AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL"

Transcrição

1 AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL

2 OS SINDICATOS EXISTIRÃO ATÉ O FIM DO SÉCULO XXI?

3 A Centralidade do Trabalho no Marxismo Clássico Objetivos: Apresentar teorização marxiana e seus principais pressupostos (historicização do tema); Movimento de negação do Trabalho como categoria analítica (J. Habermas, C. Offe e A. Gorz); Resgate da centralidade do Trabalho (G. Lukács, I. Mészáros e R. Antunes);

4 Trabalho como Práxis Humana Postura Marxiana Clássica O ser humano não age apenas em função das necessidades imediatas, nem se guia pelos instintos. O homem antecipa suas ações através da projeção em sua cabeça dos diversos caminhos possíveis para alcançar o seu objetivo, traduzindo em uma atividade propriamente humana de domínio da natureza: o TRABALHO.

5 A dominação das forças naturais promove um naturalização do homem e uma humanização da natureza, possibilitando ao homem criar as condições para sua existência material e seu modo de ser. O TRABALHO é, portanto, a única manifestação da capacidade humana de criar.

6 Pressupostos: 1. O trabalho é uma eterna necessidade natural da vida social humana; 2. O trabalho é a categoria central, na qual todas as outras determinações que compõem a estrutura necessária da realidade social humana já se apresentam naturalmente.

7 3. Mediante o trabalho, tem lugar uma dupla transformação: ao passo que por meio dele o homem transforma a natureza, ao mesmo tempo transforma a sua própria natureza. Trabalho = Transformação da Realidade.

8 Descentralidade do Trabalho e o Paradigma da Modernidade Descentralidade do Trabalho Principais Teóricos Jurgen Habermas André Gorz Claus Offe

9 Habermas: Teoria Crítica Razão Instrumental X Razão Comunicativa Centralidade do trabalho Centralidade da linguagem

10 Os Pressupostos da Linguagem O que nos destaca da natureza é a única coisa cuja natureza podemos de fato conhecer: a linguagem. A única categoria cuja natureza permite substituir a velha relação objetivista de sujeito-objeto por uma nova relação eminentemente comunicativa de sujeitosujeito não é outra senão a linguagem. é a linguagem que possibilita a contextura de um novo paradigma. A AÇÃO COMUNICATIVA.

11 Trabalho em Habermas Não comunga com as ideias de Marx, o trabalho como práxis humana, atividadecriadora-do-novo. Habermas afirma que o trabalho é uma condição pré-humana. Redução da categoria trabalho a uma concepção meramente tecnicista.

12 André Gorz Discute o estatuto político do proletariado como sujeito revolucionário. OPERARIADO única classe capaz de abolir o sistema capitalista, ao se reapropriar do sistema de produção. não ocorreu em decorrência do processo de desqualificação taylorista do trabalho e da inocuidade do controle direto da produção como estratégia de abolição da ordem capitalista. Proletariado revelou-se constitutivamente incapaz de se tornar sujeito de poder. o proletariado encontrou seu fim como sujeito histórico revolucionário. Do antigo e temível proletariado, restaria apenas uma massa de assalariados acomodados.

13 Para Gorz Do antigo e temível proletariado, restaria apenas uma massa de assalariados acomodados. O PROLETARIADO ENCONTROU SEU FIM COMO SUJEITO HISTÓRICO REVOLUCIONÁRIO. Dessa forma, não interessaria se apropriar do sistema de produção e dos aparelhos de dominação mas, sim, conquistar crescentemente espaços de autonomia, ao lado e por sobre os aparelhos de produção, buscando retomar o poder sobre sua própria vida, subtraindo-a à racionalidade produtivista e mercantil.

14 Claus Offe fragmentação político-organizacional proletária, descentralização identitária do trabalho e obsolescência da luta de classe. TRABALHO ASSALARIADO conseqüências categoria privilegiada da pesquisa sociológica 1. Desagregação político-organizacional da classe trabalhadora; 2. Descentralização do trabalho como eixo estruturador das identidades individuais e coletivas; 3. Obsolescência do conflito capital-trabalho como contradição fundamental das sociedades contemporâneas.

15 Para Claus Offe O trabalho teria perdido sua capacidade de se constituir em eixo estruturador da autoconsciência e organização sóciopolítica dos trabalhadores, redundando no esvaziamento da classe trabalhadora enquanto sujeito político. Assim, questiona a validade do estatuto teórico da categoria trabalho como dado social fundamental.

16 Para Offe Os Fatores causadores do esvaziamento do trabalho como eixo estruturador das identidades individuais e coletivas: 1) as modalidades tayloristas de organização do processo de trabalho contribuem para a descentralização subjetiva do trabalho, posto que seu propósito é a abolição do fator humano e da autonomia operária sobre a produção. O processo de identificação do trabalhador com sua atividade seria bloqueado pela própria organização do trabalho; Dentre outros.

17 A Classe Trabalhadora fragmentada internamente de forma aguda não mais ocupa o centro da estruturação das identidades coletivas e individuais a luta de classes cedeu lugar à emergência de novos conflitos e atores na arena política contemporânea Claus Offe conclui que Nos encontramos ante uma sociedade não mais baseada no trabalho.

18 Resgate da Centralidade do trabalho no Contexto Capitalista Principais Teóricos Georg Lukács István Mészáros Ricardo Antunes

19 O processo de globalização econômica, internacionalização dos capitais e reestruturação produtiva, teve como principal característica a flexibilização e a precarização das Capitalismo contemporâneo relações de trabalho. Nesse período, ocorreu uma série de reformas estruturais, que variaram em intensidade, a partir da abertura dos mercados nacionais e da desregulamentação do mercado de trabalho interno. É no setor terciário, o mais atingido pela reestruturação produtiva da última década, que encontramos uma maior flexibilização dos direitos trabalhistas, com a intensificação das jornadas de trabalho e novas formas de contratação. Nova conformação produtiva do capital - forma de sociabilidade que desemprega ou precariza mais de 1 bilhão de pessoas, um terço da força humana mundial que trabalha.

20 Diante dessas transformações, de âmbito tecnológico e da gestão da produção, surgiram novas formas de inserção no mercado de trabalho trabalho em tempo parcial, emprego temporário, subcontratação, auto-empresariamento, etc. e uma diversificação das situações de atividade. Necessidade de proceder correções e aperfeiçoamentos do instrumental analítico desenvolvido pela tradição marxista.

21 Houve um redimensionamento ético e moral do trabalho, entretanto a intervenção humana pelo trabalho está longe de desaparecer. O número de indivíduos vinculados a uma atividade formal não decresceu - o que se percebeu foi um aumento do trabalho precário e a intensificação do trabalho. Para uma melhor análise é importante destacar que temos três dimensões da centralidade do trabalho: I. A centralidade ontológica do trabalho; II. A centralidade cotidiana do emprego; III. A centralidade política da classe trabalhadora.

22 A Centralidade Ontológica do Trabalho A categoria trabalho tem centralidade na Ontologia do Ser Social Produção e reprodução da vida, via atendimento das necessidades humanas e sociais. TRABALHO Produtor de valores de uso Possibilita o salto ontológico das formas pré-humanas para o ser social. Elemento mediador introduzido entre a esfera da necessidade e a realização desta - processo de autorealização humana.

23 O trabalho, portanto, pode ser visto como um fenômeno originário, como modelo, protoforma do ser social (Lukács) TRABALHO Conceito de atividade produtiva em Marx essência natural do homem = atividade industriosa Possibilita demonstrar as conexões entre Teleologia e casualidade A teleologia - presente na própria colocação de finalidades; A causalidade - dada pela materialidade fundante. Ao pensar, idealizar mentalmente o trabalho, o homem, define inicialmente a posição fim - o que quer realizar, onde quer chegar, em seguida concebe os meios que utilizará para objetivar e concretizar sua atividade produtiva.

24 DIANTE DESTE DEBATE QUAL O LUGAR DA QUESTÃO SOCIAL OU DAS NOVAS QUESTÕES SOCIAIS?

25 COMO EU ARTICULO A CENTRALIDADE DO TRABALHO COM A MINHA VIDA COTIDIANA, COM AS MINHAS EMOÇÕES, COM O MEU QUERER E DESEJAR O MUNDO, OU AS COISAS?

26 EXISTE ALGUMA RELAÇÃO ENTRE A CRISE DO TRABALHO E AS DIFICULDADE DE EU ME ORGANIZAR E REIVINDICAR E CONSTRUIR A CIDADE QUE QUEREMOS?

27 A RESPOSTA SE EXISTIRÁ SINDICATO NO FUTURO DEPENDE DE QUEM?

28 OBRIGADO! PROFº Dr. Luciano Gomes

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson Trabalho e Educação 68 horas Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson EMENTA DA DISCIPLINA - Trabalho como fundamento do ser social. - Trabalho nas diferentes

Leia mais

A CENTRALIDADE ONTOLÓGICA DO TRABALHO E A DECORRENTE IMPOSSIBILIDADE DO FIM DO TRABALHO VIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES.

A CENTRALIDADE ONTOLÓGICA DO TRABALHO E A DECORRENTE IMPOSSIBILIDADE DO FIM DO TRABALHO VIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica 2008 UFU 30 anos A CENTRALIDADE ONTOLÓGICA DO TRABALHO E A DECORRENTE IMPOSSIBILIDADE DO FIM DO TRABALHO VIVO NA SOCIEDADE

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 1 Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 O crescimento das forças conservadoras e mesmo reacionárias em várias

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

João Genaro Finamor Neto UFRGS

João Genaro Finamor Neto UFRGS A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho UFRGS gefinamor@gmail.com Introdução

Leia mais

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula Marcoccia UEPG pa.tyleo12@gmailcom PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues UTP maria.pereira@utp.br RESUMO:

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

CRISE ATUAL E ALTERNATIVA SOCIALISTA

CRISE ATUAL E ALTERNATIVA SOCIALISTA 1 CRISE ATUAL E ALTERNATIVA SOCIALISTA Ivo Tonet A crise que a humanidade está vivendo hoje e que se agrava cada vez mais, torna cada dia mais premente a necessidade de discutir alternativas. Não se trata,

Leia mais

Shauane Itainhara Freire Nunes. Universidade Federal de Sergipe. INTRODUÇÃO

Shauane Itainhara Freire Nunes. Universidade Federal de Sergipe. INTRODUÇÃO A mediação natureza/sociedade sob a dimensão dos pressupostos teóricos luckacsianos da ontologia do trabalho: do caráter social do ser ao processo de reificação Shauane Itainhara Freire Nunes Universidade

Leia mais

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL FERREIRA, Raissa Louany Cunha raialou@hotmail.com SILVA, Elizandra Garcia UFAM elizandragarcia@hotmail.com

Leia mais

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA.

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. SANTOS, Sayarah Carol Mesquita UFAL sayarahcarol@hotmail.com INTRODUÇÃO Colocamo-nos a fim de compreender o trabalho na dialética marxista,

Leia mais

Traduzido para o português e publicado pela editora Boitempo,

Traduzido para o português e publicado pela editora Boitempo, RESENHA Tempo, trabalho e dominação social: Uma reinterpretação da teoria crítica de Marx. Moishe Postone Editora Boitempo, São Paulo, 2014 Recebida em 01 de dezembro de 2014 Aprovada em 22 de janeiro

Leia mais

Ficha de catalogação de monografia de graduação

Ficha de catalogação de monografia de graduação Ficha de catalogação de monografia de graduação Autor BORGES, Elisane Gossling, 1984 Título PROFESSORES DISFARÇADOS : ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOS INSTRUTORES DE CURSOS LIVRES EM CURITIBA Publicação 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Maria Madalena

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

A vigência da centralidade da categoria trabalho: uma oposição às teorias do fim do trabalho vivo e do fim de sua centralidade

A vigência da centralidade da categoria trabalho: uma oposição às teorias do fim do trabalho vivo e do fim de sua centralidade A vigência da centralidade da categoria trabalho: uma oposição às teorias do fim do trabalho vivo e do fim de sua centralidade Vinícius Oliveira Santos * Resumo: Mediante as configurações do capitalismo

Leia mais

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL BASTOS, Rachel Benta Messias Faculdade de Educação rachelbenta@hotmail.com Os seres humanos produzem ações para garantir a produção e a reprodução da vida. A ação

Leia mais

As Teorias do Trabalho Imaterial: uma reflexão crítica a partir de Marx

As Teorias do Trabalho Imaterial: uma reflexão crítica a partir de Marx As Teorias do Trabalho Imaterial: uma reflexão crítica a partir de Marx Trabalho, valor e classes sociais são eixos conceituais fundamentais da teoria marxiana. No percurso de construção da crítica à economia

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

Um dos debates mais importantes na atualidade versa

Um dos debates mais importantes na atualidade versa TRABALHO: ALGUNS MATIZES, CONTRAPONTOS E UM POSICIONAMENTO Fátima Cristina de Oliveira* Um dos debates mais importantes na atualidade versa sobre a crise da sociedade do trabalho, sinalizando a importância

Leia mais

O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO

O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO Angela dos Santos Machado 1 angelasm.geo@gmail.com Este livro foi publicado pela editora Boitempo, no ano de 2005. Seu autor, Ricardo

Leia mais

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP

O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo. José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP O desmonte de direitos trabalhistas e sociais em tempo de neoliberalismo José Dari Krein Cesit/IE/UNICAMP Introdução Nova onda de reformas: parece que não há limites Estrutura da intervenção: A discussão

Leia mais

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser Sociologia CULTURA E IDEOLOGIA Falseamento da realidade Karl Marx IDEOLOGIA Gramsci Visão de mundo Louis Althusser Aparelhos ideológicos IDEOLOGIA Falseamento da realidade Século XIX Democracia Liberdade

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Cursos de Ciências Sociais Pelotas, setembro de 2014 O Mercado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo º

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo º Professor(es) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2016 2º 1. IDENTIFICAÇÃO: Código: 1.1. Disciplina:

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Ano Semestre Letivo º

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Ano Semestre Letivo º Professor(es) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2018 2º 1. IDENTIFICAÇÃO: Código: 1.1. Disciplina:

Leia mais

DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO DIGNO

DIREITO FUNDAMENTAL AO TRABALHO DIGNO GABRIELA NEVES DELGADO Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora Adjunta

Leia mais

XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Educação Permanente e Cuidado em Saúde: dimensões da

XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Educação Permanente e Cuidado em Saúde: dimensões da XIV APS Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Educação Permanente e Cuidado em Saúde: dimensões da qualidade na APS Processo de trabalho em saúde: avanços

Leia mais

UMA BREVE APROXIMAÇÃO: A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E O TRABALHO ENQUANTO CATEGORIA FUNDANTE

UMA BREVE APROXIMAÇÃO: A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E O TRABALHO ENQUANTO CATEGORIA FUNDANTE UMA BREVE APROXIMAÇÃO: A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E O TRABALHO ENQUANTO CATEGORIA FUNDANTE Francielly Rauber da Silva 1 RESUMO: O principal objetivo desse estudo é uma maior aproximação de análise da categoria

Leia mais

PARA ALÉM DO IDEALISMO E DA TEORIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA: ANÁLISE MARXISTA DOS LIMITES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORDEM DO CAPITAL

PARA ALÉM DO IDEALISMO E DA TEORIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA: ANÁLISE MARXISTA DOS LIMITES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORDEM DO CAPITAL PARA ALÉM DO IDEALISMO E DA TEORIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA: ANÁLISE MARXISTA DOS LIMITES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ORDEM DO CAPITAL SILVA, Renalvo Cavalcante Instituto Federal de Alagoas renalvo.pedagogoifal@gmail.com

Leia mais

IX Colóquio Internacional Marx e Engels GT 6 Trabalho e produção. Trabalho no mundo contemporâneo: seu fim ou sua centralidade?

IX Colóquio Internacional Marx e Engels GT 6 Trabalho e produção. Trabalho no mundo contemporâneo: seu fim ou sua centralidade? IX Colóquio Internacional Marx e Engels GT 6 Trabalho e produção Trabalho no mundo contemporâneo: seu fim ou sua centralidade? Patricia Marília Félix da Silva 1 Este trabalho, oriundo da minha tese de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo º

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo º Professor(es) UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PLANO DE ENSINO Ano Semestre Letivo 2017 2º 1. IDENTIFICAÇÃO: Código: 1.1. Disciplina:

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ.

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. KNOPF, Jurema de Fatima (UNIOESTE) NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães

Leia mais

Provas de Terça FOCO: UFC

Provas de Terça FOCO: UFC Apresenta Provas de Terça FOCO: UFC Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social Entender

Leia mais

TRABALHO EM MARX E EDUCAÇÃO

TRABALHO EM MARX E EDUCAÇÃO TRABALHO EM MARX E EDUCAÇÃO M. Duayer * Pretendo nessa apresentação tecer alguns comentários sobre a categoria trabalho na tradição marxista para, a partir daí, indicar suas implicações para a Educação,

Leia mais

DISCIPLINAS OFERECIDAS POR PROFESSORES ASSOCIADOS AO NIEP-MARX 1 SEMESTRE 2019

DISCIPLINAS OFERECIDAS POR PROFESSORES ASSOCIADOS AO NIEP-MARX 1 SEMESTRE 2019 Cidade: Campos dos Goytacazes Disciplina 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Local Professor Comentário Brasileira Contemporânea II Política Formação Econômica do Brasil Tópicos Especiais em Política 11-7 - 11h 11 - Rodrigo

Leia mais

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Seminário TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL:O REDIMENSIONAMENTO DA PROFISSÃO ANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D

ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D ESTRUTURA CURRICULAR PPGPS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR M D Nome: Metodologia da Pesquisa Social Professor (a): Vini Rabassa da Silva Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas: o método em Marx, Durkheim,

Leia mais

1.4 OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS E A NOVA PAUTA HERMENTÊNTICA DO DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO. A

1.4 OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS E A NOVA PAUTA HERMENTÊNTICA DO DIREITO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO. A DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO JURÍDICO- TRABALHISTA PROFESSOR: Prof. Dr. Everaldo Gaspar Lopes de Andrade CARGA HORÁRIA: 04 créditos 60h/aula 1. EMENTA 1. A HISTÓRIA DO TRABALHO HUMANO. DO APOGEU

Leia mais

O Mundo reificado ou Da Natureza da economia

O Mundo reificado ou Da Natureza da economia O Mundo reificado ou Da Natureza da economia PROF. MANUEL BEZERRA NETO - Professor de Filosofia da Educação e Sociologia Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA) Resumo: Este

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX FILOSOFIA DO SÉCULO XIX A contribuição intelectual de Marx. Sociedade compreendida como uma totalidade histórica. Sistema econômico-social, político e cultural ideológico num determinado momento histórico.

Leia mais

Ricardo Antunes. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. Coimbra: CES/Almedina, 2013

Ricardo Antunes. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. Coimbra: CES/Almedina, 2013 Configurações Revista de sociologia 12 2013 EPISTEMOLOGIAS DO SUL: Contextos de Investigação Ricardo Antunes. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. Coimbra: CES/Almedina,

Leia mais

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3 A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DO CENTRO EDUCACIONAL DE BARRA DO CHOÇA- BA Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane

Leia mais

APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO Sharlene Souza Prata leneprata@yahoo.com.br GT7 - TRABALHO, FLEXIBILIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO RESUMO O presente

Leia mais

UNIDADE E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE OITOCENTISTA. A condição operária. Condições de trabalho e modos de vida

UNIDADE E DIVERSIDADE NA SOCIEDADE OITOCENTISTA. A condição operária. Condições de trabalho e modos de vida A condição operária Condições de trabalho e modos de vida Na sociedade oitocentista, a classe operária ou o proletariado era a que apresentava piores condições de trabalho e de vida. As condições de trabalho

Leia mais

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA JOÃO ZANARDINI UNIOESTE - CASCAVEL PEDAGOGIA POR QUÊ UMA PREOCUPAÇÃO COM A PEDAGOGIA?

Leia mais

SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS

SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DOS ASSISTENTES SOCIAIS SAÚDE E TRABALHO IMPACTOS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS Rosa Prédes Profª Drª Faculdade de Serviço Social UFAL SEMINÁRIO SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE 08 de junho de 2009 CONDIÇÕES DE TRABALHO

Leia mais

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Abstração-dedução e aproximações sucessivas não difere Marx dos clássicos e neoclássicos, porém Diferenciar essência de aparência

Leia mais

Trabalho e socialismo Trabalho vivo e trabalho objetivado. Para esclarecer uma confusão de conceito que teve consequências trágicas.

Trabalho e socialismo Trabalho vivo e trabalho objetivado. Para esclarecer uma confusão de conceito que teve consequências trágicas. Trabalho e socialismo Trabalho vivo e trabalho objetivado Para esclarecer uma confusão de conceito que teve consequências trágicas. 1 Do trabalho, segundo Marx Há uma frase de Marx nos Manuscritos de 1861-63

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO

A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO Maria Edna Bertoldo UFAL edna_bertoldo@hotmail.com Mário André Pacifico UFAL macp_crvg@hotmail.com RESUMO O objetivo desse artigo é analisar

Leia mais

Alexandre Henrique Salema Ferreira

Alexandre Henrique Salema Ferreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade Alexandre Henrique Salema Ferreira A MALDIÇÃO DO TRIBUTO Nova Economia, Política Tributária e Exclusão Social OBJETIVO

Leia mais

O Capital - Crítica da Economia Política. Capítulo 2 - Processo de Troca

O Capital - Crítica da Economia Política. Capítulo 2 - Processo de Troca O Capital - Crítica da Economia Política Capítulo 2 - Processo de Troca Revisão Vimos que o fetiche da mercadoria surge quando o produto do trabalho assume a forma mercadoria. Vimos que a mercadoria é

Leia mais

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS.

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. Aluna: Marcela Dias Affonso Orientador: Márcia Regina

Leia mais

TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NUMA ORDEM NEOLIBERAL.

TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NUMA ORDEM NEOLIBERAL. TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NUMA ORDEM NEOLIBERAL. Carlos Eduardo Ribeiro Rocha 1 cadusophia@gmail.com O Professor Ricardo Luiz Coltro Antunes, um dos grandes conhecedores da obra marxiana na América Latina,

Leia mais

A CATEGORIA TRABALHO EM DEBATE: ENTRE O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA

A CATEGORIA TRABALHO EM DEBATE: ENTRE O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA A CATEGORIA TRABALHO EM DEBATE: ENTRE O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E A EMANCIPAÇÃO HUMANA Emily de Paula Sousa Silva 1 Carlos Marcelo Silva Patricio 2 Resumo: Este artigo tem como objetivo pautar elementos

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Sociologia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 33 h (40 aulas) Docente Responsável: Thais de Freitas Morais EMENTA

Leia mais

TRABALHO E SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA

TRABALHO E SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA 78 TRABALHO E SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA WORK AND BE SOCIAL: AN ONTOLOGICAL REFLECTION OF THE WORK PROCESS IN MAN X NATURE Ana Karina da Silva Alves 1 Ruth

Leia mais

O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO

O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO ISBN 978-85-7846-516-2 O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO Guilherme Antunes Leite 1 UNICENTRO/PPGE E-mail: profguilhermeleite@gmail.com Paulo Augusto Mierjam 2 UNICENTRO/PPGE E-mail: paulomierjam@gmail.com

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE DO TRABALHADOR Poliane Mendes Gonçalves Assistente Social do CEREST Regional São Luís Secretária Executiva do FEPETIMA Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico/UFMA Esp. Em Epidemiologia

Leia mais

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008)

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) A dimensão ontológica do envolvimento do trabalho O significado da essência do envolvimento

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS

A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS A HISTÓRIA SOCIAL DOS DIREITOS TEMÁTICA As As bases sócio-históricas da fundação dos Direitos Humanos na Sociedade Capitalista A construção dos Direitos A Era da Cultura do Bem Estar Os Direitos na Contemporaneidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO 1 I. IDENTIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/CAMPUS JATAÍ MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Jataí CURSO: Mestrado em Educação DISCIPLINA: Trabalho e Educação CARGA

Leia mais

A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos. Dante Henrique Moura Florianópolis,01/06/2012

A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos. Dante Henrique Moura Florianópolis,01/06/2012 A EJA e o Trabalho como princípio educativo: eixo integrador entre conteúdos Dante Henrique Moura dante.moura@ifrn.edu.br Florianópolis,01/06/2012 Pressuposto: A aproximação entre a EP e a EJA como contribuição

Leia mais

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da

Leia mais

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1 TRABALHO E SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza O trabalho também serve a estratificação está

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

Entre reforma e revolução

Entre reforma e revolução 1 Entre reforma e revolução Ivo Tonet Introdução Tenho acompanhado, com muito interesse, inúmeras publicações, progressistas e até revolucionárias, em um sentido amplo, referentes à crise atual. Constato

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes.

PLANO DE CURSO. 1. Apresentar a emergência da teoria social de Marx e da tradição sociológica, discutindo os traços pertinentes destas duas vertentes. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL Disciplina: Teorias Sociais

Leia mais

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política Rosa Luxemburgo Vladimir Lênin Nikolai Bukharin capitalismo mobilidade e transformação atividade econômica desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

ANDAM DESARTICULADOS OS TEMPOS

ANDAM DESARTICULADOS OS TEMPOS ANDAM DESARTICULADOS OS TEMPOS Avance de investigación em curso Gt 18: reestruturação produtiva, trabalho e dominação social DANIELA RIBEIRO CASTILHO Faculdade de castanhal fcat/ RESUMO: As transformações

Leia mais

UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO MERCADO DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA E SERRA ES.

UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO MERCADO DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA E SERRA ES. UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCAS PÚBLICAS QUESTÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Leia mais

A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E AS CORRENTES PEDAGÓGICAS NÃO CRÍTICAS: ANOTAÇÕES PELA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO- DIALÉTICO

A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E AS CORRENTES PEDAGÓGICAS NÃO CRÍTICAS: ANOTAÇÕES PELA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO- DIALÉTICO A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E AS CORRENTES PEDAGÓGICAS NÃO CRÍTICAS: ANOTAÇÕES PELA PERSPECTIVA DO MATERIALISMO HISTÓRICO- DIALÉTICO Maricélia Maria da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Leia mais

O TRABALHO: SUA CENTRALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (1) José Francisco de Melo Neto. Resumo

O TRABALHO: SUA CENTRALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (1) José Francisco de Melo Neto. Resumo O TRABALHO: SUA CENTRALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (1) José Francisco de Melo Neto Resumo Este texto insere-se na discussão atual sobre a problemática do trabalho. Procura mostrar que existe, ainda, uma

Leia mais

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO ETIM Nome da Disciplina: Sociologia IV Curso: Período: 4º ano Carga Horária: 2 a/s - 40 h/a 33 h/r Docente Responsável: DADOS DA DISCIPLINA EMENTA Significado do mundo do trabalho na construção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer 1 Centralidade do trabalho: qual centralidade? 1 Prof. Sergio Lessa - Universidade Federal de Alagoas, membro das editorias das revistas Crítica Marxista e Praxis. Talvez o aspecto essencial das atuais

Leia mais

Democracia no Mundo do Trabalho intervenção no XIII Plenário do Conselho. É uma honra estar aqui com vocês. Fiquei muito estimulado com a idéia de

Democracia no Mundo do Trabalho intervenção no XIII Plenário do Conselho. É uma honra estar aqui com vocês. Fiquei muito estimulado com a idéia de 1 Democracia no Mundo do Trabalho intervenção no XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia 1 Sérgio Lessa Doutor em Ciências Humanas pela Unicamp e professor do Departamento de Filosofia da Universidade

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL EMENTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014 SUMÁRIO ATIVIDADE / DISCIPLINA PÁG. ASSISTÊNCIA SOCIAL: POLÍTICA PÚBLICA

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Admitindo que a história da filosofia é uma sucessão de paradigmas, a ordem cronológica correta da sucessão dos paradigmas na história

Leia mais

Estratégia de Luta. Tel./Fax:

Estratégia de Luta. Tel./Fax: Estratégia de Luta Neste texto buscaremos refletir sobre alguns desafios que as alterações em curso no mundo do trabalho colocam para as instancias de representação dos trabalhadores. Elementos como desemprego

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

Revolução Industrial e Socialismo

Revolução Industrial e Socialismo Revolução Industrial e Socialismo Revolução Industrial e Socialismo 1. Na Europa, até o século XVIII, o passado era o modelo para o presente e para o futuro. O velho representava a sabedoria, não apenas

Leia mais

RECOMEÇAR COM MARX. Ivo Tonet Professor do Dep. de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas

RECOMEÇAR COM MARX. Ivo Tonet Professor do Dep. de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas RECOMEÇAR COM MARX 1 Ivo Tonet Professor do Dep. de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas Nosso objetivo, nessa comunicação, é discutir a questão da reconstrução da teoria marxiana, buscando mostrar

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 APRESENTAÇÃO Apresentação Pós lato sensu em direito e processo do trabalho. O que é? Porque fazer? O curso do Legale. Como alcançar os resultados

Leia mais

Análise Micro-Econômica I

Análise Micro-Econômica I Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária SEMANAL 020019 IV 04 04 Turma Nome da Disciplina - Curso 2009.2 ECONOMIA DO TRABALHO MENSAL 60 PRÉ-REQUISITO: Análise Micro-Econômica I 1 EMENTA: Conceitos

Leia mais

NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Lucilene Alves Pereira 1 Kênia Raísse Borges Lima 2 Francisca Alves Pereira 3 Maria Aparecida Nunes 4 RESUMO Este estudo

Leia mais

TRABALHO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UM EMBATE CONTEMPORÂNEO ENTRE PERSPECTIVAS ACERCA DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

TRABALHO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UM EMBATE CONTEMPORÂNEO ENTRE PERSPECTIVAS ACERCA DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA TRABALHO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UM EMBATE CONTEMPORÂNEO ENTRE PERSPECTIVAS ACERCA DA SOCIEDADE E DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Resumo NETTO, Nilo Silva Pereira (PPGTE/UTFPR) nilonetto@gmail.com Área Temática:

Leia mais

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades Análise Social 3 Desigualdades Sociais ESCS 2016-17 Sistemas de desigualdades Historicamente, os tipos de desigualdade, definidos formalmente ou não, apresentaram-se de modos diferentes Tipos de sistemas

Leia mais