BREVE APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS FIXOS DE SEPARAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Outubro 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BREVE APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS FIXOS DE SEPARAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Outubro 2014"

Transcrição

1 BREVE APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS FIXOS DE SEPARAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS Outubro 2014

2 ECODEPUR TECNOLOGIAS PROTECÇÃO AMBIENTAL A ECODEPUR aposta nos Sistemas Compactos de Tratamento de Águas Residuais, tendo a capacidade de apresentar um vasto leque de soluções, tanto para o tratamento de contaminações especificas, como para populações até aos hab/eq. A tecnologia ECODEPUR segue as tendências de mercado, com um espírito de superação e inovação constante, seguindo as seguintes linhas orientadoras:» Excelente Relação Qualidade/Preço;» Salvaguarda da Qualidade Ambiental e Cumprimento do Quadro Legal e Normativo Vigente;» Equipamentos de acordo com Normas Europeias, apresentando Marcação CE;» Ausência de Odores, Ruído e Impacto Visual;» Facilidade e Rapidez de Instalação;» Simplicidade de Manutenção/Exploração.

3 GRUPO HENRIQUES, SGPS A ECODEPUR encontra-se inserida no Grupo Henriques SGPS, constituído por um conjunto de empresas que desenvolvem a sua actividade na área da engenharia, com elevada incorporação tecnológica e industrial. O Grupo Henriques tem como âmbito de acção o sector petrolífero, águas e efluentes e tem a capacidade de criar soluções inovadoras, à medida do seu cliente, preparadas para fazer face a problemas específicos e atuais.

4 INTRODUÇÃO Tratamento de Efluentes Oleosos Os separadores de gorduras são um Pré Tratamento destinado à redução da carga poluente de óleos e gorduras, antes das descargas das respectivas águas residuais nas redes de colectores ou no meio hidrico São equipamentos que permitem a redução da quantidade de resíduos sólidos, gorduras e óleos que entram nos sistemas de esgoto, resultantes da preparação de alimentos, enxaguamento e lavagem de pratos em cozinhas industriais.

5 ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO A utilização de separadores é uma obrigatoriedade regulamentada O Pré-tratamento de águas residuais antes de serem descarregadas nos sistemas de esgoto ou no meio aquático é uma obrigatoriedade regulamentada para infraestruturas profissionais e colectivas Decreto Regulamentar n.º 23/95 de 23 de Agosto Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais O presente Regulamento tem por objecto os sistemas de distribuição pública e predial de água e de drenagem pública e predial de águas residuais, de forma que seja assegurado o seu bom funcionamento global, preservando-se a segurança, a saúde pública e o conforto dos utentes. Artigo 263.º Câmaras retentoras 1 As câmaras retentoras têm por finalidade separar e reter matérias transportadas pelas águas residuais que sejam susceptíveis de produzir obstruções, incrustações ou outros danos nas canalizações ou nos processos de depuração. ( )

6 ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO A utilização de separadores é uma obrigatoriedade regulamentada Regulamentos de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais - As redes prediais de estabelecimentos de restauração, hotelaria ou similares deverão ser providas de câmaras retentoras de gorduras, que têm por finalidade separar e reter as gorduras transportadas pelas águas residuais, susceptíveis de produzirem obstrução, incrustações ou outros danos nas canalizações ou nos processos de tratamento. - O dimensionamento, implantação e construção destas câmaras deverão ser efectuados em conformidade com o disposto nos artigos 264.º a 267.º do Decreto Regulamentar n.º 23/95. - As gorduras separadas e retidas nas câmaras de retenção não poderão ser descarregadas nos sistemas públicos de drenagem e ou tratamento de águas residuais, sendo da responsabilidade dos seus produtores o encaminhamento das mesmas a destino final adequado.

7 APLICAÇÕES Os Separadores de Gorduras devem ser instalados nos seguintes locais, entre outros: Restaurantes; Refeitórios; Hotéis; Escolas; Bares; Supermercados Parques de campismo; entre outros

8 NORMA APLICÁVEL A Marcação CE é obrigatória para todos os produtos de construção que sejam abrangidos por uma norma europeia harmonizada, ou seja, todos os produtos destinados a ser permanentemente incorporados em obras de construção, incluindo as obras de construção civil e de engenharia civil. Os Separadores de Gorduras são abrangidos pela Norma Europeia harmonizada, no âmbito da Directiva dos Produtos de Construção, EN :2004/AC Grease separators Part 1: Principles of design, performance and testing, marking and quality control.

9 Separadores de Gorduras ECODEPUR GORTECH OsSeparadoresdeGorduras,tipoECODEPUR,GamaGORTECH,sãoequipamentosqueapresentammarcaçãoCE, cumprindo todos os requisitos da Norma Europeia EN :2004. São construídos em Polietileno Linear, garantindo se uma elevada resistência mecânica e insensibilidade à corrosão. São produzidos sob condições controladas, de acordo com as exigências da norma ISO 9001:2000, garantindo-se a qualidade do produto final.

10 Separadores de Gorduras ECODEPUR GORTECH Funcionamento O funcionamento dos separadores de gorduras não requer consumo energético, baseando-se na separação gravítica de matérias com densidade diferente da água. As matérias mais pesadas (lamas, areias, etc.) sedimentam no compartimento de pré - decantação ficando aí retidas. Este compartimento retém ainda gorduras que se encontram em formas facilmente flotáveis. Para a zona de separação passam apenas a água e as substancias mais leves do que a água, nomeadamente as gorduras que se pretendem separar. As gorduras vão-se acumulando à superfície, ao mesmo tempo que a água limpa sai a um nível que não permite a mistura das fases.

11 Separadores de Gorduras ECODEPUR GORTECH Vantagens Marcação CE EN Pré-Decantação incorporada; Tampa de Acesso em FF EN124, Classe B125, de acordo com o ponto 5.3.7da norma EN 1825; Possibilidade de incorporar by-passe sonda de alarme acústica e luminosa directamentena estrutura do equipamento; Elevada capacidade de armazenamento de produtos separados; Elevada resistência mecânica e insensibilidade à corrosão; Facilidade de instalação e manutenção; Estanquecidade total; Sem consumo energético; Baixo custo; Ausência de odores com ventilação adequada.

12 Separadores de Gorduras ECODEPUR GORTECH Manutenção O Separador de Gorduras tipo ECODEPUR, Gama GORTECHnão necessita de cuidados especiais do ponto de vista estrutural, devido à elevada resistência e insensibilidade à corrosão do material em que é construído. Os Separadores de Gorduras devem ser inspeccionados, despejados e limpos regularmente. A frequência destas operações deve variar conforme a experiência de funcionamento do equipamento. Após a limpeza e despejo dever-se-á encher novamente o equipamento com água limpa.

13 Separadores de Gorduras ECODEPUR Sistema Físico, Gama SG-ECO Apresentam grandes vantagens ao nível da instalação, devido a serem unidades de reduzidas dimensões, excelente para as situações de falta de espaço físico, permitindo a instalação debaixo da bancada, ou ainda a colocação do equipamento em caves. São fabricados em aço inoxidável AISI 304, com soldaduras em materiais compatíveis de forma a garantir uma maior durabilidade, facilidade de limpeza e garantir condições de higiene. Pressupõem uma limpeza manual.

14 Separadores de Gorduras ECODEPUR Sistema Biológico, Gama SG-ECO BIO O sistema é equipado com sistema doseador automático de uma formulação líquida baseada em 3 culturas de bactérias seleccionadas destinada à degradação e digestão das gorduras, proteínas, amidos e celulose. São fabricados em aço inoxidável AISI 304, com soldaduras em materiais compatíveis de forma a garantir uma maior durabilidade, facilidade de limpeza e garantir condições de higiene.

15 Separadores de Gorduras ECODEPUR Sistema Biológico, Gama SG-ECO BIO Funcionamento Retenção Sólidos O efluente vindo da cozinha é conduzido através de um tubo de admissão, onde se encontra uma zona de decantação de sólidos e detritos. Todos os sólidos ficaram aqui retidos. Separação óleos e gorduras O efluente contendo óleos e gorduras não emulsionados, entra na câmara de separação. Os óleos e gorduras flutuam livremente e sobem imediatamente para a superfície, ficando aí retidos. A restante (água tratada) irá sair passando por baixo da descarga. Degradação e Digestão Gorduras A solução biológica, constituída por 3 culturas de bactérias seleccionadas actuasobre as gorduras acumuladas, promovendo a sua degradação biológica, com consequente redução da quantidade acumulada, melhoria dos níveis de tratamento obtidos e controlo de odores desagradáveis. Esta adição processa-se em contínuo através de uma bomba peristáltica e pode ser regulada consoante a quantidade de gorduras recepcionada

16

SEPARADOR DE GORDURAS

SEPARADOR DE GORDURAS Rev.2_04.10.16 SEPARADOR DE GORDURAS ECODEPUR gama GORTECH APRESENTAÇÃO Os Separadores de Gorduras, tipo ECODEPUR, Gama GORTECH são equipamentos totalmente concebidos para a recepção e tratamento de águas

Leia mais

FOSSA SEPTICA ECODEPUR

FOSSA SEPTICA ECODEPUR Rev.1_21.07.16 FOSSA SEPTICA ECODEPUR APRESENTAÇÃO As Fossas Sépticas tipo ECODEPUR são recipientes estanques, destinados ao armazenamento e tratamento de águas residuais domésticas ou similares, através

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.1 28.04.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.1 28.04.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.2 10.11.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS Rev.3 19.05.2016 SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS ECODEPUR gama DEPUROIL APRESENTAÇÃO Os Separadores de Hidrocarbonetos, tipo ECODEPUR, Gama DEPUROIL, são equipamentos destinados à separação de hidrocarbonetos

Leia mais

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS Rev.2 10.01.17 SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS ECODEPUR gama TECHNOIL APRESENTAÇÃO Os Separadores de Hidrocarbonetos, tipo ECODEPUR, Gama TECHNOIL, são equipamentos destinados à separação de hidrocarbonetos

Leia mais

Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH

Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH 0 v1.2-300511 Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH APRESENTAÇÃO Os Decantadores Lamelares ECODEPUR, Modelo DEKTECH são equipamentos destinados à separação das areias e lamas que são arrastadas pelo

Leia mais

Rev.1_ SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS ECODEPUR, modelo ECOFLOW (E.T.A.R. Compacta)

Rev.1_ SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS ECODEPUR, modelo ECOFLOW (E.T.A.R. Compacta) Rev.1_30.09.16 SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS ECODEPUR, modelo ECOFLOW (E.T.A.R. Compacta) ENQUADRAMENTO A ECODEPUR entende a Concepção/Construção de uma E.T.A.R. como um conjunto integrado de

Leia mais

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS

SEPARADOR DE HIDROCARBONETOS Oficinal SEPRDOR DE HIDRORONETOS DESENHO TÉNIO Dt De 3 4 Ds He 1 2 Hs 5 LEGEND: 1 Zona de decantação; 2 Zona de coalescência; 3 Placa de coalescência; 4 Válvula obturadora; 5 aixa de saída. DDOS TÉNIOS

Leia mais

v ETAR Compacta, Sistema ECODEPUR FITODEPUR

v ETAR Compacta, Sistema ECODEPUR FITODEPUR v1.3-260312 0 ETAR Compacta, Sistema ECODEPUR FITODEPUR APRESENTAÇÃO As Estações de Tratamento de Águas Residuais (E.T.A.R. Compacta), sistema ECODEPUR FITODEPUR são unidades, compactas e modulares, destinadas

Leia mais

Casa Eficiente c. Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes

Casa Eficiente c. Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes 9.c Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes 1 2 FICHA TÉCNICA Título 9.c Substituição ou reabilitação de fossas séticas ineficientes Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição

Leia mais

DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS

DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS DEPOSITOS HORIZONTAIS / VERTICAIS 1. INTRODUÇÃO A família de produtos Ecoágua foi criada com o objectivo de responder às carências existentes, ao nível de armazenamento de líquidos diversos. Os depósitos

Leia mais

Curso: Controle Ambiental Disciplina: SUAE Sistemas urbanos de Água e esgoto Professor: Leonardo Hoinask

Curso: Controle Ambiental Disciplina: SUAE Sistemas urbanos de Água e esgoto Professor: Leonardo Hoinask 1 Curso: Controle Ambiental Disciplina: SUAE Sistemas urbanos de Água e esgoto Professor: Leonardo Hoinask DIMENSIONAMENTO DE UMA FOSSA SÉPTICA Luana Magnani Nathália Capra Rath Thayná Hack 1. O QUE É

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL PROJECTO E FABRICO DE TECNOLOGIAS PARA O TRATAMENTO, REUTILIZAÇÃO, ELEVAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Apresentação Institucional [1] TECNOLOGIA ECODEPUR Uma marca de

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL GRUPO HENRIQUES, SGPS As empresas que constituem o Grupo HENRIQUES SGPS desenvolvem a sua actividade na área da engenharia, com elevada incorporação tecnológica e industrial.

Leia mais

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM Apresentação Décadas de experiência na fabricação de equipamentos hidráulicos destinados ao transporte de líquidos em geral e um amplo conhecimento de sistemas e processos qualificam

Leia mais

Produtos para proteção ambiental. TUBOFURO - Tubos em PVC, S.A. PROTEÇÃO AMBIENTAL. Aos preços acresce IVA à taxa legal em vigor

Produtos para proteção ambiental. TUBOFURO - Tubos em PVC, S.A. PROTEÇÃO AMBIENTAL. Aos preços acresce IVA à taxa legal em vigor Produtos para proteção ambiental TUOFURO - Tubos em PV, S.. Produtos para PROTEÇÃO MIENTL 1 TUOFURO - Tubos em PV, S.. Produtos para proteção ambiental SEPRDORES DE HIDRORONETOS NTUR-OIL Os separadores

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO. A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e

DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO. A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e DESCRITIVO TÉCNICO CAIXA SEPARADORA ÁGUA-ÓLEO A Bakof Tec fabrica produtos em PRFV (Poliéster Reforçado em Fibra de Vidro) e PEMD (Polietileno de Média Densidade), além de desenvolver e executar projetos

Leia mais

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção

Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção Implicações do enquadramento legal europeu para os produtos da construção O Regulamento Produtos da Construção A. Baio Dias Construção Sustentável Oportunidades e desafios na internacionalização 1 Concreta,

Leia mais

Separador de hidrocarbonetos em PE Reforçado 3 l/s modelo KESSEL - Áreas de Tráfego

Separador de hidrocarbonetos em PE Reforçado 3 l/s modelo KESSEL - Áreas de Tráfego Separador de hidrocarbonetos em PE Reforçado 3 l/s modelo KESSEL - Áreas de Tráfego Especificação técnica: Separador de hidrocarbonetos da Aluline Portugal modelo KESSEL. Estes separadores são da classe

Leia mais

Principais dificuldades na limpeza de coletores e destinos finais adequados para Óleos e Gorduras. Miguel Freire OurémViva E.E.M. S.

Principais dificuldades na limpeza de coletores e destinos finais adequados para Óleos e Gorduras. Miguel Freire OurémViva E.E.M. S. Principais dificuldades na limpeza de coletores e destinos finais adequados para Óleos e Gorduras Enquadramento Situação Atual 3 ETAR S: - Alto Do Nabão; - Seiça; - Zona Industrial Casal dos Frades. 7

Leia mais

Quem somos Colaboradores em todo o mundo. Cultura de empresa enraizada e com 94 anos de história. Facturação de 625 M de Euros Anuais

Quem somos Colaboradores em todo o mundo. Cultura de empresa enraizada e com 94 anos de história. Facturação de 625 M de Euros Anuais Quem somos Cultura de empresa enraizada e com 94 anos de história 3.300 Colaboradores em todo o mundo Facturação de 625 M de Euros Anuais Quem somos Estamos presentes em 24 paises 39 Unidades industriais

Leia mais

INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO

INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO ANO LECTIVO 2008/2009 (2º SEMESTRE) APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PROFª ANA AMBRÓSIO DE SOUSA LISBOA, MARÇO DE 2009 INSTALAÇÕES DE TRATAMENTO ANO LECTIVO 2008/2009 2º SEMESTRE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Utilização de fossas séticas individuais

Utilização de fossas séticas individuais 5 CADERNOS DE SENSIBILIZAÇÃO O CONSUMIDOR E OS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS Utilização de fossas séticas individuais Saiba a resposta às seguintes questões: pág.: O que é uma fossa sética?... 1 Quais os

Leia mais

BB-DIESEL BIODIESEL SOLUTIONS

BB-DIESEL BIODIESEL SOLUTIONS Unidade de produção de biodiesel O biodiesel é um metil-éster que resulta de uma reacção entre um álcool (geralmente o metanol) e óleos vegetais ou gorduras animais em ambiente alcalino. Para que a reacção

Leia mais

SOLUÇÕES AMBIENTAIS E TOPOGRÁFICAS. 1 Conformidade Legal:

SOLUÇÕES AMBIENTAIS E TOPOGRÁFICAS. 1 Conformidade Legal: A Ambidepure divide-se em dois departamentos. Departamento Ambiental e Departamento de Topografia. No Departamento Ambiental prestamos Serviços e fornecemos Equipamento de Sistemas de Tratamento e Reutilização

Leia mais

BB-DIESEL BIODIESEL SOLUTIONS

BB-DIESEL BIODIESEL SOLUTIONS Unidade de neutralização de óleo BB1000-NTA O óleo de frituras usado (WVO) é uma boa matéria prima para a produção de biodiesel. Infelizmente, muitas vezes esse óleo vem com valores de acidez superiores

Leia mais

SEPARADOR CENTRÍFUGO PARA USO INDUSTRIAL

SEPARADOR CENTRÍFUGO PARA USO INDUSTRIAL SEPARADOR CENTRÍFUGO PARA USO INDUSTRIAL Força centrífuga: eficaz, confiável e inovadora Ao longo dos anos, nosso grupo desenvolveu uma grande experiência e forte know-how nos mais importantes mercados

Leia mais

PROTEJA O AMBIENTE ESTAMOS SEMPRE AO SEU LADO CÁTALOGO DE EQUIPAMENTO AMBIENTAL 2015

PROTEJA O AMBIENTE ESTAMOS SEMPRE AO SEU LADO CÁTALOGO DE EQUIPAMENTO AMBIENTAL 2015 PROTEJA O AMBIENTE ESTAMOS SEMPRE AO SEU LADO CÁTALOGO DE EQUIPAMENTO AMBIENTAL 2015 EQUIPAMENTO OFICIONAL PLATAFORMA PARA CONTENÇÃO DE DERRAMES - BACIAS DE RETENÇÃO GAMA ECOSPILL À RECEPCÇÃO E ARMAZENAMENTO

Leia mais

P 60/80. Máquinas de lavagem com cesta de metal rotativo com controles eletromecânicos P 60 P 80

P 60/80. Máquinas de lavagem com cesta de metal rotativo com controles eletromecânicos P 60 P 80 P 60/80 Máquinas de lavagem com cesta de metal rotativo com controles eletromecânicos P é uma instalação que permite a lavagem automática de peças mecânicas. Lavagem é realizada pela ação pela parte superior,

Leia mais

Lavagem copos standard - pequena

Lavagem copos standard - pequena A gama de máquinas de lavar Electrolux é produzida para os clientes com elevada procura em termos de eficiência, economia e ergonomia nas operações de lavagem. A gama de produtos engloba máquinas de lavar

Leia mais

Sistema tubular de desidratação de lamas

Sistema tubular de desidratação de lamas Sistema tubular de desidratação de lamas Conceito Desidratação de Lamas CONTENÇÃO LAMAS SÓLIDOS ÁGUA DESIDRATAÇÃO Após algum tempo CONSOLIDAÇÃO Drenagem da água para fora dos tubos Conceito Desidratação

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COM AMONÍACO - 1 ELEMENTO - GRUPO MOTO-COMPRESSORES DE PARAFUSOS - 2 ELEMENTO - RECIPIENTES DE PRESSÃO - 3 RECIPIENTES

Leia mais

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado Facilidade de instalação Redução até 80% do tempo de instalação Maior satisfação do utilizador Impacto reduzido na arquitetura do edifício Ideal para novos edifícios e remodelações Ideal para montagem

Leia mais

CATÁLOGO MGB MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO

CATÁLOGO MGB MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO CATÁLOGO MGB MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO i A ALMOVERDE Ecologia, Lda. dedica se, desde o seu início, à comercialização de equipamentos para a recolha selectiva de resíduos sólidos, nomeadamente

Leia mais

GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS COMPACTAS PARA REDES MUNICIPAIS DE ÁGUAS RESIDUAIS

GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS COMPACTAS PARA REDES MUNICIPAIS DE ÁGUAS RESIDUAIS GRUNDFOS ÁGUAS RESIDUAIS ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS COMPACTAS PARA REDES MUNICIPAIS DE ÁGUAS RESIDUAIS Grundfos Estações elevatórias compactas Vasta gama de estações elevatórias compactas prefabricadas de elevada

Leia mais

NOVA LEGISLAÇÃO PARA MARCAÇÃO CE

NOVA LEGISLAÇÃO PARA MARCAÇÃO CE NOVA LEGISLAÇÃO PARA MARCAÇÃO CE Sandra C. N. Lopes Engenheira Geóloga XIII 1 INTRODUÇÃO A marcação CE nos produtos de construção, ou seja, a aposição da marca CE em todos os produtos de construção destinados

Leia mais

RESERVATÓRIO EM POLIETILENO

RESERVATÓRIO EM POLIETILENO ATÉ 245.000 L RESERVATÓRIO PARA GRANDES VOLUMES Produzido em filamento contínuo com altíssima resistência mecânica; Superfície interna lisa e sem reentrâncias (evita acúmulo de resíduos); Corpo único,

Leia mais

Lista e especificação dos processos tecnológicos / operações unitárias envolvidos.

Lista e especificação dos processos tecnológicos / operações unitárias envolvidos. Eurocastt Aveiiro,, S..A.. FORMULÁRIIO LUA -- MEMÓRIIA DESCRIITIIVA-- MÓDULO IIII Liistta e especiiffiicação dos processos ttecnollógiicos // operações uniittáriias envollviidos Lista e especificação dos

Leia mais

Legislação nacional de prevenção sobre a Legionella

Legislação nacional de prevenção sobre a Legionella Legislação nacional de prevenção sobre a Legionella Principais desafios aplicados às partes interessadas Universidade da Beira Interior - 11 de Abril de 2018 1 Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente

Leia mais

CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX

CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX CATÁLOGO CONTENTORES CIRCULARES PEAD/INOX MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO A ALMOVERDE Ecologia, Lda. dedica se, desde o seu início, à comercialização de equipamentos para a recolha selectiva

Leia mais

Estações Elevatórias Compactas ECODEPUR

Estações Elevatórias Compactas ECODEPUR 0 v1.0-030510 Estações Elevatórias Compactas ECODEPUR APRESENTAÇÃO A Estação Elevatória é uma estação completa de recolha e elevação para águas carregadas pronta a ser instalada. É composta por um reservatório

Leia mais

BOMBAS ANFIBIAS MODULARES, EQUIPAMENTOS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES E AEREADORES PARA PISCICULTURA.

BOMBAS ANFIBIAS MODULARES, EQUIPAMENTOS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES E AEREADORES PARA PISCICULTURA. CONEXX Válvulas, Bombas e Acessórios - HIGRA Apresentação da empresa: Quando HIGRA Industrial Ltda começou suas atividades, trouxe um novo paradigma ao mercado. Com produtos pioneiros e inovadores, HIGRA

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AMBIENTE Diário da República, 1.ª série N.º de maio de 2017

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA AMBIENTE Diário da República, 1.ª série N.º de maio de 2017 2570 Diário da República, 1.ª série N.º 103 29 de maio de 2017 ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Resolução da Assembleia da República n.º 93/2017 Programa de Ações Específicas ligadas ao Afastamento e à Insularidade

Leia mais

Armários para vestiários

Armários para vestiários Os armários Mecalux marcam a diferença Estilo e solidez Os armários metálicos MECALUX proporcionam um novo conceito de design compacto e agradável, que se integra em qualquer ambiente: vestiários, escritórios,

Leia mais

FILTRO INERCIAL FIRE GUARD

FILTRO INERCIAL FIRE GUARD Filtro Inercial Metálico A Wgui é uma empresa do grupo Atmos Ambiental do Brasil uma empresa experiente que visa o desenvolvimento de novas tecnologias sem estar agredindo o nosso eco sistema. Somos uma

Leia mais

Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007

Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007 Eng. Luís Fernandes Administrador Delegado da AMES Boas Práticas na Gestão de Resíduos 18 de Outubro de 2007 Caracterização Nacional do Fluxo de Óleos Alimentares Usados (OAU) Sem modelo de gestão obrigatório,

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DO ESGOTO SANITÁRIO

RELATÓRIO TÉCNICO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DO ESGOTO SANITÁRIO RELATÓRIO TÉCNICO DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DO ESGOTO SANITÁRIO 1. DADOS DO FABRICANTE: FABRICANTE: Dagin Indústria e Comércio de Tubos e Acessórios Plásticos Ltda ENDEREÇO: Rua Walmor

Leia mais

Trituradora - CMP. Exemplos de Produtos.

Trituradora - CMP. Exemplos de Produtos. Trituradora - CMP Descrição: Esta gama de Trituradoras CMP permite trabalhar com panelas entre os 2 e os 400 litros e têm um motor de elevada potência, que por sua vez, possibilita confecionar grandes

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 15 Instalações Prediais de Esgoto Sanitário Profª Heloise G. Knapik 1 Instalações prediais de esgotamento

Leia mais

Catalogo Geral Soluções Ambientais. Engenharia Ambiental. Desenvolvimento. Projecto. Fabrico. Montagem. Assistência técnica

Catalogo Geral Soluções Ambientais. Engenharia Ambiental. Desenvolvimento. Projecto. Fabrico. Montagem. Assistência técnica Catalogo Geral 2016 Soluções Ambientais Engenharia Ambiental Desenvolvimento Projecto Fabrico Montagem Assistência técnica Representante Oficial Bombas 1 P á g i n a ASPIRAÇÃO DE GASES QUIMICOS/TÓXICOS

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA ANO LETIVO 01/013 ÉPOCA DE RECURSO 013/0/04 15h00 DURAÇÃO: h00 QUESTÕES TEÓRICAS (máximo 45 minutos) 1. Descreva dois métodos utilizados em projecto de saneamento para estimativa de evolução populacional.

Leia mais

Máquinas de Lavar Louça de Cesto Arrastado Compact

Máquinas de Lavar Louça de Cesto Arrastado Compact Máquinas de Lavar Louça de Cesto Arrastado Compact 2 electrolux wtc A solução compacta Adaptável e resistente, a nova gama de máquinas de lavar louça de cesto arrastado Compact da Electrolux oferece os

Leia mais

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima

Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução. Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima Aula 01:Instalações Prediais- Esgotos Sanitários- Introdução Professora: Msc. Maria Cleide Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br Introdução Introdução INTRODUÇÃO INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO

Leia mais

Certificação ambiental de produtos

Certificação ambiental de produtos Certificação ambiental de produtos Certificação de produtos - Selos Nova tendência do mercado; Atesta: Qualidade; Eficiência; Sustentabilidade. Caixa separadora Ideal para: Lava rápidos; Postos de combustíveis;

Leia mais

SOLUÇÃO PARA A INDÚSTRIA PROPRIEDADES DO PE-X

SOLUÇÃO PARA A INDÚSTRIA PROPRIEDADES DO PE-X PE-X SOLUÇÃO PARA A INDÚSTRIA Os tubos de PE-X são ideais para a condução de diversos fluidos industriais, devido à excelente resistência a temperaturas extremas, a químicos e à abrasão. Os tubos de PE-X

Leia mais

COMPACTA RTCS 180 MÁQUINA LAVAR LOUÇA DE CESTO ARRASTADO ZANUSSI COMPOSIÇÃO DA GAMA CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E CONSTRUTIVAS

COMPACTA RTCS 180 MÁQUINA LAVAR LOUÇA DE CESTO ARRASTADO ZANUSSI COMPOSIÇÃO DA GAMA CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E CONSTRUTIVAS COMPOSIÇÃO DA GAMA A gama das máquinas de lavar louça é produzida para aqueles clientes que são extremamente exigentes em termos de elevada eficiência, economia e operação (lavagem mais ergonómica). A

Leia mais

MÁQUINA LAVAR LOUÇA DE CESTO ARRASTADO

MÁQUINA LAVAR LOUÇA DE CESTO ARRASTADO COMPOSIÇÃO DA GAMA A gama das máquinas de lavar louça é produzida para aqueles clientes que são extremamente exigentes em termos de elevada eficiência, economia e operação (lavagem mais ergonómica). A

Leia mais

racores instantâneos em aço inoxidável sistema LF 3900 / LF 3800

racores instantâneos em aço inoxidável sistema LF 3900 / LF 3800 racores instantâneos em sistema 3900 / 300 apresentação do sistema 3900 / 300 sistema de conexão instantânea em O sistema 3900 / 300 alarga a tecnologia comprovada do racor instantâneo - conexão e desconexão

Leia mais

(47)

(47) www.dominipro.ind.br Domini Pro A linha profissional do Grupo Linear. Os produtos Domini Pro foram desenvolvidos para ambientes profissionais que requerem características singulares. Pensados para que

Leia mais

Misturadores Submersíveis modelo ABS XRW 210 e 300

Misturadores Submersíveis modelo ABS XRW 210 e 300 Misturadores Submersíveis modelo ABS XRW 210 e 300 Principais Aplicações O misturador submersível modelo ABS XRW é um equipamento compacto e versátil para uma ampla gama de aplicações, incluindo o uso

Leia mais

Instalações em Edifícios II

Instalações em Edifícios II UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA ESCOLA SUPERIOR TÉCNICA Instalações em Edifícios II Instalações Predias de Esgotos Sanitários 1 Índice 1. Esgotamento de Águas Residuais 1.1. Componentes do Sistema de Esgoto 1.1.

Leia mais

WC PORTÁTIL. Teu WC onde e quando quiser CATÁLOGO

WC PORTÁTIL. Teu WC onde e quando quiser CATÁLOGO WC PORTÁTIL Teu WC onde e quando quiser CATÁLOGO 2016 Sustentabilidade Meio Ambiental Estes WC estão construídos para eliminação fácil ao final da sua vida útil, limitando as peças metálicas para a uma

Leia mais

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, seção ES

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, seção ES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, seção ES 2 - Sistemas primários de tratamento de efluentes O processo de tratamento do esgoto pode adotar diferentes tecnologias para depuração

Leia mais

RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES

RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES Escola S/3 D. Nuno Álvares Pereira de Tomar Instituto de Promoção Ambiental PROJECTO N.º 287 VIVER COM O RIO NABÃO RELATÓRIO DAS ACTIVIDADES Ano Lectivo 2000/2001 Nelson Alves Correia 4.5 - VISITA DE ESTUDO

Leia mais

1) Conceitos e definições:

1) Conceitos e definições: SANEAMENTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA - COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 1) Conceitos e definições: 1.1) Esgoto: É um sistema destinado a escoar e tratar os dejetos dos diversos

Leia mais

Marcação CE NP EN 14351: A1: informação técnica

Marcação CE NP EN 14351: A1: informação técnica Marcação CE NP EN 14351: 2008 + A1: 2011 informação técnica A Qualidade demonstra-se Na sequência da entrada em vigor das novas normativas europeias relativas aos sistemas de janelas e portas e a sua importância

Leia mais

Introdução. Tratamento de Lixiviados

Introdução. Tratamento de Lixiviados Introdução Tratamento de Lixiviados Da deposição de resíduos em aterros sanitários resulta, inevitavelmente, a produção de lixiviados. A recolha, armazenamento e tratamento adequados dos lixiviados são

Leia mais

PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS Memória Descritiva e Justificativa

PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS Memória Descritiva e Justificativa Tipo de Obra: Reabilitação da Quinta de São Cristóvão para Sede Local da Obra: Largo de São Sebastião, nº 5 a 8 Paço do Lumiar - Lisboa PROJETO DE EXECUÇÃO 2. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS DE ÁGUAS E ESGOTOS

Leia mais

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo

Leia mais

Teste a experiência de limpeza, SE PROCURA: a limpeza onde quiser, quando quiser e todas as vezes que quiser. Máquinas Lavadoras Aspiradoras

Teste a experiência de limpeza, SE PROCURA: a limpeza onde quiser, quando quiser e todas as vezes que quiser. Máquinas Lavadoras Aspiradoras Teste a experiência de limpeza, SE PROCURA: a limpeza onde quiser, quando quiser e todas as vezes que quiser. Máquinas Lavadoras Aspiradoras Máquinas Lavadoras Aspiradoras Teste a experiência de limpeza,

Leia mais

REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE

REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE CONSTRUÇÃO 2004 REVISÃO DO RGEU O NOVO RGE PROF. FERNANDO BRANCO HISTÓRIA DA REVISÃO DO RGEU 07 de Agosto de 1951 Dec. Lei nº 38382 aprova o RGEU. 16 de Dezembro de 1975 Portaria nº 748/75 cria uma subcomissão

Leia mais

LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E IMPACTO NA ENGENHARIA

LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E IMPACTO NA ENGENHARIA LENA AMBIENTE, SA AMBIENTE - EVOLUÇÃO LEGAL E Até aos anos 60 não se pode falar da existência de um direito internacional do ambiente. Foi na sequencia de grandes catástrofes ambientais que o Homem se

Leia mais

Descritivo Técnico Caixas de Gordura. Especificações Técnicas

Descritivo Técnico Caixas de Gordura. Especificações Técnicas Descritivo Técnico Caixas de Gordura A Bakof Tec produz equipamentos, desenvolve e executa projetos na área de Engenharia Sanitária e Ambiental com a utilização de produtos em PRFV (Poliéster Reforçado

Leia mais

1. conhecimento. O processo de secagem é necessário como pré-tratamento de outros processos. Bloco desidratado (teor de água: 80%)

1. conhecimento. O processo de secagem é necessário como pré-tratamento de outros processos. Bloco desidratado (teor de água: 80%) 1. conhecimento O processo de secagem é necessário como pré-tratamento de outros processos Lodos concentrados (teor de água> 95%) Desidratação física Bloco desidratado (teor de água: 80%) Processo de secagem

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO SEPARADOR ÁGUA ÓLEO

MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO SEPARADOR ÁGUA ÓLEO MANUAL DE OPERAÇÃO E INSTALAÇÃO SEPARADOR ÁGUA ÓLEO Rua João Domingues de Oliveira, nº40 Bairro Centro Ribeirão Pires SP CEP. 09400-250 Tel.: (11) 4824.3675 Email: hertower@hertower.com.br / contato@hertower.com.br

Leia mais

Proteção de nascentes

Proteção de nascentes Para contribuir com a preservação e a melhoria da qualidade da água e da saúde das famílias na área rural, deve ser realizado um conjunto de ações: Ÿ Ÿ Ÿ Proteger adequadamente as nascentes; Tratar adequadamente

Leia mais

Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações Hidráulicas Prediais Instalações Hidráulicas Prediais Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Aula - 02 Prof.: Guilherme Nanni Grabowski NBR 8160/1999 Dimensionamento dos Dispositivos Complementares Itens a serem a bordados:

Leia mais

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS TARIFÁRIO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Município de São Brás de Alportel Em vigor a partir de 1 de Novembro de 2011 (Com as alterações

Leia mais

VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO. Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa

VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO. Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa 1 VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa Introdução A Central de Incineração do Parque de Saúde de Lisboa, é uma instalação licenciada para

Leia mais

AMBIENTE SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

AMBIENTE SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as organizações que geram impactes ambientais como resultado da sua actividade Organizações certificadas ( ISO 9001 / ISO 14001 / EMAS ) Grupos

Leia mais

PETA.STEEL 160PN & PETA.COIF 160PN

PETA.STEEL 160PN & PETA.COIF 160PN PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL PETA.STEEL 160PN & PETA.COIF 160PN Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo

Leia mais

BOMBAS DE VÁCUO DE ANEL LÍQUIDO SÉRIE AWS E AWD

BOMBAS DE VÁCUO DE ANEL LÍQUIDO SÉRIE AWS E AWD BOMBAS DE VÁCUO DE ANEL LÍQUIDO SÉRIE AWS E AWD UNIDADES PADRÃO DE BOMBAS DE VÁCUO DE ANEL LÍQUIDO As bombas de vácuo de anel líquido da Atlas Copco são fornecidas como unidades padrão em várias configurações

Leia mais

Após esta soldadura, o tubo e o acessório constituem um corpo único, excluindo-se os problemas que poderiam derivar de potenciais pontos de fuga.

Após esta soldadura, o tubo e o acessório constituem um corpo único, excluindo-se os problemas que poderiam derivar de potenciais pontos de fuga. O COPRAX é um sistema constituído por tubos e acessórios produzidos utilizando um Polipropileno Copolímero Random VESTOLEN P921, especialmente desenvolvido para este fim. As características do sistema

Leia mais

HPEM Higiene Pública, E.M. Objectivos e vantagens. Descrição do projecto

HPEM Higiene Pública, E.M. Objectivos e vantagens. Descrição do projecto HPEM Higiene Pública, E.M. Porquê? Objectivos e vantagens Descrição do projecto Resultados Metas HPEM Higiene Pública, E.M. Número de funcionários: 276 Frota: 53 viaturas pesadas Actividade: Recolha de

Leia mais

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 10/05/2018

ESTADO: Emitido DATA DO DOCUMENTO: 10/05/2018 TUA Título Único Ambiental O titular está obrigado a cumprir o disposto no presente título, bem como toda a legislação e regulamentos vigentes nas partes que lhes são aplicáveis. O TUA compreende todas

Leia mais

Misturador Submersível modelo ABS XRW 900

Misturador Submersível modelo ABS XRW 900 Misturador Submersível modelo ABS XRW 900 Principais Aplicações O misturador submersível modelo ABS XRW é um equipamento compacto e versátil para uma ampla gama de aplicações, incluindo o uso em líquidos

Leia mais

INPI 18/07/12 INPI. Consulta à Base de Dados do INPI 1/1. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ]

INPI 18/07/12 INPI. Consulta à Base de Dados do INPI 1/1. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] 18/07/12 INPI INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial» Consultar por: Base Patentes Finalizar Sessão Consulta à Base de Dados do INPI [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] Patente

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: ORIENTAÇÃO NÚMERO: 002/2018 DATA: 14/05/2018 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Gestão das descargas autorizadas Medicina Nuclear; Descargas Autorizadas; Resíduos Radioativos; Resíduos Instalações

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE GST.MQ.01

MANUAL DA QUALIDADE GST.MQ.01 MANUAL DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade implementado segundo a NP EN ISO 9001:2008 Âmbito SGQ Produção e comercialização de artigos para condução e utilização de água de abastecimento, artigos

Leia mais

Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos)

Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos) Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos) A gama V4 PLUS R da Midea com recuperação de calor "Full DC Inverter", adequa-se na perfeição ás necessidades individuais de arrefecimento

Leia mais

Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições

Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições Instruções para a redução, o tratamento e a separação de resíduos de materiais resultantes de convenções e exposições Introdução: Para se articular com a política de tratamento de resíduos sólidos Reciclagem

Leia mais

CATÁLOGO MOBILIÁRIO URBANO - CABINES PARA FUMADORES -

CATÁLOGO MOBILIÁRIO URBANO - CABINES PARA FUMADORES - CATÁLOGO MOBILIÁRIO URBANO - CABINES PARA FUMADORES - MENOS RESÍDUOS - MENOS POLUIÇÃO MAIS FUTURO A ALMOVERDE Ecologia, Lda. dedica se, desde o seu início, à comercialização de equipamentos para a recolha

Leia mais

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS Utilização Doméstica 30l, 50l, 80l, 100l e 120l Utilização Industrial 150l, 200l, 250l, 300l, 400l e 500l

TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS Utilização Doméstica 30l, 50l, 80l, 100l e 120l Utilização Industrial 150l, 200l, 250l, 300l, 400l e 500l TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS Utilização Doméstica 30l, 50l, 80l, 100l e 120l Utilização Industrial 150l, 200l, 250l, 300l, 400l e 500l www.videira.pt PT VIDEIRA O conforto de todos os dias. A METALURGIA

Leia mais

LOTEAMENTO A, B E C DO PÓLO INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DA QUEIJADA

LOTEAMENTO A, B E C DO PÓLO INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DA QUEIJADA LOTEAMENTO A, B E C DO PÓLO INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DA QUEIJADA REGULAMENTO O presente regulamento em articulação com a planta de síntese destina-se a regular o uso e ocupação do solo na área de intervenção.

Leia mais

Responsabilidade Social e Ambiental na Edificação. Funchal, 4 Junho

Responsabilidade Social e Ambiental na Edificação. Funchal, 4 Junho Responsabilidade Social e Ambiental na Edificação Funchal, 4 Junho 2 instrumentos para a Responsabilidade Social, Económica e Ambiental na Edificação Declaração de conformidade que visa verificar o cumprimento

Leia mais

Estampamos a diferença desde 1985!

Estampamos a diferença desde 1985! Estampamos a diferença desde 1985! Apresentação A ESTAMPARIA LISICAR encontra-se localizada no Parque industrial da Várzea em Barcelos, e iniciou a actividade em 1985. A nossa longa longevidade constitui

Leia mais

*Nome/Denominação social *Identificação fiscal nº, *residência/sede em, *Província ; *Município, *Comuna ; *Telefone ; *Telemóvel ; *Fax ; * ;

*Nome/Denominação social *Identificação fiscal nº, *residência/sede em, *Província ; *Município, *Comuna ; *Telefone ; *Telemóvel ; *Fax ; * ; Rejeição de Efluentes (artigo 84.º do RUGRH) Os dados assinalados com * devem ser obrigatoriamente apresentados com o pedido de título de utilização dos recursos hídricos. Os restantes dados poderão ser

Leia mais

Ficha Técnica IE01 ESTRUTURA: Piso e Cobertura

Ficha Técnica IE01 ESTRUTURA: Piso e Cobertura Ficha Técnica IE01 Piso e Cobertura Função: Acomodar a Estação Renova e seus leitos de secagem de lodo, protegendo-os dos raios solares e intempéries. O piso deverá ser construído de acordo com as dimensões

Leia mais