Egito Antigo ( ac)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Egito Antigo ( ac)"

Transcrição

1 Egito Antigo ( ac)

2 1) Formação e contexto O Egito Antigo foi uma civilização da antiguidade oriental, localizada no norte da África do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, próxima do Mar Vermelho e com saída para o Mar Mediterrâneo.

3

4 O Egito é um desenvolvimento do modelo de organização coletiva e urbana da Mesopotâmia. Podemos dizer que é nele que a civilização do oriente antigo atinge o seu ápice. Uma civilização que se adaptou muito bem ás condições do vale do Nilo. Foi caracterizado pela produção agrícola e de pequenas manufaturas e pela intensa atividade arquitetônica e artística.

5 Como o Egito tinha muitos centros urbanos desenvolvidos, a manufatura teve um grande avanço influenciando diretamente do progresso técnico e estilístico.

6 No Egito, como ocorreu na Mesopotâmia, a produção primária deixou de ser a ocupação principal, para ser o predomínio do comércio e da manufatura devido às novas necessidades de trocas de produtos, a divisão do trabalho.

7 A cidade exerce um novo efeito sobre a vida cultural. A cultura urbana transforma o modo de produzir e significar a arte.

8 Cultura mortuária do Egito O povo egípcio nunca deixou de afrontar a morte. Deu o espetáculo sem precedente, e sem amanhã, de uma raça empenhada durante 80 séculos em deter o movimento universal. Buscou a persistência da vida em suas mudanças de aspecto. Imaginou para ela existências alternadas. E o desejo que temos de sobreviver a nós mesmos levou-o a atribuir à alma a a eternidade individual. Èlie Faure Arte Antiga

9 Livro dos mortos

10

11 Divindades: Os deuses do panteão egípcio possuíam características humanas combinadas com elementos animais e, portanto, desde tempos muito antigos já eram representados com traços zoomórficos e possuíam poderes sobrenaturais. No início da dinastia faraônica, cada distrito prestava culto aos seus próprios deuses

12 Amon é um deus antigo ao tempo, invisível tanto para os deuses, como para os homens, já que está associado ao ar. Durante a Quinta Dinastia foi sendo incorporado por Rá e passou a ser "Amon-Rá, rei dos deuses", transformando-se no deus supremo do Egito. As demais divindades transformaram-se em manifestações dele, pois Amon é "o deus único, que se transforma em milhões". É representado como um homem comum, com cabeça de animal ou como um animal. Amon

13 Hórus Hórus, "o altivo", é o deus dos céus, na mitologia egípcia. Filho de Isis e Osíris e marido de Hator, é considerado o iniciador da civilização egípcia, sendo por isto comparado ao deus Apolo. Foi educado por Thot, que o instruiu e criou até transformá-lo em um exímio guerreiro. Lutou contra Seth para recuperar o trono do pai e o venceu, conquistando primeiro o Baixo Egito e finalmente, conquistando todo o Egito. É representado como um falcão, um homem com cabeça de falcão, com uma coroa dupl, como um leão ou como um sol com asas de falcão abertas. Desde o Antigo Império, o faraó representa a manifestação de Hórus na terra, apesar de que, quando morrer se juntará ao deus criador Rá.

14 Ísis Ísis é filha de Nut e Geb, esposa e irmã de Osíris e mãe de Hórus, pequeno. É a rainha dos deuses, da maternidade, do nascimento e protetora de mães e filhos ou da família como um todo. É considerada a criadora do casamento. Também é a viúva inconsolável, pois por não poder se relacionar com Osíris, não pode entrar no reino superior. Juntamente com Neftis, Neith e Selkis é a protetora dos mortos e a deusa principal em todos os rituais relacionados à morte. Foi também conhecida como "A Grande Maga", por haver recuperado o cadáver de Osíris e procriado com ele. Criou também, através da magia, a primeira cobra e usou seu veneno para obrigar Rá a revelar seu nome secreto. Com o poder que adquiriu, cura as doenças dos deuses. Governa os encantamentos, tem personalidade terrível e sua guarda pessoal é composta por sete escorpiões.

15 Osíris Filho de Nut e Geb e marido de Isis, Osíris foi um dos deuses mais populares e importante de todo o panteão egípcio. Chefe da tríade Osiriaca formada por Osíris, Isis e Hórus, nos textos funerários aparece como Rá. É um deus rei, apesar de sua soberania ser exercida no reino dos mortos. De qualquer forma, era um deus agrário. Representa a renovação, o renascimento da terra após a inundação do Nilo (já que morria na estação mais seca e renascia após a retirada das águas do crescimento, enquanto Seth reinava como um deus caótico do deserto). Chegou a ser rei do Egito e ensinou a civilização através da amabilidade e persuasão. Ensinou a agricultura aos homens, estabeleceu um código de leis e fez com que os homens respeitassem e adorassem os deuses.

16 Rá Rá é o "Grande Deus" anônimo, símbolo da luz solar, criador da vida, assim como responsável pelo ciclo da morte e da ressurreição. Possuidor de inúmeras virtudes, é rei do mundo e Primeiro Senhor, o que estabeleceu a forma do mundo. Depois, desgostoso dos homens, deixou Thot em seu lugar e foi para o céu, onde estabeleceu sua morada. Não tem pais ou esposa conhecidos, apesar de em alguns textos ser apontado como filho de Nun e Naunet e apontam Raet- Taui, como sua companheira. Sua representação mais comum é a de um homem com cabeça de falcão, sobre a qual trazia um disco solar. A partir de 2400 A.C passou a ser o deus oficial dos faraós, que se consideravam seus filhos, ate mesmo em suas reencarnações.

17 Thot Thot é considerado o deus da sabedoria, inventor da escrita, patrono das artes e das ciências. Provavelmente irmão de Osíris, também dizem que nasceu do crânio de Seth ou do coração do criador. Outras versões dizem que criou a si mesmo e que teria como irmã e companheira a deusa Seshat. Inventor das palavras e do primeiro calendário, criou os cinco dias epagômenos, que permitiram com que Nut desse luz a Osíris, Seth, Isis e Neftis, pois Rá havia impedido tê-los no transcurso de um ano. Dentro do panteão egípcio, auxiliava a passagem das almas, durante o juízo de Osíris. Era considerado o arquiteto que conhecia a forma de todas as coisas. Estava ligado a música como inventor da lira. É um deus primeiro ministro, o deus da sabedoria que obriga o soberano a atuar corretamente, certifica-se que as decisões sejam executadas, vigia a distribuição equitativa dos impostos e a legitimidade dos títulos de propriedade, convoca assembleias dos deuses quando a situação exige.

18 Religião- Magia Culto aos deuses próprios da região. Politeísta: varias divindades representativas de forças da natureza. Magia: poder dos encantamentos pela linguagem (escrita, fala, imagem). É através dela que se faz a invocação dos deuses, cria-se proteções ou encaminha-se espíritos para o outro mundo. Enfim: a magia é a linguagem utilizada para religar o homem com o mundo dos deuses.

19

20 Faraó: considerado ser divino, ao morrer voltava para o lado dos deuses.

21 Pirâmide: caminho de acesso da ascensão aos céus: verticalização e apontamento para o céu.

22 retratam a grande organização de uma civilização capaz de criar gigantescos monumentos tumulares, ou seja, gigantescas construções para criar significados para a morte.

23

24

25 Múmias: preservação do corpo da decomposição, caso o contrário sua alma não poderia sobreviver.

26

27

28

29

30 Tumba funerária: de pedra e com fórmulas mágicas inscritas.

31 Conservação da alma por meio da imagem: esculturas da cabeça do rei em granito Nome egípcio para escultor: aquele que mantém vivo.

32 Imagens funcionavam como substitutos dos serviçais.

33 A Construção A arquitetura desenvolveu-se através das linhas retilíneas evitando as curvas na construção.

34 Obelisco Importante elemento da arquitetura egípcia Colunas de pedra com 4 lados que diminuem progressivamente até o topo. Idade: aproximadamente anos ac. Material: granito

35 O objetivo desses monumentos era honrar o deus-sol Rá. Desenvolvimento do Menihr com formato decorrente das pirâmides.

36 Pirâmides: túmulos funerários que representaram um grande desenvolvimento na arquitetura universal.

37 Egito - Arquitetura Pirâmide de Snefru - Meidun. Pirâmide de Djoser - Sakara. Pirâmide de Snefru - Dahshur.

38 Pirâmides de Gizé Queóps, Quéfren e Miquerinos. séc a.c.

39 Esfinge e Pirâmides de Quéfren e Queóps

40 Egito Templo de Karnac. Obelisco de Tutmés I - Karnac.

41 Templo de Abu Simbel - Assuã.

42

43

44

45 A representação Frontalidade: princípio que governava a representação humana no Egito. Os artistas pintavam de memória, então não havia estudo de corpos e objetos. Tudo era representado do seu ângulo mais característico e organizado segundo padrões de visibilidade clara.

46 jardim de nebamun (1400 ac) mural de um túmulo em tebas

47 Corpo humano: pintura de perfil mas vista de frente. - Seja qual for a posição que o corpo for representado,toda a superfície do tórax está voltado para o espectador. - A parte superior do corpo é dividido por uma linha virtual com duas metades iguais. -Oferecia uma visão mais ampla possível do corpo, tentando ser claro e simples a fim de não acarretar em mal entendido, confusão, ou encobrimento dos elementos da pintura. - Diferença das imagens de tamanho de acordo com a hierarquia.

48

49

50 Pintura: história da vida dos egípcios. Lei das representações (padrões): estilo 1 Feição especial, caráter de uma produção artística de certa época ou certo povo. 2 Hábito, prática, praxe, costume. 5 Maneira de dizer, escrever, compor, pintar ou de esculpir de cada um. Fonte Dicionário Michaelis

51

52 Mural khnumhotep (1900 ac)

53

54 Túmulo de Tutmósis III. Museu do Cairo.

55

56

57

58

59

60

61

62 Esculturas Os materiais utilizados na escultura deste período foram diorite, granito, xisto, basalto, calcário e alabastro. Busca pela eternização da imagem após a morte. Foi uma estatuária principalmente religiosa. A representação de um faraó ou um nobre era o substituto físico da morte, sua cópia em caso de decomposição do corpo mumificado.

63

64 Estatuetas de barro: partes do ritual funerário.

65 Estatuária monumental: templos e palácios funcionavam com complemento da arquitetura.

66

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe).

O tempo resiste a tudo, mas as Pirâmides, resistem ao tempo. (provérbio árabe). Pirâmide é uma palavra de origem grega em que piro quer dizer fogo e amid quer dizer estar no centro, isto é, fogo está no centro. A pirâmide é um tipo de construção que proliferou, no Egito, muito mais

Leia mais

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS.

COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. COMPREENDER A FORMA DE UTILIZAÇÃO DA ARTE NO EGITO E SUA INFLUNÊNCIA NAS CIÊNCIAS MODERNAS. APRECIAR E ENTENDER A ARQUITETURA, PINTURA E ESCULTURA EGIPCIA. 2 3 4 Os egípcios uma das civilizações mais ricas,

Leia mais

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido.

Sociedade. Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. EGITO Sociedade Rigidamente linear; Impossibilidade de ascensão; Valorização da mulher; Família monogâmica; Incesto na família real era permitido. Religião Elemento cultural mais forte; Sacerdotes monopolizavam

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles - Às margens do Rio Nilo 2 Inicia-se cerca de 3150 a.c.! Unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito! Termi

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos

Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na. Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Sacerdotes e Monarcas, enfrentamentos pelo poder na XVIII dinastia egípcia Prof. Marcio Sant Anna dos Santos Linha temporal do Egito antigo Período dinástico inicial (c. 3150-2868 a.c.) Menés primeiro

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Arte do Egito Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Egito O Egito é uma dádiva do Nilo Heródoto Kemet, o nome antigo em egípcio,

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima EGITO ANTIGO Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima O território divide-se em: Baixo Egito (Egito Inferior)

Leia mais

O NASCIMENTO DA CULTURA

O NASCIMENTO DA CULTURA HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O NASCIMENTO DA CULTURA PRÉ-HISTÓRIA:Período Paleolítico, Neolítico. PRÉ-HISTÓRIA NO BRASIL. ARTE MESOPOTÂMIA: Sumérios, Assirios, Babilônicos.

Leia mais

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan

HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE. Aula 3 Ellen e Natan HISTORIA GERAL CIVILIZAÇÕES DO ORIENTE Aula 3 Ellen e Natan Revisão Pré-História Paleolítico -Pedra lascada Nômades, Caça, pesca, domínio do fogo. Neolítico Pedra Polida. Revolução agrícola, Sedentarizarão.

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de 3.000 anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já visto por toda a humanidade. Misteriosa, intrigantes e cheia

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

Priscila Morais Petrônio Gomes TEOR/HIST ARQ/URB-ARQ/URB II

Priscila Morais Petrônio Gomes TEOR/HIST ARQ/URB-ARQ/URB II Priscila Morais Petrônio Gomes TEOR/HIST ARQ/URB-ARQ/URB II Períodos / Dinastias. 3100-2950 a.c. Primeira e Segunda Dinastias 2950-2575 a.c. Período Dinástico Primitivo (1.ª 3.ª Dinastias) 2575-2150 a.c.

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA

CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA CAESP - Artes Aula 01-14/02/2019 ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA: A BELEZA PRIMITIVA Etapas da Pré-História: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): de 2.5 Milhões (M) de anos antes do presente (a.p.) até 100 mil (K)

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

Tesouros do Egito de Maio 2017, 11 dias. Valor por pessoa em duplo US$ Valor por pessoa em single US$ 1.550

Tesouros do Egito de Maio 2017, 11 dias. Valor por pessoa em duplo US$ Valor por pessoa em single US$ 1.550 16 26 de Maio 2017, 11 dias Tesouros do Egito Valor por pessoa em duplo US$ 1.335 Valor por pessoa em single US$ 1.550 Passagem Aérea US$ 950 + US$ 86 taxa de embarque + US$ 70 taxa de emissão Mistério

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

Coleguium -3ºEM 1ª etapa

Coleguium -3ºEM 1ª etapa Coleguium -3ºEM 1ª etapa CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA: - Desenvolvida às margens do Nilo, na África; - Organização social complexa e rica em realizações culturais; - Escrita bem estruturada; Hieróglifos na parede

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira ARTE NO EGITO ANTIGO Prof. Hudson Oliveira Localização: Nordeste da África; Arte, política e religião se misturavam no Egito; Política: Teocracia: é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

EXTENSÃO CURRICULAR: RELIGIÃO, ARTE, FILOSOFIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.

EXTENSÃO CURRICULAR: RELIGIÃO, ARTE, FILOSOFIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. REFORMAS A QUALQUER PREÇO: AKENATON DURAÇÃO: 50 GRAU: 4-12 EXTENSÃO CURRICULAR: RELIGIÃO, ARTE, FILOSOFIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. CRÉDITOS: Maria D. De Corona, professora

Leia mais

Egipto com Cruzeiro no Nilo

Egipto com Cruzeiro no Nilo Egipto com Cruzeiro no Nilo Itinerário 26 de setembro a 05 de 0utubro 2019 1º dia Lisboa / Frankfurt / Cairo Comparência no Aeroporto Humberto Delgado 120 minutos antes da hora prevista para a partida.

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Pré-História e Antiguidade O mundo antigo. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Pré-História e Antiguidade O mundo antigo Professor Isaac Antonio Camargo 1 4 O MUNDO ANTIGO Encontramos a arte na antigüidade dentro de civilizações mais preparadas técnica e socialmente,

Leia mais

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural?

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Trabalho de Regulação 2 bimestre Professor: Eder Nº: 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? 2 - Identifique as afirmativas

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS

JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS JOGO 3 - FAMÍLIAS HISTÓRICAS Mecânica e objetivos O jogo Famílias Históricas consiste em reunir cartas que compõem uma mesma família histórica, isto é, dizem respeito ao mesmo tema ou contexto histórico.

Leia mais

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira

1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap /3/4 Cap Roberson de Oliveira 1º bimestre_1ª série 6 - Primeiras Civilizações - Antiguidade Oriental Cap. 1-1.2/3/4 Cap. 3-3.1 Roberson de Oliveira Civilizações da Antiguidade Oriental Astecas Índia Incas Roberson de Oliveira 2 Civilização

Leia mais

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo Civilizações do Oriente Médio Antigo O Egito antigo Geografia do Egito antigo Seria impossível imaginar o Egito sem o rio Nilo. Esse país é um verdadeiro oásis em em meio a uma região desértica. A área

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

Tradução de Julia da Rosa Simões

Tradução de Julia da Rosa Simões Tradução de Julia da Rosa Simões Copyright do texto e das ilustrações 2007, 2013 by Actes Sud Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia ARTE 1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA.

DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DENTRO DAS PIRÂMIDES DURAÇÃO: 50 NÍVEL: 2º E 3º CICLO E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: HISTÓRIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, LINGUAGEM, EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA. DESCRIÇÃO Durante mais de 4 mil anos, as pirâmides foram

Leia mais

Religion and Magic in Ancient Egypt

Religion and Magic in Ancient Egypt Recebido em: 23/10/2016 Aceito em: 14/04/2016 DAVID, A. Rosalie. Osiris the People s God The First Intermediate Period and the Middle Kingdom. In: DAVID, A. Rosalie. Religion and Magic in Ancient Egypt.

Leia mais

A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-nilo, Hápi.

A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-nilo, Hápi. A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-nilo, Hápi. A rã era um símbolo da fertilidade e do conceito egípcio da ressurreição. Ela era considerada

Leia mais

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO

ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO ARTE AULA 9 A 12 EAD 1ºANO AULA 9 Arte Mesopotâmica A arte mesopotâmica representa as diversas manifestações artísticas (pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc.) que foram desenvolvidas

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professora: Fernanda Coimbra Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: ESTUDS AUT

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

Questões importantes:

Questões importantes: Êxodo 20.1-3 A QUEM VOCÊ ADORA Questões importantes: Quem é o seu Deus? A quem você realmente adora? Quem ou o que ocupa o primeiro lugar em sua vida? A QUEM VOCÊ ADORA IMPORTANTE É comum perceber uma

Leia mais

A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de

A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de A Arte egípcia estava inteiramente ligada á religião. Não sabemos os nomes dos artistas, por isso chamamos de anônimos. As pinturas eram uma forma de registrar histórias e acontecimentos. Era também um

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

GRUPO RÉVEILLON NO EGITO 2018

GRUPO RÉVEILLON NO EGITO 2018 GRUPO RÉVEILLON NO EGITO 2018 12 dias CAIRO LUXOR EDFU ASWAN ABU SIMBEL ALEXANDRIA CAIRO 29 de Dezembro de 2018 Venha viver conosco essa inesquecível experiência 1º Dia - 29/Dez: São Paulo - Cairo Apresentação

Leia mais

TOUR GRANDE EGITO. 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem.

TOUR GRANDE EGITO. 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem. TOUR GRANDE EGITO 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem. 2º Dia - 17/03 (Sábado) Cairo Após o café da manhã, saída

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA IDADE ANTIGA Fenícios e Persas Dentre os diversos povos que viveram na mesopotâmia e arredores, destacamos nessa aula o povo que chegou a formar um verdadeiro império sobre o Mar Mediterrâneo, os fenícios,

Leia mais

RELIGIÃO E MAGIA NO ANTIGO EGITO

RELIGIÃO E MAGIA NO ANTIGO EGITO RELIGIÃO E MAGIA NO ANTIGO EGITO Wellington Rafael Balem 156 Rosalie David é uma egiptóloga britânica, doutora pela Universty of Liverpool e diretora do Centre for Biological and Forensic Studies in Egyptology,

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE I Arte do Próximo e Médio Oriente Antigo

HISTÓRIA DA ARTE I Arte do Próximo e Médio Oriente Antigo HISTÓRIA DA ARTE I Arte do Próximo e Médio Oriente Antigo Carlos Rodarte Veloso 2008-09 Localização de Ugarit Res-Shamra 1 Cidades-Estados da Fenícia Origens da religião Fenícia A descoberta de tábuas

Leia mais

GRUPO CARNAVAL NO EGITO 2019

GRUPO CARNAVAL NO EGITO 2019 GRUPO CARNAVAL NO EGITO 2019 12 dias CAIRO LUXOR EDFU ASWAN ABU SIMBEL ALEXANDRIA 27 de Fevereiro de 2019 1º DIA 27/FEV - SÃO PAULO - CAIRO Pela manhã, apresentação no aeroporto de Guarulhos, para embarque

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA

Astronomia Antiga. Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Astronomia Antiga Ana Carolina S Frizzera Graduada em história e Bolsista do GOA Arqueoastronomia Arché (antigo) + Astro e Nomos (astronomia ou lei das estrelas); Monumentos megalíticos: Mega (grande)

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

Tesouros do Egito com Dubai

Tesouros do Egito com Dubai 16 28 de Maio 2017, 13 dias Tesouros do Egito com Dubai Valor por pessoa em duplo US$ 1.730 Valor por pessoa em single US$ 2.045 Passagem Aérea US$ 983 + US$ 109 taxa de embarque + US$ 70 taxa de emissão

Leia mais

TOUR GRANDE EGITO. 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem.

TOUR GRANDE EGITO. 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem. TOUR GRANDE EGITO 1º Dia - 16/03 (Sexta-feira) Cairo Chegada ao aeroporto internacional do Cairo, assistência e traslado para o hotel e hospedagem. 2º Dia - 17/03 (Sábado) Cairo Após o café da manhã, saída

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio adoisimensosdesertos:odalíbiaeodaarábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA

ENTENDENDO A MITOLOGIA GREGA INTRODUÇÃO Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos

Leia mais

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo.

01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. Capítulo 01 - A Arte na Pré-História 01. A pintura rupestre apresenta no período paleolítico figuras feitas do modo naturalista. Defina o termo Naturalismo. R Na pág. 09, na caixa de texto. 02. Os artefatos

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05. Departamento de Evangelização da Criança (DFC)

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05. Departamento de Evangelização da Criança (DFC) Este é um desenho de Moisés, segundo a imaginação de um artista, a fim de dar uma idéia de como seria a figura do ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUiZ DE FORA (AME-JF) AULA N0 05 Departamento de Evangelização

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 CENTRO DE ENSINO MARIA ANGELIM Aluno (a): Série: 1º ANO Turma: A Professor: TÁCIUS FERNANDES Nota: 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 HABILIDADES Argumentar as ideias apresentadas nas

Leia mais

EGIPTO FARAÓNICO Top Atlântico (Top Partner)

EGIPTO FARAÓNICO Top Atlântico (Top Partner) EGIPTO FARAÓNICO Com a paisagem dominada pelos desertos e pela presença do Rio Nilo, nele floresceu a primeira grande civilização da humanidade. Nos dias de hoje, o Egito merece cada vez mais a atenção

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

História. As civilizações pré-colombianas

História. As civilizações pré-colombianas As civilizações pré-colombianas Quando Cristóvão Colombo chegou à América, em 1492, ele não encontrou um território desabitado, muito pelo contrário. Colombo pisava em uma terra já habitada, com uma imensa

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

DEUSAS E DEUSES CURADORES NO EGITO ANTIGO

DEUSAS E DEUSES CURADORES NO EGITO ANTIGO DEUSAS E DEUSES CURADORES NO EGITO ANTIGO Prof.Dr.HC João Bosco Botelho É possível que as complexas relações abstratas que envolveram deuses e deusas curadoras nas curas de doenças e infortúnios estivessem

Leia mais

EGITO. Rio Nilo. Fonte de vida para o surgimento de uma civilização

EGITO. Rio Nilo. Fonte de vida para o surgimento de uma civilização EGITO EGITO Rio Nilo Fonte de vida para o surgimento de uma civilização PERÍODO PRÉ-DINÁSTICO A FORMAÇÃO DOS NOMOS. O nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs,

Leia mais

Egito Antigo e o Magnífico Nilo

Egito Antigo e o Magnífico Nilo 08 Dias / 07 Noites Somente Terrestre Início: Cairo Egito Antigo e o Magnífico Nilo Visitando: Cairo, Luxor, Esna, Edfu, Kom Ombo, Aswan Saídas: Sábado Mínimo de 02 passageiros Preços por pessoa em dólares

Leia mais

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos

Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano. Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Curso Aprendizes do Evangelho 1º Ano Aula 1 Evolução da Religiosidade através dos tempos Texto para reflexão Pão Nosso Item 41 No Futuro Quem aqui gosta de manga? Prefere comprida ou curta? Evolução da

Leia mais