BREAK DIGITAL NA CAMPANHA MERCADOLÓGICA DA MARCA KIT KAT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BREAK DIGITAL NA CAMPANHA MERCADOLÓGICA DA MARCA KIT KAT"

Transcrição

1 BREAK DIGITAL NA CAMPANHA MERCADOLÓGICA DA MARCA KIT KAT Luciane Pereira Viana Universidade Feevale 1 Saraí Patricia Schmidt Universidade Feevale 2 1. Considerações Iniciais O consumo se articula ao modo de vida cotidiana como um processo imprimindo intensidades de sensações e experiências, a partir de suas vinculações materiais, midiáticas e simbólicas, suas relações sociais e culturais. O consumo é capaz de aproximar e individualizar e, assim como se tem observado com o smartphone, um objeto em transformação, tanto pelas inovações tecnológicas, quanto pela expansão dos serviços e pela prática de sociabilidade. Este estudo propõe discutir a multiplicidade de representações e interações que envolvem comportamentos da juventude líquida contemporânea 3 e sua relação com a cultura de consumo. E, apresenta como objetivo analisar a relação das experiências de consumo do smartphone e a concepção do significado do tempo da ação mercadológica Free No-WiFi Zone realizada pela marca de chocolate Kit Kat, da empresa Nestlé. A fim de responder a questão: Como a ação mercadológica Free No-WiFi Zone da marca Kit Kat destaca a concepção do significado do tempo? A escolha metodológica deste estudo seguiu as recomendações de Prodanov e Freitas (2009), para tanto, utilizou-se pesquisa descritiva, sendo abordagem qualitativa e, técnica bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica ancorada no campo dos Estudos Culturais conta com fundamento teórico os estudos dos autores Bauman (2001, 2008, 2009), Canclini (2004, 2010), Campbell (2006), Schmidt (2007), entre outros. A pesquisa documental foi realizada através da análise de reportagens e posts no Facebook sobre a ação Free No-WiFi Zone da marca Kit Kat, realizada em A 1 Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade FEEVALE, Mestre em Processos e Manifestações Culturais. Administradora e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing; Docente na Faculdade IENH e Coordenadora do Curso Técnico em Administração. 2 Orientadora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE. Jornalista, Mestre e Doutora em Educação na UFRGS. 3 Schmidt (2007), tendo como base Bauman (2001), caracteriza a juventude líquida como um grupo que, para afirmar-se como tal, precisou, em determinados momentos históricos, romper, ou talvez fosse melhor dizer, dissolver, derreter certos sólidos. Nesse processo de dissolução, a juventude acabou por constituir-se como irreverente, inconformada. Com isso, acabou criando novos sólidos para si. E são eles que, contemporaneamente, vão sendo despejados no cadinho para serem novamente reformados, reformulados e refeitos.

2 interpretação dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo segundo Bardin (2004), sendo obedecidas as fases: a) Pré-análise com formulação dos objetivos e com a escolha da ação, das reportagens e posts; b) Exploração do material seguindo as categorias: hiperconectividade e consumo do tempo; c) Tratamento, síntese e apresentação dos resultados. Este artigo integra uma pesquisa mais ampla que tem como objetivo central problematizar a concepção do significado do tempo estabelecendo relações entre a inclusão social e as experiências de consumo do smartphone na juventude líquida contemporânea. 2 Cultura de Consumo, Tempo e suas Relações Os espaços, o tempo e os recursos econômicos estão vinculados às práticas e a cultura de consumo. Para Canclini (2010, p. 60) o consumo é o conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriação e os usos dos produtos. O autor acrescenta que o consumo não fica restrito ao simples ato da compra, mas que está presente em diversos momentos e espaços em que ocorre uma proliferação de produtos e práticas culturais 4, constituindo-se questões centrais para a compreensão da cultura de consumo contemporânea. A este respeito Featherstone (1995, p. 160) descreve que a cultura de consumo, por meio da publicidade, da mídia e das técnicas de exposição das mercadorias, é capaz de desestabilizar a noção original de uso ou significado dos bens e afixar neles imagens e signos novos, que podem evocar uma série de sentimentos e desejos associados. O autor explica que a cultura de consumo envolve o uso de bens materiais e símbolos considerados comunicadores de uma economia de bens culturais e estilos de vida. Campbell (2006, p. 64) acrescenta que é justificável afirmar não só que vivemos numa sociedade de consumo, ou somos socializados numa cultura de consumo, mas que a nossa, num sentido bem fundamental, é uma civilização de consumo. O jovem encontra na cultura de consumo possibilidades de comunicação, pertencimento, participação, sociabilidades, visibilidade e de formação do seu estilo de vida. Sarlo (1997, p. 41) alerta que consumidores efetivos ou consumidores imaginários, os jovens encontram no mercado de mercadoria e bens simbólicos um depósito de objetos e discursos fastpreparados especialmente. A velocidade de circulação e, portanto, a 4 A cultura, para Canclini (2010, p. 32), é um processo de montagem multinacional, uma articulação flexível de partes, uma colagem de traços que qualquer cidadão de qualquer país, religião e ideologia podem ler e utilizar.

3 obsolescência acelerada se combinam numa alegoria de juventude: no mercado, as mercadorias devem ser novas, devem ter o estilo da moda, devem captar as mudanças mais insignificantes do ar dos tempos. Tal prática está ligada à noção de temporalidade, ou seja, pode-se também perceber o tempo como objeto de desejo. Freire Filho (2010, p. 11) declara que diante da experiência de um ritmo de vida excessivamente acelerado e sobrecarregado, difunde-se a concepção do tempo como um recurso escasso. Segundo Bauman (2008, p. 45 grifo do autor) Stephen Bertman cunhou os termos cultura agorista e cultura apressada para denotar a maneira como vivemos em nosso tipo de sociedade. Termos de fato adequados, que se tornam particularmente úteis sempre que tentamos apreender a natureza do fenômeno líquido-moderno do consumismo. Podemos dizer que o consumismo líquido-moderno é notável, mais do que por qualquer outra coisa, pela (até agora singular) renegociação do significado do tempo. Dessa forma, nesta cultura imediatista, a juventude líquida vê-se diante de uma noção de tempo reconfigurada. Bauman (2009) acrescenta, por exemplo, que os objetos são desenvolvidos para reduzir atividades que ocupam muito tempo dos consumidores, para que estes possam ter tempo livre 5 para outros momentos e espaços. Nesta perspectiva, faz-se necessário refletir sobre as formas de interação e conexões da (nova) condição móvel da sociedade, principalmente, convém considerar as experiências de consumo do smartphone. Conforme Rosa (2011, p. 1) esses pequenos aparelhos eletroeletrônicos parecem parte essencial do corpo de muitos indivíduos, não é raro vermos em todos os lugares, tanto nos centros urbanos quanto no meio rural, homens e mulheres fazem uso dessas novas tecnologias. Conforme pesquisa IDC Mobile Phone Tracker Q4 realizada pela IDC Brasil, em 2014 foram comercializados 54,5 milhões de smartphones, crescimento de 55% na comparação com Para ter ideia, foram comercializados cerca de 104 smartphones por minuto, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil, (IDC BRASIL, 2015, online). O Brasil finalizou 2014 na sexta posição do ranking mundial com 38,8 milhões de unidades ativas. Segundo The Economist (2015) estima-se que em 2020, 80% da população adulta do mundo irá possuir um smartphone conectado. Assim como ocorreu com o livro, o relógio e o motor de combustão interna, o smartphone está mudando a maneira como as pessoas se 5 Conforme ROCHA, PEREIRA, BALTHAZAR (2010) o tempo útil é considerado o tempo dedicado ao trabalho e o tempo livre para o lazer e entretenimento.

4 relacionam entre si e com o mundo à sua volta, (THE ECONOMIST, 2015, online tradução nossa 6 ). Outro fator de relevância a observar é que é possível estar conectado a qualquer hora, vinte e quatro horas por dia, e em qualquer lugar do mundo, com uma banda larga cada vez mais rápida. Os dispositivos móveis, entre eles o smartphone, proporcionam esta hiperconectividade que possibilitam diversas interações e formas de comunicação. Vivemos principalmente nas sociedades de consumo ocidentais - a época das redes sociais on-line, dos games, das mídias locativas, da interatividade, da convergência e da visibilidade, para citar apenas alguns dos objetos e conceitos que nos rondam diariamente e que têm os jovens como seus principais atores, (BARBOSA, 2012, p.78). De certo modo, o smartphone é uma prática de consumo e sociabilidade de grande valor simbólico na juventude. Esse ambiente virtual provocante e sedutor atrai cada vez mais os jovens, há uma infinidade de possibilidades e descobertas, (ROSA, 2011, p. 3). O smartphone tornou-se parte de muitas atividades profissionais, recreativas e até mesmo afetivas dos jovens. Contudo, é possível perceber também alguns efeitos negativos como, por exemplo, a necessidade crescente de estar conectado com o que está acontecendo. Os jovens são muitas vezes bombardeados diariamente com estímulos nas telas de seus smartphones e impulsionados a estar hiperconectados. Não por acaso que algumas empresas estão adotando ferramentas e serviços que auxiliam seus consumidores administrar seu tempo, soluções para gerenciar e controlar a relação com a hiperconectividade. No ano de 2013, a marca Kit Kat instalou bancos em espaços públicos na Europa que cortam sinais de WiFi ou 4G, (cujo folder de divulgação é apresentado na figura 1). Seguindo a orientação de seu slogan Have a break. Have a Kit Kat. 7 propõe que os jovens possam realizar um break digital, ou seja, encoraja os jovens a desligar-se de seus smartphones e aproveitar o local. 6 Like the book, the clock and the internal combustion engine before it, the smartphone is changing the way people relate to each other and the world around them. 7 O slogan Have a Break. Have a Kit Kat. ( Dê um Tempo. Coma um Kit Kat. ) foi criado em 1957, pela agência de publicidade JWT e, acompanha a marca até hoje. O conceito da campanha era simples e direto: faça uma pausa, quer seja no trabalho, no esporte ou na diversão, e adicione um toque de prazer extra, saboreando um chocolate Kit Kat. Em outras palavras: quatro pequenas barrinhas de chocolate que devem ser consumidos em separado, aumentando assim o tempo necessário para degustar e, por consequência uma pausa maior, (DIAS, 2015, online).

5 Figura 1 - Folder ação Free No-WiFi Zone. Fonte: JWT Amsterdam, No folder de divulgação da ação observam-se fotos de quatro pontos da cidade de Amsterdam, Holanda, no qual foram instalados letreiros fixados nos bancos, indicando a Zona Livre de WiFi. O mundo está se transformando em uma grande zona de WiFi. Há conexões em bares, restaurantes, trens, aeroportos, supermercados. Há WiFi até no Monte Everest. Resultado? As pessoas estão constantemente online. É tempo para uma pausa. Nós criamos a Zona Livre de WiFi. Num raio de cinco metros, nós bloqueamos todos os sinais para que as pessoas possam escapar de s, updates, tags ou curtir. Em vez disso, elas podem aproveitar um bom e velho jornal ou um livro de capa dura. Algumas até podem conversar. Enquanto comem Kit Kat, é claro. 8 A ação foi divulgada na página do Facebook da empresa (figura 2) e obteve setenta e duas curtidas e sete comentários. 8 Folder ação Free No-WiFi Zone. Fonte: JWT Amsterdam, 2013 tradução nossa.

6 Figura 2 - Página no Facebook Kit Kat - Holanda. Fonte: < Acesso em 06 abr A marca Kit Kat destaca na página de seu Facebook a importância de desfrutar uma conversa real encorajando também o jovem ler um jornal ou um livro. Considera-se que com esta ação a marca propõe experiências de consumo que reconheçam a importância das pausas. Contudo, é relevante destacar que a marca não propõe aos jovens renunciar a conexão tecnológica. Os consumidores não querem se desconectar de seus superpoderes tecnológicos. Eles só querem equilíbrio, (TRENDWATCHING.COM, 2014, online). Pode-se perceber o consumo do smartphone no elevador, na sala de aula, nas praças, nas pessoas caminhando nas ruas, enfim, ele se faz presente em quase todos os momentos da vida social, muitas vezes substituindo o contato pessoal com quem está próximo. Os jovens estão constantemente online, pois o WiFi gratuito está disponível em quase todos os lugares, principalmente na Europa onde a ação foi realizada. É importante ressaltar que os smartphones não podem ser considerados ferramentas inertes e que impõem um determinado consumo, pois as tecnologias e a conectividade são reinterpretadas pelos consumidores. Ou seja, os desejos e sonhos contidos no consumo deste objeto descrevem situações desencadeadoras do imaginário de consumo, uma das perspectivas fundamentais da cultura de consumo defendida por Featherstone (1995) e também da cultura consumista descrita por Bauman (2008). Assim, quando as redes de comunicação eletrônica penetram no habitat do indivíduo consumidor, estão equipadas desde o início com um dispositivo de segurança: a possibilidade de desconexão instantânea, livre de problemas e (presume-se) indolor de cortar a comunicação de uma forma que deixaria partes da rede desatendidas e as privaria de relevância, assim como de seu poder de ser uma perturbação, (BAUMAN, 2008, p. 137).

7 Para o autor o contato com esta rede é marcado pelas rupturas e descontinuidades, com multiplicidade de vínculos e engajamentos. Isso permite analisar as colocações de Canclini (2004, p. 216) que a midiatização afasta, esfria, e, ao mesmo tempo, a interconectividade proporciona sensações de proximidade e simultaneidade. A partir destas constatações pode-se observar que a diversidade de consumo do smartphone e do tempo proposta pela marca Kit Kat, interage com o dia-a-dia do jovem delineando a renegociação do significado do tempo, apontada por Bauman (2008). Ironicamente, na era da conexão instantânea e sem esforço, e da promessa de estar a todo tempo em contato, existe um desejo de suspender a comunicação entre a experiência do momento e qualquer coisa que possa precedê-la ou se seguir a ela, ou, melhora ainda, de interrompê-la de maneira irreparável, (BAUMAN, 2008, p. 135). No Brasil esta ação mercadológica da marca Kit Kat também foi comentada por diversas revistas e sites. Para análise neste estudo foi escolhida uma reportagem no site de uma revista de negócios e um post no Facebook de uma agência de pesquisa. A revista Época Negócios 9 noticiou a ação, alcançando quinhentas e quarenta e seis curtidas e, dezenove tweets, conforme ilustra a figura 3. Figura 3 - Site revista Época Negócios. Fonte: < Acesso em 06 abr Revista com edição mensal, da editora Globo, está disponível nos tablets (IOS e Android) e no iphone com vídeos, gráficos interativos e visualizações 360º. Nossa missão é contar as histórias que importam no mundo dos negócios. As que inspiram (de gente que faz diferença), que preparam (apontam tendências), que ensinam (as que esmiúçam estratégias de sucesso ou analisam criticamente os dilemas), (EDITORA GLOBO, 2011, online).

8 A agência Box divulgou na sua página no Facebook conteúdo sobre a ação da marca Kit Kat, (figura 4). Este post obteve quinhentas e sessenta e nove curtidas, novecentos e oito compartilhamentos e vinte e três comentários. Figura 4 - Página no Facebook Box1824. Fonte: < Acesso em 06 abr Podem-se observar comentários positivos em relação à ação realizada pela marca Kit Kat, como: Olha que bacana!, Olha ai a solução, sensacional, vou amarrar uns amigos neste banco para conseguir atenção. Contudo as mudanças relacionadas ao corte de conexão causam apreensão, apresentados em comentários como que horror!, Nossa onde é isso, para não ir..., nãããããoooooo!. Conforme apresenta Bauman (2009) algumas pessoas estão sem paciência para esperar, tudo precisa ser instantâneo e agora. No tocante a este ponto, é necessário considerar que as interações virtuais não afetam somente a comunicação e a informação, mas formam novas práticas de consumos socioculturais. Tais características apresentadas revelam que o consumo estabelece diversas relações das culturas juvenis entre si e com o mundo, que incide as colocações de Canclini (2010) e Bauman (2008) e, também a questão da emoção defendida por Campbell (2006, p. 49) que observa que o consumismo moderno tem mais a ver com sentimentos e emoções (na forma de desejos) do que razão e calculismo [...]. Outras empresas também estão adotando práticas semelhantes à marca Kit Kat, visando auxiliar aos consumidores a gerenciar a vida online e off-line: A marca de cerveja Polar usou cooler para bloquear sinais 3G, 4G e conexões de WiFi, os coolers especiais foram distribuídos em bares selecionados pelo Brasil 10 Agência de pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação (

9 em agosto de 2013, com o objetivo de encorajar os clientes a deixar seus celulares de lado e conversar com os amigos, (TRENDWATCHING.COM, 2014, online); O restaurante colombiano WOK convidou os consumidores a deixar seus smartphones e conversar com as pessoas na mesa, Em novembro de 2013, o WOK, uma rede de restaurantes asiáticos na Colômbia, lançou a campanha La Mejor Conversación (A Melhor Conversação), (TRENDWATCHING.COM, 2014, online); Nos Estados Unidos utiliza-se o phone stacking 11. No phone stacking, os aparelhos são empilhados sobre a mesa do bar ou do restaurante. Quem não resiste e pega o seu primeiro paga a conta, (VEJA, 2012, online); A marca chilena de vinhos Castillo de Molina recompensou com garrafas de vinho clientes de restaurantes mexicanos participantes da campanha Estacionamento de Celular que "estacionam" seus telefones durante as refeições, (TRENDWATCHING.COM, 2014); O Macanudo Bar Hostel, em Córdoba na Argentina, colocou copos anti-celular nas mesas, os clientes que usassem a ferramenta ganhavam descontos e prêmios, (TRENDWATCHING.COM, 2014, online); O bar de tapas Venga! em São Paulo mudou todos os roteadores de wifi para que formassem uma mensagem para os comensais. [...] Eles renomearam os roteadores para que quando uma pessoa tentasse entrar na rede de wifi visse uma frase como Aproveite o momento! ou Deixe o telefone pra lá!. (TRENDWATCHING.COM, 2014); Na atual cultura de consumo saber administrar a hiperconectividade tende a ganhar um valor social de diferenciação, assim como, representará um fator relevante na renegociação do tempo. Seria difícil exagerar o poder curativo ou tranquilizador dessa ilusão do domínio sobre o tempo o poder de dissolver o futuro no presente e de resumi-lo no agora, (BAUMAN, 2008, p. 121). Enfim, esta intensidade de sensações ocorre, pois o consumo do tempo não é simplesmente um produto e serviço que se consome. 3. Considerações Finais 11 Empilhamento de telefone.

10 Este artigo apresentou uma breve discussão sobre a juventude líquida contemporânea e sua relação com a cultura de consumo, tendo como foco a ação mercadológica Free No-WiFi Zone realizada pela marca de chocolate Kit Kat, da empresa Nestlé. As análises colocam em relevo a relação entre as experiências de consumo e as complexas matrizes culturais que envolvem o consumo do tempo e da hiperconectividade. As possibilidades de renegociação do significado do tempo ilustram formas de interação entre os consumidores e, revelam práticas de consumo na juventude líquida e consequentemente, de relação entre tempo e conectividade. Ainda que analisados somente algumas reportagens sobre a ação Free No-WiFi Zone apontam-se como resultado parcial, a construção de uma estreita relação entre as experiências de consumo do smartphone e a significação do consumo do tempo. As conexões móveis estão em (quase) todos os espaços, com o auxílio dos onipresentes smartphones é possível consumir vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana em qualquer lugar e situação. Verificou-se que a hiperconectividade está articulada com o consumo e, que algumas empresas têm investido em ações visando auxiliar no gerenciamento, filtro e controle da relação do jovem com a conectividade. Assim, acredita-se que o problema proposto inicialmente tenha sido respondido e o objetivo alcançado. Contudo, pode-se identificar uma incursão da não-temporalidade com uma experiência de consumo que mescla online e off-line de forma contínua. Neste contexto, o jovem vê-se diante de uma instabilidade de formas de expressão em sua relação com a conectividade e com o consumo do smartphone, que impactam na existência de uma multiplicidade de formas de viver, ser e consumir. Referências BARBOSA, Lívia. Juventude e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

11 BOX1824. Facebook. 22 Jan Acesso em: 06 Abr Disponível em: < >. CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: Lívia Barbosa e Colin Campbell. Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV, CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, Cultura sem fronteiras. Caderno de Leitura Entrevista concedida a Reynaldo Damazio. Disponível em: << Acesso em: 12 set DIAS, Kadu. Mundo das Marcas. KIT KAT. 10 Fev Acesso em: 06 Abr Disponível em: < EDITORA GLOBO. Revista Época Negócios Acesso em: 06 Abr Disponível em: < FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, FREIRE FILHO, João. Jun Fazendo Pessoas Felizes: o poder moral dos relatos midiáticos. Grupo de Trabalho Comunicação e Sociabilidade, do XIX Encontro da Compós. PUC-RJ, Jun IDC BRASIL. Estudo da IDC Brasil aponta que, em 2014, brasileiros compraram cerca de 104 smartphones por minuto. IDC Releases. 06 Abr Acesso em: 07 Abr Disponível em: < JWT. Kit Kat: Free No-WiFi Zone. Jan Acesso em: 06 Abr Disponível em: < PRODANOV, Cleber Cristiano e FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, ROSA, Hélio Camilo. Juventude e Mídia: Uso dos aparelhos eletrônicos móveis nas salas de aula. ANAIS do XXVI Simpósio Nacional de História. Jul ROCHA, Everardo, PEREIRA, Claudia e BALTHAZAR, Ana Carolina. TEMPO LIVRE É TEMPO ÚTIL: Gadgets, entretenimento e juventude. In: XIX Encontro da Compós, na PUC-Rio. Grupo de Trabalho Mídia e Entretenimento. Rio de Janeiro, RJ, jun

12 SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, SCHMIDT, Sarai. Ter Atitude: Juventude Líquida na Pauta - Um estudo sobre mídia e cultura jovem global. In: XVI COMPÓS UTP. Grupo de Trabalho Recepção, Usos e Consumo Midiáticos. Curitiba, PR, jun THE ECONOMIST. The smartphone is the defining technology of the age. Telecoms and society. 28 Fev Acesso em: 28 Fev Disponível em: < TRENDWATCHING.COM. Onlife Management. Trend Bulletin Das Américas Do Sul & Central. Jun Acesso em: 01 Jul Disponível em: < VEJA. Trocar companhias à mesa pelo celular: mau hábito. Saúde. 27 Maio Acesso em: 28 Maio Disponível em: <

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

Oi WiFi. Cenário Atual. O que é a tecnologia wi-fi?

Oi WiFi. Cenário Atual. O que é a tecnologia wi-fi? Oi WiFi Material de Apoio a Vendas Empresarial R1 Oi WiFi Cenário Atual Cada vez mais as pessoas procuram estar sempre conectadas à internet em todos os lugares, como bares, restaurantes, shoppings, aeroportos

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo

MOBILE MARKETING. Prof. Fabiano Lobo MOBILE MARKETING Prof. Fabiano Lobo - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido pela legislação

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

redes sociais comportamento

redes sociais comportamento comportamento redes sociais Ao mesmo tempo em que as redes sociais aproximam as pessoas que estão distantes uma das outras, elas são capazes de distanciar aquelas que estão ao nosso lado. Quem nunca se

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan.

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. A Professora Rosa Trombetta, Coordenadora de Cursos da FIPECAFI aborda o assunto elearning para os ouvintes da Jovem Pan Online. Você sabe o que

Leia mais

ibis budget institucional

ibis budget institucional ibis budget institucional July 02th 2013 Plano de Marketing & Comunicação 11 January novembre 23th 2013 2012 Plano institucional 360º Objetivo e principais ações A campanha 360º objetivos Lançar, por meio

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

Crescimento significativo da população em idade economicamente ativa.

Crescimento significativo da população em idade economicamente ativa. O Brasil hoje é palco de um dos mais impressionantes fenômenos de empreendedorismo em todo o mundo. Esse movimento é reflexo de uma série de transformações demográficas e socioeconômicas que propiciam

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA Sorria, você está sendo monitorado Numa sociedade em que praticamente tudo é digital, nossos passos podem e são rastreados, monitorados, compilados e analisados para fins,

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

O XD é um produto focado no mobile para o público jovem

O XD é um produto focado no mobile para o público jovem O mais novo produto da Infoglobo está surpreendendo muita gente descolada por aí. Unimos nossa vocação para contar histórias com emoção ao nosso espírito inovador e criamos um jeito irreverente de trazer

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico.

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Posiciono o marketing pessoal num espaço de tempo e que eu denomino de as três eras do mesmo. A 1ª era, num tempo não muito distante,

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO ESPECIALIZAÇÃO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO VÂNIA RABELO DELGADO ORIENTADOR: PAULO GUILHERMETI UTILIZAÇÃO DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA Guarapuava 2013

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO

Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO Comunicação Digital Empresarial MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45 Sábado

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

Feimafe Informações Gerais

Feimafe Informações Gerais Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Feimafe Informações Gerais Sumário

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

APRESENTA COPA. Capixaba

APRESENTA COPA. Capixaba APRESENTA COPA Capixaba de APRESENTAÇÃO O mercado de jogos eletrônicos têm crescido exponencialmente no Brasil. O que se verifica hoje no país é uma grande empatia com games, que colocam o Brasil como

Leia mais

Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram.

Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram. MÍDIAS SOCIAIS E A NOVA PUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DO INSTAGRAM DA FARM Social Media and the new Advertising: an analysis of Farm's Instagram. Nunes, Rita de Cássia; Graduanda; Faculdade Senac Pernambuco

Leia mais

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a

A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet. Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES WEB Dando um toque humano a cursos pela Internet Por Carolina Cavalcanti * Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está

Leia mais

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal

Marcello Chamusca Márcia Carvalhal. Públicos Híbridos em Relações Públicas Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Marcello Chamusca Márcia Carvalhal Públicos híbridos Tipologia das organizações com base no seu nível de envolvimento com as mídias pós-massivas A hipótese das três palavras-chave Contextualização - Inserção

Leia mais

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil Empresas investem na integração das suas redes e lançam a mais completa oferta convergente de serviços

Leia mais

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE 20 a 24 de outubro de 2008 O COMPORTAMENTO DE CONSUMO VIRTUAL COMO EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE NA CONTEMPORANEIDADE Jaqueline Reinert Godoy 1, Gláucia Valéria Pinheiro de Brida 2 RESUMO: O consumo virtual

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

.na verdade, já achamos

.na verdade, já achamos TALENTOS ARTÍSTICOS .na verdade, já achamos e também achamos ideias e vontades primeiro, nas redes existentes Hugo de Lima Pequeno making of da aula de experimentações com nanquim na Oi Kabum! Escola de

Leia mais

Tecnologias e tempo docente

Tecnologias e tempo docente http://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead ISSN: 2357-7843 Tecnologias e tempo docente Autor 1 1 : Ana Maria Brigatte KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente ocente. Papirus Editora, 2013.

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

O desafio do choque de gerações dentro das empresas

O desafio do choque de gerações dentro das empresas O desafio do choque de gerações dentro das empresas Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Criando presença com as páginas do Facebook

Criando presença com as páginas do Facebook Páginas do 1 Criando presença com as páginas do Sua Página Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo acessam o para se conectar com amigos e compartilhar coisas que gostam. Este guia foi desenvolvido

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Educação para o uso crítico da mídia 1. Contexto

Leia mais

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não

cidade, envolvemos os cidadãos nas questões que afetam a vida de todos nós. Incentivamos a não Eu pratico, e você? APRESENTAÇÃO Desde 2009, a RÁDIO ITATIAIA realiza, em parceria com empresas, um importante convite à sociedade mineira. Mais do que um projeto, o PRATIQUE GENTILEZA é uma convocação

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE INTERNET MÓVEL Você tem plano de internet contratado para o seu celular? 27% 73% Sim 373 73% Não 141 27% Você sabe qual é a sua franquia de dados (MB ou GB)? 36,11 % 63,88% Sim

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético.

Mídia kit CanaOnline 2014 2015. revista digital do setor sucroenergético. sucroenergético. Mídia kit Mídia CanaOnline 2014 2015 revista digital AA revista digital do setor sucroenergético sucroenergético. O jornalismo mais premiado do setor sucroenergético Clivonei Roberto e Luciana Paiva recebem

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade

Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Soluções de Marke/ng Digital + Mobilidade Março 2011 Por que inves/r em Mobile? Telefone celular é a única mídia que está 24 horas por dia com o usuário; Mercado brasileiro de web mobile equivale, em número

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o.

g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o. g r u p O p o n t o i n i c i a l d a c o m u n i c a ç ã o. GRUPO ZERO No mercado publicitário desde 2000, o Grupo Zero tem forte atuação no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Durante todos esses anos

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Disciplina: Comunicação Pública Professores: Ellis e Asdrubal Aluno: João Paulo Apolinário Passos Universidade de Brasília Assessoria de Imprensa em Comunicação Pública e Governamental Prefeitura de Curitiba

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma

Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Gestão de marcas nas redes sociais Claudia Palma Claudia Palma claudia@agenciabrowse.com.br @claudinhapalma facebook.com/claudinhaclaudinhapalma linkedin.com/in/claudinhapalma Facebook para começar Crie

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Atualmente, não dá para falar em mídias digitais sem considerar o mobile. Se por um lado os acessos móveis ganham força,

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/

Contextualização. *http://www.sophiamind.com/noticias/acesso-a-internet-movel-entre-as-mulherescresce-575-em-dois-anos/ Mobile Marketing Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - 2012 5 a 9 de Novembro de 2012 Cuiabá MT www.ufmt.br/ihc12 Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 O Simpósio

Leia mais

Utilização das redes sociais e suas repercussões

Utilização das redes sociais e suas repercussões Utilização das redes sociais e suas repercussões O papel da escola : @ Orientação aos professores, alunos e pais @ Acompanhamento de situações que repercutem na escola @ Atendimento e orientação a pais

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP.

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta-feira,

Leia mais

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD Processos Gerenciais Mercado financeiro. Débora Augusta de Santana - 291022011 PORTIFÓLIO 2

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD Processos Gerenciais Mercado financeiro. Débora Augusta de Santana - 291022011 PORTIFÓLIO 2 ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD Processos Gerenciais Mercado financeiro Débora Augusta de Santana - 291022011 PORTIFÓLIO 2 TECNISA : Um Case em Estratégias de Marketing de Relacionamento Guarulhos 2011

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 ÍNDICE O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 Segurança... 4 Cadastro Protegido... 4 Sistema de banimento... 4 Limite de agendamento... 4 Data limite de agendamento...

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing?

edição Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? edição 06 Guia do E-Mail Marketing Como criar promotores da marca com e-mail marketing? COMO CRIAR PROMOTORES DA MARCA COM E-MAIL MARKETING? Não são poucas as pessoas e empresas que já praticamente declararam

Leia mais

Quanto. custa. não. fazer?

Quanto. custa. não. fazer? Quanto custa não fazer? Recrie o ambiente de trabalho através de ferramentas de colaboração Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o ambiente de trabalho na sua empresa?

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais