Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: um relato de experiências.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: um relato de experiências."

Transcrição

1 Alunos do 5º ano da Escola Municipal Bom Pastor Turma 152 DIÁRIO DE PESQUISA Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: um relato de experiências. Diário de pesquisa construído pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor/Turma 152, âmbito do Curso Escola e pesquisa: um encontro possível Fase II A pesquisa no aluno Nova Petrópolis/ RS 2015

2

3 INDICE 1- PESUISANDO E REGISTRANDO NOSSAS VIVÊNCIAS 2- O QUE E COMO FOI PESQUISAR? 3- APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA OS ALUNOS (18/08) 4- ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA (25/08) 5- EXPLORAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA 6- CONSTRUÇÃO DA 1º VERSÃO DO PROJETO DE PESQUISA (01/09) 7- VISITA DA FORMADORA NA ESCOLA (15/09) 8- ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (29/09) 9- APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE (07/10) 10- APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO/ TRABALHO DE CAMPO (23/10) 11- TABULAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS (27/10) 12- VIAGEM DE ESTUDOS (29/10) 13- OFICINA DE TEXTOS REESCRITA DO PROJETO DE PESQUISA (04/11) 14- UMA NOVA VISITA. (24/11) 15- SEMINÁRIO FINAL ( 08/12)

4 1-PESUISANDO E REGISTRANDO NOSSAS VIVÊNCIAS Diário: Que se faz,sucede todos os dias, cotidiano. Registro desta relação. No início do segundo semestre do ano letivo de 2015, os alunos da turma 152 juntamente com os professores e equipe pedagógica foram desafiados a trabalhar como uma nova metodologia de trabalho: A pesquisa em sala de aula, que se acreditou ser uma ferramenta necessária para conseguir implantar novas aprendizagens. Em um primeiro momento a proposta de trabalhar com pesquisa lançada ao grupo de alunos, como qualquer outra nova metodologia, sempre os deixa apreensivos pois não se sabem como tudo pode transcorrer e, assim, a pesquisa começa a desencadear inúmeras perguntas e serem respondidas. Tudo necessita de um inicio: começar a construção de novas metodologias, trabalhar coletivamente, compartilhar ideias e angústias, precisando procurar soluções e, com muita responsabilidade, para depois de relatar dados coletados, conseguir expressar de maneira clara e objetiva o que a pesquisa nos possibilita progredir no processo de ensino aprendizagem. Portanto, o ponto de partida deu-se com a definição do tema da pesquisa: cidade de Rio Grande. Após, já foi definido também o título do projeto de pesquisa: Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: um relato de experiências. Assim, consideramos importante pesquisar o tema em questão porque além de ser um momento de descobertas, seria também uma oportunidade para conhecer e compreender a sua realidade atual da cidade de Rio Grande e, de tal modo, aprimorar as afinidades entre alunos e professor através do desenvolvimento da pesquisa. Também para poder ir ao encontro das necessidades dos alunos e qualificar o trabalho pedagógico, identificando possibilidades de projetos em sala de aula. Ainda: para alcançar um resultado significativo para todos os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem e para além dele. É importante, nesse momento, destacar que a pesquisa não se inicia na sala de aula com os alunos, mas com muitas outras pessoas envolvidas, pois é justamente isso que, muitas vezes, nos fez trabalhar e pesquisar nossas dúvidas: não saber por onde começar ou o que fazer, ou ainda: como conduzir, orientar, ser mediador nesse processo? Isso, aprendemos do decorrer da nossa pesquisa de professores, na Fase I A pesquisa no professor. ( Supervisora Gisleine Raquel Enzweiler e Professor Luís Henrique Comiotto )

5 2-O QUE E COMO FOI PESQUISAR? Pesquisa: Pesquisa: Conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico. Investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir fatos relativos a um campo do conhecimento O NEPSO nos proporcionou exatamente isso: resgatar o ser pesquisador que há em nós, professores e alunos, porque pesquisamos juntos, coletando dados e montando juntos maneiras de apresentar e solucionar o nosso problema principal da pesquisa. Como alunos sabemos como foi trabalhoso até mesmo acreditar que seria possível pesquisar. Também podemos colocar que tudo foi lindo, ainda mais com a viagem de estudos, que apresentou o realmente procuramos entender durante toda a Pesquisa. Na primeira experiência com o ambiente virtual vivenciamos momentos de muita expectativa, como percebemos estamos conectados ao mundo virtual, trocando ideias e experiências. Conseguir participar do Ava está e será uma aprendizagem incrível. Com a ajuda do professor Luís entramos no caminho da investigação, um campo novo com muitas aprendizagens e conhecimentos. O Pesquisar mostrou como devemos responder tudo o que queremos aprender, a pesquisa levou nossa turma ao encontro da descoberta de muitas coisas que nem imaginávamos existir, como mostram as fotos a seguir forma momentos de muitas experiências.

6 3.APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA OS ALUNOS (18/08) A tarde começou com a apresentação do projeto! NEPSO: Nossa escola Pesquisa sua opinião. Muitas coisas, dúvidas, mas, com ajuda e coordenação do professor Luis e da supervisora Gisleine começamos a conhecer o projeto. Sim, saber que precisaríamos pensar e achar respostas para as futuras dúvidas e, mais do que tudo, o que vamos pesquisar? Estávamos desde às 13h15min até às 13h25min no Laboratório de Informática para entrar no AVA, o ambiente virtual de aprendizagem de nossa pesquisa. Vimos como funciona o AVA. Nossa primeira experiência com a ferramenta. Entendemos que o NEPSO serve para as crianças escolherem uma das suas dúvidas e fazerem uma pesquisa para outras escolas. A turma gostou do NEPSO, pois, podemos aprender sobre Rio Grande que é o nosso tema, e aonde todas as turmas dos 5º anos irão um dia conhecer. Na trajetória da pesquisa o professor Luis e a supervisora Gisleine nos ajudaram e acompanharam nas atividades previstas do projeto. Assim, pensamos e acreditamos que pesquisar é fundamental para conhecer e realizar novas descobertas. Portanto, após a apresentação do projeto fomos questionados a pensar e voltar para a próxima etapa com ideias para escolher o tema a ser pesquisado. Isso é só o inicio de uma longa caminha a ser percorrida pela turma 152 e que somente em dezembro, iria terminar. Fomos sempre acompanhados das orientações do professor Luis e da supervisora Gisleine e não nos esquecemos o apoio da Diretora Tânia. Opinião das Famílias: Opinião: o que uma pessoa pensa sobre um assunto; ideia, pensamento

7 Um projeto inovador sempre é bem vindo, porque traz novos conhecimentos e experiências. Que haja união de todos neste trabalho. (Renate Franck) A gente achou interessante e diferente a pesquisa do aluno vai ensinar coisas diferentes e boas. Obrigado por ensinar coisas novas para eles. (Sueli T.Macedo Agrippa e Heloiz Agrippa) Queria muito que meu filho aprendesse sobre o Porto Histórico de Rio Grande. Que esse projeto desperte a curiosidade pelas pesquisas e cada aluno possa aprender mais para os próximos anos, com certeza a criatividade de cada um será explorada e manifestada para o grupo todo. ( Tatiana Ramos)

8 4. ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA (25/08) Escolha: ato ou efeito de escolher. preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras; predileção. opção entre duas ou mais coisas ato de eleger; eleição. Nesta data nossa Supervisora Gisleine entrou na sala de aula para fazermos a votação do tema que iríamos pesquisar para apresentar em dezembro para todas as escolas. Ela nos deu um papelzinho para botarmos o assunto que queríamos pesquisar. O professor deu uma breve explicação de como seria feita a pesquisa. Depois de termos colocado o nosso tema no papelzinho, a supervisora passou com uma caixa para colocarmos os papeizinhos dentro. Quando ela recolheu todos os papeizinhos o professor escreveu todos os temas no quadro. No fim da votação foi escolhido o tema Rio Grande. Todo mundo estava muito nervoso quando a gente fez a escolha do tema da grande pesquisa, que a gente vai apresentar no final do ano, então o assunto escolhido foi sobre Rio Grande. O nosso professor Luís e a supervisora Gisleine vão nos ajudar a fazer a nossa pesquisa. Quase todos os alunos da turma 152 escolheram Rio Grande como o tema da pesquisa. Nós fizemos uma votação para escolher o assunto que nós vamos trabalhar, cada um escreveu em um papel o que queria focar no trabalho, então foi escolhido Rio Grande. Agora vamos trabalhar sobre esse assunto bem interessante, com a ajuda do professor Luís Henrique e supervisora Gisleine. A escolha do tema de pesquisa foi legal, cada aluno ganhou um papelzinho para colocar o que queria estudar como tema, a maioria colocou Rio Grande, pois iríamos fazer uma viagem de estudos para a cidade. E, uma das maiores preocupações que a escolha gerou foi se realmente a escolha era essa, mas no final todos votaram que seria.

9 Olá nós estamos aqui para falar sobre a experiência de escolha do tema de Projeto Escola e pesquisa: Um encontro possível fase II. Nossa turma começou a escrever sobre o que cada aluno queria pesquisar, o professor deu uma explicação como funcionaria o Projeto. Depois, cada aluno colocou no seu papel sobre o assunto que gostaria de pesquisar numa caixinha. Então escrevemos todos os assuntos no quadro e cada um deu seu voto, o mais votado foi o assunto de Rio Grande.

10 5. EXPLORAÇÃO DO TEMA DA PESQUISA A exploração do tema de Pesquisa começou com muitos questionamentos, o professor Luis realizou com a nossa turma muitas perguntas sobre o tema que escolhemos. Também pensamos junto como seria entender o que de fato será o tema. Durante o momento de questionamentos sobre o tema, percebemos como novas hipóteses forma chegando, aparecendo e assim a necessidade de criar novas possibilidades de aprendizagens. É fato que durante toda a trajetória da exploração do tema nossa turma constatou necessários mudanças de questionamentos que antes não havia sido considerado como relevantes.

11 6.CONSTRUÇÃO DA 1º VERSÃO DO PROJETO DE PESQUISA (01/09) Construção: conjunto de atividades necessárias para se construir algo. fig. trabalho de organização e criação de (algo). A elaboração do problema de pesquisa e as hipóteses foi assim: a nossa turma foi ao auditório e ganhamos folhas coloridas de várias cores, formando grupos conforme as cores. E DEPOIS DA VIVISÃO DOS GRUPOS: Após muita conversa e discussões a nossa turma elaborou o Projeto de Pesquisa, com momentos de reflexão o grupo parou muitas vezes sentando e pensando como organizar todas essas ideias. E aí, nosso osso projeto ficou assim: Tema: PROJETO DE PESQUISA: Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: um relato de experiências. Cidade de Rio Grande Delimitação do Tema: Viagem de estudo para a cidade de Rio Grande Problema: O que relatam os ex alunos do 5º ano sobre a viagem de estudos para a cidade de Rio Grande?

12 JUSTIFICATIVA Nossa turma quer estudar, aprender e conhecer sobre Rio Grande; a primeira cidade a ser criada no Rio Grande do Sul. Descobrir também as suas belezas, para encantar a todos que tomarem conhecimento do nosso projeto. Aprendemos que Brigadeiro José da Silva Paes foi fundador de Rio Grande, mas gostaríamos de saber sobre as origens, os costumes e as tradições da cidade, bem como seus pontos turísticos. Aplicaremos um questionário para os alunos do 6º e 7º anos com o interesse de conhecer o que vivenciaram quando de sua viagem no 5º ano. Assim, antes da viagem, estudaremos, pesquisaremos e leremos para termos uma ideia de como é em Rio Grande. Para nos motivar o professor Luis mostrou as fotos de viagem das anteriores das turmas. HIPÓTESES Tudo que Brigadeiro da Silva Paes fundou tudo ainda está intacto, inclusive sua estátua; Aprenderam muitas coisas novas; todos ficaram curiosos pela parte histórica e etc; Compreenderam a forma que os Portugueses fundaram Rio Grande. OBJETIVOS Objetivo Geral: Descobrir as experiências vividas pelos ex- alunos do 5º ano que escola que já visitaram a cidade de Rio Grande para conhecer o que relatam sobre a viagem de estudos para a cidade de Rio Grande. Objetivo Específico: Conhecer os relatos dos ex-alunos do 5º ano sobre a viagem de estudos para a cidade de Rio Grande. METODOLOGIA Entrevistas com os resultados que serão sistematizados apresentados em Seminário final da Fase II e comunicados através de um Diário de Pesquisa. POPULAÇÃO e AMOSTRA A população da pesquisa serão os alunos das turmas 152, 161,171 e 172 da Escola de Ensino Fundamental da Escola Bom Pastor. A amostra dos alunos será de 100% RECURSOS Recursos Humanos

13 Alunos das turmas 152, 161,171 e 172 da Escola Municipal Bom Pastor Recursos Materiais Impressões dos questionários e dos textos para estudo. CRONOGRAMA 18/08 APRESENTAÇÃO DO PROJETO PARA OS ALUNOS (Laboratório de Informática) 13h- 15h 25/08 ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA 01/09 EXPLORAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA (visita da formadora à escola) 15/09 DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO GERAL DO TEMA DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE PESQUISA CONSTRUÇÃO DAS HIPÓTESES DEFINIÇÃO DA POPULAÇÃO E AMOSTRA 29/09 FINALIZAÇÃO DA REDAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA ORINETAÇÕES PARA COSNTRUÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA ESBOÇO DO QUESTIONÁRIO 13/10 FINALIZAÇÃO DO INSTRUMENTO DE PESQUISA O PRÉ-TESTE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CAMPO 27/10 REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO 10/11 TABULAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA 24/11 DANDO VOZ AOS NÚMEROS: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ORIENTAÇÕES PARA A FINALIZAÇÃO DO DIÁRIO DE PESQUISA COM VISITA DA FORMADORA À ESCOLA 08/12 SEMINÁRIO FINAL 15/12 ENTREGA DO DIÁRIO DE PESQUISA PARA PUBLICAÇÃO EM ANAIS DO EVENTO

14 7. VISITA DA FORMADORA NA ESCOLA (15/09) Visita: Pessoa que está visitando outra. A primeira visita da formadora foi algo novo e diferente para nossa turma! A professora Lisandra deu explicações sobre o que realmente é o Nepso. Descobrimos que a professora já trabalhou com os professores da escola. A partir de agora ela espera que a nossa turma conseguisse viajar e produzir uma ótima pesquisa. A professora formadora, segundo a descrição dela sobre o trabalho realizado, estava pronta para ajudar e fazer com que nós, alunos da turma 152, pudéssemos juntos realizar uma Pesquisa de Opinião. Com a ajuda e as orientações dela, achamos que conseguiríamos realizar uma pesquisa correta, com dados a serem computados. Olá, turminha do 5º ano! Tudo bem? Escrevo aqui para dizer que voltei bem feliz da minha visita na turma de vocês! Gostei de conhecê-los pessoalmente e fazer aquela roda de conversa para conhecer mais sobre a pesquisa que estão fazendo! Agora já sei que estão empolgados e que a viagem de estudos será maravilhosa para fazer muitas descobertas!!! Esperarei vocês por aqui para continuarem me contando sobre a pesquisa, ok? Deixo uma foto de um dos momentos de nosso encontro e um abração para os "ótimos" do Projeto de Rio Grande!!! Lisandra

15 8. ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (29/09) Questionário: Série de questões perguntas. Questão: Pergunta, interrogação. Ponto para ser resolvido, problema. Nossa turma está estava bem ansiosa para começar a parte mais legal da pesquisa, que é o questionário, com as turmas que já foram para a cidade de Rio Grande, que é o nosso tema da pesquisa. Nossa turma fez todas as segundas-feiras, tópicos para o Fórum do AVA com orientação do professor Luis Henrique e a professora Maria Luíza. Ficávamos aguardando a professora Lisandra da UCS para conversar conosco. Começamos a elaborar as questões partindo da ideia de responder nossas dúvidas porque queríamos saber se realmente os alunos da nossa escola que já visitaram a cidade de Rio Grande haviam gostado. Pensamos também na parte da história de Rio Grande, pois a viagem seria de estudos e precisávamos aprender e conhecer sobre o assunto. E será que os alunos que já visitaram Rio Grande, gostaram de conhecer sobre a história da cidade de Rio Grande? Então, todos unidos e orientados pelo professor Luis montamos nosso questionário:

16 QUESTIONÁRIO DE PESQUISA NEPSO TURMA Tema: Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: Um relato de experiências Questionário Nº: Aluno do Idade: Sexo: a.( ) Masculino b.( ) Feminino Há quanto tempo você estuda na Escola Bom Pastor? a. ( ) Até 2 anos b. ( ) Entre 2 e 5 anos c. ( ) Mais de 5 anos PESQUISA NEPSO FASE II - A pesquisa no aluno - 5 ano Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor Prezado colega! Somos alunos do 5 ano - Turma 152 e juntamente com nossos professores estamos realizando a pesquisa "Conhecendo e Aprendendo sobre a História de Rio Grande: Um relato de experiências". Pedimos que você responda às perguntas para contribuir com nossa pesquisa! Entrevistador (a): Data da entrevista: 1) O que você achou da viagem de estudos para Rio Grande? ( ) Ótima ( ) Boa ( ) Ruim Por quê? 2) O que você achou do roteiro que foi elaborado para a sua viagem de estudos? ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Ruim

17 Por quê? 3) Sobre a conservação da parte histórica de Rio Grande, você achou que estava: ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Ruim 4) Se você voltasse a viajar para Rio Grande, qual seria o ponto turístico que você iria visitar? Por quê? 5) Em sala de aula, foi estudado os aspectos históricos e geográficos da cidade de Rio Grande. Sendo assim, escreva em uma frase relatando a sua experiência sobre a viagem de estudos: Agora seria trabalho de equipe: coletar dados para verificar se o que pensávamos seria mesmo as respostas dos colegas entrevistados da escola!

18 9. APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE (07/10) Aplicação: Emprego, aplicar, utilização e uso. Teste: Exame ou prova para determinar qualidade, natureza ou comportamento de algo. Método ou processo de verificar. O pré-teste foi aplicado na Escola Bom Pastor, no mês de outubro. Quando aplicamos nós entramos na sala de aula dos entrevistados e perguntamos quem queria participar. Então, nós escolhemos três alunos e fomos aplicar. Nós entrevistamos três alunos da turma 171 sobre as experiências vividas nas viagens. Foi através do pré-teste que verificamos como poderia ser a aplicação de verdade do nosso questionário de pesquisa. Achamos muito importante essa etapa da pesquisa porque percebemos coisas para melhor no momento de perguntar de verdade as coisas ou perguntas para as turmas da nossa escola. Também foram entrevistadas professoras e também a secretaria da escola municipal, a Dona Ladir que também acompanhou duas turmas na viagem de estudos. E não deixamos de perguntar para a professora Isabel que sempre acompanha as turmas nessas viagens. Essas entrevistas foram realizadas como teste, assim, conseguimos treinar mais antes de aplicar o questionário final.

19 10. APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO/ TRABALHO DE CAMPO (23/10) Entrevistar: Conversa com alguém, visando obter informações para divulgação de resultados. Foi muito interessante!!! Atendemos dúvidas dos alunos e vimos como é entrevistar uma turma de alunos. Foi o professor Luis que nos ajudou quando necessário. Pareciam estar felizes em nos ajudar, aliás somos amigos! O questionário, quando foi aplicado, trouxe muitas surpresas para nossa turma. Uma das maiores talvez tenha sido que todos os alunos que já participaram da viagem de estudos tenham fatos curiosos para contar. Isso foi possível observar no momento das entrevistas quando todos se lembravam de algo sobre a viagem realizada. Os alunos que hoje estão no sexto ano turma 161, foram ano passado para viagem. Durante a entrevista relataram que não aproveitaram a viagem muito bem porque o tempo estava muito chuvoso. Isso dificultou as visitas, mas achamos que todos daquela turma têm muita vontade voltar para conhecer muito mais da maravilhosa cidade de Rio Grande. Para introduzir a tarefa o professor Luis apresentou um quadro com figuras de Rio Grande, uma ótima ideia para apresentar o que iríamos realizar; aí, timidamente começamos a aplicação do questionário. Vamos saber o resultado logo, pois a próxima etapa da pesquisa é a tabulação dos dados.

20 Tive o privilégio de observar os alunos do 5º ano aplicando os questionários nas turmas do 6º e 7º ano. Observando os trabalhos, percebi o quanto foram bem recebidos pelos alunos entrevistados. Estes se sentiram orgulhosos em poder trazer a sua opinião. Os alunos que aplicaram os questionários também o fizeram com segurança; sabiam bem o que queriam e por que estavam ali. Com certeza a viagem de estudos que irão fazer no final do mês terá mais significado por já terem a opinião e relato daqueles que já foram à Rio Grande nos anos passados. Continuem assim! Sucesso na Pesquisa e na Viagem que está por chegar! Abraços, Diretora Tania

21 11. TABULAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS (27/10) Tabulação: Dispor dados em tabelas, gráficos ou colunas. Dados: Informações para coletados para uma pesquisa de opinião. Análise: Estudo das partes de alguma coisa para a conhecer melhor E chegou o dia da tabulação de dados! Fizemos grupos na sala de aula. Pegamos uma folha e anotamos as respostas. Depois reunimos as respostas e escrevemos no quadro. Quem acompanhou a gente foi o professor Luis e encontramos muitas respostas. Essa etapa foi nova para nós da turma 152. Claro, já trabalhamos com gráfico e tabelas no decorrer da nossa trajetória escolar, mas organizar tudo isso é muito novo. A organização foi em grupos e contamos com muita ajuda do professor Luis. Durante a tabulação percebemos aspectos que os alunos entrevistados colocaram nas respostas e que a gente também havia pensado. Como foi importante perguntar antes da nossa viagem; já tínhamos muitas coisas para vivenciar e pensar se é assim mesmo em Rio Grande. Outro ponto agora, como mostrar as respostas das entrevistas? Decidimos que iríamos construir três gráficos e depois analisar além dos resultados dos gráficos as respostas dos nossos colegas. Vamos em frente para, mas essa construção! Elaboramos os três gráficos com a Professora de matemática Fernanda,dos anos finais. Ela foi fundamental para organizar os resultados; valeu a ajuda!

22 Através do gráfico da primeira pergunta podemos perceber que a maioria dos alunos gostou da viagem achando a mesma ótima! Também percebemos isso quando no momento das entrevistas: os colegas relataram os pontos turísticos de Rio Grande. Uma porção de 25,53% achou a viagem boa; acreditamos que sejam os alunos da 161 que não aproveitaram a viagem como deveria por causa da chuva. Observe no gráfico os resultados: No gráfico da segunda pergunta está representada a parte da nossa pesquisa que pretende saber o que nossos colegas de escola pensaram sobre o roteiro da viagem de estudos para Rio Grande. Para nossa surpresa alguns não gostaram, achando o mesmo ruim ou bom, mas, novamente a maioria dos alunos achou ótimo o roteiro da viagem de estudos. Observe no gráfico os resultados: Agora para a nossa turma resta vivenciar nos próximos dias o roteiro que já está planejado e tirar nossas próprias conclusões sobre o mesmo.

23 E o gráfico da terceira pergunta terceiro gráfico apresenta os resultados dos entrevistados sobre a parte histórica da cidade de Rio Grande. Eles tiveram a seguinte percepção: uma grande parte dos alunos, sendo mais que a metade dos entrevistados, 51% acharam ótimo a conservação histórica da cidade de Rio Grande. Outra grande porcentagem opinou que a cidade estava boa no que se refere a conservação histórica da mesma. Outro fato relatado que chamou a atenção da nossa turma é que uma pequena porcentagem de alunos achou ruim a conservação. Isso nos deixou alertas: precisamos verificar isso na nossa viagem. Será que foi uma percepção em virtude do mau tempo da viagem de 2014? Acreditamos que os mesmos não tiveram essa visão que a nossa turma teve, pois, a nossa turma estava instruída a observar os detalhes da cidade, principalmente a parte histórica. Vamos verificar isso no gráfico: Também, em nosso questionário, colocamos três perguntas para respostas com opiniões pessoais. Uma delas era: Se você voltasse a viajar para Rio Grande, qual seria o ponto turístico que você iria visitar? Por quê? Para nossa surpresa o ponto turístico mais citado nas entrevistas foi os Molhes da Barra - as Vagonetas.

24 Para finalizar nosso questionário solicitamos que os alunos entrevistados escrevessem sobre a experiência de conhecer a cidade de Rio Grande, ou seja, relatar sua experiência com a viagem de estudos. Seguem alguns relatos: Aprendi muitas coisas e me diverti, uma das melhores experiências foi poder entrar no Porto Novo. A viagem foi legal, pois conheci lugares novos e aprendi muito e fiz muitas coisas que eu nunca tinha feito como exemplo, andar de barco. A viagem de estudos foi boa, conhecemos a praia mais grande em extensão onde nós também nos divertimos muito. Minha experiência foi ótima, pude aprender bastante no Molhes e no Super Porto. Foi muito especial, a viagem foi muito bonita, os pontos históricos e geográficos as conversas e tudo mais. Valeu a pena ter ido junto. Registros das viagens realizadas pelas turmas entrevistadas: 171 e 172 ( 2013) e 161 (2014)

25

26 12. VIAGEM DE ESTUDOS (29/10) Viagem: Passar algum tempo fora de casa visitando outra cidade. A viagem de estudos foi muito legal, pois conseguimos andar de vagonetas, fazer a travessia para São José do Norte Também visitamos o porto; descobrimos quem iria ser nosso colega de quarto. Conhecemos sobre muita coisa da história de Rio Grande, se participar um dia de uma pesquisa sobre a viagem poderemos escrever que tudo valeu a pena! No nosso projeto de pesquisa criamos três hipóteses: Tudo que Brigadeiro da Silva Paes fundou tudo ainda está intacto, inclusive sua estátua; Aprenderam muitas coisas novas; todos ficaram curiosos pela parte histórica e etc; Compreenderam a forma que os Portugueses fundaram Rio Grande. Na verdade, na viagem não conhecemos tudo que o Brigadeiro fundou em Rio Grande. Mas podemos visualizar de perto sua estátua, que fica na praça mais importante da cidade, bem no centro. Analisando toda parte histórica da cidade observamos que falta muita conservação dos prédios históricos, isso ficou bem visível na visita com a guia. Segundo, a guia Mineia de Rio Grande, o Brigadeiro Jose da Silva Paes era o fundador da cidade de Rio Grande e foi o primeiro governador da Capitania de Santa Catarina. Brigadeiro José da Silva Paes foi o fundador da Cidade do Rio Grande em 19 de fevereiro de O monumento, localizado na praça Xavier Ferreira, no centro histórico, ostenta uma coluna de pedra com oito metros de altura, frente da qual se vê a figura do brigadeiro em uniforme de gala. Ao seu lado, um grupo de personagens representa os construtores da nova pátria: soldados, escravos, índios e obreiros brancos em homenagem às três raças que forjaram a grandeza do Brasil. Quando conhecemos a estátua vimos que tudo está muito bonito, mas poderia ser mais limpo e colorido. Os lugares públicos eram sujos e sem higiene. Enfim, pouca conservação na praça central da cidade. Outra curiosidade sobre a cidade de Rio Grande é quando saímos do ônibus sempre aparecerem cachorros, três ou até mais, isso ao nosso entendimento mostra como a cidade é suja e abandonada, e também percebemos o quanto isso é frequente. Observamos que Rio Grande é uma cidade Portuária, mas não muito limpa. Tem muitos pontos turísticos fundados pela coroa portuguesa. A arquitetura portuguesa pode ser bem notada nos estilos das casas, uma colada na outra. E também é uma cidade bem movimentada com muito lixo espalhado nas ruas e muitos prédios históricos pichados.

27 Então, nossa percepção ao conhecer a cidade de Rio Grande mostrou que muita coisa precisa de restauração. E podemos comparar com as outras turmas que visitaram Rio Grande e acharam ótima a conservação. Conhecemos e entendemos muita coisa sobre a cidade de Rio Grande, sendo uma das maiores curiosidades a forma como as casas são construídas, sem jardim como é costume aqui na nossa região. A viagem foi ótima, apenas por causa da chuva não visitamos o Museu Oceanográfico. Na travessia para São José do Norte conversando, com a guia turística, descobrimos que os Molhes de Rio Grande são considerados a terceira maior invenção do mundo na atualidade. Tudo foi ótimo apesar de que não conseguimos visitar o Museu Oceanográfico, apesar de que não iria mudar muita coisa. Os molhes estavam muito divertidos, mas a viagem não foi só isso: nós visitamos a Praça de Rio Grande, e o Porto também. Enfim, a viagem foi bem legal. A viagem foi muito boa e divertida. Na nossa viagem de estudos, nós conseguimos vivenciar muita coisa! Percebemos que a parte de histórica poderia estar mais bem cuidada, tinham respondido certo os alunos que já realizaram esta viagem de estudos, mas achamos que tudo poderia estar bem melhor. A viagem foi espetacular, o lugar que mais gostamos foi sem duvida os Molhes é claro, as famosas vagonetas. Andamos e nos divertimos muito e o tempo, com um sol lindo, colaborou. Achamos o roteiro bem organizado, não podemos visitar o Museu Oceonográfcio devido às chuvas ele estava alagado, mas em compensação tudo deu muito certo! E para terminar o dia de visita tomamos aquele banho de mar na praia do Cassino; descobrimos que ela é realmente enorme! A praia do Cassino lembrou-nos das entrevistas, onde foi citado que ela era a maior em extensão e realmente muito grande. Descobrimos porque os alunos que no ano de 2014 não conseguiram aproveitar muita a viagem ficaram tristes. Nós conseguimos aproveitar e conhecer muito sobre a bela Rio Grande!

28 O que podemos mesmo destacar na nossa experiência foi a parte que mais gostamos e que também apareceu nas entrevistas foi os Molhes da Barra com as famosas Vagonetas. Maravilha; não tem como não querer voltar para lá!!!

29 13. OFICINA DE TEXTOS REESCRITA DO PROJETO DE PESQUISA (04/11) Oficina: Lugar onde se exerce um ofício A oficina de textos foi legal porque sem ela o nosso projeto teria muitos erros. Vimos como foi importante às intervenções da professora Cândida, ela ajudou a esclarecer dúvidas sobre como escrever certo que pensamos sobre todo o projeto. Como ficou bom o texto depois da oficina de textos. Acreditamos que sempre precisamos de ajuda para melhorar nossa escrita, pois estamos quase no 6º ano. E para terminar muito bem nossa pesquisa já combinamos que a professora Cândida irá ajudar a reescrever todo o nosso Diário de Pesquisa, sendo a parte principal da nossa pesquisa: contar a história da pesquisa que nós fizemos!

30 14. UMA NOVA VISITA. (24/11) A segunda visita da nossa orientadora foi marcada pelo relato de experienciais, isso mesmo um relato de todos nós. Explicamos detalhadamente o processo de toda nossa trajetória durante esses meses de projeto. Aproveitamos o momento da visita para falar sobre a viagem de estudos. Olá, queridos alunos, professor Luis, Supervisora Gisleine e Diretora Tânia! Gostaria de agradecer a acolhida de vocês, em minha 2ª visita na escola, na terça-feira! Foi muito bom poder saber um pouco mais do que aprenderam com a pesquisa: o que fizeram a cada etapa, como foi o trabalho de campo, como foi a viagem de estudos, a tabulação de dados e que estão organizando-se para apresentar aos outros alunos de Nova Petrópolis, na noite do Seminário, as descobertas da pesquisa!!! O Diário de Pesquisa de vocês também está ficando muito legal; estou curiosa para ler as novas escritas!!! Deixo um abração e uma fotos deste momento tão legal!!! Até breve, Lisandr

31 15. SEMINÁRIO FINAL (08/12) Pensamos e escrevemos juntos essa pesquisa, horas de muita aprendizagem encontros e muitas ideias. Em todos os encontros tivemos a necessidade de pensar, orientados pelos professore e supervisão forma momentos de pensar e refletir sobre o que estávamos pesquisando. Assim escrevemos muito, mas também conseguimos vivenciar e observara cada detalhe que conversamos. Quando conhecemos a estatua vivemos que tudo está muito bonito, mas poderia ser mais limpo e colorido, os lugares públicos eram sujos e sem higiene. Enfim, pouca conservação na praça central da cidade. Outra curiosidade sobre a cidade de Rio Grande é quando saímos do ônibus sempre aparecerem cachorros, três ou até mais, isso ao nosso entendimento mostra como a cidade é suja e abandonada, e também percebemos o quanto isso é frequente. Observamos que Rio Grande é uma cidade Portuária, mas não muito limpa tem muitos pontos turísticos fundados pela coroa portuguesa, a arquitetura portuguesa pode ser bem notada nos estilos das casas, uma colada na outra. E também é uma cidade bem movimentada com muito lixo espalhado nas ruas e muitos prédios históricos pichados. A apresentação do Seminário Final foi um sucesso, a nossa turma conseguiu expressar na apresentação todas as descobertas vivenciadas durante todo processo do NEPSO. As hipóteses construídas foram apresentadas. Os colegas Ana Carolina, João e David souberam apresentar tudo o que pesquisamos sobre Rio Grande. Assim, finalizamos o nosso Projeto, com ele pensamos em contribuir para as próximas turmas de 5º anos da Escola Bom Pastor que irão realizar a viagem de estudos nos próximos anos.

32 Ordenando os pensamentos, agilizando algumas decisões, confirmando convicções: viver é fantástico! Escolha o lado feliz da vida! Depois de percorrer alguns quilômetros nesta grande caminhada chamada vida, aprendemos que ela tem muitos lados. A vida é um somatório de lados. (Frei Jaime Bettega)

33 AUTORES: Alunos Turma 152: ANA CAROLINA ROGELIN FLORES ANA PAULA KLEMENT BRAIAN MICAEL SCHUMANN BRENDA SCHAEFER CAMILLE RAMOS WEIAND CAROL MACÊDO AGRIPPA DANIELE KOHLRAUSCH SCHNEIDER DAVID BLANKENBURG DA COSTA DIOGO GRINGS GRAEBIN DIOGO TERRA EMELIN TAINÁ SEGER ENZO HENRIQUE SEEFELD GUILHERME NUNES MARTINS JENIFER CAMILA GÜRTLER DA SILVA JOAO VITOR BOONE RAMON DIETRICH BECKER STELA BITTENCOURT RODRIGUES TAUANY VITÓRIA DE FREITAS MORAES THIAGO WEBER SCHAEFER TIAGO GABRIEL FRANCK TIAGO VANDERLEI THIELE WELLINGTON GABRIEL HANEL Professora: Luís Henrique Comiotto Supervisora Escolar: Gisleine Raquel Enzweiler

34 REFERÊNCIAS: COSTA. Ricardo Fonseca. História Ilustrada Do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: RBS, MATTOS, Geraldo. Dicionário Júnior da Língua Portuguesa. 3ed.- São Paulo:FDT,2005. PILETTI, Felipe. História do Rio Grande do Sul. São Paulo: Ática, 2004.

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat

A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat A Proposta Pedagógica em questão: caminhos e descobertas 1 Alunas do Normal Superior da Faculdade Montserrat Resumo: Esse artigo tem por objetivo fazer uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa desenvolvida

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo 1 Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Luciana Regina Basilio PROJETO DE PESQUISA Aborto: o que é, e o que sabemos Trabalho de conclusão do curso de extensão Escolas, Comunidades

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I DESCUBRA O NOVO GUIA DE ATIVIDADES ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I 1 A novidade é 2 ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Entrevista com Espedito Seleiro 1

Entrevista com Espedito Seleiro 1 Entrevista com Espedito Seleiro 1 Liana DODT 2 Amanda SOUTO MAIOR 3 Anna CAVALCANTI 4 Camila TORRES 5 Caroline CAVALCANTE 6 Cinara SÁ 7 Gabriela RAMOS 8 George PEDROSA 9 Livia PONTES 10 Raphaelle BATISTA

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

PROJETO LER E ESCREVER: VIVENCIANDO UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO LER E ESCREVER: VIVENCIANDO UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROJETO LER E ESCREVER: VIVENCIANDO UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Autor: Juliana dos Santos Meyniel Orientadora: Eliane Ribeiro UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro- julymeyniel@globo.com

Leia mais

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura

Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Contos de Antes do Baile Verde na sala de aula: As mulheres, a família, a tristeza e a loucura Introdução Este projeto foi trabalho final da disciplina de Seminário de Literatura, realizada no segundo

Leia mais

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova

De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova De lagarta à borboleta Esperança de uma vida nova Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Meio Ambiente Professor Responsável: Rosilene Paes dos Santos De lagarta à borboleta Esperança de uma

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA Sidney Gomes da Rocha Junior (1); Sidney Gomes da Rocha (4) (1) Universidade Estadual da Paraíba/sidneyjunior077@gmail.com (4) Universidade

Leia mais

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão

RYE Nome: Ana Carolina Bragança. Data: 28/10/2016. Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão RYE 2016-2017 Nome: Ana Carolina Bragança Data: 28/10/2016 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Guanabara-Galeão Hospedado pelo Rotary Club de: Siracusa País: Itália Minha aventura começou no dia

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA Alaiane Silva da Cunha Mendonça lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com Everson

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Anexo Entrevista G1.5

Anexo Entrevista G1.5 Entrevista G1.5 Entrevistado: E1.5 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 50 anos Masculino Cabo-verde 24 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias: -- crioulo Língua materna:

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina

Leia mais

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ISSN 2316-7785 A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Philipe Rocha Cardoso 1 philipexyx@hotmail.com Leidian da Silva Moreira 2 keit_julie@hotmail.com Daniela Souza

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que

Introdução. Homens buscam uma mulher que tenha algo a lhes a acrescentar, que traga valor pra vida dele. Nada diferente do que 0 Introdução Sim. Existem muitas mulheres disponíveis, mulheres inclusive mais jovens que você e com aquele brilho natural dos 20 e poucos anos de idade. Mas isso não precisa ser um problema para você.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização, Aprendizagem, Desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE: Profissionalização, Aprendizagem, Desenvolvimento. ENSINANDO E APRENDENDO: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE APOIO À PROFISSIONALIZAÇÃO PARA OS EXTENSIONISTAS E PARA OS JOVENS DAS COMUNIDADES DO VALE DO MAMANGUAPE RIBEIRO 1, Deliene de Sousa MACIEL 2, Saulo

Leia mais

Na ética do comprometimento. O Reizinho, Jota C. I. Versão em Português

Na ética do comprometimento. O Reizinho, Jota C. I. Versão em Português Na ética do comprometimento O Reizinho, Jota C. I. Versão em Português www.littlekingjci.com Por favor, ajude-nos a contar nossa história no maior número de idiomas possível. Traduza este texto para seu

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA

PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA Júlio Giordan Lucena da Silva 1 1. Introdução O presente artigo tem como objetivo trabalhar área, volume e planificação de sólidos,

Leia mais

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco".

Manual da Conversa. Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido branco. Manual da Conversa Nesse ebook você irá aprender algumas estratégias para manter sua conversa rolando e evitar aquele temido "branco". www.setimoamoroficial.com.br Evite o Questionário Um erro muito comum

Leia mais

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos

Desenvolvendo o Pensamento Matemático em Diversos Espaços Educativos VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA GT8 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) Izailma Nunes De LIMA izailmanunes@gmail.com

Leia mais

Oficina de Comunicação #4

Oficina de Comunicação #4 Oficina de Comunicação #4 Para se ter EMPATIA: ü Excluir opiniões e julgamentos ü Ouvir sem qualquer intenção ü Simplesmente esteja presente ü Deixamos nossos mapas de lado Tô cansado desse emprego, estou

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA Adriana Patrocinio Pereira. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA A CONSTRUÇÃO DA LATERALIDADE O banho de papel. Atividade desenvolvida na EMEF Profª Claudete da

Leia mais

Projeto: conhecendo os dinossauros

Projeto: conhecendo os dinossauros Projeto: conhecendo os dinossauros Maria Aparecida Pereira mar.per@terra.com.br RESUMO Os dinossauros de uma maneira incrível habitam o imaginário das crianças, pois esses gigantes da pré-história estão

Leia mais

A Ética do compromisso

A Ética do compromisso A Ética do compromisso O Pequeno Rei, Jay C. I. Versão em português www.littlekingjci.com Agradecemos que nos ajude a contar a nossa pequena estória no maior número possível de línguas. Por favor traduza

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Alunos contam sobre pré-intercâmbio nos EUA durante as férias

Alunos contam sobre pré-intercâmbio nos EUA durante as férias EDUCAÇÃO - BOSTON CAMBRIDGE INSTITUTE Alunos contam sobre pré-intercâmbio nos EUA durante as férias Colégio Rio Branco 31 Julho 2015 15h28 Um grupo de alunos do 9º ano de Ensino Fundamental ao 2º ano do

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 13

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 13 Nome: Magali Catarina Bastos Regional: Baixadas Litorâneas Iguaba Tutor: Adriana Muniz da Silva Lemos Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 13 INTRODUÇÃO: Este plano foi elaborado com base nas discussões

Leia mais

A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA

A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA A ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA COM CURSISTA COM DEFICIÊNICA VISUAL NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA Soellyn Elene Bataliotti Gabriela Alias Rios Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Leia mais

PLANTAS QUE CURAM. Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2. Resumo

PLANTAS QUE CURAM. Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2. Resumo PLANTAS QUE CURAM Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2 Resumo O presente artigo tem como objetivo expor que é possível despertar a curiosidade e, consequentemente, novas descobertas

Leia mais

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO

O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO O QUE MUDOU AO LONGO DO TEMPO - PROJETO DE TRABALHO Katherine Scheeffer de Almeida Bucher. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

Atividade da construção e utilização da bússola

Atividade da construção e utilização da bússola Atividade da construção e utilização da bússola 1. Introdução Regina Costa A atividade da construção da bússola é uma atividade experimental introdutória para o estudo do magnetismo. Serve para explorar

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil

I Encontro dos profissionais. da Educação Infantil I Encontro dos profissionais da Educação Infantil Projeto: Cada um do seu jeito Respeitando as diferenças Turma: 1 período Ano: 2015 Surgimento: Durante o projeto Vida de inseto, trabalhamos a história

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas PIBID- Subprojeto Física DIÁRIO DO PIBID. Bolsista: Tamiris Dias da Rosa. Reunião dia 28/07/2016

Licenciatura em Ciências Exatas PIBID- Subprojeto Física DIÁRIO DO PIBID. Bolsista: Tamiris Dias da Rosa. Reunião dia 28/07/2016 DIÁRIO DO PIBID Bolsista: Tamiris Dias da Rosa Reunião dia 28/07/2016 Foi a última reunião do primeiro semestre de 2016, nela destacamos o que deu certo e o que deu errado nesse primeiro semestre, quais

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

PROTOCOLO DA ENTREVISTA

PROTOCOLO DA ENTREVISTA [Legitimação da entrevista] Ent. Em relação ao primeiro bloco, o objetivo específico é conhecer as razões e motivações que levam a educadora a utilizar a metodologia do trabalho de projeto. A primeira

Leia mais

QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: Coluna B

QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: Coluna B QUESTÃO 1: Sexo dos entrevistados: 60 50 40 30 20 10 0 masculino feminino Na entrevista realizada com (cem) 100 alunos, constatamos que 53 são do sexo masculino e que 47 são do sexo feminino. Os alunos

Leia mais

A NOSSA SALA FICOU COM CHEIRINHO DE MORANGO.

A NOSSA SALA FICOU COM CHEIRINHO DE MORANGO. NA NEWS Abril 2013 Grupo das Borboletas O informativo do NA- Morá Simone O NOME DO GRUPO É... Nosso primeiro projeto do ano CONHECENDO O NOSSO ESPAÇO teve como objetivo principal desenvolver a socialização

Leia mais

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Andressa Miranda Esteves Martinez, bolsista Bruno Moreira Teixeira Luiz, bolsista João Volmar Machado da Silva, bolsista Lidiane Schimitz Lopes, bolsista Maria

Leia mais

Caçapava do Sul. Diário

Caçapava do Sul. Diário Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Caçapava do Sul Licenciatura em Ciências Exatas Jossuele Maria Fagundes Chaves Diário O trabalho que será realizado pelos bolsistas do sub projeto de Física tem

Leia mais

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO?

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? Método simples, que eu utilizo para ter ideias de conteúdo estratégico. Por: Tatiane Faria 02 I N T R O D U Ç Ã O Olá, seja bem vindo(a)! É

Leia mais

Pegada nas Escolas - ALIMENTAÇÃO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA:

Pegada nas Escolas - ALIMENTAÇÃO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: 1 Alimentação Pegada nas Escolas - ALIMENTAÇÃO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

RELATO DE GRUPO II Trimestre/2016

RELATO DE GRUPO II Trimestre/2016 5 o ano do Ensino Fundamental I Turma B Professora: Niraildes Lima Coordenadora: Deane Seixas Orientadora: Tiza Carreiro Vice-diretora: Virgínia Costa RELATO DE GRUPO II Trimestre/2016 Enquanto a sociedade

Leia mais

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual

S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual S A I B A + Um desafio coletivo onde a eficácia da equipe supera o talento individual O que você vai encontrar aqui: O que é o Game Jam? Como funciona? Conheça alguns possíveis participantes do seu time

Leia mais

Para quê serve esse símbolo no final da frase? Ensinando pontuação para alunos de contextos desprivilegiados

Para quê serve esse símbolo no final da frase? Ensinando pontuação para alunos de contextos desprivilegiados Para quê serve esse símbolo no final da frase? Ensinando pontuação para alunos de contextos desprivilegiados Em uma sala de aula, doze alunos. Dos doze, dez pareciam desconhecer a maioria dos usos de maiúsculas

Leia mais

Mês de Março. Mês de Abril

Mês de Março. Mês de Abril Escola: Justino Costa Quintana Bolsista: Débora Renata Costa Rezende Supervisora: Profª Aniele Torma Bagé/ RS - 2017 Mês de Março No mês de março ingressei no PIBID, fui muito bem recebida pelo grupo do

Leia mais

O Ensino de Geografia: alfabetização cartográfica. Leitura cartográfica

O Ensino de Geografia: alfabetização cartográfica. Leitura cartográfica O Ensino de Geografia: alfabetização cartográfica Professor Amarildo Gomes Pereira Leitura cartográfica Atividade: Reconhecendo trajeto de casa á escola EMEF Profª Claudete da Silva Vecchi Professora:

Leia mais

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com INTRODUÇÃO 1 Baseado no livro Sem Limites: Como quebrar todos os seus limites em prol do Reino de Deus de Luan Ribeiro. Ideia Geral da Série: Como viver os seus sonhos? Como ser usado por Deus de maneira

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Sonia Local: Núcleo de Arte Nise da Silveira Data: 5 de dezembro de 2013 Horário: 15:05 Duração da entrevista:

Leia mais

Residência Social JULHO Parceria:

Residência Social JULHO Parceria: Residência Social JULHO 2018 Parceria: APROPRIAÇÃO Quando o Tião chegou em Barra Longa com aquelas ideias diferentes, percebi que se a gente quer sair dessa lama, temos que agarrar isso: esse jeito novo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA. Orientadora: Carmem Zeli de Vargas

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA. Orientadora: Carmem Zeli de Vargas ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA Orientadora: Carmem Zeli de Vargas Santo Antônio da Patrulha 2008 2 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO

Leia mais

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas

O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas O USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA: O Portal Educacional e o Projeto Aprendendo por Tabelas Eunice Medeiros Gonçalves (autora) Colégio Visão Professora nice-mg@hotmail.com

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves Livro Eletrônico 00 Matemática I p/ LIQUIGÁS (Ajudante de Carga e Descarga I) Com Videoaulas Pós-Edital Professores: Lima, Lima, 00 Apresentação do curso... 2! Metodologia do Curso... 3! Conteúdo programático

Leia mais

Nova Esperança para a Vida Por David Batty

Nova Esperança para a Vida Por David Batty Nova Esperança para a Vida Por David Batty Projeto 302 Nome do Aluno Data do Início / / Data do Fim / / 2 Nova Esperança Para a Vida Lição 302 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas

Leia mais

PESQUISA DIAGNÓSTICA

PESQUISA DIAGNÓSTICA ESCOLA MUNICIPAL JOEL MARCELINO DE OLIVEIRA Goiânia, junho de 2013. Orientador Formador Rafael Vieira de Araújo PESQUISA DIAGNÓSTICA Em 2013 a nossa escola está organizada de forma diferente. Passou a

Leia mais

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS Patricia da Conceição Novaes(1); Eleneide Rodrigues de Moraes(1); Elionara Carolina Freire Cândido Barbosa (2); Cíntia

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

O USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA 3ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA

O USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA 3ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA O USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA 3ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA JOSINALVA ESTACIO MENEZES - UFRPE jomene@nelore.npde.ufrpe.br AUTORAS: MIRTES DE OLIVEIRA DINIZ UFPE

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O

U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O U N I V E R S I D A D E D E C A X I A S D O S U L P R Ó - R E I T O R I A D E E X T E N S Ã O C U R S O D E E X T E N S Ã O ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL JULIANA TERESA WINTER SÃO SEBASTIÃO DO

Leia mais

Feira de Química 2015

Feira de Química 2015 Feira de Ciências Feira de Química 2015 Objetivo: Fazer com que nossos alunos coloquem em pratica os conhecimentos teóricos com os quais trabalhamos até o presente momento. Despertar o gosto pela pesquisa,

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA

MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA MERCADO DE TRABALHO: APOSENTADOS E JOVENS PERMANENTEMENTE NA LUTA * 1Manuela Oliveira Peixoto E.E.E.M. Patrulhense * 2Mara Lúcia Pereira Rocha E.E.E.M. Patrulhense * 3Maria Bernadete Muniz de Borba E.E.E.M.

Leia mais

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem

A vida no campus. Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami. Relatório de Viagem Juliana Brasil 7º período de Engenharia Química Puc Rio Universidade de Miami Relatório de Viagem Meu nome é Juliana Brasil, eu curso Engenharia Química aqui na PUC e fiz o meu intercambio na Universidade

Leia mais

Eu te gosto, você me gosta

Eu te gosto, você me gosta Eu te gosto, você me gosta Marcia Kupstas Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este projeto tem em vista a produção de um jornalzinho de perguntas e respostas, elaboradas pelos próprios

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Isaías Pessoa da Silva - UEPB, isaias-65@hotmail.com Filomena M. Gonçalves S. C. Moita UEPB, filomena_moita@hotmail.com

Leia mais

Pensei que o conhecimento é provisório e há muito a aprender

Pensei que o conhecimento é provisório e há muito a aprender ENCONTRO GESTORES SÃO BERNARDO SET/0 - AULA Profª Mônica. Resultado da tabulação da avaliação do encontro( saio do encontro pensando...) CATEGORIAS CRIADAS A PARTIR DA nº COMPILAÇÃO DAS RESPOSTAS o conhecimento

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Violeta Morato * Fabrício Dener de Melo ** A população brasileira está cada vez mais inserida no mundo tecnológico

Leia mais

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR

HISTÓRIAS >NA PRAÇA DOCUMENTO ORIENTADOR DOCUMENTO ORIENTADOR 28, 29 E 30 ABRIL Oficina de criação cinematográfica Ensino básico e secundário Coordenação Pedro Sena Nunes Organização AO NORTE DOCUMENTO ORIENTADOR Participar numa História da Praça

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL

RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA ESCOLAR E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO PROFISSIONAL 08932243409 Eixo temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação Matemática. RESUMO: Este trabalho visa

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Relações Internacionais Comissão de Relações Internacionais Endereço de e-mail cecile.sornette@kedgebs.com QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NA ECA A. INFORMAÇÕES DO ALUNO Nome Cécile SORNETTE Idade 22 Sexo Masculino

Leia mais

Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013.

Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013. Itatiba, 29 de novembro de 2013. Olá, funcionários do Jornal de Itatiba Diário. Lemos a reportagem Casos de dengue aumentam em Itatiba publicada no dia 28/11/2013. Ficamos assustados em saber que esse

Leia mais

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI WWW.JANEISATOMAS.COM.BR 68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? ALFABETIZAÇÃO 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro DE PRODUÇÃO TEXTUAL. CADERNO Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

As vezes eu penso, Sera que tem como voltar no tempo?? pra mim isso pode ser uma possibilidade que os cientistas do mundo inteiro poderiam tentar

As vezes eu penso, Sera que tem como voltar no tempo?? pra mim isso pode ser uma possibilidade que os cientistas do mundo inteiro poderiam tentar O tempo As vezes eu penso, Sera que tem como voltar no tempo?? pra mim isso pode ser uma possibilidade que os cientistas do mundo inteiro poderiam tentar descobrir. mais e claro que o mundo e enorme e

Leia mais

Relatório Lançamento do Livro. Teatro Liceu 19 de maio 2017 UM MUNDO MELHOR. Mesmo É INEVITÁVEL

Relatório Lançamento do Livro. Teatro Liceu 19 de maio 2017 UM MUNDO MELHOR. Mesmo É INEVITÁVEL Relatório Lançamento do Livro Teatro Liceu 19 de maio 2017 UM MUNDO MELHOR Mesmo É INEVITÁVEL SUMÁRIO Apresentação...3 A Ideia...4 Ensaio Fotográfico...5 Depoimentos...8 Agradecimentos...9 Sobre a Autora...

Leia mais

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO

PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO PROJETO PROLICEN INFORMÁTICA NA ESCOLA : A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO PÚBLICO Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 RESUMO Melquisedec Anselmo da Costa AZEVEDO

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Carlos Marcelo Oliveira Sales Marina Moreira Mamede Eduardo Freire Universidade de Fortaleza, Fortaleza CE RESUMO O presente trabalho apresenta as fases de uma matéria

Leia mais

Arrasando no Fechamento

Arrasando no Fechamento Arrasando no Fechamento Nada acontece até que alguém venda algo. Mary Kay Ash Por que o Fechamento na Sessão é TÃO IMPORTANTE? Muitas vezes fazemos sessões maravilhosas e conseguimos realmente encantar

Leia mais

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB Relatório 1º Período Docente coordenador: Prof. Rui Lopes GRUPO: Ana Rita Daniela Rosa Rui Rodrigues Renato Oliveira Faro,

Leia mais