AUDAX - CAMPEÃO DA DISCIPLINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUDAX - CAMPEÃO DA DISCIPLINA"

Transcrição

1 MARÇO/ABRIL 2015 ~ Boletim n 03 Rua Estela,140 PANATHLON CLUB SÃO PAULO - 127@panathlon.net - Fone (11) Fax (11) AUDAX - CAMPEÃO DA DISCIPLINA A premiação do Campeonato Estadual da Disciplina a cada ano ganha maior destaque pela adesão dos veiculas de comunicação. O campeão do Fair Play deste ano foi o Grêmio Osasco Audax, que tornou-se "bi" neste importante evento promovido pelo Panathlon Club São Paulo, em parceria com a Federação Paulista de Futebol. Não deixe de acompanhar os detalhes desta iniciativa nas páginas internas. I NADIA CAMPEÃO BRILHOU A vice-prefeita e panathleta Nádia Campeão fez a palestra de abertura do V Seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde", uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. SECRETÁRIO PALESTRANTE Jean Madeira contou quem é na conferência que realizou no último convivio. Seu passado esportivo, sua carreira politica e seus planos na Secretaria Estadual de Esportes. Tudo isto pode ser visto na página 4 deste boletim. Nádia brilhou em sua apresentação. Foi fortemente aplaudida por todos os presentes ao evento, organizado pelo panathleta Walter da Silva. Mais detalhes na página 7.

2 2 PANATHLON CLUB SÃO PAUL MAIOR DIVULGAÇÃO DO FAIR A direção do Panathlon Club São Paulo enviou uma mensagem aos panathletas-jornalistas Erick Castelhero e Mauricio Noriega sobre a renovação do tradicional Troféu Fair Play. Estamos reproduzindo o texto em nossa segunda página, uma vez que ele tem interesse geral, para que muitos panathletas possam colaborar e os objetivos sejam obtidos. Prezados panathletas e jornalistas Erick Castelhero e Mauricio Noriega Estamos apelando a vocês dois e a todos os demais panathletas que tenham acesso a veículos que possam intervir na renovação de uma das mais tradicionais realizações do Panathlon, que é a premiação do Troféu Fair Play de Futebol ou Campeonato Paulista da Disciplina. Este evento é efetuado em parceria com a Federação Paulista de Futebol. O objetivo é fazer com que todos osclubes e suas "torcidas" acompanhem esta iniciativa, dando assim grande valor à conquista do título de Campeão Paullsta da Disciplina. O critério para a consignação do troféu é o número de pontos perdidos pelo clube (cada amarelo a equipe perde um ponto e a cada vermelho, três). Ao final de cada rodada, assim como os veículos informam a classificação dos clubes no campeonato, poderiam PLAY também informar a colocação dos mesmos no torneio da disciplina. Esta avaliação duraria somente até a fase classíflcatórta (fase de grupos) para garantir a equidade entre as equipes. Os que ficarem para a final disputariam mais jogos e, obviamente, maior número de pontos perdidos na classificação. Se conseguirmos atingir esta meta estaremos contribuindo com os objetivos da filosofia panathlética de uma expansão do fair play e do espírito de ética no esporte. Contando com a colaboração de todos, despedem-se Henrique Nicolini Membro de Honra do Panathlon International Georgios Hatzidakis Presidente - Panathlon São Paulo Expediente: Textos Fotografias Arte e montagem Impressão HENRIQUE NICOLlNI Mitsuaki Ando SOLANGE VIVEIROS Rua Estela, 140

3 3 PANATHLON CLUB SÃO PAUL PRÓXIMO CONvíVIO 23/04 - Quinta-feira - 19:45 horas CLUBE ESPERIA Restaurante Social Av. Santos Dumont, 1313 Estacionamento gratuito ADESÃO DE CONVIDADOS: R$ 60,00 o PRÓXIMO CONVÍVIO SERÁ PLENO DE ATRACÕES. ~ Nosso PRESIDENTE GEORGIOS HATZIDAKIS IRÁ REPETIR A APRESENTAÇÃO FEITA NO CONGRESSO DE SOROCABA SOBRE AS ATIVIDADES DE NOSSO CLUBE. COMO EVENTO PRINCIPAL VAMOS ENTREGAR O TROFÉU FAIR PLA Y AO AUDAX, DE OSASCO, PRÊMIO RECONHECIDO PELA FPF COMO "CAMPEÃO PAULISTA DA DISCIPLINA" TAMBÉM DAREMOS POSSE A QUATRO NOVOS PANATHLETAS. SERÁ UM CONVÍVIO CHEIO DE AUTORIDADES E VISITANTES QUE, NATURALMENTE, GERARÃO UM GRANDE AUDITÓRIO. o PANATHLON CONTINUA SUA FASE DE ENTUSIASMO COLETIV PELO NÚMERO DE ATRACÕES QUE APRESENTA EM SUA., PROGRAMACÃO. ~ NÃO FALTEM!

4 4 PANATHLON CLUB SÃO PAUL 10 CONVÍVIO ANTERIOij Na foto vemos parte das mais de 70 pessoas que compareceram ao último convívio para prestigiar as duas importantes palestras da noite. A cada mês que passa os convívios do Panathlon Club São Paulo tornam-se mais animados, com maior frequência e com a discussão de temas de alto relevo. A reunião de março, realizada no dia 11, reuniu mais de 70 esportistas, entre visitantes, autoridades e panathletas. A parte mais envolvente da noitada foi a conferência de Jean Madeira, Secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que compareceu ao evento acompanhado de duas dezenas de assessores. O vínculo de Jean Madeira com o esporte é muito grande. Ele é filho de judocas e teve a formação de sua personalidade nos tatames. É professor de artes marciais desde os 17 anos de idade. Foi eleito vereador da Câmara Municipal de São Paulo em 2012 com mais de 35 mil votos e foi membro das Comissões de Esporte, Cultura e Educação daquele órgão. Conferencista experiente, Madeira falou dos trabalhos já realizados para difundir as artes marciais junto à juventude e do esporte como grande instrumento para a formação do futuro atleta e da prática da atividade física como fator de saúde. Seus argumentos foram tantos que ele levou praticamente uma hora para transmiti-ios para uma plateia silente e altamente interessada: Ele foi aplaudido de forma entusiástica e recebeu como homenagem um grupo de livros de autoria do prof. Henrique Nicolini, membro de honra do Panathlon International e do prof. Aristides Almeida Rocha, past-presidente do Panathlon São Paulo.

5 5 PANATHLON CLUB SÃO PAUL REVALORIZANDO A "BANCADA UNIVERSITÁRIA" a último convívio fugiu à regra seguida em seus 40 anos de existência e programou duas palestras. A segunda aconteceu após o jantar. a conferencista foi o panathleta Mauzler Paulinetti, que falou sobre o tema lia FUPEe o resgate do esporte universitário no Estado de São Paulo". Mauzler é Administrador de Empresas, com MBA em Gestão de Marketing em Entidades Esportivas pela Universidade de Madri e Pós-Graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é vice-presidente da FUPE,vice-présidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo e Membro do Conselho Nacional de Esportes do Ministério dos Esportes. a que Mauzler nos contou foi sua impressionante luta para não deixar a FUPEsucumbir, tal a quantidade de barreiras administrativas, jurídicas e financeiras da atual diretoria recebidas das gestões anteriores. Foi necessário um grande espírito de luta para que os certames universitários não tivessem um fim. a apresentador, com sua fala, ganhou a admiração da plateia que soube avaliar as dificuldades vencidas. a tema apresentado teve a virtude de reconstituir a bancada universitária da velha guarda do Panathlon, que existiu desde os tempos de Utulante Vignola e José Antoníade Inglez. a assunto provocou o retorno do Dr. José Tarcisio Barreto Reis, que há algum tempo não aparecia em nossos convívios, ao qual se juntaram Fábio Brito e outros companheiros para se reconstituir o grupo. Lamentavelmente Cláudio D'Amore não teve condições de comparecer, mas ele por esta falta, fica com a incumbência de trazer de volta ao Panathlon o Montorinho, a fim de que o grupo universitário volte à sua plenitude. Na foto, da esquerda pl direita, vemos Márcio Di Lorenzi, José Tarcisio Barreto Reis, o presidente Georgios, Mauzler Paulinetti, Fábio Brito e Paulo Teixeira.

6 - 6 PANATHLON CLUB SÃO PAUL NOVO PANATHLETA LUTA PELO GOLFE José Fortes da Gama tomou posse no último convívio de março, representando a modalidade de Golfe. Pelo seu currículo pode-se ver que o Panathlon São Paulo ganhou um membro de grande valor. José Fortes é português, engenheiro eletrônico formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, empresário e investidor do SNAG Golf para a América do Sul. Praticou vários esportes como Vela, Tênis, Karatê, Golfe e outros. Desde 2010, José Gama investe na inclusão do SNAG Golf, uma modalidade esportiva que visa popularizar o golf no Brasil. Já realizou em nosso país alguns eventos na popularização do esporte como: - a 1a Escolinha Brasileira Gratuita de golf para crianças carentes, numa parceria com a Prefeitura de Goiânia, - parceria com a Prefeitura de São Paulo para introduzir a pratica do SNAG Golf nos parques, tendo realizado uma demonstração no Parque Ibirapuera com mais de crianças, no Dia da Criança. - participou das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo, dentre outros eventos. José Gama recebeu o título de Membro Honorário na Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa do Estado. (na foto com o presidente Georgios) DELMANTO DE VOLTA Um dos resultados-concretos do Congresso realizado em Sorocaba foi o aumento do número de associados. Trata-se do retorno ao Panathlon São Paulo de Flávio Delmanto, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREFj4), que abrange todo o Estado de São Paulo. Delmanto, que havia sido há alguns anos um panathleta ativo e frequente, instado pelo prof. Henrique Nicolini, membro honorário do Panathlon International, e pelo presidente Georgios Hatzidakis, decidiu retornar e frequentar novamente o nosso clube, estando marcada a sua nova posse para o próximo dia 23 deste mês de abril. Naturalmente o presidente do CREFj4 será muito cumprimentado por seus companheiros, principalmente os integrantes da nova geração, que exultarão um dos mais importantes representantes da "velha guarda".

7 7 I PANATHLON CLUB SÃO PAULO MAGNíFICA CONFERÊNCIA DE NÁDIA CAMPEÃO No dia 13 de abril ocorreu a abertura do V Seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde", efetuado na sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e realizado pela mesa diretora dessa entidade e pela Comissão de Assuntos Esportivos, uma iniciativa do Deputado Enio Tatto com apoio do Panathlon e da Secretaria Estadual de Esportes. Foi uma sessão prestigiada por altas autoridades, que teve como ponto máximo a conferência da vice-prefeita Nádia Campeão sobre os Jogos Olímpicos do próximo ano. Seu pronunciamento foi extraordinário, abrangendo todos os aspectos referentes ao evento que teremos em 2016, não deixando de fora nada que não fosse relevante. O lado econômico do certame, o andamento das obras onde serão efetuadas disputas de 42 modalidades esportivas, as instalações urbanísticas necessárias para a mobilidade de competidores e turistas de 205 nações participantes e a imagem que os Jogos deixarão do Brasil no exterior. Os aplausos do auditório corresponderam aos méritos da apresentação. Vários minutos de um público que se colocou em pé para demonstrar seu agrado. Este seminário prosseguirá até o dia 16 deste mês, em vários recintos do conjunto da Assembléia Legislativa. Na sessão de encerramento, estava prevista a palestra do Prof. Dr. José Martins Filho, Ex-Reitor e Prof. Titular Emérito da UNICAMP, sobre "Estresse tóxico precoce e saúde em crianças e adolescentes". Este importante evento foi organizado pelo panathleta Walter da Silva. CONCURSO NACIONAL DE DESENHO PANATHLON Foi relançado O Concurso Nacional de Desenho Panathlon deste ano, cujos trabalhos deverão ser entregues até o dia 15 de junho, na sede do Panathlon Club São Paulo (Rua Estela, 140). Esta iniciativa é realizada com o apoio da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP), da Associação Brasileira do Desporto Educacional (ABRADE) e da Secretarie de Educação do Estado e da Cidade de São Paulo. É aberto a todos os alunos dos estabelecimentos de ensino público e privado, nascidos entre 1995 e 2004, e tem como finalidade a difusão dos valores preconizados pelo Panathlon International: fair play, ética esportiva, combate ao doping e à violência, eliminação das barreiras da diversidade de natureza social e étnica. Em 2014 recebemos 116 trabalhos, com grande participação de Ribeirão Preto, Taubaté e Piracicaba. Esperamos que neste ano este número seja duplicado e que contemos com a participação de todos os clubes Panathlon do Distrito Brasil. I

8 8 PANATHLON CLUB SÃO PAUL i PELOS CLUBES JUIZ DE FORA Este clube, que representa Minas Gerais no Panathletismo, está desenvolvendo uma campanha de valorização das mulheres, notadamente as associadas e as esposas de panathletas. Sem dúvida, em cada uma das áreas da atividade humana a mulher vem ocupando um espaço cada vez maior. Em seu último convivio, o clube de Juiz de Fora firmou uma parceria com o programa de publicidade "Gente e Empresa", para a divulgação semanal, das 19 às 1930 horas, das ações panathléticas e que vem obtendo grande êxito, informando tudo o que acontece com o Senado do Esporte daquele município. *** SANTOS Recebemos o boletim de abril do Panathlon Clube Santos. Ele está excelente, com uma clara descrição do que foram a Assembléia e o Congresso Distrital, realizados em Sorocaba. Tem também em seu conteúdo um artigo de Elny A.A. Camargo sobre a Educação Física na Escola, além de fartas informações sobre os associados da baixada santista. *** TAUBATÉ Recebemos também um exemplar do excelente boletim mensal de Taubaté, repleto de noticias locais. Entre elas destacamos o ingresso de três novos associados, todos com vinculos com o esporte e base ética para integrar a nossa comunidade. O boletim dá, também, amplo noticiário sobre o Congresso de Sorocaba. FLASHES - No período de 26 a 28 de março, quando se realizavam o Congresso e a Assembléia Geral de Sorocaba, o prof. Henrique Nicolini ganhou mais dois bisnetos: nasceram Pedro, filho de Leonardo Nicolini Cunha e de sua esposa Stella, e também Rodrigo, filho de Davi Nicolini Breanza e de sua esposa Juliana. *** - O "Panathlon do Além" ganhou mais um membro. Faleceu, no último dia 23 de março, nosso companheiro Kleber Martini Ricco, ex-presídente do Clube Esperia e panathleta da velha guarda. Kleber sempre foi muito estimado no nosso clube e, obviamente, no Esperia. À família enlutada deixamos as nossas condolências. PAN-AMERICANO o XI SERÁ NO URUGUAI Congresso Pan-americano está programado para o período de 3 a 6 de dezembro deste ano, na cidade de Punta Dei Este, no Uruguai. Para incrementar a participação, a comissão organizadora instituiu um pacote no valor de U$ 460,00 que inclui: - 3 noites em apto duplo (café da manhã incluso) - Taxa de inscrição - Passeio - Ceia de encerramento do congresso - Transfer aeroporto/hotel/aeroporto Ricardo Perez, o presidente, e o Cel. Carlos de Leon, o secretário geral, recomendam a confirmação e o pagamento de 50% do custo até o próximo dia 31 de julho. Nos próximos meses a comissão deverá enviar maiores informações sobre o evento.

9 9 PANATHLON CLUB SÃO PAUL MAIS QUATRO PANATHLETAS No próximo convívio o nosso quadro de associados será ampliado com quatro novos panathletas, portadores de currículos e obras que justificam as respectivas indicações: 1 - DANIEL BERSELLIMARINHO (Padrinho: Wladimir Romicl - Especialista em Gestão Tributária pela FEA-USP - Pós-graduado em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio pela FGV de São Paulo - - Pratica Karatê desde É faixa preta de karatê pela Confederação Brasileira desta modalidade e árbitro da Federação Paulista de Karatê. - Ex membro da Comissão Disciplinar e do TJD da Confederação Brasileira de Karatê 2 - DANIEL CARREIRA FILHO (Padrinho: Walter da Silva) - Praticante de judô desde a infância - Obteve três títulos consecutivos do estandarte de ouro e ficou de posse definitiva desta láurea - Campeão paulista e brasileiro de judô - Praticou ainda diversas outras modalidades e colaborou como professor voluntário na Escola de Educação da USP - Concluiu o doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp 3 - FERNANDO RODRIGUES DE MORAES VIOLA (Padrinho: Mário Bezerra) - Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física da USP - Pós graduado em Fisiologia do Exercício e Especializado em Performance Humana pela Universidade Veiga de Almeida - Ex-atleta de handebol e basquete, tendo sido diversas vezes campeão paulista e dos Jogos Abertos do Interior - Membro Titular da Associação Brasileira de Psicanálise Integrativa 4 - GIL DE PAULA (Padrinho: Paulo Prouvot) - Possui Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Guarulhos - Graduado em Fisioterapia, com especialização em Ortopedia e Traumatologia - Aperfeiçoamento em Personal & Professional Coaching - Participou a partir de 1994 de vários congressos e cursos como palestrante - É conselheiro da ACM e Consultor do Sindi-Clube - Coordenador do Centro de Atividade Física e Prevenção do MC Donalds - Pós graduado em Gerência de Marketing e Marketing de Serviços LUDIS IUNGIT - O ESPORTE UNE

10 10 PANATHLON CLUB SÃO PAUL ASSEMBLÉIA E CONGRESSO DISTRITAL o Panathlon Club Sorocabaabriu o 14 Congresso Nacional do Distrito Brasildo Panathlon Internacional com a 33 Festa do Esporte, no dia 26 de março, no Teatro Armando Pannunzio - SesiSorocaba. Após a cerimônia de abertura, com apresentação do hino Nacional e do Panathlon pelo Coral da ACM, falaram todas as autoridades que compuseram a mesa diretora. A Festa do Esporte premiou 21 Destaques do Esporte 2014 e 04 Méritos Esportivos, além de 10 técnicos dos Destaques que possuem registro no Conselho Regional de Educação Física. Sorocaba fundou o primeiro clube Junior das Américas O Panathlon Clube de Sorocaba fundou o Panathlon Junior na abertura do Congresso, apresentando os nove membros da entidade que será coordenada pelos panathletas Vladimir Juliano Godoi, Pedro Roberto Pereira de Souza e Solange Guerra Bueno. O Panathlon Junior Sorocaba é o primeiro clube desta natureza em toda América, com o compromisso de desenvolver os quatro pilares da entidade no ambiente esportivo: a cultura, amizade, ação e a ética, tanto na comunidade como entre os seus associados.

11 ~--_.._ PANATHLON CLUB SÃO PAULO o Panathlon Club Junior de Sorocaba-Brasil congrega jovens de 18 a 31 anos, oferecendo serviços voluntários com a missão de tornar o esporte um fenômeno cultural, representado pela valorização do Fair Play, no combate às drogas, na prevenção da especialização precoce nos valores olímpicos e com o foco nos aspectos positivos do esporte. A sustentabilidade e a assistência social também constituem valores desse clube. Forum Nacional do Esporte na Escola Foi realizado um Fórum Nacional reunindo profissionais de Educação Física, Técnicos, Dirigentes, Gestores, entre outros, sobre as concepções e entendimentos relacionados à prática do "ESPORTENA ESCOLA". Os debates se desenvolveram através de 3 painéis, a saber: 10PAINEL: DIAGNÓSTICO "ESPORTE ESCOLAR NO BRASIL" 2 PAINEL: O ESPORTE NA ESCOLA FUNCIONA? 3 PAINEL: PROPOSTAS PARA O ESPORTE ESCOLAR Entre os palestrantes estavam altas personalidades, entre elas Jorge Steinhilber - Presidente do Conselho Federal de Educação Física; Ana Moser - Atletas Pelo Brasil, Flavio Delmanto - Presidente do Conselho Regional de Educação Física, o presidente do Panathlon São Paulo, Georgios Hatzidakis, Luiz Delphino - Panathleta e ex-presidente da Federação do Desporto Escolar do Estado de SP- Fedeesp, entre outros. Bosque da Fama Sorocaba O Panathlon Club Sorocaba, em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias; "Meio Ambiente"; "Esporte" e "Educação", implantou o Bosque da Fama Sorocaba no dia 28 de março, no Jardim Botânico. Foram homenageados quase 30 esportistas, entre eles alguns "in memoriam" Após a inauguração, foi realizado um coquetel no Palacete de Vidro e apresentação do Grupo de Choro da Fundec. Esta solenidade deverá ocorrer duas vezes por ano, uma em cada semestre.

12 12 PANATHLON CLUB SÃO PAUL AUDAX É BICAM PEÃO PAULISTA DA DISCIPLINA Com a adesão dos veículos de comunicação de São Paulo, a disputa pelo Troféu fair Play continua despertando cada vez mais o interesse do público. Desta vez, no final de cada rodada, era apresentado o resultado desta disputa, uma iniciativa do Panathlon Club São Paulo em parceria com a Federação Paulista de futebol. Este troféu, que equivale ao título de Campeão Paulista da Disciplina, será entregue ao Grêmio Osasco Audax, que já confirmou a presença de toda a sua diretoria, de seu técnico e alguns jogadores no convívio de 23 de abril. Também está prevista a presença de dirigentes da FPF. O regulamento prevê a perda de um ponto a cada cartão amarelo e três a cada cartão vermelho. Ele vale para a fase de classificação do Campeonato Paulista. Os três primeiro colocados deste ano foram: 1o lugar - Audax - 22 pp 2 lugar - São Bernardo - 29 pp 3 lugar - Corinthians - 34 pp Em último ficou o Ituano, com 52 pontos perdidos. O Corinthians, segundo colocado do ano passado, este ano foi o terceiro, com uma grande recuperação nas últimas rodadas devido à interferência enérgica do técnico Tite.. Na mesma solenidade, também receberá o diploma o técnico disciplinador Fernando Diniz. A consignação deste prêmio, que existe desde 1995, será um dos pontos altos do próximo convívio. ATIVIDADES DE GEORGIOS Georgios Hatzidakis está com uma agenda pessoal de muita atividade, pois, além de presidir o Panathlon, ele ocupa importantes cargos em outras destacadas entidades vinculadas ao esporte. Vejam sua atividade em 30 dias: 31/03 - Reunião no Conselho Municipal de Esportes de São Paulo - Secretaria Municipal de Esportes - São Paulo - SP 10 e 11 /04 - Participação na Reunião Plenária do Conselho Federal de Educação Física- CONFEF- Rio de Janeiro - RJ 13/04 - Abertura no 5QSEMINÁRIO ESPORTE,ATIVIDADE FíSICAE SAÚDE- Assembléia Legislativa de São Paulo - São Paulo - SP 15/04-5ª Reunião do Comitê São Paulo Rumo a São Paulo - SP 17/04 - Palestra sobre Marketing Esportivo no Ciclo do Conhecimento do CREF-SP- Botucatu - SP 23/04 - Convívio do Panathlon Club São Paulo - Clube Espéria - São Paulo - SP 27 e 28/04 - Seminário IAAF para Chefes de Imprensa das Américas - Hotel Pestana - São Paulo - SP

DIA OLIMPICO E MUNDIAL

DIA OLIMPICO E MUNDIAL r Boletim no 05 Rua Estela,140 PANATHLON CLUB SÃO PAULO - 127@panathlon.net - Fone (11) 5572-7356 w.ww.panathlonsp.org.br - Fax (11) 5575-4686 No cardápio do próximo convívio:, DIA OLIMPICO E MUNDIAL Dia

Leia mais

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição

Exposição de marca Além de obter maior visibilidade na mídia, através da associação com equipes e atletas de alto rendimento, a marca da instituição Os jogos olímpicos mais diretamente possuem vinculação com o ensino superior por ter a participação de atletas oriundos de disputas universitárias. Conforme aponta estimativa da Koch Tavares, empresa especializada

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional Ofício-Circular CFN-FEB nº 17/2014 Brasília, 2 de setembro de 2014. (Circular encaminhada às Entidades Federativas que integram o CFN da FEB) Prezados confrades: Pelo presente, estamos convidando os estimados

Leia mais

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal

Discurso 04/12/2003. Dr. Alfredo Setubal Discurso 04/12/2003 Dr. Alfredo Setubal Presidente do Conselho de Administração do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Boa Noite! Esta cerimônia de final de ano é a minha última à

Leia mais

Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br

Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br Praça Engenheiro José Rebouças Ponta da Praia Santos SP CEP 11030-000 Tel. 3269 8080 gab.semes@santos.sp.gov.br ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Educando com o Taekwondo 2. Manifestação:

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

PANATHLON CLUB SÃO PAULO A VEZ DOS UNIVERSITÁRIOS

PANATHLON CLUB SÃO PAULO A VEZ DOS UNIVERSITÁRIOS PANATHLON CLUB SÃO PAULO Boletim n 02-127@panathlon.net Rua Estela,140 - Fone (11) 5572-7356 www.panathlonsp.org.br - Fax (11) 5575-4686 A VEZ DOS UNIVERSITÁRIOS A palestra deste convivio de março corresponde

Leia mais

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA

ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA ESPORTE E CIDADANIA, PROGRAMA MEDALHA DE OURO GINÁSTICA DE TRAMPOLIM E ARTÍSTICA Projeto enviado por Lúcia de Fátima Albuquerque Silva - Juíza de Direito Titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude

Leia mais

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014

Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes 26.08.2014 Há exatamente dois meses a Seleção Nacional A efetuou o seu último jogo no Campeonato do Mundo disputado no Brasil.

Leia mais

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social.

A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. A hora é agora! Vamos juntos alcançar um verdadeiro legado social. 2013 foi ótimo! Mas, 2014 está sendo ainda melhor. Um ano de oportunidades, transformações... Mais uma chance de fazer melhor e com excelência!

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor:

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: - Conselho Municipal de Educação de Vila Real - Proposta de Regulamento ---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: A Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Serviço Público Federal. Ministério da Educação. Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal. Ministério da Educação. Universidade Federal Fluminense A parte de imagem com identificação de relação rid6 não foi encontrada no arquivo. Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Edital para submissão de projetos da AGENDA

Leia mais

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO

3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO 3º EDITAL SULAMÉRICA SEGUROS E PREVIDÊNCIA PARA CAPTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PELA LEI DE INCENTIVO FISCAL 8.069/1990 NA CIDADE DE SÃO PAULO I. APRESENTAÇÃO A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos

Leia mais

Hoje no Comércio. Cursos no Espaço Cidadão têm recorde de inscrição

Hoje no Comércio. Cursos no Espaço Cidadão têm recorde de inscrição Hoje no Comércio NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO 16 de abril de 20132 1 Cursos no Espaço Cidadão têm recorde de inscrição IcNews Mais de 500 pessoas já estão pré-inscritas nos cursos

Leia mais

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO INFORMAÇÕES GERAIS ENDEREÇO DO HOTEL MAR HOTEL CONVENTIONS

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015

8ª COPA BRASIL DE FUTSAL DOS SURDOS MANAUS AMAZONAS. 16 a 19 de Julho de 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a à Oitava Edição da Copa Brasil de Futsal dos Surdos Manaus/AM,

Leia mais

1º Encontro de Comunicação do Setor Sucroenergético de Minas BELO HORIZONTE 08/10/09

1º Encontro de Comunicação do Setor Sucroenergético de Minas BELO HORIZONTE 08/10/09 1º Encontro de Comunicação do Setor Sucroenergético de Minas Gerais BELO HORIZONTE 08/10/09 . Jornal Canavial SIAMIG-SINDAÇÚCAR-MG EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO. Criação do Boletim Eletrônico. Criação do Site

Leia mais

Órgão de classe cujos objetivos são: valorizaredefender a profissão.

Órgão de classe cujos objetivos são: valorizaredefender a profissão. Conselho Regional de Administração de São Paulo CRA-SP Órgão de classe cujos objetivos são: valorizaredefender a profissão. Almejando a difusão da importância da Administração e promovendo o reconhecimento

Leia mais

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA Área de Atuação 1. Formação Profissional Cooperativista São ações voltadas à formação, qualificação e capacitação dos associados,

Leia mais

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO NIQUELÂNDIA/COCALZINHO Instituto Votorantim debate Educação Euclides Oliveira Criado em 2002 para identificar oportunidades de gerar valor para a sociedade brasileira, o Instituto Votorantim agora vai

Leia mais

COMISSÃO ORGANIZADORA

COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO ORGANIZADORA XII Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento (XII WAI) I Simpósio de Ciência, Tecnologia & Inovação do IEAv (I SCTI) Evento Cultural e Social Sustentabilidade e Ciência & Conhecimento

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Gincana da Energia. A reforma será iniciada pelo Serviço de Neonatologia (Banco de Leite Humano).

Gincana da Energia. A reforma será iniciada pelo Serviço de Neonatologia (Banco de Leite Humano). Gincana da Energia Campanha Santa Energia Página 1 Em parceria com a AES Eletropaulo a Santa Casa de São Paulo lança a campanha Santa Energia, que permite doações por meio da conta de luz à Santa Casa

Leia mais

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA

A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A HISTÓRIA DA ATLÉTICA A Atlética de hoje não possui uma data de fundação, mas já tem algum tempo de existência. Sua história nos faz voltar ao Intermed de 2000 em Barbacena. Naquele ano, com a maior delegação

Leia mais

COPA BRASIL DE PARACICLISMO 4ª ETAPA RIO DAS OSTARS/RJ TROFÉU JOÃO SCHWINDT Rio das Ostras-RJ

COPA BRASIL DE PARACICLISMO 4ª ETAPA RIO DAS OSTARS/RJ TROFÉU JOÃO SCHWINDT Rio das Ostras-RJ 1 COPA BRASIL DE PARACICLISMO 4ª ETAPA RIO DAS OSTARS/RJ TROFÉU JOÃO SCHWINDT Rio das Ostras-RJ Comitê recebem É com grande Paralímpico os participantes satisfação Brasileiro que a Confederação Brasileira

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CME BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA PREFEITURA MUNIPAL DE BOA VISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

Projeto Verão Para Todos

Projeto Verão Para Todos Projeto à Projeto Verão Para Todos O Verão Para Todos visa ser o maior torneio de São Paulo de esportes de praia incluindo modalidades de paradesporto. Levaremos ao litoral diversas competições em um mês

Leia mais

Regulamento. Conselho Municipal de Desporto

Regulamento. Conselho Municipal de Desporto Regulamento Conselho Municipal de Desporto 30.abril.2015 CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO Preâmbulo Considerando que as autarquias, pela sua proximidade com a população, são

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO DE BILHAR 2015 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e de toda a região,

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

EMPREENDEDOR DE 9 A 14 DE MARÇO - TRINDADE-GO - 2015

EMPREENDEDOR DE 9 A 14 DE MARÇO - TRINDADE-GO - 2015 REALIZAÇÃO: AJE Trindade surpreende com a Semana do Empreendedor Associação de Jovens Empreendedores organiza evento itinerante e leva mensagem a mais de 1500 pessoas da cidade. Poderes Executivo e Legislativo,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE VISCONDE DO RIO BRANCO CAPÍTULO I

Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE VISCONDE DO RIO BRANCO CAPÍTULO I Regulamento da CPA Comissão Própria de Avaliação DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE VISCONDE DO RIO BRANCO CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 - O presente Regulamento disciplina a organização,

Leia mais

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer Unidades SESI 94 Unidades em 77 Municípios: 30 unidades escolares 43 unidades multioperacionais 6 Clubes 4 Centros de Cultura 6

Leia mais

Palavra do Presidente

Palavra do Presidente Palavra do Presidente Estou feliz por reiniciar os trabalhos de nossa entidade, especialmente em ano de véspera de copa do mundo uma temporada diferente pela realização do próximo mundial sendo no Brasil

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

Eventos Fehosp 2012. Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais

Eventos Fehosp 2012. Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais Eventos Fehosp 2012 Congresso Anual Audhosp Encontros Regionais Hotel Palm Plaza Resort em Campinas 24 a 27 de abril de 2012 www.fehosp.com.br / eventos@fehosp.com.br FEHOSP Fundada em 1959, a Federação

Leia mais

Desporto e Hábitos de Vida Saudável

Desporto e Hábitos de Vida Saudável Desporto e Hábitos de Vida Saudável SRA PRESIDENTE SRAS E SRS DEPUTADOS SR PRESIDENTE SRA E SRS MEMBROS DO GOVERNO Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar a Srª Presidente da Assembleia, desejando-lhe

Leia mais

X ENCONTRO NACIONAL: A MISSÃO DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO

X ENCONTRO NACIONAL: A MISSÃO DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO É NOTÍCIA - Nº 18 2011 EDIÇÃO ESPECIAL X ENCONTRO NACIONAL: A MISSÃO DAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A CERTIFICAÇÃO DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO FEBRAEDA - CAMP SÃO BERNARDO DO CAMPO 08 DE ABRIL

Leia mais

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO

10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 10º Prêmio MASTERINSTAL REGULAMENTO 1. DO PRÊMIO Há uma década, o Prêmio MASTERINSTAL vem contribuindo para ampliar a visibilidade e o posicionamento da atividade no mercado nacional. O conjunto das melhores

Leia mais

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação

Do Cerimonial de Abertura OLIMGLOCK Da Identificação SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÂO BÁSICA MONSENHOR GREGÓRIO LOCKS Justificativa Olimpíadas Gregório Locks Regulamento Geral Artigo 1º - No seu Projeto Político Pedagógico,

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

Compromisso Todos pela Educação. Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Compromisso Todos pela Educação. Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Compromisso Todos pela Educação Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. Ministério da Educação SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Maria do Pilar Lacerda A. Silva DEPARTAMENTO DE PROJETOS

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

EDITAL - REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (FOTOGRAFIAS) TEMA: LIVRE

EDITAL - REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (FOTOGRAFIAS) TEMA: LIVRE EDITAL - REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (FOTOGRAFIAS) TEMA: LIVRE A PREFEITURA MUNICIPAL, inscrita no CNPJ Nº 05.121.991/0001-84 e estabelecida na Avenida Barão do Rio Branco

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

Prêmio Atitude Ambiental 2012

Prêmio Atitude Ambiental 2012 Prêmio Atitude Ambiental 2012 TEMAS: 1. Carta da Terra (Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I) 2. O Lixo de Bertioga e eu (para Ensino Fundamental II) 3. RIO +20 Conferência das Nações Unidas sobre

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares 1 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Fundada em 21 de dezembro de 1964 MANTENEDORA DAS FACULDADES DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E DA COMPUTAÇÃO, FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO, FACULDADE

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014

1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014 1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014 1 INTRODUÇÃO O 1º Prêmio de Comunicação Grupo SMS 2014, com o tema Mobilidade Urbana é uma iniciativa do Grupo SMS, formado pelas empresas Auto Viação Salineira,

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas

TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas TÍTULO DO PROJETO: I FORUM DA GRADUAÇÃO da UENF: Educação Contemporânea Desafios e Perspectivas I-Introdução A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF é uma Instituição Estadual de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária

FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Formulário para Registro de Projetos de Extensão Universitária Ano 2015 Título do Projeto: Observatório Juventudes Tipo de Projeto:

Leia mais

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais.

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais. ABIG / JEQUIÁ BASQUETE * Localizado na Ilha do Governador * Há 40 anos participando das competições de Basquete no Estado do Rio de Janeiro * Equipes participando de 5 categorias nesta temporada Crianças

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA Art. 1º. O presente regulamento tem como finalidade regular as atividades complementares

Leia mais

LIDERANÇA DESPORTIVA APLICADA ÀS

LIDERANÇA DESPORTIVA APLICADA ÀS Formação LIDERANÇA DESPORTIVA APLICADA ÀS - A Liderança do Desporto para as Organizações - Luanda 17 e 18 Março 2015 Hotel Skyna **** Em parceria com Apresentação Alcançar elevados níveis de desempenho

Leia mais

REGIMENTO. XVII CONAFISCO- Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital. De 27 de novembro a 01 de dezembro de 2016 Belém-PA

REGIMENTO. XVII CONAFISCO- Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital. De 27 de novembro a 01 de dezembro de 2016 Belém-PA REGIMENTO XVII CONAFISCO- Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital De 27 de novembro a 01 de dezembro de 2016 Belém-PA Dos Objetivos do Congresso 1. Objetivo Principal O Congresso Nacional do Fisco

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann Esporte na Educação Olimpismo O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva. COB

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

PROGRAMA ESPORTIVO PARA ASSOCIADOS

PROGRAMA ESPORTIVO PARA ASSOCIADOS FÓRUM NACIONAL DE GESTORES E PROFISSIONAIS DE CLUBES PROGRAMA ESPORTIVO PARA ASSOCIADOS DE CLUBES DE ESPECTADOR A PRINCIPAL ATOR CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES Palestrante: ROBERTO LIBARDI Administrador

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

I Aberto do Sport Club do Recife

I Aberto do Sport Club do Recife I Aberto do Sport Club do Recife Troféu Amizade (Homenagem aos dois grandes atletas e colaboradores do Tênis de Mesa Pernambucano há mais de 30 anos, Natália Pereira e Domingos Cardozo). Associação dos

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 4.106, DE 2012 I RELATÓRIO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 4.106, DE 2012 I RELATÓRIO COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 4.106, DE 2012 Regulamenta o exercício da profissão de Supervisor Educacional, e dá outras providências. Autor: Deputado ADEMIR CAMILO Relator: Deputado ARTUR BRUNO

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL REGULAMENTO PRÉ-REQUISITOS REGULAMENTO DO PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL 2015 PROGRAMA CERTIFICAÇÃO LOJA SUSTENTÁVEL O programa Certificação Loja Sustentável é uma iniciativa da CDL Porto Alegre que visa estimular e dar

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Regulamento Prêmio Bom Design 2015

Regulamento Prêmio Bom Design 2015 Regulamento Prêmio Bom Design 2015 (Projetos de janeiro de 2014 até julho 2015) a. CARACTERIZAÇÃO O Prêmio Bom Design é uma premiação dos trabalhos de graduação e equivalentes das instituições de ensino

Leia mais

Sistema LigaMagic de Torneios

Sistema LigaMagic de Torneios Sistema LigaMagic de Torneios O Sistema LigaMagic de Torneios (www.ligamagic.com.br) tem como objetivo fortalecer as lojas e organizadores de Magic no Brasil. Para isto estamos criando um sistema de torneios

Leia mais

COPA BRASIL DE PARACICLISMO 3ª Etapa Curitiba/PR 17 a 19 de outubro de 2014

COPA BRASIL DE PARACICLISMO 3ª Etapa Curitiba/PR 17 a 19 de outubro de 2014 COPA BRASIL DE PARACICLISMO 3ª Etapa Curitiba/PR 17 a 19 de outubro de 2014 Recebemos os participantes da Copa Brasil de Paraciclismo, desejando as boas vindas, sorte nas competições, e acima de tudo que

Leia mais

Crédito Estudantil Ibmec

Crédito Estudantil Ibmec Crédito Estudantil Ibmec Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que ter uma

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - 2014

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - 2014 Orientações aos estudantes concluintes da UFABC habilitados ao ENADE 2014 O que é o ENADE? O ENADE 2014 O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014

REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 REGULAMENTO PRÊMIO MINIEMPRESA 2014 O Prêmio Miniempresa é uma competição nacional entre as Miniempresas do Brasil, organizada pela Associação Junior Achievement do Brasil. O objetivo é incentivar nos

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente,

PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 10/05/2011. PRIMEIRA VILA OLÍMPICA INDÍGENA DO BRASIL, DOURADOS SEDIA A ESPERANÇA PARA OS POVOS INDÍGENAS Senhor Presidente,

Leia mais

SLCVB participa de feiras internacionais

SLCVB participa de feiras internacionais SLCVB participa de feiras internacionais O superintendente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Liviomar Macatrão, e o presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Nan Souza, embarcaram nesta

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU FATEC ITU Fatec Itu Notícias O Jornal de Todos Nós Viagem didática Neste 2º semestre, os alunos da Fatec Itu foram levados, pelo professor Eduardo Tadeu Gonçalves, a visitar o Espaço Cultural Catavento

Leia mais

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento.

MESTRADO 2010/2. As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. MESTRADO 2010/2 GERAL 1. Onde são realizadas as aulas do Mestrado? E as matrículas? As aulas do Mestrado são realizadas no Campus Liberdade, já as matrículas na área de Relacionamento. 2. Qual a diferença

Leia mais