EM POUCAS PALAVRAS O PROBLEMA E O SEU CONTEXTO CRANBERRY TOOLBOX: SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (STEPHEN COVEY, 1989)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EM POUCAS PALAVRAS O PROBLEMA E O SEU CONTEXTO CRANBERRY TOOLBOX: SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (STEPHEN COVEY, 1989)"

Transcrição

1 CRANBERRY TOOLBOX: SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (STEPHEN COVEY, 1989) EM POUCAS PALAVRAS Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é o único livro de autodesenvolvimento que figura na lista dos 10 livros de negócio mais influentes dos últimos 20 anos. E a razão para isso reside no facto de os ensinamentos de Covey terem sido aplicados com extraordinário sucesso no mundo empresarial. Os Sete Hábitos fornecem uma âncora de estabilidade no redemoinho dos tempos conturbados que nos assolam. Covey convida-nos a examinar com profundidade os nossos paradigmas, a forma como afetam a eficácia da nossa ação e interação com os outros, incorporando no nosso comportamento sete hábitos que nos levam de um estado de dependência em que a realidade nos controla para um estado de independência em que assumimos o controlo da nossa vida e, finalmente, ascendemos ao estado de interdependência em que interagimos sinergicamente com o mundo que nos rodeia. O PROBLEMA E O SEU CONTEXTO A filosofia por detrás dos Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes foi inspirada pelo estudo extensivo que Covey fez da literatura sobre o sucesso publicada nos EUA desde Esta análise exaustiva permitiu-lhe identificar duas abordagens diferenciadas da problemática do sucesso que designou por Ética do Caráter e Ética da Personalidade. Com efeito, Covey verificou que na literatura mais recente (últimos 75 anos) o sucesso é função da consciência da imagem social, alimentada por soluções rápidas, técnicas de influência, estratégias de poder, competências de comunicação e atitudes positivas. Os executivos tentam implementar uma nova cultura, mais produtividade, qualidade, e melhor serviço ao cliente com discursos emotivos, formação superficial, intervenções externas ou através de fusões e aquisições, ignorando o clima de baixa confiança produzido por estas intervenções. Uma ética superficial, ilusória e dececionante. Em contrapartida a Ética de Caráter tem por base princípios universais, constantes e inalienáveis - como a integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia, reciprocidade e altruísmo -, que quando apreendidos e integrados no caráter básico do individuo permitem experienciar o verdadeiro sucesso. Ao contrário das soluções rápidas, este é um processo longo, mas apenas ao investir no crescimento e desenvolvimento do nosso caráter conseguimos mudar os nossos paradigmas, a perceção que temos da realidade e dos outros. O que vemos está interrelacionado em grande medida com o que somos. Não vamos longe ao mudar o nosso ver, se não mudamos simultaneamente o nosso ser, e vice-versa. Os problemas causados pela ineficácia não podem ser resolvidos pelo mesmo pensamento ineficaz que os criou. Adaptação da conhecida frase de Einstein Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

2 O MODELO O caráter é basicamente um conjunto de hábitos, padrões consistentes e muitas vezes inconscientes, que produzem a eficácia ou ineficácia. O hábito resulta da interseção de conhecimento (o que fazer e porquê), competência (como fazer) e vontade (querer fazer). A boa nova é que os hábitos podem ser aprendidos e, embora mudá-los possa ser um processo árduo, os benefícios podem ser sentidos de imediato e esta mudança acabará por edificar um caráter com os atributos anecessários para o sucesso. No modelo de Covey o caráter é desenvolvido num continuum de maturidade (Figura 1) de dentro para fora: da Vitória Privada (da dependência para a independência) para a Vitória Pública (interdependência). Paradigma do NÓS Nós podemos Paradigma do EU Eu sou autossuficiente Paradigma do TU Tu cuidas de mim Figura 1 Continuum de Maturidade Figura 2 7 Hábitos das Pessoas Eficazes vs Ineficazes Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

3 OS SETE HÁBITOS VITÓRIA PRIVADA Objectivo: Independência Hábitos: 1, 2 E 3 Hábito 1: Seja Proactivo O que faz quando algo não corre bem? Culpa as circunstâncias, condicionamentos internos, os colegas, o vizinho, a crise? Onde investe a maior parte do seu tempo? A preocupar-se com pessoas e situações que não controla - as circunstâncias, os colegas, o vizinho, a crise? Se a sua resposta é afirmativa, saiba que grande parte do que lhe acontece na vida é única e exclusivamente da sua responsabilidade. Está constantemente a fazer escolhas (Figura 3), por isso tem muitas oportunidades para desenhar a sua vida a fim de atingir os resultados que pretende, a concretizar os seus sonhos. Ser proactivo é assumir a responsabilidade pela sua vida. É encarar a vida de frente e perceber que das duas uma: ou o problema não tem solução ou tem de o olhar de forma diferente. A maneira como vê o problema é muitas das vezes a principal dificuldade. Ao ter a capacidade para se distanciar da situação e observá-la de múltiplas perspetivas, vai encontrar também múltiplas soluções. Escolha as que pode de facto aplicar, as que estão sob o seu controlo ou, como Covey refere, no seu Círculo de Influência. Se não tem o poder para alterar uma determinada situação, então não gaste energias a preocupar-se com ela. A preocupação é exatamente o que o seu nome indica: antes (pre) da ocupação. A partir do momento em que começa a ocupar-se do verdadeiro problema no sentido da sua resolução, está a conseguir sair do Círculo de Preocupação e entrar no seu Círculo de Influência (Figura 4). O Círculo de Influência é a sua zona de conforto, onde se sente seguro, forte e capaz. Ao lidar de forma proactiva com o que está para além desse círculo, a consequência imediata será o desconforto, mas este é passageiro, porque resolvida a questão, a sua zona de conforto ter-se-á ampliado, e sentir-se-á mais confiante e com uma sensação de bemestar mais duradoura. Figura 3 Modelo proativo: entre o estímulo e a resposta temos a liberdade de escolher Hábito 2: Comece com o fim em mente Quem quer ser, e o que quer estar a fazer daqui a um mês, 2 anos, 5 anos? Qual é a sua visão, a sua missão de vida, os seus objetivos? Começar com o fim em mente significa tomar consciência de quem é e de quem quer ser, do que é importante para si, dos seus princípios e valores, das metas que quer alcançar na sua vida. Primeiro visualize a realidade desejada, imaginando como seria estar lá, e só depois planeie como lá chegar. Este hábito baseia-se no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro no plano mental, depois no plano físico. Figura 4 Círculos de Preocupação e Influência Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

4 Hábito 3: Primeiro o mais importante Como gasta a maior parte do seu tempo? A gerir uma crise atrás da outra, a tratar de assuntos supostamente urgentes, ou nas atividades que são realmente importantes para si? A essência de uma gestão pessoal eficaz reside na capacidade de reconhecer o que é mais importante para si, o que está alinhado com a sua missão e com os seus objetivos. Ao planear e executar de acordo com as suas prioridades estará a gerir a sua vida de forma proactiva (Quadrante II), diminuindo as situações de crise (Quadrante I), as urgências dos outros (Quadrante III) e as distrações (Quadrante IV) (ver figura 5). VITÓRIA PÚBLICA Objectivo: Interdependência Hábitos: 4, 5 E 6 Hábito 4: Pense Ganha-Ganha A sua ideia de um bom negócio é conseguir vantagem sobre a outra parte? Os sucessos dos outros incomodam-no? Ao medir o seu valor em comparação ou em competição com os outros está a ignorar que a eficácia e a eficiência são maioritariamente atingidas através dos esforços combinados de várias pessoas. Acordos ou soluções que beneficiem todas as partes envolvidas são mais agradáveis e satisfatórios, para além de construírem relações de confiança duradouras. Uma atitude Ganha-Ganha requere uma Mentalidade de Abundância, ou seja, a crença de que existe o suficiente para todos e que é possível encontrar uma solução aceitável para todos. Exige também caráter, em particular, integridade, maturidade, coragem e consideração pelos outros (Figura 6). Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido Escuta para entender o outro ou para preparar uma resposta? Antes de avaliar, inquirir, aconselhar ou emitir juízos de valor procure escutar de modo ativo e empático para poder compreender o que está a ser comunicado através da linguagem verbal e não-verbal, do intelecto e das emoções. Esqueça-se de si por uns momentos e concentre a sua atenção no seu interlocutor, procurando entender a sua perspetiva, a realidade dentro da sua cabeça e do seu coração. Repita o que foi dito, espelhe as emoções e coloque questões para compreender melhor. Figura 5 Matriz de Gestão de Tempo Figura 6 Relações de mútuo benefício exigem consideração e coragem Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

5 Hábito 6: Crie Sinergias Gosta de pessoas que concordam consigo ou prefere pessoas com visões diferentes? Criar sinergias significa cooperar de forma criativa, celebrando as diferenças e trabalhando em conjunto para encontrar novas e melhores formas de fazer, em que o todo é superior à soma das partes. Ao interagir de forma genuína e aberta, reconhecendo e valorizando as diferenças, está a reforçar as suas forças, a compensar as suas fraquezas e expandir exponencialmente as suas alternativas de ação. VITÓRIA PÚBLICA/PRIVADA Objectivo: Manutenção Hábitos: 7 Hábito 7: Afine o instrumento Agora que integrou os 6 hábitos e atingiu o estado de interdependência, que é eficaz e mantém relações sinérgicas com os seus colegas de trabalho, amigos e familiares, como vai manter os níveis de resultados e bem-estar que alcançou? O último dos sete hábitos é o corolário de todos os outros, pois encerra em si o poder e a garantia da continuidade. No original era designado por Sharpen the Saw afie a serra para transmitir a imagem de uma renovação contínua em todas as dimensões da vida: física, mental, social/emocional e espiritual (figura 7). Se não mantivermos a capacidade de aprender, explorar, exercitar e melhorar, dificilmente os hábitos agora adquiridos irão prevalecer. Viver uma vida eficaz, próspera e equilibrada exige um esforço consciente para detetar incongruências e disparidades e tomar as medidas necessárias, planeando o tempo necessário para as atividades de revitalização (atividades do Quadrante II). Hábito 8: Da Eficácia à Grandeza Publicado 15 anos após a edição original dos Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, o oitavo hábito não pretende ser apenas mais um a juntar aos restantes sete; representa uma dimensão maior, que nos leva acima da eficácia e nos coloca no caminho para encontrarmos a grandeza. Encontre a Sua Voz Interior e Inspire os Outros a Encontrar as Deles é a essência do oitavo hábito, que nos inspira a libertar o imenso potencial humano através do equilíbrio de quatro atributos: talento, necessidade, consciência e paixão. Crie um ambiente em que a sinergia possa fluir: Cultive um respeito saudável pela diversidade, pois todas as pessoas são únicas e originais. Aprenda a relaxar na companhia dos outros. Valorize as opiniões alheias, quer concorde com elaa ou não. Crie equilíbrio, receba e dê sem exigências. Seja recetivo a novas ideias. Desenvolva a confiança: pode ser difícil no início mas valerá a pena. Descubra e partilhe interesses comuns. Use o humor. Não ceda a estereótipos: estará errado 100% das vezes. Seja verdadeiro. Figura 7 Renovação contínua Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao percorrer os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes percebemos que os primeiros três hábitos procuram desenvolver a nossa componente interna, o relacionamento com nós próprios, o nosso caráter. Fortalecem a autodisciplina, o autodomínio e o autorrespeito, afastando-nos de processos de vitimização e culpabilização, para nos focar naquilo que é realmente importante para nós, no colocar em marcha os nossos sonhos, no assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas. Depois de atingir esta Vitória Privada da Independência, estamos prontos para nos concentrarmos na dimensão externa. Os hábitos 4, 5, 6 dão-nos o conhecimento, as competências e o desejo de construir relações de confiança, de mútuo respeito e benefício para todas as partes envolvidas. Com o 7º hábito somos por fim instigados a continuar o nosso desenvolvimento num perpétuo ciclo de renovação. APLICAÇÕES Eficácia individual e organizacional: o modelo fornece múltiplas ferramentas para trabalhar e desenvolver a eficácia dos indivíduos e das equipas. Formação de chefias: os Sete Hábitos são particularmente apropriados para o desenvolvimento de líderes altamente eficazes. Coaching: a filosofia dos Sete Hábitos e os seus instrumentos são poderosos aliados na facilitação de processos de coaching. A Cranberry ABC tem experiência em processos de melhoria da eficácia individual e organizacional, na formação e aplicação deste e outros modelos em contexto empresarial. Consulte-nos! Se estiver disposto a pagar o preço para compreender verdadeiramente e aplicar os hábitos e princípios, irá colher benefícios poderosos. Irá ver o seu tempo e as suas atividades tornarem-se cada vez mais uma consequência das suas escolhas e perceber que pode viver uma vida mais rica, feliz e plena. Irá notar a aceleração do seu desenvolvimento e do seu desempenho pessoal e irá descobrir maior força emocional e autodisciplina. Verá o aumento da qualidade e da eficácia dos seus relacionamentos a todos os níveis. BIBLIOGRAFIA Covey, Stephen R. (1999) The Seven Habits of Highly Effective People. London: Simon&Schuster. Stephen R. Covey Covey, Stephen R. (2003) The Seven Habits of Highly Effective People. The Personal Workbook. London: Simon&Schuster. Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar: Isabel Vilhena Rua de Santa Marta, 43 E/F 4º andar D Lisboa (w) (m) isabel.vilhena@cranberry.pt Rua de Santa Marta 43 E/F 4º D LISBOA office@cranberry.pt Telef.:

DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES. (Síntese de livros de S. R. Covey)

DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES. (Síntese de livros de S. R. Covey) DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (Síntese de livros de S. R. Covey) Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os

Leia mais

Sete hábitos das pessoas muito eficazes

Sete hábitos das pessoas muito eficazes Sete hábitos das pessoas muito eficazes "Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o que e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação,

Leia mais

Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Inteligência Emocional Andréa Sales Diretora Executiva (Cedido por Deise Ferreira Diretora Nacional Sênior de Vendas) Emoção É visível que a crise que a humanidade atravessa nos dias de hoje com crimes

Leia mais

CONFRONTANDO SEUS MEDOS

CONFRONTANDO SEUS MEDOS O QUE TE MOVE? CONFRONTANDO SEUS MEDOS Vamos colocar em prática esse exercício através dos seus próprios pensamentos sabotadores. Se seu medo for, por exemplo: Eu não sou uma boa líder, não consigo nem

Leia mais

RESUMO DO LIVRO / 2003, 7ª

RESUMO DO LIVRO / 2003, 7ª RESUMO DO LIVRO Você é do Tamanho de seus Sonhos: Estratégias para concretizar projetos pessoais, empresariais e comunitários. / César Souza São Paulo: Editoria Gente, 2003, 7ª Edição CAP.1: SONHOS MOVEM

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

PAULO ROBERTO ANDREOTTI

PAULO ROBERTO ANDREOTTI PAULO ROBERTO ANDREOTTI COMO REAGIR POSITIVAMENTE AOS CONFLITOS EM 6 SEGUNDOS Como desenvolver o seu relacionamento familiar e torná-lo mais comunicativo e harmonioso Se pensássemos sempre antes de falar,

Leia mais

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba Inteligência Emocional para Vencer Diretora Senior Fernanda Groba Bem-Vindas!!! O que é Inteligencia Emocional? Em 1995 o psicólogo Daniel Goleman criou este conceito e difundiu para o mundo. Inteligência

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 3 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02 SEJAM BEM VINDOS Aula 02 Que fichas caíram nos exercícios da Aula 01? VOCÊ SABIA QUE? 2% APENAS da população humana são os que de fato produzem mudanças 13% veem as mudanças acontecerem e às vezes até

Leia mais

LIDERANÇA DE PESSOAS

LIDERANÇA DE PESSOAS LIDERANÇA DE PESSOAS João Paulo Pinto OGE 2016/17 05 Dezembro de 2016 LIDERANÇA DE PESSOAS E EQUIPAS A liderança é um processo de influência exercida em determinada situação através da comunicação (verbal

Leia mais

OS 7 HÁBITOS. Você deve estar se perguntando: O que tem a ver esta fábula de Esopo com a formação de hábitos?

OS 7 HÁBITOS. Você deve estar se perguntando: O que tem a ver esta fábula de Esopo com a formação de hábitos? OS 7 HÁBITOS Pode não parecer, mas as pessoas não nascem eficazes, elas desenvolvem hábitos que as tornam produtivas e focadas. Que tal saber quais são esses hábitos? Certo dia, um pobre fazendeiro descobre

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Artigo de Opinião. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia Viola

Artigo de Opinião. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia Viola Artigo de Opinião As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade do seu autor e não representam necessariamente a opinião da ICF Portugal. Coaching Sistémico como um Modelo Silvia

Leia mais

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor AUTOCONHECIMENTO e liderança Mantenedor Olá, Empresário Júnior! Entramos na segunda semana do PDL Com o primeiro manual, bit.ly/pdl2017_1, foi possível entender o que significa ser um líder dentro do Movimento

Leia mais

Agradecimentos... 7 Prefácio... 9 Preâmbulo PRIMEIRA PARTE UMA VISÃO PANORÂMICA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Agradecimentos... 7 Prefácio... 9 Preâmbulo PRIMEIRA PARTE UMA VISÃO PANORÂMICA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Intel. Emoc. Gesta?o 121-242:Layout 1 7/6/18 2:55 PM Page 237 ÍNDICE Agradecimentos... 7 Prefácio... 9 Preâmbulo... 11 PRIMEIRA PARTE UMA VISÃO PANORÂMICA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CAPÍTULO 1 PORQUÊ A

Leia mais

Derson da S. Lopes Jr.

Derson da S. Lopes Jr. PRINCÍPIO BÍBLICO Tudo o que você tiver que fazer, faça o melhor que puder... Ec. 9:10...Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10 PRINCÍPIO ESPÍRITO DE PROFECIA O desenvolvimento

Leia mais

E / USE WHAT YOU HAVE R / D A O U P W O Y H C E A R T E Y H O W U T C R A T S A / N PERFORMANCE COACH.PT

E / USE WHAT YOU HAVE R / D A O U P W O Y H C E A R T E Y H O W U T C R A T S A / N PERFORMANCE COACH.PT P C START WHERE YOU ARE / USE WHAT YOU HAVE / DO WHAT YOU CAN / PERFORMANCECOACH.PT O coaching tem eficácia? Quer na sua vida pessoal, quer na carreira profissional enfrenta, provavelmente, cada vez mais

Leia mais

Hábitos para o Sucesso.

Hábitos para o Sucesso. Hábitos para o Sucesso. " Pessoas de valor colocam em prática conhecimentos de valores que são adquiridos e transformam a sua vida e as dos outros... " Camp. Boa leitura e boa prática!!! Hábitos para o

Leia mais

OS 4 PAPEIS ESSENCIAIS DA LIDERANçA Como ser um líder de sucesso

OS 4 PAPEIS ESSENCIAIS DA LIDERANçA Como ser um líder de sucesso OS 4 PAPEIS ESSENCIAIS DA LIDERANçA Como ser um líder de sucesso Duração: 2 dias Referência: 1253 Preço: 1.200,00 (iva não incluído) Tipologia: Full immersion Presencial Objetivos: No final da formação

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Mirar. Nichos.

Mirar. Nichos. Mirar Nichos 1 MIRAR IDENTIFICANDO SEU NICHO Nicho é Sobre Paixão e Negócios O ideal é que você tenha um nicho claro, mas você até pode trabalhar com dois: a) O Nicho Ganha Pão b) O Nicho Paixão Que fique

Leia mais

O SENTIDO DA LIDERANÇA

O SENTIDO DA LIDERANÇA O SENTIDO DA LIDERANÇA 2011 Fabiana Darc Miranda Psicóloga Clínica. Atuando em Estratégias de Saúde das Famílias (Brasil) Jonathas Ferreira Santos Psicólogo Social. Atuando em Programas da Assistência

Leia mais

JULIETE CADETE HELDER CALDAS

JULIETE CADETE HELDER CALDAS JULIETE CADETE HELDER CALDAS MARCA PESSOAL Qual é a sua identidade? Como você é reconhecido pelas pessoas da sua cidade? Como você é reconhecido pela sua equipe? O QUE EU PRECISO FAZER PARA APRIMORAR

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT

Cursos Recomendados TOPIC: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT Cursos Recomendados TOPICS: COMMUNICATION SKILLS MANAGEMENT AND LEADERSHIP TIME MANAGEMENT TOPIC: COMMUNICATION SKILLS Módulo: Competências relacionais do gestor M144 Duração 30 min. Adquirir as competências-base

Leia mais

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida!

LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! LÍDER DE SUCESSO é líder com Equilíbrio Emocional Dani Stein Ferramentas para a Vida! SE VOCÊ ESTIVER TRISTE E DESMOTIVADO? Lembre-se de que estes momentos virão, e o que você precisa fazer é superá-los

Leia mais

Poder da Autoconfiança

Poder da Autoconfiança Poder da Autoconfiança MINI CURSO - Parte 1 com Hugo Van Zeller Tópicos: O que é Autoconfiança? Porque é importante? Como colocar em prática? O que pode fazer JÁ hoje? Breve Apresentação Hugo Van Zeller

Leia mais

ESTÁ NA HORA DE DAR UM

ESTÁ NA HORA DE DAR UM www.merylaiseautogerenciamento.com.br ESTÁ NA HORA DE DAR UM Copyright 2018- MERY LAISE DEMARCHI DE OLIVEIRA - Todos os Direitos Reservados 10 ATITUDES QUE VOCÊ PRECISA FAZER PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

SEJA A PESSOA EM QUEM TODOS CONFIAM NOS MOMENTOS DE MAIOR INCERTEZA

SEJA A PESSOA EM QUEM TODOS CONFIAM NOS MOMENTOS DE MAIOR INCERTEZA SEJA A PESSOA EM QUEM TODOS CONFIAM NOS MOMENTOS DE MAIOR INCERTEZA INTRODUÇÃO Ao longo dos workshops Reinvente-se tenho convivido com pessoas incríveis que procuram formas de combater os níveis de stress

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho 17/9/2012 Como transformar talento desempenho em de gerente a gestor escolar Alessandra assad opet 2012 Qual é a Diferença? O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% você sabia? do seu

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento

EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento EXCELêNCIA INTERPESSOAL E COMUNICAçãO Desenvolver as suas competências de relacionamento Duração: 2 dias Tipologia: Full immersion Blended Para quem?: Managers, chefes de projeto e coordenadores de equipas.

Leia mais

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!!

O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! O QUE TE MOVE??? Ser Futura para ser Diretora!! OBJETIVO Compreender que para definir objetivos é preciso planejamento e disciplina e como fazer para realiza-los Compreender que para definir objetivos

Leia mais

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL

100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL 1 100 PERGUNTAS PODEROSAS DE COACHING PESSOAL A habilidade de um coach não está em saber muito para ensinar e sim saber muito para perguntar o que não se sabe." () Se você tiver quaisquer comentários,

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.)

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.) P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise com Paulo Alvarenga (P.A.) CRISE DE ENERGIA HUMANA Porque você chegou atrasado? Atrasado Trânsito Inocência Não ter culpa Saí muito tarde Poder Algo é possível

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Criar Grupos de Reiki Associação Portuguesa de Reiki. Como criar grupos de Reiki

Criar Grupos de Reiki Associação Portuguesa de Reiki. Como criar grupos de Reiki Como criar grupos de Reiki 1 Como criar grupos de Reiki Os grupos de Reiki são conjuntos de pessoas que, de livre vontade, se encontram e organizam para a prática de Reiki. Este pequeno guia serve para

Leia mais

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO Nota Prévia O Código de Boas Práticas de foi produzido pelo NCVO, membro do Inspiring Impact. O Inspiring Impact é um programa que visa alterar até 2022 a forma como o setor voluntário no Reino Unido se

Leia mais

Objectivos Educativos

Objectivos Educativos Renovação do Programa para Jovens (Aprovado na XLII Conferência Nacional) : A XLII Conferência Nacional da AEP, no âmbito do processo em curso de renovação do Programa para Jovens, aprovou a definição

Leia mais

Atitude. Reunião da Unidade Borboletas Diretora: Juliana de Matteo 30 de maio de 2015

Atitude. Reunião da Unidade Borboletas Diretora: Juliana de Matteo 30 de maio de 2015 Atitude Reunião da Unidade Borboletas Diretora: Juliana de Matteo 30 de maio de 2015 Atitude Planeje seu propósito Prepare-se com fé Proceda com otimismo Dedique-se com persistência Como você se alimenta?

Leia mais

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA?

TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? www.mentalidadedecrescimento.com.br TESTE DE MINDSET: QUAL É A SUA? COMO APLICAR: Sua mentalidade pode ser uma grande aliada ou sua pior inimiga. Então, faça o teste e descubra

Leia mais

QUEM É ROQUE FERNANDO

QUEM É ROQUE FERNANDO QUEM É ROQUE FERNANDO PALESTRANTE E COACH ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Trabalhou mais de 15 anos junto ao grupo Impacta Tecnologia, o maior centro de treinamentos de tecnologia da América

Leia mais

MULTIPLICANDO BEM-ESTAR. Como desenvolver sua própria distribuição de base domiciliar, ilimitada e milionária.

MULTIPLICANDO BEM-ESTAR. Como desenvolver sua própria distribuição de base domiciliar, ilimitada e milionária. MULTIPLICANDO BEM-ESTAR Como desenvolver sua própria distribuição de base domiciliar, ilimitada e milionária Apresentação: Sergio Buaiz O que é Bem-Estar? É sentir-se bem, feliz e confiante. Equilibrar

Leia mais

Conheça as lições fundamentais da liderança e como aplicás-la na prática!

Conheça as lições fundamentais da liderança e como aplicás-la na prática! e-book Conheça as lições fundamentais da liderança e como aplicás-la na prática! Espero que tenha realmente valido a pena você chegar até aqui! Saiba que eu me dediquei muito ao longo dos últimos anos,

Leia mais

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores

PACIÊNCIA tempo específico tarefas menores PACIÊNCIA Ser paciente exige o controle total dos nossos pensamentos, ações e palavras. Seria o gerenciamento de si mesmo. Isso significa que você não deve gastar o seu tempo tentando controlar os outros,

Leia mais

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Seu modelo financeiro! Tem que estar programado para o sucesso, ou nada que você aprenda, saiba ou faça

Leia mais

Poder. Ownership Thinking. Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco.

Poder. Ownership Thinking. Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Poder pessoal Ownership Thinking Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Poder pessoal Afine sua comunicação. Tenha senso de dono Mantenha seu foco. Você é mais do que pensa que é

Leia mais

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra.

Todos os direitos reservados. E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Todos os direitos reservados E necessária à autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram os melhores esforços para preparar este livro,

Leia mais

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic

Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? Wilson Gellacic Carreira bem sucedida: Sorte ou Planejamento? 1 Agenda 1. O contexto atual 2. O que é sucesso profissional 3. Competências necessárias 4. Uma visão sistêmica 5. A diferença que faz a diferença 6. Roadmap

Leia mais

DOS LIDERES VISIONÁRIOS E DE ALTA PERFORMANCE ATRIBUTOS MASTER

DOS LIDERES VISIONÁRIOS E DE ALTA PERFORMANCE ATRIBUTOS MASTER 07 DOS LIDERES VISIONÁRIOS E DE ALTA PERFORMANCE ATRIBUTOS MASTER O grande desafio de qualquer líder é se colocar a frente do seu tempo e antevê o futuro. Um Líder Visionário e de Alta Performance é capaz

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

COMPETÊNCIA DE PARCERIA

COMPETÊNCIA DE PARCERIA COMPETÊNCIA DE PARCERIA COSTACURTA JUNQUEIRA CEO do Instituto MVC costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br Pano de Fundo PENSAR NA MELHOR PARCERIA DE SUA VIDA PENSAR NA PIOR PARCERIA DE SUA

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 2 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

TRABALHE A SUA MENTE PARA CONSEGUIR O SUCESSO.

TRABALHE A SUA MENTE PARA CONSEGUIR O SUCESSO. TRABALHE A SUA MENTE PARA CONSEGUIR O SUCESSO. Baseado nos ensinamentos de Napoleon Hill Planeje seu propósito, prepare-se com fé, proceda com otimismo e dedique-se com persistência. QUANDO UMA PORTA SE

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 )

Ace Coaching B R E T T MARSHALL I N F AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) Ace Coaching AC E C OAC HING EXECUTIVO E TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇ A B R E T T MARSHALL I N F O @ AC E C OAC H I N G. C O M. B R W W W. AC E C OAC H I N G. C O M. B R ( 1 1 ) 98112-50 0

Leia mais

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas VIVA O SEU SONHO EM 2017 Lucélia Delfrate Diretora Futura Executiva Independente de Vendas Antes de iniciar na Mary kay eu vivia para minha filha, meu marido e para a minha casa! Apesar de ser amada e

Leia mais

Níveis de Administração

Níveis de Administração PAPEL DO ADMINISTRADOR Níveis de Administração DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S. SNELL, Scott A. Administração Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo, 1998. IA_04_PAPEL

Leia mais

Princípios da Excelência em Liderança:

Princípios da Excelência em Liderança: Sou diq, e agora? Princípios da Excelência em Liderança: - Dedicação; - Inspiração; - Respeito; - Entusiasmo; - Caráter; - Tradição; - Obrigação; - Adaptabilidade; - Direção; - Humildade; - Integridade;

Leia mais

PREPARE-SE PARA EMPREENDER NA PROFISSÃO. Prof. Me. José Heleno Mariano

PREPARE-SE PARA EMPREENDER NA PROFISSÃO. Prof. Me. José Heleno Mariano PREPARE-SE PARA EMPREENDER NA PROFISSÃO Prof. Me. José Heleno Mariano 2 CREDITOS INICIALMENTE A DEUS SCSP VOCE D+ A PROFISSÃO MUNDO MARAVILHOSO COMO COMEÇOU COMO ESTAMOS PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS CUIDADOS

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

Bem Vera Luz em parceria com Anabela Francisco. Vera luz Programa de Desenvolvimento Pessoal Anabela Francisco

Bem Vera Luz em parceria com Anabela Francisco. Vera luz Programa de Desenvolvimento Pessoal Anabela Francisco Bem Vind@ Programa de Desenvolvimento Pessoal Vera Luz em parceria com Anabela Francisco Anabela Francisco Bem Vind@ e parabéns pela tua coragem de saíres da zona de conforto! Depois de anos a trabalhar

Leia mais

Os Segredos da Mente Milionária T. Harv Eker. Desperte seu Gigante interior Anthony Robbins

Os Segredos da Mente Milionária T. Harv Eker. Desperte seu Gigante interior Anthony Robbins Desperte seu Gigante interior Anthony Robbins Tony Robbins é em minha opinião o maior Coach e profissional de desenvolvimento humano de todos os tempos. Neste livro ele mostra como funciona nosso sistema

Leia mais

do curso Vou te ensinar o meu MAPA Escolha Sua Vida de graça!

do curso Vou te ensinar o meu MAPA Escolha Sua Vida de graça! Agenda do curso Estou empolgada de passar 3 dias com você compartilhando estratégias avançadas de crescimento pessoal, alta performance e manifestação de uma vida incrível. Vou te ensinar o meu MAPA Escolha

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala!

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala! Começe 2017 em ponto de bala! PARTE 1 (3 a 16 de janeiro) 1. Sente-se confortavelmente e respire fundo algumas vezes, relaxando os ombros. Pense quais serão os seus planos pra esse novo ano. Responda abaixo

Leia mais

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda

Comercializar e Vender Módulo 8- Atendimento e Venda Nome: Vera Nogueira Professor: João Mesquita Disciplina: Comercializar e Vender Módulo: 8- Atendimento e Venda Ano/Turma: 11ºI Ano Letivo: 2012/2013 Escola Secundária Serafim Leite Índice Atendimento e

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Discentes: Flavio Mendes Jessica Jang Lucas Egidio Willan Joaquim dos Santos Curso: Bacharelado em Ciências contábeis

Leia mais

10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito

10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito 10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito Sou Psicóloga, Coach e Consultora de Carreira e, durante 16 anos atuei em Recursos Humanos de empresas de segmentos e tamanhos diversos, acompanhando

Leia mais

Lista Exercícios O Poder da Gratidão

Lista Exercícios O Poder da Gratidão Lista Exercícios O Poder da Gratidão Segunda Feira Exercício: Traçe suas metas/sonhos, liste elas. Metas para: Saúde e corpo Carreira e trabalho Finanças Relacionamento Desejos pessoais Materiais Espirituais

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

O poder da paixão e da perseverança

O poder da paixão e da perseverança O poder da paixão e da perseverança Saiba que suas DECISÕES e não suas CONDIÇÕES que determinam seu destino. Para ter o que nunca teve, você precisa fazer o que nunca fez. Mary Kay Ash O segredo para realizações

Leia mais

Diretora Nacional de Vendas Independente

Diretora Nacional de Vendas Independente Diretora Nacional de Vendas Independente çã Como você se sente HOJE? Negócio Deus você Família Financeiro Você e Deus Como está seu relacionamento e intimidade com Deus? Quanto você tem exercitado sua

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais!

1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Personalidades Você dá início a esta jornada rumo ao sucesso seguindo duas regras: 1º - Comece e... 2º - Não desista jamais! Mary Kay Ash Como realizar entrevistas com cada tipo de personalidade? Pasta

Leia mais

Construindo um negócio Extraordinário

Construindo um negócio Extraordinário Construindo um negócio Extraordinário DE VOLTA AO BÁSICO O BEABA DO NEGÓCIO MARY KAY DESCUBRA QUAL A SUA PAIXÃO PARA CRESCER NO NEGÓCIO MK Treinamento inspirado na aula de ELOISA JOHNSON Por Eloisa Castroviejo

Leia mais

Como desenvolver DESCENDENTES. Joeline Câmara Diretora Nacional de Vendas Independente

Como desenvolver DESCENDENTES. Joeline Câmara Diretora Nacional de Vendas Independente Como desenvolver DESCENDENTES Joeline Câmara Diretora Nacional de Vendas Independente VOCÊ É UMA LÍDER QUE INSPIRA? O QUE VOCÊ FALA... É TÃO ALTO TRABALHE COM AS PESSOAS CERTAS São as Consultoras novas

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974) QUESTIONÁRIO DE VLIÇÃO D QULIDDE DE VID NO TRLHO SEDO NO MODELO DE HCKMN E OLDHM (1974) SEÇÃO 1 Nesta seção do questionário você deve descrever o seu trabalho da forma mais objetiva possível. Por favor,

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE LÍDERES. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez

CAPACITAÇÃO DE LÍDERES. Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez CAPACITAÇÃO DE LÍDERES Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez Somos o que repetidamente fazemos.a excelência portanto, não é um feito, mas um hábito. Aristóteles 4 elementos que fortalecem a liderança VISÃO

Leia mais

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL Brasil é 88º lugar (de 127) em ranking de educação pela Unesco. Esse ranking mede o desempenho das nações em relação a metas de qualidade. FOLHA 2011

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO PROGRAMA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E NIVELAMENTO Integração e Nivelamento: Pressupostos básicos para o desenvolvimento das competências; Aprender a aprender; A dinâmica dos grupos e o

Leia mais

O QUE É A FORÇA EMOCIONAL?

O QUE É A FORÇA EMOCIONAL? FORÇA EMOCIONAL O QUE É A FORÇA EMOCIONAL? Na sua busca por essa resposta, você encontrará várias definições, mas podemos simplificar elucidando que, trata -se do: CONTROLE SOBRE SUAS RESPOSTAS INSTINTIVAS

Leia mais

O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA. Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG

O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA. Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG O INÍCIO DE CADA JORNADA COMEÇA POR UM ATO DE CORAGEM JORNADA DA Mul her PRÓXIMAS EDIÇÕES SÃO PAULO RIO DE JANEIRO PASSOS / MG O INÍCIO DE TUDO SUA JORNADA COMEÇA AGORA A CORAGEM NA JORNADA A Coragem de

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Identificar e avaliar os principais impactos e influências

Leia mais

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00%

2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 2015 se foi, mas a ressaca... 12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% PIB INFLAÇÃO DESEMPREGO 0,00% -2,00% 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016-4,00% -6,00% Se olharmos as notícias... O que fica parecendo:

Leia mais

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra,

Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, Solteira, sem filhos, 22 anos, estudante e empresaria Estudante de Arquitetura e Urbanismo 2 anos 8 meses Entrei na Mk em Busca de uma renda extra, já trabalhava com outras marcas, mas não tinha retorno!

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS...

A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS... A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS... TRANS FORME-SE COMO PESSOA O R G A N I Z A Ç Ã O P V R O treinamento mais poderoso de alto impacto. Vivencie um final de semana inesquecível.

Leia mais