DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO EMPRESARIAL I. Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015."

Transcrição

1 DIREITO EMPRESARIAL I Foed Saliba Smaka Jr. 06/03/2015.

2 Empresário Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços. Pode Ser Pessoa Física ou Jurídica Lei Pessoa Física. Prática Maioria Pessoa Jurídica.

3 Empresário Pessoa Física Empresário Individual Pessoa Jurídica Sociedade Empresária EIRELI.

4 EIRELI Antiga reinvindicação da doutrina comercialista. Duas vertentes, dois modelos de figura jurídica: Empresário Individual de Responsabilidade Limitada; Sociedade Limitada Unipessoal. Criação pela Lei /2011 que alterou dispositivos do CC.

5 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Existem agentes econômicos que exercem atividades econômicas mas não são empresários. Atividade não é considerada empresa. Profissional Intelectual; Sociedade Simples; Empresário Rural; Sociedade Cooperativa.

6 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Profissionais Liberais: P. U. art. 966 CC: Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. Exploram atividade Econômica Não são considerados empresários Fora do alcance do direito empresarial. Prevalece a pessoalidade. Exercício não é elemento de empresa.

7 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Profissionais Liberais: Exceção: Quando a atividade do profissional passa a ser elemento de empresa (organizar elementos). Existem outros elementos na atividade. Não prevalece a pessoalidade. Exercício profissional e organizacional (empresário).

8 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Profissionais Liberais: Exemplos: Médico; Músico; Dentista; Professor; Escritor; Artista Plástico.

9 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Sociedades Simples (uniprofissionais): Da mesma forma que o item anterior explora atividade profissional: Dois ou mais profissionais associam-se para explorara a atividade. Não é elemento de empresa. Não explora atividade empresarial. Art Salvo as exceções expressas, considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro; e, simples, as demais. Objeto social é a exploração da profissão intelectual.

10 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Sociedades Simples (uniprofissionais): Exceção: Exercício constituir elemento de empresa. Atividade intelectual deixa de ser relevante e passa a ser elemento de empresa. Objeto social deixa de ser a exploração intelectual para exploração de empresa.

11 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Sociedades de Advogados: É Exceção. Aplicando o conceito anterior: Advogado atividade intelectual; Grande Escritório, a atividade pessoal intelectual inexiste; Porém não é atividade empresarial; Sociedades Civis (Soc. Simples); Lei 8.906/1994 arts. 15 a 17.

12 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Atividade Rural: Art O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro. Demais são obrigados a registrar. Rural facultativo. Não registro Não é empresário ou sociedade empresária. Registro Empresário, subordinação jurídica ao regime empresarial. Natureza Constitutiva Não apenas declaratória. Aplica-se à Sociedade Rural (art. 984 CC).

13 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Cooperativa: O que define o tipo de Sociedade? Objeto: Sociedade Empresária: Exploração de Empresa; Sociedade Simples: Exploração não Empresarial. Cooperativa: Depende então do Objeto? Não! É exceção à regra.

14 Agentes Econômicos Excluídos do Conceito de Empresário. Cooperativa: Disciplina do art. 982, P.U.: Parágrafo único. Independentemente de seu objeto, considera-se empresária a sociedade por ações; e, simples, a cooperativa. Sempre será simples. Não é o critério material Critério Legal.

15 EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

16 Empresário Individual. Empresário individual; Sociedade Empresária; Empr. Individual de Respons. Limitada (EIRELI).

17 Empresário Individual. Regras Fundamentais: Art Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Art Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.

18 Empresário Individual. Impedimentos Legais: 1º do art CC. 1 o Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação.

19 Empresário Individual. Impedimentos Legais: Lei 8.112/90 art. 117, X: Art Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;.

20 Empresário Individual. Impedimentos Legais Outros Exemplos: Lei Complementar 35/79, art. 36, I; Lei 8.625/93, art. 44, III; Lei 6.880/80, art. 29; Entre outros.

21 Empresário Individual. São impedidos de participar de sociedade empresária? Sócio = Empresário? Sócio não é empresário!!! Então podem ser sócios Acionistas, cotistas, comanditários. Responsabilidade limitada Não poder exercer administração.

22 Empresário Individual. Capacidade: Previsão Legal: arts. 3º e 4º do CC. Absolutamente e relativamente. Hipóteses Excepcionais: Art Poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herança.

23 Empresário Individual. Capacidade: Incapacidade Superveniente: Continuar atividade exercido por ele mesmo enquanto capaz. Por Herança: Continuar a exercer empresa de outra pessoa que lhe deixou de herança (sucessão causa mortis); alvará judicial, ouvido o MP, pode ser negado. Em qualquer caso os bens anteriores não se comunicam. Os estranhos a atividade não se sujeitam aos resultados da empresa. Limitação de responsabilidade (art. 974, 2º).

24 Empresário Individual. Capacidade Sociedades: 3 o O Registro Público de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais deverá registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos: I o sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade; II o capital social deve ser totalmente integralizado; III o sócio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais.

25 Empresário Individual. Empresário Casado: Art O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real. Art Além de no Registro Civil, serão arquivados e averbados, no Registro Público de Empresas Mercantis, os pactos e declarações antenupciais do empresário, o título de doação, herança, ou legado, de bens clausulados de incomunicabilidade ou inalienabilidade.

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem)

Direito Empresarial. Professora Carolina Lima. (facebook idem) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima AULA 01 Direito Empresarial Professora Carolina Lima (facebook idem) Bibliografia: a professora recomenda ler o caderno.

Leia mais

Aula 1 Direito Empresarial

Aula 1 Direito Empresarial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO Aula 1 Direito Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL Requisitos Art. 972, Cod. Civil. Pressupostos: 2 elementos: capacidade civil e ausência de impedimento. Capacidade civil. Impedimentos são dados pela lei. Ex: sociedade

Leia mais

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i)

Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) Instituições de Direito Pessoas Jurídicas (i) CAMILA VILLARD DURAN! Pessoa jurídica! Personalidade! Capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações! Registro dos atos constitutivos 1 ! Pessoas

Leia mais

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D

CEN E TRO O D E E E N E SI S N I O O S U S PE P R E IO I R O E E D ES E E S N E VO V L O V L I V M I EN E TO O - CES E E S D CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO - CESED FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA DIREITO EMPRESA I Professor: Jubevan Caldas de Sousa Empresário e Empresa Abandonando os antigos conceitos

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS LEGALE - Aula 1 Direito de Empresa I Planejamento Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rogério Martir Aula 1 03/07/2017 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas.

Leia mais

VANDINARA FRANCO LOPES DIREITO EMPRESARIAL:

VANDINARA FRANCO LOPES DIREITO EMPRESARIAL: VANDINARA FRANCO LOPES DIREITO EMPRESARIAL: Resumo e Questões VUNESP comentadas - ISS GUARULHOS. www.silviosande.com.br Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 4 3. EMPRESÁRIO (ART. 966

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 7 Empresário e estabelecimento empresarial Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Evolução - Empresa Teoria subjetiva Corporações de ofício Teoria objetiva atos de comércio lista taxativa

Leia mais

UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO

UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO UNIDADE 3 DO EMPRESÁRIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial I ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante no seu

Leia mais

Revisão OAB. Gabriel Rabelo

Revisão OAB. Gabriel Rabelo Revisão OAB Gabriel Rabelo Tópico 1) Empresário Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Parágrafo

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC

BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa Cruz Ramos. Juspodivm. 1. DIREITO DE EMPRESA ART. 966 do CC 1 DIREITO EMPRESARIAL DIREITO EMPRESARIAL PONTO 1: Direito de Empresa PONTO 2: Conceito de Empresário PONTO 3: Estabelecimento PONTO 4: Registro BIBLIOGRAFIA: Fábio Ulhoa Coelho. Saraiva. André Luiz Santa

Leia mais

Legislação societária

Legislação societária Legislação societária 3 Legislação societária: um conceito conjunto de normas ou leis que versam constituição Legalização, estruturação e funcionamento contabilização reorganização dissolução Liquidação

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial AUTONOMIA visto como ramo jurídico independente e autônomo, podemos conceituá-lo, em síntese, como o regime

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Pessoa Jurídica Criação do Direito, com personalidade, direitos e deveres atribuídos pelo Direito

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Legislação societária

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Legislação societária LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Legislação societária conjunto de normas ou leis que versam Legislação societária: um conceito constituição Legalização, estruturação e funcionamento contabilização reorganização

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Atividade Empresária 1) VUNESP - NeR - TJ SP (2014) Segundo a legislação civil em vigor, no que diz respeito à empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI),

Leia mais

3. Aqueles que exercem atividades rurais (haverá aula própria bloco de registro ).

3. Aqueles que exercem atividades rurais (haverá aula própria bloco de registro ). Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Teoria Geral Professor (a): Priscilla Menezes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula nº. 02 QUEM NÃO É EMPRESÁRIO? Basicamente, são três pessoas:

Leia mais

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais.

Atividades Não Empresariais. Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Por definição legal algumas atividades não são consideradas empresariais. Atividades Não Empresariais Profissionais liberais que prestam os serviços de forma direta e profissionais

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Aula 1 e 2 - Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino,

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO?

REQUERIMENTO INTERESSADO 2) NO CASO DE REQUERIMENTO FORMULADO POR INTERESSADO FOI JUSTIFICADO O INTERESSE JURÍDICO? SOCIEDADE OBSERVAÇÃO: SENDO ME OU EPP, não é necessário a certidão de Regularidade do FGTS, as publicações, assim como, visto do advogado e reconhecimento de firma. REQUERIMENTO LEGITIMIDADE 1) REQUERIMENTO

Leia mais

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI ALTERACÃO DE N 4 DE TRANSFORMACÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI VB DA ROSA & CIA LTDA Pelo presente instrumento particular de alteração contratual, que entre si fazem, o Sr.

Leia mais

SERVIÇOS PRESTADOS PELA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇOS PRESTADOS PELA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO 01 EMPRESÁRIO Inscrição (registro inicial), até 4 vias; Alteração R$ 24,00 R$ 2,05 01.1 Abertura de filial (códigos de evento: 023, 029 e 032) R$ 24,00 Por via adicional 02 SOCIEDADES EMPRESÁRIAS, EXCETO

Leia mais

CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA PAIVA QUEIROZ REFRIGERAÇÃO LTDA

CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA PAIVA QUEIROZ REFRIGERAÇÃO LTDA JUCESP PROTOCOLO 0.125.669/17-3 11111111111111111111 11 1111111111111111111111 111111111111 189 CONTRATO DE CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA PAIVA QUEIROZ REFRIGERAÇÃO LTDA Pelo presente Instrumento Particular

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.858, DE 2004 Altera o art. 974 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e dá outras providências. Autor: Deputado

Leia mais

Instituições de Direito FEA

Instituições de Direito FEA Instituições de Direito FEA MÓDULO II INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL! Pessoa jurídica vs. Pessoa física! Personalidade jurídica! Registro dos atos constitutivos! Empresa e empresário! EIRELI e sociedade

Leia mais

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA UNIDADE 8 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Profª Roberta Siqueira Direito Empresarial II ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS DIREITO EMPRESARIAL : Aula 1 Teoria Geral da Empresa / Nome Empresarial Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

Empresário Irregular:

Empresário Irregular: ... depois de estudarmos que o conceito de empresário encontra-se no artigo 966 do CC e que o conceito de empresa se extrai do conceito de empresário, vejamos agora a figura do empresário e da sociedade

Leia mais

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir

LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Planejamento Societário Holding II. Professor: Rogério Martir 1 LEGALE MBA EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Planejamento Societário Holding II Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 09: Pressupostos da Falência Neste bloco vamos abordar os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIOS Aula 1 Direito Empresarial: - Teoria Geral da Empresa; - Nome Empresarial; - Sociedades Não Personificadas. Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XI Sociedades Instituições de Direito Público e Privado Parte XI Sociedades 1. Empresa Conceito Empresa Empresa é a atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços para o mercado, visando ao lucro.

Leia mais

O Código de Napoleão de 1807 foi um marco importante para se implementar esta mudança de pensamento, dando início à era objetiva do Direito Comercial.

O Código de Napoleão de 1807 foi um marco importante para se implementar esta mudança de pensamento, dando início à era objetiva do Direito Comercial. 1 SUMÁRIO 1 BREVE HISTÓRICO DO DIREITO EMPRESARIAL... 3 2 PRINCÍPIOS DO DIREITO EMPRESARIAL... 4 2.1 Princípio da Livre Iniciativa... 4 2.2 Princípio da livre concorrência... 5 2.3 Princípio da função

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Período 2010-2016 1) FUNRIO AO CEITEC S.A. Advogado - 2012 Assinale a alternativa que contém afirmação presente no Código Civil a respeito da figura

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 2 Direito de Empresa II Planejamento. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS. LEGALE - Aula 2 Direito de Empresa II Planejamento. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMANTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIOS LEGALE - Aula 2 Direito de Empresa II Planejamento Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS.

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. S ESPECIFICAÇÃO DE INTEGRANTES DA TABELA DE S DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS. Resolução Plenária n.º 006/2016, que reajustou a tabela de preços da

Leia mais

ALUPAR INVESTIMENTO S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2017

ALUPAR INVESTIMENTO S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2017 ALUPAR INVESTIMENTO S.A. CNPJ/MF Nº 08.364.948/0001-38 NIRE 35.300.335.325 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2017 1. DATA, HORA E LOCAL: Aos 15 dias do mês de maio

Leia mais

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Empresarial. Direito Societário. Volume

Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS. Direito Empresarial. Direito Societário. Volume Volume Rodrigo Andrade de Almeida ROTEIRO DE ESTUDOS Direito Empresarial 1 Direito Societário www.rodrigoandrade.pro.br Versão 1.1 2018.1 Rodrigo Andrade de Almeida www.rodrigoandrade.pro.br www.direitolevadoaserio.com.br

Leia mais

Nº de Matrícula do Agente. ILMO. SR. PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE null / / Presidente da Turma

Nº de Matrícula do Agente. ILMO. SR. PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE null / / Presidente da Turma Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da Secretaria de Racionalização e Simplificação Departamento de Registro Empresarial e Integração Nº DO PROTOCOLO (Uso da Junta Comercial) NIRE (da

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA LEI Nº /2002 LIVRO II DO DIREITO DE EMPRESA TÍTULO I DO EMPRESÁRIO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA LEI Nº /2002 LIVRO II DO DIREITO DE EMPRESA TÍTULO I DO EMPRESÁRIO ÍNDICE SISTEMÁTICO DA LEI Nº 10.406/2002 LIVRO II DO DIREITO DE EMPRESA TÍTULO I DO EMPRESÁRIO Capítulo I - Da Caracterização e da Inscrição - arts. 966 a 971.. 67 Capítulo II - Da Capacidade - arts. 972

Leia mais

IUS RESUMOS. Empresário. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Empresário. Organizado por: Samille Lima Alves Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. EMPRESÁRIO... 3 1. Caracterizando o empresário... 3 1.1 Conceito... 3 1.2 Elementos essenciais de caracterização do empresário... 4 1.3 Classificação do empresário...

Leia mais

REFINARIA DE PETRÓLEOS DE MANGUINHOS S.A. Companhia aberta em recuperação judicial

REFINARIA DE PETRÓLEOS DE MANGUINHOS S.A. Companhia aberta em recuperação judicial REFINARIA DE PETRÓLEOS DE MANGUINHOS S.A. Companhia aberta em recuperação judicial CNPJ/MF nº 33.412.081/0001-96 NIRE: 33.300128514 Ata de Reunião do Conselho de Administração Realizada em 30 de janeiro

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA EIRELI DA xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx EIRELI

ATO CONSTITUTIVO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA EIRELI DA xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx EIRELI ATO CONSTITUTIVO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA EIRELI DA xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx EIRELI xxxxxxxxxxxxxxxx, nacionalidade, estado civil (com regime de comunhão de bens, se casado),

Leia mais

Marina Zava de Faria

Marina Zava de Faria MZ Advocacia Corporativa Av. D, n. 419, Ed. Comercial Marista, Setor Marista, Goiânia - GO, CEP 7415-040 marinazava@mzadvocaciacorporativa.com.br +55 (62) 3087-9828 +55 (62) 982892401 Marina Zava de Faria

Leia mais

DELEGADO DIREITO empresarial Material - Aula 01 Prof. Fidel Ribeiro

DELEGADO DIREITO empresarial Material - Aula 01 Prof. Fidel Ribeiro DELEGADO DIREITO empresarial Material - Aula 01 Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL O comércio surgiu muito antes

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo TABELA DE PREÇOS DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO JUCESP RATIFICADA, NOS TERMOS DO ARTIGO 4º DA DELIBERAÇÃO JUCESP N. 1/2015, PELO COLÉGIO DE VOGAIS DA JUCESP EM SESSÃO PLENÁRIA REALIZADA EM 22/12/2015.

Leia mais

TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS I S.A.

TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS I S.A. TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS I S.A. CNPJ/ME nº 28.758.267/0001-61 NIRE 35.300.508.963 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE ABRIL DE 2019 1. DATA, HORA

Leia mais

Curso Direito Empresarial Economia

Curso Direito Empresarial Economia AULA 8 As sociedades limitadas 8.1. Sociedade limitada Sociedade limitada é aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro

Leia mais

Condições para o exercício de cargos

Condições para o exercício de cargos Condições para o exercício de cargos 1. São condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários de cooperativas de crédito, além de outras exigidas pela legislação e pela regulamentação em vigor

Leia mais

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual.

AULA 19. Ilícito praticado por ação, a responsabilidade é individual. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professor: Leandro Antunes Monitor: André Manso AULA 19 Da responsabilidade Qualquer ato praticado pelo administrador que venha a prejudicar

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo ANEXO I A QUE SE REFERE À PORTARIA JUCESP Nº 18, DE 05 DE MARÇO DE 2018. TABELA DOS PREÇOS DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO JUCESP Especificação de atos pertinentes ao registro público de empresas

Leia mais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA Junta Comercial do Estado de Minas Gerais

ILMO(A). SR.(A) PRESIDENTE DA Junta Comercial do Estado de Minas Gerais Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Nº

Leia mais

ALTERAÇÃO DE ATO CONSTITUTIVO V B DA ROSA - EIRELI

ALTERAÇÃO DE ATO CONSTITUTIVO V B DA ROSA - EIRELI la ALTERAÇÃO DE ATO CONSTITUTIVO V B DA ROSA Pelo presente instrumento particular de alteração de ato constituitivo, que faz, a Sr. VLADIMIR BERGMANNDA ROSA, Brasileiro, Casado pelo Regime de Comunhão

Leia mais

FII BB Renda de Papeis. Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018)

FII BB Renda de Papeis. Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018) Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018) Agenda (i) (ii) Assembleia Geral Ordinária Assembleia Geral Extraordinária 2 Aprovação das Demonstrações Financeiras Ordem do Dia (i) Assembleia

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial a 2016

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Empresarial a 2016 CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) CESPE / JF TRF1/TRF 1/2011 No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta. a) O empresário casado pode alienar os imóveis que

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo ANEXO I A QUE SE REFERE À PORTARIA JUCESP Nº 49, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Republicado por não ter sido atualizado o valor correspondente ao arquivamento de debênture e demais informações complementares.

Leia mais

ANEXO V CONTRATO SOCIAL DA SOPECE

ANEXO V CONTRATO SOCIAL DA SOPECE ANEXO V CONTRATO SOCIAL DA SOPECE 283 ÍNDICE Alteração... 3 Da Cessão e Transferência de cotas... 4 Capítulo II Do Capital Social... 5 Capítulo III Da Alteração da Administração da Sociedade... 5 Da Declaração

Leia mais

BB Renda Corporativa Fundo de Investimento Imobiliário - FII Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (02/05/2017)

BB Renda Corporativa Fundo de Investimento Imobiliário - FII Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (02/05/2017) BB Renda Corporativa Fundo de Investimento Imobiliário - FII Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (02/05/2017) BB Renda Corporativa Fundo de Investimento Imobiliário - FII Agenda (i) (ii) Assembleia

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016.

Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 1 EIRELI: Análise Legal e os Resultados Práticos Porto Alegre (RS), 20 de junho de 2016. Slide 2 Conteúdo Programático: - Análise Histórica da Introdução das EIRELI s no Direito Brasileiro; - Conceito

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 00. Direito Empresarial p/ ANAC Especialista em Regulação (Área 1) - com videoaulas

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 00. Direito Empresarial p/ ANAC Especialista em Regulação (Área 1) - com videoaulas Aula 00 Direito Empresarial p/ ANAC 2016 - Especialista em Regulação (Área 1) - com videoaulas Professor: Gabriel Rabelo AULA 00: APRESENTAÇÃO. EMPRESA E EMPRESÁRIO. 1. SOCIEDADE. 1.1. SOCIEDADE NÃO PERSONIFICADA.

Leia mais

Aula de 18/08/14. 1) COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 25. ed. São Paulo : Saraiva, 2013.

Aula de 18/08/14. 1) COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 25. ed. São Paulo : Saraiva, 2013. Aula de 18/08/14 Bibliografia: 1) COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 25. ed. São Paulo : Saraiva, 2013. 2) REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. vol. 1. 32. ed. Saraiva, 2013. 3)

Leia mais

A Teoria da Empresa e sua aplicabilidade no Código Civil de O empresário:

A Teoria da Empresa e sua aplicabilidade no Código Civil de O empresário: AULA 2 - TEORIA DA EMPRESA EMPRESÁRIO - Teoria da Empresa - Código Civil Italiano de 1942: Na Itália, o Código civil de 1942 adota a teoria da empresa, sem, contudo ter formulado um conceito jurídico do

Leia mais

FII BB Votorantim Cidade Jardim Continental Tower Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018)

FII BB Votorantim Cidade Jardim Continental Tower Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018) FII BB Votorantim Cidade Jardim Continental Tower Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (27/04/2018) FII BB Votorantim Cidade Jardim Continental Tower Agenda (i) (ii) Assembleia Geral Ordinária Assembleia

Leia mais

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES

MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES MODELO DE CONTRATO SOCIEDADE SIMPLES CONTRATO SOCIAL DE SOCIEDADE SIMPLES SÓCIO1: (Nome do Sócio), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (...), C.P.F. nº (...), residente

Leia mais

FERREIRA GOMES ENERGIA S.A. CNPJ/MF n / NIRE:

FERREIRA GOMES ENERGIA S.A. CNPJ/MF n / NIRE: FERREIRA GOMES ENERGIA S.A. CNPJ/MF n 12.489.315/0001-23 NIRE: 35.300.383.656 ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 04 DE JUNHO DE 2018 1. DATA, HORA E LOCAL: Ao 04 dia do mês de junho

Leia mais

Direção final - Demonstrativa. Direito Empresarial para SEFAZ/RS Profs. Diego Vieira e Luiz Mario. 1 de 23

Direção final - Demonstrativa. Direito Empresarial para SEFAZ/RS Profs. Diego Vieira e Luiz Mario. 1 de 23 Nome do curso Aula 00 Direção final - Demonstrativa 1 de 23 www.direcaoconcursos.com.br Sumário SUMÁRIO... 2 APRESENTAÇÃO... 4 NOSSO CURSO E A PROVA... 5 BREVE INTRODUÇÃO... 7 EMPRESÁRIO: CARACTERIZAÇÃO,

Leia mais

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A.

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A. PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA CONCESSIONÁRIA DE RODOVIAS AYRTON SENNA E CARVALHO PINTO S.A. - ECOPISTAS A SER REALIZADA EM 31 DE MAIO DE 2016 1 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS V S.A.

TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS V S.A. TRAVESSIA SECURITIZADORA DE CRÉDITOS FINANCEIROS V S.A. CNPJ/ME nº 32.023.336/0001-66 NIRE 35.300.528.085 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE ABRIL DE 2019 1. DATA, HORA E LOCAL: No dia

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. ESPÉCIES DE EMPRESÁRIO 2. SOCIEDADES EMPRESÁRIAS TIPOS SOCIETÁRIOS Sociedade em Comum Sociedade em Conta

Leia mais

ó * 00* .1 1 BR TOWERS SPE1 S.A. Companhia Aberta NIRE CNPJ/MF n AI:101-39

ó * 00* .1 1 BR TOWERS SPE1 S.A. Companhia Aberta NIRE CNPJ/MF n AI:101-39 M O 1100 M O * O.041 OB. e le. 0 **e **e, 3UCESP PROTOCOLO 2.137.49 5116-8 tu'.)- zq > z o ó * 00*.1 1 11111111111111111111111111 BR TOWERS SPE1 S.A. Companhia Aberta J o NIRE 35.300.445.350 CNPJ/MF n.

Leia mais

COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº / / NIRE (Companhia Aberta)

COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº / / NIRE (Companhia Aberta) COMPANHIA DE LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS CNPJ/MF nº 10.215.988/0001-60 / NIRE 35.300.359.569 (Companhia Aberta) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 25 DE MAIO DE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL:

Leia mais

e: e.. BR TOWERS SPE1 S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta

e: e.. BR TOWERS SPE1 S.A. CNPJ/MF n / NIRE Companhia Aberta 7 e 01 41110 41.. ega **O e. * JUCESP PROTOCOLO 0.027.429118-0 c), t 1 z, 5 e: e.. 41411P 1 CNPJ/MF n. 14.206.371/0001-39 Companhia Aberta ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 18 DE

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão do registro 3. ESPÉCIES

Leia mais

BOMBRIL S.A. CNPJ nº / NIRE Companhia Aberta

BOMBRIL S.A. CNPJ nº / NIRE Companhia Aberta BOMBRIL S.A. CNPJ nº 50.564.053/0001-03 NIRE 35.300.099.711 Companhia Aberta ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 11 DE MARÇO DE 2019 1. DATA, HORÁRIO E LOCAL: 11 de março de 2019,

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO Holding Patrimonial nas Relações Imobiliárias Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Sociedades 26/10/2010

Sociedades 26/10/2010 Prof. Thiago Gomes Empresariais Feedback aula anterior: Quem é o empresário? Quem é o empresário individual? O que é necessário para ser empresário individual? Impedidos de exercer a atividade empresarial.

Leia mais

BRASIL INSURANCE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO S.A. CNPJ/MF: / NIRE: Companhia Aberta

BRASIL INSURANCE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO S.A. CNPJ/MF: / NIRE: Companhia Aberta ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 11 DE MAIO DE 2015 1. Data, Hora e Local: Às 17:00 horas do dia 11 de maio de 2015, na sede social da Companhia, na Cidade e Estado do São Paulo,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. LEGALE - Aula 4 Direito Societário I. Professor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO LEGALE - Aula 4 Direito Societário I Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características.

AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características. AULA 01: DIREITO EMPRESARIAL: 1 Direito comercial. 1.1 Origem; evolução histórica; autonomia; fontes; características. 1/10 ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL Kiron, 2015, p. 23. 2/10 AULA

Leia mais

Aula 00. Direito Empresarial p/ PGE-SP (Procurador do Estado) Professor: Estefânia Rossignoli DEMO

Aula 00. Direito Empresarial p/ PGE-SP (Procurador do Estado) Professor: Estefânia Rossignoli DEMO Aula 00 Direito Empresarial p/ PGE-SP (Procurador do Estado) Professor: Estefânia Rossignoli AULA 00 EMPRESÁRIO Sumário Sumário... 1 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Cronograma... 2 3 - Empresário...

Leia mais

TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES

TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES TEORIA DA EMPRESA - EMPRESA, EMPRESÁRIO E SOCIEDADES CONCEITO Rubens Requião ensina que empresa é aquilo que o empresário ou a sociedade empresária faz, de forma que os efeitos da empresa não são senão

Leia mais

REFINARIA DE PETRÓLEOS DE MANGUINHOS S.A. Companhia aberta. CNPJ/MF n / NIRE:

REFINARIA DE PETRÓLEOS DE MANGUINHOS S.A. Companhia aberta. CNPJ/MF n / NIRE: Ata de Reunião do Conselho de Administração 1. Data, hora e local: Ao 1º dia de junho de 2015, às 11hs00min, na sede da Companhia, à Avenida Brasil, nº 3.141, na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO DE EMPRESA Doutrina: É a atividade econômica organizada para a produção

Leia mais

NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/ME n / NIRE

NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/ME n / NIRE NOTRE DAME INTERMÉDICA PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ/ME n 19.853.511/0001-84 NIRE 300.463.242 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 07 DE MAIO DE 2019 1. Data, Hora e Local: Realizada em 07

Leia mais

EQUATORIAL ENERGIA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 05 DE MARÇO DE 2007

EQUATORIAL ENERGIA S.A. CNPJ/MF nº / NIRE ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 05 DE MARÇO DE 2007 CNPJ/MF nº 03.220.438/0001-73 NIRE 2130000938-8 ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DATA, LOCAL E HORA: Aos 05 dias do mês de março de 2007, na sede da Equatorial Energia S.A. ( Companhia ), na

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Junta Comercial do Estado de São Paulo PORTARIA JUCESP N 49, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2015. Aprova a atualização dos valores da Tabela de Preços dos atos pertinentes ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins com base no valor

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JUNHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JUNHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2018 ANO XXIX - 2018-3ª SEMANA DE JUNHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 25/2018 ASSUNTOS SOCIETÁRIOS SOCIEDADE LIMITADA - ATRIBUIÇÕES DO ADMINISTRADOR... Pág. 363 VISTO DO ADVOGADO - CASOS EM QUE É EXIGIDO...

Leia mais

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani -

Estruturação e Captação de Recursos Financeiros. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - Estruturação e Captação de Recursos Financeiros Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani@gmail.com Empresa: modalidades de empresa e estabelecimento comercial reunião de pessoas Sociedade

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO COMERCIAL RECEITA FEDERAL PROFESSOR: YURI MACHADO

CURSO ON-LINE DIREITO COMERCIAL RECEITA FEDERAL PROFESSOR: YURI MACHADO Olá amigos! Antes de qualquer coisa gostaria de destacar a minha grande alegria em participar de mais um curso do PONTO. Isso se deve, principalmente, ao fato de que os temas aqui tratados fazem parte

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR...

SUMÁRIO NOTA DA AUTORA O Direito Comercial- Introdução. Autonomia do direito comercial SUGESTÕES PARA LEITURA COMPLEMENTAR... SUMÁRIO NOTA DA AUTORA... 9 1 O Direito Comercial- Introdução 1.1 Dicotomia do direito privado.... 21 1.2 Origem e evolução do direito comercial... 22 1.3 Fatores que vão determinar o surgimento do direito

Leia mais