TRATAMENTO ANTIALÉRGICO O tratamento antialérgico envolve várias fases que devem ser conhecidas para otimizar o tratamento:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRATAMENTO ANTIALÉRGICO O tratamento antialérgico envolve várias fases que devem ser conhecidas para otimizar o tratamento:"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO PARA TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA As alergias do trato respiratório são cada vez mais freqüentes. Em média 10% dos brasileiros sofrem de alergias, número que chega a 15% entre crianças e adolescentes. A industrialização crescente e a poluição ambiental são fatores muito importantes na difusão e no agravamento das doenças respiratórias alérgicas. O ar que respiramos contém numerosas substâncias que podem provocar irritações ou alergias respiratórias, tais como as resultantes da combustão dos derivados de petróleo, poeiras orgânicas (detritos de ácaros, baratas, borboletas), poeiras inorgânicas, fungos-do-ar, vírus e remédios. Estas substâncias podem provocar alterações da mucosa do nariz, com a conseqüência rinite, alérgica ou não. As crises de rinite são muito desconfortáveis e necessitam de tratamento médico de imediato. São responsáveis por muitos desconfortos e muitas faltas ao trabalho e à escola. Apesar dos avanços espetaculares no campo da imunologia é muito freqüente ouvir esta frase ALERGIA NÃO TEM CURA. Quem diz isso desconhece os avanços médicos ou ignora os tratamentos disponíveis para os portadores de alergias. TRATAMENTO ANTIALÉRGICO O tratamento antialérgico envolve várias fases que devem ser conhecidas para otimizar o tratamento: 1) Tratar os sintomas: os remédios servem para resolver as crises alérgicas. 2) Tratar a causa: as vacinas antialérgicas servem para tratar a(s) causa(s) da rinite. 3) Controlar alérgenos e irritantes, que podem ser inalados ou ingeridos. O seu controle assume importância, pois eles diminuem ou evitam crises alérgicas. 4) Educar os alérgicos e, no caso das crianças, seus responsáveis para que o tratamento seja compreendido e ofereça o melhor resultado.

2 1- SINTOMAS A rinite alérgica é caracterizada clinicamente por coceira nasal intensa, espirros em salva (5 espirros ou mais), nariz entupido e coriza hialina (aquosa ou aspecto de clara de ovo). Estes são os sintomas que caracterizam a inflamação da mucosa nasal. Muitas vezes a rinite alérgica pode aparecer de modo gradual, sob a forma de um sintoma por vez. E assim há pessoas que apresentam clínica com um mínimo de sintomas, às vezes só um, como lacrimejamento e coceira nos olhos (conjuntivite alérgica), coceira nos ouvidos (otite alérgica), irritação de garganta (faringite crônica) ou predominância de nariz entupido. Quem tem rinite alérgica pode ter infecções de garganta, dor de ouvido ou sinusite de repetição. Quando isto acontece, é muito importante fazer uma avaliação alérgica. Geralmente quando a coriza aquosa fica com cor amarela ou amarelo-esverdeada existe infecção associada à alergia. O nariz entupido cronicamente pode provocar uma série de alterações, tais como respiração bucal, dificuldades de audição, alterações torácicas, modificações do céu da boca e alterações na arcada dentária. Algumas das complicações da obstrução nasal: anormalidade de fala, dificuldade de aprendizado, respiração pela boca (anormalidades no crescimento facial e dental), problemas psicossociais, sinusites, infecções de ouvido de repetição. Na gravidez: ocorrem mudanças hormonais que podem causar rinite, que melhora após o parto. Os sintomas das crises podem ser aliviados localmente com uso de vasodilatadores (gotas nasais) e corticosteróides tópicos. Mas deve ser evitado o abuso de gotas nasais. Nos primeiros 7 dias, estes medicamentos apresentam bom resultado; com o passar do tempo, porém, o efeito rebote (obstrução nasal) aparece associado com a rinite química provocada por este tipo de medicação. Estes dois efeitos pioram a rinite alérgica. Remédios com atuação sistêmica são ótimos para tratar as crises alérgicas, mas não resolvem à causa das crises, ou seja: remédios não curam rinite, apenas ajudam a controlar as crises de rinite alérgica. 2- CAUSA Existem vários tipos de rinites: 1) Infecciosas causadas por vírus (resfriado, gripe...). 2) Medicamentosas por uso abusivo de gotas nasais ou medicação de uso sistêmico, como os remédios para pressão alta, pressão intra-ocular... 3) Não-alérgicas, rinites de outra natureza, diferentes das duas acima.

3 4) Alérgicas de dois tipos: sazonais e perenes. As crises são muito parecidas entre si, mas somente a rinite alérgica apresenta testes alérgicos positivos, enquanto os demais são negativos. - Intermitente ou sazonal: os sintomas ocorrem em determinada estação do ano. Os polens de gramas, arbustos ou árvores se encaixam neste perfil. Ocorre somente no período em que se liberam os polens. Freqüente no Sul do Paraná e no Sul do Brasil. - Persistente ou perene: os sintomas ocorrem durante todo ano. Os ácaros, baratas e fungos-do-ar se encaixam neste perfil. ALÉRGENOS A exposição aos alérgenos pode ocorrer tanto dentro das residências como nos locais de trabalho. Os ácaros e a poeira domiciliar representam mais de 90% dos alérgenos responsáveis pelas crises de rinite e asma; os detritos das baratas, por 25%. Os animais domésticos como cães, gatos e aves apresentam baixa alergização entre nós (menos que 5% dos alérgicos). A alergização aos polens, apesar de ser muito falada, é muito rara e sua maior incidência ocorre na região Sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Nas outras regiões do Brasil praticamente não ocorre. Profissionais que lidam com animais e trabalhadores de certas indústrias podem-se alergizar com os produtos que manipulam. DIAGNÓSTICO O diagnóstico é feito por meio de uma história clínica alérgica detalhada. A história é orientadora na escolha dos testes mais adequados para cada cliente. Existem dois tipos de testes: os in vivo e os in vitro. Os testes in vivo são feitos com o próprio paciente. A Clínica de Alergia Respiratória padronizou os alérgenos mais comuns encontrados em nossa região. No teste de puntura coloca-se uma gota de cada alérgeno na face volar do braço e a seguir faz-se uma pequena escarificação na pele com um puntor. No teste intradérmico injetam-se os alérgenos (um a um) padronizados no braço. Em ambos os casos o tempo de leitura é minutos. Dependendo do caso e de sua complexidade, faz-se o teste de provocação, por meio da instilação, no nariz, em doses crescentes, do alérgeno escolhido. Depois é feita a avaliação. Os testes in vitro são os chamados exames de laboratório em que podemos dosar o IgE total e os anticorpos IgE específicos. A dosagem de IgE total pode estar elevada nas alergias e também nas verminoses intestinais.

4 VACINAS ANTIALÉRGICAS As vacinas antialérgicas servem para estimular a proteção específica do organismo do alérgico. Os alérgenos, quando são predominantemente inalados pela vias respiratórias, aumentam a produção dos anticorpos da alergia (IgE). As vacinas antialérgicas são produzidas com alérgenos purificados, portanto elas não podem ser aplicadas universalmente, mas sim de acordo com o padrão de alergização do paciente. O padrão é determinado paciente a paciente. A sua aplicação é subcutânea, em doses crescentes, de tal maneira que a proteção aumenta gradualmente com os níveis de anticorpos protetores chamados IgG. Quando os níveis dos anticorpos protetores se tornam maiores do que os anticorpos da alergia, gradualmente as crises vão-se tornando mais fracas e cada vez mais espaçadas até que fiquem controladas. O fracasso desse tipo de tratamento ocorre por vários motivos. Destacamos os seguintes: - Vacinas aplicadas por pouco tempo e abandono delas antes de atingirem níveis protetores adequados; - Vacinas baseadas somente em testes alérgicos, esquecendo-se das outras características da rinite alérgica; - Composição inadequada da vacina; - Confusão de diagnóstico entre rinite alérgica e não-alérgica, que são muito semelhantes entre si. As avaliações dos tratamentos antialérgicos mostram que os alérgicos ficam livres ou as crises tornam-se muito esporádicas após um ano de tratamento. A seguir, deve-se continuar com a fase de manutenção por mais dois ou três anos. O acompanhamento até 6 anos após o término das vacinas antialérgicas mostrou que os pacientes ficaram livres das crises e diminuíram a chance de se tornarem alérgicos a outros alérgenos. Este último fato é muito comum nas pessoas que não fazem o tratamento específico. 3- CONTROLE AMBIENTAL Estas informações são importantes para as pessoas com manifestações alérgicas do aparelho respiratório, que geralmente costumam ter os sintomas agravados quando em contato com substâncias alergênicas e/ou irritantes. (ver controle ambiental - rinite) 4- EDUCAÇÃO É muito importante o cliente ou os responsáveis pelas crianças compreenderem bem o tipo de patologia alérgica que os afeta, pois isso facilita o

5 tratamento e melhora os resultados. Procurar esclarecer com seu alergista todos os pontos que ficarem em dúvida. Às vezes, os clientes ou responsáveis pelas crianças sem querer acabam fazendo o uso de medicamentos que desencadeiam crises de rinite ou as agravam, principalmente os derivados do AAS ou corantes amarelos encontrados em alimentos e refrigerantes. Infelizmente as crianças alérgicas não podem beber refrigerantes que contenham corantes, e os adultos os continuam comprando, e assim com certeza elas acabam tomando-os. Alguns adultos consideram irrelevantes estas normas e acabam ignorando-as e inadvertidamente trazem prejuízos à saúde de seus filhos ou a si mesmos. Educere é uma palavra do latim que significa educar-se e aprender a viver. Faça dela um lema. AS DÚVIDAS E PERGUNTAS DEVERÃO SER LEVADAS AO SEU ALERGISTA PARA ESCLARECIMENTO. IMPORTANTE As informações disponíveis no site possui caráter informativo e educativo. No caso de consulta procurar seu médico de confiança para diagnóstico e tratamento. Dr. Luiz Carlos Bertoni Alergista - Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) Membro - World Allergy Organization (WAO) CRM-PR 5779

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA

VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira,

Leia mais

PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA

PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA O estudo do sistema imune (proteção) surgiu no início do século 20, com futuro muito promissor, mas isto não se confirmou de imediato. Os fenômenos imunológicos

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Rinite Alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa

Leia mais

conselhos do seu alergista sobre RINITE

conselhos do seu alergista sobre RINITE conselhos do seu alergista sobre RINITE PROCURE UM ALERGISTA ENCONTRE ALÍVIO Qualquer pessoa com alergia ou asma deveria ser capaz de se sentir bem, estar ativo durante todo o dia e dormir bem à noite.

Leia mais

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório.

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. DE INVERNO Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. AS BAIXAS TEMPERATURAS TÊM EFEITO DANOSO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS,

Leia mais

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal APRESENTAÇÃO Caro leitor, Essa cartilha foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 %

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 % Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Alergia Doenças alérgicas representam um problema de saúde pública, atingindo mais de 20% da população.

Leia mais

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica Orientações Gerais sobre Alergia 1. O que é alergia? Alergia caracteriza-se por uma hipersensibilidade do sistema imunológico,

Leia mais

TRATAMENTO DAS RINITES

TRATAMENTO DAS RINITES TRATAMENTO DAS RINITES O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante,

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona.

Tratamento Com freqüência, é possível se prevenir ou controlar as cefaléias tensionais evitando, compreendendo e ajustando o estresse que as ocasiona. CEFALÉIAS As cefaléias (dores de cabeça) encontram-se entre os problemas médicos mais comuns. Alguns indivíduos apresentam cefaléias freqüentes, enquanto outros raramente as apresentam. As cefaléias podem

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA OBJETIVOS Formar e habilitar médicos especialistas na área da Alergia e Imunologia com competências que os capacitem a atuar em diferentes níveis de complexidade,

Leia mais

Gripe 4 Sintomas comuns da gripe 5 Tratamento 5 Vacine-se! 6 A quem é direcionada a vacina na rede pública 6

Gripe 4 Sintomas comuns da gripe 5 Tratamento 5 Vacine-se! 6 A quem é direcionada a vacina na rede pública 6 ÍNDICE Introdução 4 Gripes e resfriados 4 Gripe 4 Sintomas comuns da gripe 5 Tratamento 5 Vacine-se! 6 A quem é direcionada a vacina na rede pública 6 Resfriado 7 Sinusite 7 Sintomas comuns 7 Tratamento

Leia mais

CAUSAS DA SINUSITE LOCALIZAÇÃO

CAUSAS DA SINUSITE LOCALIZAÇÃO SINUSITE A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face. Apesar de ser conhecida pela forte dor de cabeça, a doença pode ocorrer sem a presença desse sintoma e, por isso, muitos desenvolvem a inflamação

Leia mais

A Rinite Alérgica e suas problemáticas

A Rinite Alérgica e suas problemáticas PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CS EMEF VARGEM GRANDE TCA - Trabalho Colaborativo de Autoria A Rinite Alérgica e suas problemáticas Orientadores:

Leia mais

TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA 3/3

TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA 3/3 TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA 3/3 VACINA ANTIALÉRGICA UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros

Leia mais

Saúde e Desenvolvimento Humano

Saúde e Desenvolvimento Humano ALERGIAS Alergia é definida como uma reacção de hipersensibilidade iniciada por mecanismos imunológicos. Esta doença tem tido grande aumento nos nossos dias. Está estimado que mais de 20% da população

Leia mais

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Qual o mecanismo fisiopatológico da doença? A esofagite eosinofílica ( EE) está relacionada ao aumento da sensibilidade alérgica? Qual a conexão entre alergia

Leia mais

conhecer e prevenir ASMA

conhecer e prevenir ASMA conhecer e prevenir ASMA 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo Diretor

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE

ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE Julia Torres de Holanda; Isabelle Galvão de Oliveira; Joena Hérica Sousa Vieira; Jéssica Mariana Pinto de Souza; Maria do Socorro

Leia mais

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados

O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados O INVERNO ESTÁ CHEGANDO Temos que dobrar os cuidados Com o inverno se aproximando o risco de transmissão de doenças respiratórias aumenta, por isso temos que dobrar os cuidados nessa época. Vejamos juntos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Alergia e Imunologia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32.

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE HIPERSENSIBILIDADE : É uma resposta imunológica exagerada ou inapropriada a um estímulo produzido por um antígeno. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE

Leia mais

SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR

SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR SABER MAIS SOBRE ALERGIA OCULAR FICHA TÉCNICA EDIÇÃO Clínicas Leite, Lda Ver. 01 / Jan 2016 REDAÇÃO/DOCUMENTAÇÃO Mariana Coimbra (Marketing e Comunicação) 1 ALERGIA OCULAR O que é a alergia ocular? A alergia

Leia mais

Gripes, Constipações e Vacinação. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela.

Gripes, Constipações e Vacinação. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela. Gripes, Constipações e Vacinação 1 / 13 Muitas vezes confundidas, as gripes e as constipações

Leia mais

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência

Asma Brônquica. Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Asma Brônquica Profº. Enfº Diógenes Trevizan Especialização Urgência e Emergência Conceito: Doença caracterizada por ataques agudos e recorrentes de dispnéia, tosse e expectoração tipo mucóide. A falta

Leia mais

Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória

Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória Terra, 3 de julho de 2018 Falta de limpeza causa danos aos bolsos e à saúde respiratória Por: DINO Mais de 150 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência de alguma doença respiratória, principalmente

Leia mais

Cefalexina para garganta é muito forte

Cefalexina para garganta é muito forte --> Cefalexina para garganta é muito forte 6 out. 2017. Faringite (leia: DOR DE GARGANTA FARINGITE AMIGDALITE). Otite média. A cefalexina é um antibiótico já existente no mercado há muitos anos. Você pode..

Leia mais

DERMATOSES OCUPACIONAIS

DERMATOSES OCUPACIONAIS DERMATOSES OCUPACIONAIS Representam parcela considerável das doenças profissionais Autotratamento Tratamento no ambulatório da empresa Clínicos externos Serviços especializados Dermatites de contato (alérgicas

Leia mais

desloratadina NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA Comprimido Revestido 5 mg

desloratadina NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA Comprimido Revestido 5 mg desloratadina NOVA QUÍMICA FARMACÊUTICA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO desloratadina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg. Embalagem contendo 10

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito!

9º ano em AÇÃO. Assunção contra o mosquito! Paz e Bem 9º ano em AÇÃO Assunção contra o mosquito! Informações sobre o mosquito Mosquito doméstico Hábitos Reprodução Transmissão vertical DENGUE Transmissão: principalmente pela picada do mosquito

Leia mais

Grãos de Pólen P alergógenos genos no mês de setembro, Canoas, RS. Sabrina Castelo Branco Fuchs Soraia Girardi Bauermann (orientadora)

Grãos de Pólen P alergógenos genos no mês de setembro, Canoas, RS. Sabrina Castelo Branco Fuchs Soraia Girardi Bauermann (orientadora) Grãos de Pólen P alergógenos genos no mês de setembro, Canoas, RS Sabrina Castelo Branco Fuchs Soraia Girardi Bauermann (orientadora) TCC I dezembro 27 Fonte: Inside Midia, 25 INTRODUÇÃO O termo alergia

Leia mais

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM

VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM VÍRUS PROF.º MÁRIO CASTRO PROMARIOCASTRO.WORDPRESS.COM Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,

Leia mais

Seguem os números da gripe no Estado do Mato Grosso do Sul, considerando os três tipos de vírus de maior circulação (Influenza A, H1N1, Influenza A

Seguem os números da gripe no Estado do Mato Grosso do Sul, considerando os três tipos de vírus de maior circulação (Influenza A, H1N1, Influenza A Seguem os números da gripe no Estado do Mato Grosso do Sul, considerando os três tipos de vírus de maior circulação (Influenza A, H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B): ALERTAMOS QUE OS ÓBITOS RESIDENTES

Leia mais

Região FC especifica Ligação com os leucócitos

Região FC especifica Ligação com os leucócitos Anticorpos Porção FAB se liga ao antígeno (variável) Cadeia Leve Região FC especifica Ligação com os leucócitos Cadeia Pesada Anticorpos apresentam 3 modos de ação: 1- Opsonização: marcação do antigeno.

Leia mais

GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS

GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS GRIPE PERGUNTAS E RESPOSTAS Este é um tema que ainda hoje merece muita atenção. Assim, com o objetivo de divulgar informações repassadas pelo Ministério da Saúde, organizamos este texto em forma de perguntas

Leia mais

PRIVINA NOVARTIS SOLUÇÃO GOTAS

PRIVINA NOVARTIS SOLUÇÃO GOTAS PRIVINA NOVARTIS SOLUÇÃO GOTAS 1:1000 (1 ) PRIVINA nitrato de nafazolina Solução nasal a 1:1000 (1 ). Frasco plástico gotejador com 15 ml. SOLUÇÃO NASAL USO ADULTO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO cada ml contém

Leia mais

Modelo de Bula ao Paciente RDC 47/09. Plurair propionato de fluticasona INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Modelo de Bula ao Paciente RDC 47/09. Plurair propionato de fluticasona INFORMAÇÕES AO PACIENTE Plurair propionato de fluticasona APRESENTAÇÕES Spray nasal contendo suspensão tópica com 50 mcg de propionato de fluticasona em cada dose liberada. Frasco spray nebulizador com 6 ml (equivalente a 60

Leia mais

cloridrato de fexofenadina Nova Química Farmacêutica S/A comprimidos revestidos 120 mg e 180 mg

cloridrato de fexofenadina Nova Química Farmacêutica S/A comprimidos revestidos 120 mg e 180 mg cloridrato de fexofenadina Nova Química Farmacêutica S/A comprimidos revestidos mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de fexofenadina Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES revestidos

Leia mais

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental

APRESENTAÇÕES - FLOGORAL COMPOSIÇÕES COMPLETAS - FLOGORAL FLOGORAL. Benzidamina Cloridrato. Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental FLOGORAL Benzidamina Cloridrato Colutório, Pastilha, Spray e Creme Dental APRESENTAÇÕES - FLOGORAL Colutório nos sabores menta e laranja: frasco com 150 ml e copo-medida de 10 ml. Pastilhas nos sabores

Leia mais

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Asma: Manejo do Período Intercrise Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria ASMA Doença Inflamatória Crônica Hiper-responsividade das vias aéreas inferiores

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benylin 2,8 mg/ml + 0,4 mg/ml Xarope Cloridrato de Difenidramina + Levomentol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Provas. Diagnóstico. em Alergia

Provas. Diagnóstico. em Alergia Provas Diagnósticas em Alergia Autor: Dr. Fabiano Brito Médico Reumatologista Assessoria Científica As doenças alérgicas se manifestam como um espectro de sintomas que podem envolver respostas respiratórias

Leia mais

PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA SEGUNDA PARTE

PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA SEGUNDA PARTE PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA SEGUNDA PARTE O cuidado apropriado com a asma pode ajudar o paciente a prevenir a maior parte das crises, a ficar livre de sintomas problemáticos diurnos e noturnos e a manter-se

Leia mais

Sorine Adulto. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml

Sorine Adulto. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml Sorine Adulto Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Solução nasal 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sorine cloridrato de nafazolina

Leia mais

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

loratadina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 1 mg/ml

loratadina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 1 mg/ml loratadina Medley Farmacêutica Ltda. xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 1 mg/ml: frasco com 100 ml + copo-medida. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Esalerg. Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml

Esalerg. Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml Esalerg Aché Laboratórios Farmacêuticos xarope 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ESALERG (desloratadina) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

Observe a imagem, faça a leitura do texto escrito e responda.

Observe a imagem, faça a leitura do texto escrito e responda. UNIDADE: Que gripe chata / Brasil SITUAÇÃO DE USO Interação entre médico e paciente. MARCADORES Saúde; Rotinas; Pessoas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ampliar o vocabulário referente a doenças. - Compreender

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 06 - julho/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca 09 de maio de 2018 Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção

Leia mais

Plurair propionato de fluticasona

Plurair propionato de fluticasona Plurair propionato de fluticasona APRESENTAÇÕES Spray nasal contendo suspensão tópica com 50 mcg de propionato de fluticasona em cada dose liberada. Frasco spray nebulizador com 6 ml (equivalente a 60

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus*

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* Fonte: Sociedade Brasileira de Imunologia MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1) Por Amélia Maria Ribeiro de Jesus* INTRODUÇÃO O vírus da influenza A (H1N1) é um novo sub-tipo

Leia mais

Papel da IgE sérica específica no diagnóstico da alergia a epitélio e proteínas de animais

Papel da IgE sérica específica no diagnóstico da alergia a epitélio e proteínas de animais IgE Específico Epitélios e Proteínas de Animais IgEs específicos para epitélios e proteínas de animais são testes que avaliam a presença, na amostra testada, de anticorpos IgE contra alérgenos derivados

Leia mais

ALLEXOFEDRIN. EMS S/A comprimidos revestidos 120 mg e 180 mg

ALLEXOFEDRIN. EMS S/A comprimidos revestidos 120 mg e 180 mg ALLEXOFEDRIN EMS S/A comprimidos revestidos 120 mg e 180 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ALLEXOFEDRIN cloridrato de fexofenadina APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos 120 mg: embalagem com 10. Comprimidos

Leia mais

ALERGIAS ALIMENTARES

ALERGIAS ALIMENTARES conselhos do seu alergista sobre ALERGIAS ALIMENTARES QUANDO DEVO CONSULTAR UM ALERGISTA Se você tiver qualquer uma destas condições, você deverá consultar um alergista. Os alergistas tratam de dois dos

Leia mais

RINITE ALÉRGICA: ALÉRGENOS E POLUIÇÃO

RINITE ALÉRGICA: ALÉRGENOS E POLUIÇÃO RINITE ALÉRGICA: ALÉRGENOS E POLUIÇÃO O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existe as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro

Leia mais

MARIOL INDUSTRIAL LTDA.

MARIOL INDUSTRIAL LTDA. LORATADINA Medicamento genérico Lei n 9.787 de 1999 MARIOL INDUSTRIAL LTDA. Xarope 1 mg/ml LORATADINA loratadina DCB: 05416 FORMA FARMACÊUTICA Xarope VIA DE ADMINISTRAÇÃO Via Oral APRESENTAÇÕES Cartucho

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em Unidose Cromoglicato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Alergias. Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky!

Alergias. Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky! Alergias Desfrute da vida ao máximo com o AtmosphereSky! 01 Introdução As alergias são um problema comum e o número de pessoas afetadas aumenta a cada ano 1. Mais de 150 milhões de europeus sofrem de doenças

Leia mais

cloridrato de nafazolina

cloridrato de nafazolina cloridrato de nafazolina Medley Farmacêutica Ltda. solução nasal 0,5 mg/ml cloridrato de nafazolina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Solução nasal 0,5 mg/ml: embalagem contendo

Leia mais

TIRE SUAS DÚVIDAS CONSULTA FÁCIL

TIRE SUAS DÚVIDAS CONSULTA FÁCIL TIRE SUAS DÚVIDAS CONSULTA FÁCIL O que é a Consulta Fácil? A Consulta Fácil é um benefício exclusivo aos beneficiários Care Plus, de todos os planos, no qual médicos clínicos gerais e pediatras estão disponíveis

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - é uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível

Leia mais

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 10mg

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 10mg LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 10mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico, Lei n 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Comprimido. Embalagem contendo

Leia mais

Sinustrat Vasoconstrictor. Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal. Cloridrato de nafazolina. 0,5mg/mL

Sinustrat Vasoconstrictor. Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal. Cloridrato de nafazolina. 0,5mg/mL Sinustrat Vasoconstrictor Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal Cloridrato de nafazolina 0,5mg/mL Avert Sinustrat Vasoconstrictor (Paciente) 04/2015 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sinustrat Vasoconstrictor

Leia mais

LORATADINA. BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Xarope 1 mg/ml. loratadina xarope_bu 02

LORATADINA. BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Xarope 1 mg/ml. loratadina xarope_bu 02 LORATADINA BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA. Xarope 1 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787,

Leia mais

CLORIDRATO DE NAFAZOLINA EMS S/A. Solução Nasal. 0,5 mg/ml

CLORIDRATO DE NAFAZOLINA EMS S/A. Solução Nasal. 0,5 mg/ml CLORIDRATO DE NAFAZOLINA EMS S/A Solução Nasal 0,5 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de nafazolina Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Solução nasal 0,5 mg/ml: embalagem

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE LORATADINA CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.

Modelo de Bula PACIENTE LORATADINA CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. XAROPE 1 MG/ML CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. LORATADINA XAROPE 1 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO loratadina Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999 Xarope APRESENTAÇÕES Xarope: 1 frasco + copo - medida com 100 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Leia sempre a bula. Ela traz informações importantes e atualizadas sobre o medicamento.

Leia sempre a bula. Ela traz informações importantes e atualizadas sobre o medicamento. Leia sempre a bula. Ela traz informações importantes e atualizadas sobre o medicamento. ALLEGRA PEDIÁTRICO cloridrato de fexofenadina APRESENTAÇÕES Suspensão oral 6 mg/ml: embalagem com 1 frasco de 60

Leia mais

Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal. cloridrato de nafazolina. 0,5 mg/ml

Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal. cloridrato de nafazolina. 0,5 mg/ml Sinustrat Vasoconstritor Avert Laboratórios Ltda. Solução nasal cloridrato de nafazolina 0,5 mg/ml Avert Sinustrat Vasoconstritor (Paciente) 03/2017 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sinustrat Vasoconstritor

Leia mais

aciclovir Biosintética Farmacêutica Ltda. Creme 50 mg/g

aciclovir Biosintética Farmacêutica Ltda. Creme 50 mg/g aciclovir Biosintética Farmacêutica Ltda. Creme 50 mg/g BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

cloridrato de fexofenadina

cloridrato de fexofenadina cloridrato de fexofenadina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. Comprimidos revestidos 60 MG, 120 MG e 180 MG I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de fexofenadina Medicamento genérico lei n 9.787,

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO RINITE ALÉRGICA

ESTUDO DIRIGIDO RINITE ALÉRGICA ESTUDO DIRIGIDO RINITE ALÉRGICA 1 CASO CLÍNICO Leia com atenção o caso clínico abaixo. Você acha que este é um paciente comum, com problemas geralmente observados no seu dia-a-dia? O nariz coçava o tempo

Leia mais

Clenil Nasal Aquoso Spray dipropionato de beclometasona

Clenil Nasal Aquoso Spray dipropionato de beclometasona Clenil Nasal Aquoso Spray dipropionato de beclometasona Forma Farmacêutica e Apresentação: Suspensão para instilação nasal. Frasco com 20 ml (130 doses). Composição Cada dose liberado pela válvula dosimetrada

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

DYMISTA. (cloridrato de azelastina + propionato de fluticasona) Spray nasal. 1 mg/g + 0,365 mg/g. Dymista _Versão Paciente_V002

DYMISTA. (cloridrato de azelastina + propionato de fluticasona) Spray nasal. 1 mg/g + 0,365 mg/g. Dymista _Versão Paciente_V002 DYMISTA (cloridrato de azelastina + propionato de fluticasona) Spray nasal 1 mg/g + 0,365 mg/g Dymista Spray Nasal cloridrato de azelastina e propionato de fluticasona APRESENTAÇÕES Suspensão spray inalatória

Leia mais

Rino-lastin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg

Rino-lastin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg Rino-lastin Aché Laboratórios Farmacêuticos Solução nasal 1 mg MODELO DE BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO RINO-LASTIN cloridrato de azelastina

Leia mais

AVIANT (desloratadina)

AVIANT (desloratadina) AVIANT (desloratadina) SCHERING-PLOUGH INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Comprimido revestido: 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO AVIANT desloratadina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

Leia mais

desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml

desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml desloratadina Biosintética Farmacêutica Ltda. xarope 0,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO desloratadina Medicamento genérico Lei nº

Leia mais

HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA

HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA CLÍNICA - ADULTO E PEDIÁTRICA SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

Leia mais

O importante é ter saúde sempre!

O importante é ter saúde sempre! O importante é ter saúde sempre! MEDICAMENTOS GENÉRICOS Bromoprida está indicada para alívio dos distúrbios da motilidade gastrintestinal, situações de refluxo gastroesofágico, náuseas, vômitos e para

Leia mais

Modelo de bula Paciente. loratadina 10 mg. Comprimidos

Modelo de bula Paciente. loratadina 10 mg. Comprimidos loratadina 10 mg Comprimidos I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO COMPOSIÇÃO loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787 de 1999. FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES : USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO (ACIMA

Leia mais

URTICÁRIA E ANGIOEDEMA

URTICÁRIA E ANGIOEDEMA URTICÁRIA E ANGIOEDEMA Quais são os objetivos deste folheto? Este folheto foi elaborado para o(a) ajudar a compreender melhor a urticária e o angioedema e informá-lo(a) sobre o que são, o que a provocam,

Leia mais

FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA

FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA Objetivos desta aula Discutir a abordagem da criança com dispneia na

Leia mais

NEOSORO. (cloridrato de nafazolina)

NEOSORO. (cloridrato de nafazolina) NEOSORO (cloridrato de nafazolina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. 0,5mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOSORO cloridrato de nafazolina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. Solução nasal. cloridrato de nafazolina. 0,5 mg/ml

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. Solução nasal. cloridrato de nafazolina. 0,5 mg/ml Sinustrat Vasoconstritor Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. Solução nasal cloridrato de nafazolina 0,5 mg/ml Biolab Sanus Sinustrat Vasoconstritor (Paciente) 01/2018 1 IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sinustrat

Leia mais

O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA

O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA O QUE OS BRASILEIROS SABEM SOBRE A ASMA Realização Apoio O Estudo O Estudo Metodologia Pesquisa quantitativa realizada via web com questionário estruturado publicado nas redes sociais da Saúde e enviada

Leia mais

Meningite: O que você PRECISA SABER

Meningite: O que você PRECISA SABER SUBS ECRE TARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DIVISÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E IMONUPREVENÍVEIS GERÊNCIA DE

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA NASALFLUX cloridrato de nafazolina MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Solução nasal 0,5 mg/ml Nasalflux cloridrato de nafazolina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Solução

Leia mais

Loratadina. Prati-Donaduzzi Xarope 1 mg/ml. Loratadina_bula_paciente

Loratadina. Prati-Donaduzzi Xarope 1 mg/ml. Loratadina_bula_paciente Loratadina Prati-Donaduzzi Loratadina_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO de em embalagem com 1 frasco de 100 ml acompanhado de copo-medida.

Leia mais

Influenza (gripe) 05/07/2013

Influenza (gripe) 05/07/2013 Influenza (gripe) 05/07/2013 O que é? Doença infecciosa aguda Vírus Influenza A e B Sazonal (outono e inverno) Incubação: 1 a 4 dias Transmissibilidade: Adultos: 24h antes dos sintomas e 24h após febre

Leia mais

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg

loratadina Merck S/A Comprimidos revestidos 10 mg loratadina Merck S/A revestidos 10 mg loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES revestidos de 10 mg em embalagem com 12 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE

Leia mais

NEOPIRIDIN. (benzocaína + cloreto de cetilpiridínio)

NEOPIRIDIN. (benzocaína + cloreto de cetilpiridínio) NEOPIRIDIN (benzocaína + cloreto de cetilpiridínio) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pastilha 10mg + 1,466mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOPIRIDIN benzocaína + cloreto de cetilpiridínio

Leia mais

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 1mg/mL em embalagens

Leia mais

aciclovir Creme dermatológico 50mg/g

aciclovir Creme dermatológico 50mg/g aciclovir Creme dermatológico 50mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE aciclovir Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico 50mg/g Embalagem contendo 1 bisnaga

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA H1N1 O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína,

Leia mais