IBDoc teste de Calprotectina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IBDoc teste de Calprotectina"

Transcrição

1 IBDoc teste de Calprotectina Instruções de uso Pacientes e usuários leigos LF-IBDOC8 8 testes Versão 2.0: BÜHLMANN Laboratories AG Telefone Baselstrasse 55 Pedidos por fax CH 4124 Schönenbuch/Basel info@buhlmannlabs.ch Suíça

2 ÍNDICE USO PREVISTO 2 PRINCÍPIO DO ENSAIO 3 MATERIAIS E ACESSÓRIOS 3 INFORMAÇÕES IMPORTANTES 4 COMPONENTES DO KIT DE TESTE IBDoc 5 ETAPA 1: INSTALAÇÃO DO APP E ACESSO 8 ETAPA 2: PREPARAÇÕES PARA O PROCEDIMENTO DE TESTE 9 ETAPA 3: COLETA DE FEZES 10 ETAPA 4: EXTRAÇÃO DE FEZES 11 ETAPA 5: CARREGANDO O CASSETE DE TESTE 12 ETAPA 6: LENDO O CASSETE DE TESTE 13 ETAPA 7: ACRESCENTANDO NOTAS E SALVANDO RESULTADOS 14 GUIA RÁPIDO 15 USO PREVISTO USO PREVISTO O IBDoc é um dispositivo de diagnóstico para determinação quantitativa de níveis de calprotectina em amostras de fezes para uso próprio. A determinação dos níveis de calprotectina ajuda na terapia de monitoramento da doença inflamatória do intestino e é combinada com a avaliação de status do paciente pelo seu médico. USUÁRIO PREVISTO O IBDoc pode ser usado por usuários profissionais no laboratório, ou local de atendimento, ou por usuários leigos treinados para utilização em seu domicílio (ou seja, pacientes com DII com uma idade mínima de 12 anos). Cláusula de exclusão: As capturas de tela nestas Instruções de uso são baseadas na versão para ios do CalApp. A versão para Android pode ter o layout diferente, mas não a funcionalidade. LF-IBDOC8 2/16 Data da revisão:

3 PRINCÍPIO DO ENSAIO PRINCÍPIO DO ENSAIO IBDoc é um home test para quantificar a calprotectina, um biomarcador de inflamação, em amostras de fezes. Os doentes utilizam o tubo de extração CALEX para a coleta de uma quantidade precisa de amostra de fezes. No interior do tubo CALEX, a calprotectina presente na amostra de fezes é transferida para a solução de extração. O extrato é aplicado ao cassete de teste, onde a calprotectina é visualizada em partículas vermelhas vivas. O extrato com calprotectina flui através da cassete do teste e liga-se à linha do teste. As linhas de teste e controle são medidas através de uma aplicação no smartphone app (CalApp ). O resultado é calculado pela aplicação CalApp e enviado para um servidor seguro onde é visualizado pelo seu médico. A gama de valores do teste varia entre μg calprotectina/ g fezes. MATERIAIS E ACESSÓRIOS MATERIAIS E ACESSÓRIOS FORNECIDOS NO KIT DE TESTES IBDOC (B-IBDOC): Antes de executar o teste, certifique-se de que todos os componentes estão no kit. Quantidade Componentes 1 Tubo CALEX cheio com solução de extração (5ml) 1 Cassete de teste 2 Papéis de coleta de fezes 1 Cartão de teste da câmera 1 Guia rápido O KIT IBDoc DEVE SER ARMAZENADO EM REFRIGERADOR (2-8 C). MATERIAIS E ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS, MAS NÃO FORNECIDOS COM O KIT DE TESTES. ios ou smartphone Android validado pela BÜHLMANN para uso com o IBDoc. Você pode obter uma lista completa de smartphones validados em Uma conexão de Internet em seu smartphone (veja também as informações importantes). O aplicativo para smartphone CalApp : Disponível na itunes App Store ou Google Play Store. Luvas para exame, se necessário, disponibilizada por seu médico. LF-IBDOC8 3/16 Data da revisão:

4 INFORMAÇÕES IMPORTANTES Leia as Instruções de uso com atenção antes de iniciar o procedimento de teste. As páginas 5 a 7 contêm uma descrição geral de todos os componentes do kit. A descrição do procedimento, etapa por etapa, inicia na página 7. Para usuários experientes, há um guia rápido na página 15. Não tenha pressa para realizar o teste em sua casa e cuide para que não sofra distrações. Não faça adaptações em seu tratamento sem primeiro consultar seu médico. Mantenha seu smartphone longe de água para evitar danos. Pode haver custos adicionais em sua conexão de internet, dependendo de sua operadora. Você pode realizar o teste IBDoc em diferentes condições de iluminação, mas você deve impedir a incidência de luz solar direta, forte incidência lateral de luz ou sombra sobre o cassete de teste ao fazer a leitura do cassete no Procedimento de teste Etapa 6. Seu smartphone deve ter pelo menos 20% de carga na bateria. O tubo CALEX e o Cassete de teste não devem ser usados após a data de validade impressa nos rótulos. O cassete do teste é estável à temperatura ambiente durante 4 horas após abertura da bolsa. O tubo CALEX e o Cassete de teste não devem ser reutilizados. Nenhum dos componentes é venenoso ou perigoso. Um link para definição de sua senha será enviado para seu IBDoc (nome de usuário) que você forneceu a seu médico. Se você não receber esta mensagem, verifique sua caixa de lixo eletrônico. Não utilize o kit, se ao abri-lo, verificar que a bolsa da cassete do teste estiver danificada ou o tubo CALEX estiver gotejando. RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA MANUSEIO CORRETO DO TESTE Muitas amostras de fezes exigem até 2 horas para se destacar completamente das ranhuras (Etapa 4, p.11). Pode ser mais fácil fazer a preparação e extração da amostra de fezes (conforme descrito no passo 3 e 4) de manhã e continuar com os restantes passos no final do dia. Não deixe o extrato processando por mais de 24 horas. Desta maneira, a amostra de fezes tem tempo suficiente para se destacar completamente das ranhuras e você não precisa se apressar para o resto do procedimento de teste. Fezes que não aderem às ranhuras podem ser amostradas da seguinte forma: coloque a amostra de fezes em uma colher de coleta. Pressione a Ponta de dosagem (Fig. 2, p.5) de forma reta contra a superfície da colher e gire a Haste da amostragem até que as ranhuras estejam completamente preenchidas com fezes. Amostras de fezes líquidas não podem ser coletadas. Realize o teste uma vez por dia com fezes sólidas. LF-IBDOC8 4/16 Data da revisão:

5 COMPONENTES DO KIT DE TESTE IBDoc Válvula CALEX Ilustração 1: Tubo CALEX Ilustração 2: Pino de amostragem Ilustração 3: Corpo do tubo CALEX Funil amostragem dosadora com ranhuras Estrangulador Saída Tampa de proteção LF-IBDOC8 5/16 Data da revisão:

6 Ilustração 4: Cassete de teste Código de barras Janela de leitura QB Calprotection B-LFCALUS-TC Porta de carregamento de amostra Ilustração 5: Cartão de teste da câmera Frente Padrão para teste da câmera IBDoc Camera Test Card Code: B-IBD-CTC Lot: 0302 Verso LF-IBDOC8 6/16 Data da revisão:

7 Ilustração 6: Menu de navegação CalApp Texto de informação (toque para abrir) Primeira tela do tutorial Menu secundário (toque para abrir) Vídeo tutorial e informações de contato Sair Navegação em telas de tutorial Ir diretamente ao cronômetro Lista de resultados Menu primário Portal móvel IBDoc Sair LF-IBDOC8 7/16 Data da revisão:

8 ETAPA 1: INSTALAÇÃO DO APP E ACESSO 1.1 Procure o CalApp ou IBDoc (A) na itunes App Store ou Google Play Store. 1.2 Baixe e instale o CalApp em seu smartphone. A 1.3 Certifique-se de que sua conexão de internet esteja estável. NOTA: Observe que você precisa de uma conexão de Internet para entrar no CalApp na primeira utilização. 1.4 Toque no ícone do CalApp e inicie o processo de acesso. NOTA: Na primeira utilização, você terá que concordar que o CalApp tem permissão de enviar notificações por push a você. Uma notificação por push enviará um lembrete um dia antes do prazo para o próximo teste. Você precisa ter pelo menos 20% de carga na bateria de seu smartphone para realizar o teste. No ios, você terá que concordar que o CalApp tem permissão de usar a câmera. 1.5 Insira o endereço de de sua conta IBDoc (nome do usuário) e a senha (B). NOTA: Se você esqueceu sua senha, você pode redefini-la clicando no botão Esqueci a senha (B). Assim que você inserir o endereço de (nome do usuário) de sua conta IBDoc, um link para redefinição de sua senha será enviado para seu . B 1.6 Leia e aceite o Contrato de Licença do Usuário Final (EULA). NOTA: Devido a razões de segurança e proteção de dados, sua sessão expira após 7 dias e você terá que entrar novamente. LF-IBDOC8 8/16 Data da revisão:

9 ETAPA 2: PREPARAÇÕES PARA O PROCEDIMENTO DE TESTE 2.1 Tire o Kit de teste IBDoc do refrigerador e mantenha os componentes individuais em um local seco e com sombra até serem necessários no Procedimento de teste. NOTA: Mantenha o cassete do teste dentro da embalagem. 2.2 Abra o Kit de teste IBDoc e tire o Cartão de teste da câmera (Fig. 5, p.6). C 2.3 Faça um Teste da câmera alinhando o Padrão de teste do Cartão de teste da câmera com o quadro amarelo no visor da câmera do CalApp (C). 2.4 Toque no botão OK quando o Teste da câmera for aprovado. NOTA: O Teste da câmera é válido por 30 dias. Neste período de 30 dias, as Etapas 2.2 a 2.4 não são necessárias e após o acesso você pode ir diretamente à Etapa 2.5. Após 30 dias, o Teste da câmera deve ser repetido. 2.5 Você pode navegar livremente entre as telas de tutorial e obter informações adicionais, tocando o botão circulado i (D). Se você for um usuário experiente, você pode pular estas instruções (tocando no botão Pular introdução ) e iniciar com o Procedimento de teste imediatamente (veja a Etapa 3). NOTA: Você pode consultar o vídeo tutorial no Menu de ajuda (Fig. 6, p.7) a qualquer momento. D 2.6 Agora você concluiu as preparações do smartphone. Coloque-o de lado, mas ao alcance para etapas posteriores. Inicie com o Procedimento de teste (Etapa 3). LF-IBDOC8 9/16 Data da revisão:

10 ETAPA 3: COLETA DE FEZES As etapas 3 e 4 subsequentes devem ser realizadas continuamente, sem interrupção 3.1 Esvazie sua bexiga primeiro, se necessário, pois a urina pode afetar o teste. 3.2 Abra o Papel de coleta de fezes segurando nas extremidades abertas e puxando delicadamente para fora (E). E 3.3 Coloque o Papel de coleta de fezes em cima do assento do vaso na parte de trás (F). CUIDADO: O papel não deve tocar a água do vaso. 3.4 Certifique-se de que o Papel de coleta de fezes esteja corretamente fixado no assento do vaso. F 3.5 Certifique-se de que sua amostra de fezes seja retida sobre o papel de coleta (G). NOTA: No caso de sua coleta de fezes não dar certo na primeira vez, você tem um segundo Papel de coleta de fezes fornecido com o Kit de teste. Se necessário, coloque suas luvas de exame e proceda para a Etapa 4 do Procedimento de teste. G LF-IBDOC8 10/16 Data da revisão:

11 ETAPA 4: EXTRAÇÃO DE FEZES 4.1 Segure o Tubo CALEX com a tampa branca no topo e remova a Haste de amostragem, girando-a no sentido horário e puxando-a para cima ao mesmo tempo (H). H 4.2 Mergulhe a Amostragem dosadora com ranhuras nas fezes, e gire-a antes de removê-la. Repita o procedimento em 3 a 5 posições diferentes da amostra de fezes de modo a preencher as ranhuras da Amostragem dosadora (Fig. 2, p.5) completamente (I). CUIDADO: Certifique-se de que todas as ranhuras estejam completamente preenchidas com fezes. Não importa se a Ponta de dosagem da Haste de amostragem esteja totalmente coberta com fezes, pois o excesso será removido na próxima etapa. CUIDADO: Não remova a tampa de proteção azul! I 4.3 O Pino de amostragem deve ser re-introduzido no corpo do dispositivo do Tubo CALEX (Fig 3, p.5) e empurrando-o para a posição de travamento final. Você sentirá e ouvirá um clique (J) NOTA: Após a amostra de fezes ser coletada, você pode eliminar o resto das fezes pelo vaso junto com o Papel de coleta de fezes. 4.4 Agite o tubo CALEX vigorosamente por 10 segundos (K) e deixe-a em pé por 2 horas. J NOTA: Devido a algumas amostras de fezes levarem mais de 2 horas para se desafixarem completamente das ranhuras. Assim, você deverá esperar, no mínimo, 2 horas antes de proceder para o próximo passo. Continue com o processo, quando lhe for mais conveniente, dentro de 24 horas. Mantenha o Tubo CALEX em local seco e sombreado durante o período de espera. Click! K LF-IBDOC8 11/16 Data da revisão:

12 ETAPA 5: CARREGANDO O CASSETE DE TESTE As etapas 5 a 7 subsequentes devem ser realizadas continuamente, sem interrupção. CUIDADO: Lembre-se de estar com seu smartphone pronto e ter entrado no CalApp. 5.1 Retire o Cassete de teste da embalagem e coloque-o no verso do Cartão de teste da câmera (Fig 5, p.6) de modo que a área branca seja totalmente coberta pelo Cassete de teste (L, 1). L 5.2 Agite vigorosamente o Tubo CALEX por mais 10 segundos. Verifique se as ranhuras da Ponta de dosagem estão sem qualquer resíduo de fezes. Segure o Tubo CALEX verticalmente; caso haja bolhas de ar no interior, bata com o dedo no fundo do tubo para as liberar CUIDADO: De modo a obter um resultado correto no teste, é fundamental que as ranhuras da Ponta de dosagem estejam sem qualquer resíduo de fezes antes de continuar com a próxima etapa. M 5.3 Remova a Tampa de proteção (L, 2) e coloque a Saída do Tubo CALEX na Porta de carregamento de amostra circular (Fig. 4, p.6) do Cassete de teste (L, 3). Gire o Estrangulador (Fig. 3, p.5) da posição 1 para a posição 2 no sentido anti-horário (M) e certifique-se de manter a Saída em contato próximo com a Porta de carregamento de amostra. 5.4 Conforme o líquido é carregado, uma cor avermelhada aparece na Janela de leitura. Deixe a cor avermelhada alcançar a metade da Janela de leitura do Cassete de teste (N, seta). Isto levará de 20 a 30 segundos. N 5.5 Inicie o cronômetro no CalApp imediatamente (O, 1) CUIDADO: Abra o Estrangulador do Tubo CALEX apenas uma vez. O teste é projetado para funcionar com a primeira gota liberada. 5.6 Remova o Tubo CALEX da Porta de carregamento de amostra do Cassete de teste e coloque a Tampa de proteção de volta (O, 2). NOTA: O Tubo CALEX deve ser usada apenas uma vez. O Deixe o Cassete de teste por 12 minutos até o cronômetro começar a apitar. Então proceda imediatamente com a Etapa 6 do Procedimento de teste. 2 LF-IBDOC8 12/16 Data da revisão:

13 ETAPA 6: LENDO O CASSETE DE TESTE NOTA: Certifique-se de que o Cassete de teste esteja posicionado no lado azul do verso do Cartão de teste da câmera. O código de barras deve estar no canto superior direito (P). 6.1 Assim que o cronômetro tiver disparado, imediatamente faça uma imagem do Cassete de teste, pressionando o botão Ler. CUIDADO: Uma mensagem de expiração aparecerá 90 segundos após pressionado o botão Ler. O visor da câmera fechará e o CalApp retornará à tela inicial. P 6.2 Alinhe o quadro amarelo no visor da câmera com as bordas do Cassete de teste (R). Toque na tela para aplicar foco, se necessário. NOTA: Segure seu smartphone na horizontal em relação ao Cassete de teste e não na posição inclinada (Q). Mova o smartphone lentamente para cima e para baixo para obter o devido alinhamento com o Cassete de teste. Toque na tela para aplicar foco, se a leitura estiver demorando. Certifique-se de que o Cassete de teste esteja corretamente posicionado sobre o verso do Cartão de teste da câmera, de modo que qualquer parte branca do Cartão seja coberta pelo Cassete. Q R 6.3 Assim que o CalApp tiver encontrado uma boa imagem para analisar, aparacem cinco pontos verdes e a tela exibe a mensagem Analisando o teste. LF-IBDOC8 13/16 Data da revisão:

14 ETAPA 7: ACRESCENTANDO NOTAS E SALVANDO RESULTADOS 7.1 Assim que o Cassete de teste tiver sido lido, o CalApp leva você para a visualização de resultados (S). NOTA: Se você não tiver uma conexão de Internet ao realizar o teste, o resultado pode aparecer como Pendente em uma caixa azul até uma conexão de Internet ser estabelecida no próximo acesso. Em qualquer caso, seu resultado não estará perdido. S 7.2 Ao tocar na caixa Notas, você pode deixar um comentário para si ou seu profissional de saúde. NOTA: Apenas pontos e vírgulas são permitidos como sinais de pontuação. 7.3 Assim que você tiver escrito sua nota, toque no botão Salvar (S) para salvar o resultado do teste. NOTA: Os resultados dos testes são automaticamente enviados para o Portal IBDoc e seu médico é notificado por . Se o CalApp não tiver uma conexão de Internet no momento em que o Cassete de teste for analisado, o resultado do teste é enviado automaticamente na próxima vez que uma conexão de Internet for estabelecida. 7.4 Após o resultado ser salvo, descarte o Tubo CALEX e o Cassete de teste (T). 7.5 Você chegou ao fim do Procedimento de teste. O CalApp retornará à tela inicial do Menu de navegação. T 3004 QB Calprotection B-LFCALUS-TC CUIDADO: Não leia o mesmo Cassete de teste novamente. NOTA: Você pode rever seu histórico de resultados de testes a qualquer momento, acessando a Lista de resultados de testes ou o Portal móvel (Fig. 6, p.7). LF-IBDOC8 14/16 Data da revisão:

15 GUIA RÁPIDO Extração de amostra de fezes: 15 minutos e, após, 2 horas de espera: 1 Colete a amostra de fezes com o Papel de coleta de fezes. Remova a Haste de amostragem da Válvula CALEX. Carregando e lendo o Cassete de teste: 15 minutos 5 Agite vigorosamente por 10 segundos. Remova a Tampa de proteção da Válvula CALEX. Coloque a Saída na Porta de carregamento de amostra. Mova o Estrangulador da posição 1 para a posição Insira a Haste de amostragem nas fezes em 3 a 5 posições diferentes e gire-a. Certifique-se de que as ranhuras da Ponta de dosagem estejam completamente preenchidas com fezes Segure a Válvula CALEX sobre a Porta de carregamento de amostra até a cor avermelhada alcançar a metade da Janela de leitura. 3 Reinsira a Haste de amostragem no corpo da válvula CALEX. Agite vigorosamente por 10 segundos. Deixe o CALEX Valve em um local seco e arejado por no mínimo 2 horas. Click! 7 Inicie o cronômetro do CalApp e aguarde por 12 minutos. 12 Min 4 Continue com os próximos passos dentro de, no máximo, 24 horas. Certifique-se de que todas as fezes tenham saído das ranhuras antes de proceder. MIN 2H MAX 24H 8 Certifique-se de que o Cassete de teste esteja posicionado no lado azul do verso do Cartão de teste da câmera. Leia o Cassete de teste. LF-IBDOC8 15/16 Data da revisão:

16 Símbolo H i l g h N X D Explicação Validade até Consultar as instruções de uso Limitação de temperatura Número do lote Outro código Fabricante Conte údo suficiente para <n> testes Não reutilize C 0123 IVD CALEX, IBDoc e CalApp são marcas registradas da BÜHLMANN em muitos países. BÜHLMANN Laboratories AG Telefone Baselstrasse 55 Pedidos por fax CH 4124 Schönenbuch/Basel info@buhlmannlabs.ch Suíça

IBDoc teste de Calprotectina

IBDoc teste de Calprotectina IBDoc teste de Calprotectina Instruções de uso Doentes e utilizadores LF-IBDOC8 8 testes Versão 2.0: 25-03-2015 BÜHLMANN Laboratories AG Telefone +41 61 487 12 12 Baselstrasse 55 Pedidos por fax +41 61

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Conta e

Leia mais

Download para sistemas android

Download para sistemas android TUTORIAL DE USO Instalação Download para sistemas android Samp Bio SAMP - BIO aps Samp Assistência Médica Espí... 5 1. Na Google Play Store procure por Samp Bio 2. Selecione a opção instalar 3. No menu

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Copyright GVT 2015 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalacão do Cloud... 4 3 Configuração e uso do Cloud... 6 3.1 Home... 6 3.2 Fotos... 9

Leia mais

Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios

Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios Registro do software do token: SafeNet MobilePASS+ para Apple ios Etapa 1: Abra o e-mail de autorregistro a. Abra o e-mail de autorregistro no seu dispositivo Apple ios. OBSERVAÇÃO: se estiver usando um

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PHONE Copyright GVT 2015 1 Versão 1.4.2 www.gvtcloud.com.br 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Tela

Leia mais

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso.

04:11. Aprende Brasil. Livro Digital. Tutorial para instalação e uso. 04:11 Livro Digital Aprende Brasil Tutorial para instalação e uso. Caro Professor, A Editora Positivo e o Sistema de Ensino Aprende Brasil elaboraram este Guia com o intuito de orientá-lo na instalação

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar!

Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Usando um smartphone Android pela primeira vez? Calma que vamos te ajudar! Se você está vendo esse conteúdo provavelmente você acabou de adquirir seu primeiro smartphone Android. Parabéns pela sua nova

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

Dash Jr. Manual do Usuário

Dash Jr. Manual do Usuário Dash Jr. Manual do Usuário 1 Conteúdo Informações de Segurança...4 Aparência e Principais Funções...6 Introdução...8 Funções Relativas às Ligações...9 Contatos... 11 Mensagens... 12 Navegador de Internet...

Leia mais

CJB1JM0LCAAA. Guia prático

CJB1JM0LCAAA. Guia prático CJB1JM0LCAAA Guia prático Conhecer o seu watch Viva-voz Porta de carregamento Tecla Liga/Desliga Mantenha pressionada por 3 segundos para ligar/desligar. Mantenha pressionada por 10 segundos para forçar

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS

Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS Como usar a plataforma Redação Nota 1000 GUIA PARA ALUNOS DE ESCOLAS PARCEIRAS ACESSO À PLATAFORMA: Você poderá acessar a plataforma diretamente pelo site do Redação Nota 1000 www.redacaonota1000.com.br

Leia mais

Tutorial do Aplicativo Filho Sem Fila

Tutorial do Aplicativo Filho Sem Fila Tutorial do Aplicativo Filho Sem Fila Baixando o Aplicativo O aplicativo pode ser baixado no Play Store (para Android) ou no Apple Store (para ios), pesquisando o app pelo nome: Ou através dos links: Fênix

Leia mais

1.1 1.2 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DO SEU TELEMÓVEL Conheça a localização das funcionalidades do seu telemóvel, botões, ecrã e ícones. Na parte de trás do seu telefone, poderá observar

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL MONTAGEM DE MÁQUINAS CALIBRAÇÃO DO DISPOSITIVO LASER PARA ALINHAMENTO ENTRE EIXOS PR 119

CONTROLE DIMENSIONAL MONTAGEM DE MÁQUINAS CALIBRAÇÃO DO DISPOSITIVO LASER PARA ALINHAMENTO ENTRE EIXOS PR 119 Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Orientar ao usuário na utilização do dispositivo laser (Fixtur Laser Shaft 30) durante a prova de Alinhamento entre Eixos do exame de Controle Dimensional Montagem de Máquinas.

Leia mais

Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário

Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário Aplicativo AgriSupport Manual do Usuário Localizando e instalando o Aplicativo AgriSupport Aplicativos de acesso para dispositivos Android faça download na Google Play Store seguindo este procedimento:

Leia mais

Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn

Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn Cartão de referência rápida do Monitor Connex Spot da Welch Allyn Sumário Botão de alimentação...2 Desligamento...2 Entrar e selecionar um perfil...2 Status da bateria...2 Mudar de perfil...2 Iniciar/Parar

Leia mais

Bem-vindo ao Guia explicativo do Aplicativo QR Code

Bem-vindo ao Guia explicativo do Aplicativo QR Code Bem-vindo ao Guia explicativo do Aplicativo QR Code O Aplicativo QR Code, foi desenvolvido com a finalidade de agilizar e facilitar a forma de pagamento pelos clientes no estabelecimentos. Funcionalidades

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

CJB1JM0LCAJA. Guia de iniciação rápida

CJB1JM0LCAJA. Guia de iniciação rápida CJB1JM0LCAJA Guia de iniciação rápida Conhecer o watch Altifalante Porta de carregamento Botão Ligar Prima sem soltar durante 3s para ligar/desligar. Prima sem soltar durante 10s para forçar a reinicialização.

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Guia do Usuário do Rescue Lens

Guia do Usuário do Rescue Lens Guia do Usuário do Rescue Lens Índice Rescue Lens Resumo...3 Requisitos de sistema para o Rescue Lens...3 Restrições e limitações do Console web do Lens...4 Iniciando uma sessão do Rescue Lens...5 Iniciar

Leia mais

Vamos começar. Conteúdo do guia: Anexe e remova seu Moto Snap INSTA-SHARE PRINTER MD100I

Vamos começar. Conteúdo do guia: Anexe e remova seu Moto Snap INSTA-SHARE PRINTER MD100I Vamos começar Ofereceremos informações sobre como acoplar e usar o Moto Snap Polaroid Insta-Share Printer. Conteúdo do guia: Anexe e remova seu Moto Snap Carregue sua Insta-Share Printer Carregue papel

Leia mais

Conteúdo 1 Configuração 2 Informação Sobre o Gateway 3 Operabilidade da App 4 Resolução de Problemas com Descrição de Sensores

Conteúdo 1 Configuração 2 Informação Sobre o Gateway 3 Operabilidade da App 4 Resolução de Problemas com Descrição de Sensores Conteúdo 1 Configuração 2 Informação Sobre o Gateway 3 Operabilidade da App 4 Resolução de Problemas com Descrição de Sensores 1 Configuração Depois de fazer o download da app "WeatherHub" siga os passos

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um iphone (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de iphone são indicados pelo ícone e os procedimentos de configuração

Leia mais

Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras

Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras Folha complementar às instruções de uso Leica IP C e IP S - Impressora para cassetes histológicos e lâminas de amostras Folha complementar às instruções de uso Leica IP C e Leica IP S, V 1.9 RevH, Português

Leia mais

Impressora Portátil GUIA DO USUÁRIO

Impressora Portátil GUIA DO USUÁRIO Impressora Portátil GUIA DO USUÁRIO Obrigado por adquirir a Impressora Portátil Polaroid Mint. Este Guia do Usuário destina-se a fornecer as orientações para garantir que a operação deste produto seja

Leia mais

M a n u a d e O p e r a ç ã o. ismp

M a n u a d e O p e r a ç ã o. ismp M a n u a d e O p e r a ç ã o ismp 1. Desembalar Produtos da gama ismp: IMP350 e IMP320 De acordo com o modelo, os seguintes itens abaixo estão incluídos na caixa ISMP (incluindo acessórios opcionais):

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA GUIA PRÁTICO Câmera frontal Diminuir/ Aumentar volume 6" Tecla Liga/ Desliga Câmera Sensor de impressão digital 5026J 1 CJB1L43ALBRA 1 Carregue completamente o dispositivo para o primeiro uso. Abra a tampa

Leia mais

IDEAL CONTROL. MANUAL DO USUÁRIO Plataforma: Android. Ideal Gráfica Expressa

IDEAL CONTROL. MANUAL DO USUÁRIO Plataforma: Android. Ideal Gráfica Expressa IDEAL CONTROL MANUAL DO USUÁRIO Plataforma: Android Ideal Gráfica Expressa 1 Instalação do aplicativo Para instalar o aplicativo, entre na Play Store no seu dispositivo Android e procure pelo aplicativo

Leia mais

Programa +Produtividade +Segurança

Programa +Produtividade +Segurança Contactos, presença e MI Programa +Produtividade +Segurança Skype para Empresas Guia de Introdução Guia Informativo 0 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Instalação Apps ios Instalação

Leia mais

Minizinha manual de uso

Minizinha manual de uso Minizinha manual de uso Conteúdo da embalagem 1 Minizinha 1 Cabo micro USB 1 Manual de uso 1 Manual do fabricante 1 Adesivo das bandeiras Sumário 1. Baixe o aplicativo PagSeguro Vendas 2. Configure sua

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active

MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active Leia este manual de instruções antes de utilizar o dispositivo e guarde-o para referência futura. Obrigado por comprar a pulseira de bem estar Atrio Active Recomendamos

Leia mais

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10 TRF5 Sumário 1 Atualização Versão IOS...3 1.1 Acessar o site do TRF5 onde se pode obter a nova versão...4 1.2 Realizar download...5 1.3 Liberar o acesso ao certificado do TRF5...5 1.4 Acessar o Aplicativo

Leia mais

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração GUIA GPS DISCOVERY Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Este guia foi feito para suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 Criando o DDNS no site através de um computador Acesse

Leia mais

Manual Portal Life. Odontológico

Manual Portal Life. Odontológico Manual Portal Life Odontológico Manual Odontológico_Portal Life 2 ... 5 COMO ACESSAR O PORTAL:... 5... 6... 8... 9 PARA INSERIR O RX INICIAL:... 10... 12... 13... 14... 15 Manual Odontológico_Portal Life

Leia mais

Guia do usuário da RICOH Printer

Guia do usuário da RICOH Printer series Guia do usuário da RICOH Printer Visão geral Versão do Windows Versão para Mac Solução de problemas CONTEÚDO Como ler o manual... 2 1. Visão geral Introdução à RICOH Printer... 4 Ambientes operacionais...

Leia mais

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15

GfK Digital Trends App para Android. GfK Digital Trends App Versão 1.15 GfK Digital Trends App para Android GfK Digital Trends App Versão 1.15 Atualizado em: 31 st July 2014 Índice 1 Requisitos de sistema... 3 2 Download e instalação... 4 2.1 Realizando o download pela Google

Leia mais

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad Manual do usuário Intelbras isic5 Tablet - ipad Intelbras isic5 Tablet - ipad Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual irá auxiliá-lo na instalação

Leia mais

Yiso PC Card. Índice. Modelo C893

Yiso PC Card. Índice. Modelo C893 Yiso PC Card Modelo C893 Índice Avisos Instalação Abrindo a Interface Principais janelas e função dos botões Internet Envio de SMS Recebimento de SMS Agenda Configurações Informações Informações sobre

Leia mais

TREINAMENTO PORTAL SABIC

TREINAMENTO PORTAL SABIC TREINAMENTO PORTAL SABIC Versão 2 Octubre 2017 CONTEÚDO DO PORTAL DA SABIC 1. Logar no Portal da Sabic 2. Criar uma ordem: Criar uma nova ordem Copiar ordem existente 3. Gerenciar ordens 4. Gerenciar Faturas

Leia mais

X-Smart IQ Guia de Introdução Somente algumas imagens para ajudar você a configurar facilmente seu motor e aproveitar ao máximo suas potencialidades.

X-Smart IQ Guia de Introdução Somente algumas imagens para ajudar você a configurar facilmente seu motor e aproveitar ao máximo suas potencialidades. X-Smart IQ Guia de Introdução Somente algumas imagens para ajudar você a configurar facilmente seu motor e aproveitar ao máximo suas potencialidades. 1 Conteúdo da embalagem Acessórios para ipad Mini 1,

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active

MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active MANUAL DO USUÁRIO Pulseira Atrio Active Leia este manual de instruções antes de utilizar o dispositivo e guarde-o para referência futura. Obrigado por comprar a pulseira de bem estar Atrio Active Recomendamos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187

MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 MANUAL DO USUÁRIO Panoramic Cam X-Pheral - DC187 Parabéns! Você acaba de adquirir a Panoramic Cam X-Pheral DC187 da Átrio. Leia este manual de instruções antes de utilizar o dispositivo e guarde para referência

Leia mais

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco Manual de Acesso do Aluno Prezado pai e/ou responsável, Você está recebendo o Manual de Acesso à Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco, na qual estarão

Leia mais

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH

CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH CONEXÃO GEQ APLICATIVO DE ATESTADOS E DECLARAÇÕES RH MANUAL DO USUÁRIO ios 1.0 Atualizado em 30/10/2018 Desenvolvimento Web Considerações iniciais O aplicativo existe para facilitar a entrega de atestados

Leia mais

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10 Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS0610001/02 10664809/10 Sumário 1. Manual de instruções... 3 1.1. Senha de segurança... 3 2. Descrição do Produto... 3 2.1. Descrição do Produto... 3 2.2. Produto inteligente...

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

GUIA GPS Quatro Rodas

GUIA GPS Quatro Rodas GUIA GPS Quatro Rodas Tutorial de soluções rápidas Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a você, nosso cliente. Campo de aplicação: Este documento

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Guia do Google Cloud Print

Guia do Google Cloud Print Guia do Google Cloud Print Informações sobre o Google Cloud Print Imprimir usando o Google Cloud Print Apêndice Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Relaciona Multibanco 1.0

Relaciona Multibanco 1.0 Relaciona Multibanco 1.0 Manual de Procedimentos Responsável: Departamento: Página 1 de 24 ÍNDICE 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 1.1. O que é o Sistema Relaciona Multibanco... 3 1.2. Requisitos mínimos...

Leia mais

Getfit 2.0 / X10 Pro

Getfit 2.0 / X10 Pro Getfit 2.0 / X10 Pro 1.Manual do usuário: Antes de usar este dispositivo, leia atentamente as instruções e use o relógio corretamente para não causar problemas desnecessários. Esta descrição é baseada

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um iphone. PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS

Enviar imagens de uma câmera para um iphone. PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS Enviar imagens de uma câmera para um iphone PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS IMPORTANTE Na explicação a seguir, procedimentos de configuração

Leia mais

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração *Material produzido para parceiros Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Objetivo: Suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil, juntos

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno

Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. Manual de Acesso do Aluno Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco Manual de Acesso do Aluno Prezado aluno e/ou responsável, Você está recebendo o Manual de Acesso à Plataforma de Tecnologia do Grupo Dom Bosco, na qual estarão

Leia mais

Aplicativo Unitron Remote Plus

Aplicativo Unitron Remote Plus Aplicativo Unitron Remote Plus Guia do usuário A Sonova brand Introdução Uso previsto O aplicativo Unitron Remote Plus é destinado a usuários de aparelhos auditivos para o ajuste de certos aspectos dos

Leia mais

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios...

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... 3 Fotos do veículo... 4 Proprietário... 5 Acompanhamento... 5 Serviços...

Leia mais

Passos para restringir conteúdo da loja virtual Google e preservar a inocência de seu filho.

Passos para restringir conteúdo da loja virtual Google e preservar a inocência de seu filho. Passos para restringir conteúdo da loja virtual Google e preservar a inocência de seu filho Importante! Lembramos que nenhum tipo de filtro bloqueia 100% do conteúdo inapropriado, mas eliminará boa parte.

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. Android. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário. Android. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário Android Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Como funciona o Vivo Sync... 7 3.1 Barra Superior... 7 3.1.1

Leia mais

Register your product and get support at CED370. Guia de Início Rápido PT-BR

Register your product and get support at   CED370. Guia de Início Rápido PT-BR Register your product and get support at www.philips.com/welcome CED370 PT-BR Guia de Início Rápido 1 a b c 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0! " 2 a 5mm 183 mm 53.5mm b c d e f 3 4 5 Português Instalar o áudio do carro

Leia mais

Sistema PROVER. Passo 1: Abra seu navegador de Internet e digite o site da IBFC. Passo 2:

Sistema PROVER. Passo 1: Abra seu navegador de Internet e digite o site da IBFC.  Passo 2: Sistema PROVER O que é o PROVER? PROVER é um sistema via internet/app de gerenciamento de pessoas. Através deste sistema fazemos o cadastramento e gerenciamento de todos os membros e visitantes da IBFC,

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS IMPORTANTE Na explicação a seguir, procedimentos

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD

GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD INDICE 1. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 3 1.1. A MINHA ADESÃO... 3 1.2. NOVO UTILIZADOR... 4 1.3. NOVA PALAVRA PASSE... 7 2. OBTER O SOFTWARE DE BACKUP... 9 2.1. DISPOSITIVOS

Leia mais

Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem

Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem ACCU-CHEK*Nano Roche Português Comece Aqui Guia de Iniciação Rápida Ver em accu-chek.com Por favor consulte as instruções que se encontram na embalagem Conteúdos A. Recipiente de tiras-teste B. Aparelho

Leia mais

Guia de iniciação rápida

Guia de iniciação rápida Guia de iniciação rápida Conteúdo da caixa 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 1. Base IP Gigaset C530. 2. Um adaptador de alimentação para ligar o suporte da base à fonte de alimentação. 3. Um cabo de

Leia mais

Cartões de mídia externos

Cartões de mídia externos Cartões de mídia externos Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Java é uma marca comercial da Sun Microsystems, Inc nos EUA. As informações contidas neste documento estão

Leia mais

Vamos começar. Conteúdo do guia: GAMEPAD. Conectar e remover seu Moto Snap. Conectar seu Moto Gamepad

Vamos começar. Conteúdo do guia: GAMEPAD. Conectar e remover seu Moto Snap. Conectar seu Moto Gamepad Vamos começar Guiaremos você pela conexão e uso de seu Moto Snap. Conteúdo do guia: Conectar e remover seu Moto Snap Conectar seu Moto Gamepad Controles do Moto Gamepad Baixar jogos Conectar um fone de

Leia mais

Instalação do software GPSenha

Instalação do software GPSenha Atenção: Certifique-se de que a impressora esteja configurada (caso o cliente deseje, a impressora poderá sair configurada de fábrica conforme informado ao vendedor). Antes de iniciar a instalação, recomenda-se

Leia mais

App ios. tchau, pranchetas e formulários escritos!

App ios. tchau, pranchetas e formulários escritos! App ios tchau, pranchetas e formulários escritos! 1 O Agile Promoter é uma ferramenta de Trade Marketing que auxilia na coleta de dados dos pontos de venda, permite a organização de roteiros e facilita

Leia mais

Opção de vidro de originais

Opção de vidro de originais Xerox WorkCentre 8/8/8/87/890 Como fazer uma cópia Página inicial de serviços Status do trabalho Tela de seleção por toque Iniciar Limpar tudo Parar. Coloque os documentos com a face para cima na bandeja

Leia mais

Comece a usar o BrightLink Pro

Comece a usar o BrightLink Pro BrightLink Pro 470Ui Comece a usar o BrightLink Pro O BrightLink Pro é uma ferramenta de produtividade para salas de conferência e de aula que permite que crie um quadro branco digital sempre que precisar.

Leia mais

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017

Manual do Usuário. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação. Versão 3 19/05/2017 Manual do Usuário Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Versão 3 19/05/2017 Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o

Leia mais

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet e smartphone Slide 6 Estante Slide 7 Botões da estante Slide 8 Como fazer uma busca rápida Slide 9 Como fazer uma busca avançada

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GUIA RÁPIDO

MANUAL DO USUÁRIO GUIA RÁPIDO MANUAL DO USUÁRIO GUIA RÁPIDO Você acaba de adquirir o BabyHug, o primeiro button do mercado brasileiro criado especialmente para conectar o bebê a seus pais ou responsáveis. BabyHug monitora informações

Leia mais

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL PLATAFORMA DO USUÁRIO Versão 1.0 23/10/2018 SUMÁRIO COMO ACESSAR A PLATAFORMA DE USUÁRIO? 3 Criando um Cadastro 3 Acessando a Plataforma 4 Recuperando a Senha 6 Baixando e Acessando pelo Celular

Leia mais

Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone.

Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone. Bem vindo ao iphone! Estes tópicos o ajudarão a configurar e aproveitar os recursos do iphone. Índice Mudando do Android para IOS Requisitos para transferência Migrar para IOS passo a passo Se você precisar

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

Cópia com o vidro do scanner. 1 Coloque um documento original com a face voltada para baixo no canto superior esquerdo do vidro do scanner.

Cópia com o vidro do scanner. 1 Coloque um documento original com a face voltada para baixo no canto superior esquerdo do vidro do scanner. MFP a laser Referência rápida Cópia Para fazer uma cópia rápida 3 No painel de controle da impressora, pressione. 4 Se tiver colocado o documento no vidro do scanner, toque em Concluir o Trabalho pare

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2019 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

SMARTWATCH A88+ Manual de Instruções

SMARTWATCH A88+ Manual de Instruções SMARTWATCH A88+ Manual de Instruções Manual de Instruções PREZADO CLIENTE Ao utilizar um dispositivo eletrônico, algumas precauções básicas devem ser seguidas. Leia todas as instruções antes de usar seu

Leia mais

Manual do Aplicativo

Manual do Aplicativo Manual do Aplicativo Versão 1.7.0 1 Conteúdo 1 - Tela de Login... 3 1.1 - Novo Usuário... 3 1.2 - Esqueci minha senha... 3 2 - Menu Principal... 4 2.1 - Encontrar no Mapa... 5 2.2 Minhas Paradas... 6 2.2.1

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

Como configurar o Multiseg (celular e computador)

Como configurar o Multiseg (celular e computador) Para quais modelos de produto a informação serve? SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE604, SE608, SE616, SE708, SE724 Qual o objetivo do material? Neste tutorial serve para

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Operador

Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Operador Tutorial para utilização do Sistema Calisto Nível: Operador versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas em agosto de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Evandro F. Gonçalves Luciana A. Carradori 1. PREFÁCIO

Leia mais