Conjuntos numéricos. Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conjuntos numéricos. Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento"

Transcrição

1 Conjuntos numéricos Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento

2 Introdução É indiscutível que os números exercem influência marcante no dia a dia dos seres humanos. Na economia global, por exemplo, os indicadores de índices e porcentagens nos permitem fazer a leitura e a análise dos resultados alcançados e, consequentemente, prever possíveis mudanças econômicas e sociais em nosso planeta.

3 Retomando os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais(pág. 4)

4 Os conjuntos numéricos já estudados são...

5

6 Relações aplicadas aos conjuntos numéricos Relação de pertinência Relação de inclusão

7 Conjuntos numéricos

8

9

10 Fração geratriz de uma dízima periódica São chamados de dízimas periódicas os números decimais não exatos que apresentam, na parte decimal, algarismos que se repetem periodicamente e infinitamente. Por exemplo:

11 Fração geratriz de uma dízima periódica Denomina-se fração geratriz a fração que gera ou dá origem a uma dízima periódica. Exemplos:

12 Exemplo:

13 Nem sempre a parte decimal apresenta apenas os algarismos do período. Então, o que deve ser feito quando a dízima apresentar outros algarismos que não os do período na parte decimal? É fácil! Basta estabelecer uma equação e resolvê-la, conforme os exemplos:

14 Exemplos: a) 0, Algarismo do período: 5 Algarismo não periódico: 1 Fração geratriz procurada: x x= 0, Procedimentos:

15 Exemplos: b) 3, Algarismo do período:1 Algarismo não periódico: 2 Fração geratriz procurada: x x= 3, Procedimentos:

16 Exemplos: c) 0, Algarismo do período:3 Algarismo não periódico: 1 e 2 Fração geratriz procurada: x x= 0, Procedimentos:

17 O número de ouro: curiosidade ou coincidência?

18 Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, com proporções: o lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon. A proporção do retângulo que forma a face central e lateral, a profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

19 Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3.ª fileira e assim por diante. Durante milénios, a arquitetura clássica grega prevaleceu. O retângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo - veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o retângulo de ouro grego.

20 Mas no ano 1200, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a série Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência, onde um número é igual à soma dos dois números anteriores: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89...

21 Aí entra a 1.ª "coincidência": a proporção de crescimento média da série é 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, em outras um pouco abaixo, mas a média é 1,618 - exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

22 Por exemplo: - A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1, A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1, A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1, A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618.

23 E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618. Por isso, o número phi ficou conhecido como a divina proporção.

24 Por que é que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo? Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo, a cultura clássica voltou à moda.

25 Michelangelo e, principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a divina proporção do que o corpo humano, obra prima de Deus.

26 Por exemplo: - Meça a sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é 1, Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1, Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1, Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1, A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1, Da sua cintura até a cabeça e depois divida só pelo altura do tórax: o resultado é 1,618. Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são objetos acurados de medição.

27 Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela divina proporção. Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coisas teoricamente diferentes, são todas ligadas numa proporção em comum. Encontramos ainda o número phi em famosas sinfonias como a 9.ª de Beethoven, e em outras diversas obras. Então, tudo isto, seria uma mera coincidência?"

28 O número de ouro: curiosidade ou coincidência?

29 O número de ouro é representado pela letra fi (ϕ) e é um número irracional. Todo número cuja representação decimal é infinita e não periódica é chamada de número irracional.

30

31 O número de ouro: φ

32 O número de ouro: φ

33

34 Um número irracional especial

35

36

37 Um número é denominado de irracional e pertencerá ao conjunto dos números irracionais, quando não for possível representálo como quociente entre dois números inteiros a e b, com b 0. Exemplo: Todas as raízes quadradas de números naturais que não são quadrados perfeitos: 7; 3; 21; 32. Algumas raízes cúbicas, quartas, entre outras: ; 2; 7; 5; 4 7.

38

39 Um número irracional especial: π

40 Dentre os números irracionais, o mais famoso é o pi, representado pela letra grega π, que tem o seu valor expresso por 3,

41 Números reais A reunião entre os elementos do conjunto dos números racionais ( Q ) e os elementos do conjunto dos números irracionais (I) resulta em um novo conjunto: o conjunto dos números reais, representado por R.

42 Números reais Simbolicamente: R = Q I.

43 Referências BONJORNO. AYRTON. Matemática Fazendo a Diferença, 7ª Série. Editora FTD, GIOVANNI. CASTRUCI. GIOVANNI JR. A Conquista da Matemática, 7ª Série. São Paulo; ed. FTD, IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade, 7ª série. São Paulo; ed. Atual, 2010.

Conjuntos numéricos. Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento

Conjuntos numéricos. Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento Conjuntos numéricos Prof.ª: Aline Figueirêdo Nascimento Introdução É indiscutível que os números exercem influência marcante no dia a dia dos seres humanos. Na economia global, por exemplo, os indicadores

Leia mais

O Número de Ouro e a Divina Proporção

O Número de Ouro e a Divina Proporção O Número de Ouro e a Divina Proporção Patricia Camara Martins 1 1 Colegiado do Curso de Matemática Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Caixa Postal 711

Leia mais

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA 1º ANO Conjuntos Numéricos PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net MATEMÁTICA, 9º Ano Pontos no plano cartesiano/pares ordenados

Leia mais

Conforto Ambiental I: Ergonomia e Antropometria

Conforto Ambiental I: Ergonomia e Antropometria Conforto Ambiental I: Ergonomia e Antropometria Profª Claudete Gebara J. Callegaro Mestranda em Arquitetura e Urbanismo claucallegaro@gmail.com 1º semestre de 2013 Universidade Ibirapuera Arquitetura e

Leia mais

Atividade de Matemática para o oitavo ano .

Atividade de Matemática para o oitavo ano . Escola Municipal: Professora: Matemática 8 o Ano Alun0(a): 1 Atividades de Avaliação 1.1 Questão Dado a expressão algebrica E = 4 a + 3 b 5 c determine o valor numerico quando as variavies assumem os seguintes

Leia mais

Aplicações da Matemática 3º ano da Licenciatura em Educação Básica. Fibonacci. Caderno de Atividades

Aplicações da Matemática 3º ano da Licenciatura em Educação Básica. Fibonacci. Caderno de Atividades Aplicações da Matemática 3º ano da Licenciatura em Educação Básica Fibonacci Caderno de Atividades Universidade dos Açores Docente: Professor Doutor Ricardo Cunha Teixeira Discentes: Andreia Fernandes,

Leia mais

e sua relação como número áureo é bem estreito. Temos a aparição desses números em espirais, sejam elas a concha de um molusco, em ondas, em uma

e sua relação como número áureo é bem estreito. Temos a aparição desses números em espirais, sejam elas a concha de um molusco, em ondas, em uma A RAZÃO ÁUREA E A SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI Thiago Yukio Tanaka Universidade Federal de Pernambuco t.y.tanaka@hotmail.com.br Lucimarcos José da Silva Universidade Federal de Pernambuco lucimarcos.silva@ufpe.com.br

Leia mais

Tomar nota das medidas abaixo utilizando régua ou a fita métrica:

Tomar nota das medidas abaixo utilizando régua ou a fita métrica: O NÚMERO DE OURO Introdução Certas formas capturam nosso olhar e mexem com nossos sentidos bem mais do que outras e, mesmo que não saibamos a princípio o que as diferenciam, temos uma sensação de harmonia,

Leia mais

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL A Sequência de Fibonacci descreve como as coisas podem crescer através da geometria fractal. Exemplos de como essa disposição numérica ocorre podem ser vistos em diversos

Leia mais

A Razão Áurea. A História de FI, um número surpreendente

A Razão Áurea. A História de FI, um número surpreendente A Razão Áurea A História de FI, um número surpreendente O Livro Autor: Mário Livio Editora: Record Idioma: Português Nº de Páginas: 333 Edição: 2006 Preço: 48 reais (www.livifusp.com.br) Estrutura 9 capítulos

Leia mais

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS Reforço escolar M ate mática Númer os irracionais Dinâmica 7 3ª Série 3º Bimestre Matemática 3 Série do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Amanda Velasco PROFESSOR: Aline Barros Ribeiro MATRÍCULA: 09291956 SÉRIE: 9 ano do Ensino Médio

Leia mais

Fibonacci e a Seção Áurea

Fibonacci e a Seção Áurea Na matemática, os Números de Fibonacci são uma seqüência (sucessão, em Portugal) definida como recursiva pela fórmula abaixo: Na prática: você começa com 0 e 1, e então produz o próximo número de Fibonacci

Leia mais

NÚMERO DE OURO E SECÇÃO ÁUREA

NÚMERO DE OURO E SECÇÃO ÁUREA NÚMERO DE OURO E SECÇÃO ÁUREA Andressa Arnemann Caneppele 1, Fabiana Raquel Mühl 2, Neuri Antônio Feldmann 3 Palavras-chave: Matemática, Divina Proporção, Beleza. INTRODUÇÃO Através do Número de Ouro e

Leia mais

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z)

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z) CAPÍTULO 1 Capítulo 1 1.1 Conjuntos Numéricos Conjunto dos Números Naturais (N) Os números naturais são em geral associados à ideia de contagem, e o conjunto que os representa é indicado por N. N = {0,

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Existem conjuntos em todas as coisas e todas as coisas são conjuntos de outras coisas.

Existem conjuntos em todas as coisas e todas as coisas são conjuntos de outras coisas. MÓDULO 3 CONJUNTOS Saber identificar os conjuntos numéricos em diferentes situações é uma habilidade essencial na vida de qualquer pessoa, seja ela um matemático ou não! Podemos dizer que qualquer coisa

Leia mais

Matemática. 1

Matemática.   1 PROFº Marcelo Jardim www.concursovirtual.com.br 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS 1.NÚMEROS NATURAIS O conjunto dos números naturais é representado por IN e IN= {0;1;2;3;4;...} ATENÇÃO!!! O (*) EXCLUI O ZERO. IN*={1;2;3;4;...}

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Números irracionais Dinâmica 3 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno Primeira Etapa

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º Ano 1º Bimestre/2013 Plano de Trabalho I Assunto: Números Reais e Radiciação Cursista: Derli Aleixo Carvalho Onofre Tutor:

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo

MATEMÁTICA - 3o ciclo MATEMÁTICA - o ciclo Números Reais - Dízimas Propostas de resolução. Como o ponto O é a origem da reta e a abcissa do ponto A é 5, então OA = 5, e o diâmetro da circunferência é: d = 2 OA = 2 5 2. Recorrendo

Leia mais

1 Conjunto dos números naturais N

1 Conjunto dos números naturais N Conjuntos numéricos Os primeiros números concebidos pela humanidade surgiram da necessidade de contar objetos. Porém, outras necessidades, práticas ou teóricas, provocaram a criação de outros tipos de

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO

UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UM ESTUDO SOBRE O VALOR DA PERFEIÇÃO: A DIVINA PROPORÇÃO Matheus Alexandre Oliveira de Souza matheus14ac@hotmail.com Raphael Vasconcelos

Leia mais

Tudo começou com um problema aparentemente banal: Quantos pares de coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano?

Tudo começou com um problema aparentemente banal: Quantos pares de coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano? B"H Fibonacci Tudo começou com um problema aparentemente banal: Quantos pares de coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano? O matemático italiano Leonardo Pisano (de Pisa), cujo apelido

Leia mais

exemplos O conjunto das letras do nosso alfabeto; L= {a, b, c, d,..., z}. O conjunto dos dias da semana: S= {segunda, terça,... domingo}.

exemplos O conjunto das letras do nosso alfabeto; L= {a, b, c, d,..., z}. O conjunto dos dias da semana: S= {segunda, terça,... domingo}. CONJUNTOS Conjunto: Representa uma coleção de objetos, geralmente representado por letras MAIÚSCULAS; não interessando a ordem e quantas vezes os elementos estão listados na coleção, e sempre são representados

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Números Reais - Dízimas (8 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios. Como o ponto O é a origem da reta e a abcissa do ponto A é 5, então OA

Leia mais

PRÓPRIA CASA,COMO PRETENDES EN- CONTRAR OUTRAS EXCELÊNCIAS? EM TI ESTÁ OCULTO O TESOURO DOS TE- SOUROS. (Sócrates)

PRÓPRIA CASA,COMO PRETENDES EN- CONTRAR OUTRAS EXCELÊNCIAS? EM TI ESTÁ OCULTO O TESOURO DOS TE- SOUROS. (Sócrates) ADVIRTO,SEJA QUEM FORES! Ó TU, QUE DESEJAS SONDAR OS ARCANOS DA NATUREZA;SE NÃO ACHARES DEN- TRO DE TI AQUILO QUE PROCURAS, TAMBÉM NÃO PODERÁS ACHAR FORA. SE IGNORAS AS EXCELÊNCIAS DE TUA PRÓPRIA CASA,COMO

Leia mais

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação

PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA Conjuntos Numéricos, Potenciação e Radiciação Professor Alexandre M. M. P. Ferreira Sumário Definição dos conjuntos numéricos... 3 Operações com números relativos: adição, subtração,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Sâmela Taís González do Prado 1.2 Público alvo:6 ao 9 ano do Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

MATEMÁTICA 8.º ANO/EF

MATEMÁTICA 8.º ANO/EF MATEMÁTICA 8.º ANO/EF A Recuperação é uma estratégia do processo educativo que visa à superação de dificuldades específicas encontradas pelo aluno durante a Etapa Letiva. Trata-se de uma oportunidade para

Leia mais

AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS. Figura 1 Conjuntos numéricos

AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS. Figura 1 Conjuntos numéricos AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS Figura 1 Conjuntos numéricos AULA 01 CONJUNTOS NUMÉRICOS Para trabalharmos com números, devemos primeiramente ter um conhecimento básico de quais são os conjuntos ("tipos")

Leia mais

Fontes utilizadas nessa palestra: - Arquivo pessoal (Cláudia Couto) e pesquisa Internet

Fontes utilizadas nessa palestra: - Arquivo pessoal (Cláudia Couto) e pesquisa Internet Fontes utilizadas nessa palestra: - Arquivo pessoal (Cláudia Couto) e pesquisa Internet PRA COMEÇAR VAMOS FAZER: 2 LINHAS VERTICAIS E 2 LINHAS HORIZONTAIS Nos papéis que receberam ESTAS LINHAS TÊM QUE

Leia mais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais

Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais Conjuntos Numéricos Conjunto dos números naturais É indicado por Subconjuntos de : N N e representado desta forma: N N 0,1,2,3,4,5,6,... - conjunto dos números naturais não nulos. P 0,2,4,6,8,... - conjunto

Leia mais

DIVISÃO EM PARTES PROPORCIONAIS

DIVISÃO EM PARTES PROPORCIONAIS Página DIVISÃO EM PARTES PROPORCIONAIS A) Divisão em Partes Diretamente Proporcionais Dividir um número N em partes diretamente proporcionais a outros é achar partes de N, (, 2,..., n ), diretamente proporcionais

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

1 Breve introdução, fi e bonacci. 2 Construindo as ferramentas. Thiago Yukio Tanaka

1 Breve introdução, fi e bonacci. 2 Construindo as ferramentas. Thiago Yukio Tanaka V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a de outubro de 010 a razão áurea e a seqüência de fibonacci Thiago Yukio Tanaka 1 Breve introdução, fi e bonacci

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

Álgebra- Prof.ª Adriana Almeida 9º ano - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 9º ANO FEDERAL MATEMÁTICA DATA: / /2017

Álgebra- Prof.ª Adriana Almeida 9º ano - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 9º ANO FEDERAL MATEMÁTICA DATA: / /2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 9º ANO FEDERAL MATEMÁTICA NOME: DATA: / /2017 O QUE ESTUDAR ONDE ESTUDAR Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais. Dízimas periódicas Notação

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

CONJUNTOS NUMÉRICOS. O que são?

CONJUNTOS NUMÉRICOS. O que são? CONJUNTOS NUMÉRICOS O que são? Os Naturais Os números Naturais surgiram da necessidade de contar as coisas. Eles são todos os números inteiros positivos, incluindo o zero. É representado pela letra maiúscula

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE. Professor Nível A - Especialidade: Matemática

Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE. Professor Nível A - Especialidade: Matemática Secretaria da Educação do Estado do Ceará SEDUC-CE Professor Nível A - Especialidade: Matemática Edital Nº 030/2018 SEDUC/SEPLAG, de 19 de Julho de 2018 JL086-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Secretaria

Leia mais

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios

Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e Divisão Exercícios Curso de Elétrica... Matemática Básica Curso de Elétrica... Matemática Básica Sumário 1_Números Inteiros Números Naturais Operações Fundamentais com Números Naturais *Adição; Subtração; Multiplicação e

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO

Professor: Fábio Soares - Disciplina: Métodos Quantitativos ADMINISTRAÇÃO Unidade 1 - Números Reais: representações O principal motivo para que a maioria dos cursos comecem por um breve estudo dos números reais é o fato de no Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

2 - Conjunto: conceito primitivo; não necessita, portanto, de definição. Exemplo: conjunto dos números pares positivos: P = {2,4,6,8,10,12,... }.

2 - Conjunto: conceito primitivo; não necessita, portanto, de definição. Exemplo: conjunto dos números pares positivos: P = {2,4,6,8,10,12,... }. ASSUNTO DE MATEMATICA=CONJUNTOS REAIS E ETC. 2 - Conjunto: conceito primitivo; não necessita, portanto, de definição. Exemplo: conjunto dos números pares positivos: P = {2,4,6,8,10,12,... }. Esta forma

Leia mais

3 pode ser associado a letra C.

3 pode ser associado a letra C. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - ÁLGEBRA - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Na figura a seguir foram representados

Leia mais

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC

PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC PROVAS DE NÍVEL MÉDIO DA FUNDATEC Obs: Algumas questões das provas abaixo continham questões que não estavam de acordo com o edital atual da Câmara/POA. Nesses casos, cada questão foi retirada ou adaptada.

Leia mais

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha

CURSO DE MATEMÁTICA. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha CURSO DE MATEMÁTICA Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. (propriedades e operações) Josimar Padilha Qual a importância de conhecer os CONJUNTOS NUMÉRICOS? Meu querido aluno,

Leia mais

O NÚMERO ÁUREO E O NÚMERO PLÁSTICO 1

O NÚMERO ÁUREO E O NÚMERO PLÁSTICO 1 O NÚMERO ÁUREO E O NÚMERO PLÁSTICO 1 Miguel Shiniti AGUENA 2 Estudante de Ensino Técnico Integrado ao Médio IFSP/Câmpus São Paulo Arthur Pires JULIÃO 3 Mestre em Matemática/USP Docente de Matemática FATEC/Câmpus

Leia mais

LISTA DE MATEMÁTICA (SETOR A) (Prof. Pinda)

LISTA DE MATEMÁTICA (SETOR A) (Prof. Pinda) LISTA DE MATEMÁTICA (SETOR A) (Prof Pinda) 6 (Uece 06) Seja x 0,, 0,760,, 7 7 Se a e b são respectivamente o maior e o menor dos elementos de x, então, a) entre e entre e entre e maior do que a b b um

Leia mais

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MATEMÁTICA 1 ARITMÉTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 3 Números Racionais e Operações com Frações 1.INTRODUÇÃO Quando dividimos um objeto em partes iguais, uma dessas partes ou a reunião de várias delas

Leia mais

Geometria Analítica. Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) P( 5, 2 ) B( 3, 2 ) Q( 3, 4 ) d = 5.

Geometria Analítica. Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) P( 5, 2 ) B( 3, 2 ) Q( 3, 4 ) d = 5. Erivaldo UDESC Geometria Analítica Distância entre dois pontos: (d AB ) 2 = (x B x A ) 2 + (y B y A ) 2 A( 7, 5 ) B( 3, 2 ) d 2 = ( 4 ) 2 + ( 3 ) 2 d = 5 P( 5, 2 ) Q( 3, 4 ) d 2 = ( 8 ) 2 + ( 6 ) 2 d =

Leia mais

Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais

Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais Conjuntos numéricos II: números racionais, irracionais e reais Aula 3 Ricardo Ferreira Paraizo e-tec Brasil Matemática Instrumental Meta Apresentar os conjuntos numéricos racionais, irracionais e reais.

Leia mais

Pensamento. (Provérbio Chinês) Prof. MSc. Herivelto Nunes

Pensamento. (Provérbio Chinês) Prof. MSc. Herivelto Nunes Aula Introdutória Matemática Básica- março 2017 Pensamento Não creio em números, não creio na palavra tudo e nem na palavra nada. São três afirmações exatas e imóveis: o mundo está sempre dando voltas.

Leia mais

Geometria: Razão Áurea

Geometria: Razão Áurea ..06 Geometria: Razão Áurea ..06 Geometria: Razão Áurea. As manifestações da Geometria na natureza vêm intrigando muitas pessoas ao longo do tempo. Nas proporções do corpo humano e na forma da concha do

Leia mais

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo

MATEMÁTICA I. Ana Paula Figueiredo I Ana Paula Figueiredo Números Reais IR O conjunto dos números Irracionais reunido com o conjunto dos números Racionais (Q), formam o conjunto dos números Reais (IR ). Assim, os principais conjuntos numéricos

Leia mais

Definição: Um ou mais elementos que tenham características iguais ou atendam a uma regra que lhes permitam fazer parte de um mesmo meio.

Definição: Um ou mais elementos que tenham características iguais ou atendam a uma regra que lhes permitam fazer parte de um mesmo meio. CONJUNTOS Definição: Um ou mais elementos que tenham características iguais ou atendam a uma regra que lhes permitam fazer parte de um mesmo meio. Exemplos: A = {a, e, i, o, u} (conjunto das vogais do

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Matemática PNLD2017 Ensino Fundamental II MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O momento de escolha de uma coleção aprovada no PNLD pode se transformar em uma fonte de incertezas para o educador das escolas

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO

DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: MATEMÁTICA DISCRETA I PROFESSOR: GISLAN SILVEIRA SANTOS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2018-2 TURNO: NOTURNO ALUNO a): 1ª Lista de Exercícios - Introdução à Lógica Matemática, Teoria

Leia mais

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro

LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER. Rio de Janeiro LAÉRCIO VASCONCELOS MATEMÁTICA PARA VENCER Rio de Janeiro 2011 ÍNDICE Capítulo 1: HORA DE ESTUDAR Para que serve este livro...1 Porque Colégio Militar e Colégio Naval?...2 Matérias e alunos...2 Os exercícios

Leia mais

Ana Paula Cardoso. Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação

Ana Paula Cardoso. Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação Ana Paula Cardoso MATRÍCULA: 09253030 anapaulaaud@hotmail.com Plano de Trabalho 1: Números Reais e Radiciação FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇAO CECIERJ/SEEDUC COLÉGIO: SEEDUC

Leia mais

Matemática. Sumários

Matemática. Sumários Matemática Sumários Sumário Vamos começar! 8 4 Números naturais: multiplicação e divisão 92 1 Números naturais e sistemas de numeração 14 1 Números para contar 15 2 Números para ordenar e transmitir informações

Leia mais

Exercícios de provas nacionais e testes intermédios

Exercícios de provas nacionais e testes intermédios Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Considera o conjunto A = [ π[ Qual é o menor número inteiro que pertence ao conjunto A (A) 3 (B) 4 (C) π (D) π 1 2. Qual dos conjuntos seguintes é

Leia mais

Números Complexos - Forma Algébrica

Números Complexos - Forma Algébrica Matemática - 3ª série Roteiro 07 Caderno do Aluno Números Complexos - Forma Algébrica I - Introdução ao Estudo dos Números Complexos Desafio: 1) Um cubo tem volume equivalente à soma dos volumes de dois

Leia mais

Será que sou irracional?

Será que sou irracional? Reforço escolar M ate mática Será que sou irracional? Dinâmica 2 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Conjuntos Aluno Primeira etapa Compartilhar

Leia mais

OS NÚMEROS DE FIBONACCI

OS NÚMEROS DE FIBONACCI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA OS NÚMEROS DE FIBONACCI Disciplina: MA148 Fundamentos da Matemática Professor responsável: Fernando Eduardo

Leia mais

AULA 01 CONJUNTOS NUMÉRICOS

AULA 01 CONJUNTOS NUMÉRICOS AULA 01 CONJUNTOS NUMÉRICOS Apostila M1 página: 34 Para trabalharmos com números, devemos primeiramente ter um conhecimento básico de quais são os conjuntos ("tipos") de números existentes atualmente.

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS Professor: Carlos

NÚMEROS RACIONAIS Professor: Carlos NÚMEROS RACIONAIS Professor: Carlos O que são? O conjunto dos números racionais é formado por todos os quocientes de números inteiros a e b, em que b é não nulo. O uso da letra "Q" é derivado da palavra

Leia mais

Matemática Básica Introdução / Operações matemáticas básicas

Matemática Básica Introdução / Operações matemáticas básicas Matemática Básica Introdução / Operações matemáticas básicas 0. Softwares que podem ser úteis no estudo da disciplina: Geogebra gratuito, possui versões para windows e linux disponível em http://www.geogebra.org

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades UNIDADE CAPÍTULO Começo de conversa Resposta pessoal Números racionais Abertura de capítulo E se você pudesse ouvir a Matemática? Números reais Os seguintes números devem ser

Leia mais

A APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

A APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS A APLICAÇÃO DA PROPORÇÃO ÁUREA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS Leonardo Paes Leme Bedeschi (FEAMIG) leonardo@lider.com Lucinea do Amaral (FEAMIG) lucinea.amaral@feamig.br Wilson José Vieira

Leia mais

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13

1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 Sumário CAPÍTULO 1 Construindo retas e ângulos 1. Posição de retas 11 Construindo retas paralelas com régua e compasso 13 2. Partes da reta 14 Construindo segmentos congruentes com régua e compasso 15

Leia mais

1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período... 32

1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período... 32 Ano Letivo 17/ 18 Turma: A 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 8º ANO Professora: Grácia Alexandra Catela 1º Período... 55 PROGRESSÃO 2º Período... 43 3º Período... 32 1º período ( 55 aulas) N.º

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO5) Números racionais não negativos. Efetuar operações com números racionais não negativos. Simplificar frações dividindo ambos os termos por um divisor comum superior à unidade.

Leia mais

ATIVIDADE. b) A diferença de dois números inteiros é sempre um número inteiro. c) Existe número natural que não é número inteiro.

ATIVIDADE. b) A diferença de dois números inteiros é sempre um número inteiro. c) Existe número natural que não é número inteiro. ATIVIDADE 1. Considere os números a seguir e responda: 5; -8; 0; 14; -100; 57; -18; 2/3; -0,4; -1 a) Quais deles são números naturais? b) Quais deles são números inteiros? c) Todo número natural é um número

Leia mais

n. 27 INTERVALOS REAIS Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor ( ) matemático russo.

n. 27 INTERVALOS REAIS Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor ( ) matemático russo. n. 27 INTERVALOS REAIS Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor (1845-1918) matemático russo. Conhecido por ter elaborado a teoria dos conjuntos, o que o levou ao conceito de número transfinito. Cantor provou

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

Curso Análise Técnica 1

Curso Análise Técnica 1 Curso Análise Técnica 1 Módulo 3 de 4 Continuação dos Módulos 1 e 2 www.tradernauta.com.br Fibonacci Fibonacci - matemático italiano (1170-1250 dc); Seqüência de Fibonacci, o número posterior é encontrado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Sec/3 Drª. Maria Cândida. PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8º Ano Ano Letivo 2016/2017. Objetivos específicos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Sec/3 Drª. Maria Cândida. PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8º Ano Ano Letivo 2016/2017. Objetivos específicos 1º Período TEMA 1: NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS N. de blocos previstos: 15 1.1. Representação de números reais através de dízimas 1.2. Conversão em fração de uma dízima infinita periódica 1.3. Potências

Leia mais

E-book. Expansões e Retrações. Fibonacci

E-book. Expansões e Retrações. Fibonacci Curso Análise Técnica na Prática E-book Expansões e Retrações de Fibonacci Um grande abraço e bom curso! Elaborado por: Mauri Mendes Celular: (12) 98156-4910 E-mail: contato@academianegocios.com.br Site:

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Sistemas de numeração Características de um sistema de numeração (símbolos e regras) Alguns sistemas de numeração (egípcio,

Leia mais

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional Profa. Ângela Maria Hartmann Monitores: Matheus Garcia Arantes; Victor

Leia mais

6º ano 1 o TRIMESTRE

6º ano 1 o TRIMESTRE ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA E.F. Disciplina: Matemática Curso: Ensino Fundamental Anos: 6º, 7º, 8º e 9º anos Professores: Eliane R. Vicente Ano Letivo: 2012 II JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Leia mais

GUIA DE AULAS - MATEMÁTICA - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - MATEMÁTICA - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - MATEMÁTICA - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 1

EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 1 EXERCÍCIOS DO CPÍTULO 1 1) Escreva em notação simbólica: a) a é elemento de b) é subconjunto de c) contém d) não está contido em e) não contém f) a não é elemento de ) Enumere os elementos de cada um dos

Leia mais

1 O triângulo retângulo e as novas fórmulas de cálculos dos seus lados São Paulo junho de 2014 LANÇAMENTO Quadrados Mágicos são dispositivos numéricos milenares chineses que vêm cativando desde matemáticos

Leia mais

E.E SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS

E.E SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS 6º A/B Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional. 79,31% FÁCIL Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 Ficha A5 Global NOME N.º Turma NOME

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 Ficha A5 Global NOME N.º Turma NOME AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I - VRSA MATEMÁTICA 6.º ANO 2014/15 Ficha A5 Global NOME N.º Turma NOME NOTAS: APRESENTE A RESOLUÇÃO EM TODAS AS RESPOSTAS EXCEPTO EM 3a) E 7a) - CONSIDERE 3,14 1. A figura

Leia mais

RÁCIOS DE FIBONACCI NA VARIAÇÃO TEMPORAL DE PIEZOMETRIA

RÁCIOS DE FIBONACCI NA VARIAÇÃO TEMPORAL DE PIEZOMETRIA RÁCIOS DE FIBONACCI NA VARIAÇÃO TEMPORAL DE PIEZOMETRIA Rui HUGMAN, Luis NUNES,Tibor STIGTER 9º Seminário das Águas Subterraneas, 7-8 Março de 213, Lisboa 1 A Série de Fibonacci, 1, 1, 2, 3,, 8, 13, 21,

Leia mais

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos

MATEMÁTICA 1ºANO Ementa Objetivos Geral Específicos DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: MATEMÁTICA Curso: Ensino Técnico Integrado Controle Ambiental Série: 1ºANO Carga Horária: 100h Docente Responsável: GILBERTO BESERRA Ementa Conjuntos

Leia mais