ÉTICA E MULTICULTURALIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÉTICA E MULTICULTURALIDADE"

Transcrição

1 1 ÉTICA E MULTICULTURALIDADE *João Miguel Back Resumo: A multiculturalidade se apresenta como um elemento fundamental para a ética, considerando a lógica interna de sua inter-relação. Pressupondo processo de universalização, enquanto horizonte, direção, não enquanto forma absoluta, como elemento fundamental para a moral e a ética e, considerando ainda que a multiculturalidade é um componente fundamental para a universalidade, sobretudo no aspecto da historicidade, pode-se demonstrar interação inerente entre ética e multiculturalidade. Os conceitos moral e a ética implica a multiculturalidade como um elemento constitutivo fundamental. A fundamentação racional para a ética e a moral somente pode ser pensada sob a égide de uma tendência à universalização, a indicar também o caráter de historicidade, não se tratando portanto de um universal abstrato. Pressupondo que o princípio universal deve considerar em nível de fundamentação a unidade nas diferenças, impõe-se inexoravelmente o respeito às culturas múltiplas para, a partir destas, explicitar e fomentar princípios universais para a conquista do bem comum. Por multiplicidade entende-se aqui a percepção de que à base da multiplicidade cultural seja necessário fomentar princípios de unidade que possam contribuir na realização do Ser humano em seu sentido último e, proporcionar condições para que Ele possa efetivar sua dignidade originária de Ser humano.

2 2 Introdução A necessidade de uma racionalidade que conceba a multiculturalidade pode ser apontada a partir da própria ética, afirmando-se desta forma a relação entre ética e multiculturalidade. Queremos aqui apontar alguns elementos desta relação que tem sustentação racional na sua lógica interna. Dois elementos centrais são: a universalidade e a historicidade 1. Tanto a ética, a moralidade, quanto a multiculturalidade necessitam do elemento da universalidade como seu pressuposto, embora em cada um destes ele se manifesta de forma distinta. Enquanto na ética o princípio da universalização serve de referência direta, para a moral e à multiculturalidade ele é aplicado por via indireta. Somente pressupondo a universalidade pode-se razoavelmente afirmar e garantir a diversidade. Sendo que a legitimidade do direito à diferença (culturas) somente pode ser garantida à base de uma referência de unidade que pressupõe o princípio filosófico da universalidade, logo, princípio que indique o universalizável. Portando, também o reconhecimento de culturas múltiplas se torna uma exigência conceitual à postulação da ética e da moralidade. Estas interfaces nós pretendemos demonstrar na segunda parte. É fundamental que se apresente o marco teórico da eticidade, moralidade e multiculturalidade para poder-se afirmar sua inter-relação e suas devidas distinções. Em primeiro lugar, será fornecida uma referência básica à estes conceitos para explicitar este construto teórico. Para tal, as idéias aqui referidas não pretendem ter nenhuma originalidade, outrossim, esperam contribuir com apontamentos relevantes para a discussão destas questões. O trabalho está estruturado 1) numa referência aos conceitos de moral e ética, visando uma explicitação dos elementos fundamentais da base conceitual, considerando sua aproximações e distanciamentos; 2) apresentar uma compreensão de multiculturalidade e, sua relação com a ética; 3) apontar alguns elementos fundamentais para a discussão da ética e culturas hoje. 1 Por outro lado, a realidade moral varia historicamente e, com ela, variam os seus princípios e as suas normas. A pretensão de formular princípios e normas universais, deixando de lado a experiência moral histórica, afastaria da teoria precisamente a realidade que deveria explicar. Também é certo que muitas doutrinas éticas do passado não são uma investigação ou esclarecimento da moral como comportamento efetivo, humano, mas uma justificação ideológica de determinada moral, correspondente a determinadas necessidades sociais, e, para isto, elevam os seus princípios e as suas normas à categoria de princípios e normas universais, válidos para qualquer moral. (VÁZQUEZ, 2002, p.20).

3 3 Elementos básicos da moral e da ética Algumas noções são fundamentais na compreensão dos conceitos de moral e ética, a partir do cotejamento de suas diferenças e pontos de convergência. A partir do sentido etimológico, pode-se perceber que a origem das palavras latinas moral e ética tem um significado bastante próximo. A palavra moral tem sua origem no latim mos ou mores significando costume ou costumes e a ética vem do grego ethos e significa modo de ser ou caráter 2. Sendo que ambas significam algo adquirido e não simplesmente natural ou espontâneo 3. Os mesmos se referem a tradição e a história do homem. No entanto, na história do pensamento filosófico estes dois conceitos vão adquirindo gradativamente significados diferentes. Esta mudança ocorre principalmente a partir do mundo moderno onde a afirmação da autonomia da razão pretende demarcar especialmente o campo da racionalidade, exigindo uma fundamentação racional para cada proposição e, por conseguinte, provocando uma separação entre a Ciência (método científico) e a Religião. Alguns expoentes da discussão filosófica exigem da reflexão ética necessariamente uma fundamentação racional. Reivindicam assim esta fundamentação racional, sendo que a ética deveria ter como características principais a objetividade, método e sistematicidade. Já, a moral deveria afirmar o espaço da consciência do indivíduo, com a atenção mais voltada à particularidade, vinculada diretamente aos valores da tradição, cultura e religião. No entanto, esta consciência do indivíduo deveria buscar sua legitimidade não nela mesma, mas na racionalidade (universalidade) 4. Neste sentido, introduz-se a passagem da moralidade à eticidade, sendo a última compreendida como o estudo dos valores morais, introduzindo também o espaço da criticidade. 2 Ver VÁZQUEZ (2002, p. 24). Também cf. TUGENDHAT (1997, p. 35-6). 3 Desta maneira temos, pois, de um lado, atos e formas de comportamentos dos homens em face de determinados problemas, que chamamos morais, e, do outro lado, juízos que aprovam ou desaprovam moralmente os mesmos atos. Mas, por sua vez, tanto os atos quanto os juízos morais pressupõem certas normas que apontam o que se deve fazer. Assim, por exemplo, o juízo: Z devia denunciar o seu amigo traidor, pressupõe a norma os interesses da pátria devem ser postos acima dos da amizade. (VÁZQUEZ, 2002, p. 16) Idem VÁZQUEZ ( 2002, p24-5). 4 Cf.o Imperativo categórico kantiano. É moral aquele princípio que tem sustentação no princíio universal.

4 4 A moral e a ética estão intrinsecamente vinculados. Ambas tem como objeto o humano enquanto possibilidade e efetivação na forma de um investimento processual, contínuo e permanente da realização da pessoa 5. Já, a Ética representa o campo dos valores que buscam o especialmente o humano através de uma reflexão racional entorno do objeto moral. Neste sentido, alguns autores definem a ética como sendo o estudo racional da moral 6. O princípio primeiro-último da ética, como também o da moral, é o humano. Como supracitado, o pressuposto da reflexão ética é a universalidade, no sentido em que universalidade significa totalidade (todas as pessoas) e integralidade plena (a realização de todas as dimensões destas pessoas), também porque requer autonomia em sua fundamentação, o que o eleva ao nível do princípio supremo da modernidade 7. 5 Vemos, pois que o significado etimológico de moral e de ética não nos fornecem o significado atual dos dois termos, mas nos situam no terreno especificamente humano no qual se torna possível e se funda o comportamento moral: o humano como o adquirido ou conquistado pelo homem sobre o que há nele de pura natureza. O comportamento moral pertence somente ao homem na medida em que, sobre a sua própria natureza, cria esta segunda natureza, da qual faz parte a sua atividade moral. (VÁZQUEZ, 2002, p 24-5) 6 A ética é a teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado porém na sua totalidade, diversidade e variedade. (VÁZQUEZ, 2002, p. 21); Ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano. (VÁZQUEZ, 2002, p. 23); A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. (VÁZQUEZ, 2002, p. 23) 7 Desta forma chegamos à questão fundamental destas lições, se existe uma compreensibilidade de normas morais que seja independente de tradições religiosas. Pode-se dizer que esta é a questão da compreensibilidade de uma moral moderna. Ou então devem existir outras morais modernas? Certamente que isto contradiria, então, a validade universal, aparentemente inerente à pretensão das normas morais. (TUGENDHAT, 1997, p. 14)

5 5 A conquista da humanização, enquanto princípio afirmado pela tradição do pensamento filosófico exige, entre outras coisas, a possibilidade de todas as pessoas realizarem efetivamente a sua liberdade. Por outro lado, isto pressupõe que sejam garantidas as condições mais amplas à realização plena da pessoa, tais como: saúde, educação, alimentação, cultura e outros. Já, o princípio filosófico da universalidade implica o respeito a esta unidade das diversas facetas do ser humano, garantindo a realização plena em todas as dimensões da pessoa e da totalidade de pessoas. É fundamental que se conceba o ser humano a partir da unidade entre o particular, singular e o universal. Somente com a consciência, por exemplo, desta universalidade pode-se garantir e justificar a necessidade do respeito à diversidade de toda ordem, inclusive a de culturas diferentes. O mundo moderno vislumbrou a autonomia de cada pessoa singular, o que só pode ser fundamentado a partir de uma instância que é comum a todos, que se traduz na razão. Com isso, no entanto, não se pretende afirmar a racionalidade positivista e mecanicista predominante na ciência moderna que marcou o pensamento da Ilustração, caracterizado como racionalidade instrumental e de linguagem matemática, fornecendo inclusive a ilusão de um conhecimento absoluto. É necessário que se reconheçam os limites desta racionalidade, o que pode ser acompanhado através da crítica à razão moderna 8. É necessário avançar na direção da reviravolta lingüístico-pragmática que aponta à racionalidade voltada para a ação-comunicativa, como o espaço por excelência da construção de uma racionalidade conceitual histórica e ontológica. Outro elemento importante a ser destacado se refere a crítica ao solipsismo do homem moderno, dada a sua estrutura subjetivista e formalista, geradora do individualismo e da fragmentação da razão. De outro lado, é fundamental que a autonomia da razão, com a recuperação da historicidade e objetividade, supere os problemas históricos de fundamentações arbitrárias e particularistas que consideravam legítimas e suficientes a autoridade religiosa e também outras formas de autoridade, sociais e políticas na afirmação de verdades e de princípios de toda ordem. Com a fundamentação racional dos princípios e dos valores morais a reflexão ética contribuiu significativamente na afirmação da liberdade universal e de sua efetivação. 8 O contexto atual da Filosofia é de crise. Uma crise que, na projeção de alguns, é fruto da fragmentação da razão, prefigurada no século passado e que se prolonga até os dias atuais. Esse quadro de perplexidade próprio da cultura ocidental, além de provocar um descrédito da razão, parece negar qualquer pretensão de universalidade capaz de reunir a diversidade de sub-razões que cada sociedade, cada grupo, cada ocasião apresentam em sua lógicas internas. A cultura moderna fragmentou a razão, reduzindo-a a um conhecimento estritamente cognitivo-instrumental. A Filosofia acabou reduzindo-se a Ciência particular ou a Lógica científica, desprendendo-se, pouco a pouco, da

6 6 A moral vem a ser a reflexão dos princípios de ação que dizem respeito a consciência de cada pessoa. É normativa na medida em que orienta a conduta da pessoa indicando o deverser mediante uma apreciação da dimensão qualitativa do que deve ser. Esta consciência busca julgar a partir de critérios e valores que se adquirem desde o instante em que a consciência é despertada a ser membro-de, parte de um núcleo familiar, da cultura ou de um segmento social. A consciência moral é subjetiva no sentido de se referir ao sujeito individual, à sua vontade subjetiva, à sua subjetividade singular, mas tem sua interface na objetividade, na medida em que, em qualquer ação que este sujeito vier a tomar, deverá considerar as conseqüências inerentes ao ato, que de alguma forma implica numa intersubjetividade, ainda que o indivíduo não tenha consciência desta implicação. Portanto, é necessário que a consciência também procure sua justificação racional para se legitimar em sua dimensão objetiva. O que alguém faz ou deixa de fazer diz respeito a um outro em algum momento, talvez as conseqüências só sejam perceptíveis a médio ou longo prazo, mesmo assim, deveriam ser previstas pelo recurso da reflexão. A reflexão é justamente esta deusa que através da abstração torna isto possível. Por exemplo, se eu quiser destruir a minha vida com drogas, as conseqüências deste ato não atingirão somente a min particularmente, mas às pessoas que diretamente e indiretamente participam da minha vida devido as relações que estabeleço enquanto se de convivência (ser social), no trabalho, na ocupação de espaços sociais. Devo pensar nas pessoas que poderão ser afetadas quando no futuro eu vier a estabelecer relações com as mesmas, porque de alguma forma também elas serão atingidas pelas conseqüências mediatas desta ação. Sendo que, por exemplo, se o meu organismo em qualquer uma das funções tiver sido prejudicado pelo uso da drogas, isto interferirá na afetará a minha disposição, seja ela física, biológica, mental, etc. e, assim afetará as pessoas que de alguma forma estivarem relacionadas comigo. O que mostra que qualquer princípio moral, na medida em que passar por um processo de reflexão mais aguda, tende a desvelar sua esfera objetiva, sendo que fica demonstrado assim que a consciência implica de alguma forma a esfera de objetividade e, por isso, é fundamental que a consciência moral individual busque sua legitimidade na fundamentação racional (universalizável). fundamentação metafísica e renunciando a uma interpretação do mundo, da natureza e da história no seu conjunto... (PIZZI, 1994, p. 13)

7 7 A ética implica uma racionalidade multicultural A compreensão de cultura que sustenta esta reflexão tem como base a idéia de que cultura é tudo aquilo que é produto consciente do homem, fundamentalmente o trabalho não material, aquele que desenvolve o espírito do homem para além das necessidades primárias, não simplesmente naturais. Sendo que neste sentido, cultura pode ser compreendida como uma segunda natureza porque desenvolve o espírito do homem no horizonte do sentido último da vida, num percurso de superação do nível das necessidades básicas que a natureza lhe impõe, bem como de superação dos movimentos geralmente inconscientes e de ações involuntárias. A questão se deve ao fato de o homem ser parte de um organismo maior que ele não pode determinar, ele é parte de um sistema mais global cujas leis necessárias o envolve,. O homem estabelece vínculos com o meio-ambiente externo, cosmos, etc., o que acarreta que existam relações de necessidade com este universo global e, por isso, muitos atos são inconscientes como, por exemplo, o sistema nervoso, sistema digestivo, sistema respiratório, etc. Porém, o homem é especial e pode contribuir significativamente neste organismo global dando finalidade a sua vida e direção a este cosmos. A cultura representa justamente este espaço de sentido e de finalidade que o homem dá a sua vida e a vida do planeta. Neste sentido, pode-se perceber a relação entre cultura e ética, uma vez que a ética diz respeito a busca de sentido para a vida e não ao fato de simplesmente viver ou, até mesmo, sobreviver 9. Já a multiculturalidade implica o reconhecimento de que não há um sentido único, nem uma racionalidade única. O pensamento tradicional concebia o mundo a partir da égide da unidade racional rígida e imutável, compreendendo por conseqüência a cultura a partir de uma racionalidade imutável. A partir da Fenomenologia e Hermenêutica e de uma mudança geral no pensamento se questionou esta unidade racional, concebendo agora a realidade a partir da linguagem simbólica, construção da ação-comunicativa, abrindo caminho ao pluralismo teórico. Este novo paradigma é relevante porque dentro da perspectiva do pluralismo teórico, de uma racionalidade múltipla, não é mais razoável afirmar uma unidade cultural, mas necessariamente uma pluralidade cultural. A afirmação de culturas, não da hegemonia de uma cultura sobre as demais, é uma exigência fundamental para a ética. A ética por ter uma fundamentação racional necessita, em 9... Ocorre que a ética caracteriza um ser que não apenas vive, mas que pergunta pelo sentido de tudo e, portanto, pelo sentido de sua vida, pela razão de ser de suas ações... OLIVEIRA, 2001, p.

8 8 primeiro lugar, justificar-se enquanto racionalidade, o que implica, nesta perspectiva, afirmar o pluralismo teórico. Em segundo lugar, a afirmação da cultura enquanto efetivação do humano deve partir de uma concepção clara e fundamentada de pessoa, portanto deve dar conta dos princípios fundamentais como o da liberdade universal de modo incondicional. O princípio da liberdade garante aos seres humanos o direito à diferença, logo, as culturas diferentes são uma explicitação deste direito fundamental. A ética entraria em contradição conceitual se preconizasse a hegemonia da unidade cultural, excluindo a possibilidade da diferença. Elementos para uma reflexão da ética hoje dentro da perspectiva da multiculturalidade Concebendo a ética como uma estrutura racional afirmada pela objetividade, universalidade e com fundamentação racional autônoma, deve-se compreender as conseqüências imediatas que causa à cultura em suas diversas manifestações. A ciência hoje é compreendida como um conhecimento que deve justificar suas posições a partir de elementos claros e objetivos, procurando sempre uma autonomia racional, conquista da modernidade, para tudo o que propor. Ao mesmo tempo, o paradigma desta nova concepção de conhecimento e de ciência indica que a realidade, o ser e todos os conceitos são realizados necessariamente pela linguagem que, por sua vez, mostra a importância de se reconhecer a semântica e a pragmática como instâncias de mediação que constituem de forma decisiva a compreensão de todo o ser, da coisa (das Ding). Isto é relevante porque é nesta racionalidade construída a partir do simbólico, da linguagem e contextos de comunicação, que se constrói o significado do ser. O que indica que o ser necessariamente é múltiplo e plural. A própria objetividade deve ser compreendida a partir da multiplicidade e vice-versa, mas jamais confundir objetividade com absolutidade. A cultura é uma das facetas do ser. Se a racionalidade é compreendida a partir desta multiplicidade então, também seus aspectos componentes como o da cultura deve ser compreendido dentro deste horizonte. Hoje, urge pensar uma sociedade possível concebendo uma unidade mínima de relações e entendimento justamente porque as pessoas estabelecem contatos e vínculos com um universo global muito amplo. Por exemplo, em termos de comunicação, de viagens, de mercados etc. Em contrapartida, é fundamental que 1) estas relações não sejam impostas de forma unilateral e de interesse particular. Elas devem ser globais em sua essência, surgindo na direção da

9 9 pluralidade para a unidade. No caso do mercado, este deve construir sua lógica interna e fundamental a partir da totalidade de interesses diferentes, o que significa que as leis de mercado devem surgir de forma a atender o interesse plural e, não a partir do interesse único de alguns impérios que se impõem aos membros mais fracos; 2) A unidade deveria implicar algumas dimensões e não uniformizar todas as esferas da sociedade. Contrariamente, hoje é possível perceber sociedades que ficam totalmente subjugadas a impérios em suas dimensões mais particulares, tendo sua autonomia violada inclusive nas dimensões que dizem respeito somente a eles próprios e não ao império a que estão subjugados. Por outro lado, a sociedade deve ter uma sistemática que incentive e promova o espaço necessário onde culturas manifestem suas diferenças e sua autonomia. Deveria ter especialmente uma política de incentivo que fomentasse a pluralidade. Para tal, a área da educação é o espaço especial, permeado de culturas, para possibilitar alavancar pedagogicamente a manifestação de culturas e sociedades com o espírito voltado à ética. Sob pena de a ética entrar em contradição própria, a partir do princípio da dignidade originário de cada pessoa revelada no humano, deve esta constituir-se, contendo como um dos pilares, a afirmação multiculturalidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Desafios éticos da globalização. São Paulo: Paulinas, PIZZI, Jovino. Ética do discurso: racionalidade ético-comunicativa. Porto Alegre: Edipucrs, SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Metodologia do Trabalho Científico Teoria e Prática Científica Antônio Joaquim Severino Grupo de pesquisa: Educação e saúde /enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

Roteiro para a leitura do texto

Roteiro para a leitura do texto WEBER, Max - A "objetividade" do conhecimento nas Ciências Sociais In: Max Weber: A objetividade do conhecimento nas ciências sociais São Paulo: Ática, 2006 (: 13-107) Roteiro para a leitura do texto Data

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. A proposta ética de Habermas não comporta conteúdos. Ela é formal. Ela apresenta um procedimento, fundamentado na racionalidade comunicativa, de resolução

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Admitindo que a história da filosofia é uma sucessão de paradigmas, a ordem cronológica correta da sucessão dos paradigmas na história

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

Fundamentação da ética

Fundamentação da ética Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue

Leia mais

Filosofia da Comunicação:

Filosofia da Comunicação: MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da Comunicação: Para uma crítica da Modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p. Paulo Roberto Andrade de Almeida

Leia mais

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Origem Etimológica Ética Origem Grega Ethos: disposição, caráter Ethiké: ciência do caráter Moral Origem Latina Mos, moris: costume, maneira de se comportar regulada

Leia mais

Textos de referência: Prefácio à Fenomenologia do Espírito, de G.W.F. Hegel.

Textos de referência: Prefácio à Fenomenologia do Espírito, de G.W.F. Hegel. Textos de referência: Prefácio à Fenomenologia do Espírito, de G.W.F. Hegel. Totalidade e conceito A emergência do conceito de saber absoluto, ou de ciência em geral, é apresentada por Hegel na sua ciência

Leia mais

Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p.

Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p. Beckenkamp, Joãosinho. Entre Kant e Hegel. Porto Alegre: Edipucrs, 2004, 288 p. Pedro Geraldo Aparecido Novelli 1 Entre Kant e Hegel tem por objetivo mostrar a filosofia que vai além de Kant e Hegel, mas

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. - primeiro passo: evitar confusões entre juízos de fato e juízos de valor.

Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. - primeiro passo: evitar confusões entre juízos de fato e juízos de valor. Objetividade do conhecimento nas ciências sociais Objetividade +> rejeição à posição positivista no que se refere à neutralidade valorativa: rígida separação entre fatos e valores; => demarcação entre

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO I Iniciação à Atividade Filosófica 1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar PERCURSOS 10.º ANO Competências a desenvolver/objectivos a concretizar Recursos Estratégias Gestão 1.1. O que é a

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 30 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 31 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho.

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. 1 Ética Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. O que é a Ética? Como ramo da filosfia a ética tenta responder à pergunta: - Como viver? A partir

Leia mais

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira Fil. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Moral e ética 03 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações?

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

Linguagem e Ideologia

Linguagem e Ideologia Linguagem e Ideologia Isabela Cristina dos Santos Basaia Graduanda Normal Superior FUPAC E-mail: isabelabasaia@hotmail.com Fone: (32)3372-4059 Data da recepção: 19/08/2009 Data da aprovação: 31/08/2011

Leia mais

A PESQUISA FUNDAMENTADA NA FENOMENOLOGIA SOCIAL DE ALFRED SCHÜTZ

A PESQUISA FUNDAMENTADA NA FENOMENOLOGIA SOCIAL DE ALFRED SCHÜTZ A PESQUISA FUNDAMENTADA NA FENOMENOLOGIA SOCIAL DE ALFRED SCHÜTZ Maria Cristina Pinto de Jesus A fenomenologia se baseia no estudo das essências, as quais se referem ao sentido dado a algo, que confere

Leia mais

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1

ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ. Cipriano Carlos luckesi 1 ÉTICA E PRÁTICA EDUCATIVA, OUTRA VEZ Cipriano Carlos luckesi 1 Qual é um significativo fundamento para a conduta ética e o que isso tem a ver com a prática educativa? Lee Yarley, professor de Religião

Leia mais

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade. socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas ÉTICA Definição A origem da palavra ÉTICA vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores ), que quer dizer costume,

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO P á g i n a 1 Questão 1. Hans Kelsen em sua obra Teoria Pura do Direito : I. Define a Teoria Pura do Direito como uma teoria do Direito positivo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007. LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação Moral na Perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: Ed. ACCES, 2007. Laécio de Almeida Gomes 1 & Thaline Luise R. Fontinele 2 A autora do livro Maria

Leia mais

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel

O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel 1 O ESTADO MODERNO COMO PROCESSO HISTÓRICO A formação do Estado na concepção dialética de Hegel ELINE LUQUE TEIXEIRA 1 eline.lt@hotmail.com Sumário:Introdução; 1. A dialética hegeliana; 2. A concepção

Leia mais

RESENHA AUTOR: Zhi-Hue Wang TÍTULO: Freiheit und Sittlichkeit 1 CIDADE: Würzburg EDITORA: Verlag Königshausen & Neumann ANO: 2004 PÁGINAS: 279

RESENHA AUTOR: Zhi-Hue Wang TÍTULO: Freiheit und Sittlichkeit 1 CIDADE: Würzburg EDITORA: Verlag Königshausen & Neumann ANO: 2004 PÁGINAS: 279 RESENHA AUTOR: Zhi-Hue Wang TÍTULO: Freiheit und Sittlichkeit 1 CIDADE: Würzburg EDITORA: Verlag Königshausen & Neumann ANO: 2004 PÁGINAS: 279 Pedro Geraldo Aparecido Novelli 2 O livro de Wang tem por

Leia mais

Tópicos de Pesquisa em Administração

Tópicos de Pesquisa em Administração Tópicos de Pesquisa em Administração Professor LUCIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA luciel@uol.com.br Do conhecimento ao saber científico Do conhecimento ao saber científico CERVO e BERVIAN (década 1970) estabelecem

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Bibliografia Processo Internacional de Direitos Humanos - 5ª Ed. 2016 Autor: André de Carvalho Ramos Editora: Saraiva SINOPSES PARA CONCURSOS - V.39 - DIREITOS HUMANOS

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos

BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos BIOÉTICA Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos A confusão que acontece entre os conceitos das palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos

Leia mais

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG Immanuel Kant (1724-1804) Principais obras Crítica da razão pura - 1781 Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Leia mais

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S Ética e Moral EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S 2009/2010 Valores No mundo contemporâneo o Homem já não segue valores modelos mas cria os seus próprios valores em função

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

APRESENTAÇÃO A FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA RADICAL. Para Renata Flecha, sem maiores explicações.

APRESENTAÇÃO A FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA RADICAL. Para Renata Flecha, sem maiores explicações. João Carlos Lino Gomes 5 APRESENTAÇÃO A FILOSOFIA COMO EXPERIÊNCIA RADICAL Para Renata Flecha, sem maiores explicações. A redação de um trabalho de conclusão de curso é, em primeiro lugar, uma exigência

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

6 Considerações Finais

6 Considerações Finais 6 Considerações Finais Nesta tese pesquisamos as concepções das categorias de empowerment, participação e dialogicidade, no contexto da Promoção da Saúde, como política pública proposta por alguns países

Leia mais

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA

PROGRAMA ANUAL DE CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL II - 7ª SÉRIE PROFESSOR EDUARDO EMMERICK FILOSOFIA FILOSOFIA 1º VOLUME (separata) FILOSOFIA E A PERCEPÇÃO DO MUNDO Unidade 01 Apresentação O Começo do Pensamento - A coruja é o símbolo da filosofia. - A história do pensamento. O que é Filosofia - Etimologia

Leia mais

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL O objeto material, por sua vez, é um pouco menos abstrato do que o objeto jurídico, pois ele é definido dentro de cada norma penal. Se o objeto jurídico é o valor protegido

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) IMMANUEL KANT (1724-1804) Algumas Obras: -Crítica da Razão Pura. -Fundamentação da Metafísica dos Costumes. -Crítica da Razão Prática. -A Religião no simples limite da Razão. O Ser humano guiar-se por

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio MORAL E ÉTICA Etimologia Ética é originada

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 4

INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 4 INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTE 4 Professor Isaac Antonio Camargo Licenciado em Desenho e Plástica UNAERP/SP Mestre em Educação UEL/PR Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP Relações entre Considerando

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CADERNO IV ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR CURRÍCULO PROJETO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA A NAÇÃO. QUEM DOMINA O CURRÍCULO ESCOLAR, DOMINA A NAÇÃO (FOUCAULT) PROCESSO DE CONTRUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

OS DILEMAS DAS VERDADES PARA A NEOMODERNIDADE E OS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO 1 THE NEOMODERNITY TRUTHS DILEMMAS AND THE EFFECTS FOR EDUCATION

OS DILEMAS DAS VERDADES PARA A NEOMODERNIDADE E OS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO 1 THE NEOMODERNITY TRUTHS DILEMMAS AND THE EFFECTS FOR EDUCATION OS DILEMAS DAS VERDADES PARA A NEOMODERNIDADE E OS EFEITOS PARA A EDUCAÇÃO 1 THE NEOMODERNITY TRUTHS DILEMMAS AND THE EFFECTS FOR EDUCATION Patrícia Feiten Pinto 2 1 Estudo realizado na disciplina de Paradigmas

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

As tendências contemporâneas no ensino de Matemática e na pesquisa em Educação Matemática: questões para o debate i

As tendências contemporâneas no ensino de Matemática e na pesquisa em Educação Matemática: questões para o debate i As tendências contemporâneas no ensino de Matemática e na pesquisa em Educação Matemática: questões para o debate i José Dilson Beserra Cavalcanti ii INTRODUÇÃO A finalidade do presente trabalho é apresentar

Leia mais

A construção do conhecimento e do objeto nas Ciências Sociais. Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015 Márcia Lima

A construção do conhecimento e do objeto nas Ciências Sociais. Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015 Márcia Lima A construção do conhecimento e do objeto nas Ciências Sociais Métodos e Técnicas de Pesquisa I 2015 Márcia Lima Roteiro da aula Ressalvas importantes: dificuldades na leitura textos; captar o básico; argumentos

Leia mais

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL BASTOS, Rachel Benta Messias Faculdade de Educação rachelbenta@hotmail.com Os seres humanos produzem ações para garantir a produção e a reprodução da vida. A ação

Leia mais

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O PAPEL DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO PEREIRA, Lucas Monteiro UNESP lucasmontp@gmail.com CAMPOS, Luciana M. Lunardi UNESP camposml@ibb.unesp.br Introdução

Leia mais

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética Analisa a ética enquanto influenciadora da conduta ideal e da conduta real dos indivíduos. Demonstra divergência doutrinária entre os conceitos de moral e ética, juízo de fato e juízo de valor e analisa

Leia mais

FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FILOSOFIA 11º ano O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Governo da República Portuguesa Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 1.1 Estrutura do ato de conhecer 1.2 Análise

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de matemática Metodologia do Trabalho Científico O Método Cientifico: o positivismo, a fenomenologia, o estruturalismo e o materialismo dialético. Héctor José

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

4 - Considerações finais

4 - Considerações finais 4 - Considerações finais Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Considerações finais. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria

Leia mais

Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos

Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos Agrupamento de Escolas de Mira I- Iniciação à atividade filosófica Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos Contactar com alguns temas e /ou problemas da filosofia. I Abordagem introdutória à Filosofia e Realização

Leia mais

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO

A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 RESUMO A EPISTEMOLOGIA E SUA NATURALIZAÇÃO 1 SILVA, Kariane Marques da 1 Trabalho de Pesquisa FIPE-UFSM Curso de Bacharelado Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil E-mail:

Leia mais

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA.

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Pesquisar: Para quem? (sentido social) Por quê? (histórico) De qual lados

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos

INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA. O conhecimento científico é uma forma específica de conhecer e perceber o mundo!!! 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: Modelos INTRODUÇÃO À NATUREZA DA CIÊNCIA 2. A PRINCIPAL QUESTÃO: 1. INTRODUZINDO A QUESTÃO: O QUE É CIÊNCIA, AFINAL????? Modelos Leis Por que estudar natureza da ciência???? Qual a importância desses conhecimentos

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Hermenêutica jurídica Maria Luiza Quaresma Tonelli* Hermenêutica é um vocábulo derivado do grego hermeneuein, comumente tida como filosofia da interpretação. Muitos autores associam

Leia mais

Direito Educacional e Ética. Aula 4

Direito Educacional e Ética. Aula 4 Direito Educacional e Ética Aula 4 Revisando: o pensamento de Piaget Em relação à moral: dupla perspectiva - Pesquisando a experiência moral e estudando o pensamento moral teórico; Por ser psicólogo, alertou

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO

A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A LINGUAGEM NO CENTRO DA FORMAÇÃO DO SUJEITO Avanete Pereira Sousa 1 Darlene Silva Santos Santana 2 INTRODUÇÃO A natureza humana perpassa pelo campo da linguagem, quando é a partir da interação verbal

Leia mais

JustificaÇÃo RacioNaL, idéia de direitos HumaNos e multiculturalidade

JustificaÇÃo RacioNaL, idéia de direitos HumaNos e multiculturalidade JustificaÇÃo RacioNaL, idéia de direitos HumaNos e multiculturalidade Regenaldo Rodrigues da Costa 1 introdução Vivemos em um mundo multicultural, onde há diferentes formas de vida, com diferentes tradições

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais