Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando conforme

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando conforme"

Transcrição

1 Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando conforme os estados fisiológico e patológico. Desta maneira, a localização de cada ponto pode variar dentro de certos limites! Nenhum ponto tem função definida; na verdade, cada um trata em todos os níveis: físico, energético, mental e espiritual. Assim, o nome de cada ponto pode variar conforme a visão dos autores.

2 Nos microssistemas, os pontos sofrem alterações provocadas por distúrbios ou doenças de outras regiões, tecidos, órgãos ou funções do corpo. Os impulsos nervosos chegam ao microssistema direta ou indiretamente pelos nervos periféricos, pela medula, pelo tronco e pelo córtex cerebral. No início, ocorrem no ponto apenas alterações energéticas ou elétricas; depois surgem alterações leves de sensibilidade como formigamento, peso; e finalmente, dor provocada por pressão local, e chegando a ocorrer dor espontânea.

3 Tal escalada reflete a gravidade da perturbação. Os pontos podem ser localizados por palpação, detecção eletrônica, teste neuromuscular ou Radiestesia. Yamamoto utiliza mais a palpação digital, apertando com a ponta do polegar (junto à unha), girando de um lado para outro, procurando alterações como inchaço, endurecimento, caroço, cordão e dor. Afim de localizar o ponto com precisão, ele recomenda num segundo passo apertar com o cabo da agulha.

4 Para não cansar os dedos, sugiro apertar com um tubo de ensaio, também rodando de um lado para outro. Yamamoto divide a cabeça segundo uma linha vertical passando pelo ápice da orelha. A parte anterior é Yin e a posterior, Yang. Em geral os pontos posteriores são imagens espelhadas dos pontos anteriores. Normalmente, para problemas Yang (dor), procuram-se pontos da região Yin; e para problemas Yin (paralisia), procuram-se pontos da região Yang.

5 Os pontos da região Yin são usados em 90% dos casos pois a grande maioria dos pacientes (80%) aparecem com distúrbios dolorosos. Os pontos podem ser estimulados por quaisquer instrumentos: agulhas tradicionais, agulhas intradérmicas, pressão digital, laser, magneto, eletricidade (TENS etc.) O mais simples e prático é a agulha. Esta pode inserida perpendicularmente.

6 Entretanto, devido à pouca espessura do couro cabeludo e da face, a preferência é pela inserção oblíqua, em outras palavras, a agulha é espetada a uma distância adequada do ponto, entrando num ângulo de 30 a 45º, atingindo então o ponto abaixo da fáscia, próximo ao periósteo.

7 Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores diagnósticos e também como pontos de tratamento. Quando os pontos forem estimulados, deverá ocorrer resultado imediato: alívio da dor ou de outras afecções do corpo. Nas algias, caso não houver melhora mínima de 80%, significa que a agulha não acertou o ponto; ou então não localizou corretamente tal ponto.

8 Em geral se escolhe o lado homolateral em relação às queixas do paciente. No entanto, os seguintes critérios são muito utilizados: 1) Para problemas acometendo a parte superior do corpo, Yamamoto recomenda palpar IG4 bilateralmente e escolher o lado mais sensível. 2) Para problemas acometendo a parte inferior do corpo, apertar ponto D simetricamente e usar o lado mais sensível. 3) Para problemas de órgãos e meridianos, usar o lado onde os pontos Y ou os pontos de Diagnóstico Cervical estiver em mais sensíveis. 4) Para seqüelas neurológicas como AVC, usar contralateral.

9 A monitorização é feita controlando: 1) Melhora imediata dos sintomas ou movimentos do paciente. 2) Para problemas supradiafragmáticos, o IG4 dolorido deverá retornar à normalidade. 3) Os pontos diagnósticos, cervicais ou abdominais, deverão ficar livres da sensibilidade dolorosa e de outros sinais acompanhantes como endurecimento, contratura, inchaço etc.

10 PONTOS BÁSICOS Foram os primeiros pontos a serem descobertos, relacionam-se com a estrutura (ossos, músculos e tendões) do corpo. Yamamoto denominou tais pontos alfabeticamente, conforme a ordem de seus descobrimentos.

11 Zonas de Influência dos Pontos Básicos Acupuntura Craniana de Yamamoto

12

13 Perpendicular sobre a implantação frontal dos cabelos (5cm adiante da sutura coronal), 1 cm lateral à linha mediana, com cerca de 2 cm de extensão. Divide-se em 8 pontos, iniciando com A1 (cabeça) no alto, terminando com A8 (Cervical 7) embaixo. CABEÇA E COLUNA CERVICAL: cefaléias, enxaqueca, nevralgia do trigêmeo, herpes facial, tonturas, labirintite, problemas cervicais, laringite, pós-operatório de cirurgias (amigdalectomias...) etc.

14

15

16 Ponto único cerca de 0,5 cm acima da implantação frontal dos cabelos, 2 cm lateral à linha mediana. CERVICAL E ESCÁPULA: bursite, tendinite, artrose.

17

18

19 No ângulo entre a implantação frontal e a temporal dos cabelos, num segmento de reta de 2 cm, formando ângulo de 30 a 45º com a horizontal, partindo de um ponto entre as sobrancelhas. Divide-se em 9 pontos, iniciando com o ombro no alto, depois vêm braço, cúbito, antebraço, punho e 5 dedos (estando o polegar em posição medial). OMBRO E MEMBRO SUPERIOR: epicondilites, túnel do carpo, Raynaud, paralisias.

20

21

22 Cruzamento entre o limite anterior dos cabelos na região temporal, e uma linha que vai do canto do olho até o ápice da orelha. Sobre o limite anterior dos cabelos na região temporal (2cm adiante da orelha) e 1cm acima do arco zigomático. Um único ponto que pode resolver muitos problemas da metade inferior do corpo. Em relação aos Pontos Y, o Ponto D se localiza entre IG e TA. Este ponto pode ser interpretado como um segmento onde 0,5cm acima do D está o ponto do joelho; 0,5cm abaixo, pododáctilos.

23 LINHA D Relacionada à coluna lombar, segmento vertical de 1cm, situada 0,5cm adiante da inserção da hélice da orelha na face. São 6 pontinhos numerados de cima para baixo, correspondendo a L1 a L5, mais o Sacro e Bacia. LOMBAR, BACIA E MEMBROS INFERIORES: lombalgia, ciática, artrose da coxa, do joelho, luxação da patela, tendinite de Aquiles, dor no calcanhar, parestesia ou paralisia dos membros inferiores, problemas urogenitais, impotência sexual etc.

24

25

26 Acima da sobrancelha, entre 1cm lateral à linha mediana, subindo lateralmente a 15º, extendendo por 2cm, terminando acima da pupila. São 12 pontos, começando com a vértebra T1 acima da pupila; terminando próximo à linha mediana como T12. COLUNA DORSAL E TÓRAX: dor nas costas, nevralgia intercostal, herpes zoster, bronquite, alergias respiratórias, problemas de nariz e garganta...

27

28

29 Situado sobre a região lateral mais saliente da apófise mastóide, mais ou menos 1cm acima da ponta da apófise. CIÁTICA: trata a ciática e a lombalgia.

30

31

32 São 3 pontos referentes ao joelho. Estão localizados em torno da ponta da apófise mastóide. G1 corresponde à parte medial do joelho, está localizado anterior à ponta da apófise mastóide. G2 corresponde à parte anterior do joelho, está localizado logo abaixo da apófise mastóide. G3 corresponde à parte lateral do joelho, está localizado atrás da ponta da apófise. JOELHO: artrose, artrite, contusão...

33

34

35

36

37 1cm acima do Ponto B: lombalgia e ciática.

38 1cm acima do Ponto C: lombalgia e ciática.

39

40 Pontos J Corresponde a alterações no dorso dos pés.

41 Ponto J Localização:O ponto J, está localizado no extremo lateral do crânio de uma linha vertical que cruza o ápice da orelha, 0,5 à 1 cm dela. Inserção:Subcutâneas, tangencialmente a pele, direcionadas para o centro da orelha, aprofundandose 2 à 3 cm.

42 Ponto J Tratamento: Algias no dorso do pé.

43

44 Ponto K Utilizado para lombalgias, principalmente em decorrência de herniação com protusão discal.

45 Ponto K Localização:No prolongamento entre o ponto C e o ponto Yintang, abaixo do ponto ouvido, ao mesmo nível entre o ponto Nariz e Boca, sobre o frontal. Inserção:Subcutânea, tangencialmente a pele, direcionadas para cima, em direção ao ponto C, aprofundando-se 2 à 3 cm.

46 Ponto K Tratamento: Dores lombares, principalmente por hérnia discal.

47

48 Ponto P Corresponde a alterações nos joelhos.

49 Ponto P * * Localização:1 cm acima da linha anterior do couro cabeludo entre os pontos H e I. Inserção:Subcutânea, tangencialmente a pele, direcionadas para trás, aprofundando-se 2 à 3 cm.

50 Ponto P * * Tratamento: Dores e afecções do joelho.

51 PONTOS NEUROLÓGICOS Indicados para seqüelas neurológicas afetando tronco, cerebelo ou cérebro, Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Epilepsia, Nevralgia do Trigêmeo; enxaqueca, insônia, depressão e outros distúrbios psicológicos. CÉREBRO Em torno de 1cm acima do Ponto A, pode ser subdividido em Frontal, Temporal, Parietal, Occipital,etc.

52 CEREBELO 1 cm acima do Ponto Cérebro (3cm adiante da sutura coronal). GÂNGLIOS DA BASE Uma faixa estreita sobre a linha mediana, entre os Pontos Cérebro e Cerebelo.

53 PONTOS YPSILON Este grupo de pontos foi denominado de Ypsilon em parte por ter sido os últimos pontos descobertos (pelo menos durante alguns anos) e em parte para homenagear Yamamoto. Cada ponto Y representa um órgão e seu meridiano correspondente. Esta é uma das vantagens da YNSA, problema afetando segmento longo de um meridiano pode ser resolvido por um único ponto.

54 Todos os 12 Pontos Y da região Yin estão limitados na frente pelo limite anterior da implantação temporal dos cabelos, atrás pela linha vertical passando pelo ápice da orelha; abaixo pelo arco zigomático e acima por uma linha horizontal 1cm acima da orelha. Na linha vertical sobre o limite anterior da implantação temporal dos cabelos, estão localizados os 3 meridianos Yang do membro superior: logo acima do arco zigomático, existe o ponto da Bexiga, acima deste, está o Triplo Aquecedor, e depois, o Intestino Delgado.

55 Na mesma linha horizontal 1cm acima da orelha, estão os 3 meridianos Yin do membro superior. Acima do Intestino Delgado e um pouco para trás está o ponto do Pulmão, um pouco atrás da vertical do Estômago está o ponto da Circulação Sexo, mais atrás, está o ponto do Coração. Na linha vertical situado entre a orelha e o limite anterior dos cabelos, logo acima do arco zigomático está o ponto da Bexiga, em seguida o ponto do Rim. Acima deste, na mesma horizontal do Triplo Aquecedor, existe o ponto do Baço, e indo para cima e um pouco para trás, está o Estômago.

56 Logo à frente da implantação ânterosuperior da orelha, na mesma horizontal do Triplo Aquecedor, existe o ponto da Vesícula Biliar; 1cm acima e atrás, fica o Fígado. Entre o Estômago e o Baço, foi descoberto o ponto da Afasia de Broca.

57 SEQUÊNCIA PRECONIZADA POR YAMAMOTO 1. Afecções do aparelho locomotor, do sistema nervoso, de órgãos dos sentidos, ou das afecções provocadas por subluxações vertebrais ou compressões nervosas: 1.1.Problemas Supradiafragmáticos: pesquisar IG4 para escolher o lado da cabeça para detecção e tratamento dos pontos Pesquisar e tratar até os pontos IG4 ficarem normais.

58 1.2.Problemas Infradiafragmáticos: apertar os pontos D simetricamente, escolher o lado mais dolorido Caso houver problemas de coluna lombar, lembrar-se da linha D e dos pontos H e I Caso houver ciática, usar o ponto F Caso houver problemas de joelho, lembrar-se dos pontos G.

59 2. Afecções dos outros aparelhos (respiratório, cardiovascular, digestório etc.): 2.1. Pesquisar os pontos cervicais/ abdominais, iniciando o tratamento pelo Rim Pesquisar os pontos Y e colocar as agulhas Avaliar o alívio sintomático Pesquisar novamente os pontos cervicais/ abdominais Pesquisar e tratar até desaparecer todos os pontos cervicais/ abdominais doloridos.

60 OBS.: 1) Em pacientes com ritidectomia (plástica facial), a pesquisa é possível e o método ainda funciona; entretanto, a fibrose cicatricial torna a picada mais difícil e dolorosa. 2) Procurar e escolher os pontos conforme as indicações de Zang Fu. 3) Selecionar pontos conforme os trajetos dos meridianos.

61 4) O lado direito e esquerdo do corpo são conectados pelas ramificações dos meridianos. 5) Em problemas de coluna, verificar todos os segmentos vertebrais. 6) Ao usar YNSA, pode dispensar a maca ou deixar de virar o paciente de bruço. 7) A pesquisa dos pontos da YNSA, o uso do diagnóstico abdominal ou cervical ajudam na avaliação energética.

62 DIAGNÓSTICO CERVICAL Nos casos com alterações em órgãos ou meridianos, Yamamoto considera importante diagnosticar os pontos sensíveis cervicais ou abdominais. Entretanto, como os pontos cervicais estão mais próximos da cabeça, facilmente acessíveis; e para localizá-los não precisa deitar o paciente nem tirar-lhe as roupas, o diagnóstico cervical vem ganhando preferência.

63 O procedimento consiste em examinar todos os pontos cervicais no lado que apresentar maior sensibilidade. Caso encontrar ponto do Rim dolorido, deverá proceder primeiro a procurar o ponto Y correspondente e tratá-lo. Em muitas vezes, o estímulo do ponto Y do Rim é suficiente para eliminar os pontos sensíveis correspondentes a outros órgãos ou meridianos.

64 Se apesar do estímulo de Y sobrarem ainda alguns pontos cervicais doloridos, aí sim poderá passar a tratar seus pontos Y correspondentes. Caso a pesquisa e o tratamento dos pontos Y for eficiente, todos os pontos doloridos do pescoço ou do abdome desaparecerão.

65 OBS.: Na palpação cervical do Fígado, deverá apertar suavemente o local. Palpando ponto cervical do Rim dolorido e duro, sintoma Yang, deverá pesquisar o ponto Y no setor Yin. Ao contrário, achando no pescoço Rim sensível, amolecido e inchado, sintoma Yin, deverá pesquisar o ponto Y no setor Yang.

66 O couro cabeludo é muito vascularizado, ocorrer algum sangramento após retirar a agulha não é raro, basta apertar o local com algodão durante 30s. À frente da orelha, na região dos pontos Ypsilon, passam os vasos temporais superficiais, caso houver algum sangramento, é só estancá-lo.

67 O número de agulhas deve ser o mínimo possível, Yamamoto preconiza colocar poucas agulhas e testar os efeitos a cada inserção. Entretanto, caso desejar, pode localizar todos os pontos sensíveis e colocar todas as agulhas, pode chegar a agulhas. Tal como na Acupuntura Geral, após as inserções, se ocorrer sensações tipo De Qi, a eficácia deve aumentar.

68 As agulhas podem ser inseridas em qualquer direção ou sentido, entretanto, para reduzir o risco de não acertar o ponto sensível, ou para obter efeito terapêutico mais amplo, é melhor puncionar tal ponto e aprofundar de forma a atingir vários pontos correspondentes à zona problemática do corpo. Pode haver agravação...

69 EXEMPLOS Depois de inserir as agulhas e o resultado não for satisfatório, há duas possibilidades: 1) Reposicionar as agulhas (aprofundar mais, ou superficializar um pouco e mudar a direção). 2) Procurar outros pontos. Após usar os pontos correspondentes ao corpo (Básicos, Sensoriais, Neurológicos) e obter resultado não satisfatório, procure possíveis relações com meridianos ou de órgãos, e tratá-las com pontos Ypsilon.

70 Casos os resultados não forem satisfatórios usando pontos da zona Yin, pesquise a zona Yang. Ao tratar distúrbios, além de usar os pontos correspondentes ao corpo, lembrese dos trajetos dos meridianos, lembre-se das relações de Zang Fu.

71 ANSIEDADE, DEPRESSÃO, INSÔNIA - Pontos A, Cérebro, B, Rim, Fígado, Rim. AVC, SEQUELAS - Pontos contralaterais: A, B, Cérebro, C, D, Fígado, Rim. BRONQUITE - Pontos E, A, Pulmão, Fígado, Rim, Baço. CEFALÉIA - Pontos A, Rim, Fígado. CERVICAL, TORCICOLO Pontos A, B, C, ID, TA, Rim, Rim Yang. DOR ESCAPULAR Pontos A, B, C, ID, TA.

72 GARGANTA Pontos A, Boca, IG, Estômago. GASTRITE Pontos Estômago, Baço, D, Fígado. LOMBALGIA, CIÁTICA - Pontos D, linha D, Rim, Bexiga, A, E, H, I, F. JOELHO Pontos D, G, linha D, Rim; analisar sobreposição com Ciática. MEMBROS INFERIORES Pontos D, Rim, A. PEITO, MAL-ESTAR Pontos E, A, Cérebro, Fígado, VB, Coração, Pulmão.

73 RINITE, SINUSITE Pontos A, Nariz, Pulmão, Baço. TENDINITE DO MEMBRO SUPERIOR, LER - Pontos A, B, C, Pulmão, IG, ID, TA, Fígado, Baço. ZUMBIDO Pontos A, 4 pontos do Zumbido (Ouvido, Rim Yang e mais 2 pontos intermediários), Rim, Fígado. Há melhora em 65% dos casos.

74

75

76

77

78

79

80 A Nova Craniopuntura de Yamamoto(YNSA )-é dividida em quatro grupos de pontos: 1. Pontos básicos = aparelho locomotor. 2. Pontos cerebrais = cérebro, cerebelo e gânglios basais. 3. Pontos sensoriais = órgãos dos sentidos. 4. Pontos Y = órgãos internos.

81 Todos os pontos da YNSA são dispostos bilateralmente e se espelham um pouco menores e mais profundamente na região posterior da cabeça. Em contraposição à acupuntura chinesa, na qual se diz que não há Yang na cabeça, apenas Yin;na YNSA,o espelhamento dos pontos situados na região posterior da cabeça seria considerado Yang.Ou seja: frontal: Yin;occipital: Yang.

82

83

84 Ponto Básico F da Nova Craniopuntura de Yamamoto Durante um bom tempo só foi conhecido o ponto básico F da YNSA em sua face Yang,sendo sua localização bem determinada atrás da orelha, sobre o ponto mais proeminente do processo mastóideo. Hoje, porém, já nos é possível conhecer também a localização do ponto F- Yin. Assim, sabe-se que esse ponto situa-se entre o ponto D e os pontos lombares, exatamente acima do arco zigomático.

85 Indicações: As indicações se limitam quase que exclusivamente a lumbago e isquialgias. Em casos resistentes, é possível eventualmente associar os pontos Extra-I ou D.

86

87 Ponto do olho: 1cm da linha mediana, 1cm abaixo do Ponto A,todos os distúrbios visuais e dores, tais como: Diminuição da acuidade visual. Glaucoma, Conjuntivites. Estrabismo. Epífora*. Dores e queixas pós-traumáticas ou pósoperatórias. Degeneração macular. Catarata, Hordéolo, Lacrimejamento,etc.

88 Ponto do nariz: 1cm abaixo do Ponto do Olho,todas as queixas e dores relacionadas à região nasal: Alergias. Rinites. Sinusites. Entupimentos/ obstruções nasais. Dores e queixas pós-traumáticas ou pósoperatórias. Epistaxe etc.

89 Ponto da boca: 1cm abaixo do Ponto do Nariz,queixas e dores relacionadas à cavidade oral e região perioral, por exemplo: Inflamações bucais, Estomatites. Dores de garganta,herpes simples. Dor pós-extração dentária, Odontalgia. Afasia, Aftas, Gengivite. Dores e queixas pós-traumáticas ou pósoperatórias. Periodontites,Queimação na língua. Distúrbios de paladar ou da fala. Problemas de maxilar ou de mandíbula, etc.

90 Ponto do ouvido: 1,5cm abaixo e sobre o prolongamento caudal da Ponto C, todas as queixas e dores relacionadas ao ouvido: Distúrbios auditivos. Labirintite,Surdez Otite externa e média. Tinidos. Dores e queixas pós-traumáticas ou pósoperatórias,etc.

91 Algo que ainda não conseguiu ser devidamente esclarecido foi o fato notório de se conseguir melhorar também a visão por meio do agulhamento do ponto do ouvido em sua face Yang. Uma possível explicação para isso pode talvez residir na questão de que abaixo do ponto Yang encontra-se a área visual*.

92

93

94

95

96

97

98 Indicações dos Pontos Y As indicações dos pontos Y englobam disfunções relacionadas a todos os órgãos internos. Todas as indicações feitas anteriormente para pontos básicos da YNSA,pontos sensoriais ou pontos cerebrais também valem para pontos Y. Além disso, todos os distúrbios de ordem psíquica, motora ou funcional podem ser tratados por esses pontos.

99 Pode-se praticamente dizer que existem possibilidades ilimitadas de tratamento para cada condição considerada reversível e para cada campo específico da medicina. Eis aqui apenas alguns exemplos: Distúrbios do trânsito intestinal, tais como diarréia ou obstipação. Hérnia de hiato, diverticulite.

100 Dores no peito, dispnéia, hiperventilação, asma, anginapectoris, arritmias, taquicardia. Disfunções renais, cálculos renais, poliúria, hipertrofia da próstata. Hepatite, pancreatite, diabetes, colecistite e colelitíase. Cefaléias, enxaquecas migranosas, neuralgias do trigêmeo e paralisias faciais. Distúrbios cerebrais, tais como hemiplegias, paralisias, paralisias cerebrais e esclerose múltipla (EM).

101 Os mais variados tipos de distúrbios cinéticos, dores cervicais, dores lombares (lombalgias) e coccígeas de diferentes etiologias, osteoporose. Independentemente do fato das manifestações anteriores serem, a princípio, gerais,a terapêutica envolvendo o uso dos pontos Y pode ainda ser levada para dentro de cada uma das especialidades médicas conhecidas.

102 Entre os pontos Y de Baço Pâncreas e Estômago, encontram-se dois pontos extras para afasia (somente citados nesse espaço em razão de sua posição, a qual toma por referência os pontos Y). Na região anterior Yin,encontra-se o ponto da afasia de Broca*, e na região Yang, o ponto da afasia de Wemicke**.

103 Os diagnósticos abdominal e cervical da YNSA podem também ser empregados de forma bem-sucedida em associação com acupuntura tradicional chinesa e auriculopuntura. Da mesma forma, podem inclusive ser utilizados para testar a tolerância do paciente a determinados medicamentos.

104

105

106

107

108

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124 Já quando a doença é crônica, mesmo que seja referida apenas uma pequena alteração positiva no quadro, ela deverá ser levada em consideração como sinal de melhora.evidentemente, outras sessões estarão indicadas. A princípio, é muito difícil dizer o número de sessões necessárias para se efetuar um tratamento. Nos pacientes portadores de doenças crônicas, a sensação de benefício será sempre mais e mais perceptível. Por conta desse efeito cumulativo, as sessões poderão ser espaçadas com o tempo.

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140 Das descobertas mais recentes a enriquecer a Nova Craniopuntura de Yamamoto (YNSA - YamamotoNeue Schadelakupunktur), talvez nenhuma pareça tão significativa como a dos 12 pontos dos nervos cranianos. Esses pontos, que mais lembram um pequeno cordão de pérolas, se estendem em seqüência linear em direção dorsal, do ponto básico A até a altura do ponto Du Mai-20/Du Mai-21 (VG-20/VG-21).

141 A distância entre o primeiro ponto craniano e o último (o 12Q) compreende mais ou menos 6 a 8cm. Semelhante ao que sucede com os outros pontos (os pontos Y, por exemplo), a pesquisa diagnóstica prévia em nível abdominal ou cervical poderá orientar, por meio da sensibilidade aumentada à pressão ou do enrijecimento local, a aplicação das agulhas na terapia dos nervos cranianos.

142 Assim, após o agulhamento do ponto do nervo craniano relacionado à zona ou área diagnóstica em desequilíbrio (e, portanto, dolorida ou enrijecida), essa alteração deverá desaparecer. Os pontos Y parieto - temporais* da YNSA são atualmente numerados em consenso com os pontos dos nervos cranianos.

143 Pontos dos nervos cranianos e suas correspondências: Rim =nervo olfatório =ponto olfatório. Bexiga =nervo óptico =ponto óptico. Pericárdio =nervo oculomotor =ponto oculomotor. Coração =nervo troclear =ponto troclear. Estômago =nervo trigêmeo =ponto trigêmeo. Triplo Aquecedor =nervo abducente =ponto abducente.

144 Intestino Delgado =nervo facial =ponto facial. Baço-Pâncreas =nervo vestíbulo-coclear =ponto vestíbulo-coclear. Pulmão =nervo glossofaríngeo =ponto glossofaríngeo. Fígado =nervo vago =ponto vago. Vesícula Biliar =nervo acessório =ponto acessório. Intestino Grosso =nervo hipoglosso =ponto hipoglosso.

145 Supõe-se, com um certo grau de consistência, de que pontos dos nervos cranianos e meridianos estabelecem uma estreita relação entre si. Em contraposição ao que se verifica com os pontos Y da YNSA, nos quais o atingir do local certo pela agulha vem geralmente acompanhado da menção de dor pelo paciente, a punção dos pontos dos nervos cranianos em geral não costuma ser tão desconfortável assim.

146

147 A representação esquemática a seguir mostra o aspecto em "cordão de pérolas dos pontos dos nervos cranianos, dispostos um atrás do outro em seqüência linear e separados entre si por uma distância mínima. Como se pode perceber,no caso dos pontos dos nervos cranianos, o que se tem são áreas muito pequenas. Assim,é imprescindível que se determine precisa e previamente o ponto a ser agulhado, algo que pode ser obtido por meio de criteriosa palpação digital.

148

149 Somatotopia Sagital-mediana A somatotopia sagital-mediana também é uma somatotopia craniana.nela tem-se a imagem de uma pessoa em miniatura deitada de costas sobre a convexidade do crânio, com a cabeça voltada para frente. Ela se estende desde a linha anterior de implantação do cabelo até a linha posterior (onde estariam, então, os pés).

150 A cabeça,portanto, ficaria situada entre a linha horizontal anterior de implantação do cabelo e os pontos cerebrais; ao passo que as pontas dos dedos dos pés coincidiriam coma linha horizontal posterior de implantação do cabelo. Na somatotopia sagital-mediana de decúbito ventral, a pessoa se estenderia em sentido contrário, com a cabeça na altura da escama occipital, olhando para ela, e a sola do pé ao nível dos pontos cerebrais da área Yin.

151 Junto ao ponto Du Mai-20 (Baihui [VG- 20D da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), distando cerca de 1 cm lateralmente a ele, tem-se a área de tratamento da coluna lombar. A somatotopia sagital-mediana tem uma largura de apenas 2cm, sendo indicada para o tratamento de paresias, parestesias, distúrbios circulatórios e dores no aparelho locomotor.

152

153 Somatotopias J e K Tais somatotopias se encontram estendidas sobre a sutura sagital, suas cabeças se tocam no ponto mais alto da cal vária, mais ou menos por onde passa a linha biauricular, a qual une os dois ápices auriculares. Na MTC, tal ponto corresponderia ao Du Mai-20 (VG-20).

154 Das cabeças partem troncos e membros. A somatotopia anterior ou Yin deita-se de costas sobre o crânio, de tal modo que é possível ver os dorsos dos seus pés voltados para cima. Os pés estão um pouco separados um do outro, dispostos lateralmente aos pontos cerebrais *. Já a somatotopia posterior ou Yang deitase em decúbito ventral, deixando as solas dos pés expostas. Elas estão, da mesma forma, separadas pelos pontos cerebrais.

155

156 Essa somatotopia comprovou ser válida no tratamento de dores e paralisias, sobretudo parestesias. Nas parestesias que acometem o pé, é preciso dar atenção especial à face em que esta se manifesta, isto é, se ocorre na face dorsal (parte de cima do pé) ou na face plantar (parte debaixo do pé). Afinal, a decisão acerca de o agulhamento ser anterior ou posterior se dará de acordo com essa informação.

157

158 Somatotopia Pubiana Tal somatotopia possui os mesmos pontos, a mesma localização seqüencial e o mesmo rol de indicações que os pontos básicos da Nova Craniopuntura de Yamamoto (YNSA - YamamotoNeue Schiidelakupunktur). O emprego da somatotopia pubiana tem se mostrado de grande valia para algumas condições ditas "refratárias" e também para algumas hemiplegias, as quais, tratadas previamente por somatotopias cranianas, passaram a não apresentar mais progresso após algum tempo.

159 A localização dessa somatotopia se dá na borda superior da sínfise púbica. O agulhamento na somatotopia pubiana deve ser feito diretamente sobre o púbis. Semelhante ao que ocorre com outros pontos, na somatotopia pubiana também é imprescindível a localização exata do ponto por criteriosa palpação, sua fixação com o dedo e seu agulhamento em sentido caudal.

160

161 Somatotopia Torácica Também nessa somatotopia tem-se a representação completa do corpo humano. Ela se distribui ao longo do esterno, junto às articulações costais. A representação dos membros se dá com eles em extensão. Os pontos desse sistema são destinados preponderantemente ao controle de dores pós-traumáticas.

162 Nessa somatotopia nunca é demais lembrar que, em virtude de sua proximidade com o pulmão, há risco de se provocar um pneumotórax pela inserção da agulha. Assim, no tratamento com uso de tal somatotopia, a agulha é retirada logo em seguida ou fixada com fita adesiva antialérgica para evitar deslocamento e perda de posição. Na vigência do tratamento, o paciente deverá permanecer calmamente deitado sobre a maca.

163

164 Somatotopia Vertebral Cérvicotorácica

165 Somatotopia Vertebral Tóraco- Iombar

166 Somatotopia C6-T2

167 Pontos Masterkey*

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO - YNSA Dr. Wu Tou Kwang www.ceata.com.br Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS ACUPUNTURA PARA ANIMAIS Ft. Regina Stabile Bacchi RSB MTC PARA ANIMAIS 75% dos casos em MTC veterinária são de origem músculo esqueléticas. Ex: Espondilopatias degenerativas; Artrites; Artroses; Traumas

Leia mais

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail. Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto Escola Chinesa Escola Japonesa Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.com A craniopuntura divide-se em duas escolas: Chinesa e Japonesa

Leia mais

YNSA. Wu Tou Kwang. Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores

YNSA. Wu Tou Kwang. Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores YNSA Wu Tou Kwang Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando conforme os estados fisiológico e patológico.

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos chamavam: Via Luminosa 2 Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

O Sistema zonal. Prof. Msc. Altimar Ribeiro

O Sistema zonal. Prof. Msc. Altimar Ribeiro O Sistema zonal Prof. Msc. Altimar Ribeiro A REFLEXOLOGIA BASEIA-SE na existência no corpo de um sistema de zonas ou canais longitudinais (verticais) e transversais (horizontais). Os reflexologistas tem

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Escalpopuntura Japonesa. Microssistema da Nova Acupuntura Craniana 頭鍼療法

Escalpopuntura Japonesa. Microssistema da Nova Acupuntura Craniana 頭鍼療法 Escalpopuntura Japonesa Microssistema da Nova Acupuntura Craniana 頭鍼療法 FICHA Prof. Jóji Enomóto Membro da Federação Mundial de Medicina Chinesa (WSCMS) Escalpopuntura Japonesa Microssistema da Nova Acupuntura

Leia mais

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit Koryo o.vantagens: Fácil aplicação, manual ou c/ aplicador( simples ou automático). Não apresenta riscos Físicos. Acupuntura somente nas mãos. O Diagnóstico e Tratamento é muito mais simples que na Sistêmica,

Leia mais

巴西中医学院 bāxī zhōngyī xuéyuàn CIEFATO Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, Acupuntura e Terapias Orientais. Acupuntura Craniana

巴西中医学院 bāxī zhōngyī xuéyuàn CIEFATO Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, Acupuntura e Terapias Orientais. Acupuntura Craniana Acupuntura Craniana Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Acupuntura Craniana

Leia mais

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53.

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53. VII Sumário 1 Anatomia Geral 2 Cabeça e Pescoço 19 Posição dos Órgãos Internos, Pontos de Palpação e Linhas Regionais 2 Planos de Secção e Termos de Direção do Corpo 4 Osteologia 6 Esqueleto do Corpo Humano

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente.

Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente. Sistema Nervoso Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente. Muitas funções dependem da vontade e muitas são inconscientes. Divisão Sistema Nervoso Central constituído

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura Carolina C. T. Haddad Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao O TA influencia separadamente com suas três partes termoregulando o organismo; Controla:

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia Reflexologia Podal Professor: José Rikio Dias Suzuki Conceito de Reflexologia Terapia baseada em estímulos realizados por pressão digital em pontos localizados em determinadas áreas do corpo, afim de obter

Leia mais

Sistema Nervoso Cefalorraquidiano

Sistema Nervoso Cefalorraquidiano Sistema Nervoso Cefalorraquidiano Também denominado cérebro espinhal, é formado por neurônios e pelas neuróglias (células glias). O neurônio tem cor cinzenta, é formado pelo corpo celular (forma estrelada),

Leia mais

Exame Neurológico Objetivo

Exame Neurológico Objetivo Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 8 Semiologia Neurológica I Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 8 UNIG, 2009.1 Objetivo Avaliar possíveis síndromes, diagnóstico

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 INTRODUÇÃO Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

Sumário. Amostra. II Localização e Indicação Clínica dos Acupontos Auriculares... 17

Sumário. Amostra. II Localização e Indicação Clínica dos Acupontos Auriculares... 17 tra Am os Sumário Prefácio....................... 1 Glossário....................... 3 I Estruturas Anatômicas e Topográficas.. 5 Topografia parte anterior.......... 6 Topografia parte posterior.........

Leia mais

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU

NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU NOÇÕES DO SISTEMA ESQUELÉTICO OU SISTEMA LOCOMOTOR OBJETIVOS Identificar as estruturas e funções dos ossos do sistema locomotor; Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção;

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu;

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Técnica Moderna/1965 1975; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Utilizou a técnica inicialmente para patologias neurológicas - Hemiplegia

Leia mais

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura Patologia do Canal de Energia do Fei (Pulmão) Patologia nasal: rinite, obstrução, polipose, anosmia Ombralgia anterior Dificuldades nos movimentos de adução e rotação interna no ombro Amigdalite Adenite

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 MICROSSISTEMAS: AURÍCULO. CRANIOPUNTURA/ESCALPEANA. NASOPUNTURA. FACEPUNTURA. MANOPUNTURA. PODOPUNTURA. BA-GUÁ (Abdominal). REFLEXOLOGIA(Pé). LÍNGUA. DENTE. 2 HOMÚNCULO

Leia mais

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária

Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária 1 Unic - Universidade de Cuiabá Faculdade de medicina veterinária Disciplina de Ciências Morfofuncionais Aplicadas a Medicina Veterinária II e III Exercícios Práticos de Anatomia Veterinária Prof a. Juliana

Leia mais

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA.

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA. RESSONÂNCIA 41101014 RM - Crânio (encéfalo) 41101022 RM - Sela túrcica (hipófise) 41101030 RM - Base do crânio 41101057 Perfusão cerebral por RM 41101065 Espectroscopia por RM 41101073 RM - Órbita bilateral

Leia mais

ACUPUNTURA E CERVICALGIA

ACUPUNTURA E CERVICALGIA ACUPUNTURA E CERVICALGIA VII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA - EBRAMEC PROF. FILIPE SORIANO INTRODUÇÃO Dor de origem musculoesquelética: Principal causa de dores crônicas e incapacidade física

Leia mais

Cabeça. Ossos e Músculos 24/02/2016. Ossos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação ANATOMIA PALPATÓRIA

Cabeça. Ossos e Músculos 24/02/2016. Ossos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação. Músculos da Cabeça Palpação ANATOMIA PALPATÓRIA Ossos da Cabeça ANATOMIA PALPATÓRIA Marcelo Marques Soares Prof. Didi Jonas Wecker Douglas Lenz Cabeça MÚSCULOS DA CABEÇA Músculos da Cabeça Ossos e Músculos MÚSCULOS DA CABEÇA Músculos da Cabeça 1 ATM

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (MAR 2017) - PORTO A Acupuntura é uma disciplina da Medicina Chinesa reconhecida pela OMS como uma Terapia Complementar válida, que defende que qualquer disfunção ou dor

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Músculos da cabeça e do pescoço responsáveis pelos traços do rosto e pela mímica, atuam na movimentação da cabeça e

Leia mais

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER.

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER. MAPA E SINTOMAS PARTE 3 de 4 Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER Maio de 2015 USO NÃO COMERCIAL SERRANO NEVES - 1 PARTE 1 de 4 DIAGNÓSTICO RYODORAKU - Estudo para aplicação

Leia mais

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista)

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) VASOS LO Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) Total de 16 vasos: - Um para cada meridiano principal; - Um para o Vaso Governador (Du Mai); - Um para o Vaso Concepção(Ren Mai); - Grande Lo do Baço

Leia mais

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS

Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Educação Física 1ºs anos CAPACIDADES FÍSICAS Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis

Leia mais

Introdução à Anatomia

Introdução à Anatomia ESTRUTURA ANIMAL 1 Introdução à Anatomia : É o fundamento de todas as outras ciências médicas. Função: Fornecer noções preciosas para as aplicações na prática médico-cirúrgica Anatomia vem do grego; Significa

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA Acupuntura Para Fisioterapeutas foi desenhado especificamente para Fisioterapeutas, de forma a complementarem a sua prática clínica tendo uma visão mais

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

Introdução ao estudo da anatomia

Introdução ao estudo da anatomia 1 Introdução ao estudo da anatomia Paulo Henrique Ferreira Caria Anatomia é uma palavra de origem grega cujos radicais, ana e tomia, significam, respectivamente, através de e cortar, fazendo referência

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista

Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista Apresentações Por Renato Figueiredo Médico de Família e Acupunturista http://telessaude.sc.gov.br telessaude@saude.sc.gov.br +55 (48) 3212-3505 O que é Automassagem? Para quê se utiliza? Quem pode fazer?

Leia mais

Introdução. 1 Tórax. 2 Abdome. 3 Pelve e Períneo. 4 Dorso. 5 Membro Inferior. 6 Membro Superior. 7 Cabeça. 8 Pescoço. 9 Nervos Cranianos

Introdução. 1 Tórax. 2 Abdome. 3 Pelve e Períneo. 4 Dorso. 5 Membro Inferior. 6 Membro Superior. 7 Cabeça. 8 Pescoço. 9 Nervos Cranianos Introdução 1 Tórax 2 Abdome 3 Pelve e Períneo 4 Dorso 5 Membro Inferior 6 Membro Superior 7 Cabeça 8 Pescoço 9 Nervos Cranianos Sumário Introdução à Anatomia Orientada para a Clínica, 1 MÉTODOS PARA O

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 15-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Curso de Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa, modalidade presencial, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

POSICIONAMENTO CIRÚRGICO

POSICIONAMENTO CIRÚRGICO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO O posicionamento cirúrgico é uma arte, uma ciência e também um fator chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação de conhecimentos relacionados

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

SISTEMA ESQUELÉTICO. Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva

SISTEMA ESQUELÉTICO. Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva SISTEMA ESQUELÉTICO Curso Técnico em Estética Bruna Cristina Jaboinski Silva O ESQUELETO HUMANO Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a

Leia mais

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral

Os Tipos de Dor dor somática dor aguda dor visceral DORES LIVRO DIGITAL O que é a dor? Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade do desconforto leve à agonia podendo resultar da estimulação do

Leia mais

Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL. Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de Entidades Convencionadas

Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL. Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de Entidades Convencionadas Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de 2016 Entidades Convencionadas Designação Morada Valências Contactos CAL - Clínica do

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS ECODOPPLERCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO R$ 250,00 R$ 220,00 R$ 180,00 ELETROCARDIOGRAMA

Leia mais

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Cap.10 SISTEMA. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Cap.10 SISTEMA ESQUELÉTICO CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 A SUSTENTAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DO CORPO - A forma do corpo humano é determinada, em grande parte, por seus ossos e músculos; - Sistema esquelético

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

HUC Clínica Universitária de Imagiologia. Protocolos de Exames de Radiologia Geral. Orientação do Feixe. Região Anatómica. Critério de Qualidade Kv

HUC Clínica Universitária de Imagiologia. Protocolos de Exames de Radiologia Geral. Orientação do Feixe. Região Anatómica. Critério de Qualidade Kv Exposição Automática Exposição Manual Região Anatómica Designação Protecção Orientação do Feixe Critério de Qualidade Obs Kv Exposi. Autom. S (ISO) Foco Colima ção Distância fonte detector Grelha Potter

Leia mais

Posicionamento. Posicionamento. Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado

Posicionamento. Posicionamento. Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado Posicionamento Posicionamento Posicionamento preciso Feixe centrado Feixe colimado 1 24-03-2009 Posicionamento Regras gerais Área de interesse o mais próximo possível da película Centrado sobre área de

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA NERVOSO Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos O liquor forma-se a partir do sangue, nos plexos corioides localizados nos ventrículos. O plexo corioide é uma estrutura vascular,

Leia mais

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Sumário POSIÇÕES BÁSICAS PARA TRABALHO EM REIKI... 4 POSIÇÃO 1... 5 MÃOS SOBRE OS OLHOS E A TESTA... 5 POSIÇÃO 2... 6 MÃOS SOBRE AS LATERAIS DO ROSTO COBRINDO

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Formador Credenciado Eng. Paulo Resende Dezembro de 2013 Anatomia e fisiologia do corpo humano OBJETIVOS Caracterizar os diversos sistemas que constituem

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Sistema nervoso - II. Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES

Sistema nervoso - II. Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES Sistema nervoso - II Professora: Roberta Paresque Anatomia Humana CEUNES - UFES Nervo olfatório Nervo óptico Nervo oculomotor, troclear e abducente Nervo trigêmeo Nervo facial Nervo vestíbulo-coclear Nervo

Leia mais

GUIA PARA BUSCA DOS CÓDIGOS NO ROL DE PROCEDIMENTOS

GUIA PARA BUSCA DOS CÓDIGOS NO ROL DE PROCEDIMENTOS GUIA PARA BUSCA DOS CÓDIGOS NO ROL DE PROCEDIMENTOS 1.01.01.01-2 Consulta PROCEDIMENTOS CLÍNICOS 2.01. 00.00-0 Procedimentos Clínicos Ambulatoriais 2.01.01 Avaliações / Acompanhamentos 2.01.02 Monitorizações

Leia mais

DIVISÃO DA SUPERFÍCIE CORPORAL EM REGIÕES I - REGIÕES DA CABEÇA. 1. Frontal 2. Parietal 3. Occipital 4. Temporal 5. Infratemporal II.

DIVISÃO DA SUPERFÍCIE CORPORAL EM REGIÕES I - REGIÕES DA CABEÇA. 1. Frontal 2. Parietal 3. Occipital 4. Temporal 5. Infratemporal II. DIVISÃO DA SUPERFÍCIE CORPORAL EM REGIÕES I - REGIÕES DA CABEÇA 1. Frontal 2. Parietal 3. Occipital 4. Temporal 5. Infratemporal II. REGIÕES DA FACE Fig. Divisão da Superfície corporal em regiões: cabeça

Leia mais

Curso de Auriculoterapia

Curso de Auriculoterapia Curso de Auriculoterapia MÓDULO III Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada, é proibida qualquer forma de comercialização

Leia mais

NERVOS CRANIANOS. Prof. João M. Bernardes

NERVOS CRANIANOS. Prof. João M. Bernardes NERVOS CRANIANOS Prof. João M. Bernardes Doze pares de nervos se originam no cérebro, eles são denominados nervos cranianos; A maioria dos nervos cranianos são mistos, compostos por fibras sensitivas e

Leia mais

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS

ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS ACUPUNCTURA PARA FISIOTERAPEUTAS Certificado pela maior referência em Portugal - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa > 72 horas lectivas DATAS, LOCAIS E DESTINATÁRIOS DATAS Módulo A: Introdução

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA

Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA ACUPUNTURA TUNG Teoria de Canais no êxito clínico no tratamento da dor PALESTRANTES: PROF. FÁBIO IGRISSIS PROF. VLADMIR ALMADA Muitas vezes, eu raciocino que os acupunturistas não devem ser chamados de

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Artérias Como as artérias participam ativamente da circulação sanguínea, suas paredes devem possuir certa flexibilidade

Leia mais

Sistema Somestésico. Submodalidades: Tato. Subsistema epicrítico. Propriocepção. Termocepção. Subsistema protopático. Dor

Sistema Somestésico. Submodalidades: Tato. Subsistema epicrítico. Propriocepção. Termocepção. Subsistema protopático. Dor SOMESTESIA E DOR Sistema Somestésico Submodalidades: Tato Propriocepção Termocepção Dor Subsistema epicrítico Subsistema protopático Estímulo Receptores Fibras Sensoriais SNC Toque Pressão Temperatura

Leia mais

PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II. Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque

PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II. Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque Tórax: anatomia de superfície Estruturas palpáveis do tórax Esqueleto torácico O esqueleto torácico

Leia mais

Introdução à Anatomia

Introdução à Anatomia Faculdade Ciências da Vida Introdução à Anatomia Aula 1 Professora: Suzane Mota Conceitos Anatomia: palavra grega que significa cortar em partes, cortar separando sem destruir os elementos componentes.

Leia mais

DIVISÃO DO CORPO HUMANO. Ilberlom Santana Otoni

DIVISÃO DO CORPO HUMANO. Ilberlom Santana Otoni DIVISÃO DO CORPO HUMANO Ilberlom Santana Otoni Divisão do Corpo Humano Esta aula foi montada de acordo com o livro de anatomia humana do professor e Doutor LÚCIO SLEUTJES Ilberlom Amarei a Luz Porque me

Leia mais

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 5 Disfunções dos nervos cranianos e tronco encefálico

SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 5 Disfunções dos nervos cranianos e tronco encefálico SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA PARTE 5 Disfunções dos nervos cranianos e tronco encefálico Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP EXAME NEUROLÓGICO

Leia mais

Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares

Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares MICROSSISTEMAS IV 1 UdW9 CONTEÚDO Manopuntura / Quiropuntura; Podopuntura; Reflexologia; Abdome. 2 Slide 2 UdW9 Ao procurarmos restabelecer o equilíbrio do organismo, sempre temos de lembrar que ao tocar

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR

ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR ERGONOMIA AULA 2 RICARDO LUIZ PACE JUNIOR Noções Básicas de Anatomia e Fisiologia Identificação das Limitações do Organismo Humano Sabendo-se que a Ergonomia tem por objetivo adequar o trabalho às características

Leia mais

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral

Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Prof. Dr.Thiago Cabral Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Conceito de Anatomia É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição dos seres organizados. Especializações da anatomia Citologia (Biologia celular)

Leia mais

20/10/2009 DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO. dá FORMA CILÍNDRICA ao embrião

20/10/2009 DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO. dá FORMA CILÍNDRICA ao embrião DOBRAMENTO DO EMBRIÃO 4 sem. PERÍODO EMBRIONÁRIO (Dobramento do Embrião) dá FORMA CILÍNDRICA ao embrião acontece nos planos mediano: ÂNTERO POSTERIOR e horizontal: LÁTERO-LATERALLATERAL decorre do rápido

Leia mais

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero Músculo Ligações Movimentos Esternocleidomastóideo Esterno, clavícula, Flexão, flexão lateral e rotação da processo mastóide cabeça Trapézio Osso occipital, apófises Extensão e flexão lateral da espinhosas

Leia mais

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo.

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo. Tratamento Do-in Contribuição de Administrador 03/12/2007 {mosloadposition 009} O Do-In é um dos métodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, além de oferecer um diagnóstico, pode servir

Leia mais

Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL. Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de Entidades Convencionadas

Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL. Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de Entidades Convencionadas Exames Complementares de Diagnóstico RADIOLOGIA - RADIOLOGIA CONVENCIONAL Convenção n.º 19/2016, de 05 de agosto de 2016 Entidades Convencionadas Designação Morada Valências Contactos CAL - Clínica do

Leia mais

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação

Leia mais

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PROFESSOR MARCOS LISBOA NEVES 2014 A MTC tem o inicio da sua história datada em períodos anteriores a 4.000 a.c. A base de seus conceitos está descrita no Livro

Leia mais

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro

INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA. Instituto Long Tao. Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA Instituto Long Tao Prof. Regiane Monteiro INTRODUÇÃO Á ANATOMIA HUMANA História da Anatomia Terminologia Anatômica Osteologia HISTÓRIA DA ANATOMIA HUMANA HISTÓRIA DA ANATOMIA

Leia mais

ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA

ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA ORGANOGÊNESE FASE EMBRIONÁRIA ORGANOGÊNESE (organo: organismo e gênese: origem) Importância: embrião. A maior parte do desenvolvimento dos órgãos: (varia com a espécie) Ao final deste período: Principais

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais