Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador"

Transcrição

1 1ª Série Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Social Studies Standard(s): Standard III, Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Os alunos identificarão o Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador ao apontar para eles no mapa durante um jogo em dupla. Reference to English Interconnections Lesson Where in the World is my Neighborhood p. 116 Objetivo(s) Linguístico(s): Os alunos dirão para o seu colega se estão apontando para o Polo Norte, o Polo Sul ou a linha do Equador no mapa usando estrutura da frase dada pelo professor. Eu posso apontar para o Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador no mapa durante um jogo em dupla. Perguntas Essenciais: Como nós investigamos o mundo natural na escola? Materiais: Globo terrestre Mapa do Mundo Cópias do mapa para cada dupla. (veja o mapa em anexo) Um conjunto de gravuras para cada dupla. (veja a folha em anexo) Cartões com as palavras Polo Norte, Polo Sul e "a linha do Equador Eu posso dizer para o meu colega se estão apontando para o Polo Norte, o Polo Sul ou a linha do Equador em um mapa. Vocabulário Acadêmico Necessário para o Mural: Escutar: Polo Norte, Polo Sul, a linha do Equador, mapa, globo Falar: Polo Norte, Polo Sul, a linha do Equador Ler: Polo Norte, Polo Sul, a linha do Equador Escrever: Estrutura da frase: O que é isto? Isto é o (Polo Norte, Polo Sul ou A linha do Equador). Vocabulário Adicional: Lição: O Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador Duração: 30 minutos Abertura: (3 minutos) Ative o conhecimento prévio dos alunos da seguinte maneira: P: Levantem a mão se vocês se lembram de terem visto uma coisa assim antes. Segure um globo terrestre e o mostre para os alunos. P: Classe, vocês sabem o que é isto? Todos pensem (Espere 5 segundos). Levantem a mão se vocês sabem o que é isto. (Peça a um aluno para responder), o que é isto? A: dirá: É um globo terrestre. P: Sim, é um globo terrestre. Lembrem-se, um globo terrestre é um modelo pequeno do nosso mundo. Há muitas coisas diferentes em um globo. Vocês podem ver a terra, os oceanos, os rios, os países. Aponte para algumas coisas que você vê no globo enquanto diz os nomes delas. P: Hoje durante um jogo em duplas nós aprenderemos (aponte para o objetivo escrito no quadro) os nomes de algumas coisas especiais que há nos globos terrestres e nos mapas, chamadas Polo Norte, Polo Sul e Equador. Agora eu gostaria que todos vocês me falassem o que nós faremos hoje! (Refira-se ao objetivo no quadro) Eu lerei a primeira parte Eu posso e então quando eu apontar para esta palavra, vocês dirão apontar e apontarão. Vamos praticar! P: Eu posso... A: Apontarão P: Excelente. Agora nós vamos aprender os gestos para os lugares que estamos aprendendo a identificar hoje. O primeiro lugar é o Polo Norte. O gesto é apontar para cima, assim. (Apontem para cima) Agora digam Polo Norte comigo e apontem para cima. A: Polo Norte (os alunos apontam para cima)

2 P: Agora vamos aprender os gestos para estas duas palavras. Esse gesto é para o Polo Sul. Vocês apontam para baixo. (Faça o gesto para os alunos) Este gesto é para o Equador. Vocês fazem um círculo grande com o seu dedo. (Demonstre o gesto para os alunos fazendo um círculo grande horizontalmente com o seu dedo) Vamos tentar dizer estas duas palavras. A: Polo Sul (fazem o gesto) A: Equador (fazem o gesto) P: Para esta parte, quando eu disser colega, eu quero que vocês apontem para o seu colega. Agora vamos fazer tudo. Aponte para o objetivo no quadro enquanto os alunos dizem o que eles farão hoje. P: Eu posso Aponte para a palavra. A: Apontarão para o mapa. P: para o A: Polo Norte, Polo Sul e Equador (fazendo os gestos) P: em um mapa enquanto jogo com o meu colega. Os alunos apontam para os seus colegas. Apresentação de Novo Material (Aula expositiva): (10 minutos) Mostre um globo terrestre aos alunos. P: Este globo mostra o nosso mundo. Vocês veem a área azul? É a água. Esta área marrom é a terra. Aponte para Utah no globo. P: Utah fica aqui. Aqui é onde nós moramos. Aponte para o Polo Norte. P: Esta área aqui é chamada de Polo Norte. Está no topo do mundo. É muito frio no Polo Norte. Todos apontem para cima comigo e digam Polo Norte. A: Polo Norte (ao apontarem para cima) P: Correto. É o Polo Norte. Aponte para o Polo Sul no globo e façam o gesto para Polo Sul apontando para baixo. P: Aqui é o Polo Sul. Repitam comigo e façam o gesto para Polo Sul. (os alunos repetem com você) A: Polo Sul P: Sim, é o Polo Sul. Também é muito frio no Polo Sul. Aponte para a linha do Equador que circunda a Terra. P: Bem aqui há uma linha imaginária chamada Equador. Repitam comigo e façam o gesto. (peça para os alunos repetirem com você enquanto desenham um círculo grande horizontal na frente deles) Equador. A: Equador (Os alunos devem fazer o gesto ao repetirem.) P: Sim, é o Equador. O Equador é uma linha imaginária que circula a Terra. Todos os lugares ao longo da linha do Equador são muito quentes. Há florestas e é verão o ano todo. Segure uma cópia do mapa-múndi. P: Agora vamos identificar o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador no mapa. Aponte para o Polo Norte no mapa. P: O que é isto? Pensem (espere 5 segundos) É o Polo Norte. (façam o gesto do Polo Norte enquanto repetem) Virem-se para o seu colega e repitam, É o Polo Norte ao fazerem o gesto. (Aponte para a estrutura da frase no quadro) A: É o Polo Norte. (Os alunos fazem o gesto ao repetirem) Repita Polo Sul e Equador ao apontar para a frase. P: Agora eu preciso que um aluno me ajude. O aluno vai fingir que é a Terra e nós vamos identificar onde fica o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador. Peça que um aluno venha à frente da sala. P: Vamos fingir que (nome do aluno) é a Terra. Aponte para o aluno e logo depois para o globo algumas vezes para que os alunos entendam que o aluno representa a Terra. Segure o cartão que diz Polo Norte.

3 P: Aqui diz Polo Norte. Se (nome do aluno) é a Terra, onde é o Polo Norte? Pensem (espere 5 segundos) Quando eu disser três, todos apontem para onde seria o Polo Norte e digam Polo Norte. 1,2,3 A: Polo Norte (ao apontarem para o topo da cabeça do aluno). Coloque o cartão que diz Polo Norte no topo da cabeça do aluno. P: Aqui diz Equador. Se (nome do aluno) é a Terra, onde é o Equador? Pensem (espere 5 segundos). Quando eu disser três, todos apontem para onde seria o Equador e digam Equador. 1, 2, 3 A: Equador. (ao apontarem para a cintura do aluno) Peça para o aluno segurar o cartão perto da sua cintura. Repita a atividade com o cartão que diz Polo Sul. Prática mediada: (6 minutos) P: Agora nós veremos um novo mapa. (Segure o mapa em anexo abaixo) Vocês identificarão o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador neste mapa com um colega. Ciclo de modelo de aprendizagem Professor: Pegue um cartão de um dos saquinhos de cartões que você fez para os alunos. Segure o cartão e mostre a figura para os alunos. P: O professor vai pegar um cartão. Este cartão mostra alguém apontando para (o topo, a parte de baixo, o meio) do mapa. Eu preciso encontrar (o topo, a parte de baixo, o meio) do mapa e apontar para ele. O professor perguntará, O que é isto? Ele vai esperar você pensar. O professor contará até 3. 1, 2, 3. Então todos os alunos dirão, É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador). (Aponte para a frase no quadro quando disser isto) Professor e aluno: Peça que um aluno venha para frente da sala. Pegue outro cartão do saquinho. P: O que é isto? (Aponte para o lugar no mapa. Espere de 5 à 10 segundos) A: O aluno olha para o mapa para saber para onde você está apontando. P: 1, 2, 3. A: dirá: É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador dependendo do cartão). Todos os Alunos: Pegue um cartão do saquinho e segure-o para todos os alunos verem. P: O que é isto?(espere de 5 à 10 segundos) 1,2,3. A: dirão: É o (Polo Norte, Polo Sul, Equador). Repita a atividade com diferentes cartões. Prática Independente: (8 minutos) P: Com um colega, vocês pegará um cartão, apontará para o mapa e perguntará O que é isto? Então o seu colega dirá se é o Polo Norte, o Polo Sul ou o Equador. Depois invertam os papéis. Ciclo de modelo de aprendizagem Professor: P: O Aluno 1 pegará um cartão, apontará para o lugar no mapa e perguntará, O que é isto? O Aluno 2 olhará para o mapa e dirá, É o (Polo Norte, Polo Sul, Equador) Depois é a vez do Aluno 2 pegar um cartão e a vez do Aluno 1 dizer o que é no mapa. Professor e aluno: Peça que um aluno venha para frente da sala. Pegue outro cartão do saquinho. P: O que é isto? A: dirá: É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador). A: O aluno pega um cartão do saquinho e aponta.

4 A: O que é isto? P: É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador). Dois alunos: Peça a dois alunos que venham para frente da sala. O Aluno 1 pega um cartão do saquinho e aponta. A1: O que é isto? O Aluno 2 olha para o mapa. A2: É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador). O Aluno 2 pega um cartão do saquinho e aponta. A2: O que é isto? A1: É o (Polo Norte, Polo Sul ou Equador) Todos os alunos: Separe os alunos em duplas. Distribua os cartões. Se os alunos terminarem rapidamente, diga para eles jogarem novamente. Caminhe pela sala e cheque se os alunos estão fazendo a atividade corretamente e corrija-os se necessário. Conclusão: (3 minutos) Recolha todos os mapas e cartões dos alunos e diga que a atividade em dupla terminou. Aponte para cada área do mapa, o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador e pergunte O que é isto? Peça para os alunos dizerem os nomes e fazerem os gestos. Aponte para o objetivo escrito no quadro. P: Vocês se lembram o que nós falamos que íamos aprender hoje? Eu posso apontar para o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador no mapa ao jogar com meu colega. Vamos repetir mais uma vez. Lembrem-se, nós todos iremos dizer apontar ao apontarmos para o mapa e depois quanto dissermos Polo Norte, Polo Sul e Equador nós faremos os gestos. E quando eu disser colega vocês apontarão para o seu colega. Aponte para o objetivo no quadro enquanto os alunos dizem o que eles fizeram hoje. P: Eu posso (Aponte para a frase no quadro) A: Apontar (Apontam para o mapa.) P: para o A: Polo Norte, Polo Sul e Equador (fazem os gestos) P: em um mapa enquanto jogam com um colega. Os alunos apontam para o seu colega. P: Pensem vocês aprenderam onde o Polo Norte, o Polo Sul e o Equador estão no mapa? Polegar para cima se aprenderam (mostre o polegar para cima para eles), polegar para baixo se não aprenderam (mostre o polegar para baixo para os alunos), e o polegar no meio se vocês não têm certeza (mostre o polegar no meio). Observe as respostas dos alunos e veja se eles acham que essa parte do objetivo foi alcançada. P: Nós fizemos isso ao jogar com um coelga? Polegar para cima se aprenderam (mostre o polegar para cima para eles), polegar para baixo se não aprenderam (mostre o polegar para baixo para os alunos), e o polegar no meio se vocês não têm certeza (mostre o polegar no meio). Observe as respostas dos alunos e veja se eles acham que essa parte do objetivo foi alcançada. P: Ótimo! Parece que todos nós aprendemos a identificar esses lugares no mapa! Da próxima vez que vocês virem um mapamúndi, vejam se vocês se lembram onde está o Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador. Avaliação: Caminhe pela sala enquanto os alunos estiverem conversando com seus colegas para ver se eles estão dizendo e identificando corretamente o Polo Norte, o Polo Sul e a linha do Equador no mapa. Ideias Adicionais:

5 Mapa dos alunos

6 Gravuras dos alunos Polo Norte Polo Sul Polo Norte Polo Norte Polo Sul Polo Sul

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

Reference too English Interconnections Lesson Mapping our Neighborhood p 121 Science Standard(s): Standard 3 Objective 1

Reference too English Interconnections Lesson Mapping our Neighborhood p 121 Science Standard(s): Standard 3 Objective 1 1ª Série Lição: O mapa da minha vizinhança Reference too English Interconnections Lesson Mapping our Neighborhood p 121 Science Standard(s): Standard 3 Objective 1 Objetivo(s): Objetivo(s) Cognitivo: Os

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 1ª Série Lição: Explorando o céu Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Objetivo(s) linguístico(s):

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson What is Soil? pg. 58 Science Standard(s): Standard 2.1 Earth and Space Science

Reference to English Interconnections Lesson What is Soil? pg. 58 Science Standard(s): Standard 2.1 Earth and Space Science 1ª Série Lição: Rochas e Solos Parte 2 Reference to English Interconnections Lesson What is Soil? pg. 58 Science Standard(s): Standard 2.1 Earth and Space Science Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Objetivo(s)

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Água pg. 26. Água - Parte 1. Science Standard(s): Standard 2.1

Reference to English Interconnections Lesson Água pg. 26. Água - Parte 1. Science Standard(s): Standard 2.1 1ᵃ Série Science Standard(s): Standard 2.1 Objetivo da Lição(s): Durante as atividades em grupos, os alunos demostrarão que a água pode mudar de formato, pode ser absorvida, pode evaporar e pode ter peso.

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL!

CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL! CRIAR O MEU PRATO? QUE LEGAL! Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta lição, os alunos aprenderão sobre o Meu Prato (MyPlate) e os diferentes grupos de alimentos que devem comer todos os dias. Eles

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico Deus é Amor. I João 4:16. são os "Frutos" enfatizados

Lição. Versículo Bíblico Deus é Amor. I João 4:16. são os Frutos enfatizados FRUTOS-1 Descoberta Lição 2 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados CONCEITO CHAVE A Bíblia nos fala sobre Deus e nós podemos saber o quanto Ele nos ama. para as crianças de 4 a

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Lesson 01: Self- Introduction (Part I) Lição 01: Apresentações (Parte I)

Lesson 01: Self- Introduction (Part I) Lição 01: Apresentações (Parte I) Lesson 01: Self- Introduction (Part I) Lição 01: Apresentações (Parte I) Lição 01: Você vai aprender a se apresentar. Se divirta aprendendo inglês com o professor! Step 1 (Passo 1) também.) Quando você

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Senso de justiça. Senso de justiça: Não. Senso de justiça: SIM

Senso de justiça. Senso de justiça: Não. Senso de justiça: SIM Exercitando o Caráter 6 a 9 anos Senso de justiça Isso não é justo! É sim! Não é não! Todos nós parecemos ter uma idéia precisa do que é justo e do que não é. Infelizmente, nem sempre nossas idéias, tão

Leia mais

Lição XII: Paulo: Novas Igrejas vão surgindo

Lição XII: Paulo: Novas Igrejas vão surgindo A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento to. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu

Leia mais

Lição 2. Alcançando pessoas perdidas, através de. relacionamentos. 7 a 11 anos

Lição 2. Alcançando pessoas perdidas, através de. relacionamentos. 7 a 11 anos Lição 2 Alcançando pessoas perdidas, através de relacionamentos 7 a 11 anos Este currículo focaliza na expansão da Graça através da construção de relacionamentos para alcançar o Mundo Perdido, ou seja,

Leia mais

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES DA VIDA Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia

Leia mais

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover

Atividade 1: V de Vitamina Tipo de Atividade: Energia para Ler, Energia para Atuar, Energia para Mover VITAMINA ABC Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão aprender o que são vitaminas e como as vitaminas nos alimentos fazem um trabalho importante para nos ajudar

Leia mais

Lição 9. Formação Espiritual: Evangelismo Graça e Mutualidade

Lição 9. Formação Espiritual: Evangelismo Graça e Mutualidade FRUTOS-3 Descoberta Lição 9 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Falam de Jesus para os Outros História Bíblica João 1:35-49; Atos 18:5-8 Na lição de hoje as crianças

Leia mais

ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013)

ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013) Nome: Data de Nascimento: Hospital ou Morada: ATENÇÃO PERGUNTE: Qual é o (a) ADDENBROOKE S COGNITIVE EXAMINATION ACE-III Versão experimental Portuguesa (2013) Dia Data Mês Ano Data da avaliação: / / Avaliador:

Leia mais

O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS?

O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS? O QUE ESTÁ NO SEU CARRINHO DE COMPRAS? Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos vão montar um supermercado de brincadeira. Eles vão discutir opções de alimentos e criar

Leia mais

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos

Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Jardim de Infância Azurva 2 12 crianças - 3, 4 e 5 anos Esta sessão, tratando-se de crianças do pré-escolar, considerou-se pertinente fazer algumas adaptações. Pensou-se que seria conveniente sentarem-se,

Leia mais

OBJETIVOS O QUÊ? (GG):

OBJETIVOS O QUÊ? (GG): VERSÍCULO BÍBLICO Honre o Senhor com todos os seus recursos. Provérbios 3:9 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assisitirão um programa de auditório chamado Geração Família. E ENTÃO? (GG): Esse programa

Leia mais

A Terra e suas diferentes representações

A Terra e suas diferentes representações O estudo das da Terra é um tema complexo e exige dos alunos alto nível de abstração. As atividades propostas têm como finalidade desenvolver na criança a compreensão de que a superfície do planeta Terra

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico Tudo vem de ti. I Crônicas 29:14

Lição. Versículo Bíblico Tudo vem de ti. I Crônicas 29:14 FRUTOS-3 Descoberta Lição 11 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Usam o Dinheiro deles de Maneira Inteligente A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir

Leia mais

Nome: Professora: 3º Ano:

Nome: Professora: 3º Ano: Nome: Professora: 3º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Nosso 3º ano tem sido muito legal, porque estamos aprendendo muitas coisas novas e interessantes. O nosso projeto Todos podem se comunicar nos proporcionou

Leia mais

EU GOSTO DE ME MEXER!

EU GOSTO DE ME MEXER! EU GOSTO DE ME MEXER! Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos serão introduzidos à palavra "energia" e aprenderão que eles usam energia toda vez que se movem. Eles

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

LIÇÃO 5 7 E 11 anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM VER O CRISTIANISMO EM AÇÃO

LIÇÃO 5 7 E 11 anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM VER O CRISTIANISMO EM AÇÃO LIÇÃO 5 7 E 11 anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM VER O CRISTIANISMO EM AÇÃO HISTÓRIA BÍBLICA (Mateus 5:13-16 e 1Coríntios 9:19-23 ) A Bíblia nos ensina que os cristãos são a luz do mundo. Como cristãos nós

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade FRUTOS-1 Descoberta Lição 5 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

Cada homem um. guerreiro. Ajudando homens a terem sucesso na vida. Guia do Líder. Andar com. por Lonnie berger

Cada homem um. guerreiro. Ajudando homens a terem sucesso na vida. Guia do Líder. Andar com. por Lonnie berger Cada homem um guerreiro Ajudando homens a terem sucesso na vida Livro 1 Andar com Deus por Lonnie berger para a LIÇÃO 1 Por que Discipulado? Observação para líderes Encontre materiais adicionais em www.transmundial.org.br/chamadosavitoria.

Leia mais

Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II)

Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II) Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II) Lição 02: Você vai continuar a aprender como se apresentar. Se divirta aprendendo inglês com o professor! Step 1 (Step 1) Quando

Leia mais

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia. Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos:

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Números pares e ímpares

Números pares e ímpares Números pares e ímpares 1 O que tem neste Capítulo Todos os números inteiros são divididos em dois grupos pares e ímpares. Eles se seguem um ao outro em ordem ímpar, par, ímpar, par, como os números das

Leia mais

b) professora faz a chamada e alunos respondem: eu estou aqui ;

b) professora faz a chamada e alunos respondem: eu estou aqui ; INTRODUÇÃO Acho o projeto com o tema Hobbies um tema que desperta o interesse dos alunos, porque normalmente todas as crianças têm um hobby. Com o tema pode-se conhecer melhor os alunos, e eles os seus

Leia mais

Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida.

Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida. Quiz para crianças O que é? Jogo com cartões onde crianças interagem e perguntam sobre elementos que podem ser necessários, importantes ou supérfluos para a vida. Para quem? Crianças de 8 a 12 anos. Onde

Leia mais

@ se (P) se mais (R) mais (R)

@ se (P) se mais (R) mais (R) @ o (P) o (P) do (S+P) no (P) os (P) ao (S+P) dos (S+P) pelo (S+P) aos (S+P) pelos (S+P) nos (P) to (P+P) lho (P+P) mo (P+P) tos (P+P) mos (P+P) lhos (P+P) no-lo (P P) vo-lo (P P) lho (P+P) lhos (P+P)

Leia mais

PROCLAMAR LIÇÃO 4. 3 a 6 Anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS.

PROCLAMAR LIÇÃO 4. 3 a 6 Anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS. PROCLAMAR LIÇÃO 4 3 a 6 Anos PESSOAS PERDIDAS PRECISAM OUVIR A HISTÓRIA DE JESUS. HISTÓRIA BIBLICA (João 1:12) (I Pedro 3:15). A Bíblia nos ensina que Jesus morreu e ressuscitou dos mortos. Ele pagou pelos

Leia mais

FAZENDO UM MÚSCULO. Tema: Eu e Minhas Escolhas

FAZENDO UM MÚSCULO. Tema: Eu e Minhas Escolhas FAZENDO UM MÚSCULO Tema: Eu e Minhas Escolhas Visão Geral: Nesta série de atividades, os alunos serão introduzidos à relação entre o movimento e seus músculos. Jogarão o jogo do Mestre Mandou usando o

Leia mais

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM!

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! Tema: Eu e Minhas Escolhas! Visão Geral: Nesta atividade, os alunos se tornam ativos enquanto eles ouvem a leitura da história Da Cabeça Aos Pés de Eric Carle. Uma vez

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JACÓ, O HOMEM QUE TEVE UM ENCONTRO COM DEUS Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO [...] quando

Leia mais

Lição 1: Incrível Mudança

Lição 1: Incrível Mudança A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador oram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Atividade 1 Estimação

Atividade 1 Estimação Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há no Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro? Ou no Dique do

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Estar em um Pequeno Grupo LIÇÃO 13 7-8 Anos HISTÓRIA BÍBLICA Romanos 15:5,6; Filipenses 2:2; Atos 2:42-47 Nesta

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 12 Uma casa de fazer discípulos Olá querido professor(a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Atos 11.25,26 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado.

Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado. Ciao pessoal, neste tutorial vou explicar passo a passo como instalar e usar o Anki, tanto para PC como para Android, e também como fazer o melhor uso do programa para estudar idiomas. Primeiro vou explicar

Leia mais

English - Beginner. First lesson

English - Beginner. First lesson English - Beginner First lesson Hello, everybody! How are you? Hoje vamos dar início ao nosso curso de inglês, primeiros contatos! Estou muito feliz em ter essa oportunidade de oferecer este curso, mesmo

Leia mais

60 mins anos de idade. Um Projeto de Energia para Os Metas Globais. Preparação. Assuntos. Resultado do aprendizado

60 mins anos de idade. Um Projeto de Energia para Os Metas Globais. Preparação. Assuntos. Resultado do aprendizado Um Projeto de Energia para os Metas Globais P1 "A humanidade é o principal fator na mudança climática global. Para proteger nosso mundo para as gerações futuras, como professores, temos de oferecer oportunidades

Leia mais

Lição 10. fazer muitas orações). Formação Espiritual: Serviço, Encorajamento e Oração Dons e Mutualidade

Lição 10. fazer muitas orações). Formação Espiritual: Serviço, Encorajamento e Oração Dons e Mutualidade FRUTOS-3 Descoberta Lição 10 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Fazem Coisas para Ajudar os Outros História Bíblica Atos 12: 1-17; 4: 36; I Tessalonicenses 5:11,

Leia mais

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus,

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, celebramos, a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

vendas é melhorar a nossa capacidade para preparar e apresentar conversas de Sequência

vendas é melhorar a nossa capacidade para preparar e apresentar conversas de Sequência Esta página é a Página 1 das do Gestor para a Folha de Apoio do Participante. Use- as como referência e como guia para planear e Página 1 das do Gestor para a Folha de Apoio do Participante Actividade

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura.

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura. Câmara escura Regina Introdução: Podemos fazer das aulas de física um momento de reflexão sobre aquilo que observamos e incentivar os alunos a realizar construções experimentais por suas próprias mãos

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

Curso: 1ºciclo Disciplina: Inglês Ano(s): 4º

Curso: 1ºciclo Disciplina: Inglês Ano(s): 4º Domínios Objetivos Instrumentos de avaliação Peso Domínio Intercultural Compreensão / Listening Interação Leitura / Reading e Escrita / Writing - Conhecer-se a si e ao outro. - Conhecer o dia a dia na

Leia mais

à obra Construindo nosso próprio globo terrestre

à obra Construindo nosso próprio globo terrestre à obra Construindo nosso próprio globo terrestre Você vai precisar de: Uma base de madeira, fita adesiva, um pedaço de arame com cerca de 30 cm de comprimento e uma bola de isopor, com 15 cm de diâmetro,

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição III: Incrível Doação

Lição III: Incrível Doação A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

Unidade 2: O Maior Ajudador

Unidade 2: O Maior Ajudador FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 2: O Maior Ajudador O Espírito Santo: Nosso Ajudador LIÇÃO 7 7-8 Anos CONCEITO CHAVE O Espírito Santo nos ajuda a lembrar do que a Bíblia diz. HISTÓRIA

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

Objetivos. Temas transversais

Objetivos. Temas transversais Objetivos - Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo. - Identificar e reconhecer os recursos dos jogos. - Reconhecer a utilização do material

Leia mais

Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos)

Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos) Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos) HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20 Jesus foi traído, preso, tentado e finalmente foi crucificado. Três dias depois, ele ressuscitou e viu muitos

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão.

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Introdução Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Nesse Livro Digital vamos falar da Estrela de Oswald e resolver

Leia mais

Figuras Musicais Principais figuras musicais

Figuras Musicais Principais figuras musicais Figuras Musicais Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de

Leia mais

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF)

ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) ANEXO II ORIENTAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SAETO 2019 (2º ANO DO EF) A aplicação das avaliações para os anos iniciais do Ensino Fundamental é diferenciada, por isso faz-se necessário

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Respeitando as diferenças uns dos outros

Respeitando as diferenças uns dos outros Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:20,21

Leia mais

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade

Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Escola do 1ºCEB do Couto 12 alunos todos os anos de escolaridade Monitora 1 Bom dia! Vocês vêm de onde? Alunos 1 Do Couto. Monitora 2 E o tempo aqui, como é que está? Alunos 2 Está calor. Monitora 3 -

Leia mais

Online-Ressourcen: Sal ve a bo l a

Online-Ressourcen: Sal ve a bo l a 1 U n t er r ich t splan Ad ição na Reta Numérica com Fatores Desconhecid os até 20 Altersgruppe: 1º ano, 3 º ano, 2º ano Online-Ressourcen: Sal ve a bo l a Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano

Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano 1 План урока Eixos (ou linhas) d e Simetria Возрастная группа: 6º ano, 5 º ano, 4 º ano Онлайн ресурсы: Li nhas si mé t ri c as Abert ura Professor apresent a Alunos prat icam Ext ensão: Exercícios de

Leia mais

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 22 outubro ANO MISSIONÁRIO E UM GRANDE SANTO- S. JOÃO PAULO II E boa semana. Ontem celebrou-se o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco escreveu uma mensagem muito bonita aos jovens falando

Leia mais

Conte Comigo 1º ao 2º ano

Conte Comigo 1º ao 2º ano Conte Comigo 1º ao 2º ano Introdução Todos nós usamos os dedos para contar, às vezes, mas será que da mesma forma? Esta atividade oferece a chance de usar os dedos para contar e explorar as variadas formas

Leia mais

4 O método aritmético e o método algébrico

4 O método aritmético e o método algébrico A UA UL LA O método aritmético e o método algébrico Introdução Se você esteve bem atento na aula passada, na qual conhecemos os problemas com x, deve ter percebido que aquele problema das idades do casal

Leia mais

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças

Literatura. Prof.ª Yani Rebouças Literatura Prof.ª Yani Rebouças Perguntas Poderosas Quem é você (como você se define)? Qual (quais) o (s) seu (s) principal (is) sonho (s)? Você se acha capaz de realizá-los? Por quê? O que te impede de

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio

GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio GJI 2 - Jardim de Infância da Figueira - 22 alunos de 4 e 5 anos - 19 de Maio Monitora 1 Onde é que nós estamos? Alunos 1 Na Fábrica. Monitora 2 Mas em que espaço? Ora reparem à vossa volta. Alunos 2 Numa

Leia mais

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando CAPÍTULO UM Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando estava aprendendo a caminhar? De quando estava aprendendo a falar? O mundo parecia IMENSO e, às vezes, assustador. Havia muitas coisas

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel.

MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. MANUAL DO PROFESSOR Ensine aos seus alunos a importância de poupar e a diferença entre querer e precisar, com este divertido gibi da Visa e da Marvel. VISÃO GERAL Aula baseada no gibi O Poderoso Plano

Leia mais

Lição 2 11 anos. alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos

Lição 2 11 anos. alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos Lição 2 11 anos alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos Este currículo focaliza na expansão da Graça através da construção de relacionamentos para alcançar o Mundo Perdido, ou seja, as pessoas

Leia mais

Revision games for zero class. Grammar and vocabulary

Revision games for zero class. Grammar and vocabulary Revision games for zero class Grammar and vocabulary Compilação por Adriana Fernandes Barbosa. 1. Tic tac toe (jogo da velha): prepare em casa questões específicas sobre a matéria que você queira revisar.

Leia mais

Fechamento de vendas

Fechamento de vendas Fechamento de vendas Ter sucesso na sessão significa Saber fazer um bom fechamento. Importância do fechamento Representa mais de 70% da sessão; Ideal para entender as necessidades da cliente; Trabalhar

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Reglamento / Manual Rules / Regole

Reglamento / Manual Rules / Regole Reglamento / Manual Rules / Regole Um jogo para 2 a 8 jogadores. Idade 6+ Vamos aprender a jogar 1, 2, 3... Agora é a sua vez! É uma brincadeira que eu faço com meus animais na minha fazenda no interior.

Leia mais

Preposições de lugar. As três primeiras representadas abaixo na figura de uma pirâmide são usadas com bastante frequência. Veja:

Preposições de lugar. As três primeiras representadas abaixo na figura de uma pirâmide são usadas com bastante frequência. Veja: As preposições, assim como outras classes gramaticais, colaboram na construção do pensamento, resultando em ideias coesas e, consequentemente, coerentes e de fácil entendimento, o que é muito importante

Leia mais

Na aula passada... Introdução à lógica Resolver problemas do code.org Dúvidas? Pergunta: Quem consegue explicar o que fizemos?

Na aula passada... Introdução à lógica Resolver problemas do code.org Dúvidas? Pergunta: Quem consegue explicar o que fizemos? Aula 2 - Lógica Avisos Facebook: Curtam a página no facebook: facebook.com/pet.codifique Grupo para os alunos do curso Dúvidas: Não deixem dúvidas passar Procurem os professores (pessoalmente, pelo facebook,

Leia mais

Fundamentos do Bem Estar

Fundamentos do Bem Estar Fundamentos do Bem Estar Série: G5 Objetivos dos Alunos: Descrever e analisar os três componentes do bem- estar: físico, social e mental / emocional Reflita sobre os níveis pessoais de bem- estar Materiais:

Leia mais

Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos)

Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos) Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos) HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20 Jesus foi traído, preso, tentado e finalmente foi crucificado. Três dias depois, ele ressuscitou e viu muitos

Leia mais