INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS- IBAMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS- IBAMA"

Transcrição

1 DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS- IBAMA "Debate: a intoxicação de profissionais e estudantes da Escola Municipal de São José do Pontal, localizada na zona rural do Município de Rio Verde, estado de Goiás, com a pulverização de agrotóxicos através de aeronave agrícola". COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL CAMARA DOS DEPUTADOS Marcio Rosa Rodrigues de Freitas Coordenador Geral de Avaliação de Substâncias Químicas Brasília, 13 de agosto de 2013

2 - O Fato - As Circunstâncias - A atuação do IBAMA - Questões adicionais

3 Escola Municipal Rural São José do Pontal, situada na zona rural de Rio Verde- GO

4 A aeronave estava pulverizando o inseticida sistêmico de contato e ingestão Engeo Pleno na cultura do milho (Zea mays) e a deriva, intensificada pelo vento, atingiu a escola, vizinha à lavoura.

5 Foram atendidas no Hospital Municipal Dona Zebra (Montividiu-GO), 37 pessoas, sendo 29 crianças e 8 adultos. A idade das crianças variaram entre 08 a 17 anos e os adultos, de 19 a 47 anos.

6 A empresa responsável pela aplicação aérea foi a AEROTEX Aviação Agrícola.

7 Conforme documento de contratação de serviço, a empresa foi contratada para a aplicação de Engeo Pleno, em 208 ha, plantado com milho. Foram entregues para a aplicação 55 L de produto, com previsão de se utilizar 52,5 L.

8 O produto e a dose a serem aplicados na lavoura foram prescritos por Engenheiro Agrônomo da empresa Cooperativa COMIGO (COOP. AGRO. PROD.R.S.GOIANO), a mesma responsável pela venda do produto, situada em Montividiu-GO. O receituário previa aplicação do produto na cultura da soja e controle da praga Anticarsia gemmatalis. A receita agronômica possuía a frase A aplicação aérea NÃO É PERMITIDA.

9 Houve perícia no local da pulverização ilegal, ocorrendo recolhimento de algumas embalagens do inseticida Engeo Pleno e coleta, na aeronave, do produto para análise laboratorial.

10 O produto Engeo Pleno é utilizado para o controle, na cultura do milho, das pragas: Lagarta-militar/Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Percevejo-barriga-verde (Dichelops melacanthus) e Tripes (Frankliniella williamsi). Esse produto é uma mistura composta por dois ingredientes ativos TIAMETOXAM (neonicotinóide) (141g/L) e LAMBDA-CIALOTRINA (piretróide) (106 g/l) e é classificado como: CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA- III - MEDIANAMENTE TÓXICO CLASSIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL - I - PRODUTO ALTAMENTE PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE.

11 O produto Engeo Pleno não possui indicação para aplicação aérea na cultura de Milho e a aplicação aérea de produtos à base de Tiametoxam, Imidacloprido, Clotianidina e Fipronil, em diversas culturas, inclusive milho, foi posteriormente proibida pelo IBAMA a partir de 19 de julho de 2012.

12 A aplicação aérea possui as seguintes condições de aplicação que não foram observadas: I - não é permitida a aplicação aérea de agrotóxicos em áreas situadas a uma distância mínima de: a) quinhentos (500) metros de povoações, cidades, vilas, bairros, de mananciais de captação de água para abastecimento de população; b) duzentos e cinquenta (250) metros de mananciais de água, moradias isoladas e agrupamentos de animais;... V - as aeronaves agrícolas, que contenham produtos químicos, ficam proibidas de sobrevoar as áreas povoadas, moradias e os agrupamentos humanos, ressalvados os casos de controle de vetores, observadas as normas legais pertinentes.

13 A escola está entre as duas áreas de lavoura. As distâncias entre as dependências da escola (pátio de recreação, pátio da escola e salas de aula) até as lavouras variam de 15 a 60 metros. Na mesma situação, encontra-se o Centro dos Assentados, utilizado para administração de palestras, refeitório e outras atividades coletivas

14 O centro utiliza um dos mananciais para a o consumo humano preparação de refeições, dessedentação humana e animal e higiene e limpeza em geral. Esse manancial está a menos de 300 metros da lavoura.

15 O poço formado pela nascente, que é utilizado para recreação dos alunos da escola, está a aproximadamente 20 metros da lavoura de milho.

16 Verifica-se, dessa forma, que as distâncias mínimas exigida para a aplicação por meio da pulverização aérea NÃO foram respeitadas pela empresa Aerotex.

17 Toda a aplicação por pulverização aérea deve ser efetuada com a atuação de uma equipe que deve planejar o trabalho de forma a evitar pulverizações fora da área prevista (deriva aérea), de maneira a reduzir o uso de produtos e evitar a contaminação do meio ambiente ou a intoxicação de pessoas, o que otimiza a aplicação dos insumos, evita desperdícios e reduz a possibilidade de dano ambiental ou de dano a saúde. Cuidados como: posição, velocidade do vento, obstáculos, reserva florestal, mananciais, nascentes, moradias, etc, são de responsabilidade da equipe que é formada por profissionais qualificados para esse tipo de trabalho. O proprietário da lavoura e os responsáveis pela aplicação aérea declararam desconhecer a proibição de aplicação aérea do produto e a época de aplicação recomendada, igualmente indevida segundo a bula do produto.

18 Em consulta ao Sistema de Cadastro, Arrecadação e Fiscalização SICAFI, observou-se que a empresa AEROTEX NÃO está cadastrada na Categoria: Serviços de Utilidade; e Descrição: Aplicação de agrotóxicos e afins. Conforme consulta na Receita Federal (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral), a empresa tem o nome empresarial de AEROTEX AVIAÇÃO AGRÍCOLA LTDA EPP e tem como atividade econômica o serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas.

19 Em vistoria realizada no depósito da Cooperativa COMIGO (COOP. AGRO. PROD.R.S.GOIANO) e nas embalagens apreendidas pela delegacia de policia foi observado que as embalagens de 5L de Engeo Pleno (data de fabricação: Jul -2012, lote PLN 2 H ) não continham etiqueta, folheto complementar ou congênere contendo a frase de advertência tornada obrigatória pelo IBAMA.

20 Esta etiqueta é complementar ao rótulo e bula do produto e sua utilização é obrigatória para produtos a base de Tiametoxam comercializados a partir de outubro de A Nota fiscal de venda dos produtos também não fazia menção à restrição de sua utilização.

21 O IBAMA autuou: - a empresa AEROTEX responsável pela aplicação aérea do Produto e - a empresa Syngenta titular do Registro do Produto ENGEO PLENO, As autuações tiveram por base a legislação vigente, as atribuições do IBAMA e as infrações cometidas por cada uma delas pelas razões antes expostas.

22 Atuam oficialmente no segmento de pulverização aérea 149 empresas, segundo dados da Associação Nacional de Aviação Civil (Anac). Somando com os produtores que possuem aviões próprios para realizar as aplicações, a frota aero agrícola do Brasil alcançou em junho de aviões, utilizados principalmente nas Regiões Centro-Oeste e no Sul. Essa frota tem crescido constantemente. Nos últimos quatro anos, a quantidade de aeronaves destinadas à agricultura cresceu 77%. (Fonte: CNA,2013)

23 Esses aviões pulverizam uma área estimada de 25 milhões de hectares, correspondente a 40% da área agrícola brasileira. Segundo a Andef, com a possibilidade de que a agricultura avance nos próximos dez anos sobre 35 milhões de hectares ocupados hoje com pastagens, a área a receber pulverizações aéreas deve aumentar na mesma proporção e incorporar mais 14 milhões de hectares nesse prazo. (Fonte: CNA,2013)

24 Obrigado! Marcio R. Rodrigues de Freitas Coordenador Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas IBAMA marcio.freitas@ibama.gov.br SCEN Trecho 2, Ed. Sede do IBAMA Bl. C Brasília DF Tel.: (61) Fax: (61)

Ernane Silveira Rosas CRN3: Nutricionista

Ernane Silveira Rosas CRN3: Nutricionista CONTRA O USO DE AGROTÓXICOS Ernane Silveira Rosas CRN3: 00057 Nutricionista Desde2008oBrasiléomaior consumidor de Agrotóxicos do mundo Contamos com apenas 5% da área cultivada entre os 20 maiores países

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS FISCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA PRESTADORAS DE SERVIÇO NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS Eng. Agr. Maristela Neves da Conceição SAA/CDA CFICS EDA/Registro Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Leia mais

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Audiência pública Câmara Federal 11 de dezembro de 2012 Alexandre J. Cattelan Chefe-Geral

Leia mais

Mistura em tanque. Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários

Mistura em tanque. Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários Mistura em tanque OCB Curso de Especialização Atualização no Cultivo da Soja Londrina - Embrapa Soja - 18/04/2018 Marcelo Bressan Adriana Casagrande Auditores Fiscais Federais Agropecuários PROPOSTA INC

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Quarta-feira Ano Nº 2471 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Lei Nº 464 de 08 de Outubro de 2018 - Fica expressamente proibido a pulverização aérea de defensivo

Leia mais

Operação Webcida - Agrotóxicos

Operação Webcida - Agrotóxicos Operação Webcida - Agrotóxicos XIX Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente Curitiba 26/04/2019 Marcelo Bressan Auditor Fiscal Federal Agropecuário Serviço de Fiscalização de Insumos

Leia mais

Rainforest Alliance Requisitos de pulverização aérea para Brasil. Julho, 2017 Versão 1

Rainforest Alliance Requisitos de pulverização aérea para Brasil. Julho, 2017 Versão 1 Rainforest Alliance Requisitos de pulverização aérea para Brasil Julho, 2017 Versão 1 D.R. 2017 Red de Agricultura Sostenible, A.C. Este documento é fornecido pela Rede de Agricultura Sustentável, A.C.

Leia mais

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009 Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas Exigências legais do MAPA Jaguariúna SP junho de 2009 REGULAMENTAÇÃO Histórico da Legislação 1934: Decreto que aprova o Regulamento de

Leia mais

XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas Curitiba/PR, 23 de agosto de 2016

XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas Curitiba/PR, 23 de agosto de 2016 PAINEL Aspectos Regulatórios da Área de Agrotóxicos: Processo de Reavaliação de Herbicidas no Brasil Avaliação e Reavaliação de Herbicidas: como funciona e o que o MAPA pode fazer. XXX Congresso Brasileiro

Leia mais

Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA

Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA Pulverização Aérea CARTILHA EXPLICATIVA 1 A modernização da agricultura mundial O crescimento na demanda mundial de alimentos trouxe um novo desafio para a agricultura. A necessidade de evoluir na produtividade

Leia mais

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida XV Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição 02 de agosto de 2016 Teresina, PI Agrotóxicos no Brasil Evolução de Indicadores Agrários Agrotóxicos

Leia mais

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS VEIS - IBAMA Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos Reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários

Leia mais

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas João Carlos Nunes - Ger. TS Latam Nufarm CSM PR _ Agosto, 2016 INSIDE FS é o novo inseticida para tratamento de sementes no portfólio

Leia mais

Abelhas X Agrotóxicos

Abelhas X Agrotóxicos Abelhas X Agrotóxicos Informativo aos apicultores e meliponicultores 2ª Edição 2016 Abelhas X Agrotóxicos Informativo aos apicultores e meliponicultores Autores: Wilson José Gussoni (wjgussoni@hotmail.com)

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Leia mais

Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA. Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental

Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA. Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental Alterações na legislação de minor crops e as implicações para a cultura do morango: uma visão do IBAMA Danilo Lourenço de Sousa Analista Ambiental Jaguariúna, 5 de maio de 2010 Registro de agrotóxicos

Leia mais

AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS

AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS AVIAÇÃO AGRÍCOLA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS E RELATOS DE CASOS Eng.ª Agr.ª Ane Beatriz Camargo Veronez Eng.ª Agr.ª Cristina Abi Rached Iost ENFISA REGIONAL 2013 FLORIANÓPOLIS/SC MAPA ATRIBUIÇÕES FISCALIZATÓRIAS

Leia mais

A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca

A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia 03/07/2018 A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca Edson Hirose Embrapa Soja Roteiro Agroecossistema

Leia mais

Encontro de Fiscalização sobre Agrotóxicos - Regional Sul, Sudeste e Centro Oeste

Encontro de Fiscalização sobre Agrotóxicos - Regional Sul, Sudeste e Centro Oeste Encontro de Fiscalização sobre Agrotóxicos - Regional Sul, Sudeste e Centro Oeste Florianópolis, 07 a 09 de maio de 2013 TEMA PROPOSTO PELO MATO GROSSO DO SUL AUTO DE INFRAÇÃO X RECEITA AGRONÔMICA SISTEMA

Leia mais

Efetividade da legislação sobre agrotóxicos na zona rural de Barbacena

Efetividade da legislação sobre agrotóxicos na zona rural de Barbacena Efetividade da legislação sobre agrotóxicos na zona rural de Barbacena Pablo Garcia de Oliveira 1, Marlene de Paula Pereira 2 1. Graduando do curso Superior em Agronomia do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso

Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso Legislação de Agrotóxicos, Receituário Agronômico, Comercialização e Uso Aspectos Técnicos e Legais Passo Fundo, 24 de Julho de 2015 Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma Presidente da AEAPF Conselheiro da CEAGRO

Leia mais

PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA. XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016

PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA. XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016 PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016 RESUMO Legislação Federal de Agrotóxicos Necessidade do

Leia mais

- a necessidade de disciplinar a prescrição de receitas agronômicas para gerar uma correta informação ao usuário de agrotóxicos fitossanitários;

- a necessidade de disciplinar a prescrição de receitas agronômicas para gerar uma correta informação ao usuário de agrotóxicos fitossanitários; RESOLUÇÃO SEAPPA N 20, DE 06 DE AGOSTO DE 2018 Dispõe sobre procedimentos para habilitação visando a prescrição de receitas agronômicas, mediante a utilização de aplicativo informatizado da SEAPPA, e dá

Leia mais

ANEXO ÚNICO MULTAS INFRAÇÃO

ANEXO ÚNICO MULTAS INFRAÇÃO ANEXO ÚNICO MULTAS INFRAÇÃO VALOR EM UFR-PI I - INFRAÇOES LEVES (MULTA DE 100 a 2.000 UFR-PI) 1 - não comunicação de alteração de cadastro no prazo de 30 (trinta) dias, de empresas prestadoras de serviços

Leia mais

Remediação de Solo e Diretrizes para Gestão de Aguas Subterrâneas

Remediação de Solo e Diretrizes para Gestão de Aguas Subterrâneas RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA DIRETORIA DE QUALIDADE AMBIENTAL - DIQUA Seminário FIESP Cooperação Brasil-Holanda: Remediação de Solo e Diretrizes para Gestão de Aguas Subterrâneas Recuperação de

Leia mais

AG 97 - DSV Manejo Integrado de Plantas Daninhas; Manejo da resistência de daninhas a herbicidas; Uso de herbicidas - HRAC

AG 97 - DSV Manejo Integrado de Plantas Daninhas; Manejo da resistência de daninhas a herbicidas; Uso de herbicidas - HRAC AG 97 - DSV - 2016 Manejo Integrado de Plantas Daninhas; Manejo da resistência de daninhas a herbicidas; Uso de herbicidas - HRAC Registro de Patentes Manejo Integrado de Plantas Daninhas Prevenção Controle

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD

BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD INSETICIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros

Leia mais

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos

b) comprovante de pagamento do Documento de Recolhimento de Receitas - DR, realizado em qualquer agência da rede bancária autorizada, segundo códigos MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos Lei nº 7.802 de 1989 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita O art. 1º, da Lei nº 7.802/1989, estabelece que a pesquisa, a

Leia mais

PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Principal causa da deriva Fatores que determinam o risco de deriva Como reduzir o risco de deriva? Fatores

Leia mais

LEGISLAÇÃO: MARCO REGULATÓRIO PARA O TRATAMENTO DE SEMENTES NO BRASIL

LEGISLAÇÃO: MARCO REGULATÓRIO PARA O TRATAMENTO DE SEMENTES NO BRASIL LEGISLAÇÃO: MARCO REGULATÓRIO PARA O TRATAMENTO DE SEMENTES NO BRASIL Júlio César Garcia Fiscal Federal Agropecuário LASO/LANAGRO/MG José Maurício Pereira Fiscal Federal Agropecuário UTRA/LRV/SDFA/MG Piracicaba/SP

Leia mais

Sementes Tratadas não Comercializadas e suas Embalagens. Proposta de Destinação Ambientalmente Adequada

Sementes Tratadas não Comercializadas e suas Embalagens. Proposta de Destinação Ambientalmente Adequada Sementes Tratadas não Comercializadas e suas Embalagens Proposta de Destinação Ambientalmente Adequada Edivandro Seron Foz do Iguaçu, 09 de agosto de 2017 Tratamento Industrial de Sementes O tratamento

Leia mais

E E FICÁCIA C OMPROVADAS

E E FICÁCIA C OMPROVADAS SELETIVIDADE E E FICÁCIA C OMPROVADAS Fungicida Seletivo e Eficaz PRISMA, a base do ativo Difenoconazole, é um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, com ação predominantemente preventiva. Possui distribuição

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA

BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA BOLETIM TÉCNICO IHARA INSETICIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros para proteger suas lavouras contra pragas,

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA: EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS E GRAVAMES À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE

AUDIÊNCIA PÚBLICA: EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS E GRAVAMES À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE AUDIÊNCIA PÚBLICA: EXPOSIÇÃO AOS AGROTÓXICOS E GRAVAMES À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE Experiência do MPSP no combate ao uso abusivo da pulverização aérea nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar GABRIEL LINO

Leia mais

CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL - CNA CADASTRO DO EMPRESÁRIO OU EMPREGADOR RURAL - PESSOA JURÍDICA

CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL - CNA CADASTRO DO EMPRESÁRIO OU EMPREGADOR RURAL - PESSOA JURÍDICA CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL CNA CADASTRO DO EMPRESÁRIO OU EMPREGADOR RURAL PESSOA JURÍDICA I. TIPO DE ATUALIZAÇÃO (para uso CNA): Inclusão Alteração Cancelamento II. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO: RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR E DO EMPREGADO

LEGISLAÇÃO: RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR E DO EMPREGADO LEGISLAÇÃO: RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR E DO EMPREGADO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ao Trabalh ÍNDICE Contexto 01 Os números 02 Legislação NR 31 03 Principais vetos

Leia mais

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO COMO INSTRUMENTO DE FISCALIZAÇÃO ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí RECEITUÁRIO AGRONÔMICO COMO INSTRUMENTO Francisco de Assis Filho Gerente de Defesa Vegetal Bom Jesus, agosto/2013 RECEITUÁRIO AGRONÔMICO COMO INSTRUMENTO

Leia mais

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 1a. Aula - Conceitos

Leia mais

Disposição final de agrotóxicos na agricultura: A visão do governo brasileiro

Disposição final de agrotóxicos na agricultura: A visão do governo brasileiro INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA Disposição final de agrotóxicos na agricultura: A visão do governo brasileiro III Workshop Latino Americano sobre Biobed

Leia mais

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF

6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF - SEAGRI 6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá Núcleo Rural Pipiripau Planaltina-DF BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA PRODUÇÃO DE MARACUJÁ

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO RELATÓRIO TÉCNICO DE OBSERVAÇÃO NO ACAMPAMENTO HELENIRA REZENDE E ENTORNO Relator: Prof. Dr. Rodrigo de Almeida Muniz Graduação: Engenheiro Agrônomo (UENF) Mestrado: Produção Vegetal (UENF) Doutorado:

Leia mais

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas Depto de Biologia / Centro de Estudos de Insetos Sociais Instituto de Biociências de Rio Claro SP UNESP IB INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas,

Leia mais

6º Colóquio Nacional do Milho

6º Colóquio Nacional do Milho 6º Colóquio Nacional do Milho 11 de Fevereiro, 2011, Santarém Ana Bárbara Oliveira Divisão de Homologação e Avaliação Toxicológica, Ecotoxicológica, Ambiental e de Identidade de produtos Fitofarmacêuticos,

Leia mais

Phase-out de Agrotóxicos no Brasil: Ordem Econômica e Meio Ambiente

Phase-out de Agrotóxicos no Brasil: Ordem Econômica e Meio Ambiente Phase-out de Agrotóxicos no Brasil: Ordem Econômica e Meio Ambiente o malathion e diazinona foram classificados como provavelmente carcinogênicos para humanos (Grupo 2A). o malathion e diazinona foram

Leia mais

Situação Atual da Reavaliação Ambiental de Agrotóxicos

Situação Atual da Reavaliação Ambiental de Agrotóxicos Situação Atual da Reavaliação Ambiental de Agrotóxicos Colmeia Viva, 01/09/16 Flávia Viana-Silva Colaboração: Equipe Reavaliação Risco Especificamente falando de substâncias tóxicas: Risco é a probabilidade

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE AGROTÓXICOS, RECEITUÁRIO AGRONÔMICO, COMERCIALIZAÇÃO E USO Aspectos técnicos e legais

LEGISLAÇÃO DE AGROTÓXICOS, RECEITUÁRIO AGRONÔMICO, COMERCIALIZAÇÃO E USO Aspectos técnicos e legais LEGISLAÇÃO DE AGROTÓXICOS, RECEITUÁRIO AGRONÔMICO, COMERCIALIZAÇÃO E USO Aspectos técnicos e legais 1. Sem dúvida a questão precisa ser atacada na PROPRIEDADE, o que requer ASSISTÊNCIA TÉCNICA qualificada.

Leia mais

Nota contra pulverização aérea de inseticidas para controle de vetores

Nota contra pulverização aérea de inseticidas para controle de vetores Nota contra pulverização aérea de inseticidas para controle de vetores A proposta elaborada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola pretende realizar estudos-piloto pulverizando malation

Leia mais

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993 Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977 - Decreto 793 de 05/4/1993 Ementa: Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977, que regulamentam, respectivamente,

Leia mais

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO INDEA-MT

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO INDEA-MT INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO INDEA-MT Márcio Adélio de Carvalho Coordenador CFJP Médico Veterinário INDEA-MT Fiscal Estadual de Defesa Agrop. e Ftal Abril /2016 INDEA-MT O

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Fiscalização de atividades com organismos geneticamente modificados 15 Artigo Técnico 2 Fiscalização de Atividades

Leia mais

Legislação e registro de fungicidas no Brasil

Legislação e registro de fungicidas no Brasil Legislação e registro de fungicidas no Brasil Marcella Alves Teixeira Auditora Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Definição de agrotóxicos e afins Produtos

Leia mais

PORTARIA IMA Nº 1.650, de

PORTARIA IMA Nº 1.650, de PORTARIA IMA Nº 1.650, de 18-08-2016 DOE 20-08-2016 *Nota do editor: texto consolidado extraído do site oficial cujo sítio eletrônico é: file:///c:/users/tjusti/downloads/portaria%201650-10.11.16%20(2).pdf

Leia mais

Atual Cenário da Avaliação de Risco para Polinizadores no Brasil. Fórum de Especialistas CGEE 15/09/2016

Atual Cenário da Avaliação de Risco para Polinizadores no Brasil. Fórum de Especialistas CGEE 15/09/2016 Atual Cenário da Avaliação de Risco para Polinizadores no Brasil Fórum de Especialistas CGEE 15/09/2016 Karina Cham Analista Ambiental Carlos Tonelli Analista Ambiental Programação Papel do Ibama no Registro

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas Resistência de Insetos a Inseticidas Celso Omoto Universidade de São Paulo / ESALQ celso.omoto@usp.br ROTEIRO Magnitude do problema de resistência de pragas a inseticidas e tecnologias Bt Principais estratégias

Leia mais

Indicações Registradas

Indicações Registradas Marca Comercial Titular do Registro Nº Registro MAPA Dimax 480 SC NUFARM INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S.A. - 7507 07.467.822/0001-26 Classe Acaricida - Inseticida Ingrediente Ativo (I.A.) diflubenzurom

Leia mais

Aplicação do GHS para fertilizantes. Tatiane Moretti Gerente de Assuntos Técnicos da Área de Avaliação & Comunicação de Perigo

Aplicação do GHS para fertilizantes. Tatiane Moretti Gerente de Assuntos Técnicos da Área de Avaliação & Comunicação de Perigo Aplicação do GHS para fertilizantes Tatiane Moretti Gerente de Assuntos Técnicos da Área de Avaliação & Comunicação de Perigo Outubro/2018 Conteúdo Programático I. Contextualização de produtos químicos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO

Leia mais

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6.

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6. Defensivos Agrícolas, Produtos Fitossanitários, Agrotóxicos ou Pesticidas? FCA / UNESP Campus de Botucatu DPV Defesa Fitossanitária raetano@fca.unesp.br TERMINOLOGIA Agrotóxicos: Lei dos Agrotóxicos 7.802/89

Leia mais

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro

Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS PECUÁRIOS SEFIP - GO Critérios e procedimentos para a fabricação, fracionamento, importação e comercialização dos produtos isentos de registro Márcia Virgínia Santos

Leia mais

1. É possível zerar o uso de agrotóxicos na agricultura? Qual seria o impacto de uma medida como essa?

1. É possível zerar o uso de agrotóxicos na agricultura? Qual seria o impacto de uma medida como essa? Íntegra da resposta do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) Confira a resposta do Sindiveg à reportagem Coquetel com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada

Leia mais

Recolhimento e Destinação de Embalagens de Sementes Tratadas. Edivandro Seron

Recolhimento e Destinação de Embalagens de Sementes Tratadas. Edivandro Seron Recolhimento e Destinação de Embalagens de Sementes Tratadas Edivandro Seron Foz do Iguaçu, 25 de agosto de 2016 Aplicação da Legislação Lei nº 7.802 de 11 de julho de 1989 Decreto nº 4.074 de 4 de janeiro

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. LEI Nº 12.280, DE 24 DE JANEIRO DE 1994. - Vide a lei nº 9.614 de 17/12/1984 e Regulamentada pelo Decreto nº 4.580

Leia mais

DEFENSIVOS PARA GRAMADOS

DEFENSIVOS PARA GRAMADOS LEGISLAÇÃO E REGISTRO DE DEFENSIVOS PARA GRAMADOS Prof. Dr. Carlos Gilberto Raetano FCA/UNESP Campus de Botucatu Depto. Produção Vegetal Defesa Fitossanitária Raetano@fca.unesp.br LEGISLAÇÃO - AGROTÓXICOS

Leia mais

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br

Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal. Prof. Luís Carlos Silva de Moraes terra.com.br Os desafios da contextualização na análise do Código Florestal Prof. Luís Carlos Silva de Moraes moraes.luis @ terra.com.br 38%: prop. rurais 4%: urbano 58%: qual destinação? 58%: ponto de partida do planejamento

Leia mais

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos

Seminário. de Vigilância em Saúde. a Agrotóxicos Seminário de Vigilância em Saúde Seminário de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos de Populações Expostas a Agrotóxicos Brasília 06 e 07 de novembro de 203 Superintendência de Vigilância

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE PREENCHER A RECEITA AGRONÔMICA

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE PREENCHER A RECEITA AGRONÔMICA LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE PREENCHER A RECEITA AGRONÔMICA 1. A distribuição do Receituário Agronômico 1 ART, conforme modelo determinado pela Câmara de Agronomia, é efetuada pelo CREA-BA, através de sua

Leia mais

A POLÍTICA DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ AÇÕES E DESAFIOS

A POLÍTICA DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ AÇÕES E DESAFIOS A POLÍTICA DE AGROTÓXICOS NO ESTADO DO CEARÁ AÇÕES E DESAFIOS Petrolina Pernambuco 09 a 11/04/2013 MARCOS TEMÁTICOS 1. Plano Estadual de Ação Conjunta em Agrotóxicos 2. Marco Legal: Revisão da Lei Estadual

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS MAIS COMERCIALIZADOS EM JI-PARANÁ/RO EM 2013

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS MAIS COMERCIALIZADOS EM JI-PARANÁ/RO EM 2013 DEFENSIVOS AGRÍCOLAS MAIS COMERCIALIZADOS EM JI-PARANÁ/RO EM 2013 Caryne Ferreira Ramos, Olailson Jardim, Vinicius de Andrade Sena, Renata Gonçalves Aguiar, Adriana Aparecida dos Santos RESUMO Com a intensificação

Leia mais

CAMARA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL E PRODUTO DAS ABELHAS REGISTRO DE AGROTÓXICOS E POLINIZADORES

CAMARA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL E PRODUTO DAS ABELHAS REGISTRO DE AGROTÓXICOS E POLINIZADORES INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA CAMARA SETORIAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MEL E PRODUTO DAS ABELHAS REGISTRO DE AGROTÓXICOS E POLINIZADORES Marcio Rosa Rodrigues

Leia mais

NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes.

NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes. NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes. Gerência Geral de Toxicologia - GGTOX Gerência de Saneantes - GESAN Diretoria de Autorização

Leia mais

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 Dispõe sobre o Termo de Autorização de Uso de Benzoato de Emamectina na transição para o manejo convencional em caráter regular

Leia mais

Comunicado Técnico 09

Comunicado Técnico 09 Comunicado Técnico 09 ISSN 2177-854X Maio. 2011 Uberaba - MG Regulagem de Pulverizadores Agrícolas de Barras Responsável: Paulo Roberto Pala Martinelli E-mail: prpmartinelli@yahoo.com.br Engenheiro Agrônomo;

Leia mais

ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10

ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10 fls. 186 ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL. 02 2. LEVANTAMENTO DE DADOS FL. 03 3. VISTORIA FL. 06 4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10 5. CÁLCULO DOS VALORES DOS IMÓVEIS FL. 11 6. PARECER CONCLUSIVO

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICÁVEL À AVIAÇÃO AGRÍCOLA: ASPECTOS CIVIS E CRIMINAIS

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICÁVEL À AVIAÇÃO AGRÍCOLA: ASPECTOS CIVIS E CRIMINAIS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICÁVEL À AVIAÇÃO AGRÍCOLA: ASPECTOS CIVIS E CRIMINAIS Rodrigo Chavari de Arruda¹,Antonio Aparecido Mendes Junior², William Ramos³ ¹Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI 1.238, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1991 1 e 2 Estabelece normas sobre uso, produção, consumo, comércio e armazenamento de agrotóxicos. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, faço saber que a Assembléia

Leia mais

A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril)

A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) A aplicação dos produtos fitofarmacêuticos em ambiente agrícola e florestal (Lei n.º 26/2013, de 11 de abril) Paula Mourão SEMINÁRIO Gorgulho do eucalipto Santa Cruz da Trapa, 17 de março de 2016. PRODUTOS

Leia mais

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados

Leia mais

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso:

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso: Os agrotóxicos são produtos químicos destinados a controlar as pragas e as doenças que causam danos à produção agrícola. São também consideradas agrotóxicos as substâncias empregadas como desfolhantes,

Leia mais

Lei nº 9.121, de 30 de dezembro de (Publicação Diário do Executivo Minas Gerais 31/12/1985)

Lei nº 9.121, de 30 de dezembro de (Publicação Diário do Executivo Minas Gerais 31/12/1985) Lei nº 9.121, de 30 de dezembro de 1985. Regulamenta o uso de agrotóxicos e biocidas no Estado de Minas Gerais e dá outras providências. (Publicação Diário do Executivo Minas Gerais 31/12/1985) O Povo

Leia mais

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 1a. Aula - Conceitos

Leia mais

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012

Banco do Brasil e o Agronegócio. Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio Fevereiro 2012 Banco do Brasil e o Agronegócio 61,6% do Crédito Rural/Agroindustrial no País (SNCR 31.09.2011); 77% dos valores aplicados no Pronaf (SNCR); 1,4 milhões de

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE SEMENTES E MUDAS - SNSM

SISTEMA NACIONAL DE SEMENTES E MUDAS - SNSM SISTEMA NACIONAL DE SEMENTES E MUDAS - SNSM PRODUÇÃO DE SEMENTES ANA DIONISIA L. COELHO NOVEMBRE SITUAÇÃO Cultivar criado multiplicações semente utilizada pelo agricultor OBJETIVO CULTIVAR CRIADO = CULTIVAR

Leia mais

Associação Brasileira de Sementes e Mudas. LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes

Associação Brasileira de Sementes e Mudas. LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes Associação Brasileira de Sementes e Mudas LEGISLAÇÃO Tratamento de Sementes Disposições Preliminares Art 2º (...) XXIX - sementes revestidas: aquelas em que materiais diferenciados tenham sido aplicados

Leia mais

COORDENADOR DE DEFESA AGROPECUÁRIA

COORDENADOR DE DEFESA AGROPECUÁRIA COORDENADOR DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA N. 16, DE 22 DE MARÇO DE 2018 Estabelece os procedimentos informatizados para o monitoramento da comercialização, utilização e destinação final dos resíduos

Leia mais

VP Negócios Emergentes SN Agronegócios. Crédito Rural

VP Negócios Emergentes SN Agronegócios. Crédito Rural VP Negócios Emergentes SN Agronegócios Crédito Rural Agronegócio no Brasil fonte: SECEX/MDIC PIB Brasil 2013 R$ 4.838 bi Agronegócios R$ 1.020 bi * 21.08% US$ Bilhões 300 250 200 Exportações Brasileiras

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Certificação

Leia mais

Carta de Natal. Encontro de Fiscalização sobre Agrotóxicos Região Nordeste 14 a 16 de abril de 2010

Carta de Natal. Encontro de Fiscalização sobre Agrotóxicos Região Nordeste 14 a 16 de abril de 2010 Carta de Natal Encontro de sobre Agrotóxicos Região Nordeste 14 a 16 de abril de Os representantes dos Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA REFÚGIO E COEXISTÊNCIA PLANTIO DO REFÚGIO O plantio das áreas de refúgio representa o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) dos híbridos com as Tecnologias VT PRO. A preservação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2004 Título: Instrução Normativa nº 1, de 01 de abril de 2004 Ementa não oficial: Ficam definido os procedimentos complementares para aplicação do Decreto n o 4.680, de 24 de abril de 2003, que dispõe sobre

Leia mais

Fiscalização de Agrotóxicos e Afins no Estado de São Paulo

Fiscalização de Agrotóxicos e Afins no Estado de São Paulo Fiscalização de Agrotóxicos e Afins no Estado de São Paulo Jaguariúna, SP Junho de 2009 Davi Carvalho de Souza Engenheiro Agrônomo Fiscal Federal Agropecuário BRASIL LEGISLAÇÃO FEDERAL DE AGROTÓXICOS Lei

Leia mais

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia ADAB

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia ADAB Ag ên cia Est ad u al d e D ef es a Ag ro p e cu ári a d a B ah ia AD AB Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia ADAB PORTARIA N.º 408 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 O DIRETOR

Leia mais

Registro de Agrotóxicos no Brasil

Registro de Agrotóxicos no Brasil Produtos Fitossanitários Registro de Agrotóxicos no Brasil HELEN CALAÇA 02/08/2016 O que é um agrotóxico? Produtos correlatos Impurezas FORMULAÇÃO INGREDIENTE ATIVO Produto Formulado Produto Comercial

Leia mais