02/08/2016 ESTUDO DA TERMOLOGIA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. Professor de Ciências Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "02/08/2016 ESTUDO DA TERMOLOGIA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. Professor de Ciências Física"

Transcrição

1 ESTUDO DA TERMOLOGIA Professor Paulo Christakis, M.Sc. Professor de Ciências Física

2 INTRODUÇÃO A termologia é o capítulo da física que estuda os fenômenos ligados a uma forma de energia capaz de aquecer, resfriar ou mudar o estado físico de uma substância (o calor). A termometria estuda a temperatura.

3 TEMPERATURA É a grandeza que mede o nível de agitação das partículas (átomos, moléculas, íons, etc.) de um corpo. Quanto mais agitadas estiverem as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

4 EXPERIÊNCIA DE JOHN LOCKE O tato é um método de verificação de temperatura muito limitado, pois não podemos tocar em objetos muitos quentes ou muito frios. O garoto após colocar as duas mãos na água morna terá sensação de quente com a mão direita e de frio com a mão esquerda, ou seja, duas sensações diferentes para uma mesma temperatura.

5 EQUILÍBRIO TÉRMICO Quando dois ou mais corpos que possuem temperaturas diferentes estão num recinto isolado termicamente, após certo intervalo de tempo eles atingem o equilíbrio térmico (mesma temperatura). Ex: Um feijão retirado do fogo e um copo com água da geladeira são colocados sobre a mesa. Após alguns minutos, observamos que ambos atingiram a temperatura ambiente (o feijão esfriou e a água esquentou ).

6

7 TERMÔMETRO A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura. A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.

8 Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

9 Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

10 Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

11 O termômetro clínico da foto está graduado simultaneamente nas escalas Celsius (entre 35 0 C e 42 0 C) e Fahrenheit (entre 94 0 F e F). A graduação é feita apenas entre esses valores extremos porque eles correspondem aos limites da temperatura do corpo humano.

12 Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34 o C e 43 o C que são consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura considerada normal de nosso corpo é 36,5 o C.

13 Apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio quando sofre a dilatação, mas que impede o seu retorno quando se contrai, por isso este termômetro continua indicando a temperatura do corpo mesmo sem contato com o corpo e por um longo intervalo de tempo mesmo que o termômetro seja levado a um local com temperatura mais baixa. Para que o líquido termométrico volte à posição inicial no interior do bulbo, é necessário sacudi-lo rapidamente.

14 Mais moderno que o termômetro clínico comum são os termômetros de cristal líquido também utilizados para a medida da temperatura do corpo humano. São pequenas faixas plásticas transparentes com pequenos retângulos que contêm um cristal líquido que entram em contato com o corpo e, conforme o valor da temperatura, o cristal no seu interior, muda de cor. Porém, os especialistas dizem que não são muito confiáveis.

15 Da mesma forma que o clínico, há o termômetro a álcool, normalmente utilizado em laboratório de ciências, pois possui escala entre -10 o C e 150 o C. É também usado em residências, para verificar a temperatura ambiente. Alguns termômetros desse tipo utilizam corantes vermelhos, possuindo um custo mais baixo que o de mercúrio, e além disso, são menos prejudiciais a nossa saúde, pois o mercúrio é um metal tóxico e um de seus efeitos colaterais é a doença renal.

16 Há os termômetros de máxima e mínima que, como o próprio nome sugere, indicam a temperatura mais alta e a mais baixa atingida pelo termômetro em um certo intervalo de tempo. São termômetros utilizados em meteorologia, sendo que, com uma única leitura, pode-se determinar a temperatura máxima e mínima atingida desde a última vez que o termômetro foi ajustado de modo que a temperatura máxima e mínima viessem a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

17 Quando a temperatura aumenta o álcool se dilata e passa livremente pelo flutuador fazendo com que o mercúrio se expanda levando o flutuador a correspondente temperatura - a máxima. Quando a temperatura diminui o álcool se contrai e leva o mercúrio e, consequentemente, o outro flutuador que registra a menor temperatura - a mínima.

18 A coluna de mercúrio apresenta o formato da letra "U" e em suas extremidades há dois bulbos: um totalmente preenchido por álcool e o outro só parcialmente. Nos extremos das colunas de mercúrio há dois flutuadores de ferro esmaltado que são os índices das temperaturas, pois sobem quando o mercúrio se dilata, mas que ficam presos ao tubo capilar quando o mercúrio se contrai devido ao atrito com a parede do tubo e só retornam a posição original com o auxílio de um ímã.

19 Os termômetros a gás medem a temperatura através da leitura da pressão do gás mantido a volume constante. Pode ser graduado fazendo com que cada volume corresponda a um valor de temperatura na escala Celsius, por exemplo. São utilizados para a medida de baixas temperaturas, usando-se o gás hélio, cuja temperatura de condensação, sob pressão atmosférica, é de aproximadamente -269 o C.

20 Atualmente são utilizados os termômetros de radiação que atuam a grandes distâncias, isto é, sem contato com o objeto. São usados nos satélites meteorológicos para a obtenção da temperatura na atmosfera e na superfície da Terra e podem medir temperaturas entre -50 o C e 3000 o C. Pode ser utilizado para a medida de temperatura de qualquer sistema que emite radiação eletromagnética na forma de luz visível ou radiação infravermelha, assim como a radiação de corpo negro. Um exemplo de termômetro desse tipo é o pirômetro óptico.

21 Através da radiação infravermelha, pode-se fazer a imagem da distribuição de temperatura do corpo humano localizando infecções, ou detectar problemas com a rede elétrica encontrando os pontos onde os fios estão mais quentes. Também são usados em equipamentos de visão noturna sendo possível identificar pessoas, animais e até vegetais mais quentes que outros em uma floresta. A essa técnica dá-se o nome de termografia.

22 Para altas temperaturas utiliza-se o termômetro conhecido por pirômetro óptico que é utilizado para a medida de temperaturas de metais incandescentes, fornalhas ou estrelas, pois pode ser usado à distância e pode medir temperaturas acima do ponto de fusão dos materiais que o constituem.

23 Há ainda o termômetro de lâmina bimetálica que é constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas uma com a outra e que, quando aquecidas, dilatam-se. Como os metais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina. Há também os que tem forma de espiral com uma extremidade fixa e a outra livre, com um ponteiro que gira com o aquecimento indicando a temperatura em um mostrador.

24 Termômetros desse tipo funcionam entre temperaturas de -5 o C e 300 o C e são utilizados no controle de temperatura de fornos, ferros elétricos e saunas.

25 Existem ainda os termômetros digitais baseados em propriedades elétricas ou eletrônicas. Podem ser encontrados em relógios de pulso e em equipamentos eletrônicos como computadores. A medida da temperatura é feita através da variação de suas características elétricas. Os mais comuns utilizam um resistor que faz parte de um circuito elétrico que aciona o indicador de temperatura de acordo com o valor da resistência.

26 O controle da temperatura e sua medida também são realizadas através dos dispositivos denominados termopares que são usados em painéis de automóveis para a indicação da temperatura do motor. Geralmente há uma lâmpada que acende quando há superaquecimento. Podem medir até 1800 o C, sendo também utilizados na indústria, na medida da temperatura de fornos de fundição de metais e vidros.

27 ESCALAS TERMOMÉTRICAS É um conjunto de valores numéricos em que cada valor está associado a uma temperatura. Os valores de uma escala termométrica são obtidos arbitrariamente e atribuídos a dois estados térmicos denominados pontos fixos, conforme a seguinte descrição: 1.º ponto fixo: corresponde ao ponto de gelo (temperatura na qual podemos encontrar gelo e água em equilíbrio térmico sob pressão normal 1 atm). 2.º ponto fixo: corresponde ao ponto de vapor (temperatura de ebulição da água sob pressão normal).

28 Escala Celsius É a escala mais utilizada no mundo inteiro. Foi idealizada pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius ( ). Essa escala foi apresentada e oficializada em 1742 em uma publicação da Real Academia Sueca de Ciências. O primeiro ponto fixo corresponde a 0 C e o segundo ponto fixo a 100 C. A escala Celsius é dividida de forma centesimal, ou seja, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 100 partes iguais. A cada parte corresponde a temperatura de 1 grau Celsius.

29 Escala Fahrenheit A escala Fahrenheit é utilizada geralmente nos países de língua inglesa. Foi proposta pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit ( ). A princípio, ele propôs para uma mistura de gelo e cloreto de amônia a temperatura de 0 F e, para o corpo humano, 100 F. Quando a água começou a ser utilizada como substância de referência, a relação para o primeiro ponto fixo passou a ser 32 F e, para o segundo ponto fixo, 212 F. A divisão dessa escala entre os pontos fixos é de 180 partes.

30 Escala Kelvin (escala absoluta) Kelvin (símbolo K) é o nome da unidade de temperatura do Sistema Internacional de Unidades e recebe o nome do físico e engenheiro britânico William Thomson ( ), que se tornou Lorde Kelvin. Esse físico propôs para o primeiro ponto fixo a temperatura de 273 K (não se usa a expressão grau) e, para o segundo ponto fixo, a temperatura de 373 K. O intervalo entre os pontos fixos é o mesmo da escala Celsius, 100 partes. A escala formulada por Kelvin é absoluta, pois tem seu início no zero absoluto. Essa escala não admite temperatura negativa.

31 Escala Kelvin (escala absoluta) Kelvin (símbolo K) é o nome da unidade de temperatura do Sistema Internacional de Unidades e recebe o nome do físico e engenheiro britânico William Thomson ( ), que se tornou Lorde Kelvin. Esse físico propôs para o primeiro ponto fixo a temperatura de 273 K (não se usa a expressão grau) e, para o segundo ponto fixo, a temperatura de 373 K. O intervalo entre os pontos fixos é o mesmo da escala Celsius, 100 partes. A escala formulada por Kelvin é absoluta, pois tem seu início no zero absoluto. Essa escala não admite temperatura negativa.

32 Zero absoluto (0 K) Quando elevamos a temperatura de um corpo, aumentamos o estado de agitação de suas moléculas. Ao diminuir essa temperatura, o estado de agitação das moléculas também diminui. Se continuarmos reduzindo a temperatura desse corpo, a tendência é cessar o movimento das moléculas, chegando-se à menor temperatura que um corpo poderia alcançar, situação inatingível até os dias de hoje.

33 Corresponde à temperatura em que as partículas de um sistema cessariam seu movimento vibratório, isto é, estado de agitação nulo. Essa temperatura é na realidade apenas teórica, pois nunca se conseguiu tal valor. A temperatura mais baixa até hoje conseguida foi de 2,8.10 (-10) K e está no Guinness, o livro dos recordes (feito anunciado em 1993, realizado no Laboratório de baixas Temperaturas da Universidade de Tecnologia de Helsinque, na Finlândia).

34 CONVERSÃO ENTRE AS ESCALAS Às vezes é necessário transformar uma indicação na escala Fahrenheit para escala Celsius e vice-cersa. Abaixo mostraremos a relação que existe entre as escalas Celsius, Fahrenheit e kelvin. C: Temperatura Celsius F: Temperatura Fahrenheit K: Temperatura Kelvin

35

36 CONVERSÃO ENTRE AS VARIAÇÕES São comuns situações em que se observa a variação de temperatura. Por exemplo: em certo dia, a temperatura mínima em uma determinada cidade foi de 15 C, e a máxima, de 25 C. A temperatura variou, então, 10 C. Para determinar essa variação em outra escala, é preciso utilizar as proporcionalidades entre as divisões da escala. ΔC: Variação Celsius ΔF: variação Fahrenheit ΔK: Variação Kelvin

37 EXERCÍCIOS 1. Quando podemos dizer que dois corpos estão em equilíbrio térmico? 2. Efetue as seguintes transformações: a) 40 C em F b) 303 K em C c) 59 F em C d) 86 F em K

38 CALOR Consideremos a seguinte situação: um corpo mais quente entra em contato com um corpo mais frio. Após um tempo, os dois corpos ficam com temperaturas iguais, pois atingem o equilíbrio térmico. O que será que passa de um corpo para outro quando eles estão com diferentes temperaturas? Será que o que é transferido é a própria temperatura?

39 Em 1770, o cientista britânico Joseph Black ( ) mostrou que, quando misturamos partes iguais de um líquido (leite, por exemplo), inicialmente com temperaturas diferentes, ocorre uma mudança significativa das temperaturas de ambas as partes. Todavia, se derramarmos um copo de leite morno em um balde cheio de água a 0 C e com vários cubos de gelo fundente, e isolarmos esse sistema, a temperatura do leite mudará expressivamente, mas a da mistura de água e gelo não. Com esse simples experimento, o cientista demonstrou que aquilo que é transferido nesse processo não é a temperatura.

40 Assim, durante os processos citados, o que ocorreu foi uma transferência de energia térmica do corpo mais quente para o corpo mais frio até o momento em que atingiram a mesma temperatura. Essa energia transferida é denominada calor.

41 Calor é a energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura. Essa energia é transferida espontaneamente do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Sendo θa a temperatura do corpo A, e θb a temperatura do corpo B, temos que:

42 UNIDADES DE QUANTIDADE DE CALOR Calor é uma forma de energia. Logo, a unidade para medir a quantidade de calor trocada em um processo no Sistema Internacional será o joule (J). No entanto, no estudo da Termologia, é muito comum usar a unidade caloria (cal).

43 MODALIDADES DE CALOR Fornecer ou retirar calor de um corpo traz algumas consequências. Ele pode tanto sofrer variações de temperatura como mudar de estado físico. Por exemplo, quando um pedaço de metal é colocado sob uma chama, nota-se que o calor recebido provoca uma mudança na temperatura do metal. A essa modalidade de calor é dado o nome de calor sensível.

44 Nessa fórmula, c é uma constante de proporcionalidade denominada calor específico sensível, sendo uma grandeza característica da substância. Seu valor está sujeito à temperatura da substância e ao estado físico e não depende da massa. A unidade usual do calor específico é o cal/g C.

45

46 Quando um cubo de gelo é retirado do congelador e deixado em contato com o meio ambiente, pode-se observar uma mudança de estado, a fusão do gelo. A essa modalidade de calor é dado o nome de calor latente.

47 A constante de proporcionalidade L é a quantidade de calor que se deve fornecer para cada unidade de massa da substância ou retirar dela para mudar de estado. A unidade usual é a cal/g.

48 O calor sensível e o calor latente não ocorrem simultaneamente. Para exemplificar, vamos utilizar o aquecimento de uma determinada massa de gelo inicialmente a -10 C até sua transformação em vapor, a 130 C. As transformações estão indicadas no esquema a seguir:

49 49 Referências Os fundamentos da física. Disponível em: < Acesso em: 01/05/2016. Desenhos e charges. Disponíveis na internet. Acesso em: 01/05/2016.

Índice de figuras. Figura 1 - Diferentes escalas de temperatura...4

Índice de figuras. Figura 1 - Diferentes escalas de temperatura...4 Sumário Temperatura Escalas termométricas...4 Termômetros...4 As escalas termométricas...4 Escala Celsius...5 Escala Fahrenheit...5 Escala Kelvin...5 Algumas comparações entre as escalas...6 Índice de

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo)

TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo) TERMOMETRIA TERMOLOGIA (TERMO = calor, LOGIA = estudo) É a parte da Física encarregada de estudar o calor e seus efeitos sobre a matéria. A termologia está intimamente ligada à energia térmica, estudando

Leia mais

Termologia. Prof. Raphael Carvalho

Termologia. Prof. Raphael Carvalho Termologia Prof. Raphael Carvalho Tá mesmo cara, eu tô com muito Calor! Cara, tá quentão aqui, né? OBJETIVOS DA TERMOLOGIA Estudar os fenômenos relativos às manifestações de um tipo de energia que pode

Leia mais

Capitulo-4 Calor e Temperatura

Capitulo-4 Calor e Temperatura Capitulo-4 Calor e Temperatura www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Resumo de aula: Termometria. 1- Temperatura Termometria é a parte da física que se preocupa unicamente em formas de se medir a temperatura

Leia mais

Termologia: Termometria

Termologia: Termometria Termologia: Termometria Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Termologia: introdução; Medição de temperatura e escalas termométricas. TERMOLOGIA: INTRODUÇÃO Termologia é a parte da Física em

Leia mais

Professor Marco Antonio

Professor Marco Antonio Professor Marco Antonio observações macroscópicas interpretações microscópicas Termologia Quente ou frio? Termologia Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um

Leia mais

Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção. Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli

Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção. Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli TERMOLOGIA A termologia é uma parte da Física que estuda as diversas manifestações de calor. A parte

Leia mais

Termometria. Temperatura

Termometria. Temperatura Termometria Termometria Temperatura A Física Térmica, também conhecida como Termologia, é a área da Física que investiga os fenômenos relacionados à energia térmica. Dentre esses fenômenos, podemos citar

Leia mais

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos.

A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. Sistema termodinâmico A termodinâmica estuda os fenómenos térmicos. SISTEMA TERMODINÂMICO TEMPERATURA ENERGIA INTERNA Sistema termodinâmico Sistema em que importa considerar a energia interna e a sua variação.

Leia mais

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura

1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura 1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura Temperatura A temperatura está relacionada com a agitação térmica das partículas que formam o sistema. Aumento de temperatura de um sistema:

Leia mais

ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA...

ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA... ENERGIA INTERNA, CALOR, TEMPERATURA... ENERGIA INTERNA As moléculas 1 de um corpo estão em constante agitação. Essa agitação pode ser maior ou menor dependendo tanto da temperatura quanto do estado físico

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

1ª Aula do cap. 19 Termologia

1ª Aula do cap. 19 Termologia 1ª Aula do cap. 19 Termologia T e m p e r a t u r a O valor da temperatura está associada ao nível de agitação das partículas de um corpo. A temperatura é uma medida da agitação térmica das partículas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DEMÉTRIO RIBEIRO TERMOMETRIA. Física 2º ano Prof. Thales F. Machado

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DEMÉTRIO RIBEIRO TERMOMETRIA. Física 2º ano Prof. Thales F. Machado ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DEMÉTRIO RIBEIRO TERMOMETRIA Física 2º ano Prof. Thales F. Machado 2015 Termo + metria Temperatura Medida Ramo da Termologia voltado para o estudo da temperatura, dos termômetros

Leia mais

Área - Física Ensino Médio, 2ª Série. Escalas termométricas

Área - Física Ensino Médio, 2ª Série. Escalas termométricas Área - Física Ensino Médio, 2ª Série Escalas termométricas FÍSICA, 2ª Série Escalas Termométricas TERMOLOGIA é a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com o calor e a temperatura. Imagem:

Leia mais

SUMÁRIO FÍSICA TEMPERATURA E CALOR 3 CELSIUS E FAHRENHEIT 5 KELVIN E CELSIUS 6 EXERCÍCIOS DE COMBATE 8 GABARITO 13

SUMÁRIO FÍSICA TEMPERATURA E CALOR 3 CELSIUS E FAHRENHEIT 5 KELVIN E CELSIUS 6 EXERCÍCIOS DE COMBATE 8 GABARITO 13 SUMÁRIO TEMPERATURA E CALOR 3 CELSIUS E FAHRENHEIT 5 KELVIN E CELSIUS 6 EXERCÍCIOS DE COMBATE 8 GABARITO 13 2 TEMPERATURA E CALOR Vamos iniciar nossos estudos com a diferenciação dessas duas grandezas

Leia mais

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Lista de exercícios Física II (Recuperação) 1º Período 2014 Aluno(a): N.º Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni QUESTÃO 1

Leia mais

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada:

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada: PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Lista de exercícios (Transmissão

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Temperatura Lucy V. C. Assali Física II 2016 - IO Temperatura Não confiável Por exemplo: metal e papel tirados do congelador, sentimos o metal mais frio, mas é só porque ele é um melhor condutor

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Termometria 05/07 fev RESUMO - Calor: fluxo espontâneo de energia devido à diferença de temperatura entre os corpos. - Temperatura: número associado

Leia mais

Unidade I. Aula 1.2 Conteúdo. Termologia, Vida e Ambiente

Unidade I. Aula 1.2 Conteúdo. Termologia, Vida e Ambiente Unidade I Termologia, Vida e Ambiente Aula 1.2 Conteúdo Termologia: Termometria - equação de conversão entre as escalas termométricas / exercícios de fixação. Habilidades: Confrontar interpretações científicas

Leia mais

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Termo + Dinâmica Calor movimento Ramo da Física F que estuda os fenômenos relacionados ao aquecimento e resfriamento dos corpos. TEMPERATURA Grandeza

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1 CURSO DE FÍSICA Módulo 1 ÍNDICE TERMOMETRIA...2 Equilíbrio térmico...2 Escalas de temperatura...2 Escala Celsius...2 Escala Fahrenheit...2 Escala Kelvin...3 Exercícios de classe...3 Atividades para casa...4

Leia mais

2.1 Breve história da termodinâmica

2.1 Breve história da termodinâmica 2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica

Leia mais

Prof. Paulo Henrique Muel er Biologia e Ciências Naturais TERMOLOGIA

Prof. Paulo Henrique Muel er Biologia e Ciências Naturais TERMOLOGIA TERMOLOGIA Introdução Todos os corpos são constituídos por partículas que estão sempre em movimento. Esse movimento é denominado energia interna do corpo. O nível de energia interna de um corpo depende

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica

Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Calor Transmissão de calor 1 a Lei da Termodinâmica Temperatura Temperatura Temperatura: é o grau de agitação das partículas (átomos, moléculas) de um corpo. Lei zero da termodinâmica Se dois

Leia mais

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir. 1. (G1) Em uma determinada escala arbitrária o ponto de congelamento da água é de 10 unidades, enquanto que o ponto de ebulição é de 210 unidades. Todas as medidas feitas ao nível do mar. Qual é a temperatura

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

Termologia. Em um dia de inverno, a temperatura abaixou de 9 F. Essa variação na escala Celsius seria de: a) 12,7 C b) 5 C c) 9 C d) 12,5 C e) n.r.a.

Termologia. Em um dia de inverno, a temperatura abaixou de 9 F. Essa variação na escala Celsius seria de: a) 12,7 C b) 5 C c) 9 C d) 12,5 C e) n.r.a. 1. Questão Termologia Nas lâmpadas de filamento de tungstênio, a temperatura desse filamento atinge o valor de 2500 C. Determinar o valor dessa temperatura na escala Fahrenheit. a) 2685 F b) 4532 F c)

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 3 Termologia Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira Prof. Roberto Claudino 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais;

Leia mais

PROFESSOR DANILO 2016 POLIEDRO - CEC - ITATIBA

PROFESSOR DANILO 2016 POLIEDRO - CEC - ITATIBA TERMOMETRIA 1. (Unesp 2014) Para testar os conhecimentos de termofísica de seus alunos, o professor propõe um exercício de calorimetria no qual são misturados 100 g de água líquida a 20 C com 200 g de

Leia mais

Lista de Exercícios Clinton. Física

Lista de Exercícios Clinton. Física Lista de Exercícios Clinton Física SÉRIE: 2º ANO DATA: 31 / 01 / 7 01. (UFSM-RS) Calor é: a) a energia contida em um corpo. b) a energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Conceitos temperatura e calor Propagação de calor

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Conceitos temperatura e calor Propagação de calor Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Conceitos temperatura e calor Propagação de calor Conceitos iniciais Estados da matéria Sólido Volume e fomato definidos, energia

Leia mais

Aula Medição de Temperatura

Aula Medição de Temperatura Aula INS23403 Instrumentação Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo 3 2017/1 Termometria significa medição de temperatura. Termometria Pirometria: medição de altas

Leia mais

Física. Escalas Termométricas. Termometria. Augusto Melo

Física. Escalas Termométricas. Termometria. Augusto Melo Física Augusto Melo Termometria Menu 1 Temperatura 2 Equilíbrio térmico 3 Calor 4 Energia Térmica 5 Sensação Térmica 6 Medida da Temperatura 7 Pontos Fixos Fundamentais 8 Pontos Fixos Fundamentais (Simulador)

Leia mais

Temperatura e equilíbrio térmico

Temperatura e equilíbrio térmico [Imagem: gigaom.com] Para falar de sistemas Sistema é a parte do Universo que se pretende estudar. Exterior não faz parte do sistema. Vizinhança é a parte do exterior que pode interagir com o sistema.

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes AC33F AGROCLIMATOLOGIA TEMPERATURA DO AR E DO SOLO PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética

Leia mais

TERMOLOGIA. Calorimetria:

TERMOLOGIA. Calorimetria: TERMOLOGIA Calorimetria: Calor: é energia térmica em trânsito. Ela ocorre sempre entre dois corpos com temperaturas diferentes. O corpo com temperatura maior sede espontaneamente calor para o corpo que

Leia mais

Propagação do Calor e Calorimetria

Propagação do Calor e Calorimetria Condução Térmica Física 3 - Capítulo 3 Propagação do Calor e Calorimetria Propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre nos materiais

Leia mais

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura Lista de exercícios Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta no verão

Leia mais

Temperatura e Calor Aula 1 Allan Calderon

Temperatura e Calor Aula 1 Allan Calderon Temperatura e Calor Aula 1 Allan Calderon Introdução Século XVII => fogo era um dos elementos básicos da natureza (ar, terra, água e fogo); Século XVIII => idéia de flogístico (Georg E. Stahl), substância

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO. Resp. D

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO. Resp. D 10) Antes de medir a temperatura de um paciente, uma enfermeira verifica que o termômetro clínico indica 35 C. Em seguida, usando esse termômetro, ela mede a temperatura do paciente, encontrando o valor

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 16 2 MEDIDORES DE TEMPERATURA 3 INTRODUÇÃO Todas as substâncias são constituídas

Leia mais

Sistema de Aquecimento e Resfriamento de peças automatizado.

Sistema de Aquecimento e Resfriamento de peças automatizado. Instituto Federal de Santa Catarina Campus Joinville. Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Módulo: V. Matéria: Metrologia e Instrumentação. Professor Dr.: Rodrigo Coral. Sistema de Aquecimento

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL

Aluno (a): Data: / / Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL Aluno (a): Data: / / 2018. Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL Série: Turma: Questão 01) FÍSICA ESCALAS TERMOMÉTRICAS Uma escala termométrica A adota para a temperatura da água em ebulição à pressão

Leia mais

2. (Fatec 2003) O gráfico a seguir relaciona as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit.

2. (Fatec 2003) O gráfico a seguir relaciona as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit. 1. (Ufpe 2006) O gráfico a seguir apresenta a relação entre a temperatura na escala Celsius e a temperatura numa escala termométrica arbitrária X. Calcule a temperatura de fusão do gelo na escala X. Considere

Leia mais

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão

CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1 ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 3 ermologia Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira Prof. Roberto Claudino 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2.

Leia mais

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC)

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) 1-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta

Leia mais

O QUE É TERMOMETRIA E TEMPERATURA??

O QUE É TERMOMETRIA E TEMPERATURA?? TERMOMETRIA O QUE É TERMOMETRIA E TEMPERATURA?? Termometria: Área específica da Termodinâmica que estuda a temperatura e suas diferentes escalas usadas pelo mundo Temperatura: Parâmetro termométrico que

Leia mais

TEMPERATURA E ESCALAS TERMOMÉTRICAS - TEORIA

TEMPERATURA E ESCALAS TERMOMÉTRICAS - TEORIA TEMPERATURA E ESCALAS TERMOMÉTRICAS - TEORIA Freqüentemente, usamos a temperatura para indicar quando um corpo está mais quente ou mais frio que outro. Para entender o conceito de temperatura, vamos pensar

Leia mais

Termologia: Calorimetria

Termologia: Calorimetria Termologia: Calorimetria Física_9 EF Profa. Kelly Pascoalino Nesta aula: Temperatura x Calor; Processos de propagação de calor; Calor específico; Calor Latente e mudanças de estado. TEMPERATURA X CALOR

Leia mais

TERMOMETRIA. m 100 g; m 200 g; c 1 cal / g C; kg / m ; c 0,1 cal / g X 0,6 cal / g

TERMOMETRIA. m 100 g; m 200 g; c 1 cal / g C; kg / m ; c 0,1 cal / g X 0,6 cal / g TERMOMETRIA 1. (Unesp 2014) Para testar os conhecimentos de termofísica de seus alunos, o professor propõe um exercício de calorimetria no qual são misturados 100 g de água líquida a 20 C com 200 g de

Leia mais

CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1. CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas

CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1. CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas CELSIUS, TEMPERATURA E CALOR PARTE 1 CONTEÚDOS Equilíbrio térmico Temperatura Escalar termométricas AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Iniciamos agora uma reflexão sobre um outro campo de estudo da Física relacionado

Leia mais

Física Experimental - Termodinâmica - Conjunto para termodinâmica - EQ054

Física Experimental - Termodinâmica - Conjunto para termodinâmica - EQ054 Índice Remissivo... 4 Abertura... 6 Guarantee / Garantia... 7 Certificado de Garantia Internacional... 7 As instruções identificadas no canto superior direito da página pelos números que se iniciam pelos

Leia mais

IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com. Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016

IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com. Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016 IFSP - Pirituba Prof. Renato Pugliese renatopugliese.wordpress.com Curso Preparatório para o ENEM (frente 2) 2º semestre de 2016 Aula 1 - Temperatura e Equilíbrio térmico; Escalas Apresentação - Professor

Leia mais

Lista de termometria 1º Parte

Lista de termometria 1º Parte Lista de termometria 1º Parte Questão 1: O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima no inverno anterior foi de

Leia mais

O presente projeto, da disciplina de Metrologia, visa a medição de duas

O presente projeto, da disciplina de Metrologia, visa a medição de duas Introdução O presente projeto, da disciplina de Metrologia, visa a medição de duas grandezas físicas a serem medidas, conforme solicitado pelo professor. A equipe, então, optou por um sistema que medisse

Leia mais

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Fenômenos Térmicos Escalas de Temperatura Comparando as Escalas Conversões entre Escalas

Leia mais

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1

Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1 Aula 1 1. Apresentação (Conhecimento / Reconhecimento) 1.1 Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 1.2 Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1ª. Série 2ª. Série 3ª. Série Mecânica /

Leia mais

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica Termodinâmica: estuda a energia térmica. Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica O que é temperatura: mede o grau de agitação das moléculas. Um pedaço de metal a 10 o C e

Leia mais

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 3: lei zero da Termodinâmica; expansão térmica

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 3: lei zero da Termodinâmica; expansão térmica UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 3: lei zero da Termodinâmica; expansão térmica Introdução Vamos iniciar o estudo de uma nova área da física, a TERMODINÂMICA, que lida com fenômenos associados

Leia mais

a) 85 b) 77 c) 70 d) 64 e) 60 a) 250 b) 273 c) 300 d) 385 e) 450 a) 343 b) 323 c) 310 d) 283

a) 85 b) 77 c) 70 d) 64 e) 60 a) 250 b) 273 c) 300 d) 385 e) 450 a) 343 b) 323 c) 310 d) 283 ESCALAS TERMOMÉTRICAS 9º SÉRIE FÍSICA PROF. Gabriel Neiva Questão 1 (Unifor CE/)Um estudante construiu uma escala de temperatura E atribuindo o valor 0 E à temperatura equivalente a 20 C e o valor 100

Leia mais

Equipe de Física FÍSICA

Equipe de Física FÍSICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 11B Ensino Médio Equipe de Física Data: Escalas Termométricas FÍSICA Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.

Leia mais

Termometria. Ao entrarmos em contato com um corpo, através do nosso tato, temos uma sensação subjetiva de seu estado térmico (quente, morno, frio).

Termometria. Ao entrarmos em contato com um corpo, através do nosso tato, temos uma sensação subjetiva de seu estado térmico (quente, morno, frio). Termometria Ao entrarmos em contato com um corpo, através do nosso tato, temos uma sensação subjetiva de seu estado térmico (quente, morno, frio). a água morna parecerá quente para a mão direita e fria

Leia mais

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Escalas Termométricas

Professor Victor M Lima. Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Escalas Termométricas Professor Victor M Lima Enem Ciências da natureza e suas tecnologias Física Escalas Termométricas Escala Celsius Anders Celsius 1701-1744 Ponto de fusão 0 0 C Ponto de ebulição 100 0 C (água) Aurora Boreal

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 17 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE DILATAÇÃO 3 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

Leia mais

Medição de temperatura

Medição de temperatura ZEA1048 - Instrumentação Medição de temperatura Prof. Dr. Rubens Tabile tabile@usp.br FZEA - USP Condução (sólidos) Transferência de calor por contato físico; Processo onde o calor flui de uma região de

Leia mais

TERMOLOGIA. Calorimetria:

TERMOLOGIA. Calorimetria: TERMOLOGIA Calorimetria: Calor: é energia térmica em trânsito. Ela ocorre sempre entre dois corpos com temperaturas diferentes. O corpo com temperatura maior sede espontaneamente calor para o corpo que

Leia mais

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA:

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: Questões do 1 bimestre: Conteúdo: Escalas termométricas, conversão de temperatura

Leia mais

Testes gerais

Testes gerais Testes gerais Termometria. Em uma escala termométrica arbitrária A, atribui-se 0ºA à temperatura de fusão do gelo e 20ºA à temperatura de ebulição da água. Quando a temperatura for de 20ºC, na escala A,

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Eduardo Calsan. Polímeros/Engenharias

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Eduardo Calsan. Polímeros/Engenharias INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Eduardo Calsan Polímeros/Engenharias Por que se mede temperatura? II Medição Temperatura parte II Cromatógrafo de Gás 2 Termômetros de haste de vidro: II Medição Temperatura

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 02/04/2011 Nota: Professora: Egberto Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES Calor e Temperatura Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes CL43B CLIMATOLOGIA TEMPERATURA PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética de suas partículas

Leia mais

CALORIMETRIA. 1 cal = 4,2 J.

CALORIMETRIA. 1 cal = 4,2 J. CALORIMETRIA Setor 1210 Prof. Calil A CALORIMETRIA estuda energia denominada CALOR que vai, de maneira natural, do corpo quente para o corpo frio. Calor não deve ser Calor sensivel confundido com a energia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Prof: José Lucas Física B A prática em Física vem da

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Temperatura Parte 1

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Temperatura Parte 1 Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos Mensuração da Temperatura Parte 1 Matéria e Energia Todos os corpos na natureza são formados de matéria: MATÉRIA é tudo aquilo que ocupa lugar

Leia mais

FÍSICA Bruno Nascimento

FÍSICA Bruno Nascimento FÍSICA Bruno Nascimento QUESTÃO 01 A termologia é a parte da Física que estuda os fenômenos determinados por energia térmica, que é a forma de energia relacionada á agitação das partículas de um corpo.

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 1ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A

PROVA DE FÍSICA 2º ANO - 1ª MENSAL - 1º TRIMESTRE TIPO A PROVA DE ÍIA º ANO - 1ª MENAL - 1º RIMERE IPO A 1) Assinale verdadeiro (V) ou falso (). () alor é a energia interna em trânsito entre dois ou mais corpos devido ao fato de estarem à mesma temperatura.

Leia mais

Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica

Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica 1. (UFPR 2018) O diagrama P x V abaixo ilustra uma sequência de processos termodinâmicos executada por um gás ideal monoatômico, passando pelos pontos A, B, C

Leia mais

2. Conceitos e Definições

2. Conceitos e Definições 2. Conceitos e Definições Sistema e Volume de Controle Sistema Termodinâmico: região do espaço delimitada fisicamente por superfícies geométricas arbitrárias reais ou imaginárias, que podem ser fixas ou

Leia mais

TERMOLOGIA. História breve da Termologia:

TERMOLOGIA. História breve da Termologia: TERMOLOGIA AULA 1 -O que é? -Conhecendo um pouco da história da Termologia -Estados Térmicos -Energia Térmica -Noção de Temperatura - Definição de Temperatura: visão microscópica -Equilíbrio Térmico -Calor

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Quando um corpo recebe calor, dois efeitos distintos podem ocorrer: se receber calor sensível, sua temperatura aumenta e o corpo não sofre mudança de fase; se receber calor

Leia mais

Aluno(a): Nº: Turma: Data: / / Nota:

Aluno(a): Nº: Turma: Data: / / Nota: Revisão Prova (Quinta nota) Professor(a): Aluno(a): Nº: Turma: Data: / / Nota: Questão 1 - Valor: 1,00 Um dos assuntos mais discutidos na atualidade é o aquecimento global. A grande emissão de CO 2 na

Leia mais

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas Física Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci Temperatura A primeira noção que se tem de temperatura é a sensação de frio ou quente, verificada ao tocar um corpo. Porém, isso não pode ser considerado

Leia mais

Professor Marcel Becali Tononi. Física. Termologia Óptica Ondas.

Professor Marcel Becali Tononi. Física. Termologia Óptica Ondas. Professor Marcel Becali Tononi Física Termologia Óptica Ondas www.becali.com.br TERMOLOGIA É a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento, ao resfriamento ou às mudanças de estado

Leia mais

(* Preparado por C.A. Bertulani para o projeto de Ensino de Física a Distância)

(* Preparado por C.A. Bertulani para o projeto de Ensino de Física a Distância) 1 of 9 18/8/2003 10:00 Temperatura (* Preparado por C.A. Bertulani para o projeto de Ensino de Física a Distância) O que é temperatura? De forma qualitativa, podemos descrever a temperatura de um objeto

Leia mais

Efetue as seguintes conversões:

Efetue as seguintes conversões: Efetue as seguintes conversões: (a) 5 h em min (b) 2 min em s (c) 3 h em s (d) 1 dia em s (e) 30 min em h (f) 180 s em min 2 Apresentação Calor e temperatura 3 TERMOLOGIA é a parte da Física que estuda

Leia mais

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui.

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui. A calorimetria é a ciência que estuda o calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Calor Física II 2016 - IO Calor Final do século XVIII: duas hipóteses alternativas 1) Fluido indestrutível (calórico) que preencheria os poros dos corpos, escoando-se de um corpo mais quente

Leia mais

Física Geral e Experimental -3 Termodinâmica. Prof. Ettore Baldini-Neto

Física Geral e Experimental -3 Termodinâmica. Prof. Ettore Baldini-Neto Física Geral e Experimental -3 Termodinâmica Prof. Ettore Baldini-Neto baldini@uninove.br Ementa do Curso Introdução Temperatura: Equilíbrio Térmico, Termômetros, Escalas Termométricas Expansão Térmica

Leia mais

Física do Calor Licenciatura: 2ª Aula (07/08/2015)

Física do Calor Licenciatura: 2ª Aula (07/08/2015) ísica do Calor Licenciatura: ª Aula (7/8/15) Prof. Alvaro Vannucci Vimos, na última aula: Conceitos de calor x temperatura. grandezas termodinâmicas macroscópicas P, V e T definem o estado termodinâmico

Leia mais