A HISTÓRIA DO BRASIL E OS MOVIMENTOS POPULARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A HISTÓRIA DO BRASIL E OS MOVIMENTOS POPULARES"

Transcrição

1 A HISTÓRIA DO BRASIL E OS MOVIMENTOS POPULARES Aula 2 Profa. Ms. Karen Fernanda Bortoloti Professora das Faculdades COC 10 e 11 de Junho de 2010

2 Atividades Comprometimentos: ideológicos, políticos, religiosos ou econômicos. Discurso: explicar o lugar de onde os movimentos foram narrados

3 Atividades As relações de poder não se dão apenas entre o Estado e os indivíduos; Devemos estimular o reconhecimento dos micropoderes no cotidiano;

4 AS FORMAS DE PODER As relações de poder não se dão apenas entre o Estado e os indivíduos; Devemos estimular o reconhecimento dos micropoderes no cotidiano;

5 CONTRA O MANIQUEÍSMO Maniqueísmo: a crença de que a realidade humana é regida pelo confronto entre princípios puros; O maniqueísmo não enxerga nuances da realidade, para esse posicionamento tudo é explicado pelo combate entre o BEM e o MAL, entre o 100% certo e o 100% errado.

6 Não podemos adotar posturas maniqueístas porque a História não é um simples combate entre os bem intencionadas e os malvados ; A História é muito mais rica e complexa do que essa fórmula simplista, a qual conduz o maniqueísmo; A História não pode ser compreendida como uma mistura de coisas boas e más, mas como um processo dinâmico e contraditório;

7 Evitar visões conspiratórias da realidade; É importante que os alunos compreendam que a História é uma leitura de mundo. Não existe observador puro, neutro ou imparcial. O historiador é um observador da realidade de um determinado ponto de vista;

8 O processo de independência do Brasil Objetivos: Identificar as etapas do processo de independência do Brasil. Diferenciar o processo de independência do Brasil dos processos dos demais países da América. Relacionar a conjuntura internacional com o processo de independência do Brasil.

9 O processo de independência do Brasil Perceber o caráter conservador da independência do Brasil. A representação mais consagrada e difundida da independência é o quadro Independência ou morte, de Pedro Américo.

10 O processo de independência do Brasil

11 O processo de independência do Brasil Sendo o quadro de 1888 e o evento retratado de 1822, de onde o autor tirou as informações?

12 LEITURA DE IMAGEM A atividade poderá instigar o senso de observação, o hábito h de pesquisa e a percepção de que a imagem é uma construção, e não uma reprodução da realidade.

13 DEBATES DA HISTÓRIA Propostas de atividades que visam estimular a discussão em torno de diferentes versões produzidas por historiadores e / ou estudiosos. Ao propor que os alunos confrontem essas versões, pretendemos ajudá-los a conquistar autonomia e a formar a idéia de que a História é uma versão produzida em um determinado tempo e contexto.

14 Proclamação da República Sendo o quadro de 1888 e o evento retratado de 1822, de onde o autor tirou as informações?

15 REPÚBLICA O que primeiramente devemos ressaltar é o processo de destruição do Regime monárquico: Não foi uma obra consensual; Não contou com a participação popular; Os grupos dominantes que disputavam o poder tinham concepções diferentes de poder.

16 REPÚBLICA Aluno deve compreender as múltiplas tensões que havia entre os diversos atores sociais ( fazendeiros de várias regiões do país, militares, profissionais de classe média, burocratas estatais etc.); O professor deve estar atento para fugir do clichê reducionista que considera apenas a influência positivista.

17 REPÚBLICA VELHA ( ) Voto de cabresto; Na República Velha, o sufrágio era masculino.porém, no Rio Grande do Norte, o direito de voto feminino veio de 1927, cerca de sete anos antes de sua aprovação constitucional.

18 REPÚBLICA VELHA ( ) REPUBLICANOS X MONARQUISTAS: apesar de o movimento de 1889 ter ocorrido sem resistência ou luta armada, o processo de implantação do novo regime não ocorreu sem conflitos. Exemplos disso foram a Revolta Federalista, a Revolta da Armada e a Guerra de Canudos.

19 REPÚBLICA VELHA ( ) REBELIÕES NA REPÚBLICA VELHA: Canudos e Contestado não podem ser igualados ao dos sem-terra do século XX, afinal, essas comunidades já possuíam suas terras. Temos que tomar cuidado para não cometermos erros de anacronismo: esses dois movimentos messiânicos não podem ser entendidos à luz da mentalidade de nossos tempos.

20

21 Vocês se acodem comigo para conseguir cura de suas doenças, uma idéia, um conselho para os seus padecimentos. As autoridades não fazem nada e não querem que ninguém faça. ( ) eles têm cobiça por terras, por gente, por amigos e por compadres. Os mandões estão trazendo gente de lá de fora e dão tudo aos estrangeiros ( ) os gaviões estão chegando e querem pintinhos. Aprontem-se que vai haver guerra feia. (D ANGELIS, Wilmar. Contestado: a revolta dos sem-tera, p. 13)

22

23 Em Canudos todos tinham de trabalhar. A terra era propriedade coletiva, portanto tudo o que se produzia pertencia à comunidade. Cada um recebia uma cota, de acordo com a sua necessidade. A produção de milho, feijão, mandioca, batata, abóbora, cereais, cana-de-açucar, melancia etc. era farta e em quantidade muitas vezes superior ao consumo. Nesses casos, o excedente era vendido nas proximidades. (COIN, Cristina. A Guerra dos Canudos,p. 27)

24 TENENTISMO Outro lugar comum a ser evitado é tratar o tenentismo como expressão dos anseios da classe média urbana ultrajadas pelas oligarquias. Grande parte da classe média era indiferente e até hostil ao tenentismo.

25 Na época de revoltas como a dos 18 do Forte e da Coluna Prestes, não se falava em tenentismo. A idéia de que teria existido um movimento unificado, surgiu posteriormente, no tempo de Getúlio, quando oficialmente a proposta era superá-lo.

26 CANGAÇO Para escapar de quadros rígidos e procurarmos levantar a riqueza da dialética da realidade, é propício revelar as contradições de um personagem como Lampião, de um lado rebelde, de outro, peão de jogo dos coronéis.

27 PADRE CÍCERO ( ): Devemos ressaltar também o lado contraditório do padre Cícero, cujo assistencialismo estava inserido no jogo de poder (e de controle do voto) dos coronéis.

28 MOVIMENTO OPERÁRIO: RIO: já se ensaiava um política de assistência como forma de controle social dos Estado sobre o proletariado industrial. Apoiado a sindicatos amarelos e leis sociais.

29 Sugestão de atividade Elaborar um quadro na lousa com as características do Brasil daquela época e as de hoje (como por exemplo, forma de participação popular; principais grupos sociais a dominar a política nacional; conquistas populares), destacadas em colunas diferentes e paralelas. Ao final, vale retornar o quadro para verificar o que mudou nas hipóteses iniciais.

30 TEMAS PARA REFLEXÃO Trabalho: os movimentos operários no início da República permitem interessante discussão sobre a conquista de alguns direitos trabalhistas, como a jornada de trabalho de 8 horas e o descanso semanal remunerado.

31 TEMAS PARA REFLEXÃO Saúde: O processo de urbanização foi acompanhado em geral por projetos sanitários, visando combater surtos epidêmicos, como a febre amarela e a peste bubônica. O tema pode ser utilizado para discutir métodos de erradicação de várias doenças, como a dengue.

32 SUGESTÕES DE LEITURA Os Sertões Euclídes da Cunha. À margem da História Euclídes da Cunha. Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto.

33 REVOLUÇÃO DE 1930 A idéia de que 1930 teria sido uma grande ruptura em relação ao passado, na verdade foi uma criação dos vencedores do movimento.

34 Para discurso oficial, era o momento da afirmação do Estado nacional obre os interesses egoístas das oligarquias. Para o discurso comunista da época, parecia a afirmação da burguesia industrial sobre as oligarquias agrárias. A maioria dos donos de fábrica paulistas estava no PRP e não no PD. Portanto, contra Vargas, como demonstrou Boris Fausto.

35 O que se percebe é que a partir de 1930 existe um reforço do Estado e de sua capacidade de intervenção sobre a sociedade civil, que visava controlar o crescimento do movimento operário. Podemos considerar 1930 não como uma ruptura, mas até como a continuação do projeto de controle da burguesia sobre o proletariado.

36 Os conflitos entre as oligarquias estaduais e os efeitos da crise de 1929 foram decisivos para romper o pacto que sustentava o poder político no país. Portanto, o aluno deve compreender a Revolução de 1930 como um tema polêmico, tanto entre os seus contemporâneos como na historiografia.

37 Tenho a honra de comunicar a V.Exa. que, com a cooperação da massa popular, as classes armadas realizaram hoje, sem efusão de sangue, a mudança da alta administração do país, no patriótico intuito de pôr um paradeiro à chacina que ameaçava degradar a família brasileira. O ex-presidente foi recolhido, ao entardecer, ao Forte de Copacabana; o ex-ministro da justiça, ao 1º regimento de cavalaria; o exministro da guerra, à Fortaleza de São João; os demais

38 ministros [estão] em liberdade. A junta provisória apela para que todos os brasileiros suspendam imediatamente quaisquer hostilidades. Telegrama do gal. Tasso Fragoso a Getúlio Vargas, 24 de outubro de 1930.

39 A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 Não podemos encarar a revolução constitucionalista de 1932 apenas como um artifício das oligarquias paulistas para recuperar seu poder perdido em 1930, essa postura reduz demais o significado dos acontecimento. Existiu forte componente politicamente liberal. Aliás, os paulistas recebiam inegável simpatia dos liberais do Rio.

40 Referências Bibliográficas CAMPOS, Flavio de. Oficina de história integrada. São Paulo: Moderna, BASBAUM, Leôncio. História sincera da República. São Paulo: Alfa-Omega, 1968.

41 Referências Bibliográficas FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1994 FONSECA, S. G. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, FONSECA, T. N. de L. e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

42 Envie seus comentários sobre a aula formacao.continuada@coc.com.br

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA. Prof. Marcos Roberto OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA Prof. Marcos Roberto RURAIS Messiânicos Revolta de Canudos Revolta do Contestado URBANOS Revolta da Vacina Revolta da Chibata O anarcossindicalismo - Cangaço Conflitos

Leia mais

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA

BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA CAPÍTULO 26 BRASIL NA PRIMEIRA REPÚBLICA Primeiros tempos da república n 15 de novembro de 1889: a república foi proclamada no Brasil por meio de um golpe liderado por militares. O marechal Deodoro da

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE 1934

CONSTITUIÇÃO DE 1934 Vargas INTRODUÇÃO Neste livro você vai ler sobre a Era Vargas. Solicitado pela professora Valéria, da disciplina de História, escrito por Manuela Rottava, com caráter avaliativo. Tem destaque nas seguintes

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10

A República do Café - II. Prof. Thiago História C Aula 10 A República do Café - II Prof. Thiago História C Aula 10 Hermes da Fonseca (1910-1914) Política Salvacionista Enfrenta a Revolta da Chibata Criou a faixa presidencial; Único presidente a casar durante

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A crise da monarquia, a Primeira República e seus movimentos sociais. Prof. Maurício Ghedin Corrêa 1. A CRISE DA MONARQUIA: Elementos da crise: A luta anti-escravista A questão militar O movimento Republicano

Leia mais

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( )

REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

HISTÓRIA. aula A República do Café II

HISTÓRIA. aula A República do Café II HISTÓRIA aula A República do Café II Hermes da Fonseca (1910-1914) - Política Salvacionista - Enfrenta a Revolta da Chibata - Único presidente a casar durante o mandato (com a cartunista Nair de Teffe)

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli

Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Getúlio Vargas Brenda e Grazielli Introdução: Neste livro será retratado algumas fases do governo de Vargas, durante a primeira etapa de 1930 a 1945. Como Vargas tomou posse: Logo depois da revolução de

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales FINAL Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste ano, sua média global foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo Bárbara da Silva Literatura Pré-modernismo O pré-modernismo não é propriamente uma escola literária, mas um período em que alguns autores decidiram produzir uma literatura que refletia as questões políticas

Leia mais

A ERA VARGAS (1930/1945)

A ERA VARGAS (1930/1945) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VARGAS(1930-1945) 1945) Nacionalista. Favor das empresas nacionais. Política econômica Intervencionista. Ditador de características fascista. Populista. Centralizador. PRINCIPAIS

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( )

MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA ( ) VÍDEOAULAS MOVIMENTOS SOCIAIS DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 1930) - PROF. JOÃO GABRIEL DA FONSECA joaogabriel_fonseca@hotmail.com Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira

República do Café com Leite Luiz Marcello de Almeida Pereira República do Café com Leite Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. República

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013

REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 REFORMA SINDICAL E TRABALHISTA: EM ANÁLISE E DEBATE Rio de Janeiro, 11 de Maio de 2013 Helder Molina Historiador, mestre em Educação, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, professor da Faculdade

Leia mais

O Brasil no início do século XX

O Brasil no início do século XX O Brasil no início do século XX Crise de 1929 reorganização das esferas estatal e econômica no Brasil ; Década de 1920 deslocamento da economia agro-exportadora industrialização impulsionado pela 1ª Guerra

Leia mais

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República

História do Brasil. Conteúdos: Questão Abolicionista. Questão Religiosa. Questão Republicana. Transição do Império para a República História do Brasil Profº. Esp. Diego Fernandes Custódio Historiador Especialista em História Social Mestrando em Educação 1 E. E. B. PROFª GRACINDA AUGUSTA MACHADO 5/26/2013 2 Conteúdos: Transição do Império

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Marcou o fim da presença de figuras do Exército na presidência (exceção Marechal Hermes da Fonseca). Aumento das tensões entre o A elite política

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (3º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60/ aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 2 o semestre Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

Dados da Componente Curricular

Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA Dados da Componente Curricular CURSO: TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL SÉRIE: 1º ANO CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: ANDRE FONSECA EMENTA Estudo de experiências histo

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação)

SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA A República Armada ( ) (Recapitulação) Paulo Victorino 1930-1945 - SEGUNDA REPÚBLICA A REVOLUÇÃO TRAÍDA GETÚLIO ASSUME E FICA 005 - A República Armada (1889-1930) (Recapitulação) A Proclamação da Independência (1822) - A Proclamação da República

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro Didático Língua Portuguesa Diálogo em gênero,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 1,0) 3 o.bimestre a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Nota: Professor: Piero/ Thales 1 o semestre a) Introdução Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09

A República do Café - I. Prof. Thiago História C Aula 09 A República do Café - I Prof. Thiago História C Aula 09 Prudente de Morais Primeiro presidente Civil; Pacificação da Revolução Federalista Resolveu a questão de limites com a Argentina Messianismo no Brasil

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 05 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 05 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 04 A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 04 A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 04 A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-94) Marechal Deodoro Marechal Floriano Como pode cair no enem (PUC) Pode-se considerar o Exército como força política influente no movimento Republicano

Leia mais

A República Oligárquica. Prof. Thiago

A República Oligárquica. Prof. Thiago A República Oligárquica Prof. Thiago Prudente de Morais Primeiro presidente Civil; Pacificação da Revolução Federalista Resolveu a questão de limites com a Argentina Messianismo no Brasil Tidos como ameaça

Leia mais

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889

Aula 15- A Crise do Império de Novembro de 1889 Aula 15- A Crise do Império 1870-1889 15 de Novembro de 1889 Silêncio! Dom Pedro está governando o Brasil. z z z Proclamação da República A Questão Militar A Questão Religiosa Questão Abolicionista A

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 2,0) FINAL a) Introdução Neste ano, sua média global foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

República Velha

República Velha República Velha 1889-1930 Fases Períodos da República no Brasil: 1889-1930: República Velha (Primeira República) # 1889-1894 República das Espadas # 1894-1930 República Oligárquica 1930-1945: Era Vargas

Leia mais

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA JAIME DONIZETE PEREIRA OS TRÊS PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA Editora Impactus 2005 Ficha Catalográfica elaborada pela Faculdade de Biblioteconomia PUC-Campinas 328.3 Pereira, Jaime Donizete

Leia mais

Declínio das Oligarquias ( )

Declínio das Oligarquias ( ) Aula 37e 38 A República Oligárquica (1889-1930) Primeiros abalos do Regime Oligárquico (1909-1919) Setor 1601 1 A Presidência de Wenceslau Brás (1914-1918) 2 Novas Forças Socioeconômicas e Políticas 3

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 2º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 2º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

História FUVEST. História 001/001 FUVEST 2008 FUVEST 2008 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02

História FUVEST. História 001/001 FUVEST 2008 FUVEST 2008 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02 / FUVEST 8 ª Fase História ou Química (7//8) História LOTE SEQ. BOX / História FUVEST FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR Leia atentamente as instruções abaixo. Aguarde a autorização do fiscal para

Leia mais

República Velha ( ) - Proclamação da República em 15 de novembro de A monarquia é derrubada.

República Velha ( ) - Proclamação da República em 15 de novembro de A monarquia é derrubada. República Velha (1889-1930) - Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A monarquia é derrubada. - A República da Espada abrange os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Leia mais

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH

( ) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Primeira República (1889-1930) ENSINO MÉDIO PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida) REPÚBLICA DA ESPADA GOVERNO PROVIS. DE DEODORO (nov.1889/fev.1891) Militares + Cafeicultores

Leia mais

A República das Oligarquias

A República das Oligarquias A República das Oligarquias MÓDULO 08 - BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O que foi? Primeira fase civil da República, foi marcada por um domínio hegemônico do Partido Republicano

Leia mais

Proclamação da República

Proclamação da República Proclamação da República 15 novembro de 1889 Império do Brasil - (1822-1889) Estados Unidos do Brasil (1891-1967) Formas de Governo República : O poder deriva/vem da vontade popular, é exercido em teoria

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

A Revolução de Professor: Eustáquio

A Revolução de Professor: Eustáquio A Revolução de 1930 Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O governo Artur Bernardes (1922-1926) Morte do Paulista Rodrigues Alves Realização de novas eleições São Paulo e Minas não entraram

Leia mais

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas

Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Centralização Maior autonomia Economia para promover a industrialização Atuação social Forças Armadas UM NOVO ESTADO Getúlio Vargas promoveu o capitalismo nacional com dois suportes: Forças

Leia mais

GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - HISTÓRIA SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( )

Era Vargas. Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo ( ) Revolução de 1930 Revolução de 1932 Constituição de 1934 Era Vargas Intentona comunista (1935) Plano Cohen (1937) Estado Novo (1937-1945) Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Revolução

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) 3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos. Guerra de Canudos (BA 1896 1897): Antônio Conselheiro (líder). Causas: miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras,

Leia mais

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República

Primeira República: 1 A Crise da República. 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca. 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto. Aula 15 Primeira República Aula 15 Primeira República: A República da Espada 1 A Crise da República Setor 1605 2 Governo do Mal. Deodoro da Fonseca 3 Governo do Mal. Floriano Peixoto Aula 15 Primeira República A República da Espada

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales FINAL Nota: (valor 2,0) a) Introdução Neste ano, sua média global foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA - QUESTÕES ABERTAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA - QUESTÕES ABERTAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA - QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 11/11/2016 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova:

Leia mais

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2016/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Questão tratou sobre movimentos que emergiram nos EUA dos anos 1960 e suas consequências na Europa e até mesmo no Brasil. I. Verdadeira. 1 II. Falsa. Os movimentos LGBT ocorreram a partir dos

Leia mais

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA:

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: Carlão e Paula DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos

Metodologia. de Análise. da Realidade. Parte 01 Apresentação. ILAESE Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos Metodologia Parte 01 Apresentação de Análise Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos da Realidade Objetivo principal Metodologia de como fazer análise de conjuntura Conteúdo Princípios,

Leia mais

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o tenentismo pelo país; Defediam: Voto secreto; Autonomia

Leia mais

História 6C Aula 17 República do Café I

História 6C Aula 17 República do Café I História 6C Aula 17 República do Café I PRESIDENTES PRUDENTE DE MORAES 1894-1898 CAMPOS SALLES 1898-1902 RODRIGUES ALVES 1902-1906 AFFONSO PENNA 1906-1909 NILO PEÇANHA 1909-1910 HERMES DA FONSECA 1910-1914.

Leia mais

PLANO TRIMESTRAL DO PROFESSOR PARA O ALUNO. História Mauricio 2º 9º EM 03/05/2017

PLANO TRIMESTRAL DO PROFESSOR PARA O ALUNO. História Mauricio 2º 9º EM 03/05/2017 Disciplina Professor Trimestre Ano/série Data História Mauricio 2º 9º EM 03/05/2017 OBJETOS DO CONHECIMENTO (CONTEÚDOS/CONCEITO) 2.1. Competir, Vencer, Imperar: A Revolução Industrial e o Imperialismo.

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

GOVERNO DEODORO DA FONSECA

GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO PROVISÓRIO (1889/1891) 1- Primeiras medidas: Fim do Senado vitalício e do conselho de Estado, Dissolução da Câmara dos Deputados, Separação entre Igreja e Estado (extinção

Leia mais

Colorir sobre o 7 de Setembro

Colorir sobre o 7 de Setembro Desenhos para Pintar e Colorir sobre o 7 de Setembro 7 de Setembro Olá amigos e amigas do SOESCOLA. Hoje trago para vocês algumas sugestões de Desenhos para Colorir com o tema da Independência do Brasil

Leia mais

SUMÁRIO. INTRODUÇÃO 1 Maria Yedda Leite Linhares

SUMÁRIO. INTRODUÇÃO 1 Maria Yedda Leite Linhares MARIA YEDDA LINHARES (Organizadora) ORO FLAMARION SANTANA CARDOSO FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA DA SILVA HAMILTON DE MATTOS MONTEIRO JOÀO LUÍS FRAGOSO SÔNIA REGINA DE MENDONÇA HISTÓRIA GERAL DO SUMÁRIO INTRODUÇÃO

Leia mais

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional

Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Aula 21 Era Vargas: Governo Provisório e Governo Constitucional Setor 1605 1 Governo Provisório ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas (1930 1945): O Governo Provisório (1930 1934) O Governo Provisório da República

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio

HISTÓRIA. Professor Paulo Aprígio HISTÓRIA Professor Paulo Aprígio IDEOLOGIAS E MOVIMENTOS POLÍTICOS SÉCULO XIX E XX QUESTÃO 1 Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência

Leia mais

O SONHO DOS RATOS. A Geografia Levada a Sério

O SONHO DOS RATOS.  A Geografia Levada a Sério O SONHO DOS RATOS 1 FUNDAMENTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS 2 Enquanto houver movimentos sociais, é porque existem injustiças sociais. Douglas Alves Bento 3 QUE PAÍS É ESSE? Legião Urbana (1987) Interpretada

Leia mais

DISCIPLINA. CRÉDITOS: 04 (T-04 P- ) Cada Crédito corresponde a 15h/ aula

DISCIPLINA. CRÉDITOS: 04 (T-04 P- ) Cada Crédito corresponde a 15h/ aula UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IH

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) Antecedentes: ERA VARGAS (1930-1945) - República Oligárquica Crise política no Brasil - alternância entre São Paulo (maior economia) e Minas Gerais (maior colégio eleitoral) - (República do café com Leite)

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas sociedades de Antigo Regime. Caraterizar

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) ÉPOCA DE JUNHO/2018 REGIME NÃO PRESENCIAL CONTEÚDOS OBJETIVOS ESTRUTURA DA PROVA A EUROPA DOS ESTADOS ABSOLUTOS E A EUROPA DOS PARLAMENTOS COTAÇÕES (Total 200 Estratificação social e poder político nas. Caraterizar a sociedade de Antigo regime.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( )

A República Oligárquica ( ) O Domínio das Oligarquias ( ) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930) Setor 1601 1 Presidência de Prudente de Morais (1894-1898) 2 A Presidência de Campos Sales (1898-1902) Aula 31 e 32 A República Oligárquica (1889-1930)

Leia mais

Caderno de Atividades para o fim do Semestre

Caderno de Atividades para o fim do Semestre Colégio Estadual Guatupê Ensino Fundamental e Médio Av. Thomaz Carmeliano de Miranda, 127 Guatupê CEP: 83 060 000 São José dos Pinhais PR Fone: (41) 3382-4755 / 3382-0564 e-mail: colegioguatupe@yahoo.com.br

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 2 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 2 5 Nome: Data: Unidade 2 1. Veja um dos artigos da Constituição de 1891: Art 1º - A Nação brasileira adota como forma de Governo, sob o regime representativo,

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: História PROFESSORES: Carlão, Fred e Paula DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!!

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!! DISCIPLINA: História PROFESSORES: Renata, Leonardo e Carlão. DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova:

Leia mais

Primeira República ( )

Primeira República ( ) Primeira República (1889-1930) Livro 5 (Extensivo Mega): Módulos 17, 18, 19 e 20. Livro 3 (Extensivo): Módulos 09 e 10 3ºANO / PRÉ-VEST - 2018 PROFESSOR: ABDULAH Brasil Império D. Pedro II Fonte: (desconhecida)

Leia mais

1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial ( ), é incorreto afirmar que:

1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial ( ), é incorreto afirmar que: 1) (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831-1840), é incorreto afirmar que: a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;

Leia mais

Brasil Republica parte 1 ( )

Brasil Republica parte 1 ( ) Brasil Republica parte 1 (1889-1945) O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras,

Leia mais