Eco Código. Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eco Código. Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica."

Transcrição

1

2 Ordem de trabalhos:

3 Eco Código Elaborado pelos alunos e ilustrado nas atividades da expressão plástica com o apoio da docente de expressão plástica.

4 Eco-Código

5

6

7

8 Ilustração do Eco-código

9 Plano de Ação Água Resíduos Energia Floresta Espaços Exteriores

10 ÁGUA

11 Pré-Escolar ÁGUA -Histórias: A viagem da gotinha, Gota a gota se poupa muito, O tesouro azul, A seca na ilha"; -Diálogo sobre o ciclo da água; -Execução de trabalhos plásticos e gráficos alusivos ao tema; - Construção de um cartaz em grande grupo com a ajuda dos encarregados de educação: Como poupar água ; -Construção de um cartaz: Água, sou muito importante ; - Atividades experimentais descoberta das propriedades da água; Visionamento e descrição de imagens para apelar à redução do consumo de água.

12 ÁGUA 1º. Ano -Diálogo sobre o ciclo da água; -Realização de experiências com a água; -Construção de um cartaz em grande grupo sobre: Como posso poupar água -Comemoração do Dia Mundial da Água 22 de Março

13 2º. Ano ÁGUA -História: «A Menina Gotinha de Água»: leitura e exploração; -Execução de trabalhos escritos alusivos ao tema; -Diálogo sobre o ciclo da água; -Realização de pequenos textos. -Realização de experiências com a água; -Construção de um cartaz em grande grupo sobre: O ciclo da água -Exposição dos trabalhos.

14 ÁGUA 3º. Ano -Realizar experiências relacionadas com a água (várias formas de tratamento da água e estados da água); -Diálogo com os alunos sobre a importância de poupar água.

15 ÁGUA 4º. Ano - Monitorização das casas de banho e jardins como alunos mais velhos e para dar o exemplo; - Elaboração de uma lista de conselhos em verso de poupança de água, energia e sua divulgação pela comunidade escolar; - Pesquisa direcionada para as consequências de não poupar água.

16 Resíduos

17 Pré-Escolar Resíduos -Observação de imagens sobre o ambiente, atitudes boas e más para o ambiente; - Histórias: vamos proteger a Natureza, O Ambiente- porque é que não podemos atirar papéis para o chão ; - Visualização das histórias: Xico o campeão da reciclagem, Vamos abraçar o mundinho ; -Audição da história O pirilampo cheio de tosse, mal consegue acender a luz ; -Reconto e exploração das histórias; - Saída ao exterior para observação do ecoponto da escola; -Registos gráficos; -Recuperação do ecoponto para a sala (papelão e embalão) e do ecoponto do hall de entrada; -Jogo sobre a separação dos resíduos. -Teatro de fantoches: Os 3 Eco amigos.

18 Resíduos 1º.Ano -Recuperação do ecoponto para a sala de aula; -Jogo do ecoponto (saber fazer a separação correta dos resíduos).

19 Resíduos 2º.Ano -Recuperação do ecoponto da sala de aula. -Utilização de material reutilizável nas aulas de Expressão Plástica e curricular, nomeadamente na confeção de objetos/ prendas para dias festivos/trabalhos diversos.

20 Resíduos 3º.Ano -Construção de materiais diversos de sala de aula através da utilização de materiais de desperdício.

21 Resíduos 4º. ano - Utilização de material reutilizável para produção de objetos do nosso dia a dia;

22 Toda a comunidade educativa -Elaboração de sacos para o pão-por-deus. Resíduos - Construção de um painel para a exposição no centro cultural Jonh dos Passos sobre a qualidade. -Construção de uma árvore de Natal e participação no concurso: A árvore da tua imaginação. - Decoração de uma estrela em cartão usando materiais de desperdício para decorar o painel para a festa de Natal-encarregados de educação. -Construção de objetos de decoração natalícios. -Decoração das salas com enfeites recorrendo a materiais reutilizáveis. -Elaboração de coroas do dia dos reis. -Elaboração de vassouras para o dia de Santo Amaro -encarregados de educação.

23 -Elaboração de máscaras e acessórios para o Carnaval com materiais reutilizáveis. - Elaboração de um acessório para o dia de Carnaval reciclado( chapéu, laço, gravata, óculos ) com materiais reutilizáveis -encarregados de educação. -Elaboração de prendas para os dias do Pai, da Mãe, Páscoa e dia da Criança com materiais reutilizáveis. -Recuperação dos ecopontos. -Elaboração pelos alunos do Eco-Código. -Realização de atividades relacionadas com as palestras dinamizadas pela Câmara Municipal da Ponta do Sol e pela Secretaria Regional do Ambiente. -Realização do Projeto de Expressão Plástica: - Construção de uma carpete com retalhos de tecidos e lãs.

24 Energia

25 Energia Pré-Escolar -Sensibilizar as crianças para desligar as luzes na saída das salas e de todos os compartimentos escolares.

26 Energia 1º.Ano -Diálogo sobre a utilização de energia no nosso dia-adia; -Avaliar a importância das fontes de energia no meio natural, manifestando atitudes de respeito e cuidado; -Elaboração de um cartaz onde constem algumas formas de sensibilização para o poupar a energia.

27 Energia 2º.Ano -Sensibilizar as crianças para desligar as luzes na saída das salas e de todos os compartimentos escolares.

28 Energia 3º. Ano -Palestra sobre energia -Divulgação das várias fontes de energia e seu uso racional através de sessões informativas. -Elaboração de um panfleto com informações de como poupar energia e sua divulgação pela comunidade escolar. - Pesquisas, na internet relacionadas com as formas de poupar energia e consequências do abuso.

29 Energia 4º. Ano - Elaboração de uma lista de conselhos em verso de poupança de energia e sua divulgação pela comunidade escolar; - Pesquisa direcionada para as consequências de não poupar energia.

30

31 Pré-Escolar Floresta -Elaboração de um cartaz em grande grupo: Floresta Laurissilva e Floresta Exótica_ características Outonais; -História: O planeta verde ; -Exploração da história e registo gráfico; -Visualização de imagens alusivas a esta temática e histórias; - Explicar às crianças quais as consequências de abate de árvores e dos incêndios para a floresta; - Registo de opiniões em cartazes; - Referir que na época natalícia, se deve evitar pinheiros naturais e optar por artificiais; - Visita de estudo ao jardim botânico.

32 1º. Ano Floresta -Desenhos alusivos à palestra; -Leitura de textos informativos; -Visualizar imagens/gravuras; -Observar os diferentes tipos de plantas/árvores do jardim da escola; - Reflexão e elaboração de um cartaz sobre alguns dos comportamentos que contribuem para a degradação da Floresta.

33 2º. Ano Floresta -Pesquisa sobre a floresta Laurissilva. -Identificar alguns dos seus constituintes. -Elaboração de um herbário.

34 3º. Ano Floresta -Escrita de textos diversos sobre a importância da floresta na vida dos seres vivos. -Elaboração de um livro sobre as diversas espécies animais e vegetais existentes na nossa ilha. -Pesquisa, na internet, de plantas endémicas da Região.

35 4º. Ano Floresta - Análise da obra A Fada Íris como forma de conhecer mais sobre a nossa região no que respeita a plantas e a animais a Laurissilva; - Reconhecer e saber mais sobre as nossas serras (da região) por se tratarem da 3ª e 4ª mais altas Pico Ruivo e Pico do Areeiro.

36

37 Espaços Exteriores -Colocação de terra no jardim; -Plantação de relva; - Plantação de árvores e plantas; -Regar o jardim em horas apropriadas; - Colocação de pneus pintados à volta das flores e árvores; -Manutenção e conservação do canteiro das ervas aromáticas; -Continuação da compostagem para colocação no jardim;

38 Atividades desenvolvidas Natal Palestra da água Reis Santo Amaro Carnaval Palestra dos resíduos Espaços Exteriores

39 Natal Participaçã o no concurso: A árvore da tua imaginação

40 Natal Decoração do salão com estrelas decoradas pelos encarregados de educação.

41

42

43 Reis 1º. Ciclo Pré-escolar

44 Santo Amaro Uma vassoura original Com material reutilizável Eu irei elaborar. Vou varrer os armários Até os doces todos encontrar!!!

45 Palestra da água 01 de fevereiro 2013 Engª. Filipa Câmara M.Ponta do Sol

46 Carnaval Dia do disfarce Construção de um disfarce com material reutilizável com a ajuda da família Chapéu Laço Gravata Óculos

47

48

49

50 Palestra dos resíduos 21 de fevereiro 2013 Engª. Filipa Câmara M.Ponta do Sol

51

52

E.B.1 / P.E. do Lombo dos Canhas Ano Letivo 2012 / Equipa de Coordenação do Projeto: - Elisabete Lopes - Andreia Gomes

E.B.1 / P.E. do Lombo dos Canhas Ano Letivo 2012 / Equipa de Coordenação do Projeto: - Elisabete Lopes - Andreia Gomes E.B.1 / P.E. Lombo s Canhas Ano Letivo 2012 / 2013 Equipa Coornação Projeto: Elisabete Lopes Andreia Gomes REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA NA ESCOLA ATÉ AO FINAL DO ANO LETIVO Pl E ação para o tema: Água Diagnóstico

Leia mais

Atividades realizadas no 2.º Período

Atividades realizadas no 2.º Período Atividades realizadas no 2.º Período Continuação da participação dos mais novos na reciclagem: colocação de rolhas de cortiça nos garrafões pelas crianças da Creche B. Realização de uma palestra intitulada:

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2016/2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5

Plano de Acção. (Provisório) Página 1 de 5 Plano de Acção (Provisório) 2009-2010 Página 1 de 5 Diagnóstico Objectivos Acções Recursos Intervenientes Calendarização Água Resíduos Energia Transportes Biodiversidade Alterações Climáticas Elementos

Leia mais

PLANO ANUAL DE ESCOLA

PLANO ANUAL DE ESCOLA a) 1º Ciclo Semana Tema 16 Reunião de Pais 20 / 24 Regresso às aulas PLANO ANUAL DE ESCOLA 3 - Planos de Acção Actividades Informa ações gerais Eleição do representante de Turma Dar a conhecer o regulamento

Leia mais

Há 5 anos no Programa Eco-Escolas...

Há 5 anos no Programa Eco-Escolas... Há 5 anos no Programa Eco-Escolas... Os 7 passos 1- Conselho Eco-Escolas Coordenadora do Programa Professores das três turmas da escola Alunos Delegados do Ambiente das três turmas Assistente Operacional

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2016/ 2017 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

JANEIRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Local. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período

JANEIRO EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014. Local. Data Ações a desenvolver Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período JANEIRO Turmas envolvidas 6 jan. Início do 2º período Receção dos alunos e diálogo sobre as férias de Natal Elaboração de um texto sobre as mesmas Prof./Educ. e Responsáveis Dia de Reis Comemoração desta

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17 ACTIVIDADE Receção aos alunos do 1º ano e Pré-escolar (Reunião de Pais e Enc. De Educação do JI e 1º ano) EIXO DE INTERVENÇÃO * escola/ família/comunid ade. - Gestão e organização. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Leia mais

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal

Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal Sala: 5 anos (1) Educadora: Teresa Tojal 1 SETEMBRO A Terra do Nunca (receção) Rececionar através da Terra do Nunca. Entrega das lembranças de boas vindas; Realização de diversos jogos alusivos ao tema;

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Escola Básica do 1º Ciclo de Palhota PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos Escola Básica do 1º Ciclo de Palhota PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES Data Tema Objectivos Actividades Recursos Orçamento Avaliação 15/09/2011 Abertura do Ano Lectivo. 21/09/2011 Início do Outono 04/10/2011 Dia do Animal 17/10/2011 Dia Mundial da Alimentação. Promover o

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo. Infância Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (1) Educador: Gilberto do Carmo Infância CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Receção Medieval A Escola A sala Promover a integração

Leia mais

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores

Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Projecto Prosepe Ciclo: Prevenção dos incêndios florestais pela educação 2014/15 Tema: Os incêndios florestais não queimam apenas árvores Nome do Clube da Floresta: Os Palmeirinhas Nome da Escola: A preencher

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Teresa Tojal /Susana Campos CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Satisfazer as necessidades

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2016/17

PLANO DE AÇÃO 2016/17 PLANO DE AÇÃO 2016/17 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Recursos Concretização Intervenientes Calendarização Avaliaçãoinstrumentos e Indicadores (de

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2016/2017 Setembro Dias 01 a 04 de Setembro Receção e Integração dos alunos v Integrar/adaptar as crianças no CATL; v Desenvolver laços de relação entre criança/criança; equipa do CATL/crianças; v v Atividades relacionadas

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2018/2019 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2)

Plano Anual de Atividades 2018/2019 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2) CALENDARIZAÇÃO TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS AVALIAÇÃO - Conhecer a Instituição, os - Receção das crianças educandos, os docentes e e Encarregados de funcionários; Setembro

Leia mais

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar

Plano Anual de Actividades do Pré Escolar Plano Anual de s do Á época III Quadro do Plano Anual de s Dia 10 Setembro Reunião de Encarregados de Educação Sensibilizar ao Pais para acompanhar e valorizar o ensino Educadora s; ; Encarregados de Educação

Leia mais

CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR

CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA PRÉ - ESCOLAR TEMA CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES A REALIZAR METAS A ALCANÇAR RECURSOS NECESSÀRIOS Recursos humanos Período de adaptação e observação do nível de desenvolvimen

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Pl de ação para o tema: Resíduos - Falta de hábitos de separação de resíduos - Desvalorização de materiais - Reutilização de materiais - Envolver a comunidade e o meio envolvente na dinamização do programa

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2016 / 2017 Pré-escolar e 1º Ciclo Receção dos Fomentar a integração da criança no meio escolar. Promover a socialização dos alunos. Receção

Leia mais

1º Período. Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Eng. Ressano Garcia PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - 1º CEB

1º Período. Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância Eng. Ressano Garcia PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - 1º CEB Básica do 1º Ciclo com Eng. Ressano Garcia 1º Período Sessões de abertura do ano lectivo: - Reuniões com os Pais/ Encarregados de Educação. - Promover estratégias que visem a integração dos diferentes

Leia mais

Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016

Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016 Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2015/2016 1 Agosto/2015 Todo o mês Integração e adaptação aos novos colegas, adultos e espaços. Organização da sala (espaço e materiais) Estabelecer contacto com os

Leia mais

O Conselho Eco-Escolas da Escola E.B.1/P.E do Pedregal é constituído por: Coordenadora do Projecto Eco-escolas:

O Conselho Eco-Escolas da Escola E.B.1/P.E do Pedregal é constituído por: Coordenadora do Projecto Eco-escolas: Ano Lectivo: 2006/07 Conselho Eco-Escolas O Conselho Eco-Escolas da Escola E.B.1/P.E do Pedregal é constituído por: Coordenadora do Projecto Eco-escolas: Professora Fátima Joselina Rocha Gonçalves Gonçalves

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE

PLANO DE ATIVIDADES DA CRECHE 01 Início do Ano Letivo Atividades de escolha livre. Atividades de exploração do espaço exterior. - Promover a integração / (re) adaptação das crianças; - Integração da criança no meio envolvente. Materiais

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INFÂNCIA

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES INFÂNCIA Abertura do Ano Letivo; Iniciação do ano Letivo; Reuniões com encarregados de educação; Elaboração dos Projetos e Plano de Atividades; Elaboração das Planificações; Adaptação à nova sala de atividades;

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues

Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues Sala: 24 aos 36 meses - Sala de 2 ano (2) Educadora: Sofia Rodrigues SETEMBRO A minha Escola Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Conhecer os diferentes espaços da instituição, regras da sala e da escola

Leia mais

EB1/PE da Pena. Ano Letivo 2016/2017

EB1/PE da Pena. Ano Letivo 2016/2017 EB1/PE da Pena Ano Letivo 2016/2017 Objetivos Promover o livro como estímulo à imaginação, como meio de obter informação, conhecimento e lazer. Envolver a comunidade educativa na promoção do livro e da

Leia mais

Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2011/2012

Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2011/2012 Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2011/2012 Acontecimentos/comemorações bjectivos Actividades/ stratégias Intervenientes S T M B eunião de pais 13 de Setembro eunião de pessoal Auxiliar Informar sobre

Leia mais

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO CALENDARIZAÇÃO E TEMÁTICA Setembro / Outubro Integração das crianças no Outubro / Novembro O Outono Outubro Dia Mundial da Alimentação OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO - Organizar o ambiente

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017-2018 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017-2018 SETEMBRO Humanos Promover a socialização; Adaptação e integração das INTEGRAÇÃO / ADAPTAÇÃO Favorecer a adaptação das crianças; Estabelecer

Leia mais

Plano anual de atividades 2016 / 2017

Plano anual de atividades 2016 / 2017 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças happy day setembro 2016 Fomentar o desenvolvimento da autonomia quer em relação ao

Leia mais

Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Susana Campos Professora: Elisabete Oliveira 1 SETEMBRO OUTUBRO A minha Escola À descoberta da Terra do Nunca Outono Feira dos Piratas Dia das bruxas Conhecer os diferentes espaços

Leia mais

Sala: 24 aos 36 meses -(1) Educadora: Idalina Barros

Sala: 24 aos 36 meses -(1) Educadora: Idalina Barros Sala: 24 aos 36 meses -(1) Educadora: Idalina Barros SETEMBRO A minha Escola O Mundo imaginário Terra do Nunca Conhecer a sala Vamos conhecer o outro Reunião de pais Conhecer os diferentes espaços da instituição,

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 (C.A.T.L)

Plano Anual de Atividades 2014/2015 (C.A.T.L) Plano Anual de Atividades 2014/2015 (C.A.T.L) Data Tema Objetivos Atividades Recursos ou materiais setembro Integração de crianças e jovens Reunião de pais Promover uma integração plena das novas crianças

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE 2015/2016

PLANO DE ATIVIDADES DE 2015/2016 PLANO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2015/2016 EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSCRIÇÕES DIVISÃO DE OBRAS MUNICIPAIS E AMBIENTE SETOR DE GESTÃO AMBIENTAL DO TERRITÓRIO W AMBIENTE@MUN-TROFA.PT T 252 409 850 M

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2012/2013

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2012/2013 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 03 a 13 de Setembro) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo Todas as educadoras

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO 2012/2013 ECO-ESCOLAS

PLANO DE ACÇÃO 2012/2013 ECO-ESCOLAS PLANO DE ACÇÃO 2012/2013 ECO-ESCOLAS EB1 C/PE RIBEIRO DOMINGOS DIAS Santa Maria Maior Funchal Madeira A Escola Ribeiro Domingos Dias participa pelo 6º ano consecutivo no Programa Eco - Escolas. Este ano

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância PL ANUAL DE ATIVIDADES Jardim de Infância LETIVO 2018/2019 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas

Leia mais

TEMAS DO PLANO DE AÇÃO Tema trabalhado pela escola Resíduos Água Energia Espaços Exteriores Biodiversidade Agricultura Biológica Floresta Mar

TEMAS DO PLANO DE AÇÃO Tema trabalhado pela escola Resíduos Água Energia Espaços Exteriores Biodiversidade Agricultura Biológica Floresta Mar TEMAS DO PLANO DE AÇÃO Tema trabalhado pela escola Resíduos Água Energia Espaços Exteriores Biodiversidade Agricultura Biológica Floresta Mar Mobilidade / Transportes Alterações Climáticas Ruído Alimentação

Leia mais

Projeto Pedagógico de Sala Sala dos Mimos - Berçário

Projeto Pedagógico de Sala Sala dos Mimos - Berçário ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE APOIO À FAMÍLIA Creche O Cantinho dos Mimocas Projeto Pedagógico de Sala Sala dos Mimos - Berçário A Sentir, a Bri ncar e a Partilhar, o mundo v amos explorar!

Leia mais

Auditoria ambiental. 1ª Fase. 1ª Fase. 2ª Fase

Auditoria ambiental. 1ª Fase. 1ª Fase. 2ª Fase ECO-ESCOLAS ECO-ESCOLAS Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho

Leia mais

Eco-Escolas EB1/PE Calheta

Eco-Escolas EB1/PE Calheta Eco-Escolas EB1/PE Calheta 2016-2017 Dia do Animal Os alunos viram imagens sobre os animais em vias de extinção e dialogou-se sobre o tema. Posteriormente realizaram-se trabalhos sobre os animais em jornal

Leia mais

NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta

NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta NOME DO PROJETO: Projecto PROSEPE Clube Floresta Guardiões da floresta COORDENADOR/A: José Miguel Faria PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA Docente Adjunta: Ana Maria Oliveira (Professora Titular de Turma

Leia mais

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L.

Plano Anual de Atividades Sociopedagógicas C. A. T. L. Ano Letivo: 2015/2016 Data Comemoração Objetivos Atividades/Local 1 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Promover o conhecimento entre colegas; Conhecer as regras do C.A.T.L; Conhecer os

Leia mais

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades - Prolongamento Escolar

Centro Social de Santa Maria de Sardoura Plano Anual de Atividades - Prolongamento Escolar Ano Letivo: 2015 /2016 Data Comemoração Objetivos Atividades/Local Recursos Humanos e Materiais (Internos/Externos) Observações 01 a 30 de setembro Receção e integração das crianças Promover o conhecimento

Leia mais

Azul. Rosa. Sala Tema Atividades. Sala Tema Actividades. - Outono

Azul. Rosa. Sala Tema Atividades. Sala Tema Actividades. - Outono Rosa Azul - Decoração da sala alusiva à estação do ano - Ouvir música - Conversas - Convívio entre salas, com a participação do - Elaboração do saco para o "Pão por Deus" - Expressão Plástica - Expressão

Leia mais

Plano de acção. Auditoria. Conselho Eco Escola

Plano de acção. Auditoria. Conselho Eco Escola Processo e resultados do grupo de discussão Seminário Nacional ECO ESCOLAS 2014/2015 22 de Janeiro, 17.00h/19.00h Leiria Pressupostos Foi proposto ao grupo de educadoras e professores do 1º ciclo presentes,

Leia mais

aprendizagem/estrat égias - Experiência com o doce, o amargo e o salgado; - Levar para casa um menino/a de pano para os vestir com roupas adequadas;

aprendizagem/estrat égias - Experiência com o doce, o amargo e o salgado; - Levar para casa um menino/a de pano para os vestir com roupas adequadas; Anexo IX Plano Anual de atividades Identificação da Instituição: Externato Marista de Lisboa Educadora Cooperante: Educadora B. P. Nº de Crianças: 25 Idades: 5 Anos Planificação Curricular Anual Identificação

Leia mais

Escola Básica do Castro

Escola Básica do Castro Pl Ação 2014-2015 1 Escola Básica do Castro Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividas Previstas Recursos Intervenientes Calendarização Avaliação- instrumentos e Indicadores

Leia mais

Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril)

Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril) Programa Semana da Terra 2013 (22 a 27 de abril) Dia 22 10h30 Abertura Semana da Terra CERCI Sessão de Teatro dinamizada pelos utentes da CERCI Largada de pombos Centro Columbófilo Inauguração da exposição

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Creche e Educação Pré-Escolar ANO LETIVO 2015/2016 Este plano de atividades foi elaborado a pensar nos interesses e necessidades das crianças para as quais o mesmo se destina,

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE PL ANUAL DE ATIVIDADES CRECHE LETIVO 2018/ 2019 Para além do trabalho previsto no projeto de sala, não podemos deixar de referir algumas atividades que surgem como comemoração de algumas datas importantes,

Leia mais

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA

Plano de Actividades Ano Lectivo Temática: FAMÍLIA União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os Cenourinhas Plano de Actividades Ano Lectivo 2015-2016 Temática: FAMÍLIA - 1 - União Social Sol Crescente da Marateca Jardim-de-infância Os

Leia mais

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2016/2017 Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Ano Letivo 2016-2017 Calendarização Atividades

Leia mais

Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Isabel Ferreira Professora: Elisabete Oliveira 1 SETEMBRO OUTUBRO A minha Escola À volta das Estórias Outono Dia das bruxas Conhecer os diferentes espaços da instituição Conhecer

Leia mais

Programa Eco-Escolas PLANO DE ACÇÃO Coordenador do Projecto: Prof. Eduardo Ribeiro

Programa Eco-Escolas PLANO DE ACÇÃO Coordenador do Projecto: Prof. Eduardo Ribeiro Programa Eco-Escolas PLANO DE ACÇÃO 2010-2011 Coordenador do Projecto: Prof. Eduardo Ribeiro Nota Introdutória... 3 Objectivos Gerais... 4 Objectivos Específicos: Água... 5 Objectivos Específicos: Resíduos...

Leia mais

Projeto Educativo : Mãos à Obra

Projeto Educativo : Mãos à Obra Projeto Educativo : Mãos à Obra INÍCIO DO ANO LETIVO ATÉ 1ª INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E EDUCATIVAS (15 de dezembro de 2017) VALÊNCIA DATA/ TEMA Início do ano letivo 13 SETEMBRO Dia do Animal 4

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena ECOESCOLAS. PLANO DE AÇÃO

Escola Secundária com 3º Ciclo de Alcanena ECOESCOLAS. PLANO DE AÇÃO Inexistência de caixotes que permitam a triagem do lixo em alguns espaços escolares. Alargar a cobertura da rede de ecopontos pelo espaço escolar: - Colocar ou repor caixotes, nos espaços escolares, que

Leia mais

a 27 abril

a 27 abril 2013 22 a 27 abril Dia 22 abril 10h30 Abertura Semana da Terra CERCI Sessão de Teatro dinamizada pelos utentes da CERCI Largada de pombos Centro Columbófilo Inauguração da exposição Recipientes para deposição

Leia mais

Sala: CATL. Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira

Sala: CATL. Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira Sala: CATL Educadora: Helena Salazar Professora: Elisabete Oliveira CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES SETEMBRO Receção e integração das crianças Conhecer os diferentes espaços da instituição

Leia mais

Data Actividades Objectivos Intervenientes Orçamento

Data Actividades Objectivos Intervenientes Orçamento 15 Setembro / 2011 Abertura do Ano Lectivo 23 Setembro/2011 Trabalhos de Expressão Plástica Recepção aos alunos e encarregados de educação Visita guiada à escola; Encontro com os pais e encarregados de

Leia mais

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015

FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Lousada Biblioteca Escolar FESTA DA LEITURA / PROGRAMA DA SEMANA DA LEITURA 2015 ESCOLA 16 março 17 março 18 março 19 março 20 março Outras Datas/Atividades EBS

Leia mais

Energia. Diagnóstico (situações a melhorar) Concretização - Recursos. Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas. Temas

Energia. Diagnóstico (situações a melhorar) Concretização - Recursos. Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas. Temas Temas Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Recursos Sensibilização para o uso das energias renováveis - palestra Vídeo, projector, auditório Concurso de construção

Leia mais

Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ º Período

Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ º Período Plano Anual de Atividades do CATL 2015/ 2016 1º Período Data Tema Objetivos Atividades Material Físico e Humano Espaço SETEMBRO 1 a 18 de setembro (Férias Letivas) Integração/ adaptação das crianças -

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades Setembro Mês Tema Objetivos Atividades Recursos Envolvidos Avaliação Adaptação/ Cantar a canção Bom Socialização dia ; Promover a adaptação das crianças às regras, rotinas da

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2017/2018 REV. 00 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças Jogos de movimento e jogos de socialização Favorecer o desenvolvimento da auto-estima

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2014/15

PLANO DE AÇÃO 2014/15 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Ativides Previstas Realização de presépios/ postais de Natal com materiais reciclados Concretização - Recursos Materias reciclados Participação

Leia mais

NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água

NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água NOME DO PROJECTO: Projecto PROSEPE Clube Floresta d Água COORDENADOR/A: Dolores Leite PLANIFICAÇÃO ELEMENTOS DA EQUIPA Docente Adjunta: Lory Pereira (ciências da natureza/matemática) Docentes colaboradores:

Leia mais

Plano Curricular 2017

Plano Curricular 2017 Calendarização Conteúdos Objetivos Gerais Atividades Recursos Avaliação Janeiro Fevereiro Inverno Dia de Reis Cantar das Janeiras Feira dos Vinte Dia dos Namorados Carnaval Conhecer/Relembrar tradições

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2)

Plano Anual de Atividades 2016/2017 CENTRO SOCIAL E COMUNITÁRIO DA VARZIELA Creche (Sala 2) CALENDARIZAÇÃO TEMA OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS HUMANOS RECURSOS MATERIAIS AVALIAÇÃO - Conhecer a Instituição, os - educandos, os docentes e funcionários; Setembro Abertura do Ano Letivo - Fomentar a

Leia mais

Sala: 5 anos Educadora: Vera Neves

Sala: 5 anos Educadora: Vera Neves Sala: 5 anos Educadora: Vera Neves SETEMBRO Regresso à escola com histórias Principezinho Rececionar através do Principezinho. Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Desenvolver atos de

Leia mais

Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida

Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida Sala: 1/2 Anos Educadora: Luísa Almeida CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Eu e o outro Promover a (re)integração das crianças Criar laços afetivos entre a

Leia mais

EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES EXTERNATO DO PARQUE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 SETEMBRO Ao longo do Oração da manhã ano Acolhimento dos alunos novos reunião de pais 14 set. A Direção dá as boas vindas. 1ºs anos Receção dos alunos

Leia mais

Plano Anual de Actividades

Plano Anual de Actividades Plano Anual de Actividades 2015/2016 Dia 02 de Setembro Dias 22 a 25 de Setembro Recepção das crianças à escola Reunião de pais e Encarregados de Educação Promover a integração das crianças que frequentam

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1 INDICE 1. Enquadramento Legal. 3 2. Identificação...4 3. Objetivos Formas de Organização Programação das Atividades Recursos...5 4. Avaliação...6 Anexos 2 1. Enquadramento Legal

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE PINHAL NOVO Ano Lectivo 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES Projecto Eco-Escolas

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE PINHAL NOVO Ano Lectivo 2010/2011 PLANO DE ACTIVIDADES Projecto Eco-Escolas Projecto Eco- lectivo Acções de informação e sensibilização sobre água, resíduos, energia, alterações climáticas e preservação da floresta. x x x x x x, Área de Projecto, Curso Profission al de TAL x x

Leia mais

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel

Agrupamento De Escolas Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel Agrupamento De s Bartolomeu Gusmão E.B.1. Rainha Sta. Isabel 1 Introdução Planos anual e plurianual de actividades documentos de planeamento, que definem, em função do projecto educativo, os objectivos,

Leia mais

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES OBJETIVOS DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2012-2013 Promover o sucesso académico Reforçar a organização, coordenação e articulação curricular Promover a participação dos Encarregados de Educação no processo

Leia mais

Processo e resultados do grupo de discussão Seminário Nacional ECO ESCOLAS 2014/2015 20 de Janeiro, 17.00h/19.00h Ílhavo Pressupostos Foi proposto ao grupo de educadoras e professores do 1º ciclo presentes,

Leia mais

Plano Anual de Actividades da E.B.1/P.E. de Lombada. Ano lectivo

Plano Anual de Actividades da E.B.1/P.E. de Lombada. Ano lectivo Plano Anual de Actividades da E.B.1/P.E. de Lombada Ano lectivo 2008-2009 1º Período 9/09/2008 Reunião Geral com os Encarregados de do Pré-. Apresentar a equipa do Pré-; Dar a conhecer os objectivos do

Leia mais

Dia Mundial da Música (1 de Outubro) -Participação na atividade comemorativa do Dia mundial da Música. - Decoração de saquinhos para as broas

Dia Mundial da Música (1 de Outubro) -Participação na atividade comemorativa do Dia mundial da Música. - Decoração de saquinhos para as broas AZUL Dia Mundial da Música (1 de Outubro) -Participação na atividade comemorativa do Dia mundial da Música -Aulas de música O Outono -Histórias -Danças -Canções -Pequenas dramatizações - de expressão motora

Leia mais

Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco

Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco Plano Anual de Atividades de Complemento Curricular 2012 2013 1º Período: 18 de setembro a 18 de dezembro de 2012 Atividade Responsáveis

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa

Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa Escola Básica do 1º Ciclo de Caia e Nave Longa Regresso à Escola "Baptismo" Facilitar a integração dos alunos e encarregados 01-09-2004 Alunos dos alunos do 1.ºano de educação na comunidade escolar Quadros

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2013/14

PLANO DE AÇÃO 2013/14 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Realização de presépios com materiais reciclados Concretização - Recursos Materias reciclados Concretização - Intervenientes

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO ECO-CÓDIGO C O N S T R U Ç Ã O D O N O S S O E C O - C Ó D I G O

CONSTRUÇÃO DO ECO-CÓDIGO C O N S T R U Ç Ã O D O N O S S O E C O - C Ó D I G O CONSTRUÇÃO DO ECO-CÓDIGO C O N S T R U Ç Ã O D O N O S S O E C O - C Ó D I G O ECO-CÓDIGO PELO COLÉGIO ECO-CÓDIGO PELO COLÉGIO ECO-CÓDIGO PELO COLÉGIO ECO-CÓDIGO PELO COLÉGIO HASTEAR DA BANDEIRA ECO-ESCOLAS

Leia mais

Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8

Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8 Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8 Melhorar a Biodiversidade; Desconhecimento da Floresta Aumentar o nº de espécies autóctones; Aumentar o conhecimento sobre a Floresta; Diferenciar espécies invasoras

Leia mais

PROGRAMA ECO-ESCOLAS - PLANO DE ACÇÃO 2010/2011

PROGRAMA ECO-ESCOLAS - PLANO DE ACÇÃO 2010/2011 Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal Quinta da Fonte Portela Apartado 4 2565-909 Runa Telefone: 261314072 Fax: 261313234 Email: epatv@mail.telepac.pt PROGRAMA ECO-ESCOLAS - PLANO DE ACÇÃO

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Setembro Integração e adaptação das Crianças Reunião de pais - Promover a (re)integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos

Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Escola Básica do 1º Ciclo c/ Jardim de Infância dos Assentos Actividades Recepção aos novos alunos Acolher alunos e pais 15 de Setembro Professores e Pais e alunos do Professores e 100 Observação das Diálogo

Leia mais

Plano de acção. Auditoria. Conselho Eco Escola

Plano de acção. Auditoria. Conselho Eco Escola Processo e resultados do grupo de discussão Seminário Nacional ECO ESCOLAS 2013/2014 24 de Janeiro, 17.00h/19.00h Braga Pressupostos Foi proposto ao grupo de educadoras e professores do 1º ciclo presentes,

Leia mais

Jardim Infantil Popular da Pontinha

Jardim Infantil Popular da Pontinha Jardim Infantil Popular da Pontinha Projeto Pedagógico do CATL Extensões de Horário e Interrupções Letivas Educar com Arte Animadora Sociocultural Mª José Magessi Ano Letivo 2013/2014 EDUCAR COM ARTE Várias

Leia mais

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque

Plano Anual de Escola 2009/2010 Escola Básica 1.º Ciclo Lombo Segundo São Roque - Incentivar o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação com a vida escolar Pré- Apresentação; abertura do ano lectivo; informações gerais; promover a participação da família e da na escola Setembro

Leia mais

Centro de Educação Ambiental

Centro de Educação Ambiental Centro de Educação Ambiental Relatório de Atividades 2013-2014 SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 PLANO DE ATIVIDADES DO CEA 2013-2014 4 À DESCOBERTA

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Mod.21.028.B PLANO ANUAL DE ATIVIDADES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ano Letivo 2017/2018 Setembro Educadores AAE Estagiários/ Voluntários Outros Colab. Pais/ Família Material didático e de desgaste Autocarro

Leia mais

ANO 2016 Calendarização Conteúdos Objetivos Gerais Atividades Recursos Avaliação

ANO 2016 Calendarização Conteúdos Objetivos Gerais Atividades Recursos Avaliação Janeiro Desenvolver a Decorar um boneco de motricidade na utilização neve; de vários materiais; Decorar a colher de Desenvolver aptidões Instrumentos; pau; manuais e técnicas; Colher de pau; Fazer jogos

Leia mais

Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016

Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016 Plano Anual de Actividades Culturais e Recreativas para as Crianças 2015/2016 Local Actividades Objectivos Mês de Setembro Uma prenda para ti - Elaboração de uma lembrança para as crianças Promover a integração

Leia mais