Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL"

Transcrição

1 Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL

2 Objetivos O QUE PENSAM OS UNIVERSITÁRIOS E RECÉM-FORMADOS SOBRE CARREIRA. Empresas dos Sonhos Motivos de escolha Fontes de informação Fidelização Liderança Tempo ideal de permanência no cargo Melhores formas de desenvolvimento O que é preciso para ser um excelente profissional Legenda Pergunta inédita Conteúdo de Grupo Focal Pergunta aberta

3 2013 Brasil Argentina México Colômbia Chile Costa Rica Guatemala Peru 12ª Edição 6ª Edição 5ª Edição 3ª Edição 2ª Edição 2ª Edição 2ª Edição 2ª Edição

4 Metodologia UNIVERSO: Jovens universitários e recém -formados MÉTODO: Quantitativo (questionário online) e Qualitativo (grupos focais) DIVULGAÇÃO: ABRH, AIESEC, Blog Seja Trainee, Blog Vida de Trainee, Caminhos e Escolhas, Click Carreira. + de 35 Empresas Juniores, Endeavor, Expo Carreira, Facebook, Fundação Estudar, Ismart, Jornal Mundu, Jornal O Globo, Ligado na Facul, MTV, Pá Idéia, Revista Você S/A, Twitter, + de 600 Universidades, Vagas.com, entre outros.

5 Metodologia RESPOSTAS NA AMÉRICA LATINA: RESPOSTAS BRASIL: PERÍODO: Março a Abril de 2013

6 Realizacao Tabulacao e Auditoria Apoio

7 Nestes 12 anos da pesquisa, acompanhamos as mudanças no mundo e os impactos causados no mercado de trabalho e na formação dos jovens. O MUNDO FICOU: MAIS EXIGENTE MAIS TRANSPARENTE MAIS INTERLIGADO MAIS COLABORATIVO MAIS COMPLEXO MAIS INFORMAL COM MAIS OPÇÕES DE ESCOLHA MAIS INOVADOR MAIS CUSTOMIZADO MAIS CONECTADO MAIS PREOCUPADO COM DIVERSIDADE

8 E então vimos os jovens: Tornarem-se + ÁGEIS E EXIGENTES Valorizarem QUALIDADE DE VIDA Valorizarem o VÍNCULO com as pessoas Tornarem-se + COLABORATIVOS Terem MÚLTIPLAS NECESSIDADES Preocuparem-se com o AMBIENTE de trabalho Preocuparem-se com VALORES MORAIS Buscarem a CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR Preocupare-se com REALIZAÇÃO PROFISSIONAL Preocupare-se em DAR SENTIDO À VIDA - E RÁPIDO DESCONTRUIREM o modelo de HIERARQUIA Buscarem DESAFIOS CONSTANTES AUMENTAREM OS índices de TURNOVER PRIORIZAREM o desenvolvimento profissional Tornarem-se + ANSIOSOS PENSAREM de forma cada vez mais HOMOGÊNEA (Brasil x outros países pesquisados)

9 Perfil dos Participantes

10 Perfil dos Jovens 17 a 20 anos 19% anos 59% anos 22% Universitários 78% 41% se formam em 2013 ou % 42% Humanas 51% Exatas 43% Biológicas 6% 370 cursos universidades

11 Perfil dos Jovens TRABALHANDO 31% APENAS ESTUDANDO 31% % % ESTAGIANDO 23% BUSCANDO UMA COLOCAÇÃO NO MERCADO 15% % % %

12 Carreira

13 Tempo ideal no mesmo cargo Até 6 meses 02% Entre 19 e 24 meses 23% Costa Rica 29% Entre 06 e 12 meses 25% Guatemala 29% Peru 36% Mais de 24 meses 14% Entre 13 e 18 meses 36% Argentina 33% Chile 34% Colômbia 33% Guatemala 29% México 34% QUANTO TEMPO VOCÊ CONSIDERA IDEAL PERMANECER NUM MESMO CARGO DENTRO DE UMA EMPRESA?

14 Tempo ideal no mesmo cargo PARA O JOVEM Nos diferentes recortes (região, idade, gênero, área do curso, ano de conclusão, etc), é unânime a percepção de que o tempo ideal para ficar em um mesmo cargo é entre 13 e 18 meses. PARA A EMPRESA Varia de acordo com o segmento de atuação, mas a expectativa é que os profissionais permaneçam por no mínimo 2 anos na função. O primeiro ano é utilizado para conhecer a empresa/negócio e o segundo para produzir a partir do que foi assimilado. E POR QUE A EXPECTATIVA DOS JOVENS É OUTRA?

15 Expectativas infladas ELES ESTÃO PASSANDO POR UMA TRANSIÇÃO DE VIDA: DE ESTUDANTE PARA PROFISSIONAL. EXISTEM INÚMERAS DIFERENÇAS ENTRE ESTES PAPÉIS E PRECISAM SE ADAPTAR.

16 FEEDBACK PROMOÇÃO PROJETO Expectativas infladas ESTUDANTE PROFISSIONAL Completados em ciclos curtos de três ou quatro meses, gerando rapidamente um senso de fechamento e realização. Não são tão breves ou claramente delimitados, podendo durar por anos ou nunca serem completados. Contribuindo para seu senso de realização, estudantes normalmente são promovidos todo ano. Não são tão regulares ou frequentes e são usualmente baseadas em níveis de desempenhos extraordinários e não meramente aceitáveis. Recebem feedbacks frequentes, claros e objetivos sobre seu desempenho por meio de notas. São menos frequente e explícitos. Fonte: GREENHAUS, J. H.; CALLANAN, G. A.; GODSHALK, V. M. Career management. 3th ed. Orlando, FL: The Dryden Press, INDEPENDENTE DA ÉPOCA EM QUE VIVE, O JOVEM DESEJA ACELERAR O TEMPO!

17 Tempo eficiente SE O DESEJO DE ACELERAR O TEMPO É COMUM AOS JOVENS DE TODOS OS TEMPOS, A EXIGÊNCIA DE USÁ-LO COM RESPONSABILIDADE É ACENTUADA NO MUNDO DE HOJE. ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEMPO ASSUMEM UMA DIMENSÃO IMPORTANTE, EM QUE A RAPIDEZ SIGNIFICA EFICÁCIA.

18 Tempo eficiente EFICIÊNCIA NO TRABALHO = ISSO É PARA ONTEM Denotam a primazia da execução de tarefas urgentes em detrimento a outras formas de desempenho EFICIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO Quem sou? O que está acontecendo? (em 140 caracteres) O que está pensando? O que estou vendo/vivendo? EFICIÊNCIA NO USO DO TEMPO Carros tornaram-se verdadeiros escritórios ambulantes (internet móvel, sistemas inteligentes de telefonia, etc).

19 2012 O TEMPO É ESCASSO O tempo parece escorrer entre os dedos: as escolhas e os investimentos de hoje representam, de fato, os frutos de amanhã. Além disso falta tempo para trabalhar com calma, para ficar com a família, com os amigos ALÉM DE ESCASSO, É TAMBÉM: Inimigo que pressiona com frequência. Há forte sentimento de medo de perder o presente, de perder oportunidades e desperdiçar o tempo. Algo a ser dominado. Existe o desejo de acelerar o tempo, de serem donos do tempo, para que possam atingir rapidamente seus objetivos.

20 PARA MUITOS, O TEMPO É UM INIMIGO QUE PRESSIONA E QUE PRECISA SER CONTROLADO. É IMPORTANTE SABER ESCOLHER COMO USAR O TEMPO...

21 Desenvolvimento HOJE EM DIA, INVESTIR TEMPO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL É UMA ÓTIMA PEDIDA! MAS O QUE É DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA ELES? DESENVOLVIMENTO É: SE TORNAR INTERESSANTE. E QUANDO PERCEBEM QUE ESTÃO SE DESENVOLVENDO? Quando aliam seus valores ao trabalho Quando entendem os motivos das tarefas que realizam Quando recebem maiores responsabilidades e têm suporte do gestor

22 Desenvolvimento E QUAL O PAPEL DELES NO DESENVOLVIMENTO? É PRECISO FAZER ACONTECER. É essencial ter uma postura ativa e buscar constantemente oportunidades de desenvolvimento. Algo possível, mas difícil. A pressão do mercado de trabalho pelo aprendizado constante torna o desenvolvimento uma obrigação, um peso. O PAPEL DAS EMPRESAS MOTIVÁ-LOS! Não adianta ter todo o suporte se eles não sentem prazer no que fazem. Para tal, é essencial que lhes sejam delegadas ATIVIDADES CONDIZENTES com suas capacidades e que eles tenham o SUPORTE necessário por parte dos gestores. O ideal seria a construção de um plano de desenvolvimento lado a lado com o gestor.

23 ACOMPANHAR AS MUDANÇAS DO MUNDO NÃO É FÁCIL. EM 1 MINUTO 1,3 mil usuários de celulares e tablets mil mensagens 100 novos perfis + 61 mil horas de música são ouvidas no Pandora + 2 milhões de buscas + 6 milhões de páginas visualizadas +1,3 milhão de vídeos são vistos + 30 milhões são enviados 20 milhões de fotos são vistas e + de 2 mil fotos enviadas para o Flicker O número de dispositivos conectados à internet no mundo já equivale a população mundial. Em 2015, este número deverá ser equivalente ao dobro da população mundial (Intel) + 47 mil aplicativos são baixados 6 novos artigos são publicados + de 204 milhões de s são enviados FONTE: INTEL (MARÇO/2013)

24 Filtro de Informações Na Era da Informação, somos superestimulados, porém não temos tempo hábil para agir, para concretizar o conhecimento. Isso gera frustração e a sensação constante de que deveríamos fazer mais do que estamos fazendo no momento. O desejo por feedback é o pedido de ajuda para filtrar informações pertinentes ao seu desenvolvimento e carreira.

25 O Feedback continua tendo grande importância O FEEDBACK É essencial para garantir a motivação e a segurança sobre o caminho profissional escolhido O feedback da empresa vai ajudar a saber se está indo bem; o de amigos e familiares vai ajudar a conciliar o trabalho com seus valores e desejos DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Deve ser uma iniciativa do gestor.

26 O Feedback continua tendo grande importância REGRAS PARA O BOM FEEDBACK: O feedback deve ser adaptado à pessoa que vai receber O gestor tem que ter acompanhado a pessoa de perto O gestor não pode avaliar só o resultado, mas também o processo Um bom feedback se baseia em exemplos concretos O foco deve estar na solução O gestor não pode gritar Feedbacks positivos podem ser dados em público, os negativos só pessoalmente.

27 Para o desenvolvimento Argentina 56% Chile 70% Colômbia 72% México 62% Peru 69% Costa Rica 61% Guatemala 57% 62% Cursos de Pós-Graduação (Especialização, MBA, mestrado ou correlatos no Brasil e/ou no exterior) 58% 49% 43% 32% Programas de Coaching e/ou Mentoring (Acompanhamento individual para desenvolver habilidades, comportamentos e ampliar sua visão sobre carreira) Treinamentos "on the Job", ou seja, na prática Programas de Job Rotation (Experiências temporárias em áreas em que nunca atuou e tem interesse) Projetos interdisciplinares (Com profissionais de diferentes áreas da empresa). QUAIS OS MELHORES INVESTIMENTOS QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA DESENVOLVÊ-LO (A). (ESCOLHA 3 ALTERNATIVAS).

28 Para o desenvolvimento Do que eu sou capaz? Para que lado devo ir? Serei aceito pelo mercado? Com pouca vivência e sem muita referência, é difícil decidir que direção tomar na carreira. Diante disto, há forte demanda por orientação & aconselhamento. E quando o assunto é desenvolvimento, a interação presencial tem forte apelo para os jovens! Um dos motivos está relacionado com a construção de redes de contato e, consequentemente, com a possibilidade de ser indicado para boas oportunidades.

29 Para o desenvolvimento 62% Cursos de Pós-Graduação (Especialização, MBA, mestrado ou correlatos no Brasil e/ou no exterior) 58% 49% Programas de Coaching e/ou Mentoring (Acompanhamento individual para desenvolver habilidades, comportamentos e ampliar sua visão sobre carreira) Treinamentos "on the Job", ou seja, na prática 43% 32% Programas de Job Rotation (Experiências temporárias em áreas em que nunca atuou e tem interesse) Projetos interdisciplinares (Com profissionais de diferentes áreas da empresa) QUAIS OS MELHORES INVESTIMENTOS QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA DESENVOLVÊ-LO (A). (ESCOLHA 3 ALTERNATIVAS).

30 Para o desenvolvimento 2º 62% Cursos de Pós-Graduação (Especialização, MBA, mestrado ou correlatos no Brasil e/ou no exterior) 1º 5º 3º 58% 49% 43% Programas de Coaching e/ou Mentoring (Acompanhamento individual para desenvolver habilidades, comportamentos e ampliar sua visão sobre carreira) Treinamentos "on the Job", ou seja, na prática Programas de Job Rotation (Experiências temporárias em áreas em que nunca atuou e tem interesse) 4º 32% 28% Projetos interdisciplinares (Com profissionais de diferentes áreas da empresa) Estimular o empreendedorismo dentro da empresa QUAIS OS MELHORES INVESTIMENTOS QUE A EMPRESA PODE FAZER PARA DESENVOLVÊ-LO (A). (ESCOLHA 3 ALTERNATIVAS).

31 Para o desenvolvimento O QUE SIGNIFICA O JOB ROTATION PARA ELES? Desafios constantes Novos conhecimentos Melhores escolhas profissionais O job rotation funciona como uma verdadeira experimentação do todo, o que é valorizado nesse momento de vida: acumular conhecimento, aprender e aprender. É um jeito formalizado de migrarem entre diferentes áreas, sem que pareça que desistem de tudo.

32 Um excelente profissional Argentina 53% Chile 58% Colômbia 49% Costa Rica 52% Guatemala 45% México 47% Peru 50% 67% 46% 39% 33% 27% Reconhecer seus pontos fortes e os pontos que ainda precisa desenvolver (autoconhecimento) Ter clareza sobre seus objetivos profissionais Estar antenado(a) com o que acontece no mundo Ter experiências diversas (em áreas e/ ou projetos diferentes) Ter uma boa educação formal (pós-graduação, MBA, etc) O QUE É NECESSÁRIO PARA VOCÊ SER UM EXCELENTE PROFISSIONAL? (ESCOLHA 3 ALTERNATIVAS).

33 Liderança

34 Liderança 2012

35 Liderança 2013 UM BOM LÍDER TEM CONHECIMENTO TÉCNICO FALA A LÍNGUA DO JOVEM Quanto mais jovem o gestor for, melhor. Os anos de experiência não são tão importantes como o conhecimento técnico e a visão do todo. CONHECE MUITO BEM O PROFISSIONAL DE SUA EQUIPE Delega atividades condizentes com a capacidade de cada um e confia que a tarefa será realizada. É PRÓXIMO Conhecimento da equipe vem com o tempo e o gestor só conseguirá entender as capacidades de cada um ao delegar atividades e observar como cada um reage. TEM PAIXÃO PELO QUE FAZ

36 Liderança COMO O LÍDER PODE ESTAR PRÓXIMO? Conhecendo a agenda de sua equipe e auxiliando no planejamento das tarefas dos jovens, sobretudo porque eles não conseguem dimensionar, ainda, o que dão conta ou não. Dando autonomia para o jovem fazer do jeito dele, mas mantendo-se próximo para auxiliá-lo e lhe mostrar o caminho, caso necessário.

37 Liderança COMO O LÍDER PODE ESTAR PRÓXIMO? Ser próximo é diferente de ser amigão. O jovem valoriza a proximidade com o gestor, mas valoriza mais ainda a meritocracia.

38 Liderança COMO IDENTIFICAR UM BOM LÍDER? DIANTE DE SITUAÇÕES DE PRESSÃO Um bom gestor resolve as dificuldades com simplicidade e equilíbrio. QUANDO ELE EXPLICA SOBRE ALGO A capacidade de explicar sobre o negócio e sua área de atuação é uma outra forma de identificar o bom líder. Além de saber explicar, ter paixão pelo que faz.

39 Liderança COMO IDENTIFICAR UM BOM LÍDER? O LÍDER É IDEALIZADO! AO MESMO TEMPO QUE RECONHECEM SER IMPOSSÍVEL QUE O GESTOR SEJA TUDO ISSO, ESPERAM EXATAMENTE ISSO DELE.

40 Liderança Ser líder é: a tradução de sucesso na carreira Querem ser líderes para: Desenvolver uma equipe e desenvolver pessoas Canalizar a energia das pessoas para um objetivo Compartilhar seu ideal Ter desafios constantes Ter responsabilidades Realizar mudanças

41 Liderança PREPARADO PARA LIDERAR? EM 2 OU 3 ANOS ACHAM QUE ESTARÃO PRONTOS PARA ASSUMIR UM CARGO DE GESTÃO, POIS NA FACULDADE JÁ TIVERAM MUITAS OPORTUNIDADES DE EXERCITAREM SUAS HABILIDADES DE LIDERANÇA: TRABALHOS VOLUNTÁRIOS, EJs, ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS OU ATÉ MESMO EM TRABALHOS DE ESCOLA.

42 Admira algum Líder? Sim 46% Não 54% NÃO ADMIRA NENHUM LÍDER ARGENTINA CHILE COSTA RICA PERU COLÔMBIA GUATEMALA BRASIL MÉXICO % 74% 68% 61% 58% 54% 54% 53% % 53% - 42% 37% - 62% 39% % % - 43% 47% VOCÊ ADMIRA ALGUM LÍDER DA ATUALIDADE?

43 Principal Característica POR SEU EMPREENDEDORISMO E CAPACIDADE DE INOVAR POR SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS (DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA, HUMILDADE, ETC) POR SUA VISÃO SISTÊMICA: CLAREZA DO QUE SE QUER E DE COMO CHEGAR PELA CAUSA POR QUAL LUTA/POR SEUS VALORES POR SUPERAR BARREIRAS/VENCER PRECONCEITOS POR SUA PAIXÃO: AMOR PELO QUE FAZ POR TRANSFORMAR SEUS SONHOS EM REALIDADE POR SUA HABILIDADE DE RELACIONAMENTO HUMANO POR SUA VISIBILIDADE, EXPOSIÇÃO NOS MEIOS PÚBLICOS / MÍDIA OUTROS 26% 18% 14% 13% 10% 6% 5% 4% 2% 2% Argentina 1ª Costa Rica 1ª Colômbia 1ª Guatemala 1ª México 1ª Peru 1ª Chile 1ª Chile 1ª QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DESTE LÍDER QUE TE LEVOU A ESCOLHÊ-LO?

44 Líder mundial + admirado BARACK OBAMA 02 - EIKE BATISTA 03 - STEVE JOBS 04 - ROBERTO JUSTUS 05 - DILMA ROUSSEFF 06 - JOAQUIM BARBOSA 07 BILL GATES 08 - PAPA FRANCISCO 09 - MARK ZUCKERBERG 10 - LULA

45 Líder mundial + admirado O mundo atual permite o surgimento de pessoas admiradas que vão desde os mais conhecidos e influentes até nomes desconhecidos. No Brasil foram citados um total líderes, de político à parente, passando por artistas e líderes espirituais. Isso significa uma fragmentação de modelos a serem seguidos.

46 Líder mundial + admirado ÚLTIMOS 3 ANOS BARACK OBAMA EIKE BATISTA BARACK OBAMA 02 LULA STEVE JOBS EIKE BATISTA 03 STEVE JOBS BARACK OBAMA STEVE JOBS 04 EIKE BATISTA LULA ROBERTO JUSTUS 05 DILMA ROUSSEFF DILMA ROUSSEFF DILMA ROUSSEFF 06 ROBERTO JUSTUS ROBERTO JUSTUS JOAQUIM BARBOSA 07 BERNARDINHO GESTOR/EX-GESTOR BILL GATES 08 MARINA SILVA PAI/MÃE PAPA FRANCISCO 09 MARK ZUCKERBERG BERNARDINHO MARK ZUCKERBERG 10 GESTOR/EX-GESTOR SILVIO SANTOS LULA

47 Líder mundial + admirado ESJ 2013 BARACK OBAMA EIKE BATISTA STEVE JOBS ROBERTO JUSTOS DILMA ROUSSEFF JOAQUIM BARBOSA BILL GATES PAPA FRANCISCO MARK ZUCKERBERG LULA ESE 2013 STEVE JOBS BARACK OBAMA FÁBIO BARBOSA JACK WELCH EIKE BATISTA GESTOR/EX-GESTOR BILL GATES ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PAI/MÃE

48 Líder Brasileiro + admirado EIKE BATISTA 02 ROBERTO JUSTUS 03 - DILMA ROUSSEFF 04 - JOAQUIM BARBOSA 05 - LULA 06 SILVIO SANTOS 07 - JORGE PAULO LEMANN 08 - BERNARDINHO 09 GRAÇA FOSTER 10 FLAVIO AUGUSTO DA SILVA

49 Líder Brasileiro + admirado ÚLTIMOS 3 ANOS 01 LULA 2011 EIKE BATISTA 2012 EIKE BATISTA EIKE BATISTA LULA ROBERTO JUSTUS 03 DILMA ROUSSEFF DILMA ROUSSEFF DILMA ROUSSEFF 04 ROBERTO JUSTUS ROBERTO JUSTUS JOAQUIM BARBOSA 05 BERNARDINHO GESTOR/EX GESTOR LULA 06 MARINA SILVA PAI/MÃE SILVIO SANTOS 07 SILVIO SANTOS BERNARDINHO JORGE PAULO LEMANN 08 ABÍLIO DINIZ SILVIO SANTOS BERNARDINHO 09 JOÃO DÓRIA JR PROFESSOR/COORDENADOR/ REITOR GRAÇA FOSTER 10 MAX GEHRINGER ABÍLIO DINIZ FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA

50 Líder Brasileiro + admirado ESJ 2013 EIKE BATISTA ROBERTO JUSTUS DILMA ROUSSEFF JOAQUIM BARBOSA LULA SILVIO SANTOS JORGE PAULO LEMANN BERNARDINHO GRAÇA FOSTER FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA ESE 2013 FÁBIO BARBOSA EIKE BATISTA GESTOR/EX GESTOR ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PAI/MÃE ABÍLIO DINIZ SILVIO SANTOS BERNARDINHO ROGER AGNELLI

51 Empreendedorismo

52 Negócio Próprio SIM NÃO JÁ TENHO UMA EMPRESA VOCÊ PRETENDER TER OU JÁ TEM SEU PRÓPRIO NEGÓCIO? GUATEMALA PERU MÉXICO COSTA RICA COLÔMBIA CHILE PRETENDE TER UM NEGÓCIO PRÓPRIO BRASIL ARGENTINA % 75% 72% 70% 69% 56% 50% 45% % 76% - 77% 71% 56% 63%

53 Negócio Próprio Independência Criar uma empresa com a sua cara Retorno financeiro Ser dono Inovação Crescimento pessoal e profissional Autonomia Desafios Realização pessoal e profissional Não depender de nenhuma empresa, tanto no âmbito profissional como no pessoal Construir a própria empresa Ter um maior retorno financeiro do que trabalhando para uma empresa. E também receber diretamente os lucros da empresa Ter o controle sobre a empresa. Ser o responsável pelo todo Ter liberdade para inovar e poder fazer isso constantemente no trabalho Crescer tanto no âmbito profissional, como no pessoal Ter autonomia Ter desafios constantes Alcançar os objetivos pessoais e profissionais O QUE TE LEVA A QUERER TER SUA PRÓPRIA EMPRESA?

54 Autonomia / Independência OS JOVENS DÃO VALOR AO CONCEITO DE LIBERDADE, DE INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA. MAS, AO MESMO TEMPO, QUEREM CONFORTO, APOIO E ALGUÉM QUE OS ORIENTE. Desejo pela autonomia e independência, mas sem abrir mão de um ambiente em que saibam exatamente quais são as possibilidades (Plano/Trilha de Carreira) e se estão no caminho certo ( suporte e feedback dos gestores).

55 Negócio Próprio INDEPENDÊNCIA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA DESAFIO COLOCAR EM PRÁTICA CONHECIMENTO/IDEIA/ EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA OPORTUNIDADE DE MERCADO CRIAR UMA EMPRESA COM A SUA CARA INDEPENDÊNCIA CRIAR UMA EMPRESA COM A SUA CARA RETORNO FINANCEIRO SER DONO INOVAÇÃO CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL AUTONOMIA DESAFIOS REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL O QUE TE LEVA A QUERER TER SUA PRÓPRIA EMPRESA?

56 Empresa dos Sonhos

57 Em % Sim 60% Empresa dos Sonhos 2013 Não 40% TEM UMA ESJ COLÔMBIA MÉXICO COSTA RICA PERU GUATEMALA BRASIL ARGENTINA CHILE % 73% 67% 66% 65% 60% 52% 44% % 83% - 81% - 77% 69% 78% VOCÊ TEM UMA EMPRESA DOS SONHOS PARA TRABALHAR?

58 Tem Empresa dos Sonhos MOTIVO DE ESCOLHA 2013 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL BOA IMAGEM NO MERCADO FAZER O QUE SE GOSTA/ REALIZAÇÃO SALÁRIO E BENEFÍCIOS DIFERENCIADOS POSSIBILIDADE DE INOVAR O QUE ESSA EMPRESA OFERECE PARA QUE ELA SEJA A EMPRESA DOS SEUS SONHOS? (ESCOLHA 3 OPÇÕES)

59 Tem Empresa dos Sonhos MOTIVO DE ESCOLHA 2013 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL BOA IMAGEM NO MERCADO FAZER O QUE SE GOSTA/ REALIZAÇÃO SALÁRIO E BENEFÍCIOS DIFERENCIADOS POSSIBILIDADE DE INOVAR 2013 ADMIRAÇÃO POR SEU SEGMENTO / PRODUTO / SERVIÇO CRESCIMENTO E DESAFIOS CONSTANTES EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PROPOSTA DE VALORES / CAUSA POR QUAL LUTA O QUE ESSA EMPRESA OFERECE PARA QUE ELA SEJA A EMPRESA DOS SEUS SONHOS? (ESCOLHA 3 OPÇÕES)

60 Tem Empresa dos Sonhos ÚLTIMOS 3 ANOS Desenvolvimento profissional Desafios constantes Boa imagem no mercado Ambiente de trabalho agradável Carreira internacional Desenvolvimento profissional Fazer o que se gosta/realização Boa imagem no mercado Desafios constantes Qualidade de vida* Salários e benefícios diferenciados* Desenvolvimento profissional Boa imagem no mercado Fazer o que se gosta/realização. Salário e benefícios diferenciados Possibilidade de inovar * EMPATE O QUE ESSA EMPRESA OFERECE PARA QUE ELA SEJA A EMPRESA DOS SEUS SONHOS? (ESCOLHA 3 OPÇÕES)

61 Tem Empresa dos Sonhos TODOS OS PAÍSES Brasil Argentina México Colômbia Chile Costa Rica Guatemala Peru Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional Desenvolvimento profissional Possibilidade de inovar Desenvolvimento profissional Boa imagem no mercado Fazer o que se gosta/ Realização Possibilidade de inovar Fazer o que se gosta/ Realização Possibilidade de inovar Fazer o que se gosta/ Realização Carreira internacional Desafios constantes Fazer o que se gosta/ Realização Desafios constantes Conciliar vida pessoal e profissional Possibilidade de inovar Conciliar vida pessoal e profissional Possibilidade de inovar Desenvolvimento profissional Possibilidade de inovar Salário e benefícios diferenciados Carreira internacional Carreira internacional Desafios constantes Desafios constantes / Carreira internacional Conciliar vida pessoal e profissional Desafios constantes Salário e benefícios diferenciados Possibilidade de inovar Possibilidade de inovar Fazer o que se gosta/ Realização Carreira internacional Fazer o que se gosta/ Realização Carreira internacional Fazer o que se gosta/ Realização Carreira Internacional O QUE ESSA EMPRESA OFERECE PARA QUE ELA SEJA A EMPRESA DOS SEUS SONHOS? (ESCOLHA 3 OPÇÕES)

62 Como sabe o que oferece? Conhece uma pessoa que trabalha/trabalhou nesta empresa 23% Viu estas informações em jornal, TV, rádio, revista e blog 17% Pela qualidade de seus produtos/serviços 10% Viu estas informações nas redes sociais e site da empresa 10% Foi a palestras e eventos universitários 8% Trabalha/trabalhou nesta empresa 8% Seus amigos/professores comentam sobre esta empresa 7% Participou do processo seletivo desta empresa 7% É natural que empresas deste porte ofereçam isto 7% É/será sua própria empresa 1% Outros 2% Argentina 1ª Chile 1ª Colômbia 1ª Costa Rica 1ª Guatemala 1ª Peru 1ª México 1ª COMO VOCÊ SABE QUE ESSA EMPRESA OFERECE AS OPÇÕES QUE ESCOLHEU ACIMA?

63 Como sabe o que oferece? Conhece uma pessoa que trabalha/trabalhou nesta empresa 23% Viu estas informações em jornal, TV, rádio, revista e blog 17% Pela qualidade de seus produtos/serviços 10% Viu estas informações nas redes sociais e site da empresa 10% Foi a palestras e eventos universitários 8% Trabalha/trabalhou nesta empresa 8% Seus amigos/professores comentam sobre esta empresa 7% Participou do processo seletivo desta empresa 7% É natural que empresas deste porte ofereçam isto 7% É/será sua própria empresa 1% Outros 2% 31% relacionam/relacionaram com a empresa ou conhece alguém que se relaciona/relacionou. COMO VOCÊ SABE QUE ESSA EMPRESA OFERECE AS OPÇÕES QUE ESCOLHEU ACIMA?

64 Valor/Crença da empresa Guatemala 77% 31% Não sabe responder 69% Conhece o principal valor/crença Costa Rica 76% México 76% Peru 75% Colômbia 74% Brasil 69% Chile 64% Argentina 59% QUAL O PRINCIPAL VALOR/CRENÇA QUE VOCÊ ADMIRA NESSA EMPRESA?

65 Valor/Crença da empresa VALORIZAÇÃO / RECONHECIMENTO DAS PESSOAS SUSTENTABILIDADE (SOCIAL/ECONÔMICA/AMBIENTAL) INOVAÇÃO / CRIATIVIDADE CREDIBILIDADE / SOLIDEZ DA EMPRESA EXCELÊNCIA / QUALIDADE DO SERVIÇO E/OU PRODUTO QUAL O PRINCIPAL VALOR/CRENÇA QUE VOCÊ ADMIRA NESSA EMPRESA?

66 A Empresa dos Sonhos

67 A Empresa dos Sonhos VOCÊ TEM UMA EMPRESA DOS SONHOS PARA TRABALHAR? SE SIM: QUAL O NOME DESTA EMPRESA?

68 A Empresa dos Sonhos Você tem uma empresa dos Sonhos para trabalhar? Se sim: Qual o nome desta empresa?

69 A Empresa dos Sonhos ÚLTIMOS 5 ANOS - BRASIL PETROBRAS GOOGLE GOOGLE PETROBRAS PETROBRAS GOOGLE PETROBRAS PETROBRAS GOOGLE GOOGLE UNILEVER UNILEVER UNILEVER VALE ITAÚ VALE VALE VALE ITAÚ VALE NESTLÉ NATURA NATURA NESTLÉ SANTANDER NATURA NESTLÉ ITAÚ UNILEVER NESTLÉ ITAÚ ITAÚ NESTLÉ ODEBRECHT ODEBRECHT MICROSOFT REDE GLOBO AMBEV NATURA AMBEV REDE GLOBO MICROSOFT ODEBRECHT AMBEV PWC AMBEV AMBEV REDE GLOBO REDE GLOBO UNILEVER VOCÊ TEM UMA EMPRESA DOS SONHOS PARA TRABALHAR? SE SIM: QUAL O NOME DESTA EMPRESA?

70 Empresa dos Sonhos 2013: AS NOVAS: PWC (9º lugar em 2002) Santander (8º lugar em 2006) AS QUE ESTÃO HÁ + TEMPO: Nestlé e Unilever (12 anos) A QUE + GANHOU: Petrobrás (7 vezes)

71 Destaque

72 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA CUSTOMIZAÇÃO AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO AUTONOMIA X SUPORTE A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL EXPERIMENTAÇÃO SEMPRE EXIGENTES SUPER-LÍDER LIDERANÇA = SUCESSO A ESCOLHA DOS LÍDERES EMPREENDER MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

73 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: Por vezes, o tempo é um inimigo que precisa ser dominado. O desejo de acelerá-lo faz parte do ser jovem, mas a necessidade de usar o tempo com eficiência máxima é mais forte entre os jovens de hoje. SUPER-LÍDER: MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

74 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: CUSTOMIZAÇÃO: AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: Foco no eu, tudo é produzido sob medida e para proporcionar a satisfação plena e a sensação de exclusividade. A relação com o Outro tem grande importância, mas na medida que diz algo mais sobre si mesmo (contribui para o autoconhecimento) ou faz algo (indicar para uma boa oportunidade).

75 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: CUSTOMIZAÇÃO: AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: A forte dependência da aprovação do outro (gestor, amigo, professor, família, etc) aponta uma autoestima ainda frágil. A vida sem shares e likes no Facebook não faz sentido.

76 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: CUSTOMIZAÇÃO: AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: Ao mesmo tempo em que desejam autonomia para a tomada de decisão, os jovens cobram por suporte e acompanhamento frequente. Está sendo difícil saber o que aproveitar e o que ignorar. O feedback é o pedido de ajuda para filtrar as informações que irão apoiar as escolhas.

77 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: O interesse do jovem pelo mundo virtual não o afastou das relações presenciais. Quando o tema é desenvolvimento profissional, a troca de experiência presencial e quando possível individual é vista como a mais adequada. Mas, as atividades virtuais não são descartadas, ao contrário, são vistas como ferramentas complementares aos encontros presenciais.

78 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: CUSTOMIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: EXPERIMENTAÇÃO: A ESCOLHA DOS LÍDERES: Diante de uma sociedade da informação, na qual o jovem é bombardeado por notícias a todo instante e, com uma formação que pouco o prepara para o mercado de trabalho, o job rotation aparece como o grande salvador ao postergar as decisões. Antes de escolhe,r o jovem pode conhecer, experimentar e migrar entre as diferentes áreas.

79 Destaques AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO: AUTONOMIA X SUPORTE: Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os jovens estão cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Exigentes consigo, com os outros, com as coisas, com tudo, tornando o mundo tão exigente, ao ponto de os serviços e informações ficarem sempre insuficientes. SEMPRE EXIGENTES: EMPREENDER SUPER-LÍDER: MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

80 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: CUSTOMIZAÇÃO: AUTOESTIMA AINDA EM CONSTRUÇÃO: AUTONOMIA X SUPORTE: SUPER LÍDER: Além de conhecimento técnico, de saber gerir os negócios e as pessoas, o líder tem que ser próximo, conhecer bem seus colaboradores, dar autonomia, mas sempre auxiliar no dia a dia e tudo isso com paixão pelo que faz! Ainda que os jovens reconheçam que existe uma idealização, há uma forte expectativa de encontrar líderes assim. MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

81 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: Para os jovens, ser líder é a tradução de sucesso. Eles acreditam que em 2 ou 3 anos estarão prontos para assumir um cargo de gestão, pois na faculdade exercitaram suas habilidades de liderança. SUPER-LÍDER: MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

82 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: Os meios mais utilizados para obter informações sobre líderes admirados são mídias em geral. O importante, porém, está na trajetória e no resultado que o líder alcançou. A imagem é importante e ela deve ser passada, principalmente, por meio dos caminhos que aquele líder percorreu para chegar aonde chegou. LIDERANÇA = SUCESSO: A ESCOLHA DOS LÍDERES: EMPREENDER MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

83 Destaques Embora o índice de jovens com interesse em empreender tenha diminuído (provável impacto das diversas reportagens na mídia sobre o futuro incerto da economia brasileira e sobre empresas nacionais que estão passando por momentos de crise), ainda é grande o número de jovens que enxergam no negócio próprio a possibilidade de ter liberdade pessoal e aumento de renda. AUTONOMIA X SUPORTE: SUPER-LÍDER: LIDERANÇA = SUCESSO: A ESCOLHA DOS LÍDERES: EMPREENDER MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

84 Destaques TEMPO DE EFICIÊNCIA: AUTONOMIA X SUPORTE: A EXPERIÊNCIA PRESENCIAL: LIDERANÇA = SUCESSO: Pela primeira vez em 12 anos, os jovens apontam a possibilidade de inovar como uma dos motivos de escolha da Empresa dos Sonhos. O jovem carrega o desejo de surpreender, ousar, sair do lugar comum e deixar sua marca. No mundo atual, inovar é se diferenciar diante de tantos outros profissionais, serviços, empresas, etc. SUPER-LÍDER: MOTIVO ESCOLHA: INOVAÇÃO

Objetivo. Legenda: O que pensam os universitários e recém formados sobre carreira.

Objetivo. Legenda: O que pensam os universitários e recém formados sobre carreira. Objetivo O que pensam os universitários e recém formados sobre carreira. Empresa dos Sonhos Motivos de Escolha Fontes de Informação Fidelização Escolha da graduação Emoções que caracterizam o momento de

Leia mais

Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL

Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL Empresa dos Sonhos dos Jovens 2013 BRASIL Objetivos O QUE PENSAM OS UNIVERSITÁRIOS E RECÉM-FORMADOS SOBRE CARREIRA. Empresas dos Sonhos Tempo ideal de permanência no cargo Motivos de escolha Melhores formas

Leia mais

24 anos de mercado 3 unidades de negócios: Executivos, Especialistas Liderança. dmrh.com.br

24 anos de mercado 3 unidades de negócios: Executivos, Especialistas Liderança. dmrh.com.br 24 anos de mercado 3 unidades de negócios: Executivos, Especialistas Liderança dmrh.com.br Empresa de pesquisa sobre tendências em gestão e desenvolvimento de Pessoas. nextviewpeople.com.br objetivos...

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Impasses políticos. Novas tecnologias

Impasses políticos. Novas tecnologias Poder econômico em novos pontos do mundo Impasses políticos Fusões, aquisições e parcerias Mercados voláteis Foco em governança corporativa Mudanças demográficas Operaçõtes + complexas Novas tecnologias

Leia mais

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo.

A AIESEC. Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC Reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo. A AIESEC é uma organização global formada por jovens universitários e recém-graduados que buscam viver na prática

Leia mais

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil

High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil High Potentials, Talentos e Sucessão no Brasil P e s q u i s a d a F u n d a ç ã o G e t u l i o V a r g a s I n s t i t u t o d e D e s e n v o l v i m e n t o E d u c a c i o n a l Conteúdo 1. Propósito

Leia mais

II. NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES

II. NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES I. NOSSA HISTÓRIA A história da Crescimentum começou em 2003, quando o então executivo do Grupo Santander, Arthur Diniz, decidiu jogar tudo para o alto e investir em uma nova carreira. Ele optou por se

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Futuro do trabalho O futuro do trabalho Destaques O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as empresas no Brasil

Futuro do trabalho O futuro do trabalho Destaques O futuro do trabalho: Impactos e desafios para as empresas no Brasil 10Minutos Futuro do trabalho Pesquisa sobre impactos e desafios das mudanças no mundo do trabalho para as organizações no B O futuro do trabalho Destaques Escassez de profissionais, novos valores e expectativas

Leia mais

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR LIDERAR UMA FORÇA DE TRABALHO MULTIGERACIONAL:UM GUIA PARA O COACHING & O ENGAJAMENTO DO COLABORADOR

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! WORKSHOP DE COACHING PROFISSIONAIS DE RH

SEJAM BEM-VINDOS! WORKSHOP DE COACHING PROFISSIONAIS DE RH SEJAM BEM-VINDOS! WORKSHOP DE COACHING PROFISSIONAIS DE RH APRESENTAÇÃO & EXPECTATIVAS Quais os desafios do profissional de RH? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as

Leia mais

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho:

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: ASSUNTO em pauta Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: comunicação entre jovem e empresa Velychko 30 REVISTA DA ESPM maio/junho de 2011 O jovem quer seu espaço no mercado de trabalho.

Leia mais

Elton Moraes. O que Clima Organizacional tem a ver com resultados da empresa?

Elton Moraes. O que Clima Organizacional tem a ver com resultados da empresa? Elton Moraes O que Clima Organizacional tem a ver com resultados da empresa? Sobre o Hay Group O Hay Group é uma consultoria mundial em gestão: Trabalhamos com líderes para transformar estratégias em realidade.

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você.

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. A HR Academy e a NextView realizaram uma pesquisa focada em geração y, com executivos de RH das principais

Leia mais

MBA Executivo FranklinCovey

MBA Executivo FranklinCovey MBA Executivo FranklinCovey LIDERANÇA E GESTÃO ORGANIZACIONAL PRODUTIVIDADE E EXECUÇÃO FranklinCovey Internacional A FranklinCovey é líder global no treinamento em eficácia, em ferramentas de produtividade

Leia mais

CLIMA ORGANIZACIONAL: FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO DA EMPRESA

CLIMA ORGANIZACIONAL: FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO DA EMPRESA CLIMA ORGANIZACIONAL: FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO DA EMPRESA O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL? É a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas,

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as técnicas em seu cotidiano. ASSUNTOS 1. Por que é difícil mudar?

Leia mais

Position Paper. As Melhores Práticas Globais no Desenvolvimento de Trainees e Jovens Talentos. Edição Nº1. www.ipledu.com +55 11 2364 9355

Position Paper. As Melhores Práticas Globais no Desenvolvimento de Trainees e Jovens Talentos. Edição Nº1. www.ipledu.com +55 11 2364 9355 Position Paper Edição Nº As Melhores Práticas Globais no Desenvolvimento de Trainees e Jovens Talentos www.ipledu.com +55 64 955 O ipl Institute of Performance and Leadership é uma empresa especializada

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional,

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Planejamento Estratégico e Governança Corporativa Palestras Temáticas e Motivacionais v.03/15 Neurotreinamentos Neurobusiness

Leia mais

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com.

Atualmente é Coach, e fundador da Crescimentum-Coaching for Performance (www.crescimentum.com.br). Email : adiniz@crescimentum.com. O Líder do Futuro Numa época em que a Liderança se tornou tão importante quanto rara nas empresas, cada vez mais emerge a questão: quem serão os líderes do futuro? Que características vão predominar nas

Leia mais

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA Paula Junqueira 7º CONGRESSO RIO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO A SUA MARCA A marca é o ativo mais importante, independente do tamanho de sua empresa. As mídias sociais são

Leia mais

Honrar os valores, uma questão de integridade

Honrar os valores, uma questão de integridade Honrar os valores, uma questão de integridade Por: P.A. (Paulo Alvarenga) Nos últimos congressos de desenvolvimento profissional que participei, o que mais tenho escutado é sobre a importância dos valores.

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL. Elisabeth Heinzelmann

Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL. Elisabeth Heinzelmann Programa de Desenvolvimento Humano Customizado COACHING RELACIONAL Elisabeth Heinzelmann OBJETIVO DO PROGRAMA Dar o suporte necessário às pessoas para atingirem suas metas da forma que desejam, utilizando

Leia mais

LÍDER 360º APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

LÍDER 360º APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA 24 HORAS DE MUITO CONHECIMENTO, DINÂMICAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS APRESENTAÇÃO LÍDER 360º Os princípios da liderança efetiva Para construirmos

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND

Mídias Sociais nos Negócios. GorillaBrand BRAND Mídias Sociais nos Negócios GorillaBrand BRAND Marketing de Relacionamento Estratégias Empresa Marca Faturamento Clientes Uso de estratégias Relacionamento Empresa x Cliente Gera Valorização da Marca Aumento

Leia mais

WORKSHOP DE COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH. www.diogohudson.com.br

WORKSHOP DE COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH. www.diogohudson.com.br WORKSHOP DE COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH www.diogohudson.com.br APRESENTAÇÃO & EXPECTATIVAS Se apresentem e discutam: O que você esperadeste workshop? ASSUNTOS Dia 1 O RH e a relação com o coaching

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE 2 Download da Apresentação www.gptw.com.br publicações e eventos palestras Great Place to Work - Missão 3 Construindo um Excelente Ambiente de Trabalho 4 1 2 3 4 O que

Leia mais

7 DICAS PARA ARRASAR NAS VENDAS

7 DICAS PARA ARRASAR NAS VENDAS NO NEGÓCIO 7 DICAS PARA ARRASAR NAS Em tempos difíceis, reestruturar e dar atenção especial à equipe de vendas é mais do que recomendado, é essencial. Veja as dicas dos especialistas para que sua empresa

Leia mais

Seminário CCSA/UFRN. Potencialize sua carreira com o Coaching

Seminário CCSA/UFRN. Potencialize sua carreira com o Coaching Seminário CCSA/UFRN Potencialize sua carreira com o Coaching Objetivos O que é Coaching? Como funciona e para que serve? Como surgiu? Como está hoje? Como usar na minha profissão? Como será no futuro?

Leia mais

NASCER BEM 2/44. Foto: Stock.Schng

NASCER BEM 2/44. Foto: Stock.Schng 2/44 Foto: Stock.Schng NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1: * Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio. 3/44 Foto: Stock.Schng

Leia mais

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores

Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Palestrante Paulo Gerhardt Inspira, Motiva e Sensibiliza para Resultados Superiores Com uma abordagem inovadora e lúdica, o professor Paulo Gerhardt tem conquistado plateias em todo o Brasil. Seu profundo

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 3 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Business & Executive Coaching - BEC

Business & Executive Coaching - BEC IAC International Association of Coaching Empresas são Resultados de Pessoas José Roberto Marques - JRM O Novo Cenário no Mundo dos Negócios O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e as empresas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014 #5 EMPREENDEDORISMO Outubro de 2014 ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição 3. Empreendedorismo: necessidade ou oportunidade? 4. Características do comportamento empreendedor 5. Cenário brasileiro para o empreendedorismo

Leia mais

Como é o RH nas Empresas?

Como é o RH nas Empresas? Como é o RH nas Empresas? Informações gerais da pesquisa Objetivo: entender a percepção dos profissionais de RH sobre clima organizacional Pesquisa realizada entre 24/06 e 12/07 Parceria entre Hay Group

Leia mais

Saiba mais em portaltrainee.com.br traineemobile.com.br

Saiba mais em portaltrainee.com.br traineemobile.com.br Quem Somos? Onde Estamos? Portal Trainee é um site que tem como objetivo levar informações sobre o universo Trainee para jovens profissionais de todo o Brasil. Parcerias com diversas empresas juniores

Leia mais

Inspire Inove Faça Diferente

Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Inspire Inove Faça Diferente Se eu tivesse um único dolar investiria em propaganda. - Henry Ford (Fundador da Motor Ford) As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa.

Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. Conheça a Fran Press, a assessoria que oferece as melhores estratégias de relacionamento com a imprensa. A Fran Press está de cara nova, mantendo a sua reconhecida identidade estratégica. Nos tempos atuais

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes

www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes www.marcelodeelias.com.br Palestras Inteligentes Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. Outra característica marcante: Cada palestra é um projeto

Leia mais

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS:

PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: PERFIL DO CORRETOR DE IMÓVEIS: O QUE É PRECISO PARA SER UM CORRETOR DE SUCESSO gerenciador e site imobiliário Introdução O perfil do corretor de imóveis de sucesso Aprimorando os pontos fracos Conclusão

Leia mais

Gestão de carreiras nas organizações

Gestão de carreiras nas organizações Gestão de carreiras nas organizações A expressão "Plano de carreira", nas organizações, sempre corre o risco de ser interpretada como algo antiquado, retrógrado, que interessa aos funcionários e, principalmente,

Leia mais

Palestra de Diego Maia Proposta Padrão

Palestra de Diego Maia Proposta Padrão Palestra de Diego Maia Proposta Padrão Atualização: 25/8/2014 Quem é Diego Maia Um dos maiores especialistas em vendas, motivação e gestão do país! Diego Maia é um empreendedor serial, palestrante renomado

Leia mais

Como foi adiantado no capítulo anterior, não existe um único tipo

Como foi adiantado no capítulo anterior, não existe um único tipo Capítulo 2 Tipos de Empreendedores Como foi adiantado no capítulo anterior, não existe um único tipo de empreendedor ou um modelo-padrão que possa ser identificado, apesar de várias pesquisas existentes

Leia mais

PROGRAMA COMPLIANCE VC

PROGRAMA COMPLIANCE VC Seguir as leis e regulamentos é ótimo para você e para todos. Caro Colega, É com satisfação que compartilho esta cartilha do Programa Compliance VC. Elaborado com base no nosso Código de Conduta, Valores

Leia mais

Uma empresa especializada em empresas.

Uma empresa especializada em empresas. Sua equipe tem colaborado para que a empresa seja uma das mais competitivas i no mercado? Para avaliar quanto a sua equipe atual está dimensionada, preparada e motivada para os desafios do mercado, você

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes

Aula 9. Liderança e Gestão de Equipes Aula 9 Liderança e Gestão de Equipes Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br Trabalho em Equipe Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; Cada homem é parte do continente, parte do

Leia mais

PERFIL DO EMPREENDEDOR

PERFIL DO EMPREENDEDOR INTRODUÇÃO Em nossa vida, é necessário planejarmos com cuidado em que direção pretendemos focar nossos esforços. Após o planejamento, vem a ação. Desta forma, é fundamental conhecermos os caminhos que

Leia mais

LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional

LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional LÍDER COACH Obtenha excelência em sua vida pessoal e profissional Ao investir em pessoas o seu resultado é garantido! Tenha ganhos significativos em sua gestão pessoal e profissional com o treinamento

Leia mais

Aos 45 anos, Carlos Ferreirinha é fundador e presidente da

Aos 45 anos, Carlos Ferreirinha é fundador e presidente da Business Batemos um papo com o primeiro gestor de luxo do Brasil e ele abriu o jogo sobre o avanço do mercado em solo nacional, seus projetos e se ainda está em forma para exercer tudo isso. texto LUCAS

Leia mais

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe

O guia do profissional de Recursos Humanos. Como melhorar o desenvolvimento da equipe O guia do profissional de Recursos Humanos Como melhorar o desenvolvimento da equipe 1 Introdução 03 Conhecendo as dores do seu time 05 Investir nos colaboradores! 08 Estabelecendo metas 11 A meditação

Leia mais

Business & Executive Coaching - BEC

Business & Executive Coaching - BEC IAC International Association of Coaching Empresas são Resultados de Pessoas José Roberto Marques - JRM O Atual Cenário no Mundo dos Negócios O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, nesse

Leia mais

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação

ebook Aprenda como aumentar o poder de captação do seu site. por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação por Rodrigo Pereira Publicitário e CEO da Agência Retina Comunicação Sobre o Autor: Sempre fui comprometido com um objetivo de vida: TER MINHA PRÓPRIA EMPRESA. Mas assim como você, eu também ralei bastante

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor

Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Conteúdo de qualidade com leveza e bom humor Sólidos conteúdos com alegria - essas são algumas características das palestras de Marcelo de Elias. A maioria absoluta das avaliações obtêm excelentes resultados,

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! 5 PASSOS E UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA TORNAR O RH ESTRATÉGICO

SEJAM BEM-VINDOS! 5 PASSOS E UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA TORNAR O RH ESTRATÉGICO SEJAM BEM-VINDOS! 5 PASSOS E UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA TORNAR O RH ESTRATÉGICO APRESENTAÇÃO & EXPECTATIVAS Quais os desafios para tornar o RH ESTRATÉGICO? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Debater técnicas

Leia mais

FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS. São Paulo 05/2011

FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS. São Paulo 05/2011 1 FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES PARA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS São Paulo 05/2011 Claudia Stippe Rodrigues Instituto Paramitas claudiastippe@institutoparamitas.org.br Mary Grace Pereira Andrioli

Leia mais

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO

Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Comunicação empresarial eficiente: Saiba como gerir uma equipe com essas dicas REALIZAÇÃO Sumário 01 Introdução 02 02 03 A comunicação dentro das empresas nos dias de hoje Como garantir uma comunicação

Leia mais

GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS

GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS GUIA COMO ENCONTRAR UM MENTOR DE NEGÓCIOS Se você já entendeu que ter mentor é uma estratégia poderosa para acelerar seu negócio, saiba agora como encontrar o seu. Sobre Andrea Jackson Andrea é administradora

Leia mais

ESCOLHA O SEU GANHO E APLIQUE O PLANO DE AÇÃO MARY KAY

ESCOLHA O SEU GANHO E APLIQUE O PLANO DE AÇÃO MARY KAY ESCOLHA O SEU GANHO E APLIQUE O PLANO DE AÇÃO MARY KAY Faça o que deve ser feito na hora que você não quer, para um dia você poder fazer o que você quiser, na hora que você quiser!!! PLANO DE AÇÃO PARA

Leia mais

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores.

A Internet Possibilita Que Todos Os Níveis De Empresas Possam Faturar Mais. Principalmente as Menores. 1 A internet é um mundo de oportunidades de vendas. Porém, muitas empresas de pequeno e médio porte não se deram conta disso ainda. Eu vejo tantos empresários perderem essas oportunidades por apenas olhar

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo

Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo Um dos melhores Programas de Capacitação de Líderes do Mundo O Leader Coaching Traning é um programa de treinamento em Coaching para Líderes, licenciado pela World Federation of Coaching (WFC), entidade

Leia mais

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas

1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas 1 Dicas para o profissional que vira chefe dos colegas http://oglobo.globo.com/economia/emprego/dicas-para-profissional-que-vira-chefe-dos-colegas-13653201 Tudo depende da postura pessoal, mas clareza

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Moreira, Alessandro Messias. Empreendedorismo / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 44 slides; il.

EMPREENDEDORISMO. Moreira, Alessandro Messias. Empreendedorismo / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 44 slides; il. EMPREENDEDORISMO Moreira, Alessandro Messias. M835e Empreendedorismo / Alessandro Messias Moreira. Varginha, 2015. 44 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online

Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Os 6 Passos Para Você Vender Consultoria em Vendas Online Através de Palestras Online Palestra online é uma das maneiras mais simples, rápida e eficiente de vender serviço 01 - Recebem elogios mas não

Leia mais

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Novo Negócio 12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso Vinícius Gonçalves Equipe Novo Negócio Espero sinceramente que você leia este PDF até o final, pois aqui tem informações muito importantes e que

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura!

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura! APRESENTAÇÃO A Informatiza Soluções Empresariais está no mercado desde 2006 com atuação e especialização na criação de sites e lojas virtuais. A empresa conta com um sistema completo de administração de

Leia mais

Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade.

Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade. Sou Patrícia Arantes, diretora da agência RZT Comunicação e psicanalista. Este e-book é um presente para você, que assistiu à palestra no Congresso de Acessibilidade. A comunicação eficaz se dá por uma

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo 1/44. Foto: Stock.Schng

EMPREENDEDORISMO. Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo 1/44. Foto: Stock.Schng EMPREENDEDORISMO Instrutora: Keila Coimbra Senac Varejo Foto: Stock.Schng 1/44 CONCEITO Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

Curso de Gerência Comercial

Curso de Gerência Comercial Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Notas de Aula Curso Gerência Comercial Aula 01 GERÊNCIA/LIDERANÇA: CONCEITOS; CARACTERÍSTICAS; ATRIBUTOS Professor Felipe Neri Curso de Gerência Comercial

Leia mais

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio

Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013. Isabella Assunção Cerqueira Procópio Proposta de Candidatura Diretoria da Presidência Agrobio Consultoria Júnior Gestão 2013 Isabella Assunção Cerqueira Procópio Janeiro de 2013 1 Sumário 1. Dados Básicos de Identificação...3 2. Histórico

Leia mais

(27) 99244-6441 (27) 98114-7058 (27) 98863-2295

(27) 99244-6441 (27) 98114-7058 (27) 98863-2295 Fortaleça o líder que há em você! Ser líder coach, não significa comprometer-se apenas com os resultados, mas com o indivíduo como um todo, com sua realização e o seu desenvolvimento mental, sico, emocional

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL Indo além do engajamento Selecionar, desenvolver e reter EMPREENDEDORES CORPORATIVOS é o nosso negócio. EMPREENDEDOR CORPORATIVO Empreender Corporativamente

Leia mais

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto

, como desenvolver o seu primeiro infoproduto Olá! Seja bem-vindo a essa série de três vídeos, onde eu quero mostrar exatamente como criar, como desenvolver e como fazer um marketing do seu próprio produto digital, criando um negócio altamente lucrativo

Leia mais

Mercado De Trabalho. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios

Mercado De Trabalho. Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Mercado De Trabalho Leticia Bechara Pedagoga e Coordenadora Trevisan Escola de Negócios Sucesso $$$ sonho habilidade satisfação Mercado de Trabalho Trabalho CLT Consolidação das Leis de Trabalho Previdência

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO

LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS 12 DESAFIOS, 3 FERRAMENTAS E UMA DECISÃO INTRODUÇÃO O setor de RH deve ser extinto. Ram Charan em artigo na Harvard Business Review Você concorda? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

1.Sinto que estou apagando incêndio, quando deveria ser mais estratégico. 2. Não costumo delegar bem minhas atividades

1.Sinto que estou apagando incêndio, quando deveria ser mais estratégico. 2. Não costumo delegar bem minhas atividades Liderança O perfil do gestor para o século XXI Principais falhas gerenciais 1.Sinto que estou apagando incêndio, quando deveria ser mais estratégico 2. Não costumo delegar bem minhas atividades 3. Tenho

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2013.1

SEMIPRESENCIAL 2013.1 SEMIPRESENCIAL 2013.1 MATERIAL COMPLEMENTAR II DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA: MONICA ROCHA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO Liderança e Motivação são fundamentais para qualquer empresa que deseja vencer

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL

PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL PESQUISA DE CLIMA MOTIVACIONAL Relatório e Análise 2005 Introdução: ``Para que a Construtora Mello Azevedo atinja seus objetivos é necessário que a equipe tenha uma atitude vencedora, busque sempre resultados

Leia mais

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex...

Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... Atendimento pós-venda: gestão estratégica da ex... (/artigos /carreira/comopermanecercalmosob-pressao /89522/) Carreira Como permanecer calmo sob pressão (/artigos/carreira/como-permanecer-calmosob-pressao/89522/)

Leia mais

Posturas Necessárias para implantação da Filosofia Inamori

Posturas Necessárias para implantação da Filosofia Inamori Posturas Necessárias para implantação da Filosofia Inamori Uma observação participante! Palestra VI Encontro Seiwajiuku Brasil. São Paulo, 14/08/2010. ETAPAS DESTA PALESTRA: CONHECIMENTO DA FILOSOFIA INAMORI

Leia mais