Ética Professora Sabrina Zasso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ética Professora Sabrina Zasso"

Transcrição

1 BASE PARA ESTUDO 1. Constituição Federal de Estatuto da Advocacia e da OAB = EAOAB = Lei nº 8.906/94 3. Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB = RGEAOA 4. Código de Ética e Disciplina = CED 5. Decisões do Conselho Federal da OAB, STJ e STF

2

3 ART. 133 CONSTITUIÇÃO FEDERAL

4 Art.133 da Constituição Federal O advogado é indispensável à administração da justiça sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Art. 7º, II, EAOAB (alterado pela lei /08)

5 Prerrogativas profissionais direito-dever assegurado ao advogado Independência Inviolabilidade Indispensabilidade

6 Art. 7º, II, EAOAB A inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia;

7 FGV Considerando que nos termos dispostos no art. 133 da Constituição do Brasil, o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo até mesmo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, é correto afirmar que:

8 FGV (A) a imunidade profissional não pode sofrer restrições de natureza. qualquer (B) nenhuma demanda judicial, qualquer que seja o órgão do Poder Judiciário pelo qual tramite, independentemente de sua natureza, objeto e partes envolvidas, pode receber a prestação jurisdicional se não houver atuação de advogado. (C) a inviolabilidade do escritório ou local de trabalho é assegurada nos termos da lei, não sendo vedadas, contudo, a busca e a apreensão judicialmente decretadas, por decisão motivada, desde que realizada na presença de representante da OAB, salvo se esta, devidamente notificada ou solicitada, não proceder à indicação. (D) a prisão do advogado, por motivo de exercício da profissão, somente poderá ocorrer em flagrante, mesmo em caso de crime afiançável.

9 FGV (A) a imunidade profissional não pode sofrer restrições de natureza. qualquer (B) nenhuma demanda judicial, qualquer que seja o órgão do Poder Judiciário pelo qual tramite, independentemente de sua natureza, objeto e partes envolvidas, pode receber a prestação jurisdicional se não houver atuação de advogado. (C) a inviolabilidade do escritório ou local de trabalho é assegurada nos termos da lei, não sendo vedadas, contudo, a busca e a apreensão judicialmente decretadas, por decisão motivada, desde que realizada na presença de representante da OAB, salvo se esta, devidamente notificada ou solicitada, não proceder à indicação. (D) a prisão do advogado, por motivo de exercício da profissão, somente poderá ocorrer em flagrante, mesmo em caso de crime afiançável.

10 ATOS PRIVATIVOS DE ADVOGADO REGRA: postulação a órgão do Poder Judiciário (inciso I, art. 1º EAOAB) EXCEÇÕES: Juizado Especial Cível Estadual (lei nº9.099/95, nas ações que não excedem o valor da causa de 20 salários mínimos é facultativa a constituição de advogado para representação em juízo. Atenção: quando ultrapassar o valor de 20 sm é obrigatória a constituição de advogado, assim como na fase recursal. Juizado Especial Cível Federal (lei /01, art. 10) poderá ser designado pelas partes, por escrito, representante para a causa, advogado ou não. 2) É DISPENSÁVEL O ADVOGADO: impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal ( 1º). 3) CLT, art. 791: prevê a capacidade postulatória (jus postulandi) de empregados e empregadores. ATENÇÃO: Na fase recursal o advogado é indispensável. REGRA: Assessoria, consultoria e direção: JURÍDICA (Inciso II, do art. 1º EAOAB) Descumprimento: art. 4º do RGEAOAB e contravenção penal de exercício ilegal da profissão (art. 47, decreto-lei nº 3688/41 Lei das Contravenções Penais).

11 INSCRIÇÃO DE ADVOGADO Arts. 8º a 14, EAOAB REQUISITOS (art. 8º, EAOAB): - Capacidade civil; - Diploma ou certidão de graduação em direito (brasileiro ou estrangeiro); - Titulo de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; - Comprovação da aprovação em Exame de Ordem; - Não exercício de atividade incompatível com a advocacia (art. 28, EA); - Idoneidade moral (vide 3º, art. 8º, EA art. 11, EA) vide crime infamante (art. 34, XXVII e XXVIII, EA); - Prestar compromisso perante o Conselho Seccional. - ESPÉCIES DE INSCRIÇÃO: estagiário, advogado e sociedade Inscrição PRINCIPAL (art. 10, 1º) = Conselho Seccional do território do domicílio profissional; Inscrição SUPLEMENTAR (art. 10, 2º) = território em que habitualmente exerça a advocacia (intervenção judicial que exceda 05 causas anuais) = EXERCÍCIO NÃO EVENTUAL. Obrigação de inscrição suplementar dos sócios: quando constituída filial da sociedade de advogados (averbação no registro da sociedade no Conselho Seccional onde estiver a sede e arquivamento no Conselho Seccional de instalação da filial).

12 CESPE Célio advogado regularmente inscrito na OAB/SC, tem escritório próprio de advocacia em Florianópolis, onde atua na área trabalhista e na do direito do consumidor. No ano de 2006, atuou excepcionalmente como advogado em quatro ações de indenização perante o TJDFT. Em 2007, ajuizou quinze ações em face da mesma empresa perente o TRT, em Brasília DF, e, em 2008, atuou como advogado constituído em mais de dez causas. Na situação hipotética apresentada, Célio, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da OAB, (A) está obrigado, desde 2007, à inscrição suplementar na Seccional da OAB/DF. (B) está dispensado de comunicar à OAB o exercício da advocacia perante o TRT. (C) está impedido de requerer a inscrição suplementar na OAB/DF, dada a regular inscrição na OAB/SC. (D) cometeu infração disciplinar por ter exercido, em 2006, a advocacia fora de seu domicílio de inscrição.

13 CESPE Célio advogado regularmente inscrito na OAB/SC, tem escritório próprio de advocacia em Florianópolis, onde atua na área trabalhista e na do direito do consumidor. No ano de 2006, atuou excepcionalmente como advogado em quatro ações de indenização perante o TJDFT. Em 2007, ajuizou quinze ações em face da mesma empresa perente o TRT, em Brasília DF, e, em 2008, atuou como advogado constituído em mais de dez causas. Na situação hipotética apresentada, Célio, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da OAB, (A) está obrigado, desde 2007, à inscrição suplementar na Seccional da OAB/DF. (B)está dispensado de comunicar à OAB o exercício da advocacia perante o TRT. (C)está impedido de requerer a inscrição suplementar na OAB/DF, dada a regular inscrição na OAB/SC. (D) cometeu infração disciplinar por ter exercido, em 2006, a advocacia fora de seu domicílio de inscrição.

14 CANCELAMENTO Art.11 do EAOAB LICENCIAMENTO Art. 12 do EAOAB Efeito: DEFINITIVO Efeito: PROVISÓRIO

15 CANCELAMENTO Art.11 do EAOAB Efeito: DEFINITIVO Cancela-se a inscrição do profissional que: I assim o requerer; II sofrer penalidade de exclusão ( 3º)*; III falecer; IV passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia; V perder qualquer um dos requisitos necessários para inscrição; PERDE-SE O NÚMERO ORINIÁRIO DE INSCRIÇÃO LICENCIAMENTO Art. 12 do EAOAB Efeito: PROVISÓRIO Licencia-se o profissional que: I assim o requerer, por motivo justificado; II passar a exercer, em caráter temporário, atividade incompatível com o exercício da advocacia; III sofrer doença mental considerada curável. MANTEM-SE O NÚMERO ORINIÁRIO DE INSCRIÇÃO Não existe hipótese de licenciamento de ofício pela OAB somente quando REQUERIDO PELO INTERESSADO! 2º Na hipótese de novo pedido de inscrição que não restaura o número de inscrição anterior - deve o interessado fazer prova dos requisitos dos incisos I, V, VI e VII do art. 8º do EA. 3º (...) o novo pedido de inscrição também de ser acompanhado de provas de reabilitação (ver art. 41, EA). HIPÓTESES: 1.OAB de ofício; 2. por requerimento do interessado.

16 FGV Fábio, advogado com mais de dez anos de efetiva atividade, obtém a indicação da OAB para concorrer pelo quinto constitucional à vaga reservada no âmbito de Tribunal de Justiça. No curso do processo também obtém a indicação do Tribunal e vem a ser nomeado pelo Governador do Estado, ingressando nos quadros do Poder Judiciário. Diante disso, à luz das normas estatutárias ocorrerá:

17 (A) o cancelamento da inscrição como advogado. (B) a suspensão até que cesse a incompati bilidade. (C) o licenciamento do profissional. (D) a passagem para a reserva do quadro de advogados.

18 (A) o cancelamento da inscrição como advogado. (B) a suspensão até que cesse a incompati bilidade. (C) o licenciamento do profissional. (D) a passagem para a reserva do quadro de advogados.

19 INCOMPATIBILIDADE 28 e 29 do EAOAB PROIBIÇÃO TOTAL (MESMO EM CAUSA PRÓPRIA) São Incompatíveis: IMPEDIMENTO 30 do EAOAB PROIBIÇÃO PARCIAL São Impedidos: * Chefe do Poder Executivo e MEMBROS DA MESA do Poder Legislativo * Os servidores da administração direta, indireta ou fundacional, contra a (e seus substitutos legais); Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade * Membros de órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos empregadora, excetuados os docentes dos cursos jurídicos; Tribunais e Conselhos de Contas, dos Juizados Especiais, da Justiça de Paz, bem como todos os que exercem função de julgamento em * os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a órgãos de deliberação coletiva da Administração Pública direta ou favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades indireta; de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas * Ocupantes de cargos ou funções: concessionárias ou permissionárias de serviço público. - de direção em órgãos da Administração Pública direta ou indireta, em suas fundações e em suas empresas controladas ou concessionárias de serviço público, EXCETO aqueles que não detenham poder de decisão ou a administração acadêmica relacionada ao magistério jurídico; - vinculadas direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e os que exercem serviços notariais e de registro; - vinculadas direta ou indiretamente a atividade policial de qualquer natureza; - que tenham competência de lançamento, arrecadação ou fiscalização de tributos e contribuições parafiscais; -de direção e gerência em instituições financeiras, inclusive privadas. * militares de qualquer natureza, desde na ativa.

20 SOCIEDADE DE ADVOGADOS ARTS. 15 a 17 EAOAB ARTS. 37 a 43 RGEAOAB Provimentos 112/2006, 119/2007 e 125/2008 CFOAB

21 CARACTERÍSTICAS: SOCIEDADE DE ADVOGADOS - Sociedade simples; - VEDADO o registro da sociedade na OAB que: a) tenha forma ou características mercantis; b) adote denominação de fantasia; c) realizem atividade diversa da advocacia; d) inclua como sócio não advogado. AQUISIÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA: se dá com o registro e aprovação da sociedade no Conselho Seccional da base territorial da sede (art. 15, 1º, EA); PROCURAÇÕES: devem ser outorgadas individualmente aos advogados indicando a sociedade a que pertencem (art. 15, 3º, EAOAB); VEDADA a participação de um mesmo advogado em mais de uma sociedade na mesma área territorial (art. 15, 4º, EA): Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional. Art. 16, 3º EA É proibido o registro,nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade da advocacia.

22 advocacia Finalidade Jurídica: atividade de Modalidade societária: sociedade empresária de prestação de serviços de advocacia Razão Social: obrigatório o nome ou o sobrenome de um dos sócios do escritório 112/06 CFOAB Permitido o símbolo & : Prov.

23 Art. 15, 1º, EAOAB: A sociedade de advogados adquire personalidade jurídica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede.

24 Art. 15, 3º, EAOAB: As procurações devem ser outorgadas individualmente aos advogados e indicar a sociedade de que façam parte.

25 Art. 15, 4º, EAOAB: Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.

26 Art. 16, 3º EAOAB: É proibido o registro, nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade da advocacia.

27 RESPONSABILIDADE em relação à sociedade: sócios e associados. SUBSIDIÁRIA E ILIMITADA

28 Art. 40 do RGEAOAB: Os advogados sócios e os associados respondem subsidiária e ilimitadamente pelos danos causados diretamente ao cliente, nas hipóteses de dolo ou culpa e por ação ou omissão, no exercício dos atos privativos da advocacia, sem prejuízo da responsabilidade disciplinar que possam incorrer.

29 Provimento 112/2006:...se os bens da sociedade não cobrirem as dívidas, responderão os sócios pelo saldo, na proporção em que participem das perdas sociais, salvo cláusula de responsabilidade solidária.

30 FGV Michel, Philippe e Lígia, bacharéis em Direito recém-formados e colegas de bancos universitários, comprometem-se a empreender a atividade advocatícia de forma conjunta logo após a aprovação no Exame de Ordem. Para gáudio dos bacharéis, todos são provados no certame e obtém sua inscrição no Quadro de Advogados da OAB. Assim, alugam sala compatível em local próximo ao prédio do Fórum do município onde pretendem exercer sua nobre função. De início, as causas são individuais, por indicação de amigos e parentes. Logo, no entanto, diante do sucesso profissional alcançado, são contactados por sociedades empresárias ansiosas pela prestação de serviços profissionais advocatícios de qualidade. Uma exigência, no entanto, é realizada: a prestação deve ocorrer por meio de sociedade de advogados. No concernente ao tema, à luz das normas aplicáveis

31 FGV (A) a sociedade de advogados é de natureza empresarial. (B) os advogados sócios da sociedade de advogados respondem limitadamente por danos causados aos clientes. (C) o registro da sociedade de advogados é realizado no Conselho Seccional da OAB onde a mesma mantiver sede. (D) não é possível associação com advogados, sem vínculo de emprego, para participação nos resultados.

32 FGV (A) a sociedade de advogados é de natureza empresarial. (B) os advogados sócios da sociedade de advogados respondem limitadamente por danos causados aos clientes. (C) o registro da sociedade de advogados é realizado no Conselho Seccional da OAB onde a mesma mantiver sede. (D) não é possível associação com advogados, sem vínculo de emprego, para participação nos resultados.

33 HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

34 HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS Arts. 22 a 26 do EAOAB Arts. 35 a 43 do CED

35 ESPÉCIES: A)Honorários Convencionados B)Honorários Arbitrados Judicialmente C)Honorários de Sucumbência

36 CONTRATAÇÃO REGRAS GERAIS Os honorários da sucumbência pertencem ao advogado (ver ADIn , julg ) natureza alimentar; Compensação ou desconto dos honorários contratados sobre valores que devam ser entregues ao cliente só podem ocorrer com prévia autorização ou previsão contratual (art. 35 2º, CED); Outros custos devem integrar as condições gerais do contrato; Recomenda-se pagamento em três parcelas (início, sentença e final art. 22, 3º, do EA).

37 CONTRATAÇÃO REGRAS GERAIS Ontem : O STF declarou inconstitucional a regra (art. 24, 3º, do EAOAB, entendendo que é direito DISPONÍVEL DAS PARTES PACTUAR sobre honorários sucumbenciais; Hoje (março/2011): Corte especial do STJ honorários de sucumbência pertencem ao advogado mesmo q contrato disponha ao contrário. CLÁUSULA QUOTA LITIS (art. 38, CED); PRESCRIÇÃO DA AÇÃO DE COBRANÇA (art. 25 EAOAB) / AÇÃO DE EXECUÇÃO

38 FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS a relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas; o trabalho e o tempo necessários; a possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos ou de se desavir com outros clientes ou terceiros; o valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional;

39 FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS o caráter da intervenção, conforme se trate de serviço a cliente avulso, habitual ou permanente; o lugar da prestação dos serviços, fora ou não do domicílio do advogado; a competência e o renome do profissional; a praxe do foro sobre trabalhos análogos.

40 Art. 24, 3º, EAOAB: (ver Resp , ) 3º - É nula qualquer disposição, cláusula, regulamento ou convenção individual ou coletiva que retire do advogado o direito ao recebimento dos honorários de sucumbência.

41 CED, Art. 38. Na hipótese da adoção de cláusula quota litis, os honorários devem ser necessariamente representados por pecúnia e, quando acrescidos dos de honorários da sucumbência, não podem ser superiores às vantagens advindas em favor do constituinte ou do cliente. Parágrafo único - A participação do advogado em bens particulares de cliente, comprovadamente sem condições pecuniárias, só é tolerada em caráter excepcional, e desde que contratada por escrito.

42 PUBLICIDADE NA ADVOCACIA ART. 28 A 34 CED Provimento 94/2000 CFOAB

43 C PERMITIDO PROIBIDO O N T E Ú D O OBRIGATÓRIO - Nome completo do advogado/sociedade de advogados; - Número da OAB Advogado/Sociedade de advogados. FACULTATIVO - Nome dos advogados que integram a sociedade; - Identificação pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados; - Especialização técnico-cientifica; - Áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial; - Associações culturais e científicas a que pertence; - O diploma de bacharel em direito, títulos acadêmicos e qualificações profissionais obtidos em estabelecimentos reconhecidos; - Endereço do escritório, filiais, telefones, fax, endereços eletrônicos e horário de expediente; - Meios de comunicação (home page, , etc.) -Idiomas falados e/ou escritos. Expressão escritório de advocacia ou sociedade de advogados SEM o número de registro na OAB ou do nome dos advogados que a integram; - Menção a clientes ou demandas sob seu patrocínio; - Menção direta ou indireta de qualquer cargo, função ou relação de emprego que tenha exercido, passível de captação de clientela; - Utilização de orações ou expressões persuasivas; - Divulgação de valores, forma de pagamento ou gratuidade; - Oferta de serviços em relação a casos concretos; - Promessa de resultado ou indução do resultado com dispensa de pagamento de honorários; - Menção a título acadêmico não reconhecido; - Divulgação em conjunto com outra atividade; - Fotografias, ilustrações, cores, figuras, desenhos, logotipos, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia; - Informações de serviços jurídicos suscetíveis de implicar, direta ou indiretamente, captação de causas e clientes; - Uso de denominação fantasia, de símbolos oficiais e da OAB.

44 F P E R M I T I D O Finalidade informativa DISCRIÇÃO e MODERAÇÃO P R O I B I D O Finalidade mercantil INDISCRIÇÃO e IMODERAÇAO O MEIOS LÍCITOS MEIOS ILÍCITOS R M A - Internet, revistas, folhetos, jornais, cartões de visita e de apresentação (do escritório). - Placa indicativa do escritório (LOCAL onde ele se encontra instalado). - Listas telefônicas e análogos. - Comunicação de mudança de endereço ou alteração de dados através dos meios de comunicação escrita ou através de mala direta que só pode ser enviada para colegas ou a clientes cadastrados. -Televisão, rádio, outdoor, painéis de propaganda, anúncios luminosos e quaisquer outros meios de publicidade em via pública. - Cartas circulares e panfletos distribuídos ao público. - Mala direta enviada a uma coletividade sem autorização prévia. - Utilização de meios promocionais típicos de atividade mercantil. - Indicação expressa do nome do advogado/escritório/sociedade de advogados em partes externas de veículo. -Oferta de serviços mediante intermediários. -Uso de idioma estrangeiro, a não ser quando acompanhado da respectiva tradução.

45 Ética A PUBLICIDADE NA Professora IMPRENSA Sabrina Zasso P E R M I T I D O EVENTUALIDADE V E D A D O HABITUALIDADE Deve limitar-se a entrevistas ou exposições sobre assuntos jurídicos de interesse geral, visando objetivos exclusivamente: Ilustrativos Educacionais Instrutivos - Analisar casos concretos, salvo quando arguido sobre questões em que esteja envolvido como advogado ou parecerista, evitando observações que possam implicar na quebra de sigilo profissional. - Participar com propósito de promoção pessoal (divulgação de telefone, home page, etc.) - Pronunciar-se sobre métodos de trabalho usados por colegas de profissão. -Debater de causa sob seu patrocínio ou de colega. - Abordar tema que comprometa a dignidade da profissão.

46 Ética CASO PARA Professora ANÁLISESabrina Zasso

47 Analisando o caso: Uso de denominação fantasia - sociedade não registrada na OAB/RS (art. 29 do CED) Ausência do número da OAB da sociedade (art. 3º, 3º do Prov. 94/2000 e art. 29, 5º, do CED) Informações de serviços jurídicos suscetíveis de implicar captação de causas e clientes (art. 31, 1º, do CED) Emprego de expressões persuasivas (art. 4º, "c", do Prov. 94/2000) Divulgação de gratuidade (art. 4º, "d", do Prov. 94/2000 e art. 31, 1º, do CED) Indução do resultado (art. 4º, "i", do Prov. 94/2000)

48 FGV Mauro, advogado com larga experiência profissional, resolve contratar com emissora de televisão, um novo programa, incluído na grade normal de horários da empresa, cujo título é o Advogado na TV, com o fito de proporcionar informações sobre a carreira, os seus percalços, suas angústias, alegrias e comprovar a possibilidade de sucesso profissional. No curso do programa, inclui referência às causas ganhas, bem como àquelas ainda em curso e que podem ter repercussão no meio jurídico, todas essas vinculadas ao seu escritório de advocacia. Consoante as normas aplicáveis, é correto afirmar que:

49 FGV (A) a participação em programa televisivo está vedada aos advogados. (B) a publicidade, como narrada, é compatível com as normas do Código de Ética. (C) o advogado, no caso, deveria se limitar ao aspecto educacional e instrutivo da atividade profissional. (D) programas televisivos são franqueados aos advogados, inclusive para realizar propaganda dos seus escritórios.

50 FGV (A) a participação em programa televisivo está vedada aos advogados. (B) a publicidade, como narrada, é compatível com as normas do Código de Ética. (C) o advogado, no caso, deveria se limitar ao aspecto educacional e instrutivo da atividade profissional. (D) programas televisivos são franqueados aos advogados, inclusive para realizar propaganda dos seus escritórios.

RESOLUÇÃO Nº 01/2011

RESOLUÇÃO Nº 01/2011 fls. 1 RESOLUÇÃO Nº 01/2011 Reitera a ordenação de forma sistemática e as especificações adequadas à compreensão das normas sobre publicidade, propaganda e informação da advocacia, consubstanciadas no

Leia mais

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

ÉTICA. Sociedades de advogados. Armindo de Castro Júnior

ÉTICA. Sociedades de advogados. Armindo de Castro Júnior ÉTICA Sociedades de advogados Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 99143-7312 Sociedade simples sui

Leia mais

ÉTICA Sociedades de advogados

ÉTICA Sociedades de advogados ÉTICA Sociedades de advogados Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 99143-7312 Sociedades de Advogados

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita Incompatibilidades Prof. Savio Chalita 1. Introdução: São restrições ao exercício da Advocacia e deverão SEMPRE obedecer a uma prévia disposição legal, em respeito ao livre exercício profissional (art.

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Prof. Thiago Gomes

ÉTICA PROFISSIONAL. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes www.professorgomes.wordpress.com REQUISITOS: INSCRIÇÃO Capacidade civil (maioridade + sanidade) Como se comprova? Perda da capacidade Menor de idade Diploma/ certidão de graduação em

Leia mais

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL 01 Patrícia foi aprovada em concurso público e tomou posso como Procuradora do Município em que reside. Como não pretendia mais exercer a advocacia privada, mas

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL INSCRIÇÃO NA OAB Art. 8º a 14 do Estatuto. - Domicílio profissional Conselho Seccional correspondente - Outro Estado 5 causas por ano - Causas = demandas ajuizadas

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Da atividade privativa da advocacia Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 2 Tema A inscrição,

Leia mais

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0042 Título SEMANA 11 Descrição O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: Caso 1 : Procuração e Sociedade de Advogados

Leia mais

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des XXI EXAME DE ORDEM DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da

Leia mais

DÚVIDAS... - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO?

DÚVIDAS... - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO? DÚVIDAS... - A ADVOGADA LACTANTE TEM DIREITO A PREFERÊNCIA NA ORDEM DE SUSTENTAÇÃO ORAL? - O ADVOGADO PODE TER ACESSO AOS AUTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL SEM APRESENTAR PROCURAÇÃO? - O ADVOGADO PODE APRESENTAR

Leia mais

Provimento Nº 172/2016

Provimento Nº 172/2016 Provimento Nº 172/2016 Altera o art. 5º do Provimento n. 91/2000, o inciso "g" do art. 2º e o 3º do art. 3º do Provimento n. 94/2000, o parágrafo único do art. 2º, o caput do art. 3º e o 5º do art. 4º

Leia mais

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Faculdade Pitágoras Unidade Divinópolis Disciplina: Ética Profissional dos Operadores Jurídicos Prof.: Vitor Dorneli Rodrigues Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906/1994,

Leia mais

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pelo presente instrumento particular de contrato [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

Impedimentos. Prof. Savio Chalita

Impedimentos. Prof. Savio Chalita Impedimentos Prof. Savio Chalita 1. ImPedimentos Proibição Parcial para o exercício da advocacia, de limitação variável (diferentemente do que ocorre nas incompatibilidades, onde a proibição é total);

Leia mais

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado pelos atos que praticar com dolo ou culpa (art. 32 da Lei 8.906/94 EAOAB). #prontofalei Sigilo: manter se chamado a depor, sobre fatos que tenha tomado

Leia mais

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM 2 Questão 02 (FGV/OAB/XVII Exame de Ordem) Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de

Leia mais

AULA 01. Deontologia Jurídica

AULA 01. Deontologia Jurídica Deontologia Jurídica Professor Roberto Morgado rnmorgado@hotmail.com www.morgadodeontologia.blogspot.com Aula 1 AULA 01 Deontologia e o Exame da OAB Estrutura da OAB Atividades Privativas dos Advogados

Leia mais

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador]

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador] mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB 2ª edição Revista e atualizada Renato Saraiva [Coordenador] 2017 CAPÍTULO 01 ÉTICA Paulo Machado Cap. 01 ÉTICA 1. O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17 Cód. barras: STJ00094833 (2012) SUMÁRIO Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação........................................................................ 17 1. Advocacia e Direito de Defesa

Leia mais

RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO

RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO IMUNIDADE O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade,

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho finalizado em fevereiro de 2017.

Curso Resultado. Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho finalizado em fevereiro de 2017. Curso Resultado Mapeamento - Exame da OAB XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho finalizado em fevereiro de 2017. SUMÁRIO Deontologia...1 Administrativo...18 Civil...31 Constitucional...54

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

Prof. Daniela Menezes

Prof. Daniela Menezes Prof. Daniela Menezes REVISÃO FINAL Código de Ética AB PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ART. 4º) VAI CAIR NA PROVA Independência Profissional Recusar defesa que contrarie a manifestação do advogado É vedado o

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO EDITAL COMPLEMENTAR 002/2014 SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS Dispõe sobre a alteração na avaliação das provas de títulos do concurso

Leia mais

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia CAPÍTULO I Advocacia 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1.1 Regulamentação legal da advocacia A advocacia, tanto pública como privada, encontra-se regulada pela Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia),

Leia mais

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH 1 SOPECE-FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO-PINTO FERREIRA CURSO DE DIREITO-Ética Geral e Profissional-2º Ano-Manhã-2016 Professora: Sueli Gonçalves de Almeida Site: www.loveira.adv.br/material

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PALESTRA : REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PROF.DR. CESAR LUIZ PASOLD Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP; Pós Doutor em Direito das Relações Sociais

Leia mais

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos do Advogado Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos a) inviolabilidade do escritório Direitos a) inviolabilidade do escritório b) Comunicar-se com cliente

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Salve, salve! Tudo bem? É com imensa alegria que lhe apresento este e- book com 50 dicas matadoras para a 1ª Fase da OAB! Desejo-lhe

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 73 1 1ª. VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO CONCLUSÃO Nesta data, faço estes autos conclusos. Rio de Janeiro, de de. Diretor de Secretaria AÇÃO CIVIL PÚBLICA Autos nº 0139609-72.2013.4.02.5101

Leia mais

PROVIMENTO N 112/2006 Dispõe sobre as Sociedades de Advogados.

PROVIMENTO N 112/2006 Dispõe sobre as Sociedades de Advogados. PROVIMENTO N 112/2006 Dispõe sobre as Sociedades de Advogados. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906, de 4 de

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a) no CPF/MF

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO)

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado (a), inscrito(a) na OAB/RN sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente:

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: Questão: 56391 Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: 1) A absolvição criminal do servidor por falta de provas repercute necessariamente no processo administrativo

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA Temas de Ética Incompatibilidades e Impedimento Atividade da Advocacia Honorários Advocatícios Infrações e Sanções Direitos e Prerrogativas do Advogado 10% 14% 18% 25% 33%

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás Casa do Advogado Jorge Jungmann TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA 6ª TURMA Processo nº 201901712 Consulente: AMANDA COELHO SANTOS Assunto: CONSULTA Relator: JULIO MIGUEL DA COSTA PORFÍRIO JUNIOR RELATÓRIO Trata-se de consulta formulada

Leia mais

Propaganda Na Advocacia

Propaganda Na Advocacia BuscaLegis.ccj.ufsc.br Propaganda Na Advocacia Rodrigo Brum Silva advogado em Londrina, Paraná. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1997), e Mestre em Direito Negocial pela mesma

Leia mais

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS CURSOS ON LINE - OAB ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSOR ALYSSON RACHID. Twitter: @alyssonrachid

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS CURSOS ON LINE - OAB ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSOR ALYSSON RACHID. Twitter: @alyssonrachid COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS CURSOS ON LINE - OAB ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSOR ALYSSON RACHID Twitter: @alyssonrachid AULA: - Inscrição - Honorários advocatícios 1. Inscrição: - Requisitos para

Leia mais

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB SOBRE O MATERIAL A equipe do Saraiva Aprova preparou o presente estudo analisando o histórico de questões até o XX Exame da Ordem e verificando a recorrência dos conteúdos

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

ÉTICA. Armindo de Castro Júnior

ÉTICA. Armindo de Castro Júnior ÉTICA Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 9143-7312 Incompatibilidade e Impedimento Incompatibilidade

Leia mais

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906, de 4-7-1994 Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB Código de Ética e Disciplina Atos Privativos dos Advogados Estágio

Leia mais

Bem assim estabelece o Art. 2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94):

Bem assim estabelece o Art. 2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94): O estudo desta disciplina será norteado pelo Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB Lei 8.906/94), pelo Código de Ética e Disciplina (CED), como também pelo Regulamento Geral do

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 7 P 40 h Estatuto da Advocacia e da OAB. Código de Ética e Disciplina.

Leia mais

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL)

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL) CE N FIESC/GEA 95458/18 Florianópolis, 17 de dezembro de 2018. Aos fornecedores licitantes, Assunto: CE - ESCLARECIMENTO 02 Referência: Concorrência 016/2018 Contratação de Empresa Especializada na prestação

Leia mais

Antes da inscrição. temporária

Antes da inscrição. temporária TEMAS TRATADOS EM SALA 1. INSCRIÇÃO DE ADVOGADOS (continuação) A) CANCELAMENTO (11, EAOAB) É a interrupção definitiva da inscrição. Se dá pelas seguintes causas: - a pedido do advogado; - sofrer penalidade

Leia mais

º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL

º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL º ADITIVO AO CONTRATO SOCIAL Pelo presente instrumento particular de alteração e consolidação do contrato social, os abaixo- assinados:, brasileiro, casado, advogado devidamente inscrito na OAB, Seção

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II LIBERDADE PROFISSIONAL NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II ÉTICA E ESTATUTO DA OAB O advogado é independente e possui a sua atuação livre, não sendo necessário aceitar imposição do empregador sobre a sua parte técnica/jurídica.

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade

Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade REGULAMENTOS Regulamento das Sociedades Profissionais de Contabilistas Certificados e Sociedades de Contabilidade ORDEM DOS CONTABILISTAS CERTIFICADOS Novembro 2018 Índice Preâmbulo 5 Capítulo I - Disposições

Leia mais

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção 1. O advogado deve, no exercício da profissão e fora dele, considerar-se um servidor da justiça e do direito e,

Leia mais

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Alessandro Sanchez 1 Da atividade de advocacia 2 Direitos do advogado 3 Da inscrição na OAB 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidades

Leia mais

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017.

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Resolução 07/2013 Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco CONSIDERANDO CONSIDERANDO CONSIDERANDO CONSIDERANDO

Resolução 07/2013 Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco CONSIDERANDO CONSIDERANDO CONSIDERANDO CONSIDERANDO Resolução 07/2013 Regulamenta, no âmbito do Estado de Pernambuco, o Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB, que trata da publicidade, propaganda e a informação da advocacia, institui medida cautelar

Leia mais

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R 1.1 Da Inscrição. 1.2 Da atividade de advocacia 1.3 Dos direitos do advogado 1.4 Da Sociedade de advogados 1.5 Do advogado empregado 1.6 Dos honorários advocatícios 1.7 Das

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

Prof. Daniela Menezes

Prof. Daniela Menezes Prof. Daniela Menezes REVISÃO FINAL ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB ATIVIDADE DE ADVOCACIA (ART. 1 5) Atividades Privativas de Advocacia Impetração de Habeas Corpus Atos e contratos de pessoas jurídicas

Leia mais

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X I I I E x a m e d a O A B

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X I I I E x a m e d a O A B Paulo é contratado por Pedro para promover ação com pedido condenatório em face de Alexandre, por danos causados ao animal de sua propriedade. Em decorrência do processo, houve condenação do réu ao pagamento

Leia mais

LUIZ GUILHERME DA COSTA WAGNER JÚNIOR LUIZ GUILHERME DE ALMEIDA RIBEIRO JACOB ROBERTO MENDES DE FREITAS JÚNIOR SÉRGIO DE CARVALHO AGUIAR VALLIM FILHO

LUIZ GUILHERME DA COSTA WAGNER JÚNIOR LUIZ GUILHERME DE ALMEIDA RIBEIRO JACOB ROBERTO MENDES DE FREITAS JÚNIOR SÉRGIO DE CARVALHO AGUIAR VALLIM FILHO LUIZ GUILHERME DA COSTA WAGNER JÚNIOR LUIZ GUILHERME DE ALMEIDA RIBEIRO JACOB ROBERTO MENDES DE FREITAS JÚNIOR SÉRGIO DE CARVALHO AGUIAR VALLIM FILHO PODER JUDICIÁRIO E CARREIRAS JURÍDICAS Editora Del

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS...(nome da Sociedade)... [Nota: os instrumentos de alteração contratual devem conter o número de registro da sociedade no CNPJ e

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 26/2008 Publicidade CONSULTA Por email que deu entrada nos serviços deste da Ordem dos Advogados em... de... de..., com o nº... (e remetido a este órgão pelo Conselho Geral), vem o Sr Dr....,

Leia mais

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA

Atenciosamente, TOLEDO ADVOCACIA Ana Flavia Magozzo dos Santos OAB/SP nº. 289.620 Presidente Prudente / São José do Rio Preto, Julho de 2013. Prezado cliente, Consultando nossos arquivos, verificamos que nosso escritório recuperou para

Leia mais

RETA FINAL ÉTICA PROFISSIONAL

RETA FINAL ÉTICA PROFISSIONAL RETA FINAL 2010.1 I - INSCRIÇÃO NA OAB Art. 8 a 14 EAOAB Art. 20 a 26 RGEAOAB REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO ART. 8º CANCELAMENTO Art. 11 EAOAB LICENCIAMENTO Art. 12 EAOAB II - SOCIEDADE DE ADVOGADOS Art. 15

Leia mais

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017.

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de honorários de sucumbência aos Procuradores do Município de Victor Graeff, fixa critérios para o rateio desses valores, e dá outras

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL Fernando Baltar Ronny Charles. Romeu Thomé

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO AMBIENTAL Fernando Baltar Ronny Charles. Romeu Thomé Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 17 Fernando Baltar Ronny Charles 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo... 17 2. Organização da Administração Pública... 22 3. Entes de cooperação

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria Ofício nº 157/2017 () Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2017. À Eletrobrás Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Av. Presidente Vargas, nº 409, Centro, Rio de Janeiro RJ CEP: 20.071-003 A ORDEM DOS ADVOGADOS

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE

REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE REGULAMENTO DAS SOCIEDADES PROFISSIONAIS DE CONTABILISTAS CERTIFICADOS E SOCIEDADES DE CONTABILIDADE Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as regras de constituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM www.liziamedina.com.br ÉTICA PROFSSIONAL 1 CONTEÚDO PONTO A PONTO 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 Da Inscrição. Da atividade

Leia mais

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA SOCIEDADE DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 Planilha prática para atuação em face de uma sociedade de responsabilidade limitada. 90% das empresas no Brasil adotam este tipo societário. Professor: Rogério

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 35, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018. Dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Técnicos Industriais O CONSELHO FEDERAL DE TÉCNICOS INDUSTRIAIS - CFT, no uso das atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

ÉTICA 05/04/2016. Incompatibilidade e Impedimento. Chefia do Poder Executivo e Legislativo. Membros do Poder Judiciário

ÉTICA 05/04/2016. Incompatibilidade e Impedimento. Chefia do Poder Executivo e Legislativo. Membros do Poder Judiciário ÉTICA Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 9143-7312 Incompatibilidade e Impedimento Incompatibilidade

Leia mais

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCRIÇÃO DE ADVOGADO INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL 1 - Por força do disposto no EOA, os cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal,

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia

Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia Provimento No. 94/2000 Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art.

Leia mais

o PROJETO DE LEI E SUA JUSTIFICATIVA

o PROJETO DE LEI E SUA JUSTIFICATIVA Carlos Eduardo Bulhões Pedreira PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N 4.318, DE 2013 o Exmo. Sr. Presidente do Instituto dos s Brasileiros, Dr. Fernando Fragoso, designou-me relator da Indicação n. 005, de

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

RELATÓRIO. O i. Conselheiro Federal relator, Dr. Luiz Flávio Borges D Urso, sugeriu redação para o Regulamento Geral nos seguintes termos, verbis:

RELATÓRIO. O i. Conselheiro Federal relator, Dr. Luiz Flávio Borges D Urso, sugeriu redação para o Regulamento Geral nos seguintes termos, verbis: Proposição n. 49.0000.2016.000773-1/COP Origem: Presidente do Conselho Federal da OAB. Protocolo n. 49.0000.2016.000764-4. Assunto: Proposta de Provimento. Sociedades Individuais de Advocacia. Relator:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

Ética Geral e Profissional

Ética Geral e Profissional Ética Geral e Profissional Prof. Eurípedes Brito Cunha Júnior britojunior@gmail.com Normas: EOAB: Artigos isolados CEDOAB ANTIGO: Capítulo IV do Título I CEDOAB NOVO: Capítulo VIII do Título I Provimento

Leia mais

SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES. Profa. Me. Érica Rios

SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES. Profa. Me. Érica Rios SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br Defesa do Estado? A defesa do Estado não tem mais a conotação que tinha na ditadura militar. A associação com as Forças Armadas

Leia mais