TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOFRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOFRAFIA"

Transcrição

1 TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOFRAFIA Prof. Doutorando Wagner Geminiano dos Santos PPGH-UFPE wagnerbarauna@yahoo.com.br Prof. Doutorando Pablo Spíndola PPGH-UFRRJ Phst81@icloud.com RESUMO: Este Simpósio Temático objetiva reunir pesquisadores, historiadores e intelectuais que estejam desenvolvendo pesquisas na intersecção entre teoria da história e história da historiografia com a finalidade de discutir as regras, os conceitos, as abordagens, o fazer dos historiadores a partir da historicidade de suas práticas, bem como das dimensões epistemológicas, políticas, éticas e estéticas de nosso metiér. Buscando com isso pensar a teoria da história e a história da história como um campo autônomo do saber histórico que tem um papel fundamental na discussão das regras e procedimentos que norteiam a operação historiográfica, pensada sempre em relação a historicidade de nossas práticas e discursos. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA. As discussões em torno da história da história (historiografia) e da teoria e metodologia da história tem recebido inúmeras contribuições ao longo dos últimos anos em nosso país. O que vem possibilitando, dentre outras questões, uma elaboração teórica e metodológica mais substancial e aprofundada das obras historiográficas produzidas. Tem-se dado maior ênfase à discussão, ao entendimento e à operacionalização dos conceitos, e aos aparatos teóricometodológicos usados para a construção do saber histórico no Brasil. Isto se reflete, sobremaneira, numa certa autonomia da história da historiografia dentro do campo da disciplina História. Exemplo disso foi a criação de linhas de pesquisa específicas para a discussão da teoria e metodologia da história e da historiografia em alguns dos principais programas de pós-graduação do país, tais como o programa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o da Universidade Federal de Ouro Preto. Também foram criados alguns espaços institucionais que encampam e, em grande medida, direcionam estas discussões no país, como, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia e dois Grupos de Trabalho inscritos na ANPUH Nacional. Vale lembrar ainda que a Associação Nacional de História foi presidida nos biênios por Manoel Luiz Salgado Guimarães e em por Durval Muniz de Albuquerque Júnior, pesquisadores ligados à área.

2 Outro importante espaço institucional tem sido garantido pela Revista de História da Historiografia, ligada ao programa da UFOP e a SBTHH que tem dado vazão a artigos escritos por pesquisadores nacionais e internacionais e se constituído como veículo de divulgação de pesquisas da área, gozando de respeito internacional. Também no campo das revistas cientificas, a Revista de Teoria da História ligada ao PPGH da Universidade Federal de Goiás UFG, se constituiu como um importante instrumento de afirmação científica para os pesquisadores ligados ao campo da história. Já existe um número significativo de pesquisadores ligados à área, como por exemplo; Temístocles Cezar e Fernando Nicolazzi na UFRSG, Pedro Spinola Pereira Caldas e Rodrigo Turim na UNIRIO, Rebeca Gontijo e Maria da Glória de Oliveira na UFRRJ, Valdei Lopes de Araújo e Sérgio Ricardo da Mata na UFOP, Estevão Resende Martins e Arthur Oliveira Alfaix Assis da UNB, Lucia Maria Paschoal Guimarães e Thiago Lima Nicodemo da UERJ, Luiz Costa Lima e Marcelo Gantus Jasmin na PUC-Rio, Carlos Oiti Berbet Júnior e Luiz Sérgio Duarte da Silva da UFG, Durval Muniz de Albuquerque Júnior das UFRN/UFPE, para citar apenas alguns. Os pesquisadores citados desenvolvem pesquisas e promovem cursos apontando questões variadas e inovadoras relativos à teoria e história da historiografia, demonstrando a multiplicidade e a consolidação da área em diferentes vertentes e instituições. Assim, a teoria da história e a história da historiografia estão se consolidando como campos de saberes específicos, a partir das quais se perscruta a sua produção de forma cada vez mais sistemática e contundente. Tanto do ponto de vista conceitual, metodológico e das regras e procedimentos que presidem a construção deste saber, quanto do ponto de vista de sua historicidade, da sua imersão nos meandros das múltiplas temporalidades que perpassam e constituem a história da historiografia no Brasil. Contudo, estas discussões ainda não ganharam espaços institucionais mais consistentes no Norte/Nordeste do país. Nos PPGHs do Norte/Nordeste, tem-se pouco debate sobre essas questões, e ainda parece permanecer nestes programas uma regra tácita de que a teoria e a história da historiografia não se constituem em campos legítimos da pesquisa histórica. É, portanto, buscando quebrar este silêncio e abrir frestas para a discussão destas questões nestes espaços institucionais mais ao norte que propomos a inscrição do ST TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA junto à ANPUH-PE para o XI Encontro estadual de História. OBJETIVO:

3 Reunir pesquisadores, historiadores e intelectuais que estejam desenvolvendo pesquisas na intersecção entre teoria da história e história da historiografia com a finalidade de discutir as regras, os conceitos, as abordagens, o fazer dos historiadores a partir da historicidade de suas práticas, bem como das dimensões epistemológicas, políticas, éticas e estéticas de nosso metiér. Buscando com isso pensar a teoria da história e a história da história como um campo autônomo do saber histórico que tem um papel fundamental na discussão das regras e procedimentos que norteiam a operação historiográfica, pensada sempre em relação a historicidade de nossas práticas e discursos. REFERÊNCIAS: ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Bauru: SP: EDUSC, ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. O caçador de Bruxas: Carlo Ginzburg e a análise historiográfica como inquisição e suspeição do outro. In: Revista Saeculum. João Pessoa-PB, Jul./Dez. 2009, pp BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, BURKE, Peter. A Escrita da História. São Paulo: UNESP, BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar, CARDOSO, Ciro Flamarion et VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, pp CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: Edusc, CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise. Belo Horizonte: Autêntica, CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel/ Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Editora Brasiliense DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora DIEHL, Astor Antônio. A cultura historiográfica brasileira nos anos 1980: experiências e horizontes. Passo Fundo: UPF, FARGE, Arlette. Lugares para a História. Belo Horizonte: Autêntica, FEYERABEND, Paul. Dialogo sobre el Método. Madrid. Cátedra FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos: Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Vol. II. Rio de Janeiro. Forense Universitária FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Vol. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, A FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos: Estratégia, Poder-Saber. Vol. IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, B FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

4 GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Companhia das Letras, GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado (Org.). Estudos sobre a escrita da História. Rio de Janeiro: 7 Letras GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A História, a memória e a polissemia dos relatos. São Leopoldo-RS: Unisinos, Anais Eletrônicos do XXIV Simpósio Nacional de História, HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Belo Horizonte: Autêntica, HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, JAMESON, Frederic. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, JENKINS, Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, KOSELLECK, Reinhart. O Conceito de História. Belo Horizonte: Autêntica, KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1992 LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre. História: Novos Objetos, Novos Problemas, Novas Abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, Vol. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, MALERBA, Jurandir (Org.). A História escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto, PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas. São Paulo. UNESP PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, RAGO, Margareth & GIMENES, Renato A. de O. (Orgs.). Narrar o passado, repensar a história. Campinas, SP: UNICAMP, RAGO, Margareth. Pensar diferentemente a História, viver femininamente o presente. In: GUAZZELLI, C. A. B.; PETERSEN, S.; Schmidt, B.; XAVIER, C. L. (Org.). Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Editora Universidade UFRGS, 2000, v. 01, p REIS, José Carlos. Teoria & História: Tempo Histórico, História do pensamento histórico ocidental e pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, REIS, José Carlos. História & Teoria: Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. Rio de Janeiro: FGV, RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, SANTOS, Wagner Geminiano dos. Discutindo com alguns mestres de rigor o estatuto do documento na historiografia contemporânea. UFPE. Mimeo SANTOS, Wagner Geminiano dos. Tempo, História e Narrativa: entrecruzando Walter Benjamin, Milan Kundera e Reinhart Koselleck. UFPE. Mimeo SANTOS, Wagner Geminiano dos. A invenção da crítica historiográfica brasileira pós década de 1980: um campo de batalha para modernos e pós-modernos. In: Revista de Teoria da História. Goiás, Nº 07, jun/2012. pp

5 SCHORSKE, Carl E. Pensando com as história: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, SCHURSTER, Karl. SPÍNDOLA, Pablo. COLACIOS, Roger. Leitor de... Recife: EDUPE, STENGERS, Isabelle. A Invenção das Ciências Modernas. São Paulo. Ed THOMPSON, E. P., A Miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, TUCHMAN, Bárbara W. A prática da história. Rio de Janeiro: José Olympio VASCONCELOS, José Antonio. Quem tem medo de teoria? A ameaça do pós-modernismo na historiografia americana. São Paulo: Annablume; FAPESP, VEYNE, Paul. Foucault: O pensamento, a pessoa. Lisboa: Edições Texto & Grafia, VEYNE, Paul. Como se Escreve a História. Brasília: EDUNB, VEYNE, Paul. O Inventário das Diferenças. São Paulo: Brasiliense, WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso. São Paulo: Edusp, WHITE, Hayden. Meta-História: A imaginação Histórica do Século XIX. São Paulo: Edusp, 1992.

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX

A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de História nos séculos XIX e XX Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2016 A invenção e a institucionalização do moderno paradigma de

Leia mais

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas:

OBJETIVOS O objetivo do curso é apresentar e problematizar os seguintes temas: Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História I Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 1º Semestre de 2017 A invenção e a institucionalização do Moderno paradigma de

Leia mais

OFERTA CURRICULAR 2018/1

OFERTA CURRICULAR 2018/1 OFERTA CURRICULAR 2018/1 Professor Responsável: MARIA STEPHANOU ( somente professores já credenciados no PPGEDU) 1. DISCIPLINA: (X ) Seminário Avançado I: Título: Leituras de teoria da História, História

Leia mais

Grade Curricular ProfHistória

Grade Curricular ProfHistória Grade Curricular ProfHistória Disciplinas Obrigatórias Teoria da História História do Ensino de História Seminário de Pesquisa Seminário Tutorial Ementa das Disciplinas Obrigatórias Teoria da História

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

PROGRAMA DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2013/2 Período: 1º Disciplina:

Leia mais

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva.

Apresentação do programa da disciplina. O que é a história ou o que foi a história? História e historicidade: começos gregos. Aula expositiva. Disciplina: HST 7920 Semestre: 2015/1 Turma: 05335 Nome da disciplina: Introdução aos Estudos Históricos para Arquivologia Professor: Rodrigo Bonaldo Monitores/estagiários: Horário: Quartas e sextas, às

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de História Profª. Renata Meirelles Disciplina: Historiografia Ementa: As principais inovações da produção historiográfica a partir dos anos 1960. O movimento

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História.

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Programa de Pós-graduação em História. Disciplina: Teoria da História Prof. Responsável: Prof. Dr. Raimundo

Leia mais

AVALIAÇÃO A avaliação será realizada por meio de seminário (ou entrega de resenha) e uma prova final.

AVALIAÇÃO A avaliação será realizada por meio de seminário (ou entrega de resenha) e uma prova final. Universidade de São Paulo FFLCH Metodologia da História II Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Períodos: Vespertino e Noturno 2º Semestre de 2015 Metodologia da História e Operação historiográfica EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Estudo das principais correntes teóricas do século XX: marxismo e história, filosofia analítica e história, presentismo, Annales, Nova História, teoria narrativa, assim como os problemas de ordem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Tópicos especiais (HH 286) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula Professor:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Historiografia Brasileira (HH 068) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula

Leia mais

Disciplina: Historiografia HST

Disciplina: Historiografia HST 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Disciplina: Historiografia HST 3602000 Semestre: 2013/01 Objetivo: Professor: Adriano

Leia mais

TÍTULO: Reflexões historiográficas e epistemológicas sobre o pensamento histórico no século XX e na contemporaneidade

TÍTULO: Reflexões historiográficas e epistemológicas sobre o pensamento histórico no século XX e na contemporaneidade FLH - 402 - TEORIA DA HISTÓRIA - II Turma: Noturno 2º SEMESTRE DE 2016 Prof. Responsável: Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider TÍTULO: Reflexões historiográficas e epistemológicas sobre o pensamento histórico

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2015/1 CURSO: História FASE: 1ª

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 26/06/2017 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

I OBJETIVOS: Caro aluno

I OBJETIVOS: Caro aluno UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA: Metodologia da História I CÓDIGO: SEMESTRE/ANO: 1 o semestre de 2018 PERÍODO: Noturno Prof.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Tópicos especiais (HH 069) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula Professor:

Leia mais

Universidade Federal do Maranhão UFMA Centro de Ciências Humanas - CCH Programa de Pós Graduação em História Mestrado

Universidade Federal do Maranhão UFMA Centro de Ciências Humanas - CCH Programa de Pós Graduação em História Mestrado Seminário de Pesquisa Prof a. Dr a. Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz Período: 2016.2 Carga Horária: 60h Ementa: Analisar os diferentes procedimentos metodológicos que norteiam a produção do conhecimento

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2017/2 CURSO: História FASE: 1ª

Leia mais

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski.

Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. 1 Disciplina: História, Literatura e modernidades periféricas : Machado de Assis e Dostoiévski. Ementa: Trata-se de apresentar e discutir perspectivas teóricas a respeito das relações entre História e

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA PONTOS PARA SELEÇÃO CURSO DE GEOGRAFIA

PROGRAMA DE MONITORIA PONTOS PARA SELEÇÃO CURSO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE MONITORIA 2010.1 PONTOS PARA SELEÇÃO CURSO DE GEOGRAFIA DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO PROFESSOR: RODRIGO PESSOA 1. A geografia moderna 2. O movimento de renovação da geografia

Leia mais

DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Segunda-feira 20h 21h40min 2 Quinta-feira 20h 21h40min 2

DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Segunda-feira 20h 21h40min 2 Quinta-feira 20h 21h40min 2 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2017/1 CURSO: História FASE: 1ª

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA:

PROGRAMA DA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2014/1 Período: Disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia.

PROGRAMA DA DISCIPLINA: II - EMENTA: Conhecer os desafios enfrentados pelo profissional no que se refere às atividades práticas da Arquivologia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA PROGRAMA DA DISCIPLINA: I IDENTIFICAÇÃO: Curso: Arquivologia Ano: 2016/1 Período: Disciplina:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Disciplina: HST3602000 Historiografia (04 créditos) Período letivo: 2015/01 Prof. Dr. Tiago Kramer de Oliveira Objetivo: A proposta da disciplina é promover o debate sobre temas e questões fundamentais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Introdução à História UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DISCIPLINA: Metodologia da História I CÓDIGO: SEMESTRE/ANO: 1 o semestre de 2015 PERÍODO: Vespertino

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA

FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado/Doutorado E-Mail : ppged@faced.ufu.br Av. João Naves de Ávila, nº 2121 Campus Stª Mônica Bloco G.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2018 PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA O Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Leitura e Produção de Textos em História UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História

Leia mais

Conteúdos e Didática de História

Conteúdos e Didática de História Conteúdos e Didática de História Professora autora: Teresa Malatian Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP / Franca. Bloco 2 Disciplina 21 Didática dos Conteúdos Conteúdos

Leia mais

Analisar a produção do conhecimento historiográfico no (e sobre o) Brasil, destacando os principais momentos, debates e tendências.

Analisar a produção do conhecimento historiográfico no (e sobre o) Brasil, destacando os principais momentos, debates e tendências. PROGRAMA DA DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO Historiografia Brasileira (HH068) Créditos: 04 Pré-requisito: não tem Carga horária semestral: 60 h/aula Carga horária semanal: 04 horas Professor: Roseli Boschilia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO: ARQUIVOLOGIA PLANO DE ENSINO 2014-1 DISCIPLINA: Cultura Histórica e Fontes Documentais CÓDIGO:

Leia mais

AUH História da arquitetura e da cidade: teoria e método

AUH História da arquitetura e da cidade: teoria e método Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo AUH 5867 - História da arquitetura e da cidade: teoria e método Profa. Dra. Joana Mello de Carvalho e Silva Profa. Dra. Ana Claudia Veiga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO Edital CH Nº 24, de 16 de outubro 2018, publicado no DOU de 22/10/2018, seção 3, página 69. ANEXO 03, onde se lê: PROGRAMA DO CONCURSO

Leia mais

(1) HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Cap. 10: O que os historiadores devem a Karl Marx?

(1) HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Cap. 10: O que os historiadores devem a Karl Marx? UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PLANO DE ENSINO DE TEORIAS DA HISTÓRIA II CURSO/SEMESTRE LICENCIATUTA EM HISTÓRIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA TEORIAS DA HISTÓRIA II CARÁTER DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO ANO: 2012 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: HISTÓRIA VISUAL, GÊNERO E PODER:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA - Noturno CÓDIGO: GHI020 PERÍODO/SÉRIE: 5º Período TURMA:

Leia mais

DISCIPLINA: História e Memória

DISCIPLINA: História e Memória UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: História e Memória CÓDIGO: HLP11 PERÍODO/SÉRIE: TURMA: CH TEÓRICA: CH PRÁTICA: CH TOTAL:

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-graduação em História.

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-graduação em História. Disciplina: Metodologia da História Profas. Responsáveis: Drª. Cláudia Engler Cury (Ambiente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

Título: INTRODUÇÃO À HISTORIOGRAFIA: QUESTÕES DE MÉTODO

Título: INTRODUÇÃO À HISTORIOGRAFIA: QUESTÕES DE MÉTODO Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de História Disciplina: FLH0111 Metodologia da História I Segundo Semestre de 2016 Profa. Dra. Sara Albieri Título: INTRODUÇÃO À HISTORIOGRAFIA:

Leia mais

METODOLOGIA I. A História como modo específico de se conceber o tempo - História e memória - História e mito

METODOLOGIA I. A História como modo específico de se conceber o tempo - História e memória - História e mito METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2017) Período: vespertino / noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Formação e perspectivas do conhecimento

Leia mais

WALTER BENJAMIN TESTEMUNHO E MELANCOLIA

WALTER BENJAMIN TESTEMUNHO E MELANCOLIA WALTER BENJAMIN TESTEMUNHO E MELANCOLIA Copyright 2019, Júlio Bentivoglio, Augusto de Carvalho (org.). Copyright 2019, Editora Milfontes. Rua Santa Catarina, 282, Serra - ES, 29160-104. Compra direta e

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. Obs.: A bibliografia específica das unidades do programa será indicada, previamente, ao início de cada uma delas.

PROGRAMA DO CURSO. Obs.: A bibliografia específica das unidades do programa será indicada, previamente, ao início de cada uma delas. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: Metodologia da História PERÍODO LETIVO: 2007.1 CARGA

Leia mais

HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I. HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades II

HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I. HST Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades II UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História HST 9991011 Seminário da Linha: Relações de Poder e Subjetividades I HST 510004 Seminário

Leia mais

Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; seminários e leituras antecipadas dos textos serem debatidos em sala de aula.

Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; seminários e leituras antecipadas dos textos serem debatidos em sala de aula. Universidade Federal do Pará. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH. Faculdade de História Campus Belém. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia. Disciplina: História do Tempo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Objetivos da disciplina Analisar historiograficamente o conceito de região e várias abordagens sobre a relação históriaregião.

PLANO DE ENSINO. Objetivos da disciplina Analisar historiograficamente o conceito de região e várias abordagens sobre a relação históriaregião. PLANO DE ENSINO Professor: Drª. Liliane da Costa Freitag Disciplina: História, Regiões e Espaços Simbólicos Carga horária: 4 horas - 60 créditos 1º Semestre de 2013 EMENTA Estudo sobre as relações entre

Leia mais

Introdução aos Estudos Históricos. Ementa. -Apresentação da docente, discentes e programa da disciplina: metodologia, Caracterização.

Introdução aos Estudos Históricos. Ementa. -Apresentação da docente, discentes e programa da disciplina: metodologia, Caracterização. Pág. 1 Caracterização Curso Licenciatura em História Ano/Semestre letivo: 2010/2 Período/Série: 2 Turno: ( ) Matutino (X ) Vespertino ( ) Noturno Carga horária l: 4 aulas (3 h) Carga horária total: 72

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos em relação língua/história/sujeito: objeto e método de pesquisa em Michel Foucault.

Leia mais

METODOLOGIA I. Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico

METODOLOGIA I. Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2015) Período: vespertino Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED Departamento de História PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE 2015/1 CURSO: História FASE: 5ª

Leia mais

Departamento de História

Departamento de História UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS. Departamento de História Disciplina: Teoria da História (60 horas-aula). Nível: Pós-Graduação (Mestrado) Docente: Prof. Dr. Marcus Baccega.

Leia mais

METODOLOGIA I. Semestre: 1 o (2012) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1. Professor responsável: Miguel S.

METODOLOGIA I. Semestre: 1 o (2012) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1. Professor responsável: Miguel S. METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2012) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Perspectivas do conhecimento histórico Objetivos:

Leia mais

METODOLOGIA I. Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico

METODOLOGIA I. Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2016) Período: vespertino Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Formação e perspectivas do conhecimento histórico

Leia mais

METODOLOGIA I. A História como modo específico de se conceber o tempo - História e memória - História e mito

METODOLOGIA I. A História como modo específico de se conceber o tempo - História e memória - História e mito METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2019) Período: noturno / vespertino Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Formação e perspectivas do conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

6. Referências Bibliográficas

6. Referências Bibliográficas 84 6. Referências Bibliográficas ALMEIDA, P. M. de. Carta para Carlos Drummond de Andrade. São Paulo, 10 de nov. de 1977. 5 f. Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Fundação Casa de Rui Barbosa. ANDRADE,

Leia mais

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria.

Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. Disciplina: Educação Patrimonial I. Curso: Bacharelado. Profa. Márcia Janete Espig. Cronograma 2013/2: Calourada promovida pela Reitoria. 07/10 14/10 21/10 28/10 04/11 11/11 18/11 25/11 02/12 09/12 16/12

Leia mais

História, Memória e Violência de Estado. Tempo e Justiça

História, Memória e Violência de Estado. Tempo e Justiça História, Memória e Violência de Estado Tempo e Justiça Copyright 2018, Berber Bevernage. Copyright 2018, Editora Milfontes. Rua Santa Catarina, 282, Serra - ES - Brasil, 29160-104. Compra direta e fale

Leia mais

A HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA E SOCIEDADE MODERNAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX

A HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA E SOCIEDADE MODERNAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX A HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA E SOCIEDADE MODERNAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX Roberto Jorge Chaves Araújo Professor do DHG/UEPB Doutorando em História /UFPE Esta pesquisa trata de uma parte da cultura

Leia mais

METODOLOGIA I. Semestre: 1 o (2014) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1. Professor responsável: Miguel S.

METODOLOGIA I. Semestre: 1 o (2014) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1. Professor responsável: Miguel S. METODOLOGIA I Semestre: 1 o (2014) Período: noturno Código: FLH-111 Créditos aula: 5 Créditos trabalho:1 Professor responsável: Miguel S. Palmeira Título: Perspectivas do conhecimento histórico Objetivos:

Leia mais

INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO

INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA COLEGIADO DOS CURSOS DE HISTÓRIA PLANO DE CURSO DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA CÓDIGO:GHI024 PERÍODO/SÉRIE: 6º TURMA:HÁ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2016/1

Leia mais

1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Viagens e viajantes: fontes, metodologias e abordagens Nível: Disciplina optativa para Mestrado e Doutorado

1) IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Viagens e viajantes: fontes, metodologias e abordagens Nível: Disciplina optativa para Mestrado e Doutorado Disciplina: Viagens e viajantes: fontes, metodologias e abordagens Professora Dra. Alexandra Lima da Silva A disciplina propõe investigar viagens e viajantes nos seguintes aspectos: fontes de pesquisa,

Leia mais

HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES. Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação

HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES. Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação HISTÓRIA CULTURAL: A PRETENSÃO DE SUAS FACES Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação Amanda de Matos Pereira 1 * Resumo A nova História Cultural reformulou a maneira de fazer

Leia mais

As Revistas de História e as Dinâmicas do Campo Historiográfico

As Revistas de História e as Dinâmicas do Campo Historiográfico As Revistas de História e as Dinâmicas do Campo Historiográfico Copyright 2017, Cristiano Alencar Arrais e. Copyright 2017, Editora Milfontes. Rua Santa Catarina, 282, Serra - ES, 29160-104. http://editoramilfontes.com.br

Leia mais

Dra. Liane Maria Nagel

Dra. Liane Maria Nagel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- Depto de HISTÓRIA- CFH HST 7701 Semestre: 2017.1 Turma: 07326 Disciplina: Nome da disciplina: Projeto de Pesquisa Histórica Professor: Dra. Liane Maria Nagel Monitores/estagiários:

Leia mais

A construção do tempo nacional na historiografia brasileira do século XIX Estágio docente da doutoranda Nathália Sanglard

A construção do tempo nacional na historiografia brasileira do século XIX Estágio docente da doutoranda Nathália Sanglard UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA A construção do tempo nacional na historiografia brasileira do século XIX Estágio docente da doutoranda Nathália Sanglard Ementa:

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca. Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca. EDITAL DTAc 03/2017

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca. Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca. EDITAL DTAc 03/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca EDITAL DTAc 03/2017 A Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP - Campus

Leia mais

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual.

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual. UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA SPO 510019/ 410023 TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA ARTE E DA CULTURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E CULTURA VISUAL MESTRADO/DOUTORADO ANO: 2014 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: TÓPICOS ESPECIAIS: MICHEL FOUCAULT,

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar

Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora. Évora: um outro olhar Universidade Federal de Viçosa Universidade de Évora Walkíria Maria de Freitas Martins 1 Évora: um outro olhar Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.

Leia mais

5. Referências Bibliográficas

5. Referências Bibliográficas 5. Referências Bibliográficas ABREU, R. A Fabricação do Imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Lapa/Rocco, 1996.. Por um museu de cultura popular. In: Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina obrigatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina obrigatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina obrigatória PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2015-02

Leia mais

Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino

Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Plano de Ensino COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História

Leia mais

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas

Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Licenciatura em História Componente Curricular: História Antiga II Carga Horária: 50 horas Semestre/ Módulo 2 Semestre Unidade Santana Professor(es):

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR

NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR NARRANDO A HISTÓRIA, DESVENDANDO AS MEMÓRIAS: MANEIRAS DE PENSAR AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES COM PAUL RICOEUR Rafael dos Santos Campos 1 Universidade Federal de Campina Grande Email: rafael_grunge_m@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO Campus Universitário Santa Cruz - Guarapuava Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Curso: Licenciatura em História Disciplina:

Leia mais

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual.

EMENTA Problemas de teoria e método em Sociologia da Cultura e História Social da Arte. Produção artística, cultural e intelectual. UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA TÓPICOS ESPECIAIS: SOCIOLOGIA DA ARTE E DA CULTURA PROF. ALEXANDRE BERGAMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA CÓDIGO HST-33 CRÉDITOS T P O ---------- 04 0 0 PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA FILOSOFIA

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Planejamento Anual de Atividades 2008/2009 (01 de março de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL DISCIPLINA: Teoria da História. PERÍODO: 2019.1. DOCENTE: Prof. Dr. Marcus Baccega. CONTATO: marcusbaccega@uol.com.br

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca. Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca. EDITAL DTAc 04/2019

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca. Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca. EDITAL DTAc 04/2019 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP Campus de Franca Programa de Pós-Graduação em História FCHS Franca EDITAL DTAc 04/2019 A Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP - Campus

Leia mais

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável)

Plano de Ensino. EMENTA (parte permanente) PROGRAMA (parte variável) Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Teoria das Ciências Humanas II PRÉ-REQUISITOS: HF300 ou HF305 ou HF362 ou HF397 PROFESSOR: Luiz Repa CÓDIGO: HF396 SEMESTRE: 1 / 2013 C.H. TOTAL: 60 C.H.

Leia mais

Palavras-chave: historiografia, crise da história, história contemporânea Keywords: historiography, crisis in history, contemporary history

Palavras-chave: historiografia, crise da história, história contemporânea Keywords: historiography, crisis in history, contemporary history Resenha do livro - A história ou a leitura do tempo de Roger Chartier. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Rodrigo Gomes de Araújo 1. Palavras-chave: historiografia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS CATALÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Av. Lamartine P. Avelar, 1.120. Setor Universitário

Leia mais

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor

II. Metodologia: 2.1. Desenvolvimento das seções. a) Explanação inicial do conteúdo pelo professor UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Disciplina: SPO 7007 Sociologia do Racionalismo - 04 créditos Semestre: 2008.2

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL

Leia mais

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h

Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO Professora: Maria de Fátima Costa de Paula Dia e Hora: 5ª. feira, de 17:00 às 20:00h Disciplina obrigatória TURMA Sala: Código: Créditos: 04 Carga horária: 60 h/a EMENTA: Estudo

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. Tradução brasileira: Teixeira Coelho. Rio de Janeiro,

Leia mais

Ambientalismo, política e novas subjetividades

Ambientalismo, política e novas subjetividades UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCar PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA Profa. Dra. Samira Feldman Marzochi Ambientalismo, política e novas subjetividades Subjetividade é tema que aparece nas

Leia mais

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Letras, Artes Cênicas, Cinema e Educação Programa de Ensino Nome da disciplina: Literatura Infanto-juvenil Código da disciplina: CMA 6008 Horas/aula semanais: 4 Total de horas/aula: 72 Pré-requisito: Não há Curso a que se destina: Letras, Artes

Leia mais