Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental"

Transcrição

1 Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental Biênio 2012/2013 PAGRISA. PAGRISA - PARÁ PASTORIL E AGRICOLA S/A

2 Produzir álcool e açúcar com eficiência, fornecendo produtos de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando as necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores, comunidade e acionistas. A Pagrisa busca o que há de melhor e mais avançado em termos tecnológicos, sendo assim, procura investir de forma pesada na formação profissional de seus colaboradores, no desenvolvimento e adaptação de técnicas modernas, na produção e industrialização dos setores permitindo altos índices de desempenho por parte de todos. Valorização de nossos clientes, colaboradores, família e comunidade em que atuamos. Busca permanente da excelência empresarial. Arrojo na obtenção de resultados. Espírito empreendedor e de superação de desafios. Responsabilidade e honestidade.

3 Histórico Pagrisa foi fundada em 1967 pelo Dr. Wilson Zancaner, com o objetivo de desenvolver um projeto racional de pecuária de corte em área amazônica. Em 1968, deu-se o início da primeira área de pastagem e construção da primeira casa de tábua que serviu de Amoradia, de escritório e ainda abrigava a central de rádio para comunicação com o escritório de São Paulo. Nesta época, construiu-se a serraria para beneficiamento de madeira utilizada nas benfeitorias. Com o advento do Pró-Álcool, foram realizados estudos e experiências com a lavoura canavieira, obtendo assim, resultados favoráveis para a instalação da indústria com a produção de álcool hidratado. Sua construção foi iniciada no final do ano de 1979, com a viabilização e participação de um banco privado como investidor. A primeira safra ocorreu em 1982, onde foram produzidos litros de álcool hidratado, sendo marcada por imensas dificuldades operacionais e pela falta de operários qualificados. No ano de 2006, a Pagrisa comemorou a inauguração da Fábrica de açúcar com a produção de 100 mil sacos de açúcar cristal, além do sucesso das diversas atividades do grupo, concretizando um modelo moderno de gestão participativa focada no compromisso com a eficiência e qualidade superior de nossos produtos.

4 A empresa PAGRISA, é um grupo empresarial do agronegócio paraense com mais de 40 anos de atuação. Teve sua origem na Apecuária de corte. E hoje constitui para o crescimento da região com uma moderna e atuante Fábrica de Açúcar e Usina de Álcool, através de um modelo de gestão participativa focada no compromisso com eficiência e qualidade. Tendo a certeza de estar contribuindo com a construção do futuro do estado do Pará e do Brasil. A PA G R I S A é u m a e m p r e s a Produção de álcool e açúcar comprometida com o sucesso de seus clientes, colaboradores e comunidade transformando seu conhecimento e experiência no agronegócio em soluções inovadoras garantindo valor agregado e compromisso ambiental e social. Com uma trajetória de sucesso, a PAGRISA completou, quatro décadas de conquistas no Pará, e hoje possui diversificações em seus negócios no estado, com a industria de açúcar e álcool, fazendas produtoras de milho, soja, arroz no sistema integração lavoura e pecuária e dando início a outros projetos como ovinocultura e avicultura. A PAGRISA sem desenvolve de forma sustentável, garantindo qualidade de vida, com a Responsabilidade Social e com o Meio Ambiente.Brevemente cada um de vocês poderão comprovar os resultados e a qualidade dos produtos da PAGRISA com o lançamento da marca Cauaxí Sendo assim, para que tudo isso possa chegar até você, os funcionários da PAGRISA descobrem sempre novas maneiras de contribuir para o crescimento de Nossa Pátria, Nossa Terra e Nossa Gente.

5 Objetivos Organizacionais 1. Atingir a satisfação de nossos clientes. 2. Desenvolver uma cultura com foco em resultados. 3. garantir a saúde ocupacional e segurança de nossos colaboradores. 4. Manter a sustentabilidade ambiental com uma cultura voltada a preservação e prevenção da poluição. 5. Desenvolver nossa comunidade por meio de ações sociais. 6. Garantir a lucratividade para a sustentabilidade do negócio.

6 Cultivando talentos, Desenvolvendo pessoas e valorizando a vida.

7 SIPAT Meio Ambiente e Qualidade de Vida.

8 Solenidade de abertura SIPAT oi realizada nos dias 24 a 29 de setembro de 2012 a 11ª SIPAT Pagrisa, com o objetivo de fortalecer fa integração entre seus colaboradores, compartilhando Fconhecimentos sobre saúde, segurança, meio ambiente e bem estar social, na constante busca pela melhoria de vida. Esta SIPAT veio com o tema: Sustentabilidade Ambiental e Qualidade de Vida, buscando orientar os colaboradores da organização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, ao mesmo tempo em que os conduz a resgatar os valores esquecidos pelo ritmo acelerado de suas rotinas diárias, desta forma, não só fazendo com que tenham noções básicas de segurança, mas que também pratiquem essas noções onde estiverem e o mais importante, torná-los agentes multiplicadores desses princípios.

9 Marcha de concientização. Logo após a solenização de abertura, a equipe da CIPA realizou uma marcha de conscientização em prol do Meio Ambiente, afim de ressaltar os benefícios de uma boa caminhada em nosso dia-a-dia: Que alem de diminuir a emissão de gases na atmosfera gerada pela queima de combustível, também melhora o condicionamento físico e mental.

10 3 Rs - Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Diante dos graves problemas sócio ambientais sofridos pelo planeta inteiro, A PAGRISA se empenha no desafio de buscar soluções inteligentes de agregar a produção e o consumo de mercadorias de forma sustentável, através de novos instrumentos, normas, sistemas de produção e sustentabilidade. Principalmente de novos comportamentos sociais que visem a propagação e fixação de uma consciência ecológica de promoção social e preservação do meio ambiente. Esta idéia esteve presente durante todo o processo de criação da SIPAT, que adotou a politica dos 3 Rs - Reduzir, Reciclar e Reutilizar, nos conteúdos apresentados e até mesmo a ornamentação dos espaços das atividades, que foi todo desenvolvido com materiais recicláveis.

11 Palestras de concientização SIPAT A percepção da qualidade de vida é essencial para o desenvolvimento de um A trabalho seguro e satisfatório, que está estreitamente ligado à saúde física e mental do colaborador. A equipe da CIPA e a unidade de profissionais da área de saúde da empresa e do munícipio de Ulianópolis, proporcionaram aos participantes do evento uma semana didática, através de palestras e companhas com o foco em proteger e preservar o bem estar dos participantes no trabalho e fora dele. As palestras relembraram a cada colaborador o quão importante é valorizar suas metas, seus objetivos, sua família, sua autoconfiança e seus valores, e para isso, eles devem ter ciência de que cuidar de sua saúde e segurança é essencial. Nas fotos, vemos a enfermeira Verena, o Dr. Mohamed e a consultora ambiental Livia Teixeira, alguns dos muitos profissionais que palestraram durante a semana.

12 Esporte e Qualidade de Vida na SIPAT Objetivando fortalecer as relações inter pessoais entre nossos colaboradores de maneira prática e descontraída, a equipe da CIPA, sob a coordenação do Sr. Cleosimar Araújo Costa, em parceria com o Comitê Esportivo Pagrisa, desenvolveram durante a SIPAT PAGRISA 2012 uma série de atividades esportivas, visando incentivar não a competitividade, mas sim, o espírito de união e trabalho em equipe, enfatizando a importância da atividade física para uma vida saudável.

13 A importância do Uso de EPI para uma vida segura e produtiva. esta semana, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho Nforam abordados de forma clara, dinâmica e objetiva, buscando a efetiva participação dos colaboradores, voluntários e acionistas, vendo a SIPAT como a continuidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, onde a lucratividade maior está na promoção da saúde, no aumento da produtividade e na valorização do capital humano. Nas fotos, vemos a equipe da CIPA durante a peça teatral que retratou a importância do uso de E.P.I. no trabalho.

14 Ação Solidária No dia 27 de setembro de 2012 foi realizado nas dependências da PAGRISA a primeira Campanha Ação Solidária. Durante a ação foi realizado conscientização referente a saúde bucal, hipertensão, diabetes e massa corpórea. A seguir, momentos de aplicação de flúor para alunos e funcionários, palestra sobre saúde bucal e aferição do IMC índice de massa corpórea e orientação sobre alimentação saudável.

15 Desfile Miss e Mister SIPAT equipe da CIPA, sob a coordenação de Natália Lopes e Raldilene Salomão, realizou no dia 27 de Asetembro de 2012 o concurso para a escolha do garota e garota SIPAT, nas modalidades: adulto e infantil. O principal objetivo era escolher um rosto que representasse o verdadeiro espírito da semana - Sustentabilidade Ambiental e Qualidade de Vida. O desfile contou com a participação especial de Paulo Abraim Mascarenhas - Secretário de Cultura, Desporto e Turismo, que se sentou na mesa dos jurados, ao lado de Simone Resende Zancaner Miss Ulianópolis 2001 e Miss Brasil Comércio Também compôs a mesa, o Mister e a Miss Ulianópolis 2012, Davi Pavilha e Evelhiy Barroso.

16 Prêmios distribuídos durante a SIPAT 2012 isando parabenizar seus colaboradores pela ativa participação que tiveram durante a SIPAT Pagrisa 2012, a Vempresa realizou ao longo do evento, o sorteio de televisores, aparelhos de DVD, ventiladores, bicicletas e aparelhos celulares, além dos kits SIPAT, ao todo foram mais de 300 premiados durante os seis dias do evento.

17 Entrega de Alimentos arrecadados durante a SIPAT 2012 responsabilidade social é um dos principais objetivos da equipe que compõe a Comissão Interna de Prenveção de Acidentes (CIPA), visando Asempre esse objetivo, eles trabalham arduamente em prol da vida e dos diretos humanos para um desenvolvimento justo e inclusivo, não somente no que se refere aos colaboradores da empresa, mas também às pessoas que fazem parte da cidade de Ulianópolis e comunidades visinhas, tomando-as como parte indispensável do capital humano da organização. Uma das campanhas mais bem sucedidas da CIPA, foi a de arrecadação de alimentos para doações à famílias carentes, adotada durante a SIPAT PAGRISA 2012, que reuniu mais de 600 kg de alimento, que a CIPA entregou, na sede da Assistência Social de Ulianópolis, à moradores carentes da cidade.

18 Divulgação e multiplicação dos trabalhos desenvolvidos Todos os trabalhos foram acompanhados e multiplicados através do informativo PAGRISA, uma publicação mensal da empresa que tem por objetivo divulgar os acontecimentos e atos pertinentes à comunidade empresarial Pagrisa, sem qualquer fim lucrativo ou promocional, respeitando sempre a ética, a integridade,a legalidade e a veracidade das informações divulgadas.

19 Ações em Saúde e Prevenção A PAGRISA mantém junto à Comunidade Rio Bonito e mais 06 comunidades vizinhas um posto de saúde em parceira com as Prefeituras de Paragominas e Ulianópolis. A PAGRISA é responsável pelas despesas com manutenção periódica de um Médico Clínico Geral e de uma Técnica em Enfermagem (todos os dias). O Posto de Saúde atende mais de 96 famílias na comunidade do Rio Bonito e mais 6 comunidades vizinhas. A média de atendimentos mensais é de mais de 250 pacientes incluindo atendimento médico e de emergência.

20 Programas de Vacinação Interna Proporcionada pela equipe de enfermagem da PAGRISA juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. As campanhas de vacinacao foram realizadas em 4 edições com a presença da equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ulianopolis. Foram imunizados 800 pessoas contra febre amarela, tetano, H1N1 e hepatite B.

21 Programa de Ergonomia rograma de Ergonomia da PAGRISA é uma iniciativa da área de Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais Pjuntamente com a Fisioterapeuta Patrícia Zancaner. O objetivo é proporcionar ao colaborador, através da Ginástica Laboral, a melhor prática das atividades diárias com conforto, saúde, segurança e eficiência.

22 Saúde e Segurança do Trabalho A PAGRISA conta com Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho Rural SESTR composto por 1 engenheiro de segurança, 1 médico do trabalho, 3 tecnicos de segurança, 1 enfermeiro do trabalho e 2 tecnicos de enfermagem do trabalho. Contando com apoio temos uma equipe multifrofissional com medica clinica,dentista e fonoaudiologo. No ambulatorio de saúde ocupacional da PAGRISA são realizadas mensalmente mais de 200 consultas clínica, 70 consultas odontologicas, atendimentos de enfermagem e de urgência.

23 Saúde e Segurança do Trabalho A PAGRISA conta com equipe e estrutura especializada para atender seus colaboradores a qualquer momento, com qualidade e agilidade em casos de emergência.

24 Treinamento e Desenvolvimento

25 Curso de Brigada de Emergência e NR-35 - trabalho em altura Foram capacitados 181 colaboradores treinados nestas modalidades para o controle de sinistros e primeiros socorros.

26 PAGRISA faz parceria com a FISK e traz para a empresa curso preparatório de inglês. sta parceria visa fornecer cursos acessíveis e de qualidade à seus funcionários e familiares, na comodidade das Edependências da Escola PAGRISA. Os cursos têm duração de 2 anos e 06 meses e abrange adultos e crianças, que além do desconto dado pela entidade de ensino, ainda contam com o auxilio educação disponibilizado pela empresa, que compreende a 30% do valor da mensalidade e do material didático.

27 Ginástica Laboral Adminstrativo Catanduva/SP. Diariamente é realizada ginástica laboral nos diversos setores da empresa, visando disposição e saúde para os colaboradores. Equipe Corte Manual - Sede PAGRISA.

28 Integração de Segurança É realizada com todos os c o l a b o r a d o r e s c o n t r a t a d o s, a integração de saúde e segurança, que aborda normas internas, utilização de EPI, combate a incêndio, suporte básico de vida entre outros assuntos ligados a atividade laboral do colaborador.

29 Qualidade de Vida nas frentes de trabalho. Em todas as frentes de trabalho são ofertados banheiros químicos, área de vivencia para realização das refeições com garantia de bancos e mesas para o melhor conforto das mesmas.

30 DDS - Diálogo Diário de Segurança É realizada no início da jornada de trabalho o dialogo diário de segurança com conteúdos voltados a conservação e uso de equipamento de proteção individual, cuidados laborais para levantamento e transporte Manual de Carga, Educação Ambiental entre outros.

31 DDS com o Médico do Trabalho Conceito de hipertensão e diabetes Sinais e sintomas de hipertensão e diabetes Complicações que a hipertensão e diabetes descompensada podem gerar para os colaboradores Hábitos saudáveis de vida.

32 KIT de Resgate Material de resgate presente em todos os ônibus nas frentes de trabalho da agrícola.

33 DDS com o SESTR Como realizar reidratação oral de forma a minimizar os efeitos da radiação Não ionizante e do calor Acometimentos que a falta de reidratação podem gerar para o colaborador Hábitos saudáveis de vida

34 Sistema Interno de Dedetização O controle interno de pragas é realizado pelos técnicos qualificados da empresa Higibem, visando a saúde, qualidade de vida e bem estar dos colaboradores, sempre respeitando o meio ambiente em cada atividade.

35 Time de Futebol PAGRISA Vice-Campeão municipal de Futebol No dia 08 de Dezembro o PFC (Pagrisa Futebol Clube) consegrou-se vice-campeã munucipal de Futebol no campeonato municipal de campo. Os jogadores: James Vera e Wilson Pimentel, também receberam os troféus de Maior Artilheiro e Jogador Revelação, consecutivamente.

36 Ações em Cultura e Educação A PAGRISA, comprometida com a Educação e Cultura contribui ativamente com as escolas municipais de Ulianópolis. A PAGRISA realizou doações de Instrumentos Musicais para FAMU Fanfarra Municipal de Ulianópolis, beneficiando diretamente mais de 70 jovens do município entre 14 a 18 anos.

37 Apoio as Escolas A PAGRISA contribui anualmente para com Escolas Municipais de Ulianópolis em eventos festivos e de grande representatividade, como por exemplo do Dia 07 de Setembro.

38 Desfile Escolar 2012 Nas fotos, vemos alguns dos melhores momentos dos desfiles escolares realizados no dia 07 de setembro.

39 Escola PAGRISA

40 Festival Halloween - Escola PAGRISA

41 Formatura Escola PAGRISA No dia 07 de dezembro de 2012, a Escola de Educação Infantil Pagrisa, realizou a formatura dos alunos concluintes da alfabetização. A festa de formatura foi realizada no Espaço Cultural da empresa e enfatizou sobre tudo a esperança e a fraternidade, palavras chave para o bom desenvolvimento dos formandos daqui por diante, e que refletem o clima natalina sob o qual a festa foi realizada

42 Escola PAGRISA Projeto Horta e Jardinagem A Escola PAGRISA mantém junto a horta um espaço para prática de aulas objetivando a iniciação das crianças em atividades de cultivo de hortalícias e jardinagem.

43 Educação Alimentar A Nutricionista da empresa, a Srª Lynamara Silva desenvolveu em parceria com a equipe de educadores da Escola PAGRISA um projeto para desenvolver a educação nutricional para os alunos, com palestras e atividades dinâmicas que juntaram conhecimento e diversão, de forma eficiente e descontraída.

44 Doações - Páscoa A PAGRISA realiza Ações Sociais em todas as datas comemorativas junto a escolas municipais em Ulianópolis e as demais comunidades locais, como a Colônia de apicultores de Rio Bonito. Distribuição de ovos de páscoa para funcionários. Entrega de ovos de chocolate nas escolas: Dr. Wilson Zancaner e Rio Bonito.

45 Doações: Escola Dr. Wilson Zancaner A PAGRISA doou para a Escola Municipal Dr Wilson Zancaner mais de 30 centrais de ar condicionado para atender as crianças do bairro Rezende II, beneficiando mais de 400 crianças diretamente. Com a mesma escola mantém projeto de Educação Física garantindo qualidade de vida e diciplina através do esporte. A PAGRISA fornece Professor de Educação Física para a escola bem como todo material para a prática das aulas.

46 Doação de troféus, medalhas e brinquedos no Dia das Crianças Mais de 600 brinquedos doados para a Escola Dr. Wilson Zancaner, PAGRISA e Rio Bonito, além dos troféus e medalhas usados nas gincanas e campeonatos.

47 Doações - entrega de presentes de Natal Ao todo foram mais de 600 crianças beneficiadas nas escolas da cidade de Ulianópolis e comunidades visinhas, além dos filhos dos funcionários que trabalham na empresa.

48 Doação - Cadeira de Rodas Antônio Luis Carvalho e a Sr. Patrícia Zancaner realizam a entrega da cadeira de rodas, patrocinada pela PAGRISA, para uma criança deficiente no interior de Ulianópolis.

49 Programa Portas Abertas A PAGRISA mantém o Programa Portas Abertas, que visa contribuir com o aprendizado e conhecimento dos alunos da região no que se refere ao processo industrial, agrícola e administrativo. O Programa recebe alunos de 2º grau, nível técnico e superior dos estados do Pará, Maranhão e até mesmo do Tocantins.

50 Laboratório de Informática Pagrisa O Laboratório de Informática da PAGRISA gera uma integração e desenvolvimento bem expressivo e m r e l a ç ã o a o s n o s s o s colaboradores com o mundo da Informática.

51 O Programa Jovem Aprendiz, o programa garante inclusão de jovens entre 16 a 23 anos no mercado de trabalho. Em 2011 a PAGRISA iniciou o programa com a contratação de 40 jovens. O programa tem caráter permanente

52 Distribuição de Cestas Básicas Jovem Aprendiz A ONG foi criada pelos jovens aprendizes da PAGRISA, há pouco mais de um ano, com o objetivo de atender as necessidades básicas da comunidade, uma de suas principais atividades é a arrecadação mensal de cestas básicas que são distribuídas na cidade de Ulianópolis e outras comunidades visinhas. E com o apoio da empresa, eles têm conseguido expandir cada vez mais essa idéia.

53 Formatura Primeira turma de Jovem Aprendiz Pagrisa foi uma das empresas pioneiras na implantação do Projeto Jovem Aprendiz na zona rural, que visa capacitar jovens e adolescentes de maneira prática e Ainstitucional, lhes fornecendo condições para que possam extrair o máximo de aproveitamento de sua primeira experiência de emprego. Em março de 2011 a empresa abriu as portas para a primeira turma, formada por 40 jovens, com idades entre 16 e 24 anos. Após quase dois anos, o primeiro ciclo do programa chegou ao fim, e para celebrar o sucesso alcançado pelo projeto, a Pagrisa realizou no dia 05 de dezembro de 2012, no centro de convenções de Ulianópolis, uma festa de formatura que consolida a qualificação desses novos profissionais.

54 Grupo de Carimbo Jovem Aprendiz A empresa patrocina, entre outras atividades culturais desenvolvidas pelos Jovens Aprendizes, o grupo de Carimbó formado pelos adeptos do programa, que se apresentam tanto interna quanto externamente em feiras e eventos, como a Agro Fest Milho.

55 A PAGRISA apóia o Programa Estrelas do Futuro que reúne e prepara jovens atletas para competições em todo Brasil. O programa é acompanhado pelo fisioterapeuta Paulo Douglas de Andrade.

56 Projeto Estrelas do Futuro Projeto Jovens do Futuro já é destaque na mídia paraense, pelas grandes vitorias acumuladas ao longo destes 05 anos de projeto, foram ao todo mais de 400 medalhas em diversas competições municipais, estaduais e nacionais.

57 Apoio ao esporte

58 Escolinha de Futebol Zico 10 projeto atende a 100 crianças em Ulianópolis e região. A PAGRISA aderiu ao projeto em Oconjunto com a Prefeitura de Ulianópolis. Cada aluno permanece durante 01 ano no projeto e ao final passa por uma seletiva concorrendo a 01 vaga para treinamento de mais um ano no Centro de Treinamento em Brasília.

59 Escolinha de Futebol Zico 10 Momento de entrega de kit's (camiseta, meias e shorts) aos alunos do Projeto Zico 10

60 Qualidade de vida

61 Projeto Qualidade de Vida na escola A PAGRISA disponibiliza para funcionários e familiares de funcionários aulas de Ginástica Localizada, Ballet e Capoeira.

62 Estande da PAGRISA na 12ª Agro Fest Milho

63 Foi realizado em Ulianópolis nos dias 14 a 17 de Junho a 12ª Agro Fest Milho, a maior feira aberta ao público do Estado. Com o intuito de estabelecer uma boa relação com a comunidade local e vizinhas, a PAGRISA montou durante o evento um estande onde foi apresentado o histórico da atuação social, ambiental e produtiva da empresa, assinalando a importância sócio ambiental e econômica que exerce dentro do cenário regional.

64 Projeto Juquinha O Projeto Juquinha é uma iniciativa sem fins lucrativos criado pela Associação José Pereira de Farias, que atende a mais de 120 crianças com idade entre 2 e 18 anos com deficiências físicas e metais. A PAGRISA contribui mensalmente com este projeto.

65 Espaço Cultural Patrícia Zancaner, foi criado com o objetivo de promover cultura, esporte, Oqualidade de vida, arte e desenvolvimento a população de Ulianópolis. O projeto foi idealizado pela Srª Patrícia Zancaner e conta com a parceria da PAGRISA juntamente com a Prefeitura de Ulianópolis e SECULT Secretaria de Cultura Municipal, e tem representado o município em diversos eventos de dança do país, levando para os palcos o talento e a determinação de uma equipe que busca sempre fazer o seu melhor, superando-se a cada dia e, é com esse espírito que ele tem se destacado por onde passa.

66 Aulas de Balet

67 Jiu Jitsu, Dança, capoeira e Teatro O projeto atende hoje mais de 370 alunos em diversas modalidades tais como: teatro, capoeira, dança moderna, rítmica e de rua, Jiu Jitsu e melhor idade.

68 1º Alto Cultural - Espaço Cultural Patrícia Zancaner Espaço Cultural Patrícia Zancaner realizou no dia 14 de dezembro de 2012 seu 1º Auto Cultural na praça Almir Gabriel, em Ulianópolis/PA, com o objetivo de interagir com a comunidade por meio da arte e da cultura. O evento contou com a participação de diversas campanhias de dança e com apresentações contemporâneas, balé, artes marciais, capoeira, etc.

69 Meio Ambiente A PAGRISA mantém corredores ecológicos que interligam áreas de preservação ambiental.

70 Meio Ambiente A PAGRISA, entende a importância de cuidar e preservar o meio ambiente e possui várias ações e mobilizações em prol de uma cultura e política voltada para a preservação ambiental. De acordo com seus objetivos organizacionais, a empresa atua respeitando o meio ambiente com uma política voltada para preservação e prevenção da poluição.em, área estratégicas da PAGRISA, existem placas de advertência proibindo a caça e a pesca interna. A PAGRISA instituiu o Esquadrão do Meio Ambiente formado por funcionários de todos os setores com o objetivo de propor ações para a preservação do ambiente em que estamos inseridos. Ouvidoria do esquadrão através do e- mail: meioambiente@pagrisa.com.br

71 PRESERVE NOSSO PLANETA, USE SACOLAS RETORNÁVEIS. Meio Ambiente PAGRISA adota e incentiva praticas de redução de lixo como o uso de sacolas retornáveis e Ag a r r a f a s e c o l ó g i c a s q u e r e d u z e m consideravelmente o acumulo de resíduos no meio ambiente gerados pela utilização de produtos descartáveis.

72 Plantando e Cuidando do Meio Ambiente Através dessa ação, as crianças se familiarizam com a causa da sustentabilidade. Desenvolvem a responsabilidade por cuidar das plantinhas e do planeta. Iniciando uma conscientização e sensibilização do que precisam fazer para contribuir com o equilíbrio do meio ambiente.

73 Programa Lixo Zero A PAGRISA mantém o Programa Lixo Zero! fundamentado na política de Reduzir, Reutilizar e Reciclar todo resíduo gerado em nossas dependências. O Programa abrange ações na fábrica, agrícola e os moradores de residências e alojamentos com premiações e ações de inventivo a boas práticas da Coleta Seletiva. Todo lixo é segregado e encaminhado para reciclagem, para cooperativas específicas ou para órgãos licenciados para este tipo de coleta. Coleta Seletiva A PAGRISA FAZ TEMPO DE FAZER RESPONSABILIDADE SOCIAL

74 A PAGRISA atingiu, diretamente, em pessoas com suas ações sociais na região. E em 2013 até o mês de junho, já atingiu pessoas beneficiadas.

75 ANEXOS

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89 PAGRISA - PARÁ PASTORIL E AGRÍCOLA S/A BR 010, KM 1565 CEP: Ulianópolis-PA Fone: (91) Açucar Cristal Especial

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA

SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA SIPAT INTEGRADA CPFL ENERGIA Autores: Allan Bueno dos Santos Frederico Prestupa Neto CPFL Energia Apoio Fidelidade: RESUMO As CIPA s (Comissões Interna de Prevenção de Acidentes) realizavam a SIPAT (Semana

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES CASE DE SUCESSO: 5S COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA AS EQUIPES DO HOSPITAL CIDADE TIRADENTES Responsável pela Instituição: Renata Souza

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015.

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. APRESENTAÇÃO O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte (OSS/ACSC), tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2015. Seja parceiro de um serviço que é referência em geriatria

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR

COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO CIPA MODELO CEMAR UMA CIPA DE SUCESSO! Autor José Eduardo Santos de Sousa COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR RESUMO O presente trabalho tem

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Junho/2014 Desenvolvimento Sustentável Social Econômico

Leia mais

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico.

Desde a criação do programa, a New Age implementou e tem monitorado diversas ações com foco ambiental, social e econômico. Faz parte da vontade da diretoria da New Age contribuir socialmente para um mundo melhor, mais justo e sustentável. Acreditamos que através da educação e com a experiência que temos, transportando tantos

Leia mais

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Máster_McDonald s

Inscrições Prêmio ABF-AFRAS. Categoria Franqueador Máster_McDonald s Inscrições Prêmio ABF-AFRAS Categoria Franqueador Máster_McDonald s Nome empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda. Data de fundação 1979 Número de funcionários 48 mil Localização (cidade e estado

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Programa de Qualidade de Vida

Programa de Qualidade de Vida Programa de Qualidade de Vida SOBRE O PROJETO OBJETIVO GERAL Padronizar as ações de qualidade de vida em todas as unidades de negócio da IMPSA no Brasil, proporcionando espaço aos colaboradores para que

Leia mais

www.acquasolution.com 1 Apresentação

www.acquasolution.com 1 Apresentação www.acquasolution.com 1 Apresentação A COR DO PLANETA DEPENDE DE VOCÊ www.acquasolution.com 2 Direitos de Utilização Copyright Todos os textos, fotos, ilustrações e outros elementos contidos nesta apresentação

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

EMPREGABILIDADE. Jovens que participaram do Programa Jovem no Transporte e que foram contratados

EMPREGABILIDADE. Jovens que participaram do Programa Jovem no Transporte e que foram contratados A Patrus Transportes busca de forma constante valorizar o quadro funcional. Para isso, a empresa conta com programas que atuam na captação e retenção de talentos e na qualificação profissional, estimulando

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Introdução. Ação: Programa Jornada Pela Vida. Período: Desde janeiro de 2012

Introdução. Ação: Programa Jornada Pela Vida. Período: Desde janeiro de 2012 BP BIOCOMBUSTÍVEIS Introdução Ação: Programa Jornada Pela Vida Período: Desde janeiro de 2012 Responsável pela ação: Cristiane Santana E-mail: cristiane.santana@bp.com Telefone de contato: 64 9966-2622

Leia mais

Unidades de Negócios

Unidades de Negócios Grupo Clivale Como surgiu? História Tudo começou com a iniciativa de Raphael Serravalle ao perceber a carência de um serviço médico especializado na cidade do Salvador, calçada, induziu dois de seus filhos:

Leia mais

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011

Formação de Voluntários em Programas Corporativos. Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Formação de Voluntários em Programas Corporativos Trabalho em Grupo Encontro de 08/06/2011 Questão 1 A empresa tem uma estratégia definida? A empresa planeja a formação dos voluntários? Se sim, qual o

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Histórico da organização

Histórico da organização Fevereiro, 2014 Histórico da organização Fundação da Cyrela em São Paulo Início do Programa de alfabetização Construindo Pessoas Abertura de capital. Passa a se chamar Cyrela Brazil Realty S.A. Início

Leia mais

1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA. 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?

1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA. 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? 1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? O projeto nasceu em 2002, por iniciativa do presidente do CNA, Luiz Nogueira

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL Educação Continuada Realiza ações educativas que desenvolvem as competências básicas do trabalhador da indústria

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores.

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. Estamos desenvolvendo um exercício de cidadania, pois envolve as pessoas para além

Leia mais

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento Maio 2011 Arvore da Vida Partnership para o desenvolvimento: Educação, Formação profissional e encaminhamento

Leia mais

CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES

CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES EXPRESSO GUANABARA S/A - CNPJ: 41.550.112/0001-01 END. ROD BR 116 KM 04 N 700 MESSEJANA FORTALEZA/CE CATEGORIA: ADESÃO DOS COLABORADORES 2011 BOAS PRÁTICAS: ADESÃO DOS COLABORADORES AOS SEUS VALORES E

Leia mais

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO

ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO ARRASTÃO COLETA SELETIVA DE LIXO PROPOSTA A Atitude Brasil, em parceria com os Doutores da Alegria, idealizou um projeto de educação através do teatro, para sensibilizar jovens e crianças da importância

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

SEMEAR Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação, uma entidade considerada de utilidade Pública Federal, com data de fundação em 12 de Outubro de 1985, foi registrado como Associação Civil

Leia mais

Niklis. A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt &

Niklis. A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & A Estratégia Clube, é uma Empresa do Grupo Chebatt & Niklis especializado em Eventos Esportivos, Eventos Corporativos, Atividades Físicas, Lazer e Entretenimento. Sempre buscando a excelência sob todos

Leia mais

Reciclando e Sensibilizando

Reciclando e Sensibilizando Reciclando e Sensibilizando Mostra Local de: Pato Branco Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal Bairro Planalto Cidade:

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

2009, um ano de grandes realizações e conquistas

2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009, um ano de grandes realizações e conquistas 2009 foi um ano de grandes realizações e conquistas para o Serviço Social da Indústria (SESI), entidade que integra o Sistema Federação das Indústrias no

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com.

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com. - SECRETARIA DE SAÚDE - SÃO TIAGO MINAS GERAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 04 A 19 ANOS 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão

VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011. Gestão 54 VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 8. Gestão VALID / Relatório de Sustentabilidade / 2011 55 8. Gestão PÚBLICOS DE RELACIONAMENTO A Valid desenvolve seus relacionamentos com os públicos de

Leia mais

Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação

Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação Gestão e Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho: da estratégia a ação Ademir Vicente e Kátia Ferreira 01/09/2013 SESI Serviço Social da Indústria criado 1946 1.218 unidades http://www.youtube.com/watch?v=5h7ub2k-1bu

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

Enfoque JB. I Início da Safra 2013/2014

Enfoque JB. I Início da Safra 2013/2014 I Início da Safra 2013/2014 O Grupo JB celebrou, no último dia 02 de outubro, a missa em Ação de Graças para marcar o início da safra 2013/2014. A solenidade religiosa foi realizada no Armazém de Açúcar

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PSE

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PSE 2013 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PSE RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PSE NO ANO DE 2013. Janeiro/2014 PREFEITURA MUNICIPAL DO SURUBIM SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Leia mais

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva.

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva. Sete Lagoas e o resgate da cidadania Prefeitura ativa. Cidade viva. APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Minas Gerais, está desenvolvendo uma ação abrangente de resgate da cidadania, que

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: J&I Serviços Educacionais LTDA Nome Fantasia: Wizard Aparecidinha Data de fundação:

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas

PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS. Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas PRS - Programa de Responsabilidade Social do Crea-RS Gestão de Administração e Finanças Gerência de Gestão de Pessoas Desenvolvimento Sustentável Social Econômico Ambiental Lucro Financeiro Resultado Social

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de

Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos diretos 1.500 indiretos; 5 unidades de produção (Estantes, Móveis de Aço, Móveis de Madeira, Sistemas de Nosso mascote é sinônimo de armazenagem com segurança. Os cangurus fêmeas tem uma bolsa (marsúpio) onde carregam em conforto e segurança seus filhotes. MASCOTE Fundação: 25/01/1989-26 anos 350 empregos

Leia mais

Transformando o presente, construindo o amanhã.

Transformando o presente, construindo o amanhã. Transformando o presente, construindo o amanhã. Primeira sede em 1988 História No dia 23 de novembro de 1988, a Fundação Belgo-Mineira foi oficialmente constituída, a fim de promover ações de marketing

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NASNAS ESCOLAS PÚBLICAS ESCOLAS PÚBLICAS ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE O PROJETO O PROJETO O programa de sustentabilidade

Leia mais

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania 1- DADOS DA EMPRESA Nome: BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Setor de atividade e principal negócio: COMÉRCIO VAREJISTA

Leia mais

Estudo de caso: Projeto Reciclart

Estudo de caso: Projeto Reciclart 2014 Estudo de caso: Projeto Reciclart Solange Costa Miranda Nascimento Gerente de Resíduo - HGNI 4/9/2014 Estudo de Caso Reciclagem de resíduos Comum Política dos 3 R s Projeto Reciclart HGNI HGNI - Hospital

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional CENÁRIO A comunicação nas empresas, num mercado impactado por fusões, aquisições, reposicionamentos etc., tem procurado ferramentas de comunicação interna, capazes de integrar

Leia mais

SUSTENTABILIDADE 2014

SUSTENTABILIDADE 2014 SUSTENTABILIDADE 2014 Rutivo de no CONSTRUIR, PLANTAR E TRANSFORMAR Nosso objetivo vai além de ser responsável pelo processo construtivo de nossas obras, procuramos estimular e disseminar o conceito de

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012:

APRESENTAÇÃO. Dois temas centrais foram selecionados para o debate na conferência de 2012: Comércio + Sustentável APRESENTAÇÃO A Rio+20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, vai ser realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Exatos vinte anos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO PROJETO GERAÇÃO DE RENDA COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS Mafra, outubro de 2008. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO... 4

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais