Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 1 Legislação"

Transcrição

1 Curso Técnico Segurança do Trabalho Medicina do Trabalho Medicina do Trabalho Módulo 1 Legislação

2 PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. (7.1.1) (..) as informações geradas no PCMSO devem ser tratadas no coletivo, ou seja, com uma abordagem dos grupos homogêneos em relação aos riscos detectados na análise do ambiente de trabalho. Para verificar se há locais de trabalho, setores, atividades, funções, horários, ou grupo de trabalhadores, com mais agravos à saúde do que outros.

3 PCMSO Compete ao empregador: (7.3.1) a) garantir a elaboração e efetiva implantação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; b) custear todos os procedimentos relacionados ao PCMSO e, quando solicitado pela inspeção do trabalho, comprovar a execução da despesa; c) indicar, dentre os médicos do SESMT da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO; d) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR-4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO; e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO. Compete ao médico coordenador: (7.3.2) a) realizar os exames médicos previstos no item 7.4.1, ou encarregar os mesmos a profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado; b) encarregar dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos desta NR, profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados

4 PCMSO Grau de Risco nº Empregados 1 Até 25 2 Até 25 3 Até 10 4 Até 10 Condiçõesde Indicação de Médico Coordenador do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional Ficam desobrigadasde indicar médico coordenador 1 > 25 e até 50 Podem ficar desabrigadas de indicar médico coordenadorem decorrência de 2 >25 e até 50 negociação coletiva 3 >10 e até 20 4 >10 e até 20 Podem ficar desabrigadas de indicar médico coordenadorem decorrência de negociação coletiva assistida por representante do MTb O médico do trabalho coordenador pode elaborar e ser responsável pelo PCMSO de várias empresas, filiais, unidades, frentes de trabalho, inclusive em várias Unidades da Federação. Por outro lado, o profissional encarregado pelos exames médicos e assina o ASO, deve estar registrado no CRM da Unidade da Federação em que atua.

5 PCMSO O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: (7.4.1) a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional. Os exames médicos compreendem: (7.4.2) a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame ocupacional tenha sido realizado há mais de: ( ) (cento e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4; - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4. Para cada exame médico realizado, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em duas vias (7.4.4) b) exames complementares, realizados de acordo com os termos especificados nesta NR, e seus anexos.

6 SESMT O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (4.2) O dimensionamento do serviço único de engenharia e medicina deverá obedecer ao disposto no Quadro II desta NR, no tocante aos profissionais especializados. (4.3.4) O serviço único de engenharia e medicina deverá possuir os profissionais especializados previstos no Quadro II, anexo, sendo permitido aos demais engenheiros e médicos exercerem Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, desde que habilitados e registrados conforme estabelece a NR-27. (4.3.3) Portaria nº 262 de 29 Maio de 2008 (DOU de 30/05/2008 )

7 SESMT Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. (4.2.1) Neste caso, os engenheiros de segurança do trabalho, os médicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho poderão ficar centralizados. ( ) Para os técnicos de segurança do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho, o dimensionamento será feito por canteiro de obra ou frente de trabalho, conforme o Quadro II, anexo. ( ) As empresas que possuam mais de 50% (cinqüenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, em função do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. (4.2.2)

8 SESMT A empresa poderá constituir SESMT centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distância a ser percorrida entre aquele em que se situa o serviço e cada um dos demais não ultrapasse a (cinco mil metros), dimensionando-o em função do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II, anexo, e o subitem (4.2.3) Havendo, na mesma empresa, apenas estabelecimentos que, isoladamente, não se enquadrem no Quadro II,anexo, o cumprimento desta NR será feito através de SESMTscentralizados em cada estado, território ou Distrito Federal, desde que o total de empregados dos estabelecimentos no estado, território ou Distrito Federal alcance os limites previstos no Quadro II, anexo, aplicado o disposto no subitem (4.2.5) Havendo, na empresa, estabelecimento(s) que se enquadre(m) no Quadro II, desta NR, e outro(s) que não se enquadre(m), a assistência a este(s) será feita pelos serviços especializados daquele(s), dimensionados conforme os subitens e e desde que localizados no mesmo Estado, Território ou Distrito Federal. (4.2.4) Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento do SESMT : estabelecimento com maior número de empregados + a média aritmética do número de empregados dos demais estabelecimentos. ( ) Para as empresas enquadradas nos graus de risco 2, 3 e 4, o dimensionamento do SESMT: o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos. ( )

9 SESMT O técnico de segurança do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho deverão dedicar 8 (oito) horas por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo. (4.8) O engenheiro de segurança do trabalho, o médico do trabalho e o enfermeiro do trabalho deverão dedicar, no mínimo, 3 (três) horas (tempo parcial) ou 6 (seis) horas (tempo integral) por dia para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com o estabelecido no Quadro II, anexo, respeitada a legislação pertinente em vigor. (4.9) As empresas de mesma atividade econômica, localizadas em um mesmo município, ou em municípios limítrofes, cujos estabelecimentos se enquadrem no Quadro II, podem constituir SESMT comum, organizado pelo sindicato patronal correspondente ou pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. (4.14.3) As empresas que desenvolvem suas atividades em um mesmo pólo industrial ou comercial podem constituir SESMT comum, organizado pelas próprias empresas interessadas, desde que previsto nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho das categorias envolvidas. (4.14.4)

10 Legislação Previdenciária (CAT) A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa. CAT Inicial -acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho CAT Reabertura -reinicio de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS CAT Comunicação Óbito -falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da CAT inicial Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, o sindicato da categoria, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública prevista no subitem Todos os casos com diagnóstico firmado de doença profissional ou do trabalho devem ser objeto de emissão de CAT. A CAT deve estar acompanhada de relatório médico preenchido pelo médico do trabalho da empresa, médico assistente ou médico responsável pelo PCMSO, com descrição da atividade e posto de trabalho para fundamentar o nexo causal e o técnico.

11 Legislação Previdenciária (NTEP) O INSS, por intermédio de sua perícia médica, analisava o empregado acidentado ou adoecido mediante a relação entre o diagnóstico e a ocupação. Com o NTEP a relação se dá entre o CID e o CNAE da empresa. Assim, tem se presumido ocupacional o benefício por incapacidade em o atestado médico que apresenta um CID que tenha relação com o CNAE da empresa, segundo Lista B do Anexo II do Regulamento da Previdência Social. O empregador poderá requerer ao INSS a não aplicação do nexo técnico epidemiológico (NTEP) mediante a demonstração de inexistência do correspondente nexo causal entre o trabalho e o agravo, requerimento este que poderá ser apresentado no prazo de 15 dias da data da entrega da GFIP que registre a movimentação do trabalhador. Ou, caso o empregador não tome conhecimento tempestivo do diagnóstico do agravo, no prazo de 15 dias contados da data em que a empresa tomar ciência da decisão da perícia médica do INSS.

12 Legislação Previdenciária (Quadro Resumo) Benefícios Beneficiários Condiçõespara Concessão Data de Início Data de Cessação Valor Auxílio-Doença Acidente do Trabalho Afastamento do trabalho por incapacidade laborativa temporária por acidente do trabalho 16º dia de afastamento consecutivo para empregado Morte; cessão do auxílio-acidente ou aposentadoria; cessão da incapacidade; alta médica; volta ao trabalho; 91% do salário de benefício Aposentadoria por Invalidez Acidente do Trabalho Afastamentodo trabalho por invalidez acidentária No dia em que o auxílio-doença teria inicio; no dia seguinte à cessão do auxílio-doença Morte; cessão da invalidez; volta ao trabalho; 100% do salário de benefício Auxílio-Acidente Acidente do trabalho Redução da capacidade laborativa por lesão acidentária No dia seguinte a concessão do auxílio-doença; Cessãode aposentadoria; óbito; 50% do salário de benefício Pensão Dependentesdo acidentado ao trabalho Morte por acidente do trabalho Na data do óbito; na datada entrada do requerimento quando requerida após 30 dias do óbito; Morte do dependente; cessão da qualidade de dependente; 100% do salário de benefício

13 Definições - Acidentes Equiparam-se a acidentes: O acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para a redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para sua recuperação; Nos períodos destinados à refeição ou ao descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho; O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de: A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; 1. ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; 2. b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; 3. ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho; 4. ato de pessoa privada do uso da razão; 5. desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior.

14 Definições - Acidentes Equiparam-se a acidentes: O acidente sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horário de trabalho: 1. na execução de ordem ou na realização de serviço pela empresa; 2. b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito; 3. c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhorar capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado; e 4. d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado; Não podem ser consideradas como doenças do trabalho: a doença degenerativa = diabetes; a inerente a grupo etário = o reumatismo; a que não produza incapacidade laborativa = a miopia; a doença endêmica, a exemplo da malária, adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado

a) a doença degenerativa; b) a inerente a grupo etário; c) a que não produza incapacidade laborativa; d) a doença endêmica adquirida por segurado Doenças ocupacionais (Lei 8.213, art. 20) 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Acidente de Trabalho Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. DIREITO DO TRABALHO Questões essenciais relativas aos contratos de emprego Medicina e Segurança do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas - Acidente do Trabalho: fundamento legal: artigos 19 a 23 e

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO ARTIGOS 19 a 23 DA LEI 8213/91 Prof. Anderson Castelucio Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho

Leia mais

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994

NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. 29 de dezembro de 1994 NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 29 de dezembro de 1994 Objetivo Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam

Leia mais

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores

Leia mais

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 07. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 07 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 - dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 1 Prof. Bruno Valente Art. 19 a 23 da Lei 8.213/91 Art. 336 a 346 do Decreto 3.048/99 A proteção ao acidente do trabalho está descrita

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras MÄdulo 3 NR 04

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Normas Regulamentadoras MÄdulo 3 NR 04 Curso Técnico Segurança do Trabalho Normas Regulamentadoras MÄdulo 3 NR 04 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( )

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ( ) NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - NORMA REGULAMENTADORA 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Sumário 7.1. Do objeto 7.2. Das diretrizes 7.3. Das responsabilidades 7.4. Do desenvolvimento do PCMSO 7.5. Dos primeiros

Leia mais

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Prof.ª Rosana Abbud

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Prof.ª Rosana Abbud PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Prof.ª Rosana Abbud Do Objeto A NR 07estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições

Leia mais

CONSULTA Nº /05

CONSULTA Nº /05 1 CONSULTA Nº 53.405/05 Assunto: Responsabilidade quanto ao preenchimento da CAT em instituições que prestam serviços de urgência/emergência ao acidentado. Relator: Conselheiro Renato Françoso Filho. Ementa:

Leia mais

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra

Definições de doenças relacionadas ao trabalho. Profª. Raquel Barbosa Cintra de doenças relacionadas ao trabalho Profª. Raquel Barbosa Cintra Acidente do trabalho: definido na lei nº 8.213/91 Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa

Leia mais

Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017

Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017 Curso de Especialização em Energias Renováveis 2017 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Profº Luiz Amilton Pepplow Departamento Acadêmico de Eletrotécnica - DAELT PCMSO Portaria n 3214 de

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud

Acidente do Trabalho. Prof.ª Rosana Abbud Acidente do Trabalho Prof.ª Rosana Abbud Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então - acontecimento infeliz que resulta em ferimento, dano, estrago,

Leia mais

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO

P á g i n a 2 13 SUMÁRIO P á g i n a 2 13 SUMÁRIO Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO CAT/SP... 5 3. ACIDENTE RELACIONADO AO TRABALHO... 7 4. AVALIAÇÃO MÉDICA... 9 5. PROCEDIMENTOS... 10 6. DECLARAÇÃO...

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO : norma reguladora dos conflitos em matéria de legislação trabalhista, capacidade para contratar, forma e fundo do contrato e acidentes do trabalho. Parte III Professora Raquel

Leia mais

Subseção V Do Auxílio-Doença

Subseção V Do Auxílio-Doença Subseção V Do Auxílio-Doença Art. 59. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho

Leia mais

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT

PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL ASPECTOS RELEVANTES DA CAT CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial.

Leia mais

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SSMT n.º 12, de 06 de junho de 1983

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017

RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 RECOMENDAÇÃO ANAMT N o 01/2017 Dispõe sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho conforme o disposto na Lei n o 8.213/1991 e sobre a Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas conforme Portarias MS

Leia mais

LEGISLAÇÃO NR 07. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

LEGISLAÇÃO NR 07. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL LEGISLAÇÃO NR 07. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Página 1 de 6 NR 7 - Pr ogr ama de C ontr ole M édico de Saúde Ocupacional(107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. E sta Norma R egulamentadora

Leia mais

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE

Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE Insalubridade Súmula: ALTERA OS DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA, DA LEI Nº 6.174, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1970.... A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º.

Leia mais

NR 7 - P C M S O P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL

NR 7 - P C M S O P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL PCMSO NR 7 - P ROGRAMA C ONTROLE M ÉDICO S AÚDE O CUPACIONAL OBJETIVO Promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. QUEM DEVE ELABORAR E IMPLEMENTAR? Todos os empregadores que admitam

Leia mais

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA: ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSOR: Altamir Durães Garcia Formação: Graduação em engenharia Elétrica PUC MG Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho FUNDAMENTOS E DEFINIÇÕES

Leia mais

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO - SESMT 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo

Leia mais

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler

SST Segurança e Saúde no Trabalho. Jeferson Seidler SST Segurança e Saúde no Trabalho Perigo x Risco Perigo Risco Perigo Atravessar de olhos fechados Atravessar correndo Esperar um bom momento para atravessar Usar uma faixa de pedestres (esperar os carros

Leia mais

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira OBJETO: Estabelece

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Acidente do Trabalho Parte 2 Prof. Bruno Valente Caracterização do acidente do trabalho: LESÃO INCAPACITANTE OU MORTE DO SEGURADO Acidente do trabalho é o que

Leia mais

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Secretaria de Trabalho - Norma Regulamentadora 4 - NR 4 há um dia Daniela Pic Discussão iniciará em 8 minutos O Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, submete à consulta

Leia mais

NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA 4 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA 4 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 1 de 8 23/06/2017 15:29 Tamanho do Texto + tamanho do texto - NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA 4 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 4.1. As empresas privadas e públicas,

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO IESC/UFRJ F.M e IESC/UFRJ ACIDENTES DE TRABALHO Disciplina Saúde e Trabalho Departamento de Medicina Preventiva Faculdade de Medicina Aula para turma M6-2o. Semestre de 2008 Volney de M. Câmara - Professor

Leia mais

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras

ACIDENTES DE TRABALHO. Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras ACIDENTES DE TRABALHO Acidentes no local de trabalho devido à negligencia e descumprimento das Normas Regulamentadoras Agressão a jornalista no exercício da profissão é AT Os jornalistas agredidos, atingidos

Leia mais

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO

SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO SEGURANÇA DO TRABALHO ACIDENTE DO TRABALHO (Art. 19 Lei 8.213) Conceito Legal É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho dos segurados especiais,

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE CURSO ONLINE DE DIREITO ACIDENTÁRIO Introdução ao Estudo do Direito Acidentário Professor: Dr. Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito

Leia mais

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística

Acidente de Trabalho. Ministério da Saúde X INSS. Independe do vínculo. Depende do vínculo. Classificação. Classificação. Documento: SINAN Estatística Acidente de Trabalho Ministério da Saúde X Independe do vínculo INSS Depende do vínculo Carteira assinada Empregada doméstica Segurado especial Classificação Acidente de trabalho Doenças relacionadas ao

Leia mais

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação.

AVISO PRÉVIO. O AVISO PRÉVIO é um DEVER daquele que quer o encerramento do vínculo e um DIREITO daquele a quem é feita a comunicação. AVISO PRÉVIO É a comunicação que uma parte faz à outra, no sentido de que pretende findar o contrato de trabalho. Partindo do empregador, a finalidade do AVISO PRÉVIO é possibilitar que o empregado procure

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO

ACIDENTE DE TRABALHO ACIDENTE DE TRABALHO Conselho Federal de Medicina (CFM) RESOLUÇÃO CFM nº 1488/1988 É responsabilidade do médico estabelecer a relação causal ou o nexo técnico entre a doença e o trabalho História clínica

Leia mais

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO

NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho Antônio Pedro de Sousa Neto Técnico de Segurança do Trabalho TEMAS ABORDADOS 1 -Saúde e Segurança no Trabalho; 2 -Reconhecendo

Leia mais

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas 2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA COOPERCARGO COOPERATIVA DOS TRANSPORTADORES DE JOINVILLE (JABOATÃO DOS GUARARAPES / PE) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 26 de SETEMBRO de 2016 Perfil da Empresa Nome: COOPERCARGO

Leia mais

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO GESTÃO PARA CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DE RECURSOS Carla Soares Gerente Jurídica do Sinduscon-Rio juridico@sinduscon-rio.com.br HISTÓRICO: MP 83/2002 art. 10 Lei 10.666/2003

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Conceitos Básicos de SST A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho,

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 DA SEGURANÇA E DA MEDICINA DO TRABALHO Art. 156 - Compete

Leia mais

Contestação e Recurso: NTEP e FAP

Contestação e Recurso: NTEP e FAP Contestação e Recurso: NTEP e FAP Bruno Gil de Carvalho Lima Instituto Nacional do Seguro Social Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues Câmara Técnica de Perícia Médica do CRM-BA 1 Análise Pericial Conclusão

Leia mais

PORTARIA N 24, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

PORTARIA N 24, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 PORTARIA N 24, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 168 e 169 da Seção V do Capítulo V do Título

Leia mais

Entrega dos Programas! PalestraII

Entrega dos Programas! PalestraII Entrega dos Programas! PalestraII Índice Relembrando 2013. Menor Aprendiz. Acidente de Trabalho. Retorno ao Trabalho. Bolso $$$: Ações Regressivas & SAT & FAP. Pessoas com Deficiência. 1 PalestraI 2013:

Leia mais

(UNIDADE LAGES FRIGORÍFICO VERDI LTDA) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

(UNIDADE LAGES FRIGORÍFICO VERDI LTDA) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA SEGURIDADE SERVIÇOS DE SEGURANÇA LTDA (UNIDADE LAGES FRIGORÍFICO VERDI LTDA) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 04 de AGOSTO de 2016 Perfil da Empresa Nome: SEGURIDADE SERVIÇOS DE

Leia mais

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II

OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II MARCOS VICHIESI OS EFEITOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS NO CONTRATO DE TRABALHO II APRESENTAÇÃO COORDENADOR DA COMISSÃO DE DIREITO EMPRESARIAL PREVIDENCIÁRIO DA OAB SANTO AMARO COORDENADOR ADJUNTO DA

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PROPOSIÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS MINIMIZADORAS DAS OCORRÊNCIAS DE ACIDENTES DE TRABALHO Francisca Euda Santana

Leia mais

NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP

NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP NORMA GERAL DE ACIDENTE E INCIDENTE DO TRABALHO DA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP Norma Geral TÍTULO 5 Área de Relações com o mercado e Comunidades Capítulo 4 Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional SUPSET

Leia mais

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho.

Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes do trabalho. Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 33 MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO Com o advento da Revolução Industrial e a modernização das máquinas começaram a surgir doenças e acidentes decorrentes

Leia mais

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho

c) Acidentes de Trabalho ou Doenças relacionadas ao Trabalho PROVAS ANAMT 2014 No âmbito da Previdência Social, entende-se como Benefícios Acidentários o recebimento por parte do segurado de pagamentos decorrentes da incapacidade para o trabalho causadas por lesões

Leia mais

Seção I. Dos segurados

Seção I. Dos segurados Seção I Dos segurados Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: I - como empregado: a) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em

Leia mais

EMPRESA. RAMOS EMPREENDIMENTOS LTDA Matriz Florianópolis PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

EMPRESA. RAMOS EMPREENDIMENTOS LTDA Matriz Florianópolis PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA RAMOS EMPREENDIMENTOS LTDA Matriz Florianópolis PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 09 de AGOSTO de 2017 Perfil da Empresa Nome: AS. RAMOS EMPREENDIMENTOS LTDA Endereço: Rua Lauro

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT Maio/99 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO CAT I Apresentação. II Recomendações

Leia mais

Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth

Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth Alunos: Alexandre Schwingel; Daniele Bernardino; Danuza Zandoná Profª: Dayana Ruth A NR 7 NR-7, Norma Regulamentadora nº 7 é a sétima Norma contida na Portaria n. 3.214/78. Atualmente esta Norma recebe

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO

Orientações Consultoria de Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO 29/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 5 7.

Leia mais

Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho

Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho Resumo Aula-tema 08: Salário-família, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e acidente de trabalho Consoante já enfatizado nos resumos das aulas-temas anteriores, o estudo e a aplicação

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA CLARO TRANSPORTES LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 15 de AGOSTO de 2016 Perfil da Empresa Nome: CLARO TRANSPORTES LTDA ME Endereço: Rodovia BR-101, S/Nº, Km 23 Sentido Sul

Leia mais

Período de controle: 10/07/ /07/2018 QSMS. Emissão: 10/07/2017 Documento: 01 Folhas: 1/12

Período de controle: 10/07/ /07/2018 QSMS. Emissão: 10/07/2017 Documento: 01 Folhas: 1/12 Folhas: 1/12 Período de controle: 10/07/2017 10/07/2018 W W W. V I D A P L U S R I O. C O M 1 Folhas: 2/12 HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES DOC. Nº DATA ALTERAÇÃO EFETUADA RESPONSÁVEL 01 04/04/2017 Emissão Inicial

Leia mais

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT

PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL. Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE PESSOAL Procedimento: 46 Título: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT UNIFEI DIRETORIA DE PESSOAL Objetivo: Comunicar o acidente para que seja resguardado o direito dos

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança

Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Aula 01 - Definições básicas e legislações Eletromecânica Módulo 1 Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Objetivo: Compreender e contextualizar conceitos,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA BYCOMP COMÉRCIO E SERVIÇOS DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA LTDA P.C.M.S.O. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 20 de MAIO de 2016 Perfil da Empresa Nome: BYCOMP COMÉRCIO E SERVIÇOS

Leia mais

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira

Acidente do Trabalho. Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Acidente do Trabalho Prof.ª Karla Handressa Castro de Oliveira Conceito de Acidente No dicionário, acidente é o acontecimento imprevisto, casual ou não, ou então acontecimento infeliz que resulta em

Leia mais

DF PROTEÇÃO/DF CLINICA ESCLARECEM SOBRE NR - 4 NR -4: Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

DF PROTEÇÃO/DF CLINICA ESCLARECEM SOBRE NR - 4 NR -4: Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho DF PROTEÇÃO/DF CLINICA ESCLARECEM SOBRE NR - 4 NR -4: Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho Matéria publicada em 11 de Agosto de 2015 A que se refere a NR 4? R- A

Leia mais

a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;

a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; NR 7 - PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Portaria nº 24 de 29-12-94. Incluindo as modificações promovidas pela Portaria nº 8 de 8-5-96. 7.1 - DO OBJETO 7.1.1 - Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA ALBRAFER FERRAMENTARIA LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 21 de OUTUBRO de 2016 Perfil da Empresa Nome: ALBRAFER FERRAMENTARIA LTDA ME. Endereço: Rua Osvaldo Cruz, n 351- Boa

Leia mais

Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM

Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM Carlos Magno Pretti Dalapicola Membro da Câmara Técnica de Medicina - CFM PCMSO NR 07 Exames ocupacionais - Admissional - Periódico - Retorno ao trabalho - Mudança de função - Demissional ASO ATESTADO

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010

Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010 Recurso de Nexo Técnico Epidemiológico SETEMBRO / 2010 Nexo Técnico Epidemiológico Criado pela MP nº 316, de 11/08/2006, convertido na Lei nº 11.430, de 26/12/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.042,

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA FEMINA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 31 de JULHO de 2015 Perfil da Empresa Nome: FEMINA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA. Endereço: Av. Rolf Wiest,

Leia mais

EMPRESA AKS INFORMÁTICA LTDA ME (NOTEBOOK CENTURY) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

EMPRESA AKS INFORMÁTICA LTDA ME (NOTEBOOK CENTURY) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA AKS INFORMÁTICA LTDA ME (NOTEBOOK CENTURY) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 30 de JUNHO de 2017 Perfil da Empresa Nome: AKS INFORMÁTICA LTDA ME (NOTEBOOK CENTURY). Endereço: Rua

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA RJ USINAGEM E MONTAGEM DO BRASIL LTDA (RJ BASIL) P.C.M.S.O. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 25 de FEVEREIRO de 2016 Perfil da Empresa Nome: RJ USINAGEM E MONTAGEM DO BRASIL LTDA.

Leia mais

COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS

COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS COMO COMPROVAR O ACIDENTE DE TRABALHO PARA BENEFÍCIOS CINDY FERNANDES GOUVEIA Advogada, especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho, militante na seara Previdenciária Empresarial. Cindy

Leia mais

"Dispõe sobre o Manual de Instruções para Preenchimento da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT.

Dispõe sobre o Manual de Instruções para Preenchimento da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT. ORDEM DE SERVIÇO INSS Nº 621, de 05/05/1999 "Dispõe sobre o Manual de Instruções para Preenchimento da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Leis nº 8.212, e 8.213, de 24 de julho

Leia mais

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas

Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas Médica graduada pela UNIRIO; Cirurgiã Geral; Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB; Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela ABMLPM/AMB; Pós-graduada em Valoração do Dano Corporal

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS. Noções Gerais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS. Noções Gerais DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA EMPRESAS Noções Gerais Cindy Fernandes Gouveia Advogada, especialista em Direito Previdenciário Empresarial Cindy Fernandes Gouveia E-mail: cindy@fgsadv.com.br Qual é a importância

Leia mais

EMPRESA SEGUR SERVIÇOS E RECURSOS HUMANOS LTDA (SÃO BENTO DO SUL) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

EMPRESA SEGUR SERVIÇOS E RECURSOS HUMANOS LTDA (SÃO BENTO DO SUL) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA SEGUR SERVIÇOS E RECURSOS HUMANOS LTDA (SÃO BENTO DO SUL) PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 01 de JUNHO de 2017 Perfil da Empresa Nome: SEGUR SERVIÇOS E RECURSOS HUMANOS LTDA. Endereço:

Leia mais

I Apresentação II Recomendações gerais III Informações gerais 1 Comunicação do acidente havendo ou não afastamento do trabalho

I Apresentação II Recomendações gerais III Informações gerais 1 Comunicação do acidente havendo ou não afastamento do trabalho I Apresentação O objetivo deste manual, elaborado por equipe do Ministério da Previdência e Assistência Social MPAS, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e Ministério do Trabalho e Emprego MTE, é

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 1 Competências a serem trabalhadas nesta aula Aplicar legislação brasileira e Norma Regulamentadora NR-7, específicas à Saúde

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO I Prof. Emerson Spigosso 2016 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO No decorrer do Contrato de Trabalho, este pode sofrer certos eventos que signifiquem a ausência de prestação

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA TRANSPORTADORA 7 FLEXAS LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 30 de MARÇO de 2017 Perfil da Empresa Nome: TRANSPORTADORA 7 FLEXAS LTDA. Endereço: Rua Dona Francisca, n 6847 Zona

Leia mais

NR4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

NR4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho NR4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho A NR 4 diz respeito aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)e tem como finalidade

Leia mais

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação

Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Advocacia Empresarial Previdenciária: novas possibilidades de atuação Ana Júlia B. Pires Kachan Advogada apires@kachan.adv.br @professoraanajuliakachan - Incidência de contribuição sobre a folha salarial

Leia mais

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2014 PRINCIPAIS RESULTADOS Brasília, abril de 2016 SPPS Secretaria de Políticas de Previdência Social 1 ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DO TRABALHO 2 ACIDENTE DO

Leia mais

NR 07 - PCMSO. Jeferson Seidler Auditor-Fiscal do Trabalho Médico do Trabalho CURSO DE FORMAÇÃO AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO

NR 07 - PCMSO. Jeferson Seidler Auditor-Fiscal do Trabalho Médico do Trabalho CURSO DE FORMAÇÃO AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO CURSO DE FORMAÇÃO AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO - 2011 NR 07 - PCMSO r lho balho ferson Seidler -email: jefs.sst@gmail.com Jeferson Seidler Auditor-Fiscal do Trabalho Médico do Trabalho PCMSO Programa

Leia mais

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br EMENTA: Espécies de Acidente do Trabalho (artigos 19, 20, 21, 21-A, 22 e 23, todos da Lei 8.213/91)

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA ELETROTÉCNICA IMPERATIVA COMÉRCIO LTDA PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 12 de FEVEREIRO de 2017 Perfil da Empresa Razão Social: ELETROTÉCNICA IMPERATIVA COMÉRCIO LTDA. Endereço:

Leia mais

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA

DOENÇAS INCAPACITANTES. Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA DOENÇAS INCAPACITANTES Dra. Lysianne Maria Testa de Giusti Perita Médica do Trabalho Equipe de Perícia Médica /PMPA SISTEMA PREVIDENCIÁRIO Histórico: Lei Elói Chaves 1923: criação de Caixas e Institutos

Leia mais

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007

Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 Instrução Normativa INSS nº 16, de 27 de março de 2007 (DOU 28.03.2007) FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.212, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei nº 8.213, de 24/7/91, e alterações posteriores; Lei

Leia mais

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3

ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 ACIDENTE DE TRABALHO: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Julia Gabrieli dos Santos Garcia 1 Tainá Menuncin 2 Francisco Dion Cleberson Alexandre 3 Sumário: 1 INTRODUÇÃO. 2 ACIDENTE DE TRABALHO. 3 DADOS ESTATÍSTICOS

Leia mais