Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório."

Transcrição

1 Bichara Advogados. É proibida duplicação ou reprodução sem a permissão expressa do Escritório.

2 A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PREPOSTO NAS RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS O que é a figura do preposto? Quem pode ser preposto? Qual a função e a importância do preposto? O que fazer e o que não fazer? Ausência do preposto; Provas em audiência; Testemunhas: linhas gerais; Quem não pode ser testemunha; A importância da preparação para a audiência;

3 PREPOSTO - A FIGURA DO PREPOSTO ARTIGO 843 DA CLT Art Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independente do comparecimento de seus representantes, salvo nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. 1º É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente. 2º Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato.

4 PREPOSTO - QUEM PODE SER SÚMULA 377 DO TST SUM PREPOSTO. EXIGÊNCIA DA CONDIÇÃO DE EMPREGADO (Res. 146/2008) Exceto quanto à reclamação de empregado doméstico, ou contra micro ou pequeno empresário, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligência do art. 843, 1º, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

5 PREPOSTO - QUEM PODE SER Em razão da exigência da condição de empregado, o preposto deve levar consigo DOCUMENTO DE IDENTIDADE com foto e COMPROVANTE DE SUA CONDIÇÃO DE EMPREGADO: Carteira de Trabalho (CTPS); ou Na ausência da CTPS, identidade acompanhada de contracheque recente, crachá, etc. O preposto não precisa, necessariamente, ter trabalhado junto com o Reclamante, podendo ter conhecimento dos fatos discutidos no processo por outros meios que não o testemunhas das atividades: Conhecimento por meio de documentos; ou Conhecimento por meio de informação de terceiros.

6 PREPOSTO - QUEM PODE SER Além do documento pessoal, deverá ter apresentado CARTA DE PREPOSTO que é o documento que o nomeia como representante, vide modelo: CARTA DE PREPOSIÇÃO..., com sede na Rua..., CNPJ..., na pessoa (nome da empresa) de seu representante legal abaixo assinado, pelo presente instrumento de carta de preposição, nomeia o Sr...., (nome do empregado), RG..., portador da CTPS nº..., série..., empregado da preponente para representá-lo perante a Vara da Justiça do Trabalho, processo nº..., reclamante......, Cidade, Estado, data Assinatura:

7 PREPOSTO FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA Recapitulando, nos termos do art. 483 da CLT, o preposto substitui o empregador e de ter conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente. Ou seja, na audiência o preposto É O EMPREGADOR e tudo o que diz ou faz obriga a empresa no processo: A assinatura do preposto legitima acordo judicial; A ausência (ou mesmo o atraso) do preposto resulta em revelia/confissão do empregador; Da confissão do preposto resulta a perda do processo;

8 PREPOSTO FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA O preposto é FUNDAMENTAL na defesa da empresa na Justiça do Trabalho. Fato é que de nada adianta uma defesa bem redigida, um advogado bem informado e competente, se no momento da audiência o preposto desinformado, desinteressado ou mal orientado, fizer uma declaração equivocada ou deixar de fazer uma afirmação relevante.

9 PREPOSTO Em suma: Preposto é o representante da empresa na audiência trabalhista; Em regra, deve ser empregado (CLT) exceção quando empregador doméstico ou micro ou pequeno empresário; Deve portar documentos que comprovem sua condição de empregado; Deve estar habilitado por Carta de Preposto; Deve ter conhecimento dos fatos discutidos no processo; As declarações do preposto obrigam o empregador que o designou.

10 PREPOSTO: O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER Deve chegar com antecedência, para evitar contratempos e para conversar previamente com o advogado, sanando eventuais dúvidas sua presença é imprescindível; Deve ter conhecimento dos fatos discutidos no processo; Deve se manter confiante em seguir com a tese de defesa; Não deve externar desconhecimento - não sei é proibido;

11 AUSÊNCIA DO PREPOSTO Em sendo o preposto indispensável para representação da empresa, sua ausência atrai a punição máxima dela no processo, qual seja: a perda compulsória da demanda, seja por REVELIA ou seja por CONFISSÃO. A legislação trabalhista somente permite a ausência do preposto se esta for JUSTIFICADA deve haver prova da impossibilidade de o preposto se locomover para a audiência, comprovar JUSTO MOTIVO. O JUSTO MOTIVO pode ser doença que impede a locomoção do preposto. Sua comprovação deve se dar mediante atestado médico, com referência à doença e ao CID, com informação EXPRESSA de impossibilidade de locomoção.

12 PROVAS EM AUDIÊNCIA No processo trabalhista, as provas documentais são veiculadas na inicial e na defesa. Prova pericial eventualmente é produzida para análise técnica de determinadas matérias. Na audiência trabalhista são produzidas provas essencialmente PROVAS ORAIS: DEPOIMENTOS PESSOAIS (Reclamante e preposto); e DEPOIMENTOS DETESTEMUNHAS. Uma parte não deve ouvir o depoimento da outra, iniciando-se o depoimento pelo Reclamante e seguindo-se pelo Reclamado. Testemunhas devem aguardar fora da sala de audiência e serão convocadas uma a uma para depoimentos.

13 TESTEMUNHAS LINHAS GERAIS As testemunhas devem ter trabalhado com o Reclamante, devem depor sobre fatos que presenciaram, que efetivamente viram. Enquanto os depoimentos pessoais (Reclamante e preposto da Reclamada) podem resultar em provas negativas (contrárias à própria parte), as testemunhas produzem prova positiva. O juiz trabalhista dá grande valor ao depoimento de testemunhas. Em virtude do princípio da primazia da realidade, por vezes o depoimento de uma testemunha pode invalidar os documentos que tenham sido formalizado em outro sentido: Ex: testemunha prova horário de trabalho diverso do que consta de cartões de ponto; ou testemunha prova efetiva relação de emprego de pessoa que havia sido formalizada como trabalhador autônomo.

14 TESTEMUNHAS QUEM NÃO PODE SER TESTEMUNHA Hipóteses de impedimento: Cônjuge e parentes (ascendente ou descendente em qualquer grau, ou colateral até o terceiro grau) por consangüinidade ou afinidade; Quem é parte na causa; Quem intervém em nome da parte (ex: tutor, representante legal, advogado e outros, que assistam ou tenham assistido as partes. Hipóteses de suspeição: O condenado por crime de falso testemunho; O que, por seus costumes, não for digno de fé; O inimigo da parte ou o seu amigo íntimo; O que tiver interesse no litígio.

15 A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA Considerando a grande importância da PROVA ORAL para o Direito do Trabalho, é essencial que tanto o preposto quanto as testemunhas estejam alinhados com a tese de defesa e se mostrem conhecedores dos fatos e seguros para depoimentos colhidos em audiência. Uma vez produzida a prova na audiência, em regra esta não pode ser alterada, suprimida ou complementada. Assim, os elementos orais que são colhidos na audiência são os que permanecerão como base para o julgamento do processo na sentença e mesmo para base de eventuais recursos que venham a questionar a sentença. O sucesso nos processos trabalhistas depende não só da defesa técnica do advogado e dos documentos apresentados, mas, sobretudo, está diretamente relacionado ao bom preparo de preposto e testemunhas!

16 TRABALHISTA SÓCIO COORDENADOR TRABALHISTA João Pedro Eyler Póvoa Graduado pela Universidade Ca ndido Mendes e po s-graduado em Direito do Trabalho pela mesma Universidade. Especializado em Risco Trabalhista pelo IBMEC. Foi professor convidado do Centro de Formac a o e Treinamento do IBMEC-CFT. Atuou como advogado do escrito rio Costeira, Domingues Lopes e Fraza o Advogados Associados e do escrito rio Siqueira Castro Advogados. Co-autor do livro Questo es Atuais de Direito Empresarial, Volume II. Idiomas: Portugue s e Ingle s. A rea de Atuac ão: Trabalhista ASSOCIADO TRABALHISTA Bruno Herrlein Correia de Melo bruno.herrlein@bicharalaw.com.br Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especializado em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pela UGF-RJ. Atuou como advogado do escrito rio Siqueira Castro Advogados e Fontes, Oliveira, Gonçalves & Navega Advogados. Co-autor do livro Questo es Atuais de Direito Empresarial, Volume II. Autor do livro Fiscalizac a o do Correio Eletrônico no Ambiente de Trabalho, Editora Servanda. Autor de diversos artigos veiculados em sites jurídicos especializados sobre matéria trabalhista. Idiomas: Portugue s e Ingle s. A rea de Atuac ão: Trabalhista

17 CONTATOS JOÃO PEDRO EYLER PÓVOA BRUNO HERRLEIN CORREIA DE MELO Rio de Janeiro São Paulo Brasília Belo Horizonte Vitória

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA

LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA LEGALE O NOVO DIREITO DO TRABALHO APÓS A REFORMA O momento para apresentar defesa, comparecimento em audiência (preposto - arquivamento - revelia - confissão) Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

Audiência Trabalhista

Audiência Trabalhista Direito Processual do Trabalho Audiência Trabalhista Oportunidade de ouvir das partes e instruir o processo. É o ato público no qual o réu pode apresentar sua resposta à petição inicial, o juiz procede

Leia mais

REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA

REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL DO EMPREGADOR DOMÉSTICO EM AUDIENCIA TRABALHISTA Este trabalho tem por finalidade estudar os aspectos da representação processual trabalhista em foco da representação do empregador

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL

PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL PARTES, REPRESENTAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO PROCESSUAL Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. 1º -

Leia mais

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AUDIÊNCIAS Públicas; Realizadas em dias úteis; Das 8 às 18h; Duração de no máximo 5 horas seguidas,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos A AUDIÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1 TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA 2 1) Preparação para o advogado em audiência 2) Perguntas 3) Cálculos 3 1 TEMA 2 AS PECULIARIDADES NA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA

Leia mais

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA.

A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMCB/ean RECURSO DE REVISTA. PREPOSTO. ADVOGADO. ATUAÇÃO SIMULTÂNEA. REVELIA. Este Tribunal tem se orientado no sentido de que é possível a atuação simultânea nas funções de advogado

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 22ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. Processo nº 0000692-29.2015.5.02.0022 NEIDE DE SOUZA OLIVEIRA FREITAS, qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista proposta

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES 13/03/2011. Dos Prepostos

PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES PREPOSTOS E GERENTES 13/03/2011. Dos Prepostos Lei 10.406/2002 Código Civil Dos Prepostos Art. 1.169. O preposto não pode, sem autorização escrita, fazer-se substituir no desempenho da preposição, sob pena de responder pessoalmente pelos atos do substituto

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 2 Prof(a). Bethania Senra Capacidade para testemunhar: CPC, art. 447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Recurso de revista. Empregado doméstico. Preposto. Pessoa que tenha conhecimento do fato. Possibilidade. Inteligência da súmula nº 377 do C. TST. Tribunal Superior do Trabalho -

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS

Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC. Lei /2017 FLORIANÓPOLIS Reforma Trabalhista FENABRAVE - SC Lei 13.467/2017 FLORIANÓPOLIS DESTAQUES CPC 2015 CRÍTICA JUIZ PRESIDENTE - JUNTAS APLICAÇÃO DIREITO PROCESSUAL Art. 792 - Os maiores de 18 (dezoito) e menores de 21 (vinte

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário.

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário. Turma e Ano: Master B 2015 Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho Professor: Leandro Antunes Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 07 Assunto: procedimentos 1 O preposto da empresa deve

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Audiência contínua... 3 Presença das partes à audiência... 3 Do não comparecimento das partes e suas consequências... 4 O jus postulandi... 5 Atividade proposta... 6 Referências...

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em

Leia mais

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA

FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA FORMULÁRIO EXECUÇÕES AÇÃO COLETIVA CAIXA ECONÔMICA - CTVA 1. Não é preciso reconhecer firma nem autenticar nenhum documento; 2. Os documentos (todos) podem ser impressos, preenchidos, assinados, digitalizados

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Abertura Presença das Partes à Audiência: Art.

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL O(A) examinando(a) deverá apresentar uma ação de consignação em pagamento endereçada ao juiz do trabalho. Como fundamento, deverá argumentar a rescisão por abandono de emprego, invocando

Leia mais

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1 ESQUEMATIZAÇÃO AUDIÊNCIA: I.- PROCEDIMENTO ORDINÁRIO/SUMARÍSSIMO AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1) DISTRIBUIÇÃO - Os feitos serão distribuídos, de regra, de forma aleatória e por sistema eletrônico

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ATENDIMENTO

FORMULÁRIO PARA ATENDIMENTO FORMULÁRIO PARA ATENDIMENTO Dados do Reclamado Empresa: CNPJ: Dados do Reclamante Nome: Admissão: Demissão: Dados da Audiência Data: Horário: Vara: Endereço: Em razão da audiência trabalhista ajuizada

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GDCMP/rd/

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GDCMP/rd/ A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GDCMP/rd/ CONFISSÃO FICTA. ATESTADO MÉDICO. APRESENTAÇÃO EM JUÍZO DOIS DIAS APÓS AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO. IMPOSSIBILIDADE DE LOCOMOÇÃO. 1. Não é possível estabelecer, aprioristicamente,

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 Prof ª. Eliane Conde Dissídio Individual Audiência. Conciliação. Resposta

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Fase Probatória III LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

Fase Probatória III LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória III Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES

TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES AULA PRÁTICA TEMA: PROVAS (1) CASO MARIO GUEDES. Equiparação salarial. Estudo da Súmula 06 do TST. Ônus da prova. Condição personalíssima. Equiparação em cadeia. Cerceamento de defesa; (2) CASO LINDINALVA.

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA

BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA BOLETIM INFORMATIVO ÁREA TRABALHISTA EDIÇÃO Nº 19 MARÇO DE 2018 TRIBUNAIS Condenação às partes que oferecem recompensa à testemunha (p.2) TST reconhece nulidade processual por indeferimento de prova oral.

Leia mais

FERNANDO BORGES - A.P.D.N. LTDA - Administradora Judicial

FERNANDO BORGES - A.P.D.N. LTDA - Administradora Judicial RECUPERAÇÃO JUDICIAL 6ª VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE BAURU SP PROCESSO Nº 1026709-17.2015.8.26.0071 LUMARCO PARTICIPAÇÕES LTDA. TILIFORM INDÚSTRIA GRÁFICA LTDA. TILIFORM EMBALAGENS FLEXÍVEIS LTDA.

Leia mais

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS:

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS: DICAS: Aula 1 1 - São órgãos da Justiça do Trabalho (art. 111, CF): Juiz, TRT e TST. Nas comarcas onde não houver juiz do trabalho, o juiz de direito será investido da jurisdição trabalhista, cabendo da

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA!

Lembrando que a documentação deve estar nas mãos da Coordenação do ProUni até o último dia do cronograma e NÃO PODE SER POSTADA ATÉ O ÚLTIMO DIA! RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Documentação Os documentos devem ser enviados pelos pré-selecionados, após a inscrição para a FAEL, no prazo definido no Cronograma do Processo Seletivo do ProUni 1º Semestre/2013

Leia mais

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS PETIÇÃO INICIAL ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Os requisitos da CLT art. 840: Art. 840. A reclamação poderá ser escrita ou verbal.

Leia mais

O PREPOSTO NA JUSTIÇA DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA

O PREPOSTO NA JUSTIÇA DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA O PREPOSTO NA JUSTIÇA DO TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA Noélia Castro de Sampaio 1 RESUMO O presente texto se constitui de uma abordagem sobre a relevância da atuação do preposto na Justiça trabalhista. Na

Leia mais

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Aula Inaugural A Advocacia Trabalhista e a Reforma Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA 1 Respostas do Réu - Contestação INTRODUÇÃO - Princípio da bilateralidade: AÇÃO E REAÇÃO - juiz só pode decidir nos autos após ter ouvido as duas partes, a

Leia mais

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva

COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL. Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva COVAC SOCIEDADE DE ADVOGADOS REFORMA TRABALHISTA PROCESSUAL Expositora: Dra. Márcia Adriana de Oliveira Silva DANO EXTRAPATRIMONIAL Ação ou omissão Ofensa à honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP. Processo nº 0000971-28.2013.5.02.0008 RITA DE CASSIA DA SILVA, qualificada nos autos da Reclamação Trabalhista proposta em face

Leia mais

POCKET Preposto. Cadeira para depoimento

POCKET Preposto. Cadeira para depoimento POCKET Preposto Cadeira para depoimento Sumário Apresentação... 3 O que é um preposto?... 4 Papéis e Responsabilidades... 5 Como funciona uma audiência... 7 Questões práticas envolvidas... 7 Situações

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA.

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho Identificação profissional. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho Identificação profissional. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Identificação profissional Prof. Cláudio Freitas - PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE SUM-12, TST. CARTEIRA PROFISSIONAL. As anotações apostas pelo empregador na

Leia mais

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho.

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Documental: é a forma de uma coisa poder ser conhecida por alguém, de modo a reproduzir certa manifestação de pensamento. O documento vai representar um

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500

Leia mais

Informativo do Comunicado 079/2014 SEBRAE-SP

Informativo do Comunicado 079/2014 SEBRAE-SP São Paulo, 01 de Setembro de 2014 Informativo do Comunicado 079/2014 SEBRAE-SP O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo - SEBRAE SP informa que o item 6 do comunicado 079/2014

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE BENEFÍCIO PERMANENTE

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE BENEFÍCIO PERMANENTE CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL POLAE BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil convoca para processo

Leia mais

05 a 13 de julho de 2012.

05 a 13 de julho de 2012. COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES, 1ª CHAMADA DO PROUNI 2012/2: 05 a 13 de julho de 2012. Documentação: Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na

Leia mais

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015 DISSÍDIO INDIVIDUAL Paula Freire Direito Unimonte 2015 INÍCIO DO PROCEDIMENTO É feito por meio de um termo de reclamação ou de uma petição inicial. DISTRIBUIÇÃO: será feita entre as Varas, DISTRIBUIÇÃO:

Leia mais

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD

INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD INFORMAÇÕES, RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE BOLSA E FICHA DE INSCRIÇÃO NA INSTITUIÇÃO FEAD FEAD Faculdade de Estudos Administrativos de MG FEAD Faculdade de Estudos Superiores de MG CANDIDATOS

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM GABINETE DA PRESIDÊNCIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM GABINETE DA PRESIDÊNCIA EDITAL DE CREDENCIAMENTO EDITAL DE CREDENCIAMENTO A Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL, com observância à Lei 7850/1997, que dispõe sobre incentivo fiscal para realização de projetos culturais ou esportivos, amadores,

Leia mais

Direito Processual Penal. Prova. CFSd

Direito Processual Penal. Prova. CFSd Direito Processual Penal Prova CFSd Da Prova Teoria Geral Sistemas de Valoração da Prova - Sistema legal; - Sistema da íntima convicção e - Sistema da persuasão racional ou da convencimento racional, livre

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1 1 - DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS (OU CÓPIAS AUTENTICADAS): Registro de nascimento;

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE

EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE EXCELENTÍSSIMO DR. JUIZ DO TRABALHO DA VARA DE José, brasileiro, estado civil, portador do RG, CPF, CTPS, residente e domiciliado na, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, conforme procuração

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial Direito Processual do Trabalho Petição Inicial Forma de Reclamação Nos dissídios individuais a forma de reclamação se dá pela Ação Trabalhista: Se caracteriza pela prevalência de interesses pessoais. Petição

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil convoca para processo de reavaliação do PROGRAMA DE ATENDIMENTO

Leia mais

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração O QUE É PACE? O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE foi criado para disseminar a conciliação e diminuir o tempo de duração dos conflitos por intermédio de procedimentos simplificados e

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 5 (19.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Citação (cont.) Audiência de conciliação e a arbitragem Conciliadores

Leia mais

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR AULA DE PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL UniBRAS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ:

Leia mais

Processo do Trabalho. Série Resumos FORTIUM. Brasília; DF. 331:347.9(81) R484pr

Processo do Trabalho. Série Resumos FORTIUM. Brasília; DF. 331:347.9(81) R484pr MÁRCIA MAZONI CÚRCIO RIBEIRO Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região; Professora de Direito Processo do Trabalho; Mestre em Direito; Doutoranda em Direito; Professora; universitária e de pós-graduação;

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE A Comissão de Assistência Estudantil do campus Paulistana convoca para processo de reavaliação

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE E BENEFÍCIO ATLETA

CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE E BENEFÍCIO ATLETA CONVOCAÇÃO REAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL BENEFÍCIO PERMANENTE E BENEFÍCIO ATLETA A Comissão de Assistência Estudantil do campus Corrente convoca para processo

Leia mais

TODOS OS OCUPANTES DA RESIDÊNCIA MAIORES DE 18 ANOS

TODOS OS OCUPANTES DA RESIDÊNCIA MAIORES DE 18 ANOS LER COM ATENÇÃO A lista apresentada a seguir é acompanhada de alguns formulários a serem preenchidos. Todos os documentos da lista e os formulários indicados como obrigatórios devem ser apresentados quando

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 85ª VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ Reclamante: Anderson Silva Reclamados: Comércio Atacadista de Alimentos Ltda Autos nº 0055.2010.5.01.0085 COMÉRCIO ATACADISTA

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Nulidades no Processo do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 15 PROCEDIMENTOS APLICADOS NA

Leia mais

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA... VARA DO TRABALHO DE...

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA... VARA DO TRABALHO DE... Peça 1 José distribuiu, em 11 de agosto de 2010, ação em face da Empresa "B", alegando, em síntese, que trabalhou desde novembro de 2001 até o dia 4 de fevereiro de 2010, ocasião em que sofreu dispensa

Leia mais

LER COM ATENÇÃO. Caso haja necessidade de remarcação de seu horário, solicitamos a gentileza de telefonar para fazer o reagendamento.

LER COM ATENÇÃO. Caso haja necessidade de remarcação de seu horário, solicitamos a gentileza de telefonar para fazer o reagendamento. LER COM ATENÇÃO A lista apresentada a seguir é acompanhada de alguns formulários a serem preenchidos. Todos os documentos da lista e os formulários indicados como obrigatórios devem ser apresentados quando

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ RT n 0001948-10.2011.5.03.0020 PEDRO DE OLIVEIRA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa física, brasileiro, estado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho. Professor: Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Atuação do Advogado da Reclamada no Acidente do Trabalho Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR RELAÇÃO DOCUMENTAL PARA REQUERIMENTO DE BOLSA DE ESTUDO 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DE TODOS OS INTEGRANTES DE SEU GRUPO FAMILIAR o Cópia da Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos

Leia mais

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo NOVO CPC Lei 13.105/2015 - Direito Probatório Prof. Juliano Colombo Parte Geral - Prevalência da Vontade das Partes - Negociação Processual - Poder Instrutório Submetido à Vontade das Partes Art. 190.

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

LER COM ATENÇÃO. Observe com atenção as páginas da Carteira de Trabalho que serão necessárias, para evitar a necessidade de novo agendamento.

LER COM ATENÇÃO. Observe com atenção as páginas da Carteira de Trabalho que serão necessárias, para evitar a necessidade de novo agendamento. LER COM ATENÇÃO A lista apresentada a seguir é acompanhada de alguns formulários a serem preenchidos. Todos os documentos da lista e os formulários indicados como obrigatórios devem ser apresentados quando

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais