Julho Agosto Setembro. 06 Aon Golf Cup Local: Indaiatuba SP Local: Salvador BA. Local: Belo Horizonte MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Julho Agosto Setembro. 06 Aon Golf Cup Local: Indaiatuba SP Local: Salvador BA. Local: Belo Horizonte MG"

Transcrição

1 Aon Risk Solutions Editorial Nesta edição Marcelo Homburger Vice-Presidente Executivo & Chief Broking Officer Aon Risk Solutions Brasil mercado de seguros no Brasil vem continuamente dando sinais de pujança e crescimento, e acreditamos que essa tendência permanecerá firme nos próximos anos. Não há outro segmento da economia brasileira que tem apresentado aumento constante, ano após ano, ao redor de 15%. Existem vários marcos na história do mercado de seguros, e entendemos que um dos principais se deu em 2008, quando houve a abertura do mercado de resseguros no Brasil. Diversos investimentos se sucederam em razão dessa medida: várias resseguradoras se estabeleceram no Brasil, novas seguradoras iniciaram suas atividades e o aquecimento do mercado proporcionou várias oportunidades, tornando-se inclusive um dos que mais contrataram nos últimos anos na economia brasileira. A Aon se preparou para esse novo ciclo do mercado brasileiro. Investimentos foram realizados em pessoas, na formação de equipes talentosas e tecnicamente preparadas, na abertura de escritórios para permitir maior proximidade dos clientes e segmentos nos quais atuamos. E novas equipes técnicas foram formadas para operar em segmentos em que os conhecimentos técnico e do negócio são fundamentais para garantir às empresas um atendimento profundamente especializado e competente. Hoje, somos mais de colaboradores, atuando em diversas áreas, oferecendo soluções customizadas, de gestão de risco a seguros. Um time inigualável! Infraestrutura: Garantia de Lucros Cessantes de Hidrelétricas Produtos Financeiros: Seguro Cibernético A segurança virtual que sua empresa necessita Transportes: Novas Resoluções Auto Frota: Programa Aon Direção Segura Riscos Marítimos: Novo Plano Nórdico de seguros para a navegação AGCN Rede Global de Atendimento: Modificações na legislação afetam o seguro de Responsabilidade Civil do México AGRC Consultoria em Gestão de Riscos: Segurança contra incêndios Prevenção em primeiro lugar Riscos Políticos: Venezuela Um futuro próspero ou arriscado? Agenda Julho Agosto Setembro 18 Seminário Aon Global Risk Consulting (AGRC) 01 Seminário Garantia Judicial Local: Belo Horizonte MG 06 Aon Golf Cup Local: Indaiatuba SP Local: Salvador BA 12 Seminário Aon Global Risk 06 Seminário Global Survey Consulting (AGRC) Local: São Paulo SP Local: Porto Alegre RS 08 Seminário Global Survey Local: Rio de Janeiro RJ 24 Seminário sobre Produtos Financeiros Local: Ribeirão Preto SP

2 Infraestrutura por Clemens Freitag Garantia de Lucros Cessantes de Hidrelétricas As empresas que operam no segmento de hidrelétricas estão expostas a uma série de riscos diferenciados quando comparados aos tradicionais riscos industriais. Assim, o Recurso de Infraestrutura da Aon atua na análise de riscos e estruturação dos programas de seguros desse segmento de atividade. Um dos aspectos que a Aon prioriza ao elaborar as condições do seguro de danos materiais para uma hidrelétrica diz respeito aos Lucros Cessantes. Isso porque existem diferentes consequências ao risco de Lucros Cessantes, que dependem da modalidade do contrato de venda de energia que os produtores de energia elétrica possuem. Entre as principais consequências de um sinistro de Lucros Cessantes resultante de um dano material durante a operação da hidrelétrica estão: Perda de receita correspondente ao volume de energia que a hidrelétrica deixou de entregar ao comprador de energia. Despesa adicional para compra de energia no mercado spot, referente ao volume de energia que a hidrelétrica deixou de gerar. Exposição financeira incorrida pela hidrelétrica no ambiente MRA (Mecanismo de Redução de Garantia Física), que deve ser compensada com compra de energia elétrica no mercado spot. O último item diz respeito a hidrelétricas de maior porte, interligadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Caso venham a sofrer exposição financeira, não existe, atualmente, nenhuma seguradora que preveja indenização ao cliente, pois a exposição financeira permanece por 60 meses a partir do retorno da operação após o sinistro. No entanto, a Aon está desenvolvendo um trabalho visando a solução dessa falha de disponibilidade de cobertura pelo mercado segurador. Além das questões acima, é importante ter Valores em Riscos de Lucros Cessantes bem estruturados a fim de evitar rateios nas indenizações. Para auxiliar nessa tarefa, a Aon oferece um serviço de consultoria em Análise de Riscos de Lucros Cessantes, que conta com profissionais da área de prevenção, sinistros e contadores. Outro serviço é apoiar o cliente na formatação de sua reclamação, com o objetivo de fundamentar sua perda, para uma indenização justa e ágil.

3 Produtos Financeiros por Adriano Almeida Seguro Cibernético A segurança virtual que sua empresa necessita As ameaças cibernéticas estão cada vez mais presentes no ambiente das empresas. Com o desenvolvimento das áreas de TI, as corporações processam maior quantidade de dados, provenientes de maior número de fontes, aumentam sua capacidade de conectividade com outros dispositivos, passam a utilizar as novas tecnologias que surgem (como armazenamento em nuvens) e promovem maior networking social. Tudo isso torna mais vulnerável o ambiente virtual. Os ataques cibernéticos crescem a cada ano e ainda não existem legislações específicas que coíbam e estabeleçam punições rígidas para esse tipo de atividade criminosa. Especificamente no Brasil, estão em pauta no Congresso Nacional projetos de lei similares aos já existentes nos Estados Unidos e na Europa, mas ainda não há previsão quanto a sua aprovação e regulamentação. Assim, para fazer frente às ameaças virtuais, a Aon oferece o Seguro Cibernético como a mais abrangente solução para responder às consequências de violações de dados corporativos e pessoais por conta de um ataque cibernético. E a responsabilidade da companhia decorrente de leis de proteção de dados está amplamente amparada nesse seguro. O Seguro Cibernético oferece cobertura à empresa segurada, a diretores e sócios e, também, a empregados da organização, como gerentes de compliance, gerentes de proteção de dados ou membros de conselhos da empresa, entre outros cargos.

4 Transportes por Ricardo Guirao Novas Resoluções Nos últimos anos, diversas mudanças na legislação têm afetado bastante o mercado de Seguro de Transportes. Seguros de Responsabilidade Civil do Transportador A Resolução nº 247 da Susep, de 06/12/2012, aboliu a utilização de averbação simplificada para todos os seguros de Responsabilidade Civil do Transportador. Desde então, todos os embarques referentes a essa modalidade de seguros devem ser obrigatoriamente averbados diariamente e antes do início do risco. Isso também vale para os transportadores vinculados às operações de DDR. Dessa forma, embarcadores (donos de mercadoria) que possuem apólices de RCTR-C, RCF-DC, RCTR-VI, RCTA-C, RCA-C ou RCTF-C emitidas para os transportadores também precisam se adequar. Desde essa data, as seguradoras ficaram proibidas de comercializar e renovar contratos em desacordo com as disposições da Resolução. CTR-C (Conhecimentos de Transporte Rodoviário Carga) Nas últimas semanas, a divisão de Transportes da Aon recebeu diversas consultas de clientes embarcadores e transportadores sobre a necessidade de informar o número das apólices e o nome da seguradora no corpo dos CTR-C. Isso tem ocorrido devido à Resolução ANTT 3056/2009, que determina que o seguro de perdas e danos causados à carga deve ser contratado pelo contratante do transporte, eximindo o transportador de responsabilidade, ou pelo transportador, quando não for firmado pelo contratante do transporte. É importante esclarecer que o número das apólices e o nome da seguradora devem constar no corpo dos CTR-C, conforme determina a referida Resolução. Diante da nova realidade, as seguradoras se viram ainda obrigadas a disponibilizar novos recursos para atender às necessidades de seus clientes. Hoje o mercado segurador possui sistemas de averbações eletrônicas e/ou via website, possibilitando acesso ao segurado para que este possa inserir as informações de cada embarque antes do início do risco, de acordo com a exigência da Susep. Para atender empresas com grande demanda de embarques por dia, algumas seguradoras estão desenvolvendo sistemas mais complexos, que possibilitam a extração de dados de cada um dos embarques diretamente do sistema do próprio transportador.

5 Auto Frota por Márcio Tampellini Programa Aon Direção Segura C om o objetivo de apoiar as empresas no diagnóstico e tratamento dos riscos associados à operação de frotas, a Aon desenvolveu o Programa Aon Direção Segura, totalmente elaborado e sustentado por meio da prática de treinamentos específicos e conscientização da necessidade de atuar de maneira preventiva no tráfego. Os programas de treinamento Direção Segura são desenvolvidos internamente nas empresas, sendo personalizados e ditados conforme a categoria dos participantes e suas diferentes necessidades. Os serviços oferecidos pela Aon neste produto incluem pré-avaliação da frota; consultoria e pesquisa relativas à investigação de acidentes que venham a ocorrer; implantação de uma Política de Segurança Viária da Frota; definição de um Comitê de Segurança na Gestão do Programa na empresa; treinamentos presenciais e a distância (on-line); monitoramento dos resultados do programa e evolução dos condutores dos veículos da frota. Atualmente, é cada vez mais importante a necessidade de as empresas investirem em programas de segurança viária. E as razões são inúmeras, entre elas: Responsabilidade Social Ao implementar um programa de segurança, a empresa reafirma sua preocupação com os funcionários, suas famílias e a sociedade. Custos Os custos advindos de um acidente são muito superiores aos custos de reparação do veículo (reputação, exposição e paralisação). Imagem da Empresa Acidentes que envolvem veículos da empresa causam forte impacto negativo na imagem da organização. Meio Ambiente As técnicas de direção preventiva utilizadas são compatíveis com as técnicas de direção ecológica. Governança Corporativa A empresa alcança melhor gestão, maior eficiência operacional e, possivelmente, redução de seus riscos e custos, além da profissionalização da gestão da segurança de sua frota. É possível, ainda, estabelecer metas de redução de acidentes, medir resultados de forma objetiva e criar um programa de premiação dos condutores justo e objetivo, direcionando ações (como treinamentos) de acordo com a necessidade da empresa.

6 Riscos Marítimos por Maria Helena Carbone Novo Plano Nórdico de seguros para a navegação A s apólices brasileiras de casco e máquinas são baseadas em tradução das ITC Hulls inglesas (1983). No entanto, as condições norueguesas vêm crescendo em expressão nos mercados internacional e nacional. Qual a razão desse crescimento? Maior razoabilidade na distribuição de direitos e responsabilidades entre as partes e uma redação mais clara. Ela é uma apólice all risks enquanto a brasileira e a inglesa são coberturas de riscos nominados. Diferentemente das alterações providas nas normas brasileiras e inglesas, que são unilaterais e normalmente em detrimento do mercado segurado, as norueguesas são elaboradas por um comitê que envolve todos os interessados. Ou seja, as alterações promovidas nos demais mercados não têm prosperado por falta de aceitação do mercado comprador, enquanto as novas versões (a cada três anos) do Plano Norueguês são bem recebidas e imediatamente adotadas por seguradores, resseguradores e segurados. Agora, em 2013, o mercado começa a conviver com o novo Plano Nórdico de seguros para a navegação, que vem substituir os diversos planos de seguros marítimos da região nórdica da Europa (Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia). O Brasil, onde alguns armadores já adotam o NMIP (Plano Norueguês) há algum tempo, certamente conviverá com a migração para o Plano Nórdico. A Aon é pioneira nessa utilização e já está preparada para a alteração, bem como para orientar os armadores com relação às alterações que ocorreram nessa nova versão.

7 AGCN Rede Global de Atendimento por Christopher Wellington Modificações na legislação afetam o seguro de Responsabilidade Civil do México As recentes alterações da Lei Federal do Trabalho do México afetam a responsabilidade legal de empresas e indivíduos para os casos de morte acidental de terceiros (alterações no artigo nº 502). A nova regulamentação, que entrou em vigor 1º de dezembro de 2012, elevou o nível de indenização em quase 6 vezes, isto é, aumentou o valor equivalente a 730 dias de salário para dias de salário. Nenhuma dedução é feita para indenizações recebidas pelo trabalhador durante o tempo em que estava no regime de incapacidade temporária gerido pelo governo mexicano.

8 AGRC Consultoria em Gestão de Riscos por Alexandre Botelho Segurança contra incêndios Prevenção em primeiro lugar Aconsultoria em análise e gestão de riscos da Aon coloca à disposição do mercado um produto especialmente direcionado aos serviços de Engenharia de Proteção contra Incêndios. Ele está em linha com a aplicação dos princípios de ciência e de engenharia para proteger pessoas e o ambiente em que vivem e trabalham dos efeitos destrutivos do fogo e da fumaça. Nesse contexto, engloba elementos como proteção passiva e ativa contra incêndios; projetos específicos de layout de edificações em plantas; modelagem e análise de cenários para incêndio e explosão; e análise de riscos, incluindo fatores econômicos. No entanto, mais do que isso, a abordagem dada pela consultoria em análise e gestão de riscos da Aon vai além de determinar características básicas de sistemas. Os especialistas da empresa desenvolvem um entendimento dos riscos de incêndio e explosão, para que sejam determinadas as melhores opções tanto para prevenção quanto para proteção. A filosofia da Aon é, sempre, Prevenção em Primeiro Lugar. Assim, a expertise é desenvolver opções para prevenir e proteger de maneira prática e com bom custo-benefício. Os serviços de Engenharia de Proteção contra Incêndios da consultoria em análise e gestão de riscos da Aon incluem: Proteção contra incêndios e filosofia de prevenção Desenvolver um plano mestre para determinar abordagens a códigos, normas ou alternativas a objetivos de proteção contra incêndio e segurança de pessoas, integrados ao sistema de gerenciamento de riscos da organização. Identificação de perigos Identificar e definir os perigos de incêndio e explosão para prover as estratégias mais apropriadas para as necessidades de cada empreendimento. Análise legal Determinar a conformidade com as normas e códigos aplicáveis, como aquelas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, Códigos do Corpo de Bombeiros e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Projetos e testes Projetos criativos, especificação e testes de sistemas de alarme, detecção e combate a incêndio para os diversos tipos de instalações comerciais e industriais. Testes de bombas de incêndio e sistemas de proteção contra incêndios Assegurar conformidade com as melhores práticas em relação aos testes de aceitação de sistemas de bombas de incêndio e demais sistemas de proteção contra incêndios. Auditorias e inspeções Avaliações de instalações e edificações para identificação de deficiências, provendo soluções corretivas para limitar perdas envolvendo a segurança contra incêndios. Ponto de Atenção! No momento de um sinistro de incêndio, a equipe de regulação questionará a respeito do cumprimento das normas e procedimentos, e, se não estiver de acordo com a regulamentação, um sinistro pode ser recusado, reforçando, assim, a importância de ter a consultoria da Aon.

9 Riscos Políticos por Keith Martin Consultor de Riscos Políticos Venezuela Um futuro próspero ou arriscado? Análise de Riscos Políticos Nos últimos anos, a Venezuela consta como único país da América Latina avaliado pelo mercado de seguro de riscos políticos como de risco muito alto. A vitória acirrada de Nicolás Maduro, o sucessor escolhido pelo então presidente Hugo Chávez, nas eleições da Venezuela reforça a percepção de que os riscos políticos são altos no país. De um lado, no curto prazo, os riscos de violência política tumultos, greves etc. são os mais visíveis. Já houve confrontos logo após o anúncio dos resultados, com sete mortos, segundo o governo. Apesar do fato de que o líder da oposição, Henrique Capriles, pede calma a seus apoiadores, ainda há um risco grande de mais violência nas próximas semanas. Vale lembrar que há grupos da oposição particularmente estudantes que não necessariamente vão seguir os apelos de Capriles. Adicionalmente, em uma fase de tentar consolidar seu poder enfraquecido, pode-se imaginar que o próprio governo (ou forças ligadas e ele) possa provocar a oposição. Em outras palavras, a situação será muito tensa nos próximos três a seis meses, e muitas empresas com presença na Venezuela expatriados, viajantes e funcionários locais já possuem planos de contingência e evacuação, particularmente na capital e nas grandes cidades. Em médio e longo prazos, além dos riscos de violência política, vale destacar os outros riscos que contribuíram para a percepção negativa dos mercados vis-à-vis à Venezuela. Primeiro, em uma economia quase totalmente dependente do petróleo, há um risco muito grande para a economia quando o preço do barril fica perto ou abaixo dos US$ 100, como é o caso atual. Ademais, junto ao alto nível de inflação (27,6%, oficialmente, em 2012), a tendência do governo será de restringir ainda mais o acesso das empresas nacionais e estrangeiras à moeda forte reforçando as demoras de aprovação do Cadivi e provavelmente organizando mais leilões de moeda forte. Espera-se também maiores desvalorizações do bolívar. Para todos os nossos clientes com exposição na Venezuela, recomendamos fortemente uma análise detalhada dos riscos de seu negócio. Os riscos políticos e regulatórios são altamente específicos a cada investimento, investidor e exportador, e precisam, portanto, de soluções de mitigação específicas também. Serviços Aon Brasil e Aon Crisis Management A Aon Brasil oferece para seus clientes um serviço especializado de consultoria em análise e mitigação de riscos políticos e regulatórios, única empresa de gestão de riscos no país a oferecer esse serviço localmente. A análise da Aon Brasil, contando com os recursos locais e globais (da Aon Crisis Management), é feita detalhadamente para cada empresa, tomando em conta: Perfil da empresa Setor Localização do investimento Estruturação do financiamento (incl. de crédito à exportação) Apetite de risco Analisamos minuciosamente todos os riscos pelos quais existe seguro (inconversibilidade na transferência de moeda; expropriação, quebra de contrato, risco soberano e violência política) e outros importantes que precisam de uma mitigação diferenciada (riscos regulatórios e de reputação e imagem). Como parte da consultoria, compartilhamos com o cliente nossa sugestão de mitigação dos riscos identificados, de acordo com o apetite de risco da empresa. Consulte nosso Mapa de Riscos Políticos aon.com/brasil

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

Estrutura da Gestão de Risco Operacional

Estrutura da Gestão de Risco Operacional Conceito No Brasil a Resolução n.º 3380, emitida pelo BACEN em 29 de junho de 2006, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, definiu como: A possibilidade de ocorrência de

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010

BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 BANCO CENTRAL DO BRASIL 2009/2010 CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS E PLANOS DE CONTINGÊNCIA Professor: Hêlbert A Continuidade de Negócios tem como base a Segurança Organizacional e tem por objeto promover a proteção

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Aon Corporation. Países em que atua 120 Escritórios no Mundo 500 Funcionários 40.000. Matriz da Aon Chicago EUA. Dados: Dezembro/2009

Aon Corporation. Países em que atua 120 Escritórios no Mundo 500 Funcionários 40.000. Matriz da Aon Chicago EUA. Dados: Dezembro/2009 Aon Corporation Líder Mundial em Consultoria de Riscos, Benefícios, Seguros e Resseguros; Detentora do maior volume de prêmios emitidos do mercado mundial; 8ª empresa na categoria Diversidade Financeira

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA SEGURANÇA CIBERNÉTICA Fevereiro/2015 SOBRE A PESQUISA Esta pesquisa tem como objetivo entender o nível de maturidade em que as indústrias paulistas se encontram em relação

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Especializada em oferecer as melhores soluções para a proteção contra riscos

Especializada em oferecer as melhores soluções para a proteção contra riscos apresentação O objetivo do trabalho é sempre proporcionar o melhor resultado para o cliente, o que envolve desde os cuidados na elaboração dos contratos até a administração dos conflitos com a seguradora

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Visão estratégica para compras

Visão estratégica para compras Visão estratégica para compras FogStock?Thinkstock 40 KPMG Business Magazine Mudanças de cenário exigem reposicionamento do setor de suprimentos O perfil do departamento de suprimentos das empresas não

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO SGTS NA LIGHT Autor Gustavo César de Alencar LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE S.A. RESUMO O objetivo deste trabalho é mostrar todo o esforço que a Light

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Standard Chartered Bank, Brasil Página 1 de 8 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. CICLO DE REVISÃO... 3 III. DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 IV. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA... 4

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Evento técnico mensal

Evento técnico mensal Evento técnico mensal DESAFIOS E CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE PROJETOS Organização Apoio 1 de xx APRESENTAÇÃO Isabella Bueno Sócia- Fundadora da Martins & Bueno Assessoria em Recursos Humanos. Possui

Leia mais

A Aon Global Risk Consulting (AGRC), líder mundial em consultoria de gestão de riscos, está presente em mais de 120 países. São mais de 2.

A Aon Global Risk Consulting (AGRC), líder mundial em consultoria de gestão de riscos, está presente em mais de 120 países. São mais de 2. A Aon Global Risk Consulting (AGRC), líder mundial em consultoria de gestão de riscos, está presente em mais de 120 países. São mais de 2.000 consultores que se dedicam de forma integral à gestão de riscos

Leia mais

2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia

2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia 2 O Novo Modelo e os Leilões de Energia 2.1. Breve Histórico da Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro No início da década de 90, o setor elétrico brasileiro apresentava uma estrutura predominantemente

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

SEGUROS PATRIMONIAIS. www.sindsegsc.org.br PDES Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro Agosto/2013

SEGUROS PATRIMONIAIS. www.sindsegsc.org.br PDES Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro Agosto/2013 SEGUROS PATRIMONIAIS www.sindsegsc.org.br PDES Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro Agosto/2013 SUBSCRIÇÃO E ACEITAÇÃO DE RISCOS Jean Carlo de Borba Diretor SindsegSC PDES Subscrição e

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada Política de Gerenciamento de Risco Operacional Ratificada pela Reunião de Diretoria de 29 de abril de 2014 1 Introdução

Leia mais

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

OS MAIORES RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO OS RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCIMENTO GLOBAL DO NEGÓCIO Com a crescente globalização e o crescimento acelerado das economias emergentes, as empresas, independentemente da sua dimensão, estão em

Leia mais

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br

Auditoria Efeitos da Convergência. FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Auditoria Efeitos da Convergência FERNANDO CALDAS Sócio da 100PORCENTO AUDIT, CONSULT, SOLUÇÕES S.A. www.100porcento.srv.br Final do Século XX Início do processo de globalização Diminuição das fronteiras

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS TERMO DE REFERÊNCIA PARA OS ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 IDENTIFICAÇÃO 3- CARACTERIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO PORTUÁRIA 4 - PLANO DE TRABALHO 4.1 - CONHECIMENTO

Leia mais

Curso Intensivo. Prevenção de Perdas e sua Aplicação Estratégica no Varejo

Curso Intensivo. Prevenção de Perdas e sua Aplicação Estratégica no Varejo Curso Intensivo e sua Aplicação Estratégica no Varejo O EaDPLUS é um dos melhores portais de cursos à distância do Brasil e conta com um ambiente virtual de aprendizagem que visa a capacitação profissional

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB) POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Julho 2015 SCOTIABANK BRASIL S/A BANCO MULTIPLO (SBB) Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) (Resumo) Índice I. Introdução 03 II. Objetivo

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Declaração de Apoio Contínuo Amostra

Declaração de Apoio Contínuo Amostra Geral Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: A: Declaração de apoio continuado pelo Diretor Executivo (CEO) Forneça uma declaração do diretor executivo da sua empresa expressando apoio

Leia mais

Desafios e alternativas para o setor elétrico. 8 KPMG Business Magazine

Desafios e alternativas para o setor elétrico. 8 KPMG Business Magazine Desafios e alternativas para o setor elétrico 8 KPMG Business Magazine Concessionárias enfrentam o dilema de elevar receitas em um cenário de alta concorrência e redução de tarifas O consumo nacional de

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a

Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Anexo IV Conhecimento específico Responsável Técnico. Estrutura Curricular do Curso para Responsável Técnico 125h/a Módulo I Conhecimentos Básicos do Setor de Transporte de Cargas O Transporte Rodoviário

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO X PROJETO BÁSICO: DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TI 1. PI06 TI 1.1. Processos a serem Atendidos pelos APLICATIVOS DESENVOLVIDOS Os seguintes processos do MACROPROCESSO

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003 Technology and Security Risk Services Novembro, 2003 1. Por que escrevemos o livro? 2. Objetivo do livro 3. Conteúdo do livro 4. Dúvidas Acesso aos sites financeiros cresceu 199% em dois anos; Os sites

Leia mais

ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA

ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA ANEXO XV DIRETRIZES PARA CONTRATAÇÃO DE SEGUROS DE RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA Durante o prazo da CONCESSÃO, a CONCESSIONÁRIA deverá contratar e manter em vigor no mínimo as apólices de seguro a

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Royal & SunAlliance Seguros

Royal & SunAlliance Seguros Royal Acidentes Pessoais O maior patrimônio de uma empresa são as pessoas. Por isso, o Royal Acidentes Pessoais garante a tranqüilidade dos funcionários e de suas famílias diante de imprevistos ocorridos.

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas.

7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. 7dicas para obter sucesso em BYOD Guia prático com pontos importantes sobre a implantação de BYOD nas empresas. Neste Guia, vamos mostrar algumas dicas para que a implantação da tendência BYOD nas empresas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 2 INFRAESTRUTURA DE TI Para garantir o atendimento às necessidades do negócio, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, ampliando-a,

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa

18/08/2015. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance. Gestão e Governança de TI. Governança Corporativa. Governança Corporativa Gestão e Governança de TI e Regulamentações de Compliance Prof. Marcel Santos Silva A consiste: No sistema pelo qual as sociedades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás O que é? Conteúdo Local é a relação entre o valor dos bens produzidos e serviços prestados no país para executar o contrato e o valor total dos

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a

Tipos de Cargas e Veículos - 10h/a Conhecer a evolução do Transporte no mundo, relacionando as características econômicas, sociais e culturais. Compreender a função social do transporte e o papel da circulação de bens e pessoas. Conhecer

Leia mais

COMPLIANCE NO BRASIL

COMPLIANCE NO BRASIL COMPLIANCE NO BRASIL C OMPLIANCE NO A existência de um programa de compliance demonstra comprometimento com a ética e integridade na prática de negócios O Que É Compliance Compliance, termo em inglês muito

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das

Melhores práticas. Cada vez mais cientes das Número de empresas brasileiras que procuram se aprimorar em governança corporativa aumentou na última edição do estudo Melhores práticas Estudo aponta que as empresas investem mais no aprimoramento dos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Risco de Crédito. Estrutura Organizacional

Risco de Crédito. Estrutura Organizacional Risco de Crédito Estrutura Organizacional A estrutura para gestão de riscos do Banco Fidis deverá ser composta de Comitê de Cobrança e Risco, que é o órgão com responsabilidade de gerir o Risco de Crédito,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais