BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 06 CIRCULAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 06 CIRCULAÇÃO"

Transcrição

1 BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 06 CIRCULAÇÃO

2

3

4

5

6 Como pode cair no enem (ENEM) Um paciente deu entrada em um pronto socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela: Constituinte Número normal Paciente Glóbulos vermelhos 4,8 milhões/mm 3 4 milhões/mm 3 Glóbulos brancos ( )/ mm /mm 3 Plaquetas ( )/mm /m 3 Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que: a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea; b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea; c) a dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica; d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue; e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

7 Fixação 1) (FUVEST) O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sanguíneos distribuída por todo o corpo. a) Que tipo de vaso sanguíneo apalpamos quando tomamos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação? b) Descreva a estrutura básica de uma veia humana e explique como o sangue flui através dela.

8 Fixação 2) (UNICAMP) Uma das mais importantes propriedades do sangue é a capacidade de coagulação, que interrompe a hemorragia. Explique como ocorre o processo de coagulação, indicando as principais proteínas envolvidas.

9 Fixação 3) A urtiga é um vegetal que provoca, na maioria das pessoas, uma forte reação alérgica. Uma série de tipos celulares é responsável pelas reações alérgicas e por outros tipos de hipersensibilidade imune, EXCETO: a) basófilos; d) linfócitos; b) eritrócitos; e) mastócitos. c) eosinófilos;

10 Fixação 4) As afirmações a seguir se referem à circulação do sangue no nosso organismo. Está correto afirmar que: a) veias são vasos que levam o sangue para fora do coração; b) o sangue sai do coração através das aurículas; c) para voltar a um certo ponto o sangue passa duas vezes pelo coração; d) artérias são vasos que levam o sangue para o coração; e) as válvulas fornecem o retorno do sangue às aurículas.

11 Fixação 5) (UERJ) O dopping, baseado na injeção de hemácias extras, é basicamente natural. A vantagem deste dopping é relativa à função desempenhada pelas hemácias. Por outro lado, a menor concentração de hemácias no sangue indica um problema de saúde. Indique a opção que aponta, respectivamente, a função das hemácias no sangue e a doença causada pela diminuição da quantidade dessas células. a) Transporte de gases e hemofilia. b) Transporte de nutrientes e hemofilia. c) Transporte de gases e anemia. d) Defesa imunológica e anemia.

12 Fixação 6) (ENEM) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque: a) possui anticorpos contra o agente causador da doença. b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença. c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença. e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

13 Fixação 7) (PUC) Alguns jogos da Taça Libertadores da América são realizados na cidade de La Paz, situada a m de altitude. Os jogadores do Rio de Janeiro transportados para esta cidade podem apresentar o seguinte processo: a) redução do número de leucócitos. b) aumento de leucócitos e aumento da pressão sanguínea. c) redução da pressão sanguínea. d) redução do número de hemácias. e) aumento do número de hemácias.

14 ixação F ) (UEPB) Num incêndio é comum o indivíduo morrer, antes por asfixia, do que por queimadu-as. Tal situação ocorre, porque: q ) a fumaça destrói os leucócitos. a d ) as plaquetas são destruídas na presença do monóxido de carbono. a ) a hemoglobina combina-se com o monóxido de carbono, formando um composto estável, p ornando-se irrecuperável. ) a hemoglobina combina-se com todo o oxigênio disponível. ) a hemoglobina, nessa situação, só transporta dióxido de carbono. c a b c d e

15 ixação ) (ENEM) A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes ue, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor esejado, é realizada a sangria final, para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao nimal, por meio de uma técnida denominada plasmaferase, e afim de reduzir os efeitos colaterais rovocados pela sangria. (Disponível em: Acesso em: 28 abr [adaptado].) A plasmaferase é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemáias, poderá apresentar: ) Febre alta e constante. ) Redução de imunidade. ) Aumento da pressão arterial. ) Quadro de leucemia profunda. ) Problemas no transporte de oxigênio.

16 ixação F 0) (VUNESP) Em condições normais,o número de hemácias na espécie humana por mm³ de 1 angue é aproximadamente constante: 5,5 milhões para homem e 4,5 milhões para a mulher. s omo isso pode ocorrer,sendo que a duração da vida das hemácias está limitada a mais ou c enos 120 dias? a b c d

17 ixação 1) O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos anguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e apilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta: ) Atuam transportando exclusivamente sangue oxigenado. ) Atuam transportando exclusivamente sangue rico em gás carbônico. ) Atuam transportando sangue do coração para outras partes do corpo. ) Atuam transportando sangue de diversas partes do corpo em direção ao coração.

18 ixação 2) O número de plaquetas em um indivíduo normal varia entre e por milímetro úbico de sangue. Se uma pessoa apresenta valores inferiores aos indicados, ela pode ter: ) Trombose. ) Hemorragia. ) Anemia. ) Leucopenia. ) Leucemia.

19 Proposto 1) (CESGRANRIO) Ao observarmos a circulação humana, quando comparamos artérias e veias, podemos afirmar que: a) veias conduzem sempre sangue carbonado, assim como as artérias sempre possuem sangue oxigenado; b) veias levam sangue do coração para os tecidos, e as artérias trazem sangue dos tecidos para o coração; c) artérias e veias apresentam grande número de válvulas que impedem o retorno do sangue ao coração; d) o grau de elasticidade do tecido muscular liso presente em artérias e veias é o mesmo; e) a pressão do sangue nas veias é mais baixa que nas artérias.

20 Proposto 2) Em relação ao sistema circulatório dos mamíferos, podemos afirmar que: a) as hemácias são circulares, anucleadas e o coração é formado por quatro cavidades; b) as hemácias são ovais, nucleadas e o coração é formado por quatro cavidades; c) as hemácias são ovais, anucleadas e o coração é formado por três cavidades; d) as hemácias são circulares, nucleadas e o coração é formado por quatro cavidades; e) as hemácias são circulares, anucleadas e o coração é formado por três cavidades.

21 Proposto 3) Uma pessoa ao ser transportada para uma região de alta altitude, onde a atmosfera é rarefeita, sofrerá: a) aumento do número de leucócitos; b) diminuição do número de plaquetas; c) aumento do número de hemácias; d) aumento do número de plaquetas; e) a pessoa nada sofrerá.

22 Proposto 4) (PUC) Em relação aos elementos figurados do sangue, associe a coluna 2 de acordo com a coluna 1: Coluna 1 - Leucócitos I) Neutrófilos. II) Eosinófilos. III) Linfócitos. IV) Basófilos. Coluna 2 - Característica ou Função (a) Constituem de 2 a 4% dos leucócitos e atuam defendendo o corpo, agindo nas alergias. (b) Leucócitos com núcleo volumoso e formato irregular, encontrados em menor frequência no sangue (0 a 1%). (c) Leucócitos encontrados com maior frequência no sangue (cerca de 60 a 70% do total dos leucócitos). São mais ativos na fagocitose e seus grãos ricos em enzimas digestivas. (d) Correspondem de 20 a 30% dos leucócitos, sendo as principais células responsáveis pelo sistema imunitário. Assinale a opção que apresenta a associação correta: a) I-c; II-a; III-d; IV-b. b) I-a; II-c; III-d; IV-b. c) I-a; II-b; III-d; IV-c. d) I-b; II-a; III-c; IV-d. e) I-d; II-c; III-a; IV-b.

23 Proposto 5) Além do uso de anabólicos e de outros produtos, existe uma forma natural, adotada por alguns atletas para melhorar o desempenho. Esse processo é chamado dopping de sangue e consiste no seguinte: aproximadamente uma ou duas semanas antes da competição, certa quantidade do sangue do atleta é retirada e armazenada. Na época da competição, através de uma transfusão, ele recebe seu sangue de volta. Explique como esse procedimento favorece o desempenho do atleta.

24 Proposto P ç p 6) No sistema circulatório dos vertebrados, notamos uma evolução do coração, que apresenta 7 2 cavidades nos peixes e 3 ou 4 cavidades nos demais vertebrados. No caso dos peixes, a g circulação é simples: o sangue é bombeado pelo ventrículo e vai para as brânquias, onde é c oxigenado. Das brânquias, ele é distribuído para o corpo e volta ao coração, entrando pela au-rícula. No caso dos demais vertebrados, a circulação é dupla, isto é, o sangue bombeado pelo ventrículo direito vai aos pulmões, onde é oxigenado, e volta ao coração. Do coração, bombeado pelo ventrículo esquerdo, ele é enviado pelo corpo, retornado pela segunda vez ao coração. Qual a vantagem dessa dupla circulação, em relação à circulação simples?

25 roposto ) O gráfico mostra as curvas de saturação de oxigênio (proporção das moléculas de hemolobina ligadas ao oxigênio) de hemácias fetais e de hemácias maternas. Essas hemácias ontêm dois tipos diferentes de hemoglobina humana: a hemoglobina F (fetal), que ocorre em etos até o nascimento, e a hemoglobina A (adulto). Hermácias Fetais 1 Saturação 0,5 Hemácias Maternas Pressão de O (TORRS) 2 Levando-se em conta a afinidade pelo oxigênio mostrada no gráfico e sabendo-se que a circulaão materna se comunica com a circulação fetal na placenta, explique de que forma essa importante ropriedade da hemoglobina fetal garante a sobrevivência intrauterina do feto.

26 Proposto 8) Complete, escrevendo o nome das artérias, veias e cavidades (átrio ou ventrículo direito ou esquerdo) do coração: Veias são vasos sanguíneos que, enquanto artérias são vasos. O sangue venoso de todas as partes do corpo é conduzido pelas até o coração, entrando primeiro no e passando para o. Daí ele é enviado aos pela artéria. Depois que ele se oxigena, transformando-se em sangue, volta ao do coração pelas. Passa para o, sendo depois distribuído a todas as partes do corpo pela.

27 Proposto 9) É correto afirmar que o sangue arterial circula sempre dentro das artérias? Justifique sua resposta.

28 Proposto 10) O sangue é formado por plasma e alguns tipos celulares, como hemácias, leucócitos e plaquetas. Entretanto, muitos autores não consideram as plaquetas como células, uma vez que elas são: a) Fragmentos de megacariócitos. b) Fragmentos de monócitos. c) Fragmentos de hemácias. d) Fragmentos de leucócitos. e) Fragmentos de megamacrófagos.

29 Proposto 11) Uma plaqueta tem vida média de dez dias, após esse período, elas são destruídas e retiradas da circulação pelo: a) Útero. b) Rim. c) Pulmão. d) Baço. e) Medula óssea.

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 14 HISTOLOGIA ANIMAL: TECIDOS ADIPOSO, HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 14 HISTOLOGIA ANIMAL: TECIDOS ADIPOSO, HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 14 HISTOLOGIA ANIMAL: TECIDOS ADIPOSO, HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO Célula mesenquimatosa indiferenciada Núcleo Lipoblasto Mitocôndria gotas de gordura as gotas de gordura coalescem

Leia mais

Bio. Semana 14. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta)

Bio. Semana 14. Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Semana 14 Nelson Paes (Rebeca Khouri) (Hélio Fresta) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Tecido

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas

Exercícios de Aprofundamento Biologia Trocas Gasosas 1. (Unesp 2014) Os gráficos representam a concentração de três gases no sangue assim que passam pelos alvéolos pulmonares. É correto afirmar que os gráficos que representam as concentrações dos gases O

Leia mais

Sugestões de avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O processo de imunização pode ser natural ou artificial, como as vacinas e os soros. Vacinas são usadas para prevenir as doenças

Leia mais

Capítulo 3 página 254 a ª série Professora Priscila Binatto

Capítulo 3 página 254 a ª série Professora Priscila Binatto Capítulo 3 página 254 a 270 2ª série Professora Priscila Binatto Elementos Figurados Glóbulos Vermelhos Hemácias ou eritrócitos formato bicôncavo Presente em todos vertebrados mamíferos anucleadas Gerada

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Prof. Jair SISTEMA CARDIOVASCULAR Prof. Jair FUNÇÕES Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias digestivas aos tecidos Transporte de toxinas Distribuição

Leia mais

5 Observe a figura abaixo e responda.

5 Observe a figura abaixo e responda. 5 Nome: Data: UniDaDE 7 1 As artérias e veias apresentam morfologias e funções distintas. As artérias transportam o sangue do coração para os tecidos. Já as veias transportam o sangue dos tecidos até o

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

PDF created with pdffactory Pro trial version Sistema Circulatório

PDF created with pdffactory Pro trial version  Sistema Circulatório Sistema Circulatório Função Transporte de gases Transporte de nutrientes Transporte de resíduos Transporte de hormônios Transporte de calor Transporte de anticorpos e células de defesa Coagulação sanguínea

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O sangue Líquido vermelho e viscoso que circula no nosso organismo, sem parar, e que tem várias funções no organismo: Transporte de gases e nutrientes Regulação da temperatura Defesa

Leia mais

Prof. Leonardo F. Stahnke 19/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos

Prof. Leonardo F. Stahnke 19/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke É responsável pelo transporte (circulação) de gases respiratórios, nutrientes (subst. orgânicas e inorgânicas), excretas metabólicas, água

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/06/2011 Nota: Professora: Karina Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Circulatório Humano. Prof. ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Circulatório Humano. Prof. ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Prof. ª Daniele Duó Principais componentes do sistema circulatório: coração, vasos sanguíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa. Funções Transporte de gases dos pulmões

Leia mais

Biologia. etor 1403 Aulas 39 à 42. Prof. Rafa

Biologia. etor 1403 Aulas 39 à 42. Prof. Rafa Biologia etor 1403 Aulas 39 à 42 Prof. Rafa Sistema Circulatório (SC) Função: transporte e distribuição de substâncias SANGUE : tecido conjuntivo, com funções de transporte (nutrientes, gases, excretas,

Leia mais

Biologia. Móds. 23 e 24. Prof. Rafa

Biologia. Móds. 23 e 24. Prof. Rafa Biologia Móds. 23 e 24 Prof. Rafa Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Artérias: saem do coração, parede mais espessa, pressão elevada Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Capilares:

Leia mais

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes Juliana Aquino O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes É através da circulação sanguínea

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA RESPIRATÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO O objetivo do sistema respiratório é fornecer oxigênio para as células, embora ele também ajude a regular o ph do sangue. O trato respiratório

Leia mais

Biologia. Móds. 51 Biologia B. Prof. Rafa

Biologia. Móds. 51 Biologia B. Prof. Rafa Biologia Móds. 51 Biologia B Prof. Rafa SANGUE : tecido conjuntivo, que transporta nutrientes, gases, excretas, hormônios, atuando também na termorregulação e defesa Plasma (55%): água, íons, proteínas

Leia mais

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão.

TESTE. Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. TESTE Verifica a tua aprendizagem. Selecciona apenas uma resposta em cada questão. 1 O ar entra nos pulmões através de A. Fossas nasais, laringe, faringe, traqueia e brônquios. B. Fossas nasais, faringe,

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

EDUCAÇÃO É ESSENCIAL!

EDUCAÇÃO É ESSENCIAL! 1. O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos a diferentes formas

Leia mais

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019

Capítulo 07: O SANGUE. CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 Capítulo 07: O SANGUE CIÊNCIAS Profa. Jéssica 2019 COMPOSIÇÃO DO SANGUE - O coração é o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo humano. - O sangue é um tecido formado por: muitas células, fragmentos

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células

Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Transporte de nutrientes e oxigénio até às células Sistema Circulatório Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Conceito e função do sistema circulatório O sistema circulatório é responsável pela circulação

Leia mais

O SANGUE HUMANO. Professora Catarina

O SANGUE HUMANO. Professora Catarina O SANGUE HUMANO Professora Catarina SANGUE Principais funções: Transportar O 2 e nutrientes a todas as células do corpo; Recolher CO 2 e excreções; Transportar hormônios; Proteger o corpo contra a invasão

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8 Turma: Data: 06/08/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estudo dos tecidos Parte. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estudo dos tecidos Parte. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem Parte 6 Tecido sanguíneo I Características II Funções III Composição IV Visão geral da hematopoese: V Considerações

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar 1 SISTEMA CARDIOVASCULAR 2 Funções Gerais: Transporte de gases respiratórios:o sangue carrega oxigênio dos pulmões para as células do corpo e dióxido de carbono das células para aos pulmões. Transporte

Leia mais

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph;

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Funções: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Prevenção desidratação e infeções; Constituição: Coração + vasos sanguíneos

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Sistema Circulatório Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Funções do sangue Transporte de gases respiratórios; Transporte de nutrientes; Remoção de produtos metabólicos (excretas); Distribuição

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório 1. Sabemos que o coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos

Leia mais

Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente

Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente Sistema Circulatório Lista V 20 Questões Professor: Charles Reis Curso Expoente 01. (FGV) O gráfico ilustra a concentração de duas substâncias (I e II) no processo de coagulação sanguínea. As substâncias

Leia mais

SISTEMA SANGUINEO. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4

SISTEMA SANGUINEO. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4 SISTEMA SANGUINEO Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos Fl. 4,4 O QUE É O SANGUE? É um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular, sendo vital para a vida, de cor vermelho

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório é constituído por: Coração

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CARACTERÍSTICAS FÍSICO- QUÍMICAS DO SANGUE O sangue constitui o líquido corporal que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e que através do sistema circulatório participa da

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. leucócitos figurados dissolvidas. água eritrócitos nutrientes. plasma plaquetas metabolismo

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1A. leucócitos figurados dissolvidas. água eritrócitos nutrientes. plasma plaquetas metabolismo Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas água eritrócitos nutrientes plasma plaquetas metabolismo O sangue é constituído por uma parte líquida, o, que transporta, em suspensão,

Leia mais

Sistema Circulatório. Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série

Sistema Circulatório. Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série Sistema Circulatório Revisão de conteúdo e novos conceitos 7ª série Formação do sistema circulatório O sistema Cardiovascular compreende em: Sangue Coração Vasos sanguíneos Funções do sistema Circulatório

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Ficha de Treino FT SC1 1. Em laboratório, é possível separar os constituintes do sangue. 1.1. Diz quais são os constituintes do sangue. 1.2. Das células sanguíneas, refere as que desempenham um papel importante

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Sangue

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1A. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Sangue Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas Conteúdo: Sangue FICHA DE TRABALHO 1A leucócitos figurados dissolvidas água eritrócitos nutrientes água eritrócitos nutrientes plasma

Leia mais

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise ESCOLA SALESIANO DO TRABALHO ALUNO: TURMA : PROFESOR : MÁRCIO - DISICPLINA : BIOLOGIA - ATIVIDADE ONLINE 2 CADERNO DE QUESTÕES Observação : resolvas a questões e preencha o cartão resposta em nosso site

Leia mais

2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático

2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio 2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático Sangue Circula no interior dos vasos sanguíneos Estabelece a ligação entre os órgãos e as células

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 51 ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 51 ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 51 ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE célula indiferenciada totipotente hemácia neutrófito eosinófilo basófilo linfócito monócito megacariócito por fragmentação origina plaquetas Núcleo

Leia mais

SANGUE plasma elementos figurados

SANGUE plasma elementos figurados SANGUE O sangue humano é constituído por um líquido amarelado, o plasma, e por células e pedaços de células, genericamente denominados elementos figurados. PLASMA ELEMENTOS FIGURADOS 1- Eritrócitos (glóbulos

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Composição do Sangue: Doenças Hematológicas Plasma = parte liquida; 55% sangue; é constituído por 90% de água, sais minerais, proteínas

Leia mais

Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke 13/07/2017

Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke 13/07/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke É responsável pelo transporte (circulação) de gases respiratórios, nutrientes (subst. orgânicas e inorgânicas), excretas metabólicas, água e hormônios. Tipos

Leia mais

É formado pelo plasma, que representa cerca de 55 a 65% da composição sanguínea e pelos elementos figurados (hemácias, plaquetas e leucócitos) que

É formado pelo plasma, que representa cerca de 55 a 65% da composição sanguínea e pelos elementos figurados (hemácias, plaquetas e leucócitos) que SANGUE HUMANO Adulto: geralmente de 5 a 6 litros É responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, como aminoácidos, nutrientes, gases respiratórios, excretas, hormônios, etc. Também responde pela

Leia mais

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Circulatório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Circulatório Profª Talita Silva Pereira Nosso sistema circulatório, como o dos outros vertebrados, é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, bombeado por contrações

Leia mais

Introdução. Sangue. Tecido líquido Elementos figurados. Plasma. Glóbulos Sanguíneos. Matriz Extracelular. Glóbulos Vermelhos. Plasma.

Introdução. Sangue. Tecido líquido Elementos figurados. Plasma. Glóbulos Sanguíneos. Matriz Extracelular. Glóbulos Vermelhos. Plasma. Introdução Sangue Tecido líquido Elementos figurados Glóbulos Sanguíneos Plasma Matriz Extracelular Plasma Glóbulos Vermelhos Capilar Plaquetas Glóbulos Brancos http://www.sobiologia.com.br/conteudos/histologia/epitelio16.php

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome:

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: Orientações para estudo: Refazer as avaliações; Fazer exercícios dos capítulos sobre os sistemas digestório e respiratório. Entregar

Leia mais

Biologia. Móds. 41 e 42 Setor Prof. Rafa

Biologia. Móds. 41 e 42 Setor Prof. Rafa Biologia Móds. 41 e 42 Setor 1423 Prof. Rafa Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos: Artérias: saem do coração, parede mais espessa, pressão elevada Componentes do SC sangue coração vasos sanguíneos:

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio

Leia mais

EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma

EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma EXAME HEMATOLÓGICO Hemograma Profa Dra Sandra Zeitoun Aula 2 Na coleta de sangue para exames são usados anticoagulantes específicos, indicados pela cor da tampa dos frascos. Cor da Tampa Anticoagulante

Leia mais

Constituintes do Sangue

Constituintes do Sangue O SANGUE Constituintes do Sangue O sangue é constituído pelo plasma e pelos elementos figurados. Elementos figurados Leucócitos ou Glóbulos brancos Hemácias ou Glóbulos vermelhos Plaquetas Plasma O plasma

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIETICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS O sangue é o único tecido conjuntivo líquido do copo; Funções: + Transporte (O 2, CO 2, nutrientes, resíduos, hormônios); + Regulação (ph, temperatura,

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Humana

Anatomia e Fisiologia Humana Componentes A) Coração B) Vasos Sanguíneos Coração É um órgão muscular tetracavitário (4 cavidades); Situado no centro do tórax, entre os pulmões; Tamanho de um mão fechada e pesa cerca de 300 gramas;

Leia mais

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO

TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO TECIDO HEMATOPOIÉTICO E SANGUÍNEO CARACTERÍSTICAS Denomina-se hematopoiese o processo de formação dos elementos figurados do sangue; A hematopoiese antes do nascimento ocorre no saco vitelínico do embrião

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato/Karina Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Sangue Prof. Dr. Ricardo Santos Simões Prof. Dr. Leandro Sabará de Mattos

Sangue Prof. Dr. Ricardo Santos Simões Prof. Dr. Leandro Sabará de Mattos Sangue Prof. Dr. Ricardo Santos Simões Prof. Dr. Leandro Sabará de Mattos 1 Funções do sangue Local de formação do sangue Medula óssea (adulto) O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo

Leia mais

Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli

Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli Gabarito da lista de revisão sobre Sistema Circulatório Prof: Marcus Ferrassoli Resposta da questão 1: No coração humano a saída do sangue rico em oxigênio (arterial) se dá pela artéria aorta. Resposta

Leia mais

Trabalho: Sistemas do corpo humano

Trabalho: Sistemas do corpo humano Trabalho: Sistemas do corpo humano Grupos de 5 alunos Sistemas: Cardiovascular Imunitário Linfático Respiratório Urinário Data de entrega: 20/06/2016 UNIDADE 3 SISTEMAS CARDIOVASCULAR, IMUNITÁRIO E LINFÁTICO

Leia mais

Funções: distribuição de substâncias (nutrientes, gases respiratórios, produtos do metabolismo, hormônios, etc) e calor.

Funções: distribuição de substâncias (nutrientes, gases respiratórios, produtos do metabolismo, hormônios, etc) e calor. Funções: distribuição de substâncias (nutrientes, gases respiratórios, produtos do metabolismo, hormônios, etc) e calor Componentes: Vasos sanguíneos, Coração, Sangue http://www.afh.bio.br/cardio/cardio3.asp

Leia mais

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO

DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA HEMATÓCRITO Profª.: Aline Félix HEMATÓCRITO Indica a porcentagem do volume de glóbulos vermelhos presente em uma certa quantidade de sangue. Faz parte de um exame chamado de Hemograma

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 50 TECIDO SANGUÍNEO

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 50 TECIDO SANGUÍNEO BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 50 TECIDO SANGUÍNEO Adenoide Tonsila Nódulos linfáticos Timo Células dos tecidos Capilar sanguíneo Baço Nódulos de Peyer Apêndice Capilar linfático Fluído intertical intercelular

Leia mais

Sangue: funções gerais

Sangue: funções gerais Sangue Sangue: funções gerais Transporte de nutrientes para órgãos e tecidos; Regulação térmica e hídrica; Transporte de gases para órgãos e tecidos; Defesa do organismo; Coagulação. Componentes do Sangue

Leia mais

Faculdade de Medicina. Bioquímica I

Faculdade de Medicina. Bioquímica I Faculdade de Medicina Bioquímica I Aprofundar conhecimentos acerca da composição química do sangue Determinar o Hematócrito INTRODUÇÃO O sangue é constituído por plasma e células sanguíneas, de entre as

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Curso Superior de Tecnologia em Radiologia https://www.youtube.com/watch?v=inag1qzj-pk SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO Ossos - Sistema Circulatório e Linfático transporte de gases: os pulmões, responsáveis

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO MÓDULO 3 HISTOLOGIA

TECIDO CONJUNTIVO MÓDULO 3 HISTOLOGIA TECIDO MÓDULO 3 HISTOLOGIA TECIDO Ao contrário do tecido epitelial, o TECIDO possui muita matriz extracelular, cujos principais componentes são a água, fibras elásticas e o colágeno. O colágeno é secretado

Leia mais

Apresenta abundante material intersticial (matriz intersticial) e células afastadas.

Apresenta abundante material intersticial (matriz intersticial) e células afastadas. TECIDO CONJUNTIVO Apresenta abundante material intersticial (matriz intersticial) e células afastadas. A matriz intersticial apresenta: substância fundamental amorfa. fibras proteicas. Os principais tipos

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL BIOLOGIA- 3ª SÉRIE - ÉDER. O quadro indica o resultado resumido de um exame de sangue (hemograma) de uma jovem de 23 anos.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL BIOLOGIA- 3ª SÉRIE - ÉDER. O quadro indica o resultado resumido de um exame de sangue (hemograma) de uma jovem de 23 anos. Questão 01) LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL BIOLOGIA- 3ª SÉRIE - ÉDER CONTEÚDO: TECIDO SANGUÍNEO O quadro indica o resultado resumido de um exame de sangue (hemograma) de uma jovem de 23 anos. Com base nesses

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Cardiovascular Humano Funções Transporte de Gases Transporte de Nutrientes Transporte de excretas Transporte de Hormônios Defesa Componentes Coração

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF STUART 4º BIMESTRE Questão 01 - (FUVEST SP) No sistema circulatório humano, a)a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 1 Ventilação e metabolismo energético Equivalente ventilatório de oxigênio: Relação entre volume de ar ventilado (VaV) e a quantidade de oxigênio consumida pelos tecidos (VO2) indica

Leia mais

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Aula: Histologia II. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. Sangue e linfa. Funções de hemácias, plaquetas e leucócitos. PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 10/04/2014 7. Tecidos Conjuntivos de Transporte 7.1. Sangue Centrifugação 55 % Plasma 45 % Elementos figurados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO Goiânia, de de 2016 Aluno(a):

LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO Goiânia, de de 2016 Aluno(a): LISTA DE EXERCÍCIOS RECUPERAÇÃO Goiânia, de de 2016 Aluno(a): Série: 2ª Turma: Disciplina: Biologia Professora: Olívia Código: 1. Os mamíferos aquáticos marinhos podem ficar submersos por muito tempo,

Leia mais

Classificação das respostas dos alunos em categorias, pós-teste aplicado em Maio/2004

Classificação das respostas dos alunos em categorias, pós-teste aplicado em Maio/2004 Classificação das respostas dos alunos em categorias, pós-teste aplicado em Maio/2004 Alunos Respostas à questão n º 1 (Conceito de sangue) Aluno n º1 O sangue é um líquido vermelho com células e tem como

Leia mais

Defesa não Especifica. Realizado por: Ricardo Neves

Defesa não Especifica. Realizado por: Ricardo Neves Defesa não Especifica Realizado por: Ricardo Neves Como se defende o nosso corpo das doenças? Vacinas? Como são feitas? Como funcionam? http://www.theimmunology.com/animations/vaccine.htm Constituição

Leia mais

ANEXO 02 CHAVES DE CORREÇÃO. Área Ciências

ANEXO 02 CHAVES DE CORREÇÃO. Área Ciências ANEXO 02 CHAVES DE CORREÇÃO Área 001 - Ciências 1) Descreva de maneira detalhada os eventos da meiose especificamente os cinco estágios da prófase I. Valor: 02 (dois) pontos. Resposta: a) Leptóteno: Cromossomos

Leia mais

CÉLULAS SANGUÍNEAS. Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista

CÉLULAS SANGUÍNEAS. Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista CÉLULAS SANGUÍNEAS Professora Janaina Serra Azul Monteiro Evangelista No nosso sangue circulam vários tipos de células Glóbulos vermelhos Que também podem ser chamados hemácias ou eritrócitos. Glóbulos

Leia mais

Tecido Conjuntivo. Prof Cristiano Ricardo Jesse

Tecido Conjuntivo. Prof Cristiano Ricardo Jesse Tecido Conjuntivo Prof Cristiano Ricardo Jesse Tecido conjuntivo Estabelecimento e manutenção da forma do corpo Conjunto de moléculas Conecta e liga as células e órgãos Suporte ao corpo Tecido conjuntivo

Leia mais

Atividades de Sistema Respiratório

Atividades de Sistema Respiratório DISCIPLINA: Biologia II DATA: 27/09/2017 Atividades de Sistema Respiratório 01 - (Enem 2015) Hipóxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O 2) no sangue arterial do organismo. Por essa

Leia mais

(Pucmg 2001) A camada mais externa da pele de animais, como os répteis, aves e mamíferos apresenta queratina, uma proteína impermeabilizante.

(Pucmg 2001) A camada mais externa da pele de animais, como os répteis, aves e mamíferos apresenta queratina, uma proteína impermeabilizante. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Pucmg 2001) A camada mais externa da pele de animais, como os répteis, aves e mamíferos apresenta queratina, uma proteína impermeabilizante.

Leia mais

SANGUE Funções (transporte):

SANGUE Funções (transporte): Funções (transporte): Nutrientes Produtos do metabolismo Metábolitos Hormônios e outras moléculas sinalizadoras Eletrólitos Funções (transporte): Células diapedese tecidos diapedese microorganismo diapedese

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO 01. Quais são as três estruturas básicas que compõem nosso sistema circulatório ou cardiovascular? 02. Que funções o sistema circulatório desempenha em nosso organismo?

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior Bio. Professor: Alexandre Bandeira Monitor: Júlio Junior Fisiologia Humana 06 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2011/2012. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA I Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano

Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2011/2012. Unidade Curricular de BIOQUÍMICA I Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2011/2012 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA I Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano ENSINO PRÁTICO E TEORICO-PRÁTICO 1ª AULA PRÁTICA 1. Composição

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02 Processo Seletivo/UNIFAL - julho 2008-2ª Prova Comum TIPO 1 BIOLOGIA QUESTÃO 01 Os braços humanos, as nadadeiras das baleias e as asas dos morcegos têm estruturas ósseas muito parecidas, sugerindo uma

Leia mais

O sistema circulatório. Autores: Inês Salvador e Tiago Cardoso Adaptação: Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share

O sistema circulatório. Autores: Inês Salvador e Tiago Cardoso Adaptação: Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share O sistema circulatório Autores: Inês Salvador e Tiago Cardoso Adaptação: Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share Evolução do sistema circulatório Reinos Monera, Protista e Fungi: ausência de um sistema

Leia mais

SISTEMA HEMATOPOIÉTICO

SISTEMA HEMATOPOIÉTICO SISTEMA HEMATOPOIÉTICO Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR DEBORA SOUZA DISCIPLINA CIÊNCIAS SIMULADO: P3 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 801 Questão 1

Leia mais

SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS

SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1. (Pucsp 2016) Na figura abaixo é mostrado o número de diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO, em 200 pessoas analisadas: Após a análise dos dados, pode-se afirmar que as hemácias de APENAS a) 90

Leia mais

Tecido Conjuntivo de Transporte

Tecido Conjuntivo de Transporte Tecido Conjuntivo de Transporte Prof. a Sara Tatiana Moreira, Ph.D. UTFPR Campus Santa Helena 1 Elástico 1 Tecido Sanguíneo O sangue está contido em um compartimento fechado - aparelho circulatório - que

Leia mais

Sistema circulatório. Grupo 4 : Caio Rodriguez nº 05. Gabriel Carmona nº11. Giulia Giannotti nº 14. Arthur Telles nº 04. Fabiana Siqueira nº 10

Sistema circulatório. Grupo 4 : Caio Rodriguez nº 05. Gabriel Carmona nº11. Giulia Giannotti nº 14. Arthur Telles nº 04. Fabiana Siqueira nº 10 Sistema circulatório Grupo 4 : Arthur Telles nº 04 Caio Rodriguez nº 05 Fabiana Siqueira nº 10 Gabriel Carmona nº11 Gabriele de Andrade nº13 Giulia Giannotti nº 14 Gustavo Esteves nº 17 Gustavo Gomes nº

Leia mais

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORES: MÁRCIA DATA: 19/12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 8º ano TURMAS:A/B ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS CAPÍTULO 2 - Alimentos e sistema

Leia mais

Transportando substancias

Transportando substancias Transportando substancias Nosso corpo possui inúmeras células que sendo aglomeradas são formados tecidos que realizam funções que são indispensáveis para a sobrevivência. Para realizar o transporte as

Leia mais

Principais Doenças do Sistema Hematológico

Principais Doenças do Sistema Hematológico Principais Doenças do Sistema Hematológico Medula Óssea Sangue é um tecido conjuntivo liquido, responsável por carrear nutrientes e oxigênio por todo corpo. Em um adulto o volume total de sangue é 5,5

Leia mais