MARCOS RIGO PRODUÇÃO DE MOTOS: FATOR QUE CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO ATÉ OS NÚMEROS ATUAIS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARCOS RIGO PRODUÇÃO DE MOTOS: FATOR QUE CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO ATÉ OS NÚMEROS ATUAIS."

Transcrição

1 MARCOS RIGO PRODUÇÃO DE MOTOS: FATOR QUE CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO ATÉ OS NÚMEROS ATUAIS. LUCAS DO RIO VERDE MT NOVEMBRO DE 2003

2 MARCOS RIGO PRODUÇÃO DE MOTOS: FATOR QUE CONTRIBUI PARA O CRESCIMENTO ATÉ OS NÚMEROS ATUAIS. Monografia apresentada a União das Escolas Superiores de Lucas do Rio Verde como um dos pré-requisitos da disciplina de Metodologia do trabalho cientifico, Administração 1º período, Prof. Roxelle Munhos. LUCAS DO RIO VERDE MT NOVEMBRO DE 2003

3 Resumo O desemprego assustou e vem assustando muito trabalhadores no Brasil, com dificuldades as pessoas que ficaram desempregadas procurarão uma forma de trabalho autônoma e alguns conseguiram comprar uma moto e trabalhar por conta própria como moto-boys, essa classe de trabalhadores contribuíram para o aumento da produção de motos no Brasil e esta aumentado cada ano que passa, a maior montadora é a Moto Honda que detem de 86% do mercado, ela tem essa grande liderança principalmente por causa do CNH Consórcio Nacional Honda.

4 Introdução O mercado de motos no Brasil é um mercado muito grande, a produção esta em alta e cresce a cada ano que passa, quem contribui e como para uma produção tão grande. Começando pelo desemprego que fez surgir uma nova classe de trabalhadores autônomos que receberam o nome de moto-boy até chegar ao conteúdo da produção de motos, onde estão as duas principais montadoras do Brasil e qual é a maior com uma liderança de mercado muito grande e o que faz para poder liderar esse mercado.

5 Objetivos OBJETIVO GERAL: MOSTRAR A PRODUÇÃO DE MOTOS NO BRASIL O SEU CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS, POIS O MERCADO É MUITO GRANDE E POUCAS PESSOAS TÊM INFORMAÇÕES DESSA REALIDADE. OBJETIVO ESPECÍFICO: MOSTRAR QUEM CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO E COMO QUE CONTRIBUIU.

6 Metodologia Para o desenvolvimento desse trabalho foram feitos pesquisas bibliográficas usando o método dedutivo.

7 Desemprego Desemprego, o mal que atinge muitos brasileiros. O mercado de trabalho atual esta muito competitivo, não só por causa da mão de obra especializada, mas por outros fatores que geram desemprego. Como a tecnologia nas grandes industria, a informática esta cada vez mais tirando pessoas da linha de produção; o método de produção das industrias que sofreu e vem sofrendo varias mudanças, antigamente quanto mais se produzisse mais estoque a empresas tinham, era uma linha de pensamento que os empresários tinham que quanto mais estoque melhor era, hoje essa mentalidade mudou muito, só se produz o que o mercado pede, ou seja, só se produz conforme demanda, não gera custos de estocagem e mão de obra; os planos econômicos do nosso país, passamos por vários planos econômicos e isso atrapalhou, as empresas ficavam com medo de não saber o que ia acontecer com a economia do Brasil e não contratavam, as empresas trabalhavam com o mínimo de pessoas, e também por empresários não se instalarem com novas empresas nacionais ou internacionais. (Gutemberg B. de Macedo 1992) Há varias mudanças no que se diz a respeito sobre emprego, apartir da década de 90 houve uma queda dos homens no mercado de trabalho em relação as mulheres devido o processo de reestruturação produtiva. (Brandão; Montagner, 1996 citado por MONTALI) O principal campo de trabalho onde os homens perderam foi o setor industrial onde se usava basicamente mão de obra masculina, em qual trabalhavam no ramo dos metalúrgicos; também perderam por ocuparem poucos cargos de chefia, as mulheres foram menos atingidas pela redução das hierarquias das empresas e também pela inovação de processos, com a introdução de novos equipamentos, um vez que muito poucas operavam máquinas. Os homens foram ou eliminados com demissão ou substituídos pela tecnologia. (Matesco, 1995; Lavinas; Matesco, 1996 citado por MONTALI).

8 As empresas começaram optar pelo trabalho informal. É um tipo de trabalho onde não há vinculo de patrões e empregados, as contratações são temporárias para um determinado serviço, por exemplo. Final de ano é um período onde as vendas no comercio são altas, aí vem a contratações temporárias de pessoas. As empresas usam esse método para não pagar salários indiretos e principalmente para não pagar os altos imposto exigido pela lei trabalhista, e isso acaba fechando muitas vagas de trabalho.(singer, 1998). Osmar de Almeida Santos aconselha trabalhadores, empregados ou desempregados que devem ficar independestes de patrões, governos, direitos trabalhistas e aposentadorias. As pessoas têm que pensar em seus próprios meio de fonte de renda e por isso é bom ter um bom relacionamento com os bancos, pois um dia podem precisar de um empréstimo para adquirir uma ferramenta de trabalho e trabalharem por conta própria. Vários trabalhadores passaram e continuam passando por dificuldade para se colocar no mercado de trabalho, quem possui um emprego faz de tudo para não perder e quem não possui esta correndo atrás para conseguir, uma grande dificuldade é a falta de pessoas qualificadas para certos setores, cada vez mais as empresas estão investindo em tecnologia. Os altos impostos também contribuem para o aumento do desemprego. Os homens perdem seu espaço no mercado trabalho, já as mulheres estão ganhando esse espaço, muitas vezes isso ocorre por que os homens pensam de uma forma muito antiga, acham que não precisam se atualizar já as mulheres já pensam diferentes e elas correm atrás para se colocar cada vez mais no mercado de trabalho. Com todas essas dificuldades as pessoas acabam trabalhando no mercado informal por contratação temporária ou como autônomos, são diversas as áreas de atuação dessas pessoas entre elas esta a área dos motoboy.

9 Moto-Boys Nasce uma nova classe de trabalhadores. Na década de 90 surgiu uma necessidade para as empresas prestadora de serviços, sendo serviços internos (serviços da própria empresa) e serviços externos (serviços do tipo tele-entregas), as empresas contratavam pessoas para seu quadro de funcionários para a execução desses serviços, que receberam o nome de moto-boy, mas com o passar do tempo começou a terceirização, (Couto Filho 2000), pois assim reduziriam os custos fixos das empresas como salários e impostos trabalhistas. As pessoas que ficavam desempregadas procuravam por uma forma de fonte renda alternativa, e o que sobravam para elas eram os direitos trabalhistas, não era um valor muito alto, mas conseguiam o que queriam. Alguns perceberam esse mercado de trabalho autônomo dos moto-boys e foram atrás para obter informação, chegando a conclusão que, com um pouco de capital compravam uma moto usada e começavam a prestar serviços para as empresas. Outro fator que contribui para o surgimentos dos moto-boys foram os jovens que estavam querendo entrar no mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego, sem experiências se tornava uma tarefa difícil então foi onde começaram a trabalhar como moto-boys, muitos compravam suas motos com auxílios de seus pais. O sindicato de transportes e cargas de São Paulo afirma que exista atualmente cerca de 300 mil motociclista trabalhando na região paulista. (Ghigonetto 2003) Nos últimos anos, a motocicleta vem se firmando como importante alternativa de transporte e de obtenção de renda no Brasil, graças a características como praticidade, versatilidade, agilidade e economia. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas), cerca de 22% dos consumidores a utilizam principalmente como ferramenta de trabalho no País, Reflexo

10 disso é o surgimento de profissões relacionadas ao uso da motocicleta e a popularização de serviços (...) (Iden) Andrade Santos, Duarte e Vasconcelos Estudante da Bahia realizaram uma pesquisas 2001 sobre serviços prestados pelos moto-boys e viram que acontece duas realidades com os moto-boys. 1º - 85% dos profissionais são proprietários de suas motos e 15% alugam motos para poderem trabalhar. moto-boys. 2º - 80% são pessoas que ficaram desempregadas e foram trabalhar de Com o aumento da classe, houve uma expansão da frota circulante de motos no Brasil, veja sobre a produção de motos, seu crescimento e os números atuais.

11 Produção de motos. O crescimento da Produção no Brasil. A produção de motos no Brasil esta crescendo a cada ano que passa, esse crescimento deve-se a vários fatores, entre eles esta a classe dos motoboy e moto-taxista que usam suas motos como fonte de renda, mas também as pessoas em geral usam motos no dia a dia, para ir para o trabalho, esporte e lazer; os alto preço dos combustíveis, tiveram reajustes excessivos nos últimos anos e com isso muitas pessoas optaram por uma moto que por sua vez tem uma custo de manutenção baixo; o publico feminino também contribui com esse crescimento, pois as montadoras possuem modelos específicos para as mulheres. As mulheres estão pisando fundo e alargando a via que ocupam no mercado de motos. De dez anos para cá, a participação feminina nas vendas das revendedoras Honda, fabricante que detém 87% do setor, passou de 10% para 17%, um crescimento de aproximadamente 70%. Este ano, a mulher deve acelerar o consumo e chegar a 20% de participação.(pedro Freire) A classe dos moto-boys tem influencia na produção de motos principalmente nas motos de baixa cilindra, Raphael Galante, assessor econômica da Fenabrave Afirma. Estimuladas pelo aumento do número de motoboys nos grandes centros e de moto-táxi no interior, as vendas de motos de baixas cilindradas (até 125 cc) estão impulsionando o mercado de duas rodas. As vendas de motos até 125 cc têm crescido muito devido ao serviço de moto-táxi, um meio de transporte rápido e barato, que foi recentemente regulamentado em municípios do interior de alguns Estados. Nas grandes cidades, o aumento da comercialização de motos foi provocado, principalmente, pelo crescimento da classe de motoboys. Em de Agosto de 2002, Archived Entry fez um levantamento da produção de motos no período de Janeiro a outubro de Foram fabricadas no período unidades, o equivalente a um aumento de 11,6% em relação a setembro e de 25,3% em comparação com outubro de No acumulado do ano chega a 718,1 mil unidades, número 11,3% do que o mesmo período de 2001.

12 Em Setembro de 2003 a montadora Moto Honda Da Amazônia comemorou a marca de 6 milhões de motocicletas produzidas no Brasil, atualmente a Moto Honda é líder de mercado com 86% de participação. (Ghigonetto 2003). As duas principais montadoras de motos do Brasil possuem projetos para aumentos de suas fábricas, pois a produção de motos cresce a cada ano que passa. A Moto Honda tem planos para a instalação de mais uma fábrica para dar conta de uma demanda que cresce acima de 20% ao ano. A montadora Yamaha detentora de 12% do mercado aumentou sua capacidade de produção e quer aumentar sua rede de concessionárias. (Juliana Simão) Acompanhe pelo gráfico o crescimento da produção no período de 1993 a Fonte: ABRACICLO Em anexo outros números.

13 O domínio de mercado por uma só montadora. Quando falamos em produção de motos percebe-se que uma montadora esta na frente das demais, a Moto Honda da Amazônia detem 86% do mercado de motos, então surge um problema. Se a produção de motos esta em alta e a cada ano que passa vem aumentando, por que a Moto Honda da Amazônia é líder de mercado com 86% de participação? O que acontece para liderar um mercado tão grande. Há Varias hipótese a serem analisadas, entre elas destaco três: 1º. CNH Consórcio Nacional Honda 2º. Garantia oferecida de suas motocicletas 3º. Rede de concessionárias em todo Brasil As hipóteses citadas acima são hipóteses dependentes umas das outras para o trabalho Moto Honda, para poder comercializar uma moto pelo CNH é preciso oferecer uma garantia dessa moto os consumidores e sozinha a Moto Honda não conseguiria colocar suas motos no mercado é por isso que existe uma rede de concessionárias em todo o Brasil. 1º. CNH Consórcio Nacional Honda. O CNH é um departamento da Moto Honda para comercialização de seus produtos, atuante no mercado a 22 anos, com uma participação de 59,8%, líder do mercado de consórcio onde atuam outras 193 empresas do mesmo ramo. Em 2002 foram vendidas cotas, a uma previsão de crescimento para 2003 de 10% a mais que 2002, chegando a marca de 1 milhão de cotas ativas na sua carteira de clientes. Para se obter uma grande quantidade de clientes o CNH oferece vários planos de consórcio, opção de 12 a 72 meses. (Ghigonetto 2003). 2º. Garantia oferecida de suas motocicletas. Alem do três meses descritos por lei a Moto Honda da uma acidional de nove meses a mais na garantia de suas motos, o mecanismo da garantia funciona da seguinte forma: Quando o cliente retira sua moto 0 Km da concessionária ele recebe o manual do proprietário certificado de garantia, se

14 acontecer alguma problema em sua moto ele procura a concessionária mais próxima com o manual do proprietário e o certificado de garantia que será prestado o serviço. Perde-se a garantia quando o cliente deixa de fazer a revisões descritas no manual, se sua moto sofrer alterações mudando as características originais, se for executado algum serviço por uma oficina não autorizada pela Moto Honda, uso de peças não originais e quando o defeito apresentado for ocorrente de uma queda ou acidente. Alguns desses dados estão no certificado de garantia, mas todos os dados a Moto Honda passa para as pessoas que trabalham nas concessionárias para a execução através do curso Normas e procedimentos para garantia. 3º. Rede de concessionárias em todo Brasil A Moto Honda conta com uma rede de concessionária bem ampla, atualmente são 566 empresas autorizadas pela Honda a prestar serviços do tipo: manutenção, vendas de peças, venda de motos e vendas de CNH. Com um numero grade de concessionárias fica se torna bem mais fácil para a Moto Honda fazer um trabalho de colocação de suas motos no mercado.

15 Nascimento da maior fabrica de motos no mundo. Produção de motos no Brasil é um mercado muito grande a Moto Honda é uma empresa que domina o esse mercado, mas quem é a Moto Honda? De onde ela vem? Aonde esta instalada a sua fábrica? Conheça a historia da Moto Honda. Em 1948 foi fundada na cidade de Hamamatsu no Japão por Soichiro Honda a Honda Motor Co. Hoje é uma das maiores fabricas de motores do mundo, produzindo motocicletas, automóveis e produtos de força. Soichiro Honda começou sua fabrica adaptando um motor em uma bicicleta, isso ocorreu por que após o termino da segunda mundial houve grande escassez de gasolina no Japão, as pessoas ficavam interessadas na tal da bicicleta motorizada e foi então que Soichiro Honda começou com sua fabrica de motocicletas no Japão.(site Honda) A Moto Honda está no Brasil a 27 anos situada no Pólo Industrial de Manaus, veja a historia da Honda no Brasil segundo o seu site na internet. Até a segunda metade da década de 1960, praticamente não existia mercado para motocicletas no Brasil. Só em 1968 o governo autorizou as importações. As alíquotas eram muito elevadas: 105%, mas a oportunidade estava criada. O maior desafio era ganhar aceitação social para a motocicleta. No Brasil, meio de transporte era sinônimo de Fusca, o carro mais barato do mercado. A meta da Honda era inserir a cultura da motocicleta no país, além de não superar 25% do preço da referência em locomoção na época no Brasil, o Fusca. As vendas de motocicletas, no início, não passavam de 100, 200 unidades por mês. Gradativamente foram aumentando para 400, 500. A aposta no mercado brasileiro concretizou-se no dia 26 de outubro de Começava a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda., responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no país. No início eram só motocicletas, dois anos mais tarde também os produtos de força. A sede era no bairro paulistano da Vila Pompéia.Em 1974, a Honda comprou um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motos. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas e o efeito foi drástico. Não havia

16 alternativa, era hora de começar a produzir motocicletas no Brasil. A Honda antecipou seu projeto e construiu sua fábrica em Manaus. A maior vantagem para a fábrica que se instalava no Brasil, era o fato de Manaus ser uma zona franca, ou seja, isso permitia importar equipamentos do Japão, de alta tecnologia com custos competitivos em relação aos produzidos no Brasil.O mercado crescia à largos passos, em 1977, ano do início da implantação do plano de nacionalização dos motociclos, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado nacional. A Honda respondia por 79% desse total. No início da década de 80, a produção nacional média anual atingiu 185,6 mil unidades. (...)

17 CONCLUSÃO Este trabalho tem como objetivo mostrar uma realidade muito grande que é a produção de motos no Brasil, poucas pessoas sabem como a produção é grande e como cresceu nos últimos anos.a produção de motos cresceu e cresce por vários motivos entre eles esta o desemprego, através do desemprego surgiu a classe de trabalhadores, os moto-boys pessoas autônomas que depende de suas motos como fonte de renda, eles compram uma moto usada ou nova que reflete direto na produção. A Moto Honda a maior montadora do Brasil lidera esse mercado com 86% do mercado, em Setembro de 2003 a Honda comemorou 6 milhões de motos produzidas no Brasil. Sua liderança de mercado é principalmente por ter uma ferramenta de vendas que domina o mercado que é o CNH Consórcio Nacional Honda, entre as 194 empresas de consórcio do Brasil a Honda possui uma fatia de mercado de 59% e já atingiu a marca de 1 milhão de clientes ativos.

18 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE MOTOCICLETAS, CICLOMOTORES, MOTONETAS E BICICLETAS. < >. Acesso em 08 de Novembro de COUTO FILHO, Reinaldo de Souza. Advogado mestrando em Direito Econômico pela UFBA, Disponível em: < Acesso em 23 de Setembro de ENTRY, Archived. Reportagem publicada em Disponível em:< Acesso em 23 de Setembro de FREIRE, Pedro. Presidente da Assohonda, entrevista realizada para amcham Disponível em: < 10g_dtml>. Acesso em 25 de Setembro de GALANTE, Raphael. Assessor econômico da Fenabrave Disponível em: < >. Acesso em 02 de Novembro de GHIGONETTO, Ricardo. Reportagens publicadas para Moto Honda em Disponível em: < > acesso em 27 de Outubro de MACEDO, Gutemberg B. Fui demitido: E agora: a demissão não é o fim. São Paulo, Editora Maltese, MOTO HONDA DA AMAZÔNIA. < >. Acesso em 25 de Outubro de MONTALI, Lilia. Relação família-trabalho: reestruturação produtiva e desemprego. São Paulo Perspec., abr./jun. 2003, vol.17, no.2, p ISSN SANTOS, Osmar de Almeida. Em busca do tempo perdido: O futuro do trabalho na era da tecnologia. Editora textonovo, SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnostico e alternativas. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2000.

19 SIMÃO, Juliana. Reportagem publicada em Disponível em: < acessado em 25 de Setembro de SANTOS, Bruna de Andrade; DUARTE, Edimara; VASCONCELOS, Gilmar. A concepção dos profissionais do serviço de moto-taxi do bairro Joaquim Romão Jequié BA, acerca dos riscos ocupacionais. Monografia para livre docência, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus de Jequié Departamento de Saúde, 2001, 33p.

20 ANEXOS PRODUÇÃO 2002 HONDA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % C 100 BIZ ,7 CG 125 TITAN CG 125 CARGO , ,8 XLR ,4 CRF ,1 XR ,4 XL ,4 CTX ,1 CBX 200 STRADA ,5 CRF ,1 CBX 250 TWISTER XR 250 TORNADO NX 4 FALCON , , ,0 CB ,3 VT 600 C SHADOW ,3 TOTAL ,1 KASINSKI JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % SUPER CAB ,1 PRIMA ,1 MIDAS ,1 GF ,2 CRUISE ,1 MAGIK ,1 RX ,0 FÚRIA ,0 MIRAGE ,0 TOTAL ,9 SUNDOWN JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % FIFTY ,1 WEB ,3 TOTAL ,4 YAMAHA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % JOG TEEN ,2 CRYPTON ,2

21 105 YBR 125 E ,8 XTZ ,7 TTR ,6 TDM ,2 XT ,3 XV 250 S ,1 XV 535 VIRAGO ,0 XT 600 E ,3 TOTAL ,6 TOTAL GERAL ,0 Fonte: ABRACICLO

22 PRODUÇÃO HONDA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % C 100 BIZ ,1 CG 125 TITAN CG 125 CARGO , ,0 XLR ,4 NXR 125 BROS XR 125 ESD NXR 150 BROS , , ,5 CRF ,2 XL ,4 CTX ,2 CRF ,0 CBX 250 TWISTER XR 250 TORNADO NX 4 FALCON , , ,7 CB ,2 VT 600 C SHADOW ,2 TOTAL ,1 KASINSKI JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % SUPER CAB ,1 PRIMA ,1 MIDAS ,0 GF ,2 CRUISE ,1 MAGIK ,0 RX ,0 FÚRIA ,0 MIRAGE ,1 TOTAL ,6 SUNDOWN JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % FIFTY ,0 WEB ,1 TOTAL ,2 YAMAHA JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL % JOG TEEN 50 CRYPTON , ,6

23 YBR 125 E ,4 XTZ ,0 TTR ,4 TDM ,1 XT ,2 XT 600 E ,1 XVS ,1 TOTAL ,1 TOTAL GERAL Fonte: ABRACICLO ,0 599 Produção desde 1993 a * *Previsão Fonte: ABRACICLO

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Como funcionam as micro e pequenas empresas

Como funcionam as micro e pequenas empresas Como funcionam as micro e pequenas empresas Introdução Elas são 99,2% das empresas brasileiras. Empregam cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do País, mas respondem por apenas 20% do Produto

Leia mais

Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani. Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie

Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani. Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie Introdução Este estudo de caso tem como objetivo relatar

Leia mais

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia.

Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Micro e Pequena Empresa: Conceito e Importância para a Economia. Luiz Felipe de Oliveira Pinheiro * RESUMO O presente mini-ensaio, apresenta os desvios que envolvem o conceito de micro e pequena empresa

Leia mais

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria

FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA. Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade da indústria SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA Ano 3 Número 1 ISSN 2317-7330 outubro de www.cni.org.br FALTA DE TRABALHADOR QUALIFICADO NA INDÚSTRIA Falta de trabalhador qualificado reduz a competitividade

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Audiência Pública. Câmara dos Deputados. Comissão de Defesa do Consumidor

Audiência Pública. Câmara dos Deputados. Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Agenda Central de Atendimento - Índices NII e Nextel Brasil Qualidade Técnica Conclusão Central de Atendimento Própria Serviço não

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região.

Ano I Boletim II Outubro/2015. Primeira quinzena. são específicos aos segmentos industriais de Sertãozinho e região. O presente boletim analisa algumas variáveis chaves na atual conjuntura da economia sertanezina, apontando algumas tendências possíveis. Como destacado no boletim anterior, a indústria é o carro chefe

Leia mais

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego para junho de 2010 confirmam a recuperação do emprego

Leia mais

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br

Indicadores de desempenho. www.qualidadebrasil.com.br Indicadores de desempenho www.qualidadebrasil.com.br Zafenate Desidério De 1999 até 2010 atuando como gestor da Qualidade através de 5 cerbficações ISO 9001 no Rio Grande do Sul nas áreas eletrônicas E

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

1 O Problema 1.1. Introdução

1 O Problema 1.1. Introdução 1 O Problema 1.1. Introdução O mercado automobilístico nacional passou por intensas mudanças na década de 90. Desde a declaração do Presidente da República que em 1990 afirmou serem carroças os veículos

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

VENDAS DE CONSÓRCIOS ULTRAPASSAM UM MILHÃO DE NOVAS COTAS E CONTEMPLAÇÕES SUPERAM MEIO MILHÃO, DE JANEIRO A MAIO

VENDAS DE CONSÓRCIOS ULTRAPASSAM UM MILHÃO DE NOVAS COTAS E CONTEMPLAÇÕES SUPERAM MEIO MILHÃO, DE JANEIRO A MAIO ASSESSORIA DE IMPRENSA VENDAS DE CONSÓRCIOS ULTRAPASSAM UM MILHÃO DE NOVAS COTAS E CONTEMPLAÇÕES SUPERAM MEIO MILHÃO, DE JANEIRO A MAIO Volume de negócios atinge mais de R$ 30 bilhões em cinco meses A

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

QUEM SOMOS. http://www.corvoswebdesign.com.br contatos@corvoswebdesign.com.br

QUEM SOMOS. http://www.corvoswebdesign.com.br contatos@corvoswebdesign.com.br QUEM SOMOS A Corvos Webdesign teve seu início entre final de 2006 e início do ano de 2007 usando inicialmente o nome de LMS Webdesign e foi através de seu sócio-fundador, Márcio Sousa, que conseguiu trazer

Leia mais

Movimento Humano Treinamento & Desenvolvimento Elaboração de Projetos em T&D

Movimento Humano Treinamento & Desenvolvimento Elaboração de Projetos em T&D CASO 01 CLEANING FOREVER LTDA. Empresa prestadora de serviços, no segmento de limpezas especializadas, monopolista em seu estado mas que, diante do processo de abertura do mercado viu-se repentinamente,

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER?

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? FIQUE ATENTO! A operadora é obrigada a divulgar os planos de saúde que comercializa em sua página na internet. 1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? Individual ou Familiar

Leia mais

A MULHER TRABALHADORA NO SETOR DA HOTELARIA E GASTRONOMIA EM SÃO PAULO E NO BRASIL

A MULHER TRABALHADORA NO SETOR DA HOTELARIA E GASTRONOMIA EM SÃO PAULO E NO BRASIL A MULHER TRABALHADORA NO SETOR DA HOTELARIA E GASTRONOMIA EM SÃO PAULO E NO BRASIL Um estudo de perfil sócio-econômico para subsidiar ações estratégicas na categoria MARÇO DE 2010 ALOISIO LEÃO DA COSTA

Leia mais

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro:

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro: PESQUISA: 2015 AMOSTRA: 525 pessoas da classe AB 13 de dezembro 5 capitais brasileiros: Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília A ideia da pesquisa foi entender as expectativas do brasileiro

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Cenário positivo. Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37. Texto: Lucas Rizzi

Cenário positivo. Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37. Texto: Lucas Rizzi Cenário positivo Construção e Negócios - São Paulo/SP - REVISTA - 03/05/2012-19:49:37 Texto: Lucas Rizzi Crescimento econômico, redução da pobreza, renda em expansão e dois grandes eventos esportivos vindo

Leia mais

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS O percentual de famílias endividadas em Santa Catarina caiu de 93% em julho para 90% em agosto.

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO ESTRUTURA E TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO Colombo, 06 de abril de 2010. Instrutora: Amanda G. Gagliastri Formação: Administradora de Empresas O momento em que vivemos Processo acelerado de mudanças

Leia mais

EXERCÍCIO: R: 12.000 / 12,00 = 1.000 quotas

EXERCÍCIO: R: 12.000 / 12,00 = 1.000 quotas 1- Um senhor resolveu investir num Fundo de investimento, informou-se sobre o valor da ação e entregou seu dinheiro sob responsabilidade da administração do fundo. Ele tinha R$ 12.000,00 e o valor da ação

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Presente ruim e futuro econômico desanimador para a construção civil

Presente ruim e futuro econômico desanimador para a construção civil CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO RECONHECIDA NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE EM 16 DE SETEMBRO DE 2010 Estudo técnico Edição nº 17 outubro de 2014 Organização:

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82%

Período São Bernardo SB Zero SB 20 SB 40 CDI. Janeiro 0,92% 1,05% -0,29% -1,71% 0,93% Fevereiro 0,81% 0,74% 1,93% 3,23% 0,82% Rentabilidade da Renda Fixa em 2015 Desde o mês de junho deste ano as carteiras de investimentos financeiros que compõem os perfis de investimentos da São Bernardo têm sofrido forte flutuação de rentabilidade,não

Leia mais

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo.

O gráfico 1 mostra a evolução da inflação esperada, medida pelo IPCA, comparando-a com a meta máxima de 6,5% estabelecida pelo governo. ANO 4 NÚMERO 31 OUTUBRO DE 2014 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: FLÁVIO RIANI & RICARDO RABELO 1-CONSIDERAÇÕES INICIAIS O gerenciamento financeiro do governo, analisado de forma imparcial, se constitui numa das

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa

Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Como Investir em Ações Eduardo Alves da Costa Novatec CAPÍTULO 1 Afinal, o que são ações? Este capítulo apresenta alguns conceitos fundamentais para as primeiras de muitas decisões requeridas de um investidor,

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada

Soluções em. Cloud Computing. para Calçados Pegada Soluções em Cloud Computing para Calçados Pegada Principais Tópicos: Resumo executivo A Calçados Pegada procurou a Under no início de 2010 para uma solução de email corporativo em cloud. Em pouco tempo,

Leia mais

WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso!

WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso! WORKSHOP SEGURO DE VIDA O caminho do Sucesso! Rogério Araújo Abril - 2013 VOCÊ CONHECE SEU CLIENTE? Nascimento Faculdade Efetivação Casamento 0 4 18 20 22 24 28 30 Estudos Estágio Carro + Seguro Promoção

Leia mais

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...

ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1. 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade... ÍNDICE INSTITUIÇÃO TÍPICA DO TERCEIRO SETOR DE BELO HORIZONTE...1 1. A Instituição Típica do Terceiro Setor por Principal Área de Atividade...5 A Instituição Típica da Área de Cultura...5 A Instituição

Leia mais

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação

Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação Desindustrialização e Produtividade na Indústria de Transformação O processo de desindustrialização pelo qual passa o país deve-se a inúmeros motivos, desde os mais comentados, como a sobrevalorização

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião

Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião 17/05/2011 09h06 - Atualizado em 17/05/2011 09h06 Consórcio quer 'popularizar' compra de helicóptero e avião Grupo lançado no fim do ano passado já tem 240 cotas vendidas. Financiamento livre de juros

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes.

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. A ECONOMIA GLOBAL Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. O século XX marcou o momento em que hábitos culturais, passaram a ser ditados pelas grandes

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC

FICHA BIBLIOGRÁFICA. Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC. Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC FICHA BIBLIOGRÁFICA Título: Perfil da Mulher Metalúrgica do ABC Autoria: Subseção DIEESE/Metalúrgicos do ABC Equipe técnica responsável: Fausto Augusto Junior; Zeíra Mara Camargo de Santana; Warley Batista

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAIC/UEA RELATÓRIO DE ATIVIDADE MENSAL

PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAIC/UEA RELATÓRIO DE ATIVIDADE MENSAL PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAIC/UEA Bolsista: Jouber da Costa e Silva Título do Projeto: RELATÓRIO DE ATIVIDADE MENSAL A mobilidade urbana na cidade de Manaus: uma análise dos transportes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Vendas crescem 29,26% em dezembro e imóvel usado fecha 2010 com valorização de até 269,09%

Vendas crescem 29,26% em dezembro e imóvel usado fecha 2010 com valorização de até 269,09% Balanço 2010 - CRECISP Aluguel/Venda residencial Imóveis usados Cidade de São Paulo Aluguel residencial aumenta até 146,43% Vendas crescem 29,26% em dezembro e imóvel usado fecha 2010 com valorização de

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil

MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil Categorias de pequenos negócios no Brasil MPE Indicadores MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) Receita bruta anual de até R$ 60 mil MICROEMPRESA Receita bruta

Leia mais

PESQUISA MOSTRA QUEM ADQUIRE BENS E SERVIÇOS PELO SISTEMA DE CONSÓRCIOS

PESQUISA MOSTRA QUEM ADQUIRE BENS E SERVIÇOS PELO SISTEMA DE CONSÓRCIOS ASSESSORIA DE IMPRENSA PESQUISA MOSTRA QUEM ADQUIRE BENS E SERVIÇOS PELO SISTEMA DE CONSÓRCIOS SISTEMA APONTA CRESCIMENTO NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012 A quarta pesquisa realizada pela ABAC Associação Brasileira

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO

ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO / BACHARELADO Dos cursos mais procurados pelos estudantes, o de Administração é um dos mais novos. Enquanto Medicina e Direito formam profissionais desde o século 19, foi apenas em 1946 que

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes:

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes: Palestra de Philip Kotler Por Helton Haddad Além de ser um valioso aprendizado em termos de conhecimentos, este evento nos traz a certeza de cada vez mais, as empresas precisam agilizar e acelerar suas

Leia mais

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Franklin Xavier Klabin, São Paulo, SP/Brasil. Used with permission. Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Geral Executiva Nome da Portnet Informática Equipamentos Indústria

Leia mais

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas!

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! QUEM SOMOS A EZ Trade Center apoia as empresas na OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS operacionais, permitindo gerar

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo.

MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V. Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo. 1 MERCADO DE MEIOS ELETRÔNICOS DE PAGAMENTO POPULAÇÃO E COMÉRCIO - ANO V Indicador de atividade da micro e pequena indústria de São Paulo Maio/ 2014 Metodologia 2 Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the

Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the ESTRATÉGIAS DE MARKETING E AS NOVAS MÍDIAS APRESENTAÇÃO: Com a evolução do mercado digital, o e-commerce, que cresce a taxas muito superiores se comparado ao comércio tradicional, faz-se cada vez mais

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Pequenos Negócios no Brasil Pequenos Negócios no Brasil Clique no título para acessar o conteúdo, ou navegue pela apresentação completa Categorias de pequenos negócios no Brasil Micro e pequenas empresas

Leia mais

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS! Quando usá-lo e quando não usá-lo! Por que o custo de reposição é um problema financeiro e não econômico Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013

RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 1 RESULTADOS DE OUTUBRO DE 2013 Pesquisa realizada pelo Uni-FACEF em parceria com a Fe-Comércio mede o ICC (Índice de confiança do consumidor) e PEIC (Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor)

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

Retratos da sociedade

Retratos da sociedade Indicadores CNI Retratos da sociedade Brasileira Burocracia 2 Excesso de burocracia é prejudicial ao País A burocracia está entre os principais problemas do Brasil na opinião dos brasileiros. A percepção

Leia mais

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ

UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ UMA PESQUISA SOBRE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC-CÂMPUS CAMBORIÚ Autores: Jaqueline Lima PALOMBO (Bolsista PIBIC-EM/CNPq); Nadia Rocha VERIGUINE (Orientadora); Ângelo Augusto FROZZA (Co-orientador). Introdução

Leia mais

CACAU SHOW. Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA. Páscoa Cacau Show e REFRISAT REFRISAT NA MÍDIA

CACAU SHOW. Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA. Páscoa Cacau Show e REFRISAT REFRISAT NA MÍDIA Nossos equipamentos produzem a PÁSCOA CACAU SHOW Páscoa Cacau Show e REFRISAT Há 15 anos cliente REFRISAT, a Cacau Show nos procura novamente em busca de soluções em sua produção de Páscoa! Hummm... Sírio

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais