Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha"

Transcrição

1 Como trabalhar com a ferramenta Preenchimento de malha A ferramenta Preenchimento de malha é um dos recursos mais potentes do CorelDRAW. Ela permite criar objetos preenchidos multicoloridos com transições naturais e efeitos exclusivos. Você pode ajustar a transparência de um nó individual a fim de criar transições de cores suaves para qualquer objeto com preenchimento de malha. Diferentemente dos preenchimentos tradicionais, os preenchimentos de malha podem ser moldados, como a argila. Isso permite criar objetos com um formato especial, semelhante à maneira como um escultor dá forma ao seu trabalho. Você pode adaptar e modelar o preenchimento de acordo com o objeto que está criando e obter uma aparência colorida realista. E o melhor de tudo: os preenchimentos de malha são objetos vetoriais, o que significa que é possível aumentá-los ou reduzi-los a qualquer momento, sem aumentar substancialmente o tamanho do arquivo. Vamos começar criando um retângulo simples e, depois, clicando na ferramenta Preenchimento de malha. Você também pode pressionar M no teclado para acessar a ferramenta rapidamente. Com o CorelDRAW X5, o seu retângulo terá um ponto central, o que cria uma grade com 2 fileiras e 2 colunas. Você poderá adicionar fileiras ou colunas equidistantes adicionais ao usar a caixa Tamanho da grade na barra de propriedades. Você poderá adicionar um única fileira ou coluna sem afetar as outras fileiras e colunas ao clicar duas vezes na linha pontilhada no ponto desejado.

2 Adicionar cores Agora, podemos adicionar cores, selecionando um ou vários nós. Você pode selecionar nós individualmente com a ferramenta Preenchimento de malha (M) ou a ferramenta Forma (F10). Para selecionar vários nós, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica em cada nó. Se quiser selecionar um conjunto irregular de nós, escolha Mão livre na caixa de listagem Modo seleção da barra de propriedades. Isso permite desenhar um área de seleção irregular. Neste ponto, temos um preenchimento com gradiente personalizado, que podemos obter com outras ferramentas ou efeitos, como as ferramentas Mistura ou Contorno. O que há de tão mágico em um preenchimento de malha? Podemos deformar a grade de malha e adicionar cores ilimitadas. Por exemplo, podemos selecionar dois nós e movê-los juntos na mesma direção. Um dos recursos mais fantásticos da ferramenta Preenchimento de malha é a capacidade de adicionar novas cores a qualquer nó. Basta selecionar os nós desejados e escolher um cor em uma das paletas de cores. Com um preenchimento de malha, a melhor parte é que não é preciso um desenho complexo para produzir bons resultados. Na maioria das vezes, quanto mais simples for o objeto, melhor será o resultado do preenchimento de malha. Preenchimento de malha suave Em versões anteriores ao CorelDRAW X5, os preenchimentos de malha produziam bordas abruptas por padrão; no entanto, agora existe uma opção Suavizar cor de malha na barra de propriedades. Essa opção permite que você escolha se deseja bordas suaves ou abruptas.

3 Durante a edição de um objeto com um preenchimento de malha, a maioria das opções da barra de propriedades são semelhantes às de qualquer forma. Você pode selecionar um segmento e convertê-lo em uma linha reta ou em uma curva. Também existem opções para converter nós em cúspides, suaves ou simétricos. Além disso, é possível definir a suavidade da curva para qualquer parte de um objeto. Você também pode adicionar transparência a um ou mais nós, o que oferece uma forma eficiente e interessante de criar efeitos exclusivos. Transparência de preenchimento de malha Então, como adicionar transparência a um preenchimento de malha? Fácil, basta selecionar os nós e ajustar o controle deslizante Transparência na barra de propriedades. Você pode escolher níveis diferentes de transparência para cada nó de um objeto com preenchimento de malha. Você também pode restaurar a transparência do nó a qualquer momento, selecionando os nós e movendo o controle deslizante para zero. O exemplo abaixo mostra um objeto com preenchimento de malha em um fundo preto, com transparência (direita) e sem transparência (esquerda). Com transparência, você pode criar bordas suaves instantaneamente em objetos. Já que os desenhos vetoriais são sempre aguçados, às vezes você pode querer criar uma aparência mais realista, adicionando transparência à borda do objeto ou a áreas selecionadas do objeto.

4 Modelar o preenchimento de malha Você tem duas opções para modelar um objeto com preenchimento de malha. Primeira, da mesma forma que fiz com a folha anteriormente, você pode criar o objeto, modelá-lo e, depois, aplicar um preenchimento de malha. A segunda opção é aplicar um preenchimento de malha a um objeto básico, como um retângulo, e depois modelar o retângulo ao mover os nós da malha. Por exemplo, para criar um copo de cerveja, posso criar primeiro um retângulo, aplicar um preenchimento de malha, adicionar cor, ajustar nós e modelar as bordas. Utilizarei elipses para criar a perspectiva da abertura do copo e outro preenchimento de malha para criar um fundo. Como você pode ver, o mais importante é trabalhar com objetos simples ou básicos para a aplicação de preenchimentos de malha. É muito difícil lidar com objetos complexos (ver Figura 10, esquerda), enquanto formas simples permitem criar desenhos incríveis com um alto impacto visual (ver Figura 10, direita). Preenchimento de malha e PowerClip

5 Algumas vezes, um preenchimento de malha não é adequado para determinados objetos; por exemplo, objetos combinados que são formados pela combinação de dois objetos em uma única curva com sub caminhos, como texto. Além disso, se o objeto for excessivamente complexo, o preenchimento de malha será muito complexo. Nesse caso, a melhor solução é usar um preenchimento de malha simples e colocá-lo dentro de um recipiente do PowerClip (Efeitos > PowerClip > Colocar dentro do recipiente) no texto ou objeto. Você poderá editar o PowerClip (Ctrl + clique) se desejar modelar o preenchimento de malha para uma melhor adaptação ao objeto. Aplicar cor a um preenchimento de malha Quando você trabalha com a ferramenta Preenchimento de malha, a barra de propriedades fornece uma paleta Cor do preenchimento de malha exclusiva. Isso torna e rápido e fácil adicionar cores. A barra de propriedades também inclui um conta-gotas Amostra de cor do preenchimento de malha, que permite que você escolha qualquer cor em um preenchimento de malha existente e a adicione à paleta Documentos. Outro recurso útil da paleta de cores é a capacidade de misturar duas cores ao usar a tecla Ctrl. Por exemplo, se você tiver uma cor azul e usar Ctrl + Clique na amostra branca da paleta de cores, o azul se tornará um tom mais claro. Se desejar escurecer um tom, é melhor misturar com preto composto (C:100, M:100, Y:100, K:100), que é a última amostra da paleta de cores CMYK padrão.

6 Um exercício simples com o preenchimento de malha Agora, vamos criar um novo desenho. Quero desenhar flores, folhas e animais, uma vez que o preenchimento de malha é mais realista do que outros efeitos. Lembre-se de que não é necessário ser um Da Vinci para usar o CorelDRAW para criar algo melhor do que um logotipo em bitmap ou um clipart. Para este exercício, começaremos com formas básicas para ajudar você a descobrir a magia e a força do CorelDRAW. Então, como desenhar uma folha? Na caixa de ferramentas, clique em Ferramenta Mão livre (F5) e comece com linhas retas para fazer um desenho simples. Com a ferramenta Forma, arraste sobre a forma para selecionar todos os nós e, depois, clique no botão Converter em curva na barra de propriedades. A aparência da forma não se altera. Mas espere, agora selecione os nós superior e inferior e, depois, clique no botão Nó simétrico na barra de propriedades. Agora a forma ficou parecida com um olho, o que é bom começo para a nossa folha. A seguir, pressione M para selecionar a ferramenta Preenchimento de malha, selecione o nó central na forma e clique em uma amostra verde na paleta de cores. Clique duas vezes na linha vertical e adicione um novo nó. Depois, selecione o novo nó e adicione outra cor. Por exemplo, teste um tom diferente de verde. Repita esse processo para o resto da forma e logo ela começará a ficar parecida com uma folha. Você pode criar um desenho muito realista em apenas algumas etapas. E, se quiser, você poderá adicionar um nó próximo à borda da forma e, em seguida, adicionar uma transparência à borda. Isso dará bordas "suaves" ao desenho.

7 Criar um fundo Agora, vamos tentar criar um fundo abstrato. Como sempre, comece com uma forma simples, como uma elipse. Escolha a sua cor e preencha com um Preenchimento uniforme. Depois, escolha a ferramenta Preenchimento de malha e adicione transparência apenas nos nós. Teste 100% em aproximadamente metade dos nós, e 50% no resto. Você pode alterar esses valores para criar resultados e combinações diferentes. A seguir, gire a elipse, crie uma duplicata (basta pressionar a tecla + no teclado numérico) e gire-a em um ângulo diferente. Quando terminar, adicione um fundo (clique duas vezes com a ferramenta Retângulo) e escolha outra cor. Se desejar, coloque a elipse dentro do retângulo, como um PowerClip (clique em Efeitos > PowerClip > Colocar dentro do recipiente). Existes combinações infinitas de resultados, esse é apenas um exemplo. Aqui está um exemplo de fundo, ou papel de parede, que criei com a ferramenta Preenchimento de malha.

8 E aqui estão alguns exemplos de fundos abstratos, também criados com a ferramenta Preenchimento de malha. Um exemplo de paisagem com preenchimento de malha Incluí esse exemplo para reforçar que você não precisa usar objetos complexos para criar bons desenhos. Comecei com um retângulo, adicionei uma elipse e, depois, uma forma irregular desenhada à mão para criar uma paisagem com montanhas, sol e algumas nuvens. Depois, usei a ferramenta Preenchimento de malha para adicionar algumas cores, resultando uma paisagem realista e bela. Para criar bordas brilhantes suaves ao redor do sol, usei um Sombreamento simples.

9 Um exemplo de desenho complexo É óbvio que, em alguns momentos, você precisa criar um desenho mais complexo, como um rosto. Embora não seja tão fácil como uma folha ou uma flor, o processo é semelhante. O principal é fazê-lo passo a passo e não tentar fazer tudo de uma vez. Os próximos exemplos de ilustrações mostrarão algumas etapas que usei na criação do Yoda, o mestre Jedi de Star Wars. Se você olhar apenas o resultado final, o processo poderá parecer difícil e assustador; no entanto, ao criar objetos separados para cada etapa, o processo fica muito fácil e divertido. A cada etapa, adicionei nós e modelei o rosto, adicionando cores mais claras e aumentando a tingimento para criar áreas mais escuras.

10 Preenchimento de malha com formas complexas Então, que tal usar o preenchimento de malha para um desenho muito complexo, como um rosto humano? Com o Yoda, usei uma forma básica e adicionei alguns elementos, como olhos, orelhas e cabelo, lentamente ao longo de uma série de etapas. O mesmo método é útil para qualquer outro desenho complexo, que pode ser um quebra-cabeça de pequenas formas. A nova transparência com preenchimento de malha ajuda a misturar qualquer forma com outra, e o conta-gotas facilita copiar cores exatas para outro objeto.

11 Preenchimento de malha e outros efeitos Você pode usar o preenchimento de malha com outros efeitos do CorelDRAW, como Sombreamento, Lente, Transparência e muito mais. Alguns efeitos não permitem criar outros efeitos em cima deles, então uma solução alternativa é criar duplicatas. Por exemplo, você pode aplicar preenchimento de malha a um dos objetos e colocar o objeto com preenchimento de malha como um PowerClip dentro do objeto duplicado. Mas tome cuidado para não usar muitos efeitos ao mesmo tempo. Lembre-se, quanto mais simples for o objeto, melhores serão os resultados alcançados.

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Nascido em Montevidéu, Uruguai, Ariel vive e trabalha em Madri, Espanha. Ele é designer profissional desde 1980 e usuário de softwares

Leia mais

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha

Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Criar trabalhos realistas com o preenchimento de malha Ariel Garaza Díaz Sobre o autor Ariel mora e trabalha em Montevidéu, Uruguai. Tornou-se um designer profissional em 1980 e usa o software Corel desde

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS Vamos criar uma ilustração com uma cena do espaço parecida com a dos desenhos animados usando formas vetoriais simplificadas e cores sólidas. Veja como ilustrações

Leia mais

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros

Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros Leitura disponível em: www.tecmundo.com.br/imagem/1095-photoshop-recorte-imagens-mude-fundos-e-aplique-filtros.htm Muitas vezes precisamos recortar

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

Criar um convite. Conceito e design. Michaela Maginot

Criar um convite. Conceito e design. Michaela Maginot Criar um convite Michaela Maginot Conceito e design Convite completo com a caixa, o cartão e o envelope transparente. O objetivo era criar um convite que pudesse ser usado e alterado de diversas maneiras

Leia mais

ÍNDICE. CorelDRAW X4 -3- CAPÍTULO 1 INICIANDO O CorelDRAW... 7

ÍNDICE. CorelDRAW X4 -3- CAPÍTULO 1 INICIANDO O CorelDRAW... 7 ÍNDICE CorelDRAW X4 CAPÍTULO 1 INICIANDO O CorelDRAW... 7 CAPÍTULO 2 CONHECENDO A CAIXA DE FERRAMENTAS... 13 SELEÇÃO... 13 ZOOM... 14 RETÂNGULO... 15 RETÂNGULO COM 3 PONTOS... 15 ELIPSE... 16 ELIPSE COM

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 03 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 03 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Elaborar uma apresentação no formato slides; Microsoft Office Power Point 2007 O Microsoft

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X6 - cód.4930 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X6 Aula 3 Capítulo 2 - Criação e Layout do Documento Aula 4 2 - Criação

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Anatomia de uma mosca para pesca de salmão

Anatomia de uma mosca para pesca de salmão Anatomia de uma mosca para pesca de salmão Aleksy Pawluczuk Sobre o autor Sobre o autor Aleksy Pawluczuk é designer, escultor e fotógrafo de Cracóvia, Polônia. Ele dirige seus próprios estúdios de design,

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X8 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X8 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X8 1. Introdução ao CorelDRAW X8... 19 1.1. Novidades e Aprimoramentos... 21

Leia mais

DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Corel Draw. Interface. Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas

DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Corel Draw. Interface. Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas DESIGN GRÁFICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Corel Draw Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas Propriedades das Ferramentas Ferramentas: Retângulo e Elipse Ferramenta Objeto

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

ÍNDICE. PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o PowerPoint 2016...08 Conhecendo a tela...09 Exibir réguas e grades...14 Slide mestre...16 Iniciar uma apresentação em branco...17 Abrir uma apresentação existente...17

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód Horas/Aula Plano de Aula - CorelDRAW X7 - cód.5948 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao CorelDRAW X7 Aula 2 1 - Introdução ao CorelDRAW X7 Aula 3 Capítulo 2 - Desenvolvendo o Layout do Documento 1.1. Novidades

Leia mais

Criar um gráfico do início ao fim

Criar um gráfico do início ao fim Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Criar um gráfico do início ao fim Mostrar tudo O Microsoft Excel não fornece mais o assistente de gráfico. Como alternativa, crie um gráfico básico clicando

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Criando uma montagem no Photoshop

Criando uma montagem no Photoshop Criando uma montagem no Photoshop Descrição: Neste tutorial veremos como criaruma montagem usando diversos elementos como imagens, filtros, modos de mistura e ferramentas diversificadas. Pressione Ctrl+N

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Renderização Fácil com o DataCAD

Renderização Fácil com o DataCAD Renderização Fácil com o DataCAD Para obter a apresentação de um material de acabamento para um objeto criado dentro do DataCAD, o renderizador o2c aceita dois critérios independentes a cor do objeto dentro

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

Apostila de Photoshop

Apostila de Photoshop Instituto Presbiteriano Mackenzie Colégio Presbiteriano Mackenzie Informátiica Educaciionall Apostila de Photoshop São Paulo 2002 Índice Introdução... 3 Área de trabalho do Photoshop... 4 Caixa de Ferramentas...

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad

Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad Tutorial Imprimir em 3D com Inkscape e Tinkercad Imprimir em 3D obriga a saber modelar em 3D para criar objectos. Mas há uma técnica simples, que nos permite criar modelos 3D a partir de desenhos. Neste

Leia mais

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná.

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná. Gimp 2. 4. 7 Editor de Imagens 1 GIMP GNU Image Manipulation Program é um programa de código aberto. Utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos,

Leia mais

Apostila CorelDRAW 10

Apostila CorelDRAW 10 Apostila CorelDRAW 10 Sumário Introdução... 07 Iniciando o CorelDRAW... 08 Ambiente de trabalho... 09 Salvar um gráfico... 11 Abrir um gráfico... 12 Novo Gráfico... 13 Utilizando réguas de alinhamento...

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Corel Draw X6 Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar.

Paginação no Word º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. Paginação no Word 2003 1º Passo: Deixe o cursor no final da página anterior que você quer paginar. 2º Passo: Clique no menu Inserir Quebra... 3º Passo: No Tipo de quebras de seção marcar a opção Próxima

Leia mais

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS Colégio Pedro II Campus Realengo II Informática Educativa 2015 9º ano Professores: Sônia Sá Vianna (Desenho Geométrico), Simone da Costa Lima, Érika Santana e Alexandra Alves (informática Educativa) PROJETO

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5.

Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Introdução Artigo Original por: Nicu Buculei Traduzido por: Relsi Ramone Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5. Como fazer Neste fácil tutorial aprenderemos a

Leia mais

Tutorial QGIS Aula 10

Tutorial QGIS Aula 10 Geração de Cartas e Impressão Engenharia de Agrimensura e Cartografia Caio Henrique de Souza Gregory Baldim Carvalho Diego Fernandes Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Professor: Angelo Marcos

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Formatação de texto ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Criação de texto aleatório Vamos criar algum texto para experiências com formatação de texto Escreva no Word =rand(6,5) e depois

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Produzir um desenho realista com o CorelDRAW

Produzir um desenho realista com o CorelDRAW Produzir um desenho realista com o CorelDRAW Hugo Hansen Sobre o autor Sobre o autor Hugo Hansen vive nos arredores da bela cidade de Copenhague. Como um profissional experiente na indústria de design

Leia mais

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material*

Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* Unidade 29: Formatação condicional * 2010 material* 29.0 Introdução A formatação condicional é a formatação que depende do valor de uma célula ou seus conteúdos. Por exemplo, em um banco de dados de salários

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. 2. ed.

FORMATAÇÃO: WRITER. 2. ed. FORMATAÇÃO: WRITER 2017 2. ed. Como formatar o arquivo Sumário Como inserir quebra de página Pré-textual como configurar página Pré-textual como configurar parágrafo Textual e pós-textual como configurar

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB

FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB FORMAÇÃO GRÁFICA E WEB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESIGN GRÁFICO Corel Draw Interface Introdução ao CorelDRAW Ambiente de Trabalho Configurar página Ferramentas Propriedades das Ferramentas Ferramentas: Retângulo

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO NO POWER POINT 2016

CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO NO POWER POINT 2016 1 CRIANDO UMA APRESENTAÇÃO NO POWER POINT 2016 Professor Felipe Pusanovsky de Barros P rovavelmente você conhece o Power Point. Seja através de trabalhos de escola, faculdade, na empresa onde trabalha

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS

SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS SELECIONANDO E AGRUPANDO OBJETOS Quando acrescentamos recursos como uma Auto forma, um Gráfico, uma figura de Clip-art no seu slide, será criado um objeto. Um objeto é uma área retangular do slide, definida

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Vamos administrar os artigos que devem aparecer na página inicial. Clique em Conteúdo => Artigos em Destaque. Podemos mudar a ordem dos artigos utilizando as setas ou direto pela numeração. Obs: Para fazer

Leia mais

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar :

Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Calculadora Refinada feita em Java Crie um novo projeto conforme abaixo, encerrando com o botão Finalizar : Crie um novo arquivo para o projeto conforme abaixo,

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico

Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico Página 1 de 11 Excel > Analisando dados > Relatórios da Tabela Dinâmica > Fundamentos da Tabela Dinâmica Criar ou excluir um relatório de tabela dinâmica ou de gráfico dinâmico Mostrar tudo Para analisar

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

INFORMÁTICA 2008 (IGP-RS / PERITO CRIMINAL / FDRH / 2008)

INFORMÁTICA 2008 (IGP-RS / PERITO CRIMINAL / FDRH / 2008) INFORMÁTICA 2008 13. Analise as afirmativas abaixo sobre a Lixeira no Windows. I Quando a Lixeira está cheia, o Windows automaticamente limpa espaço suficiente nela para acomodar os arquivos e pastas excluídos

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Guia de Início Rápido do Kdenlive

Guia de Início Rápido do Kdenlive Esta documentação foi convertida a partir da página da Base de Usuários do KDE Kdenlive/Manual/QuickStart. Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Criar um novo projeto 5 2 Adicionar vídeos 7 3 Linha do tempo

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016 Noções básicas Vamos trabalhar com o Microsoft Office EXCEL 2010, software que está instalado em todos os computadores da escola. O EXCEL é uma folha de cálculo eletrónica, isto é, um programa que permite

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo

Jornal do Padre. Instruções para usar este modelo. Continuação dos artigos nas páginas. Usando estilos neste modelo Jornal do Padre Volume 1, Edição 1 outubro de 2010 Continuação dos artigos nas páginas Seu codinome Nome da sua empresa Este documento foi criado usando caixas de texto vinculadas, que permitem que os

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

AI: Procedimentos básicos. Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI

AI: Procedimentos básicos. Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI AI: Procedimentos básicos Mais algumas dicas úteis de apoio aos trabalhos a desenvolver com recurso ao AI A Selection Tool (seta preta) permite selecionar um objeto ou grupo de objetos clicando duas vezes

Leia mais

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw.

ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT INTRODUÇÃO PASSO 01 PASSO 02 PASSO 03. em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. INTRODUÇÃO ENVIAR DESENHOS PARA O SILHOUETTE CONNECT em versões que suportam o Adobe Illustrator e o CorelDraw. Illustrator e o CorelDRAW, e fornece uma maneira simples de cortar desenhos ENVIANDO UM DESENHO

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta.

1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. Broffice.org Augusto Cesar Informática Para Concursos 1. A figura acima ilustra uma janela do BrOfficeWrite. Com base na figura e acerca do BrOffice Write, assinale a opção correta. A) Para se alterar

Leia mais

Aula 07 Excel

Aula 07 Excel Aula 07 Excel 2007-2010 Prof. Esp. Luiz Antônio Meira 1 Microsoft Excel O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Desenho em perspectiva

Desenho em perspectiva Desenho em perspectiva Introdução ao desenho em perspectiva Predefinições de grade de perspectiva Desenhar novos objetos em perspectiva Anexar objetos à perspectiva Liberar objetos com perspectiva Colocação

Leia mais

Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble

Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble Tutorial da Utilidade DTMLink da Trimble A utilidade DTMLink da Trimble lhe permite importar superfícies de outras marcas e criar novas superfícies. Pode-se então editar as superfícies, se necessário,

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

5.2. Pipeta. Ferramenta 2: Luz/sombra

5.2. Pipeta. Ferramenta 2: Luz/sombra Ferramenta 2: Luz/sombra Luz em 0 e sombra em 100% Com a ferramenta de luz/sombra, os pontos mais claros e mais escuros da imagem podem ser especificados manualmente. Através da do diálogo Predefs \ Auto

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais