2014/06/compass-retro-map.jpg

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2014/06/compass-retro-map.jpg"

Transcrição

1 AULA 05 - COORDENADAS GEOGRÁFICAS II Questão 01 - (FMABC/2015) Leia: A bússola magnética, com as novas cartas [marítimas] e portulanos, abriu o caminho também para a exploração dos oceanos, além do mundo mediterrâneo. Durante a Era das Grandes Navegações, navegadores equipados com boas bússolas ocasionaram uma verdadeira revolução no comércio mundial. Essa revolução mudou o mundo. (Amir D. Aczel. Bússola: a invenção que mudou o mundo. R. J.: Jorge Zahar, p. 103) /06/compass-retro-map.jpg Considerando a forma de funcionamento da bússola e o papel que esse instrumento exerceu na história do mundo é correto afirmar que a) mais que mudar o mundo, pode ser dito que a bússola contribuiu para construir um novo mundo, com relações entre áreas continentais antes isoladas umas das outras. b) a bússola teve um papel histórico relevante na Era das Grandes Navegações, mas logo a seguir seu papel diminuiu com a chegada de novas tecnologias mais precisas. c) antes da bússola, a navegação só era possível no oceano aberto, já que, sem orientação, a navegação em mares estreitos apresentava grandes riscos de acidentes. d) a bússola funciona porque o planeta é um magneto gigante que orienta sua agulha, mas foi preciso chegar à era moderna para que o aparelho adquirisse de fato precisão. e) na Era das Grandes Navegações, tão importante quanto à bússola foram os portulanos, cartas náuticas desenvolvidas para a navegação atlântica. Questão 02 - (UCS RS/2015) Analise as proposições a seguir, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F). ( ) As longitudes variam de zero até 180 tanto para Leste quanto para Oeste. ( ) As latitudes variam de zero até 90 tanto para Norte como para Sul. ( ) Longitude é uma distância em quilômetros em relação ao Meridiano de Greenwich. ( ) As latitudes variam de zero até 90 para Leste e para Oeste.

2 ( ) Além da Linha do Equador, os principais paralelos são: os círculos polares Ártico e Antártico e os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo. a) V V F F V b) V F F V V c) F F V V V d) F V F V F e) V F V F V Questão 03 - (UNIOESTE PR/2015) Segundo artigo da Revista Nature (Mapping Opportunities Mapeando Oportunidades v. 427, 22/01/2004, p ), o especialista em geotecnologias estará em demanda em uma variedade de áreas de atuação no século XXI. As geotecnologias podem ser entendidas como ferramentas de coleta, processamento, análise da informação geográfica (ROSA, 2005). Acerca das geotecnologias e das técnicas e ferramentas que abarcam esta área do conhecimento amplamente utilizada pela geografia, assinale a alternativa INCORRETA. a) O crescente uso de smartphones, tablets, dentre outros aparelhos tem contribuído para a disseminação das geotecnologias na sociedade em geral. Aplicativos como o Google Earth, Google Maps, Here Maps, dentre outros que podem integrar bússola, altímetro, sistema de navegação global por satélite (GNSS) são exemplos comuns encontrados nesses aparelhos. b) As geotecnologias têm sido amplamente utilizadas para a análise da informação geográfica, e consequentemente, na tomada de decisões, gerenciamento e planejamento do espaço geográfico. Em um país de dimensão continental como o Brasil, as técnicas e métodos das geotecnologias permitem ampliar o conhecimento do território. c) As geotecnologias contribuem para compreensão de uma série de dinâmicas espaciais, contudo, sua aplicação ainda é limitada no Brasil. Por exemplo, na verificação do desflorestamento da Amazônia, ou na ocupação de áreas urbana e rural, ou desastres naturais, a limitação é causada pela ausência de tecnologias disponíveis no País e de pesquisadores especializados nesta área do conhecimento. d) Sistemas de informação geográfica (SIG), sensoriamento remoto (especialmente imagens de satélites), cartografia digital e sistema de navegação global por satélite (GNSS) são os principais exemplos de ferramentas que integram as geotecnologias. e) As geotecnologias podem ser observadas no dia a dia de toda a sociedade, sejam em revistas, jornais impressos ou telejornais. As previsões do tempo, as quais se baseiam em dados de sensoriamento remoto e os mapas temáticos, os quais evidenciam a distribuição da população em um país são exemplos de aplicações das geotecnologias. Questão 04 - (FURG RS/2001)

3 As coordenadas geográficas constituem uma rede de linhas convencionadas com a finalidade de localizar pontos sobre a superfície da Terra. Em relação a essa rede, é correta afirmar que: I. Sobre os paralelos são medidos os arcos de longitude, que variam de 0º a 90º Leste e Oeste. II. Sobre os meridianos são medidos os arcos de latitude, que variam de 0º a 90º Norte e Sul. III. Qualquer linha de paralelo poderia ser convencionada como paralelo inicial. Quais afirmativas estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas II e IV. d) Apenas II e III. e) Apenas I e IV. Questão 05 - (UNIOESTE PR/2007) As coordenadas geográficas são definidas como um conjunto de linhas imaginárias criadas para determinar, com exatidão, qualquer ponto da superfície terrestre. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na Terra de pólo a pólo. b) Curvas de nível são linhas imaginárias projetadas para unir os pontos de igual latitude. c) O Equador é considerado o paralelo zero e a distância em graus que vai do Equador aos pólos é chamada de latitude, portanto, a latitude só pode ser norte ou sul. d) O Equador divide o globo em hemisfério norte, setentrional ou boreal e hemisfério sul, meridional ou austral. e) A latitude varia de 0º a 90º tanto para norte como para sul, a partir do Equador. Questão 06 - (FFFCMPA/2007) Tomando como referência as coordenadas geográficas dos pontos extremos de um país, é possível definir com clareza a sua posição geográfica. Em qual das alternativas estão as coordenadas geográficas que permitem a localização geográfica do ponto extremo leste do território brasileiro? a) 39º longitude oeste. b) 73º longitude leste. c) 5º latitude leste. d) 34º latitude oeste. e) 34º longitude oeste. Questão 07 - (PUC RS/2007) Considere a tabela e as afirmativas.

4 Cidade A B C D Latitude 20ºS 20ºS 55º N 55º N Longitude 13º E 31º W 18º E 62º E Com relação às informações dadas na tabela, afirma-se: I. A distância no sentido longitudinal, em quilômetros, entre as cidades A e B é maior que a distância no sentido longitudinal, em quilômetros, entre as cidades C e D. II. Entre as cidades A e B há uma diferença horária de 7 horas. III. As cidades C e D estão situadas no mesmo fuso horário. IV. A sombra de uma pessoa que esteja na cidade B no dia 21 de junho, ao meio-dia, horário solar, será projetada para o Sul. Estão corretas apenas as afirmativas a) I, II e III. b) I e II. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV. Questão 08 - (UFPel RS/2006) Observe o mapa a seguir e identifique os ponto A, B, C, D e F. Tendo por base a localização geográfica dos pontos assinalados no mapa e seus conhecimentos, é correto afirmar que a) os pontos C e E estão no Hemisfério Sul, em zona subtropical; possuem a mesma longitude (40 ), mas estão em latitudes diferentes e fazem parte da área de dispersão dos ventos Alíseos de sudeste. b) o ponto F está localizado em uma região de ventos polares por causa da alta pressão, típica das zonas de baixa latitude, como no caso do Círculo Polar Antártico. c) o ponto D é mais setentrional do que o ponto E; ambos estão localizados no Hemisfério Oriental, a leste de Greenwich, e possuem a mesma longitude (20 ), mas as latitude são diferentes. d) no ponto A, os raios solares nunca incidem perpendicularmente à superfície terrestre; apesar de o ponto A estar no mesmo hemisfério do ponto B, tem sua hora adiantada em relação a este ponto.

5 e) na latitude do ponto D, as temperaturas tendem a ser menores do que na latitude do ponto B, apesar de ambos estarem no hemisfério meridional, em diferentes zonas climáticas. Questão 09 - (PUC RS/2006) Considerando duas cidades, uma localizada a 35 de latitude Sul e a outra a 21 de latitude Norte, é correto concluir que: a) ambas estariam na mesma zona térmica da Terra. b) a cidade que está a 35 Sul terá, ao meio-dia, horário solar, a sua sombra voltada para o Norte. c) a cidade localizada a 21 Norte terá o Sol no zênite duas vezes ao ano. d) na cidade localizada no Hemisfério Sul, o Sol nascente sempre estará no ponto Leste da Rosados-Ventos. e) o ângulo de incidência do Sol ao meio-dia, horário civil, será sempre igual nas duas cidades. Questão 10 - (UEPG PR/2005) A localização de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e a determinação da hora envolvem o conhecimento dos círculos terrestres, das coordenadas geográficas, dos fusos horários e da orientação. Sobre o tema, assinale o que for correto. 01. A hora local é dada pela passagem do Sol pelo meridiano de um lugar, enquanto a hora legal é baseada nos fusos horários que são em número de vinte e quatro. 02. A orientação no espaço geográfico pode ser feita pela utilização direta dos astros como o Sol, a Lua e as estrelas, ou pela utilização de instrumentos como o GPS e a bússola. 04. A orientação feita através dos mapas leva, em consideração: a seta indicativa da direção dada ao lado do mapa, as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), as convenções cartográficas e o uso da escala que possibilita calcular as distâncias. 08. As coordenadas geográficas são determinadas pelo cruzamento dos paralelos e meridianos. As longitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um paralelo a outro e são contadas a partir do Equador, enquanto que, as latitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um meridiano a outro, iniciandose pelo de Greenwich. 16. A orientação, no sentido amplo, significa determinar pontos no horizonte que são representados numa figura denominada rosa-dos-ventos onde estão representados os pontos cardeais (N, S, E e O), pontos colaterais (NE, SE, SO e NO) e pontos subcolaterais (NNE, ENE, ESE, SSE, SSO, OSO, ONO e NNO). Questão 11 - (UDESC SC/2005) Com relação às coordenadas geográficas e aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA. a) Fuso horário é o conjunto de 24 graus de longitude. b) As coordenadas geográficas servem para localizar qualquer ponto da superfície terrestre e são de dois tipos: paralelos e longitudes. c) Coordenadas geográficas ponto onde duas latitudes se cruzam.

6 d) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos. e) O Brasil possui três fusos horários, e duas horas oficiais: a de Brasília e a do Acre. Questão 12 - (ACAFE SC/2003) Observe atentamente o mapa abaixo. Assinale a alternativa correta. a) Os pontos A e B estão situados no hemisfério Ocidental, sendo que o ponto A está na América do Norte e o B, na América do Sul. b) O ponto E está localizado a 60º de latitude Sul e l00º de longitude Oeste, possuindo horas atrasadas em relação ao meridiano de Greenwich. c) O ponto D está localizado no continente africano, exatamente sobre a linha do Equador, uma área que se caracteriza pela tropicalidade. d) O B, situado no Brasil, está localizado a 40º de latitude Norte e 40º de longitude Oeste, apresentando horas adiantadas em relação ao meridiano principal. e) A maior parte dos pontos assinalados está localizada no hemisfério meridional, enquanto que os pontos A e B localizam-se no hemisfério Oriental. GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: A 3) Gab: C 4) Gab: D 5) Gab: B 6) Gab: E 7) Gab: C

7 8) Gab: C 9) Gab: C 10) Gab: 23 11) Gab: D 12) Gab: A AULA 6 FUSOS HORÁRIOS Questão 01 - (IFRS/2015) A partida final pela decisão da Copa do Mundo FIFA 2014, foi realizada no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h. A cidade do Rio de Janeiro encontra-se no mesmo fuso horário de Brasília, cuja longitude é de 47º Oeste. Em Berlin, que se encontra na longitude de 13º Leste, o início da partida ocorreu às a) 18h b) 19h c) 20h d) 21h e) 22h Questão 02 - (IFSC/2015) A Terra leva 24 horas para completar seu movimento de rotação, ou seja, um giro de 360 graus em torno do seu próprio eixo. A cada uma hora, portanto, ela gira 15 graus de oeste para leste. A partir dessa informação é possível construir um mapa de fusos horários para determinar as horas em diferentes pontos da Terra. Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA. a) Para leste as horas devem ser atrasadas em uma hora a cada fuso e o inverso acontece para oeste. b) Um mapa de fusos horários é constituído por 24 faixas latitudinais, cada qual com 15 graus. c) Países na mesma latitude, independente da longitude, têm o mesmo fuso horário. d) Atualmente o Brasil possui 5 fusos horários, porém há apenas duas horas oficiais: o horário de Brasília e o do Acre. e) Um mapa de fusos horário é constituído por 24 faixas longitudinais, cada qual com 15 graus.

8 Questão 03 - (UEL PR/2015) Analise o mapa de fusos horários do Brasil a seguir. (Disponível em: < Acesso em: 12 set ) Supondo que um passageiro saia às 7h da manhã de Fernando de Noronha (PE) com destino a Campo Grande (MS) para uma reunião e sabendo-se que a viagem teve duração de 6 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o horário local em que o passageiro deve chegar a Campo Grande (MS). a) 5h30min b) 9h30min c) 10h30min d) 11h30min e) 13h30min Questão 04 - (UEPG PR/2015) No que se refere a fusos horários e à hora oficial, assinale o que for correto. 01. O Paraná situa-se no terceiro fuso horário a leste de Greenwich. 02. As horas oficiais estabelecidas pelos fusos horários dependem dos paralelos da Terra, pois são eles que determinam as áreas abrangidas pelos fusos horários. 04. Como o movimento de rotação da Terra se faz de oeste para leste, a hora aumenta à medida que se vai para oeste, e diminui à medida que se vai para leste. 08. À medida que se avança para o leste, a hora oficial do dia aumenta, e à medida que se avança para o oeste, a hora do dia diminui. 16. Se não houvessem os fusos horários, e a hora oficial de cada local fosse determinada pela hora solar, em Paranaguá, no estado do Paraná, o relógio sempre estaria mais adiantado do que seria marcado em Foz do Iguaçu, também no estado do Paraná. Questão 05 - (UEM PR/2013) Assinale o que for correto sobre os fusos horários. 01. O Brasil, em toda a sua extensão, tem atualmente dois fusos horários: um fuso para a área continental e outro para a área oceânica, que engloba as ilhas do Oceano Atlântico.

9 02. A hora dada pelos fusos horários, a qual vem do limite teórico, recebe o nome de hora oficial. 04. Um fuso horário abrange uma faixa da superfície terrestre correspondente a 15º de longitude. 08. O mapa mundial dos fusos horários possui um limite teórico, que corresponde ao limite dos fusos, e um limite prático para facilitar o cotidiano das pessoas. 16. Um avião que ultrapassa a Linha Internacional de Mudança de Data, ingressando no hemisfério oeste, recua para o dia anterior. Questão 06 - (UFPR/2012) Um site da internet que trata de atualidades divulgou que a Câmara Federal, no mês de julho de 2011, aprovou um projeto de lei pelo qual o estado do Acre, localizado no norte do Brasil, passaria a ter menos 5 horas em relação a Greenwich e, portanto, menos duas horas em relação ao horário de Brasília, capital federal. Sobre essa notícia e a divisão dos fusos horários, é correto afirmar: a) Os fusos são definidos por acordo internacional, o que impossibilita um país de mudar o horário dos estados que o compõem, tornando inválida essa lei. b) O mundo foi dividido em 24 fusos horários distintos, usando como base de referência dois movimentos: o de rotação, isto é, aquele em que a terra gira sobre seu próprio eixo, e o de translação, isso é, aquele em que a terra gira em torno do Sol. c) O meridiano de Greenwich, usado como referência para contagem das horas, coincide com a LID (linha internacional da data), dividindo a terra em Ocidente e Oriente; d) A diferença de fusos entre os estados brasileiros ocorre nos meses de outubro a fevereiro, período em que vigora o horário de verão. e) O Brasil tem seu território situado na porção ocidental da Terra e, considerando sua extensão leste-oeste, possui quatro fusos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich. Questão 07 - (UEM PR/2012) O voo 1990 da empresa de aviação aérea GOL, que sai de Santarém-PA (Latitude de 2º S e Longitude de 54º W), às 3h e 30min (horário de Santarém- PA), chega ao seu destino, Manaus-AM (Latitude de 3º 9 S e Longitude de 60º 1 W), às 3h e 40min do mesmo dia (horário de Manaus-AM). Já o voo 1991 da GOL, que faz o trajeto de volta, sai de Manaus-AM à 1h e 00min (horário de Manaus-AM) e chega a Santarém-PA, às 3h e 10min do mesmo dia (horário de Santarém-PA) (Informações extraídas e adaptadas do site Com base no texto e a partir dos conhecimentos referentes ao conteúdo de fusos horários, assinale o que for correto. 01. O Brasil, devido a sua grande dimensão longitudinal, possui três fusos horários. 02. O voo 1990 da GOL levou 10min para sair de Santarém-PA e chegar a Manaus- AM. 04. Santarém (PA) se encontra em um meridiano a leste em relação ao meridiano de Manaus-AM. 08. O voo 1991 da GOL levou 1h e 10min para chegar ao seu destino.

10 16. Manaus (AM) e Santarém (PA) se encontram no mesmo fuso horário, sendo que ambas estão atrasadas em 1h em relação ao fuso oficial do Brasil. Questão 08 - (UFSC/2012) ALMEIDA, Lúcia M. Alves de; RIGOLIN, Tércio B. Fronteiras da globalização: o espaço brasileiro natureza e trabalho. São Paulo: Ática, p. 9. v. 3. Com base nos Mapas 2 e 3 e sobre o tema fusos horários, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. De acordo com o Mapa 2, o Brasil possuía 4 fusos horários até junho de Infere-se do Mapa 3 que nenhuma parte do território tem três horas a menos em relação ao fuso horário oficial brasileiro. 04. Por não adotar o horário de verão, a capital do Maranhão estava adiantada duas horas em relação à capital dos catarinenses em dezembro de Florianópolis encontra-se no 4º (quarto) fuso horário em relação ao meridiano de Greenwich. 16. Desconsiderando o horário de verão, a diferença entre Joinville (fuso horário de 45º W) e Tóquio (fuso horário de 135º E) é de 12 horas, correspondendo a 180º. 32. De acordo com o Mapa 3, o Pará encontra-se parcialmente nos fusos de 60º E e 75º E. 64. Um viajante que partiu da cidade de São Paulo, ao desembarcar do seu voo na capital do Acre no dia 11 de setembro de 2011, deveria ter atrasado o seu relógio em uma hora. Questão 09 - (UDESC SC/2011) Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa incorreta. a) Como o movimento de rotação é de oeste para leste, os lugares localizados a leste estão mais adiantados do que os lugares localizados a oeste do globo. b) Fuso horário é o conjunto de 24 graus de longitude. c) O Brasil possui três fusos horários, o primeiro é o oceânico. d) O segundo fuso horário brasileiro é o que marca a hora oficial do Brasil. e) O fuso horário inicial é o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich. Questão 10 - (PUC RS/2011) Três viajantes (A, B e C) saíram de Londres às 20 horas (hora local de Londres) do dia 12 de janeiro, com destino a São Paulo (A), Salvador (B) e Cuiabá (C). Considerando que no Brasil estava ocorrendo o horário de verão, e que a viagem demorou 12 (A), 14 (B) e 16 (C) horas, é correto concluir que o horário e o dia de chegada foram, respectivamente, a) 7h dia 13; 6h dia 13; 8h dia 13

11 b) 8h dia 12; 8h dia 12; 8h dia 12 c) 6h dia 13; 7h dia 13; 9h dia 13 d) 8h dia 13; 6h dia 12; 9h dia 12 e) 6h dia 13; 7h dia 13; 8h dia 13 Questão 11 - (UNIOESTE PR/2010) Considerando o horário de verão brasileiro determine corretamente a hora que os relógios marcarão na cidade de São Paulo, localizada, para fins de cálculo, a 45o de longitude oeste, quando em Nova Iorque, localizada a 74o de longitude oeste for 18 horas. a) 16 horas. b) 23 horas. c) 20 horas. d) 15 horas. e) 21 horas. Questão 12 - (UNIOESTE PR/2010) Considerando o quadro abaixo, que representa uma rede de coordenadas de uma área do globo terrestre responda corretamente a questão abaixo. Qual a diferença horária entre os pontos A e D, considerando como base a organização dos fusos horários legais? a) 1 hora. b) 2 horas e 30 minutos. c) 1 hora e 30 minutos. d) 2 horas. e) 3 horas. GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: E 3) Gab: D

12 4) Gab: 24 5) Gab: 28 6) Gab: E 7) Gab: 13 8) Gab: 83 9) Gab: B 10) Gab: C 11) Gab: E 12) Gab: D

13 AULA 07 CARTOGRAFIA : MAPAS E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Questão 01 - (CEFET MG/2015) A respeito dessas representações, afirma-se: Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. São Paulo: Moderna, I. O croqui é considerado uma forma complexa de desenho que objetiva registrar os principais elementos da paisagem. II. O bloco-diagrama retrata uma paisagem em três dimensões a partir de uma visão oblíqua. III. O perfil topográfico ilustra aspectos como altura e comprimento, a partir de um corte vertical do relevo. IV. O mapa topográfico evidencia as características do relevo por meio de isolinhas denominadas isoietas. São corretas apenas as afirmativas

14 a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. Questão 02 - (UEL PR/2015) Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters, representadas pelas figuras a seguir. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta. a) Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central. b) Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central. c) Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre. d) Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central. e) A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica. Questão 03 - (UNESP SP/2015) Analise as diferentes projeções cartográficas.

15 (Lygia Terra e Marcos Coelho. Geografia geral e geografia do Brasil, Adaptado.) (Lygia Terra e Marcos Coelho. Geografia geral e geografia do Brasil, Adaptado.) (James Tamdjan e Ivan Mendes. Geografia geral e do Brasil, Adaptado.) (James Tamdjan e Ivan Mendes. Geografia geral e do Brasil, Adaptado.) Considerando conhecimentos geográficos sobre projeções cartográficas, é correto afirmar que elas a) respeitam os mesmos graus de proporcionalidade, conformidade, equidistância e orientação, regras e convenções que garantem rigor na representação do planeta. b) podem ser admitidas como representações fiéis da realidade, pois expressam de forma precisa e rigorosa o planeta como ele é. c) trazem consigo diferentes formas de representação do planeta, buscando difundir ideologias e determinadas visões de mundo.

16 d) se caracterizam pela objetividade e neutralidade, sem que fatores de ordem política, técnica ou cultural tenham influência sobre as formas de representação do planeta. e) são relações métricas entre a superfície do planeta e as áreas representadas no mapa, não apresentando distorções e deformações em relação à realidade. Questão 04 - (UNICAMP SP/2015) PROJEÇÕES MAPAS A representação de uma esfera num plano estabelece um desafio técnico resolvido a partir de distintas formas de projeção, cada uma delas adequada a um objetivo. Faça a correspondência entre cada um dos mapas e sua correta projeção. a) A, cônica; B, azimutal; C, cilíndrica. b) A, cilíndrica; B, cônica; C, azimutal. c) A, azimutal; B, cilíndrica; C, cônica. d) A, cilíndrica; B, azimutal; C, cônica. Questão 05 - (UCS RS/2012) ou isoípsas, linhas numa carta ou num mapa destinadas a representar uma forma de relevo, unem todos os pontos de igual altitude, acima ou abaixo de uma superfície de referência, que em geral é o nível médio do mar. Assinale a opção que completa corretamente a lacuna acima. a) Altimetrias b) Planimetrias c) Curvas de declividade d) Isóbaras e) Curvas de nível Questão 06 - (UNIOESTE PR/2012)

17 As projeções cartográficas permitem a elaboração de representações, em um plano, das mais diversas informações da superficie terrestre. Sabe-se que é um trabalho complexo pois a Terra tem um diâmetro equatorial de km, montanhas com mais de 8.000m de altura e fossas abissais com mais de km de profundidade. Representar todas essas variações em um mapa ou carta é uma atividade que exige o uso de técnicas adequadas para os objetivos desejados. Com relação às projeções cartográficas, assinale a alternativa correta. a) Ao confeccionar um mapa o cartógrafo deve adotar a projeção cartográfica adequada para seus objetivos pois nenhum mapa deve apresentar distorções, já que todos os mapas são exatos. b) As projeções equidistantes mantêm as formas da Terra mas distorcem as distâncias entre os pontos, especialmente em áreas próximas aos polos. c) As projeções podem ser classificadas, quanto ao método utilizado, na elaboração dos mapas como sendo cilíndricas, cônicas e azimutais (ou planas). d) A projeção cilíndrica equivalente de Peters é uma das mais famosas do mundo pois essa projeção mostra o etnocentrismo europeu, deixando a Europa destacada no centro do mapa. e) Durante a Guerra Fria as projeções mais utilizadas foram as cônicas, pois estas representam de forma adequada todo o globo terrestre. Questão 07 - (PUC RS/2012) Considere o desenho, que se refere a um tipo de Projeção Cartográfica da Terra. A Projeção Cartográfica da Terra representada no desenho é do tipo a) Azimutal. b) Cilíndrica Conforme. c) Cônica. d) Mercator. e) Peters. Questão 08 - (UFPR/2011) A figura a seguir ilustra duas representações da região Sul do Brasil em projeções cartográficas (Mercator e UTM Universal Transversa de Mercator). Apesar do uso de uma mesma escala, é possível observar que elas apresentam tamanho diferenciado. Quanto a isso, é correto afirmar:

18 a) As Projeções de Mercator e Universal Transversa de Mercator apresentam o mesmo processo de deformação, podendo-se atribuir as alterações no tamanho das representações a interesses políticos. b) As duas representações estão corretas, devendo-se a deformação ao fato de que os estados da região Sul apresentam menor relevância econômica no contexto nacional. c) As projeções Universal Transversa de Mercator e de Mercator são diferentes e empregam distintos processos de deformação, alterando o tamanho das representações. d) A representação que utiliza a Projeção de Mercator está correta, uma vez que é oficialmente empregada no Brasil para a representação do território nacional, enquanto que aquela que utiliza a Projeção UTM é inadequada, pois se aplica a representações em escala global. e) Apesar de as escalas apresentarem valores idênticos, as figuras foram deformadas aleatoriamente, provocando as diferenças no tamanho. Questão 09 - (PUC RS/2011) Analise a relação entre cada projeção cartográfica e a respectiva designação, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) e F (falso). ( ) ( ) ( )

19 ( ) ( ) O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V V V F F b) V V F V V c) F F V F V d) F F F V V e) F V V V F TEXTO: 1 - Comum à questão: 10 Analise a imagem a seguir. Questão 10 - (UEL PR/2010) (Parte do litoral paranaense contendo a Ilha do Mel. Fonte Sobre a obtenção e interpretação de imagens como a apresentada, é correto afirmar: a) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância. b) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos. c) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.

20 d) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação. e) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passiveis de reconhecimento. Questão 11 - (UEM PR/2010) O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Sobre os mapas e as tecnologias aplicadas à Cartografia, assinale o que for correto. 01. O Sensoriamento Remoto reúne uma série de técnicas empregadas pela Cartografia para a elaboração de mapas. Isso só foi possível a partir do lançamento de satélites em órbita da Terra e da obtenção das suas imagens. 02. Nos mapas topográficos, é possível localizar os fenômenos geográficos de forma precisa na sua dimensão horizontal (planimétrica), mas faltam as informações necessárias sobre a dimensão vertical (altimétrica). 04. O SIG (Sistema de Informação Geográfica) possibilita coletar, armazenar, processar, correlacionar e analisar múltiplas informações sobre um determinado espaço geográfico, gerando uma variedade de mapas e gráficos. 08. A anamorfose geográfica é um tipo particular de mapa, em que as áreas dos países ou estados, por exemplo, são apresentadas em tamanhos proporcionais ao do fenômeno representado, não havendo fidelidade na forma e na escala dessas áreas. 16. Os mapas temáticos representam informações sobre determinado tema ou fenômeno do espaço geográfico que dizem respeito aos aspectos naturais (geologia, relevo, clima etc.), enquanto que aqueles que representam os aspectos sociais não são temáticos, sendo classificados como mapas políticos. Questão 12 - (UFPR/2009) Representar um corpo esférico como a Terra, ou suas partes, tem sido um desafio desde tempos imemoriais. Para tanto, foram criados os chamados sistemas de projeção cartográfica. Com esses sistemas, tornou-se viável preservar algumas características do espaço representado, em detrimento de outras características julgadas menos importantes para o propósito cartográfico. Sobre projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas: 1. As projeções conformes não deformam os ângulos. 2. O Sistema UTM adota a projeção conforme de Gauss. 3. As projeções equivalentes distorcem as áreas. 4. As projeções eqüidistantes podem ser classificadas em meridianas, transversais e azimutais. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

21 d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. GABARITO: 1) Gab: C 2) Gab: E 3) Gab: C 4) Gab: B 5) Gab: E 6) Gab: C 7) Gab: A 8) Gab: C 9) Gab: C 10) Gab: A 11) Gab: 12 12) Gab: D AULA 8 CARTOGRAFIA : ESCALA E CURVAS DE NÍVEL Questão 01 - (IFSC/2015) Um técnico em guia de turismo deseja planejar uma atividade de rafting para um grupo de turistas, ou seja, a descida nas corredeiras de um rio com o grupo utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Para isso ele precisa saber o tamanho

22 do percurso que eles farão no rio. Com um mapa impresso da área, o guia cálcula o tamanho do percurso no rio utilizando uma linha e posteriormente uma régua, obtendo assim uma medida em centímetros. Imagem disponível em: Acesso em: 10 maio 2014.[Adaptado] Sobre o processo para obter o tamanho do percurso e realizar o rafting, leia e analise as afirmações abaixo: I. Se a medida do percurso no mapa for de 10 cm e a escala numérica do mapa for de 1/ então o percurso real é de 5km. II. Nos tipos de rios encontrados no estado de Santa Catarina não é possível realizar rafting. III. Um rio intermitente é ideal para a prática de rafting o ano todo. IV. Se a escala do mapa for 1:1000, o percurso do rio é de 10 km. Assinale a alternativa CORRETA. a) Apenas a afirmação I é verdadeira. b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmações II, III e IV são verdadeiras. d) Apenas a afirmação III é verdadeira. e) Todas as afirmações são verdadeiras. Questão 02 - (IFSC/2015) Dois ciclistas profissionais planejam um treinamento. Usando uma régua, verificaram que no mapa a distância em linha reta entre o ponto de saída e o ponto final do trajeto que iriam percorrer de bicicleta é de 6 centímetros. Sabendo que a escala do mapa é de 1: , qual a distância real, em quilômetros, que será percorrida pelos atletas?

23 Imagem disponível em: Xje4gfd2XVs/TnHhBOCYKWI/AAAAAAAAAOQ/enbgjpjoUr4/s320/Corrida-de- Bicicleta _6901p%255B1%255D.jpg. Acesso em: 10 ago a) 150 b) 60 c) 90 d) 15 e) 45 Questão 03 - (Unievangà lica GO/2015) A Prefeitura Municipal de Anápolis contratou um geógrafo para a elaboração de um mapa da realidade socioespacial do município. O prefeito solicitou que o mapa contivesse o maior nível de detalhes possível. Um mês depois, o geógrafo lhe apresentou quatro mapas, cada um com uma escala diferente. Qual das escalas a seguir, e seus respectivos mapas, representa o desejo do prefeito? a) 1: b) 1: c) 1: d) 1: Questão 04 - (UFPR/2015) Para ir a um determinado local, um motorista consultou o aparelho de GPS (Sistema de Posicionamento Global), o qual indicou o caminho representado na figura a seguir. Sabendo que o maior segmento a ser percorrido no trajeto sugerido pelo GPS corresponde à distância de 345m, é correto afirmar que a distância total a ser percorrida é de a) 425m e a escala utilizada é de 1:1000. b) 705m e a escala utilizada é de 1:5000. c) 810m e a escala utilizada é de 1:2500.

24 d) 810m e a escala utilizada é de 1:5000. e) 1410m e a escala utilizada é de 1: Questão 05 - (UEM PR/2014) Os produtos cartográficos (mapas, cartas e gráficos) são utilizados para a visualização, a interpretação e as análises de fenômenos geográficos. Nesse contexto, a escala é um elemento cartográfico essencial para a medição desses fenômenos. Sobre a escala, assinale o que for correto. 01. A escala indica a proporção em que um mapa ou uma carta foram traçados em relação ao objeto real, ou seja, retrata as dimensões entre o produto cartográfico e a realidade palpável de um determinado espaço geográfico. 02. Um mesmo espaço geográfico não pode ser representado em diferentes escalas, pois isso acarretaria a distorção dos elementos reais da representação. 04. As escalas permitem o cálculo real de distâncias entre localidades distintas. Isso facilita a interpretação de vários fenômenos geográficos que envolvem fluxos migratórios, meios de transportes rodoviários e ferroviários, entre outros. 08. As escalas podem ser representadas na forma numérica ou gráfica. Na escala numérica, a correspondência é indicada por meio de uma fração e, na escala gráfica, essa relação é diretamente indicada em uma régua graduada. 16. Um mapa em escala grande é utilizado para representar os detalhes de um espaço geográfico de dimensões globais. Questão 06 - (UCS RS/2013) A representação abaixo corresponde à porção de uma carta topográfica de escala 1: , em que a distância entre as curvas de nível é de 5 m. Considerando que a distância entre dois pontos hipotéticos (X e Y), na carta, é de 6,4 cm, qual é a distância real em quilômetros entre esses dois pontos? (MOREIRA, I. Construindo o espaço do homem. São Paulo: Ática, p. 34.) a) 1,44 km b) 2,56 km c) 25,6 km d) 46,4 km e) km

25 Questão 07 - (UFPR/2012) Utilizando o celular e um programa de acesso a mapas on line, você localizou um ponto de interesse a aproximadamente 2,5 cm de distância do local onde se encontrava. Considerando que o programa indicava a escala aproximada de 1:3.000, calcule a distância a ser percorrida em linha reta até esse ponto de interesse. a) 125 m. b) 120 m. c) 75 m. d) 65 m. e) 35 m. Questão 08 - (UEM PR/2012) O mapa é uma visão reduzida de parte ou de toda a superfície terrestre. A partir dessa relação de grandeza, apresenta-se a escala. Com relação à escala, assinale o que for correto. 01. Os mapas podem apresentar dois tipos de escala: a escala numérica, que é representada por uma fração, e a escala gráfica, que é uma linha graduada na qual se indica a relação entre a distância real e as distâncias representadas no mapa. 02. Em um mapa com escala de 1: , a distância em linha reta entre as cidades de Maringá e de Cascavel é 72 mm. Essa distância em linha reta, no real, corresponde a 216 km. 04. Pode-se afirmar que, quanto maior a razão da escala, maior é a área mapeada. Sendo assim, o mapa-múndi, numa escala de 1: , por exemplo, possui a maior escala, pois abarca toda a superfície terrestre. 08. Em um mapa, uma fazenda, A, é representada por um retângulo de 5 cm por 8 cm. Nesse mesmo mapa, uma outra fazenda, B, é representada por um retângulo de 2,5 cm por 4 cm. Logo, a área da fazenda A é 2 vezes maior que a área da fazenda B. 16. Escala é a relação entre o tamanho do fato geográfico representado no mapa e o seu tamanho real na superfície terrestre. Questão 09 - (UEM PR/2012) A escala corresponde a um dos elementos fundamentais dos mapas. Ela estabelece uma relação entre as distâncias representadas no documento cartográfico e as distâncias reais da superfície terrestre. Considere, num documento cartográfico, a representação de duas cidades hipotéticas, definidas como A e B, dispostas em linha reta. Com relação ao exposto, assinale o que for correto. 01. Em um mapa de escala 1: , se a distância entre as cidades A e B é de 18 cm, então a distância real é km. 02. Partindo da premissa de que a cidade B possui a forma de um retângulo cujas medidas, no mapa, são 14 cm de comprimento e 5 cm de largura; e considerando a escala 1:25.000, podemos dizer que a área real da cidade B é 5,25 km 2.

26 04. Partindo da premissa de que a cidade A possui a forma de um trapézio, com 19 km na base maior e 11 km na base menor, e altura de 9 km; e considerando ainda uma carta na escala 1:50.000, podemos afirmar que a área da cidade A, na carta, é 540 cm A correspondência entre elementos de um mapa, na escala numérica, e a realidade é representada por uma fração. Portanto, a escala de 1: é uma pequena escala e representa áreas maiores quando comparada à escala de 1:25.000, que representa áreas menores e corresponde a uma grande escala. 16. As projeções cartográficas são resultantes de complexas operações matemáticas que visam representar em um plano os diversos fenômenos que estão dispostos em uma superfície esférica. Portanto, os mapas não podem apresentar distorções nas áreas, nas formas ou nas distâncias da superfície terrestre. Questão 10 - (UCS RS/2012) Uma escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada. Sobre escalas é correto afirmar que a) a escala numérica é representada por uma fração, em que o numerador corresponde à distância em relação à superfície real, e o denominador, à unidade de distância no mapa. b) uma escala grande representa áreas grandes com menor grau de detalhes e é chamada de planta. c) escala gráfica é uma linha graduada, representando apenas um mapa, em que a unidade da escala corresponde a 1 km. d) as cartas estão representadas em escalas médias, com alto grau de detalhamento. e) representações em uma escala pequena, geralmente chamadas de mapas, mostram áreas muito extensas, com poucos detalhes. Questão 11 - (UFPR/2011) Para a produção dos mapas de uma determinada localidade, optou-se por utilizar as escalas 1:2000 e 1:10000, a projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) e o Datum SIRGAS Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas: 1. Os mapas deverão ser feitos na escala 1:10000 e depois reduzidos para a escala 1: Os mapas produzidos na escala 1:2000 apresentam maior riqueza de detalhes que os produzidos na escala 1: Uma estrada desenhada no mapa de escala 1:10000 com 4 cm de extensão aparecerá representada no mapa com escala 1:2000 por uma linha com 20 cm de extensão. 4. Uma quadra com área de 10 m x 10 m (100 m2) desenhada no mapa de escala 1:10000 medirá 500 m2 no mapa de escala 1:2000. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

27 b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Questão 12 - (PUC RS/2011) INSTRUÇÃO: Imagine que você tem diante de si dois mapas que representam a área urbana do Município de Porto Alegre, de acordo com as escalas seguintes: Mapa 1 escala 1: Mapa 2 escala 1: Com base nesses dados, é correto afirmar que: a) Em ambos os mapas ocorre uma representação rica em detalhes, o que facilita a leitura dos elementos urbanos que constituem a cidade. b) A escala do mapa 1 é mais recomendada para planisférios que fazem parte de atlas escolares. c) Um mapa na escala 1:500 possibilita a representação da área urbana de Porto Alegre com mais detalhes que os mapas 1 e 2. d) O mapa 2, por ser maior que o mapa 1, é mais favorável à representação de detalhes que este último. e) A riqueza de detalhes que um mapa pode representar não depende da escala, e sim da qualidade da legenda. GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: C 3) Gab: A 4) Gab: B 5) Gab: 13 6) Gab: B 7) Gab: C 8) Gab: 19

28 9) Gab: 13 10) Gab: E 11) Gab: D 12) Gab: C

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA

Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA Lista de exercícios complementares 4 - ESCALA 1º EM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO - PROFÃO 3º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação: NÃO é obrigatório

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia ASTRONOMIA Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia 1. Origem do Universo: Teorias 2. Estrelas ou corpos celestes 3. Aglomerados 4. Nebulosas 5. Buraco Negro 6. Galáxias 7. Sistema Solar 8. Lua 9. Exoplanetas

Leia mais

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia

TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia TD DE GEOGRAFIA 02/09/2017 Prof. Lara Maia 1. (ENEM) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 01. (Uerj/2014) Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas de planalto,

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.

html. Acesso em: 1 jun [Adaptado] Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas. EXERCÍCIOS DE CARTOGRAFIA (GABARITO NO FINAL) 1. A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície

Leia mais

LUCIANO TEIXEIRA IBGE

LUCIANO TEIXEIRA IBGE LUCIANO TEIXEIRA IBGE EDITAL IBGE Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: leitura, escala, legendas

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários Lista Extra - 3 Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários 1. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16.

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16. 1) Leia o texto e assinale a alternativa correta: ATIVIDADES 8º ANO MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: GEOGRAFIA 1 Professor (a): Profª Roberta Andrade Conteúdo: CARTOGRAFIA Orientação pelo sol e Rosa dos Ventos; Coordenadas Geográficas; Antípodas;

Leia mais

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM)

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM) Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) As cidades Ottawa no Canadá, Washington D.C. nos EUA, Kingston na Jamaica, Bogotá na Colômbia e Lima no Peru: (A) possuem o mesmo clima. (B) estão na mesma faixa

Leia mais

CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Questão 02) VERDADEIRA(S) Questão 03)

CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Questão 02) VERDADEIRA(S) Questão 03) CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Em função da grande extensão longitudinal, o território brasileiro é atravessado por quatro fusos horários. O sistema de horas legal vigente no país foi organizado com a finalidade

Leia mais

Prof. Rodolfo Visentin 1

Prof. Rodolfo Visentin 1 EXERCÍCIOS GEOGRAFIA - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções)

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução Geografia Capítulo 2 Cartografia Introdução Cartografia é a ciência voltada para o estudo da construção e interpretação de mapas. Nesta ciência estuda-se como representar uma área geográfica em uma superfície

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas Verificação de Aprendizagem Assunto: Projeções Cartográficas 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002. Em relação

Leia mais

LISTA DE CARTOGRAFIA 01

LISTA DE CARTOGRAFIA 01 LISTA DE CARTOGRAFIA 01 Questão 01) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente: a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

GEOGRAFIA VESTIBULAR

GEOGRAFIA VESTIBULAR GEOGRAFIA VESTIBULAR MOVIMENTOS DA TERRA TRANSLAÇÃO As estações do ano, resultantes das diferentes posições que a terra ocupa durante o movimento de translação ; A desigual duração dos dias e das noites

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 1 CONHECENDO A CARTOGRAFIA E OS MAPAS 2 CARTOGRAFIA SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), CARTOGRAFIA É DEFINIDA COMO: "A ARTE DO LEVANTAMENTO,

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA Se um viajante se dirigir de Brasília a Teresina, passando por Palmas, e retornando à primeira, fazendo o mesmo caminho, terá como direção

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano Coordenadas Geográficas Profº Luiz Gustavo Silveira Unidade I A linguagem geográfica e a leitura no mundo Livro: parte I Capítulo 4 Nós estamos aqui Tópicos do capítulo Terra no

Leia mais

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões:

Considerando que o pôr do Sol se dá ao Oeste, responda as seguintes questões: ATIVIDADE INDICADOR 34 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Fundamentos de Cartografia para o Geoprocessamento 2 1 Geoprocessamento Área do

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR JULIO BESSA DISCIPLINA GEOGRAFIA SIMULADO: P5 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão 1

Leia mais

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação MEIOS DE ORIENTAÇÃO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Onde estamos na Terra: os pontos de orientação Ao nos deslocarmos no espaço, sentimos a necessidade de uma referência que oriente o nosso movimento.

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada.

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. 1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. Um deslocamento realizado partindo de São Paulo Brasil, para Cidade do Cabo na Republica Sul Africana,

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas:

ESCALAS. Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: ESCALAS Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: 1. A necessidade de reduzir as proporções dos acidentes à representar,

Leia mais

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a):

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, pág. 19 a 30 Técnicas destinadas a representar o globo que tem três dimensões em apenas duas (3D em 2D). Consiste num conjunto

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de Projeções Deformações advindas das projeções Projeções: cônicas, cilíndricas

Leia mais

Tarefa 12 Professora Sueli

Tarefa 12 Professora Sueli Tarefa 12 Professora Sueli 01. (UFG GO) Durante a escolha de um imóvel, é comum a preocupação com a localização geográfica, em especial quanto ao seu posicionamento em relação à direção leste-oeste. Para

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

PROF. NETO CARTOGRAFIA

PROF. NETO CARTOGRAFIA PROF. NETO CARTOGRAFIA Norte ou setentrional ou boreal ou das terras A Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos Sul ou meridional ou austral ou das águas. LINHAS IMAGINÁRIAS Objetivo das Linhas Imaginárias:

Leia mais

Projeções Cartográficas

Projeções Cartográficas CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 CARTOGRAFIA - DEFINIÇÕES Cartografia do grego, chartis = gráfico + grapheín = escrita. Cartografia é a área do conhecimento que

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO NATUREZA DOS DADOS ESPACIAIS Julio Cesar Lima d Alge z Introdução z Conceitos de Geodésia z Sistemas de coordenadas z Projeções cartográficas z Transformações

Leia mais

Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira

Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira AULA 01 Bolsistas: Amélio e Diego. Escola: Escola Estadual Jerônimo Gueiros Turma: 7º B Professor (a) Supervisor (a): Ary Pereira Orientação e localização na superfície terrestre. Para chegar a um determinado

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

TURMA: BOLSISTAS: Dayan / Débora Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / /

TURMA: BOLSISTAS: Dayan / Débora Professor Supervisor: Ary Pereira TURNO: DATA: / / UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIEÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NOME: SÉRIE: TURMA: BOLSISTAS:

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015 Coordenadas geográficas Porto Alegre 2015 Localização no espaço geográfico O conceito mais apropriado de orientação é direção. Usamos em nosso dia-a-dia uma localização básica fundamentada em Direita,

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Lista Extra. Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo

Lista Extra. Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo Lista Extra Resumo dos objetivos: Astronomia Livro 3 - Intensivo 1. (Ufrgs) O Sol nasce exatamente no ponto do horizonte local que corresponde ao leste geográfico a) em 21 de março e 23 de setembro b)

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06

ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06 ORIENTAÇÃO E LOCALIZALIZAÇÃO NA TERRA MÓDULO 06 AS FORMAS DE ORIENTAÇÃO Diariamente, nos locomovemos para vários lugares, utilizando nosso senso de orientação para realizar nossas tarefas. Quando não conhecemos

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 1º Tri/2016 Docente: Data: / / Ens. Médio Dependência Turma:1 ano Disciplina: Geografia Nº Dependência Trimestral de disciplina Apostila de dependência do primeiro

Leia mais