Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria."

Transcrição

1 Tudo o que você precisa saber sobre a previdência e a aposentadoria.

2

3 Cuidar da sua previdência é fazer o seu futuro mais seguro. Esta cartilha reúne as principais informações sobre a previdência e a aposentadoria do servidor do município do Jaboatão dos Guararapes. Ler o seu conteúdo com atenção irá não apenas esclarecer as suas dúvidas, como também deixar você mais preparado para fazer valer os seus direitos e cuidar do seu futuro.

4 O que é o JABOATÃOPREV? É o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município do Jaboatão dos Guararapes JABOATÃOPREV, inscrito no CNPJ sob o n / Essa autarquia municipal foi criada pela lei municipal de nº 108/2001, com a finalidade de assegurar aos seus beneficiários, mediante contribuição, os meios de subsistência nos eventos de incapacidade, idade, inatividade e falecimento. O que é FUNPREV? Fundo de Previdência Social FUNPREV, de natureza previdenciária, é o Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Município do Jaboatão dos Guararapes. Ele patrocina as aposentadorias e pensões dos servidores municipais. Caberá ao JABOATÃOPREV a representação legal, a administração e a gestão desse Fundo. Qual a diferença entre o FUNPREV e o JABOATÃOPREV? O FUNPREV é o fundo financeiro que patrocina as aposentadorias dos servidores do município do Jaboatão dos Guararapes e as pensões de seus dependentes. É mantido por contribuições dos poderes Executivo e Legislativo, inclusive pelas suas autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo município, bem como pelos seus segurados ativos e inativos. O JABOATÃOPREV administra o FUNPREV.

5 Quem tem direito aos serviços do JABOATÃOPREV? Os beneficiários do regime de previdência social de que trata essa lei classificam-se como segurados e dependentes. São segurados obrigatórios os servidores públicos titulares de cargos efetivos, e os estáveis, vinculados à administração direta, autárquica e fundacional. São beneficiários do regime de previdência social, na condição de dependentes do segurado: - Cônjuge, companheira ou companheiro; - Filho, ou equiparado, não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido; - Menor que esteja sob a sua tutela e não possua condições suficientes para o próprio sustento e educação; - Irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido. Importante: a existência de cônjuge, companheiro(a), filhos menores ou inválidos exclui o direito às prestações aos menores tutelados e aos irmãos do servidor. NOÇÕES SOBRE OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DE APOSENTADORIA A Constituição Federal de 1988 regulamentou os seguintes benefícios previdenciários: - Aposentadoria por idade e tempo de contribuição; - Aposentadoria por idade; - Aposentadoria compulsória; - Aposentadoria por invalidez; - Aposentadoria especial do Magistério; - Aposentadoria Especial - Insalubridade; - Pensão por morte.

6 APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Quem tem direito à aposentadoria por idade e tempo de contribuição? Qual a sua forma de cálculo? Tem direito à aposentadoria por idade e tempo de contribuição o servidor que cumprir as seguintes exigências constitucionais: 1 - (Art. 40, 1º, III, a, da CF) Regra permanente SE MULHER Tempo de contribuição: 30 anos. Idade: 55 anos. Tempo mínimo de serviço público: 10 anos. Proventos: integralidade da média + RGPS. SE HOMEM Tempo de contribuição: 35 anos. Idade: 60 anos. Tempo mínimo de serviço público: 10 anos. Proventos: integralidade da média + + RGPS. 2 - (Art. 6º, incisos I a IV, da EC nº. 41/03) Regra de transição quem ingressou no serviço público até 31/12/2003 SE MULHER Tempo de contribuição: 30 anos. Idade: 55 anos. Tempo mínimo de serviço público: 20 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: integrais + paridade. SE HOMEM Tempo de contribuição: 35 anos. Idade: 60 anos. Tempo mínimo de serviço público: 20 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: integrais + paridade.

7 3 - (Art. 3º, incisos de I a III, da EC nº 47/2005) - Regra de transição quem ingressou no serviço público até 16/12/1998 SE MULHER Soma = 85 - para cada ano a mais trabalhado, reduz-se um ano da idade. Tempo de contribuição: 30 anos. Idade: 55 anos. Tempo mínimo de serviço público: 25 anos. Tempo mínimo na carreira: 15 anos. Proventos: integrais + paridade. SE HOMEM Soma = 95 - para cada ano a mais trabalhado, reduz-se um ano da idade. Tempo de contribuição: 35 anos. Idade: 60 anos. Tempos mínimo de serviço público: 25 anos. Tempo mínimo na carreira: 15 anos. Proventos: integrais + paridade. APOSENTADORIA POR IDADE Quem tem direito à aposentadoria por idade? Tem direito à aposentadoria por idade o servidor que cumprir as seguintes exigências constitucionais: 1 - (Art. 40, 1º, III, b, da CF) Regra permanente SE MULHER Idade: 60 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: proporcionais ao tempo de contribuição + RGPS. SE HOMEM Idade: 65 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: proporcionais ao tempo de contribuição + RGPS.

8 APOSENTADORIA COMPULSÓRIA Quem tem direito à aposentadoria compulsória? Tem direito à aposentadoria compulsória o servidor que cumprir as seguintes exigências constitucionais: 1 - (Art. 40, 1º, II da CF c/c art. 2º da Lei Complementar nº 152/2015) Regra permanente SE MULHER Idade: 75 anos. Cálculo de proventos: proporcional ao tempo de contribuição + RGPS. SE HOMEM Idade: 75 anos. Cálculo de proventos: proporcional ao tempo de contribuição + RGPS.

9 APOSENTADORIA POR INVALIDEZ Quem tem direito à aposentadoria por invalidez? Tem direito à aposentadoria por invalidez o servidor que cumprir as seguintes exigências constitucionais: 1 - (Art. 40, 1º, I da CF) Regra permanente INGRESSOU NO SERVIÇO PÚBLICO ATÉ 31/12/2003 Regra: Art. 40, 1º, I da CF com os benefícios do art. 6 - A da EC nº 41/03. Proventos: regra geral proporcionais à última remuneração. Exceção: acidente de trabalho, moléstia profissional e doença grave constante do rol do 6º, do art. 18, da Lei 108/ proventos integrais da última remuneração. Reajuste: paridade. INGRESSOU NO SERVIÇO PÚBLICO A PARTIR DE 01/01/2004 Regra: Art. 40, 1º, I da CF. Proventos: regra geral proporcionais à média aritmética. Exceção: acidente de trabalho, moléstia profissional e doença grave constante do rol do 6º, do art. 18, da Lei 108/ proventos integrais da média aritmética. Reajuste: RGPS.

10 APOSENTADORIA ESPECIAL DO MAGISTÉRIO Quem tem direito à aposentadoria especial do Magistério? Tem direito à aposentadoria especial do Magistério o servidor que cumprir as seguintes exigências constitucionais: 1 - (Art. 40, 5º da CF) Regra permanente SE MULHER Tempo de contribuição*: 25 anos. Idade: 50 anos. Tempo mínimo de serviço público: 10 anos. Proventos: integralidade da média + RGPS. SE HOMEM Tempo de contribuição*: 30 anos. Idade: 55 anos. Tempo mínimo de serviço público: 10 anos. Proventos: integralidade da média + RGPS.

11 2 - (Art. 6º, incisos I a IV, da EC nº. 41/03) Regra transitória quem ingressou no serviço público até 31/12/2003 SE MULHER Tempo de contribuição* no Magistério: 25 anos. Idade: 50 anos. Tempo mínimo no serviço público: 20 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: integrais + paridade. SE HOMEM Tempo de contribuição* no Magistério: 30 anos. Idade: 55 anos. Tempo mínimo no serviço público: 20 anos. Tempo mínimo na carreira: 10 anos. Proventos: integrais + paridade. * O tempo de contribuição deve ser comprovadamente na função de professor, gestor escolar (diretor), coordenador ou assessor escolar (esses últimos, desde que estejam lotados em unidade escolar). APOSENTADORIA ESPECIAL - INSALUBRIDADE Quem tem direito à aposentadoria especial por insalubridade? Tem direito à aposentadoria especial o servidor que laborou em exposição, de forma habitual e permanente, a agentes nocivos prejudiciais à saúde ou à integridade física, e desde que cumpram os requisitos estabelecidos no art. 57 da Lei Federal nº 8.213/91 c/c o Decreto Municipal nº 157/2015. SE MULHER 15, 20 ou 25 anos de contribuição, a depender do agente nocivo ao qual estava exposto. Cálculo de proventos: proporcional ao tempo de contribuição + RGPS. SE HOMEM 15, 20 ou 25 anos de contribuição, a depender do agente nocivo ao qual estava exposto. Cálculo de proventos: proporcional ao tempo de contribuição + RGPS.

12 Quais vantagens podem constar na minha aposentadoria? Para as modalidades de aposentadoria com direito à paridade, os proventos serão compostos de: - Proventos básicos; - Adicionais e gratificações permanentes; - Gratificações e adicionais temporários que tenham sido percebidos por, no mínimo, 11 meses consecutivos ou não, a partir de julho de 1994.* * O valor das gratificações e adicionais temporários serão apurados mediante uma média aritmética simples das 80% maiores contribuições e serão proporcionais ao tempo de percepção/contribuição. Quais vantagens e adicionais temporários não podem ser incorporados aos proventos de aposentadoria? O art. 13 da Lei Municipal nº 108/2001, com redação dada pela lei municipal nº 1.265/2016, estabelece que não podem ser incorporadas aos proventos as seguintes parcelas: As diárias para as viagens, desde que não excedam a cinquenta por cento da base de cálculo mensal: - A ajuda de custo; - O salário-família; - Indenização de transporte; - Auxílio-alimentação; - Auxílio creche; - Abono de permanência; - Parcelas remuneratórias quando a lei específica prever a exclusão; - Outras parcelas que tenham caráter indenizatório.

13 Onde devo solicitar o meu benefício de aposentadoria? O servidor deve comparecer à sede do JABOATÃOPREV, localizada à Rua Coronel Valdemar Basgal, 576, Piedade, Jaboatão dos Guararapes PE, CEP , munido de sua documentação pessoal e solicitar ao funcionário do núcleo previdenciário que verifique se as condições para a sua aposentadoria já estão satisfeitas. - Cópia da Certidão de Casamento; - Declaração de Nada Consta emitida pela Comissão de Inquérito da Prefeitura; - Em caso de filho menor de 24 anos Certidão de Nascimento (informação para o Imposto de Renda); - Caso tenha tempo de contribuição anterior ao da prefeitura, providenciar Certidão de Tempo de Contribuição. Importante: JUNTO COM AS CÓPIAS, APRESENTAR TODOS OS DOCUMENTOS ORIGINAIS. Qual a documentação deve ser apresentada para solicitar o benefício? - Cópia do Documento de Identidade; - Cópia do CPF; - Cópia do Cartão do PASEP; - Cópia do Cartão do Banco do Brasil; - Cópia do último contracheque; - Cópia do comprovante de residência; Quem tem direito de perceber o abono de indenização? O art. 3 da lei municipal nº 1.265/2016 criou um abono de indenização para aqueles que se aposentarem pela regra do art. 40, 1º, inciso III, alíneas a e b ou 5º do mesmo artigo, da Constituição Federal de 1988, com redação dada pela EC. 41/2003, nos 36 (trinta e seis) meses subsequentes à data da vigência da referida lei, correspondentes à soma de 3 (três) valores líquidos de proventos de aposentadoria.

14 PENSÃO POR MORTE O que é pensão por morte? É o benefício previdenciário concedido aos DEPENDENTES do servidor público municipal falecido em atividade ou aposentado. Quem tem direito a receber pensão por morte? São DEPENDENTES do servidor público municipal: - Cônjuge, companheira ou companheiro; - Filho, ou equiparado, não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido; - Menor que esteja sob a sua tutela e não possua condições suficientes para o próprio sustento e educação; - Irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido. Importante: a existência de cônjuge, companheiro(a), filhos menores ou inválidos exclui o direito às prestações aos menores tutelados e aos irmãos do servidor. Qual a documentação que deve ser apresentada para solicitar o benefício? DO SERVIDOR FALECIDO: - Cópia do Documento de Identidade; - Cópia do CPF; - Certidão de Óbito (com a firma do tabelião reconhecida em cartório); - Último contracheque. DO REQUERENTE: - Cópia do Documento de Identidade; - Cópia do CPF; - Cópia do Cartão do Banco do Brasil; - Cópia do comprovante de residência; - Cópia da Certidão de Casamento (caso cônjuge); - Documentos que comprovem união estável - no mínimo 3 (três) do rol 6º do art. 9º da Lei 108/2001 e 3 (três) declarações de testemunhas afirmando a existência da união estável (caso companheiro(a)); - Declaração de Nada Consta expedida pelo INSS; - Cópia da Certidão de Casamento ou Nascimento ou RG de todos os filhos do servidor falecido.

15 Elias Gomes Prefeito Heraldo Selva Vice-prefeito Júlio Cesar Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos e Administração Adriana Alves Secretária Executiva de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência Reinaldo Trajano Cordeiro Júnior Presidente Ilka da Costa Freitas Coutinho Gerente de Previdência e Atuária Derval Barbosa da Silva Júnior Gerente Administrativo e Financeiro Lúcia Lessa Rocha Assessora Jurídica

16

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Servidor visite o nosso site: www.ipmu.com.br Página 1 de 10 Prezado Servidor, O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU, sediado a Rua Paraná nº 408 Centro Ubatuba

Leia mais

Rioprevidência com você. Novembro de 2015

Rioprevidência com você. Novembro de 2015 Rioprevidência com você Novembro de 2015 O principal objetivo desta apresentação é levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos

Leia mais

REGRAS DE APOSENTADORIAS

REGRAS DE APOSENTADORIAS REGRAS DE APOSENTADORIAS Cartilha elaborada para reunião com professores da E.M. Barão do Rio Branco - Vianópolis - 02/Agosto/2014 O IPREMB O IPREMB é uma autarquia que operacionaliza e administra o Regime

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TIBAGI

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TIBAGI CARTILHA PREVIDENCIÁRIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE TIBAGI A GARANTIA DO SEU FUTURO É O NOSSO COMPROMISSO! APRESENTAÇÃO O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA / IPG N.º 02/2013 DEFINE OS MODELOS E FORMAS DE REQUERIMENTOS DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. Considerando que a Controladoria Geral do Município aprovou a edição desta Instrução Normativa.

Leia mais

À disposição e boa leitura! PRESIDÊNCIA DO PARANAGUÁ PREVIDÊNCIA

À disposição e boa leitura! PRESIDÊNCIA DO PARANAGUÁ PREVIDÊNCIA O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Paranaguá (Paraná) PARANAGUÁ PREVIDÊNCIA, que é um tesouro e uma conquista de todos os servidores públicos municipais, e que tem como

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO O QUE É O IPRC? O Instituto de Previdência do Município de Rio Claro IPRC nasceu em 20 de setembro de 2007, através da Lei Complementar Municipal 023/2007. É uma Autarquia Municipal

Leia mais

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011

ItabiraPrev. Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Instituto de Previdência de Itabira Lei Municipal nº 4.456, de 30/08/2011 Regimes Previdenciários Art. 194, CF/1988 RGPS Regime Geral de Previdência Social RPPS Regime Próprio de Previdência Social RPP

Leia mais

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul

Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul O QUE É O FAPS Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor. Criado em julho de 2001. É um regime próprio de previdência de caráter contributivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 P R EV ID ÊN C IA P EC 287 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MAIO 2017 R EFO R M A D A P R EV ID ÊN C IA P EC 287 EC 20/98 fim da aposentadoria proporcional, criação do 85/95 para o servidor público EC 41/03 Aposentadoria por

Leia mais

(CAPA) CARTILHA DA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. Londrina-Pr

(CAPA) CARTILHA DA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. Londrina-Pr (CAPA) CARTILHA DA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL Londrina-Pr 1 O melhor plano para sua vida Missão Oferecer segurança e bem estar aos segurados, buscando a excelência na prestação de serviços

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE - IPREV São Gonçalo do Amarate Rio Grande do Norte P á g i n a 2 APRESENTAÇÃO A equipe do Instituto de Previdência

Leia mais

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido.

PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. PENSÃO CIVIL 1 O que é? É um benefício concedido mensalmente aos dependentes, devidamente habilitados, do servidor falecido. 2 Requisitos: a) Falecimento do servidor. b) Habilitação dos beneficiários.

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Estado de São Paulo LEI Nº 3.976, DE 25 DE OUTUBRO DE 2012 Dispõe sobre alteração da Lei n. 1.878, de 19 de Outubro de 1994 e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO.

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

REGRAS DE APOSENTADORIA

REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS PERMANENTES São aplicadas aos servidores públicos, segundo os requisitos elencados no Art. 40, 1, I, II, III alíneas a e b da CF/88. São essas as seguintes hipóteses: Aposentadoria

Leia mais

REGRAS PARA APOSENTADORIA. IPMDC Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias

REGRAS PARA APOSENTADORIA. IPMDC Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias REGRAS PARA APOSENTADORIA IPMDC Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias Regras de aposentadoria com funções de magistério HOMEM: 55 ANOS DE IDADE 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO

Leia mais

Sínteses da Reforma da Previdência

Sínteses da Reforma da Previdência Sínteses da Reforma da Previdência 1 Sumário Tipos de Aposentadoria e Proventos do Servidor Público... 04 Regra atual...04 Regra do Substitutivo da Comissão Especial...05 Críticas à Proposta do Substitutivo

Leia mais

C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda

C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda Regime Próprio de Previdência Social Legislação Básica C.F de 1988, art. 40; Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de de 1998; Emenda Constitucional n 41, de19 de dezembro de 2003; Emenda Constitucional

Leia mais

IV ENCONTRO DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALVORADA FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS A CONSELHEIROS & SEMINÁRIO DE PREVIDÊNCIA DA REGIÃO

IV ENCONTRO DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALVORADA FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS A CONSELHEIROS & SEMINÁRIO DE PREVIDÊNCIA DA REGIÃO IV ENCONTRO DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALVORADA FORMAÇÃO PARA CANDIDATOS A CONSELHEIROS & SEMINÁRIO DE PREVIDÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA 2009 LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS LEGISLAÇÃO

Leia mais

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público

A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público A Regulamentação da Reforma da Previdência no Setor Público Reforma da Previdência Dispositivos Auto Aplicáveis Aplicação do Teto Remuneratório (Art. 37, XI da CF ) Concessão de Abono de Permanência (Art.

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Pró - Reitoria de Gestão de Pessoal Coordenadoria de Administração de Pessoal Aposentadoria Passagem do servidor da atividade para a inatividade, com proventos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuição, observadas as regras específicas para cada situação. Pode ser concedida

Leia mais

REGRAS DE APOSENTADORIA

REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS DE APOSENTADORIA REGRAS PERMANENTES São aplicadas aos servidores público, segundo os requisitos elencados no Art. 40, 1, I, II, III alíneas a e b da CF/88. São essas as seguintes hipóteses: Aposentadoria

Leia mais

Índice Projeto Visita Itinerante Projeto de Bem com o Futuro Nossa localização Bibliografia...

Índice Projeto Visita Itinerante Projeto de Bem com o Futuro Nossa localização Bibliografia... Índice 1. Missão.... 2 2. Apresentação.... 2 3. Aspectos Gerais....3 3.1. Qual a finalidade da Cartilha Previdenciária?.... 3 3.2. O que é Previdência Social?.... 3 3.3. O que é Regime Próprio de Previdência

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL CARTILHA DO BENEFICIÁRIO

PREVIDÊNCIA SOCIAL CARTILHA DO BENEFICIÁRIO Prefeitura Municipal de Morada Nova Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Morada Nova IPREMN PREVIDÊNCIA SOCIAL CARTILHA DO BENEFICIÁRIO Morada Nova Ce Maio de 2014 2 Índice 1. - A previdência

Leia mais

MESSIASPREV CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

MESSIASPREV CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA Palavra do prefeito A gestão municipal de Messias está cada vez mais associada ao desenvolvimento. Mas, para chegar neste eixo, foi de suma importância a implementação do sistema

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL PALESTRA: A PEC 287/2016 E O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MINISTRANTE: JANE BERWANGER SÃO PAULO 08/02/2017 1. Aposentadoria do Servidor no texto original da Constituição Federal de 1988 : Servidor

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cortês

Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cortês Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cortês Cortês- PE Outubro/2011 1ªEdição REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-RPPS Constituição Federal- Art.40 O Regime Próprio de Previdência Social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Definição Passagem do servidor da atividade para a inatividade, de forma voluntária, em virtude de ter implementado os requisitos exigidos constitucionalmente, com base na legislação

Leia mais

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO

APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO «DESCONTO PREVIDENCIÁRIO INFOMATIVO FÓRUM DAS SEÇÕES SINDICAIS DO ANDES SN DAS IEES PARANAENSES» APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS EC. Ns. 41/2003 E 47/2005 - quebra

Leia mais

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na quarta-feira (9). Para conhecer o parecer do relator, deputado

Leia mais

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 PEC 6/2019 - A NOVA REFORMA DA PREVIDÊNCIA de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 Autor: Poder Executivo Data de apresentação: 20/02/2019 Ementa: Modifica o sistema de previdência social, estabelece

Leia mais

Direito Previdenciário e Infortunístico

Direito Previdenciário e Infortunístico Direito Previdenciário e Infortunístico (o presente texto representa apenas anotações para exposição do autor sem validade para citação) 8º tema Previdência Social para os Servidores Públicos. Desde 1990,

Leia mais

AMPARO LEGAL PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS A PARTIR DA EC 47/2005 MODALIDADE REGRA REQUISITOS DISPOSITIVOS PROVENTOS

AMPARO LEGAL PARA CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS A PARTIR DA EC 47/2005 MODALIDADE REGRA REQUISITOS DISPOSITIVOS PROVENTOS TABELA DE REGRAS E MODALIDADES DE APOSENTADORIA PARA BENEFÍCIOS CONCEDIDOS A PARTIR DA EC 47/2005 - Elaborada pelos servidores da 7ª Controladoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo

Leia mais

Autora: Regina Mainente

Autora: Regina Mainente Autora: Regina Mainente Abril de 2015 Índice 1. Missão...3 2. Apresentação...4 3. Aspectos Gerais...5 3.1. O que é a Cartilha Previdenciária?...5 3.2 Qual a finalidade da Cartilha Previdenciária?...5 3.3.

Leia mais

REGRAS PARA APOSENTADORIA DEPARTAMENTO DE FORMALIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS

REGRAS PARA APOSENTADORIA DEPARTAMENTO DE FORMALIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS REGRAS PARA DEPARTAMENTO DE FORMALIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS REGRAS DE DO PROFESSOR EXCLUSIVAMENTE TEMPO DE EFETIVO EXERCÍCIO DE MAGISTÉRIO EMENDA 41/2003 ADMITIDOS ATÉ 31/12/2003 HOMEM: 55 ANOS IDADE 30 ANOS

Leia mais

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP

Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência. Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Substitutivo à PEC 287/2016 Reforma da Previdência Antônio Augusto de Queiroz Diretor de Documentação do DIAP Sumário 1. Sistema de Seguridade Social 2. Regimes Jurídicos de Previdência 3. Estrutura do

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO

PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO PREVIDÊNCIA SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO REFORMA E PERSPECTIVAS LEANDRO MACÊDO 1 REGIME PRÓPRIO: ABRANGÊNCIA DOS MEMBROS DA MAGISTRATURA Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos

Leia mais

REQUERIMENTO DE PENSÃO

REQUERIMENTO DE PENSÃO Versão 14 REQUERIMENTO DE PENSÃO SEGURADO (A) Segurado(a): CPF nº: Cargo: Órgão de origem: DATA DO ÓBITO: / / Ativo: ( ) Inativo: ( ) Falecimento motivado por acidente de qualquer natureza ou doença profissional

Leia mais

PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação

PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação PEC287/2016 Os impactos para os servidores Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação Pequeno Glossário da Previdência As Formas de aposentadoria Voluntária por tempo de contribuição:

Leia mais

O PREVIMPA E O CADASTRO PREVIDENCIÁRIO. Palestrante: Dalvin Gabriel José de Souza Atuário - Previmpa

O PREVIMPA E O CADASTRO PREVIDENCIÁRIO. Palestrante: Dalvin Gabriel José de Souza Atuário - Previmpa O PREVIMPA E O CADASTRO PREVIDENCIÁRIO Palestrante: Dalvin Gabriel José de Souza Atuário - Previmpa PREVIDÊNCIA SOCIAL FINALIDADE: 3 PILARES FUNDAMENTAIS: 2 REGIMES BÁSICOS: Mediante contribuição, tem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Definição Passagem do servidor da atividade para a inatividade, de forma voluntária, em virtude de ter implementado os requisitos exigidos constitucionalmente, com base na legislação

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO

DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO CENTRO DE RECURSOS HUMANOS MARCOS CANDIDO ANALISTA ADMINISTRATIVO APOSENTADORIA BOAS VINDAS... MSG APOSENTADORIA Objetivo do treinamento Fortalecer o conhecimento das formas mais empregadas de aposentadoria

Leia mais

Modalidades de aposentadorias dos servidores públicos amparados por Regimes Próprios de Previdência Social com seus respectivos fundamentos

Modalidades de aposentadorias dos servidores públicos amparados por Regimes Próprios de Previdência Social com seus respectivos fundamentos REGRA PERMANENTE redação dada pela EC 41/2003 Proventos: Cálculo pela média dos salários de contribuição no RPPS (REGIME PROPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL) e no RGPS (REGIME GERAL PREVIDENCIA SOCIAL). Reajuste

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência Por Antônio Augusto de Queiroz (*) O texto do relator da reforma da previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), aprovado na comissão especial

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 CUSTEIO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA Capítulo 3 SEGURADOS DO REGIME PRÓPRIO...

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO Capítulo 2 CUSTEIO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA Capítulo 3 SEGURADOS DO REGIME PRÓPRIO... SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 15 1.1. Regimes de Previdência Social... 15 1.2. A competência para legislar sobre Regime Próprio de Previdência Social e as normas gerais... 17 1.2.1. Principais leis

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONTROLE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONTROLE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL, S E PENSÕES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 71 O controle externo, a cargo do Congresso

Leia mais

A Lei Complementar nº 4 5 0, de 06 de dezembro de 2005, reestruturou o Regime

A Lei Complementar nº 4 5 0, de 06 de dezembro de 2005, reestruturou o Regime A Lei Complementar nº 4 5 0, de 06 de dezembro de 2005, reestruturou o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marília e o Instituto de Previdência do Município de

Leia mais

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno

Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Regras válidas para o servidor na Reforma da Previdência aprovadas em 1º turno Por Antônio Augusto de Queiroz (*) A Câmara dos Deputados, no último dia 12 de julho, aprovou, com modificações, o parecer

Leia mais

Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2

Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2 Direito Previdenciário para o TCE-PE Parte 2 Prof. Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO (LEI Nº 8.213/91) REVISÃO DO ATO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO Lei nº 8.213/91 Art. 103.

Leia mais

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.

DECRETO Nº O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1. DECRETO Nº - 5 4 7 3 - O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARATUBA, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento na Lei 1.087/2004, D E C R E T A: Art. 1º Fica aprovado o Regulamento do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE PREVIMPA INSTRUÇÃO 01/2015 Estabelece normas especiais e procedimentos operacionais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 09/01/2015 11:04 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos MEDIDA PROVISÓRIA Nº 664, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014. Exposição de motivos Vigência Altera as Leis n o 8.213,

Leia mais

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA

CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA CURSO NOVOS SERVIDORES LEI 8.112/90 BENEFÍCOS DA SEGURIDADDE APOSENTADORIA 1 2 OBJETIVO: Orientar e esclarecer de forma sucinta, a luz da legislação, um dos benefícios da seguridade social APOSENTADORIA.

Leia mais

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017

Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos. Março/2017 Reforma da Previdência e seus impactos para os servidores públicos Março/2017 Linha do tempo das regras de aposentadoria (1ª ) Regra da CF/1988 Tempo de serviço e Paridade 5/10/1988 a 15/12/1998 1ª) Regra

Leia mais

3. Que os dependentes se enquadrem como tais, conforme inciso III, art. 5º da Portaria Normativa/SEGRT/MPDG n 01/2017.

3. Que os dependentes se enquadrem como tais, conforme inciso III, art. 5º da Portaria Normativa/SEGRT/MPDG n 01/2017. DEFINIÇÃO É um benefício concedido ao servidor, ativo ou inativo, e seus dependentes e pensionistas que tem como diretriz básica o implemento de ações preventivas voltadas para a promoção da saúde, podendo

Leia mais

MANUAL DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA

MANUAL DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA 10 MANUAL DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará MANUAL DE PENSÃO PREVIDENCIÁRIA 1 Secretária do Planejamento e Gestão Desirée Custódio Mota Gondim Secretário

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DO PATRIMÔNIO INSTRUÇÃO NORMATIVA SEAP Nº 05, DE 28 DE ABRIL DE 1999. Estabelece orientação aos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Pessoal Civil da Administração

Leia mais

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria Rioprevidência com Você SEAERJ Coordenadoria de Aposentadoria Levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos e deveres como servidor

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

SEPREV SERVIÇO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE INDAIATUBA CARTILHA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL

SEPREV SERVIÇO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE INDAIATUBA CARTILHA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL SEPREV SERVIÇO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE INDAIATUBA CARTILHA DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL 2015 APRESENTAÇÃO Os regimes de previdência foram criados para proteger e

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ

ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ ESTADO DO RIO DE JANEIRO IPASCON Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Conceição de Macabu CNPJ. 36.576.106/0001-85 DECRETO Nº.130/2017. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO

Leia mais

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição.

Para a concessão do salário-família, a Previdência Social não exige tempo mínimo de contribuição. Salário-família O que é? Benefício pago aos segurados empregados, exceto os domésticos, e aos trabalhadores avulsos com salário mensal de até R$ 915,05, para auxiliar no sustento dos filhos de até 14 anos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2236 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº. 020/2019 - Conceder, Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição, na forma do Artigo 6 da Emenda Constitucional

Leia mais

Neste rápido resumo cuidaremos apenas do aspecto da PEC que dizem respeito aos direitos dos servidores públicos, explicando as principais mudanças.

Neste rápido resumo cuidaremos apenas do aspecto da PEC que dizem respeito aos direitos dos servidores públicos, explicando as principais mudanças. Agência Diap O servidor que ingressou em cargo efetivo no Serviço Público até 16 de dezembro de 1998 e que tenha mais de 50 anos de idade e mais de 35 anos de contribuição, no caso do homem, ou mais 45

Leia mais

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas.

Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR. Na CF/88 é no art. 201 que encontramos a previdência social, regime de aposentadoria dos celetistas. Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: APOSENTADORIA DO SERVIDOR AULA 87 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 87 APOSENTADORIA DO SERVIDOR 1 APOSENTADORIA E

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 01) Sobre a previdência social regida pela Lei 5.260/2008, analise: I - a previdência social dos membros do Poder Judiciário, Legislativo, do Ministério Público, da Defensoria Pública,

Leia mais

TERMO DE OPÇÃO. Base de cálculo pela média salarial apurada desde a competência de julho/94

TERMO DE OPÇÃO. Base de cálculo pela média salarial apurada desde a competência de julho/94 TERMO DE OPÇÃO Eu, (nome do(a) servidor(a)), declaro, para fins de aposentadoria voluntária, que estou ciente das possibilidades de enquadramentos abaixo descritas e opto por ser aposentado (a), conforme

Leia mais

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019

Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial. Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Regras previdenciárias dos servidores públicos Substitutivo à PEC 6/2019 aprovado na Comissão Especial Antônio Augusto de Queiroz Julho de 2019 Aspectos gerais avanços e retrocessos nos regimes geral e

Leia mais

Layout Atuarial Base de Dados

Layout Atuarial Base de Dados Layout Atuarial Base de Dados 1 SUMÁRIO: INTRODUÇÃO:... 3 ARQUIVO DOS ATIVOS... 4 ARQUIVO DOS DEPENDENTES DOS ATIVOS... 5 ARQUIVO DOS INATIVOS... 6 ARQUIVO DOS DEPENDENTES DOS INATIVOS... 7 ARQUIVO DOS

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ASSESSORIA TÉCNICA LEI COMPLEMENTAR Nº 049, DE 21 DE JANEIRO DE 2005. Altera a Lei Complementar nº 039, de 9 de janeiro de 2002, que institui o Regime de Previdência Estadual do

Leia mais

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ED. MÉTODO/GEN PROF. GUSTAVO MELLO KNOPLOCK MATERIAL COMPLEMENTAR REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR - RPPS REGIME DE PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR O capítulo 40 da Constituição Federal dispõe sobre o regime de previdência dos servidores efetivos da Administração Direta, autárquica e fundacional em todos os entes

Leia mais

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR REGRAS DE TRANSIÇÃO

APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR REGRAS DE TRANSIÇÃO APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA POR REGRAS DE TRANSIÇÃO 1 O que é? 1.1 É a passagem voluntária do servidor para a inatividade por ter cumprido os requisitos mínimos para a aposentadoria, conforme previsto no

Leia mais

IPREMFEL INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE FELIXLÂNDIA/MG

IPREMFEL INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE FELIXLÂNDIA/MG IPREMFEL INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE FELIXLÂNDIA/MG MANUAL PREVIDENCIÁRIO DO SERVIDOR PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE FELIXLÂNDIA JANEIRO/2011 APRESENTAÇÃO No contexto atual, cada vez mais é necessário

Leia mais

Cartilha Previdenciária

Cartilha Previdenciária Cartilha Previdenciária O IPREMB O IPREMB é uma autarquia que operacionaliza e administra o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Betim, que tem caráter contributivo e solidário,

Leia mais

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO

1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO 1- NOVO MODELO PREVIDENCIÁRIO Relação de benefícios, requisitos de habilitação, sistemática de cálculo e reajustamento previsto no corpo da Constituição da República: estabilidade do sistema em razão do

Leia mais

Previdência e sua reforma Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação

Previdência e sua reforma Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação XXXVII ENDP Encontro Nacional dos Dirigentes de Pessoas das IFE Previdência e sua reforma Prof. Eduardo Rolim de Oliveira Presidente do PROIFES-Federação A PEC287/2016 na versão do substitutivo Arthur

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

26/05 - Estudo do Dieese mostra que reforma da Previdência traz prejuízos para servidor federal

26/05 - Estudo do Dieese mostra que reforma da Previdência traz prejuízos para servidor federal Prestes a ser votada na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência do governo federal (PEC 287) foi peça de análise do Dieese, que divulgou, esta semana, uma nota técnica sobre os impactos que a matéria

Leia mais

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema.

Esperamos com isto ampliar a compreensão de toda a comunidade de servidores da UFSCar em relação a este tema. Em decorrência do grande número de dúvidas dos servidores sobre a concessão de aposentadorias voluntárias, o Departamento de Aposentadorias, Pensões e Benefícios, da DiAPe/ProGPe, achou por bem relacionar

Leia mais

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal.

III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. III Workshop de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Pontos de interesse da área de RH sobre o RPPS e migração de regime REGIMES DE PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL RPPS RGPS RPC Regimes de

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

DECRETO N.º 024/2017 DE:

DECRETO N.º 024/2017 DE: DECRETO N.º 024/2017 DE: 13.04.2017 Dispõe sobre realização do Censo Previdenciário dos servidores efetivos, inativos e pensionistas, e seus respectivos dependentes e dá outras providências. JEFERSON FERREIRA

Leia mais

REGRAS DE TRANSIÇÃO PEC 287

REGRAS DE TRANSIÇÃO PEC 287 TEXTO ORIGINAL DA PEC Art. 2º Ressalvado o direito de opção à aposentadoria pelas normas estabelecidas no art. 40 da Constituição, o servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

Leia mais

DECRETO Nº 3460/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017.

DECRETO Nº 3460/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017. Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017 Edição N 1.209 Caderno I DECRETO Nº 3460/2017, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017. Homologa a concessão do Benefício Pensão por Morte à menor ANA DA SILVA MORENO e dá outras

Leia mais

Por isso mesmo, é fundamental que o IPML construa uma previdência eficiente, transparente e participativa.

Por isso mesmo, é fundamental que o IPML construa uma previdência eficiente, transparente e participativa. 2015 Pg. 3 APRESENTAÇÃO A PREVIDÊNCIA SOCIAL é um direito do servidor e de sua família, garantido pela Constituição Federal, com o objetivo de ampará-los nos eventos de, idade avançada, invalidez, reclusão

Leia mais

Manual do Aposentado COHAPREV A N O S

Manual do Aposentado COHAPREV A N O S Manual do Aposentado COHAPREV A N O S SUMÁRIO Qual é o significado de Aposentado e Pensionista?...3 Quando é realizado o pagamento do Benefício?...3 Quais as formas de recebimento dos Benefícios?...3 Quando

Leia mais

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios

Reforma da Previdência e o Impacto nos Municípios Secretaria de Previdência Ministério da Fazenda Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social FORMAÇÃO EM FINANÇAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO FISCAL PARA PREFEITURAS Reforma da Previdência e o Impacto

Leia mais

CARTILHA DA PREVIDÊNCIA

CARTILHA DA PREVIDÊNCIA CARTILHA DA PREVIDÊNCIA O servidor público federal do Poder Executivo e as alterações do seu regime previdenciário José Luis Wagner Luciana Inês Rambo Flavio Alexandre Acosta Ramos Agosto de 2013 1 1 A

Leia mais

PORTARIA AGEPREV/MS n. 16, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2015.

PORTARIA AGEPREV/MS n. 16, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2015. PORTARIA AGEPREV/MS n. 16, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2015. DISPÕE SOBRE TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DE QUE TRATA A INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 2, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015,

Leia mais