. Observar a próxima micção e anotar.

71 Cistostomia Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal. O fluxo urinário pode estar bloqueado por aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), lesão traumática da uretra, doenças congênitas do trato urinário ou por obstruções como pedras nos rins que passaram para a uretra e câncer.

72 Obs: A troca da sonda deve ser realizada pelo Profissional Enfermeiro

Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profª Esp. Leticia Pedroso

Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profª Esp. Leticia Pedroso Procedimentos Complexos de Enfermagem Profª Esp. Leticia Pedroso Aula 1- Introdução A equipe de enfermagem é um dos pilares para a diferenciar o atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Cateterismo Vesical de Demora em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 81 Área de Aplicação: Obstetrícia

Leia mais

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004).

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). 2 Lavagem Gástrica É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). Objetivos: Remover substâncias tóxicas ou irritantes Preparar pacientes para

Leia mais

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER - Instrumento

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica.

MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica. MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica. Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem

Leia mais

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico.

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e de pronto atendimento com colostomias em alça ou bocas separadas com prescrição

Leia mais

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DA ENFERMAGEM CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS ACESSO VENOSO PERIFÉRICO Definido como acesso ao sistema venoso sistêmico por punção

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) SONDAS CURTAS NASOGÁSTRICAS As mais utilizadas são as sondas de Levin e de reservatório gástrico

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR CUIDADOS COM A SONDA ALIMENTAR Nome do usuário Responsável pela orientação: Enfermeiro(a): Carimbo com COREN/SC HC ( ) HRO ( ) HNSS ( ) Data da orientação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM 1de 5 1. Definição: O cateterismo vesical de alívio consiste na introdução de um cateter estéril (cateter de Folley ou sonda Levine) na bexiga, através da uretra, com técnica asséptica. 2. Objetivo: Drenar

Leia mais

Orientações para Pacientes Nutrição Enteral

Orientações para Pacientes Nutrição Enteral Orientações para Pacientes Nutrição Enteral O que é nutrição enteral? A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos

Leia mais

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago.

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 15 Título: Sondagem Orogástrica e Nasogástrica em Recém-nascidos Responsável pela prescrição do POP Médico Neonatologista, Enfermeiro Responsável pela execução do

Leia mais

SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO:

SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO: SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO: É a introdução de uma sonda do tipo Levine pelo nariz até o estômago. Geralmente são curtas,podendo ser introduzidas pelo nariz(sng) ou pela boca(sog).a numeração varia

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 11/2014 Data de emissão: Jan/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: 18/02/2014 Centros de Saúde Procedimentos de Enfermagem

Leia mais

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES PROFESSOR ENFERMEIRO DIÓGENES TREVIZAN Definição Consiste em colher sangue, urina, fezes e secreções, solicitados pelo médico, durante a internação do paciente. Em muitos

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 1. OBJETIVO Oferecer aporte nutricional para melhora clínica do paciente. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se aos

Leia mais

Sonda Nasogástrica. Capítulo. Enfermagem Procedimentos e Protocolos

Sonda Nasogástrica. Capítulo. Enfermagem Procedimentos e Protocolos Sonda Nasogástrica Capítulo Sonda Nasogástrica (SNG) e Orogástrica (SOG), 206 Gavagem, 208 Lavagem Gástrica, 209 Lavagem Intestinal, 209 Nelson Mozachi Virginia Helena Soares de Souza Neide Martins Kátia

Leia mais

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina de jato médio para avaliação laboratorial, utilizando um recipiente específico não-estéril. FINALIDADE Realizar diagnósticos clínicos;

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL PREVENÇÃO ASSOCIADA A CATETER VESICAL INSTALAÇÃO DO CATETER VESICAL 1. Realizar primeiramente rigorosa higiene da genitália externa com água e sabão, utilizando luvas de procedimento. Higiene feminina:

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Disciplina ERG 0234 Integralidade do Cuidado em Saúde III 1- Enema ou lavagem intestinal

Leia mais

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias,

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias, Revisão: 02/05/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na retirada de secreções das vias aéreas superiores. FINALIDADE Manter a permeabilidade das vias aéreas; Promover conforto do paciente. INDICAÇÕES E CONTRA

Leia mais

Manual de orientação a pacientes com dieta enteral

Manual de orientação a pacientes com dieta enteral Manual de orientação a pacientes com dieta enteral Preparo dos originais Enfº Adriana Dutra COREN 35.016 Colaboraram nesta edição: Enfª Mayumi Márcia Hirano Enfª Adriana Augusto Enfª Luciana Paula Campagna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Verificar a Pressão Intra-abdomial. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados com suspeita de Síndrome compartimental abdominal. 3. RESPONSABILIDADES: Enfermeiros, Auxiliares e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA CHECK LIST CATETERISMO VESICAL: FEMININO/MASCULINO Elaborado pelas Enfermeiras Especialistas em Laboratório: Carla Roberta Monteiro, Eliane Vitoreli,Rosely da

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 13 CCIH Precaução Padrão 3- Em que consiste? Na assistência de enfermagem a

Leia mais

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER

Leia mais

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril.

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. FINALIDADE Detectar e identificar a presença de microorganismos patogênicos

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO Enfº. Esp. Diógenes Trevizan DRENAGEM PLEURAL É um procedimento cirúrgico que visa promover saída continua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal Elaborado por: Lícia Mara Brito Shiroma Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Preparo e Administração de Medicação por Via Retal POP NEPEN/DE/HU Versão: 01 Próxima revisão:

Leia mais

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cirúrgica Serviço de Urologia Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Trinidad Corrêa Noé, Cristiane Tavares

Leia mais

SONDAGEM VESICAL DEMORA FEMININA

SONDAGEM VESICAL DEMORA FEMININA SONDAGEM VESICAL SONDAGEM VESICAL DEMORA FEMININA MATERIAL: Bandeja com pacote de cateterismo vesical; Sonda vesical duas vias(foley) de calibre adequado (em geral n. 14); Xylocaína gel, gazes, luvas estéreis;

Leia mais

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS Conteúdo Higiene e Conforto Bacia inox Biombo Camisola Compressa Cuba rim Fronha Hamper Jarra de inox Lençol de baixo Lençol

Leia mais

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Escola de Saúde Pública de Minas de Gerais Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Manejo de Sondas e Ostomias Enfª Gerontóloga Joyce Patto

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR Nome do usuário Responsável pela orientação: Enfermeiro(a): Carimbo com COREN/SC HC ( ) HRO ( ) HNSS ( ) Data da orientação: Dados Internacionais de Catalogação

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem vesical de demora em homem - controlar o volume urina rio, possibilitar a eliminac a o da urina

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das mãos 18 CCIH Prevenção de Infecção Respiratória Hospitalar 3- Em que consiste? Consistem

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem vesical de ali vio - Esvaziar a bexiga em casos de retenc aõ urinaŕia; coletar material para

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 1. OBJETIVO Padronizar condutas relacionadas às técnicas de aplicação de medicamentos

Leia mais

Cateterismo Vesical Intermitente. Manual de orientações

Cateterismo Vesical Intermitente. Manual de orientações Cateterismo Vesical Intermitente Manual de orientações Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Cristiane Tavares Borges, Márcia Fábris e Melânia Maria Jansen, Trinidad Corrêa Noé, Carem Gomiak

Leia mais

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni carlosalbertoricaldoni@oi.com.br Diagnóstico de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem A terapia nutricional (TN) é um conjunto

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: 2. Definição: ADMINISTRAÇÃO DE NUTRIÇÃO ENTERAL Consiste na infusão de uma dieta líquida administrada por meio de uma sonda localizada no estômago ou no intestino, utilizada exclusiva ou parcialmente

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem vesical de demora em mulher -Controlar o volume urina rio, possibilitar a eliminac a o da urina em pacientes

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 Assunto: Lavagem Intestinal 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a competência dos membros da equipe de enfermagem para realização da lavagem intestinal e

Leia mais

CONTRAINDICAÇÕES: Medicações que não possuem formulação para via endovenosa. Impossibilidade de obtenção de uma via para acesso venoso.

CONTRAINDICAÇÕES: Medicações que não possuem formulação para via endovenosa. Impossibilidade de obtenção de uma via para acesso venoso. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Administração de Medicamentos por Via Endovenosa Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 38 Área de Aplicação: Terapia

Leia mais

Sondagens Gastro Gastro-intestinal Vesical Retal Priscilla Roberta Rocha Enfermeira - Especialista em Clínica Médica DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer-

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS CURSO DE ENFERMAGEM PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO DECORRENTES DE SONDAGEM VESICAL NO HOSPITAL DA VIDA Coordenadora:

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Técnicas de administração de medicamentos

Técnicas de administração de medicamentos Técnicas de administração de medicamentos Profª Ana Cássia Equipamentos de proteção individual e materiais Luva de procedimento Máscara Bandeja ou cuba Algodão Álcool Seringa, agulha Scalpou jelco Garrote

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, intraoperatório em diversas cirurgias. 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares

Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares Nutrição Parenteral de Crianças e Adolescentes Orientações domiciliares Programa de Reabilitação Intestinal de Crianças e Adolescentes Apresentação Falência intestinal (FI) é uma condição grave na qual

Leia mais

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos.

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Preparo de Soluções Parenterais Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 37 Área de Aplicação: Terapia Intravenosa

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, intraoperatório em diversas cirurgias. 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL)

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL) Anexo e-tec Brasil Enfermagem HIGIENE ÍNTIMA FEMININA (TÉCNICA DE LAVAGEM EXTERNA DA REGIÃO GENITAL) Material necessário 1 balde 1 jarra Pascal Montsma Pacote de gazes Comadre Toalha de banho Sabão líquido

Leia mais

Passagem de Sonda Enteral

Passagem de Sonda Enteral Passagem de Sonda Enteral Manual Operacional Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Gercilene Cristiane Silveira Fernando Gomes Romeiro Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Departamento de Enfermagem

Leia mais

DATA: 13/09/2013 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº037. Revisão: PÁG: 1

DATA: 13/09/2013 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº037. Revisão: PÁG: 1 Revisão: PÁG: 1 CONCEITO É o processo pelo qual é acessada a posição gástrica, através de um cateter de poliuretano ou polivinil de calibre variado pela via nasal ou oral. FINALIDADES Realizar lavagem

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Vanessa

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: BANHO NO LEITO 2. Definição: Higienização corporal realizado em cliente acamado. 3. Objetivos: Remover sujidades, odores corporais, células mortas e microorganismos; Estimular a circulação;

Leia mais

GABARITO PROCESSO

GABARITO PROCESSO DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 004-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente.

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular.

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito ASSUNTO: Higiene Corporal Banho no Leito 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 29/12/2008 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 008 EP Higiene oral 009 EP Higiene

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar quimioterápico antineoplásico por cateter vascular central de longa permanência totalmente implantado (Port-a-Cath ) 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e ambulatoriais

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente Medidas de Prevenção de Infecção do Trato Urinário (ITU) associadas ao uso de Cateter Vesical de Demora Versão 1.0 Hospital

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem nasogaśtrica -Drenar o conteu do gaśtrico para descompressaõ ou realizar lavagem do estômago. -Responsabilidade:

Leia mais

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa Revisão: 30/12/2012 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos por via retal, produzindo efeitos locais ou sistêmicos. FINALIDADE Administração retal de medicamentos (supositórios), conforme

Leia mais

Lavagem Vesical: técnica limpa ou estéril? Roberta Tatiana Rodrigues R1 Enf. Transplante

Lavagem Vesical: técnica limpa ou estéril? Roberta Tatiana Rodrigues R1 Enf. Transplante Lavagem Vesical: técnica limpa ou estéril? Roberta Tatiana Rodrigues R1 Enf. Transplante Definição A lavagem vesical é definida como a introdução de solução estéril (água destilada ou soro fisiológico)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Reposição e Organização de Materiais no Alojamento Conjunto Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP POP N 03 Área de Aplicação: Materno-Infantil

Leia mais

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas.

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 13 Título: Instalação do Circuito de Pressão Área de Aplicação: Neonatologia Arterial Invasiva (com sistema VAMP) Setor: UTI Neonatal Responsável pela prescrição do

Leia mais

CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE TÉCNICA LIMPA ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES E FAMILIARES

CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE TÉCNICA LIMPA ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES E FAMILIARES CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE TÉCNICA LIMPA ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES E FAMILIARES Presidente: PROF. SÉRGIO PINTO MACHADO Vice-Presidente: PROF. AMARÍLIO VIEIRA DE MACEDO NETO Vice-Presidente Administrativo:

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 10/2015 1. Titulo: INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE ACESSO VENOSO CENTRAL 2. Definição: É um dispositivo intravenoso estéril descartável, cuja sua extremidade distal fica posicionada em veia central,

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondas Nasogástricas Uma sonda NG é introduzida através do nariz para dentro do estômago, frequentemente

Leia mais

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!)

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) Processo Seletivo Técnico de Enfermagem Nome: Nota: 1. A prova é individual sem consulta. INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) 2. O candidato deverá preencher o gabarito com caneta azul

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Promover o esvaziamento intestinal por meio de colostomia. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com colostomias em alça ou bocas

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: TROCA DE BOLSA DE COLOSTOMIA / ILEOSTOMIA / UROSTOMIA 2. Definição: É um procedimento utilizado para minimizar o risco de infecção após o procedimento cirúrgico. 3. Objetivos: Manter a higienização

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título. Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título. Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas POP NEPEN/DE/HU Versão: 02 Próxima revisão: 2019 Elaborado por: Mariana Carneiro

Leia mais

Cuidados com Portacath

Cuidados com Portacath Procedimento médico tipo pequena cirurgia para a implantação. Este cateter(portacath) é instalado após anestesia local, o procedimento leva de 30minutos a 1 hora. A incisão para colocação é fechada por

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via subcutânea.

Leia mais

Manual de Orientações para o. Paciente Lesado Medular. Reeducação vesical. Cateterismo Feminino

Manual de Orientações para o. Paciente Lesado Medular. Reeducação vesical. Cateterismo Feminino Manual de Orientações para o Paciente Lesado Medular Reeducação vesical Cateterismo Feminino REEDUCAÇÃO VESICAL A Lesão Medular consiste em trauma ou doença, que altera a função da medula e produz como

Leia mais

Sondagem é a introdução de sondas/catéteres nos orifícios naturais do organismo ou através de

Sondagem é a introdução de sondas/catéteres nos orifícios naturais do organismo ou através de Sondagem é a introdução de sondas/catéteres nos orifícios naturais do organismo ou através de abertura. Sua função é determinada de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser tanto para introdução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL

NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) OBJETIVOS DA NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL (NPT) Melhorar o estado nutricional

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 18/2014 Data de emissão: Março/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados Recursos necessários Periodicidade PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: Centros de Saúde Assistencial

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS TUBOS, SONDAS E DRENOS Os drenos e cateteres são utilizadas como rotina em pacientes pré, pós e trans-operatorios.

Leia mais

ATIVAÇÃO DE UM CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves

ATIVAÇÃO DE UM CATETER VENOSO CENTRAL Enf a.(s): Andreia Paz, Renata Maciel e Paula Alves Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Técnica de abertura de um cateter venoso central. Pode ser utilizado para cateter central de inserção periférica (CCIP-PICC), cateter semi-implantando e cateter totalmente implantado.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM SODA VESICAL E NASO ENTERAL Prof: Elton Chaves. DÉBITO URINÁRIO Anúria diurese inferior a 100ml Oligúria diurese inferior a 400ml Poliúria- diurese superior a 2.500ml 1 DÉBITO

Leia mais

Nutrição & Dietética I

Nutrição & Dietética I Nutrição & Dietética I NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA ENFERMAGEM O nosso organismo pode ser comparado a uma máquina, assim como esta requer para o seu funcionamento, óleos e graxos à nossa máquina humana exigem

Leia mais

Cateterismo Vesical KAREN CRISTINA KADES ANDRIGUE 02/2014

Cateterismo Vesical KAREN CRISTINA KADES ANDRIGUE 02/2014 Cateterismo Vesical KAREN CRISTINA KADES ANDRIGUE 02/2014 Cateterismo Vesical Termo correto = CATETERIZAÇÃO VESICAL Cateter: dispositivo tubular com luz, mais utilizados para drenagem de líquidos ou infusão

Leia mais