INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM"

Transcrição

1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM, PARA MAIORES DE 23 ANOS, NO ANO LECTIVO 2006/ BIOLOGIA TEMAS: I ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS BIOLÓGICOS - Importância da diversidade biológica (espécies, habitats, ecossistemas) na manutenção da ecosfera. - Dinâmica dos ecossistemas. - Níveis de organização biológica. 2 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS - Seres procariontes e eucariontes (uni e pluricelulares) - Reino Monera - Reino Protista - Reino Fungi - Reino Plantae - Reino Animal 3 BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Organização Celular - Ciclo Celular: - Síntese Proteica - Replicação do DNA - Mitose 4 - REPRODUÇÃO - Reprodução Assexuada: estratégias reprodutoras - Reprodução Sexuada: - Meiose e Fecundação - Variabilidade Genética 5 BIOLOGIA ANIMAL - Crescimento e Desenvolvimento da(s) célula(s) animal(ais) - Tecidos Animais e suas funções 1 APENAS PARA ENGENHEIROS TÉCNICOS AGRÁRIOS HABILITADOS COM O CURSO DAS ESCOLAS DE REGENTES AGRÍCOLAS.

2 6 BIOLOGIA VEGETAL - Crescimento e Desenvolvimento da(s) célula(s) vegetal(ais) - Tecidos Vegetais e suas funções - Metabolismo fotossintético e sua importância 7 ACÇÃO DO HOMEM SOBRE OS SISTEMAS NATURAIS - Impactes resultantes de actividades antropogénicas e suas consequências: poluição, desflorestação, alterações climáticas, doenças. - Desenvolvimento Sustentável e utilização sustentável dos recursos naturais. BIBLIOGRAFIA: Amparo Dias Silva, Fernanda Gramaxo, Maria Ermelinda Santos, Almira Mesquita e Ludovina Baldaia (2004). Terra, Universo de Vida. 12º Ano de Escolaridade, 1ª Parte e 2ª Parte. Porto Editora. Amparo, Dias Silva, Fernanda Gramaxo, Maria Ermelinda Santos, Almira Mesquita (2004). Terra, Universo de Vida. 2ª Parte. Biologia. Biologia e Geologia 10 º ano. Porto Editora. Amparo Dias Silva, Fernanda Gramaxo, Maria Ermelinda Santos, Almira Mesquita, Ludovina Baldaia, José Mário Félix (2005). Terra, Universo de Vida. 1ª Parte Biologia. Biologia e Geologia 11 º ano. Porto Editora. Osório Matias e Pedro Martins (2006). Biologia 10. Biologia e Geologia 10 º ano. Areal Editores Osório Matias e Pedro Martins (2006). Biologia 11. Biologia e Geologia 11 º ano. Areal Editores Mercês Roque, Ângela Ferreira, Adalmiro Castro (2000). Biologia 12º Ano. Porto Editora.

3 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM, PARA MAIORES DE 23 ANOS, NO ANO LECTIVO 2006/ MATRIZ DA PROVA TEÓRICA ESPECÍFICA BIOLOGIA Introdução Na preparação para esta prova deve privilegiar o saber interpretar e correlacionar assuntos, analisar gráficos, esquemas e tabelas, aplicar conhecimentos a novas situações e desenvolver a capacidade de síntese. Atenção que em Biologia a memorização não é suficiente. Estrutura A prova teórica específica de Biologia consta de vários conjuntos de itens que têm como suporte informações a serem fornecidas sob a forma de textos, figuras, tabelas, gráficos, etc. Cada conjunto apresenta itens, que podem ser de diferentes tipos e em número variável, relativos aos diferentes temas programáticos. Duração da prova A prova teórica de Biologia terá a duração de 120 minutos. 2 APENAS PARA ENGENHEIROS TÉCNICOS AGRÁRIOS HABILITADOS COM O CURSO DAS ESCOLAS DE REGENTES AGRÍCOLAS.

4 Natureza das questões A prova teórica específica de Biologia é constituída por questões: - de escolha múltipla; - para estabelecimento de correspondências; - para legendagem de esquemas e/ou figuras; - para interpretação de dados em quadros/gráficos/esquemas; - para elaborar uma resposta que sintetize os conhecimentos indicados/relacionados ou solicitados pela questão colocada, assim como a respectiva justificação ou fundamentação. Competências a avaliar Na prova teórica específica de Biologia procura-se avaliar as seguintes competências: - conhecimentos de vocabulário e terminologia adequada na área das ciências biológicas; - utilização de uma linguagem escrita correcta; - interpretação correcta de documentos escritos, esquemas, quadros e gráficos. Matriz I ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS BIOLÓGICOS - Importância da diversidade biológica (espécies, habitats, ecossistemas) na manutenção da ecosfera. - Dinâmica dos ecossistemas. - Níveis de organização biológica. Conhecer os principais níveis de organização biológica. Compreender a necessidade da preservação da biodiversidade pela sua importância ecológica, social e económica. 2 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS - Seres procariontes e eucariontes (uni e pluricelulares) - Reino Monera - Reino Protista - Reino Fungi - Reino Plantae - Reino Animal Identificar as características celulares e compreender a diversidade de aspectos que caracterizam os seres procariontes e eucariontes. Identificar as características comuns aos seres vivos de cada reino.

5 3 BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Organização Celular - Ciclo Celular: - Síntese Proteica - Replicação do DNA - Mitose Conhecer a organização da célula animal e da célula vegetal, a função de diversos organitos celulares e suas interacções. Identificar as fases do ciclo celular e das características da passagem de informação a partir do DNA. Reconhecer o significado biológico da mitose. Aplicar os conceitos de cromossoma, de gene e de alelo. 4 - REPRODUÇÃO - Reprodução Assexuada: estratégias reprodutoras - Reprodução Sexuada: - Meiose e Fecundação - Variabilidade Genética Interpretar dados relativamente a processos de reprodução assexuada em diferentes tipos de organismos. Relacionar a mitose com processos de reprodução assexuada. Avaliar implicações da reprodução assexuada ao nível da variabilidade e sobrevivência de populações animais e vegetais. Interpretar os principais acontecimentos da meiose ao nível das plantas angiospérmicas e dos animais vertebrados. Conhecer o modo como a meiose e a fecundação contribuem para a variabilidade dos seres vivos. 5 BIOLOGIA ANIMAL - Crescimento e Desenvolvimento da(s) célula(s) animal(ais) - Tecidos Animais e suas funções Compreender que nos animais ocorrem transformações complexas desde o ovo até ao estado adulto. Analisar as relações entre os diferentes tecidos animais e as suas funções no organismo. 6 BIOLOGIA VEGETAL - Crescimento e Desenvolvimento - Tecidos Vegetais e suas funções - Metabolismo fotossintético e sua importância Compreender os conceitos de crescimento e desenvolvimento e aplicá-los ao ciclo vegetativo de uma planta/cultura. Conhecer e identificar os principais tecidos e suas funções nas plantas angiospérmicas. Reconhecer o papel da actividade fotossintética na síntese de substâncias orgânicas.

6 7 ACÇÃO DO HOMEM SOBRE OS SISTEMAS NATURAIS - Impactes resultantes de actividades antropogénicas e suas consequências: poluição, desflorestação, alterações climáticas, doenças. - Desenvolvimento Sustentável e utilização sustentável dos recursos naturais. Conhecer os principais impactes resultantes de actividades antropogénicas sobre os componentes ambientais: solo, água, ar e paisagem. Conhecer alguns instrumentos legislativos e práticas ambientais com o objectivo de minimizar os impactos ambientais, no sentido do desenvolvimento sustentável da sociedade humana e da utilização sustentável dos recursos naturais.

Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional. De Desportos de Montanha

Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional. De Desportos de Montanha Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional De Desportos de Montanha Artigo 1º Âmbito Ao abrigo do disposto no artigo 5º do regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Leia mais

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade

Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade Ciências Naturais 8. o ano de escolaridade SUBDOMÍNIO Sistema Terra: da célula à biodiversidade OBJETIVO: 3. Compreender a célula como a unidade básica da biodiversidade existente na Terra Qual é a unidade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS...

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E 11ºANO COMPETÊNCIAS/CONTEÚDOS... 1º PERÍODO Conteúdos Competências a desenvolver Aulas previstas 1 BIOLOGIA ANO I III DISTRIBUIÇÃO DE MATÉRIA 1.

Leia mais

ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9. Total:94

ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9. Total:94 ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 008/009 p.1/9 1º PERÍODO APRESENTAÇÃO TESTE DIAGNÓSTICO BIOLOGIA UNIDADE 5 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR 1 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR DNA e síntese

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO. BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO Duração da Prova 90 minutos + 30 minutos de tolerância BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º e 11º ANOS (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

PED (Licenciaturas) Prova: Escrita. I Química organizaçãoo. Parte. Tabela Periódica e blocos. Famílias de. Página

PED (Licenciaturas) Prova: Escrita. I Química organizaçãoo. Parte. Tabela Periódica e blocos. Famílias de. Página Prova: Prova Multidisciplinar de Químicaa e Biologia Curso(s) ): Enfermagem e Farmácia 1 Âmbito da Prova Os conteúdos das disciplinas de Químicaa e Biologia são estruturantes para o prosseguimento dos

Leia mais

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A

PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A Ano lectivo 2007/2008 PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE BRAGANÇA, DOS INDIVÍDUOS MAIORES DE 23

Leia mais

D esporto. (Licenciaturas) Escrita. Prova por perguntas de 4 Referenciais. Prova: Curso (s): PED

D esporto. (Licenciaturas) Escrita. Prova por perguntas de 4 Referenciais. Prova: Curso (s): PED Prova: Curso (s): Biologia e Geologia D esporto BIOLOGIA 1 Âmbito da prova A prova de Biologia só poderá incidir sobre conhecimentos quee façam parte dos programas aprovados para essa disciplina do ensino

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FAJÕES Ano Lectivo 2011/2012 Matriz do 4º Teste de Avaliação Conceptual de Biologia e Geologia 11º Ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FAJÕES Ano Lectivo 2011/2012 Matriz do 4º Teste de Avaliação Conceptual de Biologia e Geologia 11º Ano ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE FAJÕES Ano Lectivo 2011/2012 Matriz do 4º Teste de Avaliação Conceptual de Biologia e Geologia 11º Ano Duração: 90 minutos Março de 2012 Unidades Didácticas Conteúdos Competências

Leia mais

A célula como unidade básica da biodiversidade

A célula como unidade básica da biodiversidade C1 A célula como unidade básica da biodiversidade Diversidade de vida Mamíferos Lontra Raposa Golfinho Aves Abelharuco Flamingo Peneireiro Répteis Sardão Plantas Carvalho Borboleta Insetos Peixes Tubarão

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE ATUALIZADA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão Curitiba Paraná Fone: 3276-9534 CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR - ANUAL GRADE

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS Parte Natureza Vocacional Matérias Vocacionais Matéria Específica (Disciplina): BIOLOGIA Conteúdos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2017/2018 1.º Período DISCIPLINA: Biologia e Geologia ANO: 11º CURSO: Ciências e Tecnologias Total de aulas Previstas: 87 (5 aulas para as atividades do PAA) Mês Unidades Temáticas Conteúdos Competências

Leia mais

Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade

Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade Ficha de Exercícios 10 º ano de Escolaridade Versão Corrigida A Biosfera A vida terá surgido na Terra há mais de 3500 milhões de anos. Inicialmente com formas muito simples, são actualmente, complexos

Leia mais

Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional de Bioanálises e Controlo

Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional de Bioanálises e Controlo Regulamento específico de ingresso no curso Técnico Superior Profissional de Bioanálises e Controlo Artigo 1º Âmbito Ao abrigo do disposto no artigo 5º do regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Leia mais

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO

Matriz de referência DE BIOLOGIA - SAERJINHO ANO ENSINO MÉDIO 1 ANO ENSINO MÉDIO MATÉRIA E ENERGIA H01 Identificar a transformação de energia luminosa em química através da fotossíntese. H02 Identificar diferentes fontes de produção de energia: hidráulica, eólica,

Leia mais

PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA CONTEÚDOS 1º BIMESTRE. Estudo das Origens Competências (1, 3, 4, 8, 10,12) Método Científico (1, 2, 3, 4, 6, 8,12)

PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA CONTEÚDOS 1º BIMESTRE. Estudo das Origens Competências (1, 3, 4, 8, 10,12) Método Científico (1, 2, 3, 4, 6, 8,12) PLANO DE CURSO ANUAL DE BIOLOGIA Área de Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Disciplina: Biologia Nível de Ensino: Médio Série: 1º Ano Professores (as): Maria Zilene de Almeida e Hebe

Leia mais

Distinguir organismos osmorreguladores e osmoconformantes. Explicar o mecanismo de regulação hormonal da hormona antidiurética (ADH).

Distinguir organismos osmorreguladores e osmoconformantes. Explicar o mecanismo de regulação hormonal da hormona antidiurética (ADH). Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA/GEOLOGIA 11º ANO Período Letivo: 1º Domínios V REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS 1. Regulação nervosa e hormonal em animais. 1.1

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA

BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA BIOLOGIA 1ª SÉRIE 7-BIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Conhecer a estrutura e o funcionamento das células. Analisar

Leia mais

Escola Secundária/3 Morgado de Mateus

Escola Secundária/3 Morgado de Mateus Escola Secundária/3 Morgado de Mateus FICHA DE TRABALHO Ano lectivo 2009/2010 1. Para cada uma das questões seguintes, escolha a opção correcta. 1.1. A reprodução é uma função A- necessária à sobrevivência

Leia mais

Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade

Escola Secundária do Padrão da Légua (402412) Disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade ÁREA DISCIPLINAR DE CTV Disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade Unidade 1 Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade Unidade 2 Património Genético Autoavaliação Unidade 2 Património Genético

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Biologia e Geologia 11º Ano e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina de Biologia e Geologia e Projeto Educativo

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina de Biologia e Geologia e Projeto Educativo Biologia e Geologia /11ºAno / Secundário Página 1 de 12 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina de Biologia e Geologia e Projeto Educativo 1º PERÍODO Aula:75 min. Total: 48 Avaliação

Leia mais

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica. DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª série Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos

Leia mais

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA

- CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA - CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO À BIOLOGIA 1. Quais são os elementos encontrados, geralmente, em maior quantidade no corpo dos seres vivos? 2. Todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são compostos por células.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 Inserir data e Hora CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: TPA/2011-2014 DISCIPLINA: Biologia N.º TOTAL DE MÓDULOS: 3 N.º ORDEM N.º DE HORAS DESIGNAÇÃO DO MÓDULO 4 18 RENOVAÇÃO

Leia mais

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera

Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera Características Gerais dos Seres Vivos, Reino Vegetal, Fungos, Protoctistas e Monera 1. A figura apresenta uma proposta

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Biologia e Geologia 11º Ano e Projeto Educativo ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA

Leia mais

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa Provas de Admissão para Maiores de 23 anos Ano lectivo: 2016 Curso de Engenharia do Ambiente Provas de Conhecimento Específico Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes:

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

Exame de Biologia para Avaliação da Capacidade para Acesso ao Ensino Superior dos maiores de 23 anos

Exame de Biologia para Avaliação da Capacidade para Acesso ao Ensino Superior dos maiores de 23 anos INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE COIMBRA / ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA Exame de Biologia para Avaliação da Capacidade para Acesso ao Ensino Superior dos maiores de 23 anos Data: 02 Maio 2012 Duração: 2 horas

Leia mais

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi

INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA. Prof. Fernando Stuchi INTRODUÇÃO A BIOLOGIA O ESTUDO DA VIDA O QUE É BIOLOGIA Bio = Vida / Logos = estudo A biologia divide-se em diversas áreas para a fundamentação do estudo da vida. Zoologia Embriologia Ecologia Bioquímica

Leia mais

BIOLOGIA e GEOLOGIA 11º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS G520 / CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

BIOLOGIA e GEOLOGIA 11º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS G520 / CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA BIOLOGIA e GEOLOGIA 11º ANO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS G520 / CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 11º ano escolaridade DISTRIBUIÇÃO TEMPOS LETIVOS: 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 1º MOMENTO - O solo - O Ar - A água SOLOS Parte mais superficial

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova BIOLOGIA NO ENEM O que estudar para mandar bem na prova Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Valbom Escola Secundária de Valbom Ano letivo 2013/14

Agrupamento de Escolas de Valbom Escola Secundária de Valbom Ano letivo 2013/14 Planificação Anual 11º Ano Disciplina: Biologia e Geologia Aulas previstas: 1º Período: 91 2º Período: 86 3º Período: 42 Temas/Conteúdos Objectivos/Competências Actividades Recursos Avaliação BIOLOGIA

Leia mais

O que essas imagens têm em comum???

O que essas imagens têm em comum??? Características Gerais dos Seres Vivos Curso de Educação Física Disciplina: Bases Biológicas da Educação Física Profa Cristina Lacerda Soares Petrarolha Silva O que essas imagens têm em comum??? 1 28/3/2016

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 015/016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Projeto Educativo e Programa de Biologia e Geologia do 11ºano ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA E

Leia mais

Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar. Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz

Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar. Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz Das perspectivas sobre Biodiversidade aos propósitos de a ensinar Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz Formação Biodiversidade e arte para docentes Centro Cultural, Angra do Heroísmo, 11 de Setembro de 2010

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL DESENHO TÉCNICO OBRIGATORIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL DESENHO TÉCNICO OBRIGATORIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL Duração: 10 semestres Modalidade: Presencial Turno: Integral - Matutino e Vespertino Vagas: 40 Informações sobre o

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4

Biologia. ( ) centríolo (A) 2, 1, 3, 5, 6, 4. ( ) retículo endoplasmático (B) 2, 1, 3, 5, 4, 6. ( ) complexo de Golgi (C) 1, 6, 5, 3, 2, 4 Biologia 21. Associe os números das estruturas celulares assinaladas no desenho com os respectivos nomes da coluna abaixo do desenho. A seguir, assinale a opção em que a seqüência coincida com o que foi

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS 1.1-5º ANO CONTEÚDOS A água, o ar, as rochas e o solo Materiais terrestres PERÍODO A importância das rochas e do solo na manutenção da vida. Compreender a Terra

Leia mais

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências

Características dos seres vivos. Equipe de Ciências Características dos seres vivos Equipe de Ciências 1ª) Organização Celular A célula é o elemento fundamental que forma todos os seres vivos (exceto os vírus). A maioria das células é formada por: a) Membrana

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual de Biologia Geologia 11º ano 2016-2017 Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz Manuela Pomar / João Mendes Finalidades

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.)

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) THARCIO ADRIANO VASCONCELOS BIOLOGIA CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS (CONT.) PAZ NA ESCOLA 15.03.2019 Animais, plantas, micro-organismos todos são capazes de perceber as condições ambientais e de

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR 1º PERÍODO Anatomia Humana 30 30 60 - Biogeografia 30-30 - Biologia 30 30 60 - Fundamentos das Ciências Sociais e Comportamentais

Leia mais

1 - Estrutura e Finalidades da disciplina

1 - Estrutura e Finalidades da disciplina Planificação anual de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano Turmas B e C Professor (es): Fernando Ribeiro e Maria Nazaré Quitéria. 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Biologia e Geologia insere-se

Leia mais

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Planificação anual de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano 2018/2019

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Planificação anual de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano 2018/2019 Planificação anual de BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ano Turmas B e C Professor (es): Maria Teresa Santana e Fernando Ribeiro. 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Biologia e Geologia insere-se

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO Calendarização - 20/2011 Período Data N.º semanas Número de tempos 8 minutos) por ano de escolaridade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grau Conferido: [x] Bacharel [ ] Licenciatura [ ] Tecnólogo Matriz Válida para Ingressos a partir do ano: 2015 Versão da

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola

Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Hamanda Biologia Boas Vindas Paz na escola Acolhida: nossas boas vindas! Apresentações Quem somos? Nosso Conteúdo O que Faremos? A Biologia do 2º ano Atividades e comunicação Como Faremos? 2 3 Hamanda

Leia mais

DIVERSIDADE NA BIOSFERA

DIVERSIDADE NA BIOSFERA DIVERSIDADE NA BIOSFERA A BIOSFERA - Diversidade Organização biológica Extinção e conservação A CÉLULA - Unidade estrutural e funcional dos seres vivos Constituintes básicos Biologia e Geologia 10º ano

Leia mais

Planificação Anual de Biologia Geologia 11ºAno

Planificação Anual de Biologia Geologia 11ºAno ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ 402643 Planificação Anual de Biologia Geologia 11ºAno ANO LETIVO 2018/2019 Alexandra Anjinho /João Mendes Finalidades A construção de um sólido conjunto

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA Designa o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e atuais. Estes agrupamentos foram alterados múltiplas

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 5º Ano 1º Período UNIDADES DIDÁTICAS Onde existe vida? Variedade de formas e de revestimento do corpo Como se deslocam os animais? De que se alimentam os

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Seres vivos são muito diversos e complexos, e tentar estudar tudo de uma vez pode dar uma baita dor de cabeça.

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Objectivos / Competências Relembrar quais são os sistemas terrestres Compreender que os

Leia mais

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan

Iniciando a Biologia. Profº Fernando Belan Iniciando a Biologia Profº Fernando Belan Vídeo Biologia Bios = Vida; logos = estudo; É a ciência que estuda a vida em seus diversos aspectos; A Biologia é subdividida em áreas: Citologia; Histologia;

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 44 REPRODUÇÃO SEXUADA

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 44 REPRODUÇÃO SEXUADA BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 44 REPRODUÇÃO SEXUADA Como pode cair no enem (ENEM) Em certas localidades ao longo do rio Amazonas são encontradas populações de determinada espécie de lagarto que se reproduzem

Leia mais

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I

2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I 2ª Ficha de Trabalho para Avaliação de Biologia e Geologia (ano 2) GRUPO I 1. Complete as frases que se seguem preenchendo os espaços com os termos mais adequados. 1.1. Por reprodução assexuada formam-se

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Biologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: John Paul Albuquerque Caldas EMENTA

Leia mais

PROFESSOR: a) produção de gametas a partir de uma célula 2n = 6 em uma espécie animal.

PROFESSOR: a) produção de gametas a partir de uma célula 2n = 6 em uma espécie animal. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ano ALUNO( (a): Lista de Exercícios NOTA: No Anhanguera você é + Enem Questão 01) Células altamente diferenciadas perdem certas propriedades, como, por

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92

ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12. Total: 92 ANO: 10º NÍVEL: BIOLOGIA E GEOLOGIA ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/12 1º PERÍODO Apresentação Teste diagnóstico Avaliar os conhecimentos dos alunos Total: 92 2 2 COMPONENTE DE GEOLOGIA MÓDULO INICIAL TEMA

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano nov. 2015

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano nov. 2015 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2015/2016 Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA. Prof.º Mário Castro Biologia 2017

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA. Prof.º Mário Castro Biologia 2017 CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA Prof.º Mário Castro Biologia 2017 INTRODUÇÃO À GENÉTICA Genética (do grego genno = fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo

Leia mais

Biologia. Natália Aguiar Paludetto

Biologia. Natália Aguiar Paludetto Biologia Natália Aguiar Paludetto Aula de hoje: Introdução à Biologia O que é? O que estuda? Como se organiza? Referência bibliográfica: Bio Volume Único, Sônia Lopes, editora Saraiva. Biologia estudo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

Departamento de Ciências Experimentais e Educação Física. Área disciplinar de Biologia e Geologia

Departamento de Ciências Experimentais e Educação Física. Área disciplinar de Biologia e Geologia Departamento de Ciências Experimentais e Educação Física Área disciplinar de Biologia e Geologia Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro PLANIFICAÇÃO ANUAL 204/205

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina com base em culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Uma visão geral da célula. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Introdução a citologia II Diferenças entre procariontes e eucariontes III Classificação das células IV Importância das

Leia mais

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Seres vivos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Desenhe o ciclo vital de um ser vivo e nomeie suas etapas mais significativas. Questão 2 O ser humano vive na Terra

Leia mais

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação.

Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. Devido à abundância e à diversidade de seres vivos, foi necessário ordená-los e organizá-los. Foi necessário criar um sistema de classificação. A ciência que classifica os seres vivos chama-se taxonomia.

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2018.1 1º PERÍODO DE 08:00 às 9:40 MATEMÁTICA PARA BIÓLOGOS 10:10 às 11:50 INVERTEBRADOS I 07:30 às 09:00 QUÍMICA EXPERIMENTAL 09:0 ás 10:40 BIOQUÍMICA BIOLOGIA CELULAR 07:30 às 10:50

Leia mais

Programa de Oportunidade II de Ciências da Natureza 2011/2012

Programa de Oportunidade II de Ciências da Natureza 2011/2012 1º Período 0. Introdução ao novo ano lectivo: - As regras de trabalho na disciplina; - Como deve comportar-se e agir na sala de aula; - A que grupo de trabalho pertence e qual será o seu representante;

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o GRUPO I

10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o GRUPO I E S C O L A S E C U N D Á R I A A N T Ó N I O S É R G I O 10º ANO MÓDULO 2 (dois) F i c h a d e p r e p a r a ç ã o p a r a o t e s t e d o d i a 31 d e M a r ç o 2 7-03- 201 4 GRUPO I 1 1 Os seres vivos

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

Atividades de Meiose

Atividades de Meiose DISCIPLINA: Biologia I DATA: 05/07/2017 Atividades de Meiose 01 - (Fuvest 2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I - Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 520 PLANIFICAÇÃO

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 520 PLANIFICAÇÃO ANO: 12º NÍVEL: Biologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 1º PERÍODO 45 UNIDADE 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÂO DA FERTILIDADE 1- REPRODUÇÃO HUMANA Gametogénese e fecundação Controlo Hormonal Desenvolvimento embrionário

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 8º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais