Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo"

Transcrição

1

2 SESSÃO ORDINÁRIA PROCESSO Nº CLASSE 24 NOTAS TAQUIGRÁFICAS Fl. 1/5 RELATÓRIO O Sr. JURISTA DANILO DE ARAÚJO CARNEIRO (RELATOR):- Senhor Presidente:Tratam os autos de ação declaratória de existência de justa causa, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, ajuizada por EDSON FIGUEIREDO MAGALHÃES, Deputado Estadual eleito em 2014, em face do DEMOCRATAS DEM/ES, partido pelo qual foi eleito, sob o fundamento da existência de grave discriminação pessoal que tem acarretado incompatibilidade política e constrangimentos, além da suposta adoção pelo partido de conduta antiética e contrário ao próprio estatuto. Sustenta, na exordial, o Requerente que tem encontrado séria divergência com o seu partido, firmando-se uma relação política de incompatibilidade, a tal ponto que a própria agremiação reconheceu a insustentabilidade da situação, liberando-o para se desligar de seu quadro de associados sem sofrer qualquer penalidade (fl. 02-v). Em decisão monocrática às fls. 32/35, indeferi o pedido de antecipação de tutela, considerando inexistir gravidade e urgência. Defesa apresentada pelo Diretório Regional do DEM/ES, às fls. 43/48, registrando sua concordância com os argumentos expendidos na inicial, no sentido de que vem sofrendo grave discriminação pessoal, atestando que, em reunião realizada no dia , houve concordância da cúpula regional do partido, quanto à liberação do Requerente para se desligar da agremiação pela qual foi eleito, sem a imposição de qualquer penalidade. Em Parecer de fls. 77/81, o douto Procurador Regional Eleitoral com assento nesta Corte pugna pela procedência do pedido, sob o fundamento de que o próprio partido que elegeu o candidato não se opôs à sua saída, confirmando que há grave discriminação pessoal no âmbito daquela agremiação. É o relatório. Inclua-se em pauta para julgamento. VOTO O Sr. JURISTA DANILO DE ARAÚJO CARNEIRO (RELATOR):- Senhor Presidente: Tratam os autos de ação declaratória de existência de justa causa, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, ajuizada por EDSON FIGUEIREDO MAGALHÃES, Deputado Estadual eleito em 2014, em face do DEMOCRATAS DEM/ES, sob o fundamento da existência de grave discriminação pessoal que tem acarretado incompatibilidade política e constrangimentos, além da suposta adoção pelo partido de conduta antiética e contrário ao próprio estatuto.

3 Sustenta, na exordial, o Requerente que tem encontrado séria divergência com o seu partido, firmando-se uma relação política de incompatibilidade, a tal ponto que a própria agremiação reconheceu a insustentabilidade da situação, liberando-o para se desligar de seu quadro de associados sem sofrer qualquer penalidade (fl. 02-v). Por fim, alega que não obteve o apoio político do Diretório Municipal de Guarapari na eleição para Deputado Estadual, no pleito de 2014, tendo a cúpula do DEM apoiado candidato diverso para o referido mandato político, que não estava inserido na coligação autorizada pelo partido. É a síntese necessária dos autos. Passo a decidir. Sobre a matéria, dispõe a Resolução TSE n /07 o seguinte: Art. 1º - O partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. 1º - Considera-se justa causa: [...] IV - grave discriminação pessoal. Analisando os autos, na leitura das duas únicas cópias de reportagem que fez juntar, às fls. 28/30, percebe-se, nitidamente, que o aludido constrangimento suscitado como causador do pedido de desfiliação decorre de um desconforto natural na vida política que surgiu em decorrência de atritos com o atual Chefe do Executivo de Guarapari, seu antigo aliado. Para corroborar o exposto acima, cito trechos de reportagem extraída do sítio eletrônico do Século Diário, divulgado no dia (fl. 29): O deputado estadual Edson Magalhães se disse desconfortável no DEM, partido pelo qual disputou a eleição de deputado estadual em O motivo é a incompatibilidade com o atual prefeito de Guarapari, Orly Gomes. O parlamentar pediu um aparte na fala do deputado Bruno Lamas (PSB), na sessão desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa. Orly, que chegou à Prefeitura de Guarapari com o apoio de Magalhães que foi impedido de disputar a eleição em 2012 teria tentado prejudicar a eleição do deputado no ano passado. Magalhães, que é cotado como favorito para a eleição para prefeito no próximo ano, precisaria articular o apoio da Executiva do partido para assegurar sua candidatura. (grifei) 30): No mesmo sentido, na reportagem extraída do sítio eletrônico do Facebook, (fl. O prefeito Orly Gomes declarou guerra ao deputado estadual eleito Edson Magalhães. Nas eleições comentava-se nos bastidores que a relação entre os dois não era a mesma mais. Isso porque Edson não

4 concordava com a perseguição aos trabalhadores da cidade, além do empréstimo do UPA Infantil para um hospital filantrópico. A situação se agravou com o término das eleições. O deputado começou a fazer críticas à atual gestão. Não satisfeito, Orly começou uma exoneração em massa de pessoas próximas a Edson que colaboraram na campanha. (grifei) Essa situação, portanto, para mim, já é suficiente para demonstrar que o atrito entre dois grandes expoentes do partido DEM no Estado decorre do fato de terem se tornado adversários políticos, inexistindo, a meu ver, a alegada incompatibilidade política sofrida pelo Requerente perante o DEM (fl. 03). Contudo, é certo que as razões pelas quais alguém se filia a um partido político ligam-se à identificação da pessoa com a ideologia, programas partidários e pessoas que se aglutinam em torno daqueles ideais. Nessa linha de raciocínio, reconheço que existe uma liberdade que autoriza o indivíduo a aderir a este ou àquele partido e certamente que ninguém é obrigado a permanecer a vida toda aderindo às mesmas ideias e programas somente porque um dia filiou-se a um partido político. Ademais, na hipótese dos autos, o Diretório Estadual do DEM deixa expressa, na Defesa de fls. 43/48, sua concordância com todos os argumentos apresentados, chegando a afirmar que de fato o Requerente vem suportando grave discriminação pessoal. Prova do alegado é a cópia da Ata de fls. 26/27, atestando que, em reunião realizada no dia , houve concordância da cúpula regional do partido, quanto à liberação do Requerente para se desligar da agremiação pela qual foi eleito, sem a imposição de qualquer penalidade. Da referida Ata, destaco os seguintes trechos: (...) O Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e Vice-presidente estadual do Democratas do ES, o Sr. Deputado Estadual Theodorico de Assis Ferraço, trouxe a fala referente a um pedido, até o momento informal, do Deputado Estadual Edson Magalhães sobre a possível saída dele do partido. Foi posto em votação e todos os presentes aprovam a saída do Deputado do Democratas sem as penalidades do Estatuto do partido, porém com relação a possíveis questionamentos do Tribunal Regional Eleitoral TRE/ES, o Deputado é responsável e solidário sem o envolvimento do partido em possíveis ações. (...) (fl. 26) Portanto, partindo da premissa de que o próprio partido pelo qual se elegeu o Requerente não opôs obstáculos ao seu desligamento, chegando até mesmo a confirmar a sua liberação das hostes da agremiação sem a imposição das penalidades do Estatuto partidário, é que reconheço que a única solução cabível é o deferimento do pedido formulado, mediante o reconhecimento da existência da justa causa. Esse, também, é o entendimento do TSE, consoante julgados abaixo:

5 AÇÃO DE PERDA DE CARGO ELETIVO. DEPUTADO FEDERAL. DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA. JUSTA CAUSA. CARTA DE ANUÊNCIA DO PARTIDO POLÍTICO EM RELAÇÃO A FATOS ENSEJADORES DA DESFI LIAÇÃO. A carta em que o partido político reconhece a existência de animosidades em relação ao filiado, bem como anui com a sua desfiliação partidária e a autoriza, é suficiente para a caracterização da justa causa que permite a mudança de legenda, sem a perda do direito ao exercício do cargo. Agravo regimental a que se nega provimento. (AGRAVO REGIMENTAL NA PETIÇÃO N , Rel. Min. Henrique Neves da Silva, publicação DJE em ). Ação cautelar. Perda de cargo eletivo. Anuência. Partido - Afigura-se relevante a questão suscitada pelo autor da cautelar - a justificar a concessão de efeito suspensivo a recurso especial - de que a jurisprudência deste Tribunal é no sentido de que, havendo consonância do Partido quanto à existência de fatos que justifiquem a desfiliação partidária, não há razão para não declarar a existência de justa causa. Agravo regimental não provido. (AGRAVO REGIMENTAL NA AÇÃO CAUTELAR N Rel. Min. Arnaldo Versiani, publicação DJE em ). De mais a mais, entendo que o mandato, outorgado de forma soberana pelo povo, não pode ser objeto de acordos ou negociações, sendo necessária para o fim de impedir o reconhecimento da existência de justa causa - a demonstração específica de que as desavenças tidas como incontroversas, tanto pelo parlamentar quanto pela agremiação pela qual ele foi eleito, seriam inverídicas e buscaram fraudar ou frustrar a vontade popular. Ante o exposto e em consonância com o parecer da douta Procuradoria Regional Eleitoral (fls. 77/81), voto pelo deferimento do pedido, reconhecendo-se a existência de justa causa para a desfiliação de EDSON FIGUEIREDO MAGALHÃES do Partido DEMOCRATAS DEM. É como voto. ACOMPANHARAM O VOTO DO EMINENTE RELATOR:- O Sr. Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; O Sr. Jurista Marcus Felipe Botelho Pereira; O Sr. Juiz de Direito Helimar Pinto; O Sr. Juiz de Direito Aldary Nunes Júnior e O Sr. Juiz Federal José Eduardo Nascimento (Suplente). DECISÃO: À unanimidade de votos, JULGAR PROCEDENTE O PEDIDO, nos termos do voto do eminente Relator.

6 Presidência do Desembargador Álvaro Manoel Rosindo Bourguignon. Presentes o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e os Juízes Marcus Felipe Botelho Pereira, Danilo de Araújo Carneiro, Helimar Pinto, Aldary Nunes Júnior e José Eduardo Nascimento (Suplente). Flavio Bhering Leite Praça, Procurador Regional Eleitoral (Suplente). \cmv

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA Promotor de Justiça Janeiro - Ministério Público do Estado do Rio de Professor de Direito Eleitoral Ao responder positivamente a Consulta 1398/2007, formulada

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ACÓRDÃO N. 3117 6 Relatora: Juíza Ana Cristina Ferro Blasi Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido: João Carlos de Miranda - AÇÃO DE PERDA DE CARGO ELETIVO POR DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA - VEREADOR

Leia mais

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins

Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO TOCANTINS PRE/TO nº /2018 Autos: Registro de Candidatura nº 0600086-33.2018.6.27.0000 Requerente: Coligação A verdadeira mudança Candidato: Carlos Enrique Franco

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6013 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo SESSÃO ORDINÁRIA 30-09-2015 PROCESSO Nº 88-85.2015.6.08.0000 - CLASSE 24 NOTAS TAQUIGRÁFICAS Fl. 1/7 RELATÓRIO O Sr. JUIZ DE DIREITO HELIMAR PINTO (RELATOR):- Senhor Presidente: Trata-se de Ação Declaratória

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 05 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani.

Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 05 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani. Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral 05 Professor (a): Bruno Gaspar Monitor (a): Lucas Bressani Nº da aula: 05 Infidelidade Partidária (cont.) Ação Judicial de Perda do Cargo

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: Ag/Rg 117-46.2013.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: DEZESSEIS DE NOVEMBRO AGRAVANTES: ADEMIR JOSÉ ANDRIOLI GONZATTO, ADÃO ALMEIDA DE BARROS E OILSON DE MATOS ALBRING AGRAVADA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo SESSÃO ORDINÁRIA 1º-10-2014 PROCESSO Nº 99-45.2014.6.08.0000 - CLASSE 30 NOTAS TAQUIGRÁFICAS Fl. 1/6 RELATÓRIO O Sr. JURISTA MARCUS FELIPE BOTELHO PEREIRA (RELATOR):- Senhor Presidente: Tratam os presentes

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 1ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Filiação LOPP, arts. 16 a 22-A Filiação partidária Apenas os que

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Previsão legal (Lei n.º 9.504/97, art. 6.º) Art. 6º É facultado aos partidos

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL.

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO MANDADO DE SEGURANÇA N 4.216 CLASSE 22 a - CRISSIUMAL - RIO GRANDE DO SUL. Relator: Ministro Félix Fischer. Agravante: Elson Osmar Sturmer. Advogado:

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. REGISTRO DE CANDIDATURA n CLASSE N 38 SÃO PAULO SÃO PAULO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO. REGISTRO DE CANDIDATURA n CLASSE N 38 SÃO PAULO SÃO PAULO PUBLICADO EM SESSÃO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ACÓRDÃO REGISTRO DE CANDIDATURA n 3761-22.2014.6.26.0000 CLASSE N 38 SÃO PAULO SÃO PAULO Eleições de 5 de outubro de 2014 REQUERENTE(S): LUIZ

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL v. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 502-42.2014.6.00.0000 - CLASSE 26 - MARABÁ - PARÁ Relatora: Ministra Luciana Lóssio Interessado: Juízo Eleitoral da 23 a ZE de Marabá/PA

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: PC 2211-30.2014.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: PORTO ALEGRE INTERESSADO: ANDERSON D ONOFRIO FRANÇA, CARGO DEPUTADO ESTADUAL, N. 51007. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

ACÓRDÃO N. 10/2013 PROPAGANDA PARTIDÁRIA N CLASSE 27 PORTO VELHO RONDÔNIA RONDÔNIA

ACÓRDÃO N. 10/2013 PROPAGANDA PARTIDÁRIA N CLASSE 27 PORTO VELHO RONDÔNIA RONDÔNIA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA ACÓRDÃO N. 10/2013 PROPAGANDA PARTIDÁRIA N. 252-65.2012.6.22.0000 CLASSE 27 PORTO VELHO RONDÔNIA RONDÔNIA Relatora: Juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura AIRC. Ação de Investigação Judicial Eleitoral AIJE. Ação de Impugnação De Mandato Eletivo AIME. Parte

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Partidos Políticos Partidos Políticos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Fidelidade partidária: a CF/88 coloca a filiação a partido político como uma das condições de elegibilidade os

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: REC 1360-88.2014.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: PORTO ALEGRE RECORRENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL (PRE) RECORRIDOS: FABIO ALVES DA SILVEIRA, MATHEUS JUNGES GOMES E PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - PC

Leia mais

ª

ª Recurso Eleitoral nº 349-93.2012.6.13.0298 298ª Zona Eleitoral de Nova Serrana, Município de Araújos Recorrentes: Milton José Nunes; Abel Braga Recorrido: José Roberto Batista Relator: Juiz Maurício Pinto

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 78ª SESSÃO, EM 06 DE SETEMBRO DE 2016 SESSÃO ORDINÁRIA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 78ª SESSÃO, EM 06 DE SETEMBRO DE 2016 SESSÃO ORDINÁRIA 1/5 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 78ª SESSÃO, EM 06 DE SETEMBRO DE 2016 SESSÃO ORDINÁRIA Pelas quatorze horas, sob a Presidência do Desembargador DILERMANDO MOTA PEREIRA, presentes

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento nº 0001566-52.2018.8.19.0000 Agravante: MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Agravado:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL EM SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL EM SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO Ref.: Protocolado PRE/SP 2006.000092 PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL, por seu órgão infra assinado, vem,

Leia mais

ACÓRDÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 - FORQUILHINHA - SANTA CATARINA

ACÓRDÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 - FORQUILHINHA - SANTA CATARINA TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 92-80.2012.6.24.0098 - CLASSE 32 - FORQUILHINHA - SANTA CATARINA Relator: Ministro Dias Toifoli

Leia mais

Saiu intimado dessa decisão o advogado do consulente, Dr. Diego de Paiva Vasconcelos, nos termos do art. 117 do Regimento Interno deste Tribunal.

Saiu intimado dessa decisão o advogado do consulente, Dr. Diego de Paiva Vasconcelos, nos termos do art. 117 do Regimento Interno deste Tribunal. PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA SECRETARIA JUDICIÁRIA E DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO COORDENADORIA DE JURISPRUDÊNCIA E DOCUMENTAÇÃO RESOLUÇÃO N. 12 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2010 CONSULTA

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 71-78.2016.6.21.0056 PROCEDÊNCIA: TABAÍ RECORRENTE: AIRTON LOPES DE SOUZA RECORRIDA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL Parecer nº 9687/2010 - SC Nº 67471/PGE Recurso Ordinário nº 645-80.2010.6.14.0000 Classe: 37 Procedência : Belém-PA Recorrente : Ministério Público Eleitoral Recorrido : Jader

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS 1 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 692-44.2010.6.00.0000 - CLASSE 32 CLÁUDIO - MINAS GERAIS Relator: Ministro Marcelo Ribeiro Agravantes: Adalberto

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: PC 7176-90.2010.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: PORTO ALEGRE INTERESSADO: PAULO ADALBERTO ALVES FERREIRA DEPUTADO FEDERAL 1351 PT -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5

sumário Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 sumário Capítulo 1 O DIreito eleitoral no brasil...1 Capítulo 2 Conceito e regras gerais De interpretação...5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder normativo... 5 2.3. Interpretação da legislação eleitoral...

Leia mais

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO.

ACÓRDÃO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 30.638 - CLASSE 32 a - JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO. Relator: Ministro Marcelo Ribeiro. Agravante: Pedro XXXXXXXXXXXXXXXX

Leia mais

MINIS O HENRIQUE NEVES DA ÍLVA - RELATOR

MINIS O HENRIQUE NEVES DA ÍLVA - RELATOR TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 1243-82.2014.6.00.0000 - CLASSE 26 - MANAUS - AMAZONAS Relator: Ministro Henrique Neves da Silva Interessado: Tribunal Regional Eleitoral do

Leia mais

Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator.

Resolvem os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, responder afirmativamente à consulta, nos termos do voto do relator. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.767 CONSULTA N 1.476 - CLASSE 5 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Carlos Ayres Britto. Consulente: Ciro Francisco Pedrosa, deputado federal.

Leia mais

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A Agravo de Instrumento - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0002655-25.2015.4.02.0000 (2015.00.00.002655-0) RELATOR : Desembargador Federal FERREIRA NEVES AGRAVANTE : COLEGIO CASTRO E SILVA LTDA ADVOGADO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 01/06/2007 15/05/2007 PRIMEIRA TURMA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGRAVANTE(S) : JOSÉ BERNARDO RAMIRES CARAVELAS E ADVOGADO(A/S) : EDUARDO JERONIMO PERES E AGRAVADO(A/S) : CARMELINA

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: CTA 121-78.2016.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: SANTA MARGARIDA DO SUL INTERESSADO: LUIZ FELIPE BRENNER MACHADO -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº

PROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO PARA DECLARAR, COM EFEITO EX TUNC E ERGA OMNES, A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI Nº REPRESENTAÇÃO POR INCONSTITUCIONALIDADE. LEI Nº 176/2008, DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO. LEI QUE DISPÕE SOBRE O QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO E FUNÇÕES GRATIFICADAS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

Leia mais

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral

DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA. Janeiro. Professor de Direito Eleitoral DIREITO ELEITORAL BRUNO GASPAR DE OLIVEIRA CORRÊA Promotor de Justiça Janeiro - Ministério Público do Estado do Rio de Professor de Direito Eleitoral Ao responder positivamente a Consulta 1398/2007, formulada

Leia mais

Dados Básicos. Ementa

Dados Básicos. Ementa Dados Básicos Fonte: 20110110696808 Tipo: Acórdão TJDFT Data de Julgamento: 07/12/2011 Data de Aprovação Data não disponível Data de Publicação:16/12/2011 Estado: Distrito Federal Cidade: Relator: Lécio

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Partidos Políticos. Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Partidos Políticos Coligações Partidárias. Infidelidade Partidária. Parte 2. Prof. Karina Jaques Infidelidade Partidária pode ocorrer quando há a violação aos estatutos do partido político,

Leia mais

Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal

Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal Recurso Eleitoral nº 314-80.2012.6.13.0348 Procedência: 348ª ZE de Ipatinga Recorrente: Coligação Pra Consertar de Novo Recorrido: Partido Verde - PV Relatora: Juíza Alice de Souza Birchal Recurso Eleitoral.

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL Coordenadoria de Taquigrafia e Acórdãos

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL Coordenadoria de Taquigrafia e Acórdãos PROCESSO N o 15008300 PROCEDÊNCIA: CAMAQUÃ RECORRENTE: JOSÉ NAPOLEÃO KASPRZAK CANDIDATO A VEREADOR PELO PPB RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL DA 12ª ZONA --------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA Nº 1.899 - BA (2014/0143542-0) RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO : MINISTRO PRESIDENTE DO STJ : EDNALDO DOS SANTOS BARROS : THIANCLE ARAÚJO : ESTADO DA BAHIA DECISÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADOR : RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES E OUTRO(S) RECORRIDO : MAKRO ATACADISTA S/A ADVOGADOS : SERGIO FARINA FILHO EMENTA

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais O documento a seguir foi juntado aos autos do processo de número 0602127-60.2018.6.13.0000 em 15/08/2018 18:18:47

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE RESOLUÇÃO N.58/2011

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE RESOLUÇÃO N.58/2011 Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SERGIPE RESOLUÇÃO N.58/2011 REGISTRO DE ÓRGÃO DE PARTIDO POLíTICO EM FORMAÇÃO N 85-98.2011.6.25.0000 - Requerente: Partido Ecológico Nacional - PEN(Diretório

Leia mais

RESOLUÇÃO N CONSULTA. DEPUTADO FEDERAL. Consulta de que se conhece e, no mérito, a que se responde positivamente.

RESOLUÇÃO N CONSULTA. DEPUTADO FEDERAL. Consulta de que se conhece e, no mérito, a que se responde positivamente. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL RESOLUÇÃO N 22.844 CONSULTA N 1.592 - CLASSE 10 a - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL. Relator: Ministro Ari Pargendler. Consulente: Joaquim Beltrão Siqueira, deputado federal. CONSULTA.

Leia mais

Resolução nº , de 25 de outubro de

Resolução nº , de 25 de outubro de Resolução nº 22.610, de 25 de outubro de 2007 - Brasília DF O Tribunal Superior Eleitoral, no uso das atribuições que lhe confere o art. 23, XVIII, do Código Eleitoral, e na observância do que decidiu

Leia mais

AOW TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO N CLASSE 37 PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

AOW TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO N CLASSE 37 PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL AOW PUBLICADO EM SESSÃO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ORDINÁRIO N 4603-79. 2010.6.21.0000 - CLASSE 37 PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL Relator: Ministro Marcelo Ribeiro

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S A

RIO GRANDE ENERGIA S A APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXIGIBILIDADE DE COBRANÇA C/C REPETIÇÃO DE INDÉBITO E INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. ADVOGADO. A garantia do livre acesso ao Judiciário é direito

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DESPACHO fls. 1 DESPACHO Agravo de Instrumento Processo nº 0000565-71.2017.8.26.0000 Relator(a): ANA LIARTE Órgão Julgador: 4ª CÂMARA DE DIREITO PÚBLICO Trata-se de pedido de reconsideração formulado pela Agravada

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 494-05.2016.6.21.0164 PROCEDÊNCIA: PELOTAS RECORRENTE: REGINALDO RIBES VAHL RECORRIDA: JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMENTA ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. RESPONSABILIDADE CIVIL. DANOS MORAIS. REDUÇÃO DO QUANTUM. VALOR RAZOÁVEL (R$ 17.500,00). REEXAME DO CONJUNTO FÁTICO-PROBATÓRIO. SÚMULA

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 12/11/2018 Número: 0601894-26.2018.6.00.0000 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

<CABBCBAACDDCAABACDBAAADDABADCABCBACAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O

<CABBCBAACDDCAABACDBAAADDABADCABCBACAA DDADAAAD> A C Ó R D Ã O EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO TUTELA DE URGÊNCIA ELEIÇÕES EM ASSOCIAÇÃO REQUISITOS EXAME PELO JUIZ A QUO JULGAMENTO PERDA DO OBJETO. A tutela antecipada

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ ELEITORAL RELATOR, EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Prestação de Contas n.º 1334-90.2014.6.21.0000 Procedência: PORTO ALEGRE/RS Assunto: PRESTAÇÃO DE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.358.093 - SC (2012/0262241-8) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : SB INFORMÁTICA

Leia mais

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO

Impetrado : Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho - RO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA 1ª Câmara Cível Data de distribuição :26/05/2008 Data de julgamento :15/07/2008 200.000.2008.005924-4 Mandado de Segurança Impetrante : Elivana Muniz de Carvalho Advogada

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Ações Especiais Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Ações Especiais Eleitorais Prof. Karina Jaques Ações Especiais Eleitorais - Ação de Impugnação Ao Pedido De Registro De Candidatura - AIRC O objetivo da AIRC é impedir que determinado

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0022300-36.2009.5.01.0341 - RTOrd ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. O STF há muito, repudia a adoção do salário mínimo como base de cálculo para qualquer outra relação

Leia mais

GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016

GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016 GUIA DAS CONVENÇÕES DAS ELEIÇÕES 2016 Modelos de EDITAL DE CONVOCAÇÃO CÉDULA DE VOTAÇÃO ATA DA CONVENÇÃO PALAVRA DO PRESIDENTE Prezados filiados do PSD Pará, O PSD está cada vez mais forte e unido em todo

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS fls. 74 Processo: 0627098-73.2017.8.06.0000 - Habeas Corpus Impetrante: Alexandre dos Santos Geraldes Paciente: Luiz Fabiano Ribeiro Brito Impetrado: Juiz de Direito da 5ª Vara Júri da Comarca de Fortaleza

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5

S u m á r i o. Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 S u m á r i o Capítulo 1 O Direito Eleitoral no Brasil... 1 Capítulo 2 Conceito e Regras Gerais de Interpretação... 5 2.1. Conceito... 5 2.2. Poder Normativo... 5 2.3. Interpretação da Legislação Eleitoral...

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR EMANUEL LEITE ALBUQUERQUE

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR EMANUEL LEITE ALBUQUERQUE Processo: 0001161-47.2016.8.06.0000 - Conflito de competência Suscitante: Juiz de Direito da 32ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza Suscitado: Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza EMENTA:

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - FÁBIO CLEM DE OLIVEIRA 12 de junho de 2012

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - FÁBIO CLEM DE OLIVEIRA 12 de junho de 2012 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - FÁBIO CLEM DE OLIVEIRA 12 de junho de 2012 AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0901387-12.2012.8.08.0000 (030129000284) - LINHARES - 2ª

Leia mais

10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro ( ) EMENTA

10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro ( ) EMENTA Recurso em Sentido Estrito Nº CNJ : 0506337-17.2016.4.02.5101 (2016.51.01.506337-3) JUIZ FEDERAL CONVOCADO ANTÔNIO HENRIQUE CORRÊA DA RELATOR : SILVA EM SUBSTITUIÇÃO AO Desembargador Federal PAULO ESPIRITO

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 11.248 (38286-29.2009.6.00.0000) - CLASSE 6 - BETIM - MINAS GERAIS Relator: Ministro Arnaldo Versiani Agravantes: Partido

Leia mais

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Representação por Captação Ilícita de Sufrágio Professor: Bruno Gaspar Monitora: Gabriela Paula Aula 33 REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 96-70.2012.6.21.0076 PROCEDÊNCIA: NOVO HAMBURGO RECORRENTE(S): ENIO ANTONIO BRIZOLA RECORRIDO(S): JUSTIÇA ELEITORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.394.408 - SP (2013/0232663-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : VIVO S/A ADVOGADOS : ALESSANDRA FRANCISCO DE MELO FRANCO MARIA FERNANDA DE AZEVEDO COSTA

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO AMAZONAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO AMAZONAS Processo nº 0600309-25.6.04.0000 Requerente: Ministério Público Eleitoral Requerido:

Leia mais

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Agravo Regimental na Direta de Inconstitucionalidade nº

Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Agravo Regimental na Direta de Inconstitucionalidade nº Representante: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro FECOMÉRCIO RJ Representados: 1. Exmº. Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro 2. Assembleia Legislativa do

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 777.387 - SC (2015/0227479-3) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO ADVOGADOS : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES : FAZENDA NACIONAL : MAXUL ALIMENTOS LTDA : EDSON LUIZ FAVERO - SC010874

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: AC 2676-39.2014.6.21.0000 PROCEDÊNCIA: PORTO ALEGRE REQUERENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL (PRE) REQUERIDA: RBS PARTICIPAÇÕES S.A / TELEVISÃO GAÚCHA S.A -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 11.685 (38166-83.2009.6.00.0000) - CLASSE 6 - BETIM - MINAS GERAIS Relator: Ministro Arnaldo Versiani Agravantes: Partido

Leia mais

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL

JUSTIÇA ELEITORAL TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO: RE 554-28.2012.6.21.0031 PROCEDÊNCIA: SALVADOR DO SUL RECORRENTES: COLIGAÇÃO SOMANDO PARA O AMANHÃ, CARLA MARIA SPECHT, RICARDO JOSÉ GRAFF, MARCIEL VENDELINO RHODEN, JUNIOR CRISTIANO MOSSMANN,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 553.444 - PA (2014/0181950-1) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO : FAZENDA NACIONAL : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL : RIO GRANDE PARTICIPAÇÕES E

Leia mais

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA O partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender

Leia mais

SESSÃO ORDINÁRIA RELATÓRIO

SESSÃO ORDINÁRIA RELATÓRIO SESSÃO ORDINÁRIA 28-07-2014 PROCESSO Nº 169-68.2014.6.08.0000 - CLASSE 38 NOTAS TAQUIGRÁFICAS Fl. 1/7 RELATÓRIO O Sr. DESEMBARGADOR SÉRGIO LUIZ TEIXEIRA GAMA (RELATOR):- Senhor Presidente: Trata-se de

Leia mais

Direito Eleitoral

Direito Eleitoral Direito Eleitoral 01. Quanto ao sistema eletrônico de votação e totalização dos votos, é correto afirmar: a) Nas seções em que for adotada urna eletrônica não poderão votar eleitores cujos nomes não estejam

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES ADVOGADA : LUZIA HELENA CARNEIRO VIEIRA DA ROSA E OUTRO(S) - SC002665 EMENTA FÉRIAS INDIVIDUAIS DOS MAGISTRADOS. PRETENSÃO DE QUE O GOZO DE FÉRIAS DOS JUÍZES SUBSTITUTOS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 123.828 - GO (2012/0161212-4) RELATOR SUSCITANTE SUSCITADO : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE GOIÁS : JUÍZO DE DIREITO DE JARAGUÁ -

Leia mais

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL DANIEL PAES RIBEIRO RELATORA CONVOCADA : JUÍZA FEDERAL HIND GHASSAN KAYATH AGRAVANTE : JOAO MESSIAS FREITAS MELO ADVOGADO : PI00003559 - CARLOS YURY ARAUJO DE MORAIS ADVOGADO

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo PJe - Processo Judicial Eletrônico 25/08/2018 Número: 0605153-06.2018.6.26.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 27ª SESSÃO, EM 14 DE ABRIL DE 2015 SESSÃO ORDINÁRIA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 27ª SESSÃO, EM 14 DE ABRIL DE 2015 SESSÃO ORDINÁRIA 1/5 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE ATA DA 27ª SESSÃO, EM 14 DE ABRIL DE 2015 SESSÃO ORDINÁRIA Pelas quatorze horas, sob a Presidência da Desembargadora MARIA ZENEIDE BEZERRA, Vice-presidente

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO. Juiz Federal JORGE ANTONIO MAURIQUE Relator

EMENTA ACÓRDÃO. Juiz Federal JORGE ANTONIO MAURIQUE Relator GRAVO DE INSTRUMENTO Nº 2009.04.00.038769-4/RS EMENTA TRIBUTÁRIO. PARCELAMENTO. LEI Nº 11.941/2009. REQUISITOS. 1. A adesão ao parcelamento de que trata a Lei nº 11.941/2009 pressupõe o preenchimento dos

Leia mais

ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 ARACAJU - SERGIPE

ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N CLASSE 32 ARACAJU - SERGIPE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ACÓRDÃO AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL ELEITORAL N 749-27. 2014.6.25.0000 - CLASSE 32 ARACAJU - SERGIPE Relator: Ministro Herman Benjamin Agravante: Ministério Público

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 1.269.069 - CE (2011/0308063-4) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN EMBARGANTE : PEDRO PAULO CIRINO NUNES ADVOGADO : DANIELA SABOYA PERINA EMBARGADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL

ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO PUBLICADO EM SESSÃO NOS TERMOS DO ART. 57 3º DA RESOLUÇÃO 23.405 TSE PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL ACÓRDÃO Nº 6026 Classe : 38 REGISTRO DE CANDIDATURA Num. Processo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : AGAMENON CORDEIRO DE CARVALHO ADVOGADO : MÁRCIO VIEIRA DA CONCEIÇÃO E OUTRO(S) : MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ PROCURADORES : DÉBORA DE ARAÚJO HAMAD E OUTRO(S)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no RECURSO ESPECIAL Nº 1.586.576 - SE (2016/0045415-1) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES : FAZENDA NACIONAL : INTERGRIFFE'S NORDESTE INDUSTRIA DE CONFECÇÕES LTDA :

Leia mais

Número:

Número: Tribunal Superior Eleitoral PJe - Processo Judicial Eletrônico 25/09/2018 Número: 0601437-91.2018.6.00.0000 Classe: REPRESENTAÇÃO Órgão julgador colegiado: Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral Órgão

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.253 - SP (2011/0211865-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP INTERES. : ANTONIO GONÇALVES

Leia mais

Réus: Partido dos Trabalhadores - PT e outros

Réus: Partido dos Trabalhadores - PT e outros ACÃO CAUTELAR Nº 060002-53.2016.6.00.0000 DISTRITO FEDERAL Autor: Partido da Mulher Brasileira PMB Advogado: Silvio Estrela Mallet Réus: Partido dos Trabalhadores - PT e outros DECISÃO Trata-se de ação

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE AGRAVADO EMENTA PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL. ADUANEIRO. PENA DE PERDIMENTO DE VEÍCULO OBJETO DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING)

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Direitos Políticos Passivos - Capacidade Eleitoral Passiva: Condições de Elegibilidade Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Direitos Políticos Ativos Passivos O direito-dever

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul fls. 30 26 de setembro de 2017 1ª Câmara Cível Agravo de Instrumento - Nº 1408338-75.2017.8.12.0000 - Campo Grande Relator : Exmo. Sr. Des. Marcelo Câmara Rasslan Agravante : Rocha & Rocha Advogados Associados

Leia mais

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0101807-06.2014.4.02.5101 (2014.51.01.101807-8) RELATOR JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em

Leia mais

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS ELEIÇÕES 2018 Hugo Frederico Vieira Neves Assessor Jurídico do TRE/SC Apresentação Capítulo próprio destacado na Lei

Leia mais