Categoria Educação e Cultura Projetos e Programas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Categoria Educação e Cultura Projetos e Programas"

Transcrição

1 Categoria Educação e Cultura Projetos e Programas O CENTRO DE OPERAÇÕES DA PREFEITURA DO RIO NA WEB Como o centro operacional urbano mais integrado da América Latina usa a internet para otimizar a mobilidade no Rio e educar a população, com o objetivo de adotar uma cultura de gestão inteligente da cidade

2 Resumo/Abstract Quando tudo começou O centro operacional urbano mais integrado da América Latina foi inaugurado em 31 de dezembro de 2010, no Rio. O Case O projeto de comunicação direta do Centro por meio da internet começou no primeiro dia de funcionamento. Os canais utilizados são redes sociais e website para disseminar nova cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade, com o objetivo de implementar a gestão inteligente de todos os fatores que envolvem a mobilidade municipal. O Centro de Operações Rio é o porta-voz oficial da cidade e divulga informações para otimizar a mobilidade dos cidadãos. Os internautas informam qualquer tipo de ocorrência emergencial que testemunhem em vias públicas. Resultados do projeto Audiência direta de cidadãos; engajamento progressivo da população; reconhecimento internacional. Fase atual do projeto Website recém-implementado disponibilizando na web mais de 400 câmeras da prefeitura em tempo real.

3 Centro de Operações Rio Breve histórico Inaugurado em 31 de dezembro de 2010; Objetivo: monitorar as operações envolvidas na rotina da cidade, atuando para reduzir ao máximo qualquer tipo de impacto negativo na rotina do carioca, provocado por eventos programados ou inesperados; Mais de 30 órgãos integrados (municipais, estaduais e concessionárias). É o centro operacional urbano mais integrado da América Latina; Monitoramento em tempo integral: 400 profissionais se revezam em 3 turnos, 24h por dia, 7 dias por semana; 600 câmeras posicionadas em todos os bairros da cidade; Monitoramento contínuo das vias públicas e das condições do tempo; Planejamento operacional para grandes eventos no Rio.

4 Centro de Operações Rio Comunicação como uma diretriz A comunicação é uma das diretrizes do Centro de Operações. Além de cuidar da operação da cidade, a comunicação com a população é uma prioridade e é pensada como uma via de mão dupla : 1- Comunicação para orientar a população sobre como se deslocar pela cidade da maneira mais rápida e segura, seja em situações programadas e planejadas ou em eventos emergenciais e atípicos. 2- Comunicação no sentido oposto, da população para o Centro de Operações, seja para solicitar orientação sobre deslocamentos ou alertar para situações inesperadas na cidade. O engajamento dos cidadãos via internet é uma das principais metas do Centro de Operações.

5 Centro de Operações Rio Comunicação como uma diretriz Comunicação como via de mão dupla Incêndio em Copacabana (06/07/2012) 9h14: Seguidor nos informa sobre prédio em Copacabana com princípio de incêndio. Operadores da sala de controle alertados sobre o possível incêndio 9h25: Confirmação do incêndio e início da operação integrada de resposta ao evento 9h30: Helicópteros de TVs transmitem imagem ao vivo do local do incêndio 9h35: Início de comunicação para situação de crise na internet e envio de nota oficial para imprensa. Mensagens: orientações de segurança; esquema especial de trânsito; a Prefeitura recomenda que evitem o bairro ; e detalhes sobre ações.

6 A Comunicação no Centro de Operações Rio Características Gerais 24 horas por dia / 7 dias por semana, atendendo os meios de comunicação e comunicando para a população por meio da internet; Porta-voz oficial da Prefeitura para as operações da cidade todos os órgãos da prefeitura se comunicam via Centro de Operações, de maneira preventiva (informações pré-programadas) e emergencial (orientações para situações de crise); Porta-voz oficial da Prefeitura em situações de crise, aglutinando informações sobre todas as iniciativas tomadas pela prefeitura e orientações de segurança à população. Todas estas características estão dentro do contexto de usar a comunicação para minimizar o impacto de eventos (programados ou emergenciais) na rotina da cidade e do cidadão. Minimizar estes impactos significa otimizar e garantir a segurança da mobilidade dos cidadãos, levando em conta a dinâmica e os mais diferentes cenários na cidade. Com este objetivo, divulgamos mensagens ininterruptamente através da internet, orientando e, no médio e longo prazo, educando o carioca em relação a como proceder para otimizar seu deslocamento na cidade.

7 A Comunicação no Centro de Operações Rio Características Gerais O Centro de Operações orienta/educa para garantir a mobilidade dos cidadãos em quais tipos de situações, além dos cenários de rotina? Veja alguns exemplos: - Nos dias de chuva forte. Nestes casos, orientamos/educamos sobre como se deslocar com segurança, levando em conta fatores como ruas alagadas e deslizamentos em áreas de risco. As sirenes do sistema de alerta da Defesa Civil em áreas de risco são acionadas do Centro de Operações. Orientações aos moradores destas regiões também são comunicadas pelos canais de comunicação do centro operacional na internet. - Ocorrências graves de trânsito. A comunicação tem como foco as interdições inesperadas, as melhores rotas de deslocamento e os elementos que envolvem as operações emergenciais de tráfego. - Grandes eventos, como a Rio+20. A comunicação é feita antecipadamente, alertando sobre as modificações no sistema de tráfego para grandes eventos. Os cidadãos são permanentemente orientados para que otimizem seus deslocamentos, mesmo com o cenário atípico de um grande evento.

8 O Case Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web Rua alagada no Méier, durante dia de chuva forte no Rio de Janeiro Comitiva internacional se desloca na Linha Vermelha, durante a Rio+20.

9 O Case Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web O Centro de Operações da Prefeitura do Rio na internet: é o canal oficial da Prefeitura na web para orientar o deslocamento urbano 24 horas por dia, via Twitter, Facebook e website institucional. Os canais de comunicação do Centro de Operações na internet são utilizados para otimizar a mobilidade urbana no Rio durante crises, situações de emergência, em eventos programados que alterem a rotina da cidade ou mesmo no dia-a-dia. Na web, o Centro de Operações comunica orientações sobre como se deslocar pela cidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para uma audiência direta que tem picos de aproximadamente pessoas. Este trabalho de comunicação se reflete diretamente (e de maneira educativa) no comportamento do carioca em relação à mobilidade urbana. A ideia é disseminar nova cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade.

10 A Comunicação no Centro de Operações Rio Características Gerais Comunicação para mobilidade durante a Rio+20 Divulgação de planejamento de trânsito da Rio+20 no Facebook. Interação com seguidores da rede social. Seguidores do Twitter tiram dúvidas sobre o trânsito durante a Rio+20, via Twitter. Deslocamento de comitivas internacionais na Linha Vermelha, durante a Rio+20 Manifestação atrapalha trânsito durante a Rio+20 e orientação aos motoristas no perfil do Centro de Operações no Twitter

11 O Case Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web O projeto de comunicação-educação via web, inovador e único no país, nasceu no mesmo dia da inauguração do Centro de Operações Rio por ser uma das diretrizes de atuação do centro operacional. A implementação do projeto se desenvolve em partes: Fase 1: No primeiro dia de operação do Centro, entrou em funcionamento o perfil no desde o início abastecido com informações sobre as diversas operações que envolvem a rotina da cidade, 24 horas por dia. Fase 2: No início de 2011, iniciamos o perfil no Facebook. Fase 3: Última etapa, a implementação do website foi realizada em julho de 2012, disponibilizando na internet imagens em tempo real de mais de 400 câmeras da prefeitura do Rio, posicionadas em todos os bairros da cidade.

12 O Case Centro de Operações e o projeto de comunicação-educação via web Website e os perfis no Twitter e no Facebook

13 O Case Os objetivos do Centro de Operações na web Facilitar o deslocamento na cidade; Educar o cidadão-internauta para uma postura mais consciente e participativa, em relação à segurança e eficiência do seu próprio deslocamento; Minimizar impactos de situações inesperadas ou eventos programados na mobilidade dos cidadãos; Contribuir para a otimização do tempo de resposta às ocorrências que interfiram em vias públicas; Consolidar o Centro de Operações como fonte oficial de informação, por meio dos canais de comunicação da internet, agregando credibilidade, confiabilidade e potencial de mobilização para orientações preventivas; Posicionar o Centro de Operações como ponto focal de informação sobre a rotina operacional da cidade, estimulando o cidadão a enviar informações da rua, seja de situações-problema ou qualquer outro evento relevante presenciado.

14 Relevância do trabalho Motivação para inscrição A internet e as redes sociais do Centro de Operações têm se potencializado como veículo de comunicação direta com a população e, em menos de dois anos de existência, os perfis no Twitter, Facebook e o website do Centro de Operações somam uma audiência direta que atinge picos de aproximadamente pessoas por semana. Participar do Prêmio Mobilidade Urbana será uma maneira de potencializar ainda mais a visibilidade das redes sociais e do website do Centro de Operações. Uma oportunidade de ampliar o alcance desta bem sucedida ferramenta de comunicação direta, tanto pela divulgação do projeto através do prêmio, quanto pela credibilidade que podemos agregar ao trabalho.

15 Descrição do projeto do Centro de Operações na web Adequação ao tema O projeto de comunicação do Centro de Operações na internet se adequa como um programa de educação, na medida em que seus objetivos resultam na disseminação de uma cultura colaborativa entre o cidadão e a cidade para a implementação de uma gestão inteligente de todos os fatores que envolvem a mobilidade dentro do município do Rio. Para adotar este novo modelo, é preciso educar a população sobre uma série de novos padrões operacionais e detalhar estes recém-criados protocolos de ação. Esta é a base de toda a linha editorial da comunicação do Centro de Operações Rio na web.

16 Descrição do projeto do Centro de Operações na web Adequação ao tema Nossos canais de comunicação na web procuram dar respostas e orientações sobre questões como: Quem é o porta-voz oficial da cidade sobre os temas que envolvem as operações de rotina (como trânsito e transporte público)? Para quem e com quais meios o cidadão deve se comunicar sempre que se deparar com um evento inesperado que envolva a sua mobilidade em via pública? Quais são os protocolos e as indicações de segurança em dias de chuva forte na cidade? Em um dia de chuva forte, o que o cidadão pode fazer para minimizar o impacto em sua rotina e os riscos para si, sua família e seus vizinhos?

17 Descrição do projeto do Centro de Operações na web Adequação ao tema A comunicação na internet do Centro de Operações visa educar e disseminar os preceitos desta gestão inteligente da cidade, que tem a prefeitura como agente responsável por estabelecer um novo padrão de interação de mão dupla entre o cidadão e a cidade. Para comunicar este novo modelo de cidade inteligente, o Centro de Operações comunica informações 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, com a intenção de criar uma audiência direta, um grupo de early adopters desta nova cultura.

18 Descrição do projeto do Centro de Operações na web Inovação O Centro de Operações Rio, por si só, é o maior exemplo de inovação tecnológica e de gestão urbana ocorrido nos últimos anos no Rio de Janeiro e no Brasil. O conceito de smart city, aplicado pela IBM ao projeto do Centro de Operações, é uma das abordagens mais inovadoras quando se fala em gestão urbana. O trabalho de comunicação do Centro é igualmente inovador: utilizamos as novas tecnologias da web como uma engrenagem do projeto de implementação de um inovador sistema de gestão urbana. No Estado do Rio (e no Brasil) não há nenhum tipo de projeto semelhante de comunicação, focado em contribuir para uma mobilidade urbana mais eficaz e segura e que, ao mesmo tempo, seja porta-voz oficial da prefeitura em relação às questões operacionais da cidade. Este trabalho de comunicação é pioneiro na medida em que não conta com nenhuma referência. Outra característica singular do projeto de comunicação é que as informações são divulgadas ininterruptamente pela internet, 24 horas por dia, sete dias por semana.

19 Descrição do projeto do Centro de Operações na web Contribuição à Mobilidade Urbana Para garantir ao cidadão uma mobilidade urbana mais eficaz, comunicamos informações sobre melhores itinerários para deslocamentos; orientações sobre deslocamentos em situações de crise (para minimizar impacto de crises na rotina do cidadão e otimizar solução de problemas por evitar aglomeração de pessoas e veículos em áreas críticas); divulgação sobre esquemas especiais de tráfego para a realização de grandes eventos (como o Rock in Rio, o Carnaval e a Rio+20). Tudo isso funcionando 24 horas por dia. Bloco de carnaval e o trânsito na orla da Barra da Tijuca Monitoramento e interdições e saída de público no Rock in Rio

20 Abrangência: público-alvo, localidades e cronogramas de implementação Público-alvo e abrangência: O público-alvo do projeto são as pessoas que circulam pelo município do Rio e na região metropolitana, na medida em que divulgamos informações sobre vias intermunicipais. A abrangência do projeto é a capital fluminense e, indiretamente, os municípios vizinhos. Cronograma de implementação: O projeto de comunicação na web do Centro de Operações começou a ser implementado a partir de dezembro de 2010 e, desde então, funciona continuamente até hoje. Já foram implementadas funcionalidades multimídia, como fotos e vídeos. A cada grande evento, implementamos novos procedimentos nas redes sociais e no website, com o objetivo de chegar à Copa do Mundo e às Olimpíadas, com uma variedade de opções de comunicação com o internauta via redes sociais e outros canais de comunicação web, além de recursos funcionais, como a interação por vídeo e áudio.

21 Resultados obtidos e esperados Audiência direta com picos de quase internautas. Canal de comunicação na web que recebe informações diariamente dos internautas sobre ocorrências na cidade. Reconhecimento internacional: único perfil brasileiro do Twitter indicado, em 2011, para o prêmio Shorty Awards, o Oscar da rede social. O ficou entre os seis finalistas na categoria Governo, disputa vencida pelo perfil da NASA. Suporte de comunicação em planejamentos especiais de trânsito para grandes eventos e situações de crise, contribuindo para reduzir impactos negativos na rotina da cidade. Exemplos: Show do Paul McCartney, Incêndio em Copacabana (junho/2012), Carnaval (420 blocos programados), Jogos Mundiais Militares. Chegar à Copa do Mundo de 2014 com audiência direta na web de mais de cidadãos-internautas.

22 Pessoas envolvidas no trabalho Investimentos necessários Pessoas envolvidas no trabalho Equipe de jornalistas da Assessoria de Comunicação do Centro de Operações Rio (nove profissionais). Investimentos envolvidos Nenhum investimento extra, a não ser a contratação da equipe de Assessoria de Comunicação (que inclui este projeto de comunicação dentro de suas atividades diárias) e a aquisição de uma máquina fotográfica.

23 Dificuldades para implementação do projeto Dificuldades na implementação - Apuração simultânea de informações junto aos diferentes órgãos para manter alimentação em tempo real das redes sociais. - Desafio de integração com as assessorias de comunicação dos órgãos e concessionárias integradas ao Centro de Operações Rio. - Implementar, junto aos veículos de comunicação que fazem cobertura diária da cidade, a cultura de acompanhar as notícias em tempo real de nossas redes sociais.

Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo

Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo A Prefeitura do Rio realiza no próximo domingo, dia 6 de novembro, o primeiro exercício simulado de emergência

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo

Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo Praça da Bandeira e Estrada Grajaú-Jacarepaguá fecham para simulado de chuva forte neste domingo A Prefeitura do Rio realiza no próximo domingo, dia 6 de novembro, o primeiro exercício simulado de emergência

Leia mais

Carta de Serviços aos Usuários. Concessionária Ponte Rio Niterói Ecoponte S/A

Carta de Serviços aos Usuários. Concessionária Ponte Rio Niterói Ecoponte S/A Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ponte Rio Niterói Ecoponte S/A Revisão 00 Maio/2018 Índice 1. Objetivo... 2 2. A Ecoponte... 3 3. Serviços... 5 3.1 Inspeção de Tráfego... 6 3.2 Guincho...

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES

CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES CIDADES INTELIGENTES CASO: Estratégia Regional Santiago Cidade Inteligente e protótipo Smart City Santiago PAÍS: Chile CIDADE: Santiago, Região Metropolitana POPULAÇÃO: 7.314.176 CIDADES INTELIGENTES CONTEXTO

Leia mais

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS

PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS Y POLÍTICAS ACADEMIA DE RESPONSABILIDAD URBANA PARA ALCALDES Y MUNICIPALIDADES DE LATINOAMÉRICA PENSAR GLOBALMENTE, ACTUAR LOCALMENTE: IMPLANTANDO UNA AGENDA GLOBAL EM EL ÁMBITO DE LOS MUNICIPIOS INSTRUMENTOS, INICIATIVAS

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da TBG, pauta 59/17 em 24 de agosto de 2017. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se à TBG. 3. PRINCÍPIOS 3.1. A companhia

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás

Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada do Sistema Eletrobrás Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 3 1 OBJETIVOS Promover a comunicação integrada entre as empresas do Sistema e

Leia mais

Aplicações de Mobilidade. para Serviços Públicos_

Aplicações de Mobilidade. para Serviços Públicos_ Aplicações de Mobilidade para Serviços Públicos_ 1. Nova Era_ Nos últimos 4 anos o tráfego de voz cresceu 10%... O de tráfego de dados cresceu mais de 400% Tráfego de Dados Móveis TV e vídeos puxarão

Leia mais

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL Elaborado por: Edmilson Brito Jornalista DRT-SE 1.159 Radialista DRT-BA 4.268 DINÂMICA 1 Vídeo: Os processos de Comunicação - YouTube [240p] (Tempo: 6,40 segundos) Proclamar

Leia mais

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 1. Objetivos Orientar, coordenar e desenvolver as ações de comunicação organizacional da Previnorte, alinhadas aos planos e políticas institucionais,

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO

Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO APRESENTA Aplicativo e Gestão Integrada a favor de RIO LARGO Projeto JpS e MuniCiência O que é o projeto Juntos pela Segurança?! Nossa Inspiração: Segurança Cidadã Convivência e Segurança Cidadã (Fatores

Leia mais

Desafio do jornalismo na era do engajamento

Desafio do jornalismo na era do engajamento Desafio do jornalismo na era do engajamento Luís Fernando Bovo - Estadão/2016 O jornalismo hoje: 2 maneiras de ver O jornalismo hoje: o que fazer? Apropriar-se das novas tecnologias e fazer a mesma coisa,

Leia mais

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed Diretriz Nacional de Comunicação Sistema Unimed Diretriz de Comunicação Definição Política ou Diretriz de Comunicação é um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas,

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades.

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades. TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado à partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010.

ATUO NA ÁREA DE MARKETING TRADICIONAL (PROMOCIONAL, DIRETO, ENDOMARKETING, COMERCIAL) DESDE 2005 E NO MARKETING DIGITAL DESDE 2010. ÊNFASE NAS ÁREAS DE: MARKETING DE RELACIONAMENTO; MARKETING DIGITAL (SOCIAL MÍDIA); ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO; GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE MARKETING OFF E ON LINE; GESTÃO DE PESSOAS; ELABORAÇÃO,

Leia mais

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO Porque o Laboratório Os processos de educação em saúde constituem como um dos fundamentos das práticas

Leia mais

equipamentos eletrônicos de trânsito e segurança pública

equipamentos eletrônicos de trânsito e segurança pública equipamentos eletrônicos de trânsito e segurança pública Nós somos a Splice, uma empresa com orgulho de ser brasileira. A empresa Splice Mobilidade Urbana (fundada inicialmente com o nome de Splice do

Leia mais

I9 CONDOMÍNIO. O i9 condomínio é um sistema completo para condomínios e possui três módulos; CONDOMÍNIO E CONDÔMINO TERCEIRIZADAS ADMINISTRADORA

I9 CONDOMÍNIO. O i9 condomínio é um sistema completo para condomínios e possui três módulos; CONDOMÍNIO E CONDÔMINO TERCEIRIZADAS ADMINISTRADORA Mais informações acesse: i9desenvolvimento.com.br ou nos contate comercial@i9desenvolvimento.com.br I9 CONDOMÍNIO O i9 condomínio é um sistema completo para condomínios e possui três módulos; CONDOMÍNIO

Leia mais

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas

Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Pesquisa sobre Melhores Práticas em Marketing e Vendas Roberto Carlos Mayer Fundador e Diretor da MBI (desde 1990) Mestre em Ciência da Computação (IME USP) e exprofessor da Universidade de São Paulo de

Leia mais

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 INVESTIGAÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO E A OTIMIZAÇÃO DE ARTEFATOS DO SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICAS 3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 22, 23 e 24 de agosto de 2018 Rio de Janeiro RJ André

Leia mais

REGULAMENTO 1º PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DA REDE BRASILERIA DE OP

REGULAMENTO 1º PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DA REDE BRASILERIA DE OP REGULAMENTO 1º PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DA REDE BRASILERIA DE OP O PRÊMIO O 1º prêmio BOAS PRÁTICAS DA REDE BRASILEIRA DE OP é uma distinção anual promovida pela Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Leia mais

Campanha Carnaval Sem Traumas

Campanha Carnaval Sem Traumas Campanha Carnaval Sem Traumas Álcool e Volante: Uma dupla que não dá samba! Toolkit para os Organizadores da Campanha 23/01/2017 SBOT Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Carnaval Sem Traumas

Leia mais

Impacto social no varejo - GPA

Impacto social no varejo - GPA Impacto social no varejo - GPA Um impacto na sociedade pelas características da operação + 1000 lojas espalhadas pelo Brasil 5 milhões de clientes por semana 100 500 colaboradores 40% dos nossos colaboradores

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018 Código: PG-0ST-0011-0 CORPORATIVO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Órgão aprovador: ST CA Órgão gestor: ST CGRC Status: Aprovada Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

Leia mais

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER?

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? GUIA PARA UM VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? O QUE É O DESAFIO NACIONAL? É uma campanha de mobilização pensada para engajar a galera que tem mandato, os filiados e conectados que estão

Leia mais

Tecnologia a serviço. do bem-estar

Tecnologia a serviço. do bem-estar Tecnologia a serviço do bem-estar O Helper é um sistema inovador que utiliza tecnologia para promover o bem-estar das pessoas, contribuindo para a gestão da segurança pública e otimizando os seus investimentos.

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

Eu quero estar na mídia!

Eu quero estar na mídia! Eu quero estar na mídia! Como conquistar um espaço na mídia para o seu negócio, construir uma boa reputação e gerar relacionamento com jornalistas e blogueiros Instrutor: Layza C.P.V.Mesquini Relações

Leia mais

SETE PASSOS COMO CONSTRUIR UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA. NIVEA OPPERMANN Diretora de Desenvolvimento Urbano WRI BRASIL

SETE PASSOS COMO CONSTRUIR UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA. NIVEA OPPERMANN Diretora de Desenvolvimento Urbano WRI BRASIL SETE PASSOS COMO CONSTRUIR UM PLANO DE MOBILIDADE URBANA NIVEA OPPERMANN Diretora de Desenvolvimento Urbano WRI BRASIL NOVO PANORAMA DA MOBILIDADE URBANA Plano de Mobilidade Urbana PMU Instrumento de efetivação

Leia mais

Carta de Serviços aos Usuários Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - Ecosul S/A

Carta de Serviços aos Usuários Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - Ecosul S/A Carta de Serviços aos Usuários Empresa Concessionária de Rodovias do Sul - Ecosul S/A SUMÁRIO 1. A Ecosul 2. Serviços 2.1 Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) 2.2 Inspeção de Tráfego 2.3 Guincho

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana Sustentável 21 de setembro de 2011 Roger Lima Lange Engenheiro Civil Diretor do SEST SENAT Mobilidade Urbana Sustentável Definição:

Leia mais

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos

Projeto Jovens RAPS Manual para Candidatos Projeto Jovens RAPS 2016 Manual para Candidatos 2017-2020 Candidato RAPS - O que esperamos deles? Manual do candidato inserido no contexto da Sustentabilidade Educação para Sustentabilidade e Qualidade

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

O seu cliente é móvel, você precisa estar preparado. Um produto

O seu cliente é móvel, você precisa estar preparado. Um produto O seu cliente é móvel, você precisa estar preparado. Um produto Mobilidade Importa? Adoção de Celular no Brasil 30.3 Milhões 41.2 Milhões 52.4 Milhões 60.7 Milhões 70.5 Milhões 2013 2014 2015 2016 2017

Leia mais

Planos Operativos. Copa do Mundo FIFA 2018

Planos Operativos. Copa do Mundo FIFA 2018 Planos Operativos Copa do Mundo FIFA 2018 1 A EDP está presente em 14 países No Brasil atua em Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Serviços de Energia. México EDP São Paulo Distribuição

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

anos Acompanhe nosso trabalho nos canais da UFSC: UniversidadeUFSC UniversidadeUFSC UFSC Fones:

anos Acompanhe nosso trabalho nos canais da UFSC: UniversidadeUFSC UniversidadeUFSC UFSC Fones: 25 anos Missão Exercer a gestão da comunicação pública da Universidade Federal de Santa Catarina e socializar informação e conhecimento, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática

Leia mais

MISSÃO. O portal Convergência Digital fala para quem decide, para quem consome. convergenciadigital.com.br

MISSÃO. O portal Convergência Digital fala para quem decide, para quem consome. convergenciadigital.com.br MISSÃO Ser a maior rede de informações 100% on-line das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do País, com conteúdo diferenciado e de primeira qualidade O portal Convergência Digital fala

Leia mais

Mídia. Kit. ruralbook MARKETING PARA O AGRO. Negócios & Marke ng Rural

Mídia. Kit. ruralbook MARKETING PARA O AGRO. Negócios & Marke ng Rural Kit MARKETING PARA O AGRO ruralbook Negócios & Marke ng Rural 2019 Mídia ruralbook desde 2012 Apresenta a realidade do produtor rural e do agronegócio brasileiro com novos conceitos, ideias inovadoras

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline.

Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Potencialize o alcance da sua mensagem com um planejamento estratégico englobando veículos de comunicação online e offline. Ao criar um plano de comunicação é importante identificar os melhores meios/canais

Leia mais

Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A

Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A Carta de Serviços aos Usuários Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A SUMÁRIO 1. A Ecovia 2. Serviços 2.1 Bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) 2.2 Inspeção de Tráfego 2.3 Guincho 2.4 Socorro

Leia mais

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV . Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV Apresentação A Carta de Serviços tem por objetivo apresentar os "serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos

Leia mais

Especializado Social Media Marketing

Especializado Social Media Marketing Especializado Social Media Marketing Formato do curso: Presencial Preço: 1265 Duração: 81 horas Social Media Marketing (SMM), ou marketing em media social, é a área de marketing digital responsável pelas

Leia mais

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DETERMINA PADRÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO SIB Claudia Cunha Cristina Jorge Sabrina Vaz da Silva SiB COMUNICA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Leia mais

Comunicação Sistema CNDL

Comunicação Sistema CNDL Comunicação Sistema CNDL Objetivos Posicionar a Comunicação do Sistema CNDL de acordo com as diretrizes do planejamento 2015-2017 Alcançar uma comunicação consistente e padronizada para os públicos Gerar

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PROGRAMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA PREFEITURA DE CAÇAPAVA DO SUL-RS JULHO DE 2013 Pág. 1 : 5 SRCRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Leia mais

voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus

voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus A promessa da Voith para o futuro digital Por que a Voith é sua parceira confiável para o futuro digital O profundo conhecimento da Voith no

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado..

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Gestão da Clínica e Organização do Cuidado.. TERMO DE REFERÊNCIA 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução do projeto Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização. A (O)

Leia mais

Segurança da Informação ISO/IEC ISO/IEC 27002

Segurança da Informação ISO/IEC ISO/IEC 27002 Segurança da Informação ISO/IEC 27001 ISO/IEC 27002 ISO/IEC 27001 Prover um modelo para estabelecer, implantar, operar, monitorar, rever, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Segurança da Informação.

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável

ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável ABQUIM XVI Congresso de Atuação Responsável Elaborar plano de comunicação considerando ferramentas modernas que melhorem e potencializem a comunicação entre Industria, Conselhos e Sociedade. Conselho Comunitário

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INTRODUÇÃO:. A Comunicação Institucional é uma área da comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades, portanto representa o meio

Leia mais

Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO

Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO 2017 Tema: Campanha Institucional Palavras introdutórias... Tema: Plano de Comunicação estratégica da RSB Objetivo Geral: Consolidar e buscar um novo

Leia mais

Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária

Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária Nosso Negócio A Consultoria MOBILIDADE SEGURA desenvolve soluções exclusivas de mobilidade, especializadas na gestão

Leia mais

Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional teve mais de 35 mil downloads.

Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional teve mais de 35 mil downloads. Aplicativo Fogo Cruzado: Mapa colaborativo registra mais de 900 notificações de tiroteios e disparos de armas de fogo no Rio de Janeiro em cinco semanas. Ferramenta desenvolvida pela Anistia Internacional

Leia mais

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil

Retratos da Terra. Três olhares sobre o Brasil Retratos da Terra Três olhares sobre o Brasil Apresentação Exposição de fotografias a ser realizada em localidades do país escolhidas pelo patrocinador. Apresentará três visões diversas sobre o interior

Leia mais

Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei /2012) e os Planos de Mobilidade

Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei /2012) e os Planos de Mobilidade Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) e os Planos de Mobilidade Criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana Durante o século XX, o automóvel passou a dominar as cidades brasileiras,

Leia mais

COS-ABENGOA EXPERIÊNCIA DA ABENGOA NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE OPERAÇÃO DE SISTEMA

COS-ABENGOA EXPERIÊNCIA DA ABENGOA NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE OPERAÇÃO DE SISTEMA 1 Abílio José da Rocha Cardoso Alex de Lima e Silva Francisco de Assis Pereira Marcelo Vargas Rêdes Ricardo Pereira Grumbach Vanessa Alves dos Santos M. Maria ATE Transmissora de Energia S.A. 2 Concessionárias

Leia mais

Fortaleça a MARCA da sua empresa junto ao público online de acústica!

Fortaleça a MARCA da sua empresa junto ao público online de acústica! Fortaleça a MARCA da sua empresa junto ao público online de acústica! Patrocínios 2017 Portal ProAcústica Objetivos Ser referência de conteúdo e atualização do segmento Atrair de forma dirigida e focada,

Leia mais

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO RIO RESILIENTE

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO RIO RESILIENTE 2 - CENTRO DE OPERAÇÕES RIO RIO RESILIENTE 6 e 7 de abril de 21 O QUE É O COR? Inaugurado no dia 31 de dezembro de 21, é o quartel-general da Prefeitura Integração em tempo real com 3 órgãos públicos e

Leia mais

DECRETO N.º541/2017.

DECRETO N.º541/2017. ESTADO DE ALAGOAS MUNICÍPIO DE PENEDO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º541/2017. Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo da SECOM, demais secretarias, instituições

Leia mais

TRANSOLÍMPICA COMPLETA DOIS ANOS COM BALANÇO POSITIVO E AÇÕES SUSTENTÁVEIS

TRANSOLÍMPICA COMPLETA DOIS ANOS COM BALANÇO POSITIVO E AÇÕES SUSTENTÁVEIS TRANSOLÍMPICA COMPLETA DOIS ANOS COM BALANÇO POSITIVO E AÇÕES SUSTENTÁVEIS A Transolímpica traçou um novo eixo na cidade do Rio de Janeiro, favorecendo o deslocamento rápido e seguro dos motoristas, aproximando

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

Falhas na integração de equipamentos e softwares Investimento inicial alto Soluções incompletas

Falhas na integração de equipamentos e softwares Investimento inicial alto Soluções incompletas Falhas na integração de equipamentos e softwares Investimento inicial alto Soluções incompletas Solucionamos as necessidades de gerenciamento e de segurança dos condomínios. Ativação imediata Ambiente

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES TENDÊNCIA URBANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO

CIDADES INTELIGENTES TENDÊNCIA URBANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO CIDADES INTELIGENTES TENDÊNCIA URBANIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO Smart Cities Como o conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) irá transformar o futuro. As cidades estão se tornando mais complexas e, atualmente,

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/018

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/018 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/018 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assistente Técnico Junior No âmbito do Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado com a Secretaria

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionários para a vaga de Técnico Administrativo III para o Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

Leia mais

URBS APRIMORA SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E, COM SOLUÇÃO EM TEMPO REAL, FACILITA ROTINA DE TRABALHO DE SEUS COLABORADORES

URBS APRIMORA SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E, COM SOLUÇÃO EM TEMPO REAL, FACILITA ROTINA DE TRABALHO DE SEUS COLABORADORES Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. URBS APRIMORA SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO E, COM SOLUÇÃO EM TEMPO REAL, FACILITA ROTINA DE TRABALHO DE SEUS COLABORADORES Perfil

Leia mais

Blum Imóveis. MídiaKit. Representante de marcas

Blum Imóveis. MídiaKit. Representante de marcas Blum Imóveis 2018 MídiaKit Representante de marcas Mídia Kit Blum Imóveis 01 O brasileiro cada vez mais conectado No Brasil, 66% da população se conecta à internet e gasta em média 8h56m por dia navegando.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de Penedo 1 Segunda-feira Ano V Nº 574 Prefeitura Municipal de Penedo publica: Decreto N.º541/2017 - Regulamenta os procedimentos e normas relacionados com a produção, execução a cargo

Leia mais

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA MARTHA MARTORELLI Mobilidade Urbana: Conceito Histórico

Leia mais

Jatobá PR 2018 Case: Coletiva de Imprensa no Twitter da CNI. Categoria: Comunicação Integrada

Jatobá PR 2018 Case: Coletiva de Imprensa no Twitter da CNI. Categoria: Comunicação Integrada 1 Jatobá PR 2018 Case: Coletiva de Imprensa no Twitter da CNI Categoria: Comunicação Integrada 2 FICHA TÉCNICA PROJETO A FSB Comunicação tem o porte de Grande Agência. SINOPSE A FSB Comunicação inovou

Leia mais

Temos as melhores razões para você investir nas várias plataformas de conteúdo da principal marca em gestão de pessoas do país!

Temos as melhores razões para você investir nas várias plataformas de conteúdo da principal marca em gestão de pessoas do país! Melhor - Gestão de Pessoas é a principal marca em conteúdo voltado para a área de gestão de pessoas e recursos humanos. Em sinergia, contamos com plataformas impressas, digitais e de relacionamento para

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ASSESSORIA DE IMPRENSA O QUE É, PARA ONDE VAI E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA O QUE É ASSESSORIA DE IMPRENSA? CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA MARCA CRISE EDITORIAL E NOVO MOMENTO DA IMPRENSA

Leia mais

SAMBA EM REDE CONVIDA

SAMBA EM REDE CONVIDA SAMBA EM REDE CONVIDA Samba, tecnologia e democratização cultural sambaemrede.com.br /sambaemrede /sambaemredeoficial /sambaemrede PROPÓSITO SAMBA EM REDE O Samba em Rede é o principal site de samba do

Leia mais

Música na Zona Norte - Orquestra Sinfônica da UNIRIO

Música na Zona Norte - Orquestra Sinfônica da UNIRIO VISIBILIDADE DO PATROCÍNIO PLANO DE MÍDIA Nossa estratégia de divulgação será pensada especialmente para cada local selecionado, levando em consideração particularidades e regionalismos próprios destes

Leia mais

TECNOLOGIA PARA SIMPLIFICAR SEU CONDOMÍNIO

TECNOLOGIA PARA SIMPLIFICAR SEU CONDOMÍNIO TECNOLOGIA PARA SIMPLIFICAR SEU CONDOMÍNIO Desenvolver e comercializar produtos e serviços para facilitar a rotina dos condomínios através da INTEGRAÇÃO de TECNOLOGIAS e da interação de DADOS. Solucionamos

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA AEBEL

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA AEBEL 1 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA AEBEL Objetivo e Abrangência Com o objetivo de estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades que norteiam a atuação da AEBEL nas questões relacionadas à

Leia mais

Plano de trabalho da Secretaria Técnica

Plano de trabalho da Secretaria Técnica Plano de trabalho da Secretaria Técnica 2014-2015 O plano de trabalho deve orientar a ação da Secretaria Técnica do OIDP. Este documento baseiase na análise do relatório de 2013-2014 As dez prioridades

Leia mais

VISITAS TÉCNICAS coordenar, avaliar e supervisionar 1.1 Objetivos 1.2 Atividades das Visitas Técnicas

VISITAS TÉCNICAS coordenar, avaliar e supervisionar 1.1 Objetivos 1.2 Atividades das Visitas Técnicas VISITAS TÉCNICAS Segundo o Decreto 6.029/2007, cabe a CEP o papel de coordenar, avaliar e supervisionar o Sistema de Gestão da Ética Pública, com o desafio de dar organicidade ao Sistema, formado por mais

Leia mais

Inovação, Segurança e Versatilidade

Inovação, Segurança e Versatilidade CAPA SOLUÇÕES FLEXÍVEIS, FOCADAS NO QUE REALMENTE IMPORTA. Inovação, Segurança e Versatilidade Estes são os três pilares que norteiam o desenvolvimento de todas as soluções da Medilab Sistemas. Presente

Leia mais

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCADÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4. CIDADES INTELIGENTES CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.608 CIDADES INTELIGENTES CONTEXTO O Brasil tem mais de 75% dos

Leia mais

Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação. Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015

Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação. Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015 Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015 Conceito Política de Comunicação é o conjunto sistematizado de princípios, valores,

Leia mais

PAG 38 ESTRATÉGIA PARA Pág 39

PAG 38 ESTRATÉGIA PARA Pág 39 PAG 38 ESTRATÉGIA PARA 2022 Pág 39 Pág 40 Valores: Os valores que prescrevem alicerçam as atitudes, os comportamentos e características o caráter da Fiocruz são as verdadeiras causas do sentimento orgulho

Leia mais

OFICINAS DE URBANISMO COLABORATIVO

OFICINAS DE URBANISMO COLABORATIVO CHAMADA ABERTA OFICINAS DE URBANISMO COLABORATIVO Fortaleza - CE 12 e 13 de Novembro de 2018 O Instituto COURB anuncia a abertura da chamada para o recebimento de propostas de oficinas, que serão realizadas

Leia mais

i9 DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA.

i9 DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA. i9 DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA. CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEB, APP, SISTEMAS E IMPLEMENTAÇÕES. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA O SEU NEGOCIO. i9hotelaria Sistema completo com diferencial para gerenciamento

Leia mais

Propostas de compromissos de presidenciáveis com a Mobilidade Ativa. Eleições presidenciais 2018

Propostas de compromissos de presidenciáveis com a Mobilidade Ativa. Eleições presidenciais 2018 Propostas de compromissos de presidenciáveis com a Mobilidade Ativa Eleições presidenciais 2018 Quem somos Coalizão de organizações da sociedade civil que trabalham pelo desenvolvimento dos modos ativos

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2013 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DO CARGO DE ASSESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES...

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais