GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO. Edição nº 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO. Edição nº 2"

Transcrição

1 GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO Edição nº 2

2 Apresentação Esta é a segunda cartilha do Grito pela Educação Pública de Qualidade no Estado de São Paulo, movimento que reúne entidades sindicais, educacionais, estudantis e sociais em torno de um objetivo comum: assegurar o acesso de todos(as) à educação pública de qualidade. Na primeira cartilha, abordamos a necessidade de nossa união para impedir o fechamento de 94 escolas e a reorganização de outras 754, como pretendia o Governo Estadual. Juntos, professores, pais, estudantes e movimentos sociais fomos vitoriosos. O Governo recuou, o então Secretário da Educação renunciou e a justiça proibiu a tal reorganização. Mas este Governo sequer respeita decisão judicial. E continua aprontando. Continua fechando classes e prejudicando a comunidade escolar. Veja nesta publicação o que está acontecendo e como você pode ajudar a melhorar a escola pública no estado de São Paulo. Venha conosco participar do Grito Pela Educação Pública de Qualidade no Estado de São Paulo. A escola pública é de todos nós!

3 Um Estado rico que não 3 cuida de seu povo Você vive num país de proporções continentais, que tem a sétima economia do mundo. Você mora no estado mais rico, com a maior economia e a maior arrecadação de impostos deste país. Então, o Governo Estadual deveria oferecer aos cidadãos os melhores serviços públicos, principalmente o mais importante deles, a educação, certo? Certo, mas não é o que acontece. Em São Paulo, o Governo não cumpre suas obrigações.

4 4 Governo fora da lei

5 5 Em São Paulo, o maior bandido é o próprio governo estadual. Exagero? Então veja. Um Governo que rouba merenda das crianças e usa o dinheiro para campanhas eleitorais e enriquecimento de seus membros é o que? Que nome merece quem desobedece a Justiça e faz uma reorganização silenciosa, fechando mais de classes (já foram quase 5 mil classes fechadas desde 2015)? Que fecha turnos e recusa matrículas, deixando crianças e adolescentes fora da escola? Não é bandido um Governo que corta verbas das escolas, onde as condições de ensino-aprendizagem são ruins e chega a faltar até papel higiênico? Enquanto isso gasta mais de R$ 3 milhões para subsidiar revistas e jornais que falem bem dele... O que você acha de governantes que deixam professores sem reajuste salarial, recebendo muito menos que outros profissionais com a mesma formação? E que desconta salários de professores doentes que estão esperando suas licenças médicas? Pois é, o Governo do Estado de São Paulo está fazendo tudo isso e muito mais nas escolas estaduais.

6 6 Educação é tudo de bom... Para você, para mim, para nossas famílias e nossas comunidades a educação é um bem muito precioso. Ela pode abrir portas para o futuro das pessoas. Ela forma cidadãos capacitados para exercer a plenitude de seus direitos. E é fundamental para ajudar um país a se desenvolver e oferecer uma vida melhor para o seu povo.

7 7...mas o Governo paulista acha que isso não é pra todo mundo Parece que as pessoas que vem governando o Estado de São Paulo pensam que educação não é pra qualquer um. Parecem não dar nenhum valor aos filhos e às filhas da classe trabalhadora. Escola boa, para esse pessoal, é apenas para quem pertence às classes ricas. Para os pobres, pode ser qualquer coisa. E, ainda assim, negam a esses meninos e meninas a oportunidade de estudar, fechando classes e recusando matrículas. Você nem precisa acreditar na gente. Visite uma escola estadual. Converse com as pessoas e verá que estamos muito longe de um ensino de qualidade.

8 8 Escola boa precisa ter algumas coisas básicas: Precisa ter uma coisa chamada gestão democrática, ou seja: - Conselhos de Escola livremente eleitos e funcionando com a participação de professores, estudantes, pais, funcionários, para debater e decidir sobre todos os aspectos do funcionamento da escola. -Grêmios eleitos de forma democrática e participativa e dirigidos livremente pelos estudantes. -Associações de Pais, eleitas também de forma democrática, que participe ativamente da vida escolar e das mais importantes definições dentro da escola. E precisa ter também: salas de aula adequadas. ambientes e equipamentos como bibliotecas, salas de leitura, laboratórios, salas de informática etc. profissionais bem remunerados e valorizados. Eles precisam ter horários de trabalho que permitam estar sempre atualizados para dar aulas cada vez melhores. ambiente de respeito mútuo, sem violência. currículo e organização dos tempos e espaços que a torne interessante e agradável para que o estudante queira nela permanecer.

9 O que a gente pode fazer para mudar isso? 9 Ah, podemos fazer muita coisa. O primeiro passo é a gente se unir: professores, pais, estudantes, funcionários, associações de moradores e todos os movimentos e entidades da comunidade. Depois, é preciso conversar e debater, para descobrirmos o que todos querem e nos organizar para conquistar tudo o que for necessário para melhorar a escola. Isto pode ser feito em conversas nos intervalos, na sala dos professores, em rodas de bate-papo, no grêmio, na APM, nas reuniões do Conselho de Escola e, também, numa grande e representativa CONFERÊNCIA ESCOLAR. A gente acha que você pode e deve trilhar esses passos na sua escola. Se puder fazer isso até o dia 14 de março, melhor. E vamos dizer por que.

10 10 A educação pública é nossa. Vamos debatê-la na Conferência Popular de Educação

11 11 Todos dizem que é conversando que a gente se entende, não é? Então, pensamos, por que não sentamos todos juntos e conversamos sobre a educação pública que queremos? Foi por isso que decidimos organizar a CONFERÊNCIA POPULAR DE EDUCAÇÃO, que vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de março. E sabe onde? Na Praça da República, em São Paulo. Nada de salas fechadas e pequenos grupos. Nós queremos que muita gente venha discutir a educação. Por isso, é bom que sua escola realize uma conferência antes desta data. Vamos mostrar ao Governo Estadual que a rede estadual de ensino não é dele. É NOSSA. É de toda a população do estado de São Paulo.

12 12 Como participar? Simples. É só chegar. Na Conferência, haverá oficinas e debates sobre: merenda escolar, saúde, condições de trabalho e de aprendizagem nas escolas públicas financiamento da educação/ Pré-sal gestão democrática e projeto político-pedagógico das escolas escola acolhedora: currículo na construção de um novo modelo de organização dos tempos e espaços escolares greve dos professores e valorização dos profissionais da Educação crise no ensino superior paulista formas de organização do movimento social Enfim, tudo o que possa interessar para todos nós, no sentido de melhorar as escolas públicas do estado de São Paulo. Se você é do interior, procure uma das entidades participantes na sua região e ajude a formar uma delegação para vir a São Paulo.

13 E vai dar resultado? 13 Dizem que só a morte é inevitável e não podemos mudar. Dizem também que a união faz a força. Isso ficou demonstrado, por exemplo, em 2015, quando nosso movimento impediu o fechamento de 92 escolas e a reorganização de outras 754 unidades escolares. A Conferência Popular de Educação é uma oportunidade para nos unirmos ainda mais e para ampliarmos uma grande aliança para melhorar a educação pública no estado de São Paulo, de forma que os filhos e filhas da classe trabalhadora tenham o mesmo ensino de qualidade que têm os segmentos privilegiados da nossa população. Só por isso já vai valer a pena. Então, venha com a gente!

14 14 Anotações...

15 A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO NUNCA MAIS SERÁ A MESMA! PARTICIPE DA CONFERÊNCIA POPULAR DE EDUCAÇÃO DE 15 A 17 DE MARÇO DE 2016 Praça da República São Paulo/SP Até 14/03, organize conferência escolar e outras atividades preparatórias na sua escola, na escola de seu filho ou da sua comunidade. Venha construir propostas para melhorar a educação pública no estado de São Paulo. Venha com a gente. A ESCOLA PÚBLICA É DE TODOS NÓS!

16

IDEIAS RECOMEÇAR O BR ASIL

IDEIAS RECOMEÇAR O BR ASIL IDEIAS PARA RECOMEÇAR O BR ASIL UM NOVO CAMINHO PARA O BRASIL. O Brasil precisa estar unido em torno de uma pauta urgente para promover grandes mudanças. Com coragem, firmeza e espírito público, temos

Leia mais

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL Aumentar a consciência da sociedade de que Educação é a chave para o crescimento pessoal e do país Ampliar o conhecimento da população sobre as principais

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO SENHOR CANDIDATO, Sabemos que o momento é extremamente conturbado para os candidatos ao governo do estado e para a presidência da república. Temos um país

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB José Robbyslandyo da Silva Santos robbyn23@hotmail.com Juliano de Sousa bezerra soujulianosousa@gmail.com soujulianosouza@hotmail.com

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Banco do Brasil Brasília - DF, 16 de agosto de 2006 Meu caro Rossano, presidente do Banco do Brasil, Meu caro companheiro Paulo Bernardes, ministro do Planejamento,

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente 10ª Conferência Nacional dos da Criança e do Adolescente 10ª Conferência Nacional dos da Criança e do Adolescente Que bom que você está aqui! Muita gente fala de coisas boas e importantes para as crianças

Leia mais

Conversando sobre o AHE Belo Monte

Conversando sobre o AHE Belo Monte Conversando sobre o AHE Belo Monte Nesta cartilha procuramos esclarecer dúvidas sobre os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Belo Monte, que estão

Leia mais

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO

SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO SENSO DE URGÊNCIA PARA CONQUISTAR TUDO O que é senso de urgência? VÍDEO Você precisa aumentar suas vendas para arcar com os compromissos pessoais. O tempo passa e o mercado não reage. O meio do mês já

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Tecnologias para produção coletiva de textos Prof. Ana Cristina F. Matte FALE/UFMG

Gerenciamento de Projetos. Tecnologias para produção coletiva de textos Prof. Ana Cristina F. Matte FALE/UFMG Gerenciamento de Projetos Pra começar... aceita um cafezinho? Grupos são sempre formados por pessoas diferentes. Pessoas que pensam diferente. Pessoas que querem coisas diferentes. Pessoas que têm ritmos

Leia mais

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #5 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #5 Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar diálogos que muitas vezes podem

Leia mais

Observatório da Educação - Os professores da rede pública paulista faltam muito ao trabalho?

Observatório da Educação - Os professores da rede pública paulista faltam muito ao trabalho? Nos últimos anos, o fraco desempenho dos estudantes da rede pública de ensino de São Paulo foi atribuído, entre outros argumentos, ao absenteísmo docente. Em entrevista, Maria Izabel Noronha, presidente

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Política e

Leia mais

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico PPP NA ESCOLA: 1 - ESTABELECE UMA DIREÇÃO, UMA INTENCIONALIDADE. 2 - EXIGE UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE.

Leia mais

PDDE Interativo 2014

PDDE Interativo 2014 SIMEC Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação Ministério da Educação / SE Secretaria Executiva DTI Diretoria de Tecnologia da Informação Impresso por: RAFA Hora da Impressão: 08/03/2

Leia mais

Conteúdo:Liderança Escolar

Conteúdo:Liderança Escolar Data:01/02/2018 Conteúdo:Liderança Escolar Professora:Verbena Roque Gonçalves EMENTA: LIDERANÇA ESCOLAR, CORRESPONSABILIZAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR OBJETIVO: DISCUTIR LIDERANÇA ESCOLAR NO PAPEL DO COORDENADOR

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2011 JOB1408 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24)

Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Aumento real da aposentadoria coloca em risco salário mínimo O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (24) Matéria publicada em 26 de Junho de 2015 O ministro da Previdência Social,

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL. Tocantins

MOVIMENTO ESTUDANTIL. Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL. Tocantins MOVIMENTO ESTUDANTIL Aqui o estudante é o protagonista INSTITUTO FEDERAL Tocantins 1 cartilha de ENTIDADES ESTUDANTIS Olá! Você já deve ter feito uma destas perguntas: O que são entidades estudantis? Para

Leia mais

Entrevista - Rede Emancipa. Revista Crioula: Como a Rede enxerga o processo de seleção pelo vestibular?

Entrevista - Rede Emancipa. Revista Crioula: Como a Rede enxerga o processo de seleção pelo vestibular? Entrevista - Rede Emancipa Entrevista realizada por Laiz Colosovski Lopes, aluna do Programa de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, do Departamento de Língua Clássicas e Vernáculas da

Leia mais

Ciranda pela Educação/2018

Ciranda pela Educação/2018 25 de julho de 2018 -Suzano Ciranda pela Educação/2018 A implementação da Base Nacional Comum Curricular, o protagonismo da Educação Infantil e a participação dos Conselhos Municipais de Educação. Organização:

Leia mais

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Com luta e resistência, trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Às vésperas da deflagração da greve, cerca de 300 trabalhadores da PROCERGS estiveram presentes na assembleia dessa segunda-feira

Leia mais

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA A família tem papel central na proteção ao uso de drogas. Família é primeira referência. Pode estruturar ou desestruturar. A criança e o adolescente

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS / ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2011 JOB1408 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar?

Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Reforma da Previdência Estudo defende que abono vá para o caixa do governo; benefício pode acabar? Mariana Bomfim Do UOL, em São Paulo 28/07/2018 04h00 O abono salarial é um benefício de até um salário

Leia mais

Clipping. Educação. Brasília, 12 de janeiro de 2017

Clipping. Educação. Brasília, 12 de janeiro de 2017 Clipping de Educação Brasília, 12 de janeiro de 2017 FOLHA DE SÃO PAULO 12/01/17 PODER Para surpresa de prefeito, Temer prestigiará abertura de escola com nome de seu irmão No quinto mandato como prefeito

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO

CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO CARTA DOS TRABALHADORES DO PARANÁ AO CANDIDATO SENHOR CANDIDATO, Sabemos que o momento é extremamente conturbado para os candidatos ao governo do estado e para a presidência da república. Temos um país

Leia mais

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS Produção e uso de evidências: aproximações e aprendizados para aprimorar políticas educacionais MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS INSTITUTO UNIBANCO 3

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

Manual de Redação do(a) Jovem observador(a) das escolas

Manual de Redação do(a) Jovem observador(a) das escolas Manual de Redação do(a) Jovem observador(a) das escolas 1. Introdução Não fique calado! Como estão suas aulas? Como é a sua sala de aula? Sua escola tem laboratórios? Tem merenda? Acontece aí um evento

Leia mais

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO 2 expediente Esta é uma publicação da Federeção dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo - Fetquim. Jornalista responsável: Denise Simeão (Mtb 9167/ RS) Textos: Denise Simeão Arte

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social

Ministério do Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas nas modalidades de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida Ministério

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COMUNICADO PRAE Audiências Públicas sobre Assistência Estudantil e próximos passos Agradecemos pela presença de todos(as) na rodada de Audiências Públicas sobre permanência estudantil. Em torno de 1300

Leia mais

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4 São Paulo, 02 de janeiro de 2015 PREZADO (A) PARTICIPANTE DO PLANO III, Conforme já divulgado na Edição nº 10 Dezembro/2014 do nosso Jornal e no site, o Plano III da BRF Previdência passará por mudanças

Leia mais

As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES

As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES Colaboradores Andressa Campos Pereira, 17 anos, mora em São José dos Campos SP, estudante da E.E. Prof.

Leia mais

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES

CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE DISSOLVENDO OBJEÇÕES Dicas para lidar com objeções para agendamento Demonstre o seu ENTUSIASMO Não leve para o lado pessoal as objeções levantadas.

Leia mais

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas de emendas constitucionais e revisões da lei eleitoral com fins de tentar melhorar o sistema eleitoral nacional, proporcionando, segundo

Leia mais

Fac,a parte do SISMMAC e

Fac,a parte do SISMMAC e Fac,a parte do SISMMAC e fortalec,a a lu ta de todo o magiste, rio em defesa de direitos! CHOQUE Um sindicato feito com os trabalhadores Um sindicato feito com os trabalhadores O SISMMAC foi criado em

Leia mais

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1 Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem Bertolt Brecht 2 ATÉ QUANDO? -Gabriel O Pensador (2001) 3 Fundamentos

Leia mais

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário.

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. www.lutafob.wordpress.com lutafob@protonmail.com Brasil, 2019 NOSSOS

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

Cartilha138x210(B).qxp:escola 5/22/09 4:57 PM Page 1

Cartilha138x210(B).qxp:escola 5/22/09 4:57 PM Page 1 Cartilha138x210(B).qxp:escola 5/22/09 4:57 PM Page 1 Cartilha138x210(B).qxp:escola 5/22/09 4:57 PM Page 2 2 Cartilha138x210(B).qxp:escola 5/22/09 4:57 PM Page 3 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Maria Luiza de Souza e Souza 1 Joana Paulin Romanowski. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007. 196p. Uma boa proposta para provocar a problemática

Leia mais

SEGURANÇA NA INTERNET. Prof. Artur Camargos Fevereiro/2017

SEGURANÇA NA INTERNET. Prof. Artur Camargos Fevereiro/2017 SEGURANÇA Prof. Artur Camargos Fevereiro/2017 JUSTIFICATIVA Padrões Profissionais para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Educacional

Leia mais

cartilha escola:escola 3/5/ :24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER!

cartilha escola:escola 3/5/ :24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER! cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER! cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 2 2 cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 3 3 cartilha escola:escola 3/5/2008 12:25

Leia mais

COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS. Aula 01

COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS. Aula 01 COMO TRANSMITIR CREDIBILIDADE E VENDER MAIS Aula 01 Aula 01 Como transmitir credibilidade e vender mais Por que alguns vendedores transmitem credibilidade e outro não? Por que com alguns vendedores temos

Leia mais

CARTA DE COMPORTAMENTOS

CARTA DE COMPORTAMENTOS STOP BULLYING! Uma abordagem baseada nos direitos humanos para combater o bullying e a discriminação CARTA DE COMPORTAMENTOS Projeto Co- Projeto Stop Bullying: Uma abordagem baseada nos direitos humanos

Leia mais

EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2012

EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2012 Para comemorar o dia 15 de outubro, o sindicato está presenteando os professores sindicalizados com uma lembrança muito especial: A AGENDA DOS PROFESSORES 2013. Esta não é uma agenda comum, ela é feita

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização É com luta e mobilização que os radialistas irão conquistar a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho Com a abertura da campanha

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 Contextualização O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou

Leia mais

CURRICULO CULTURAL DO CECOM

CURRICULO CULTURAL DO CECOM CURRICULO CULTURAL DO CECOM O CECOM - CENTRO COMUNITÁRIO DE BREJO SANTO é uma sociedade civil, organização não-governamental, filantrópica e sem fins lucrativos com abrangência em todo o município, sede

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

A casa do Técnico de Segurança será bem cuidada em 2015

A casa do Técnico de Segurança será bem cuidada em 2015 Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais A casa do Técnico de Segurança será bem cuidada em 2015 Presidente do SINTEST-MG aponta novidades para o novo ano m 2014, tivemos

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

Elementos que favorecem o aprendizado do aluno

Elementos que favorecem o aprendizado do aluno Elementos que favorecem o aprendizado do aluno Acesso ao computador e à internet Nas escolas públicas encontramos os alunos oriundos das camadas sociais mais pobres e carentes, com renda familiar de 1

Leia mais

O Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO), criado pela Lei Complementar 26/1998, conforme Art. 26 é um órgão de articulação com a sociedade, que

O Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO), criado pela Lei Complementar 26/1998, conforme Art. 26 é um órgão de articulação com a sociedade, que O Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO), criado pela Lei Complementar 26/1998, conforme Art. 26 é um órgão de articulação com a sociedade, que tem por objetivo estudar, discutir e propor soluções

Leia mais

Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA

Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA CENTRO EDUCACIONAL STELLA MARIS CONGREGAÇÃO CLARETIANA Dicas para melhor desempenho escolar do aluno e do ambiente familiar. Conversar com os seus filhos é um bom começo. Ouvir o problema é meio caminho

Leia mais

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS SETE PRINCIPAIS DESCOBERTAS SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL www.canvaslms.com/7descobertas CONSTRUINDO UMA ECONOMIA FORTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A economia brasileira passa por um período delicado e tem sofrido

Leia mais

8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local

8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local Educação cidadã: mudança cultural na participação. Todas as classes sociais precisam ser educadas. Mudança de patamar sócio-econômico do Brasil. Desconhecimento ou

Leia mais

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. A Geografia Levada a Sério

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.   A Geografia Levada a Sério SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo. Nelson Mandela 2 Aquarela Toquinho Vinícius de Moraes M.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARAS Rua Pedro Álvares Cabral, 83 Centro FONE: (019) ANEXO I

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARAS Rua Pedro Álvares Cabral, 83 Centro FONE: (019) ANEXO I ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES INSPETOR DE ALUNOS Ajudar na fiscalização da alimentação (merenda escolar), das crianças da pré-escola e das quatro primeiras séries do ensino de 1 grau; Zelar pela manutenção

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO O Ministério de Educação, nos últimos três anos, vem construindo uma concepção educacional tendo em vista a articulação dos níveis e modalidades de ensino,

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

GRÊMIO ESTUDANTIL ESCOLA ESTADUAL ALFREDO PAULINO

GRÊMIO ESTUDANTIL ESCOLA ESTADUAL ALFREDO PAULINO GRÊMIO ESTUDANTIL ESCOLA ESTADUAL ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): Juliana Passos Rosangela Yarshell Realização: Foco do Projeto Seguindo as orientações da Secretaria Estadual da Educação,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Informe CAE nº 1/ 2018

Informe CAE nº 1/ 2018 Informe CAE nº 1/ 2018 Conselheira! Conselheiro! Olá! Um novo ano, novas perspectivas! 2018 chegou! E com ele, uma nova edição do INFORME CAE, o canal de comunicação criado especialmente para o conselheiro

Leia mais

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER?

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? GUIA PARA UM VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? O QUE É O DESAFIO NACIONAL? É uma campanha de mobilização pensada para engajar a galera que tem mandato, os filiados e conectados que estão

Leia mais

Instituto de Física Universidade de São Paulo

Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa,

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos SERPRO Campanha Salarial 2019/2020: Empresa quer praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos Fotos da assembleia de 5ª feira (11/04), na Regional Porto Alegre (RS) Esta campanha

Leia mais

Como conquistar a corte de Iniciação 2017!!! Diretora Nacional de Vendas Independente Marcia Eroles Fernandes

Como conquistar a corte de Iniciação 2017!!! Diretora Nacional de Vendas Independente Marcia Eroles Fernandes Como conquistar a corte de Iniciação 2017!!! Diretora Nacional de Vendas Independente Marcia Eroles Fernandes A Corte de Iniciação sempre foi a predileta de nossa fundadora Mary Kay Ash, pois oferecer

Leia mais

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República

01/09/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após cerimônia de encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) Vitória-ES, 1º de setembro de 2009

Leia mais

Ética, Educação e cidadania. Prof. Amauri Carlos Ferreira

Ética, Educação e cidadania. Prof. Amauri Carlos Ferreira Ética, Educação e cidadania Prof. Amauri Carlos Ferreira Saber Mundo Cultura SUJEITO Ele Mesmo Identidade Autonomia Heteronomia Outro Ética Sujeito Outro Quando o outro entra em cena nasce a ética Umberto

Leia mais

Sebastião Gomes Ferreira. O Papel dos Gestores Escolares na Promoção do Protagonismo Estudantil. 04/02/ h. 30 min.

Sebastião Gomes Ferreira. O Papel dos Gestores Escolares na Promoção do Protagonismo Estudantil. 04/02/ h. 30 min. Sebastião Gomes Ferreira O Papel dos Gestores Escolares na Promoção do Protagonismo Estudantil 04/02/2019 10h. 30 min. 1 2 3 4 O conceito de Protagonismo Juvenil não deve ser confundido com autonomia irrestrita,

Leia mais

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico Profa. Maria Clara Di Pierro mcpierro@usp.br Professora da Faculdade de Educação da USP Diretora de Ação Educativa Declaração

Leia mais

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017)

Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) Relatório da Reunião Ampliada do FONASEFE (4, 5 e 6 de agosto de 2017) PROSPOSTAS APROVADAS POR CONSESO ENTRE AS ENTIDADES: A) Criar calendário de mobilização e luta a partir das datas de luta das entidades:

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Intenção e Ação Quando você tem a CORAGEM de dizer AGORA CHEGA Você dá o primeiro passo pra o seu SUCESSO Seu Negócio Tem um Cadeado e a chave para abri-lo Chama-se INICIAÇÃO Não sou como você Sei que

Leia mais

QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL

QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL ANEXO A QUESTIONÁRIO SÓCIO-CULTURAL-ECONÔMICO-EDUCACIONAL Responder a este questionário é de fundamental importância para a UFES e para o sistema universitário brasileiro. E é nesse sentido que nos dirigimos

Leia mais

Proposta para a 1ª Conferência Estadual de Educação Básica

Proposta para a 1ª Conferência Estadual de Educação Básica REGIONAL SUL DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SECRETARIA EXECUTIVA API/APLB - Itabuna, APJ/APLB Jussari, EACMA - Ilhéus, ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE OLIVENÇA, FASE BAHIA, MST Regional Sul. Contatos:

Leia mais

MEDIDAS PRIORITÁRIAS PARA UM SALTO DE QUALIDADE E EQUIDADE NA EDUCAÇÃO.

MEDIDAS PRIORITÁRIAS PARA UM SALTO DE QUALIDADE E EQUIDADE NA EDUCAÇÃO. MEDIDAS PRIORITÁRIAS PARA UM SALTO DE QUALIDADE E EQUIDADE NA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO COMO DIREITO INDIVIDUAL E COMO PILAR CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS O CONTEXTO ATUAL Para além de um direito fundamental

Leia mais

Cabo Frio 09/02/2015. Maria do Pilar Lacerda Fundação SM

Cabo Frio 09/02/2015. Maria do Pilar Lacerda Fundação SM Cabo Frio 09/02/2015 Maria do Pilar Lacerda Fundação SM A Fundação SM apóia Site: http://www.brasilliterario.org.br Facebook: https://www.facebook.com/brasilliterario Twitter: https://twitter.com/brasilliterario

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 Reunião da Equipe 27 de fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e

Leia mais

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso?

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Do escritório de Natanael Oliveira São Caetano do Sul São Paulo Julho

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Festa dos Santos Populares da Rádio Alfa Créteil, Base de Loisirs, 16 de junho de 2013 Só serão válidas as palavras

Leia mais

Unidade Dezembro de 2017

Unidade Dezembro de 2017 Reunião de Unidade Dezembro de 2017 SENSO DE URGENCIA!!! Fim de ano é o momento de aproveitar grandes conquistas Hoje vamos falar de OPORTUNIDADES Mas não podia falar de oportunidade sem antes falar de

Leia mais

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: How it is like to live in Uberlândia MG. Context: In this conversation André talks to his aunt Edmárcia, about the city of Uberlândia, in Minas Gerais state. She tells us

Leia mais

Guia para montar um DCE (Diretório Central de Estudantes)

Guia para montar um DCE (Diretório Central de Estudantes) Guia para montar um DCE (Diretório Central de Estudantes) Se você já leu nosso artigo sobre o que é um DCE (Diretório Central de Estudantes), deve ter percebido a importância dele na defesa dos interesses

Leia mais