Em indivíduos mais velhos a anemia está associada a um quadro amplo de complicações, incluindo aumento do risco para a mortalidade, doenças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em indivíduos mais velhos a anemia está associada a um quadro amplo de complicações, incluindo aumento do risco para a mortalidade, doenças"

Transcrição

1 13 1 INTRODUÇÃO A anemia é um distúrbio hematológico, onde o eritrócito perde sua capacidade funcional, reduzindo o transporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos periféricos. É caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina e número de hemácias, sendo assim, necessário a assistência adequada e o diagnóstico dos pacientes. O primeiro passo para este diagnóstico, é a análise laboratorial, determinando, a concentração de hemoglobina, e o número de hemácias no sangue, depois, avalia-se os outros parâmetros hematimetricose as possíveis causas (KUMAR et al., 2006). A disfunção hematológica mais encontrada nos idosos é a anemia, sua etiologia pode ter diversas causas, como:as deficiências nutricionais, doenças crônicas, inflamações e causas sem explicação cientifica. O mecanismo que explica a grande prevalência de idosos anêmicos é devido ao aumento da idade que requer uma demanda maior do hormônio responsável pela maturação dos eritrócitos, a eritropoietina, entretanto a capacidade hormonal diminui com o avanço da idade (CORONA, 2014). O processo de envelhecimento do ser humano trás consigo mudanças do estado fisiológico, que pode interferir no mecanismo da homeostase sanguínea. A morbidade da anemia é prevalente em idosos que têm complicações, como infarto miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência arterial periférica, isquemia mesentérica, insuficiência hepática e renal. Essas patologias favorecem o aparecimento da anemia de instalação rápida e carencial, por ser um problema secundário a alguma doença de base. Entretanto, ela não deve ser considerada como consequência inevitável do envelhecimento (GUALANDRO; HOJAIJ; JACOB FILHO, 2010). A anemia em idosos pode ser causada por uma patologia secundária a outros agravos da condição de saúde do idoso, a um déficit da atividade medular, sangramentos e infecções, que colaboram para a diminuição do nível de hemoglobina, os acometidos estão na faixa etária entre 60 e 80 anos. (SILVA et al., 2012). Com isso,quais os principais fatores que determinam a anemia carencial no idoso?

2 14 Em indivíduos mais velhos a anemia está associada a um quadro amplo de complicações, incluindo aumento do risco para a mortalidade, doenças cardiovasculares, disfunção cognitiva, redução da densidade óssea, e fraturas. Não surpreendentemente, a anemia também tem um efeito significativo na qualidade de vida dos idosos. Conforme o caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo do profissional biomédico, que tem o dever de contribuir para a promoção da saúde e o bem-estar social de todos, atuando em todas as esferas, clínico laboratoriais, sociais e educacionais, esse trabalho visa difundir informações a cerca dessa patologia que acomete os idosos. O presente estudo se justifica pela difusão de informações sobre o referido tema com finalidade de estabelecer correlações entre a anemia carencial e doenças de base, tornando-se assim uma doença secundária a outras patologias. Nota-se a necessidade de uma maior preocupação nessa esfera, buscando integração do idoso no âmbito social, pois essa patologia afeta a condição física, mental e social do mesmo, onde o idoso tem mobilidade muscular reduzida, fadiga, cansaço, entre outros sintomas que interfere consideravelmente na qualidade de vida. Entretanto, este trabalho apresenta relevância social, pois se preocupa com a inserção do idoso no meio social, visando o envelhecimento saudável, onde visa o bem estar do idoso. Pois, qualidade de vida é um conjunto de condições básicas que envolvem bem estar físico, mental e de saúde, sendo que a anemia é uma patologia que interfere negativamente em todas as esferas, comprometendo a saúde do idoso. O objetivo geral deste trabalho é identificar e descrever os fatores determinantes para o surgimento da anemia carencial no idoso. E tem como objetivos específicos: Caracterizar e descrever a anemia carencial no idoso; pesquisar as consequências do envelhecimento na vida do idoso; destacar os métodos utilizados para o diagnóstico da anemia e explicar as patologias que acomete os idosos e resulta em doenças secundarias como a anemia carencial.

3 15 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 ENVELHECIMENTO BIOLÓGICO Conforme Mendes et al. (2005, p.423): Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada. A qualidade de vida está interligada ao processo de envelhecimento na vida do idoso, onde cada um envelhece psicologicamente e biologicamente de forma diferente. O idoso que possui boa qualidade de vida tem uma longevidade, pois relaciona-se ao bem estar físico e psíquico do idoso, assegurando mais dias de vida (SPIRDUSO, 2005). O envelhecimento é um processo ativo, irreversível e multifatorial, independente da condição genética do individuo, deixando o organismo mais vulnerável a agressões externas e internas, afetando diretamente a funcionalidade e homeostase do mesmo (MORAES et al., 2010). Envelhecer tem efeitos significativos levando a diversas modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em diversos sistemas. Os sistemas envolvidos neste processo são, gastrintestinal, orofaríngeo, endócrino e nervoso. Os efeitos são diversos, dentição deficiente, xerostomia, diminuição da motilidade do esôfago, atraso no esvaziamento do estômago, alterações nas ações dos hormônios circulantes e diminuição da percepção e da resposta sensorial e muscular (SOUZA; GUARIENTO, 2009). O conceito biológico do envelhecimento está relacionado com aspectos moleculares, celulares, teciduais e orgânicos dos idosos. O conceito psíquico tem relação com as ações psicocognitivas e afetivas, interferindo na personalidade, levando a alterações comportamentais e emocionais no idoso (FECHINE, 2012). O processo de envelhecimento é explicado por pesquisadores a partir de teorias, onde a mais aceita é teoria da deterioração da síntese proteica e a teoria do relógio biológico. Existem fatores que colaboram para explicar essas teorias que são fatores extrínsecos e intrínsecos, que se relacionam a alimentação, variações climáticas, radiação, alterações imunológicas e radicais livres (NETTO, 2005).

4 16 O estudo para desvendar a teoria do envelhecimento biológico celular iniciouse a partir de pesquisas em 1981, onde os pesquisadores fizeram culturas de células e analisaram a capacidade de duplicação da mesma. Os resultados mostraram que a longevidade é determinada geneticamente, e a capacidade de replicação celular é limitada e esse limite varia de acordo as suas características genéticas (MOTA; FIGUEIREDO; DUARTE, 2004). De acordo Neto (2005), acontece alterações orgânicas e homeostáticas na composição corpórea do idoso, onde há uma redução dos líquidos corpóreos e massa celular do organismo, essas alterações podem ser notadas a partir da estatura e peso. As alterações funcionais ocorrem em todos os setores do organismo, tento comprometimento morfológico e funcional dos órgãos e sistemas Saúde do idoso O idoso encontra-se assegurado pela lei n , de 1º de outubro de 2003 onde deixa clara a preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas; destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso; priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência (BRASIL, 2003). O Brasil apresenta uma taxa de envelhecimento crescente, com isso o perfil sócio demográfico e de saúde vem mudando desde o século XX, como observado na figura 1, essa mudança é devido a vários fatores que culminaram em processo de transição na população brasileira e o aumento da população idosa, sendo eles, a industrialização, a migração da área rural para área urbana, onde as pessoas buscavam uma melhor condição de vida. Isso levou o acesso do público feminino a métodos contraceptivos, que contribuíram para diminuição da taxa de fecundidade(brasil, 2009). O principal determinante dessa crescente aceleração de transição demográfica é devido às políticas públicas adotadas, para a redução da mortalidade. Entretanto os índices de morbidade aumentaram de acordo ao da faixa etária, evidenciando o aparecimento de doenças crônicas e multifatoriais na população mais idosa (BRASIL,2012).

5 17 As principais causas de mortalidade e morbidade entre idosos registradas no sistema único de saúde (SUS) estão listada a seguir: doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho digestivo, algumas doenças infecciosas e parasitárias, neoplasias, doenças do aparelho geniturinário, doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, doença do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo e as doenças do sistema nervoso (BRASIL, 2009). Figura 1- Projeção da população, jovens e adultos de 1940 a Fonte: Brasil (2009). De acordo Geib (2012), a saúde do idoso está inteiramente ligada a determinantes sociais da saúde, como no modelo de Dahlgren e Whitehead, que explica a interação entre os diferentes níveis de condições sociais que produzem desigualdade em saúde. Este modelo estuda as condições socioeconômicas e culturais, condições de vida e trabalho, redes sociais e comunitárias, comportamento e estilo de vida. Segundo Motta et al. (2012), a importância da atenção básica em saúde ao idoso no SUS, na estratégia de saúde em família (ESF), deve ser voltada a qualidade de vida no processo de envelhecimento saudável. Porém a demanda varia entre idosos saudáveis e idosos acometidos por diferentes patologias, adequandoos nos níveis de atendimentos primário, secundário e terciário para uma resolução.

6 A FORMAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS O sangue é um tecido líquido, constituinte primordial do sistema artereo venoso e capilar, ele transporta nutrientes, oxigênio, realiza trocas gasosas participando de processos metabólicos. É composto por elementos celulares e a parte líquida, conhecida como plasma. Os elementos celulares correspondem aos glóbulos vermelhos (A figura 2 de um esfregaço sanguíneo, mostra os eritrócitos em condições normais na circulação sanguínea), denominados eritrócitos ou hemácias, glóbulos brancos denominados como leucócitos, que são as células de defesa, e a as plaquetas responsáveis pela coagulação sanguínea (BRASIL, 2014). Figura 2- Eritrócitos em condições normais na circulação sanguínea. Fonte:Tadeu (2012). De acordo Guyton e Hall (2006, p. 449), as hemácias desempenham outras funções além do transporte da hemoglobina, elas contem grande quantidade de anidrase carbônica, uma enzima que catalisa a reação reversível, entre dióxido de carbono e água para formar ácido carbônico, possibilitando que a água transporte dióxido de carbono na forma de íon bicarbonato dos tecidos para os pulmões, onde é convertido em dióxido de carbono e é eliminado. Lorenzi (2006, p. 46) diz que, no sangue calcula-se que para um volume aproximado de ml de sangue de um indivíduo adulto e normal, cerca de ml formam o volume globular normal dos eritrócitos em circulação. Considerando que uma hemácia é constituída por 60% de água e 40% de parte sólida, sendo a

7 19 maior proporção desta representada pela hemoglobina (90%), terá, um volume globular de ml, um total de 800g de hemoglobina. As linhagens das células sanguíneas são geradas devido a hematopoese, e a partir de células-tronco hematopoiéticas, na medula óssea, incluindo a eritropoese, leucopoese e trombopoese, como mostra a figura 3. Na infância a hematopoese ocorre na medula vermelha, quando atingido a idade adulta passa a ser realizada na medula óssea amarela dos seguintes ossos: crânio, esterno, costelas, vértebras, e pélvis (KAWAHARA; SHIOZAWA, 2015). Figura 3- Hematopoese. Fonte: MedicalLabs (2013). O estroma e a matriz extracelular (MEC) da medula óssea são constituídos por diversos componentes, tais como: osteoblastos, pré osteoblastos, células endoteliais, adipócitos, células do tecido conjuntivo e a MEC. Estas células possuem funções que promove a maturação e diferenciação das células hematopoiéticas. A matriz extracelular é constituída por: fibronectina, laminina e trombospondina que auxiliam na adesão e citoadesão com as CD34+ da linhagem de células hematopoiéticas (DREYFUSS; OLIVEIRA, 2008). As células-tronco denominadas como hematopoiéticas,stemcells (célula mãe), são capazes de renovar e produzir progênie que tenha capacidade de diferencia-se. A formação de várias linhagens de células sanguíneas são iniciadas na célula tronco multipotente com marcadores CD34+, mas para a diferenciação

8 20 celular de cada linhagem as responsáveis são as células tronco progenitoras hematopoiéticas (PERINI; SILLA; ANDRADE, 2008). As células com capacidade de diferenciar em qualquer linhagem, sejamielóide ou linfóide são as células tronco pluriotentes, elas possuem a capacidade de duplicação, ou seja, auto renovação. As células progenitoras já estão diferenciadas em mielóide ou linfóide e sofre mitoses, tento assim capacidade alta de proliferação. A linhagem mielóide se configura pela série eritróide e granulocítica(ruiz, 2005) Eritropoese e seus fatores de crescimento e funcionalidade celular: Ferro, Vitamina B12 e Eritropoetina. A eritropoese é o mecanismo pelo qual a série vermelha do sangue se diferencia e amadurece associada a vitaminas (B12), minerais (Ferro e cobre) e hormônios (eritropoietina). O ferro é essencial no decurso da eritropoiese, sendo coadjuvante na síntese da hemoglobina. As fontes principais de ferro são a partir da dieta e das hemácias senescentes, este mineral apresenta-se de duas formas na dieta: heme e não heme (forma inorgânica). Uma dieta normal possui de 13 a 18 mg de ferro, porém só será absorvido 1 a 2 mg (NEGRI, 2012). As hemácias originam-se na medula óssea a partir da proliferação, diferenciação e maturação de progenitores eritróides imaturos, são elas a BFU-E (unidade formadora de crescimento rápido eritróide), que dará origem a CFU-E (unidade formadora de colônia eritróide), seguindo os estágios de maturação, segue a sequência: pró-eritroblasto, eritroblasto basófilo, eritroblasto policromatófilo, eritroblasto ortocromático, reticulócito e hemácia (FIGURA4) (ZAGO; FALCÃO;PASQUINI,2004).

9 21 Figura 4 Eritropoiese. Fonte:Verastro (2005). A eritropoietina (EPO) é um hormônio produzido nos rins secretados por células tubulares ou células endoteliais peritubulares, 10% da eritropoietina é produzida por células hepáticas e macrófagos da medula óssea. Sua secreção é estimulada em situações de hipóxia tecidual, ela é responsável pela o equilíbrio da produção e destruição dos eritrócitos. Na eritropoese a eritropoietina estimula a proliferação, amadurecimento, e síntese de hemoglobina (VERRASTRO; LORENZI; WENDEL NETO, 2005). A absorção do ferro ocorre no sistema gastrointestinal, precisamente no epitélio duodenal, varias proteínas estão envolvidas neste mecanismo, na membrana das células encontra-se um transportador de metal divalente (DMT1), onde converte Fe (III) (não heme) em Fe (II), esta conversão é mediada pela redutase citocromo b duodenal (DCYTLE), a proteína transportadora e de captação do ferro extracelular para meio intracelular dos enterócitos é a HCP1, onde o ferro será liberado da protopofirina pela heme oxigenasse, sendo armazenado conforme a necessidade do organismo na forma de ferritina nos enterocitos, liberado no sangue, ou estocado nas células reticuloendotelias do fígado, baço e medula óssea na forma de ferritina ou hemossiderina (Figura 5) (GROTTO, 2008).

10 22 A absorção intestinal do ferro heme e não heme acontece por meio de processos diferentes no enterócito. Quando há deficiência de ferro a sua absorção é facilitada pela ação de mecanismos reguladores. Os enterócitos contém duas membranas que servem de passagem para moléculas e para o transporte de micronutrientes como o ferro. A da borda em escova (contato com o lúmen intestinal) e a basolateral (transferência de nutrientes para o sangue). O ferro precisa ultrapassar a borda em escova, ser transportado dentro do enterócito e, posteriormente, conforme a necessidade, ser disponibilizado na corrente sanguínea, chegando aos tecidos exercendo as suas diversas funções (WEFFORT et al., 2012). Figura 5 Metabolismo do Ferro. Fonte: Grotto (2008). O ferro caracteriza-se por ser um metal de transição e a extensão de sua utilização biológica está na capacidade de existir em diferentes estados de oxidação, formar muitos complexos, além de agir como um centro catalítico para diversas funções metabólicas. Presente na hemoglobina, este mineral é de fundamental importância para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono, essenciais à respiração celular aeróbica, além de participar de componentes de numerosas enzimas celulares, importantes para o funcionamento do sistema imunológico (CARVALHO et al., 2006). A vitamina B12 é uma cobalamina encontrada nos alimentos ricos em proteínas, a necessidade diária de um homem e mulher, adultos são de 2ug/dia. A absorção dessa vitamina ocorre no íleo a partir da secreção que ocorre no estômago. O sistema de transporte no íleo terminal e o fator intrínseco secretado pelo estômago envolvido garantem uma eficiência de 60%, a absorção de pequenas

11 23 quantidades de vitamina B 12, necessária para cobrir as necessidades diárias, e as funções metabólicas desta vitamina (BARRIOS; RAMÍREZ, 2009). É uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina é liberada pela digestão de proteínas de origem animal, sendo então capturada pela haptocorrina uma proteína R produzida na saliva e no estômago, sendo esse complexo posteriormente degradado pelas proteases pancreáticas com consequente transferência da molécula de vitamina B12 para um fator intrínseco gástrico (FI), uma glicoproteína produzida pelas células parietais do estômago (PANIZ et al., 2005). A vitamina B12, é cofator na conversão do metilmalonil coenzima A (CoA) em succinilcoa, bem como na síntese de metionina, a partir da homocisteína e, juntamente com o folato, é necessária para a síntese de DNA. Há algumas condições em que se manifestam baixos níveis de vitamina B12 sérica como gestação, vegetarianismo, gastrectomias, deficiência pancreática e idade avançada (BRITO et al., 2012). As proteínas receptoras do fator intrínseco introduzem a vitamina B12 nas células intestinais e, então, a vitamina passa para o sangue. No sangue, ocorre a ligação à proteína denominada transcobalamina II, que a transporta para os tecidos e células (FUTTERLEIB; CHERUBINI, 2005). Figura 6- Metabolismo da vitamina B12 e do ácido fólico. Fonte:Brito et al,. (2012).

12 24 O ácido fólico, identificado quimicamente ao ácido proteiglutâmico, é um dos elementos do complexo vitamínico B e se caracteriza por ação eritrocitopoiética definida. Exerce, ainda, efeito biológico no sentido de estimular o crescimento de bactérias e de tecidos como glândulas epiteliais é, pois, verdadeiro metabolito, atuando, talvez, como elemento integrante de sistemas vitais mais complexos (BRITO et al., 2012). 2.3 ANEMIAS EM IDOSOS Anemia é uma patologia onde o conteúdo de hemoglobina e os eritrócitos encontram-se deficientes. Portanto define-se anemia a partir da hemoglobina, diante o exame laboratorial, o hemograma, o valor da hemoglobina para mulheres não grávidas, abaixo de 12 g/dl e adultas do sexo masculino acima de 15 anos, abaixo de 13 g/dl (BRASIL, 2009). De acordo Failace (2006, p.73), a anemia é uma síndrome, onde sua maior prevalência consiste na anemia ferropênica, sendo que 20% da população mundial não possui reservas de ferro no organismo. O sangue anêmico pobre em hemoglobina e em eritrócitos é descorado e possui baixa viscosidade, incapaz de carregar oxigênio para os tecidos dependentes. As anemias podem ser divididas, em três grupos: anemia cuja produção dos eritrócitos está alterada, anemia devido o aumento da destruição dos eritrócitos ou anemias devido às perdas sanguíneas. Acredita-se que 90% das anemias são causadas pela carência de ferro (FABIAN et al., 2007). A causa dessa patologia em idosos pode ser dividida em três grupos, anemia por doença crônica, que se relaciona a doença renal crônica, diabetes mellitus, neoplasias, insuficiência cardíaca, e outras doenças inflamatórias e metabólicas. Anemia por sangramentos e deficiência nutricionais, que envolve a deficiência de minerais e vitaminas, e a anemia de causas inexplicáveis (COUSSIRAT, 2010). A anemia pode ser classificada segundo sua morfologia, apresentando forma e tamanhos variados, entretanto não confirma a causa desta patologia. As características de tamanho são: normocíticas, macrocíticas, e/ou microcíticas. Quando existe variação de tamanho e da estrutura da hemácia,

13 25 utiliza-se a denominação anisocitose e poiquilocitose para classifica-las (LORENZI, 2006). 2.4 ANEMIAS CARENCIAL NO IDOSO POR DEFICIÊNCIA DE FERRO, VITAMINA B12 E FOLATOS A anemia por deficiência de nutrientes pode ser classificada como anemia por falta de produção, é decorrente de falta de Ferro, de Vitamina B12 ou também de Ácido fólico, todos componentes envolvidos na atividade hematopoiética. Os sinais e sintomas da anemia descrevem irritabilidade, cefaleia, cansaço, taquicardia e dispnéia, palidez cutâneo mucosa e tontura. Alguns sintomas clássicos como a palidez, taquicardia e dispinéia podem ser confundidos e mascarados pelas próprias características da senescência, por outras comorbidades ou uso de medicamentos (NEKEL, 2013). Segundo Batista et al. (2007), anemia é uma patologia de caráter epidemiológico e clínico, nas ultimas décadas, a anemia carencial em especial a ferropenica, passou a ser reconhecida como carência nutricional de maior prevalência no mundo. É uma endemia de caráter cosmopolita que se distribui em todos continentes, blocos geoeconômicos e grupos sociais, embora sua ocorrência ainda conserve uma relação de dependência com renda, a escolaridade, as condições socioambientais negativas. De acordo Oliveira (2007), as anemias carênciais faz parte das anemias por falta de produção, quando os insumos básicos estão comprometidos. Pois, para que ocorra uma eritropoiese de modo eficiente é necessário fatores essenciais para estimulação, como a eritropoetina e citocinas, para a proliferação ou mitose a vitamina B12 e folatos, para maturação ou hemoglobinização o ferro, onde a medula óssea deverá esta sadia Deficiência de Ferro De acordo Vicari e Figueredo (2010), a deficiência de ferro é uma patologia hematológica que mais acomete o homem, sendo uma deficiência sistêmica que afeta todas as células do organismo, denominada como ferropenia. A deficiência de

14 26 ferro pode ser caracterizada morfologicamente como anemia microcítica e hipocrômica. A deficiência de ferro ocorre quando a necessidade do nutriente é maior que a quantidade oferecida e absorvida na dieta, sendo insuficiente para suprir a necessidade do organismo. A anemia ferropênica no adulto pode ser causada pela perda crônica de sangue (sangramentos digestivos crônicos como gastrites, úlceras gastroduodenais), câncer (gástrico, intestinos), dieta carente do nutriente ou defeitos na absorção do mesmo, muito frequente em idosos (NEKEL, 2013). Segundo Fairweatheret al.(2013) a deficiência de ferro é o resultado de um desequilíbrio entre a oferta de ferro e necessidades de ferro da medula eritróideóssea. A eritropoiese fica comprometida por causa da deficiência de ferro, caracterizado pela saturação de transferrina, reduzidaas concentrações de hemoglobina caem, isso afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Figura 7- Esfregaço sanguíneo de hemácias microcíticas e hipocrômicas. Fonte: Tadeu (2012). O ferro é um mineral essencial para funcionalidade homeostática das células sanguíneas e atividades fisiológicas do organismo, tem um papel na produção de energia das células e no transporte de oxigênio nos glóbulos vermelhos. É necessário uma quantidade de 3 gramas a 4 gramas deste mineral no adulto para haver o equilíbrio celular, porém apenas 1,5 gramas a 3 gramas encontra-se ligados a hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos (BRASIL, 2013). A etiologia da anemia ferropriva no idoso está relacionada a diversos fatores, dentre eles a perda excessiva de sangue devido a problemas gastrointestinais,

15 27 câncer de colo, divertículos ou angiodisplasias, a dieta desprovida de alimentos fornecedores de ferrotambém pode ser a causa da anemia instalada. Na anemia ferropriva os eritrócitos possui um aspecto hipocrômico e microcítico, como mostra a figura 7(GUALANDRO et al., 2010). A sintomatologia desta patologia ocasiona fadiga, prejuízo no desempenho muscular, irritabilidade, náuseas e alterações na temperatura corporal. A deficiência de ferro no organismo também pode alterar o sistema imunológico, deixando o acometido mais propicio a infecções (CARVALHO et al., 2006) Deficiência de vitamina B12 Cerca de 60% dos casos de deficiência de vitamina B12 resultam da máabsorção da cobalamina a partir da dieta, entre 15% e 20% são decorrentes de anemia perniciosa, e os demais estão associados à dieta insuficiente e a doenças hereditárias do metabolismo da cobalamina. A anemia perniciosa, também conhecida como doença de Biermer, é um processo autoimune caracterizado pela destruição da mucosa gástrica, que constitui causa clássica de deficiência de vitamina B12 e é bastante frequente em idosos (FUTTERLEIB; CHERUBINI, 2005). A deficiência de vitamina B12 leva a um quadro de deficiência intracelular de folato, e por esse motivo provoca anemia megaloblástica morfologicamente idêntica à provocada pela deficiência de folato. Há elevação do volume corpuscular médio das hemácias associada a diversas alterações morfológicas no sangue periférico e na medula óssea acometendo as três séries celulares.na série vermelha há anisocitose, poiquilocitose acentuada e macroovalócitos. Os leucócitos encontramse com os seus núcleos hipersegmentados. Na série megacariocítica há surgimento de plaquetas bizarras e malformadas. Raramente pode ocorrer púrpura devido à plaquetopenia (VANUCCHI; MONTEIRO, 2010). Anemia megaloblástica é causada por defeitos de síntese de DNA e, normalmente, apresenta-se com macrocitose, devido ais baixos níveis de vitamina B12. A uma diminuição do fator intrínseco por causa de atrofia na mucosagástrica e por conseguinte a perda das células parientais, onde desencandeia uma reação auto imune, denominada anemia perniciosa(figura 8) (ROQUE et al., 2015).

16 28 Figura 8 Hemácias macrocíticas. Fonte: Player (2008). A vitamina B12 é uma das vitaminas essenciais, sua deficiência afeta vários sistemas, hematológicas, neurológicas, psiquiátricas, gastrointestinal, dermatológicos e achados cardiológicos. Deficiência de longo prazo leva a mielinização inadequada nos medula espinal e cérebro e se manifesta com irritabilidade, apatia, perda de apetite (SERIM, et al., 2015). 2.5 A ANEMIA CARENCIAL EM DOENÇAS CRÔNICAS A causa dessas patologias podem ser divididas em três grupos, anemia por doença crônica, que se relaciona a doença renal crônica, diabetes mellitus, neoplasias, insuficiência cardíaca, e outras doenças inflamatórias e metabólicas. Anemia por sangramentos e deficiência nutricionais, que envolve a deficiência de minerais e vitaminas, e a anemia de causas inexplicáveis (COUSSIRAT, 2010). A anemia presente em um quadro de uma doença crônica, infecciosa, inflamatória ou neoplásica, pode ser definida por anemia de doença crônica. Ela causa alterações no mecanismo da eritropoiese, levando a uma diminuição na sobrevida das hemácias. A alteração na eritropoeise acontece devido ao bloqueio na liberação do ferro dos macrófagos, levando a diminuição do mesmo para síntese de hemoglobina (CARVALHO et al., 2006). Os idosos se enquadram nos grupos de riscos para doença renal crônica, pois, a diminuição fisiológica da filtração glomerular e, as lesões renais que ocorrem com a idade, secundárias a doenças crônicas comuns em pacientes de idade

17 29 avançada, tornam os idosos susceptíveis a doença renal crônica (CANZIANI et al., 2006) Anemia na doença renal crônica A anemia na doença renal crônica é caracterizada como, normocítica e normocrômica, atribuída a diminuição da produção de eritropoietina, além do déficit na produção do hormônio nos rins há outras fatores que interfere na deficiência do ferro por perdas gastrointestinais imperceptíveis, desnutrição, múltiplas intervenções cirúrgicas, exames laboratoriais frequentes e perdas na diálise, a presença de fenômeno inflamatório e outras causas não relacionadas à DRC que podem alterar as características hematimétricas da anemia (ALVES; GORDAN, 2014). Esta patologia apresenta-se com baixa filtração glomerular (50 ml/mim), concentração de hemoglobina diminuída, diminuição na produção de eritropoietina, pois os rins encontram-se lesados. A anemia na DRC se deve principalmente à redução na produção de eritropoetina pela massa diminuída de fibroblastos peritubulares da córtex renal funcionantes. Outros fatores que podem colaborar para o surgimento da anemia é deficiência de ferro, ácido fólico e vitamina B12; perdas sanguíneas, hemólise e inflamação (MIRANDA et al., 2009). Além da deficiência de eritropoetina outras situações podem contribuir para o advento de anemia em pacientes portadores de doença renal crônica, como: deficiência de ferro, deficiência de ácido fólico e vitamina B12; perdas sanguíneas, hemólise e inflamação. Os seguintes exames poderão fazer parte de uma investigação da causa de anemia nesta população de pacientes: índices hematimétricos, contagem de reticulócitos, ferro sérico, saturação de transferrina, ferritina sérica (BASTOS, 2010) Anemia na insuficiência cardíaca A anemia pode ser a causa ou a consequência da insuficiência cardíaca. Os mecanismos envolvidos na patologia: deficiência na produção de eritropoetina ou

18 30 resistência a eritropoietina, devida a fármacos que inibem a enzima conversora da angiotensina, e os bloqueadores dos receptores de angiotensina I e o carvedilo, hemodiluição, ativação neuro-humoral, estado pró-inflamatório (produção de citoninas - IL 1,6 e 18) e deficiência de ferro (CARDOSO et al., 2010). A fisiopatologia da anemia na insuficiência cardíaca, esta diretamente ligada a produção de citocinas inflamatória a IL-6 e TnF que leva a anemia da doença crônica, anemia dilucional, anemia renal e anemia disabsortiva (PEREIRA et al., 2013). Figura 9- Fisiopatologia da anemia na insuficiência cardíaca. Fonte: et al (2013). 2.6 DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Para o diagnóstico laboratorial da anemia, inicialmente deve ser realizado o hemograma. Este avaliao eritrograma, leucograma e plaquetograma. Na realização do eritrograma, deve-se dosar a hemoglobina, o hematócrito, o número de hemácias, assim como calcular e avaliar os índices hematimétricos: volume corpuscular médio (VCM), concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM), hemoglobina corpuscular média (HCM) e RDW, complementando com exames bioquímicos para determinação do tipo de anemia. Na figrura 10 pode ser visto os valores normais dos parâmetros hematimétricos (JORDÃO, 2009) Embora a dosagem de hemoglobina seja amplamente utilizada no diagnóstico das anemias, trata-se de uma medida de baixa sensibilidade e especificidade

19 31 quando usada isoladamente. Portanto é necessário exames bioquímicos para investigação da causa: ferro, ferritina e capacidade de ligação do ferro e da transferrina, e dosagem de vitaminas (GROTTO, 2010). Figura 10- Histograma normal. Fonte:Slideshare (2013). Segundo Oliveira (2007, p. 232),para a classificação de uma anemia, é necessário exames morfológico- laboratoriais, comparando-o com sua provável etiologia. A classificação pode ser feitaapartir de critérios fisiopatológicos ou sua etiologia, ou ainda nos critérios tamanho e cor- hemoglobinização; classificação morfológica ou laboratorial. Ainda é possível analisar e interpretar o hemograma a partir do histograma que é uma das ferramentas estatísticas da qualidade, onde os parâmetros hematimétricos estão expostos graficamente. Segundo Filho et al., (2006), o diagnóstico de anemia em idosos é feito a partir de critérios entre sexo e idade, idosos homens a partir de 65 anos de idade, o valor da hemoglobina é inferior a 13 g/dl e as mulheres com valor inferior a 12g/dL. O quadro laboratorial da anemia ferropênica, apresenta-se com um hemograma indicando uma anemia hipocrômica e microcítica em casos crônicos. Em casos agudos, por perda de sangue o quadro é normocítico e normocrômico inicialmente, para depois haver uma diminuição de ferro e passar para uma hipocromia. Sendo necessária a avaliação citomorfologica das células apartir de esfregaços sanguíneos. Além da avaliação do hemograma e eritrograma é necessária, a avaliação bioquímica das proteínas de transporte a transferrina ou

20 32 siderofilina e seu grau de saturação, para o exame de ferro sérico (QUADRO 1) (LORENZI; NETO, 2005). Quadro 1- Parâmetros hematimétricos na anemia ferropriva. VCM, HCM Reduzido RDW Normal ou Elevado % HEMACIAS HIPOCRÔMICAS Elevado FERRO SÉRICO Reduzido SATURAÇÃO DE TRANSFERRINA Reduzida FERRITINA SÉRICA Reduzida CAPACIDADE DE LIGAÇÃO DO FERRO A TRANFERRINA Elevado RECEPTOR SOLUVEL DA TRANSFERRINA Elevado Fonte:Grotto (2010). O diagnóstico laboratorial da anemia por carência de vitamina B12 é visto a partirdo eritrograma, onde apresenta macrocitose, devido o valor elevado do VCM (volume corpuscular médio das hemácias), geralmente os outros valores hematimétricos não encontra-se tão alterados, confirmando-se esta macrocitose com a microscopia. Na anemia megaloblástica a desidrogenase láctica está muito aumentada e há hiperbilirrubinemia indireta pela hemólise intracelular (FIGURA 11) (FAILACE, 2006). Figura 11- Histograma apresentando macrocitose. Fonte:Slideshare (2013).

21 33 3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE ESTUDO O estudo é um levantamento bibliográfico de caráter descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. A pesquisa exploratória tem o objetivo de caracterizar inicialmente o problema, classificando e definindo, onde irá proporcionar maior familiaridade com o problema exposto referente ao tema. A sua abordagem é qualitativa, pois se trata de uma pesquisa descritiva, onde as informações não podem ser quantificáveis (GUERRA, 2006). 3.2 COLETA DE DADOS Foram utilizadas base de dados como o SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), PubMed, ScienceDirect e Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre outras literaturas clássicas, todas com relevância ao tema escolhido para pesquisa. Foram selecionados artigos nacionais e internacionais e livros disponíveis na biblioteca da Faculdade Maria Milza, publicados no período de 2004 a 2016, que colaboraram para temática e construção do trabalho. Primeiramente, foi realizada uma leitura rápida para seleção do material, posteriormente uma leitura aprofundada para interpretação, análise e comparação dos artigos. 3.3 CRITÉRIO DE INCLUSÃO Como critério de inclusão, utilizou-se para a pesquisa livros e artigos científicos nacionais e internacionais, com idioma em português, inglês e espanhol publicados nos períodos de 2004 a 2016, selecionados através dos seguintes descritores: Envelhecimento, anemia, anemia em idosos, diagnóstico laboratorial.

22 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO Como critério de exclusão, utilizou- se o ano de publicação inferior ao estabelecido, artigos científicos que não se enquadrasse nos descritores utilizados e/ou não abordasse o assunto procurado, assim como artigos que não estivessem disponíveis na íntegra. 3.5 ANÁLISE DOS ARTIGOS Foi feita a análise dos artigos encontrados, onde correlacionou-se a saúde do idoso e a anemia carencial, como possível causa ou consequência de doenças desenvolvidas no processo do envelhecimento

23 35 4 DISCUSSÃO Para Nekel (2012), anemia carencial é uma patologia caracterizada pela deficiência de minerais e vitaminas essenciais para formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, essa deficiência caracteriza-se por falta de produção, devido a falta de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Negri (2012), cita em seu artigo a importância desses minerais e vitaminas para o mecanismos de eritropoese, onde células amadurecem e se diferenciam, o ferro, a vitamina B12 e o ácido fólico são essenciais para maturação e diferenciação das células sanguíneas. Entretanto, Souza e Guariento (2009) demonstram em seu artigo as possíveis interferências do processo de envelhecimento na homeostasia do organismo, pois quando se trata de um sistema biológico que ao passar dos anos diminui sua atividade devido ao envelhecimento, compromete todos os mecanismos fisiológicos, um deles é a produção, diferenciação e manutenção dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos. Moraes (2010), também concorda com Souza e Guariento (2009), ele diz que, o processo de envelhecimento é irreversível e multifatorial, pois deixa o organismo mais vulnerável e afeta diretamente a homeostasia do mesmo. Já para Trompiere (2012), envelhecimento biológico relaciona-se com os aspectos: molecular, celular, tecidual e orgânico que difere em cada individuo idoso. Porém para Geib (2012), o envelhecimento e suas consequências vão além de conceito biológico, e está interligado a fatores de condições sociais, onde provoca desigualdade nas condições de saúde. A partir dos conceitos estabelecidos pelos autores, é notável que a teoria do envelhecimento apoia-se em diversos seguimentos, sendo eles: biológico, fisiológico, social e cultural, caracterizando em um conjunto de determinantes para estabelecer patologias provenientes do processo do envelhecimento ou patologias provenientes da situação que o idoso encontra-se. Coussiart (2010) aponta às doenças onde a anemia instala-se devido a condição do idoso, a anemia torna-se consequência no processo da patologia. As doenças dividem-se em três grupos: doenças crônicas, anemia por sangramento, deficiência nutricional e anemia de causas inexplicáveis. Nekel (2012), também descreve os sinais e sintomas da anemia carêncial, que são: cefaleia, irritabilidade, cansaço, taquicardia, dispneia,

24 36 palidez e tontura, nota-se que são sinais que interferem negativamente na qualidade de vida, pois há interferências no estado físico e mental do idoso. Ele também relata que no idoso a anemia carencial por deficiência de ferro é mais recorrente em comparação a outras anemias, atigindo mais de 10% dos idosos com idade acima de 65 anos de idade. Indivíduos idosos apresentam quadros de sangramentos digestivos e obstruções gastrointestinais e com isso leva a uma má absorção do ferro da dieta e seu metabolismo é comprometido. Brasil (2013), explica a importância do ferro para a homeostase das células sanguíneas, pois ele é responsável pelo transporte do oxigênio. Nekel (2013) também afirma a importância do ferro que é essencial e indispensável para as atividades hematopoiéticas e fisiológicas do organismos, tendo a atividade principal o transporte de oxigênio nos glóbulos vermelhos. Entretanto, para Gualandro (2010) a etiologia da anemia por deficiência de ferro (anemia ferropriva) no idoso, está correlacionada a diversos fatores que vai além de problemas gastrointestinais como citado por Nekel (2013). Gualandro (2010), cita o câncer de colo, dieta desprovida de alimentos fornecedores de ferro, levando a um quadro de baixo nível de ferritina sérica, a capacidade de ligação do ferrono plasma estará elevada e ausência do estoque de ferro na medula óssea. Já para Alves e Gordam (2014), a deficiência de ferro no idoso também pode está relacionada a doença real crônica, sendo que além da falta de ferro é uma anemia atribuída a diminuição da eritropoietina pois a um déficit na produção desse hormônio importante para eritropoeise. Miranda (2009), cita em seu artigo que a deficiência de vitamina B12 e acido fólico também encontra-se na doença renal crônica. A deficiência de vitamina B12 e folatos também está associada a má absorção gastrointestinal na maioria dos casos, de acordo Futterbeib e Cherubini (2005), a deficiência dessa vitamina pode está relacionada a doenças hereditárias, anemia perniciosa e dieta insuficiente. E dentre essas causas a anemia perniciosa é bastante frequente em idoso. Lorenzi (2006), também afirma que anemia perniciosa é uma doença que mais afeta pessoas idosas, de raça branca e olhos azuis. Essa patologia tem interferência no processo auto imune, onde a um impedimento da absorção na mucosa gástrica por anticorpos, da vitamina B12 e o fator intrínseco.

25 37 Lorenzi (2006) explica a função do fator intrínseco, que é essencial na absorção da vitamina B12 nas células intestinais, onde suas proteínas receptoras intermediam esse processo, facilitando a passagem da vitamina b12 para o sangue. Diante todo relato sobre a anemia nos idosos, Netto (2005), relata em seu livro, as consequências que a anemia carêncial apresenta com esse quadro de deficiência nutricional acarretando diversos problemas físicos, mentais e sociais no idoso, ela também pode surgir no papel da causadora de algumas doenças ou secundaria a elas, geralmente apresentam-se secundaria, a doenças crônicas, dentre a essas doenças destacam-se a DRC (doença renal crônica) e a insuficiência cardíaca.

26 38 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os principais fatores que determinam a anemia carencial no idoso, tem relação a diversas condições de saúde que o mesmo encontra-se, sendo uma patologia que surge por diversas causas, a começar pela idade avançada onde o corpo já não responde tão eficaz aos mecanismos que necessita para manter a homeostasia, entretanto isso não é uma regra para todos idosos, pois cada um possui suas particularidades, variedades genéticas, que colaboram para o surgimento ou não de doenças. Além do envelhecimento ser um fator crucial para o surgimento de anemia carencial, existe outros fatores que favorecem para o surgimento dessa anemia por deficiência de nutrientes e minerais, que são: má alimentação, devido a condições socioeconômicas; problemas na dentição que atrapalha no processo de mastigação dos alimentos; mobilidade muscular do membros superiores; doenças crônicas e agudas, como doença renal crônica, onde a taxa de hormônio da eritropoetina encontra-se baixa ou nula; insuficiência cardíaca pois os remédios e as células imunológicas agem negativamente na homeostase sanguínea; diabetes melitus; perdas excessiva de sangue nos aparelhos gastrointestinais. O estudo detalhado e as pesquisas para construção do referencial teórico foi importante para entender que não existem patologias sem causa de base, ou sem fatores que levam a configurar um dano na saúde do individuo. Quando se fala e estuda o idoso é importante levar em conta que trata-se de um organismo que já vive o processo natural da vida e encontra-se no estagio final, onde carrega consigo não somente carga genética que predispõem a doenças, mais traz condições culturais que culminam em patologias. Sabe-se que o envelhecimento é um processo ativo e irreversível, que sofre com agressões externas e internas do meio ambiente, o organismo é um sistema fechado que não regride ou para seu mecanismo, as células envelhecem e diminui sua atividade, deixando o corpo mais vulnerável. As células sanguíneas passam por vários processos, a hematopoese e eritropoese para se maturarem e exercerem suas funções, necessitam de estímulos provenientes de nutrientes, minerais e hormônios para que cada etapa seja concluída e as células sanguíneas exerçam seu papel de nutrir os tecidos.

27 39 É necessária uma investigação clinico e laboratorial com idoso que encontrase com anemia carencial, pois não trata-se de consequência do envelhecimento apenas. Para o diagnostico de anemia, é necessário não somente o hemograma (eritrograma, leucograma e plaquetograma), é necessária a associação a outros exames, como os bioquímicos, dosagem das proteínas e vitaminas que participam do processo metabólico das hemácias. É importante avaliar cada exame e fazer associações,pois, apenas o hemograma nãoé suficiente para um diagnóstico da etiologia da patologia. Por isso a necessidade do conhecimento generalista do profissional biomédico, não apenas saber executar e processar exames, mas conhecer os métodos de diagnósticos laboratoriais disponíveis para a investigação do problema apresentado, também é necessário, buscar ahistória do indivíduo, a patologia e suas interferências, para poder auxiliar no trabalho clinico dos profissionais que o cercam. Contudo, é sabido que cada vez mais cresce no Brasil a população idosa, entretanto cresce consigo a morbidade, interferindo na longevidade. Sendo necessária a atenção básica, politicas públicas e principalmente o trabalho multiprofissional, para assegurar a qualidade de vida do idoso.

28 40 REFERÊNCIAS ALVES, M. A. R.; GORDAN, P. A. Diagnóstico de anemia em pacientes portadores de doença renal crônica. Jornal Brasileiro de Nefrologia. São Paulo, p BARRIOS, M. F.; RAMÍREZ, P. H. Deficiencia de vitamina B12: tratamiento oral o parenteral.revista Cubana de Hematología, Inmunología y Hemoterapia, Cuba, v. 25, n. 1, p , abr BATISTA FILHO, Malaquias et al. Anemia e obesidade: um paradoxo da transição nutricional brasileira. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, p set BRASIL. Constituição (2003). Lei nº , de 1 de outubro de Estatuto do Idoso e Dá Outras Providências.. Brasília, DF. BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA/IBGE. Indicadores sociodemográficos e de saúde no Brasil. Rio de Janeiro, BRASIL.ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO: Aspectos Conceituais. BRASILIA, BRITO, A., et al. Folatos y vitamina B12 enlasalud humana. Rev. Méd. Chile, [s.l.], v. 140, n. 11, p , nov CARDOSO, J., et al. Anemia nos Pacientes com Insuficiência Cardíaca Avançada. Arquivo Brasileiro de Cardiologia,São Paulo, v. 95, n. 5, p , CARVALHO, M. C., de et al. ANEMIA FERROPRIVA E ANEMIA DE DOENÇA CRÔNICA: DISTÚRBIOS DO METABOLISMO DE FERRO. Segurança Alimentar e Nutricional, São Paulo, v. 13, n. 2, p , fev CORONA, L. P. ANEMIA E ENVELHECIMENTO: PANORAMA f. Tese (Doutorado) - Curso de Nutrição, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, COUSSIRAT, C. PREVALÊNCIA DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 E ÁCIDO FÓLICO E SUA ASSOCIAÇÃO COM ANEMIA EM IDOSOS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Medicina, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, DREYFUSS, J. L.; OLIVEIRA, J. S. R.. Matriz extracelular e enzimas degradatórias na hematopoese e doenças onco-hematológicas. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 30, p , 2008.

29 41 FABIAN, C. et al. Prevalência de anemia e fatores associados em mulheres adultas residentes em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, p , maio FAILACE, R. Hemograma: Manual de Interpretação. 5. ed.sao Paulo: Artmed, p. FAIRWEATHER, S. J. et al. Iron status in the elderly. Mechanisms Of Ageing And Development, [s.l.], v , p.22-28, mar Elsevier BV. FECHINE, B. R. A. O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM COM O IDOSO COM O PASSAR DOS ANOS. Inter Science Place, [s.l.], v. 1, n. 20, p , 13 fev Interscience Place. FUTTERLEIB, A.; CHERUBINI, K. Importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso. Scientia Medica,, v. 15, n. 1, p.74-78, Porto Alegre, mar GEIB, L. T. C. Determinantes sociais da saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 17, n. 1, p , jan GROTTO, H. Z. W.. Metabolismo do ferro: uma revisão sobre os principais mecanismos envolvidos em sua homeostase. Revista Brasileira Hematologia Hemoterapia, v. 30, p , maio Elsevier BV. GUALANDRO, S. F. M.; HOJAIJ, N. H. S. L.; JACOB FILHO, W. Deficiência de ferro no idoso. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 32, n. 6, p.57-61, abr GUERRA, I. C. Pesquisa Qualitativa e Analise de Conteudo. Sao Paulo: Estoril, p. GUYTON, A. C.; HALL, J. E.. Tratado de Fisiologia Médica. 11. ed. São Paulo Elsevier Brasil, p. KAWAHARA, R.; SHIOZAWA, Y..Hematopoiesis. Reference Module In Biomedical Sciences, Elsevier BV, v. 4, n. 8, p.1-4, fev KUMAR, V. et al. Robbins e Cotran: Fundamentos de patologia. 7. ed. Elsevier Brasil, p. 829 São Paulo:, LORENZI, T. F. Manual de Hematologia Propedêutica e Clínica. 4. ed.: Guanabara Koogan, São Paulo, Medical labs, hematopoese. Disponível em: < Acesso em: 9 de outubro de MENDES, M. R. B., et al. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração. Acta Paul Enfermagem. p São Paulo, 23 fev

30 42 MORAES, E. N. de; MORAES, F. L. de; LIMA, S. de P. P. Características biológicas e psicológicas do envelhecimento. Revista Medicina de Minas Gerais,, v. 1, n. 20, p.67-73, Minas Gerais, ago MOTA, M. P.; FIGUEIREDO, P. A.; DUARTE, J. A.. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. v. 4, n. 1, p , Portugal,mar MOTTA, M. H. A. et al. Fatores associados com a dificuldade no acesso de idosos com deficiência aos serviços de saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, [s.l.], v. 17, n. 11, p , nov NEGRI, J. L. Metabolismo do ferro e eritropoiese. Ciências News, São Paulo, p.1-10, NEKEL, J. C. ANEMIA CARENCIAL EM IDOSOS POR DEFICIÊNCIA DE FERRO ÁCIDO FÓLICO E VITAMINA B f. Monografia (Especialização) - Curso de Biologia, Unijui, Rio Grande do Sul, NETTO, M. P. Gerontologia: A velhice e o envelhecimento em visão globalizada.: Atheneu, p. 528 Sao Paulo2005 OLIVEIRA, R. A. G. Hemograma: Como Fazer e Interpretar. 2. ed.: Lmp, 700 p. Sao Paulo PEREIRA, C. A. et al. Anemia, Insuficiência Cardíaca e Manejo Clínico Baseado em Evidências. Arquivo Brasileiro de Cardiologia,, v. 1001, n. 1, p.87-92, São Paulo PERINI, S.; SILLA, L. M. R.; ANDRADE, F. M.. A telomerase em células-tronco hematopoéticas. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia,, v. 30,p.47-53, São Paulo PLAYER, Slide. HemaciasMacrociticas Disponível em: < Acesso em: 2 maio ROQUE, A. I. D.; SILVA, C. N. d.; PEREIRA, M. A. F. Spuriouslaboratoryalterations in pernicious anemia. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, [s.l.], v. 37, n. 6, p , nov Elsevier BV. RUIZ, M. A.. A era da terapia celular. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia,, v. 27, n. 1, p.1-4, São Paulo SILVA, C. L. Á. et al. Nível de hemoglobina entre idosos e sua associação com indicadores do estado nutricional e uso de serviços de saúde: Projeto Bambuí. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 11, p , 2012.

Aulas e discussão dos casos.

Aulas e discussão dos casos. Aulas e discussão dos casos http://hematofmusp.weebly.com Hematologia Clínica Objetivos do curso Sintomas e Sinais Clínicos História e Exame Físico O que não está funcionando no Sistema Raciocínio Clínico

Leia mais

Outras Anemias: Vamos lá? NAC Núcleo de Aprimoramento científico Hemograma: Interpretação clínica e laboratorial do exame. Jéssica Louise Benelli

Outras Anemias: Vamos lá? NAC Núcleo de Aprimoramento científico Hemograma: Interpretação clínica e laboratorial do exame. Jéssica Louise Benelli Outras Anemias: A anemia por si só não é uma doença, e sim uma consequência de algum desequilíbrio entre os processos de produção e perda de eritrócitos, que leva a diminuição de hemoglobina. A inúmera

Leia mais

Avaliação Nutricional - Profa. Raquel Simões

Avaliação Nutricional - Profa. Raquel Simões IEL - hematologia Profa. Raquel 1 S 2 1 3 Componentes do sangue Plasma - Água - Íons - Proteinas - Carboidratos - Gorduras - Vitaminas - Hormônios -Enzimas Células - Células vermelhas (Eritrócitos) - Células

Leia mais

Hematopoese. Prof. Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone

Hematopoese. Prof. Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone Hematopoese Prof. Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Sangue Tecido fluido circulante, formado por uma fase sólida de células diferenciadas e por uma fase líquida denominada

Leia mais

Avaliação Hematológica, Interpretação e Importância em Nutrição

Avaliação Hematológica, Interpretação e Importância em Nutrição Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Nutrição Clínica Avaliação Hematológica, Interpretação e Importância em Nutrição Prof. Marina Prigol 55% plasma 45% celulas: 99% Eritrócitos

Leia mais

ANEMIA E ANTIANÊMICOS CMF-4. PDF created with pdffactory Pro trial version

ANEMIA E ANTIANÊMICOS CMF-4. PDF created with pdffactory Pro trial version ANEMIA E FÁRMACOS ANTIANÊMICOS CMF-4 Conceitos de anemia 2 Redução na concentração de hemoglobina no sangue. Redução da taxa de hemoglobina abaixo de um valor entre 13 15 g/dl para um indivíduo que está

Leia mais

Peculiaridades do Hemograma. Melissa Kayser

Peculiaridades do Hemograma. Melissa Kayser Peculiaridades do Hemograma Melissa Kayser melissa.kayser@ifsc.edu.br Introdução Simplicidade Baixo custo Automático ou manual Muita informação Introdução eritrócitos Componentes celulares plaquetas linfócitos

Leia mais

03/08/2016. Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo

03/08/2016. Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo 2 3 4 5 6 Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo Especialidade médica Exames complementares Análise: Sangue; Urina; Líquor; Liquído peritoneal; Etc... Hematologia

Leia mais

INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO HEMOGRAMA

INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO HEMOGRAMA INTERPRETAÇÃO CLÍNICA DO COMPLETO: É a avaliação qualitativa e quantitativa dos elementos do sangue. Alterações fisiológicas podem ocorrer no hemograma por exercícios físicos e refeições gordurosas. Pode

Leia mais

SISTEMA SANGUINEO. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4

SISTEMA SANGUINEO. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4 SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4 O QUE É O SANGUE? É um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular, sendo vital para a vida, de cor vermelho

Leia mais

φ Fleury Stem cell Mastócitos Mieloblastos Linfócito pequeno Natural Killer (Grande linfócito granular) Hemácias Linfócito T Linfócito B Megacariócito

φ Fleury Stem cell Mastócitos Mieloblastos Linfócito pequeno Natural Killer (Grande linfócito granular) Hemácias Linfócito T Linfócito B Megacariócito Hemopoese Marcos Fleury mkfleury@ufrj.br Hematopoese É o processo de formação, maturação e liberação das células sanguíneas Eritropoese Leucopoese Trombopoese - Hemácias - Leucócitos - Plaquetas Tem como

Leia mais

ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA

ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA ANEMIA DA DOENÇA CRÔNICA Sandra Regina Loggetto Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia Hemo 2006 Recife-PE Definição ADC ou anemia da inflamação crônica Adquirida Doenças inflamatórias como

Leia mais

Sangue: funções gerais

Sangue: funções gerais Sangue Sangue: funções gerais Transporte de nutrientes para órgãos e tecidos; Regulação térmica e hídrica; Transporte de gases para órgãos e tecidos; Defesa do organismo; Coagulação. Componentes do Sangue

Leia mais

Anemias Microcíticas e Hipocrômicas ADC e Talassemias. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes

Anemias Microcíticas e Hipocrômicas ADC e Talassemias. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes Anemias Microcíticas e Hipocrômicas ADC e Talassemias Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo Fernandes www.profbio.com.br Anemia de Doença Crônica Alessandra Barone Archangelo Fernandes Marco A. Federige

Leia mais

Proliferação. Diferenciação. Apoptose. Maturação. Ativação funcional. SCF PSC TPO CFU GEMM. BFU EMeg CFU GMEo BFU E IL-3. CFU EMeg CFU GM EPO.

Proliferação. Diferenciação. Apoptose. Maturação. Ativação funcional. SCF PSC TPO CFU GEMM. BFU EMeg CFU GMEo BFU E IL-3. CFU EMeg CFU GM EPO. Hematopoese Requisitos básicos. 1. Stem cells (células tronco hematopoéticas). 2. Meio ambiente medular (fibroblastos, macrófagos e células endoteliais). 3. Fatores de crescimento (GM-CSF, Eritropoietina...)

Leia mais

Hematologia Geral. Anemias Classificação Morfológica das Anemias NORMOCÍTICAS MICROCÍTICAS E E MACROCÍTICAS NORMOCRÔMICAS HIPOCRÔMICAS SIDEROBLÁSTICA

Hematologia Geral. Anemias Classificação Morfológica das Anemias NORMOCÍTICAS MICROCÍTICAS E E MACROCÍTICAS NORMOCRÔMICAS HIPOCRÔMICAS SIDEROBLÁSTICA Anemias Microcíticas e Hipocrômicas. Anemias Classificação Morfológica das Anemias ANEMIAS VCM HCM CHCM ANEMIAS NORMOCÍTICAS MICROCÍTICAS E E MACROCÍTICAS NORMOCRÔMICAS HIPOCRÔMICAS HEMOLÍTICA NÃO HEMOLÍTICA

Leia mais

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO Profª.: Aline Félix HEMATÓCRITO Indica a porcentagem do volume de glóbulos vermelhos presente em uma certa quantidade de sangue. Faz parte de um exame chamado de Hemograma

Leia mais

EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma

EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma Profa Dra Sandra Zeitoun Aula 2 Na coleta de sangue para exames são usados anticoagulantes específicos, indicados pela cor da tampa dos frascos. Cor da Tampa Anticoagulante

Leia mais

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL

INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem 3 o Período Disciplina: Patologia Geral INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2014 DISCIPLINA DE

Leia mais

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO

AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA NO IDOSO C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O C AT Ó L I C O S A L E S I A N O A U X I L I U M C U R S O D E N U T R I Ç Ã O - T U R M A 6 º T E R M O D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E M G E R I AT R I A

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CARACTERÍSTICAS FÍSICO- QUÍMICAS DO SANGUE O sangue constitui o líquido corporal que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e que através do sistema circulatório participa da

Leia mais

Classificação das Anemias

Classificação das Anemias HEMATOLOGIA II Curso de Farmácia 8 º período Classificação das Anemias ANEMIA Problema de saúde de âmbito mundial Diminuição da capacidade de oxigenação tecidual pelas hemácias O Laboratório auxilia o

Leia mais

ANEMIA MEGALOBLASTA EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

ANEMIA MEGALOBLASTA EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA ANEMIA MEGALOBLASTA EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Nadjane Maria de Oliveira¹ Albert Eduardo Silva Martins² Biomedicina RESUMO A população idosa apresenta alterações fisiológicas que os deixa vulneráveis

Leia mais

Requisitos básicos. Nas regiões hematopoéticas, 50% do tecido medular é representado por gordura. O tecido hematopoético pode ocupar áreas de gordura.

Requisitos básicos. Nas regiões hematopoéticas, 50% do tecido medular é representado por gordura. O tecido hematopoético pode ocupar áreas de gordura. Hematopoese Requisitos básicos. 1. Stem cells (células tronco hematopoéticas). 2. Meio ambiente medular (fibroblastos, macrófagos e células endoteliais). 3. Fatores de crescimento (GM-CSF, Eritropoietina...)

Leia mais

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON

Doença de Addison DOENÇA DE ADDISON Enfermagem em Clínica Médica Doença de Addison Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com DOENÇA DE ADDISON A insuficiência adrenal (IA) primária, também denominada doença de Addison, geralmente

Leia mais

ANEMIA NO PACIENTE IDOSO L A R I S S A T O R R E S

ANEMIA NO PACIENTE IDOSO L A R I S S A T O R R E S ANEMIA NO PACIENTE IDOSO L A R I S S A T O R R E S INTRODUÇÃO Critérios WHO: : Hb 65a 20% ( ) e 26% ( ) >80ª Institucionalizados:

Leia mais

Hematopoese Aspectos gerais

Hematopoese Aspectos gerais Hematopoese Aspectos gerais Hematopoese As células do sangue têm um tempo de vida limitado! Renovação celular proliferação mitótica Células precursoras. Órgãos hemocitopoéticos: Vida pré-natal: Mesoderma

Leia mais

ANEMIA EM CÃES E GATOS

ANEMIA EM CÃES E GATOS ANEMIA EM CÃES E GATOS Prof. Rafael Fighera Serviço de Consultoria Diagnóstica Veterinária Laboratório de Patologia Veterinária Departamento de Patologia Hospital Veterinário Universitário Universidade

Leia mais

A AVALIAÇÃO DO PERFIL FÉRRICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO HEMATOLÓGICO E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS (HEMOCLIN)

A AVALIAÇÃO DO PERFIL FÉRRICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO HEMATOLÓGICO E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS (HEMOCLIN) A AVALIAÇÃO DO PERFIL FÉRRICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO HEMATOLÓGICO E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS (HEMOCLIN) Lucas Linhares de Lócio (1); Raiff dos Santos Dantas (2); Lucas Ferreira de Almeida

Leia mais

Citologia e Histologia I Tecido Sanguíneo. Docente: Sheila C. Ribeiro Maio/2016

Citologia e Histologia I Tecido Sanguíneo. Docente: Sheila C. Ribeiro Maio/2016 Citologia e Histologia I Tecido Sanguíneo Docente: Sheila C. Ribeiro Maio/2016 Introdução Hematopoese Hemocitopoese Hemopoese Produção células sanguíneas Diferenciação e Maturação Renovação, Proliferação

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Hemocitopoese Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução Elementos figurados; Hemácias: Transporte

Leia mais

PLANO DE CURSO 2. EMENTA:

PLANO DE CURSO 2. EMENTA: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

I Curso de Choque Faculdade de Medicina da UFMG INSUFICIÊNCIA DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS MODS

I Curso de Choque Faculdade de Medicina da UFMG INSUFICIÊNCIA DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS MODS I Curso de Choque Faculdade de Medicina da UFMG INSUFICIÊNCIA DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS MODS Alterações Hematológicas Anatomia. Circulação. Distribuição. Função. Adaptação x Disfunção. Alterações Hematológicas

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA HUMANA APLICADAS ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA HUMANA APLICADAS ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOLOGIA HUMANA APLICADAS ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico,

Leia mais

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução

ÁCIDO FÓLICO. Suplemento Natural Antianêmico. Introdução ÁCIDO FÓLICO Suplemento Natural Antianêmico Introdução O Ácido Fólico, folacina ou ácido pteroil-l-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Composição do Sangue: Doenças Hematológicas Plasma = parte liquida; 55% sangue; é constituído por 90% de água, sais minerais, proteínas

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Aula teórica: Hematopoese

Aula teórica: Hematopoese Aula teórica: Hematopoese MED, 2017 Elementos figurados do sangue periférico Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou hemácias 4-5 milhões/ml Glóbulos brancos ou leucócitos 6-9 mil/ml Polimorfonucleares (granulócitos)

Leia mais

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS 1 AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS Paulo César Ciarlini Doutor em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Professor Adjunto de Laboratório Clínico Veterinário

Leia mais

Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem

Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem INTRODUÇÃO À PATOLOGIA GERAL Disciplina: Patologia Geral Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL INTRODUÇÃO À PATOLOGIA Conceito

Leia mais

31/10/2013 HEMOGRAMA. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle. Introdução. Simplicidade. Baixo custo. Automático ou manual.

31/10/2013 HEMOGRAMA. Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle. Introdução. Simplicidade. Baixo custo. Automático ou manual. 3//3 HEMOGRAMA Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Introdução Simplicidade Baixo custo Automático ou manual Muita informação 3//3 Introdução Componentes celulares eritrócitos plaquetas linfócitos leucócitos

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLÍNICA ANEMIAS PROF. DOUGLAS G. PEREIRA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLÍNICA ANEMIAS PROF. DOUGLAS G. PEREIRA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLÍNICA PROF. DOUGLAS G. PEREIRA PARACATU/MG 2018 CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA PROVA Sangue e seus componentes (Aula 01). Eritrócitos e alterações

Leia mais

Hematopoiese. 11ª Aula Teórica. Medula óssea Baço Timo Gânglios linfáticos. 7 de Novembro de 2007 Cláudia Cavadas

Hematopoiese. 11ª Aula Teórica. Medula óssea Baço Timo Gânglios linfáticos. 7 de Novembro de 2007 Cláudia Cavadas 11ª Aula Teórica 7 de Novembro de 2007 Cláudia Cavadas Hematopoiese As células sanguíneas têm uma vida relativamente curta Constante renovação em orgãos HEMATOPOIÉTICOS Medula óssea Baço Timo Gânglios

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 Componente Curricular: Hematologia Clínica Código: FAR - 121 Pré-requisito: Sem pré-requisitos Período

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Universidade Católica Portuguesa Viseu Instituto de Ciências da Saúde

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Universidade Católica Portuguesa Viseu Instituto de Ciências da Saúde DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Universidade Católica Portuguesa Viseu Instituto de Ciências da Saúde LICENCIATURA Ciências Biomédicas ÁREA DISCIPLINAR Patologia Humana ANO/SEMESTRE ANO LECTIVO 2.º Ano/1.º

Leia mais

ABORDAGEM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À ANEMIA FERROPRIVA

ABORDAGEM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À ANEMIA FERROPRIVA ABORDAGEM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À ANEMIA FERROPRIVA Glaucia da Silva Machado Graduanda em Biomedicina Mateus Leonardo Welika dos Santos Graduando em Biomedicina Tales Costa Silva Graduando

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Sangue

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Sangue Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas água eritrócitos nutrientes água eritrócitos nutrientes plasma

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Código: SAU48 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

A síntese do grupamento heme é realizada nas mitocôndrias tendo como coenzima o fosfato de piridoxina (B6) estimulado pela eritropoetina.

A síntese do grupamento heme é realizada nas mitocôndrias tendo como coenzima o fosfato de piridoxina (B6) estimulado pela eritropoetina. Metabolismo do Ferro Hemoglobina 1 Grupamento Heme. A síntese do grupamento heme é realizada nas mitocôndrias tendo como coenzima o fosfato de piridoxina (B6) estimulado pela eritropoetina. O núcleo de

Leia mais

Leucemias Agudas: 2. Anemia: na leucemia há sempre anemia, então esperamos encontrar valores diminuídos de hemoglobina, hematócrito e eritrócitos.

Leucemias Agudas: 2. Anemia: na leucemia há sempre anemia, então esperamos encontrar valores diminuídos de hemoglobina, hematócrito e eritrócitos. Leucemias Agudas: Leucemias são disfunções graves da hematopoese, consideradas neoplasias hematológicas, que resultam em grandes alterações na composição do sangue. Na maioria das leucemias, todo o hemograma

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesu@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

CÉLULAS SANGUÍNEAS. Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista

CÉLULAS SANGUÍNEAS. Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista CÉLULAS SANGUÍNEAS Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista No nosso sangue circulam vários tipos de células Glóbulos vermelhos Que também podem ser chamados hemácias ou eritrócitos. Glóbulos

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. leucócitos figurados dissolvidas. água eritrócitos nutrientes. plasma plaquetas metabolismo

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. leucócitos figurados dissolvidas. água eritrócitos nutrientes. plasma plaquetas metabolismo Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas água eritrócitos nutrientes plasma plaquetas metabolismo O sangue é constituído por uma parte líquida, o, que transporta, em suspensão,

Leia mais

Principais Doenças do Sistema Hematológico

Principais Doenças do Sistema Hematológico Principais Doenças do Sistema Hematológico Medula Óssea Sangue é um tecido conjuntivo liquido, responsável por carrear nutrientes e oxigênio por todo corpo. Em um adulto o volume total de sangue é 5,5

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO

A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO A ORGANIZAÇÃO DO SER VIVO PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS SERES VIVOS Carbono CHONPS Compõe as principais cadeias das moléculas orgânicas (lipídios, carboidratos e proteínas) presentes em nosso

Leia mais

HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO. Prof. Carolina Vicentini

HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO. Prof. Carolina Vicentini HEMATÓCRITO e HEMOSSEDIMENTAÇÃO Prof. Carolina Vicentini HEMATÓCRITO É O PERCENTUAL DE CÉLULAS VERMELHAS NO SANGUE. VALORES PARA MULHERES: 38-48% VALORES PARA HOMENS: 40-50% FATORES INFLUENCIADORES. ALTITUDE

Leia mais

Hemograma. Exame laboratorial que expressa a quantidade e a qualidade dos elementos figurados do sangue periférico em 1 microlitro

Hemograma. Exame laboratorial que expressa a quantidade e a qualidade dos elementos figurados do sangue periférico em 1 microlitro Hemograma Exame laboratorial que expressa a quantidade e a qualidade dos elementos figurados do sangue periférico em 1 microlitro CBC = complete blood count Vantagens - Baixo custo - Avaliação inicial

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS Denomina-se hematopoiese o processo de formação dos elementos figurados do sangue; A hematopoiese antes do nascimento ocorre no saco vitelínico do embrião

Leia mais

Metabolismo e produção de calor

Metabolismo e produção de calor Fisiologia 5 Metabolismo e produção de calor Iniciando a conversa Apenas comer não é suficiente: o alimento precisa ser transformado (metabolizado) para ser aproveitado por nosso organismo. Açúcares (carboidratos),

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA 1. DADOS DA DISCIPLINA Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Interpretação de Exames Laboratoriais Carga Horária: 45h. Semestre: 2016.2 Professora: Inalda

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV A ORIGEM DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS - HEMATOPOIESE

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV A ORIGEM DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS - HEMATOPOIESE UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV A ORIGEM DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS - HEMATOPOIESE 1 HEMATOPOIESE 2 Processo de formação do componente celular

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Curso Superior de Tecnologia em Radiologia https://www.youtube.com/watch?v=inag1qzj-pk SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO Ossos - Sistema Circulatório e Linfático transporte de gases: os pulmões, responsáveis

Leia mais

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio

NUTRIÇÃO. Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio NUTRIÇÃO NUTRIÇÃO Problemas nutricionais associados à pobreza: Desnutrição /Hipovitaminose / Bócio Problemas nutricionais associados à hábitos alimentares inadequados: Dislipdemias / Anemia / Obesidade

Leia mais

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012

BIOQUÍMICA II SISTEMAS TAMPÃO NOS ORGANISMOS ANIMAIS 3/1/2012 BIOQUÍMICA II Professora: Ms. Renata Fontes Medicina Veterinária 3º Período O conteúdo de Bioquímica II utiliza os conhecimentos adquiridos referentes ao estudo do metabolismo celular e fenômenos físicos

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Trato Gastrointestinal Esôfago Estômago Intestino Intestino Grosso Delgado Reto Fonte: www.google.com.br/imagens acessado em

Leia mais

MECANISMOS GERAIS DAS ANEMIAS

MECANISMOS GERAIS DAS ANEMIAS MECANISMOS GERAIS DAS ANEMIAS SUMÁRIO Definição Mecanismos de adaptação às anemias Regulação da eritropoiese Fisiopatologia das anemias Anemias hipoproliferativas Anemias hemolíticas Anemias por perda

Leia mais

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Capítulo 07: O SANGUE CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 COMPOSIÇÃO DO SANGUE - O coração é o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo humano. - O sangue é um tecido formado por: muitas células, fragmentos

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar 1 SISTEMA CARDIOVASCULAR 2 Funções Gerais: Transporte de gases respiratórios:o sangue carrega oxigênio dos pulmões para as células do corpo e dióxido de carbono das células para aos pulmões. Transporte

Leia mais

Parte I ABORDAGEM LABORATORIAL DAS ANEMIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS CIARLINI, PC LCV - FMVA. Prof. Adjunto Paulo César C

Parte I ABORDAGEM LABORATORIAL DAS ANEMIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS CIARLINI, PC LCV - FMVA. Prof. Adjunto Paulo César C ABORDAGEM LABORATORIAL DAS ANEMIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS Parte I Prof. Adjunto Paulo César C Ciarlini LCV UNESP Araçatuba atuba Ciarlini@fmva.unesp.br HEMATOPOESE FETAL (Tiedemann & Ooyen, 1978) Saco

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Órgãos e Células do Sistema Imune

Órgãos e Células do Sistema Imune Curso: farmácia Componente curricular: Imunologia Órgãos e Células do Sistema Imune DEYSIANE OLIVEIRA BRANDÃO ORIGEM DO SISTEMA IMUNE Origina-se a partir de células jovens denominadas STEM CELLS ou hemocitoblastos.

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos

Nutrição e Detox. Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Nutrição e Detox Nutricionista Monique de Barros Elias Campos Mestre em Alimentos e Nutrição (PPGAN -UNIRIO) Doutoranda em Alimentos e Nutrição (PPGAN- UNIRIO O QUE É DESTOXIFICAÇÃO? Destoxificacao ou

Leia mais

ANEMIA FERROPRIVA NA GESTAÇÃO

ANEMIA FERROPRIVA NA GESTAÇÃO ANEMIA FERROPRIVA NA GESTAÇÃO Ronan Raine Tiburcio de Freitas Graduando em Nutrição, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Sabrina Macedo de Souza Nutricionista; Esp. em Nutrição Clínica Funcional

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA FISIOLOGIA HUMANA Período 2º PROFESSOR (a) Alexandre Batista

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO I SOLICITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

FACULDADE PITÁGORAS TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO I SOLICITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS FACULDADE PITÁGORAS TÓPICOS ESPECIAIS EM NUTRIÇÃO I SOLICITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS Profª. MSc. Karla Vanessa do Nascimento Silva Exames Bioquímicos Utilizados como complemento das

Leia mais

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 10/04/2014 7. Tecidos Conjuntivos de Transporte 7.1. Sangue Centrifugação 55 % Plasma 45 % Elementos figurados

Leia mais

Desnutrição na Adolescência

Desnutrição na Adolescência Desnutrição na Adolescência Adolescência CRIANÇA Desnutrição Anorexia/Bulimia Obesidade / Diabetes ADULTO Dietas não convencionais e restritivas Deficiência de ferro Cálcio, vitamina A, zinco, Vitamina

Leia mais

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al.

17/10/2010. Você tem certeza que isso é suficiente? Mirtallo et al., 2004; Sriram & Lonchyna, 2009; Visser, ANVISA, 2005; DRI Otten et al. ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR OS BENEFÍCIOS E MINIMIZAR OS RISCOS EM TN Aporte de vitaminas e minerais e Minerais: O Excesso e a Falta na Recuperação do Paciente Helena Sampaio Você tem certeza que isso é

Leia mais

Sessão televoter anemias. Joana Martins, Manuel Ferreira Gomes António Pedro Machado

Sessão televoter anemias. Joana Martins, Manuel Ferreira Gomes António Pedro Machado Sessão televoter anemias Joana Martins, Manuel Ferreira Gomes António Pedro Machado Investigação do doente com anemia Anemia Anemia VS, PCR Electroforese das Hb Ferro sérico, ferritina CTFF Vitamina B12

Leia mais

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS ANEMIAS MICROCÍTICAS RESUMO

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS ANEMIAS MICROCÍTICAS RESUMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS ANEMIAS MICROCÍTICAS Lara Corrêa Loureiro Carla Verônica Baptista dos Santos Sonia Maria Silva de Souza Manuel de Souza Esteves Diego da Silva Costa Alexandre Gomes Vizzoni

Leia mais

Presencial EAD 1. NOME DO CURSO: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA AS CIÊNCIAS DA SAÚDE 2. LOCAL: 3. MODALIDADE 4. ÁREA DO CONHECIMENTO.

Presencial EAD 1. NOME DO CURSO: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA AS CIÊNCIAS DA SAÚDE 2. LOCAL: 3. MODALIDADE 4. ÁREA DO CONHECIMENTO. PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOLOGIA HUMANA APLICADA AS CIENCIAS DA SAÚDE 2018 1 1. NOME DO CURSO: FISIOLOGIA HUMANA APLICADA AS CIÊNCIAS DA SAÚDE 2. LOCAL: 3. MODALIDADE 4. ÁREA DO

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Estudar o estado de doença do indivíduo em sua fase adulta. Intervir adequadamente

Leia mais

UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ANEMIAS MICROCÍTICAS

UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ANEMIAS MICROCÍTICAS UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ANEMIAS MICROCÍTICAS Sandna Larissa Freitas dos Santos 1 ; Victória de Almeida Costa 1 ; Hévilla Suelen Teixeira Tavares 1 ; Karla Bruna

Leia mais

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso

Alterações na Farmacocinética e Farmacodinâmica do Idoso Alterações na e Farmacodinâmica do Idoso Dr. Mauricio de Miranda Ventura Diretor Técnico do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira Definição de São

Leia mais

Hematologia Clínica : bases fisiopatológicas

Hematologia Clínica : bases fisiopatológicas Para entender Hematologia: compartimento 1 = medula óssea ( MO), onde são produzidas as células sanguíneas compartimento 2 = sangue periférico (SP), onde circulam as células compartimento 3 = órgãos linfóides

Leia mais

18/08/2016. Anemia e Policitemia Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo

18/08/2016. Anemia e Policitemia Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo 1 Anemia e Policitemia Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo 2 3 4 5 Principais achados clínicos Mucosas pálidas Fraqueza e apatia Taquicardia Sopro sistólico Polipnéia Hipersensibilidade ao frio Choque (perda

Leia mais

INSTITUTO FORMAÇÃO Cursos Técnicos Profissionalizantes. Professora: Flávia Soares Disciplina: Imunologia Aluno (a): INTERPRETAÇÃO DO HEMOGRAMA

INSTITUTO FORMAÇÃO Cursos Técnicos Profissionalizantes. Professora: Flávia Soares Disciplina: Imunologia Aluno (a): INTERPRETAÇÃO DO HEMOGRAMA INSTITUTO FORMAÇÃO Cursos Técnicos Profissionalizantes. Professora: Flávia Soares Disciplina: Imunologia Aluno (a): INTERPRETAÇÃO DO HEMOGRAMA Autor: Pedro Pinheiro» Artigo atualizado em 12 de fevereiro

Leia mais

PORFIRINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni

PORFIRINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni PORFIRINAS DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROFESSOR: Dra. Selene Babboni AS PORFIRINAS SÃO PIGMENTOS DE CÓR PÚRPURA DE ORIGEM NATURAL As PORFIRINAS são uma classe de moléculas orgânicas, que possuem estrutura

Leia mais

Doutoramento em Actividade Física e Saúde

Doutoramento em Actividade Física e Saúde Doutoramento em Actividade Física e Saúde 2º Semestre Disciplina de Análise de Dados 10 de Fevereiro de 2010 - José Carlos Ribeiro 17 de Fevereiro de 2010 - José Carlos Ribeiro Disciplina de Estilos de

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 e 82

Ano: 8 Turma: 81 e 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 e 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC108 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS O sangue é o único tecido conjuntivo líquido do copo; Funções: + Transporte (O 2, CO 2, nutrientes, resíduos, hormônios); + Regulação (ph, temperatura,

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares Danos em órgãos ou tecidos Manifestação de efeitos biológicos 1 MECANISMOS DE AÇÃO Possibilidades

Leia mais

Doutoramento em Actividade Física e Saúde

Doutoramento em Actividade Física e Saúde Doutoramento em Actividade Física e Saúde 2º Semestre Disciplina de Análise de Dados Docente: José Carlos Ribeiro 1º módulo- 22 de Fevereiro de 2011 1. Introdução à análise de dados com o SPSS 2. Estatística

Leia mais

DISFUNÇÕES HEMODINÂMICAS

DISFUNÇÕES HEMODINÂMICAS Cursos de Graduação em Farmácia e Enfermagem DISFUNÇÕES HEMODINÂMICAS PARTE 2 Disciplina: Patologia Geral http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 DISFUNÇÕES HEMODINÂMICAS

Leia mais

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética

Roteiro da aula. Definição de farmacocinética. Processos farmacocinéticos. Aplicações da farmacocinética Absorção AULA 1 1 Roteiro da aula Definição de farmacocinética Processos farmacocinéticos Aplicações da farmacocinética Fatores que alteram os processos farmacocinéticos Ambientais, etários e genéticos

Leia mais