ESTUDOS LINGUÍSTICOS ANO elíptico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDOS LINGUÍSTICOS ANO elíptico"

Transcrição

1 ESTUDOS LINGUÍSTICOS ANO 2014 elíptico

2

3

4

5

6 QUESTÃO 01 Sobre o anúncio abaixo, somente não se pode afirmar que: (A) Os termos viver e sonhar estão ligados por duas conjunções coordenativas que indicam, respectivamente, ideia de adversidade e adição. (B) O ponto de interrogação, na primeira frase em destaque, sugere uma dúvida, mas essa dúvida é eliminada na segunda frase, que responde à questão proposta pela primeira, ao terminar com ponto final. (C) O uso da palavra sonhar possibilita entendê-la como entregar-se a fantasias; imaginar uma vida melhor, uma casa melhor. (D) Do ponto de vista do anunciante, ao unir a vida ao sonho, seu objetivo é estimular o leitor a comprar e ler a revista, pois ela traz soluções de decoração capazes de transformar a vida em sonho. (E) Ao usar o conectivo ou, percebe-se que uma opção exclui a outra. Ao usar o conectivo e, percebe-se que as duas opções podem ocorrer simultaneamente. QUESTÃO 02 Leia os textos abaixo e responda ao que se pede: HIPÓTESE E se Deus é canhoto e criou com a mão esquerda? Isso explica, talvez, as coisas deste mundo. Carlos Drummond DOS MUNDOS Deus criou este mundo. O homem, todavia, Entrou a desconfiar, cogitabundo... Decerto não gostou lá muito do que via... E foi logo inventando o outro mundo. Mário Quintana a) Os textos são formalmente diferentes. Entretanto, após uma leitura cuidadosa, percebemos que têm um tema comum. Considerando o agente e o paciente, em quais momentos os textos se convergem e se divergem? b) Considere o texto acima e retire dele as palavras que justificam o seu título. Explique a sua resposta. c) Em cada texto há um objeto direto que sugere a mesma ideia. Transcreva-os e explicite a ideia que lhes é comum. d) Dê a função sintática dos termos destacados em cada texto: canhoto / cogitabundo / o.

7 QUESTÃO 03 Considere esta estrutura: TRATARAM-ME COMO UM IRMÃO. Desvinculada de um contexto, tal como aí se apresenta, ela é ambígua, possibilitando que o leitor entenda: Sentido 1 Trataram-me como um irmão meu me trataria. Sentido 2 Trataram-me como me tratariam um irmão deles. a) Levando em conta que o objeto direto pode, ocasionalmente, ser preposicionado, escreva a frase utilizando esse recurso para desfazer a ambiguidade. b) Qual dos dois sentidos a frase passa a ter? c) Utilizando seus conhecimentos de análise sintática, explique por que a alteração feita na frase eliminou a ambiguidade. QUESTÃO 04 Examine: A partir das construções gráficas, acima, redija um parágrafo dissertativo, explicitando os pontos convergentes e divergentes entre as RELAÇÕES x FUNÇÕES sintáticas que se configuram na situação apresentada: Cláudia comprou um CD dos Titãs. QUESTÃO 05 Na reportagem abaixo do jornal O Globo, Rui Falcão foi questionado sobre a ausência do partido político (do qual ele é presidente) nas manifestações de junho. a) O título da matéria admite duas interpretações possíveis para a declaração graças ao emprego da conjunção porque. Explicite quais são essas interpretações? b) Do ponto de vista sintático, como a relação de subordinação e coordenação sustenta a resposta anterior? Justifique.

8 Leia a reportagem extraída da FOLHA DE S. PAULO e responda às questões de números 06 a 08. QUESTÃO 06 a) No começo do segundo parágrafo, um substantivo abstrato retoma e resume o que foi dito anteriormente. Qual é ele? b) Que termo complementa esse substantivo? Como se classifica sintaticamente? QUESTÃO 07 Por esse trecho da notícia, não podemos perceber se o repórter acha a atitude da cantora criticável. Reescreva o primeiro período do segundo parágrafo, acrescentando-lhe um adjunto adnominal que explicite uma reprovação à atitude de Britney. QUESTÃO 08 Suponha que o repórter tivesse optado por estes complementos nominais. I. A compra do pobre animal indefeso foi noticiada pelo jornal The Sun na segunda-feira. II. A compra do lindo filhotinho foi noticiada pelo jornal The Sun na segunda-feira. Esses complementos reforçariam aspectos positivos ou negativos da compra da cantora? Explique o efeito produzido por cada um deles. QUESTÃO 09 (ITA) Leia o texto seguinte. No dia 13 de agosto de 1979, dia cinzento e triste, que me causou arrepios, fui para o meu laboratório, onde, por sinal, pendurei uma tela de Bruegel, um dos meus favoritos. Lá, trabalhando com tripanossomas, e vencendo uma terrível dor de dentes... Não. De saída tal artigo seria rejeitado, ainda que os resultados fossem soberbos. O estilo... O cientista não deve falar. É o objeto que deve falar por meio dele. Daí o estilo impessoal, vazio de emoções e valores: Observa-se // Constata-se // Obtém-se // Conclui-se. Quem? Não faz diferença... (RUBEM ALVES. Filosofia da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 149) O autor exemplifica com uma sequência de verbos a ideia de que o estilo deve ser impessoal. Que estratégia [sintática] de construção é usada para transmitir o ideal de impessoalização?

9 QUESTÃO 10 (UNICAMP) Os versos seguintes fazem parte do poema Um chamado João de Carlos Drummond de Andrade em homenagem póstuma a João Guimarães Rosa. Na primeira estrofe do poema, fábula é derivada em fabulista e fabuloso. Mostre de que modo a função sintática das três palavras contribuem para a formação da imagem de Guimarães Rosa. QUESTÃO 11 Em um estacionamento externo de uma empresa de transportes foi afixada, em um muro, a seguinte placa de orientação: Motoristas: obedeça as faixas amarelas. Certo dia, ao lado da placa, apareceu esta outra frase, escrita com spray, por algum zeloso, mas desatento, defensor da língua portuguesa: Motoristas: obedeçam a gramática! Se você tivesse a oportunidade de dar continuidade à brincadeira do grafiteiro, qual correção faria quanto ao aspecto gramatical? Justifique. QUESTÃO 12 (UNICAMP) Leia: Matte a vontade. Matte Leão. Este enunciado faz parte de uma propaganda afixada em lugares nos quais se vende o chá Matte Leão. Observe as construções abaixo, feitas a partir do enunciado em questão: Matte à vontade. Mate a vontade. Mate à vontade. Complete cada uma das construções acima com palavras ou expressões que explicitem as leituras possíveis relacionadas à propaganda.

10 QUESTÃO 13 O emprego do sujeito indeterminado é muito comum em situações em que o falante tem, por algum motivo, a intenção de não se referir a uma pessoa específica. Por exemplo: uma mãe, quando diz a seus filhos Sujaram o tapete novo da sala, tem a intenção de que um deles assuma o que fez. Há, a seguir, alguns textos com sujeito indeterminado. Identifique o verbo que está colocado de modo a indeterminar o sujeito e explique qual é a intenção do falante ao usá-lo assim. a) TEXTO 1 b) TEXTO 2 Mãe, alguém ligou para mim? Sim, telefonaram pra você. Quem, mãe, quem? Ele? Não sei... Telefonaram... Telefonaram... responde a mãe sorrindo. Durante o recreio, Pedro vê uma turminha de alunos, colegas seus, quebrar o bebedouro. A água começa a jorrar e a molhar o pátio. Uma inspetora de alunos pede a Pedro que vá chamar o diretor. Seu Renato, dona Marta quer que o senhor vá até o pátio, porque quebraram o bebedouro Pedro diz ao diretor. Quem foi que quebrou? Não sei, só sei que quebraram. QUESTÃO 14 A tira e o texto a seguir devem servir de base para as questões seguintes: Tiras de quadrinhos, historicamente, têm estado cheias de estereótipos feios, a marca de escritores preguiçosos demais para observarem honestamente o mundo. Partes ofendidas, muitas vezes, sugerem tornar as tiras ainda mais antissépticas, mas uma das maiores forças dos quadrinhos é a sua habilidade de criticar através da distorção. O truque é lembrar que o jeito que descrevemos as coisas revela o jeito que pensamos. O cartunista que recorre a estereótipos revela seus próprios preconceitos. WATTERSON, Bill. Os dez anos de Calvin e Haroldo. v. 2. São Paulo: Best News, P a) Calvin utiliza uma estrutura sintática recorrente para caracterizar as personagens. Classifique os predicados das orações empregadas nessa caracterização. b) Por que esse tipo de predicado é mais adequado para a caracterização das personagens? QUESTÃO 15 Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão: Fui abandonado por Flora (e que a humildade dessa voz passiva pulverize os que sempre me pintaram como bastião do porco-chauvinismo, embora isso importe muito pouco agora) no meio de uma mononucleose. RODRIGUES, Sérgio. O homem que matou o escritor. O narrador refere-se à humildade dessa voz passiva porque, uma vez que o sujeito sofre a ação verbal nessa estrutura sintática, ele está em posição inferior em relação a Flora. Qual é a função desempenhada, nessa frase, pela expressão por Flora.

11 QUESTÃO 16 (UFF) O verbo estabelece com o sujeito da oração a relação sintática fundamental dos enunciados: a concordância verbal. Veja, no quadro, duas regras básicas desse tipo: Se o sujeito é simples, o verbo concorda com o núcleo dele, independentemente da ordem em que ambos se apresentam na oração. Se o sujeito é composto, há duas opções: 1. o verbo concorda no plural quando ocorre depois do sujeito; 2. o verbo pode concordar no plural ou só com o primeiro núcleo quando ocorre antes do sujeito. Agora, identifique o(s) núcleo(s) do sujeito das orações abaixo e, empregando as regras do quadro, indique a(s) forma(s) verbal(is) que torna(m) correta a concordância: a) A dura rotina dos trabalhadores nos verdejantes canaviais paulistas o lado amargo do doce açúcar que eles ajudam a produzir. (revela / revelam) b) No final do século XX,, de forma surpreendentemente rápida, inúmeras inovações tecnológicas. (popularizou-se / popularizaram-se) c) Com o fracasso do time na copa do mundo, logo à tona, pela imprensa, o conflito de interesses e as divergências entre a comissão técnica, as redes de TV e os patrocinadores da seleção brasileira. (veio / vieram) QUESTÃO 17 (UNICAMP) O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas). O verbo surfar pode ser usado como transitivo ou intransitivo. Exemplifique cada um desses usos com enunciados que aparecem no texto da campanha. Indique, justificando, em qual desses usos o verbo assume um sentido necessariamente figurado. QUESTÃO 18 Observe a seção de classificados de um jornal e responda: a) Que voz verbal foi utilizada nas seções dos anúncios? b) Qual é a provável vantagem da escolha costumeira dessa voz verbal nos classificados? c) Observe a ordem em que aparecem as palavras nos classificados. O que vem em primeiro lugar? d) Por que foi escolhida essa ordem das palavras? e) Na voz passiva pronominal, quem oferece o produto não é apresentado. Que relação há entre o gênero classificado e a escolha da voz verbal usada em seus textos?

12 QUESTÃO 19 A transitividade de um verbo depende das relações sintáticas e semânticas entre ele e os demais termos da oração; por isso, sua classificação pode variar. Nas quatro frases abaixo, o verbo falar apresenta diferentes classificações. Indique-as. a) Ele é muito tímido; quando está na presença de estranhos, quase não fala. b) c) A respeito de seu passado, ele nunca falou a verdade aos novos amigos. d) Quando fica muito nervoso, ele fala coisas sem nenhum sentido. QUESTÃO 20 (UNICAMP) Os enunciados abaixo são parte de uma peça publicitária que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automóveis. A peça publicitária apresenta duas orações com o verbo caber. Contraste essas orações quanto à organização sintática. Que efeito é produzido por meio delas? QUESTÃO 21 Compare estes três enunciados: I. Não concordaram com as cláusulas do contrato o comprador do imóvel e seu advogado. II. Não se concordou com as cláusulas do contrato. III. Não se rediscutiram as cláusulas do contrato. Justifique a flexão singular ou plural dos verbos destacados, classificando os respectivos sujeitos de cada oração. QUESTÃO 22 (UFMG) Observe: Queria (a) muito aquele brinquedo. Queria (b) muito ao amigo. Dormi (c) muito esta noite. Dormi (d) um sono agradável. A partir desses exemplos, explique a seguinte afirmativa: A análise da transitividade verbal é feita de acordo com o texto e não isoladamente. (Forneça a transitividade dos verbos destacados em (a), (b), (c) e (d)).

13 QUESTÃO 23 Classifique sintaticamente as estruturas destacadas. a) (UFG) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana. Humanizado = b) (FMU-SP) Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante... As margens plácidas = c) Distribuíram-se prêmios aos escritores. se = d) (PUC-SP)... e no fim declarou-me (1) que eu tinha medo de que você me (2) esquecesse. me (1) = me (2) = e) (FMU-SP) Compareceram todos atrasados à reunião. Compareceram todos atrasados à reunião = f) (UFPR) O alvo foi atingido por uma bomba formidável. Por uma bomba formidável = g) (FGV) (I) Deus = (II) Deus = h) (U. Metodista - Piracicaba) Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Célula da sociedade = i) (UFV-MG) A memória dos índios, pulverizada. Dos índios = j) (UM-SP) Apesar de vistosa, a construção acelerada daquele edifício deixou-nos insatisfeitos novamente. Daquele edifício = Insatisfeitos = k) As casas estão sendo vendidas a preços exorbitantes. A preços exorbitantes =

14 Para responder às questões de números 24 a 27, considere o texto abaixo. Os governos e os parlamentos devem achar que a astronomia é uma das ciências que custam mais caro: o menor instrumento custa centenas de milhares de francos; o menor observatório custa milhões; cada eclipse acarreta depois de si despesas suplementares. E tudo isso para astros que ficam tão distantes, que são completamente estranhos às nossas lutas eleitorais, e provavelmente jamais desempenharão qualquer papel nelas. É impossível que nossos homens políticos não tenham conservado um resto de idealismo, um vago instinto daquilo que é grande; realmente, creio que eles foram caluniados; convém encorajá-los, e lhes mostrar que esse instinto não os engana, e que não são logrados por esse idealismo. Bem poderíamos lhes falar da navegação, cuja importância ninguém ignora, e que tem necessidade da astronomia. Mas isso seria abordar a questão por seu lado menos importante. A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande; é útil porque é bela; é isso que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que essa imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fruir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes. Mas o que eu gostaria de mostrar, antes de tudo, é a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências, mais diretamente úteis, porque foi ela que nos proporcionou um espírito capaz de compreender a natureza. [Adaptado de Henri Poincaré ( ). O valor da ciência. Tradução Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995, p101] QUESTÃO 24 É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que essa imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fruir a silenciosa harmonia. A frase acima pode ser corretamente entendida, no contexto, como o reconhecimento (A) da pequenez do homem diante da grandeza do universo, que pode, no entanto, a partir da ciência astronômica, ser conhecido em sua totalidade pela inteligência humana. (B) de que o homem é pequeno fisicamente, mas tem uma alma que pode ser lúcida, generosa e tão grande como o universo mostrado pela astronomia. (C) da grandeza da inteligência humana que, colocada em um ser tão pequeno, pode fazê-lo um dia capaz de transportar-se para qualquer galáxia do universo. (D) da insignificância do homem quando visto a partir do conhecimento astronômico, revelando que sua inteligência, por maior que seja, é incapaz de compreender a harmonia universal. (E) de que há no homem uma divisão radical entre corpo e alma, que só poderá ser superada na medida da compreensão integrada da presença humana no universo. QUESTÃO a que ponto a astronomia facilitou a obra das outras ciências... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em: (A)... astros que ficam tão distantes... (B)... que a astronomia é uma das ciências... (C)... que nos proporcionou um espírito... (D)... cuja importância ninguém ignora... (E)... onde seu corpo não passa de um ponto obscuro... QUESTÃO 26 Considerados os necessários ajustes, a substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo INCORRETO em: (A) Atingimos [...] a consciência de nossa força = Atingimo-la. (B) cada eclipse acarreta [...] despesas suplementares = cada eclipse as acarreta. (C) que são [...] estranhos às nossas lutas = que lhes são estranhos. (D) jamais desempenharão qualquer papel = jamais o desempenharão. (E) Mas isso seria abordar a questão = Mas isso seria abordar-lhe. QUESTÃO 27 É impossível que nossos homens políticos não tenham conservado um resto de idealismo... A forma verbal resultante da transposição da frase acima para a voz passiva é: (A) conservassem. (B) tenha sido conservado. (C) fora conservado. (D) tenham sido conservados. (E) conservasse.

15 QUESTÃO 28 (ENEM) Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi bem isso que aconteceu. O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão. Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui disse. Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras. Vaias? Que vaias? ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários. Disponível em: Acesso em: 29 abr A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido, (A) no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto. (B) no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto. (C) no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto. (D) entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição. (E) entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de causalidade. QUESTÃO 29 (ENEM) Leia a charge. Nas duas ocorrências, a palavra que poderia ser substituída por: (A) e, com sentido restritivo. (B) mas, com sentido adversativo. (C) a fim de, com sentido de finalidade. (D) pois, com sentido explicativo. (E) portanto, com sentido conclusivo. QUESTÃO 30 (ENEM) Leia: O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área. No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0. Disponível em: (adaptado). O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos, sendo que (A) após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça. (B) enquanto tem um significado alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo. (C) no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência. (D) mesmo traz ideia de concessão, já que com mais posse de bola, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado. (E) por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.

16 QUESTÃO 31 Leia as histórias em quadrinhos de Garfield e responda ao que se pede. a) Destaque os adjuntos adnominais dos substantivos abaixo: Substantivos Certeza Torta Sino Pescoço Adjuntos adnominais b) Leia novamente a história em quadrinhos A e identifique: Uma oração sem sujeito: Dois adjuntos adverbiais de lugar: c) Qual é a diferença sintática entre a palavra mais nestas duas construções: mais tempo (história em quadrinhos A) e mais simpático (história em quadrinhos B)? d) Qual é a diferença sintática entre a palavra melhor nestas duas construções, extraídas do texto Revolução dos idosos e da tira B? (...) a capacidade de cuidar dos anciãos permitiu aos humanos acumularem mais conhecimento e transmitilo melhor (...) Talvez comer menos lasanha seja melhor.

17 QUESTÃO 32 Leia este trecho da crônica O Mágico, de Luís Fernando Verissimo. [ O mágico tentou o suicídio,] [mas a lâmina do seu punhal falso entrou no cabo] [e não na sua barriga.] Esse período é composto por três orações, conforme indicam os colchetes. a) Em uma das orações, o verbo está elíptico (subentendido). Aponte essa oração, identifique o verbo e explique por que não é necessário que ele seja empregado explicitamente. b) A palavra síndeton é grega e significa conjunção. A primeira oração é sindética ou assindética? E as outras? c) Observe com atenção as relações de sentido lógico que se estabelecem entre as três orações e classifique-as. QUESTÃO 33 Leia com atenção a opinião destas duas jovens a respeito de um rapaz: a) Dê a classificação completa das duas orações que formam cada um desses períodos. b) As duas jovens concordam quanto às características do rapaz? Justifique. c) Qual das duas poderia estar interessada em namorar Rafael? Fundamente sua resposta. QUESTÃO 34 Reúna, em um período composto, as orações de cada item, empregando entre elas uma conjunção que explicite a relação semântica indicada nos parênteses. Se necessário, use a vírgula entre as duas orações. a) O computador é muito útil. Muitas pessoas não têm acesso a ele. (RELAÇÃO DE OPOSIÇÃO) b) Torno-me o melhor jogador do time. Abandono o vôlei. (RELAÇÃO DE ALTERNÂNCIA) c) O computador fará parte do seu futuro. Conheça-o melhor. (RELAÇÃO DE CONCLUSÃO) d) Conheça melhor o computador. Ele fará parte do seu futuro. (RELAÇÃO DE EXPLICAÇÃO) e) Foi ao supermercado. Comprou alimentos para um mês. (RELAÇÃO DE ADIÇÃO) f) Foi ao supermercado. Não comprou absolutamente nada. (RELAÇÃO DE OPOSIÇÃO) QUESTÃO 35 Compare os dois períodos: a) Dê um sinônimo de logo, no período Eles chegarão logo; tudo ficará esclarecido. 2. Eles chegarão; logo tudo ficará esclarecido. b) Ainda no período 1, qual a classe gramatical dessa palavra? c) No período 2, a palavra logo tem duplo sentido. Um desses sentidos pode ser o mesmo que ela tem no período 1? d) Que outro sentido essa palavra pode ter no período 2? e) No sentido referido no item d, qual a classe gramatical de logo?

18 QUESTÃO 36 Classifique as orações em destaque de acordo com: 1. coordenada assindética; 2. coordenada sindética aditiva; 3. coordenada sindética adversativa; a) Recebeu o dinheiro da pensão, mas gastou tudo. 4. coordenada sindética alternativa; 5. coordenada sindética conclusiva; 6. coordenada sindética explicativa. b) Oras faz frio, ora faz calor. c) Pagou a dívida, portanto não deve mais nada. d) Devolva-me o livro, pois estou precisando dele. e) Saíram cedo e ainda não chegaram ao destino. QUESTÃO 37 Ao analisar as conjunções empregadas em um enunciado, você não deve se deixar levar pelas aparências. As conjunções podem expressar diferentes sentidos, de acordo com o enunciado em que são utilizadas. Compare: I. Eu gosto de balada E meus irmãos gostam de ficar em casa. II. Fui para a balada E não estudei nada para as provas de hoje. III. Márcia é apaixonada por Gabriel, E vai se casar com ele em dezembro. IV. Nosso time de vôlei se preparou muito E foi campeão. Quais são as relações de sentido marcadas pela conjunção E, nos enunciados acima? QUESTÃO 38 Complete a cruzada.

19 Orações subordinadas ADJETIVAS: aquelas que valem por adjetivos. Elas funcionam como adjunto adnominal do substantivo a que se referem. Assim, no período: O professor elogiou os alunos que participaram. A oração adjetiva que participaram está acrescentando ao substantivo os alunos, a mesma ideia que poderia ser expressa pelo adjetivo participantes. Exs.: a) O professor elogiou os alunos participantes. (adjunto adnominal). O professor elogiou os alunos / que participaram (oração adjetiva). b) A água é um líquido incolor. A água é um líquido / que não tem cor. Pronomes relativos que principiam as orações subordinadas adjetivas: que, o qual (com suas flexões), quem, cujo (com suas flexões), quanto (com suas flexões), onde e como por intermédio dos quais se prendem a um substantivo. Era ela / quem mais participava. A cidade / onde moro é pouco poluída. Há palavras / cuja origem é obscura. ATENÇÃO: é fundamental diferenciar o relativo [que] da conjunção integrante [que], que introduz uma oração subordinada substantiva. Para reconhecer o relativo [que] substitua-o por o/a qual, os/as quais, pelo qual, pela qual). Exs.: a) Comprei a casa / que (a qual) você indicou. b) Você me deu um presente / que (o qual) me agradou. c) Admiro o modo / como (pelo qual) ele trabalha. Classificação das orações subordinadas adjetivas: Explicativas explicam ou esclarecem, à maneira de aposto, o termo antecedente (substantivo ou pronome) acrescentando-lhe uma informação. É de regra separar por vírgulas (ou travessões) a oração explicativa. Exs. a ) Deus, que é nosso pai, nos salvará. b) Roberto, que nasceu rico, acabou na miséria. c) Ele tem amor as plantas, que cultiva com carinho. Restritivas tem por objetivo restringir, limitar, reduzir a significação do termo antecedente. Em razão disso, não pode ser suprimida, sob a pena de a oração principal ficar prejudicada em sua compreensão. Exs.: a) Pedra / que rola / não cria limo. A oração adjetiva do exemplo restringe a categoria de pedras: não são todas as pedras que não criam limo, mas só as que rolam. b) Os pecadores / que se arrependem / alcançam o perdão de Deus. Não se quer dizer, no exemplo, que todos e quaisquer pecadores alcançam o perdão de Deus, a afirmação restringe somente aos pecadores que se arrependem. Leia a tira a seguir para fazer os exercícios 39 e 40: QUESTÃO 39 Na tirinha temos uma oração subordinada adjetiva. Transcreva essa oração. QUESTÃO 40 Essa oração subordinada adjetiva é restritiva ou explicativa? QUESTÃO 41 Leia as orações a seguir e marque a opção correta: Os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio. Os alunos do 9º ano, que fizeram bagunça, estão sem recreio. ( ) A 1ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio e a 2ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio. ( ) A 1ª frase indica que apenas os alunos do 9º ano que fizeram bagunça estão sem recreio e a 2ª frase indica que todos os alunos do 9º ano fizeram bagunça e estão sem recreio.

20 QUESTÃO 42 Classifique as orações subordinadas adjetivas a seguir em restritiva ou explicativa: a) Perdi o livro que o professor me emprestou. b) Minha tia, que adora uma fofoca, espalhou a notícia para o bairro. c) As crianças de rua, que não tiveram oportunidade, foram convidadas para cursos gratuitos. d) Meu tio, que é advogado, orientou minha família no processo. e) Os idosos que gostam de dançar se divertiram muito na festa. QUESTÃO 43 (UNESP) As orações subordinadas adjetivas se identificam por se referirem, como os adjetivos, a um substantivo ante cedente, integrando-se, deste modo, ao sintagma nominal de que tal substantivo constitui o núcleo. De posse desta informação, a) indique as duas orações adjetivas que aparecem no período seguinte do texto de Raimundo Correia e identifique o sintagma nominal a que se integram: Canta um poeta, entre nós, um Partenon de Atenas, que nunca viu; outro, os costumes de um Japão, a que nunca foi. b) aponte dois termos de orações desse período que estejam ocultos, isto é, não expressos na superfície da oração, embora implícitos em sua estrutura. 2º ANO ROTEIRO DE ESTUDO CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Termos essenciais da oração; 2. Termos integrantes da oração; 3. Termos acessórios da oração; 4. Vocativo; 5. Função sintática dos pronomes oblíquos átonos; 6. Funções da partícula se; 7. Vozes verbais; 8. Estudo das conjunções (coordenativas e subordinativas); 9. Período composto por coordenação; 10. Oração subordinada adjetiva: explicativa e restritiva; 11. Interpretações gramatical, linguística e textual. Sintaxe à vontade... Queremos ser como todo o sujeito, Que conjuga do seu jeito o verbo que quer, O verbo que melhor representa sua ação. E como agentes, se possível sempre da passiva, Possamos ser e estar em todo e qualquer lugar. Vamos entrar juntos em um mesmo parêntese, Mesmo sem ter o que explicar. Vamos terminar cada dia com reticências Para que a oração não termine antes do fim E o predicado não seja prejudicado. Vamos nos colocar entre vírgulas, E é claro, exagerar no aposto Sem, porém, fazer dele oposto do que somos. Vamos inventar nossa gramática, Descritiva: para que nossos sonhos se realizem sem normas Ou prescritiva: onde a única regra é ser feliz e fazer feliz. Vamos ser um substantivo Sempre composto, nunca sozinho, E assim ser cada um o adjetivo do outro. Vamos viver o presente Sem se fazer deste ausente, Para que no futuro nenhum pretérito seja imperfeito. E ponto final!

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO

LISTA: 3ª série. Ensino Médio. Professor(a): Lucas Salomão. Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): DIA: MÊS: 03. Segmento temático: CONJUNÇÃO LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: CONJUNÇÃO DIA: MÊS: 03 2017 QUESTÃO 01 Leia este trecho da crônica O Mágico, de Luís Fernando

Leia mais

Classificação das orações subordinadas adjetivas.

Classificação das orações subordinadas adjetivas. Classificação das orações subordinadas adjetivas. Orações subordinadas adjetivas: aquelas que valem por adjetivos. Elas funcionam como adjunto adnominal do substantivo a que se referem. Assim, no período:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Romulo Bolivar

LÍNGUA PORTUGUESA. Professor Romulo Bolivar LÍNGUA PORTUGUESA Professor Romulo Bolivar EXPRESSÕES CONECTIVAS VALOR SEMÂNTICO DOS ELEMENTOS COESIVOS SEQUENCIAIS Coordenativos Aditivo Adversativo Conclusivo Explicativo Alternativo Subordinativos Temporal

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Leia: É uma Partida de Futebol

Leia: É uma Partida de Futebol ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 7º Ano Matutino REVISÃO Leia: É uma Partida de Futebol Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém

Leia mais

ESTUDOS DE SINTAXE. Temas da avaliação de Língua Portuguesa [Agosto, 2016]:

ESTUDOS DE SINTAXE. Temas da avaliação de Língua Portuguesa [Agosto, 2016]: LISTA: ROTEIRO DE ESTUDO 2ª série Ensino Médio Professor(a): Lucas Salomão Turma: A ( ) Aluno(a): Segmento temático: ESTUDOS DE SINTAXE JUNHO 2016 Temas da avaliação de Língua Portuguesa [Agosto, 2016]:

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14/12/18 Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: Valor: 20,0 pts

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14/12/18 Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: Valor: 20,0 pts Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14/12/18 Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: Valor: 20,0 pts Média: 12 pts Assunto: Roteiro de Estudos para Recuperação 3ª Etapa Tipo: Aluno(a): Nº: Nota: Professores:

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. Leia o texto abaixo para responder a questão - Em "Estima-se que os jogos das 32 seleções serão vistos por três milhões de torcedores nos 12 estádios que

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

Funções sintáticas. Porto Editora

Funções sintáticas. Porto Editora Funções sintáticas Funções sintáticas ao nível da frase Sujeito Função sintática desempenhada por grupos nominais ou por alguns tipos de orações. O sujeito pode ser classificado como: sujeito simples sujeito

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS Tutora: Ariana de Carvalho O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO APOSTILA 3 CAPÍTULO 9 PROF.º PAULO SCARDUA COORDENAÇÃO: INTRODUÇÃO Quando as orações que constituem um período composto apresentam estruturas

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA.

TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. ATIVIDADE PARA O MÊS DE ABRIL PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA TURMAS DO 1º ANO LÍNGUAPORTUGUESA. EMPREGO DA VÍRGULA. http://www.portuguesfacil.net/regras simples faceis usar virgula/ 1. Use a vírgula para

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

Orações subordinadas 8º ano f. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez.

Orações subordinadas 8º ano f. Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. 8º ano f Professora: Allana Rauana Almeida Cortez. Definição: adjetivas exercem função sintática de um adjetivo, ou seja, de um adjunto adnominal. Introduzidas pelos pronomes relativos que, cujo, quem,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno.

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 004. Caderno 2 Prova da 2. a Fase Língua Portuguesa Confira seus dados impressos na capa deste caderno. A duração das provas

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático

Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático Processo Seletivo Estudantes/2018 Conteúdo Programático 2º ano do Ensino Fundamental Componente Curricular Conteúdo Leitura e interpretação textual; Ordem alfabética; Bilhete; Carta; Convenções gráficas.

Leia mais

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO

Pra começo de conversa... ORAÇÃO PERÍODO Orações Coordenadas Pra começo de conversa... FRASE ORAÇÃO PERÍODO FRASE Enunciado com sentido completo... Socorro! Socorro! Silêncio! A aula da professora Marisa é maravilhosa. Nós adoramos Gramática.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO PORTUGUÊS

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  PORTUGUÊS CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 PORTUGUÊS 1. A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo olhos na capa do livro é (A) adjunto adnominal.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano REVISÃO Leia este texto: Jogo de damas Objetivo: Capturar todas as pedras adversárias ou impedir que o

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Planificação Longo Prazo

Planificação Longo Prazo DEPARTAMENTO LÍNGUAS ANO LETIVO 2017 / 2018 DISCIPLINA Português ANO 7.ºANO Planificação Longo Prazo CONTEÚDOS TEXTOS DOS MEDIA E DO QUOTIDIANO 1.º período Textos não literários Notícia Reportagem Texto

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GRAMÁTICA - CARLA 8º ANO Leia para responder às questões propostas. O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Revisão para a P2 9º ANO

Revisão para a P2 9º ANO Revisão para a P2 9º ANO Gênero textual: CRÔNICA A crônica é uma gênero textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Como se estivesse em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar

Leia mais

VESTIBULAR INVERNO 2015

VESTIBULAR INVERNO 2015 LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO PROVA COMENTADA VESTIBULAR INVERNO 2015 Baixe este e outros materiais em medium.com/plantão-resolveulbra OFICINA DE REDAÇÃO FONTE: UFRGS/2011 MATERIAL DE USO EXCLUSIVO DOS ALUNOS

Leia mais

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa

Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO. Lêda Corrêa Aula9 COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO META Apresentar e distinguir os recursos da coordenação e da subordinação; ampliar a perspectiva dos recursos da coordenação e da subordinação. OBJETIVOS Ao final desta

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador

PALAVRAS-CHAVE: argumentação; tese; conectivos; coesão. Texto Gerador APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3 EM Aluno: ALEXANDRA DA SILVA CALDAS Grupo:02 SÉRIE: 3º Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º TUTOR(A): TATIANA FREIRE DE MOURA Tarefa: Roteiro de Atividades Original

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS

CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS CONHECIMENTOS GERAIS PORTUGUÊS Considere o texto abaixo para responder às questões de 1 a 6. O Tempo 3 6 9 12 15 O tempo não é, minha amiga, aquilo que você pensou As festas, as fotos antigas, as coisas

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES 7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

Disciplina: Português

Disciplina: Português Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professora: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios Durante muito tempo o único objetivo dos sinais

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B SINTAXE 1 Profª. Raquel Freitas Sampaio É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. Identifica e reconhece os constituintes

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 002 Português Essencial para Concurso PROFESSOR: Alexandre Amorim Leia o texto abaixo para responder aos itens de 1

Leia mais

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone

Termos ligados ao nome. adnominal e aposto) e o vocativo. Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone Termos ligados ao nome (complemento nominal, adjunto adnominal e aposto) e o vocativo Apostila 2, Capítulo 4 Unidades 21 a 24 (pág. 407 a 417) Professora Simone 2 Regência Nominal Designa a relação existente

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa

Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Preparatório - Concurso Bombeiro Militar do Pará Língua Portuguesa Aula IV Conhecimentos Linguísticos: Período Composto por Coordenação Período Composto por Subordinação PERÍODO COMPOSTO O período composto

Leia mais

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona

Por. Eduardo Valladares. Monitor: Rodrigo Pamplona Por. Professor: Raphael Hormes Eduardo Valladares Monitor: Rodrigo Pamplona Complemento nominal e adjunto adnominal 15/17 mai RESUMO Complemento nominal e Adjunto adnominal O complemento nominal, como

Leia mais

Questão 01 Os hobbits

Questão 01 Os hobbits Educador: Angela Régia C. Curricular: Língua Portuguesa Data: / /2013 Estudante: 7º Ano Questão 01 Os hobbits Os hobbits são um povo discreto, mas muito antigo, que já foi mais numeroso do que é hoje.

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais