Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental"

Transcrição

1 Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental Biênio 2012/2013 PAGRISA. PAGRISA - PARÁ PASTORIL E AGRICOLA S/A

2 Produzir álcool e açúcar com eficiência, fornecendo produtos de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando as necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores, comunidade e acionistas. A Pagrisa busca o que há de melhor e mais avançado em termos tecnológicos, sendo assim, procura investir de forma pesada na formação profissional de seus colaboradores, no desenvolvimento e adaptação de técnicas modernas, na produção e industrialização dos setores permitindo altos índices de desempenho por parte de todos. Valorização de nossos clientes, colaboradores, família e comunidade em que atuamos. Busca permanente da excelência empresarial. Arrojo na obtenção de resultados. Espírito empreendedor e de superação de desafios. Responsabilidade e honestidade.

3 Histórico Pagrisa foi fundada em 1967 pelo Dr. Wilson Zancaner, com o objetivo de desenvolver um projeto racional de pecuária de corte em área amazônica. Em 1968, deu-se o início da primeira área de pastagem e construção da primeira casa de tábua que serviu de Amoradia, de escritório e ainda abrigava a central de rádio para comunicação com o escritório de São Paulo. Nesta época, construiu-se a serraria para beneficiamento de madeira utilizada nas benfeitorias. Com o advento do Pró-Álcool, foram realizados estudos e experiências com a lavoura canavieira, obtendo assim, resultados favoráveis para a instalação da indústria com a produção de álcool hidratado. Sua construção foi iniciada no final do ano de 1979, com a viabilização e participação de um banco privado como investidor. A primeira safra ocorreu em 1982, onde foram produzidos litros de álcool hidratado, sendo marcada por imensas dificuldades operacionais e pela falta de operários qualificados. No ano de 2006, a Pagrisa comemorou a inauguração da Fábrica de açúcar com a produção de 100 mil sacos de açúcar cristal, além do sucesso das diversas atividades do grupo, concretizando um modelo moderno de gestão participativa focada no compromisso com a eficiência e qualidade superior de nossos produtos.

4 A empresa PAGRISA, é um grupo empresarial do agronegócio paraense com mais de 40 anos de atuação. Teve sua origem na Apecuária de corte. E hoje constitui para o crescimento da região com uma moderna e atuante Fábrica de Açúcar e Usina de Álcool, através de um modelo de gestão participativa focada no compromisso com eficiência e qualidade. Tendo a certeza de estar contribuindo com a construção do futuro do estado do Pará e do Brasil. A PA G R I S A é u m a e m p r e s a Produção de álcool e açúcar comprometida com o sucesso de seus clientes, colaboradores e comunidade transformando seu conhecimento e experiência no agronegócio em soluções inovadoras garantindo valor agregado e compromisso ambiental e social. Com uma trajetória de sucesso, a PAGRISA completou, quatro décadas de conquistas no Pará, e hoje possui diversificações em seus negócios no estado, com a industria de açúcar e álcool, fazendas produtoras de milho, soja, arroz no sistema integração lavoura e pecuária e dando início a outros projetos como ovinocultura e avicultura. A PAGRISA sem desenvolve de forma sustentável, garantindo qualidade de vida, com a Responsabilidade Social e com o Meio Ambiente.Brevemente cada um de vocês poderão comprovar os resultados e a qualidade dos produtos da PAGRISA com o lançamento da marca Cauaxí Sendo assim, para que tudo isso possa chegar até você, os funcionários da PAGRISA descobrem sempre novas maneiras de contribuir para o crescimento de Nossa Pátria, Nossa Terra e Nossa Gente.

5 Objetivos Organizacionais 1. Atingir a satisfação de nossos clientes. 2. Desenvolver uma cultura com foco em resultados. 3. garantir a saúde ocupacional e segurança de nossos colaboradores. 4. Manter a sustentabilidade ambiental com uma cultura voltada a preservação e prevenção da poluição. 5. Desenvolver nossa comunidade por meio de ações sociais. 6. Garantir a lucratividade para a sustentabilidade do negócio.

6 Cultivando talentos, Desenvolvendo pessoas e valorizando a vida.

7 SIPAT Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

8 Solenidade de abertura SIPAT oi realizada nos dias 24 a 29 de setembro de 2012 a 11ª SIPAT Pagrisa, com o objetivo de fortalecer fa integração entre seus colaboradores, compartilhando Fconhecimentos sobre saúde, segurança, meio ambiente e bem estar social, na constante busca pela melhoria de vida. Esta SIPAT veio com o tema: Sustentabilidade Ambiental e Qualidade de Vida, buscando orientar os colaboradores da organização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, ao mesmo tempo em que os conduz a resgatar os valores esquecidos pelo ritmo acelerado de suas rotinas diárias, desta forma, não só fazendo com que tenham noções básicas de segurança, mas que também pratiquem essas noções onde estiverem e o mais importante, torná-los agentes multiplicadores desses princípios.

9 Marcha de concientização. Logo após a solenização de abertura, a equipe da CIPA realizou uma marcha de conscientização em prol do Meio Ambiente, afim de ressaltar os benefícios de uma boa caminhada em nosso dia-a-dia: Que alem de diminuir a emissão de gases na atmosfera gerada pela queima de combustível, também melhora o condicionamento físico e mental.

10 3 Rs - Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Diante dos graves problemas sócio ambientais sofridos pelo planeta inteiro, A PAGRISA se empenha no desafio de buscar soluções inteligentes de agregar a produção e o consumo de mercadorias de forma sustentável, através de novos instrumentos, normas, sistemas de produção e sustentabilidade. Principalmente de novos comportamentos sociais que visem a propagação e fixação de uma consciência ecológica de promoção social e preservação do meio ambiente. Esta idéia esteve presente durante todo o processo de criação da SIPAT, que adotou a politica dos 3 Rs - Reduzir, Reciclar e Reutilizar, nos conteúdos apresentados e até mesmo a ornamentação dos espaços das atividades, que foi todo desenvolvido com materiais recicláveis.

11 Palestras de concientização SIPAT A percepção da qualidade de vida é essencial para o desenvolvimento de um A trabalho seguro e satisfatório, que está estreitamente ligado à saúde física e mental do colaborador. A equipe da CIPA e a unidade de profissionais da área de saúde da empresa e do munícipio de Ulianópolis, proporcionaram aos participantes do evento uma semana didática, através de palestras e companhas com o foco em proteger e preservar o bem estar dos participantes no trabalho e fora dele. As palestras relembraram a cada colaborador o quão importante é valorizar suas metas, seus objetivos, sua família, sua autoconfiança e seus valores, e para isso, eles devem ter ciência de que cuidar de sua saúde e segurança é essencial. Nas fotos, vemos a enfermeira Verena, o Dr. Mohamed e a consultora ambiental Livia Teixeira, alguns dos muitos profissionais que palestraram durante a semana.

12 Esporte e Qualidade de Vida na SIPAT Objetivando fortalecer as relações inter pessoais entre nossos colaboradores de maneira prática e descontraída, a equipe da CIPA, sob a coordenação do Sr. Cleosimar Araújo Costa, em parceria com o Comitê Esportivo Pagrisa, desenvolveram durante a SIPAT PAGRISA 2012 uma série de atividades esportivas, visando incentivar não a competitividade, mas sim, o espírito de união e trabalho em equipe, enfatizando a importância da atividade física para uma vida saudável.

13 A importância do Uso de EPI para uma vida segura e produtiva. esta semana, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho Nforam abordados de forma clara, dinâmica e objetiva, buscando a efetiva participação dos colaboradores, voluntários e acionistas, vendo a SIPAT como a continuidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, onde a lucratividade maior está na promoção da saúde, no aumento da produtividade e na valorização do capital humano. Nas fotos, vemos a equipe da CIPA durante a peça teatral que retratou a importância do uso de E.P.I. no trabalho.

14 Ação Solidária No dia 27 de setembro de 2012 foi realizado nas dependências da PAGRISA a primeira Campanha Ação Solidária. Durante a ação foi realizado conscientização referente a saúde bucal, hipertensão, diabetes e massa corpórea. A seguir, momentos de aplicação de flúor para alunos e funcionários, palestra sobre saúde bucal e aferição do IMC índice de massa corpórea e orientação sobre alimentação saudável.

15 Desfile Miss e Mister SIPAT equipe da CIPA, sob a coordenação de Natália Lopes e Raldilene Salomão, realizou no dia 27 de Asetembro de 2012 o concurso para a escolha do garota e garota SIPAT, nas modalidades: adulto e infantil. O principal objetivo era escolher um rosto que representasse o verdadeiro espírito da semana - Sustentabilidade Ambiental e Qualidade de Vida. O desfile contou com a participação especial de Paulo Abraim Mascarenhas - Secretário de Cultura, Desporto e Turismo, que se sentou na mesa dos jurados, ao lado de Simone Resende Zancaner Miss Ulianópolis 2001 e Miss Brasil Comércio Também compôs a mesa, o Mister e a Miss Ulianópolis 2012, Davi Pavilha e Evelhiy Barroso.

16 Prêmios distribuídos durante a SIPAT 2012 isando parabenizar seus colaboradores pela ativa participação que tiveram durante a SIPAT Pagrisa 2012, a Vempresa realizou ao longo do evento, o sorteio de televisores, aparelhos de DVD, ventiladores, bicicletas e aparelhos celulares, além dos kits SIPAT, ao todo foram mais de 300 premiados durante os seis dias do evento.

17 Entrega de Alimentos arrecadados durante a SIPAT 2012 responsabilidade social é um dos principais objetivos da equipe que compõe a Comissão Interna de Prenveção de Acidentes (CIPA), visando Asempre esse objetivo, eles trabalham arduamente em prol da vida e dos diretos humanos para um desenvolvimento justo e inclusivo, não somente no que se refere aos colaboradores da empresa, mas também às pessoas que fazem parte da cidade de Ulianópolis e comunidades visinhas, tomando-as como parte indispensável do capital humano da organização. Uma das campanhas mais bem sucedidas da CIPA, foi a de arrecadação de alimentos para doações à famílias carentes, adotada durante a SIPAT PAGRISA 2012, que reuniu mais de 600 kg de alimento, que a CIPA entregou, na sede da Assistência Social de Ulianópolis, à moradores carentes da cidade.

18 Divulgação e multiplicação dos trabalhos desenvolvidos Todos os trabalhos foram acompanhados e multiplicados através do informativo PAGRISA, uma publicação mensal da empresa que tem por objetivo divulgar os acontecimentos e atos pertinentes à comunidade empresarial Pagrisa, sem qualquer fim lucrativo ou promocional, respeitando sempre a ética, a integridade,a legalidade e a veracidade das informações divulgadas.

19 Ações em Saúde e Prevenção A PAGRISA mantém junto à Comunidade Rio Bonito e mais 06 comunidades vizinhas um posto de saúde em parceira com as Prefeituras de Paragominas e Ulianópolis. A PAGRISA é responsável pelas despesas com manutenção periódica de um Médico Clínico Geral e de uma Técnica em Enfermagem (todos os dias). O Posto de Saúde atende mais de 96 famílias na comunidade do Rio Bonito e mais 6 comunidades vizinhas. A média de atendimentos mensais é de mais de 250 pacientes incluindo atendimento médico e de emergência.

20 Programas de Vacinação Interna Proporcionada pela equipe de enfermagem da PAGRISA juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. As campanhas de vacinacao foram realizadas em 4 edições com a presença da equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ulianopolis. Foram imunizados 800 pessoas contra febre amarela, tetano, H1N1 e hepatite B.

21 Programa de Ergonomia rograma de Ergonomia da PAGRISA é uma iniciativa da área de Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais Pjuntamente com a Fisioterapeuta Patrícia Zancaner. O objetivo é proporcionar ao colaborador, através da Ginástica Laboral, a melhor prática das atividades diárias com conforto, saúde, segurança e eficiência.

22 Saúde e Segurança do Trabalho A PAGRISA conta com Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho Rural SESTR composto por 1 engenheiro de segurança, 1 médico do trabalho, 3 tecnicos de segurança, 1 enfermeiro do trabalho e 2 tecnicos de enfermagem do trabalho. Contando com apoio temos uma equipe multifrofissional com medica clinica,dentista e fonoaudiologo. No ambulatorio de saúde ocupacional da PAGRISA são realizadas mensalmente mais de 200 consultas clínica, 70 consultas odontologicas, atendimentos de enfermagem e de urgência.

23 Saúde e Segurança do Trabalho A PAGRISA conta com equipe e estrutura especializada para atender seus colaboradores a qualquer momento, com qualidade e agilidade em casos de emergência.

24 Treinamento e Desenvolvimento

25 Curso de Brigada de Emergência e NR-35 - trabalho em altura Foram capacitados 181 colaboradores treinados nestas modalidades para o controle de sinistros e primeiros socorros.

26 PAGRISA faz parceria com a FISK e traz para a empresa curso preparatório de inglês. sta parceria visa fornecer cursos acessíveis e de qualidade à seus funcionários e familiares, na comodidade das Edependências da Escola PAGRISA. Os cursos têm duração de 2 anos e 06 meses e abrange adultos e crianças, que além do desconto dado pela entidade de ensino, ainda contam com o auxilio educação disponibilizado pela empresa, que compreende a 30% do valor da mensalidade e do material didático.

27 Ginástica Laboral Adminstrativo Catanduva/SP. Diariamente é realizada ginástica laboral nos diversos setores da empresa, visando disposição e saúde para os colaboradores. Equipe Corte Manual - Sede PAGRISA.

28 Integração de Segurança É realizada com todos os c o l a b o r a d o r e s c o n t r a t a d o s, a integração de saúde e segurança, que aborda normas internas, utilização de EPI, combate a incêndio, suporte básico de vida entre outros assuntos ligados a atividade laboral do colaborador.

29 Qualidade de Vida nas frentes de trabalho. Em todas as frentes de trabalho são ofertados banheiros químicos, área de vivencia para realização das refeições com garantia de bancos e mesas para o melhor conforto das mesmas.

30 DDS - Diálogo Diário de Segurança É realizada no início da jornada de trabalho o dialogo diário de segurança com conteúdos voltados a conservação e uso de equipamento de proteção individual, cuidados laborais para levantamento e transporte Manual de Carga, Educação Ambiental entre outros.

31 DDS com o Médico do Trabalho Conceito de hipertensão e diabetes Sinais e sintomas de hipertensão e diabetes Complicações que a hipertensão e diabetes descompensada podem gerar para os colaboradores Hábitos saudáveis de vida.

32 KIT de Resgate Material de resgate presente em todos os ônibus nas frentes de trabalho da agrícola.

33 DDS com o SESTR Como realizar reidratação oral de forma a minimizar os efeitos da radiação Não ionizante e do calor Acometimentos que a falta de reidratação podem gerar para o colaborador Hábitos saudáveis de vida

34 Sistema Interno de Dedetização O controle interno de pragas é realizado pelos técnicos qualificados da empresa Higibem, visando a saúde, qualidade de vida e bem estar dos colaboradores, sempre respeitando o meio ambiente em cada atividade.

35 Time de Futebol PAGRISA Vice-Campeão municipal de Futebol No dia 08 de Dezembro o PFC (Pagrisa Futebol Clube) consegrou-se vice-campeã munucipal de Futebol no campeonato municipal de campo. Os jogadores: James Vera e Wilson Pimentel, também receberam os troféus de Maior Artilheiro e Jogador Revelação, consecutivamente.

36 Ações em Cultura e Educação A PAGRISA, comprometida com a Educação e Cultura contribui ativamente com as escolas municipais de Ulianópolis. A PAGRISA realizou doações de Instrumentos Musicais para FAMU Fanfarra Municipal de Ulianópolis, beneficiando diretamente mais de 70 jovens do município entre 14 a 18 anos.

37 Apoio as Escolas A PAGRISA contribui anualmente para com Escolas Municipais de Ulianópolis em eventos festivos e de grande representatividade, como por exemplo do Dia 07 de Setembro.

38 Desfile Escolar 2012 Nas fotos, vemos alguns dos melhores momentos dos desfiles escolares realizados no dia 07 de setembro.

39 Escola PAGRISA

40 Festival Halloween - Escola PAGRISA

41 Formatura Escola PAGRISA No dia 07 de dezembro de 2012, a Escola de Educação Infantil Pagrisa, realizou a formatura dos alunos concluintes da alfabetização. A festa de formatura foi realizada no Espaço Cultural da empresa e enfatizou sobre tudo a esperança e a fraternidade, palavras chave para o bom desenvolvimento dos formandos daqui por diante, e que refletem o clima natalina sob o qual a festa foi realizada

42 Escola PAGRISA Projeto Horta e Jardinagem A Escola PAGRISA mantém junto a horta um espaço para prática de aulas objetivando a iniciação das crianças em atividades de cultivo de hortalícias e jardinagem.

43 Educação Alimentar A Nutricionista da empresa, a Srª Lynamara Silva desenvolveu em parceria com a equipe de educadores da Escola PAGRISA um projeto para desenvolver a educação nutricional para os alunos, com palestras e atividades dinâmicas que juntaram conhecimento e diversão, de forma eficiente e descontraída.

44 Doações - Páscoa A PAGRISA realiza Ações Sociais em todas as datas comemorativas junto a escolas municipais em Ulianópolis e as demais comunidades locais, como a Colônia de apicultores de Rio Bonito. Distribuição de ovos de páscoa para funcionários. Entrega de ovos de chocolate nas escolas: Dr. Wilson Zancaner e Rio Bonito.

45 Doações: Escola Dr. Wilson Zancaner A PAGRISA doou para a Escola Municipal Dr Wilson Zancaner mais de 30 centrais de ar condicionado para atender as crianças do bairro Rezende II, beneficiando mais de 400 crianças diretamente. Com a mesma escola mantém projeto de Educação Física garantindo qualidade de vida e diciplina através do esporte. A PAGRISA fornece Professor de Educação Física para a escola bem como todo material para a prática das aulas.

46 Doação de troféus, medalhas e brinquedos no Dia das Crianças Mais de 600 brinquedos doados para a Escola Dr. Wilson Zancaner, PAGRISA e Rio Bonito, além dos troféus e medalhas usados nas gincanas e campeonatos.

47 Doações - entrega de presentes de Natal Ao todo foram mais de 600 crianças beneficiadas nas escolas da cidade de Ulianópolis e comunidades visinhas, além dos filhos dos funcionários que trabalham na empresa.

48 Doação - Cadeira de Rodas Antônio Luis Carvalho e a Sr. Patrícia Zancaner realizam a entrega da cadeira de rodas, patrocinada pela PAGRISA, para uma criança deficiente no interior de Ulianópolis.

49 Programa Portas Abertas A PAGRISA mantém o Programa Portas Abertas, que visa contribuir com o aprendizado e conhecimento dos alunos da região no que se refere ao processo industrial, agrícola e administrativo. O Programa recebe alunos de 2º grau, nível técnico e superior dos estados do Pará, Maranhão e até mesmo do Tocantins.

50 Laboratório de Informática Pagrisa O Laboratório de Informática da PAGRISA gera uma integração e desenvolvimento bem expressivo e m r e l a ç ã o a o s n o s s o s colaboradores com o mundo da Informática.

51 O Programa Jovem Aprendiz, o programa garante inclusão de jovens entre 16 a 23 anos no mercado de trabalho. Em 2011 a PAGRISA iniciou o programa com a contratação de 40 jovens. O programa tem caráter permanente

52 Distribuição de Cestas Básicas Jovem Aprendiz A ONG foi criada pelos jovens aprendizes da PAGRISA, há pouco mais de um ano, com o objetivo de atender as necessidades básicas da comunidade, uma de suas principais atividades é a arrecadação mensal de cestas básicas que são distribuídas na cidade de Ulianópolis e outras comunidades visinhas. E com o apoio da empresa, eles têm conseguido expandir cada vez mais essa idéia.

53 Formatura Primeira turma de Jovem Aprendiz Pagrisa foi uma das empresas pioneiras na implantação do Projeto Jovem Aprendiz na zona rural, que visa capacitar jovens e adolescentes de maneira prática e Ainstitucional, lhes fornecendo condições para que possam extrair o máximo de aproveitamento de sua primeira experiência de emprego. Em março de 2011 a empresa abriu as portas para a primeira turma, formada por 40 jovens, com idades entre 16 e 24 anos. Após quase dois anos, o primeiro ciclo do programa chegou ao fim, e para celebrar o sucesso alcançado pelo projeto, a Pagrisa realizou no dia 05 de dezembro de 2012, no centro de convenções de Ulianópolis, uma festa de formatura que consolida a qualificação desses novos profissionais.

54 Grupo de Carimbo Jovem Aprendiz A empresa patrocina, entre outras atividades culturais desenvolvidas pelos Jovens Aprendizes, o grupo de Carimbó formado pelos adeptos do programa, que se apresentam tanto interna quanto externamente em feiras e eventos, como a Agro Fest Milho.

55 A PAGRISA apóia o Programa Estrelas do Futuro que reúne e prepara jovens atletas para competições em todo Brasil. O programa é acompanhado pelo fisioterapeuta Paulo Douglas de Andrade.

56 Projeto Estrelas do Futuro Projeto Jovens do Futuro já é destaque na mídia paraense, pelas grandes vitorias acumuladas ao longo destes 05 anos de projeto, foram ao todo mais de 400 medalhas em diversas competições municipais, estaduais e nacionais.

57 Apoio ao esporte

58 Escolinha de Futebol Zico 10 projeto atende a 100 crianças em Ulianópolis e região. A PAGRISA aderiu ao projeto em Oconjunto com a Prefeitura de Ulianópolis. Cada aluno permanece durante 01 ano no projeto e ao final passa por uma seletiva concorrendo a 01 vaga para treinamento de mais um ano no Centro de Treinamento em Brasília.

59 Escolinha de Futebol Zico 10 Momento de entrega de kit's (camiseta, meias e shorts) aos alunos do Projeto Zico 10

60 Qualidade de vida

61 Projeto Qualidade de Vida na escola A PAGRISA disponibiliza para funcionários e familiares de funcionários aulas de Ginástica Localizada, Ballet e Capoeira.

62 Estande da PAGRISA na 12ª Agro Fest Milho

63 Foi realizado em Ulianópolis nos dias 14 a 17 de Junho a 12ª Agro Fest Milho, a maior feira aberta ao público do Estado. Com o intuito de estabelecer uma boa relação com a comunidade local e vizinhas, a PAGRISA montou durante o evento um estande onde foi apresentado o histórico da atuação social, ambiental e produtiva da empresa, assinalando a importância sócio ambiental e econômica que exerce dentro do cenário regional.

64 Projeto Juquinha O Projeto Juquinha é uma iniciativa sem fins lucrativos criado pela Associação José Pereira de Farias, que atende a mais de 120 crianças com idade entre 2 e 18 anos com deficiências físicas e metais. A PAGRISA contribui mensalmente com este projeto.

65 Espaço Cultural Patrícia Zancaner, foi criado com o objetivo de promover cultura, esporte, Oqualidade de vida, arte e desenvolvimento a população de Ulianópolis. O projeto foi idealizado pela Srª Patrícia Zancaner e conta com a parceria da PAGRISA juntamente com a Prefeitura de Ulianópolis e SECULT Secretaria de Cultura Municipal, e tem representado o município em diversos eventos de dança do país, levando para os palcos o talento e a determinação de uma equipe que busca sempre fazer o seu melhor, superando-se a cada dia e, é com esse espírito que ele tem se destacado por onde passa.

66 Aulas de Balet

67 Jiu Jitsu, Dança, capoeira e Teatro O projeto atende hoje mais de 370 alunos em diversas modalidades tais como: teatro, capoeira, dança moderna, rítmica e de rua, Jiu Jitsu e melhor idade.

68 1º Alto Cultural - Espaço Cultural Patrícia Zancaner Espaço Cultural Patrícia Zancaner realizou no dia 14 de dezembro de 2012 seu 1º Auto Cultural na praça Almir Gabriel, em Ulianópolis/PA, com o objetivo de interagir com a comunidade por meio da arte e da cultura. O evento contou com a participação de diversas campanhias de dança e com apresentações contemporâneas, balé, artes marciais, capoeira, etc.

69 Meio Ambiente A PAGRISA mantém corredores ecológicos que interligam áreas de preservação ambiental.

70 Meio Ambiente A PAGRISA, entende a importância de cuidar e preservar o meio ambiente e possui várias ações e mobilizações em prol de uma cultura e política voltada para a preservação ambiental. De acordo com seus objetivos organizacionais, a empresa atua respeitando o meio ambiente com uma política voltada para preservação e prevenção da poluição.em, área estratégicas da PAGRISA, existem placas de advertência proibindo a caça e a pesca interna. A PAGRISA instituiu o Esquadrão do Meio Ambiente formado por funcionários de todos os setores com o objetivo de propor ações para a preservação do ambiente em que estamos inseridos. Ouvidoria do esquadrão através do e- mail:

71 PRESERVE NOSSO PLANETA, USE SACOLAS RETORNÁVEIS. Meio Ambiente PAGRISA adota e incentiva praticas de redução de lixo como o uso de sacolas retornáveis e Ag a r r a f a s e c o l ó g i c a s q u e r e d u z e m consideravelmente o acumulo de resíduos no meio ambiente gerados pela utilização de produtos descartáveis.

72 Plantando e Cuidando do Meio Ambiente Através dessa ação, as crianças se familiarizam com a causa da sustentabilidade. Desenvolvem a responsabilidade por cuidar das plantinhas e do planeta. Iniciando uma conscientização e sensibilização do que precisam fazer para contribuir com o equilíbrio do meio ambiente.

73 Programa Lixo Zero A PAGRISA mantém o Programa Lixo Zero! fundamentado na política de Reduzir, Reutilizar e Reciclar todo resíduo gerado em nossas dependências. O Programa abrange ações na fábrica, agrícola e os moradores de residências e alojamentos com premiações e ações de inventivo a boas práticas da Coleta Seletiva. Todo lixo é segregado e encaminhado para reciclagem, para cooperativas específicas ou para órgãos licenciados para este tipo de coleta. Coleta Seletiva A PAGRISA FAZ TEMPO DE FAZER RESPONSABILIDADE SOCIAL

74 A PAGRISA atingiu, diretamente, em pessoas com suas ações sociais na região. E em 2013 até o mês de junho, já atingiu pessoas beneficiadas.

75 ANEXOS

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89 PAGRISA - PARÁ PASTORIL E AGRÍCOLA S/A BR 010, KM 1565 CEP: Ulianópolis-PA Fone: (91) Açucar Cristal Especial

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Usina São Luiz S/A. Declaração de ciência do regulamento

Usina São Luiz S/A. Declaração de ciência do regulamento Declaração de ciência do regulamento Declaramos, para os devidos fins, que: i) Estamos cientes e de acordo com as condições do Regulamento do Prêmio de Mérito Ambiental. ii) A empresa está cumprindo as

Leia mais

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania 1- DADOS DA EMPRESA Nome: BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Setor de atividade e principal negócio: COMÉRCIO VAREJISTA

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO CIPA MODELO CEMAR UMA CIPA DE SUCESSO! Autor José Eduardo Santos de Sousa COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR RESUMO O presente trabalho tem

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Enfoque JB. I Início da Safra 2013/2014

Enfoque JB. I Início da Safra 2013/2014 I Início da Safra 2013/2014 O Grupo JB celebrou, no último dia 02 de outubro, a missa em Ação de Graças para marcar o início da safra 2013/2014. A solenidade religiosa foi realizada no Armazém de Açúcar

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES

CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES EXPRESSO GUANABARA S/A - CNPJ: 41.550.112/0001-01 END. ROD BR 116 KM 04 N 700 MESSEJANA FORTALEZA/CE CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES 2011 BOAS PRÁTICAS: ADESÃO DOS COLABORADORES AOS SEUS VALORES E

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015.

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. APRESENTAÇÃO O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. Seja parceiro de um serviço que é referência em geriatria

Leia mais

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA Autores: Allan Bueno dos Santos Frederico Prestupa Neto CPFL Energia Apoio Fidelidade: RESUMO As CIPA s (Comissões Interna de Prevenção de Acidentes) realizavam a SIPAT (Semana

Leia mais

2009, um ano de grandes realizações e conquistas

2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009 foi um ano de grandes realizações e conquistas para o Serviço Social da Indústria (SESI), entidade que integra o Sistema Federação das Indústrias no

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO A EMPRESA A T2N Esporte e Lazer foi fundada pelos professores de Educação Física, Tetê Nahas e Bruno Rodrigues, com a proposta de desenvolver um serviço diferenciado nas áreas de recreação, esporte e lazer,

Leia mais

Ponto de Partida do Projeto Doar Escola do Futuro

Ponto de Partida do Projeto Doar Escola do Futuro Relatório Projeto Doar Objetivo: Envolver os alunos em Projetos Sociais, estimulando-os a colocar em prática os traços de caráter Cristão ensinados na Instituição. Potencializar a responsabilidade social,

Leia mais

INSTITUTO LOJAS RENNER

INSTITUTO LOJAS RENNER 2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO LOJAS RENNER Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, formação de jovens e desenvolvimento da comunidade fazem parte da essência do Instituto.

Leia mais

Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA)

Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA) 2 Colaboradores Enfoque JB Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA) Conscientização e prevenção foi a estratégia da JB em mais uma Semana Interna Prevenção

Leia mais

Boas Práticas - 2012

Boas Práticas - 2012 EXPRESSO GUANABARA S/A - CNPJ: 41.550.112/0001-01 END. ROD BR 116 KM 04 N 700 MESSEJANA FORTALEZA/CE CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES Boas Práticas - 2012 PROJETO 1 QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PROJETO 2

Leia mais

P Ú B L I C O I N T E R N O

P Ú B L I C O I N T E R N O Apresentação O Banrisul valoriza seus colaboradores por entender que estes são a essência do negócio. A promoção da qualidade de vida e da segurança dos funcionários é uma prática constante que comprova

Leia mais

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários

SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras. Eduarda Ramires Silveira. Evelyn Victória Cardoso Lopes. Mel Suzane Santos Marques. Voluntários SEPARAR PRA QUÊ? Idealizadoras Eduarda Ramires Silveira Evelyn Victória Cardoso Lopes Mel Suzane Santos Marques Voluntários Joyce Thaís Mendes Alves Sílvia Rocha Pena Rodrigues Luíza Almeida Dias de Carvalho

Leia mais

Apresentação da Concessão

Apresentação da Concessão MEDICINA E ENGENHARIA DO TRABALHO Apresentação da Concessão Cuidar da Saúde e Segurança do Trabalhador é a nossa Especialidade! APRESENTAÇÃO TENHA SEU PRÓPRIO NEGÓCIO COM RETORNO GARANTIDO O mercado de

Leia mais

Páginas: OFICINAS DE ESPORTES. Oficinas de esportes consolidam a formação de atletas em Canavieiras

Páginas: OFICINAS DE ESPORTES. Oficinas de esportes consolidam a formação de atletas em Canavieiras Páginas: 10 OFICINAS DE ESPORTES Oficinas de esportes consolidam a formação de atletas em Canavieiras A Prefeitura de Canavieiras vem incentivando a prática regular de esportes, através de diversas iniciativas

Leia mais

FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE RESUMO Numa sociedade cada vez mais consciente, a proteção ao meio ambiente passa a ser objetivo de atenção de franquias com um posicionamento

Leia mais

Pacto Global. Comunicação de Progresso 2007. O Boticário

Pacto Global. Comunicação de Progresso 2007. O Boticário Pacto Global Comunicação de Progresso 2007 O Boticário 1 São José dos Pinhais, 28 de março de 2008. Ban Ki-moon Secretário Geral Organização das Nações Unidas Sr. Secretário Geral, O Boticário sempre acreditou

Leia mais

EMPREGABILIDADE. Jovens que participaram do Programa Jovem no Transporte e que foram contratados

EMPREGABILIDADE. Jovens que participaram do Programa Jovem no Transporte e que foram contratados A Patrus Transportes busca de forma constante valorizar o quadro funcional. Para isso, a empresa conta com programas que atuam na captação e retenção de talentos e na qualificação profissional, estimulando

Leia mais

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES CASE DE SUCESSO: 5S COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA AS EQUIPES DO HOSPITAL CIDADE TIRADENTES Responsável pela Instituição: Renata Souza

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

Programa de Qualidade de Vida

Programa de Qualidade de Vida Programa de Qualidade de Vida SOBRE O PROJETO OBJETIVO GERAL Padronizar as ações de qualidade de vida em todas as unidades de negócio da IMPSA no Brasil, proporcionando espaço aos colaboradores para que

Leia mais

Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas

Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas Responsável pelo Projeto: Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas. 2015 CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE

Leia mais

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE)

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da

Leia mais

Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010. Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com.

Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010. Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com. Pacto Global da Nações Unidas (UN Global Compact) Relatório 2010 Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) www.acovisa.com.br Boas-vindas Mensagem da Diretoria O compromisso com os princípios

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: J&I Serviços Educacionais LTDA Nome Fantasia: Wizard Aparecidinha Data de fundação:

Leia mais

Programa Lixo e Cidadania

Programa Lixo e Cidadania Programa Lixo e Cidadania São Bernardo do Campo (SP) Elisabeth Grimberg e Sonia Lima in Segurança Alimentar e Nutricional: a contribuição das empresas para a sustentabilidade das iniciativas locais Fechar

Leia mais

Segurança e Medicina do Trabalho

Segurança e Medicina do Trabalho Case Segurança e Medicina do Trabalho contribuindo para a gestão de RH Bradesco Cartões Operações Uberlândia 2008 Nosso ponto de vista: Segurança e Medicina do Trabalho além de suportar ao atendimento

Leia mais

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário NRDC Bairro Guaíra Três de Maio RS

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário NRDC Bairro Guaíra Três de Maio RS I - ABERTURA GERAL Três de Maio, próspero município, com 24 mil habitantes, predominantemente descendentes de alemães, italianos e poloneses, na região noroeste do Rio Grande do Sul, foi emancipado em

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

PROJETO BOQUINHA ALEGRE

PROJETO BOQUINHA ALEGRE PROJETO BOQUINHA ALEGRE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A instituição Casas Lares Humberto de Campos é uma entidade, na modalidade de associação, sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Educacional e Assistencial

Leia mais

GESTÃO DE SST DESAFIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

GESTÃO DE SST DESAFIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES GESTÃO DE SST DESAFIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Nov.2014 Negócio CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE Educação Qualidade de Vida Declaração Estratégica Missão Promover a qualidade de vida do trabalhador

Leia mais

Niklis. A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt &

Niklis. A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e Entretenimento. Sempre buscando a excelência sob todos

Leia mais

PREFEITURA DE XINGUARA

PREFEITURA DE XINGUARA 50/000-20 Anexo IV - Programas, Metas e Ações - (PPA Inicial) Página de 5 Programa: 000 AÇÃO LEGISLATIVA Manutenção da CMX através do apoio financeiro às atividades legislativas, custeio de despesas administrativas,

Leia mais

1. Nossa História. Sobre a Empresa

1. Nossa História. Sobre a Empresa 1. Nossa História Fundada em 16 de agosto de 1951, a giroflex-forma foi a primeira empresa no Brasil a fabricar cadeiras giratórias e ajustáveis para escritório, com mecanismo de regulagem com knowhow

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas Desenvolvimento Sustentável Social Econômico Ambiental Lucro Financeiro Resultado Social

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

Relatório de desempenho social Maio de 2010

Relatório de desempenho social Maio de 2010 Nossa responsabilidade social BIC AMAZÔNIA S.A. Relatório de desempenho social Maio de 2010 I - APRESENTAÇÃO A unidade BIC Amazônia está localizada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, onde são

Leia mais

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico.

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico. Faz parte da vontade da diretoria da New Age contribuir socialmente para um mundo melhor, mais justo e sustentável. Acreditamos que através da educação e com a experiência que temos, transportando tantos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES PLANO DE GOVERNO 2009 / 2012 EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES PLANO DE GOVERNO 2009 / 2012 EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES PLANO DE GOVERNO 2009 / 2012 EDUCAÇÃO O que buscamos Proporcionar educação com qualidade social para todas as crianças. Erradicar o analfabetismo, ampliar o nível

Leia mais

RELATÓRIO DESEMPENHO SOCIAL

RELATÓRIO DESEMPENHO SOCIAL RELATÓRIO DESEMPENHO SOCIAL ANO III Nº II 2012 Apresentação do resumo das ações de Responsabilidade Socioambiental desenvolvidas pela Interdesign Móveis Ltda no 1º semestre de 2012 que contemplam o Sistema

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO. Programa de Educação Ambiental Interno PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SAMARCO Programa de Educação Ambiental Interno Condicionante 57 LO 417/2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 04 2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 05 3. REGULAMENTO APLICÁVEL 06 3.1. FEDERAL

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação

Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação Ademir Vicente e Kátia Ferreira 01/09/2013 SESI Serviço Social da Indústria criado 1946 1.218 unidades http://www.youtube.com/watch?v=5h7ub2k-1bu

Leia mais

Colaboradores. Enfoque JB. Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009

Colaboradores. Enfoque JB. Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 2 Colaboradores Enfoque JB Ano: 2 Edição: 14 Novembro / Dezembro 2009 Votos de Felicidades para todos que fazem o Grupo JB, e que o novo Ano de 2010, conscientize

Leia mais

Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado

Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado Nestlé Brasil Ltda. Consumo Consciente e Criação de Valor Compartilhado ALAS Agosto, 2010 CSV - Responsabilidade Social Corporativa na Nestlé Além da sustentabilidade: criar valor CRIAR VALOR COMPARTILHADO

Leia mais

Jovens cuidando do Brasil

Jovens cuidando do Brasil ação constitui uma parte da política dos três R reduzir, reutilizar e reciclar, depreende-se a necessidade de um trabalho com lixo que se inicie com uma revisão crítica dos hábitos e padrões de consumo.

Leia mais

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia Nome da empresa: BIT Company Data de fundação: Julho de 1993 Número de funcionários: 49 funcionários Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias): Sede em São Paulo, com franquias em todo

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina Primeiro escritório de inclusão social da América Latina 18 de setembro Nós do Centro: mais uma ação para a comunidade do Grupo Orsa O Grupo Orsa, por meio da Fundação Orsa, inaugura um espaço inovador

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas em 14 de setembro de 1993, pela

Leia mais

SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL Educação Continuada Realiza ações educativas que desenvolvem as competências básicas do trabalhador da indústria

Leia mais

Profea- Projeto de Formação de Educadores Ambientais

Profea- Projeto de Formação de Educadores Ambientais Profea- Projeto de Formação de Educadores Ambientais Mostra Local de: Maringá PR Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Facinor- Faculdade

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO Juliana Paula Balestra Soares Joelma Cristina Gomes Carmencita Márcia Balestra Faculdade

Leia mais

Unidades de Negócios

Unidades de Negócios Grupo Clivale Como surgiu? História Tudo começou com a iniciativa de Raphael Serravalle ao perceber a carência de um serviço médico especializado na cidade do Salvador, calçada, induziu dois de seus filhos:

Leia mais

RESUMO FRANQUIA O BOTICÁRIO BELÉM (PA) PROMOÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

RESUMO FRANQUIA O BOTICÁRIO BELÉM (PA) PROMOÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FRANQUIA O BOTICÁRIO BELÉM (PA) PROMOÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE RESUMO As franquias que apresentam um alto grau de proximidade, exposição e envolvimento com a comunidade, possuem conhecimento da sua

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PRINCÍPIOS SOCIOAMBIENTAIS

PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PRINCÍPIOS SOCIOAMBIENTAIS A Copagaz A Copagaz, primeira empresa do Grupo Zahran, iniciou suas atividades em 1955 distribuindo uma tonelada de Gás Liquefeito de Petróleo - GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato

Leia mais

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com.

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com. - SECRETARIA DE SAÚDE - SÃO TIAGO MINAS GERAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 04 A 19 ANOS 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE

Leia mais

Categoria Franqueador Sênior

Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Sênior Dados da empresa Razão Social Cebrac - Consultoria e Franquia Ltda. Nome fantasia CEBRAC Data de fundação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014

CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014 CÓDIGO DE ÉTICA PI.001.00000000 A - 04 de Junho de 2014 PALAVRA DA DIRETORIA Apresentamos, com muito prazer, o do Grupo Galvão, que foi elaborado de maneira participativa com representantes dos colaboradores

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante do Projeto Fortalecendo

Leia mais

Propostas da LDO 2013

Propostas da LDO 2013 Propostas da LDO 2013 Secretaria Municipal de Educação Complementação da Merenda Escolar; Reforma de Escolas; Construção de Escolas; Reparos em Escolas; Construção de Espaços para prática de Educação Física;

Leia mais

E assume apoio continuado ao Pacto Global e renovando o compromisso vigente da empresa com iniciativa e seus princípios.

E assume apoio continuado ao Pacto Global e renovando o compromisso vigente da empresa com iniciativa e seus princípios. Palavra do presidente - Paulo Zanetti A Renuka Vale do Ivaí S/A vem apresentar em seu Balanço Socioambiental 2012 ações alinhadas ao respeito e a ética empresarial, visando proporcionar uma compreensão

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS

AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS AÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS Relatório de Atividades 2014 Sumário 1.0 Introdução - Pág 3 2.0 Quem Somos, Estatísticas, Valores - Pág 4 3.0 Projetos 2014 - Pág 5 a 15 3.1 Novo site - Pág 5 a 12

Leia mais

Oficina de Voluntariado

Oficina de Voluntariado ++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++ ++++++++++++++++++++++ Oficina de Voluntariado Fevereiro/2016 2 25/02/2016 Voluntariado Transformador ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 2 Enfoque JB Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 A festa de confraternização foi realmente um sucesso! E este ano a comemoração foi no restaurante Entre Amigos no dia 13/12, pois contou com uma

Leia mais

1) Campanha do Agasalho

1) Campanha do Agasalho 1) Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo realiza a Campanha do Agasalho para ajudar comunidades carentes a enfrentar o inverno. Neste ano, além da arrecadação e

Leia mais

SMES. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas 07/07/2011. Audiência Pública no Senado Federal

SMES. Prevenção ao uso de álcool e outras drogas 07/07/2011. Audiência Pública no Senado Federal SMES Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde Prevenção ao uso de álcool e outras drogas 07/07/2011 Audiência Pública no Senado Federal CASDEP Comissão de Assuntos Sociais Premissas Se aplica

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C Este roteiro visa a identificar os integrantes, ações e resultados gerados pelos projetos do Dia de Cooperar - Dia C desenvolvidos pelas cooperativas

Leia mais

LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR

LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR LINGUAGENS DA INFÂNCIA: PROJETO RECICLAR ANNA PAULA SILVA (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS), ELIANE FERREIRA PINTO (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS). Resumo A reciclagem tem como principal foco a conscientização

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário Luiz Antônio Jaeger (21) 9702 9194 luizantonio@parme.com.br parme@parme.com.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário Luiz Antônio Jaeger (21) 9702 9194 luizantonio@parme.com.br parme@parme.com. PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Dados da empresa Razão Social Franquipar Franqueadora e Licenciadora de Marcas Ltda. Nome fantasia Parmê

Leia mais

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Máster_McDonald s

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Máster_McDonald s Inscrições Prêmio ABF-AFRAS Categoria Franqueador Máster_McDonald s Nome empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. Data de fundação 1979 Número de funcionários 48 mil Localização (cidade e estado

Leia mais

Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Objetivo(s) de Desenvolvimento do Milênio trabalhado(s) pelo projeto: ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente PROJETO NÓS PODEMOS RANCHO ALEGRE - COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROGRAMA DE METAS Gestão 2013/2016 APRESENTAÇÃO... 2 I - VISÃO DO MUNICÍPIO... 3 II COMPROMISSO... 3 III PRINCÍPIOS DE GESTÃO... 3 IV DIRETRIZES ESTRATÉGIAS... 4 PROGRAMA DE METAS DESENVOLVIMENTO URBANO...

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

PROJETO LEITURA INTERATIVA

PROJETO LEITURA INTERATIVA PROJETOS COMPLEMENTARES PROJETO LEITURA INTERATIVA Atividade planejada e permanente com os usuários, em grupos, que visa introduzir em sua vida a leitura diária de jornais, livros e revistas e atualização

Leia mais

Promover maior integração

Promover maior integração Novos horizontes Reestruturação do Modelo de Gestão do SESI leva em conta metas traçadas pelo Mapa Estratégico Promover maior integração entre os departamentos regionais, as unidades de atuação e os produtos

Leia mais

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO PROPOSTA A Atitude Brasil, em parceria com os Doutores da Alegria, idealizou um projeto de educação através do teatro, para sensibilizar jovens e crianças da importância

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Conhecendo a Fundação Vale

Conhecendo a Fundação Vale Conhecendo a Fundação Vale 1 Conhecendo a Fundação Vale 2 1 Apresentação Missão Contribuir para o desenvolvimento integrado econômico, ambiental e social dos territórios onde a Vale atua, articulando e

Leia mais

PROJETO DECORAÇÃO DE NATAL. REGULAMENTO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET s

PROJETO DECORAÇÃO DE NATAL. REGULAMENTO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET s PROJETO DECORAÇÃO DE NATAL REGULAMENTO DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET s INTRODUÇÃO Este Projeto tem como objetivo principal contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem

Leia mais

MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA

MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA MEU NEGÓCIO É RECICLAR A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS - BAHIA NO APOIO AO MOVIMENTO DE CATADORES DE RUA Patrícia Cristina de Lima Moreira (1) Assistente Social (UNIT), Assistente Social do Serviço

Leia mais

BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO

BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO A unidade BIC Amazônia está localizada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, onde são produzidos canetas, lápis,

Leia mais

COP 2013 COMMUNICATION ON PROGRESS PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS

COP 2013 COMMUNICATION ON PROGRESS PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS COP 2013 COMMUNICATION ON PROGRESS PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS 2003 É criada a G-COMEX ÓLEO & GÁS com o objetivo de prover soluções logísticas sob medida para o mercado de óleo, gás, energia e indústria

Leia mais

Número de funcionários: Aproximadamente 1200 colaboradores na sede administrativa e industrial.

Número de funcionários: Aproximadamente 1200 colaboradores na sede administrativa e industrial. PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 Categoria Franqueador Máster Dados da empresa Razão Social: IBAC Indústria Brasileira de Alimentos e Chocolates Nome Fantasia: Cacau Show Data de fundação:

Leia mais

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA Área de Atuação 1. Formação Profissional Cooperativista São ações voltadas à formação, qualificação e capacitação dos associados,

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Categoria Franqueador Senior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Categoria Franqueador Senior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Senior Dados da empresa Razão Social: Sorridents Franchising Ltda Nome Fantasia: Sorridents Clínicas Odontológicas

Leia mais

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o :

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o : AÇÕES MARÇO/2015 RELATÓRIO No findar de janeiro, foi firmado entre Prefeitura Municipal de Bonito, através da SEMA - Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do COMDEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente

Leia mais