A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS"

Transcrição

1 A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO NA APURAÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN PARA RECONHECIMENTO DA IMUNIDADE E A POSIÇÃO DOS TRIBUNAIS PÁTRIOS

2 Das limitações do poder de tributar na Constituição Federal Art. 150, VI - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre: a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros; b) templos de qualquer culto; c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; (...) 2º - A vedação do inciso VI, "a", é extensiva às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio, à renda e aos serviços, vinculados a suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes. 3º - As vedações do inciso VI, "a", e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades econômicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário, nem exonera o promitente comprador da obrigação de pagar imposto relativamente ao bem imóvel. 4º - As vedações expressas no inciso VI, alíneas "b" e "c", compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas..

3 Requisitos para fruição da Imunidade - CTN Art. 14. O disposto na alínea c do inciso IV do artigo 9º é subordinado à observância dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas (art. 150, VI, CF): I não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; II - aplicarem integralmente, no País, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; III - manterem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão. O procedimento administrativo para fruição da imunidade pelas entidades definidas na Constituição Federal no âmbito do Município de Belo Horizonte é formal e está disciplinado no Decreto Municipal 4.195/82.

4 Apelação Cível Relator(a): Des.(a) Eduardo Andrade Julgamento: 15/07/2008 TJMG -1ª Câmara Cível LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR. IMUNIDADE. INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL BENEFICENTE. ISSQN. ART. 150, VI, 'c' da CF/88 e ART. 14 do CTN. A remuneração, sem exorbitância, dos funcionários e administradores, por funções exercidas em unidades mantidas pela instituição educacional beneficente, não afasta a imunidade, desde que seja equivalente aos serviços por eles prestados. O fato de uma entidade beneficente participar como sócia de uma empresa comercial não afasta a imunidade tributária prevista no art. 150, VI, ""c"" da Constituição, desde que as rendas auferidas nesta atividadeinvestimento, sejam inteiramente destinadas às suas atividades institucionais. Cobrança indevida do ISSQN pelo município.

5 TRIBUTÁRIO. FUNDAÇÃO. ATIVIDADE NÃO ESSENCIAL. IMUNIDADE RECÍPROCA. NÃO CONFIGURAÇÃO. LEGITIMIDADE DA COBRANÇA DO IPTU.- Clube Desportivo TJMG (Fazenda Pública de BH) Importa a distinção entre bens e rendas vinculadas às atividades fundamentais de cada pessoa de direito público interno, dentro das atribuições de suas competências, como instrumentos desta, e bens ou renda de todo alheios a essa competência, porque de caráter puramente especulativo ou patrimonial, sem a menor conexão com o interesse comum das demais esferas do governo. TRIBUTÁRIO - ISSQN - FUNDAÇÃO (...) - ATIVIDADES ESSENCIAIS - IMUNIDADE RECÍPROCA - CONFIGURAÇÃO. TJMG FPBH Demonstrado nos autos que os serviços prestados pela Fundação estiveram vinculados às suas finalidades essenciais, ou às delas decorrentes, não revertendo, ainda, em proveito econômico para a Fundação, revela-se ilegítima a cobrança do ISSQN, por força da imunidade recíproca, tratada no art. 150, VI, 2º, da C F.

6 REsp / RJ STJ - Data do Julgamento 19/02/2013 PATRIMÔNIO DA UNIÃO. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA INCONDICIONADA. DESNECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO. É inquestionável a imunidade (não-incidência constitucional) em relação ao IPTU sobre os bens de propriedade da União, exata hipótese aqui tratada. Assim, não há que se comprovar a afetação do patrimônio às suas finalidades essenciais ou delas decorrentes, eis que tal exigência se destina às autarquias e fundações instituídas pelo Poder Público, não aos entes federativos". É desnecessário produzir prova da afetação de bens às finalidades essenciais, visto que tal exigência se destina às autarquias e fundações, e não à União, que goza de imunidade tributária incondicionada.

7 ARE AgR / RS - RIO GRANDE DO SUL Relator(a): Min. LUIZ FUX Julgamento: 11/06/ Primeira Turma - STF TRIBUTÁRIO. IMUNIDADE RECÍPROCA. ARTIGO 150, VI, A, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DE FUNDAÇÃO PÚBLICA RECONHECIDA PELO TRIBUNAL A QUO. NATUREZA DOS SERVIÇOS PRESTADOS. SITUAÇÃO JURÍDICA QUE DEPENDE DE REEXAME DO CONJUNTO PROBATÓRIO PARA A DESCONSTITUIÇÃO. DESPROVIMENTO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. A imunidade tributária, reconhecida à fundação ora recorrida no Tribunal a quo e o debate sobre a natureza jurídica exclusivamente pública dos serviços prestados pela agravada são questões fáticas e que dependem do reexame do conjunto probatório para a respectiva desconstituição.

8 Templos de Qualquer Culto AI AgR / RJ - RIO DE JANEIRO AG.REG.NO AGRAVO DE INSTRUMENTO Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI Julgamento: 23/06/ Órgão Julgador: Primeira Turma STF CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. IPTU. IMUNIDADE DE TEMPLOS. PRÉDIOS SEPARADOS DAQUELE EM QUE SE REALIZAM OS CULTOS. FUNCIONAMENTO E FINALIDADES ESSENCIAIS DA ENTIDADE. RECURSO PROTELATÓRIO. MULTA. AGRAVO IMPROVIDO. I - A imunidade prevista na Constituição que tem como destinatário os templos de qualquer culto deve abranger os imóveis relacionados com a finalidade e funcionamento da entidade religiosa.

9 Templos de Qualquer Culto Apelação Cível TJMG - Data de Julgamento: 11/06/2013 TRIBUTÁRIO E CONSTITUCIONAL. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. SEMINÁRIO. EQUIPARAÇÃO A TEMPLO. ENQUADRAMENTO NA HIPÓTESE CONSTITUCIONAL. ART. 150, VI, 'B', CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ANÁLISE TAMBÉM SOB O ASPECTO DE ENTIDADE ASSISTENCIAL (ALÍNEA 'C'). CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO. IMUNIDADE RECONHECIDA. SENTENÇA MANTIDA. 1.Os templos de qualquer culto têm direito à imunidade tributária estabelecida na alínea no art. 150, VI, 'b', da Constituição Federal, abrangendo patrimônio, renda e serviços vinculados às finalidades essenciais das respectivas entidades A imunidade tributária abrange não apenas os locais de culto, como também seus anexos, onde são realizadas atividades vinculadas aos objetivos da entidade, hipótese na qual, também analisado o enquadramento do embargante como entidade assistencial sem fins lucrativos - alínea 'c' do inciso VI, art. 150, CF.

10 Templos de Qualquer Culto Apelação Cível TJMG Data de Julgamento: 07/02/2012 EXECUÇÃO FISCAL - IMUNIDADE TRIBUTÁRIA - ART. 150, 'b', DA CR/88 - IPTU - MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE - TEMPLO RELIGIOSO - ÔNUS DA PROVA - AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE QUE O IMÓVEL É UTILIZADO PARA ESSES FINS OU DE QUE O GANHO É REVERTIDO PARA A IGREJA. 1.Os templos religiosos de todo culto gozam de imunidade em relação aos impostos, desde que o patrimônio, renda ou serviços sejam utilizados ou aplicados em suas próprias finalidades, nos termos do art. 150, IV e 1º da CF/ A CDA goza de presunção de certeza e liquidez, razão porque compete ao executado comprovar o preenchimento dos requisitos necessários ao reconhecimento da imunidade tributária.

11 Templos de Qualquer Culto RE / BA - BAHIA RECURSO EXTRAORDINÁRIO Relator(a): Min. EROS GRAU Julgamento: 21/05/ Órgão Julgador: STF - Pleno CONSTITUCIONAL. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. IPTU. ARTIGO 150, VI, "B", CB/88. CEMITÉRIO. EXTENSÃO DE ENTIDADE DE CUNHO RELIGIOSO. 1. Os cemitérios que consubstanciam extensões de entidades de cunho religioso estão abrangidos pela garantia contemplada no artigo 150 da Constituição do Brasil. Impossibilidade da incidência de IPTU em relação a eles. 2. A imunidade aos tributos de que gozam os templos de qualquer culto é projetada a partir da interpretação da totalidade que o texto da Constituição é, sobretudo do disposto nos artigos 5º, VI, 19, I e 150, VI, "b". 3. As áreas da incidência e da imunidade tributária são antípodas. Recurso extraordinário provido.

12 Templos de Qualquer Culto RECURSO EXTRAORDINÁRIO STF - Pleno Relator(a): Min. ILMAR GALVÃO Relator(a) p/ Acórdão: Min. GILMAR MENDES Imunidade tributária de templos de qualquer culto. Vedação de instituição de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades. Artigo 150, VI, "b" e 4º, da Constituição. Instituição religiosa. IPTU sobre imóveis de sua propriedade que se encontram alugados. A imunidade prevista no art. 150, VI, "b", CF, deve abranger não somente os prédios destinados ao culto, mas, também, o patrimônio, a renda e os serviços "relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas". O 4º do dispositivo constitucional serve de vetor interpretativo das alíneas "b" e "c" do inciso VI do art. 150 da Constituição Federal. Equiparação entre as hipóteses das alíneas referidas.

13 ARE AgR / DF - DISTRITO FEDERAL - Min. RICARDO LEWANDOWSKI - 25/06/2013: STF- Segunda Turma IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. ENTIDADE RELIGIOSA. IMÓVEL DA RESIDÊNCIA DE MINISTRO RELIGIOSO. INCIDÊNCIA ART. 150, VI, B, DA CONSTITUIÇÃO. APLICABILIDADE DAS RAZÕES QUE DERAM ENSEJO À EDIÇÃO DA SÚMULA 724 DESTA CORTE. I Este Tribunal, no julgamento do RE /SP, Relator o Ministro Gilmar Mendes, assentou que a imunidade prevista no art. 150, VI, b, da Constituição impede a incidência de IPTU sobre imóveis de propriedade de entidade religiosa mas locados a terceiros, na hipótese em que a renda decorrente dos aluguéis é vertida em prol das atividades essenciais da entidade. II Se a circunstância de a entidade religiosa alugar o imóvel de sua propriedade a terceiro, sem qualquer vínculo com ela, não afasta a imunidade mencionada, nada justifica o óbice ao gozo do benefício na hipótese de o bem em questão ser destinado à residência dos seus ministros religiosos. III Agravo regimental improvido.

14 APELAÇÃO CÍVEL N /001 RELATOR: EXMO. SR. DES. EDUARDO ANDRADE APELANTE(S): FAZENDA PÚBLICA MUNICÍPIO BELO HORIZONTE JULGAMENTO: 22/06/2010: TJMG- 1ª CÂMARA CÍVEL IPTU. IMUNIDADE - ENTIDADE ASSISTENCIAL - PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN - COMERCIALIZAÇÃO EDITORIAL - UTILIZAÇÃO DA RECEITA ÀS FINALIDADES ESSENCIAIS. - O fato da entidade assistencial, alcançada pela imunidade tributária, estabelecida no art. 150, IV, c, da CF, efetuar comercialização editorial com terceiros, não lhe retira tal condição, se comprovado nos autos que os valores advindos de tal atividade são revertidos à consecução de suas finalidades.

15 Apelação Cível. Número do /001 Relator: Des.(a) Batista Franco Data do Julgamento: 31/01/2006 APELANTE: FAZENDA PÚBLICA MUNICÍPIO BELO HORIZONTE EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL - ISSQN - INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - IMUNIDADE TRIBUTÁRIA COBRANÇA INDEVIDA. 1 - Conferida a imunidade tributária à instituição de assistência social, nos termos do art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição da República, fica afastada a possibilidade do Poder Tributante instituir obrigações fiscais, inclusive a cobrança de ISSQN, quando satisfeitos os requisitos legais definidos no art. 14, do CTN. Neste caso, não importa a obtenção de lucro no serviço de exploração de estacionamento de sua propriedade, mas se este lucro está sendo empregado na sua finalidade essencial, conforme previsto no Estatuto, cuja prova deve ficar a cargo do Fisco, para que possa ser imposta a cobrança do referido imposto. 2 - Recurso improvido.

16 RE / MG - MINAS GERAIS RECURSO EXTRAORDINÁRIO - UNIÃO Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO Julgamento: 26/05/2003 IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. ART. 150, VI, C, DA CONSTITUIÇÃO. INSTITUIÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. EXIGÊNCIA DE IMPOSTO SOBRE SERVIÇO CALCULADO SOBRE O PREÇO COBRADO EM ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS NO PÁTIO INTERNO DA ENTIDADE. A aplicação em renda fixa ou variável, a locação de imóveis e a exploração de estacionamento não têm necessariamente de estar de acordo com suas finalidades de assistência social, e sim o resultado obtido com tais atos, o qual deve estar aplicado no desempenho de suas finalidades estatutárias;

17 Abrangência do termo instituições de educação A Imunidade concedida às instituições privadas de ensino tem como propósito promover a educação assegurada pelo texto constitucional. Busca-se, no caso, incentivar a cooperação entre o Estado e a iniciativa privada, de modo a garantir maior efetividade àquele direito social. Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público. Apelação Cível TJMG Julgamento em COBRANÇA DE IPTU - CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DO ART. 14 DO CTN -INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO - DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DESPORTIVA - APLICABILIDADE DO ART. 150, VI, C, DA CF/88 - IMUNIDADE CONSTITUCIONAL RECONHECIDA - - A expressão educação utilizada para qualificar as associações deve ser utilizada como sinonímia de ensino, dentro da interpretação que se dá ao art. 150 da Carta Federal.

18 Educação RMS AgR-/ DF - DISTRITO FEDERAL Relator(a): Min. JOAQUIM BARRBOSA - Julgamento: 21/09/2010 Órgão Julgador: STF -Segunda Turma CONSTITUCIONAL. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. INSTITUIÇÃO DE ENSINO. ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS). CARACTERIZAÇÃO. 1. O ensino de línguas estrangeiras caracteriza-se como atividade educacional para aplicação da imunidade tributária (art. 150, VI, c da Constituição). 2. A distinção relevante para fins de aplicação da imunidade tributária é o conceito de "atividade assistencial", isto é, a intensidade e a abrangência da prestação gratuita ou altamente subsidiada do ensino da língua inglesa a quem necessitar.

19 Ap Cível/Reex Necessário /001 Relator (a): Bitencourt Marcondes Julgamento: 12/01/2012: TJMG 8ª Câmara Cível TRIBUTÁRIO. ISSQN. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA. INSTITUIÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. FUNDAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. ART. 150, VI, C, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. COMPROVAÇÃO DOS REQUISITOS ESTABELECIDOS NO ART. 14, DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. I - A imunidade tributária genérica prevista no art. 150, VI, ""c"", da Constituição Federal afasta a incidência de imposto sobre o patrimônio, renda e serviços de instituições de ensino e assistência social, sem fins lucrativos, desde que atendidos os requisitos estabelecidos em lei. II - Comprovada a satisfação das exigências previstas no art. 14, do Código Tributário Nacional, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - FAEPE - faz jus à imunidade tributária sobre suas rendas, patrimônio e serviços, apresentando-se ilegítima a cobrança de impostos perpetrada pelo Município.

20 Imóvel Locado E AgR / MG - MINAS GERAIS Relator(a): Min. EROS GRAU Julgamento: 22/06/2005 : STF- Primeira Turma AGTE. MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE CONSTITUCIONAL. TRIBUTÁRIO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO. IMUNIDADE. Entidade de ensino e de assistência social sem fins lucrativos. Impostos. Imunidade tributária que abrange o patrimônio e a renda, ainda que advinda de seus bens dados em locação, porque destinada ao cumprimento da finalidade da instituição. Precedente do Tribunal do Pleno. Agravo regimental não provido.

21 Apelação Cível Relator(a): Des.(a) José Francisco Bueno Julgamento: 05/02/2009 TJMG - 4ª Câmara Cível Tributário. Embargos à Execução Fiscal. Notificação. Validade. Instituição de Educação. Imóvel não relacionado às atividades essenciais da entidade. IPTU. Imunidade. Inocorrência. A emissão de guias de IPTU constitui notificação válida, cabendo ao executado o ônus de prova em contrário. A imunidade constitucional encontra restrições na disposição constante do 4º, do artigo 150 da CF, que estabelece limitar-se a vedação de instituição do tributo 'somente ao patrimônio, à renda e aos serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades nela mencionadas.'

22 AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO /DF Relator: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI Imunidade das instituições de educação. Art. 150, VI, c, da CF.Necessidade de observância dos requisitos constitucionais para a atuação da iniciativa privada na área de ensino. Previsão do art. 209, II, CF. Impossibilidade de o texto constitucional incentivar atividades que não atendam os ditames por ele estipulados. Estender o benefício em questão às instituições de ensino não autorizadas a funcionar pelo Poder Público equivaleria a admitir-se que o texto constitucional estaria a fomentar o desempenho de atividade realizada em desconformidade com as suas próprias disposições.

23 Apelação Cível /001 Apelante: Município de Belo Horizonte TJMG Julgamento: 11/08/2005 Relator: Des. Edgar Penna Amorim TRIBUTÁRIO - IMUNIDADE CONSTITUCIONAL - INSTITUIÇÃODE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL - ART. 150, VI, ""C"" DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA - ART. 14 DO CTN - IPTU - NÃO COMPROVAÇÃO DE REVERSÃO DAS RECEITAS PARA FINALIDADES ESSENCIAIS. - Cabe à entidade que pleiteia o reconhecimento da imunidade com base no art. 150, VI, ""c"" c/c art º da CR/88, comprovar que o imóvel tributado ou a renda dele advinda são aplicados na manutenção de suas finalidades essenciais, nos termos do art. 14, do CTN.

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 02/02/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 895.972 RIO DE RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN.

Leia mais

Direito Tributário I. Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Tributário I. Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades. Prof. Dr. Érico Hack Direito Tributário I Aula 17 Exclusão do Crédito Tributário e Imunidades Prof. Dr. Érico Hack Exclusão do Crédito Tributário - O crédito surge, mas é excluído - É diferente de extinção - 2 hipóteses: -

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA O TERCEIRO SETOR Compreendê-la e usá-la é um Direito seu DIFERENÇA ENTRE IMUNIDADE E ISENÇÃO IMUNIDADE Norma disposta em sede Constitucional. Tem à União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO CONSTITUCIONAL Docente: PROF. ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Convidado: PROF. TITULAR LUÍS EDUARDO SCHOUERI IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS DE QUALQUER CULTO 08.10.2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

20/05/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES PIRASSUNUNGA A C Ó R D Ã O

20/05/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES PIRASSUNUNGA A C Ó R D Ã O Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 20/05/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 790.299 SÃO PAULO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES AGTE.(S) :LOJA MAÇÔNICA BARÃO

Leia mais

Comissão de Direito do Terceiro Setor

Comissão de Direito do Terceiro Setor ICMS Aspectos Relacionados ao Terceiro Setor Comissão de Direito do Terceiro Setor Márcio Toscano M. Ferreira CONCEITO: ICMS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS Tributo de competência dos

Leia mais

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR

O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR IMUNIDADES E ISENÇÕES DE TRIBUTOS PARA O TERCEIRO SETOR O CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 6º ENCONTRO GAÚCHO DO TERCEIRO SETOR TRIBUTOS (art. 145 CF). IMUNIDADES E ISENÇÕES IMUNIDADE VEDAÇÃO - PROIBIÇÃO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade dos templos de qualquer culto. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade dos templos de qualquer culto. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar Prof. Marcello Leal O que é Culto e Templo para fins de imunidade? CRFB, Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar alcance subjetivo Prof. Marcello Leal Alcance subjetivo Administração indireta CRFB/88, Art. 150, 2º - A vedação do inciso VI, "a", é

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores ERBETTA FILHO (Presidente) e RAUL DE FELICE. São Paulo, 4 de maio de 2017. Registro: 2017.0000327714 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1023287-36.2014.8.26.0114, da Comarca de Campinas, em que é apelante ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO

Leia mais

Assim, infringir a regra da imunidade tributária é ofender a garantia constitucional que limita o poder de tributo.

Assim, infringir a regra da imunidade tributária é ofender a garantia constitucional que limita o poder de tributo. IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 1 Introdução Como já esclarecido, a imunidade tributária pretende limitar o poder de tributar, ou seja, o texto constitucional prevê hipóteses para que não haja a incidência de tributo.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 291 Registro: 2016.0000184311 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1002368-53.2015.8.26.0320, da Comarca de Limeira, em que é apelado FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DOS SERVIDORES

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem Introdução, Normas Gerais, Competência Tributária e Imunidade Tributária Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Competência tributária

Leia mais

Nº COMARCA DE CAMAQUÃ MUNICIPIO DE ARAMBARE GREMIO ESPORTIVO NAVEGANTES

Nº COMARCA DE CAMAQUÃ MUNICIPIO DE ARAMBARE GREMIO ESPORTIVO NAVEGANTES DIREITO TRIBUTÁRIO. IMPOSTOS. IPTU. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. Nulidade dos créditos tributários relativos ao IPTU de imóveis de propriedade de entidade beneficente de assistência social. Não-configuração.

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO 869.572 SÃO PAULO RELATORA : MIN. CÁRMEN LÚCIA RECTE.(S) :CAIXA ECONOMICA FEDERAL ADV.(A/S) : ROGÉRIO ALTOBELLI ANTUNES E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :MUNICÍPIO DE CAMPINAS PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR

OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR PROFISSIONALIZAR PARA TRANSFORMAR O TERCEIRO SETOR Direito no Terceiro Setor: imunidade e isenção José Eduardo Sabo Paes São Paulo, 25 de outubro de 2018 Estado, Sociedade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 236.545 - MG (2012/0204628-8) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE : DAYSE MARIA ANDRADE ALENCAR E OUTRO(S) AGRAVADO :

Leia mais

Imunidade Tributária. Professor Ramiru Louzada

Imunidade Tributária. Professor Ramiru Louzada Imunidade Tributária Professor Ramiru Louzada Conceito As regras constitucionais que proíbem a tributação de determinadas pessoas, operações, objetos ou de outras demonstrações de riqueza, negando, portanto

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 07/03/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. AYRES BRITTO :MASTER DISTRIBUIDORA DE REVISTAS LTDA : MAURICIO PEREIRA DA SILVA E OUTRO(A/S) :MUNICÍPIO

Leia mais

05ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A

05ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A Apelação Cível - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0502147-84.2011.4.02.5101 (2011.51.01.502147-2) RELATOR : Desembargador Federal FERREIRA NEVES APELANTE : MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO PROCURADOR :

Leia mais

30/06/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

30/06/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 30/06/2017 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 935.555 MINAS RELATOR : MIN. GILMAR MENDES AGTE.(S) :BANCO SANTANDER S/A ADV.(A/S)

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA PROF.º MAURO MOREIRA

DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA PROF.º MAURO MOREIRA DIREITO TRIBUTÁRIO NA JURISPRUDÊNCIA PROF.º MAURO MOREIRA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA (OU INTERGOVERNAMENTAL) NOÇÕES GERAIS A CF/88, em seu art. 150, VI, a, prevê a chamada imunidade tributária recíproca.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar fins lucrativos Prof. Marcello Leal Fins prestigiados: Direitos sociais reserva do possível cooperação com a iniciativa privada; CRFB,

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Divergência nº 39 - Data 30 de dezembro de 2013 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO TEMPLOS QUALQUER CULTO. IMUNIDADE.

Leia mais

Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM

Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM Exercícios: Princípios e Imunidades Coordenação do material: Emersom Fernandes TV EXAME DE ORDEM 1-Lei catarinense, publicada em 01.12.2008, alterou, de 3% para 4%, a alíquota do IPVA relativo à propriedade

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 24/03/2015 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 834.454 RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. LUIZ FUX AGTE.(S) :UNIÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 15/12/2015 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 702.161 SANTA CATARINA RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. ROBERTO

Leia mais

Imunidades Tributárias

Imunidades Tributárias Imunidades Tributárias RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Conceito Imunidades são as garantias constitucionais eu impedem a instituição de tributos

Leia mais

18/12/2012 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA

18/12/2012 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI EMENTA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 18/12/2012 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 746.263 MINAS GERAIS RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS

Leia mais

Maiores informações diretamente pelo site do Prouni: siteprouni.mec.gov.br/

Maiores informações diretamente pelo site do Prouni:  siteprouni.mec.gov.br/ Informativo 12/06/2012 SEMERJ www.semerj.org.br semerj@semerj.org.br Caso sua instituição ainda não seja associada ao SEMERJ, visite nosso site e descubra as vantagens em associar-se ao Sindicato das Entidades

Leia mais

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS D I R E I T O T R I B U T Á R I O BLOCO III Paulo Honório de Castro Júnior Especialista em Direito Tributário CURRÍCULO RESUMIDO Graduado em Direito pela Universidade Federal

Leia mais

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições César Paim Diretor Corporativo de Relações Legais e Governamentais Associação Congregação de Santa Catarina Terceiro Setor Nem acima nem abaixo,

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 776.156 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGTE.(S) :MUNICÍPIO DE TUBARÃO

Leia mais

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 46-7 DISTRITO FEDERAL

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 46-7 DISTRITO FEDERAL JURISPRUDÊNCIA A seguir são apresentados quatro julgados do Supremo Tribunal Federal STF os quais representam importantes conquistas jurídicas para a ECT. ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL

Leia mais

25/08/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

25/08/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 25/08/2017 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 969.846 SÃO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. GILMAR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 95 Registro: 2016.0000224954 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014607-50.2014.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que são apelantes THIAGO RODRIGUES REIS JULIO

Leia mais

Direito Tributário. Aula 8. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 8. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 8 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 25/08/2006 ADVOGADO(A/S) : GEORGIA SIMAO ABUHID E EMENTA: IOF. Imunidade tributária. Instituição de educação sem fins lucrativos. A imunidade tributária prevista no art. 150, VI, c,

Leia mais

10/02/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. LUIZ FUX AERONÁUTICA - CFIAE

10/02/2017 PRIMEIRA TURMA : MIN. LUIZ FUX AERONÁUTICA - CFIAE Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 10/02/2017 PRIMEIRA TURMA RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. LUIZ FUX :CAIXA DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO DA AERONÁUTICA - CFIAE :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

Imunidade e Isenção Tributária. Professor Ramiru Louzada

Imunidade e Isenção Tributária. Professor Ramiru Louzada Imunidade e Isenção Tributária Professor Ramiru Louzada Imunidade - Conceito As regras constitucionais que proíbem a tributação de determinadas pessoas, operações, objetos ou de outras demonstrações de

Leia mais

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet Auditor Fiscal de Juiz de Fora

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet Auditor Fiscal de Juiz de Fora Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet Aula 01 - Questões Professor: Ricardo Wermelinger www.pontodosconcursos.com.br 1 01 AOCP 2012 TCE/PA - Com relação ao Sistema Tributário Nacional, de acordo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 11 Imunidade e Isenção...continuação aula 10. Síntese da aula

Leia mais

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal.

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal. A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Caio Matheus Santos de PADUA 1 Rui Everton Santos de ANDRADE 2 RESUMO: O presente trabalho buscou demostrar, através de uma pequena abordagem teórica que

Leia mais

Prof. Márcio Iorio Aranha. Regime jurídico das empresas estatais

Prof. Márcio Iorio Aranha. Regime jurídico das empresas estatais Prof. Márcio Iorio Aranha Regime jurídico das empresas estatais 1) Submissão aos princípios gerais da Administração Pública (art. 37, caput legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência)

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Imunidades do artigo 150, VI, c, d e e da CF-88 Prof.ª Luciana Batista Imunidade - art. 150, VI, c e 4ª da CF/88. Vedado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir impostos

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) II - transmissão "inter vivos", a qualquer título,

Leia mais

Limitações ao Poder de Tributar

Limitações ao Poder de Tributar Limitações ao Poder de Tributar Considerações Iniciais Limites oponíveis ao poder público Conjunto integrado de princípios e regras; Previsão normativa constitucional & infraconstitucional; Cláusulas Pétreas

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 03/05/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 17/04/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 662.125 RIO DE JANEIRO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor

Lei remuneração de dirigentes: Uma discussão sobre a nova realidade do Terceiro Setor Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Direito Tributário Toque 4 Questões FCC Parte 1

Direito Tributário Toque 4 Questões FCC Parte 1 Olá pessoal! Diante da proximidade do concurso para o cargo de Auditor-Fiscal do Município de São Paulo, faremos uma pausa em aulas teóricas, e iniciaremos neste Toque 4 a análise do estilo Fundação Carlos

Leia mais

IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88)

IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88) IMUNIDADE RECÍPROCA (ART. 150, IV, A, CF/88) Matos, Arlete 1 Clemente Dias Brito Filho 2 Moreno, Murilo Gasparini RESUMO: Imunidade tributária é a limitação ao poder de tributar dos entes políticos, de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000197236 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1009727-45.2016.8.26.0053, da Comarca de, em que é apelante ALUCA PARTICIPAÇÕES LTDA, é apelado SECRETÁRIO MUNICIPAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 20/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 30 TRIBUTOS EM ESPÉCIE IMPOSTOS Os impostos diferem de outras

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 30/09/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 913.147 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. ROBERTO

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos

TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos TRIBUTAÇÃO PELO ISS, PIS E COFINS DAS ENTIDADES Congresso Brasileiro de Gestores e Executivos de Associações e Sindicatos O QUE SERÁ DISCUTIDO HOJE: 1. Panorama geral da tributação das associações 2. ISS:

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO CEARÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI

RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO CEARÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 722.749 CEARÁ RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE : VICENTE AQUINO E OUTRO(A/S) : GUMERCINDO CLAUDIO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 19/12/2011 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 29/11/2011 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 785.459 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

Especialização em Direito Tributário IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS

Especialização em Direito Tributário IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Especialização em Direito Tributário IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Prof. Rafael Antonietti Matthes Doutorando e Mestre em Direito Ambiental - Especialista em Direito Tributário - MBA em Gestão do Agronegócio

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Imunidades e Isenções Tributárias Jurisprudência... DIREITO TRIBUTÁRIO. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. IPTU. LEGITIMIDADE ATIVA. Apenas o proprietário do imóvel tem

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 592030 - DF (2014/0238133-4) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO PROCURADOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO : WS PROMOÇÕES S/C LTDA : JULIANO RICARDO DE VASCONCELLOS

Leia mais

18/03/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. MARCO AURÉLIO PENATI E OUTRO(A/S) A C Ó R D Ã O. Brasília, 18 de março de 2014.

18/03/2014 PRIMEIRA TURMA : MIN. MARCO AURÉLIO PENATI E OUTRO(A/S) A C Ó R D Ã O. Brasília, 18 de março de 2014. Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 18/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 741.918 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. MARCO AURÉLIO :LAR DOS

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal AGRAVO DE INSTRUMENTO 860.743 RIO DE JANEIRO RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MARINA PONTES MACACCHERO :BRUNO VIANNA DE CASTRO TEIXEIRA :TATIANA DANTAS NERY :PEDRO

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0079.14.039352-5/001 Númeração 0393525- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Marcelo Rodrigues Des.(a) Marcelo Rodrigues 28/03/2017 07/04/2017 Apelação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 2 Registro: 2016.0000141482 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9000260-33.2009.8.26.0090, da Comarca de, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, é apelado

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 688.978 RIO GRANDE DO SUL RELATORA RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE :PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

28/10/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI MATO GROSSO DO SUL

28/10/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI MATO GROSSO DO SUL Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 28/10/2016 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 930.636 MATO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. RICARDO

Leia mais

19/03/2013 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI : MIN. MARCO AURÉLIO

19/03/2013 PRIMEIRA TURMA : MIN. DIAS TOFFOLI : MIN. MARCO AURÉLIO Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 12 19/03/2013 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 661.713 SÃO PAULO RELATOR REDATOR DO ACÓRDÃO AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. DIAS TOFFOLI

Leia mais

Direito Tributário. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 04. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 04 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S)

: MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES : FLÁVIO CÉSAR INNOCENTI E OUTRO(A/S) RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 896.087 RIO GRANDE DO SUL RELATOR RECTE.(S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES ADV.(A/S) :CLÁUDIO ROBERTO NUNES GOLGO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S) :BRADESCO

Leia mais

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário

Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Tropa de Elite Delegado Federal Direito Previdenciário Seguridade Social André Studart 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Conceito de Seguridade Social Art. 194.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 832.883 - RJ (2006/0236418-6) RELATOR : MINISTRO JOSÉ DELGADO AGRAVANTE : MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PROCURADOR : ANA MARIA DA SILVA BRITO E OUTRO(S) AGRAVADO : DISTRITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rafael Matthes 04/10/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 12 IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Imunidade tem que estar previsto no

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ICMS Parte VI. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ICMS Parte VI Não-cumulatividade manutenção do crédito nas entradas não oneradas RE 174478 SP TRIBUTO. Imposto sobre Circulação de Mercadorias. ICMS. Créditos relativos

Leia mais

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA

11/03/2014 PRIMEIRA TURMA Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 11/03/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 642.222 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 03/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 808.142 DISTRITO FEDERAL RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.396.488 - SC (2013/0252134-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMBARGADO : MARCELO BIGOLIN

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI TRABALHO MEDICO

: MIN. DIAS TOFFOLI TRABALHO MEDICO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 714.204 MINAS GERAIS RELATOR RECTE.(S) ADV.(A/S) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :UNIMED BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO : SABRINA DINIZ REZENDE VIEIRA E

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão DJe 25/10/2012 Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 25/09/2012 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 596.429 RIO GRANDE DO SUL RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) :

Leia mais

MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE

MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA ITBI. BENS INCORPORADOS AO PATRIMÔNIO DE PESSOA JURÍDICA PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL. IMUNIDADE. ATIVIDADE PREPONDERANTE. AUSÊNCIA DE RECEITA OPERACIONAL.

Leia mais

Nota Explicativa MBSC/SP/ 001/2007

Nota Explicativa MBSC/SP/ 001/2007 Nota Explicativa MBSC/SP/ 001/2007 Ementa: Entidades imunes. Remuneração de Diretores na qualidade de empregados da instituição mantida. As imunidades previstas na Constituição da República, artigo 150,

Leia mais

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A

07ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) E M E N T A Agravo de Instrumento - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0002655-25.2015.4.02.0000 (2015.00.00.002655-0) RELATOR : Desembargador Federal FERREIRA NEVES AGRAVANTE : COLEGIO CASTRO E SILVA LTDA ADVOGADO

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. AdministraçãoTributária. Dívida Ativa Parte IV. Prof.MarcelloLeal

DIREITO TRIBUTÁRIO. AdministraçãoTributária. Dívida Ativa Parte IV. Prof.MarcelloLeal DIREITO TRIBUTÁRIO AdministraçãoTributária Dívida Ativa Parte IV Prof.MarcelloLeal É entendimento desta Corte que a pretensão relacionada à Nulidade da Certidão de Dívida Ativa, por eventual não preenchimento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Jurisprudência... ADI 939 DF Caso... O Governador de São Paulo no uso de suas atribuições, publica no D.O.E do dia 10.02.2011, os seguintes

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. PONTO 5: Imunidades Tributárias. A imunidade se refere a determinadas espécies tributárias.

DIREITO TRIBUTÁRIO. PONTO 5: Imunidades Tributárias. A imunidade se refere a determinadas espécies tributárias. PONTO 5: Imunidades Tributárias Conceito: A imunidade é uma blindagem constitucional à incidência da norma impositiva tributária. Têm sede única e exclusivamente na Constituição. É uma regra negativa de

Leia mais

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

26/08/2014 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 26/08/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 685.871 MINAS GERAIS RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

30/06/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES

30/06/2017 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 30/06/2017 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO 737.041 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. GILMAR MENDES

Leia mais

14/10/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI

14/10/2016 SEGUNDA TURMA : MIN. TEORI ZAVASCKI Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 14/10/2016 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 572.494 SÃO PAULO RELATOR : MIN. TEORI ZAVASCKI AGTE.(S) :ESTADO DE SÃO PAULO PROC.(A/S)(ES)

Leia mais

GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO Juíza Federal Convocada VOTO. Juíza Federal Convocada GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO (Relatora):

GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO Juíza Federal Convocada VOTO. Juíza Federal Convocada GERALDINE PINTO VITAL DE CASTRO (Relatora): Nº CNJ : 0012063 58.2004.4.02.5001 RELATOR : DESEMBARGADORA FEDERAL LANA REGUEIRA APELANTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS PROCURADOR : AFONSO CEZAR CORADINE APELADO : MIRIAM RODRIGUES DALVI

Leia mais

31/10/2013 PLENÁRIO : MIN. GILMAR MENDES

31/10/2013 PLENÁRIO : MIN. GILMAR MENDES Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 27 31/10/2013 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 767.332 MINAS GERAIS RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. GILMAR

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 136 - Data 2 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO IMUNIDADE RECÍPROCA. EMPRESA PÚBLICA.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 238 Registro: 2014.0000492060 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1005329-60.2013.8.26.0053, da Comarca de, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, é apelado.

Leia mais

Porém, esta competência não é plena, pois, encontra limitações na própria Constituição Federal.

Porém, esta competência não é plena, pois, encontra limitações na própria Constituição Federal. Limitações do poder de tributar Como já visto, a competência tributária (competência da União, Estados, Municípios e Distrito Federal em instituir tributos) é matéria regulada pela Constituição Federal.

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 28/10/2014 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 800.395 ESPÍRITO SANTO RELATOR : MIN. ROBERTO BARROSO AGTE.(S) :MUNICÍPIO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI PROCURADOR : CESAR AUGUSTO BINDER E OUTRO(S) EMENTA TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MASSA FALIDA. JUROS MORATÓRIOS. ATIVO SUFICIENTE PARA PAGAMENTO DO PRINCIPAL.

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 24/02/2017 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.008.733 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais